JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO - …mahouamaterasu.webs.com/miolo_2014_low.pdf · Planimetria. Durante o...

24
JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO

Transcript of JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO - …mahouamaterasu.webs.com/miolo_2014_low.pdf · Planimetria. Durante o...

Page 1: JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO - …mahouamaterasu.webs.com/miolo_2014_low.pdf · Planimetria. Durante o curso ... cas relativos ao estudo de sua anatomia, melhorando ... O aluno será

JON

ATA

S C

AM

POS .

EX-A

LUN

O

Page 2: JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO - …mahouamaterasu.webs.com/miolo_2014_low.pdf · Planimetria. Durante o curso ... cas relativos ao estudo de sua anatomia, melhorando ... O aluno será

ESTRUTURA DOS CURSOS E OS 5 EIXOS

2

ALUNO MERCADO

Com mais de 20 disciplinas refinadas ao longo de mais de 13 anos de experiência, temos profundo know-how no que lecionamos. Indo do desenho clássico da anatomia humana à animação 3D de personagens desenvolvidos dentro da própria instituição, as disciplinas foram planejadas para se complementarem em uma formação consistente e abrangente.

Nossa filosofia de ensino se estrutura em: da Visão Geral para o Aprofundamento. Primeiro o aluno absorve os conceitos essenciais de um eixo, para então se aprofundar neste eixo com o menor número possível de alunos em sala de aula.

Esses eixos são divididos em módulos que chegam a um semestre letivo. Cada módulo pode ter uma ou mais disciplinas específicas. A proposta de cursos modulares possibilita ao aluno integrar todas as opções de disciplinas oferecidas pela Casa dos Quadrinhos Escola Técnica de Artes Visuais, sem redundâncias e com alta sinergia interdisciplinar.

Ao ingressar na Escola, o aluno cursará o Desenho Artístico (pág. 6): Desenho de Observação, Composição, Desenho da Figura Humana e Perspectiva, também comuns ao Curso Técnico.

Após concluir o Desenho Artístico, o aluno poderá optar por disciplinas específicas que estejam sendo ofertadas dentro dos cinco eixos: Animação, Narrativa Visual, Escultura e Modelagem, Pintura e Ilustração Manual e Digital e 3D, desde que não haja pré-requisito. Caso o aluno deseje ingressar no Curso Técnico em Artes Visuais, ele poderá solicitar aproveitamento de matérias, desde que estas façam parte do currículo do curso.

Um mínimo de 72 horas de matérias fundamentais e 72 horas de matérias específicas é necessário para obtenção de Certificado de Conclusão de cada curso.

Informe-se na Escola sobre a carga horária de cada disciplina e, nas próximas páginas, conheça um pouco do que podemos oferecer para sua formação.

Page 3: JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO - …mahouamaterasu.webs.com/miolo_2014_low.pdf · Planimetria. Durante o curso ... cas relativos ao estudo de sua anatomia, melhorando ... O aluno será

OS 5 EIXOS

3

Desenho Artístico

Fundamental

Técnico emArtes Visuais

NarrativaVisual

Técnicas deAnimação

Pintura eIlustração

Escultura eModelagem

3DG

UIL

HER

ME

BALB

I

obs.:Todas as imagens deste informativos são de alunos, ex-alunos e professores da escola.

PED

RO H

ENRI

QUE

CO

TRIM

Page 4: JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO - …mahouamaterasu.webs.com/miolo_2014_low.pdf · Planimetria. Durante o curso ... cas relativos ao estudo de sua anatomia, melhorando ... O aluno será

4

CURSO TÉCNICO EM ARTES VISUAISO Curso Técnico em Artes Visuais é organizado de maneira que os dois primeiros módulos dêem uma base ao aluno den-tro dos fundamentos das artes visuais e do desenho artísti-co. O terceiro e quarto módulo aprimoram o conhecimento e a pratica nas linhas-mestra do curso, que são: pintura e ilus-tração, técnicas de animação e narrativa visual; e preparam o mesmo para esse nicho de mercado.

PLANO CURRICULAREIXO TECNOLÓGICO: PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGNHABILITAÇÃO: TÉCNICO EM ARTES VISUAIS

DURAÇÃO: 2 anos (4 semestres letivos)PRÉ-REQUISITO: Ter concluído ou estar cursando Ensino Médio ou Superior.Análise do histórico escolar, avaliação do portifólio e entrevista.

Page 5: JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO - …mahouamaterasu.webs.com/miolo_2014_low.pdf · Planimetria. Durante o curso ... cas relativos ao estudo de sua anatomia, melhorando ... O aluno será

5

O Curso Técnico em Artes Visuais forma profissionais capacitados para desenvolver e produzir projetos relacionados às artes visuais. Utilizando das mais novas tecnologias, possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e criatividade do aluno, habilitando-o para o exercício das técnicas relativas às artes plásticas e gráficas.

O aluno cursará três módulos (Básico, Intermediário e Avançado), com uma carga horária de 1080 horas, finalizando com o módulo de Laboratório, de 360 horas. Esse último módulo é um aprofundamento e aprimoramento das matérias cursadas. Ao concluir o curso, o aluno receberá

um DIPLOMA DE TÉCNICO EM ARTES VISUAIS, que possui registro na Secretaria Estadual de Educação (518/2008 – nº 37.208), com validade em todo território nacional. A Escola Técnica de Artes Visuais Casa dos Quadrinhos é uma das poucas instituições da área cadastradas no MEC.

ObjetivosFormar profissionais de excelência e pesquisadores capacitados para desenvolver ações ligadas às artes plásticas, gráficas e novas tecnologias, possibilitando, assim, a difusão cultural. Os alunos desenvolverão habilidades a partir da construção de um sólido conhecimento em artes visuais; aprofundando o conhecimento acerca das teorias e metodologias que possibilitam perceber as implicações culturais, antropológicas, sociais, estéticas, éticas e econômicas de cada trabalho.

Mercado de Trabalho O profissional habilitado em Artes Visuais pode atuar:

.como artista pesquisador, comprometido com o social e o cultural;.como profissional em estúdios de animação e ilustração;.como desenhista e restaurador artístico;.como storyboarder em produções de cinema e video;.como ilustrador para o mercado editorial e publicitário;.como ilustrador e animador para mídias digitais;.na gestão de projetos junto a instituições ligadas à cultura e arte;. como quadrinista no mercado de quadrinhos;. como animador, em projetos de animação.

Aprovado pelo:

Diploma com reconhecimento em todo o território nacional,com curso aprovado pela Secretaria Estadual de Eduação.

Portaria 560/08 Processo 37208

Page 6: JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO - …mahouamaterasu.webs.com/miolo_2014_low.pdf · Planimetria. Durante o curso ... cas relativos ao estudo de sua anatomia, melhorando ... O aluno será

DESENHO DE OBSERVAÇÃO

PERSPECTIVA

6

ALE

LI R

EIS T

ELLO

FELI

PE D

E M

ATT

OS

JEAN

PAU

LO

OBJETIVOS:

OBJETIVOS:

Introdução ao estudo da perspectiva. História da perspectiva e sua importância com o desenho artístico. Perspectiva com um ponto, dois pontos e três pontos. Construção de Cenários. Sombra projetada. Planimetria.

Durante o curso será desenvolvido: firmeza de traço, formas básicas, proporção, escala de tons, luz e sombra, composição, profundidade, texturas e técnicas de materiais.

Desenvolver a percepção através da perspectiva. Aprender as regras da perspectiva linear com 1, 2 e 3 pontos de fuga. Desenvolver técnicas de desenho buscando profundidade e distância através da perspectiva.

- Desenvolver o olhar sobre o objeto. - Transpor o objeto real para a representação tridimensional observando os aspectos de proporção, composição e profundi-dade. - Estudar formas simples para construção de formas complexas.- Desenvolver técnicas de desenho com grafite, carvão, bico de pena, pastel, sanguínea, etc.- Desenvolver técnicas de observação e desenho de texturas.- Estudar escala de tons, luz e sombra para a representação de volume.

DEB

ORA C

OIM

BRA

GU

ILH

ERM

E LO

UREN

ÇO

Page 7: JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO - …mahouamaterasu.webs.com/miolo_2014_low.pdf · Planimetria. Durante o curso ... cas relativos ao estudo de sua anatomia, melhorando ... O aluno será

DESENHO DA FIGURA HUMANA

COMPOSIÇÃO E TEORIA CROMÁTICA

7

CO

TRIM

JEAN

PAU

LO

OBJETIVOS:

OBJETIVOS:

O curso apresenta uma abordagem artística do dese-nho da figura humana, através de conceitos e técni-cas relativos ao estudo de sua anatomia, melhorando a percepção em relação a estrutura do corpo humano. Ênfase em estrutura corporal básica, uso inicial de lay out e blocagem do corpo humano.

O curso introduz conceitos de composição linear e teo-ria da cor, além de apresentar técnicas de arte-final comuns aos mercados publicitário e editorial, desen-volvendo as características pessoais dos trabalhos dos alunos.

A finalidade é apresentar para o aluno, a anatomia humana básica aplicada à arte de maneira simples e objetiva. A aplicação de técnicas como associação geométrica, e outras formas fluida de ensino, resulta na capaci-dade do aluno em unir uma forma de estudo, antes incubada, em arte intuitiva com arte aplicada. Possibil-ita ao aluno a capacidade de interpretar e representar graficamente a figura humana.

Ao final do curso os alunos deverão compreender e apli-car conceitos de composição linear e teoria cromática, serem capazes de desen-volver escalas cromáticas e trabalhos utilizando as dife-rentes técnicas apresenta-das. Também é objetivo do curso apresentar técnicas de armazenamento e apresen-tação dos trabalhos e a con-fecção de um portifólio rep-resentando a produção do aluno durante o semestre.DURAÇÃO: 1 ano letivo (02 módulos)

FAIXA ETÁRIA: A partir dos 14 anosPRÉ-REQUISITO: Nenhum.

Page 8: JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO - …mahouamaterasu.webs.com/miolo_2014_low.pdf · Planimetria. Durante o curso ... cas relativos ao estudo de sua anatomia, melhorando ... O aluno será

HISTÓRIA DA ARTE (SÉC. XIX E XX)

8

OBJETIVOS:

OBJETIVOS:

Visão geral da História da Arte.História da arte do sec. XIX até a contemporaneidade.

Apresenta uma abordagem para a utilização de forma mais consciente dos materiais e sua aplicabilidade na execução de trabalhos artísticos. Conhecendo e experimentando vários materiais e técnicas diferentes ao longo do curso.

Mostrar em sala de aula a evolução da produção imagética ao longo da história humana. Com foco na produção contemporânea, levando o aluno a refletir sobre a própria produção e mostrando a ele outras possibilidades e soluções.

Capacitar o aluno na utilização de vários instru-mentos e materiais artísticos em seu processo de produção agregando mais valor ao trabalho executado.

TÉCNICAS E MATERIAIS DE DESENHO

DURAÇÃO: 1 semestre letivoFAIXA ETÁRIA: A partir dos 14 anos

PRÉ-REQUISITO: Nenhum.

DURAÇÃO: 1 semestre letivoFAIXA ETÁRIA: A partir dos 14 anos

PRÉ-REQUISITO: Desenho Artístico Completo ou Avaliação de Pasta

MARIA

NA M

OTA

E R

AM

ON

KEN

NED

Y

Page 9: JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO - …mahouamaterasu.webs.com/miolo_2014_low.pdf · Planimetria. Durante o curso ... cas relativos ao estudo de sua anatomia, melhorando ... O aluno será

9

OBJETIVOS:

Curso de desenho artístico voltado para estudo da anato-mia da figura humana ll, com ênfase em estrutura óssea, musculatura, tendões, blocos em perspectiva anatômica e finalização com volume.

A finalidade é apresentar para o aluno, a anatomia aplicada a arte de maneira simples e objetiva. Utilizando blocos em perspectiva, isso assegura ao aluno maior entendimento da estrutura óssea, musculatura e aplicação de luz e sombra conferindo ao estudo maior volume e organicidade no aca-bamento final. Através deste método o estudo fica mais fácil e divertido. Dividido em blocos de estudos separados, possibilita maior entendimento por parte do todo como também o aca-bamento que é feito com lápis dermatográfico, saguínea, conté, guache, aquarela, acrílica e nanquim. Para expressar a forma exterior há que tomar conheci-mento da extrutura interna ossos, musculatura e tendões que compõem suas ações, Nesse método o aluno estuda primeiro a proporção, em seguida a estrutura óssea e mus-culatura, os planos em blocos e finalmente o acabamento final. Em qualquer área do desenho o aluno descobre mais cedo ou mais tarde que precisa de conhecimento aprendi-do pelos grandes mestres do passado.

DESENHO DA FIGURA HUMANA II

QUADRINISTA GUILHERME BALBI - FIQ 2011

DURAÇÃO: 1 semestre letivoFAIXA ETÁRIA:

A partir dos 14 anosPRÉ-REQUISITO:

Desenho Artístico Completo ou Avaliação de Pasta

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA E SAÍDAS DE IMAGENS

OBJETIVOS:

O curso apresenta e introduz o aluno nas técnicas e ferramentas utilizadas na Editoração Eletrônica. Técnicas de composição de página, formatos de publicação e tipografia são abordados no curso através de estudos comparados de diferentes publicações (revistas e jornais). É analisado também portfólios de artistas de destaque bem como sites de criação dos mesmos, que servem de base para a criação do próprio portfólio do aluno.

O objetivo do curso é apresentar as principais técnicas e ferramen-tas de Editoração Eletrônica e utilizá-las na criação e montagem de um portfólio do aluno. É também objetivo inserir o aluno no con-texto da Editoração e Design, dando a este um ponto de vista des-sas duas áreas que se relacionam de perto com a Arte e Ilustração.

DURAÇÃO: 1 semestre letivoFAIXA ETÁRIA:

A partir dos 14 anosPRÉ-REQUISITO:

Nenhum.

CRIS

TIAN

O S

EIXAS

Page 10: JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO - …mahouamaterasu.webs.com/miolo_2014_low.pdf · Planimetria. Durante o curso ... cas relativos ao estudo de sua anatomia, melhorando ... O aluno será

ELEMENTOS DE NARRATIVA VISUAL

ROTEIRO E CRIAÇÃO DE PERSONAGENS

NARRATIVA VISUAL COMPLETA: DAS TIRINHAS AO STORYBOARD

10

OBJETIVOS:

OBJETIVOS:

No curso o aluno terá uma introdução dos preceitos básicos da Narrativa Visual. Aprendendo como construir uma história fluida utilizando as dev-idas ferramentas, como poses e atuação de personagens para uma me-lhor dramaticidade e ação no transcorrer da narrativa. Escolher a melhor composição utilizando o estudo da forma, regra dos terços e perspecti-va, foco, composição em triângulos, Sentido de leitura, área de respiro. Será ensinado diferentes tipos de narrativas, ferramentas de diálogos e enquadramentos utilizados tanto na historia em quadrinho, cinema e animação, para produzir layout, storyboard e páginas finalizadas.

Curso apresenta um conjunto de técnicas para criação e desenvolvimento de personagens com personalidade e design distinto. Apresentam-se aspectos importantes na criação de um universo para os personagens e a integração desses elementos para montar uma história, e a mesma será formatada como roteiros para as mídias de HQ, Animação, cinemático de game ou Cinema.

O aluno será capaz a partir de um roteiro construir uma narra-tiva fluida, clara e interessante para o leitor atendendo tam-bém as diversas mídias visuais que se utilizam da narrativa visual. E entendendo todo o processo desde interpretar um roteiro até construir uma página finalizada.

Nesse curso o aluno irá aprender tanto as técnicas de criação de per-sonagens desde a estruturação de uma personalidade até a escolha de importantes elementos para um design inovador quanto técnicas de in-serção desses personagens num universo para a criação de história e a formatação em roteiro para HQ, Animação ou cinema.

DURAÇÃO: 1 semestre letivoFAIXA ETÁRIA:

A partir dos 14 anosPRÉ-REQUISITO: Desenho Artístico

ou Avaliação de Pasta

DURAÇÃO: 1 semestre letivo

FAIXA ETÁRIA: A partir dos 14 anosPRÉ-REQUISITO:

Nenhum.

GU

ILH

ERM

E BALB

I

CRIS

TIAN

O S

EIXAS

Page 11: JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO - …mahouamaterasu.webs.com/miolo_2014_low.pdf · Planimetria. Durante o curso ... cas relativos ao estudo de sua anatomia, melhorando ... O aluno será

NARRATIVA VISUAL COMPLETA: DAS TIRINHAS AO STORYBOARDHISTÓRIA DOS QUADRINHOS E COMPOSIÇÃO DE PÁGINA

PRÁTICA DA NARRATIVA VISUAL

11

OBJETIVOS:

O aluno produzirá páginas de quadrinhos, desenvolvendo uma arte sequencial através dos conhecimentos prévios e das novas teorias adquiridas. O curso foca na prática das etapas vistas anteriormente, produzindo conteúdo que é aplicável nas demais áreas da narrativa visual e afins, como desenho animado, animação 3d, jogos eletrônicos, RPG, ilustração, publicidade, cinema, teatro e televisão.

O objetivo do curso é a aplicação do estudo de páginas de quadrinhos. Cristalizando elementos importantes para o desenvolvimento de uma arte sequencial: Indo do roteiro à criação de personagens de hqs, sentido de leitura; elementos da narrativa visual; composição de página e acabamento e os diversos estilos de desenho.

OBJETIVOS:

A proposta nessa fase do curso é mostrar o surgimento e influência dos quadrinhos na sociedade e na cultura, despertando um sentido crítico nos alunos e a análise, observação e aplicação prática das técnicas e estilos de narrativas surgidas através da história, enten-dendo assim sua importância e aplicação nos tempos atuais.

Conscientizar os alunos do surgimento, desenvolvimento e influência dos quadrinhos na história e nos tempos atuais. Ler, refletir e comentar aspectos e registros da arte sequên-cial através da história. Desenhar e aplicar as formas e imagens como meio de expressar uma idéia.

Foto

: Jea

n Pa

ulo

DURAÇÃO: 1 semestre letivoFAIXA ETÁRIA: A partir dos 14 anosPRÉ-REQUISITO: Desenho Artístico Fundamental ou Avaliação de Pasta

DURAÇÃO: 1 semestre letivoFAIXA ETÁRIA: A partir dos 14 anos

PRÉ-REQUISITO: D.A.F. + Elementos de Narrativa Visual

ou Avaliação de Pasta.

GU

ILH

ERM

E BALB

I

VITOR CAFAGGI

Page 12: JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO - …mahouamaterasu.webs.com/miolo_2014_low.pdf · Planimetria. Durante o curso ... cas relativos ao estudo de sua anatomia, melhorando ... O aluno será

ILUSTRAÇÃO E PINTURAATELIÊ DE PINTURA E ILUSTRAÇÃO MANUAL

12

OBJETIVOS:

Curso de ilustração voltado para estudo de cenário e interação com personagem seguindo tema proposto pelo professor.

Possibilitar ao aluno um estudo de concept de cenário levando em conta ambien-tação, hora do dia, através de um tema escolhido.

AD

RIA

NO

SO

UZA

CARLO

TES

SAN

DRO

FABIA

NO

VIE

IRA

CARO

L CU

NH

A

DURAÇÃO: 1 semestre letivoFAIXA ETÁRIA: A partir dos 14 anosPRÉ-REQUISITO: Desenho Artístico

Completo ou Avaliação de Pasta

ING

O S

PECH

T

Page 13: JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO - …mahouamaterasu.webs.com/miolo_2014_low.pdf · Planimetria. Durante o curso ... cas relativos ao estudo de sua anatomia, melhorando ... O aluno será

PRÁTICA DA ILUSTRAÇÃO EDITORIAL E PUBLICITÁRIA

13

OBJETIVOS:

Apresenta e ensina ao aluno todos os conceitos e ferramentas instrumentos e equipa-mentos fundamentais que a ilustração manual abrange: A história da ilustração de 1308 aos dias atuais; uso corretos da palheta renascentista e impressionista (com uso de psi-cologia das cores e complementares); principio das técnicas de pinceladas e uso correto dos pinceis chato e redondo; estudo de cor de personagem, intensidade de luz; aplicação de temperatura na sombra e temperatura a figura.

Fazer com que o aluno conheça a história e os diferentes processos de ilustração, de forma a aplica esses conhecimentos da maneira mais adequada no seu processo criativo.

CO

TRIM

CARO

L CU

NH

A

SO

FIA U

TSCH

DURAÇÃO: 1 semestre letivoFAIXA ETÁRIA:

A partir dos 14 anosPRÉ-REQUISITO:

Desenho Artístico Fundamental ou Avaliação de Pasta

Page 14: JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO - …mahouamaterasu.webs.com/miolo_2014_low.pdf · Planimetria. Durante o curso ... cas relativos ao estudo de sua anatomia, melhorando ... O aluno será

ILUSTRAÇÃO E PINTURA DIGITAL

BASE DA ILUSTRAÇÃO DIGITAL E TRATAMENTO DE IMAGENS

14

OBJETIVOS:

No curso, além de aprender as técnicas de pintura digital e tratamento de imagem, o aluno vai desenvolver sua habilidade em desenhar com a tablet a partir de exercícios específicos. Vai desenvolver o raciocínio e modo de trabalho em programas de pintura digital e tratamento de imagem digital. E desenvolver seu próprio estilo mediante técni-cas e exercícios de pintura e ilustração.

No final do curso o aluno vai ser capaz de produzir ilus-trações, pinturas e colagens/fotomontagens no GIMP e MyPaint. Vai desenvolver toda a produção em mídia digi-tal utilizando as diferentes técnicas apresentadas.

DURAÇÃO: 1 semestre letivoFAIXA ETÁRIA:

A partir dos 14 anosPRÉ-REQUISITO: Desenho Artístico

ou Avaliação de Pasta

GU

ILH

ERM

E BALB

I

GU

ILH

ERM

E BALB

I

CRIS

TIAN

O S

EIXAS

Page 15: JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO - …mahouamaterasu.webs.com/miolo_2014_low.pdf · Planimetria. Durante o curso ... cas relativos ao estudo de sua anatomia, melhorando ... O aluno será

ILUSTRAÇÃO DIGITAL AVANÇADA

15

OBJETIVOS:

O curso introduz as técnicas de mistura de ilus-tração e avança nas técnicas já conhecidas de pin-tura digital e manipulação de imagem. Aprofunda na fusão da Ilustração em Modelagem Digital, Pintura Digital e Manipulação de imagens, em prol da criação de ilustrações ainda mais elaboradas e complexas. Através de exercícios transpomos a utilização tradicional das ferramentas dando ex-emplos de como utiliza-las de forma mais criativa e livre. Ferramentas ainda mais específicas nesses programas são apresentadas.

O objetivo do curso é explorar as capacidades e possibilidades dos programas, ferra-mentas e alunos conectando as diversas técnicas aprendidas nos semestres anteriores na criação de imagens ainda mais ricas e elaboradas.

FILI

PE D

ILLY

BREN

NO

BIC

ALH

ODURAÇÃO:

1 semestre letivoFAIXA ETÁRIA:

A partir dos 14 anosPRÉ-REQUISITO: I.D. 1

ou Avaliação de Pasta

Page 16: JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO - …mahouamaterasu.webs.com/miolo_2014_low.pdf · Planimetria. Durante o curso ... cas relativos ao estudo de sua anatomia, melhorando ... O aluno será

16

OBJETIVOS:

No curso o aluno desenvolve uma ilustração de cenário 3d do zero utilizando e aplicando os conhecimentos ad-quiridos no módulo Fundamental. Novas ferramentas e recursos são aprendidos como: Sculpt Mode (ferra-menta para esculpir interativamente), Modelagem de Cenários, Modelagem Orgânica, Topologia, Texturização avançada (criação de tiles “perfeitos” e UV’s), Shading avançado (Material Nodes), Iluminação e render avançado.

O objetivo do curso é praticar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no módulo Fundamental através do desenvolvimen-to em sala de aula de um projeto de cenário tridimensio-nal com tema escol-hido pelo aluno.

3D-COMPUTAÇÃO GRÁFICA3D 1 - FUNDAMENTAL

OBJETIVOS:

3D 2

O curso apresenta e aplica os conceitos e ferramentas fundamentais da computação gráfica 3d (abreviação: CG 3d), da interface e lógica de funcionamento do programa aos fundamentos da construção e manipulação de objetos tridimensionais. Além da interface e ilumi-nação, render e ferramentas para a animação de efeitos.

O objetivo do curso é ensinar os fundamentos da CG 3d focan-do no projeto dos alunos: Ensinando e aplicando as ferramentas necessárias para o projeto de animação destes.

DURAÇÃO: 1 semestre letivoFAIXA ETÁRIA:

A partir dos 14 anosPRÉ-REQUISITO:

Nenhum.

DURAÇÃO: 1 semestre letivoFAIXA ETÁRIA:

A partir dos 14 anosPRÉ-REQUISITO: 3D 1

FILI

PE D

ILLY

CAR

OL

CU

NH

A

Page 17: JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO - …mahouamaterasu.webs.com/miolo_2014_low.pdf · Planimetria. Durante o curso ... cas relativos ao estudo de sua anatomia, melhorando ... O aluno será

17

OBJETIVOS:

O curso apresenta e desenvolve os conhecimentos das ferramentas de simulação do Blender: Dinâmica de cor-pos rígidos, corpos suaves, roupas, fluídos e partículas). São desenvolvidas também conceitos, técnicas e ferra-mentas de composição digital do Blender, abrangendo desde efeitos especiais à super estilização de imagens estáticas e em movimento usando o “Composite Nodes”.

O curso apresenta técnicas e metodologias usadas na criação e modelagem de person-agens 3d. Através do desenvolvimento de um personagem pré-existente (criação própria ou de terceiros), estilizado ou realista, o aluno é apresentado aos métodos de planeja-mento, modelagem, texturização e materiais, RIG e simulações. Técnicas de escultura digital, re-topologia e modelagem “low-poly” (para jogos) também são apresentados e utilizados na criação do personagem.

O objetivo do curso é apresentar e ensinar caminhos que viabilizam o desenvolvimento de diversos tipos de personagem no ambiente 3d. Através de estudos de caso criados pelo próprio professor, desenvolvidos novamente durante as aulas, os alunos terão a base para criar os próprios personagens com liberdade: O curso tenta não se prender a “formulas prontas” de modelagem, que limitam o escopo de criação.

3D 3

DURAÇÃO: 1 semestre letivoFAIXA ETÁRIA: A partir dos 14 anos

PRÉ-REQUISITO: 3D 2 e 3

OBJETIVOS:O objetivo do curso é apresentar todas as técnicas de simulações e composição digi-tal presentes no Blender, com conceitos, detalhes técnicos e estudos de caso.

DURAÇÃO: 1 semestre letivoFAIXA ETÁRIA:

A partir dos 14 anosPRÉ-REQUISITO:

3D1 e 2

3D 4

JOAO

RO

YO

WES

LEY

SOAR

ES

DES

IGN

GIO

VAN

NA

GU

IMAR

AES

WES

LEY

SOAR

ES

FILI

PE D

ILLY

Page 18: JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO - …mahouamaterasu.webs.com/miolo_2014_low.pdf · Planimetria. Durante o curso ... cas relativos ao estudo de sua anatomia, melhorando ... O aluno será

ESCULTURA E MODELAGEMATELIÊ DE ESCULTURA E MODELAGEM

18

MATE

US V

ILLA

S B

OAS

EDU

ARD

O F

URTA

DO

AN

A C

ARO

LIN

A

GU

ILH

ERM

E

DAVI

DE

SA,

MATH

EUS M

OYS

ES E

RAFA

EL O

LIVEI

RA

OBJETIVOS:

FOCO EM CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEMO aluno construirá a sua própria personagem e, através do estudo em várias posições, realizará a estrutura em arame e começará a modelar com massas específicas para cada etapa.

O curso apresenta o uso correto dos materiais, instrumentos e equipamentos, preparo da forma para produção em escala.

Apresentação prática e técnica de escultura e modelagem de personagens, junto do estudo da figura humana de forma sim-ples e dinâmica, técnicas para construção, conceitos para criação, acabamento, molde e pintura, até a apresentação do produto finalizado e sua apre-sentação no mercado.

DURAÇÃO: 1 semestre letivoFAIXA ETÁRIA:

A partir dos 14 anosPRÉ-REQUISITO:

Nenhum.

Page 19: JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO - …mahouamaterasu.webs.com/miolo_2014_low.pdf · Planimetria. Durante o curso ... cas relativos ao estudo de sua anatomia, melhorando ... O aluno será

PRÁTICA DA ESCULTURA E MODELAGEM

19

EDD

IE V

IEIR

A

EDD

IE V

IEIR

A

EDD

IE V

IEIR

AED

DIE

VIE

IRA

OBJETIVOS:

Neste módulo o aluno montará a sua escultura utilizando materiais específicos como pincéis, aerógrafo, tintas, etc. Com o auxílio do professor, o aluno finalizará suas peças e/ou outras peças específicas, sozinho ou em parceria, de acordo com a demanda da própria aula.

O objetivo do curso é direcionar o aluno para o mer-cado de trabalho, alinhando seus objetivos na escul-tura e modelagem com o resultado atingido na sua produção ao final do curso.

DURAÇÃO: Opção de 1 a 3 semestres letivos.FAIXA ETÁRIA: A partir dos 14 anos

PRÉ-REQUISITO: E.M.P.1 ou Avaliação de Pasta

EDD

IE V

IEIR

A

Page 20: JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO - …mahouamaterasu.webs.com/miolo_2014_low.pdf · Planimetria. Durante o curso ... cas relativos ao estudo de sua anatomia, melhorando ... O aluno será

TÉCNICAS DE ANIMAÇÃOHISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA ANIMAÇÃO

20

OBJETIVOS:

OBJETIVOS:

Breve história do cinema de animação. Foco no aprendizado e prática dos 12 princípios fundamentais da Animação.

Visão das várias Técnicas de Animação existentes.Produção de “Storyboards”, “Model Sheets” e demais estudos (cores, cenários, vestimentas e etc.) para a produção de um curta de animação.

Apresentar os processos da animação, seu desenvolvimento histórico e familiarizar o aluno com a prática do desenho animado.

Apresentar as etapas de produção de uma animação comple-ta, independente da técnica aplicada, a importância do plane-jamento com uso de “Model Sheets”, “Storyboards” dentre outras ferramentas utilizadas para produzirem cenas animadas.

DURAÇÃO: 1 semestre letivoFAIXA ETÁRIA:

A partir dos 14 anosPRÉ-REQUISITO:

Nenhum.

DURAÇÃO: 1 semestre letivoFAIXA ETÁRIA:

A partir dos 14 anosPRÉ-REQUISITO:

Desenho Artístico Completo ou Avaliação de Pasta

PRÁTICA DE ANIMAÇÃO

GER

ALD

O A

RAU

JO

GER

ALD

O A

RAU

JO

CRIS

TIAN

O S

EIXAS

FABRIC

IO P

EREI

RA E

LEO

NARD

O A

GU

IAR

Page 21: JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO - …mahouamaterasu.webs.com/miolo_2014_low.pdf · Planimetria. Durante o curso ... cas relativos ao estudo de sua anatomia, melhorando ... O aluno será

TÉCNICA DE AQUARELA

E MAIS:

21

MERCADOS DE TRABALHO

OBJETIVOS:

OBJETIVOS:

Noções básicas sobre pincéis, tintas, papéis e acessórios para pintar. A importância da aguada. Mistura de cor para obter variedade de verdes. Pintura do céu e nuvens. Criando profundidade na pintura. Cores quentes e frias. Composição e sua importância. Pintura de paisagem rural e urbana.

Visão geral do mercado de artes visuais e das artes aplicadas. Do mercado editorial ao digital. Preparação de portfólio e projeto para ser visto pelo mercado.

O curso tem por objetivo oferecer ao aluno o conhecimento necessário para pintar, criar e transformar uma paisagem usando a aquarela como técnica.

Contextualizar o aluno junto ao mercado ao qual irá atuar. Desenvolver projetos e criar ilustrações, que tenham qualidade técnica e artística, para a montagem de um portfólio profissional.

DURAÇÃO: 1 semestre letivoFAIXA ETÁRIA:

A partir dos 15 anosPRÉ-REQUISITO:

Desenho Artístico Completo ou Avaliação de Pasta

DURAÇÃO: 1 semestre letivoFAIXA ETÁRIA: A partir dos 14 anos

PRÉ-REQUISITO: Desenho Artístico Completo ou Avaliação de Pasta

FELI

PE M

ATT

OS

JEAN

PAU

LO

JEAN

PAU

LO

PAN

SIC

A

EDD

IE V

IEIR

A

Page 22: JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO - …mahouamaterasu.webs.com/miolo_2014_low.pdf · Planimetria. Durante o curso ... cas relativos ao estudo de sua anatomia, melhorando ... O aluno será

WORKSHOPS E AULAS ESPECIAIS

22

O curso introduz o aluno na história do Japão e do Mangá, suas escolas e os diversos gêneros que a compõem. Abordará a filosofia empregada por autores e pelas grandes editoras japonesas na criação de personagens Mangá, incluindo sua caracterização e aspectos de identificação. Também tratará de técnicas de estrutura básica das figuras japonesas, bem como sua estilização masculina e feminina. O aluno produzirá desenhos a partir dos exercícios praticados dentro da “Escola Mangá”.

O curso estudará a narrativa visual do mangá, transições, tempo, composição de página, calha, requadro, enquadra-mento, onomatopeias, balonamento, efeitos de fundo, portfólio e a produção industrial do mangá.

Durante todo o ano letivo são realizadas atividades extracurriculares de curta duração (oficinas, palestras e apresentações), abordando temas de interesse geral ou específico, para todas as pessoas que buscam complementação nas áreas em questão: design gráfico, escultura, modelo vivo, entre outros.

MANGÁ

MANGÁ II

OBJETIVOS:

OBJETIVOS:

O aluno será capaz de empregar todas as técnicas aprendidas na criação de personagens Mangá. Também deverá ao final do curso ter a capacidade de finalizar ilustrações fazendo uso de composições características da “Escola Mangá”.

Concluindo o curso o aluno deverá ser capaz de produzir uma narrativa visual mangá, usando de todos os elementos aprendidos durante o curso.

CO

TRIM

JULI

O F

ERREI

RA

JEFF

ERSO

N S

OU

ZA

FLAV

IA L

AGO

EIRO

VALD

O

VALD

O

Page 23: JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO - …mahouamaterasu.webs.com/miolo_2014_low.pdf · Planimetria. Durante o curso ... cas relativos ao estudo de sua anatomia, melhorando ... O aluno será

23

Desenhar de acordo com diferentes estímulos sensoriais.

Descobrir possibilidades gráficas.

Trocar repertório gráfico com os colegas.

Produzir interferências criativas.

Desenvolver o ato de observar.Trabalhar com formas

geométricas para a construção de objetos, pessoas, animais

e criaturas.

CARTOON: CARTUM, CHARGE, CARICATURA E TIRINHA

A disciplina tem como objetivo instigar a veia humorística assim como compreender os elementos e estilos

que compõe o desenho de humor em sua amplitude. Ao final do curso o aluno será apto a conceber charges ,cartuns e HQs humorísticas e,sobre tudo,desenvolvimento de estilo pessoal.

CARTUM - Estrutura de personagens. Composição aplicada. Estudo de formas orgânicas, geométricas, atração e repelência. Cenário e perspectiva. Cor. Mostrar aspectos técnicos e psicológicos da cor e sua utilização no Cartum, círculo cromático, cores opostas e análogas, quentes e frias, aplicados a essas modalidades do desenho.

CHARGE - Introduzir o aluno aos diversos temas, como: regionais, atualidades,

sócio-culturais, políticos e econômicos, esportes e escândalos. A finalização é realizada com tema livre.

CARICATURA - Pessoas, celebridades, animais e objetos.

TIRINHA - Introdução às técnicas e estilos de narrativa visual. Demonstração da importância do personagem principal, coadjuvantes, antagonistas e figurantes. Analisar a interação destes com o protagonista.

DURAÇÃO: 1 semestre letivoFAIXA ETÁRIA: A partir dos 14 anos

PRÉ-REQUISITO: Noções de desenho ou avaliação de pasta.

DURAÇÃO: 2 semanas.

FAIXA ETÁRIA: dos 5 aos 12 anos.PRÉ-REQUISITO:

Nenhum.

LUZCA

PAN

SIC

A

Page 24: JONATAS CAMPOS . EX-ALUNO - …mahouamaterasu.webs.com/miolo_2014_low.pdf · Planimetria. Durante o curso ... cas relativos ao estudo de sua anatomia, melhorando ... O aluno será

CASA DOS QUADRINHOS ESCOLA TÉCNICA DE ARTES VISUAIS

ÁREAFormação de profissionais em artes visuais, para o mercado nacional e internacional, abrangendo do ramo publicitário ao editorial, da mídia impressa à eletrônica, e no despertar artístico do aluno.

INÍCIO DAS TURMAS*Fevereiro e Agosto - Cursos RegularesFevereiro e Agosto - Curso Técnico em Artes VisuaisJaneiro e Julho - Cursos Complementares*Essas datas são referenciais e podem sofrer alterações, dependendo das confirmações de matrículas para cada curso.

NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS POR TURMAMódulos básicos: 16Módulos avançados: 12Módulos complementares: 12Módulos do Curso Técnico em Artes Visuais: 16

CARGA HORÁRIA MÓDULOS BÁSICOS E AVANÇADOSHoras/semana: 4Horas/módulo: 72

CARGA HORÁRIA MÓDULOS COMPLEMENTARESHoras/semana: média 4 horas Horas/módulo: média 36 horas (ver tabela de cursos na S ecretaria)

CARGA HORÁRIA CURSO TÉCNICO1.065 horas.

Av. João Pinheiro, 277 - Funcionários - Belo Horizonte - MG - 30130.180[31] 3224.0040 www.casadosquadrinhos.com.br

PARTE

EQ

UIP

E CASA D

OS Q

UAD

RIN

HO

S 2

013

LUZCA E ALUNO RENAN: AULA ROTEIRO

JEAN PAULO: ANATOMIA ANIMAL