Jornal Anchieta Hoje ED 07

24
OBRAS DE ASFALTAMENTO JÁ CHEGARAM EM BAIXO PONGAL As famílias de agricultores estão comemorando a nova conquista, que irá fortalecer o agroturis- mo na região e facilitar a vida de moradores e turistas. O casal de agricultores de Baixo Pongal, José Carlos e Marilza Pícolli, está otimista com a nova obra. Outras comu- nidades serão beneficiadas. Ano 1 • Ed. 07 • Anchieta • ES • 2011 OJE ANCHIETA O JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA p.18 Educação mais amorosa em Anchieta Município aderiu ao Programa Valores Humanos na Educação. Todas as escolas da rede municipal irão participar da nova proposta que irá revolucionar a educação e resgatar os valores humanos. p.11 p.20 Local será Centro Cultural Municipal. Hotel Anchieta p.17 Beira Rio será totalmente revitalizada. Jabaquara p.14 Unidade vem atendendo jovens e adultos de Nova Esperança. Campo Bom de Bola p.09 Nova técnica é implantada nas lavouras de Anchieta. Caixas Secas p.13 Simpatia irá ganhar nova escola p.19 Concurso Decoração Natalina p.10 Anchieta realiza Dia da Seringueira p.21 Confira os principais eventos do mês Cras desenvolve projeto itinerante nas comunidades. Cursos itinerantes p.06 Biblioteca Municipal comemora aniversáro do projeto. Café Literário p.12

description

O Jornal da Prefeitura Anchieta

Transcript of Jornal Anchieta Hoje ED 07

Page 1: Jornal Anchieta Hoje ED 07

OBRAS DE ASFALTAMENTO JÁ CHEGARAM EM BAIXO PONGAL As famílias de agricultores estão comemorando a nova conquista, que irá fortalecer o agroturis-mo na região e facilitar a vida de moradores e turistas.

O casal de agricultores de Baixo Pongal, José Carlos e Marilza Pícolli, está otimista com a nova obra. Outras comu-nidades serão benefi ciadas.

Ano 1 • Ed. 07 • Anchieta • ES • 2011

OJEANCHIETA

O JORNAL DA PREFEITURA DE ANCHIETA

p.18

Educação mais amorosa em AnchietaMunicípio aderiu ao Programa Valores Humanos na Educação. Todas as escolas da rede municipal irão participar da nova proposta que irá revolucionar a educação e resgatar os valores humanos. p.11

p.20

Local será Centro Cultural Municipal.

Hotel Anchieta

p.17

Beira Rio será totalmente revitalizada.

Jabaquara

p.14

Unidade vem atendendo jovens e adultos de Nova Esperança.

Campo Bom de Bola

p.09

Nova técnica é implantada nas lavouras de Anchieta.

Caixas Secas

p.13

Simpatia irá ganhar nova escola

p.19

Concurso Decoração Natalina

p.10

Anchieta realiza Dia da Seringueira

p.21

Confi ra os principais eventos do mês

Cras desenvolve projeto itinerante nas comunidades.

Cursos itinerantes

p.06

Biblioteca Municipal comemora aniversáro do projeto.

Café Literário

p.12

Concurso Decoração

Page 2: Jornal Anchieta Hoje ED 07

www.anchieta.es.gov.br Outubro de 2011

OJEANCHIETA

CADA DIA UMA NOVA CIDADE 2

GOVERNO

Margareth SangaliMuito bom isso, vai valorizar a cidade . Parabéns!!!!(sobre a restauração do Hotel Anchieta)

Rita De Cassia MezadriAnchieta cada dia melhor, sinto orgulho de fazer parte da história deste município.

Enio FortesParabéns ao prefeito pela iniciativa que finalmente irá se concretizar (sobre Centro do Idoso).

Glaucia PeriniPena que estava chovendo muito, minhas bailarinas nem dançaram... Tô feliz pelo nosso espaço cultural... (restau-ração do Hotel Anchieta)

Hilley BrazRestauração do Hotel Anchieta, um marco para nossa cidade!!!!!

Léo BressanelliParabéns pelo trabalho e pelo desenvolvimento gigantes-co!

Rhayane GomesEles merecem com certeza!!!! (sobre as atividades do Dia do Servidor)

Elza MartinsMuito bom... Foi valiosa a capacitação (Sobre programa Valores Humanos na Educação)

Alexandra RibeiroParabéns Prefeito... como sempre pensando no bem estar de sua população!!!!

Elizabeth NunesÉ Prefeito, você está mesmo de parabéns, o show foi maravilho, estava muito bom, parabéns. (sobre o show de Patati e Patatá)

EQUIPE DE GOVERNOPREFEITO: Edival PetriVICE-PREFEITA: Paula Louzada

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO PREFEITO: Flávio SimõesPROCURADORIA: Leonardo Antunes

SecretariasGOVERNO: Jakeline Petri SalariniADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS: Sandro AlpohimFAZENDA: Dirceu PortoEDUCAÇÃO: Paula LouzadaSAÚDE: Fayer FonsecaASSISTÊNCIA SOCIAL: Flavio Sant’AnnaMEIO AMBIENTE: Pablo Merlo PrataAGRICULTURA, PESCA E ABASTECIMENTO: Giovane Bissa MerigueteTURISMO, COMÉRCIO E EMPREENDEDORISMO: Edson VandoINFRAESTRUTURA: Renato LorenciniINTEGRAÇÃO: Marcelo Pompermayer

GerênciasSEGURANÇA PÚBLICA E SOCIAL: Leonardo AbrantesESPORTE E LAZER COMUNITÁRIO: Luiz Carlos de MattosCULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO: Telma Amaral

OUVIDORIA: (28) 3536 3233

Rod. do Sol KM 21,5, Nº 1620 - Vila Residencial SamarcoCEP 29230-000 - Anchieta - ES

EDITORIAL

Publicado pela: Gerência Operacional de Comunicação Social Edição, Redação e Revisão: Dirceu de Souza Cetto - Relações Públicas e GerenteEdição e Redação: Thiago de Barros - JornalistaDiagramação: Sandro M. TravassosProjeto Gráfico: Sandro M. Travassos e Rubens RizziFotografia: Renan Alves e Acervo/PMARevisão: Eliane Marconcini SilvaColaborador: João Carmo, Assessor de Comunicação da Secretaria de Saúde.Impressão: Gráfica A Gazeta (4.000)

É permitida a reprodução do conteúdo deste jornal desde que citada a fonte.

Tel: 28 3536 1785 / 28 9882 3972

Participe deste jornal, dê sua sugestão.

[email protected]

Valores do passado, presentes no futuro

Gerência Operacional de Comunicação Social

Anchieta é uma ci-dade de encantos, valores e costumes. Além das inúmeras

belezas naturais, dos for-tes traços culturais e da rica gastronomia, o muni-cípio é também destaque quando se trata de desen-volvimento.

Seja na Sede, nos balne-ários ou no campo, Anchieta vem recebendo grandes in-vestimentos da administração pública. Diversas obras vêm sendo edificadas a fim de me-lhorar ainda mais a qualidade de vida dos moradores e visi-tantes. Mas, também, a ini-

ciativa privada está com olha-res atentos à terra do Beato. Diversas empresas estão se instalando por aqui, abrindo novos negócios. Com isso, são gerados novos postos de tra-balho, novas oportunidades são construídas, além do cres-cimento da receita municipal.

Essa realidade vem acon-tecendo nos últimos anos, graças as fontes de petróleo encontradas em nosso litoral, da logística e, principalmente, porque Anchieta está estrutu-rada, sendo administrada com ética, transparência e respeito. E, devido a isso, a cidade está se desenvolvendo cada vez

mais e atraindo novos investi-mentos. Tudo isso gera bene-fícios para as nossas famílias.

Com tantos investimentos, temos que estar preparados para construir a nossa história e tornar Anchieta cada dia me-lhor, com os mesmos encan-tos, valores e costumes, mas ancorados em uma cidade moderna, acessível e de opor-

tunidades. Confira nesta edição os in-

vestimentos aplicados nas co-munidades anchietenses e os novos projetos implantados no município para a construção de uma educação de valores e humanizada. Boa Leitura!

Curtiram no nosso facebook

curta nosso

facebook siga-nos no

twitter

Page 3: Jornal Anchieta Hoje ED 07

www.anchieta.es.gov.brOutubro de 2011

OJEANCHIETA

3CADA DIA UMA NOVA CIDADE

GOVERNO

Preparando a nossa cidade

Finalizamos mais um mês e novos trabalhos e obras foram iniciadas

neste período. Temos a cer-teza que estamos cumprin-do o nosso dever de casa. Já é perceptível a mudança em nosso município. As obras de infraestrutura que já fo-ram ou estão sendo execu-tadas, vêm melhorando sig-nificamente a sua vida.

O nosso compromisso é

com você, cidadão anchieten-se. Os recursos arrecadados por meio dos impostos são transformados em benfeitorias coletivas como novas escolas, unidades de saúde, quadra, praças e pavimentação de ruas e estradas, solicitadas por sua comunidade.

Temos muitas obras pron-tas para serem inauguradas, que precisam de pequenos detalhes para iniciar o funcio-

namento e servir a sua família com mais segurança e como-didade. Somos hoje, uma cida-de que cresce em rítmo acele-rado, mas com os pés no chão. Estamos constantemente ava-liando os nossos trabalhos e parcerias, a fim de investirmos em ações que atendam verda-deiramente as suas necessida-des.

Muitas obras serão inicia-das ainda este ano, já outras,

no próximo exercício. Que-remos deixar uma marca de prosperidade, conforto e aces-sibilidade em todas as nossas comunidades, favorecendo as nossas famílias e as futuras ge-rações que irão conduzir esta nossa maravilhosa Anchieta.

Edival José Petri Prefeito Municipal

Condesul empossa novos conselheiros

Os primeiros conse-lheiros do Consórcio de Desenvolvimen-

to Sustentável da Região Sul (Condesul) foram em-possados no último 25 de outubro. O presidente do Consórcio e prefeito de Anchieta, Edival José Pe-tri, juntamente com o vice--presidente do Condesul e prefeito de Guarapari, Ed-son Magalhães presidiram a solenidade.

Também estiveram presen-tes na solenidade, os prefeitos de Alfredo Chaves, Fernando Lafayette; de Piúma, Professor Ricardo e o prefeito em exer-cício de Iconha, João Pagani-ni – integrantes do Condesul –; além de representantes do Governo do Estado; da Samar-co, representado por Fernan-do Kunsck; o vice-presidente da Companhia Siderúrgica Ubu (CSU), Dimas Bahiense; do prefeito de Vargem Alta e vice-presidente da Amunes, Elieser Rabello; do superin-tendente do Mepes, Idalgizo Monequi, além de secretários do município de Anchieta e região e sociedade civil orga-nizada.

Segundo Petri, o cresci-

Os municípios, o Governo Estadual e a sociedade civil organizada tiveram indicação de cinco representantes e, as empresas privadas, quatro representantes.

Condesul iniciará trabalhos com os primeiros conselheiros.

mento dos cinco municípios envolvidos tem o objetivo de promover melhoria na quali-dade de vida, por meio do de-senvolvimento, em um futuro próximo.

O Condesul é formado pe-los municípios de Anchieta,

Alfredo Chaves, Guarapari, Iconha e Piúma.

“Estamos firmando uma parceria que, com certeza, será de sucesso. Trabalhando juntos poderemos fazer mui-to mais do que se fizermos individualmente. Temos tudo

para fazermos um trabalho com grandes resultados na re-gião e mostrarmos que pode-mos trazer e fazer o melhor, quando o assunto é desen-volvimento.” Edival José Pe-tri - presidente do Condesul e prefeito de Anchieta.

FALA DO PREFEITO

Page 4: Jornal Anchieta Hoje ED 07

www.anchieta.es.gov.br Outubro de 2011

OJEANCHIETA

CADA DIA UMA NOVA CIDADE 4

GOVERNO

Alunos e professores de Anchieta realizam intercâmbio na Itália

Integrantes do grupo de intercâmbio Espírito Santo-Itália viajaram em

outubro de Anchieta rumo à cidade de Castelfranco, situada na região do Vêne-to, na Itália, para experi-ência de 16 dias na cidade italiana. O grupo é com-posto por três professores e três alunos das escolas EFTUR Pitrogrande, EFA de Olivânia e Escola Pública Municipal de Alto Pongal.

O objetivo da viagem foi uma troca de experiências em projetos relacionados às ativi-dades de turismo, agroturis-mo e programas culturais de base local, desenvolvidos e incentivados pela escola de Turismo IPSSAR Mafioli e es-

Você pode participar desta coluna. Envie fotos de pontos turísticos e ou do dia a dia anchietense para o email secompma@gmail. com. As fotos selecionadas pela equipe do Anchieta Hoje irão para votação no Facebook da Prefeitura, a imagem que receber o maior número de votos será publicada como Foto do mês.

cola agrária Villa Dolfine, am-bas italianas.

Nesta nova viagem, o gru-po levou na mala aulas sobre a história e a cultura capixa-ba, que foi apresentada aos estudantes italianos. Os alu-nos e professores trouxeram informações sobre as expe-riências bem sucedidas dos projetos implantados por jo-

O objetivo da viagem foi uma troca de experiências em projetos relacionados às atividades de turismo, agroturismo e programas culturais de base local.

vens protagonistas e de de-senvolvimento endógeno.

A ação é promovida pelo Mepes e patrocinada pela Prefeitura de Anchieta e pelo Governo da Região Vêneta. “Acreditamos na força dos jovens e da troca de experi-ência como uma forma de ampliação do conhecimento, do fortalecimento da amiza-

“Este é o sétimo grupo an-chietense que realiza via-gem de intercâmbio dentro do Programa de Coopera-ção entre o Mepes e a Re-gião do Vêneto. Este pro-grama teve início em 2004, e como primeiro resultado, a criação da Escola de Tu-rismo e Hotelaria – EFTUR Pietrogrande”.

Idalgizo Monequi, super. do Mepes.

Vista aérea da Sede de Anchieta.

Foto: Deidson Ribeiro.

de e do crescimento partici-pativo”, disse o prefeito, o professor Edival Petri.

FOTO DO MÊS

Page 5: Jornal Anchieta Hoje ED 07

www.anchieta.es.gov.brOutubro de 2011

OJEANCHIETA

5CADA DIA UMA NOVA CIDADE

Prefeito empossou os novos servidores no setor da SaúdeOs novos servidores irão compor o quadro efetivo da Secretaria de Saúde.

Os novos já estão atuando em diversos setores da Secretaria de Saúde.

O prefeito Edival Petri empossou 34 candi-datos no último 17 de outubro. Na oca-

sião ele deu as boas-vindas aos novos profissionais: en-fermeiros, auxiliares de con-sultório dentário, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório e médicos. Esses profissionais presta-ram concurso público neste ano para a área da saúde.

O secretário de Saúde, Fayer Fonseca, parabenizou os

servidores e explicou como funciona o serviço na secretaria. “Ficamos felizes por receber mais de 30 servidores para fazer parte do nosso qua-dro de funcionários, ampliando nossas equipes de trabalhos nas ESFs. Nosso ob-jetivo é ter mais profissionais para oferecer melhores servi-ços”, disse.

Para a vice-prefeita e secre-

tária de Educação, Paula Louzada, toda a administração tra-balha integrada para oferecer um melhor serviço. “Nossos ser-vidores primam pelo serviço prestado, que é de qualidade, pois a administração oferece cursos que

venham melhorar o atendi-mento ao cidadão”, disse.

“A nossa administração prima pelo trabalho prestado

com seriedade, compromisso e qualidade. Estamos aprimo-rando nossos serviços, pois implantamos um novo modelo de gestão bem moderno, tal como a criação da Escola de Governo e o Serviço Social do Servidor. Que vocês assumam com alegria e que exerçam a função com dedicação. Ofere-cemos o instrumento de tra-balho, mas cabe a cada um de vocês zelarem e executarem com êxito”, disse o prefeito Edival Petri.

foi o número de novos

servidores na Saúde.

34

ADMINISTRAÇÃO ERECURSOS HUMANOS

28 3536 3009

Fax 28 3536 3239

[email protected]

Page 6: Jornal Anchieta Hoje ED 07

www.anchieta.es.gov.br Outubro de 2011

OJEANCHIETA

CADA DIA UMA NOVA CIDADE 6

Moradoras exibem trabalhos confeccionados durante curso.

ASSISTÊNCIASOCIAL

28 3536 3494

Fax 28 3536 3771

[email protected]

Cras desenvolve projeto social itinerante nas comunidadesA iniciativa tem a finalidade de facilitar a vida das pessoas e aproximar o poder público das comunidades.

A Secretaria de Assis-tência Social de An-chieta, por meio do Centro de Referência

da Assistência Social (Cras), vem capacitando diversas pessoas por meio do projeto Oficinas e Cursos Itineran-tes. Cerca de 200 usuários já foram atendidos. O proje-to dura três meses em cada localidade e tem objetivo, além da inclusão social, dar autonomia às famílias em vulnerabilidade social, a fim de criarem novas formas de renda.

A ideia dos cursos e oficinas ser itinerante tem a finalidade de facilitar a vida das pessoas e aproximar o poder público das comunidades. Dessa forma, os cursos in loco, nas comunida-des, evita que os moradores gastem com transporte para se deslocarem até o Cras, onde normalmente são desenvolvi-dos os projetos sociais.

Recentemente os morado-res dos bairros Nova Anchieta e Planalto, finalizaram os tra-balhos do projeto. Mais de 40 mulheres estavam aprendendo artesanato por meio das ofi-cinas de trabalhos manuais e artesanato, coordenado pelas funcionárias Maria Antonieta Marquezini, Maria da Glória Fabiano Petri e Marize Sheide-gher. Durante as oficinas elas aprenderam vagonite, ponto cruz e outros bordados, além de biscuit e decupagem em cai-xas de MDF.

De acordo com a coordena-dora do Cras, Sandra Carriço,

muitas pessoas que já passaram pelas oficinas já estão colhendo frutos, utilizando as técnicas apreendidas para enriquecer a renda familiar. “Temos hoje mulheres vendendo artesanato em feiras e na Associação Ar-tesãos de Anchieta (Assanart). Além do aprendizado, as ofi-cinas se tornam momentos de troca de experiência e convívio social”, disse.

Segundo o secretário de Assistência Social, Flávio Sant’Anna, os cursos servem para complementação da ren-da familiar e para inclusão so-cial. “A carência da renda pode ser amenizada com essas novas técnicas”, sinaliza.

As próximas comunidades que serão atendidas pelo pro-jeto são Parati, Ubu e Mãe-Bá, no Centro de Convivência de Mãe-Bá.

“Além de me socializar com os moradores da re-gião, aprendi fazer artesa-nato que me incentivou a criar produtos para serem comercializados e aumen-tar a minha renda”.

Lílian Tatagiba - dona de casa, mo-radora da comunidade de Nova Anchieta.

“Achei a ideia ótima, essa parceria é fundamental para oferecer mais conhe-cimento aos moradores”.

Maria Lúcia Pereira Araújo - presiden-te do bairro Nova Anchieta.

Cras 28 3536 1989

Page 7: Jornal Anchieta Hoje ED 07

www.anchieta.es.gov.brOutubro de 2011

OJEANCHIETA

7CADA DIA UMA NOVA CIDADE

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A organização do espaço físico seguiu critérios estéticos, funcionais, acessibilidade e de con-forto para realização das atividades para o público alvo.

Ordem de serviço para início das obras do Centro de Convivência do Idoso

Anchieta terá um Cen-tro de Convivência So-cial de Idosos. O proje-

to também será conhecido como Ponto de Encontro da Melhor Idade (Pemi). A obra será construída na avenida Marechal Floriano, no bairro Alvorada, próximo ao giná-sio de esportes. A ordem de serviço foi dada pelo prefei-to no último dia 18.

A empresa vencedora do processo licitatório foi a Terra-vit Terraplanagem e Constru-ções Ltda. A obra, que custará R$ 2.044 milhões aos cofres do município, terá prazo de 365 dias para ser concluída.

O prédio terá arquitetura moderna, com salas amplas, auditório, laboratório de in-formática, espaço para even-tos e oficinas, sauna e piscina aquecida para aulas de hidro-ginástica

O espaço fica no bairro Alvorada, com uma área to-tal de 1.440,00 m², sendo 1.062,65 m2 de área cons-truída e 377,35 m² de área externa, com pavimentações, pátios e jardins.

A organização do espaço

físico do Pemi seguiu critérios estéticos, funcionais, acessi-bilidade e de conforto para realização das atividades para o público alvo. A orien-tação solar também foi uma

das condicionantes para or-ganização física e espacial da edificação, utilizada de forma inteligente para proporcionar conforto térmico pela explo-ração da ventilação e ilumi-

nação natural. O prédio per-mite ainda reaproveitamento da água de chuva, que será utilizada para banheiros e ir-rigação dos jardins.

De acordo com Edival Petri, o Centro é mais uma conquis-ta importante para o municí-pio. “Esse espaço representa o crescimento de Anchieta e é um grande avanço para o desenvolvimento das ações so-ciais. Nesse local, poderemos atender com mais atenção os nossos idosos que tanto con-tribuíram com o crescimento do município. Teremos um es-paço próprio e estruturado”, comemora.

Hoje, o Centro de Convi-vência da Melhor Idade fun-ciona em um espaço aluga-do, que não permite ampliar ações e projetos para esse pú-blico, atendendo cerca de 250 pessoas.

Espaço no interior.A comunidade de Alto

Pongal, no interior de An-chieta, também irá ganhar um Centro de Convivência da Melhor Idade. O projeto será ainda licitado.

Perspectiva de como ficará o Centro.

Espaço irá ganhar vários ambientes.

Sauna e piscina aquecida fazem parte do projeto.

Page 8: Jornal Anchieta Hoje ED 07

www.anchieta.es.gov.brOutubro de 2011

OJEANCHIETA

8CADA DIA UMA NOVA CIDADE

Dia do Idoso foi comemorado com ampla programação

O Dia do Idoso (1º de outubro) foi lembra-do em Anchieta com

uma vasta programação. O objetivo foi valorizar e lutar pela garantia dos di-reitos dessas pessoas que tanto já contribuíram na sociedade. A Prefeitura de Anchieta, por meio do Centro Social da Terceira Idade, realizou diversas ações na primeira semana do mês.

Os usuários do Centro So-cial da Terceira Idade partici-param de gincanas, palestras e uma noite dançante com muito forró. Segundo os or-ganizadores, o objetivo foi proporcionar momentos para que o idoso se sinta valoriza-do.

Gincana socialNem a chuva atrapalhou

que cerca de 100 idosos par-ticipassem de uma gincana no Centro Social da Terceira Idade. Se dividindo em duas equipes (azul e vermelha), os participantes realizaram brin-cadeiras, danças, em uma tarde muito alegre.

Como parte das ativida-des da gincana, as equipes arrecadaram cerca de 5 mil peças de roupas, que foram

doadas para as comunidades carentes do município.

Para dona Ana Permínia das Graças Araújo, 63 anos, as atividades do Centro do Idoso são sempre muito ani-madas e proveitosas. “Fre-quento há mais de dez anos e sempre estou presente das atividades promovidas pelo

Centro. Espero participar de outros eventos.”, disse.

“Tenho 74 anos e há 17 eu participo de todos os eventos realizados aqui e em qualquer lugar que somos convidados a participar. São em eventos como esse que nos divertimos e também ajudamos o próximo, como

Integrantes participaram de diversas gincanas e arrecadaram mais de 5 mil peças de roupas para adoção.

Durante todo do dia houve muita diversão.

hoje, que trouxemos roupas para serem doadas”, disse dona Gludes Freire.

Centro Social do Idoso28 3536 3474

Equipes azul (destaque) e vermelha participaram de brincadeiras.

Page 9: Jornal Anchieta Hoje ED 07

www.anchieta.es.gov.br Outubro de 2011

OJEANCHIETA

CADA DIA UMA NOVA CIDADE 9Continua

AGRICULTURA, PESCAE ABASTECIMENTO

28 3536 3069

Fax 28 3536 3069

[email protected]

Técnicas simples para evitar erosãoCerca de 25 agricultores já aderiram a iniciativa.

Uma técnica, que vem sendo implanta-da nas lavouras em Anchieta, prome-

te diminuir assoreamento de rios e evitar erosão nas plantações. São as caixas secas, construídas por meio de perfurações às margens de estradas rurais e outros pontos onde correm as águas de chuvas. E o novo método vem ganhando adeptos pelo interior do município. Cerca de 25 agri-cultores já aderiram a inicia-tiva. O projeto piloto vem sendo implantado na comu-nidade de Córrego da Prata.

A técnica também serve para armazenar água da chuva para tempos de seca. Segun-do informações da Secretaria de Agricultura, Abastecimen-to e Pesca (Semapa), a ação também possibilita reduzir a manutenção das estradas e diminuir riscos de enchentes e transbordamentos. Dessa for-ma, possibilitará que muitas famílias de agricultores não so-fram com possíveis prejuízos, que em períodos de muitas

Agricultores de Córrego da Prata aderiram ao projeto.

chuvas pode destruir lavouras.“As caixas secas são uma

das únicas duas formas para o agricultor ser produtor de água. Pois, a outra é o reflo-restamento próximo as nas-centes”, disse Giovane Bissa

Meriguete, secretário munici-pal de de Agricultura Abaste-cimetno e Pesca. Para ele, as caixas secas são uma maneira simples de evitar prejuízos no meio rural e evitar erosão de córregos e rios.

Serviço.Para fazer uma caixa seca,

o agricultor pode procurar a Semapa e solicitar a visita técnica, que indicará junto ao produtor os locais mais apro-priados para a construção.

Prefeitura incentiva venda de produtos da agricultura familiarO município de Anchieta adquire alimentos como frutas, verduras, massas, entre outros, a fim de atender cerca de seis mil alunos da rede municipal de ensino.

Foi realizada este mês, na sede da Associação de Agricultoras Rurais

de Alto Joeba (Adejo), no

interior do município, pela Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, uma reunião que teve a

finalidade de planejar as ações da Associação.

Ainda, no encontro, foi realizada uma mobilização

para que todos os agriculto-res participem das Chamadas Públicas, que objetiva a ven-

Page 10: Jornal Anchieta Hoje ED 07

www.anchieta.es.gov.brOutubro de 2011

OJEANCHIETA

10CADA DIA UMA NOVA CIDADE

AGRICULTURA, PESCA E ABASTECIMENTO

toneladas de látex são produzidas

mensalmente pelos seringais de Anchieta.

60

Agricultura promove dia especial sobre Seringueira

Os seringueiros do mu-nicípio de Anchieta ti-veram um dia especial

para discutir sobre o culti-vo de seringueira. O even-to foi realizado no final de outubro pela Secretaria de Agricultura, Pesca e Abaste-cimento (Semapa) no Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

A Prefeitura de Anchieta e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Sindicato Rural do município, trouxeram especialis-

tas renomados para a discussão sobre uma atividade que vem crescendo no município.

Na parte da manhã, os par-ticipantes assistiram a três pa-lestras. Os temas abordados foram: O Programa Probores; Consórcio com Seringueira, com o engenheiro agrônomo e extensionista, Itamar Alvino de Souza e, Comércio da Produ-ção, com o também engenheiro agrônomo, Pedro Inácio Wan-derkoken.

Na parte da tarde, os pro-dutores rurais fizeram uma ex-

Giovane Meriguete - Secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento.

“Trouxemos para as dis-cussões novas técnicas no cultivo e tiramos algumas dúvidas de agricultores interessados no cultivo”.

da de produtos da agricultu-ra familiar para a alimenta-ção escolar do município.

Esse é um programa que atende a Lei nº 11.947/2009, que determina a utilização de, no mínimo, 30% dos re-cursos repassados pelo Fun-do Nacional de Desenvolvi-mento da Educação (FNDE) para alimentação escolar, na compra de produtos da agri-cultura familiar e do empre-endedor familiar rural ou de suas organizações.

O município de Anchieta adquire alimentos como fru-tas, verduras, massas, entre outros, a fim de atender cer-ca de seis mil alunos da rede municipal de ensino.

“Fomos até a comunida-de incentivar os nossos agri-cultores a participarem do processo de aquisição de ali-

Produtoras da comunidade ficaram otimistas com a iniciativa.

Durante o evento houve visita técnica em duas propriedades.

mentos para a alimentação escolar, com isso, iremos me-lhor ainda mais a qualidade

A iniciativa visa fomentar e qualificar a produção de seringueira no município.

cursão técnica na propriedade do Júlio Barcelos, nas comu-nidades de Dois Irmãos, Alto Pongal, encerrando as ativida-des do dia.

O município de Anchieta produz 60 toneladas de látex por mês, em 600 há. As prin-cipais comunidades produtoras são Simpatia, Dois Irmãos de

Alto Pongal, São Mateus, Alto Joeba, Córrego da Prata e Jaba-quara.

Existem 70 heveicultores, sendo que, apenas 20 já estão produzindo.

Os demais já iniciaram o plantio. Toda produção é vendi-da para uma cooperativa regio-nal, sediada em Guarapari.

da alimentação nas nossas escolas e valorizar os pro-dutos dos agricultores fami-

liares”, disse o secretário da pasta, Giovane Bissa Meri-guete.

Page 11: Jornal Anchieta Hoje ED 07

www.anchieta.es.gov.br Outubro de 2011

OJEANCHIETA

CADA DIA UMA NOVA CIDADE 11

Educação mais amorosa em Anchieta

Obrigado! Com licença! Desculpa! Essas pala-vras tão importantes

e, às vezes, esquecidas em nossa sociedade irão fazer parte da rotina diária dos alunos nas escolas de An-chieta. É que foi implanta-do no município, por meio da Secretaria de Educação, o Programa Valores Huma-nos na Educação. O objeti-vo é o desenvolvimento da natureza humana por meio da educação amorosa.

O programa foi lançado nos dias 13 e 14 de outubro, quando foi ministrada uma formação para mais de 230 professores e para o prefeito, o professor Edival Petri e a secre-tária da pasta, Paula Louzada. Outros profissionais também já receberam treinamento.

O Programa de Educação em Valores Humanos já é ado-tado em mais de 100 países. Anchieta foi a terceira cidade do Estado que aderiu a inicia-tiva. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Anchieta e o Instituto de Educação em Valores Humanos, que é uma organização não governamen-tal, sediada no Rio de Janeiro.

Com a adesão do pro-grama, alunos e seus pais, professores, coordenadores, merendeiras, motoristas do

transporte escolar, entre ou-tros profissionais das unidades escolares, irão participar de di-versas atividades a fim de evi-denciar os valores humanos. A intenção que é que esses va-lores sejam aplicados no dia a dia dos alunos, profissionais e suas famílias.

O objetivo é o desenvolvimento da natureza humana por meio da educação amorosa.

Cerca de 230 professores participaram da primeira formação do programa.

O professor e filósofo Gonçalo Medeiros ministrou palestra.

SECRETARIA DEEDUCAÇÃO

28 3536 3434

Fax 28 3536 3239

[email protected]

“A intenção é causar uma verdadeira revolução em todas as escolas munici-pais, conveniadas e filan-trópicas. Iremos mesclar conceitos e práticas de verdade, amor, paz, ação correta e não violência aos currículos escolares tradicionais, para levar harmonia para toda hu-manidade a partir da edu-cação”.

Paula Louzada – secretária de Edu-cação.

é a quantidade de alunos da rede

municipal.

6 mil

“Nossa finalidade é fa-zer da sala de aula um ambiente onde se possa dialogar e dividir experi-ências humanas. Com esse programa, os alunos po-derão aprender práticas de meditação e desenvol-ver técnicas de amor uni-versal e de perdão”.

Prefeito e professor Edival Petri.

Page 12: Jornal Anchieta Hoje ED 07

www.anchieta.es.gov.brOutubro de 2011

OJEANCHIETA

12CADA DIA UMA NOVA CIDADE

EDUCAÇÃO

História e cultura na 6º edição do Café Literário

Encontro com Escritores. Esse foi o tema do 6º Café Literário, que acon-

teceu este mês na Biblioteca Municipal José de Anchieta Pompermayer. Quem compa-receu saboreou um delicioso café e escutou as histórias do município.

Uma boa música ambien-te e intimista, com clássicos do MPB, na voz de Eliane Belumati, deu o início ao Café Literário. Samira Petri declamou de for-ma descontraída a poesia “Jeito capixaba de ser”, da escritora Eliza Lucinda e, Marco Antônio de Souza Soledade, conhecido como Durinho, fez uma belíssi-ma poesia relembrando os mo-mentos do Café Literário.

Os escritores convidados, Luiz Guilherme Santos Neves e

Fernando Achiamé, deram uma verdadeira aula, com riqueza de detalhes, pontos marcantes e decisivos que fizeram a histó-ria do município de Anchieta. Os temas abordados pelos dois foram: Eu e Crinquinim em An-chieta e De Reritiba a Anchieta – Momentos decisivos.

“Faz um ano que a ideia nasceu. Como boa semen-te, plantada em terra fértil, ela germinou e, hoje, colhemos o primeiro fruto neste aniversário de um ano do Café Literário. Nós, da Biblioteca, estamos or-gulhosos e felizes por esta con-quista”, disse a coordenadora da Biblioteca Municipal, Adria-na Louzada.Para a secretária de Educação, Paula Louzada, a cada evento promovido pela Biblioteca é um avançar na his-

Quem compareceu saboreou um delicioso café e escutou as histórias do município.

Educação entrega material didático durante seminário

Durante o evento fo-ram entregues novos materiais didáticos às

escolas da rede municipal. Na ocasião, a Secretaria apresentou aos pedago-gos e diretores os novos materiais didáticos, recen-temente adquiridos pela

municipalidade.Todas as escolas do mu-

nicípio, que atuam no ensino fundamental, irão receber 13 mapas relativos às áreas de ci-ências físicas e biológicas. Já, as escolas que atuam do 6º ao 9º ano, irão receber os mapas nas áreas de história, geografia,

além de um globo terrestre ilu-minado e globo opaco político.

O objetivo, com mais esse investimento, é a cada dia in-centivar a educação de dos munícipes, proporcionando a toda sociedade anchietense uma educação moderna e de qualidade.

Escritores convidados falaram sobre a história de Anchieta.

tória. “A equipe da Biblioteca tem feito um trabalho maravi-lhoso com este projeto que deu

certo e completa um ano. Cada edição tem uma essência e uma olhar diferente”, disse.

Educação adere ao projeto Escola que Protege

A Secretaria de Educação de Anchieta está sempre investindo na qualidade

do ensino. Por isso, recente-mente aderiu ao projeto “Es-cola que Protege”. Uma es-tratégia de políticas públicas de educação para o enfrenta-mento e prevenção de violên-cias contra crianças e adoles-centes. A grade da formação é composta por seis módulos que serão apresentados em

seis encontros.A formação já vem aconte-

cendo no auditório da Secretaria de Saúde até o dia 19 de no-vembro. Participam professores e comissão gestora local, com representantes das Secretarias de Saúde e Assistência Social, dos Conselhos Municipais e represen-tantes de pais.

Na prática, a capacitação tra-rá subsídios para a construção de um plano de ação, tendo em vista

a realidade de violação de direitos em nosso espaço social (escola, bairro, município). O projeto con-siste em constituir uma cultura de proteção à criança e ao adoles-cente.

O propósito final é envolver os profissionais, numa posição de referência, a fim de articular o ambiente escolar e a rede de proteção integral à criança e ao adolescente com os serviços ofe-recidos na comunidade.

O projeto contribuirá para a formação de políticas educa-cionais voltadas para o enfren-tamento a todas as formas de violência contra às crianças e ado-lescentes. Possibilitará promover ainda bases teóricas e práticas para a construção de parcerias de ações entre a Secretaria de Edu-cação de Anchieta, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Pró-Reitoria de Extensão Projeto Escola que Protege (Proex).

é a quantidade de escolas municipais, incluindo as quatro

conveniadas.

46

Page 13: Jornal Anchieta Hoje ED 07

www.anchieta.es.gov.br Outubro de 2011

OJEANCHIETA

CADA DIA UMA NOVA CIDADE 13

EDUCAÇÃO

A nova unidade atenderá 100 alunos do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, e da educação infantil, em tempo integral.

Escola Amarilis Fernandes Garcia realiza Mostra de Ciências

A Escola Municipal Ama-rílis Fernandes Garcia, em Anchieta, promo-

veu no final de setembro, o seu projeto de Ciências 2011. Com o tema “A Ciência com consciência transforma o

Simpatia irá ganhar nova escola

A Prefeitura de Anchieta investe em educação de qualidade. Para

isso, vem realizando ações e obras em todas as comuni-dades, tanto na Sede como no interior. A construção da nova escola da comunida-de de Simpatia já está bem adiantada. A nova unidade atenderá 100 alunos do en-

sino fundamental, do 1º ao 5º ano, e da educação in-fantil, em tempo integral.

A obra, que vem sendo executada pela empresa Ro-tamar Construtora, custará R$ 790.594,90. As novas ins-talações terão salas amplas, banheiros adaptados para de-ficientes, playground, labora-tório de ciência e informática

e biblioteca, a fim de atender com qualidade as atividades dos alunos e professores.

Segundo o secretário de In-fraestrutura, Renato Lorencini, a nova escola, como as outras obras que vêm sendo realiza-das no município, são edifica-das com material de qualida-de, atendendo as prioridades de cada comunidade. “Procu-

ramos utilizar os melhores ma-teriais, para oferecer aos mu-nícipes obras de qualidade e seguras, atendendo os anseios da população”, disse.

Mais obras. Recentemente a Prefeitura entregou à comu-nidade uma quadra poliespor-tiva e a pavimentação asfáltica da avenida principal.

mundo”, os alunos e profes-sores da instituição aborda-ram assuntos como impactos ambientais, reciclagem, efei-to estufa, ações de sustenta-bilidade e ecossistemas.

A iniciativa foi produzida

Apresentação teatral fez parte da programação.

pelos alunos como aula prá-tica interdisciplinar, este ano, objetivou realizar uma reflexão sobre o meio ambiente. Foram apresentados pelos estudantes diversos projetos relativos ao tema. Entre eles, práticas de

sustentabilidade que são reali-zadas nas comunidades da sede e do interior do município. Ain-da, a programação contou com apresentação teatral, coreográ-fica, cinema e apresentações musicais.

Page 14: Jornal Anchieta Hoje ED 07

www.anchieta.es.gov.brOutubro de 2011

OJEANCHIETA

14CADA DIA UMA NOVA CIDADE

ESPORTE ELAZER COMUNITÁRIO

28 3536 3292

Fax 28 3536 3292

[email protected]

Prefeito e Governador entregam Campo Bom de Bola em Nova Esperança

O prefeito de Anchieta, Edival Petri, e o go-vernador do Estado, Renato Casagrande,

juntamente com o secretá-rio de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, en-tregaram no início do mês o Campo Bom de Bola, situado na comunidade de Nova Es-perança, ao lado do Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

Conforme informações da Gerência Estratégica de Espor-tes e Lazer Comunitário, a obra, que é uma parceria entre a Pre-feitura de Anchieta e Governo do Estado, custou R$ 239 mil. O recurso para a compra do espaço e para os serviços de terraplenagem foi oriundo dos cofres do município. “O campo irá fomentar e possibilitar no-vas práticas esportivas aos mo-radores locais. Estamos sempre investindo para pluralizar o es-porte no município”, disse Luiz Carlos Mattos, gerente da pas-ta. A unidade terá iluminação e atenderá a população mediante agendamento.

Momento em que o Governador e prefeito descerraram a placa inaugural da nova unidade.

Campo já vem sendo utilizado pelos moradores do comunidade do bairro e adjacências.

O campo irá fomentar e possibilitar novas práticas esportivas aos moradores locais.

“A partir de hoje, várias crianças terão a oportuni-dade de praticar o espor-te. Agradeço a Prefeitura de Anchieta e ao Governo do Estado por me apoiar e incentivar a continuar praticando o esporte e competindo”.

Welington Cavalcante - atleta apoiado pelo município.

Page 15: Jornal Anchieta Hoje ED 07

www.anchieta.es.gov.br Outubro de 2011

OJEANCHIETA

CADA DIA UMA NOVA CIDADE 15

Unidades aderem em massa ao Programa de Melhoria de Qualidade no atendimento

As unidades da Es-tratégia Saúde da Família de Anchieta aderiram em mas-

sa ao programa de incen-tivo do governo Federal denominado Programa de Melhoria do Acesso e Qua-lidade da Atenção Básica (PMAQ). Anchieta tinha di-reito, pelas normas do Mi-nistério da Saúde, a inscre-ver até cinco unidades de Saúde para a fase inicial do programa, mas em uma ne-gociação com o prefeito, as equipes pediram que todas as unidades da ESF partici-passem simultaneamente do programa.

A adesão das equipes é uma importante vitória para os usuários da Saúde, por-que vai possibilitar um salto de qualidade nos serviços de saúde do município. Pela primeira vez, as equipes assi-nam um contrato de metas, que serão avaliadas no final de um período. Essa avalia-ção inclui o índice de satisfa-ção dos usuários. Cumpridas as metas, a equipe recebe uma remuneração adicional, como incentivo.

Os municípios que cum-prirem metas de atendimen-to e qualidade, tais como o atendimento pré-natal (ges-tantes), acompanhamento de doentes crônicos (hiperten-sos, diabéticos, etc), redução do tempo de espera por con-sulta e a adequada atenção à saúde do idoso, poderão ter os recursos da Saúde aumen-tados em até 100%.

Avaliação pelos usuáriosO PMAQ emitirá um cer-

tificado de desempenho para cada equipe de saúde após a avaliação da satisfação do usuário, acesso, utilização e qualidade dos serviços. As equipes que tiverem um de-sempenho insatisfatório te-rão o incentivo suspenso.

Os recursos do Ministé-rio da Saúde para o progra-ma somam cerca de R$ 104 milhões(cento e quatro mi-lhões de reais) em 2011. A expectativa é que, em 2012, sejam aplicados perto de R$ 1 bilhão(um bilhão de reais) no programa.

O objetivo do programa é melhorar e ampliar a Aten-ção Primária de Saúde, que

Projeto QualiDia realiza oficina de treinamento para profissionais

Os profissionais de Saúde de Anchieta passaram por um treinamento

especial do Projeto QualiDia, uma proposta inovadora para prevenção, monitoramento e

tratamento de doenças crôni-cas, como a hipertensão e o diabetes. A oficina aconteceu no auditório da Câmara dos Vereadores, nos dias 20 e 21 de outubro.

O Projeto QualiDia foi lança-do pelo Ministério da Saúde em Anchieta em agosto. Anchieta foi o primeiro município brasi-leiro a ser contemplado com o projeto. Ao todo, dez municí-

pios brasileiros foram selecio-nados e estão participando da iniciativa.

O treinamento dos profis-sionais foi aplicado por Miche-

é definida como a porta de entrada dos usuários no SUS. “É a disponibilidade de servi-ços de saúde mais perto de onde as pessoas moram e que, prestada com qualida-de, pode resolver até 80% dos problemas de saúde da

população sem a necessida-de de ir ao hospital, o que desafoga o atendimento das emergências e garante um acompanhamento continua-do e de qualidade aos usuá-rios”, conclui Fayer Fonseca, Secretário de Saúde.

Vacinação (destaque), Pré-natal e tratamento de doenças crônicas estão entre os indicadores de saúde avaliados.

SECRETARIA DESAÚDE

28 3536 3254

28 3536 3043 / 3253

[email protected]

Anchieta foi o primeiro município brasileiro a ser contemplado com o projeto.

Continua

Page 16: Jornal Anchieta Hoje ED 07

www.anchieta.es.gov.brOutubro de 2011

OJEANCHIETA

16CADA DIA UMA NOVA CIDADE

SAÚDE

Abertura depende de repasse do governo do Estado.

Novo PA pronto para ser inaugurado

O novo Pronto Atendi-mento (PA) de Anchie-ta está pronto. A obra

é considerada um marco na região. O edifício tem 2.700 m2 e fica em Nova Espe-rança, próximo à unidade da ESF Centro 3. É uma mo-derna construção que ofe-rece muito conforto, tanto aos usuários como aos pro-fissionais que atuarão na unidade. O atendimento 24 horas contará com oito médicos, quatro em cada período (diurno e noturno). A equipe do plantão diurno contará com um pediatra.

Muitos usuários do siste-ma municipal de Saúde estão se perguntando por que o PA ainda não foi inaugurado, se a obra está pronta.

”A inauguração está pres-tes a ser marcada, dependen-

line Meiners, coordenadora na-cional do QualiDia. O tema da prevenção em doenças crônicas é uma preocupação mundial e entrou na pauta da Assembleia Geral das Nações Unidas(ONU),

que aconteceu em setembro em Nova York (EUA).

O projeto é fruto de uma parceria da Fundação Médica do Rio Grande do Sul e o SUS, com recursos provenientes de uma multinacional francesa e foi elaborado para fortalecer

Profissionais de Saúde de Anchieta durante a Oficina.

O novo PA irá atender a população de Anchieta e região.

“Cerca de 70% dos recur-sos do SUS são gastos com internações e tratamento de agravos decorrentes das doenças crônicas, que poderiam ser evitados”

Micheline Meiners - coordenadora nacional do QualiDia.

e expandir as ações do SUS para educação em saúde para o auto-cuidado, mobilização comunitária, avaliação contí-nua e implementação da me-

lhoria da gestão do cuidado em diabetes tipo 2.

Em uma pesquisa feita no município pela Secretaria de Saúde, ficou evidenciado que

os anchietenses consomem excesso de carnes gordurosas, poucos legumes e frutas e re-lutam em praticar atividades físicas diárias.

do apenas de um repasse de verbas do governo do Estado, no valor de R$ 380 mil, devi-dos à empresa Ata Engenha-ria”, Fayer Fonseca - secretário de Saúde.

O PA tem capacidade de atendimento para 100 mil mo-radores. O custo total da obra

é de R$ 3.647 milhões; sendo que a Prefeitura arcou com cerca de R$ 1.517 milhão, o restante sendo de contraparti-da do governo do Estado. O secretário lembra também que o custeio da unidade deve ser discutido com o governo es-tadual, já que a proposta da

Secretaria Estadual de Saúde foi de um PA Regional. “A Prefeitura de Anchieta está bancando os custos dos equi-pamentos e da contratação do pessoal, mas estamos aguar-dando uma posição da Secre-taria Estadual de Saúde, para que o custeio seja feito através de uma parceria”, diz Fayer.

Uma importante novida-de do novo PA é que o aten-dimento não mais será feito por ordem de chegada, mas haverá uma “Classificação de risco”, significando que os pa-cientes que estiverem corren-do maiores riscos à sua saúde terão garantia de atendimento prioritário. Essa é uma medi-da muito importante, porque vai permitir aos profissionais atenderem com mais rapidez aos casos que exijam atenção imediata.

Page 17: Jornal Anchieta Hoje ED 07

www.anchieta.es.gov.br Outubro de 2011

OJEANCHIETA

CADA DIA UMA NOVA CIDADE 17

Anchieta: avenidas com novos abrigos de passageiros

Pensando na qualidade de vida da população e dos turistas, a Pre-

feitura de Anchieta está investindo uma gama de recursos nas áreas de mo-bilidade e segurança. O município ganhará den-tro de alguns meses novos abrigos para passageiros de ônibus. Cerca de 15 abrigos, com designer moderno, em estrutura de madeira, vidro e aço inox serão instalados na Sede municipal, substituindo alguns que já estão depre-dados.

A novidade custará cerca

de R$ 196 mil ao cofre pú-blico municipal e será execu-tada pela empresa Rotamar Ltda. De acordo com a Se-cretaria de Infraestrutura, o objetivo é dar mais conforto aos moradores que utilizam o transporte rodoviário e em-

belezar ainda mais a cidade.

Os novos pontos irão tornar as ave-nidas mais bonitas e darão um charme maior à cidade. A iniciativa faz parte de uma proposta da

Prefeitura para modernizar as vidas públicas e dar mais se-gurança à população.

“Esses novos pontos subs-tituirão alguns que já estão totalmente depredados, sem

conforto e segurança. Que-remos oferecer locais seguros para os passageiros”, disse o prefeito e professor Edi-val Petri, solicitando ainda apoio aos moradores para a preservação dos novos abri-

Beira Rio será totalmente revitalizada.

Perspectiva de como ficará os novos abrigos.

gos. “Conto com a parceria da população para preservar esses novos bens, que foram comprados com o dinheiro do nosso município, que ar-recadamos por meio dos im-postos que pagamos”, disse.

O município ganhará dentro de alguns meses novos abrigos para passageiros de ônibus.

Jabaquara: obras de revitalização da Beira-rio serão iniciadas

No final de outubro, a Prefeitura de Anchie-ta deu autorização

para início das obras de re-vitalização da orla fluvial, rua e calçadas na comuni-dade de Jabaquara. A or-

dem de serviço foi assina-da pelo prefeito municipal em uma solenidade que contou com grande parti-cipação da comunidade.

O projeto de revitalização da orla fluvial será contem-

plada com calçadas, revitali-zação da ponte, construção de quiosque, banheiros, ban-cos, além da edificação de um deck de madeira e iluminação personalizada. O projeto será adaptado com rampas, facili-tando a vida de pessoas com deficiência física. A obra cus-tará R$ 965.316,99 e será edificada pela empresa M.A. Engenharia LTDA.

De acordo com informa-ções da Secretaria de Infra-estrutura, a comunidade de Jabaquara será contempla-da com obras de qualidade e que visam à melhoria da

qualidade de vida dos mora-dores.

Segundo o prefeito Edival Petri, todas as comunidades estão sendo beneficiadas com obras. “Não esquecemos de nenhuma comunidade, tan-to que estamos executando obras em todos os segmentos e em todas as comunidades. Queremos oferecer melhores condições para os moradores da comunidade de Jabaqua-ra, que frequentam a beira--rio, com um projeto inova-dor e arrojado, revitalizando e trazendo benefícios para eles”, disse.

SECRETARIA DEINFRAESTRUTURA

28 3536 1755

Fax 28 3536 2942

[email protected]

é a quantidade de novos abrigos.

15

Page 18: Jornal Anchieta Hoje ED 07

www.anchieta.es.gov.brOutubro de 2011

OJEANCHIETA

18CADA DIA UMA NOVA CIDADE

INFRAESTRUTURA

Dois Irmãos de Olivânia receberá nova quadra de esportesA Prefeitura de Anchieta está investindo mais de R$ 2 milhões para construção e refor-ma de quadras poliesportivas no município.

A comunidade de Dois Irmãos de Olivânia, a 30 km da Sede, rece-

berá em breve uma quadra poliesportiva. As obras já iniciaram e vêm sendo realizadas pela empresa Triângulo LTDA. O investi-mento é de R$ 175.209,28.

A obra beneficiará mais de 40 famílias da localidade. A quadra receberá ilumina-ção, cobertura e alambrado. Ela foi projetada para servir

os moradores locais nas prá-ticas de esporte e atividades de lazer.

A Prefeitura de Anchieta está investindo mais de R$ 2 milhões para construção e reforma de quadras polies-portivas no município.

Seis quadras já foram en-tregues e outras seis serão concluídas em alguns meses. As obras estão beneficiando bairros da Sede e comunida-des rurais.

Moradores comemoram obras de pavimentação asfáltica no inteiror

Os serviços de dre-nagem e pavimen-tação asfáltica das estradas principais

das comunidades de Baixo Pongal, São Mateus, Arerá, Itapeúna e Novo Horizonte, no interior de Anchieta, es-tão bem adiantadas. Cerca de 4 km de asfalto já foram concluídos da Rodovia Jor-ge Feres (ES 375) até a co-munidade de Baixo Pongal. Ao todo, serão 14 km de asfaltamento, ligando essas localidades.

De acordo com a Secreta-ria de Infraestrutura, faltam 10 km de asfaltamento, que ligará Baixo Pongal à Rodovia do Sol (ES 60), na localidade de Novo Horizonte, próximo a Sede municipal. Já foram pavimen-tados 30% do trecho total. Os serviços de terraplenagem já foram concluídos até Itapeú-na. Se o tempo ajudar, até o final do ano o serviço estará completamente concluído.

Essas obras irão favorecer a vida dos moradores do campo, facilitando a escoação de pro-dutos, agilizando o transporte e estimulando empresas a im-

Em breve os moradores terão as estradas mais seguras, livre de lama e poeira.

A obra irá atender cerca de 120 famílias, além de turistas e pessoas

que utilizam constantemente as estradas para a escoação de produtos

agrícolas e transporte.

Dois Irmãos de Alto Pongal também ganhará nova quadra

Na comunidade de Dois Irmãos de Alto Pongal as obras também já

iniciaram. O investimento do empreendimento é de R$ 159 mil e vem sendo edi-ficado pela empresa Triân-gulo LTDA.

Dentro de algumas sema-nas as obras serão concluídas e beneficiará mais de 50 famí-lias da localidade.

A quadra receberá ilumi-

nação, cobertura e alambrado. Ela foi projetada para servir os moradores locais nas práticas de esporte e atividades de lazer.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, as quadras são edificadas com material de qualidade, de acordo com exi-gências dos moradores.

Mais obras. A comunidade recebeu recentemente os servi-ços de drenagem e pavimenta-ção da rua principal.

“O asfalto irá facilitar a escoação da nossa produ-ção agrícola e favorecer o transporte escolar. Não teremos mais lama e nem poeira.”

Amarílio Marcheze Mulinare, agri-cultor de Baixo Pongal.

“Com essa obra, a venda dos nossos produtos au-mentará, pois facilitará a vinda de pessoas à nossa propriedade. Com o asfal-to vai melhorar a nossa vida”José Carlos Pícoli – agricultor de Bai-xo Pongal.

Será o percurso asfaltado no interior

14 kmplantar ou ampliar o transpor-te coletivo nessas localidades.

Os serviços custarão R$ 14.780.054,23 aos cofres mu-nicipais e serão executados pela Construtora Roma Ltda. O pacote, incluiu ainda dre-nagem e pavimentação de al-gumas ruas dos bairros Nova Anchieta e Morro da Caixa D’Água, na Sede.

Page 19: Jornal Anchieta Hoje ED 07

www.anchieta.es.gov.br Outubro de 2011

OJEANCHIETA

CADA DIA UMA NOVA CIDADE 19

Os moradores de An-chieta têm motivos de sobra para deco-rar suas casas neste

Natal. É que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio e Em-preendedorismo, lançou o 1º Concurso de Decoração Natalina de Fachadas Resi-denciais. Serão destinados prêmios em dinheiro num total de R$ 12 mil para os três primeiros colocados, nos quesitos criatividade e iluminação. A ornamenta-ção tem que ter boa visibi-lidade coletiva.

O objetivo, segundo os or-ganizadores, é incentivar que os moradores da Sede enfei-tem suas residências a fi m de deixar a cidade mais bonita, decorada e preparada para as festividades de fi nal de ano. “Queremos criar um clima acolher no período do Na-

tal. Dessa forma, atrair mais turistas e visitantes à cidade, alegrando também a vida dos nossos moradores”, disse o titular da pasta, Edson Vando de Souza.

Serão destinados R$ 12 mil em premiação, distribuídos para os vencedo-res nos quesitos criatividade e iluminação.

Para participar, o morador tem que se inscrever na pró-pria Secretaria ou na Bibliote-ca Municipal Professor José de Anchieta, até 25 de novem-bro. É necessário apresentar comprovante de residência.

A Prefeitura irá contribuir com a ornamentação da cida-de. Cerca de 500 mil microlâm-

padas s e r ã o instaladas por diversas praças da cida-de, além da montagem de presépios e outros materiais temáticos. Ainda, será realiza-da uma intensa programação natalina no período de 30 de novembro a 22 de dezembro.

Diversas comunidades já receberam visita do Bolsa de ServiçosA iniciativa tem objetivo de levar informação e serviços às comunidades, bem como capacitar os munícipes próximos de suas residências.

Os moradores das co-munidades de Jaba-quara, Parati, Mãe-Bá,

Ubú, Castelhanos e Recanto do Sol já foram benefi cia-dos com o projeto Turismo na Comunidade - Bolsa de Serviços, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Se-cretaria de Turismo, Comér-

cio e Empreendedorismo. O projeto ainda irá visitar ou-tras localidades até o fi nal de novembro. A iniciativa tem objetivo de levar infor-mação e serviços às comu-nidades, bem como capaci-tar os munícipes próximos de suas residências.

O projeto irá facilitar a vida

dos moradores, além de apro-ximar a administração pública das comunidades.

Nas visitas são disponibili-zadas gratuitamente cursos, palestras, aula de culinária, emissão de carteira de traba-lho, entre outros serviços.

A iniciativa foi desenvolvida envolvendo diversos parceiros

da pasta, a fi m de aproximar os moradores de diversas ações que são disponibilizadas gratui-tamente.

Aderiram a essa iniciativa a Agência Nosso Crédito, o Sine, Senai, Sebrae Escola de Turis-mo do Mepes, Assanart, Nosso Crédito e Associação dos Em-presários de Anchieta (AEA).

TURISMO, COMÉRCIOE EMPREENDEDORISMO

28 3536 3143

Fax 28 3536 3143

[email protected]

CONFIRA A PREMIAÇÃO E OS LOCAIS DE INSCRIÇÃO

Quesito Criatividade:

1º lugar

R$ 3 mil2º lugar

R$ 2 mil3º lugar

R$ 1 mil

Quesito Iluminação:

1º lugar

R$ 3 mil2º lugar

R$ 2 mil3º lugar

R$ 1 mil

Biblioteca Pública Municipal, situada à Avenida Carlos Lindemberg, s/nº, Centro - (28) 3536-2909.

O período destinado para avaliação das

residências será de 05 a 15 de

dezembro. A data para divulgação

do resultado acontecerá no dia 22 de dezembro, às 20h, na Praça Central, durante

programação natalina.

[email protected]

Ores nos quesitos criatividade e iluminação.

Anchieta realiza Concurso de Decoração Natalina

Page 20: Jornal Anchieta Hoje ED 07

www.anchieta.es.gov.brOutubro de 2011

OJEANCHIETA

20CADA DIA UMA NOVA CIDADE

Antigo Hotel Anchieta será Centro CulturalO projeto foi concebido a partir de uma visão que integra aspectos da modernidade, tais como acessibilidade e tecnologia, às referências arquitetônicas de época, de forma a conservar seu va-lor histórico.

A cultura de Anchie-ta ganhou mais um investimento. A Prefeitura iniciou as

obras de restauro e recupe-ração do antigo Hotel An-chieta, no Centro da cidade, que será transformado em um Centro Cultural. Os re-cursos para essa obra são do próprio município, que irá investir R$ 2,1 milhões para sua reforma, restau-ração e adaptação ao novo uso. A empresa executora será a Conenge Engenharia Ltda, que terá 365 dias para entregar a obra.

Num cenário de rápidas

mudanças, numa cidade com mais de quatro séculos de his-tória, o grande desafi o da ad-ministração pública é conciliar o antigo e o novo, preservando os aspectos de sua identidade histórica. Nesse sentido, a Pre-feitura de Anchieta vem inves-tindo na requalifi cação de seu patrimônio arquitetônico com objetivo de oferecer ao muní-cipe um espaço de convivên-

cia, trocas e fruição da arte.“A desapropriação do an-

tigo Hotel Anchieta, marco arquitetônico da década de 40 de incontestável relevância histórica para o município, que vai abrigar o Centro Cultural de Anchieta, deixa às gerações futuras uma lição de responsa-bilidade com a preservação de seu Patrimônio. Torná-lo Cen-tro Cultural, é multiplicar seu

CULTURA EPATRIMÔNIO HISTÓRICO

28 3536 3577

Fax 28 3536 3577

[email protected]

Hotel será revitalizado e se transformará no Centro Cultural de Anchieta.

valor como ativo da cultura va-lorizando sua história”, disse gerente de Cultura e Patrimô-nio Histórico, Telma Amaral.

Projetado para ser referên-cia na região, ele vai abrigar as melhores tendências em arte e cultura dotando o município e região vizinha de importante equipamento cultural. Cursos, ofi cinas de dança, teatro, artes plásticas, áudio visual, artesa-nato e folclore; sarau, exposi-ções, vão fazer parte do car-dápio cultural desse espaço. O prédio terá um restauro cui-dadoso, o telhado e a fachada serão recuperados.

Page 21: Jornal Anchieta Hoje ED 07

www.anchieta.es.gov.br Outubro de 2011

OJEANCHIETA

CADA DIA UMA NOVA CIDADE 21

Festival Capixaba movimentou mais uma vez o balneário de IririDurante o evento, o prefeito municipal foi homenageado pela Associação Iriri vivo, em virtude do apoio e atenção prestados ao evento durante as últimas sete edições.

Milhares de visitantes prestigiaram o evento e degustaram os pratos oferecidos.

Chefes exibem os pratos exclusivos do Festival.

Em outubro, o balne-ário de Iriri, em An-chieta, foi palco de mais uma tradicional

edição do Festival Capi-xaba de Frutos do Mar. A cada ano, milhares de pes-soas passam pela vila apre-ciando deliciosos pratos que só existem no balneá-rio, preparados por chefes renomados. Além do even-to, Iriri é um destino mui-to procurado pelas belas praias e da infraestrutura turística disponibilizada.

Foram cinco dias de muita fartura, com oferta de pratos exclusivos, além dos que são encontrados constantemente nas pousadas e restaurantes do balneário. Em sua 14ª edi-ção, o evento reuniu milhares de visitantes, que puderam

ainda apreciar deliciosas re-ceitas, assistir apresentações culturais e ouvir boa música.

O objetivo foi aumentar a demanda turística com lota-ção dos meios de hospeda-gem, melhorando o desem-penho dos vários segmentos, como: comércio, artesanato, quiosques de praia, quios-ques de lanches, cultura e pesca.

O evento, organizado pela Associação Iriri Vivo e patrocinado pela Prefeitura, contou com uma estrutura dividida em dois espaços: o gastronômico e o cultural. Realizado dentro do Iriri Praia Clube, o espaço gastronômi-co agrupou os restaurantes do balneário, ofertando a rica gastronomia local. Já no espaço externo, aconteceram

as apresentações culturais, as exposições de artesanato e agroturismo, artes plásticas, oficinas, torneio de futebol, caminhada, corrida rústica e recreação infantil.

Turistas de diversas ci-dades do Brasil passaram pelo festival e aprovaram os pratos e a estrutura ofereci-

da. Um exemplo é a senho-ra Marinalva Silva Porto, de Belo Horizonte (MG). “A mi-nha família sempre participa deste evento. Adoramos os pratos e os shows, Este ano o local está mais bonito e organizado. Iriri é realmente um paraíso com suas belas praias”, elogiou.

eventos

Page 22: Jornal Anchieta Hoje ED 07

www.anchieta.es.gov.brOutubro de 2011

OJEANCHIETA

22CADA DIA UMA NOVA CIDADE

EVENTOS

Nem a chuva atrapalhou a vontade de uma mul-tidão de pessoas para

assistir o show da dupla de palhaços Patati e Patatá, no estádio de futebol de An-chieta, na noite do último dia 11. Crianças, de diversas ida-des, estavam acompanhadas de seus pais cantando as mú-sicas da dupla e participando de diversas brincadeiras.

O show dos palhaços foi gratuito, sendo um presente da Prefeitura de Anchieta para as crianças do município e re-gião.

A realização foi da Prefei-tura Municipal e teve como objetivo presentear as crianças do município com um final de tarde bem animado. O show foi um programa para toda a família. Palhaços realizaram diversas brincadeiras durante o show.

Dupla aninou as crianças e adultos durante todo o show.

Patati e Patatá animaram as crianças em AnchietaDe acordo com os organizadores, cerca de cinco mil pessoas prestigiaram o show.

A festa reuniu os servidores em um noite de alegria e diversão.

Semana de atividades para comemorar Dia do Servidor Público

A Prefeitura de Anchie-ta preparou uma se-mana inteira repleta

de atividades para os ser-vidores do município. A in-tenção foi comemorar ao Dia do Funcionário Público (28/10). No período de 17 a 29 de outubro, os fser-vdiroes da municipalidade puderam participar de ati-vidades esportivas, aula de gastronomia, palestras e shows. Enduro a pé tam-bém fez parte da progra-mação e reuniu diversas equipes de servidores es-portistas.

“O município está viven-

ciado um momento de cres-cimento e, a participação do servidor nesse processo é fun-damental e, é perceptível, que podemos contar com todos eles” Sandro Alpohim - secre-tário de Administração e Re-cursos Humanos.

Na noite do dia 27, houve a tradicional Festa do Servidor, no novo Ginásio de Esportes. O objetivo foi integrar e en-treter todos os funcionários. Nessa noite, a administração presenteou com shows musi-cais e circenses, além de ou-tras atividades surpresas.

“Estamos sempre investin-do na qualidade de vida dos

nossos servidores, a festa e as demais atividades fazem parte de um planejamento para valorizarmos todos os profissionais. Agradeço cada

servidor pela dedicação e pos-tura que vem atuando para o desenvolvimento da nossa ci-dade”. Edival Petri – prefeito municipal.

Page 23: Jornal Anchieta Hoje ED 07

www.anchieta.es.gov.br Outubro de 2011

OJEANCHIETA

CADA DIA UMA NOVA CIDADE 23

Simpatia realiza Sabores da Tapioca

A comunidade de Sim-patia, no interior de Anchieta, realizou no

final de outubro a 1ª edi-ção do Sabores da Tapioca. O objetivo foi dar visibili-dade a mandioca ou aipim, produto fortemente encon-trado na região. O evento teve diversas atividades culturais, cavalgada, além da oferta de pratos à base do tubérculo, preparado com os costumes herdados dos descendentes indíge-nas e italianos que povoa-ram a localidade.

Os moradores da comu-nidade vêm reafirmando sua tradição agrícola com base na produção do aipim que tem influência em sua culinária. Da expressiva produção local do tubérculo, derivaram al-guns sabores da gastronomia, onde a tapioca é o grande

destaque.Durante todo o dia de

festa houve apresentação de danças, moda de viola, além da comercialização de pra-tos como bolinhos de aipim e porção de carne com aipim, doces caseiros, bebidas, e um delicioso almoço, composto por carne seca com feijão, fa-rinha e couve.

Como atrativo, a comuni-dade construiu um quitungo - local de produção de fari-nha, onde foi produzida uma tapioca gigante - a maior da região-, e servida ao público.

A comunidade de Simpatia é reconhecida pela sua culiná-ria; o tempero guarda o sabor da comida caseira e já atrai visitantes aos finais de sema-na para saborear a famosa “galinhada de Solange” e as tapiocas com vários sabores, servidos na Casa da Tapioca.

A tapioca gigante foi produzida e distribuída aos participantes do evento.

Dança da Tapioca fez parte da programação.

ESPAÇO DO LEITOR

Hotel AnchietaO Hotel Anchieta (foto) guarda em sua memória parte da his-

tória do município. Construído por Dom Helvécio em 1940, com a finalidade de acolher, preferencialmente, as famílias das alunas internas que estudavam do Colégio Maria Mattos, foi também dormitório do colégio. Adquirido pela família Bezerra, na década de 50 voltou a funcionar como Hotel hospedando governadores, juízes, promotores da Comarca, Coletores de impostos, profes-sores e até alunas do Colégio.

De sua localização privilegiada se contemplava toda a beleza da baía e também à Igreja Nossa Senhora da Assunção, hoje, Santuário Nacional do Beato Anchieta tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Os eventos da sociedade anchietense da época eram realiza-dos no Hotel Anchieta, palco de memoráveis festas. Suas roupas, prataria e roupas de cama foram importadas da França, o que encantava a todos pelo requinte e beleza, tanto quanto sua co-zinha que graças ao tempero e o fogão a lenha eram famosos na região.

Por: Adélia Maria de Souza

Todos os meses, iremos publicar nesta coluna, um texto de sua produção, leitor do Anchieta Hoje. O objetivo é dar voz ao cidadão e mostrar peculiaridades e histórias das comunidades e personalidades de Anchieta. Se você tem alguma história ou fato curioso relacionado a história, cultura, turismo ou costume da nossa terra, envie um pequeno texto para nossa redação através do email [email protected]. Participe e ajude a divulgar fatos pouco conhecidos da nossa terra.

Page 24: Jornal Anchieta Hoje ED 07

www.anchieta.es.gov.br Outubro de 2011

OJEANCHIETA

CADA DIA UMA NOVA CIDADE 24Feira de Ciência na Escola Amarilis Fernandes Garcia.

Agricultura familiar de Simpatia. Henrique Herkenhoff, secretário Est. Segurança Pública, em Anchieta.

Paella: Destaque do Festival Ca-pixaba de Frutos do Mar, em Iriri.

Projeto Mar - Fonte de Vida Iriri Equipe da cozinha do Festival Ca-pixaba de Frutos do Mar em Iriri

Turistas encantados com os pai-neis no Festival de Iriri

Governador Renato Casagrande prestigiou o Frutos do Mar em Iriri

Futebol feminino na Semana do Servidor.

Equipes campeãs do Enduro a pé, na Semana do Servidor.

Homenagem aos professorores na Escola de Planalto.

Lançamento do livro Gastrono-mia de Anchieta.

Puxada de Rede, apresentada pelos alunos da Escola Municipal Manoel de Paula Serrão, durante Festival Capixaba de Frutos do Mar, em Iriri.

AÇÕES EM DESTAQUE - Outubro - 2011