Jornal Anchieta Hoje ED 06

24
Projeto teve lançamento na comunidade de Jabaquara Agracenir e sua família estão comemorando a conquista. NOVO LIVRO DIDáTICO: AULA DE CIDADANIA EM ANCHIETA Município está com 100 obras em andamento Com o novo livro, alunos da rede municipal estão atualizando seus conhecimentos sobre a história e a geografia de Anchieta. Pavimentação de ruas, asfaltamento de estradas rurais, construção de escolas e unidades de saúde, edificação de quadras poliesportivas, completam um conjunto de obras em andamento. Cerca de R$ 70 milhões investidos em infraestrutura. O novo material já faz parte da rotina escolar dos alunos da Escola Municipal Terezinha Godoy de Almeida. Ano 1 • Ed. 06 • Anchieta • ES • 2011 OJE O JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA p.7 p.17 p.08 p.10 p.12 p.15 p.14 p.06 p.11 p.09 p.11 p.13 Comunidades recebem Bolsa de Serviço Processo será iniciado para construção da nova unidade. Apresentações culturais marcaram o encontro. Evento reuniu cerca de 400 professores de Anchieta. Infocentro certificou mais 400 alunos. Prefeitura entrega casa em Limeira Novo ESF Centro 1 Conferência Juventude Jornada Pedagógica Qualificação digital Anchieta ganhará Teatro Municipal Biblioteca sediou Exposição Novos livros Vale Viver Corindiba ganha investimentos Serra das Graças ganhou nova quadra

description

O Jornal da Prefeitura Anchieta

Transcript of Jornal Anchieta Hoje ED 06

Page 1: Jornal Anchieta Hoje ED 06

Projeto teve lançamento na comunidade de Jabaquara

Agracenir e sua família estão comemorando a conquista.

novo livro didático: aula de cidadania em anchieta

município está com 100 obras em andamento

Com o novo livro, alunos da rede municipal estão atualizando seus conhecimentos sobre a história e a geografia de Anchieta.

Pavimentação de ruas, asfaltamento de estradas rurais, construção de escolas e unidades de saúde, edificação de quadras poliesportivas, completam um conjunto de obras em andamento. Cerca de R$ 70 milhões investidos em infraestrutura.

O novo material já faz parte da rotina escolar dos alunos da Escola Municipal Terezinha Godoy de Almeida.

Ano 1 • Ed. 06 • Anchieta • ES • 2011

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

p.7 p.17

p.08 p.10 p.12 p.15

p.14p.06p.11p.09

p.11

p.13

Comunidades recebem Bolsa de Serviço

Processo será iniciado para construção da nova unidade.

Apresentações culturais marcaram o encontro.

Evento reuniu cerca de 400 professores de Anchieta.

Infocentro certificou mais 400 alunos.

Prefeitura entrega casa em Limeira

Novo ESF Centro 1Conferência JuventudeJornada PedagógicaQualificação digital

anchieta ganhará teatro municipal

Biblioteca sediou exposição novos livros

vale viver corindiba ganha investimentos

Serra das Graças ganhou nova quadra

Page 2: Jornal Anchieta Hoje ED 06

EQUIPE DE GOVERNOPREFEITO: Edival PetriVICE-PREFEITA: Paula Louzada

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO PREFEITO: Flávio SimõesPROCURADORIA: Leonardo Antunes

SecretariasGOVERNO: Jakeline Petri SalariniADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS: Sandro AlpohimFAZENDA: Dirceu PortoEDUCAÇÃO: Paula LouzadaSAÚDE: Fayer FonsecaASSISTÊNCIA SOCIAL: Flavio Sant’AnnaMEIO AMBIENTE: Pablo Merlo PrataAGRICULTURA, PESCA E ABASTECIMENTO: Giovane Bissa MerigueteTURISMO, COMÉRCIO E EMPREENDEDORISMO: Edson VandoINFRAESTRUTURA: Renato LorenciniINTEGRAÇÃO: Marcelo Pompermayer

GerênciasSEGURANÇA PÚBLICA E SOCIAL: Leonardo AbrantesESPORTE E LAZER COMUNITÁRIO: Luiz Carlos de MattosCULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO: Telma Amaral

OUVIDORIA: (28) 3536 3233

Rod. do Sol KM 21,5, Nº 1620 - Vila Residencial SamarcoCEP 29230-000 - Anchieta - ES

EDITORIAL

Publicado pela: Gerência Operacional de Comunicação Social Edição, Redação e Revisão: Dirceu de Souza Cetto - Relações Públicas e GerenteEdição e Redação: Thiago de Barros - JornalistaDiagramação: Sandro M. TravassosProjeto Gráfico: Sandro M. Travassos e Rubens RizziFotografia: Renan Alves e Acervo/PMARevisão: Eliane Marconcini SilvaImpressão: Gráfica A Gazeta (4.000)Colaborador: João Carmo, Assessor de Comunicação da Saúde.

É permitida a reprodução do conteúdo deste jornal desde que citada a fonte.

Tel: 28 3536 1785 / 28 9882 3972

Participe deste jornal, dê sua sugestão.

[email protected]

curta nosso

facebook

siga-nos no

twitter

O futuro já vem sendo preparado...

Gerência Operacional de Comunicação Social

O município de An-chieta está em pleno crescimento. Há anos

se ouviu dizer no desen-volvimento da Região Sul e, hoje, já é realidade. Para que o município comporte o número da população, que deve dobrar, a Prefei-tura de Anchieta vem co-locando em prática o que planejou para tornar An-chieta uma nova cidade.

Estão sendo realizados grandes investimentos em todas as áreas, programas sendo implantados, entre outras ações, que vêm para proporcionar melhoria na

qualidade de vida dos muní-cipes. Além do que é aplica-do, a população local viu o desenvolvimento das diversas comunidades e, junto, opor-tunidades para um futuro próximo. A mudança é per-ceptível!

Hoje, a administração co-memora mais de 100 obras em andamento. São obras de construção de escolas, uni-dades de saúde, quadras po-liesportivas, centros de convi-vência, pavimentação de ruas e estradas rurais, construção de campos de futebol, entre outros. Mas não são só esses os investimentos. A Admi-

nistração também se preo-cupa com o social, apoiando atletas – que são destaque em nível estadual e nacional –, construindo casas popu-lares, oferecendo cursos e, também, investindo no bem--estar do aluno, disponibi-lizando merenda escolar de qualidade.

O profissional também é lembrado diariamente. Prova disso foi a implantação da Es-cola de Governo, que capa-cita todos os meses diversos funcionários públicos, com cursos que vêm melhorando o atendimento ao cidadão.

É com essa administração

participativa que o municí-pio vai crescendo cada dia, atendendo aos anseios das comunidades e investindo no desenvolvimento dos quatro cantos do município. Lá na frente poderemos olhar para trás e constatar que vivemos em um município que se de-senvolveu e que é uma Nova Cidade! Boa Leitura!

curtiram no nosso facebook

Simonne capelettiObrigada por recepcionar com tanta excelência!!!Parabéns ao Prefeito e sua Equipe...Estou apaixonada por Anchieta!!! (participante de Os Passos de Anchieta)

luiz henrique rossi tinelliJá visitei Anchieta várias vezes e recomendo, é uma viagem fantásstica...

Giordana BravinA cidade de Anchieta é maravilhosa!!! Vale à pena conhecê-la...

douglas andrademoracaOrgulho de nascer nessa cidade liindaa!#TeAmoAnchieta.

Fernando volponiMuito legal a iniciativa. Parabéns... (sobre as Sete Maravilhas de Anchieta)

Graciele andradeAnchieta cada dia melhor. Amooo!

Gyany cristina ribeiro PortoQUERO AQUI DEMONSTRAR O MEU ORGULHO EM FAZER PARTE DE UMA PREFEITURA QUE ESTA COMPROMETIDA COM O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO EM DIVERSOS ASPECTOS...

denise molinaParabéns a comunidade de Pongal....Festa lindíssima, e o mais legal, muitas famílias... Amei!!!

GOVERNO

www.anchieta.es.gov.br

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

2CADA DIA UMA NOVA CIDADE

Agosto / Setembro de 2011

Page 3: Jornal Anchieta Hoje ED 06

Fala do Prefeito

Você faz parte do nosso lar

Como na sua casa, todos os dias estamos traba-lhando e planejando

o futuro. No nosso caso, a cada dia estamos traba-lhando para construir uma cidade melhor para se viver. Tudo é planejado e execu-tado com muito carinho e atenção, a fim de deixar as obras e ações bem próximas das suas exigências.

A família da Administração municipal de Anchieta desem-penha suas atividades com en-volvimento e diálogo, sempre preocupada em atuar em defe-sa dos seus cidadãos, preparan-do um lar próspero e feliz.

Esse lar é Anchieta, a nossa casa, o nosso município. A Ad-ministração pensa dessa forma e tem cada cidadão como um membro importante da família

anchietense.Temos o compromisso de

investir os recursos para deixar esse nosso lar preparado para o futuro e para os novos inves-timentos. E como em qualquer seio familiar, precisamos estar unidos, fortes e preparados para os novos dias.

O envolvimento da Admi-nistração pública com os cida-dãos é muito importante para a

edificação dos pilares da pros-peridade e de uma nova An-chieta. Sozinhos não seríamos capazes de construir essa nova cidade. A sua contribuição é cada vez mais importante para deixar esse nosso lar mais uni-do e preparado para o futuro.

Edival José Petri Prefeito Municipal

Cerca de 250 jovens juraram à Bandeira

O prefeito e presi-dente da Junta de Serviço Militar de Anchieta, Edival

José Petri, juntamente com o representante do Exército Brasileiro, tenen-te Paulo Roberto Silva de Farias, participaram da ce-rimônia de entrega de cer-tificados de dispensa da prestação do serviço mili-tar e compromisso à Ban-deira Nacional, na manhã do último dia de agosto, na praça São Pedro.

O evento reuniu cerca de 250 jovens anchietenses que fizeram o alistamento mili-tar. O prefeito fez a entrega simbólica ao jovem dispen-sado Gabriel Figueiredo.

“Estamos aqui mais um ano neste ato solene tão im-portante para vocês e para

Autor: Renan AlvesPôr do Sol na praia Central de Anchieta.

Você pode participar desta coluna. Envie fotos de pontos turísticos e do dia a dia anchie-tense para o email [email protected]. As imagens selecio-nadas pela equipe do Anchieta Hoje irão para votação no Face-book da Prefeitura, a foto que receber o maior número de vo-tos será a Foto do mês.

FOTO DO MÊS

O evento reuniu cerca de 250 jovens anchietenses que fizeram o alistamento militar.

Os jovens participaram da solenidade na Praça São Pedro.

todo o município. Vocês es-tão dispensados das ativida-des militares, mas firmam o compromisso de cidadania.

Que sejam responsáveis e que sejam exemplos de bons cidadãos não só aqui, cum-prindo seus direitos e de-

veres, celebrando o patrio-tismo,”, disse o prefeito e presidente da Junta de Ser-viço Militar.

GOVERNO OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

www.anchieta.es.gov.br 3CADA DIA UMA NOVA CIDADE

Agosto / Setembro de 2011

Page 4: Jornal Anchieta Hoje ED 06

ADMINISTRAÇÃO ERECURSOS HUMANOSConcurso público: aprovados já estão sendo convocados

Ouvidoria é a voz do cidadão anchietense

O concurso público promovido pela Pre-feitura de Anchieta está chegando à fase

final. Os candidatos aprova-dos, dependendo o cargo, já foram chamados para reali-zar prova de títulos e teste físico. Em outubro, diversos aprovados serão empossa-dos.

A Administração Municipal publicou o Edital do Concurso Público 2011, com 181 vagas efetivas para os níveis funda-mental, técnico, médio e supe-rior, em abril passado. Todos os

Sugestões, elogios, recla-mações, críticas e denúncias referentes aos mais diversos serviços oferecidos e prestados pela Prefeitura de Anchieta po-dem ser feitas pela Ouvidoria Municipal. Essa ferramenta foi implantada no ano passado. Hoje, a Gerência Municipal de Ouvidoria é comandada por Hermann Damázio Doellinger – conhecido como Paizinho.

O serviço pode ser aces-sado por meio da internet, no site da Prefeitura (www.anchieta.es.gov.br), pelos telefones (28) 3536-3233 e (28) 9926-6461, ou pela urna que fica no hall de entrada do prédio administrativo.

Segundo dados do sistema de atendimento, as ocorrên-cias são filtradas e encaminha-das aos setores responsáveis

Acompanhe a sua inscrição no site da Prefeitura

ou do Instituto Cetro, que organizou o concurso.

www.anchieta.es.bov.br ou

www.cetroconcursos.com.br

candidatos aprovados na se-leção para o cargo de agente comunitário de segurança irão receber um treinamento espe-cífico antes de assumir o cargo.

A pretensão, segundo a Se-cretaria de Administração e Re-cursos Humanos, é convocar os aprovados até o final do ano e preencher as vagas disponibili-zadas a partir da nova estrutura organizacional.

As oportunidades foram as seguintes:

Nível fundamental: agente comunitário de saúde e auxi-liar de consultório dentário.

para conhecimento e provi-dências. O acesso pela internet é o meio mais prático e indi-cado, pois o cidadão pode se expressar de forma mais livre.

“Acompanhamos todas as providências tomadas em relação aos problemas, com sigilo e dedicação, co-brando soluções. Todas as ocorrências são encaminha-das, sejam elas de reclama-

O setor é um elo de comunicação entre a população e a administração municipal.

Nível médio: são para agen-te comunitário de segurança, auxiliar de biblioteca e profes-sor de ensino fundamental sé-ries iniciais. Nível técnico: téc-nicos em laboratório, técnico em Enfermagem com plantão de 12 horas/36horas e técni-

co de enfermagem com carga horária de 40 horas semanais. Nível superior: médico pedia-tra, médico psiquiatra, mé-dio para Estratégica Saúde da Família, médico clínico-geral e professor de ensino funda-mental séries finais.

ção, sugestão e outros que a população observe e an-seie”. Paizinho – Ouvidor Municipal.

A Prefeitura está em fase de implantação do serviço te-lefônico 0800. Outras Prefeitu-ras já vieram conhecer o fun-cionamento da Ouvidoria de Anchieta, a fim de implantar em seus respectivos municípios um modelo semelhante.

Vale ressaltar que a Ouvi-doria não decide sobre o pro-blema, mas acompanha até a sua resolução, mantendo o cidadão informado. O pa-pel não é o de procurar e ou apontar defeitos nas ações da Prefeitura, mas funciona como uma espécie de “controle de qualidade do serviço público”, apontando falhas e auxiliando na busca de solução para os problemas.

O cidadão também pode questionar o atendimento re-cebido por meio da Ouvido-ria, quando houver falhas ou informação incorreta, prazos legais não forem cumpridos, entre outros.

ServiçoOuvidoria Municipal Tel.: (28) 3536-3233 e (28)

9926-6461.

tel.: (28) 3536-3009

www.anchieta.es.gov.br Agosto / Setembro de 2011

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

4CADA DIA UMA NOVA CIDADE

Page 5: Jornal Anchieta Hoje ED 06

AGRICULTURA, PESCAE ABASTECIMENTOPrefeitura cria lei para auxílio financeiro aos catadores de caranguejoPara ser beneficiado com a nova lei, o catador tem que residir a pelo menos dois anos no município. O recadastramento vai até 25 de novembro.

Em setembro a Secre-taria de Agricultu-ra, Pesca e Abasteci-mento de Anchieta

(Semapa) realizou um en-contro com todos os ca-tadores de caranguejo do município, a fim de infor-mar sobre a Lei Municipal nº 706/2011, que trata so-bre auxílio financeiro aos caranguejeiros no período de reprodução.

O período da andada (re-produção), acontece uma se-mana de cada mês de janei-ro a abril, conforme Portaria Anual estabelecida pelo Iba-ma. A Prefeitura irá conce-der o auxílio financeiro aos caranguejeiros em Janeiro de 2012. Para ser beneficiado

Catadores de caranguejo no manguezal de Anchieta.

com a nova lei, o catador tem que residir a pelo menos dois anos no município. O valor será de R$ 300 (trezentos re-ais) e terá que ser gasto em produtos alimentícios ou me-dicamentos. O beneficiado deverá realizar uma presta-ção de contas, apresentando as notas fiscais das compras.

Todos os beneficiados de-verão participar ainda do pro-jeto de Sensibilização dos Ca-ranguejeiros, que vem sendo elaborado pela Prefeitura para torná-los agentes multi-plicadores de conhecimentos e informações. A intenção é que eles atuem em conjunto com a Brigada Ambiental da Secretaria de Meio Ambien-te, com a Guarda Municipal

e com a Polícia Ambiental, na tentativa de amenizar a gran-de devastação do manguezal nesse período.

Conforme a nova lei, se-rão excluídos do auxílio Fi-nanceiro por três anos os ca-tadores que não participarem

das atividades propostas pelo projeto ou que forem encon-trados praticando a pesca (cata) proibida nesse período.

Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento - Tel.: (28) 3536-2599

Documentos necessários para o cadastro:

Documento com foto (Carteira de Identidade e/ou Carteira de trabalho);

Carteirinha de Pescador;

CPF;

Título de Eleitor;

Cópia do Comprovante de residência (Conta de água, luz ou telefone);

Número de contato de telefone;

01 Foto 3X4;

Preencher a ficha de cadastro.

tel.: (28) 3536-3069

www.anchieta.es.gov.br

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

5CADA DIA UMA NOVA CIDADE

Agosto / Setembro de 2011

Page 6: Jornal Anchieta Hoje ED 06

A Prefeitura está estruturando o roteiro, investindo na construção de um pórtico, instalação de placas de identificação das propriedades e capacitação para os produtores rurais, da agroindústria caseira e de empreendimentos de lazer.

Vale Viver Corindiba: novo circuito turístico em anchieta

O município de Anchie-ta conta com um novo circuito turístico. Trata-

-se do Vale Viver Corindiba, que recebeu esse nome em homenagem a uma árvore típica da região. Conforme a Semapa, o município pre-tende lançar oficialmente o circuito e inaugurar, dentro de alguns dias, o pórtico da entrada a fim de embelezar ainda mais a região e as pro-priedades. O objetivo é va-lorizar a agricultura familiar, fomentando o turismo na re-gião, dessa forma, agregan-do novas fontes de renda às famílias locais.

O circuito, que fica a 25 Km da Sede municipal, há 20 pro-priedades, abrangendo as co-munidades de Jaqueira, Duas Barras, Dois Irmãos, São Vicen-te, São Miguel, São Felix, Ca-beça Quebrada e Olivânia. No trajeto de 12 Km, que é pavi-mentado, há uma diversidade de produtos.

Quem visitar o local pode-rá conhecer a produção de al-

face hidropônica, no Sítio Sa-bía, onde a família Pin vende o produto colhido na hora aos visitantes. Há também proprie-dades que comercializam pães e biscoitos, água de coco em embalagens descartáveis, doces e compotas, artesanato, flores, cachaça e polpa de fruta. O tu-rista pode conhecer o processo de produção e visitar ainda o

cultivo nas propriedades.Lá existe, por enquanto, um

único local para hospedagem, a instância Recanto das Águas, comandado pela família Gai-gher, que acolhe com muita hospitalidade os turistas.

Na entrada do circuito, na comunidade de Jaqueira, pró-xima a BR 101, os visitantes podem conhecer todos os pro-

Dentre as amostras, a do produtor Valcenir Salarolli, da comunidade de Córrego da Prata, ficou entre as dez melhores do concurso.

Produtor de café de Anchieta é premiado em concurso

Em setembro, produtores de café Conilon de An-chieta participaram do

1º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café Conilon, promovido pela Co-operativa dos Cafeicultores do Sul do Estado (Cafesul), em Muqui, Sul do Estado. O município possui 12 produ-tores cooperados à Cafesul e enviou para o concurso oito amostras de café.

Dentre as amostras, a do

produtor Valcenir Salarolli, da comunidade de Córrego da Prata, ficou entre as dez melho-res do concurso. A entrega da premiação ocorreu na sede da Cooperativa, em Muqui.

Para o secretário de Agri-cultura, Abastecimento e Pes-ca, Geovani Bissa Meriguete, o evento foi um estímulo para que os produtores do municí-pio invistam na qualidade da produção. “Não conseguimos contabilizar toda a produção,

pois muitas sacas são vendi-das em outros municípios sem nota fiscal”, destacou ainda.

Investimentos na cafei-cultura

A produção de café é res-ponsável por injetar na econo-mia de Anchieta cerca de R$ 1,5 milhão por ano. Somente com a Cafesul o município co-mercializa 1.500 sacas anuais.

A Secretaria está investin-do na qualidade da produção.

Para isso, firmou convênio com os produtores para implan-tação de terreiros de estufa e pilador móvel. Ainda, é dispo-nibilizada assistência técnica a todos os agricultores, a fim de investirem em novas tecnolo-gias e melhorar a produção do café.

Até o início do ano que vem, o município irá entregar gratuitamente 100 mil mudas geneticamente melhoradas a diversos produtores.

Casa da Roça e ao fundo o Pórtico do Vale. Circuito está totalmente estruturado para receber turistas.

dutos comercializados nas co-munidades em um único local, na Casa da Roça, construída para atender turistas e quem passa pela rodovia.

O percurso do Vale traz di-versas belezas naturais. Um ro-teiro que contempla matas, la-goas e casas antigas, tornando o cenário ainda mais bucólico e inspirador.

AGRICULTURA, PESCA E ABASTECIMENTO

www.anchieta.es.gov.br

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

6CADA DIA UMA NOVA CIDADE

Agosto / Setembro de 2011

Page 7: Jornal Anchieta Hoje ED 06

ASSISTÊNCIASOCIALMoradora de Limeira recebe nova moradia

Programa da Assistência Social é referência em comunidades

A Prefeitura pretende construir outras moradias populares, a fim de atender 130 famílias.

A tarde do primeiro dia de setembro foi tomada por emoção e alegria

na comunidade de Limei-ra, interior de Anchieta. O motivo foi em razão da fa-mília da senhora Agracenir Almeida, 53, receber uma nova casa da Prefeitura. A solenidade de entrega ofi-cial aconteceu com a pre-sença de representantes da Prefeitura, parentes e amigos da família. A casa conta com dois quartos, banheiro, cozinha, sala e área de serviços.

O secretário de Infraestru-tura, Renato Lorencini, disse sobre a importância da obra para a família. “Parece uma pequena obra, mas para esta família é uma grande obra. O prefeito tem a sensibilida-de de observar e atender as necessidades mais urgentes

Continua

das nossas famílias e comu-nidades”, comentou.

O secretário de Assistên-

cia Social, Flávio Sant’Ana, aproveitou para informar que a Prefeitura irá construir

Com a finalidade de atender famílias com crianças e adolescen-

tes das diversas situações de trabalho, com idade inferior a 16 anos, é que a Prefeitura de Anchieta oferece o Serviço de Con-vivência e Fortalecimen-to de Vínculos (SCFV), o antigo Programa de Er-radicação ao Trabalho In-

fantil (Peti), do Governo Federal. O município de Anchieta oferece esse Ser-viço em três núcleos: Cen-tro, Limeira e Mãe-Bá.

O objetivo geral do Servi-ço é contribuir para a erra-dicação de todas as formas de trabalho infantil no País. Como no município de An-chieta não existe o trabalho infantil, o SCFV local tem

“Não esperava ter uma nova casa. A minha antiga estava em péssimas con-dições. Estou feliz e agra-decida, agora a minha fa-mília terá um novo lar”.Agracenir Almeida.

outras moradias populares, pretendendo atender 130 famílias.

“O SCFV é um espaço que veio para ajudar os usuários com estudo, oficinas e ou-tros. Com minha filha aqui dentro, fico mais tranqüila, pois sei que está longe de diversas coisas erradas que acontecem na comunidade. É perceptível a mudança de comportamento dela”.Lucimara de Jesus, moradora de Mãe--Bá (mãe de uma usuária).

tel.: (28) 3536-3771

www.anchieta.es.gov.br

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

7CADA DIA UMA NOVA CIDADE

Agosto / Setembro de 2011

Page 8: Jornal Anchieta Hoje ED 06

400 alunos receberam certificado do curso de informáticaA população tem interesse em aprender informática, por isso o Infocentro está sempre oferecendo novas vagas.

A noite do dia 15 de se-tembro foi marcada por alegria e emoção

para os 400 alunos do curso básico de informática, ofe-recido pela Prefeitura de Anchieta, por meio do Info-centro Municipal. O Centro de Referência da Assistên-cia Social (Cras) promoveu nessa noite a solenidade de formatura dos alunos do curso.

Durante a cerimônia eles receberam o certificado de conclusão do curso que du-rou cerca de sete meses. Já foram certificados 950 alunos no município pelo Infocentro Municipal com curso básico de informática e digitação. A municipalidade irá oferecer também para as novas tur-mas um curso com programas mais avançados.

Ao final da solenidade foi

Maria Curtiss Alvarenga, 74 – apo-sentada, Centro.

“Tenho dois filhos matriculados aqui. Meu filho só tira-va notas baixas na escola, só queria brincar na rua, não levava nada a sério. Hoje ele mudou muito. Aqui eles aprendem muita coisa boa. Já morei em várias cidades e vejo que aqui em Anchieta esse programa funciona bem. Só tenho a agradecer. A minha filha aprendeu a bordar e outros artesanatos”.

Adriana Batista Amaral – mãe de dois usuários de Limeira.

Tenho quatro filhos que frequentam o Programa no Cen-tro. Só tenho a agrader a todos, pois me ajudam muito em todos os sentidos. O comportamento deles mudaram 100% depois que eles começaram a frequentar o Servi-ço. Eles gostam de ir, pois estudam e aprendem com as oficinas que são proporcionadas”.

Rosemeire Dias de Souza, mãe de quatro usuários do SCFV Centro.

servido um lanche preparado pelos alunos do Cras do curso de culinária.

Nova turmaSerá iniciado o curso para

novas turmas, a fim de aten-der 480 alunos. De acordo com informações da Secre-taria de Assistência Social, a adesão é muito grande. O re-quisito para participar do pro-jeto é ter idade mínima de 12 anos e ter concluído ou estar cursando a sexta série do en-sino fundamental. “Não há li-mite de idade, temos cursistas idosos e adultos”, lembraram os organizadores. Os alunos ganham ainda uma camisa e material didático.

como objetivo oferecer servi-ços a fim do fortalecimento da cidadania. Cerca de 180 são atendidas, entre crianças e adolescentes.

Em Anchieta, o Programa tem como objetivo resgatar valores, fomentar a cidada-nia, oferecer atividades só-cioeducativas por meio de oficinas de artes, música, te-atro, canto, dança, capoeira, literatura, além da realização de passeios proporcionando a todos a socialização.

A coordenadora geral do SCFV, Jane Flores, disse que os profissionais do Progra-ma trabalham para resgatar a cidadania e a cultura. “Por meio das diversas atividades de recreação que realizamos nos três núcleos, tenho cer-teza que os 180 usuários que freqüentam o SCFV, se-rão adultos do bem”, disse.

Paulo César da Silva - repositor de mercadorias, Centro.

“O que aprendi vem me ajudando bastante no meu trabalho e o curso foi muito proveitoso”.

Infocentro MunicipalTel.: (28) 3236-1426.

Praça São Pedro, Centro.

“Os professores foram muito pacientes e edu-cados. Aprendi bastante, além do curso básico de informática fiz também o curso de digitação. Na mi-nha idade isso é uma con-quista muito grande”.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

www.anchieta.es.gov.br

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

8CADA DIA UMA NOVA CIDADE

Agosto / Setembro de 2011

Page 9: Jornal Anchieta Hoje ED 06

CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICOAnchieta ganhará Teatro municipal

Em setembro, o pre-feito Edival Petri e a gerente de Cultura e Patrimônio Histórico,

Telma Amaral, conheceram o projeto final para a cons-trução de um Teatro Mu-nicipal, que será edificado no Centro da cidade. O ob-jetivo é resgatar a cultura, valorizando as tradições do município.

O projeto arquitetônico será acompanhado pelo Ins-tituto do Patrimônio Históri-co, Artístico Nacional (Iphan), em virtude da obra ser cons-truído no entorno do Santu-

ário do Beato Anchieta, que é tombado pelo Patrimônio Histórico. Agora, o municí-pio dará continuidade com os trâmites legais, solicitando a realização de licitação para contratação de uma empresa construtora. A estimativa é que a execução da obra seja de aproximadamente 12 me-ses. A construção do teatro é mais uma ação importante da Administração, pois vai atender o município e cida-des vizinhas com realização de diversas atividades, valori-zando as manifestações cul-turais existentes. Local onde será edificado o Teatro Municipal de Anchieta.

Será mais uma importante obra para Anchieta. Um espaço que permitirá a valorização dos artistas, talentos e as vocações culturais de Anchieta e região.

ESPAÇO DO LEITOR

todos os meses iremos publicar, nesta coluna, um texto produzido por você, leitor do anchieta hoje.O objetivo é dar voz ao cidadão e mostrar peculiaridades e histórias das comunidades e personalidades de Anchieta. Se você tem alguma história ou fato curioso relacionado a história, cultura, turismo ou costume da nossa terra, envie um pequeno texto para nossa redação através do email [email protected].

Participe e ajude a divulgar fatos pouco conhecidos da nossa terra.

História da comunidade de Belo HorizonteColonizada por portugueses, a comunidade de Belo Horizonte é uma das mais antigas do mu-nicípio de Anchieta. Um lugar com muita tradição, que preser-va costumes familiares. Identi-dade essa que passa de geração em geração.Belo Horizonte apresenta uma diversidade cultural que se ex-pressa no artesanato, na dança, e na gastronomia e em outras manifestações culturais e reli-

giosas, evidenciando a cultura dos seus antepassados. Em espe-cial, o grupo de dança portugue-sa “Os Brandarinos” que surgiu de uma festa religiosa.Além das antigas construções que existem na localidade, vale apena conhecer seu fascinante acervo histórico, deixado pelas suas primeiras famílias. Possuí também belezas indescritíveis com seus vales, córregos, lago-as, nascentes, áreas preservadas,

trilhas que levam ao mais conhe-cido Monte Urubu. Essas belezas inspiram aos visitantes a prática de passeios ecológicos e esporti-vos, conhecendo a fauna e a flo-ra da região. Lá também existem pequenas propriedades agríco-las que oferecem lazer, comidas e produtos caseiros feitos nas agroindústrias.

Por Juliana Simões, moradora da comunidade.

tel.: (28) 3536-3577

www.anchieta.es.gov.br

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

9CADA DIA UMA NOVA CIDADE

Agosto / Setembro de 2011

Page 10: Jornal Anchieta Hoje ED 06

SECRETARIA DEEDUCAÇÃOJornada Pedagógica reuniu cerca de 390 profissionais

No final de agosto a Secretaria de Edu-cação de Anchieta realizou a 2ª jorna-

da Pedagógica de 2011. Participaram cerca de 390 educadores do sistema municipal de ensino. Os encontros foram realiza-dos nas escolas Tio Liliu e Irmã Terezinha Godoy de Almeida, na Sede munici-pal.

O objetivo dessa edição foi oferecer, através da for-mação continuada, um aper-feiçoamento pedagógico aos profissionais da educação que atuam desde as turmas de berçário ao 2ª ano do ensino fundamental. O foco esteve voltado à sistematização do uso do livro didático adquirido pelo município, para o atendi-mento as respectivas turmas, bem como a utilização de no-vas tecnologias, através do

Além de professores, participaram também da capacitação, coordenadores, diretores e assistentes de sala.

Os professores participaram de diversas atividades, envolvendo oficinas, palestras e apresentações.

portal do professor.Além de professores, par-

ticiparam também da capa-citação, coordenadores, di-retores e assistentes de sala. Os demais profissionais, do 3° a 9° ano e da Educação de Jovens Adultos (EJA), tam-bém participaram da jornada pedagógica, que foi realiza-da na própria escola onde atuam, supervisionados pela equipe de liderança que exis-te em cada unidade escolar.

Mais capacitação. Já os professores das uni-

dades educacionais do inte-rior estiveram reunidos na escola do distrito de Jaba-quara no dia 18. As 19 esco-las multiseriadas foram repre-sentadas por 30 professores, que realizaram uma viagem a Colatina, a fim de conhecer experiências de educação no campo.

Educação certifica motoristas do transporte escolar

Em setembro, a Secre-taria de Educação de Anchieta realizou o

encerramento do curso de Transporte Escolar, ofere-cido aos motoristas que transportam alunos da rede municipal de ensino. O evento aconteceu no Au-ditório da Prefeitura e reu-

niu 50 motoristas.Representantes da secretá-

ria de Educação, disseram so-bre a importância de oferecer segurança aos alunos e mo-toristas. “Temos que oferecer também para uma boa educa-ção, melhorias no transporte escolar. A reciclagem dos mo-toristas é uma das ações que

estamos fazendo para tornar o caminho do aluno à escola muito mais seguro”, disse-ram.

Anchieta conta com diver-sas linhas de transporte para alunos, em bairros da Sede e nas comunidades rurais. Ôni-bus e vans são utilizados para transportar cerca de cinco mil

alunos do município.O curso teve duração de

50 horas, dividido em vários módulos, onde foram abor-dados os temas: direção de-fensiva, legislação de trânsito, noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e convívio social e relaciona-mento interpessoal.

A reciclagem dos motoristas é uma das ações para tornar o caminho do aluno à escola muito mais seguro.

tel.: (28) 3536-3488

EDUCAÇÃO

www.anchieta.es.gov.br

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

10CADA DIA UMA NOVA CIDADE

Agosto / Setembro de 2011

Page 11: Jornal Anchieta Hoje ED 06

A Prefeitura de Anchieta adquiriu 3.900 novos livros. Os exemplares foram distribuídos entre às bibliotecas do município e estão à disposição dos moradores.

Mais de mil visitantes na ‘Exposição novos livros’

Cerca de mil pessoas compareceram a ex-posição Novos Livros,

realizada pela Bibliote-ca Municipal de Anchieta, Professor José de Anchieta Pompermayer no final de agosto. O objetivo foi di-vulgar os novos livros ad-quiridos recentemente e estimular nos cidadãos o gosto pela leitura.

Para Evaldo da Assunção, morador do bairro Castelha-nos e autor de alguns livros, a iniciativa do município é mui-to oportuna para fortalecer o conhecimento. Assunção é autor de três livros que fazem parte do acervo da Biblioteca. Ele sugeriu a leitura de duas de suas criações, ‘Insônia’, que é uma compilação de po-esias de sua autoria e da obra ‘Médicos não são deuses’, que reúne diversos artigos de sua composição.

AcervoA Prefeitura de Anchieta

adquiriu 3.900 novos livros. Os exemplares foram distri-buídos entre às bibliotecas do município. Dentre os novos títulos, estão alguns conside-rados os mais vendidos, de acordo com a revista Veja.

O município investiu mais de R$ 246 mil para a compra, com objetivo de enriquecer o acervo da Biblioteca Central e das escolas municipais. A Bi-blioteca, que recebe mais de 700 visitas por mês, já pos-sui cerca de 18 mil títulos e a cada ano renova o acervo.

Bibliotecamunicipal de anchieta

tel.: (28) 3536-2909.

Educação entrega novo livro didático nas escolas

Agora os alunos e professores do mu-nicípio, bem como

pesquisadores, têm uma ferramenta mais completa para pesquisa sobre a his-tória e a geografia de An-chieta. A Secretaria Muni-cipal de Educação adquiriu, pela primeira vez, um livro didático sobre o tema. A obra, denominada ‘Anchie-ta Nosso Município: Noções Históricas e Geográficas’ é mais um instrumento de trabalho para a educação, e tem por objetivo fornecer aos professores, leitores e alunos, subsídios informa-tivos e atualizados sobre

Anchieta.Os livros adquiridos fo-

ram distribuídos em setembro para a Biblioteca Municipal, as Bibliotecas Escolares e para todos os alunos do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com a Secreta-ria de Educação, o critério de utilização da obra será seme-lhante ao uso de outros livros didáticos fornecidos aos alu-nos, ou seja, o livro permane-cerá em poder do estudante

por um ano letivo, formando um ciclo de uso por três anos.

A aquisição do livro “An-chieta Nosso Município: No-ções Históricas e Geográficas”, dos autores Luiz Guilherme Santos Neves e Lea Brígida Rocha de Alvarenga Rosa, pela editora Formar - 2011, partiu da grande necessidade e procura por bibliografias re-lacionadas a assuntos especí-ficos sobre o município, tendo em vista que a última publi-cação sobre o tema, existente em nossas bibliotecas, data de 1995 (História, Geografia e Organização Social e Política do Município de Anchieta – Luiz Guilherme Santos Neves).

“Estamos aproveitando a aquisição recente de novos exemplares para fomentar nos munícipes o hábito da leitura. Compramos diversos livros, entre eles, temos alguns que são elencados como os mais lidos e ven-didos”.

Adriana Louzada - coordenadora da Biblioteca Municipal.

“Acho isso sensacional, acredito que a leitura é muito importante na vida da pessoa, principalmen-te em uma época que a informática reduziu a es-crita. O livro será sempre essencial, mesmo com os novos métodos eletrôni-cos”.

Evaldo da Assunção, escritor e mo-rador de Anchieta.

EDUCAÇÃO

www.anchieta.es.gov.br

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

11CADA DIA UMA NOVA CIDADE

Agosto / Setembro de 2011

Page 12: Jornal Anchieta Hoje ED 06

ESPORTE E LAZER COMUNITÁRIOGerência de Esportes avalia o desempenho das atividades

O gerente de Espor-tes e Lazer Comu-nitário, Luiz Carlos de Mattos Souza,

disse que o número de adeptos ao esporte no mu-nicípio cresceu e, com isso, a dedicação dos profissio-nais precisa ser maior. “Po-demos aprimorar muito mais o que oferecemos e iremos trabalhar em equi-pe para melhoramos cada vez mais. Temos de usar do esforço em conjunto para buscarmos excelência no trabalho e serviços”, disse.

Já o professor de Educa-ção Física, Max Ramos, clas-sificou a reunião de grande importância para toda a equi-pe. “Essa reunião de trabalho teve uma importância muito grande para todos nós da

Gerência, pois visa uma reor-ganização, um planejamento estratégico para que possa-

mos ampliar nosso trabalho profissional, oferecendo me-lhores condições aos nossos

alunos, propiciando assim um melhor futuro em educação, cidadania e saúde”, disse.

A equipe discutiu divesos assuntos com a finalidade de melhorar as ações desenvolvidas.

Apresentação de capoeira na abertura do evento.

Toda a equipe da Gerência Estratégica de Esportes e Lazer Comunitário de Anchieta se reuniu em setembro com o objetivo avaliar as ações executadas.

Anchieta realizou Conferência da Juventude

O município de Anchieta, por meio da Gerência Estratégica de Esportes

e Lazer Comunitário, realizou em setembro a 2ª Conferên-cia Municipal da Juventu-de, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Apresentações culturais en-volvendo jovens deram início ao encontro, que reuniu di-versas pessoas.

As políticas públicas que fo-ram selecionadas na Conferên-cia serão apresentadas na etapa estadual. Depois de selecionadas

em nível estadual, serão levadas para a última etapa, que aconte-cerá em Brasília.

O evento foi bem proveitoso e discutiu sobre diversos temas como juventude e democracia; participação e desenvolvimento regional e articulação e iIntegra-ção das políticas públicas da ju-ventude.

“Sabemos que nem todas as propostas que saem daqui se-rão transformadas em políticas públicas, mas podem ser absor-vidas por nós e colocadas em prática no nosso município. Hoje

temos estrutura para receber-mos outros programas, seja em qualquer segmento, não só o esportivo. Tenho certeza que es-

sas políticas públicas virão para melhorar o dia a dia de vocês, jovens anchietenses”, disse o prefeito e professor Edival Petri.

tel.: (28) 3536-3292

ESPORTE E LAZER COMUNITÁRIO

www.anchieta.es.gov.br

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

12CADA DIA UMA NOVA CIDADE

Agosto / Setembro de 2011

Page 13: Jornal Anchieta Hoje ED 06

SECRETARIA DEINFRAESTRUTURAPrefeitura comemora 100 obras em andamento

A Prefeitura de An-chieta está come-morando a quanti-dade de obras que

vêm sendo realizadas no município. Cerca de 100 obras estão em andamen-to na Sede e no interior do município, beneficiando os 23 mil moradores.

As obras incluem drena-gem e pavimentação em cer-ca de 50 ruas urbanas, asfal-tamento de estradas rurais, construção de unidades de saúde e escolas e edificação de quadras poliesportivas. To-talizando mais de R$ 70 mi-lhões em investimentos com recursos próprios.

Somente em calçamento, estão sendo investidos R$ 27 milhões. Para construção de 10 novas unidades escolares, serão aplicados outros R$

A Prefeitura de Anchieta está aplicando cerca de R$ 70 milhões em obras, beneficiando a Sede e o interior do município com grandes investimentos na infraestrutura.

15 milhões, disponibilizando mais 2,5 mil vagas na rede municipal em 2012.

Já na área da saúde, em breve, serão entregues o novo Pronto Atendimento, o Centro de Especialidades Odontoló-gicas (CEO), o Centro de Tra-tamento Toxicômano (CTT), o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), uma nova Estratégia de Saúde da Família na Sede e outras unidades de saúde na zona rural.

Segundo o prefeito munici-pal, Edival Petri, a maioria das obras é embasada nos anseios da população, expresso no or-

Obras de pavimentação em Dois Irmãos foram concluídas

A comunidade de Dois Irmãos de Pongal, no interior, é mais uma

localidade beneficiada. As obras de pavimentação asfáltica da estrada prin-cipal já finalizaram e vêm beneficiando mais de 40 famílias. O valor do inves-

timento é de R$ 148.699,38 e contempla um trajeto de 250 metros.

De acordo com informa-ções da Secretaria de Infra-estrutura, os investimentos em pavimentação são neces-sários e importantes. Com estradas mais seguras a po-

pulação tem acesso melhor, favorece a escoação da pro-dução agrícola, e ainda, va-loriza os bairros, tornando os imóveis e terrenos melhor avaliados.

Na maioria das comuni-dades beneficiadas, o projeto incluiu construção ou revitali-

zação de calçadas.Mais obras na comuni-

dade. Os moradores de Dois Irmãos vêm recebendo a re-forma e melhorias na quadra poliesportiva. O investimen-to da obra é de R$ 159 mil e vem sendo realizada pela empresa Triângulo LTDA.

çamento participativo realiza-do nas comunidades todos os anos. “Procuramos atender a demanda das comunidades, a fim de melhorar a qualidade

de vida dos nossos munícipes e receber bem os turistas”, disse Petri, que destacou ain-da o trabalho competente da Secretaria de Infraestrutura.

Criança brincam nas ruas de Recanto do Sol com mais segurança.

tel.: (28) 3536-1755

www.anchieta.es.gov.br

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

13CADA DIA UMA NOVA CIDADE

Agosto / Setembro de 2011

Page 14: Jornal Anchieta Hoje ED 06

Foi apresentado pela Secretaria de Infraestrutura o projeto de construção da nova escola, que será edificada para atender todas as necessidades dos alunos da comunidade.

Comunidade de Serra das Graças tem nova quadra

Prefeitura mais próxima das comunidades rurais

Prefeitura entrega obra e apresenta projeto da nova escola no bairro Praia dos castelhanos

Os moradores da loca-lidade de Serra das Graças, no interior de

Anchieta, já receberam a reforma e modernização da quadra poliesportiva. As obras incluíram ampliação, cobertura, construção do alambrado e instalação de novos pontos de ilumina-ção. O valor aplicado foi de R$ 117.359,76.

A quadra servirá para a

Os moradores das co-munidades do inte-rior de Anchieta ga-

nharam um espaço para que suas demandas sejam resolvidas sem ter que se deslocar até a Sede Muni-cipal.

É que a prefeitura instalou na comunidade de Alto Pon-gal a sede da Gerência Estra-tégica de Serviços às Comuni-dades de Interior. O objetivo é aproximar os serviços ofe-recidos pela Administração Municipal dos cidadãos das

A Praia dos Castelhanos recebeu em setembro a obra de reforma e

modernização da Quadra Poliesportiva e conheceu o projeto da construção da nova escola. Apresen-tações musicais dos alunos da Escola Municipal de En-sino Infantil e Fundamen-tal “Praia dos Castelhanos” deram início a solenidade.

A quadra recebeu melho-rias no piso, banheiros, alam-brado, telhado e iluminação. O espaço também atende os alunos da escola local para a realização de atividades es-portivas e educativas.

O município vem cons-truindo ou reformando 12 quadras poliesportivas, um investimento superior a R$ 2

população local praticar ativi-dades esportivas e realizar ati-vidades de lazer nos finais de semana e nas comemorações da comunidade. Os alunos da escola local também poderão utilizar o espaço para a prática de atividades pedagógicas.

A solenidade de inaugu-ração contou com presença expressiva dos moradores da comunidade, além do prefeito Edival Petri e secretários.

localidades rurais. Com a ini-ciativa, os moradores do inte-rior estão sendo beneficiados com agilidade na execução dos pedidos de serviços refe-rentes à infraestrutura.

Alimentação Escolar também ganha espaço

Ao lado da Gerência fun-ciona o Almoxarifado da Ali-mentação Escolar da Secreta-ria de Educação. A finalidade é entregar a merenda escolar com mais rapidez às escolas da região.

milhões. Todas as quadras se-rão entregues ainda este ano.

Nova EscolaFoi apresentado pela Se-

cretaria de Infraestrutura o projeto de construção da nova escola, que será edifi-cada para atender todas as necessidades dos alunos da comunidade. A nova unidade terá brinquedoteca, banhei-ros e uma área externa cer-cada – para alunos do Ensino Infantil.

O projeto também prevê estacionamento, rampa de acesso, secretaria, cinco salas de aula, sala da direção, dos professores, da coordenação, laboratório de informática, banheiros para professores e alunos, biblioteca, laborató-

rio de ciências, playground, pátio com refeitório, cozinha, dispensa, área de serviço e um auditório para 100 pes-soas. Vale ressaltar que todos os acessos a escola são adap-tados para aqueles que pos-suem necessidades especiais.

“Desenvolvemos projetos pensando em cada detalhe e no bem-estar dos alunos, oferecendo toda infraestru-tura para que possam estudar e desenvolver suas atividades de forma agradável e profis-sional”, disse Renato Lorenci-

ni, secretário da pasta.Já para a vice-prefeita e

secretária de Educação, Paula Louzada, as melhorias foram necessárias para atender com qualidade os alunos da co-munidade. “Precisamos man-ter as nossas escolas sempre em bom estado para atender os alunos da nossa rede.

Para o prefeito Edival Pe-tri, todo dinheiro aplicado em educação é investimento e lembrou que R$ 15 milhões estão sendo aplicados na construção de novas escolas.

Momento do descerramento da placa inaugural.

INFRAESTRUTURA

www.anchieta.es.gov.br

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

14CADA DIA UMA NOVA CIDADE

Agosto / Setembro de 2011

Page 15: Jornal Anchieta Hoje ED 06

SECRETARIA DESAÚDE

Iniciado processo para a construção do novo eSF centro 1

Começou o processo para a construção da ESF Centro 1. A licita-ção será anunciada

nos próximos dias, e deve custar perto de R$ 1,5 mi-lhão. O projeto arquitetôni-co é uma concepção arqui-tetônica arrojada, de uma beleza estética incrível, que reúne conforto e funciona-bilidade para os usuários e para os profissionais de

saúde. Além de ambiental-mente moderna.

A unidade terá aproveita-mento das águas da chuva e amplas janelas envidraçadas, permitindo a iluminação natu-ral dos ambientes.

A unidade ficará na área central de Anchieta, na es-quina da Avenida Rauta com a Rua Jairo Pimentel, em um terreno medindo 620 m2. Com dois pavimentos, a nova ESF

Perspectiva de como ficará a nova unidade.

terá 850 m2 de área construí-da, podendo abrigar com con-forto duas equipes completas da Estratégia Saúde da Famí-lia. Um elevador social e uma ampla escadaria permitem o rápido deslocamento dos pro-fissionais e usuários para o pa-vimento superior.

O projeto prevê dois ba-nheiros para a sala de recep-ção, dois banheiros para uso exclusivo dos profissionais e

dois banheiros anexos ao audi-tório de 90 lugares.

Obras prontasA obra do Centro de Es-

pecialidades Odontológicas (CEO) está pronta para ser inaugurada. A obra do Pronto Atendimento (PA) recebeu a parcela que faltava do gover-no do Estado, e caminha rápi-do para sua conclusão definiti-va e entrega para a população.

Saúde cria Fórum para discutir projetos inovadoresO palestrante convidado, Wallace Cazelli, da Coordenação Estadual da Atenção Primária à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, concedeu entrevista ao Anchieta Hoje, confira no box.

A Secretaria de Saúde de Anchieta realizou, no dia 23 de setem-

bro, a segunda edição do Fórum de Projetos Inova-dores, uma oportunidade para que os profissionais de Saúde do município participem do processo de construção das novas polí-ticas de melhoria da quali-

dade no atendimento, es-tabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Na primeira edição, ocor-rida em agosto, o Fórum tra-tou sobre o Plano de Cargos e Carreiras da Secretaria da Saúde, e teve a participação do Secretário de Adminis-tração e Recursos Humanos, Sandro Alpoim.

O encontro do dia 23 foi para tratar especificamente do decreto da presidente Dilma (Decreto lei 7.508) e portarias subsequentes, que tratam da implementação dos novos ins-trumentos de contratualização de metas de qualidade e avalia-ções, que vão permitir novos in-centivos financeiros às equipes.

O palestrante convidado

foi Wallace Cazelli, da Coor-denação Estadual da Atenção Primária à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde. Cazelli par-ticipou de todo o processo de construção da nova política de metas do SUS e deu uma entre-vista ao jornalista João Carmo, assessor de Comunicação da Secretaria de Saúde de Anchie-ta. Confira.

tel.: (28) 3536-2456

www.anchieta.es.gov.br

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

15CADA DIA UMA NOVA CIDADE

Agosto / Setembro de 2011

Page 16: Jornal Anchieta Hoje ED 06

Profissionais de Anchieta concluem Pós-Graduação em Saúde

Equipe de alunos com o secretário de Saúde, Fayer Fonseca, comemoram a finalização do curso.

SuS terá quase r$ 1 bilhão para melhoria no atendimento em 2012

entrevista com Wallace cazelli

Anchieta Hoje - O que é o PMAQ?

Wallace Cazelli - É o Pro-grama de Melhoria do Aces-so e Qualidade da Atenção Básica, com contratualiza-ção, certificação e remune-ração por desempenho de qualidade das equipes de atenção básica, sendo a ava-liação da satisfação do usu-ário um dos destaques da proposta. O programa aplica recursos adicionais em muni-cípios que cumprirem metas de atendimento e qualida-de, tais como o atendimento pré-natal (gestantes), acom-panhamento de doentes crô-

nicos (hipertensos, diabéticos, etc), redução do tempo de es-pera por consulta e a adequa-da atenção à saúde do idoso, podendo até dobrar o valor recebido por uma equipe.

AH - O que é atenção bá-sica?

Wallace Cazelli - É a dis-ponibilidade de serviços de saúde mais perto de onde as pessoas moram que prestada com qualidade pode resolver até 80% dos problemas de saúde da população sem a ne-cessidade de ir ao hospital, o que desafoga o atendimento das emergências e garante um

acompanhamento continua-do.

AH - Quem poderá ade-rir a PMAQ?

Wallace Cazelli - O muni-cípio que assumir o compro-misso de melhoria da qualida-de de suas equipes de saúde pode fazer a inscrição dire-tamente com o Ministério da Saúde, que prevê a adesão de até 17.600 equipes da Aten-ção Básica no Programa ainda em 2011.

AH - Como o usuário da saúde poderá saber a situa-ção de seu município?

No total, foram três turmas de profissionais da Secretaria de Saúde ou ligados à área de saúde e assistência social.

A última turma de estu-dantes de Anchieta no Curso de Especialização

em Atenção Primária à Saú-de está finalizando o curso e apresentando os projetos de intervenção, como são chamados os trabalhos finais apresentados às bancas exa-minadoras. O curso foi uma iniciativa do governo do Es-tado, em parceria com insti-

“É uma forma de dar sa-tisfação dos investimen-tos feitos pela municipa-lidade nesse curso, uma feliz parceria entre a Pre-feitura de Anchieta e o governo do Estado”.

Fayer Fonseca – secretário de saúde.

tuições universitárias de Vi-tória, Vila Velha e Guarapari.

O secretário de Saúde de Anchieta, Fayer Fonseca, partici-pou da apresentação dos proje-tos. O objetivo dos trabalhos é propor iniciativas que ampliem e fortaleçam as ações da Atenção Primária em Saúde no município de Anchieta. Todos os projetos apresentados foram aprovados pelas bancas.

Imersão em conhecimentoPara a maioria dos alunos,

o curso representou um ino-vador banho de conhecimento sobre a nova visão da Atenção Primária em Saúde como porta de entrada do sistema público de saúde, suas diretrizes, prin-cípios, dificuldades e potencial resolutivo.

O modelo de atenção do SUS foi vigorosamente deba-

tido e comparado com outros países e os estudantes pude-ram participar de rodas de dis-cussão, onde cada aspecto da organização do sistema públi-co de saúde foi submetido ao olhar crítico de alunos e profes-sores.

Mas, o melhor aspecto do curso foi mesmo sua proposta de projetos de intervenção, que ofereceu aos alunos a oportuni-dade de desenvolverem novas iniciativas que tenham como fi-nalidade a ampliação, melhoria e fortalecimento dos serviços prestados pela Atenção Primá-ria em Anchieta.

Wallace Cazelli - A PMAQ emitirá certificados de desempenho para cada equi-pe de saúde após a avalia-ção da satisfação do usuário, acesso, utilização e qualidade dos serviços. As equipes que tiverem um desempenho in-satisfatório terão o incentivo suspenso.

AH - Quanto está sen-do investido na PMAQ?

Wallace Cazelli - Cerca de R$ 104 milhões em 2011. A expectativa é que, em 2012, sejam aplicados perto de R$ 1 bilhão (um bilhão de reais) no programa.

SAÚDE

www.anchieta.es.gov.br

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

16CADA DIA UMA NOVA CIDADE

Agosto / Setembro de 2011

Page 17: Jornal Anchieta Hoje ED 06

TURISMO, COMÉRCIO E EMPREENDEDORISMOAnchieta: Cursos e serviços mais próximos do cidadão

A Secretaria de Turis-mo, Comércio e Em-preendedorismo de Anchieta iniciou um

novo projeto no município, beneficiando todas as comu-nidades com diversos servi-ços. Trata-se do projeto ‘Tu-rismo na comunidade - Bolsa de Serviços’, que tem como objetivo levar informação e serviços às comunidades, bem como capacitar os mu-nícipes próximos de suas

residências. O lançamento aconteceu em setembro, na comunidade de Jabaquara, onde mais de 220 pessoas foram atendidas. Outras 14 comunidades receberão a vi-sita do projeto até o final de novembro.

Nas visitas às localidades se-rão oferecidos cursos rápidos, palestras, emissão de documen-tos, cadastro de empregos, além da apresentação do calendário oficial de eventos e dos circuitos

O lançamento do novo projeto aconteceu em setembro, na comunidade de Jabaquara.

“Uma boa iniciativa que irá facilitar a vida de mui-tas pessoas, principal-mente aqueles que não tem acesso à internet e outras fontes de informa-ção. Vejo que a comunida-de está empolgada com essa ação”.

Glauciene Egídeo de Souza, estu-dante – Jabaquara (fez inscrição em di-versos cursos)

“Se todos os órgãos pú-blicos fizessem como a Prefeitura de Anchieta, levando conhecimento e cursos nas comunidades, muitos jovens não esta-riam no mundo das dro-gas”.

Valdir Rodrigues Santos, seringueiro de Jabaquara (participou da oficina de ar-tesanato, promovida pela Assanart)

turísticos do município.Com esse projeto, além

de atender com mais direcio-namento as pessoas de cada bairro, as vocações turísticas de cada local serão evidenciadas e, a partir daí, serão direcionados estratégias a fim de potenciali-zar a região.

De acordo com o titular da pasta, Edson Vando de Sou-za, o projeto também irá atu-ar como uma oficina in loco, a fim de realizar uma reflexão

nos moradores locais acer-ca das vocações turísticas da comunidade e, dessa forma, orientá-los e capacitá-los na questão de atendimento ao turista e na criação de uma empresa familiar.

Aderiram a essa iniciativa a Agência Nosso Credito, o Sine, Senai, Sebrae Escola de Turismo do Mepes, Assanart, Nosso Crédito e Associação dos Empresários de Anchieta (AEA).

Anchieta sedia Seminário Regional para Elaboração da lei Geral estadualA Lei Geral Estadual é de grande importância para os pequenos negócios capixabas porque objetiva o reconhecimento de um segmento que congrega 99,2% das empresas economicamente ativas do país.

Foi realizado em Anchie-ta, no dia 15 de setem-bro, o 10º Seminário Re-

gional para Elaboração da Lei Geral Estadual das Mi-cro e Pequenas Empresas. O evento foi organizado pela Agência de Desenvol-vimento Regional (Aderes).

Na ocasião, o Governo do

Estado recebeu de empreen-dedores da Região Metrópole Expandia Sul (Anchieta, Al-fredo Chaves, Iconha, Piúma, Itapemirim, Marataízes, in-cluindo Guarapari) sugestões que podem constar na Lei Ge-ral Estadual.

O prefeito de Anchieta e presidente do Consórcio de

Desenvolvimento Regional (Condesul), que esteve pre-sente no evento, disse que o encontro foi muito importan-te para as empresas da região, pois contribuiu para o fortale-cimento das micro empresas e discutiu o futuro delas.

A Lei Geral Estadual é de grande importância para os

pequenos negócios capixabas porque objetiva o reconheci-mento de um segmento que congrega 99,2% das empre-sas economicamente ativas do país, emprega 60% da mão de obra, mas ainda responde por apenas 20% do Produto Interno Bruto (PIB).

tel.: (28) 3536-3667

www.anchieta.es.gov.br

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

17CADA DIA UMA NOVA CIDADE

Agosto / Setembro de 2011

Page 18: Jornal Anchieta Hoje ED 06

Condesul assinou termo para iniciar projeto de incubadora em anchietaO termo iniciou a execução do projeto piloto para implantação de uma incubadora não residente em Anchieta, para atender as atuais e futuras empresas do município e das demais cidades da região. Em setembro já foram apresentados os primeiros trabalhos.

Foi assinado no final de agosto, no auditório da Secretaria de Agricultu-

ra, Abastecimento e Pesca de Anchieta, o Termo de Compromisso e Coopera-ção Técnica entre o Gover-no do Estado, a Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (Aderes) e o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentá-vel da Região Sul do Estado (Condesul).

Estiveram presentes à sole-nidade, o prefeito de Anchieta e presidente do Condesul, Edi-val Petri; o vice-governador do Estado, Givaldo Vieira; o secre-tário estadual de Ciência e Tec-nologia, Jadir Pella; o diretor da Aderes, Pedro Rego; o presiden-te da Associação Empresarial de Anchieta (AEA), Adrian Rovetta; o presidente do Findes, Antônio Pranto; Secretários e gerentes municipais, além dos prefeitos de Alfredo Chaves, Piúma e Ico-nha, Fernando Lafayette, Profes-sor Ricardo e Dercelino Mogin, respectivamente. Representan-tes de associações comerciais da

região também participaram da solenidade.

O projeto de incubadora não residente visa à formação, atra-vés da incubação, inovação, capacitação e integração com grandes e pequenas empresas. De acordo com informações da Secretaria de Turismo, Co-mércio e Empreendedorismo, as empresas que aderirem a iniciativa irão receber capaci-tação, apoio contábil, jurídico e científico, além de gestão do conhecimento.

“Esse projeto piloto tem como foco ofertar um nú-cleo de serviços especiali-zados aos empresários da região”.

Jadir Pella - secretário de Estado de Ciência e Tecnologia.

“Essa região precisa cres-cer ainda mais. Precisa-mos trabalhar em conjun-to, pois teremos muitos benefícios e desafio pela frente, que serão refleti-dos em todos os municí-pios. E esse consórcio sim-boliza isso, a união para o nosso desenvolvimento. Queremos deixar para os futuros prefeitos um con-sórcio consolidado”.

Edival Petri - prefeito de Anchieta e presidente do Condesul.

“Estamos trabalhando para o crescimento e fo-mentação da renda. Hoje estamos assistindo um fruto que expandiu. Para-benizo a prefeitura de An-chieta e a todos os prota-gonistas nesse processo”.

Givaldo Vieira - vice-governador do Estado.

Prefeito e presidente da Condesul, Edival Petri, assinou o documento.

Anchieta adere ao plano de regularização da rede hoteleiraO projeto, orientado pelo Ministério Público (MP), prevê e ordenação a ocupação de hotéis e pousadas nos municípios de Anchieta, Piúma e Guarapari.

A Secretaria de Turismo, Comércio e Empreen-dedorismo de Anchie-

ta, juntamente com os mu-nicípios Piúma e Guarapari, deram continuidade ao Pla-no Integrado da Rede Hote-leira para a região, que faz parte do Termo de Coopera-ção Sócio Ambiental (TCSA) para a ocupação ordenada da hotelaria. As associações

comerciais também estão engajadas na iniciativa. Du-rante os meses de agosto e setembro foram realizados encontros nos balneários para discussão das propos-tas.

O projeto, orientado pelo Ministério Público (MP), prevê a ordenação e ocupação de hotéis e pousadas nos três mu-nicípios. Este modelo objetiva

atender ao projeto da Samar-co, na implantação da Quarta Usina, pois tem previsão ini-cial da necessidade de 2.800 trabalhadores. O modelo será ampliado para a Companhia Siderúrgica de Ubú (CSU) e Pe-trobrás até 2016.

A intenção é que esses em-preendimentos se regularizem para atender a demanda de investimentos previstos na re-

gião e cumpram orientação do MP.

No encontro foram discu-tidos assuntos sobre preenchi-mento do cadastro, regulariza-ção da documentação do meio de hospedagem: Cadastro do CNPJ, alvará de funcionamen-to, Certidões Negativas, Vigi-lância Sanitária, Policia Civil, Corpo de Bombeiros, entre outros.

www.anchieta.es.gov.br Agosto / Setembro de 2011

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

18CADA DIA UMA NOVA CIDADE

Page 19: Jornal Anchieta Hoje ED 06

Caminhada relembrou trajetória dos imigrantesA caminhada reuniu cerca de 360 pessoas e foi organizada pela Secretaria Municipal de Turismo, Comércio e Empreendedorismo.

A caminhada reuniu cerca de 360 pessoas e foi organizada pela Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo.

Por belas paisagens rumo às montanhas. Assim foi o trajeto da 7ª edição da caminha-

da Os Passos dos Imigran-tes, que também aconteceu em Anchieta. A Praça dos Imigrantes, no Centro da cidade, marcou o início do trajeto, que seguiu em di-reção à comunidade de Alto Pontal, onde foi realizada a tradicional Festa da Coloni-zação Italiana. Cerca de 360 pessoas participaram da ca-minhada.

O percurso, de 41 km, re-fez a trajetória dos imigrantes italianos quando aportaram no município, no final do sé-culo XIX, e subiram as terras mais altas para desbravá-las e construir lavouras e novas comunidades. Os caminhei-ros passaram por diversas lo-calidades rurais de Anchieta, onde puderam conhecer as

belezas naturais da região, os produtos da agricultura fami-liar e ter um contato maior com a natureza e as culturas locais.

No início da caminhada houve apresentação da ban-da de Fanfarra Municipal, café rural, aquecimento e benção aos caminhantes. Os andarilhos percorreram o tra-jeto em 02 dias. A primeira

parada aconteceu em Sim-patia, onde foi servido almo-ço italiano aos participantes, que foram recepcionados pe-los alunos locais.

Já no segundo dia, a lo-calidade de Serra das Graças ofereceu um delicioso café rural. Já em Alto Pongal, os andarilhos foram recebidos pela comunidade com mú-

sicas típicas, apresentações culturais e muita comida ita-liana. Durante todo o trajeto foi disponibilizado infraestru-tura, com ambulância, mé-dicos, banheiros químicos, água, carros de apoio e ôni-bus.

O senhor Gilberto Couti-nho Herbst, 59, de Vila Ve-lha, que participa de diversas caminhadas no Estado, dis-se que foi bem acolhido e o evento muito organizado.

“Já participei de 35 ca-minhadas, num percurso total de quase mil quilô-metros. Achei essa cami-nhada excelente, dispo-nibilizando um contato muito próximo com a na-tureza”.

Gilberto Coutinho Herbst, de Vila Velha.

Maria Eugênia de Azevedo, 54, de Cachoeiro de Itapemirim.

“Participei pela primeira vez e quero agora parti-cipar todos os anos. Achei muito organizada, um povo acolhedor, o trajeto muito bonito e sem lixo, isso é um diferencial de outras caminhadas que já participei”.

Maria Marta, de Vila Velha.

“Essa é a terceira vez que participo, gosto da orga-nização e da recepção. Destaco a limpeza do per-curso e a alegria dos par-ticipantes”.

EVENTOS

www.anchieta.es.gov.br Agosto / Setembro de 2011

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

19CADA DIA UMA NOVA CIDADE

Page 20: Jornal Anchieta Hoje ED 06

Cultura e tradição na Festa da Imigração Italiana em alto PongalO ponto alto da festa foi o desfile da Caretela, que aconteceu na tarde de domingo e reuniu centenas de pessoas.

A comunidade de Alto Pongal, no interior de Anchieta, recebeu

muitos visitantes no início de setembro para a 6ª Fes-ta da Imigração Italiana. As casas da pequena vila estavam todas decoradas nas cores da Itália. A or-namentação deu um maior charme e organização à festa.

Os moradores locais trabalharam meses para preparar as atividades que aconteceram com mui-to organização durante o evento.

Contagiados com muita alegria, os participantes da Caretela esquentaram o frio com muito vinho, servido du-rante o trajeto da apresenta-ção. Uma barca representava a chegada dos imigrantes ita-lianos ao porto de Anchieta, no final do século XIX. Os moradores da comunidade ainda preparam diversos car-ros alegóricos, representan-do a cultura dos imigrantes desbravadores, e que ainda é preservada na região, como a Casa da Nona e a Venda do Nono.

Crianças, adultos e ido-sos, em trajes típicos, des-filaram a hospitalidade e os costumes da vila. Os carros traziam ainda os produtos da agricultura familiar e as ferra-mentas que são utilizadas até hoje no cultivo das lavouras. A rainha e princesas da festa esbanjaram simpatia.

Os visitantes puderam ain-da apreciar almoço italiano, apresentação culturais e pra-tos produzidos pelas nonas da localidade. De acordo com os organizadores, as mesmas nonas confeccionaram as roupas para as apresentações culturais.

Durante a programação,

houve ainda missa, forró e shows. O coral Nona Adélia,

da própria comunidade, fez uma belíssima apresentação,

assim como os alunos da es-cola local.

As ‘nonas’ da comunidade integram um coral que evidenciou a cultura e a alegria da comunidade.

A rainha e princesas da festa esbanjaram beleza e simpatia.

Coral com os alunos da Escola de Alto Pongal.

www.anchieta.es.gov.br Agosto / Setembro de 2011

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

20CADA DIA UMA NOVA CIDADE

Page 21: Jornal Anchieta Hoje ED 06

Alto Joeba: Mais uma edição de sucesso de moda de violaA organização do evento foi da Associação de Moradores da comunidade, sob a coordenação da Gerência de Cultura e Patrimônio Histórico.

As violas estavam afi-nadas na 6ª edição da Moda de Viola ao

Pé da Serra, que aconteceu em setembro, em Alto Jo-eba. O estilo sertanejo de raiz foi a estrela da festa na pequena vila, por onde circularam mais de seis mil pessoas. A missa ser-taneja abriu a programa-ção, após, a dupla anfitriã, Amarildo e Ney da Viola iniciou as apresentações.

A tradicional Casa do Ca-boclo, onde foi servido café

“Fiquei sabendo do even-to pelos jornais. Como es-tou de férias em Guarapari, resolvi conhecer o evento. Valeu a pena, foi uma festa muito bonita e organizada. Eu e minha família estamos nos divertindo muito. Ano que vem retornaremos”.

Ricardo Salles Silva – Belo Horizonte (MG)

O som da violas fez a festa em Alto Joeba. Foi um domingo de entretenimento para toda família.

fresquinho aos visitantes, fez uma releitura das casas anti-gas e do jeito acolhedor do interior.

A cada ano o evento atrai um número maior de visitan-tes e apreciadores da moda de viola. No palco só sanfo-na, violão e viola, quando muito, uma gaita para man-ter a tradição deste estilo bem brasileiro da música raiz que faz da festa de Alto Joe-ba, um encontro de violeiros diferente dos demais eventos promovidos na região.

O bucolismo do local e a receptividade dos morado-res fazem jus à fama que o evento vem conquistando em toda a região. Foi um dia de festa para toda a família, onde as crianças contaram com um espaço criado es-pecialmente para elas, com brinquedos e recreadores. A programação do dia inteiro foi dedicada aos amantes da música de raiz. O som das violas esquentou o frio e aqueceu a emoção dos parti-cipantes.

Festa do Café em São lourenço

A comunidade de São Lourenço, também co-nhecida como Cedro,

no interior de Anchieta, rea-lizou no final de agosto a 3ª Festa do Café.

O objetivo da festividade foi comemorar a produção de café,

expressiva na comunidade. Moda de viola e muito forró ani-mou os participantes do evento.

Dentre as atrações, houve shows com bandas de forró, almoço comunitário, leilões e a Cavalgada da Amizade, envol-vendo mais de 100 cavaleiros.

Festival de Caranguejo em chapada do a

A comunidade de Cha-pada do A, no interior de Anchieta, realizou

também no final de agosto o Festival do Caranguejo.

A programação incluiu es-paço gastronômico com pra-tos preparados com o crustá-

ceo, shows de forró e moda de viola, além da apresenta-ção de danças indígenas.

Diversas pessoas partici-param da festa e apreciaram os pratos preparados com muito carinho pelos morado-res locais.

www.anchieta.es.gov.br Agosto / Setembro de 2011

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

21CADA DIA UMA NOVA CIDADE

Page 22: Jornal Anchieta Hoje ED 06

Festa do Coco em arerá

a associação de moradores da comunidade de arerá, no in-terior de anchieta, promoveu em setembro a 4ª Festa do coco. durante a programação aconte-ceram torneio de futsal, shows, sorteios, apresentações cultu-rais, além da comercialização de comidas típicas e deliciosos do-ces produzidos a base do coco, que é encontrado em abundân-cia na região. os shows princi-pais ficaram por conta da banda mar Place, Grupo Santaréns e amarildo e ney da viola.

Belo Horizonte: Caminhada Ecológica reuniu centenas de participantes

A comunidade de Belo Horizonte, no interior de Anchie-

ta, realizou no final de setembro a 10ª edição da Caminhada Ecológica Ecomonte Urubu.

O objetivo do evento foi conhecer as belezas natu-rais e as potencialidades da agroindústria local.

O trajeto da caminhada foi de 6 km, partindo da es-cola até o Monte Urubu.

“A caminhada reuniu cen-tenas de pessoas, que pu-deram apreciar a beleza da região e conhecer os produtos da agroindústria local”.

José Maria Simões – organizador.

A programação ini-ciou com um café da ma-nhã a base de produtos da agroindústria local. O retor-no aconteceu com almoço típico comunitário.

À tarde, a programação continuou com apresenta-ção de dança típica portu-guesa com Os Brandarinos. O encerramento ficou por conta da dupla de moda de viola Amarildo e Ney da Viola.

www.anchieta.es.gov.br Agosto / Setembro de 2011

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

22CADA DIA UMA NOVA CIDADE

Page 23: Jornal Anchieta Hoje ED 06

Multidão participou a Caretela, em Alto Pongal.

Comida tradicional e gostosa preparada em Alto Pongal.

Caminhantes parabenizam or-ganização da caminhada.

Campeões do torneio de voo livre Volare, em Alto Pongal.

Participantes da caminhada Os Passos dos Imigrantes.

Trajes típicos e água de coco em Arerá para receber caminhantes.

Palestra Soluções para Cidades, envolvendo prefeitos do Condesul.

Palestra na Biblioteca Municipal Pof. José de Anchieta Pompermayer.

Palestra sobre setor pesqueiro para alunos da rede municipal.

Reunião sobre segurança com participação da Polícia Militar.

Palestra promovida pela Secre-taria de Administração e RH.

Casa típica foi sucesso na Caretela em Alto Pongal.

Cultura e tradição da Festa da Colonização Italiana em Alto Pongal.

FOTOS E AÇÕES - Agosto/Setembro - 2011

www.anchieta.es.gov.br Agosto / Setembro de 2011

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

23CADA DIA UMA NOVA CIDADE

Page 24: Jornal Anchieta Hoje ED 06

Aluna de Simpatia agradeceu os caminhantes.

Léo, da dupla Liu e Léo, autografou viola sorteada em Joeba..

As Marias serviram um delicioso café aos visitantes da Festa da Viola.

Disposição na Caminhada Os Pas-sos dos Imigrantes.

Serviço de Convivência Casa dos Talentos (antigo Peti) de Limeira.

Visual impreciou os participantes de Os Passos dos Imigrantes.

Coral Nonna Adélia, de Alto Pon-gal.

Música e danças em Alto Pongal, durante Festa da Colonização.

Caminhantes foram bem recep-cionados em Simpatia.

Fanfarra iniciu caminhada Os Pas-sos dos Imigrantes.

Participantes da Conferência da Juventude.

Adolescentes do SCFV núcleo de Mãe-Bá em apresentação musical.

A dupla Amarildo e Ney da Viola foi responsável pela apresentação dos violeiros (adultos e mirins) na Festa da Viola, em Alto Joeba.

FOTOS E AÇÕES - Agosto/Setembro - 2011

www.anchieta.es.gov.br Agosto / Setembro de 2011

OJEO JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

24CADA DIA UMA NOVA CIDADE