Jornal Campinas Café n° 206

32
CAMPINAS / SP MENSAL ANO 18 Nº 206 DEZEMBRO 2011 CAMPINASCAFE.COM.BR Rico jardim Costa Amalfitana Mediterrâneo com gostinho da ‘dolce vita’ Shelby GT 500 CASA PRONTA PARA RECEBER 2012 | PÁG 14 HORA DA VIRADA DEU BRANCO | PÁG 04 VOCÊ MERECE RELAXAR CEIA SAUDÁVEL E GOSTOSA Conheça banhos e mas- sagens terapêuticos para aliviar a tensão | PÁG 08 Basta ponderar na hora das refeições e equilibrar o cardápio | PÁG 10 REGINALDO LEME 5.794 km percorridos, 1.150 ultrapassagens, 19 corridas: o espetacular ano da Fórmula 1 em números | PÁG 20 | PÁG 28 | PÁG 12

description

Confira nossa edição de fim de ano.

Transcript of Jornal Campinas Café n° 206

Page 1: Jornal Campinas Café n° 206

CAMPINAS / SP MENSAL ANO 18 Nº 206 DEZEMBRO 2011 CAMPINASCAFE.COM.BR

Rico jardim

Costa Amalfi tanaMediterrâneo com gostinho da ‘dolce vita’

Shelby GT 500

CASA PRONTA PARA RECEBER 2012 | PÁG 14HORA DA VIRADA

DEUBRANCO | PÁG 04

VOCÊ MERECERELAXAR

CEIA SAUDÁVEL E GOSTOSA

Conheça banhos e mas-sagens terapêuticos para aliviar a tensão | PÁG 08

Basta ponderar na hora das refeições e equilibrar o cardápio | PÁG 10

CAMPINAS / SP MENSAL ANO 18 Nº 206 DEZEMBRO 2011 CAMPINASCAFE.COM.BR

REGINALDO LEME 5.794 km percorridos, 1.150 ultrapassagens, 19 corridas: o espetacular ano da Fórmula 1 em números | PÁG 20

| PÁG 28

Mediterrâneo com gostinho da ‘dolce vita’| PÁG 12

Page 2: Jornal Campinas Café n° 206

Campinas Cafe Dezembro de 2011

02 Opinião

artigos

Café & Direito

Comportamento

SexualidadeEditora

Av. Dr. Hermas Braga, 532 - Nova Campinas - Campinas - SP - fone: 19 3201-5715 - Administra-ção e Editoria: Cristiane Gracioli Matos - Diretor Comercial: Eduardo Iaderozza Gracioli - Jornalista Responsável: Carlos Gui ma rães - MTB/MG5739-95. TIRAGEM DESTA EDIÇÃO 15.000 EXEMPLARES - Os conceitos emitidos em anún ci os ou ma té ri as assinadas são de inteira responsabilidade dos au to res não refl etindo necessariamente a opinião deste Jornal.

[email protected]

ROBERTO SHINYASHIKI é psiquiatra, palestrante e autor de 14 títulos www.clubedoscampeoes.com.br.

Sexualidade

Comportamento

[email protected]

Adeus ano velho!

© Pietro Nardella-Dellova, “Cântico do Shabbat”, in A MORTE DO POETA NOS PENHASCOS E OUTROS MONÓLOGOS, Ed. Scortecci, 2009, pág 278-279 (disponível na Livraria Cultura).

Bancos e inimigos

Quatro pontes para evitar a falta de resultados

Pietro Dellova

Shinyashiki

Maria AlvesCris Gracioli

Pietro Dellova

O mosaico da família atual e seus laços de amor

Profa. Dra. Maria Alves de Toledo Bruns é líder do Grupo de Pesquisa Sexualidadevida-USP/CNPq e autora de vários livros. Site www.sexualidadevida.com.br - contato: [email protected]

A maioria das pessoas não compreendem o real signifi cado de “cuidar da própria vida”. Talvez, porque pensem que alimentar a vida seja apenas cumprir tarefas rotineiras. Que os planos executados dia após dia trarão mais felicidade, mais dinheiro ou satisfação.

E isso, não é verdade. É preciso descobrir o “tesouro da alma”, esse sim deve ser almejado e o principal objetivo da vida. O que é? Saiba mais acessando: www.andregobbi.com.br.

UM TESOURO PARTICULAR PARA CULTIVAR

O cenário contemporâneo é redesenhado por várias confi gurações de paterni-

dade/maternidade que compõem o mosaico familiar no momento atual. Mosaico esse, que contem-pla formas para além dos laços de consanguinidade; da sacra-mentalização do matrimônio (nos regimes civil e religioso); das juras de amor eterno. Mudanças ocor-ridas na sociedade ressoam em todas as instituições e vice-versa. Pensando nesse mosaico e com o propósito de instigar um caloroso diálogo familiar – entre pai, mãe e fi lho/a –, descrevo alguns de seus principais desenhos:

•Família heterossexual ou nuclear: composta de pai, mãe e fi lho/a biológico/a e/ou adotivo/a;•Família ampliada: formada pelos membros da família nuclear, mais netos/as, genros, noras, avós etc;•Família monoparental: cons-tituída por uma mulher/ho-

mem solteira/o, divorciada/o, separada/o, ou abandonada/o com filho/a biológico/a e/ou adotado/a, que por várias razões assume sozinha/o as demandas de responsabilidades inerentes à maternidade/paternidade do fi lho/a;•Família homoparental: constitui-se de casais homossexuais mas-culinos ou femininos com fi lho/a biológico/a ou adotivo/a;•Família heterossexual com fi lho/a homossexual;•Família infértil: formada por casal infértil que recorre à tecnologia de reprodução para ter fi lhos/as;•Família adotiva: pode ser formada por todos os tipos citados acima; •Família reconstruída: caracteriza-se por uniões resultantes de des-casamentos/separações/viuvez em que um ou os dois cônjuges tenham filhos dessas relações desfeitas;•Família sem fi lhos/as: constituída por casais que optam por não ter fi lhos/as;•Uniões consensuais: parcerias estáveis com ou sem fi lhos/as.

Algumas dessas modalidades de família são conhecidas há tem-pos, outras nem tanto. Porém, a

realidade é uma só: a família tem sido foco de atenção de todas as instâncias da sociedade no de-correr dos tempos. Pela perspec-tiva transgeracional, convido-o, leitor, a acessar as histórias orais contadas por seu pai e/ou mãe acerca do jeito que sua avó e seu avô educavam os/as filhos/as; também, será que o namoro deles era igual ao jeito de namorar de hoje? Outro assunto interessante para bater aquele papo gostoso com eles é sobre as viagens que eles faziam e os times de futebol pelo qual torciam. Uma história chama outra e, aí, pode até pintar um diálogo gostoso e esclarecedor sobre os porquês de tantos tipos de famílias. Afi nal, o modo de ser e de estar do homem e da mulher no mundo mudou – e, se mudou, a família também mudou. Tudo está interligado, como um sistema dinâmico – o investi-mento afetivo-relacional, o estar com o outro, o jeito de namorar – tudo se modifica em cadeia. Ouvir as histórias de nossos avôs e bisavós pode ser uma ponte para entendermos a história dos vários laços de amor da família de hoje, ou seja, o mosaico da família atual.

A crise que, embora já exis-tindo, aparece ao público estupefato apenas em 2008

e se estende aos nossos dias. Sim, é um erro considerar a de 2008 uma crise e esta de 2011, outra. USA, Europa e outras regiões do mundo estão umbilicalmente ligadas por um barbante (fino que seja) de caráter fi nanceiro.Não me referi a um laço econômi-co, mas fi nanceiro.Há uma especulação sem limites, com poder acima de governos - ainda que tradicionais -, respon-sável por decidir, impor e fazer im-por. É especulação fi nanceira, não apenas de quem investe, mas de sistemas bancários internacionais. Desde que se criou a ideia de Estado e de Governo, com tantas variáveis e opostas teorias, dando ao Estado a marca de um Leviatã ou de um semi-deus, ou de Auto-ridade abençoada por “deus”. Não importa, esperava-se que ele, o Estado, fosse alguma “coisa” con-

tra a qual lutar, destruir, desfazer (na melhor tradição anárquica) ou submeter, tomar, usar, seja em movimentos comunistas ou capi-talistas, governando-o, seja pelo proletariado ou pela oligarquia.Mas, a luta contra o Estado parece inútil, tendo em vista que é preciso saber bem quem é o “inimigo” con-tra o qual lutar, ainda falando em tradição e pensamento anárquicos. De outra parte, é preciso haver um Estado para ser tomado por forças reacionárias, como sói acontecer no Brasil, Itália, Argentina e ou-tros “entes” infelizes no mundo, tomado por forças aristocráticas e, pervertidas, oligárquicas ou por forças comunistas, forças proletá-rias e pervertidas, burocráticas e totalitárias.Mas, o Estado, este monstro dos mares, este Leviatã, não passa de um doente terminal, de um mori-bundo. Quem o destruir, destruirá, impiedoso, um acamado. Quem o tomar, proletário ou oligarquia, sucumbirá ao lado de um doente malcheiroso.

Há, entretanto, um inimigo – não para ser tomado – mas, para ser destruído, desfeito, esmiuçado, es-magado, triturado. Um inimigo de economias comunistas ou capita-listas, um inimigo de pensamentos libertários e correntes anárquicas, um inimigo que não se vê, que não se toca, que não se cheira diretamente. Um inimigo que, não obstante esta intangibilidade, avança para os recursos vitais de uma pessoa, grupo, cooperativa, tribo, povo. Um inimigo que impõe governos fantoches, que brinca com Estados e determina leis. Eis o inimigo: o sistema financeiro, nacional e internacional!Quando, enfi m, destruirmos este inimigo comum, este monstro “Jason”, este “Alien”, voltaremos a brigar de verdade. Voltaremos a debater entre anar-quistas, comunistas, socialistas e capitalistas. Por ora, esta briga é inútil, pois o Estado e seus Gover-nos não passam de marionetes nas mãos do “fantasma” bancário, o monstro da bolha!

A infelicidade por falta de resul-tados lentamente despedaça o ânimo de muitos profi ssio-

nais. É duro quando a pessoa olha para sua vida e percebe que usou pouco de seu potencial, vê as opor-tunidades que perdeu, lembra-se dos sonhos desperdiçados. Uma situação muito comum na vida de pessoas habituadas a procurar soluções pa-liativas para tudo. Elas são os reis do “quase”: quase entraram na faculdade; quase se formaram; quase competiram por uma grande equipe; quase foram atrizes famosas; quase se casaram; quase foram promovidas. A maior difi culdade é concluir os projetos. Seus esforços são desordenados e produzem poucos resultados.Para resolver essa situação e apren-der a transformar esforço em resulta-do, é preciso que a pessoa atravesse quatro pontes, que compõem um método prático para estimular essa mudança.Primeira ponte: determinação - aquela força interior capaz de levar alguém a afirmar com convicção: “Este é o meu sonho. Não morro sem realizá-lo, mesmo que demore vinte, trinta anos”. É preciso determinar uma meta e trabalhar para atingi-la, e só parar quando terminar. Segunda ponte: dedicação - a capacidade de se entregar à realização de um objetivo. Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho sem sacrifi car sábados e domingos pelo menos uma centena de vezes. É essencial ir fundo no que se está fazendo, devotar suas energias para alcançar o resultado planejado. Terceira ponte: disciplina - a capaci-dade de seguir um plano obedecen-

do a um método, e principalmente de manter o foco. Quando a atenção não fi ca concentrada em um único objetivo, a distração faz com que a energia seja desperdiçada. Ter méto-do evita desperdício de energia. Para seguir um método, você tem de ser organizado e humilde. A humildade é fundamental para que não se perca tempo querendo reinventar a roda. Aprenda com aqueles que já conse-guiram chegar lá e, quando chegar aonde eles já chegaram, aproveite para superá-los.Quarta ponte: desprendimento - ca-pacidade de abandonar o que não está funcionando para aprender o novo. É desapegar-se de certa ma-neira de fazer algo para conseguir um resultado melhor. Pode ser que a vida inteira você tenha trabalhado de um jeito. Mas chega a hora em que tem de mudar. Esta é a maior difi culdade de muitas pessoas: desaprender comportamentos que funcionaram no passado e partir para outros.A rejeição à mudança é muito co-mum no ambiente empresarial, onde profissionais recusam-se a mudar porque sempre fi zeram as coisas de determinada maneira e deu certo. Alegam que têm experiência, mas se esquecem de que a experiência deles refere-se a outro momento.Aí estão as ações que moldam os vencedores e formam os campeões. Use-as como base para investir em você e na sua equipe. Aprenda a transformar esforços em resultados! Faça acontecer.

Novamente é dezembro, o ano passou rápido, e outro novo ano prontinho para

começar já dá sinais vida e, claro, não espera nada ou ninguém. E o tempo é assim, cheio de força, per-sonalidade, autoconfi ança: ele não espera ninguém. Parece egoísta, mas ao contrario é generoso com quem o respeita porque é capaz de colocar tudo em seu lugar quando bem tratado. E como é impossível não refletir quando chega essa época do ano. Família, trabalho, amigos, projetos. O que fi zemos, conquistamos, perdemos e ganha-mos? Esse balanço anual que chega sem pedir licença (ele pega carona no tempo, que não pára!) e se impõe diante de cada um. Realizamos nos-sos sonhos? Aquela lista de desejos do ano passado funcionou? Estou onde quero estar? Cada um tem sua forma de avaliar ou perceber

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo � m.” Chico Xavier

se o caminho escolhido foi bom, mas já sabemos que boas semen-tes dão bons frutos, sendo assim a dica é atenção, pois, a cada dia plantamos e colhemos sem parar, e sem perceber. E para aproveitar a ultima edição de 2011, e continuar a plantar sementes da nossa publi-cação, a equipe do jornal Campinas Café agradece sua companhia. É através de cada leitor como você que nos tem nas mãos, que cons-truímos nossa história, atraímos os melhores parceiros, colaboradores, anunciantes e crescemos. Nesse momento de planejamento de ano novo - que aqui também é de pura refl exão, desejamos que em 2012 a gente continue em suas mãos!

Feliz Natal e Feliz Ano Novo.

Page 3: Jornal Campinas Café n° 206

Campinas Cafe | PAG03 Dezembro de 2011

Page 4: Jornal Campinas Café n° 206

Campinas Cafe Dezembro de 2011

04 Estilo

express ModaSocialLazer

Cultura

Fotos: divulgação

Deu Branco

EURO DE NATAL PARA NÃO PERDER A HORAA marca apresenta criações elaboradas através de pesquisas com referências de moda, tendências e novidades para a nova estação. É assim que a Euro traz o universo fashion para o pulso com relógios que se transformam nos acessórios mais desejados da temporada. R$288. Confi ra os diversos modelos no site www.eurorelogios.com.br.

O universo fashion elege a cor como o luxo da estação e feliz 2012!

YVES SAINT LAURENT

DOLCE GABBANA GIVENCHY

MYPHILOSOPHYCALVIN KLEINCHANEL CRUISE

A tendência branca já mostrou sua marca no tapete ver-melho de Cannes em 2011

com Bianca Balti, Rachel McAdams e Penelope Cruz em um modelo Givenchy Couture. Muito mais que representar a paz e serenidade, o branco é extremamente elegante e permite que um universo de cores se destaquem ao seu redor. Por isso, investigue a melhor a opção fazendo uso de todo o seu poder de acordo com as tendências, pois, embora seja um tom ‘curinga’, combiná-lo requer ousadia. O White-glamour está presente nas principais vitrines do mundo

e pode ser evidenciado com aces-sórios e joias, como aconteceu no desfile da Chanel em maio passado. Se optar por acessórios coloridos, pontue peças em ver-de, laranja e amarelo, cores que ressaltam a beleza da estação e dão aquele toque de graça natu-ral. No réveillon, sombra prateada ou adereços dourados te deixam deslumbrante e têm tudo a ver com a virada - já que simbolizam riqueza e prosperidade. Seja como for, a cor que prevalece é mesmo o branco! Essa é a tendência para o verão brasileiro e para o inverno europeu que se aproxima.

Vale destacar que investir no look é primordial. Ornamentos fazem toda a diferença e deixam o ma-nequim mais leve. Toques de cores quentes dão um ar de color block, uma super tendência também. Mas, engana-se quem pensa que não vale aderir a um look total-whith. O branco pode –e deve– ser usado puro. Para o réveillon explore os sapatos neutros (altos) junto a jóias com pérolas brilhantes - além de ser um arraso, te deixa luxuosa e feminina. Tranquilidade, harmonia e viscidez! Esses são os signifi cados da cor que está com tudo na estação.

Page 5: Jornal Campinas Café n° 206

Campinas Cafe | PÁG 05 Dezembro de 2011

Page 6: Jornal Campinas Café n° 206

Campinas Cafe Dezembro de 2011

06 Diversão

cultura & lazer

Fotos: divulgação

DICAS DE LEITURADICAS DE LEITURADICAS DE LEITURA HORÓSCOPO - DEZEMBRO 2011HORÓSCOPO - DEZEMBRO 2011HORÓSCOPO - DEZEMBRO 2011

INST. OMAR CARDOSOOperação presenteÁRIES - 21/03 A 20/04 Uma infl u-ência astral inclinará você às mu-danças em negócios, de emprego ou até mesmo de residência. O aumento de sua popularidade será evidente, apesar de alguns reveses ou queda. Excelente ao amor e para as diversões.

TOURO - 21/04 A 20/05 Conseguirá realizar boa parte de seus desejos, principalmente profi ssionais. Fluxo propício ao amor, às diversões, reuniões sociais e festividades. Maior clareza das ideias fará com que as tensões emocionais sejam superadas.

GÊMEOS 21/05 A 20/06 Período bom para tratar de assuntos com autoridades civis e militares. Não assine documentos que o compro-metam. Evite atritos com fi lhos ou os pais ou com pessoas que dizem ser amigas. Ótimo ao romance.

CÂNCER 21/06 A 22/07 Tudo dependerá de suas ações neste período. Evite atritos com desco-nhecidos e parentes - seja qual for o motivo. Período de inspiração literária e musical. Tenha muito cuidado com impulsos irritadiços.

LEÃO 23/07 A 22/08 A união com pessoas amigas favorecerá o bom êxito. Grandes chances de se desta-car nos jogos, na vida pública, nos esportes, na loteria e nos sorteios. Extraia da sua vida tudo o que não faz parte de sua natureza.

VIRGEM 23/08 A 22/09 Dificul-dades domésticas se aproximam. Mas, seus desejos poderão se concretizar ainda neste período. Tendência a tristeza e ao pessimis-mo. Mantenha-se otimista para que tudo possa correr bem para você.

LIBRA - 23/09 A 22/10 Período afortunado em que receberá boas propostas de negócios ou trabalho, realizará parte de seus sonhos e anseios e viverá momento feliz ao lado da pessoa amada e dos familiares.

ESCORPIÃO 23/10 A 21/11 Excelen-te aspecto astral para experiências psíquicas, ao aumento e evolução de sua inteligência e conhecimen-to. A saúde estará boa, o que lhe dará maiores condições de sucesso geral.

SARGITÁRIO 22/11 A 21/12 Não é um período propício aos negócios arriscados ou novos. Mas por outro lado, o fluxo deverá elevar sua inteligência e seu estado de saúde e propiciar-lhe ótimas chances no terreno profi ssional e amoroso.

CAPRICÓRNIO 22/12 A 21/01 Be-néfi ca infl uência astral para tratar de questões sociais pendentes, para lucrar em negócios iniciados anteriormente e a sua prosperidade profi ssional. Contudo, as disputas no lar deverão ser evitadas.

AQUÁRIO 22/01 A 19/02 Fluxo ne-gativo para mudanças de emprego, atividades ou de residência. Ten-dência a depressão psíquica - o que pode prejudicar-lhe mais ainda. Controle-se em todos os sentidos e cuide de sua saúde e moral.

PEIXES 20/02 A 20/03 Você poderá ter uma ideia promissora de su-cesso. Mas, somente a coloque em prática quando tiver certeza de uma boa chance. Continue caute-loso com dinheiro e trabalho. Você haverá de vencer e os seus ideais irão se concretizar.

BRASIL OCUPA 7º LUGAR ENTRE OS PAÍSES QUE MAIS RECEBEM EVENTOSO International Congress and Convention Association(ICCA) apontou o país como o 7° colocado no ranking de países que mais recebem eventos internacionais. A pesquisa aponta que o mercado de eventos cresceu mais que 300% no Brasil nos últimos 10 anos. O destaque está para o projeto Rock in Rio e Planeta Terra.

D I C I O N Á -RIO DE LUÍS DE CAMÕESCom mais de 200 artigos q u e e s t u -dam as rela-ções da obra de Camões

com a pintura, com as artes plásticas e com a música, além de sua infl uência na literatura latina e americana. A obra traz abundante e atualizado mate-rial sobre a biografi a, a obra lírica, épica, dramatúrgica e epistolar de Luís de Camões. Autor: Vitor Aguiar e Silva. Ed. LeYa, 1004 págs. R$129.

EXEMPLAR D I S P O N Í -V E L A O ROUBOO l i v r o é r e s u l t a d o da criação coletiva de seis jovens

músicos, poetas e artistas plásticos de Belo Horizonte. Mais do que uma coletânea de poesias, a obra reúne 80 poemas, cada um deles criado em conjunto pelo grupo, que atribui sua autoria a um personagem fictício: Miguel Capobianco-Livorno. Ed. Autêntica, 141 págs. RS27.

ADORO PROBLEMAS Michael Moo-re, o pesadelo dos políticos norte-ameri-canos, ataca mais uma vez. Só que agora

o protagonista da história é ele mesmo. Moore conta episódios de sua infância e juventude antes de ter se tornado documentaris-ta. Ao longo das 24 histórias, fi ca claro o que se passou na vida e na cabeça do autor, assim como os passos que o levaram a se tornar o profi ssional engajado como é conhecido hoje. Ed. Lua de papel, 352 págs. R$35.

Uma aventura em clima de festa, “Operação Pre-sente”, é a nova comédia

animada em 3D produzida pela Aardman e Sony Pictures Ani-mation, que chega ao escurinho mais aconchegante e de muita pipoca, para dar boas risadas e divertir a garotada.O filme promete finalmente revelar a resposta da célebre per-gunta feita pelo público infantil: “Afi nal, como é que Papai Noel entrega todos os presentes em uma única noite?”. Cheia de emoção, a história fará crianças de até cem anos em-

O natal chegou mais cedo: estreia dia 2 de dezembro

nos cinemas

Cena do � lme “ Operação Presente”, que estreiou dia 02 de dezembro.

barcarem no espírito natalino e se divertirem com os engra-çados desentendimentos de uma família. Juntos de um herói improvável, Arthur, terão uma missão urgente que deverá ser concluída antes do amanhecer da manhã de Natal. As reviravoltas e

atrapalhadas que os personagens vivem, levarão os espectadores a refl etirem sobre o real signifi cado de família, esperança e felicidade. Um presente de natal antecipa-do que vale a pena conferir a partir do dia 2 de dezembro nos cinemas.

ÁRVORE DA VIDABoa parte do fi lme se passa nos anos 50. A trama gira em torno do casal, O’Brien e seus três fi lhos. Jack (Sean Penn) é o irmão mais velho e, no co-meço da trama, está vivendo uma feliz e inocente infância com seus 11 anos. Tudo muda quando um dos irmãos morre e a família entra em desespe-ro. A história passa então a mostrar a transformação do garoto Jack em um adulto perdido no mundo moderno e em constante busca pelo sentido da vida.

HARRY POTTER E AS RELÍ-QUIAS DA MORTE PARTE IINo capítulo final da saga, Harry Potter, Hermione e Ron terão de fazer um último sa-crifício para reunir os demais horcruxes, que são as fontes da imortalidade de Lord Val-demort. Ao descobrir do plano dos bruxos Hogwarts, Valde-mort começa a maior batalha de todas e a vida neles nunca será a mesma.

DV

Ds

Novo musical da Broadway em São Paulo

A tradicional Família Addams chega ao Brasil na versão comédia musical que estreia

no Teatro Abril em 2012. Inspirado na bizarra e querida família criada pelo lendário cartunista Charles Addams, o musical se tornou uma das mais bem sucedidas produções

da Broadway quando estreou no ano passado em Nova York, onde faturou mais de US $ 64 milhões. O Brasil será o primeiro país fora dos Estados Unidos a fazer uma montagem de “A Família Addams”.Pré vendas pelo site www.premier.ticketsforfun.com.br

Apesar do CD ainda existir, tem se tornado um mero formato em comparação

ao número de canções e álbuns baixados na web. Por outro lado, um movimento aparentemente contraditório começa a se formar: o ressurgimento do vinil.Em 2008, nos Estados Unidos, por exemplo, a venda de vinis cresceu 89% em relação a 2007 totali-zando 1,8 milhões de bolachões vendidos. No Brasil, a volta do vinil também se mostra forte e o maior indício é o reativamento da Polysom, última fábrica de vinis do País e que havia sido fechada em outubro de 2007.

A volta dos discos de VinilMesmo após a ascensão do mp3, iPod e seus genéricos, o LP voltou com tudo para os amantes do modelo

A ressur-reição do vinil no Brasil se deu após a grava-dora Deckdisc comprar a Polysom. As máquinas que produziam os vi-nis nacionais foram remontadas e os primeiros testes dos bolachões foram feitos com sucesso. Mas porque os vinis ressurgiram? Fetiche. O mercado é quase restri-to aos colecionadores de plantão. O toca-discos hoje chegam a cus-tar US$ 150 mil e o vinil no Brasil custa em média R$60.

A volta dos discos de VinilMesmo após a ascensão do mp3, iPod e seus genéricos, o LP voltou com

A ressur-reição do

Page 7: Jornal Campinas Café n° 206

Dezembro de 2011Campinas Cafe

07 VIP

socialFotos: divulgação

Neusa Leoncine

ESTILO VIPNeusa Leoncine

ESTILO VIP

Campinas se destaca como subsede da copa 2014

Grupo Primavera de Campinas desenvolve progra-mas de educação complementar para meninas de 8 a 18 anos de idade desde 1981. Para ajudar, acesse já www.gprimavera.org.br.

DICA PARA AS CHIQUES DE CAMPINAS E REGIÃO: Marília Moraes já começou a sua especial Promoção de Natal. Os descontos vão de 20 a 30%. Uma ótima ideia para renovar o guarda-roupa de verão. Contato: (19)3294.2925

“Tenho em mim todos os sonhos do mundo” - Fernando Pessoa

A Comissão de Turismo e Desporto da Câma-ra dos Deputados,

liderada por seu presidente Jonas Donizette (PSB-SP) e os vice-presidentes Romário (PSB-RJ) e Valadares Filho (PSB-SE), esteve em Campi-nas para o Fórum Legislativo da Copa do Mundo de 2014. Na cidade, o tema do evento foram os Centros de Treinamento de Seleções dos 32 países que vão participar do Mundial de Futebol. “Vemos aqui um esforço conjunto que aponta Campinas como uma forte candidata a se tornar um Centro de Treinamen-to, deixando um legado ao povo brasileiro, proporcionando inclu-são social, por meio das obras de mobilidade e sustentabilidade ao segmento turístico, ampliando o movimento comercial às cidades que abrigarem as seleções que competem no torneio”, destacou o deputado, em seu discurso.

DIA 5 DE DEZEMBRO, das 14 às 17 horas, no Hotel Opala Aveni-da, haverá um chá com pocket show do maquiador Franco Junior. Info: (19)9777.7784.

A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E IN-DUSTRIAL DE CAMPINAS (Acic) promoveu uma festa em co-memoração aos seus 91 anos de fundação.Na solenidade de inauguração da fachada do prédio da entidade, totalmente restaurada, iluminação cênica e coquetel assinado por Claudia Porteiro.

Agenda Cultural

Within Temptation, no Espaço Vic-tory/SP. Ingressos à venda pelo site migre.me/62WUX

dia

dia

DEZ2011

FEV2012

23

11

até DEZ201123

Exposição de Arte Con-temporânea De den-tro e de Fora, no MASP/SP.

até DEZ201117

Trair e Coçar, é só come-çar, no Teatro Bibi Ferreira/SP.

Sérgio Reis e Renato Tei-xeira, no Teatro Posi-tivo, em Valinhos.

Um dos maiores nomes na música eletrônica atual, o DJ francês

David Guetta vai agitar o Pavilhão do Anhembi no dia 7 de janeiro de 2012 com um show da turnê de seu disco mais recente, “Nothing But the Beat”. A apresentação também contará com a presença dos DJs nacionais Naccarati, Viktor Mora e Mario Fischetti. R$80 à R$275. www.ingressorapido.com.br.

Após a sequência de shows de 2011, James Blunt fará 4

shows em 4 capitais brasileiras. No dia 16/01, em Porto Alegre, 18/01 em São Paulo, 20/01 no Rio de Janeiro e 22/01 em Belo Hori-zonte. Uma das maiores revela-ções da música pop nos últimos tempos, o cantor britânico James Blunt já foi premiado e aclamado por seus hits melódicos ao redor do mundo. Ingressos: www.proximoshow.com.br.

DJ David Guetta agita São Paulo

James Blunt no Brasil

Grupo Primavera de Campinas desenvolve progra-

a 18 anos de idade desde 1981. Para ajudar, acesse já www.gprimavera.org.br.

Page 8: Jornal Campinas Café n° 206

bem-estar08 Viva-bem Campinas Cafe Dezembro de 2011

MASSAGEADOR DE PESCOÇOA massagem vibratória e relaxante é ideal para aliviar a tensão dos ombros e pescoço. O aparelho possui a opção de massagem aquecida, para desinfl amar os músculos. A conexão USB, design leve e portátil, possibilita o manuseio do pro-duto. Ideal para uso em casa, trabalho ou viagem. R$99. www.relaxmedic.com.br.

MASSAGEADOR DE PESCOÇOA massagem vibratória e relaxante é ideal para aliviar a tensão dos ombros e pescoço. O aparelho possui a opção de massagem aquecida, para desinfl amar os músculos. A conexão USB, design leve e portátil, possibilita o manuseio do pro-duto. Ideal para uso em casa, trabalho ou viagem. R$99. www.relaxmedic.com.br.

Cidade iluminada, shopping lo-tado e a loucura do trânsito... É chegada a hora do natal. A

correria com a ceia e a decoração impecável disputam tempo com os preparativos para o réveillon. Com tanta correria e a ansiedade a mil, relaxar não é só uma questão de vontade, mas de necessidade para realinhar a mente e equilibrar o funcionamento do corpo. A massoterapia consegue pro-porcionar equilíbrio espiritual ao

ESCALDA-PÉS: alívio caseiro para um

dia de cansaço. Todos os órgãos, glân-

dulas e outras partes do organismo

estão re§ etidas nos pés. Dessa forma,

massageá-los de forma correta gera

benefícios para o corpo todo. A arte

milenar consiste em deixar os pés de

molho com sais de banho, pétalas de

rosas e algumas gotas de essência de

eucalipto e menta. Acrescente sal para

dar sensação de leveza e massageie a

planta do pé com pedras.

Longe do stress pré-Natal e Ano Novo Saiba como aliviar a tensão e aproveite as festas sem dor de cabeça.

liberar endorfi na, responsável pela sensação de bem-estar. Ela ativa a circulação sanguínea, alivia dores musculares e tem efeito desin-toxicante - que colabora para o combate a fadiga muscular. Além disso, é usada para fi ns estéticos. Existem vários tipos de massa-gem, cada qual voltado para suas especifi cidades. Acompanhe abai-xo os que diminuem o desgaste muscular e reduzem índices de estresse e tensão.

MASSAGEM COM PEDRAS QUENTES: o calor transmitido por elas proporciona efeito penetrante sobre o sistema muscular e age como antiin� amatório. É indicada para corrigir disfunções de órgãos e vísceras e revitalizar as energias psíquicas - resultando na melhora da concentração e alivio total do estress.

BAMBU: Consiste no deslizamento de um cilindro de bambu pelo corpo que promove relaxamento. A massagem tem ação de drenagem linfática, reduzindo a sensação de inchaço pelo corpo.

AUTOMASSAGEM: Ombro e pescoço são as regiões mais afetadas pela tensão. Se você não pode ir de imediato a um massagista, é hora de se automassagear. Com a mão direita, massageie o lado esquerdo do pescoço. Feche um pouco a mão direita e bata no alto do ombro esquerdo. Ainda com a mão fechada, bata no alto e atrás do ombro. Repita a massagem com o outro lado do ombro.Atuando como complemento da massa-

gem, os banhos terapêuticos proporcio-

nam benefícios. É possível conseguir um

relaxamento mental, aliado a uma esfoliação

corporal e a remoção de células mortas, es-

timulando a circulação linfática e sanguínea.

Você pode adicionar óleos de lavanda, gerânio e

cravo na banheira e diluir essência de mel, para

hidratar sua pele.

Nada como terminar o dia com um bom

banho para relaxar.

Banhos terapêuticos

BAMBU: de bambu pelo corpo que promove relaxamento. A massagem tem ação de drenagem linfática, reduzindo a sensação de inchaço pelo corpo.

AUTOMASSAGEM: Ombro e pescoço são as regiões mais afetadas pela tensão. Se você não pode ir de imediato a um massagista, é hora de se automassagear. Com a mão direita, massageie o lado esquerdo do pescoço. Feche um pouco a mão direita e bata no alto do ombro esquerdo. Ainda com a mão fechada,

Atuando como complemento da massa-

banho para relaxar.

Page 9: Jornal Campinas Café n° 206

Campinas Cafe | PÁG 09 Dezembro de 2011

Page 10: Jornal Campinas Café n° 206

Campinas Cafe Dezembro de 2011

10 Culinária

Receitasbebidas

utensíliosdicas

sabor &gastronomiagastronomia

ESPUMANTE MARIA VALDUGAEspumante elaborado pelo método Champenoise com 48 meses de maturação em caves subterrâneas. Sua embalagem refi nada, na qual o rótulo é composto por uma peça metálica dourada com a aplicação de uma cristal Swarowsky. Acompanha caixa confeccionada manualmente. R$ 180,00.

Saúde e criatividade que não podem faltar na sua Ceia

Peru, Chester, lombinho, tudo muito gostoso e... calórico! Mas não precisa abrir mão deles, basta ponderar na hora das refeições

e equilibrar o cardápio, tornando-o mais saudável.

A ceia é uma refeição farta, repleta de ingre-dientes que aumentam o colesterol e dão alguns quilinhos a mais. Mas não se desespe-

re. Estamos em novos tempos onde os recursos para qualidade de vida estão cada vez mais acessíveis. O ideal é que a refeição continue saborosa, só que mais saudável. Saiba quais os alimentos que não podem faltar na sua ceia e confi ra as dicas pra reduzir a gordura dos alimentos sem deixá-los com menos sabor. Bom apetite!

Segundo a nutricionista Daniela Cyrulin, o

peru é a ave menos calórica, com metade

das calorias do tender. Cada 100 gramas de

carne de peru sem pele têm cerca de 110 calorias.

Pra quem prefere Chester,ou Fiesta, experimente

temperar cada tipo de ave de forma diferente,

para não deixá-los com o mesmo sabor. Para

deixá-los mais gostosos, as ervas fi nas, como

alecrim, hortelã, açafrão da terra, cravo, nós

moscada e pimenta do reino dão um toque

especial, bem como a cebola, alho e sal.

Para acompanhar o Peru, faça um molho de shitake

e shimeji (cogumelos) fatiado e refogado com

vinho e shoyu. Outra opção é preparar peito de

peru ao champanhe. Fica uma delícia.

Para o Tender, a forma convencional é a assada,

mas acredite, fatiado como prato de entrada é uma

ótima pedida. Opte por acompanhamentos menos

gordurosos, como hortaliças cruas ou cozidas,

farofa de frutas e legumes.

Chester 2 « lés (100g): 162 calorias

Filé de frango 2 « lés (100g): 101 calorias

Perú 2 « lés (100g): 155 calorias

Lombo 1 fatia (100g): 272 calorias

Tender 4 fatias (100g): 210 calorias

PERU, TENDER E CHESTER:

OS INDISPENSÁVEIS

Tabela de calorias

Tradicional na ceia de Natal o Peru fica mais gostoso com alguns acompanhamentos

O Panetone é um dos maiores símbolos do Natal. Além de decorar a mesa é uma sobremesa saborosa, que pode ser acompanhada por sorvete de creme ou de frutas tropicais.

Page 11: Jornal Campinas Café n° 206

Dezembro de 2011Campinas Cafe

E A SOBREMESA ?

11 Sabor

sabor &gastronomia

NATAL MAIS GOSTOSOA rede Tutti Frutti, de Frozen Yogurt, lança o sabor natalino Panetone em uma edição especial para a época. O Frozen iogurte também é uma ótima opção para acompanhar a sobremesa da ceia de Natal. É um alimento natural, saudável, rico em cálcio e possui baixos teores de gordura e caloria. www.tfyogurt.com.br.

Não é todo mundo que se propõe a encarar ceias de fi m de ano repletas de carnes. Há quem prefi ra pratos

mais leves – o que é recomendado por nutricionistas com alimentação adequada num país tropical e, principalmente em período de altas temperaturas como este. Então, para quem faz parte desse grupo, uma boa opção é um cardápio vegetariano.

Este é um prato principal. A nutricionista Isabela Leão explica que o bacalhau é substituído pela soja, o que resulta numa receita bem mais leve. Em ca-madas, sobrepõem-se batatas cozidas, soja, cebolas, pimentão e azeitonas pretas. O prato é assado em forno quente. Acompanha um espumante sem álcool.

Quem ama rabanada e acha que essa delícia tem

a cara do Natal poderá prová-la na versão diet. A

receita é fácil de preparar e ajuda a não fugir da

dieta nas festas ou ter que abrir mão dos prazeres

gastronômicos do � m de ano. É só mergulhar as ro-

delas de pão no leite desnatado, substituir o açúcar

por adoçante e grelha-lha ou assa-lha ao invés de

fritar, além de polvilhar com canela, adoçante e leite

em pó desnatado.

PERNIL E LOMBO:

Ingredientes mais saudáveis, legumes cozidos a vapor ou, ingredientes com menos conservantes. A ordem é

deixar os pratos coloridos por frutos, folhas e hortaliças. Ao invés de rechear o tradicional lombo com farofa ou

queijo, que tal colocar ameixas pretas? As ameixas são típicas do natal e dão um gostinho especial.

A dica incontestável é: ouse, seja criativa e surpreenda o paladar!

Este prato é para o cardápio de todos que não abrem mão daquele doci-nho... A dica para a ceia de Natal é

o Bolo Montanhês, uma mistura de aveia, açúcar mascavo, baunilha, gengibre, ca-nela, água e farinha de trigo. Diferente, né? A cobertura é de açúcar mascavo, margarina, coco ralado e nozes moídas. Bem simples de fazer, a receita gostosa é também nutritiva. Os sorvetes de frutas, como abacaxi e coco também são uma opção e você pode acrescentar granola.

Como deixar sua ceia light

BACALHOADA VEGETARIANA

RABANADA

Page 12: Jornal Campinas Café n° 206

Campinas Cafe Dezembro de 2011

turismoTurismo

Dicas de viagemFérias

Diversão

12 Roteiro

Cidadezinhas recheadas de casas de paredes co-lorida dependuradas no

penhasco. Entre elas, uma estrada estreitíssima e desafi adora rasga a montanha e revela uma das mais belas vistas do litoral italia-no. Entre as cidades de Sorrento e Salerno, os 50 quilômetros da Costiera Amalfi tana, espremidos entre as cadeias de montanhas de Lattari e o Mediterrâneo, delimitam a costa mais exclusiva do país, onde estão alguns dos melhores hotéis e as mais bo-nitas praias. Pelo caminho está Positano e suas lojas de grife,

Costa Amalfi tanaPequenas cidades incrustadas na montanha ligadas por estradinhas

cheias de curvas, e o melhor: ao lado de um mar de águas azuis

Amalfi , que já foi uma das cidades mais importantes da região, com mais de 70 mil habitantes (e hoje tem apenas 5.500), a pequenina Atrani com sua bela prainha. Ra-vello, a 350 metros de altitude, é a exceção (não chega ao mar) e a grande estrela: viveram aqui de D.H. Lawrence e Greta Garbo ao músico alemão Richard Wagner, é ali, aliás, que acontece um dos mais importantes festivais euro-peus de música clássica, o Festival Musicale di Ravello, na segunda metade de julho (o auge da alta estação). Salerno é grande com os seus quase 150 mil habitantes, mas tem um charmoso centro

histórico. E a cereja do bolo é a Ilha de Capri. Só a sua Gruta Azul, onde a abertura parcialmente submersa da caverna cria o efeito de o mar estar sendo iluminado por baixo, já seria motivo sufi -ciente para arrastar os milhares de turistas que rumam todos os anos para lá. Mas ela está de frente para a Costa Amalfi tana. Dias do mais puro dolce far nien-te nas vilas debruçadas sobre o mar na COSTA AMALFITANA, com direito a mar azul-turquesa, clima familiar nos hotéis, simpa-tia dos napolitanos, passeios de barco - e um delicioso perfume de limoeiros.

Por Priscila Yoshida

ANO NOVO EM SIDNEYDepois de Wellington na Nova Zelândia, Sydney - Austrália -é a segunda grande cidade no mundo a receber o Ano Novo. A fantástica queima de fogos sobre a Harbour Bridge é transmi-tida e vista por milhões de pessoas no mundo todo. Mas a festa não termina aí: inúmeros pubs e clubes têm programação especial até altas horas na noite de 31 de dezembro.

Positano é uma cidadezinha entre duas montanhas e uma vale de praias, com apenas 3.862 habitantes.

Atrani: A menor cidade do mundo.

A beleza natural concede a Costa de Amal� o título de “Patrimônio Mundial da Humanidade”, inserido pela Unesco desde 1.997.

O clima na costa é tipicamente mediterrânico, onde o inverno costuma ser bastante gelado e o verão muito quente. A melhor época para estar lá é a primavera.

Espremida entre a cadeia de montanhas Lattari e um penhasco beirando o Me-

diterrâneo, a sinuosa Autostrada di Amalfi é provavelmente uma das vias de cenários mais arre-batadores - e ao mesmo tempo assustadores! - do mundo, que vale a pena ser feito com muita calma, parando em cada um dos mirantes estrategicamente localizados.A bela estrada vem da cidade de Nápoles e se transforma em Costiera em Sorrento, a cidade preferida do tenor Enrique Caru-so. A próxima parada é uma das estrelas da região: Positano. A

A Costa Amal� tana foi, é e sempre será o pedaço do litoral mediterrâneo preferido de quem busca um gostinho da dolce vita.

cidade, cujas casas empilham-se em um exercício de física quase impossível, era a preferida de gente como o escritor Tennessee Williams e o pintor Paul Klee. O bacana ali é perder-se em suas vielas e descansar das subidas e descidas tomando um Limoncello, o licor de limão que é uma das marcas registradas da Amalfi tana. A 2,5 km adiante está Amalfi , cujo nome batiza a Costiera e onde as casas fi cam debruçadas sobre o mar. Durante a Idade Média, Amalfi era um cobiçado alvo de piratas, que tinham na cidade ao nível do mar uma presa fácil para seus

saques. Por causa disso, no século 8, seus mais abastados moradores decidiram construir Ravello, 350 metros acima do oceano. Eis a razão pela qual ela se diferencia de outras cidades da Costa Amalfitana. Do alto de uma falésia, possui uma vista tão privilegiada que fez com que o compositor Richard Wagner se mudasse para lá e se inspirasse em seu visual para es-crever a ópera Parsifal. Hoje, sua residência, a Villa Rufolo, serve de palco para concertos. Vale ainda conhecer os jardins da Villa Cimbrone, transformado em hotel por uma família suíça.

Page 13: Jornal Campinas Café n° 206

Campinas Cafe Dezembro de 2011

13 Viagem

turismo

ONDE FICA

DELSEY COLEÇÃO 2012Chegaram as novas malas da Delsey. Disponível nas cores preta, verde e roxa, a Mala Delsey tem 4 rodas e zip securi tech - inovador sistema de ziper anti-furto. A marca une tecnologia, leveza, segurança e elegância em um só produto. Cor da foto: verde. R$549. www.delsey.com.

A Costa Amalfi tana, ou Amal-fi como é conhecida, fi ca situada na Itália, à 60 Km

do litoral da Campânia, entre Sorrento e Salerno . Para chegar, você pode pegar um trem direto na estação de Nápolis ou ir de carro para Sorrento. O início da costeira fi ca a 290 km do aeropor-to de Roma (Fiumicino), e 53 km do aeroporto. Depois de chegar a Sorrento, se não quiser alugar carro pode fazer a costeira nos ônibus da SITA e, na temporada, nos barcos do Metrò del Mare.

Com o mar azul profundo e as casas pintadas de branco Capri é um destino imperdível. O mais famoso passeio é a visita à Gruta Azul, com a entrada apenas possível em canoas para no máximo 4 pessoas.

O passeio à Costa Amalfi ta-na jamais seria completo sem uma visita à Ilha de

Capri. Pela beleza de seu relevo acidentado, a suavidade de seu clima e a variedade da vegetação exuberante, Capri sempre exer-ceu grande fascinação. Augusto, o primeiro imperador romano, mandou construir sua residência de verão na ilha há mais de 2 mil anos. Não satisfeito, seu sucessor, Tibério, ergueu 12 mansões ali. A ilha, cujo tamanho equivale a pou-co mais da metade de Fernando de Noronha, recebe quase 2 milhões de visitantes por ano. Automóveis não entram ali e as únicas formas de explorar o lugar

Capri: A fascinante ilha

são os ônibus e táxis que fazem o transporte entre as cidades de Capri e Anacapri. É isso ou então caminhar muito. Embora o bate-e-volta seja o tipo de turismo mais comum na ilha, é quase impossível conhecer todas as atrações em apenas um dia. Mas, se o tempo for escasso, há alguns passeios obrigatórios. Um deles é a Gruta Azul, onde a luz penetra por baixo da água dando a tonalidade que lhe dá nome. Fica a 8 quilômetros da cidade e para chegar até lá é preciso pegar um barco na Marina Grande.Dali também sai outro passeio muito apreciado: a volta com-pleta pela ilha. Durante o percur-

so pode-se apreciar a beleza da Grotta del Bove Marino, a Punta del Capo, dominada pelo Monte Tibério; os Faraglioni, que são ilhotas com formas fantásticas e a Grotta dell’Arsenale. Para não fi car só olhando Capri do mar, a boa pedida é explorar algumas de suas trilhas, como as que levam à Villa Jovis, aos Jardins de Augusto e ao Arco Natural.Não dá mais vontade de partir, caso a dúvida seja muito cruel, a solução é arrumar uma casinha na encosta e se largar pelo resto dos seus dias por lá. Certamente, muitos viajantes cogi-tam essa hipótese após conhecer a Bella Costa.

Page 14: Jornal Campinas Café n° 206

Campinas Cafe Dezembro de 2011

imóvel &decoração

MercadoConstrução

ImobiliáriasDecoração

14 Sua casa

Decoração

Renata Kassis

Diante de um contexto de excessiva informa-ção digital disponível,

onde a tecnologia e o consu-mo prevalecem progressiva-mente e as fronteiras globais se desfazem indicando uma vulnerabilidade econômica e cultural, destaca-se a revalo-rização da herança artesanal.Como um resgate de tradições, o processo artesanal passa a atribuir valores aos mais diversos produtos de arte, de moda e design.A marca francesa mais sofi s-ticada no mundo da moda, a Hermès, lançou em 2011 a linha de móveis de decoração e objetos para casa, explo-rando um novo mercado de

Resgate da tradição artesanal

Hermès: Shopping Cidade Jardim – Rua Magalhães de Castro, 12.000, (térreo) - São Paulo. Fone: (11)3552.4500. http://casavogue.globo.com/design/hermes-lanca-colecao-de-moveis-de-luxo

luxo com pro-dutos assinados por estrelas do design interna-cional. Cadeiras, mesas, papéis de parede, transmi-tem o conceito da tradição ar-tesanal, aliada à criatividade contemporânea. Um exemplo de êxito das expressões artesanais agregando valor às linhas mo-dernas, de alta performance e tecnologia, enaltecendo o luxo e a naturalidade dos produtos.

No Brasil, os móveis de deco-ração da Hermès podem ser encomendados por meio de um catálogo disponível na loja da marca em São Paulo.

Natal e Ano Novo sempre são especiais e o ambiente onde são celebradas as festas

deve simbolizar as esperanças e os sonhos que temos para o próximo ano. Por isso, se este você vai abrir as portas do seu lar para uma co-memoração em família, e amigos, então prepare-se para deixar tudo bem aconchegante. Além dos pra-tos deliciosos, bebidas e uma boa música, a preparação do ambiente é essencial para atrair energias po-sitivas. Existem soluções práticas e criativas na hora de fazer o papel de anfi trião. Separamos algumas dicas preciosas para tornar a recepção em sua casa mais prática, chique e digna de ser lembrada por seus convidados em qualquer ocasião.

O PRIMEIRO PASSO É A MESA. Ela é o ponto chave da festa - aonde todos vão se reunir. É legal decorá-la com as cores tradicionais da época. As toalhas vermelhas com detalhes dourados são um charme para o natal. Já para o réveillon, escolha cores mais claras, como o branco, com detalhes em prata. Procure fazer uma mesa só de frutas - elas proporcionam um ar afrodisíaco e você pode abusar mais do clima tropical. As comidas precisam estar semi-prontas, mas é de bom tom deixar petiscos e cana-pés frios já dispostos. Não esqueça de espalhar os guardanapos por toda a casa, nas mesinhas de centro, lateral e aparadores. Isso facilitará a circulação e deixará os convidados a vontade para interagirem em diferentes espaços.

ORGANIZE O LAVABO, reser-vando o dobro de toalhinhas do

Hora da virada!Saiba como deixar a casa preparada para receber o próximo ano junto com seus amigos e dê as boas vindas para 2012 com muita elegância

número de convidados, repondo sempre e verifi cando a organiza-ção do espaço. Além disso, colocar “ammenities”, como remedinhos e primeiros socorros é um mimo - além de prático e charmoso. Mas atenção: não os deixe acessíveis as crianças. Lembre-se de deixar uma área reservada para elas brincarem.

ENFEITES As velas combinam muito com a virada, sempre criam uma atmos-fera agradável e trazem uma ótima sensação aos convidados. Os arran-jos também são ótimos enfeites e fazem um clima mais romântico. Se houver espaço, é bem bonito fazer a mesa fora da casa, pode ser no jardim, varanda, especialmente para ver a queimada de fogos.

BALÕES DE AR QUENTE soltos no salão fazem o clima da festa. Opte pelo branco. E você pode enfeitá-lo com detalhes dourados e prateados ou vermelhos. Já é tradição colocá-

los em torno à piscina, junto a velas flutuantes na água. O clima fica super agradável.

PREPARE UMA SELEÇÃO MUSI-CAL que seja compatível com a oca-sião ou com a personalidade dos convidados para servir de som am-biente. Se tiver televisão, coloque um show . Isso estimula a interação entre os convidados. Lembre-se de deixar a música numa altura em que as pessoas consigam ouvir, mas também possam conversar.Depois de toda essa organização, permita-se curtir a festa. Lembre-se que o tema central é amizade, con-fraternização. Aproveite e, depois, é só aguardar o relógio bater meia noite e... voilá: Feliz ano Novo!

MOET CHANDON BRUT IMPERIALChampagne clássico francês, proporciona um paladar delicado e equilibrado. Deixa para trás uma sensação de suavidade e har-monia. Moet & Chandon tem crescido ao ponto de ser o maior explorador no negócio de Champagne. Cada linha de mistura tem capacidade para cerca de 780.000 garrafas. É Um champanhe nobre para você apreciar em várias ocasiões especiais! R$249.

Page 15: Jornal Campinas Café n° 206

Campinas Cafe | PAG15 Dezembro de 2011

Page 16: Jornal Campinas Café n° 206

Campinas Cafe | PÁG 16 Dezembro de 2011

Page 17: Jornal Campinas Café n° 206

Campinas Cafe | PÁG 17 Dezembro de 2011

Page 18: Jornal Campinas Café n° 206

autoLançamentos

CarrosMotos

Mercado

fotos: Divulgação18 CAPA AUTOMOBILISMOCampinas Cafe Dezembro de 2011

A perfomance é de poucos. Aliás, raríssimos. Mas, o que falar do desenho da

mais recente novidade da Toyota, apresentada no Salão de Tóquio? Durante o evento automotivo que encerra o calendário dos maiores do mundo na modalida-de, o GT-86 conseguiu chamar a atenção até da imprensa especia-lizada – acostumada a se deparar com novidade excêntricas, curio-sas e exclusivas. Com detalhes que valorizam o carro em todos os ângulo e esbanjando elegância, o mo-delo também surpreende pelo desempenho do motor e estabi-lidade do carro. Inovação de alta tecnologia.O diferencial do novo modelo da montadora japonesa está nos design cheio de sutilezas e cria-tividade, nos vincos, emblema e outros detalhes.Mesmo diante dos ambiciosos mostruários, futuristas e luxu-osos, a versão surgiu inspirada

Sofi sticação à toda velocidade

Toyota GT-86

O nome alia duas letras ao par 86 para remeter ao lendário AE86 - esportivo baseado no Corolla e produzido entre 1983 e 1987 no Japão, que também possuia motor dianteiro e tração traseira.

nos conceitos FT-86 e FT-86 II. O GT-86 é um cupê 2+2 - dois luga-res, mais dois assentos na fi leira traseira -, com motor transversal de 2 litros e quatro cilindros. A novidade, tipo boxer, pode enviar cerca de 200 cavalos de potência com torque de 21 kgfm. Com seis marchas, tem a opção de trans-missão manual ou automática. Com a frente pontuda, traseira côncava, rodas aro 17 e dupla saída de escape - embutida numa enorme difusor -, a esportividade é reafi rmada pelo visual agressivo externamente. Está disponível na internet, um vídeo que mostra desempenho e a estabilidade na direção do modelo. Para visuali-zar, basta acessar a página pelo link: http://www.youtube.com/watch?v=XJwwUQU_GZw

O GT-86 conseguiu chamar a atenção até da imprensa espe-cializada – acostumada a se de-parar com novidade excêntricas, curiosas e exclusivas.

Page 19: Jornal Campinas Café n° 206

Campinas Cafe | PAG 19 Dezembro de 2011

Page 20: Jornal Campinas Café n° 206

20 automobilismo

VelocidadeFotos: divulgação

Sebastian Vettel, c a m p e ã o d a F 1 2011.

Campinas Cafe Dezembro de 2011

PORSCHE PANAMERA GTSO GT de quatro portas da marca ganhou uma versão genuinamente esportiva, associando o conforto do Panamera ao prazer de dirigir proporcionado por um carro de competição. Mais potência, freios atualizados, carroceria rebaixada em dez milímetros e chassi com aperfeiçoamento esportivo fazem o Panamera GTS ser prazeroso numa pista de corrida sem sacrifi car a praticidade no uso diário.

Após 8 meses de campeo-nato, 19 corridas e 5.794 quilômetros percorridos

desde o dia 27 de março na Austrália até 27 de novembro no Brasil, a F1 concluiu a 61ª temporada de sua história com um recorde bastante signifi ca-tivo. O ano de 2011 foi o que apresentou maior número de

ultrapassagens de toda a história dos Mundiais, com um total de 1.150 (média de 58,8 por corrida e recorde de 126 no GP da Turquia). Até então, o recorde tinha sido o ano de 1984, com 666 ultrapas-sagens.Os impressionantes números da Pirelli em relação aos pit stops ajudam a explicar o sucesso da

equipe Red Bull no Mun-dial de 2011. Juntas, as novidades des-se ano – asa móvel, kers e os pneus de performance bem diferentes entre os

dois modelos usados em cada corrida. Em

19 GPs o torcedor viu 1.111 en-tradas de um p i l o t o n o box. Como nesse to-tal, estão

incluídas as 26 punições recebidas (22 drive-through e 4 stop and go), sobram 988 pit stops progra-mados. Isso dá uma média de 58 por etapa. Nunca os mecânicos trabalharam tanto. A corrida com maior número de trocas de pneus, um recorde histórico, foi da Hun-gria, com 85 pit stops. Depois vem a Turquia (80) e Espanha (77). O GP da Italia foi o que teve menos paradas de box - apenas 35 pit stops. Menos até do que Mônaco (41) e Austrália (44). Quem assiste à corrida pela TV está acostumado a ver na tela, em cada pit stop, um tempo bem curto, em torno de 3 a 4 segundos, que aparece primeiro, e outro mais longo, que varia entre 20 e 23 segundos e só é mostrado quando o carro volta à pista. O primeiro é o que a F1 chama de “wheel-stop”. Este é o tempo efetivamente gas-to para a troca, enquanto o carro está parado. O maior é o tempo total que o carro perde na opera-ção, contado a partir do momento em que o piloto freia e aperta o botão que mantém a velocidade

no limite exigido no pit Lane, até cruzar a faixa de saída do box, a que permite a reaceleração. Nas 19 etapas desse ano a equipe Red Bull estabeleceu o melhor tempo de pit stop 9 vezes. E a única que acompanhou este de-sempenho foi a Mercedes, com o mesmo número – 9 vezes a equipe alemã ganhou das rivais no tempo de pit stops. Nem McLaren nem Ferrari aparecem nessa conta. Na única em que não deu Red Bull nem Mercedes, foi a pequena Force India que fez o pit stop mais rápido. Além desses números ab-solutos, as equipes avaliam a efi -ciência de um pit stop através do tempo médio gasto com todos os pit stops. No cálculo dessa média são desprezados os pit stops em que ocorrem problemas anormais, incluindo aqueles em que, por causa de um Safety Car, vários carros entram juntos nos boxes e tumultuam o trabalho. Este é, de fato, o que faz a diferença no resultado de uma corrida. E tam-bém aí a Red Bull foi a melhor em 9 GPs, seguida da Mercedes (6).

Na média a McLaren foi melhor duas vezes e a Force India, uma vez. Nada de Ferrari, o que é o refl exo da péssima temporada da equipe italiana. Um total de 24 mil pneus de pis-ta seca e 4.600 de chuva foram produzidos para este campeona-to. Fora outros 6 mil usados em testes. Do total produzido, foram efetivamente usados 21.100 de pista seca e 2.900 de chuva. Com o desgaste acentuado que caracterizou os pneus este ano, um total de 10,200 quilos de borracha ficaram depositados nas pistas. Um pneu de pista seca apresentou uma duração média de 120 quilômetros. Bem diferente do conceito de um pneu que a gente utiliza em nossos carros, projetado para durar milhares de quilômetros.

Sebastian Vettel, c a m p e ã o d a F 1 2011.

equipe Red Bull no Mun-dial de 2011. Juntas, as novidades des-se ano – asa móvel, kers e os pneus de performance bem diferentes entre os

dois modelos usados em cada corrida. Em

19 GPs o torcedor viu 1.111 en-tradas de um p i l o t o n o box. Como nesse to-tal, estão

Reginaldo Leme

O ano da F1 em números

Page 21: Jornal Campinas Café n° 206

Campinas Cafe | PAG 21 Dezembro de 2011

Page 22: Jornal Campinas Café n° 206

22 automobilismo

Mercado

Campinas Cafe Dezembro de 2011

SALÃO DE DETROIT 2012Considerado um dos principais eventos do calendário internacional, o salão de Detroit já tem data marcada para 2012. Os dias 9 e 10 de janeiro serão reservados para assessoria de imprensa, já os profi ssionais da industria automotiva poderão comparecer nos dias 11 e 12. O Charity Day, no dia 13, arrecadará fundos para entidades assistenciais da região de Detroit. As portas estarão abertas ao público de 14 a 22 de janeiro.

SALÃO DE DETROIT 2012Considerado um dos principais eventos do calendário internacional, o salão de Detroit já tem data marcada para 2012. Os dias 9 e 10 de janeiro serão reservados para assessoria de imprensa, já os profi ssionais da industria automotiva poderão comparecer nos dias 11 e 12. O Charity Day, no dia 13, arrecadará fundos para entidades assistenciais da região de Detroit. As portas estarão abertas ao público de 14 a 22 de janeiro.

O evento que aconteceu entre os dias 24 e 27 de novembro trouxe 240

veículos em exposição ordena-dos numa linha do tempo onde o Ford T foi o astro principal. O veículo mais antigo do salão foi o pioneiro da produção em linha de montagem, fabricado em 1.908. Já o título de mais caro fi cou para a Marcedes-Benz 300 SL Gullwind, também conhecida como “asa de gaivota”, de R$1,8 milhão de reais. O primeiro carro de produção a ter sistema de injeção direta de gasolina foi de-senvolvido especialmente para corrida e alcança até 250Km/h, uma média alta para 1.957. www.salaodeantigos.com.br.

Hyundai Veloster has conquered the title of “Car with the Best Design” at Car Awards 2012, promoted by Car Magazine. The automobile has registered the best vo-ting percentage amongst all the categories, with 46% in a total of 79,822 votes.

Veloster was ahead of its competitors: Ford New Fiesta, Audi A7 Sportback, Chevrolet Camaro, and BMW Series 7.

The 240 vehicles exposed were ordered in a ti-meline in which the model Ford T was the main attraction. The oldest vehicle in the exhibition

and the fi rst to be produced on an assembly line was fi rst produced in 1908. The most expensive car was the Mercedes-Benz 300 SL Gullwing, whose price is R$ 1.8 million. The fi rst production car to have direct fuel injection system was specially developed for races and reaches up to 250Km/h, a high average for the year of 1957. www.salaodeantigos.com.br.

Salão de Antigos reuniu muito mais que raridades

Evento reuniu modelos para todos os gostos em São Paulo

O evento reviveu cada década, retratando as mudanças de comportamento, de estilos, mas sem esquecer os grandes home-nageados: os antigomobilistas e suas máquinas maravilhosas.

Classic Cars Fair gathered much more than rarity

The Classic Cars Fair which took place from November 24th to 27th, gathered models for all tastes at the Pavi-lhão de Exposições do Anhembi, in the city of Sao Paulo

The event revived each decade, portraying the changes in the behaviors and styles, but giving special attention to the great honored: the classic car owners and their wonderful machines.

Hyundai Veloster vence Car Awards 2012

O objetivo do prêmio é favorecer a opinião do consumidor � nal

O Hyundai Veloster conquistou o título de “Carro com Melhor Design” na pre-miação Car Awards 2012, promovida pela revista especializada Car Magazine. O veículo registrou o melhor percentual de votos entre todas as categorias,

obtendo 46% do total de 79.822 votos dos internautas. O Veloster fi cou à frente dos concorrentes Ford New Fiesta, Audi A7 Sportback, Chevrolet Camaro e BMW Série 7.

comportamento, de estilos, mas sem esquecer os grandes home-nageados: os antigomobilistas e suas máquinas maravilhosas.

Hyundai Veloster vence

O veículo registrou o melhor percentual de votos entre todas as categorias, obtendo 46% do total de 79.822 votos dos internautas. O Veloster fi cou à frente dos concorrentes Ford New Fiesta, Audi A7 Sportback, Chevrolet Camaro e BMW Série 7.

Hyundai Veloster wins Car Awards 2012

The award aims to praise the � nal consumer’s opinion

Em um mundo globalizado, Inglês é fundamen-tal. Os textos em Inglês são oferecimento da St Giles – Escola de Idiomas. A St Giles oferece descontos especiais aos leitores do Jornal Campinas Cafe. Para

mais informações: www.stgiles.com.br - 3206.0008

Buscando conhecer o que está acontecendo neste mercado tão competitivo, a National Automobile Dealers Association (Associação dos Concessionários dos Estados Unidos), realiza anualmente uma convenção com exposições, palestras e workshops. As palestras são realizadas por profi ssionais e apresentam as principais necessidades do dia a dia dos con-

cessionários. As exposições trazem novidades de produtos e soluções para aumentar a rentabilidade e efi ciência dos serviços. O evento ocorrerá em Las Vesgas só em fevereiro, mas as vagas são limitadas. Para participar entre em contato no número (11) 3759-1321 ou acesse www.fenabrave.com.br.

Maior exposição de concessionárias do mundo

A empresa obteve a melhor avaliação em relação à performance ambiental em seus processos industriais, demonstran-

do uma clara relação com o consagrado Sistema Toyota de Produção. De 2001 a 2009, as unida-des industriais da Toyota na Europa reduziram o impacto por veiculo em 40% no consumo de energia, 38% no desperdício de recursos, 51% na emissão de compostos orgânicos voláteis e 44% no uso de água.O Prêmio Indústria Verde 2011 é oferecido a companhias que demonstram com clareza um desempenho de destaque no equilíbrio entre produção industrial e preservação do meio ambiente.

Toyota recebe Prêmio Ambiental

O empreendimento alcançou o equilíbrio entre produção industrial

e preservação do meio ambiente

Las Vegas é cede da próxima edição do Convention & Expo 2012

Page 23: Jornal Campinas Café n° 206

Campinas Cafe | PAG 23 Dezembro de 2011

Page 24: Jornal Campinas Café n° 206

24 automobilismo

Segurança

Campinas Cafe Dezembro de 2011

CADEIRA PARA CARRO KINDER 544 PRViajar de carro com criança pequena parece exige confi ança. A cadeira da Kinder tem selo de segurança aprovado pelo Inmetro, cinto de 5 pontos e colchonete com proteção lateral para maior conforto. O tecido pode ser removido para higiene. Ideal para crianças de 1 a 2 anos. R$265. www.babyshopping.com.br.

Saiba quais os cuidados que se deve tomar com

seu carro antes e durante a viagem. Em época de natal, não é só o bom velhinho que precisa

arrumar o trenó.

Direção segura:

Faróis e lanternas: certifi que-

se de que não haja lâmpadas

queimadas.

É claro que os cuidados devem começar bem antes

da viagem. Então nada de fazer a revisão do seu carro

na hora “H”, ok? Com um mês de antecedência leve-

o para fazer um checkup completo na ofi cina, a fi m

de reparar erros no motor, radiador, bateria e todos

os componentes elétricos do seu carro. Trata-se do

procedimento mais apropriado e seguro antes de se

pegar à estrada.

Se eles não tiverem sulcos com profundidade acima de

1,6 mm são considerados “carecas”. Assim, passam a não

dissipar a água com efi ciência causando sério risco de

derrapagem em pista molhada. Quando for abastecer,

não se esqueça de calibrá-los.

Fuja da traseira de caminhões, ônibus ou furgões que costumam obstruir completamente a visibi-lidade. Sempre que possível dirija sua atenção para 500 metros ou um quilômetro adiante para ver o que acontece na pista. Desse modo além de se precaver de eventuais proble-mas você terá tempo sufi ciente para sinalizar ou reduzir progressivamen-te a velocidade em uma emergência ou acidente.

Separe a caixa de transporte

adequada para seu bichinho.

Nem muito apertada, nem mui-

to espaçosa. Lembre-se: ele

precisa se sentir seguro e ao

mesmo tempo não atrapalhar.

Independente de uma chuva fi na ou uma pancada,

diminua a velocidade, acenda o farol, ligue o limpador

de pára-brisa, o desembaçador e mantenha a distância

de pelo menos dois carros em relação ao automóvel

da sua frente.

Se no dia a dia é importan-te manter o seu carro em perfeito estado para evitar

acidentes, imagine só o quanto não é importante também fa-zer um checkup em si mesmo, antes de pegar a estrada na alta-temporada. 85% dos acidentes nas rodovias ocorrem por falha humana, provida por excesso de bebida alcoólica, alta velocidade e má conservação dos veículos. Mas, a saúde deve estar como prioridade número um antes de viajar. Então, tenha como primeiro

homem e máquina na mesma estrada

item a ser checado, seu corpo. Faça exame de vista, hemograma e outros testes que garantirão tranquilidade e bem-estar quando estiver ao volante. O carro não é o principal responsável pela qua-lidade das manobras e do bom funcionamento do trânsito. Seu desempenho está condicionado ao homem que o guia. Estabele-cido um bom ponto de partida neste relacionamento, confi ra o estado de seu carro e lembre de algumas dicas para se comportar ao volante de modo mais seguro.

NÃO ESQUEÇA DE CONFERIR:

VERIFIQUE OS PNEUS

ANIMAISLimpador de pára-brisa: Confi ra a qualidade das palhetas

e confi ra o reservatório de água.

Pneus: siga a recomendação mínima do sulco,

principalmente em época de chuva.

Freios: em geral os sistemas são feitos

para rodar por volta de 20 mil km.

Suspensão: mesmo que não tenha

barulho, revise-a em um mecânico

de confi ança.

Se eles não tiverem sulcos com profundidade acima de

1,6 mm são considerados “carecas”. Assim, passam a não

dissipar a água com efi ciência causando sério risco de

derrapagem em pista molhada. Quando for abastecer,

não se esqueça de calibrá-los.

VERIFIQUE OS PNEUS

siga a recomendação mínima do sulco,

principalmente em época de chuva.

em geral os sistemas são feitos

mesmo que não tenha

barulho, revise-a em um mecânico

NEBLINA: Se for passar por um local com

neblina, ligue a lanterna e o farol baixo e redobre a atenção. Caso a ne-

blina esteja muito intensa, ligue o pisca alerta e procure dirigir o mais próximo

da borda direita da rodovia. Assim é possível ter uma visão melhor da

faixa branca e evitar a colisão.

PREPARE UM KIT DE EMERGÊNCIA:

Insira um estojo de primeiros so-corros completo, cabos de bateria, um macaco, uma bomba de ar, cobertores, alimentos e bebidas suplementares. Não pense que o carro requer apenas combustível, alguns cuidados são fundamentais.

Separe a caixa de transporte

adequada para seu bichinho.

Nem muito apertada, nem mui-

to espaçosa. Lembre-se: ele

precisa se sentir seguro e ao

mesmo tempo não atrapalhar.

Revisão:

Boa visão:

Dirigir com chuva:

Page 25: Jornal Campinas Café n° 206

Campinas Cafe | PAG 25 Dezembro de 2011

Page 26: Jornal Campinas Café n° 206

26 automobilismo

Especial

Campinas Cafe Dezembro de 2011

SEGUNDA EDIÇÃO DO SALÃO BIKE SHOW Agendado para os dias 26 a 29 de janeiro, no Riocentro, a 2ª edição do Salão Bike Show já tem 85% de sua área ocupada pelas empresas do setor. O evento conta com palestras sobre segurança no trânsito no Es-paço Cultural, além da divulgação de campanhas sobre o assunto para os milhares de motociclistas que visitarão o Riocentro/RJ. Interessado? www.salaobikeshow.com.br.

Salão de Tóquio inova

consciência ambiental

Nissan mostrou o PIVO 3, com pouco menos de 3m de com-

primentos e assento três em um. Corpo compacto, mo-

tor integrado nas rodas para facilitar a curva,

PIVO 3 é muito ágil e pode facilmente es-tacionar em espaços apertados. Movido a energia elétrica é

possível recarregar em casa, além de ter grande

potencial em armazenar energia renovável. Usa mo-tores integrados nas rodas (IWM) para dar rodas grande li-

berdade de movimento, e mais espaço no chassi do veículo.

Nissan mostrou o pouco menos de 3m de com-

primentos e assento três em um. Corpo compacto, mo-

tor integrado nas rodas para facilitar a curva,

casa, além de ter grande potencial em armazenar energia renovável. Usa mo-tores integrados nas rodas (IWM) para dar rodas grande li-

berdade de movimento, e mais espaço no chassi do veículo.

Grandes marcas aproveitaram para exibir suas máquinas em primeira mão com conceito e redução de CO2

Suzuki apresentou o TOY-LIKE Q-CONCEPT ELECTRIC MINI CAR, um compacto veículo urbano movido a eletricidade. Com capacidade para duas pessoas, bancos inseridos um atrás do outro, A idéia é oferecer um veículo compacto, de grande mobilidade em meio aos apertados centros urbanos e com emissão zero de gás carbônico. O motor elétrico permite ao Suzuki Toy-Like Q-Concept Electric Mini Car alcançar uma velocidade de até 60 km/h, enquanto suas baterias oferecem uma autonomia de 50 quilômetros.

Não só a apresentação de fu-turos modelos de produção participa do Salão de Tóquio

2011. O evento também é sede de uma abundância de veículos con-ceituais, bem como os esportivos mais velozes e os designs mais di-versifi cados dos fabricantes. Em sua 42ª edição, o Salão de é realizado no Tokyo Big Sight entre os dias 03 e 11 de Dezembro de 2011. Confi ra os protótipos que marcam presença no evento e saiba um pouco mais sobre eles.

Page 27: Jornal Campinas Café n° 206

27 automobilismo

Especial

Campinas Cafe | PAG 27 Dezembro de 2011

PARA ANUNCIAR LIGUE (19) 3201-5715 OU ACESSE

WWW.CAMPINASCAFE.COM.BR

PERSONALIZAÇÃO DE AUTOMÓVEIS GANHA ENTIDADE DE CLASSECom o objetivo de desenvolver e comercializar produtos que garantam a segurança veicular, a ABAA – Associação Brasileira de Acessórios Automotivos - pretende reunir em seus quadros fabricantes, importadores, distribuidores, designers, lojistas e instaladores de acessórios automotivos. Para além da beleza dos produtos, a qualidade será fator primordial.

Salão de Tóquio inova com exuberância e

consciência ambiental

MITSUBISHI PX-MIEV II tem sistema híbrido com capacidade para transportar sete pessoas, e deve servir de base para a próxima geração Outlander. Traz um motor movido a gasolina do Lancer Evolution de 105 cavalos, trabalhando junto com dois motores elétricos de 80 cavalos cada um. Com isso, o modelo é capaz de percorrer até 800 km sem ser reabastecido e 50 km no modo exclusiva-mente elétrico.

MAZDA TAKERI anunciou a apresentação em casa do protótipo. A nova identidade no de-sign da marca é chamada de “Kodo -Soul in Motion” (alma em movimento). O novo sistema Skyactiv atua nos freios para converter a energia da desaceleração em energia elétrica, voltado a redução do uso do combustível e consequentemente menos emissão de CO2.Trata-se de um sedã com é o mais recente resultado da linguagem de design da marca.

de 105 cavalos, trabalhando junto com dois motores elétricos de 80 cavalos cada um. Com isso, o modelo é capaz de percorrer até 800 km sem ser reabastecido e 50 km no modo exclusiva-mente elétrico.

MAZDA TAKERI anunciou a apresentação em casa do protótipo. A nova identidade no de-

HONDA AC-X CONCEPT é um veículo equipado com um motor 1.6 a gasolina que trabalha em conjunto com motor elétrico. Tem autonomia de mais de mil quilômetros, considerando o tanque cheio e as baterias carregadas. O modelo terá dois modos de direção, sendo um com apelo mais esportivo que utiliza os dois motores para conferir melhor desempenho enquanto o outro, chamado de automatic, trabalha da forma otimizada entre os dois mo-tores com o objetivo de consumir menos combustível e dar maior mobilidade ao motorista.

HONDA AC-X CONCEPT é um veículo equipado com um motor 1.6 a gasolina que trabalha

Page 28: Jornal Campinas Café n° 206

28 automobilismo

Destaque

Campinas Cafe Dezembro de 2011

EATON ANUNCIA LANÇAMENTO DO PRIMEIRO ÔNIBUS HÍBRIDO DA AMÉRICA DO SUL O sistema híbrido gerencia a potência do motor a diesel e do motor elétrico, reaproveitando a energia gerada durante as frenagens. O primeiro veículo da frota já está circulando na cidade de San Luis, na Argentina. O modelo, resultado da cooperação entre a Eaton e a TATSA, é o primeiro ônibus híbrido-elétrico a ser fabricado em série na América do Sul.

A Força da Serpente: Shelby GT500 2013Com desempenho único,

avançada tecnologia e de-sign surpreendente, o Ford

Mustang Shelby GT500 remete aos superesportivos da década de 30 - robustos, com frente mais baixa em relação ao solo, traços mais precisos, predominância de linhas retas, além de ser mais comprido e cheio de detalhes na dianteira, traseira e capô. É um carro pensado para tornar-se uma grande atração no mercado de luxo e perpetuar-se como uma lenda. No segundo semestre de 2012, o Shelby GT500 chegará às concessionárias ao norte da América. O modelo foi uma das estrelas no Salão de Los Angeles em 2011, que aconteceu entre os dias 18 a 27 de novembro.

SAIBA MAIS SOBRE O “MUSCLE CAR”QUE JÁ É UM ÍCONE.Equipado com um poderoso motor V8 de 5.8 litros, com nada menos que 650 cv de potência, o novo Shelby 2013 vai emocionar o público e os fãs do maior ícone “muscle car” americano.Com peso aproximado de 1.500 quilos, o Shelby oferece 12 cv de

potência a mais do que o Che-vrolet Corvette ZR 1 e 70 cv de potência a mais do que seu mais próximo rival, o Camaro ZL1 e, segundo a fábrica, poderá atingir 320 km/h de velocidade fi nal.Tudo no Mustang Shelby GT500 foi otimizado, começando pelo novo motor V-8 de alumínio, com saída de pico avaliada em 650 cv o que o torna o mais potente V-8 do mundo. Farto uso de fibra de carbono nos eixos, embreagem e trans-missão, moderníssimo interior com bancos Recaro, rodas de 19 polegadas na frente e 20 na traseira, pneus Goodyear Águia F1 SuperCar G e freios Brembo são detalhes que deixaram o carro com uma característica de condução mais amigável e que, ainda, permitem ao veículo alcançar as metas de economia de combustível.O novo Ford Mustang Shelby 2013 será produzido na fábrica da AutoAlliance International em Flat Rock, Michigan e as vendas estão programadas para começar no segundo semestre de 2012 e início de 2013.

DESEMPENHO: A potência do novo Ford Mustang supera em 70 cavalos de potência de seu rival mais próximo, o novato Camaro ZL 1.

MOTOR: O motor do Ford Mus-tang Shelby GT500 2013 é um V8 “supercharger” de 5.8 litros e oferece 650 cavalos de potência máxima.

TRANSMISSÃO: Disponível na versão manual de seis velocidades, a relação de transmissão final chega a 3.31:1. A embreagem teve aumento em sua capacidade de torque e rpm.

Detalhe da marca, a serpente é exposta em todos os ângulos do Mustang: nas partes dianteira, traseira e laterais, para reforçar a concepção ousada e agressiva do modelo.

Page 29: Jornal Campinas Café n° 206

Campinas Cafe | PÁG 29 Dezembro de 2011

Page 30: Jornal Campinas Café n° 206

30 automobilismo Fotos: divulgação

Sustentável

Campinas Cafe Dezembro de 2011

POLO BLUEMOTION DA VW É ELEITO O CARRO VERDE DO ANO 2012A categoria leva em consideração o desempenho da empresa e de seu produto sob o ponto de vista ambiental. O Polo BlueMotion da Volkswagen se destacou pela sua efi ciência energética e também por utilizar materiais fi bras de PET reciclado nos carpetes do assoalho e isoladores acústicos fabricados com sobras de tecido. A versão consome cerca de 15% menos combustível e tem 95% dos materiais da sua produção recicláveis.

Cada vez mais carros seme-lhantes aos que rodam em diversos países são vistos

nas ruas brasileiras. O Cobalt vem na esteira do Cruze, outro sedã da Chevrolet com apelo mundial. As novidades não só tomam lugar dos carros antigos como também confirmam o atual bom momento da indústria nacional.Com lançamento em novembro, o antigo codinome do Cobalt não deixa dúvidas: GSV, de Global Small Vehicle (veículo

Cobalt: o lançamento da GM que prometeO Cobalt é o novo exemplo de que o Brasil entrou na rota dos modelos globais

global compacto). Além do Brasil, o modelo será vendido em 40 países. Segundo executivos da marca, há 5 anos a empresa vem desenvolvendo seu conceito. O carro custa R$ 39.980 na versão de entrada LS com motor 1.4 Eco-nofl ex de 102 cv. O mesmo bloco equipa as séries LT e LTZ, com pre-ços sugeridos de R$ 43.780 e R$ 45.980. Também está confi rmado para o segundo trimestre de 2012 a série LTZ 1.8 com câmbio auto-mático. Seu preço, porém, ainda não foi defi nido.

Motor: 1.4 8v (97/102 cv)Câmbio: manual, 5 marchasComprimento: 4,47 mLargura: 1,73 mEntre-eixos: 2,62 m Altura: 1,51 mPreço: a partir de R$ 39,9 mil.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

EMPORIO DI PIETRO (G. VIA MONTE) AV: ANTONIO CARLOS COUTO DE BARROS,1101 F: 3258.6244 – SOUSAS

PADARIA RAVENNA - AV: ANTONIO CARLOS COUTO DE BARROS, 1055 F: 3258.3040 – SOUSAS

OUTBACK - F: 3251.8350 – SHOPPING IGUATEMI

POSTO SHELL - AV: MORAES SALES, 1404 F: 3252.0179 - CENTRO

CAMPSOM - AV MORAES SALES, 1478 F: 3255.2727– CENTRO BOULANGERIE DE FRANCE - VENTURA MALL F: 3251.5131 – N. CAMPINAS

POSTO IPIRANGA (LAURÃO) - ESQUINA NORTE SUL F: 3255.5001- N CAMPINAS

PÃO DO CAMBUÍ - R:EMÍLIO RIBAS, 70 F: 3252-3224 - CAMBUÍ CONTINENTAL PNEUS - AV: NORTE SUL, 574 - F: 3251.5599 - CAMBUÍ D.PASCHOAL - AV: NORTE SUL, 1470 - F: 0800.161881- CAMBUÍ PADARIA NORTE SUL - AV: NORTE SUL, 1832 - F: 3255.2858 - CAMBUÍ TONINHO AUTO CENTER - AV: NORTE SUL, 2072 - F: 2129.155 - CAMBUÍ

FRANS CAFÉ - AV: NORTE SUL, 1887 - F: 3251.9494 - CAMBUÍ

CAMPNEUS - AV: NORTE SUL, 1133 - F: 3253.2838 - CAMBUÍ

EDIFÍCIO AUGUSTUS - RUA MARIA MONTEIRO, 786 - F: 3251.2114 - CAMBUÍ OFFICE PARK - RUA MARIA MONTEIRO, 830 - F: 3254.1688 - CAMBUÍ POSTO BR MARIA MONTEIRO- RUA MARIA MONTEIRO X CEL. SILVA TELES - F: 3295.1274 - CAMBUÍ TOCA DO GRILO - AV. JOÃO MENDES JR, 126 - F: 3251.2338 - CAMBUÍ PADARIA MASSA PURA - RUA CEL. QUIRINO, 1889 - F: 3252.2142 - CAMBUÍ STROGONOFF - RUA SANTOS DUMONT, 494 - F: 3294.6133 - CAMBUÍ SORVETERIA SONHO DE VERÃO - RUA OLAVO BILAC, 147 - F: 3253.3993 - CAMBUÍ PADARIA RIVIERA - RUA OLAVO BILAC, 80 - F: 3252.5332 - CAMBUÍ

HYUNDAI CAOA - AV NORTE SUL, 887 F: 3295.6040 – CAMBUÍ

PADARIA ALECRINS - RUA DOS ALECRINS, 429 F: 3253.7717 – CAMBUÍ

PADARIA PÃO DO CAMBUÍ - RUA EMÍLIO RIBAS, 70 – CAMBUÍ

PADARIA ROMANA - RUA MARIA MONTEIRO (EM FRENTE A IGREJA) F: 3252.7000 – CAMBUÍ

POSTO IPIRANGA - NOSSA S. DE FÁTIMA, BALÃO DO KENNEDY - F: 3252.5789 - TAQUARAL

POSTO IPIRANGA - AV BARÃO DE ITAPURA, BALÃO DO KENNEDY – TAQUARAL

SUPERMERCADO TAQUARAL – AV: NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, 586 - F: 3794.9444 - TAQUARAL

POSTO FUTURO ESSO - ENTRADA DE BARÃO GERALDO F: 3289.4332 - BARÃO GERALDO

POSTO IPIRANGA - TIVOLLI SHOPPING, 1480 F: 3289.5991 - BARÃO GERALDO

POSTO IPIRANGA - EM FRENTE AO COND. RIO DAS PEDRAS F: 3289.3508 - BARÃO GERALDO

POSTO SHELL – AV: BRASIL,1810 X AV: IMPERATRIZ LEOPOLDINA F: 3241.4222 – GUANABARA

POSTO BR – EM FRENTE BANCO ITAÚ AV: BRASIL,1980 X AV IMPERATRIZ LEOPOLDINA F: 3243.0738 - JD. BRASIL

POSTO SHELL – AV: ANDRADE NEVES,2340 X FCO J. CAMARGO ANDRADE F: 3242.2439 - CASTELO

POSTO BR – AV: ANDRADE NEVES, 2321 X FCO J. CAMARGO ANDRADE F: 3243.0738 – CASTELO

PADARIA NICO – AV ANDRADE NEVES, 2286 F: 3243.1542 - CASTELO

PADARIA ROSA DO CASTELO – AV FCO JOSÉ C. ANDRADE, 748 F: 3243.6793 - CASTELO

POSTO SHELL UNIMART – AV: JOHN BOYD DUNLOP, 460 F: 3242.3733 - JD AURÉLIA

POSTO IPIRANGA - Avenida Cillos 752 - F. 19-3462.9770 – AMERICANA

POSTO APOLLO - Avenida Brasil, 605- F. 19 3406.6672 – AMERICANA

POSTO RIO BRANCO FIDAM - Rua Orlando Dei Santi 70- F 19 3468.6682 - AMERICANA

MILLENIUM POSTO - Entrada Principal - Rua Mauro Schiavone, 27 AMERICANA

PADARIA GIANINI - Avenida Presidente Vargas, 472 F 19. 3834.2192 - INDAIATUBA

POSTO IPIRANGA - Rua Tuiuti, 238 INDAIATUBA

DONA OLGA CAFFE GOURMET - Rua Cerqueira César, 777 - F. 19. 3885.4448 - INDAIATUBA

PÉ DE CAFÉ GARDEN & CAFÉ - Alameda João Amstalden, 160 - F 19. 3834.8368 - INDAIATUBA

CAMPINAS

RMC

Jornal

Desde 1994

Para ter o Jornal Campinas Cafe em seu estabelecimento, entre em contato conosco: [email protected]

PONTOS COMERCIAIS DE DISTRIBUIÇÃO

POSTO SHELL – AV: BENEDITO CAMPOS, 165 F: 3272.6722 - JD DO TREVO

PADARIA PIRACAM – AV: PRINCESA D’OESTE, 904 F: 3251.2639 - JD. PROENÇA

PADARIA RICO PANNE – AV: DR ANT. CARLOS DE BARROS, 871 F: 3258.1990 - SOUSAS

CHOPERIA E REST. JOÃO CORAGEM - Avenida Presidente Vargas, 931- F. 19. 3875.1055 - INDAIATUBA

POSTO DUDÃO - R Egas Bueno, 443- F. 19 3867.2033 – JAGUARIÚNA

BAR DA PRAIA – Rua Tassinari, 58 - F. 19 3867.5200 - JAGUARIÚNA

POSTO BR MONTE MOR - Av. Jânio Quadros. 246 - F. 19. 3879.1846 - MONTE MOR POSTO DO MINEIRO ESSO - R Dr Carlos Botelho, 596 - F. 19 3466.1208 - NOVA ODESSA

POSTO PQ BRASIL 500 - Rodovia SP110 – NOVA VENEZA

AUTO POSTO KRON - Praça 28 de Fevereiro, 41- F. 19 3874.4961 - PAULÍNIA

PADARIA DISNEYLANDIA - Av. José Paulino, 155 – PAULÍNIA

CHURRASCARIA KARNE BOA - Estrada de Servidão, 1340 – SUMARÉ

POSTO IPIRANGA - R Quirilio Ravagnani, 55 - F. 19. 3873.6762 SUMARÉ

POSTO AVENIDA INVERNADA - Av. Invernada, 1747 - F.19.3859.1997VALINHOS

PADARIA EMPÓRIO – Estrada da Boiada, 2845- F.19. 3846.9174 - VINHEDO

Sustentável

Aposta Internacional, o novo modelo da GM apresenta mais detalhes internamente e possui acabamento robusto em seu design externo.

Page 31: Jornal Campinas Café n° 206

Dezembro de 2011Campinas Cafe | PÁG 31

Page 32: Jornal Campinas Café n° 206

Campinas Cafe | PÁG 32 Dezembro de 2011