Jornal Amigos da Biblioteca, n. 6, out. 2013

4
ESPAÇO DO ESCRITOR Jornal dos Amigos da Biblioteca - Centro - Mateus Leme / MG ano 1 ‐ nº 6‐ outubro/2013 JORNAL AMIGOS DA BIBLIOTECA EDITORIAL NOVIDADES DO ACERVO HORA DO CONTO 1. O valor do amanhã - Eduardo Giannetti da Fonseca 2. Ação e reação - pelo espírito André Luiz 3. Palavras de Emmanuel : conceitos e pensamentos extraidos das obras ditadas pelo espirito Emmanuel 4. Vida e paixão de Pandonar, o cruel - João Ubaldo Ribeiro 5. Corrupto - Júlio Emílio Braz A Bonequinha Preta e O Bonequinho Doce de Alaíde Lisboa de Oliveira. Mês das crianças! Mês dos professores! Outubro vem chegando com alegria e otimismo! Queremos crescer, expandir nossos horizontes, porém jamais deixaremos de lado nossa missão. Temos uma ótima notícia para a galera adolescente: A biblioteca recebeu mais uma coleção novíssima: Percy Jackson e os Olimpianos! Essa coleção traz o tema da mitologia grega para os dias atuais e é um enorme sucesso de vendas. Estamos também ainda colhendo os frutos da Exposição 'Milagres e Deslumbramentos'. Foram muitas pessoas que nos visitaram durante o mês de agosto e setembro, e conheceram um pouco mais da nossa querida Irene de Melloneves. Venham também conferir nossas novidades, deliciem-se e ajudem a disseminar o saber na nossa comunidade! É uma aventura apaixonante! Maria Aparecida Rios Nasce em 1962 e passa sua infância no Horto da Liberdade no Distrito de Azurita, Mateus Leme. Nesse local funcionava um Horto Florestal que pertencia à rede ferroviária, de onde era promovido o reflorestamento, compensando a madeira gasta nas antigas máquinas “Maria Fumaça”. Ali no horto Maria Rios vive com simplicidade entre familiares, parentes e amigos. Ela mesma o diz no livro “As raízes profundas do Horto da Liberdade”. Lá ela recebe seu aprendizado com muito respeito a todos, pela vida e pela natureza, com o sonho inicial de ser aeromoça. Mais tarde esse sonho muda. Quer ser professora. Até aí são muitas as influências de importantes personalidades à sua volta. Para ela a leitura sempre é uma paixão desde os tempos de criança. Após algum tempo torna-se professora. Nessa fase ela preocupa-se com o incentivo à leitura junto às crianças, e cria então o personagem “Vovó Dora”, contadora de histórias. Convido o leitor a entrar no livro “Horto da Liberdade” para que ele sinta a liberdade de reviver os maravilhosos momentos da vida interiorana saudável. J. Martins

description

Confira a programação e novidades da Biblioteca Pública Geraldo Alves de Oliveira de Mateus Leme para o mês de outubro.

Transcript of Jornal Amigos da Biblioteca, n. 6, out. 2013

Page 1: Jornal Amigos da Biblioteca, n. 6, out. 2013

ESPAÇO DO ESCRITOR

Jornal dos Amigos da Biblioteca - Centro - Mateus Leme / MG

an

o 1

‐ n

º 6‐

ou

tub

ro/2

013

JORNAL AMIGOS DA BIBLIOTECA

EDITORIAL

NOVIDADES DO ACERVO

HORA DO CONTO

1. O valor do amanhã - Eduardo Giannetti da Fonseca

2. Ação e reação - pelo espírito André Luiz

3. Palavras de Emmanuel : conceitos e pensamentos extraidos das obras ditadas pelo espirito Emmanuel

4. Vida e paixão de Pandonar, o cruel - João Ubaldo Ribeiro

5. Corrupto - Júlio Emílio Braz

A Bonequinha Preta e OBonequinho Doce de Alaíde

Lisboa de Oliveira.

Mês das crianças! Mês dos professores! Outubro vem chegando com alegria e otimismo! Queremos crescer, expandir nossos hor izontes, porém jamais deixaremos de lado nossa missão. Temos uma ót ima not íc ia para a ga lera adolescente: A biblioteca recebeu mais uma coleção novíssima: Percy Jackson e os Olimpianos! Essa coleção traz o tema da mitologia grega para os dias atuais e é um enorme sucesso de vendas. Estamos também ainda colhendo os frutos da Exposição 'Milagres e Deslumbramentos'. Foram muitas pessoas que nos visitaram durante o mês de agosto e setembro, e conheceram um pouco mais da nossa querida Irene de Melloneves. Venham também conferir nossas novidades, deliciem-se e ajudem a disseminar o saber na nossa comunidade! É uma aventura apaixonante!

Maria Aparecida Rios

Nasce em 1962 e passa sua i n f â n c i a n o H o r t o d a Liberdade no Distrito de Azuri ta, Mateus Leme. Nesse local funcionava um H o r t o F l o r e s t a l q u e pertencia à rede ferroviária, de onde era promovido o reflorestamento, compensando a madeira gasta nas antigas máquinas “Maria Fumaça”. Ali no horto Maria Rios vive com simplicidade entre familiares, parentes e amigos. Ela mesma o diz no livro “As raízes profundas do Horto da Liberdade”. Lá ela recebe seu aprendizado com muito respeito a todos, pela vida e pela natureza, com o sonho inicial de ser aeromoça. Mais tarde esse sonho muda. Quer ser professora. Até aí são muitas as influências de importantes personalidades à sua volta. Para ela a leitura sempre é uma paixão desde os tempos de criança. Após algum tempo torna-se professora. Nessa fase ela preocupa-se com o incentivo à leitura junto às crianças, e cria então o personagem “Vovó Dora”, contadora de histórias. Convido o leitor a entrar no livro “Horto da Liberdade” para que ele sinta a liberdade de reviver os maravilhosos momentos da vida interiorana saudável.

J. Martins

Page 2: Jornal Amigos da Biblioteca, n. 6, out. 2013

ENTREVISTA

2 Jornal Amigos da Biblioteca

Antônia Aparecida Alves Funcionária Pública

Como surgiu o seu interesse pela leitura?Desde criança tenho hábito da leitura... Foi com minha primeira professora que aprendi a gostar de ler.

Q u a i s s ã o o s s e u s l i v r o s prediletos?Sou bem eclética para escolher meus autores, porém, leio muito Zibia Gaspare t to , S idney She ldon , Nicholas Sparks, entre outros.

Qual é a média de livros que você lê por mês?De dois a três.

O que representa a leitura em sua vida?Representa o meu descanso, o meu lazer, o despertar para buscar novas histórias, novos autores...

Que conselho você daria as pessoas que ainda não possuem o hábito de ler?Não esperem mais para começar... para aprender a ler e aprender com a leitura... Um bom livro é um “amigo inseparável”...

Desde maio a Prefeitura foi contemplada com o projeto itinerante Estantebiblio, que é uma caixa estante, contendo aproxima-damente 120 títulos, com temas variados. Qual a sua opinião desse projeto que foi disponibilizado para os trabalhadores da pre-feitura?É um projeto muito interessante e de grande incentivo ao funcionário... É uma oportunidade ímpar para que todos cultivem o mágico hábito de leitura.

Você acredita que a leitura pode t ransformar a v ida de uma pessoa? Em que sentido?Sim... Quando uma pessoa gosta “de uma boa leitura”, ela se transforma e transforma tudo e todos que estão ao seu redor... ela é capaz de “viajar” sem sair do lugar... sua visão de vida é coerente com a realidade em que vive!!!

Lançamento do Projeto

Page 3: Jornal Amigos da Biblioteca, n. 6, out. 2013

LI E RECOMENDO

ASSOCIAÇÃO AMIGOSDA BIBLIOTECA

Jornal Amigos da Biblioteca 3

RODABIBLIO

Rodabiblio Tema:

Estilos literários e

seus autores II

Data: 29 de outubro

Horário: 16h.

ConviteA Prefeitura de Mateus Leme, por meio

da Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico

Biblioteca Pública Municipal “ Geraldo Alves de Oliveira”

Convida a todos

para a Programação Especial da Semana da Criança:

Dia 16/10/2013 às 15h.

Hora do Conto: O bonequinho doce.

Oficina

Dia 17/10/2013 às 15h.

Cinebiblio: Os Smurfs

Dia 14/10/2013 às 15h.

Hora do Conto: A Bonequinha Preta,

Alaíde Lisboa de Oliveira.

Oficina

Dia 18/10/2013 às 15h.

Cinebiblio: Rio

Dia 15/10/2013 às 15h.

Cinebiblio: A Era do Gelo 4

Livro: O Santo de Nossa Fé! Padre Libério, origens históricas e o cleroAutor: João B atista da Silva

Padre Libério é uma personalidade marcante. Homem de fé profunda e uma percepção extra-sensorial que

aflora em seus atos ao longo da vida. É um tipo incomum no dia a dia. Quando chamado, ele ia as casas de seus paroquianos, onde fazia suas orações, e a pessoa a quem as dedicava tornava-se sadia. Padre Libério era portador de um poder superior que trazia a cura mesmo aos que não tinham mais esperanças de vida. Conta-se também que debelou um incêndio num posto de gasolina, erguendo a mão em sua direção. Sua história inclui Mateus Leme. Nasceu em Lagoa Santa em 30/06/1884 e em 1902 veio viver em nossa cidade. Trabalhou como servente e aprendiz de pedreiro e de guia de carros de bois. Depois procurou estudar, foi sacristão de seu tio Padre Joaquim Paulo Vieira, e em 1906 seguiu para Mariana. Foi ordenado sacerdote em 20/03/1916. A primeira missa foi em Mateus Leme, segundo um vídeo sobre sua trajetória. Serviu em Pitangui, Pequi, Nova Serrana, São José da Varginha e Leandro Ferreira.Obs.: Pe. Libério é da família da Professora Eliete Martins Vieira.

J. Martins

Na edição passada, vimos o desabafo de um dos nossos colegas frente ao ato da mais pura barbárie cometido por um (ou uma) 'estudante', ao estragar sem um mínimo de piedade um exemplar do nosso acervo. E justo um dos mais procurados! Esses atos de violência não podem ser esquecidos. Enquanto nos esforçamos para aprimorar o nosso patrimônio cultural, há aqueles que o querem destruir. Mas, ao invés de nos desanimar, cada vez mais sentimos a necessidade de aprimorar nosso trabalho. Temos a certeza de que podemos contar com nossos amigos frequentadores da nossa 'Casa do Saber' nesta caminhada rumo a um futuro melhor. Contamos com vocês, confiamos no seu amor pelos livros, pelo conhecimento e deleite que eles nos proporcionam! Estamos com cada vez mais projetos, escolha o seu modo de participar!

Dinark J. P.

Page 4: Jornal Amigos da Biblioteca, n. 6, out. 2013

4 Jornal Amigos da Biblioteca

DICAS DE PORTUGUÊS

CALENDÁRIO CULTURAL

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

VOCÊSABIA...

?

De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.Telefone: (31) 3535-3902E-mail: [email protected]/Biblioteca Municipal Geraldo Alves de OliveiraContato da Associação Amigos da biblioteca:E-mail: [email protected]/aabml

Dia da

Criança

Hora do Conto

Oficina

Cinebiblio

A Era do Gelo

Hora do Conto

Oficina

Cinebiblio

Os Smurfs

Cinebiblio

Rio

Exposição Milagres e Deslumbramentosda escritora Irene de Melloneves

Camões

A biblioteca possui duas Exposições Itinerantes: “Camões”, “Milagres e Deslumbramentos” da escritora Irene de Melloneves, que podem ser solicitadas por escolas particulares, estaduais, municipais e bibliotecas públicas. O empréstimo poderá ser feito na bibl ioteca pública. O prazo para devolução é de trinta dias. Usufrua de todos os serviços disponíveis na biblioteca. Confiram!!!

Muçarela, ou mozarela, provém do italiano mozzarella, diminutivo de mozza, cujo significado é leite de búfala ou de vaca talhado com uma espécie de fungo chamado mozze. Muito bem. Então, do italiano mozzarella, com dois zês, surgiu, no nosso idioma, a palavra mozarela, com um zê só, já que na nossa língua, não há a duplicação de consoantes, salvo raras exceções.Há uma convenção ortográfica na Língua Portuguesa que transforma o z em c ou em ç: feliz - felicidade; capaz - capacidade. Da palavra mozarela surgiu a variante muçarela, com cedilha, em virtude dessa convenção. Talvez, como a palavra italiana tem dois zês, nós, brasileiros, tenhamos s i m p l e s m e n t e o s t r o c a d o inadvertidamente por dois esses. É, porém, inadequado ao padrão culto da língua escrever mussarela.O adequado é escrever MUÇARELA ou MOZARELA.

Fonte: http://vestibular.uol.com.br/duvidas‐de‐portugues