Joana Bento – 8º ano. No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações: O movimento...

12
Joana Bento – 8º ano

Transcript of Joana Bento – 8º ano. No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações: O movimento...

Page 1: Joana Bento – 8º ano. No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações: O movimento dos elevadores O movimento dos comboios.

Joana Bento – 8º ano

Page 2: Joana Bento – 8º ano. No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações: O movimento dos elevadores O movimento dos comboios.

No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações:

O movimento dos elevadores

O movimento dos comboios

Page 3: Joana Bento – 8º ano. No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações: O movimento dos elevadores O movimento dos comboios.

As pessoas a deslocarem-se nas escadas rolantes

Pavimentos

No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações:

Page 4: Joana Bento – 8º ano. No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações: O movimento dos elevadores O movimento dos comboios.

Padrões em azulejos

Abrir e fechar uma gaveta

No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações:

Page 5: Joana Bento – 8º ano. No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações: O movimento dos elevadores O movimento dos comboios.

Em baixo, a figura B foi obtida da figura A deslocando todos os seus pontos segundo a mesma direcção, o mesmo sentido e percorrendo a mesma distância.

A figura B diz-se que foi

obtida por translação da

figura A.

A figura A é a figura

original (o objecto) e a figura B

é a sua imagem obtida através

de uma translação.

Page 6: Joana Bento – 8º ano. No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações: O movimento dos elevadores O movimento dos comboios.

Na figura que podes observar agora, o deslocamento dos pontos foi feito segundo a mesma direcção e o mesmo sentido, mas não foi mantida a distância em todos os deslocamentos.

A figura D não foi obtida por translação da figura C.

Não existe nenhuma translação que permita obter a figura D a partir da figura C.

Page 7: Joana Bento – 8º ano. No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações: O movimento dos elevadores O movimento dos comboios.

Uma translação transforma uma figura numa outra figura geometricamente igual.

• uma direcção;

• um sentido;

• um comprimento.

Todos os pontos da imagem resultam da figura original por um deslocamento dos seus pontos definido por:

Page 8: Joana Bento – 8º ano. No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações: O movimento dos elevadores O movimento dos comboios.

segmento de recta orientado

Um segmento de

recta orientado define um

vector.

• uma direcção;

• um sentido;

• um comprimento.

Page 9: Joana Bento – 8º ano. No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações: O movimento dos elevadores O movimento dos comboios.

Todos os segmentos orientados que têm a mesma direcção, o mesmo sentido e o mesmo comprimento representam o mesmo vector.

Na figura estão representados diversos segmentos de recta orientados que representam o mesmo vector.

Page 10: Joana Bento – 8º ano. No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações: O movimento dos elevadores O movimento dos comboios.

a direcção

Um vector fica então definido desde que se conheça:

o sentido

o comprimento

Page 11: Joana Bento – 8º ano. No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações: O movimento dos elevadores O movimento dos comboios.

Consideremos o triângulo da figura seguinte. Utilizando o Geometer’s Sketchpad vamos construir a sua imagem através da translação associada ao vector representado.

Page 12: Joana Bento – 8º ano. No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações: O movimento dos elevadores O movimento dos comboios.