Jornal Antenado #8

8
8 ANO 3 EDIÇÃO VIIII FEVEREIRO DE 2012 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA PRODUZIDO PELOS ESTUDANTES DE JORNALISMO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO 7 www.modulo.edu.br/antenado 8 É NOTÍCIA 3 Foto: imageshack.us 5 ATLETAS BRILHAM NA CAPITAL E NO EXTERIOR 8 ESPORTE SEU FUTURO 6 ESPECIAL SOCIAL CONSULTORIA EMPRESARIAL AUXILIA COOPERATIVA 7 e FAZENDA DISPARADA CULTIVA ERVAS MEDICINAIS NO CANTAGALO 8 ASSOCIAÇÃO DE SURF DE UBATUBA INCENTIVA O ESPORTE COMO MEIO DE VIDA 8 8 COMUNIDADE DIVINA PROVIDÊNCIA ABRIGA MORADORES DE RUA NOVOS RUMOS, NOVAS PROFISSÕES COM O AQUECIMENTO DO MERCADO DE TRABALHO REGIONAL, CRESCE A PROCURA POR PROFISSÕES CONSIDERADAS “ DO FUTURO”.

description

Jornal produzido pelos alunos de Jornalismo do Centro Universitário Módulo. Jornal produzido pelos alunos de Jornalismo do Centro Universitário Módulo.

Transcript of Jornal Antenado #8

Page 1: Jornal Antenado #8

8ANO 3 EDIÇÃO VIIII FEVEREIRO DE 2012 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

PRODUZIDO PELOS ESTUDANTES DE JORNALISMO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO

7www.modulo.edu.br/antenado

8

É NOTÍCIA

3

Foto: imageshack.us

5ATLETAS BRILHAM NA CAPITAL E NO EXTERIOR

8

ESPORTESEU FUTURO

6 ESPECIAL SOCIAL

CONSULTORIA EMPRESARIAL AUXILIA COOPERATIVA

7e FAZENDA DISPARADA CULTIVA ERVAS MEDICINAIS NO CANTAGALO 8ASSOCIAÇÃO DE SURF DE

UBATUBA INCENTIVA O ESPORTE COMO MEIO DE VIDA

88COMUNIDADE DIVINA

PROVIDÊNCIA ABRIGA MORADORES DE RUA

NOVOS RUMOS,NOVAS PROFISSÕES

COM O AQUECIMENTO DO MERCADO DE TRABALHO REGIONAL, CRESCE A PROCURA POR PROFISSÕES CONSIDERADAS “ DO FUTURO”.

Page 2: Jornal Antenado #8

Bem vindos a mais um ano letivo! Iniciamos 2012 com notícias quentinhas (assim como o clima na re-gião nesta época do ano),

para você jovem estudante do Li-toral Norte ficar “antenado” com o que rola na região.

Ano novo, projetos novos e para àqueles que ingressam no terceiro ano do ensino médio e já pensam no vestibular, eis a dúvida pela es-colha da carreira. Para isto o É No-tícia trás uma reportagem desven-dando algumas das profissões do futuro.

Pensando ainda em carreira, mas agora no Esporte, partimos para os atletas revelação: Gabriel Me-dina, 17 anos, representando mun-do afora o surf de São Sebastião e Diego Wanks, 22 anos, destaque no skate em campeonatos estaduais.

A oitava edição do Antenado, jornal de maior tiragem na região, 13 mil exemplares dedicados ao jo-vem caiçara, ainda reúne uma série de notícias no Especial Social. Sim! Todo brasileiro pode doar um pou-quinho do seu tempo, da sua dis-posição, da sua boa vontade para desenvolver trabalhos voluntários. Mostramos aqui parte do trabalho desenvolvido pela Comunidade Di-vina Providência que acolhe mora-dores de rua, pela Associação Uba-tuba de Surf que divulga o esporte como meio de vida, pela Fazenda Ambientalista Disparada que culti-va e incentiva o uso de ervas medi-cinais e no Perfil de Glauber José Ferraz, que ministra aulas de fute-bol para crianças de três bairros de São Sebastião.

Boas aulas e boa leitura!

Bruna Vieira GuimarãesEditora desta edição

EDITORIAL

xpediente O JORNAL ANTENADO É PRODUZIDO PELOS ESTUDANTES DE JORNALISMO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO. ANO 3 - EDIÇÃO VIII - FEVEREIRO DE 2012

Jornalista Responsável e Coordenadora de Curso: Profª. Ms. Bruna Vieira Guimarães - MTB 32.441/SP ([email protected]) Colaboração dos Professores Jornalistas Paulo Rogério de Arruda e Ingrid GomesProdução Gráfica, diagramação e infográfico: Paulo Henrique Ferraz, estudante do 8º semestre de Jornalismo ([email protected] /@peagah)Repórteres: Amanda Moreira, Bruna Thallicya, Camila Creace, Daniel Olivieri, Daniele de Freitas, Diego Bandeira, Elisa Santos, Felipe Riela, Francisco Garcês, Luan Beata, Lucas Santana, Marcelo Souza, Mayara Peixoto,Milena Arytha, Rafael Rodrigues, Tamires de Almeida.Tiragem: 13 mil exemplares (Gráfica Lance!) Distribuição: Escolas do Ensino Médio de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e UbatubaRedação: CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO – CAMPUS MARTIM DE SÁ – Av. Mal. Castelo Branco, s/nº CEP 11.662-700 Caraguatatuba/SP Tel. (12) 3897-2008 www.modulo.edu.br/antenado / [email protected]

E2 Litoral Norte - Fevereiro 2012

Informações:Cinemas do Litoral www.cinemasdolitoral.com.br Centerplex Cinemas www.centerplex.com.br

Page 3: Jornal Antenado #8

A escolha de uma pro-fissão deve ser muito bem pensada. Um dos critérios usados é se a carreira escolhida

tem futuro promissor. O medo de fazer a escolha errada toma conta de muitos jovens, que além das preocupações com os vestibulares, tem de pesquisar quais são as profissões do momento.

Nos últimos anos, no Brasil, hou-ve uma grande procura pelas carreiras emergentes. Um estudo realizado pela Rede Laureate, grupo de multinacional de educação, mostra que em 2011 as carreiras que mais tiveram crescimen-to estão relacionadas às indústrias de tecnologia da informação (TI), en-genharia, energia e sustentabilidade, além das áreas da saúde e entreteni-mento.

No Litoral Norte Paulista a procura por profissionais em áreas consideradas “do futuro” aumentou. Com a instalação da Unidade de Tratamento de Gás, ligada à Petrobras, em Caraguatatu-ba, houve uma corrida por profissio-nais qualificados. Acompanhando a tendência, a maior instituição de en-sino na região, em número de alu-nos e instalações, passou a ofertar nos últimos anos o curso tecnólogo de Petróleo e Gás, manteve o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, de Engenharia de Produ-ção e de Administração. Na área de saúde oferta Enfermagem e já for-mou turmas de Gestão Ambiental

na área de Sustentabilidade, Jornalismo e Publicidade e Propaganda na área de Entretenimento.

O curso de Petróleo e Gás do Centro Universitário Módulo tem duração de três anos e prepara o jovem para aplicar a legislação do setor, aferir a qualidade dos pro-dutos, gerenciar situações de risco e emergência, visando à prevenção e o controle de acidentes de tra-balho e danos ambientais. O curso leva em consideração a vocação regional. Mais informações deste e de outros cursos no site www.modulo.edu.br.

É NOTÍCIA

3Jornal Antenado

Profissões do FuturoPor Camila Creace e Felipe [email protected][email protected] Im

agem: publicdom

ain.com

8SAIBA QUAIS SÃO AS ÁREAS EM CRESCIMENTO NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO

Gabriel Garcia, 19 anos, está no 3º semestre de Petróleo e Gás do Módulo. Ele diz que a escolha pelo curso foi devido ao crescimento do mercado de tra-balho. Segundo o universitário, o curso é muito bom, tem ótimos professores e matérias interessantes.

“O curso de Petróleo e Gás me faz acreditar que terei um futuro promissor devido à necessidade des-tes profissionais na região”.

Gabriel acredita que o Litoral Norte foi beneficiado em vários setores devido à instalação da Base de Gás. A vinda da Petrobras criou empregos diretos e indire-tos. Ao ser questionado se concorda que a carreira é umas das profissões do fu-turo, Gabriel responde que sim, mas é para um futuro próximo, e os interessados não devem parar de estudar para estarem sempre atualizados.

A parceria do Módulo com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) pro-porciona aos estudantes a oportunidade de estágio ou aprendizado que os auxi-liam a colocar em prática o que aprendem na teoria. Além disso, o Módulo sele-ciona estagiários para trabalhar na instituição.

Petróleo e Gás O Tecnólogo em Petróleo e Gás gerencia, monitora e executa a

prospecção, beneficiamento ou produção, armazenagem e comer-cialização do petróleo e seus derivados. Em sua atuação, esse pro-fissional aplica a legislação do setor, afere a qualidade dos produ-tos, gerencia situações de risco e emergência, visando à prevenção e o controle de acidentes de trabalho e danos ambientais. O curso deve enfatizar, considerando a vocação regional, as etapas do pro-cesso produtivo do petróleo e gás, podendo o tecnólogo atuar em jazidas, plataformas, refinarias e distribuidoras e na preservação do meio ambiente.

Carga horária: 2800 horas | Duração: 6 semestres

Análise e Desenvolvimento de SistemasO tecnólogo aprende a analisar, projetar, desenvolver, testar e implantar

sistemas com o apoio de diversas tecnologias (linguagens Java e XML), banco de dados (Oracle e/ou SQL Server) e metodologias de projeto de software, en-tre elas RUP (Rational Unified Process) e UML (Unified Modeling Language). E o que é melhor: o Módulo disponibiliza recursos no laboratório de Redes de Computadores (roteadores Cisco), convênios acadêmicos com as principais empresas da área de Tecnologia da Informação como IBM, Microsoft, Oracle e Macromedia, possibilitando a utilização dos softwares mais atuais existentes no mercado. O curso oferece certificação parcial: após a conclusão do 2º se-

mestre, o aluno recebe o certificado de Programador de Computadores. Carga horária: 2000 horas | Duração: 4 semestres

Engenharia de ProduçãoTem como objetivo preparar o profissional para

tornar-se um empreendedor, o que possibilita que a sua atuação não esteja limitada só à indústria, atu-ando também na área de segmentos econômicos e em atividades operacionais como recursos humanos, materiais e financeiros e participando de todo o ci-clo de desenvolvimento de uma indústria ou de uma cadeia produtiva.

Carga horária: 3600 horas Duração: 10 semestres

( )Em 2011, as carreiras que mais tiveram crescimento

estão relacionadas às indústrias de tecnologia da informação (ti), engenharia, energia e sustentabilidade, além das áreas da saúde e

entretenimento.

Page 4: Jornal Antenado #8

Os alunos do 1º ao 4º semes-tres dos cursos de Adminis-tração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Di-reito e Gestão de Recursos

Humanos do Centro Universitário Módulo estão empolgados com o projeto de Con-sultoria Empresarial retomado no segundo semestre de 2011. Neste projeto, os uni-versitários orientados pelos professores que coordenam o projeto, prestam serviço de consultoria empresarial aos mais diversos ramos empresariais do Litoral Norte. O in-tuito é auxiliar as empresas em suas possí-veis fragilidades, apontar as ações corretivas e potencializar os pontos fortes.

A consultoria é coordenada pelos professores José Antônio Ribeiro Junior e a coordenadora de curso Marina Codo. O último contrato fechado pela Con-sultoria Empresarial foi com a Compa-nhia Municipal de Turismo de Ubatuba (COMTUR) para auxiliar costureiras de uma empresa recém-instalada na região.

Por meio da consultoria foram ofere-cidos cursos de informática, nota fiscal eletrônica, gestão de tempo, educação financeira, entre outros. As aulas para as costureiras aconteceram às quintas-feiras, das 14 às 18h, na sede da Companhia de Turismo em Ubatuba.

Segundo a coordenadora Marina

Codo, a consultoria empresarial visa atender pequenas empresas, disponi-bilizar modernas ferramentas de gestão e oferecer auxílio especializado com baixo custo. Por outro lado o projeto contempla as necessidades dos alunos que trocam experiências e conheci-mentos pessoais e profissionais. “O

Centro Universitário Módulo vem a cada dia incentivando os seus alunos a sair e fazer acontecer e este é o grande diferencial desta consultoria”, revela a coordenadora.

Para o professor contador Ro-drigo Camargo, a Consultoria Empresarial é a oportunidade

de o aluno colocar em prática a teoria que é passada na sala de aula . “Ampliar o conhecimento e ver como funciona uma coopera-tiva faz com que o aluno queira aprender mais na faculdade” , f i-naliza .

Colaborou Daniel Olivieri

SEU FUTURO

4 Litoral Norte - Fevereiro 2012

Por Diego Bandeira e Adriano [email protected]@hotmail.com

Na corrida por uma vaga no mer-cado de trabalho, uma das op-ções são os concursos públicos. Sabrine Santos, gerente de um cursinho preparatório, confirma

que as matrículas estão em franca expansão. Apesar disto, salvo exceções como carreiras na promotoria pública, magistratura, fiscal de renda e outros, o que se vê são pessoas des-preparadas para ocupar estas carreiras. Bus-cam apenas a estabilidade financeira.

Para Thiago Luiz, investigador de polícia

há 10 anos, a maioria dos candidatos não sabe detalhes das funções a serem desem-penhadas. “Geralmente, não sabem a real tarefa a ser cumprida. Levam em conta o lado financeiro e a relativa estabilidade no emprego”, opina e continua: “O funciona-lismo público não é mais garantia de esta-bilidade profissional, visto que a iniciativa privada paga salários melhores”.

A funcionária da prefeitura de São Pau-lo, Gabriela Almeida, revela que a carrei-ra pública tem poucas oportunidades de

crescimento profissional. “Para mudar de cargo, na maioria dos casos, precisa fazer novo concurso. E isto é difícil de ocorrer. A concorrência é enorme e o estudo des-gastante. Quando o candidato consegue passar nas fases eliminatórias, está tão desgastado que não tem mais forças para prestar novos concursos. O comodismo é frequente”, afirma.

A delegada de polícia, Josely Campos, destaca que os pedidos de demissões na carreira militar tem crescido. “As pessoas não

mais se conformam com o mau atendimen-to. Tem a corregedoria para oficializarem as reclamações e denúncias, o que pode levar a demissão do funcionário”.

Para o empresário Paulo Martins, que mora na capital, é preciso investir na ca-pacidade empreendedora do brasileiro. “Não se pode parar de estudar. Somente com investimentos pesados em educa-ção e cultura, teremos profissionais bem preparados para ocupar vagas de traba-lho públicas e privadas”, finaliza.

Concurso público: garantia de estabilidade profissional?

Consultoria Empresarial do Módulo: da teoria à prática

Por Daniele Freitas [email protected]

Imagem

: http://albirio.files.wordpress.com

8 É PRECISO INVESTIR NA CAPACIDADE EMPREENDEDORA DO BRASILEIRO

( )“Ampliar o

conhecimento e ver como funciona uma cooperativa

faz com que o aluno queira

aprender mais na faculdade”

8 Estudante do Módulo esclarece dúvidas de costureiras de Ubatuba

Page 5: Jornal Antenado #8

Arrumando as malas...rumo aos campeonatos internacionais

ESPORTE

O Litoral Norte descobre jovens atletas a cada dia. Aqui eles crescem e praticam habilida-des esportivas, graças ao cli-ma favorável, as boas praias e

ao desenvolvimento da região nos últimos anos.

Seja em revistas, anúncios comerciais ou outdoors, hoje é possível comemorar as vitórias de conterrâneos surfistas, ska-tistas, corredores, bikers, nadadores, en-tre outras modalidades que fogem dos padrões futebolísticos. Eles representam muito bem o litoral e o Brasil em cam-peonatos estaduais, nacionais e interna-cionais.

Apesar dos bons resultados, a região não tem uma política pública completa de apoio ao atleta. E, por isso, sem o su-porte necessário, os jovens se veem obri-gados a mudar para cidades maiores ou até para outro país em busca de novas oportunidades e descobertas.

Gabriel Medina, 17 anos, é considera-do por muitos como o Neymar do surfe. O jovem sebastianense desenvolveu sua

especialidade em Maresias, quintal de sua casa, onde soltou as primeiras manobras no surfe que hoje encantam e surpreen-dem os mais experientes técnicos.

Medina faz parte de uma geração ca-tivante. O surfista é apontado pela mídia especializada, como um garoto prodígio e já se tornou um dos principais atletas de ponta do país. Começou a competir aos 11 anos no circuito sebastianense de surfe, venceu o brasileiro e chegou a competir fora do país onde obteve reco-nhecimento internacional ao conquistar títulos importantes.

Hoje Medina tem patrocinadores que dão o suporte necessário para a sua car-reira de atleta. Quando não está compe-tindo fora do país, volta para São Sebas-tião e curte a família. Não fica sem treinar em Maresias, onde também arruma um tempinho para se divertir com os amigos. “Gosto de sair, mas não posso sair tan-to, porque tenho que competir e dormir cedo, preservar o meu corpo”, confirma.

Para Gabriel, sair de sua cidade foi algo inesperado, fluiu naturalmente, porém foi

necessário para crescer na carreira. O sur-fista desfrutou de boas ondas no final de 2011 e participou de campeonatos no Havaí, Estados Unidos.

SkateDiego Wanks, 22 anos, ou Didi é um jo-

vem skatista natural de Ubatuba. Carismáti-co e brincalhão, Didi é destaque por onde passa com seu skate, mesclando manobras técnicas, bem executadas, regadas de muita criatividade.

Em Ubatuba, Wanks não só apren-deu a andar de skate como venceu diversos campeonatos em Caraguata-tuba, São Sebastião e na cidade natal, além de campeonatos regionais do Vale do Paraíba. Diego é figura carim-bada nos pódios. O rapaz viu na cida-de de São Paulo uma grande oportuni-dade para mostrar o seu skate e quem sabe um dia se profissionalizar.

“O fato de Ubatuba contar somente

com uma pista de skate, e sem um apoio da prefeitura quando se fala em reforma na pista, desanima os demais skatistas. Decidi vir para São Paulo, para estar mais próximo da mídia especializada, ser mais notado em eventos, conhecer mais pessoas e como consequência ser valorizado neste merca-do”.

Logo ao chegar à capital, o skatista foi convidado a “colar grau” em duas revistas especializadas. O último feito foi ser capa da revista Tribo Skate, na edição de maio de 2011. Didi confes-sa sentir saudade de sua cidade, po-rém ressalta que agora o momento é inoportuno para voltar. “Ainda tenho muito para fazer aqui, e também gosto de viver nesta cidade, apesar de sentir falta de Ubatuba. A mídia e as marcas de skate estão quase todas instaladas em São Paulo”. Atualmente Didi divide seu tempo entre trabalho, filmagens e sessões fotográficas.

Por Marcelo Souza e Luan [email protected]@hotmail.com

5Jornal Antenado

8 JOVENS ATLETAS DA REGIÃO ACABAM MUDANDO DE CIDADE OU DE PAÍSS PARA PROGREDIR NA CARREIRA

O sonho de ser jogador de futebol

Muitos jovens sonham com a carreira de jogador de futebol profissional. A questão é que o sonho se torna realidade para pou-

cos, por meio de testes chamados de “pe-neiras”, no qual os garotos são escolhidos pelos “olheiros” de clubes grandes como Santos, São Paulo, Palmeiras, Portuguesa e outros. Em Caraguatatuba a situação não é diferente das demais cidades brasileiras.

Para Iago Fernandes, 16 anos, que trei-

na desde os sete anos em escolinhas de futebol em Caraguá, a busca pela realiza-ção do sonho “não é só para entrar no mundo da fama, mas para trabalhar fazen-do o que mais gosto”, revela.

O jovem Iago aponta o grau de difi-culdade existente para se profissionali-zar. “Participei de muitas “peneiras”, mas na maioria das vezes, eu e meus cole-gas de grupo, não conseguimos mostrar tudo que jogamos, bem como a nossa qualidade de atleta. O procedimento

não disponibiliza espaço e tempo ade-quado para uma exibição”, opina.

Sorte e conhecimento. Estas duas palavras resumem para Iago o que é preciso para se tornar jogador profissio-nal. “Se os pais do garoto conhecerem algum empresário e se a sorte ajudar, fica mais fácil”, afirma o jovem Iago que, apesar das dificuldades, mantém a ca-beça ocupada com o futebol e com a esperança de um dia viver com os ren-dimentos do esporte que ama.

Por Elisa Santos e Luan [email protected]@hotmail.com

Foto> Marcelo Souza

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

8 Gabriel Medina, 17, surfista de São Sebastião

8 Diego Wanks, 22, skatista de Ubatuba

Page 6: Jornal Antenado #8

M ostrar a facilidade de ter uma farmácia natural na própria casa ou apartamento, e evitar os remédios químicos quan-do sentir dor de cabeça, fe-

bre, náuseas e outras doenças. Este é o intuito do cultivo de ervas medicinais. para Pedro João Abreu Vieira de Almeida, proprietário da Fazenda Disparada, localizada no bairro do Cantagalo, região central de Caraguá. “Das plantas se faz um chá que tem efeito curativo muito bom, além de ser saudável”, confirma Pedro que tem uma “farmácia viva” com ervas semelhantes à penicilina, almeirão, novalgina e outras.

Segundo Pedro João, as sementes das er-vas medicinais podem ser plantadas numa área pequena e não geram custos elevados. “Nos apartamentos, podem ser plantadas em

vasinhos na janela da lavanderia. Quem pos-sui quintal em casa pode fazer uma pequena horta”, sugere o ambientalista. “As plantas me-dicinais adquirem grande importância para a medicina tradicional, mas para serem usadas corretamente é preciso recorrer à sabedoria popular”.

A Fazenda Disparada é um local de lazer, pesquisa e recebe grupos ambientalistas e de observadores de pássaros. Dispõe de grande diversidade de plantas, árvores frutíferas como abricó, amora, jambolão, pitanga, banana, além dos pássaros e de outros animais que integram a fauna da Mata Atlântica. Dentre os atrativos da Fazenda há também rios, trilhas, “sementeiro” e um grande berçário de palmei-ras. Toda área é preservada.

O sonho do proprietário Pedro é trans-formar a Fazenda num centro de pesquisas a

ser frequentado por estudantes e amantes da natureza. Enquanto isto não acontece, ele pre-serva e cuida muito bem da mata que o cerca.

A fazenda foi objeto de estudo na discipli-na Comunicação Comunitária, no curso de Jornalismo do Centro Universitário Módulo. A aluna Tamires de Almeida e os alunos Ro-drigo Bischoff e Rafael Franco desenvolveram num blog, fizeram programete de rádio e bole-tim informativo da Fazenda Disparada.

A Fazenda Ambientalista Disparada fica na Rua Chico Mendes, 550, Estrada do Cantagalo, Caraguatatuba.

Para conhecer é preciso agendar com Pedro João pelo telefone (12) 3883.7130.

6 Litoral Norte - Fevereiro 2012

ESPECIAL SOCIAL

O benéfico cultivo de ervas medicinais na Fazenda Disparada

Por Tamires de [email protected]

F undada há mais de 20 anos, a Associação Ubatuba de Surf, conhecida pela sigla AUS, contribui para o desenvolvimento do surfe no Litoral Norte Paulista. A AUS promove à éti-ca, a paz, a cidadania, os direitos humanos e

a democracia através da prática do surfe como esporte e meio de vida. Também defende e promove a preser-vação e conservação do meio ambiente, representa os surfistas e simpatizantes do surf e cria, colabora, e exe-cuta eventos esportivos a nível local, regional, nacional e internacional.

O principal evento da entidade é o Circuito Munici-pal Ubatuba Pro Surf, que acontece todo ano. Dividido em três etapas, cada uma com 14 categorias. Para este evento acontecer, a AUS conta com cotas de apoio de patrocina-dores que ajudam doando roupas, óculos, acessórios para a prática do surf, e comércios que contribuem com alimentos, bebidas, frutas, biscoitos, água, sorvete e açaí. O circuito é apoiado pelos meios de comunicação da região.

A AUS é uma associação civil de interesse público sem finalidade lucrativa e concede, com a carteirinha de sócio, desconto em comércios da cidade, que vão de restaurantes a consultórios, incluindo também hotéis e lojas de informá-tica. Os membros da diretoria trabalham voluntariamente para a Associação, hoje presidida por Paulo Motta e que tem como vice Carlos Roberto.

A entidade também foi objeto de estudo na discipli-na Comunicação Comunitária, no curso de Jornalismo do Módulo. As alunas Amanda Pires e Milena Arytha desenvolveram notícias e criaram o blog http://associa-caoubatubadesurf.wordpress.com, fizeram programete de rádio e um boletim informativo da AUS que dispõe de site: www.aus.org.br.

A Associação Ubatuba de Surf fica na Rua Conceição, nº 120, Loja 16, Centro de Ubatuba. Maiores informações no telefone: (12) 3833.2649 ou por e-mail: [email protected]

Associação Ubatuba de Surf difunde o esporte como meio de vida

SERVIÇO

SERVIÇO

A artesã Maria Tereza Garcez, há seis anos transforma caixa de leite, filtro de café, fita para empacotamento, fita dupla face e reta-lho de tecido em bolsas, carteiras e acessó-rios pessoais. Através do projeto “Reciclando

Vidas”, que realiza na Fundação CASA de Caraguatatuba, com menores infratores, ela consegue trabalhar a autoesti-ma dos jovens, promover a educação ambiental e gerar renda para as famí-lias.

“O intuito deste proje-to é ensinar os jovens a produzirem as bolsas, e por meio deste trabalho sustentável ele enxergar a alternativa de ter uma vida mais saudável”, afir-ma Maria Tereza. A artesã quer ampliar o projeto este ano para atuar tam-bém em escolas, igrejas e em instituição no geral.

“Eles aprendem rápido a fazer o artesanato. No início era difícil vender as bolsas, mas após a criação das apostilas por meio do meu blog, o trabalho foi reconhecido e hoje já vendi mais de 600 apostilas e bolsas para diversas localidades e países. Muitos compram as bolsas pela questão da consciência ambiental”, revela Maria Tereza, que mantém atualizado o blog “Tereza Eco Arte” no endereço www.terezaecoarte.blogspot.com.

Por Francisco [email protected]

Reciclando vida com bolsas artesanais

Por Amanda Moreira e Milena [email protected]@hotmail.com

Fotos: Tamires de A

lmeida

Foto: Renato Boulos

Foto: Divulgação

8 O SONHO DO PROPRIETÁRIO É TRANSFORMAR O LOCAL EM UM CENTRO DE PESQUISAS

8Equipe da Associação Ubatuba de Surf

Page 7: Jornal Antenado #8

A vontade de cuidar dos mais necessitados veio da experiência de vida de seu fundador Daniane de Oli-veira, que após conversão

espiritual, decidiu dedicar a sua vida ao cuidado dos moradores de rua, diante de todas as dependências e necessidades.

Em 2002, Oliveira juntamente com sua mãe, Dona Graça, e sua esposa Rose, iniciaram o trabalho da Pastoral de Rua oferecendo alimento aqueles que es-tavam abandonados. A abordagem era feita sempre levando um prato de co-mida e uma palavra de carinho e amor. De acordo com Oliveira, muitas vezes a falta de alimento chegava a ser o menor dos problemas das pessoas que busca-vam auxílio. “Elas precisavam de roupas, cobertores, cuidados médicos e principal-mente de uma moradia”, conta.

O projeto cresceu e ganhou uma casa no bairro Estrela D’Alva, chegando a ofe-recer cerca de 50 pratos de almoço, ba-nhos e remédios de emergência. No dia 15 de agosto de 2003, com apoio de benfeitores, a Comunidade Católica Divi-na Providência alugou um sítio para sede, localizado no bairro do Rio do Ouro e que dois anos depois foi adquirido pela comunidade.

A instituição é conduzida por volun-

tários que escolheram dedicar a vida ao cuidado com o próximo. A “Casa Mãe”, como é chamada a residência sede, é ad-ministrada por cinco pessoas. “Eles são membros consagrados ao carisma, são pessoas que decidiram servir a Deus por meio do trabalho da comunidade”, expli-ca Oliveira.

Os moradores acolhidos se revezam na organização da casa, plantio e manu-tenção das hortas, cuidado com os ani-mais e outras atividades. Juntamente com as tarefas da rotina diária, os moradores participam de catequese e orações.

A Comunidade também cuida das medicações e consultas dos moradores debilitados, atende famílias que buscam

ajuda e providencia documentação para aqueles que não pos-suem, além disso, pro-fissionais da área da saúde dão assistência voluntária aos internos.

Mantendo a tra-dição da Pastoral de Rua, os irmãos consa-grados saem todas as terças-feiras para levar aos moradores de rua um prato de comida, roupas e cobertores, aproveitando a apro-

ximação para evangelizar e oferecer uma oportunidade de abrigo e nova vida, na Comunidade Divina Providência.

Apesar de ser uma instituição reco-nhecida juridicamente, o projeto sobre-vive apenas de doações, não obtendo qualquer tipo de verba pública e é man-tido por meio da misericórdia de Deus e providência de pessoas que colaboram com a comunidade.

Comunicação ComunitáriaA função de um jornalista é transmitir

informação, formar opinião e principal-mente estar a serviço da sociedade. Com base nestes princípios, os alunos do 4º

semestre de Jornalismo do Centro Uni-versitário Módulo selecionaram institui-ções sociais para poderem desenvolver o trabalho da disciplina ministrada pela professora e jornalista Bruna Vieira Gui-marães.

Aline Ehrlich, Bruna Thallicya, Lucas Santana, Mayara Peixoto e Rafael Rodri-gues, assessoraram a Comunidade Cató-lica Divina Providência por meio dos ser-viços de assessoria de imprensa, criação de blog, perdis em redes sociais, boletim informativo, jornal mural, edição de pro-gramete de rádio e produção de um ví-deo institucional.

As funções foram desenvolvidas em conjunto com a comunidade e a execu-ção das tarefas durou um semestre letivo. Outras quatro instituições foram atendi-das pelos demais colegas de Jornalismo. Leia mais na página 6.

Colaboraram Aline Ehrlich, Bruna Thallicya, Lucas Santana e Rafael Rodrigues

7Jornal Antenado

PERFIL

Cidadania e Projeção A realização de um sonho

S ituado no bairro da Ense-ada em São Sebastião, o projeto “Cidadania e Pro-jeção” realiza um trabalho voluntário e social há 12

anos, na sede do Clube Atlético Guarani. Com cerca de 200 crian-ças, o projeto abrange três grandes bairros da região norte do municí-pio, Jaraguá, Canto do Mar e Ense-ada.

Aos sábados das 8h às 13h, crianças da faixa etária dos sete aos dezesseis anos jogam futebol no campo do clube. “O principal ob-jetivo é incluir e não excluir. Tra-

balhamos com crianças de todas as faixas sociais, temos que lidar com todas as situações”, afirma Glauber José Ferraz, professor de Educação Física e ex-aluno do projeto social.

Gláuber José Ferraz, 23 anos, é um exemplo de que esporte e cida-dania andam juntos. O atual profes-sor voluntário e atleta do primeiro quadro do clube ganhou incentivo nas próprias categorias de base, tendo assim a ideia de ser professor e trabalhar nos segmentos sociais do próprio bairro.

Ele concluiu em 2010 o bachare-lado em Educação Física no Centro

Universitário Módulo e assim rea-lizou o seu maior sonho: “Sempre quis conquistar meu espaço. Nunca quis passar por cima de ninguém. Humildade e trabalho é o que eu mais carrego comigo, tento passar isto para meus alunos”, declara Fer-raz emocionado.

Sendo visto como exemplo por seus alunos, Glauber desempenha a função de conselheiro, já que acompanha as notas dos alunos do projeto: “Aquele que não vai bem na escola passa por uma conversa direta comigo, tento ajudar, e não castigar”, conclui.

Por Rafael R. [email protected]

ESPECIAL SOCIAL

Divina Providência acolhe moradores de rua e devolve a esperança de uma vida digna

Por Mayara [email protected]

8 A COMUNIDADE CATÓLICA DE CARAGUÁ PRATICA A SOLIDARIEDADE, CARIDADE, AMOR E DEDICAÇÃO AOS EXCLUÍDOS

Acompanhe a Comunidade Católica Divina Providência no blog www.divinap.wordpress.com

A entidade está localizada na Rua Benedita Maria das Dores, 355, Rio do Ouro, Caraguatatuba/SP.

Maiores informações no telefone: (12) 3883.4547, com Daniane de Oliveira.

Projeto “Cidadania e Projeção”Sede do Clube Atlético Guarani

Av. Vereador Emílio Granato, 5353, Enseada, São Sebastião, SP Aos sábados, das 8h às 13h, aulas de futebol

gratuitas para crianças e adolescentes.

SERVIÇO

SERVIÇO

Foto: Divulgação

Foto: Rafael Santos

8Alunos de Jornalismo em visita à Comunidade

Page 8: Jornal Antenado #8