JORNAL AGORA 02-03 A 08-03

16
ANO 2 - Nº26 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA 02/03 A 08/03 DE 2013 DESAFIO PARA MELHORAR A SAÚDE Prefeitura contrata novos médicos e elabora projetos para realizar concurso público e melhorar nível salarial dos profissionais do setor, corrigindo gestão de 16 anos de PSDB que faz ainda hoje a população sofrer nas filas do Hospital de Clínicas e nas unidades básicas dos bairros. Página 3

description

Jornal Agora de circulação em Campo Limpo Paulista e Região

Transcript of JORNAL AGORA 02-03 A 08-03

Page 1: JORNAL AGORA 02-03 A 08-03

ANO 2 - Nº26 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA 02/03 A 08/03 DE 2013

DESAFIOPARA

MELHORARA SAÚDE

Prefeitura contrata novos

médicos e elabora projetos

para realizar concurso públicoe melhorar nível

salarial dos profissionais

do setor, corrigindo gestão de 16 anos de

PSDB que fazainda hoje a

população sofrer nas filas do

Hospital de Clínicas e nasunidades básicas

dos bairros.

Página 3

Page 2: JORNAL AGORA 02-03 A 08-03

Abandono

Gente sem escrúpulos

Não é a primeira vez,e certamente não será aúltima ação de desatinoe desrespeito aos ani-mais: no meio da se-mana, um ilustrecidadão desconhecidoabandonou, no estacio-namento da loja BelasAves, na avenida Adher-bal da Costa Moreira, emCampo Limpo Paulista, uma caixa de papelão com oito fi-lhotinhos de cachorro. A proprietária do estabelecimento,dona Carmelita, lamenta a irresponsabilidade e diz que,infelizmente, apesar das campanhas de conscientização,as pessoas ainda tratam os bichos como uma coisa descar-tável. Sem vida. Sem alma. Lamentável.

2 OPINIÃO 02/03 A 08/03 DE 2013

CNPJ (MF) 03.619.535/0001-33

Editor de conteúdo Jornalista José Maurício dos SantosMTB: 18.279 E-mail: [email protected]

Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do jornal.Circula nas cidades de Campo Limpo Paulista, Jarinu, VárzeaPaulista e Jundiaí

ESCREVA PARA NÓSE-mail: [email protected] mensagens devem trazer a assinatura, o endereço, o número da cédula de identidade e o telefone do remetente.Por motivos de espaço ou clareza, as cartas poderão ser publicadas resumidamente.

Atendimento ao leitor e a anunciantes:(11) 4533-2118 / 98818-2615/ 98864-4462Visite o AGORA na web: agoraclp.com.br

EDITORIAL Maior atenção aos idososEm visita ao Grupo Conviver,

no início da semana, o prefeitoJosé Roberto de Assis reiterou quea administração vai honrar cadacompromisso assumido com a co-munidade durante o processo elei-toral.

E uma das propostas por ele de-fendidas foi justamente a de darmaior atenção à faixa da popula-ção hoje na chamada terceiraidade.

Além de anunciar a instalação,no município, da creche do idoso,

o chefe do Executivo garante quehaverá a descentralização das ati-vidades do Grupo Conviver, já quemuitos freqüentadores têm difi-culdades de locomoção dos bair-ros onde moram até o Ginásio deEsportes, onde funciona a sede daentidade.

A Sociedade Amigos de Bairro(SAB) de Botujuru já disponibilizaespaço para o Conviver e, segundoo prefeito, brevemente o ConjuntoSão José também terá a sua uni-dade.

A expectativa de vida vem au-mentando desde a década de 60,em razão da queda dos coeficien-tes de mortalidade e de natali-dade, e, nos países emdesenvolvimento, o crescimentodo número de idosos gera preocu-pações decorrentes da escassez depolíticas públicas que contribuamcom a melhoria das condições desaúde e sócioeconômicas desta po-pulação.

Almeja-se o envelhecimentosaudável, que é resultante da inte-

ração entre saúde física, mental,independência, integração social,além do suporte familiar e da con-dição financeira.

Assim, os serviços de atenção àpopulação idosa devem trabalharconsiderando as diferentes di-mensões do processo de envelhe-cimento: social, biológico,funcional, intelectual, econômico,dentre outros, contribuindo paraque o envelhecimento ocorramantendo-se a qualidade de vida ea inserção social.

EESSPPAAÇÇOO MMIIXX

EXPEDIENTE

FRASE

É um homem muito corajoso, ele saiu de peito aberto em defesa do que acredita.Ele brigou para vencer as intrigas e combater os casos de pedofilia dentro da Igreja, esteve comalgumas das vítimas e chorou com elas. Fez muito em defesa do ecumenismo e da tolerância re-ligiosa.

- Do embaixador do Brasil na Santa Sé, Almir Franco de Sá Barbuda, sobre a re-núncia do papa Bento XVI.

“ “

Bichinho chorava de frio e fome

ADMINISTRAÇÃO

Tudo azul

Mesmo com a urubu-zada de plantão (rede de fo-focas e análisesprecipitadas sobre impassesenfrentados pela adminis-tração), o prefeito José Ro-berto de Assis demonstraexperiência e avança a cadadia. Gradativamente, eantes dos esperados 100dias de governo, resolveproblemas emergenciaisnos bairros castigados pelaschuvas; toma providênciaspara solucionar as deficiên-cias no setor de saúde; e,para desencanto dos adver-sários, finaliza estudos parareduzir a tarifa do ônibusurbano – como fora prome-tido na campanha eleitoral.

PERIGO

Álcool proibido

A Agência Nacional de Vigi-lância Sanitária (Anvisa) deter-minou a suspensão dafabricação, distribuição e co-mércio, em todo o territórionacional, de álcool líquidocom graduação acima de 54ºGay Lussac. O produto rema-nescente deve ser recolhido domercado. A resolução é frutode um impasse judicial. Em2002, a Anvisa proibiu a fabri-cação e comercialização doproduto por considerar que oálcool líquido oferece riscos deacidentes por queimadura epor ingestão, mas, no mesmoano, a Justiça suspendeu a de-terminação. Em 2012, a JustiçaFederal derrubou a suspensãoe deu até 31 de janeiro de 2013para a indústria se adequar ànova norma.

IDOSOS

Grupo Conviver

Num animado café damanhã com o Grupo Convi-ver, o prefeito José Robertode Assis reafirmou os com-promissos assumidos com acomunidade e anunciouaquilo que os idosos que-riam ouvir: as atividades daentidade serão intensifica-das e descentralizadas. Emais: vem aí a chamadacreche do idoso.

CIDADANIA

O importante é ser feliz

Entrou em vigor anorma que determina arealização do casamentocivil entre pessoas domesmo sexo em todos oscartórios do estado de SãoPaulo, sem a necessidadede decisão judicial. Elaestabelece que o casa-mento civil homoafetivorespeitará as mesmas re-gras existentes para o ca-samento heterossexual,assim como dará os mes-mos direitos e benefíciossociais a ambos os cônju-ges.

ALÍVIO

Banheiro legal

Como parte de um projeto piloto, foi instalado na en-trada da estação de trem Central do Brasil, no Rio de Ja-neiro, um novo modelo de mictório público masculino.Batizado de Unidade Fornecedora de Alívio (UFA!), o mic-tório é uma cabine de aço, com um gancho para pendurarpastas e mochilas e um espelho. Não tem pia para lavar asmãos. Precisamos de um modelo assim nas feiras-livres deCampo Limpo Paulista e região.

FOTO TÂNIA RÊGO/ABR

Precisamos de um banheiro assim nas feiras de Campo Limpo Paulista

Page 3: JORNAL AGORA 02-03 A 08-03

- Da Redação -

Campo Limpo – Pareceimpossível, mas é fato: omaior problema domunicípio, hoje, é aestrutura funcionaldebilitada do setor desaúde pública, embora acidade tenha sidoadministrada, em 16anos consecutivos, pordois médicos cuja prin-cipal bandeira eleitoralfoi a construção do Hos-pital de Clínicas.

O novo prédio, entre-tanto, não eliminou achamada política daambulancioterapia: semUTI (Unidade de TerapiaIntensiva) e com umreduzido quadro deprofissionais, o hospitalterceirizado continuoue n c a m i n h a n d opacientes para o SãoVicente, em Jundiaí.

Eis, aí , o maiordesafio do prefeito JoséRoberto de Assis e doatual secretário de Saúde AntenorGonçalves: dar robustezao sistema de atendi-mento médico, tanto noHospital de Clínicasquanto nas UnidadesBásicas de Saúde.

A situação é tão críti-ca que, recentemente,um grupo de pacientesprotestou contra o can-celamento de consultasagendadas há doismeses com um cardiolo-gista. O prof issional,com carga horária de 8horas semanais, atendiaa cerca de 60 pacientesem cada plantão, parareceber um salárioaproximado de R$ 1,7mil. Teve proposta me-lhor, de outra cidade daregião, e simplesmentefoi embora – ignorandoo fato de um segundocardiologista estar emperíodo de licença.

Para minimizar essesofrimento vivido pelapopulação, a Secretariade Saúde, por determi-nação direta do prefeitoJosé Roberto de Assis,contratou mais novemédicos e deverá, breve-mente, encaminhar pro-jeto de lei à CâmaraMunicipal, para a rea-lização de concursopúblico e melhoria donível salarial no setor desaúde.

No meio da semana,o secretário AntenorGonçalves concedeuentrevista exclusiva aoAGORA, explicandoquais providências

estão sendo tomadas,neste início de governo,para reestruturar a redepública municipal desaúde.

AGORA – É fato que omunicípio acaba de con-tratar mais nove médi-cos? Quais são as espe-cialidades, já que háqueixa sobre a falta deortopedista e cardiolo-gista ?.

ANTENOR GONÇALVES- A principal preocu-paçãoção neste momentoé investir na atençãobásica, como ginecolo-gia e obstetrícia, pedi-atra e clínico Geral. OHospital de Clínicas deCampo Limpo Paulistacontinua atendendoconforme contrato emvigor (com empresa ter-ceirizada contratadapela admi-nistraçãoanterior), e os cardiolo-gistas estão de licença(na verdade, um delespediu demissão). O orto-pedista está atendendonormalmente, e esta-mos encaminhandoalguns pacientes para oAME (Ambulatório Médi-co de Especialidades) deJundiaí, que é a referên-cia para as especiali -dades.

Qual é o maior

obstáculo para atrair egarantir a permanênciade médicos na cidade?Os baixos salár ios?Como isso pode serresolvido?

Estamos adequandoos salários para amédia da região e, paratanto, elaboramos pro-jetos de lei para apre-sentar à Câmara Muni-cipal.

A prefeitura pre -tende realizar concursopúblico para ampliar oquadro de profissionaisna área de saúde?

Sim, mas somenteapós a aprovação doprojeto de lei podere-mos fazer novos con-cursos.

Na sua aval iação,quais são os maioresdesafios a serem super-ados no setor de saúde?

Adequar o orçamen-to às necessidadesmunicipais e esperar-mos parecer do Conse-lho de Atendimento ePromoção à Saúde(Coaps) para acertarmosas referências de médiae alta complexidade.

Daqui a quantotempo o sr . acreditaque a situação estaránormalizada?

Acredito que nos trêsprimeiros meses de

administração aatenção básica estaráadequada, mas temosum desaf io após esseperíodo. Temos deaguardar o concurso e oprojeto de lei seremaprovados. Temos umlimite orçamentário acumprir e demaismecanismos legais

burocráticos parapodermos dar atendi-mento digno à popu-lação de Campo LimpoPaulista. Entendemosque fica difícil estipularprazo, estamos corren-do contra o tempo eempenhados em melho-rar significativamenteo atendimento básico.

302/03 A 08/03 DE 2013 GERALFOTOS DIVULGAÇÃO

Baixos salários afugentam profissionais da cidade

Prefeituracontratanovemédicose preparaconcurso

Secretário Antenor Gonçalves: “Estamos adequando os salários para a média da região”

SAÚDE

Page 4: JORNAL AGORA 02-03 A 08-03

- Por Sócrates Amâncio -

Campo Limpo – A Associ-ação Comercial e Empresarial(ACE) de Campo LimpoPaulista, em parceria com aprefeitura, realizaram,durante a semana, o progra-ma Sebrae Móvel.

Um trailer da instituiçãofoi instalado em frente aoPaço Municipal, prestandoatendimento aos cidadãosinteressados em se tornarempreendedores Individuais,ou aprimorar seus conheci-mentos como microem-presários.

O analista de atendimentodo Sebrae Glebe RossiniJunior diz que “o objetivo éestar mais próximo da popu-lação para orientar a quemdeseja abrir um negócio, ouquem queira sair da informa-lidade e se tornar umempreendedor individual, eainda dar assistência a quemjá tem negócio próprio comomicroempresário”.

São ferramentas gratuitasdisponibilizadas por meio deseus técnicos, com palestras,cursos, consultorias, inclusiveon-line; preparando o cidadão

para o mercado, orientando eaconselhando de acordo como que cada um apresentasobre a atividade que desejaestabelecer formalmente.

O SEBRAE Móvel temcondições de fazer, em média,20 a 40 atendimentos por dia.

São inúmeros os benefí-cios de se tornar umempreendedor individual,para formalizar um pequenonegócio, de forma gratuita ecom menos burocracia, e sãocentenas de ocupações quepodem aderir a esse regimeespecial (eletricista, cos-tureira, manicure, pedreiro,professor particular etc),inclusive autônomos e ambu-lantes que, embora nãopaguem tributos, não têmdireitos previdenciários ou osbenefícios de quem é formal.

Entre os benefícios dalegalização, o Sebrae disponi-biliza o CNPJ, facilitandoobtenção de crédito e compracom um melhor valor,serviços de contadoria grátis evia internet; o empreendedorindividual poderá ter aposen-tadoria por idade, porinvalidez, auxílio-mater-nidade, auxílio-reclusão e

morte, entre outros, desdeque respeitados os prazos e ascondições estabelecidas paracada caso, bem como terá decumprir o estabelecido naformalização do negócio,como o limite de faturamen-to anual, a contribuição inin-terrupta do INSS, sendo essataxa muito pequena, soman-

do o valor de 5% do saláriomínimo (INSS) + R$1,00(ICMS) + R$5,00 (ISS). LucianaBoaventura Soares, 32 anos,que recentemente se instaloucomo microempresária emCampo Limpo Paulista, nosegmento de loja de roupas,montou seu negócio a partirde orientaçõesrecebidas no

SEBRAE. “Vi o Sebrae Móvelaqui, e vim em busca deinformação para investirmais, melhorar meu planeja-mento financeiro, me atu-alizar com os cursos que oSEBRAE oferece, pois a partirdeles recebi o encorajamentopara tocar e abrir minhaempresa.”

Sebrae orienta futuros empreendedores

MERCADO Iniciativa partiu da prefeitura e Associação Comercial

FOTOS DIVULGAÇÃO

Luciana: “Recebi o encorajamento para tocar e abrir minha empresa”; trailer do Sebrae ficou em frente ao Paço Municipal

4 02/03 A 08/03 DE 2013GERAL

Page 5: JORNAL AGORA 02-03 A 08-03

- Da Redação -

Campo Limpo – O go-verno do Estado de SãoPaulo elabora um plano deação em relação aosmotofretistas que seráanunciado nos próximosdias, juntamente com adecisão sobre como será afiscalização em relação àresolução 410 do Contran(Conselho Nacional deTrânsito (Contran). Válidapara todo o país, a medidadetermina punição a quemnão utilizar equipamentoscomo antena corta-pipa,protetor de pernas e motore faixas ref letivas nocapacete, dentre outrositens de segurança paramotos.

Segundo o secretário de

Planejamento e Desen-volvimento Regional doEstado de São Paulo, JulioSemeghini, a resoluçãoaumenta a segurança dosmotofretistas e de toda apopulação. "Seremos ri-gorosos. Daremos estímu-lo, mas vamos cobrar demaneira rigorosa que os motofretistas seenquadrem", af irmaSemeghini.

Para incentivar a regu-larização dos condutores,o governo do Estado de SãoPaulo, por meio doDetran.SP, investiu na ofer-ta de 20 mil vagas gra-tuitas para cursos especia-lizados de motofrete emototáxi em 2012. Nesteano, mais de 25 mil novasvagas serão abertas. O

curso tem duração de 30horas, sendo 25 de aulasteóricas e cinco de ativi-dades práticas, e o currícu-lo abrange temas rela-cionados à ética, cidada-nia, segurança, saúde,transporte de cargas erisco sobre duas rodas,entre outros.

Outra ação do governofoi, por meio do Banco doPovo Paulista (BPP),disponibilizar para a cate-goria créditos que podemser parcelados em até 24meses a uma taxa de jurosde 0,5% ao mês.

Ainda de acordo com osecretário, há um estímulopara que os municípiosfaçam suas leis e traba-lhem em conjunto com osDetrans regionais.

Lei “MAIS DURA”“MAIS DURA”com motofretes

TRANSPORTE Objetivo é ajudar profissionais a se adequarem e cumprirem a lei

FOTOS DIVULGAÇÃO

Cidades terão de cuidar do tema, com leis próprias

502/03 A 08/03 DE 2013 GERAL

Apesar da temporada de chuvasque provocou estragos em diversasregiões de Campo Limpo Paulista, osecretário de Serviços Públicos Mar-cos Cassemiro assegura que, comações emergenciais, foram solu-cionados problemas pontuais quecausavam transtornos aosmoradores.

No bairro do Pau Arcado, a re-construção da ponte danificada noinício do ano já foi concluída e noJardim Guanciale, foi reconstruídaa rede de galeria de água.

Outro sonho, que parecia impos-sível, vem sendo realizado: o asfaltochega ao outrora esquecido JardimSanta Branca, também em processode regularização. Ação da SSU na região do Jardim Guanciale

Secretaria de Serviços Urbanos acelera obras

Page 6: JORNAL AGORA 02-03 A 08-03

Empresa de ônibus é alvo de críticas rotineiras dos usuários

BRONCA NO

População usa rede social para fazer reclamações

Rápido Luxo Campinas"Gostaria de saber se a decisão da Rápido

Luxo e seus fiscais de proibirem a entrada deusuários pela parte da frente do veículo possuiembasamento legal, pois estão entupindo oscarros com usuários na parte traseira, sendoque estão descumprindo a lei de trafegaremcom usuários nos degraus, porém, cumprindorigorosamente a determinação de nãoabrirem exceção nem mesmo para idosos!!!Acho que a população merece o mínimo derespeito, principalmente pela tarifa abusivade R$3,00 (uma das tarifas mais caras, com-paradas com a grande SP). Agora, colocargente sem educação, sem um mínimo dehumanidade, me poupe, né??? Porque nãoaumentam então a frota???? Diminuem osintervalos dos ônibus??? Deem estrutura prapoderem cobrar as atuais exigências!!!! Atéquando ficaremos à mercê destesdéspotas????? Solução urgente!!!!!"

Patricia Abel Gomes

Por meio da rede social Facebook, em páginas voltadas para Campo Limpo Paulista, moradores de diversas regiões da cidade

apontam problemas e reivindicam ações da administração.

Guardadores de carro

"Flanelinhas bêbados oudrogados nos arredores doRussi e da feira aos sábados;mal educados, espa-lhadospela cidade, complicado isso.Será que eles podem fazertudo isso e estarem certosperante a lei? Podem cobrarpara podermos estacionar onosso carro?"

Reginaldo Ramos Cardoso

Veja, aqui, alguns temas abordados durante a semana:

Animais à solta"Pessoal, tenho reparado

muitos cavalos na Estrada daFigueira Branca, na altura dacasa de repouso, próximo aoCristo Redentor. Na boa,alguém tem que fiscalizaristo, já aconteceram até aci-dentes por lá ... Os ônibus daRápido Luxo passam a toda.Já pensaram o estrago paraquem está dentro do ônibus,voltando pra casa ou da esco-la? Além do que, os animaisficam lá comendo o lixo esoltos, inclusive uma éguacom seu filhote, a ponto deserem atropelados. Gente, édesumano deixar esses ani-mais soltos. Alguém precisarecolher ou procurar osdonos e dar uma belamulta."

Mariza Miranda, assistentesocial e professora

Moradores de rua

"Há muitos anos essas pes-soas ficam ali nos arredores,e nunca precisei ter carropara ser abordada por eles,ou seja, eles mexem comtodo mundo. Quando iapegar trem às 6 da manhã, equando voltava, às 11 danoite, todos os dias a pé,bêbados e drogados vinhammexer com a gente, pedirdinheiro, ou se estivéssemoscomendo, ou com algo namão, pediam também. São,em sua maioria, moradoresde rua, e são de responsabili-dade da nossa cidade. Precisaser feito um trabalho deassistência social, tratamentode saúde, no caso de depen-dentes químicos e alcoólatrase reinserção no mercado detraba-lho, como vemos emtantas outras cidades por aí."

Edem Nogueira

DIVULGACAO

Ônibus atrasados

"As linhas de ônibus dobairro São José e do Centropara Jundiaí estão atrasandomuito, e os carros sempreestão lotados. Na quarta-feirada semana passada, um se-nhora grávida caiu, poisninguém deu lugar a ela, e omotorista estava correndo.

Obs: ônibus lotado, semcobrador, ficamos esperandomais de 30 minutos noponto, e os vereadores estãopreocupados em dar meda-lhinhas aos ex-presidentes daCâmara??

Pablo Kauan Fronckowiak

6 02/03 A 08/03 DE 2013CIDADES

Page 7: JORNAL AGORA 02-03 A 08-03

702/03 A 08/03 DE 2013 GERAL

A 2ª. Caminhada dosMártires, promovida pelaPastoral Fé e Política daDiocese de Jundiaí, serárealizada no Distrito deBotujuru, em CampoLimpo Paulista, no dia 17de março próximo, com apresença do bispo Dom Vi-

cente Costa.A Caminhada dos Már-

tires lembra as pessoasque morreram em defesade seus direitos. É tam-bém uma forma de a po-pulação manifestardescontentamento diantedas injustiças sociais e a

corrupção. Na ocasião, os morado-

res vão se manifestar sobreproblemas daquela região,como a paralisação dasobras do novo túnel, segu-rança e serviços de manu-tenção de ruas, escolas eoutros espaços públicos.

CAMINHADACAMINHADA dos Mártires em Botujuru

Parceria entre prefeitura e Senai leva cursos profissionalizantes gratuitos para Jarinu

Visando o desenvolvimento da cidade e a qualificação profis-sional de sua população, a Prefeitura Municipal de Jarinu, emparceria com o Senai, instalará próximo à rodoviária da cidadea Escola Móvel de Eletroeletrônica, onde serão oferecidos oscursos de eletricista instalador e montador de painéis.

Serão desenvolvidos dois cursos gratuitos de qualificação pro-fissional nos períodos da tarde e noite nos seguintes dias e ho-rários:Turma 1 - Eletricista Instalador Período: de 04/03/2013 a 29/04/2013 de 2ª a 6ª das 13hàs 17h Carga Horária: 160 horas

Turma 2 - Eletricista Instalador Período: de 04/03/2013 a 29/04/2013 de 2ª a 6ª das 18hàs 22hCarga Horária: 160 horas

Turma 3 - Montador de Painéis Período: de 02/05 a 28/06/2013 de 2ª a 6ª das 13h as17h Carga Horária: 160 horas

Turma 4 - Montador de Painéis Período: de 02/05 a 28/06/2013 de 2ª a 6ª das 18h as22h Carga Horária: 160 horas

Poderão participar pessoas maiores de 16 anos com o ensinofundamental completo. As turmas serão de 12 alunos cada;caso mais de 12 pessoas se inscrevam, ficarão em lista de es-pera. Os interessados devem se dirigir ao PAT, localizado à AvenidaErnesto de Moraes, 450 - Centro (aó lado da Rodoviária), mu-nidos de cópia de RG, CPF e comprovante de residência , e pro-curar por Carlos Eduardo Matias para efetuar a inscrição.

Os trabalhadores da Construbar, empresa responsável pela coleta de lixo e varrição de ruas em CampoLimpo Paulista, deflagraram greve por tempo indeterminado, na manhã de quinta-feira (28).

Em nota encaminhada à imprensa, o sindicato da categoria informa os motivos para a paralisação:- Banco de horas sem autorização do sindicato;- Transporte com lotação acima do permitido;- Falta de equipamentos de proteção individual;- Jornada excessiva de trabalho;- Refeitório sem higiene;- Banheiros sem condições de uso;- Trabalhadores que trabalham aos domingos não recebem hora extra de 100% e folgam durante a se-

mana;- Empresa não aceita atestado médico e dá suspensão aos trabalhadores;- Caminhões quebrados e sem segurança, que trabalham com equipe reduzida.Sobre os caminhões, o sindicato lembra que no ano passado, um veículo acidentou-se e causou a morte

de um coletor. Outro, ficou com sequelas.

Coletores de lixo entram em greve

Page 8: JORNAL AGORA 02-03 A 08-03

8 02/03 A 08/03 DE 2013GERAL

TRANSPORTE Nova concessionária opera sistema no município

Ônibus circulam comtarifa zero em Jarinu

- Por Anselmo Dequero -

Jarinu – Os ônibus daExpresso Fênix, conces-sionária do transporte coleti-vo de passageiros de Jarinu(71 km da capital paulista),irão circular nesta sexta-feira,01/03, com tarifa zero. A ini-ciativa tem por finalidadeoferecer para o usuário a pos-sibilidade de conhecer a frotada empresa e o sistema de bi-lhete eletrônico, proporcio-nando aos que não efetuaramo cadastro a oportunidade deconhecer o modelo decobrança considerado inéditoem nível municipal.

A empresa irá operar gra-tuitamente todas as linhas deJarinu para que a comu-nidade avalie os investimen-tos realizados na reestrutu-ração e na melhoria dainfraestrutura do transportecoletivo de passageiros. “Oprincipal destaque é o bilheteeletrônico, que irá facilitar oembarque dos passageiros eretirar o dinheiro de circu-lação. Por isso, não iremoscobrar a tarifa no primeirodia para que todos conheçam

o sistema e façam seu cadas-tro, que também é de graça”,explicou o diretor assistenteda empresa, Victor HugoGranziera.

O Bilhete Eletrônico nãoirá resultar em prejuízos paraos usuários, que recebem aprimeira via do cartão gra-tuitamente. “Os passageirospoderão optar pelo cartão oucontinuar pagando a tarifadiretamente ao motorista.Esta é uma maneira simples,bastante moderna e muitosegura de cobrança adotadanas principais capitaisbrasileiras e grandes municí-pios do Estado”, comentou.

Após proporcionar a opor-tunidade para que o usuárioe até mesmo as empresas domunicípio que pagam pelotransporte dos funcionáriosconheçam o sistema de bi-lhete eletrônico, a ExpressoFênix informa que, a partirda zero hora do sábado,02/03, as tarifas de R$ 2,50serão cobradas normalmente.“A medida também foi adota-da nos municípios onde pos-suímos a concessão do trans-porte coletivo para facilitar a

DIVULGAÇÃO

A partir de sábado, tarifa normal será de R$ 2,50

transição entre os sistemassem provocar grandes danosaos passageiros”, finalizouVictor Hugo Granziera.

Além de implantar o Bi-lhete Eletrônico, a empresatambém irá cumprir os ter-mos e as condições que pre-veem ônibus adaptados aosPNEs (Portadores de Necessi-dades Especiais) durante os10 anos de concessão. Naprimeira fase de implan-

tação a empresa irá operarcom uma frota de veículosque possui idade média decinco anos (o contrato firma-do com a Prefeitura de Ja-rinu previa idade máximados veículos de até 12 anos).

Por fim, vale ressaltar queo usuário poderá realizar ocadastro do Bilhete Eletrôni-co no Telecentro Municipal,que fica na Rua XV deNovembro, s/n, no centro,

em horário comercial até apróxima terça-feira, 05/03 (asatividades no local tiveraminício em 04/02). Porém, acompra dos créditos estarádisponível somente na sedeadministrativa da ExpressoFênix. A partir desta data,todos os procedimentosestarão concentrados na RuaVereador Osvaldo Damáziode Oliveira, 121, no Bairro doAlambique.

Page 9: JORNAL AGORA 02-03 A 08-03

- Por Emerson Leite -

Jundiaí – Pelo menos 1 miltoneladas de material reciclá-vel pegou fogo no final de se-mana no Centro deGerenciamento de ResíduosSólidos (Geresol), localizadono Distrito Industrial de Jun-diaí. O incêndio foi contro-lado pelo Corpo de Bombeirosde Jundiaí, com apoio de equi-pes da DAE S.A. e da Secreta-ria Municipal de ServiçosPúblicos. As causas serão apu-radas pela refeitura, queaguarda laudo da PolíciaCientífica para saber como aslabaredas tiveram início.

Na manhã de domingo(24), uma equipe dos Bombei-ros permanecia no local paraobservar a situação. De acordocom a corporação, o fogohavia sido controlado total-mente, inclusive com aceirorealizado para isolar o foco deincêndio. Não houve feridos.O material que foi consumidopelas chamas, segundo o se-cretário de Serviços Públicos,Aguinaldo Leite, aguardava aseparação e a destinação porparte da empresa responsávelpelo serviço. Estava em umaárea aberta, sem contato comos galpões existentes no local.

“Aproximadamente 1 miltoneladas foram queimadas. É

uma área aberta, sem qual-quer risco de combustão es-pontânea ou fagulha. Vamosaguardar o laudo da PolíciaCientífica para saber a causadas chamas”, destacou. Aindasegundo Aguinaldo Leite, olocal é gerenciado pela Tejo-fran, contratada para esta fi-nalidade. “A responsabilidadeé da empresa, que é contra-tada pelo poder público paracoletar, fazer a triagem e dardestinação a este tipo de ma-terial”, completou.

Ainda conforme o secretá-rio, a coleta de materiais recicláveis, também de res-ponsabilidade da Tejofran,deve continuar normalmentena cidade. “Uma questão nãotem nada a ver com a outra. Apopulação pode ficar tran-quila quanto a isso, pois éuma determinação nossa”,afirmou.

Outro susto Há três meses, a empresa

já havia sido vítima de outroincêndio - a causa ainda estásendo apurada pelas autori-dades policiais. O fogo come-çou no depósito, localizadotambém no Distrito Indus-trial. As labaredas atingiram acozinha, um local onde era ar-mazenado papelão e tambémno escritório da empresa.

QUEIMADASQUEIMADAS

902/03 A 08/03 DE 2013 GERAL

INCÊNDIO Serviço de coleta prossegue normalmente

Mil toneladas de recicláveis QUEIMADAS

Equipes da DAE também auxiliam no combate ao fogo

FOTOS DIVULGAÇÃO

Mutirão de castração atende 300 animaisA Cobema (Coorde-

nadoria de Saúde e Bem-Estar Animal) de Jundiaírealizou no sábado (23)e domingo (24) o pri-meiro mutirão de 2013para castração e identifi-cação por microchip emcães e gatos, no bairroIvoturucaia (Escola Esta-dual Monsenhor Vene-rando Nalini). Foramatendidos 300 animaisnos dois dias.

De acordo com Alessandra Benedetti Ferreira, gerente da Co-bema e médica veterinária, a ação foi positiva. “A população ade-riu e gostou da iniciativa. A castração é importante para conter anatalidade, ainda mais em um bairro onde os animais ficam sol-tos. A identificação por microchip é importante para que se con-siga saber quem é o dono, caso um animal seja encontrado”,explica Alessandra.

O mutirão deve continuar. “Esta ação deve abranger outrosbairros, mas estudamos levar novamente o mutirão para o Ivotu-rucaia ainda em março.”

Procedimento entra entre dez e quinze minutos

Page 10: JORNAL AGORA 02-03 A 08-03

A Prefeitura Municipal deCampo Limpo Paulista iniciou aentrega, via Correio, dos carnês depagamento do IPTU (Imposto Pre-dial e Territorial Urbano). A dis-tribuição será diferenciada na Vilada Conquista (a Coordenadoria deHabitação deixará o lote de bole-tos com a Sociedade Amigos deBairro) e Parque Santana, cujacomunidade será atendida poruma equipe contratada pelomunicípio.

Com assessoria do pessoal dosetor habitacional, o prefeito JoséRoberto de Assis irá pessoalmenteao Jardim Brasília, pois quer con-versar com os moradores sobre aregularização do loteamento.

Segundo o secretário deFinanças Antonio Carlos Patara, omunicípio aplica no tributo ape-

nas a correção monetária legal de5,83%, com base no Índice dePreços ao Consumidor Amplo –IPCA/IBGE (menor índice de atua-lização).

Os carnês de 2013 apresentamtrês tipos de boletos: taxa única (àvista), com desconto de 10% evencimento em 25 de março; asegunda opção também oferecetaxa única com desconto de 5%,porém, com vencimento em 25 deabril; e a terceira opção de paga-mento é em 10 parcelas iguais.

O IPTU pode ser pago em qual-quer agencia bancária ou casalotérica; após o prazo de venci-mento, o pagamento deverá serfeito apenas na Caixa EconômicaFederal.

“Este tributo é utilizado embenefício da própria comunidade,

como determina a ConstituiçãoFederal: 25% dos recursos são des-tinados para educação, enquanto15% são aplicados em saúde. O

restante é dividido em investi-mentos em pavimentação deruas, obras de infraestrutura, ilu-minação, redes de água, além de

apoio à execução de projetoshabitacionais, assistência social,dentre outros”. ressalta Patara.(Sócrates Amâncio)

- Da redação -

Brasí l ia - O SenadoFederal aprovou, porunanimidade e emcaráter definitivo, o Pro-jeto de Lei 115/2007, queprevê a regulamentaçãoda profissão de comer-ciário.

O PL, de autoria dosenador Paulo Paim (PT-RS), determina uma jor-nada de trabalho de oitohoras diárias e 44 se -manais para os traba -lhadores do comércio epermite jornadas diáriasde seis horas em caso deturnos de revezamento,desde que não ocorramperdas na remuneração

e que o mesmo emprega-do não seja utilizado emmais de um turno detrabalho.

O texto também esta-belece que horáriosdiferenciados - como,por exemplo, do traba-lho aos domingos -se jam pactuados emconvenções coletivas. Aproposta ainda obrigaque empresas e traba-lhadores contribuamcom as entidades sindi-cais, de acordo com nor-mas a serem estabeleci-das em assembleias dacategoria, e oficializa odia 30 de outubro comoo Dia do Comerciário.

TramitaçãoApesar de ser uma

das profissões mais anti-gas , o trabalho nocomércio não possuiuma legislação específi-

ca em vigor. Por isso, deacordo com pesquisa doDepartamento Inter -sindical de Estatística eEstudos Sócio-Econômi-cos (Dieese), os comer-

ciários chegam a traba-lhar em média 53 horassemanais.

O PL 115 tramita noCongresso Nacionaldesde 2007. Ele foiaprovado inicialmenteno Senado e enviadopara exame na Câmarados Deputados. Como osdeputados acrescen-taram três emendas aotexto, o projeto retornouao Senado, onde foiaprovado pela Comissãode Assuntos Sociais emdezembro de 2012.Desde então, aguardavavotação no plenário daCasa.

Depende, agora, desanção presidencial.

TRABALHO Jornada de trabalho será de oito horas diárias e 44 semanais

Aprovada a regulamentação da profissão de comerciário

FOTO: WILSON DIAS/ABR

O trabalho no comércio não possui uma legislação específica em vigor

Começa a emissão de carnês do IPTUFOTOS DIVULGA;’AO

10 02/03 A 08/03 DE 2013ECONOMIA

Região recupera nível de empregoO Centro das Indústrias

do Estado de São Pauloinforma que o nível deemprego industrial naDiretoria Regional doCIESP em Jundiaí (regiãocomposta por 11 municí-pios) apresentou resultadopositivo no mês de janeirode 2013. A variação ficouem 1,50%, o que significaum acréscimo de aproxi-madamente 1.900 postosde trabalho.

A Pesquisa Nível deEmprego Regional é se-gmentada e regionalizadapelas 36 diretorias regio-nais. A variação de 1,50%deu à Regional Jundiaí a 5ª

colocação entre as demaisno Estado de São Paulo. Noentanto, a análise dos últi-mos 12 meses (de janeirode 2012 a janeiro de 2013)resulta num acumulado de-0,27%, representando umaperda de aproximada-mente 350 postos de tra-balho.

De acordo com Mauri-tius Reisky, diretor titulardo CIESP Jundiaí, esta éuma ótima notícia para aindústria. "Diante dosnúmeros negativos de2012, estamos começandobem 2013, recuperandoparte dos empregos perdi-dos nos últimos 12 meses",

avalia. O índice do nível de

emprego industrial daDiretoria Regional doCIESP em Jundiaí foi influ-enciado pelas variações

positivas dos setores deProdutos de Borracha ePlástico (3,47%), VeículosAutomotores e Autopeças(1,85%), Produtos Químicos(1,17%), Produtos Alimentí-

cios (1,13%) e Produtos deMetal, exceto Máquinas eEquipamentos (0,90%), quesão setores que mais influ-enciam no cálculo doíndice total da região.

Campo LimpoEm reunião com o

prefeito José Roberto deAssis, de Campo LimpoPaulista, representantes doCiesp

ofereceram suporte eestrutura para o municípiointensificar a política deatração de novas empresas,com ênfase na qualificaçãode mão de obra.

José Roberto com representantes do Ciesp

Page 11: JORNAL AGORA 02-03 A 08-03

Jarinu - Os prefeitosdas sete c idades quefazem parte da AUJ(Aglomeração Urbanade Jundiaí) se reuniramna semana passada emJar inu. Este fo i oprimeiro encontro donovo grupo, que terá amissão de direcionar asdiscussões e projetospara beneficiar toda aregião.

For mado pelosprefeitos Vicente Zacan(Jarinu), Pedro Bigardi( Jundiaí ) , HenriqueMart in (Cabreúva ) ,Ricardo Bocalon (Itupe-va ) , Junior Finamore(Louveira ) , JuvenalRossi (Várzea Paulista)e José Roberto de Ass i s (Campo L impoPaulista), o grupo for-malizou a integraçãodas prefe i turas nasat iv idades que serãodesenvolvidas nos pró-ximos anos.

A Le i da Aglome-ração Urbana de Jun-diaí foi aprovada pelaAssembleia Legislativaem 17 de agosto de2011 e sancionada nodia 24 do mesmo mês.Formada pelos municí-p ios de Cabreúva ,Campo Limpo Paulista,I tupeva, Jar inu, Lou-

veira, Várzea Paulista,Jundiaí, a AglomeraçãoUrbana reúne cerca de700 mil habitantes.

A divers idadeeconômica é uma dasprincipais característi-cas da região, que con-centra di ferentessetores da economia,como o agrícola, o decerâmica e o de produ-tos plásticos.

Governador veta projetoO governador Geral-

do Alckmin vetou pro-jeto aprovado pela

Assembleia Legislativaque autoriza o PoderExecutivo a criar umSistema de IntegraçãoMe-tropolitana e entreMetrópoles de Trans-porte Coletivo Públicopara as Regiões Metro-politanas de São Pauloe de Campinas e doAglomerado Urbano deJundiaí.

O projeto autorizava ace-lebração de convêniose determinava previsãode pagamento da tarifacom um mesmo cartão

ou com cartão compatí-vel.

Também possibilitavaa integração com esta-cionamentos no entornodas estações e impunhaa implantação de bici-cletários, além de criar aComissão Metropo-litanada Mobilidade Urbana.

Na justif icativa doveto, Alckmin reconheceos nobres propósitos doprojeto. No entanto, foiobrigado a vetá-lo já queo considera inconstitu-cional.

ENCONTRO Meta é direcionar ações para beneficiar a região

Prefeitos do AglomeradoUrbano se reúnem em Jarinu

Foi o primeiro encontro do grupo em 2013

FOTOS DIVULGAÇÃO

1102/03 A 08/03 DE 2013 CIDADES

Para maiorsegurança das crianças

A prefeitura iniciou apintura das faixas exclusivaspara embarque e desembar-que de crianças nas escolas ecreches da rede municipalde ensino de Jarinu. Visandomais segurança, o Departa-mento de Trânsito designouuma equipe para que asfaixas de todas as escolas ecreches sejam reforçadas.

Conforme o Departamen-to Nacional de Trânsito(Denatran), a sinalização emáreas escolares é realizadapara dar maior segurança àcirculação de pedestres. Astravessias devem ser organi-zadas para diminuir osriscos, evitando a dispersãoda atenção dos condutores.Os locais do entorno dasescolas deve ser prioridadepara os órgãos de trânsito.

Sinalização é reforçada em todas as escolas

Page 12: JORNAL AGORA 02-03 A 08-03

- Por Renata Giraldi -

Brasília (Abr)- No seu últimodia de pontificado, o papa BentoXVI, de 85 anos, reuniu-se quin-ta-feira (28) com os cardeais emuma sala do Palácio Apostólico,a residência oficial. Ele cumpri-mentou cada um dos cardeais,que beijaram sua mão direita econversou rapidamente. Nasaudação, Bento XVI prometeuobediência incondicional ao seusucessor e reiterou que, após arenúncia, vai se manter próxi-mo a todos e em oração, inclu-sive durante o conclave.

“Antes de saudá-los pessoal-mente, desejo dizer que conti-nuarei próximo, com a oração,especialmente nos próximosdias, para que sejais plenamentedóceis à ação do Espírito Santona eleição do novo papa. Que oSenhor vos mostre quem Elequer. E entre vós, entre o Colégiodos Cardeais, está também ofuturo papa, ao qual já hojeprometo a minha incondiciona-da reverência e obediência”,

ressaltou.O conclave, reunião que

definirá por meio de eleição ofuturo papa, deve começar nospróximos dias. Não há datadefinida para o início nemprazo para a conclusão. A partirde amanhã (1º), os cardeaisaptos a votar – todos os que têmmenos de 80 anos – iniciam afase de conversas prévias. A esti-mativa é que 115 cardeais votemno conclave. O Brasil estará pre-sente com cinco cardeais.

“Nesses oito anos, vivemoscom fé momentos belíssimos deluz radiosa no caminho da Igre-ja [Católica Apostólica Romana],em momentos em que algumasnuvens se adensaram no céu.Buscamos servir a Cristo e à Igre-ja com amor profundo e total”,ressaltou o papa. “Juntos,podemos pedir para que nosajude a crescer ainda nessaunidade profunda, de modo queo Colégio dos Cardeais sejacomo uma orquestra”, comple-tou. (Com informações da rádio doVaticano)

CLAUSURA Cardeal Joseph Ratzinger viverá escondido

O adeus de BENTO XVI BENTO XVI AGÊNCIA BRASIL/EBC

Joseph Ratzinger: "Vou continuar a serviço da Igreja"

ARTIGO

Democracia: agite antes de usar

- Por Sandro Vaia -

Alguma outra vezneste país a democraciafoi usada para defenderuma ditadura?

Não me lembro. Masfoi exatamente o queaconteceu com a mani-festação contra YoaniSanches , a blogueiracubana que se opõe àditadura de seu país ,que a impediu de falar einviabilizou a exibiçãodo documentário"Conexão Cuba-Hon-duras" de Dado Galvãoem Feira de Santana, nointerior da Bahia.

A grosseria, a incivili-dade e a estupidez sãoalgumas das característi-cas mais desagradáveisdo ser humano e foramusadas em larga escalanao só na Bahia , mastambém no plenário daCâmara Federal poralgumas pessoas queainda vegetam no estadoprimário do processocivilizatório.

Até aí, nada a fazer.Não podemos exigiruma nação de f idalgosnem exigir algum tipode racional idade dequem confunde a mi -litância política com abarbárie.

Ninguém é obrigadoa gostar de Yoani Sanch-es como ninguém podeser proibido de admirare cultuar ditaduras. Infe-lizmente, a história dahumanidade é recheadade massas ululantes queseguem ditadores ehomens providenciais decamisas verdes, negras,pardas, boinas verme-lhas ou uniformes verde-oliva.

O fascínio pelaservidão voluntária éuma das característicasmais degradantes do serhumano. O fato de queisso , ao longo daHistória, tenha produzi-do pi lhas e pi lhas decadáveres pelo mundotodo, não inibe a práticada falta de fé democráti-ca.

Ditadores penduradosde cabeça para baixo nasvigas de um posto degasolina e outros mise-

ravelmente fuzilados aolado da mulher depoisde tentar fugir das mas-sas que os idolatravamaté algumas horas atrás,não ensinam lição algu-ma a quem está dispostoe decidido a nao apren-der.

A presença de YoaniSanches no Brasil pode-ria ter sido aproveitadapara est imular umdebate sobre os cami -nhos que Cuba podeseguir num eventualprocesso de transiçãopara a democracia.

É evidente que oregime está desgastado,caquético e moribundo,e aí não vai nenhumaf igura de l inguagemcom relação a quem odirige. Foi Fidel Castro enão qualquer "gusano"contra-revolucionário deMiami que disse , comtodas as letras, que "essemodelo nao serve maisnem para nós".

O que será de Cuba?Uma nova China? Masquem seria o DengXiaoping cubano queteria coragem de ir àPlaza de la Revoluciónpara dizer que "enrique-cer é glorioso"? O queserá feito dos 500 milservidores públicos queperderão seus empregos ?

Um debate interes -sante para quem estáinteressado em democra-c ia e em evolução demodelos políticos. Umdebate chato edesnecessário paraquem prefere substituiro uso da intel igênciapelo escorrer da babaelástica e bovina.

CUBA quer consertarerros da revolução

O líder cubano Raúl Cas-tro teve seu nome ratificadodomingo (24) como presi-dente pela oitava legislaturada Assembleia Nacional doPoder Popular de Cuba.Reeleito para mais cincoanos, ele confirmou, em dis-curso aos parlamentares, queo país passará por uma tran-sição política. Aos 81 anos,Castro disse que deve deixaro poder ao terminar o segun-do mandato.

Além da promessa dedeixar o poder após esseperíodo, o presidente reeleitoinforma que os mandatos deautoridades cubanas terãolimite até dez anos. Ele dizque o novo mandato não seráutilizado para "restaurar ocapitalismo em Cuba", masreconheceu que o país pre-cisa de mudanças para con-

sertar erros cometidos nopassado.

"Temos o dever de corrigiros erros que cometemos nes-sas cinco décadas de con-strução do socialismo emCuba". Raúl Castro acrescen-tou que os "ajustes" terão lim-ites. O planejamento, e não omercado, será o traço defini-tivo da economia e não sepermitirá a concentração dapropriedade. Mais claro queisso, nem água", ressalta olíder cubano.

Ele assinala ainda que seugoverno continuará a imple-mentar gradualmente asmudanças iniciadas no planoeconômico, político e social.Segundo Castro, créditos esubsídios serão eliminados eas funções partidárias (doPartido Comunista) e de go-verno serão separadas. "O

partido deve dirigir e contro-lar, e não interferir nas ativi-dades de governo em qual-quer nível", comenta. O temaserá discutido na Conferên-cia Nacional do PartidoComunista no ano que vem.

Raúl Castro foi eleitopelos parlamentares cubanospela primeira vez em 2008,para substituir o irmão Fidel,que presidiu a ilha por qua-tro décadas. A eleição tam-bém foi marcada pela pre-sença de Fidel no Congresso.Aos 86 anos, o líder rara-mente é visto em público enão aparecia diante dos par-lamentares desde 2006,quando passou o poder aoirmão de forma temporária.(Leandra Felipe, correspondenteda Agência Brasil/EBC, cominformações da TV EstatalTelesur e da BBC Brasil)

Raúl Castro: "Temos o dever de corrigir os erros que cometemos"

DIVULGAÇÃO

12 MUNDO 02/03 A 08/03 DE 2013

Page 13: JORNAL AGORA 02-03 A 08-03

- Por Gabriel Goto -

Jundiaí – O Paulista con-quistou uma bela vitóriapor 3 a 1 sobre o AtléticoSorocaba no Jayme Cintra.Com um primeiro tempoenvolvente, o Galo voltou amostrar o bom futebol queo fez vencer o Santos noPacaembu. O resultado foicomo lá: 3 a 1, com gols deCassiano Bodini, MarceloMacedo e Rodolfo Testoni(os mesmos que marcaramdiante do time da BaixadaSantista).

Com a vitória, o Paulistachega aos 13 pontos ealcança, mesmo quemomentaneamente, a 9ªcolocação do estadual.

Desde o início da parti-da, o Galo fez prevalecer ofator casa e dominou oadversário em todo omomento – porém, semconseguir transformar emgols a sua superioridade.

Apesar de estar abaixodo Paulista, foi o AtléticoSorocaba que teve aprimeira chance de gol dapartida. O ex-tricolor Mar-quinhos aproveitou rebotena entrada da área aos 18′ echutou no ângulo deRichard. A bola, caprichosa-mente, tocou no travessão.

Depois disso, aos 28′, foia vez de Bruninho entrarpor trás da zaga do Galo emandar para fora maisuma chance criada peloadversário.

Os dois lances fizeram o

Paulista tratar de deixarapenas de dominar o jogo esim marcar o gol. E foi issoque aconteceu, em doisminutos. Aos 31′, RenatoRibeiro fez belíssimo lança-mento para Cassiano Bodi-ni se enfiar entre oszagueiros, dominar de pédireito e fuzilar no gol. Abola ainda explodiu notravessão antes de entrar.

Uma bela conclusão apósótima assistência.

No minuto seguinte, aos32′, foi a vez de Chiquinholançar Cassiano Bodini,desta vez pelo lado direito.O rápido atacante cruzouna medida para MarceloMacedo apenas “cumpri-mentar” para as redes, ano-tando seu quarto gol noestadual.

Ainda na primeiraetapa, o Galo chegou ao ter-ceiro gol. Após marcar umgolaço em cobrança defalta contra o Santos noPacaembu, o lateral-esquer-do Rodolfo Testoni voltou amarcar. Desta vez, acobrança saiu rasteira nocanto de Marcelo Moreto,que se esticou, mas não evi-tou o terceiro gol tricolor.

Na segunda etapa, o té-cnico Giba colocou Régisno lugar de Chiquinho, quejá havia se queixado dedores durante a semana. Aomesmo tempo em quepoupava um atleta, Gibadava chance ao jovem meia-atacante, que vem treinan-do bem.

Mas o Paulista nãovoltou dos vestiários com omesmo foco da primeiraetapa e, aos 5′, após vaciloda defesa, o lateral-direitoEdson f icou livre paradiminuir o placar para osvisitantes.

O gol deu mais ânimoao time de Sorocaba, mas oPaulista se comportou bemna defesa, evitando qual-quer tipo de reação.

O Paulista ainda quasemarcou após mais umaótima cobrança de falta deRodolfo Testoni aos 29′, queMarcelo Moreto espalmoupara escanteio.

Lá atrás, Richard tam-bém mostrava segurança,fazendo boas defesas esegurando o resultado posi-tivo, que permaneceu até oapito final do árbitro.

Após a vitória, o Paulistaterá 15 dias sem jogos. Apartida diante doPalmeiras, que aconteceriano dia 3 de março, foi adia-da e acontecerá somente nodia 14. Assim, a próximapartida do tricolor serásomente no dia 9, contra oPenapolense, em Penápolis.(Paulista FC)

Galo se aproxima do G8PAULISTÃO Partida contra o Palmeiras foi adiada para 14 de marçoPartida contra o Palmeiras foi adiada para 14 de março

O atacante Marcelo Macedo voltou a marcar e chegou ao seu 4º gol neste Paulistão

Técnico Giba orienta o zagueiro Dráusio durante treinamento

FOTOS DIVULGAÇÃO

1302/03 A 08/03 DE 2013 ESPORTES

Após vitória, Giba foca “nova fase”Após bela e importante vitória por 3 a 1 sobre o Atlético Soroca-

ba, o técnico Giba destacou que o campeonato entra em uma novafase a partir da 10ª rodada e, de certa forma, comemora o períodoque terá para recuperar os atletas.

“Foi uma grande vitória, com um ótimo primeiro tempo da nossaequipe. Esse resultado foi muito importante, pois a equipe já vinhatendo boas atuações”, declarou o treinador.

Já são quatro jogos sem derrotas da equipe. Foram duas vitórias edois empates. E o treinador fez questão de lembrar quando se falavaem montagem do elenco.

“Eu vinha dizendo que o nosso grupo está se formando e que aospoucos estávamos ganhando corpo e entrosamento. Ainda temosalgumas necessidades, mas já deu para sentir que estamos chegan-do a uma equipe ideal. Temos que lembrar que começamos a mon-tagem do grupo praticamente do zero”, afirmou.

O treinador não deixou de destacar também a qualidade dosjogadores, que, para ele, ajudaram muito a vitória.

“Temos que destacar a qualidade do jogador técnico. Foram três

gols de muita qualidade. O lançamento do Renato (Ribeiro, no 1ºgol), do Chiquinho (no 2º gol) e a cobrança de falta do Rodolfo(Testoni). Foram três belíssimos gols”, disse.

A partida entre Palmeiras x Paulista, que estava marcada para odia 3 de março foi adiada para o dia 14. Assim, o Galo terá pratica-mente duas semanas sem jogos. O técnico Giba preferiu olhar pelolado positivo a questão.

“É ruim porque ´quebra´ um pouco o ritmo. Mas por outro ladopodemos utilizar esse período para recuperar alguns atletas que estãosentindo incômodo. Perdemos o Lázaro, com um entorse no tornozelo;o João Henrique também está machucado e o Chiquinho, que saiu nointervalo. Todos eles terão tempo de recuperação. Esse é o lado bom”,analisou.

Para Giba, a partir da 10ª rodada o Paulistão entra em uma novafase e é de grande importância os atletas estarem 100%.

“A partir de agora, o campeonato vai mudando um pouco de cara.É uma nova fase de decisão. E esperamos chegar aos nossos obje-tivos”, finalizou. (Gabriel Goto/Paulista FC)

Page 14: JORNAL AGORA 02-03 A 08-03

Flor do Caribe: saiba como foi afesta de lançamento da nova novela

GLOBO Nova trama de Walther Negrão estreia no dia 11 de março

- Da redação -

São Paulo – "Um traba-lho especial, uma noiteespecial". Foi com essaspalavras que Jayme Mon-jardim, diretor da nova no-vela das 6 da Rede Globo,Flor do Caribe, resumiu afesta de lançamento datrama, que aconteceu emuma casa de festas em SãoPaulo. Henri Castelli, GraziMassafera, Igor Rickli, Débo-ra Nascimento e muitos ou-tros astros se reuniram nanoite de sábado, 23, parafestejar a novela escrita porWalther Negrão.

A festa estava muito co-lorida, com shows de músi-cas inéditas, criadas espe-cialmente para a trama, ecomidas típicas do nordestee da Guatemala, locais ondeas cenas iniciais foramgravadas. Shows de MariaGadú, Tânia Mara, RafaelAlmeida e Teatro Mágicoanimaram a noite.

“Eu assisti ao clipe danovela e foi difícil acompa-nhar, porque meu coraçãobatia a mil. Sinto muitoorgulho de participar desteprojeto”, revelou o ator IgorRickli, que interpreta ovilão Alberto.

Antes da exibição doclipe que emocionou elencoe convidados com imagensda trama, Jayme Monjardimdeclarou sua satisfação eamor por Flor do Caribe:

“É uma novela desafiado-ra e muito bem escrita. Temum elenco incrível e umaequipe maravilhosa. É umahonra dirigir a novela do

Negrão”, elogiou.O autor, por sua vez,

agradeceu:“Eu que me sinto honra-

do de ter uma novela comesse time. A equipe toda,incluindo elenco, produção,direção, é maravilhoso”, re-tribuiu.

“O fato de termoscomeçado a novela gravan-do no Nordeste e naGuatemala aponta parauma direção: Flor do Caribeterá uma beleza de imagemsem igual. E o horário dasseisé ótimo, é o horário doromance”, adianta o atorAílton Graça, o Quirino deFlor do Caribe.

O diretor Jayme Mon-jardim explicou que Flor doCaribe será uma aventuraamorosa e que não foi nadafácil gravar as cenas deaventura.

“Temos cenas de avião,lugares que demoramos

oito horas para chegar. Tam-bém gravamos dez dias emuma mina há 200 metrosabaixo da terra. O desgaste ébem maior e a equipe dedireção foi muito valente”.

A protagonista da trama,Grazi Massafera, falou aosjornalistas presentes noevento sobre sua rotina degravação.

“Não estou conseguindomalhar. Mas subir e desceras dunas do Rio Grande doNorte (nas gravações) medeixou com 'um pernão'.”

Flor do Caribe é a próxi-ma novela das seis, deWalther Negrão, comdireção de núcleo de JaymeMonjardim, direção geralde Jayme Monjardim eLeonardo Nogueira edireção de Teresa Lampreiae Thiago Teitelroit. A noveladas seis estreia no próximodia 11 de março. (Fonte: RedeGlobo)

FOTO: TV GLOBO / BOB PAULINO

DIVULGAÇÃO/NATHALIA FERNADES

As belas atrizes Grazi Massafera e Débora Nascimento na festa de lançamento de Flor do Caribe

Sandy faz participação especial em Sangue Bom A cantora Sandy faz

uma participação espe-c ial como ela mesmaem Sangue Bom, a pró-xima novela das sete daRede Globo. Na trama,Sandy é uma convidadado programa de entre-vistas da "it girl" Amora,personagem vivida porSophie Charlotte, que éviciada em compras.

Sangue Bom é umanovela de Maria Ade -laide Amaral e VincentVillari com direção denúcleo de Dennis Car-

valho. No elenco estãoHumberto Carrão,Sophie Charlotte ,I sabel le Drummond,Herson Capri, FernandaVasconcellos, MayanaNeiva, Marco Pigossi ,Giul ia Gam, MarisaOrth, Marco Ricca, Letí-c ia Sabatel la , MaluMader, Felipe Camargo,Ingrid Guimarães e ou-tros grandes talentos. Apróxima novela das seteda Rede Globotemestreia prevista paraabril.

Sandy faz uma participação especial na trama de Maria Adelaide Amaral

14 VARIEDADES 02/03 A 08/03 DE 2013

Page 15: JORNAL AGORA 02-03 A 08-03

1502/03 A 08/03 DE 2013 INFORME

Page 16: JORNAL AGORA 02-03 A 08-03

16 SOCIAIS 02/03 A 08/03 DE 2013

FOTOS DIVULGAÇÃO

Com o GRUPO CONVIVER

Durante café da manhã com cerca de350 integrantes do Grupo Conviver, o pre-feito José Roberto de Assis anunciou queinstalará no município a creche do idoso,além de descentralizar as atividades da en-tidade. Em Botujuru, a Sociedade Amigosde Bairro já disponibilizou espaço e, bre-vemente, o bairro São José também ga-nhará uma unidade.

O encontro foi organizado pela primeira-dama Catarina Buckvieser, a diretora deProgramas de Desenvolvimento Social Cris-tina Tega e a coordenadora de AssistênciaSocial Lucinéa Ribeiro Mendes.

Projeto Viva VidaA equipe infantil do Projeto Viva Vida deverá participar da festa

de aniversário de Campo Limpo Paulista, com Agatha Moraes (a mais bela voz da música gospel), Fabiana Marques, do programa Raul Gil, Adrianinho e Vini Jackson. Todas as

crianças são da cidade.

Feliz ao lado da amada Carol Corredori, o tricolor RafaelCastilho comemorou idade nova rodeadopelo carinho da bela família.