Jornal Central

12
JACKSON BEZERRA FAZ CAMINHADA E SOBE O PICO DO CABUGI A Prefeitura Municipal de Angicos realizou a en- trega de 600 bicicletas para alunos matriculados na rede municipal de ensino. O benefício foi con- seguido junto ao Ministério da Educação, do Go- verno Federal. Avenida Presidente José Bento, 432 Alecrim - Natal- RN «RIO GRANDE DO NORTE, 26 DE MAIO DE 2012 ANO XVI – NÚMERO 173 R$ 1,50 (SÁBADO) MP CRIA BANCO DE DADOS PARA VETAR candidatura dos Ficha Sujas Página 9 Página 4 PT DE LAJES CAMINHA PARA apoiar Benes Leocádio Página 3 Devido a escassez de chuva, várias comunidades ru- rais do município de Santana do Matos estão so- frendo. Falta água para consumo humano e dos animais. ESTADO DE CALAMIDADE « Página 7 Página 8 SECA CASTIGA POPULAÇÃO DA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS PELO PACTO FEDERATIVO « A falta de sinal da operadora de tele- fonia celular TIM , no município de Cai- çara doRio do Vento, tem gerado revolta dos usuários. CAIÇARA DO RIO DO VENTO « Página 12 Página 4 TIM DEIXA SEUS USUÁRIOS SEM SINAL PEDRA PRETA « ‘LUIZ DE HAROLDO’ ASSUME PRÉ-CANDIDATURA Pesquisa do Instituto Tiradentes revela que os santanenses escolheram o verea- dor Erinaldo Florêncio “Naldinho”, como o mais atuante. Página 6 ‘NALDINHO’ É ELEITO O VEREADOR MAIS ATUANTE Os irmãos Gondemário Miranda (pre- feito) e Mário Miranda (presidente da Câmara), de Fernando Pedroza, diver- gem quanto ao candidato a prefeito e estão quase rompidos politicamente. O candidato do prefeito é José Renato e o de Mário é Sandro Salviano. FERNANDO PEDROZA « Página 4 ‘GON’ E MÁRIO QUASE ROMPIDOS POLITICAMENTE O vereador Clóvis Vales, presidente municipal do Partido Progressista [PP], de Lajes, defende o nome do secretário de Finanças, José Marques Fernandes “Marcão” [PMDB], para compor chapa com o prefeito Benes Leocádio [PMDB], candidato à reeleição. Caso o nome de “Marcão”, não venha a ser indicado como vice, Clóvis Vale disse que o PP vai lutar para indicar um nome do partido. VICE DE BENES LEOCÁDIO « Página 3 CLÓVIS VALE DEFENDE NOME DE ‘MARCÃO’ PARA VICE DE BENES (84) 2226-8333 PREFEITURA DE ANGICOS ENTREGA 600 BICICLETAS A ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

description

Jornal Central do Rio Grande do Norte

Transcript of Jornal Central

Page 1: Jornal Central

JACKSON BEZERRA FAZ CAMINHADAE SOBE O PICO DO CABUGI

A Prefeitura Municipal de Angicos realizou a en-trega de 600 bicicletas para alunos matriculadosna rede municipal de ensino. O benefício foi con-seguido junto ao Ministério da Educação, do Go-verno Federal.

Avenida PresidenteJosé Bento, 432

Alecrim - Natal- RN

«RIO GRANDE DO NORTE, 26 DE MAIO DE 2012 ANO XVI – NÚMERO 173 R$ 1,50(SÁBADO)

MP CRIA BANCODE DADOS PARA VETAR

candidatura dos Ficha Sujas

Página 9

Página 4

PT DE LAJESCAMINHA PARAapoiar Benes Leocádio

Página 3

Devido a escassez de chuva, várias comunidades ru-rais do município de Santana do Matos estão so-frendo. Falta água para consumo humano e dosanimais.

ESTADO DE CALAMIDADE«

Página 7

Página 8

SECA CASTIGA POPULAÇÃO DA ZONARURAL DE SANTANA DO MATOS

PELO PACTO FEDERATIVO«

A falta de sinal da operadora de tele-fonia celular TIM , no município de Cai-çara doRio do Vento, tem gerado revoltados usuários.

CAIÇARA DO RIO DO VENTO«

Página 12

Página 4

TIM DEIXA SEUSUSUÁRIOS SEM SINAL

PEDRA PRETA«

‘LUIZ DE HAROLDO’ ASSUMEPRÉ-CANDIDATURA

Pesquisa do Instituto Tiradentes revelaque os santanenses escolheram o verea-dor Erinaldo Florêncio “Naldinho”, comoo mais atuante. Página 6

‘NALDINHO’ É ELEITO OVEREADOR MAIS ATUANTE

Os irmãos Gondemário Miranda (pre-feito) e Mário Miranda (presidente daCâmara), de Fernando Pedroza, diver-gem quanto ao candidato a prefeito eestão quase rompidos politicamente.O candidato do prefeito é José Renatoe o de Mário é Sandro Salviano.

FERNANDO PEDROZA«

Página 4

‘GON’ E MÁRIO QUASEROMPIDOS POLITICAMENTE

O vereador Clóvis Vales, presidente municipal do PartidoProgressista [PP], de Lajes, defende o nome do secretáriode Finanças, José Marques Fernandes “Marcão” [PMDB],para compor chapa com o prefeito Benes Leocádio[PMDB], candidato à reeleição. Caso o nome de “Marcão”,não venha a ser indicado como vice, Clóvis Vale disse que oPP vai lutar para indicar um nome do partido.

VICE DE BENES LEOCÁDIO«

Página 3

CLÓVIS VALE DEFENDE NOME DE‘MARCÃO’ PARA VICE DE BENES

(84) 2226-8333

PREFEITURA DE ANGICOSENTREGA 600 BICICLETAS AALUNOS DA REDE MUNICIPAL

Page 2: Jornal Central

Não sabemos calcular a emoção,alegria e demonstração de fé de cadapessoa, que busca conhecer a históriade uma mulher que viveu no séculoXIV. Mulher simples, paciente e mui-to fiel aos princípios evangélicos; vivero amor era a sua meta. Amor ágape,amor de irmãos, amor de amizade, so-lidariedade, fraternidade e unidade.

Essa mulher vivencia a experiênciado matrimônio, seus desafios, mo-mentos de altos e baixos, mas vive comresignação por meio de um único ca-minho: a FÉ. Fé que supera todos os obs-táculos e faz com que essa mulher sedebruce na oração, dia e noite.

Experimenta o dia a dia de um ma-rido não convertido à Cristo. Maridoambicioso, egoísta, indiferente aosprincípios do Mestre Jesus. Marido vio-lento, inquieto e que só buscava as gló-rias da terra e desprezava as do céu.

Experimenta a beleza de ser mãe.Mãe afável, carinhosa, meiga, desdecedo ensinava aos seus dois filhos osverdadeiros mandamentos e princí-pios de Cristo; qual seria o manda-mento primordial? O amor.

Rita, mulher que experimentou oagir da graça de Deus na vida do seuesposo; mas o esposo não era indife-rente? Sim. Mas a oração e a fé mo-vem montanhas, quanto mais um co-ração humano.

E assim, Rita começa a colher os fru-tos da sua resignação, das suas noi-tes em claras, apenas pedindo pelaconversão do esposo. Deus escuta ca-da pedido e o que parecia impossível,vai tornando-se possível.

Mas infelizmente, essa alegria du-rou pouco, pelo fato do seu espososer morto, no caminho de Cássia pa-ra Roccaporena. A graça aumenta ain-da muito mais, porque o perdão pas-sa a ser a mola mestra da vida dessamulher. Mulher firme, fiel, devota eapaixonada pelo Cristo e Cristo cruci-ficado, a ponto de pedir para partici-par do sofrimento e mortificação deJesus.

Agora, depois de criança, jovem,mulher, esposa, mãe e viúva, Rita ex-perimenta uma nova realidade em suavida, a realidade da vida religiosa. Nãovai ser fácil. Como religiosa, coloca na

sua vida algo sublime, a obediência.Certo dia a madre, a manda regar umaparreira morta, e essa mulher cheiade vigor e obediência, começa a re-gar, não só com água, mas também pe-la oração. Certo dia a parreira brota,fica cheia de brotos, floresce e frutifi-ca. Até hoje, no mosteiro das agosti-nianas essa parreira está como teste-munho, para todos que duvidarem.

Esta mulher que tanto falei, nadamais é que SANTA RITA DE CÁSSIA. Asanta das causas impossíveis, a advo-gada dos sofredores, a apaixonada dasviúvas. Santa Rita, fez sua páscoa nodia 22 de maio de 1456, foi beatifica-da em 1628 pelo Papa Urbano VIII e ca-nonizada em 1900, pelo Papa Leão XIII.Estes papas apenas confirmaram osentimento, a devoção e a fé do povode Cássia e do mundo.

Santa Rita do amor e do perdão /nos ensina a cada dia viver tão situa-ção.

Buscando a graça da unidade / obe-diência e resignação.

Santa Rita de Cássia, rogai por mime pelos meus amigos.

SÁBADO26 de maio de 2012 OPINIÃO2

Ser determinado, firmar parceria política eadministrativa, é alvo certo de todo político,principalmente aquele que pretende realmen-te ser o elo entre o administrador, a populaçãoe o Governo Federal ou estadual.

Esse pequeno preambulo é para se chegar adois deputados federais do Rio Grande do Nor-te: Henrique Alves e Fátima Bezerra. Um já co-nhecido por seus vários e vários anos de vidapública, principalmente como deputado fede-ral representando o RN.

Já a outra, já conhecida, no entanto, não pelaquantidade de mandatos ao qual o primeiro jáexerce. Porém, quando se fala na questão de efe-tividade, de cumprimento, de dedicação e deapoio, Fátima Bezerra tem conseguido dar umaverdadeira surra de saia em Henrique Alves.

E aqui, a coluna cita um exemplo para ilus-trar a “surra”. Em apenas dois anos de manda-to como deputada federal, Fátima Bezerra fir-mou uma parceria com o prefeito do municípiode Santana do Matos, o empresário Assis daPadaria, e juntos, com o apoio do Governo Fe-deral, transformaram a cidade, que hoje é, semsombra de dúvidas, a mais desenvolvida daRegião Central. Nos quase oito anos, a cidadeavançou o que não se viu em doze anos ou mais.

Agora, vamos lá para o município de Angicos,

berço da família Alves, que inclusive alguns dafamília já administraram o município. Alguémpode informar a quantidade de emendas e be-nefícios que o deputado Henrique Alves “man-dou” para Angicos em todos esses anos comodeputado? Sabe em que o município de Angi-cos é líder atualmente? Da maior quantidadede casas de taipa de toda Região Central, semfalar na questão da infraestrutura, como sa-neamento básico, transporte escolar, entre ou-tras benfeitorias, e o que vem sendo feito, des-tas, algumas são com emendas da deputadaSandra Rosado, que é outra que está dandosurra de saia em HA, em Angicos.

O nobre leitor por até pensar que elenqueicoisas a mais em Angicos que em Santana do Ma-tos. Não. Em Santana do Matos as coisas estãofuncionando, tem transporte escolar, vai ini-ciar saneamento básico e foi concluída uma adu-tora com mais de 30 quilômetros que atendevárias comunidades rurais que sofriam com afalta d´água e aguardando o famoso carro-pi-pa. Tudo é uma questão de palavra, de quererfazer, independentemente de quem esteja comoadministrador, porque não foi este que votou emA ou B, mas uma grande parte da população. Nãomudando a mentalidade, HA continuará levan-do surra de saia e prejudicando municípios.

Espaço AURICÉLIO Medeiros

Charge

EDITORAclecivam Soares

Publicação de responsabilidade da

Os con cei tos e opi niões emi ti dos em ar ti gos ou co lu nas as si na das não re fle tem, ne ces sa riamen -te, a opi nião do jor nal, sen do de in tei ra res pon sa bi li da de de seus au to res.

Cícero UmbelinoO EX-VEREADOR Cícero Umbeli-

no [PMN], de Afonso Bezerra é pulede dez para ser o vice na chapa en-cabeçada pelo prefeito Jackson Be-zerra [PSB],que tentará a reeleição.

Que papelão!!!OS VEREADORES Arnô Ambró-

sio e Marcos da Ubaia, da cidadede Caiçara do Rio do Vento, an-daram emendando os bigodes naúltima seção da Câmara Munici-pal. O tapa comeu no centro, o quegerou uma “carrada” de comen-tários pela população que até ho-je reflete na memoria do eleitorcom mau exemplo dado pelos re-presentantes do povo. Pois diga!!!

Edileuza PalharesCASO CLEMENCEAU Alves não

possa ser candidato a prefeito deAngicos, não haverá justiça maiorque apoiar a vereadora EdileuzaPalhares como candidata. Um no-me que se identifica com peeme-debismo. É mulher de luta.

Prego na tábuaÉ QUASE certo o fechamento da

chapa da situação em Angicostendo como candidato o ex-pre-feito Júnior Batista e o vice o atual,advogado Deusdete Gomes. O pre-go já foi ficando na tábua, faltasó a martelada final.

Em AssuO DEPUTADO estadual George

Soares será mesmo candidato a pre-feito de Assu para enfrentar o atualprefeito Ivan Júnior, cria de seu pai,o ex-deputado e ex-prefeito Ronal-do Soares. George terá como vice oex-vereador Danúbio, do PTB.

Mira, anda e brigaOS IRMÃOS “Gon”, prefeito de

Fernando Pedroza, e Mário Mi-randa, presidente da Câmara, nãoestão se entendendo quanto aocandidato a prefeito. Enquantoeles se dividem, o pré-candidatoDaniel Pereira, da oposição vai rin-do e somando.

PodridãoUM VERDADEIRO lamaçal es-

quema de suposto Caixa 2 na cam-panha de 2006 da então candida-ta ao Senado Rosalba Ciarlini.

A ex-prefeita Neide Sueli, de Pedro Aveli-no, é o nome mais cotado para encabeçar

a chapa da oposição para o enfrentamentonas urnas contra o também ex-prefeito Sér-gio Cadó. Neide Sueli é esposa do ex-depu-

tado José Adécio.

O JOVEM Josenilson Elias, conhecido como Chinês, agora é cida-dão caiçarense. Ele que é cunhado do representante deste deste-mido mensário jornal Branco Dois.

NUNCA ESQUEÇA essa frase: “processo e peia é para os pequenos.Propina é para os grandes”.

EM JULHO, mês da festa da padroeira Nossa Senhora de Sant’Ana,acontece mais uma vez a Festa do Reencontro, e terá participa-ção “Dos Milionários”. Uma anda que surgiu nos anos 60, forma-da por jovens santanenses, como Gandola, Baninho, Edilson Men-des, Ibanez, Diassis, Gilberto, Tenório [in memorian] e AvelinoNeto. A festa acontece no ginásio poliesportivo Davi Azevedo.

A CAIÇARENSE Dodora, da Dodora Variedades, no município de Caiçara doRio do Vento, é a mais nova assinante do Jornal Central. Em nome de todosque fazem este mensário, o nosso muito obrigado pela confiança.

É IMPRESSIONANTE, diria até que assustador, a quantidade deexemplares do Jornal Central que é vendida no município de Cai-çara do Rio do Vento. Hoje, entre assinantes e venda avulsa, a so-ma chega a 300 exemplares. Demonstra o gosto do caiçarense pe-la leitura e o prestígio do nosso colaborador Branco Dois.

NA PRÓXIMA terça-feira, 29, acontece na quadra de esporte da es-cola Professora Joana Honório, o II Fórum Comunitário Selo Uni-cef, edição 2009-2012. É o município de Angicos caminhando ru-mo ao Tri, do Selo.

COM RARÍSSIMA exceção, é sofrível o acesso à internet na RegiãoCentral. Vale mais um usuário do que aumentar a velocidade.

FÁTIMA DAR surra de saia em Henrique Alves

“JC

MicarlosO PRÉ-CANDIDATO a prefeito o

município de Riachuelo, MicarlosMedeiros, PT, vem articulandoapoios para sua candidatura, casoseu nome realmente seja confir-mado. O pré-candidato tem ditoque só parte para luta seguro, jáque a chapa do PT é puro sanguee que precisa de bastantes apoiospara que o grupo saia vitorioso.

Prefeito trabalhadorA ADMINISTRAÇÃO Municipal

de Santana do Matos vai iniciar aexecução das obras do sistema deesgotamento sanitário. A obra éno valor de R$ 2,3 milhões.

DefiniçõesAS DEFINIÇÕES da chapa do PT,

no município de Riachuelo, serãodefinidas mesmo no mês de ju-nho, quando então será possívelsaber quem vai para a disputa,tanto como candidato e vice e osvereadores.

ReuniãoREPRESENTANTES DO Banco

do Nordeste e diretoria da Ufer-sa-Angicos, tiveram reunidos es-tes mês para discutir convêniose parcerias visando o desenvolvi-mento da cidade de Angicos e Re-gião Central.

Festa de PentecostesACONTECE AMANHÃ, 27, na Es-

cola Municipal Dr. Eloy de Souza,em Lajes, a partir das 14h30, festade Pentecostes. Padre Zezinho, es-tá convocando a comunidade deLajes, Pedra Preta e Caiçara do Riodo Vento a participarem deste im-portante ato litúrgico.

VaquejadaHOJE, 26, e amanhã, 27, vaque-

jada no município de Angicos, noParque Novo Mundo. É a segundavaquejada neste local. O forró éorganizado pela Top de Linha Pro-moções, que promete festa até as“canelas” dos forrozeiros afinar.

Carapuça“MAIS AFRONTA a mesura de

um adulador, que uma bofetadade um inimigo”. Antônio Vieira.

e-mail: [email protected]

Em poucas linhas Espaço Cobiçado

ACLECIVAM SOARES

Santa Rita de Cássia, rogai por mim e pelos meus amigosPároco da Paróquia de Santa Rita de Cássia e Reitor do Santuário – Santa Cruz/RNPE. VICENTE FERNANDES DA SILVA NETO

FOGO CRUZADOPouco conhecimento faz com que aspessoas se sintam orgulhosas. Muitoconhecimento, que se sintam humildes.

RIO GRANDE DO NORTE

LEONARDO DA VINCI

Page 3: Jornal Central

SÁBADO26 de maior de 2012OPINIÃO 3JCRIO GRANDE DO NORTE

LAJES – O atual secre-tário de Finanças do mu-nicípio de Lajes, JoséMarques Fernandes“Marcão” [PMDB], vemtendo o nome lembradopelo Partido Progressista[PP], que no município épresidido pelo vereadorClóvis Vale.

O vereador tem defen-dido abertamente o no-me de Marcão para com-por a chapa com o atualprefeito Benes Leocádio[PMDB], que é candidatoà reeleição.

Segundo Clóvis Vale,essa seria uma chapaideal para a disputa mu-nicipal de outubro, mes-mo sendo puro sangue, e

contaria com o apoio dediversos partidospolíticos e com asimpatia de umanumerosa quantidade deeleitores.

Para o presidente mu-nicipal do PP, o nome de“Marcão” é o melhor paracompor a chapa com Be-nes Leocádio, e, caso estenão venha a ser o vice doatual prefeito, o PP vaibrigar para indicar o no-me.

Clóvis Vale ressaltouainda que ascomposições tendem pa-ra se formalizar um gran-de grupo que venha con-tribuir para a vitória e te-nha compromisso pelo

desenvolvimento do mu-nicípio.

O vereador e presiden-te municipal do PPressalta a importânciado município ter comoprefeito uma pessoa queé bem aceita em todas asagremiações políticas lo-cais e do Estado.

“Benes é um políticosério e comprometidocom o desenvolvimentode Lajes, e comopresidente da Femurntem demonstrado suapreocupação com os mu-nicípios e saindo em de-fesa dos pequenos, dosque sofrem diante asquedas das receitas”, res-salta Clóvis Vale.

LAJES – “O caminho natural do PTde Lajes, é seguir com o prefeito BenesLeocádio”. A afirmação é da deputadafederal Fátima Bezerra [PT], ao bloguei-ro Robson Cabugi, da cidade de Lajes.

Segundo a informação postada noblog Robson Cabugi, a deputada disseque possui ligações fortes com o verea-dor Canindé Rocha [PT], e com a ex-se-

cretária Gorete Santos, do governo Be-nes Leocádio, e que deverá prevalecerà posição que o vereador Canindé Ro-cha vier a tomar em relação à posiçãodo partido em nível local. Todavia, suaindicação é pelo apoio do partido aoprefeito Benes Leocádio.

Ainda segundo a postagem no Blog,a deputada disse que é natural seguir

Benes Leocádio em reconhecimentoao trabalho que ele vemdesempenhando em Lajes, no RN e noBrasil. “Benes tem se mostrado forte eestá ganhando um espaço nacional”,ressalta Fátima Bezerra.

Já em relação ao município de San-tana do Matos, onde a pré-candidata éIonara Leocádio, irmã de Benes, a de-

putada Fátima Bezerra disse que “aaliança com Benes começou por Lajese vai continuar pelo desenvolvimentode nosso Estado”.

Ao final, quando a deputada FátimaBezerra é indagada sobre a candidatu-ra do ex-vereador Nonato Santos a pre-feito de Lajes, ela dispara: “quem é No-nato Santos? É do PT?”.

A ‘PEDRA PRECIOSA’Nome de José Marques Fernandes “Marcão”, é lembrado pelo vereador Clóvis Vale para vice de Benes

VergonhaO RIO GRANDE do Norte, já que virou regra, voltou a

ser notícia nacional. No programa noticioso da RedeGlobo de Televisão de hoje, o “Bom-dia, Brasil”, re-portagem mostrou o quadro lastimável da carceragemem Guamaré, um dos municípios de maior renda percapita do país. A riqueza que jorra do petróleo e gás nãose traduz em melhor qualidade de vida pro seu povo etratamento decente para detentos. Em se tratando desistema prisional, o Rio Grande do Norte é uma vergonhaabsoluta.

Vergonha ISÃO 42 detentos, onde só deveriam estar 24.

Homens e mulheres estão na mesma cela. Se-gundo os presos, a segurança também é pre-cária. “Aqui a gente não foge, porque não quer.Porque a gente está aqui para pagar a penada gente”, afirma Adriana Helena Souza Ma-chado.

IdiarnESTÁ DEFINIDO, finalmente, o nome do di-

retor-geral do Instituto de Defesa e InspeçãoAgropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN).Evádio Pereira é o ungido, conforme publica-ção hoje no Diário Oficial do Estado (DOE).

Na contramãoO PLENÁRIO da Câmara dos Deputados apro-

vou terça-feira, 22, projeto de lei que autoriza acandidatura de políticos que tiveram as contas re-jeitadas em eleições passadas. A proposta con-traria interpretação do Tribunal Superior Eleito-ral (TSE) que, em março deste ano, vetou o regis-tro de candidatos que não tiveram a prestaçãode contas aprovadas nas eleições de 2010.

Blog mostra gravações que indicariam Caixa 2 de Rosalba

O Blog do Daniel Dantas publica desde o início da semana umasérie de postagens com gravações em áudio, resultado de inter-ceptações telefônicas autorizadas pela Justiça, envolvendo so-bretudo o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM) e oatual secretário-adjunto do Gabinete Civil do Estado, Galbi Salda-nha.

“Recebi 42 interceptações telefônicas, autorizadas pela justi-ça, realizadas em 2006, contra Francisco Galbi Saldanha (telefo-ne 99855902). A investigação criminal, então em curso, nada ti-nha a ver com eleições. Galbi era investigado sob suspeita de aco-bertamento de um irmão, acusado por crime de pistolagem. As42 conversas desnudam o esquema de Caixa 2 da campanha deRosalba Ciarlini (DEM) ao Senado em 2006″, esclarece o editor doBlog, Daniel Dantas Lemos, jornalista e integrante do comandodo PCdoB em Natal.

- Carlos Augusto (marido de Rosalba) esclarece sobre depósitose destinatários do dinheiro da campanha. Não há dúvidas sobreCaixa 2, especialmente porque os dois não deixam dúvidas deque o dinheiro circulava também pelas contas pessoais de Galbi– relata.

“Segundo o que apurei, desde janeiro de 2009 o material queestou publicando foi encaminhado para a Procuradoria-Geral daRepública, já que envolve personagem com foro de prerrogativade função (Rosalba Ciarlini, então senadora, hoje governadora)”,diz.

O advogado Felipe Cortez, que defende a governadora, rebateuo conteúdo do vídeo tratando de afirmar que não existe qualquertipo de ilegalidade lembrando que a Procuradoria-Geral da Re-pública (PGR) promoveu o arquivamento do processo que tratavados vídeos em 2009 por falta de indívios incriminatórios.

“Esses vídeos não causam preocupação a ninguém. Esse vídeonão é novidade e esteve no processo arquivado pelo MinistérioPúblico. Não teve crime algum”, destacou ele ao Blog do BG (Bru-no Giovanni).

Os diálogos, em áudio, revelam o tránsito de dinheiro por con-tas bancárias e recomendações para pagamentos a políticos queestariam apoiando Rosalba ao Senado.Vários nomes conhecidís-simos aparecem no bate-papo telefônico.

VereadoresALGUNS VEREADORES que

mudaram de partido, devemficar de orelha em pé. O Tribu-nal Regional Eleitoral (TRE)começou a cassar alguns políti-cos em situação idêntica, de in-fidelidade partidária.

InfidelidadeO ESTÁDIO das Com a cas-

sação do prefeito de Caraú-bas, Ademar Ferreira peloTribunal Regional Eleitoral,por conta da infidelidadepartidária, a sucessão nestemunicípio ganha outra di-nâmica. O nome do empre-sário Júnior Praxedes(PMDB) vai de vez à mesa dedefinições para substitui-lona disputa municipal.

Até os animaisA CAVALARIA DA Polícia

Militar do Rio Grande do Nor-te, instalada no 2º Batalhãode Polícia Militar (BPM), emMossoró, também é vítimado desmanche na Seguran-ça Pública do Estado. Parapreservação dos animais, aatuação da Cavalaria estápraticamente sustada. Osanimais não estão sendoatendido em exigências mí-nimas quanto à alimenta-ção, por isso não podem serexigidos em simples opera-ções de patrulhamento.

Caixa 2A CADA dia o mundo po-

lítico vai se surjando compropinas e caixa 2.

Primeira PáginaDA REDAÇÃO

GE

RA

IS

Vai ganhando contorno as arrumações políticas na Região Cen-tral visando as eleições de outubro.

***É muito difícil a situação de comunidades rurais no sertão central

devido a falta de água. Comunidades inteiras sofrem sem água.***

Acesse este endereço: www.blogdocarlossantos.com.br e fique sin-tonizado com opiniões, notícias e análises sobre a política potiguar.No Twitter, meu endereço é este: www.twitter.com/bcarlossantos.

***Sinceramente, lamento que o noticioso político há tempos tenha

se transformado em “editoria policial”. Não é uma questão de juízode valor, mas de constatação.

e-mail: [email protected] SANTOS

COLUNA DO HERZOGIMMANUEL KANT“ Ninguém poderá obrigar-me aser feliz à sua maneira.”

Fátima Bezerra diz que caminho natural do PT de Lajes é apoiar Benes

VEREADOR Clóvis Vale defende nome do secretário “Marcão” para ser vice de Benes Leocádio

FOTO: ARQUIVO

Page 4: Jornal Central

NA COLA DOS ENLAMEADOSSÁBADO26 de maio de 2012 PUBLICIDADE4 JC RIO GRANDE DO NORTE

FOTO: MORAES NETO

MP cria banco de dados no RN para vetar candidaturas de Fichas Sujas

ESTADO - Para ganhartempo e impedir a candi-datura de políticos consi-derado “ficha suja” naseleições municipais desteano, a Procuradoria-Geralda República quer imple-mentar um banco de da-dos antes do registro decandidatura.

Isso porque, pela Lei daFicha Limpa, são barradosos candidatos que te-nham sido condenadosem órgãos colegiados, is-to é, não vale para julga-mentos de primeira ins-tância, nos quais apenasum juiz condena o réu. Oprazo final para registroneste ano está marcadopara o dia 5 de julho, fal-tando apenas três mesespara o pleito.

Para o procurador-geralda República, RobertoGurgel, "os prazos são ex-tremamente curtos naJustiça Eleitoral". Ao se an-tecipar e identificar polí-ticos como ficha suja, asprocuradorias eleitoraisde cada município adian-tariam o trabalho que te-riam entre a indicaçãodos aspirantes a prefeito,vice e vereador e o dia doregistro.

Apresentadas as can-didaturas, o MinistérioPúblico Eleitoral tem ape-nas cinco dias para ajui-zar ações de impugnaçãocontra pedidos que con-siderar irregulares.

O procurador regionalEleitoral no Rio Grande do

FERNANDO PEDROZA – Não é nada ani-mador o clima político entre a família Mi-randa no município de Fernando Pedroza.

Isso porque, o nome do candidato de-fendido pelo prefeito Gondemário de Pau-la Miranda Júnior “Gon” [PSB], é o do ex-vereador José Renato [PV], do qual o pre-feito bateu o pé e não abre mão.

Por outro lado, o presidente da Câma-ra Municipal, vereador Mário Miranda[PP], irmão do prefeito Gon, defende queo candidato seja o empresário Sandro Sal-viano, porém, não é bem digerido peloirmão prefeito.

Agora, não é apenas Mário Miranda quedefende o nome de Sandro Salviano. Es-te passou a contar com o apoio dos ve-

readores Júnior Salviano, Clodomiro Bar-bosa e Jackson Souza.

Isso demonstra que a ascensão políti-ca do vereador Mário Miranda e seu po-der de aglutinar, ganha forças em proldo nome do empresário Sandro Salvia-no.

DANIEL PEREIRA - Enquanto a famíliase divide politicamente, quem segue livree fagueiro é o pré-candidato da oposiçãoDaniel Pereira [PMDB], que tem sua cha-pa formada com o vereador Magnos Alves[DEM], e assistem tudo à distância, comsorriso estampado no rosto e observan-do o quanto o rompimento dos irmãos“Gon” e Mário Miranda, contribuirá nacandidatura da oposição.

PEDRA PRETA –A política no mu-nicípio de Pedra Preta vem ga-nhando um novo curso com as ar-ticulações por parte do grupo opo-sicionista. E um dos nomes quevem se apresentando como alter-nativa é o de Luiz Antônio Bandeirade Souza, mais conhecido no mu-nicípio como Luiz de Haroldo.

Luiz de Haroldo é filiado ao PSDBe vinha conversando com o pré-candidato Adriano Teixeira[PMDB], sobre a possibilidade dealiança entre os partidos com a pro-posta de apresenta mudanças naadministração local.

Porém, o PMDB mantém a can-didatura posta de Adriano, e jáapresentou a jovem Jadna como

opção para vice, fechando-se as-sim, as portas para uma composi-ção com o PSDB.

Tal situação levou o PSDB a sereunir e chegar à conclusão queo partido terá Luiz de Haroldo co-mo pré-candidato a prefeito econvidou o atual vice-prefeitoGuilherme [DEM], para compora chapa.

Com isso, Luiz de Haroldo inicioutrabalho para fortalecer sua pré-candidatura rumo ao executivo dePedra Preta. “Estamos sempre rea-lizando reuniões, buscando ade-sões com a proposta de mudar a ci-dade, como vem desejando a po-pulação”, disse Luiz.

As reclamações da população,

conta Luiz de Haroldo, tem sidono sentido de que os serviços pres-tados pela a atual gestão não aten-dem as necessidades básicas co-mo educação, saúde, saneamentoe geração de emprego e renda, en-tre outras. “Estas questões são bá-sicas, e senão estão sendo atendi-das, o que dirá de ações mais enér-gicas e concretas”?, indaga.

Diante as várias reclamações,Luiz de Haroldo garante que seuprojeto político para Pedra Pretapassa pela coletividade. “Não se po-de ter um projeto político sério ca-so não se escute o clamor da po-pulação. E é isso que estamos fa-zendo, ouvindo as reclamações ecolhendo as sugestões”.

PAULO Sérgio Rocha, procurador regional eleitoral no RN já faz levantamento para elaborar lista dos ficha sujas no Estado

MÁRIO Miranda diverge da posição tomada pelo prefeito Gon

LUIZ de Haroldo surge como nome no-vo na política pedrapretense

Irmãos caminham para rompimento

Luiz de Haroldo assume pré-candidatura a prefeito de Pedra Preta

FOTO: CEDIDA

FOTO: ALDINHA

Câmeras

O vereador Magnos Alves,em pronunciamento no Ple-nário da Câmara Municipal,comunicou aos presentesque por sua solicitação, oGoverno do Estado vai cons-truir 50 casas populares nacidade de Fernando Pedro-za. Segundo o edil, o pleitojá foi encaminhado a go-vernadora Rosalba Ciarllinepara providências.

Casas populares

Resenha Câmara Municipal de Fernando Pedroza

O PRESIDENTE da Câ-mara Municipal, verea-dor Mário Miranda, en-caminhou requerimentoao Executivo Municipal,após aprovação dos seuspares, solicitando a ins-talação de câmeras fil-madoras em todos às re-partições municipais dacidade.

Norte, Paulo Sérgio Ro-cha, já começou a fazer olevantamento para ela-boração da lista dos can-didatos fichas sujas no Es-tado.

Segundo ele, “ainda es-tá sendo feito um estudopara analisar a melhorforma de obter todas asinformações necessárias

para a lista dos candida-tos ficha sujas”.

Além dos candidatosque tiveram condena-ções em segunda instân-cia, cujas candidaturassão proibidas pela Lei daFicha Limpa, os políticoscujas contas foram desa-provadas no pleito de2010 não poderão entrar

na disputa em 2012, co-mo prevê resolução do Tri-bunal Superior Eleitoral[TSE].

Para esses casos, o TRE-RN divulgou uma lista doscandidatos cujas contasforam desaprovadas noúltimo pleito. No total, são91 políticos potiguaresnessa situação. No en-

tanto, 12 estão passíveisde reverter o processo emrecursos contra a decisão.

O MP dos estados doAmazonas, Ceará, Pará,Paraná, Pernambuco eRio Grande do Sul tam-bém adotaram medidassemelhantes, com vistasa coibir a eleição de fichassujas.

O vereador FrancimárioAraújo, entrou com reque-rimento no Plenário da Câ-mara, solicitando ao Exe-cutivo Municipal a retira-da de pedras e entulhos emvárias ruas da cidade. Se-gundo o vereador, é precisoque a administração cum-pra suas obrigações e deixea cidade limpa.

Entulhos

O vereador João Goulart,o popular Jango, provocouum debate no Plenário daCasa, sobre a legalização deterrenos na área urbana dacidade. O vereador alegaque muitas residências nãopossuem escrituras devidoos terrenos não serem le-galizados pelos seus pro-prietários.

Legalização

O VEREADOR Franci-mário Araújo, subme-teu aos seus pares, re-querimento ao Execu-tivo Municipal, solici-tando uma passagemmolhada entre as ruasExpedito Alves e LuisTrindade. Alega o edil,que no período chuvo-so os moradores nãoconseguem se deslocardevido o volume d’águaque se acumula no re-ferido trecho.

Passagem

Page 5: Jornal Central

SÁBADO26 de maior de 2012POLÍTICA 5JCRIO GRANDE DO NORTE

Uma vergonhaO MEMORIAL Espedito Al-

ves, em Angicos, virou um de-pósito. Uma verdadeiraafronta a memoria do imbatí-vel ex-prefeito angicano. Umpolitico digno e honrado quededicou toda sua vida públi-ca aos conterrâneos angica-nos. .

Vitória do ódioA PIOR das vitorias politica é

aquela que o vencedorconquista recheada de rancor,somente pensando em fazer omal ao seu semelhante. Umavitória masoquista!

BalneárioMAIS UMA boa opção de

lazer em Angicos. Trata-se daárea de lazer “Espaço Ideal”na entrada do município, naBR 304. Piscina, SKY,cardápio regional e salão pa-ra eventos e é organizado porWagner Braga.

CaprichoQUASE TODA Rádio Comu-

nitária no Brasil tem dois pe-sos e uma só medida, seguin-do orientações politicas dosseus diretores donos. Eporque aqui nos sertões nãoé diferente em nada. Todosnão se controlam e controla-dores pensam que são donos.

VaquejadaANGICOS ESTÁ em festa neste final

de semana com a realização da 2ª vaque-jada no Parque Novo Mundo. Um desfilede mulher bonita, boi no chão e muitoforró do bom.

Vaquejada IUMA TRISTEZA para Região Cen-

tral a não realização da tradicionalvaquejada de Angicos no modernoParque São José, um dos mais mo-dernos do Brasil. Uma perca socio-cultural para os angicanos.

AtravessadorO PIOR dos politiqueiros são os

atravessadores, que vivem pulan-do de galho em galho para se man-ter no bônus do conforto do poder.Ou seja, mesmo “políticos maca-cos” que vivem se equilibrando nagalhada da covardia, diante do seufragilizado amor próprio.

Mau cheiroO PERFUME da Rosa anda tão

fedorento administrativamente,que nem os fanáticos aliados su-portam o mau cheiro do desgo-verno.

DilemaNA CLASSE politica tem dois ti-

pos de políticos, os que se escon-dem diante dos problemas e ospoucos que tem coragem de en-frentar os descasos sociais do co-tidiano.

InvestimentoQUAL BENEVOLENTE empresário que

faz uma solidária doação para um candi-dato, que depois do seu protegido eleitonão vai querer seu investimento com ju-ros e correção monetária?

Uma farraRECENTEMENTE O deputado Marcos

Maia (PT/RS), presidente da Câmara Fede-ral, recebeu o titulo de cidadão honoríficonatalense. Até aí nada de anormal se omesmo pouco conhece Natal, e ainda porcima não tem serviço social nenhum pres-tado a nossa capital. No entanto, essa fa-migerada prática tornou-se umaepidemia nos grotões das câmaras muni-cipais brasileiras. Porém, tem cidadão ho-norífico que nem conhece o nome do mu-nícipio que concedeu tal honraria. Umabajulação.

Protestos inusitadosO PREFEITO de Afonso Bezerra,

Jackson Bezerra, ficou conhecido nacio-nalmente pelos inusitados protestos. Pri-meiro foi uma longa caminhada a pé deNatal ao seu município e recentementeescalou o Pico do Cabugi. Tudo isso emnome da massa falida administrativa doseu amado município.

SobreviventeDOS FERRENHOS desafetos do ex-pre-

sidente Lula, somente sobreviveu onobre senador José Agripino (DEM/RN),todavia, do jeito que vai o governo da suaprotegida Rosa, o mesmo está com seusdias contados na selva eleitoral.

OLIGARQUIASNO RN dos 11 representantes no Congresso Nacional. Três sena-

dores e oito deputados. Nove deles pertencem às oligarquias Maia,Alves e Rosado. No Senado, José Agripino Maia, Garibaldi Alves

(pai), Garibaldi Alves (filho). Na Câmara Federal, Felpe Maia, JoãoMaia, Henrique Alves, Betinho Rosado, Sandra Rosado. No entanto,apenas dois parlamentares não pertencem ao clã das oligarquias

do RN: Paulo Wagner e Fátima Bezerra.

AluguelA LOCAÇÃO imobiliária no mu-

nicípio de Angicos, anda de ventoem popa. Todavia, os contratos dosaluguéis nos últimos meses au-mentaram mais de 100%. No en-tanto, até o momento tudo vaimuito bem, mas no futuro poderáhaver uma estagnação, levando osproprietários a baixarem os preçosdos imóveis, ficando os mesmossem valor comercial, por existirmais imóveis do que locatários.

ValorNO SENTIMENTO financeiro politi-

co, muitos eleitores votam no podereconômico do candidato quando de-veriam votar na dignidade e hon-radez do mesmo. Depois do pleitotome abandono e desprezo inseri-do neste dilema eleitoral. E mesmoassim não aprendem.

RealidadeO CAMINHO de uma candi-

datura digna e honrada, sem es-

trutura financeira no caro mer-cado eleitoral, torna-se curta,depressiva e angustiante. Mo-tivo no nosso mercenário Brasilmuitos eleitores votam no in-consciente “ter e não no ser”.

Sucesso totalO 4º MOTOCROSS realizado

no Sitio Cruzeiro, em Santa-na do Matos. O evento radicaljá faz parte do calendário es-portista da região. De para-béns Gilson e família pela cria-tividade socioeconômica.

FutebolTEVE INÍCIO dia 20 de maio a

1ª Copa Geraldo Preto de Fute-bol de Campo no AssentamentoPelo Sinal I, que tem o apoio deJosé Renato e do Jornal Central.

Reflexão pessoalNO COTIDIANO social, a os-

cilante felicidade incomodamuitos masoquistas de plantão.

e-mail: [email protected] PAULO

ANTENA LIGADAEÇA DE QUEIROZ“ Fala-se muito na crueldade e nabruteza do homem medievo. Maso homem moderno será melhor?

REGIÃO CENTRAL – Adeputada federal FátimaBezerra [PT], conseguiu,através de emenda indi-vidual, o valor de R$ 2 mi-lhões no Orçamento Geralda União [OGU] que vaipossibilitar a aquisição de70 veículos para os Con-selhos Tutelares do RioGrande do Norte, sendo,desta forma, 70 municí-pios contemplados pela aemenda da deputada quevão receber um veículo ca-da.

De acordo com a depu-tada Fátima Bezerra, a re-clamação de conselheirose do Ministério Público de-vido a falta de estruturapara locomoção na exe-cução de diligências quegarantam os direitos dacriança e do adolescentetem sido grande. “Logo,através da nossa emenda

pretendemos garantir queaté o próximo ano 100%dos conselhos de todos osmunicípios do Rio Grandedo Norte estejam devida-mente equipados com veí-culos novos”, espera Fáti-ma Bezerra.

Conforma a deputadapetista, boa parte dos 171Conselhos Tutelares exis-tentes no RN ainda nãopossui veículo próprio ouo existente não oferece amínima condição paraatender a demanda gera-da. “Situação esta quecompromete a atuação doConselho Tutelar na ga-rantia dos direitos dacriança e do adolescenteno RN”, ressalta.

Tal medida da deputa-da lhe garantiu impor-tantes elogios, como daministra chefe da Secre-taria de Direitos Huma-

nos, Maria do Rosário, quequalificou a deputada Fá-tima como ‘excepcionalpara o Brasil’.

“A Fátima Bezerra temcontribuído e muito comsua postura atuante em fa-vor da criança e do ado-lescente. A emenda desti-nada pela Fátima possibi-lita mais investimento nosConselhos Tutelares do RioGrande do Norte. Vamoscomprar carros, compu-tadores e demais itens quedarão um maior suporteao trabalho importantís-simo dos conselhos”, con-siderou a ministra.

Já o presidente do Con-selho Estadual dos Direi-tos da Criança e do Ado-lescente, Padre AntônioMurilo, comemorou aemenda de Fátima Bezer-ra. “Essa emenda é fun-damental para equipar os

Conselhos Tutelares. So-mos os campeões, infeliz-mente, de violência sexualcontra a criança e o ado-lescente. Não podemoscumprir nossa missãosem estrutura. A deputa-da foi sensível ao atenderprontamente o nosso ape-lo. A emenda vai possibi-litar uma resposta maisimediata na cobertura dasviolações dos direitos dacriança e do adolescente”,enfatiza.

Na Região Central, osmunicípios que serão con-templados com a emendada deputada Fátima Be-zerra são: Afonso Bezerra,Lajes e Santana do Matos.A aquisição dos veículospopulares será feita pelaSecretaria Nacional dosDireitos Humanos – SNDHe entregues diretamenteaos municípios.

AÇÃO PARLAMENTAREmenda da deputada Fátima Bezerra garante 70 carros para ConselhosTutelares do RN entre eles Afonso Bezerra, Lajes e Santana do Matos

DEPUTADA benefícia municípios com emendas individual

Contatos para shows84. 9949 . 194584. 9999 . 8114

FOTO: CEDIDA

CONTATO: (84) 9143 - 6619 e 9662 - 7574

CRIAÇÃO DE MARCAS . IDENTIDADE VISUALCARTAZES . LOGOTIPOS . FOLDERS

Page 6: Jornal Central

ReaçãoINDICADO PELO PMDB local pa-

ra ocupar o posto de candidato avice-prefeito do sistema governis-ta municipal em Assu, o ceramistaEurimar Nóbrega Leite vem en-frentando forte reação interna. O“fogo amigo”, aparentemente esti-mulado por lideranças maiores dabase aliada, é contrário à sua esco-lha como companheiro de chapa doprefeito e virtual candidato à ree-leição, Ivan Lopes Júnior (PP). A pre-sença do PMDB na chapa é frutode um acordo político construídoentre o chefe do Executivo e o pre-sidente do diretório estadual pee-medebista, deputado federal Hen-rique Eduardo Alves.

Reação IO ENTENDIMENTO foi um dos ca-

pítulos vividos nas negociações queresultaram no desembarque doPMDB no bloco de situação em As-su. Na oportunidade ficou acertadoque, quando do projeto de constru-ção da chapa, o espaço reservado aocandidato a vice ficaria à disposiçãodo PMDB que.chegou a trabalharquatro alternativas: o comerciantedo setor supermercadista José Pa-trício da Silva Júnior (que contavacom a simpatia do mandatário); ofisioterapeuta José Arnóbio AbreuJúnior; a atual secretária municipalde Educação, Sandra Regina Mei-relles Holanda Alves; e, o ex-vice-pre-feito José Antonio de Abreu, “Zeca”.

SÁBADO26 de maio de 2012 OPINIÃO6 JC RIO GRANDE DO NORTE

DefiniçãoINTEGRANTE DO diretório mu-

nicipal do PSC em Carnaubais, fil-ho do ex-vice-prefeito João Liber-alino de Oliveira e da vereadoraNorma Siqueira de Melo Oliveira,João Liberalino de Oliveira Júnior,“Júnior Liberalino”, será o com-panheiro de chapa do prefeito epré-candidato à reeleição Luiz Gon-zaga Cavalcante Dantas, “Luizin-ho” (PSB), na eleição sucessória de7 de outubro

RecuoDIMINUIU O número de postu-

lantes à eleição majoritária de 7 deoutubro na cidade do Assú. O ex-vereador Pedro Cavalcante Albanoque vinha se colocando como al-ternativa para o pleito pelas coresdo PDT, anunciou quinta-feira, dia17, que está fora do páreo. “Querodizer que, depois de analisar algu-mas pesquisas de consumo inter-no, decidi não mais permanecer co-mo pré-candidato a prefeito do As-sú na eleição deste ano”, manifestouPedro Cavalcante. Com o arquiva-mento de seu projeto político per-manecem duas correntes de pen-samento na esfera da sigla. Uma pre-ga que a legenda permaneça no blo-co governista e avalize a pré-candi-datura à reeleição do prefeito dacidade, Ivan Lopes Júnior (PP). Afacção divergente sugere que o PDTdistancie-se do governismo e junte-se às forças de oposição.

ReforçoSEXTA-FEIRA da última semana, dia 18, o depu-

tado estadual George Soares (PR) se reuniu com ocomandante-geral do 10º Batalhão de Polícia Mili-tar (BPM), instalado em Assu, major Antonio Mari-nho da Silva, ocasião em que deu-lhe ciência, via ofí-cio, de uma emenda individual de sua autoria, aoOrçamento Geral do Estado (OGE) neste exercício,no valor de R$ 70 mil. O numerário, segundo trans-mitiu o parlamentar ao oficial PM, será destinado àaquisição de duas viaturas móveis que se incorpo-rarão à frota veicular da unidade policial. O deputa-do salientou que, logo que o trâmite burocrático es-teja finalizado e os veículos efetivamente compra-dos, será definida a realização de um ato solene pa-ra a entrega formal dos transportes ao comando daunidade policial em Assu e que compreende um to-tal de 14 municípios do Vale do Açu e proximidades.

PosiçãoAPONTADO COMO virtual pré-candidato a go-

vernador na sucessão estadual de 2014, o vice-go-vernador e presidente do diretório estadual do PSD,Robinson Faria revelou que, na sucessão municipalde outubro que aproxima-se, estará na cidade doAssu no palanque do prefeito e candidato à reelei-ção, Ivan Lopes Júnior (PP). Ele justificou sua deci-são afirmando tratar-se de um gesto de “gratidãoe reconhecimento” ao chefe do Executivo que, naeleição de 2010, apoiou a candidatura do seu fi-lho, deputado federal Fábio faria (PSD), que totali-zou 8.500 votos na cidade. As declarações do vice-governador foram feitas recentemente duranteentrevista prestada a um programa de rádio nu-ma emissora de Assú. Indagado se contaria com oendosso do prefeito a sua provável pretensão deconcorrer à chefia do Executivo em 2014, Robin-son Faria transferiu a resposta para o próprio pri-meiro mandatário municipal.

DOCUMENTÁRIOASSIM COMO o poeta que deu origem ao trabalho, o documentário “O Rebu-

liço de Renato Caldas na Terra dos Poetas” encontra espaço e será conhecidoem outros Estados do país. O documentário foi selecionado para concorrer ao

XVII prêmio do Expocom – Exposição da Pesquisa Experimental emComunicação, dentro do InterCom Nordeste, congresso anual de professores,

estudantes e pesquisadores de comunicação, com edições regionais enacional. A informação é prestada pelos radialistas Ádala Dayane Menezes eFrancisco Jobielson Silva, autores do trabalho, com o qual concluíram o cursode Jornalismo (habilitação em Radialismo), na Universidade do Estado do Rio

Grande do Norte (Uern), sendo o trabalho laureado com a nota máxima.

AcordoSEM TRAUMAS. Assim se

processou a mudança decomposição na esfera da cha-pa majoritária governista emIpanguaçu com vistas à elei-ção de 7 de outubro. A atualvice-prefeita Vera Lúcia Bar-balho Lopes (PSD) aceitouabrir mão de permanecer nachapa para ceder o espaço aovereador e presidente do di-retório municipal do PSB, Jo-simar Lopes.

Acordo IA “COSTURA” política foi to-

da ela conduzida pelo espo-so da vice-prefeita, o ex-ve-reador Francisco Geraldo dePaula Lopes, “Geraldo Pauli-no” (PSD) que, como conse-quência, herdará as bases elei-torais do dirigente pessebis-ta na tentativa de voltar à Câ-mara Municipal este ano. Até

então ambos se digladiavamtendo como principal basepolítica o distrito rural de Pa-taxó.

EntendimentoUM ENCONTRO realizado

segunda-feira última, dia 21,na capital do Estado, fechouo pacto por intermédio doqual PPS e PMDB construirãoa chapa majoritária que par-ticipará do processo eleitoralsucessório de 7 de outubro nacidade de São Rafael. Segun-do colocado na disputa elei-toral de 2008, o ex-vereadorCesário Davi da Silva (PMDB),agora será o companheiro dechapa do projeto de reeleiçãodo prefeito José de ArimatéiaBraz (PPS). Assim, ele preen-cherá o posto que está vagodeste a ruptura política en-tre o gestor e o atual vice, Cí-cero Pinheiro Tavares (PRB).

e-mail: [email protected]ÚCIO FLÁVIO

NOTÍCIAS DO VALEMACHADO DE ASSIS“ AS pessoas valem o que vale aafeição da gente. E, é daí que mestre“povo” tirou aquele adágio que,quem o feio ama bonito lhe parece.

VEREADOR ATUANTEVereador “Naldinho”, de Santana do Matos, é escolhido pelo população santanense como mais atuante

SANTANA DO MATOS –O presidente da CâmaraMunicipal de Santana doMatos, vereador ErinaldoFlorêncio Xavier da Silva“Naldinho” [PTB], foi esco-lhido em pesquisa reali-zada pelo Instituto Tira-dentes, como o vereadormais atuante do municí-pio de Santana do Matos.

Nesta mesma pesquisa,os vereadores WashingtonLuiz [PP], e Marcos Auré-lio de Carvalho Nobre“Doutor Lelo”, aparecemna segunda e terceira co-locação respectivamente,e os três receberam me-dalha “Imperador Dom Pe-dro II”.

Para o presidente da Câ-mara, o resultado da pes-quisa é pelo desenvolvi-mento de suas ações comoparlamentar em defesa domunicípio e do povo, que

chegam através de reque-rimentos, indicações eprojetos de lei.

Naldinho cita comoexemplo, requerimento desua autoria para a instala-ção da Assembleia Cidadãno município de Santanado Matos que realizou maisde 18 mil atendimentos.“Foram os mais diversifi-cados atendimentos ondea população teve acesso deforma gratuita a várias es-pecialidades na saúde e emvárias outras áreas”, res-salta Naldinho.

O presidente da CMSM,também cita requeri-mento aprovado por to-dos os colegas, em que foienviado ofício para o Di-retor da Unidade de As-sistência Energética da Co-sern, senhor José Júlio Me-lo Machado, solicitando ainclusão do município no NALDINHO consegue se destacar como vereador mais atuante

FOTO: CEDIDAcronograma do programade eficiência energéticada Cosern, intitulado Pro-jeto Nova Geladeira.

O Programa Nova Gela-deira, possibilita que con-sumidores de baixa rendaque são cadastrados emprogramas do Governo Fe-deral, que estão com ascontas em dia, tenham apossibilidade de trocar ageladeira antiga por umanova.

Para Naldinho, açõescomo estas, acredita, sãoindicativos para que ossantanenses pudessemreconhecer seu trabalho eo eleger com o vereadormais atuante da cidade.“Nós só temos que agra-decer a confiança e dizerque o nosso trabalho vaicontinuar sempre em be-nefício do povo e da nos-sa cidade”, garante.

Page 7: Jornal Central

SÁBADO26 de maior de 2012ENTREVISTA 7JCRIO GRANDE DO NORTE

SANTANA DO MATOS –É preocupante a seca queassola o município deSantana do Matos e cas-tiga as comunidades ru-rais, onde várias famíliasaguardam pela água quechega através dos carro-pipa, programa que é con-trolado pelo Exército.

De acordo com o se-cretário municipal deAgricultura, José Jair daTrindade, a situação nãoé uma das mais fáceis deserem resolvidas. Princi-palmente, destaca, porser Santana do Matos, oterceiro maior municípiodo Estado em extensãoterritorial, o que dificul-ta o atendimento de for-ma mais rápida.

O secretário ressaltaque as famílias residentesem comunidades ruraisatingidas pela seca têm

procurado diariamente àAdministração Municipalpara receber o carrega-mento de água, atravésdo carro-pipa. “A medidado possível os pedidos es-tão sendo atendidos. Nãotem sido fácil, mais o de-sejo e a ordem do prefei-to Assis é para que todospossam receber a água”,diz.

Segundo o secretário,não existe uma comuni-dade rural no municípiode Santana do Matos quenão esteja em dificulda-des devido a falta d’água,no entanto, as mais atin-gidas estão sendo SantaTereza, Varzinha, Serra doGado e Pixoré.

Para o atendimento ascomunidades rurais, qua-tro carros-pipa foram con-tratados e tem o acom-panhamento feito pelo

um Exército, que vai aten-dendo as solicitações ano-tadas em planilha. “É umtrabalho muito organiza-do que é feito pelo pessoaldo Exército, porém, comofalei da questão da ex-tensão rural ser grande,há essa dificuldade doatendimento ser mais rá-pido”.

Para tentar amenizar asituação, a prefeitura temperfurado algumas ca-cimbas para matar a sededo gado, já que nem mes-mo para matar a sede dorebanho tem mais. “A si-tuação é realmente difícile preocupante o prefeitotem tentando viabilizaralgumas medidas visan-do amenizar o sofrimen-to das famílias e, conse-quentemente dos ani-mais que estão com se-de”, diz o secretário.

SECA CASTIGA SANTANADevido a seca, comunidades rurais e animais estão passando sede no município de Santana do Matos

SECRETÁRIO municipal de Agricultura relata dificuldades devido a seca

FOTO: ALDINHA

FOTO: CEDIDA

FOTO: CEDIDA

SANTANA DO MATOS –- Com base no princípiosegundo o qual “possuiruma moradia é fator fun-damental para a cidada-nia, a dignidade e a segu-rança da família”, o de-putado estadual EzequielFerreira [PTB] solicitou dosecretário de Estado doTrabalho, Habitação e As-sistência Social, LuísEduardo Carneiro Costa aconstrução de 30 casaspopulares para substituircasas de taipa no muni-cípio de Santana do Ma-tos.

No requerimento enca-minhado ao governo pe-la Mesa da Assembleia Le-gislativa, o deputado in-formou que essas casasvão beneficiar as comu-nidades de Bom Jesus, Co-roas Limpas, Santa Mariae Tapuia.

Ele justificou que “o dé-ficit habitacional está en-tre os mais graves proble-mas sociais do País e noRio Grande do Norte al-cança milhares de unida-des”.

Ezequiel solicitou aindaque seja feito um estudode viabilidade técnica pa-ra substituir com a máxi-ma urgência as casas detaipa ainda existentes.

O deputado EzequielFerreira também propôsao governo do Estado aconstrução, com urgên-cia, de barragens sub-mersas dentro do Pro-grama Segunda Água, pa-ra beneficiar comunida-des rurais no municípiode Santana do Matos.

O deputado afirmou

DEPUTADO Ezequiel sugere contrução de casas populares

CÉSAR Militão e Lucimar conhecem mais sobre Bioma Caatinga em Fortaleza

Ezequiel sugere construção decasas de alvenaria para substituiras de taipa em Santana do Matos

César e Lucimar participam daConferência do Bioma Caatinga

que o município está comum sério problema de fal-ta de água e sugeriu queseja realizado um estudotécnico com as associa-ções rurais, sindicato dos

trabalhadores rurais e ins-tituições idôneas paraidentificar as comunida-des mais necessitadas pa-ra receberem recursos doprograma senda Água.

LAJES –Os lajenses Cé-sar Militão e Lucimar Lo-pes participaram da IªConferência Regional deDesenvolvimento Sus-tentável do Bioma Caa-tinga, realizada peloBanco do Nordeste, emFortaleza.

Segundo César Mili-tão, o objetivo da confe-rência foi discutir a ges-tão do bioma, bem co-mo as possibilidades deintegração de políticaspúblicas voltadas paraconvivência e preserva-ção.

Para César Militão, oevento foi de suma im-portância, onde o resul-tado das discussões se-rá consolidado em umdocumento intituladoDeclaração da Caatinga,que formalizará os com-promissos a serem as-sumidos pelos gover-nos, parlamentos, setorprivado, terceiro setor,

movimentos sociais, co-munidade acadêmica eentidades de pesquisapara a promoção do de-senvolvimento susten-tável desse bioma.

A Declaração da Caa-tinga será apresentadanos eventos paralelos daConferência das NaçõesUnidas sobre Desenvol-vimento Sustentável -Rio+20, conforme acor-do estabelecido entre oConselho de Políticas eGestão do Meio Am-biente do Estado do Cea-rá e a Associação Brasi-leira de Entidades Esta-duais de Meio Ambien-te.

A Conferência seráum dos eventos quemarcarão o 60º aniver-sário do Banco do Nor-deste e pretende definiros caminhos de um fu-turo sustentável para oprincipal ecossistemada região, bem como as-

segurar um comprome-timento político reno-vado frente às lacunasque ainda existem e aosnovos desafios emer-gentes para a implanta-ção de uma economiaverde no semiárido bra-sileiro.

Paralelamente à Con-ferência Regional, ocor-rerá a Mostra de Produ-tos e Práticas Sustentá-veis da Caatinga, na qualserão expostos os resul-tados de iniciativas exi-tosas desenvolvidas nosnove estados partici-pantes.

Participaram da con-ferência o governadordo Estado, Cid Gomes,do presidente do Ban-co do Nordeste, JurandirSantiago, do ministra doMeio Ambiente, Izabel-la Teixeira, e o presi-dente da Assembleia Le-gislativa do Ceará, Ro-berto Cláudio.

Page 8: Jornal Central

Não há nada que esteja menos sobo nosso domínio que o coração, e,longe de podermos comandá-lo, so-mos forçados a obedecer-lhe

AFONSO BEZERRA –Nos dias8 de 9 de maio, o prefeito do mu-nicípio de Afonso Bezerra, Jack-son Bezerra [PSB], juntamentecom conterrâneos e amigos,realizaram uma caminhadaque encerrou com a subida aoPico do Cabugi.

Segundo o prefeito, a cami-nhada foi uma forma de pro-testar e fazer ecoar o grito pelarevisão do Pacto Federativo, mo-vimento que recebeu o apoiopresidente da Federação dosMunicípios do Rio Grande do

Norte, prefeito de Lajes, BenesLeocádio.

De acordo com Jackson Be-zerra, há uma disparidade mui-to grande com relação a parti-lha dos recursos, onde mais de560% ficam com a União, 25%para os estados e menos de 15%é dividido entre os municípios.

Para o prefeito, a divisão éinjusta com os municípios quearcam com grandes conse-quências, principalmentequando se aumenta o salário-mínimo e se equipara os salá-

rios, “o que é um direito do tra-balhador, porém não há repas-se para cobrir esse aumento, eas prefeituras são penalizadas”,adverte Jackson Bezerra.

Na opinião do prefeito deAfonso Bezerra, é preciso uniãodos prefeitos e dos represen-tantes do Estado para buscaruma solução para este proble-ma. “É inadmissível que esseproblema continue acontecen-do e não se levante a voz em de-fesa das prefeituras. Por isso rea-lizamos essa caminhada como

forma de chamar a atenção dasautoridades competentes e doscolegas prefeitos para que fi-quemos unidos e lutemos uni-dos”, alerta.

Participaram também da ca-minhada o prefeito de Carnau-bais, Luizinho, Gilberto Lopes(Itajá), Júnior Bernardo (Ria-chuelo), Ronaldo Teixeira (An-gicos), João de Deus (São Pedrodo Potengi).

Já entre os dias 15 a 17, o pre-feito participou da XV Marchados Prefeitos, em Brasília, quan-

do na oportunidade se discutiunovamente a questão da revi-são do Pacto Federativo e da re-distribuição dos royalties do pe-tróleo de alto mar.

“Estamos fazendo a nossaparte, participando, cobrando,e queremos o apoio dos cole-gas prefeitos, governadora, de-putados e senadores para jun-tos vencer essa batalha, para opovo e pelo desenvolvimentodas sofridas cidades do inte-rior”, clama o prefeito de Afon-so Bezerra.

SÁBADO26 de maio de 2012 PUBLICIDADE8 JC RIO GRANDE DO NORTE

Ausência IIIREPITO LITERALMENTE um texto da

coluna passada, ei-lo: “Se a sociedadeem geral, juntamente com as entidadeseducacionais, religiosas e demais au-toridades não se mobilizarem urgen-temente, todos os angicanos pagarãoum preço altíssimo pela inércia ante oavanço avassalador do consumo dedrogas em Angicos. Segundo comen-tam na cidade, aqui é um dos pontosde referência, o que na prática signifi-ca dizer distribuição, o que é péssimo!”

Ausência IVANTE O quadro acima men-

cionado e sendo este o retratofiel da situação em que se en-contra Angicos, é inadmissível aausência da Dra. IVELUSKA, quede fato deveria se postar na li-nha de frente contra essa ma-zela. Comportando-se deste mo-do, não há como não dizer queestá sendo omissa num mo-mento delicado.

Ausência VA APAE já encaminhou diver-

sos comunicados de eventos àPromotoria, todos devidamenteprotocolados, entretanto, convi-dando a instituição para está pre-sente ou se fazer representar, masnão compareceu a nenhum atonem tampouco encaminhou re-presentante, ou se dignou a res-ponder, mesmo que o convite te-nha partido de uma instituiçãoda grandiosidade da APAE, enti-dade que presta um serviço deenorme relevância para a socie-dade em geral.

Ausência VIQUEM LER este espaço pode

imaginar que tenho pirraça coma Promotora, ao contrário, nutroprofundo respeito pela pessoa,entretanto, em razão disso nãoposso como cidadão deixar detecer críticas a omissões delaou de qualquer outro no cargo,desde André Mauro até os deMossoró, sempre os cobro comafinco, afinal são constitucio-nalmente nossos defensores ecomo tal devem estar onde o po-vo precisa.

e-mail: [email protected]. EVÂNIO ARAÚJO

DIREITO E CIDADANIAJEAN JACQUES ROUSSEAU“

GUERREIROACLECIVAM SOARES, editor deste Jornal Central, faz mágica para sobreviver no meio

deste tiroteio, afinal, como jornalista tem de dedicar atenção e dedicar espaço a todosindependentemente de cor, e ainda assim, consegue se posicionar politicamente.

AusênciaA PROMOTORA de Justiça de Angicos, e-

specialista em investigação e pedido de ex-plicações, não tem comparecido aos even-tos realizados pela Prefeitura Municipal a-través de suas secretarias. Os dois últimoseventos, a Conferência dos Direitos da Cri-ança e Adolescente e agora igualmente nãoapareceu na solenidade alusiva ao movi-mento Nacional de Combate aos Crimes Sex-uais contra as Crianças e Adolescentes, re-alizado em 18 de maio na escola estadualJoana Honório.

Ausência ICONSIDERANDO A relevância dos temas

e das ações, é um equívoco lamentável porparte da autoridade estatal, uma vez queinstitucionalmente é a maior responsávelpelo combate aos delitos inerente a essesdois segmentos da sociedade angicana. Asociedade notou a sua ausência e os co-mentários foram inevitáveis.

Ausência IICONSIDERANDO A avidez das ações já pa-

trocinadas nesta urbe pela douta promoto-ra fiscalizando os órgãos administrativos,principalmente a Prefeitura Municipal eCâmara Municipal, se comparada com aimportância e relevância dos em eventos c-itados, o significado de sua fala na orien-tação aos jovens e familiares sobre as di-versas formas de combater esta modalidadede violência, a atitude da Promotora foidesrespeitosa não somente para com oórgão executivo, mas principalmente paracom a sociedade angicana.

PrestigiadaA SOCIEDADE angicana atendeu planamente o convite da APAE-Angi-

cos e compareceu em grande número ao 1º aniversário da entidade, queteve direito a realização de atos ecumênicos no início e final, comanda-dos pelo Padre Severino e o Pastor João Maria, oportunidade em que to-dos visitaram as dependências da instituição já devidamente mobili-adas.

ImportanteA SECRETARIA de Ação Social da Prefeitura Municipal de An-

gicos, Cinara Ribeiro, promoveu dia 18 de maio, uma caminha-da pelas ruas e concentração na escola estadual Joana Honó-rio, abordando um tema absolutamente atual, dentro da pro-gramação de combate a exploração sexual infanto-juvenil, sobo tema: “Luta contra o abuso sexual da criança e adolescente”.

Sem terrasESTÁ SE tornando rotina em Angicos alguns “ricos” usarem

laranjas para invadirem terrenos alheios. Já há casos na justi-ça, há outros em que houve princípio de agressão entre o pro-prietário real e os capachos do invasor ou dos invasores.

IdentificadosNUM CASO específico, a propriedade invadida pela primeira

vez foi a do senhor conhecido popularmente por “Raimundo deDoninha” e os interessados são comerciante de Angicos, que agemas escondidas, através de capachos, enquanto estes ficaram sor-rateiramente olhando, com a chegada dos policiais um deles ba-teu em retirada, o outro não sabia o que fazer com a cara maislambida do mundo.

PoliticagemTENHO ANDADO em Angicos basicamente para as reuniões

da APAE, a politicagem não tem perdoado nem mesmo mesasde bares, tornando-se constrangedor até conversar, pois tudoque é falado é interpretado como uma posição política local,parece proibido exercer a cidadania em Angicos.

PELO PACTO FEDERATIVOPrefeito de Afonso Bezerra realiza caminhada em sobe o Pico do Cabugi em defesa do Pacto Federativo

DEPOIS DE caminhada, prefeito Jackson sobe o Pico do Cabugi e...

FOTO: CEDIDA

... dias depois participa da Marcha dos Prefeitos em defesa do Pacto Federativo em Brasília

FOTO: CEDIDA

Page 9: Jornal Central

Prefeitura faz entrega de 600 bicicletas a alunos da rede municipal de ensino

SÁBADO26 de maior de 2012GERAIS 9JCRIO GRANDE DO NORTE

CONTRA ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUALSecretaria de Ação Social promove mobilização e palestras contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

ANGICOS – Na sexta-feira, 18,a Prefeitura Municipal de Angi-cos, através da secretaria deAção Social, promoveu mobili-zação contra o abuso sexual nainfância, intitulada a “Campa-nha Faça Bonito – Enfrenta-mento ao Abuso e Exploração Se-xual de Crianças e Adolescente”.

A ação contou com criançase jovens que participam dos pro-gramas sociais desenvolvidos no

município, como o CRAS, PETI,ProJovem, entre outros que saí-ram as ruas da cidade com fai-xas e cartazes que denunciamabuso e pedindo apoio para evi-tá-lo.

Segundo a secretária de AçãoSocial, Cinara Ribeiro, além dacaminhada contra o abuso se-xual na infância, também foramrealizadas palestras no ginásioda escola Joana Honório com o

padre Severino e o pastor JoãoMaria Martins.

Estudantes das escolas mu-nicipais e estaduais participa-ram da mobilização e das pa-lestras, onde o objetivo, segun-do a secretária é o de promovera socialização dos serviços pres-tados.

“As crianças e adolescentesatendidos pelos programais so-ciais da prefeitura de Angicos

tem importante papel nessa lu-ta, que é o de alertar sobre aquestão, e também em caso deserem vítimas de saber procu-rar o apoio necessário para asdevidas providências que o ca-so venha a requerer”, diz Cina-ra Ribeiro.

Cinara Ribeiro ressalta a im-portância do poder público e asociedade civil organizada de-senvolver ações permanente-

mente para o enfrentamento daviolência doméstica contracrianças e adolescente.

“As maiorias dos casos dosabusos acontecem dentro de ca-sa e é preciso maior conscienti-zação dos pais para evitar tal ati-tude drástica que causam danosirreparáveis as crianças”, alertaCinara, lembrando que os bonsensinamentos e exemplos de-vem partir de dentro de casa.

FOTO: CEDIDAFOTO: CEDIDAFOTO: CEDIDA

CRIANÇAS, jovens e adultos participam de mobilização...

PREFEITO Ronaldo faz entrega de bicicleta a aluna SECRETÁRIA Ivonete com aluna beneficiada com bicicleta

... pelas ruas da cidade de Angicos contra exploração sexual... ... cobram providências das autoridades competentes

ANGICOS – O A Prefei-tura Municipal de Angi-cos, através da SecretariaMunicipal de Educação,que tem a frente como se-cretária a professora Ma-ria Ivonete, fez a entrega,dia 6 de maio, no ginásioChico Sola, de 600 bici-cletas para alunos da re-de municipal de ensino.

As bicicletas foram con-seguidas junto ao Gover-no Federal, com recursosoriundos do Fundo Na-cional de Desenvolvi-mento da Educação(FNDE) e, conforme a se-cretária, a entrega foi fei-ta a alunos das escolasmunicipais Maria Odilae Espedito Alves.

Segundo Ivonete Araú-jo, os critérios são esta-belecidos através de nor-mas de uma portaria mu-nicipal em concordânciacom as regras gerais es-tabelecidas pelo Ministé-rio da Educação.

Conforme os critérios,os alunos aptos a recebe-rem a bicicleta são aque-les que apresentam con-dições físicas para guiar o“veículo” e que cursamaté o oitavo ano do ensi-no fundamental e que re-sidem em um curto per-curso até a escola. “Alémdisso, que não ofereça ris-

co a sua integridade físi-ca. Estes são alguns doscritérios adotados pelomunicípio para a escolhados alunos contempla-dos”, ressalta Ivonete.

Inicialmente, diz a se-cretária, as bicicletas sãoentregues diante um ter-mo de cessão e depen-dendo do desempenhodo aluno em sala de au-la, ou seja, se aprovado,por exemplo, no ano leti-vo de 2012, este aluno po-derá receber o termo dedoação definitiva da bi-cicleta.

Também, observa Ivo-nete Dantas, se o aluno es-tará realmente utilizandoa bicicleta para se deslo-car até a escola, já que umdos objetivos do progra-ma é diminuir os gastospúblicos com transporteescolar.

Para o prefeito munici-pal Ronaldo Teixeira, queparticipou da entrega dasbicicletas, esta é mais umagrande conquista do mu-nicípio de Angicos em suagestão. “É um benefíciopara os alunos, que já es-tá servindo a 600 deles eque, com certeza, além deencurtar o caminho até aescola, também serve pa-ra exercício físico”, ressal-ta o prefeito.

Page 10: Jornal Central

SÁBADO26 de maio de 2012 SOCIAL10 JC RIO GRANDE DO NORTE

TUDO PELO PODERJÁ EXISTEM políticos na so-

frida Região Central tentandoarticular de todas as formas avolta ao tão cobiçado poder. Ejá estão articulando como po-dem chegar a ele, colocando emação o plano B, já que pelo pla-no A está difícil de chegar. Va-mos aguardar para ver no quevai dá.

TODOS SABEM QUEM ÉTEM POLÍTICOS na Região

Central que fala demais. Quan-do na verdade deveria ser cau-teloso ao falar de assuntos quesão inteiramente pessoais. Umconselho: faz uma terapia, vaiajudar ao digníssimo se com-portar.

TEM QUE SER ELE?ALIADOS DO sistema liderado

pelo ex-prefeito de Angicos, Cle-menceau Alves, já comentamque ele será candidato de qual-quer jeito. Aí vem aquela velhafrase: triste do poder que nãopode. É, desse jeito vamos espe-rar os acontecimentos. Pareceaté que o PMDB de Angicos nãotem outros nomes com capaci-dade de ser candidato.

ESTRATEGISTAPARA QUEM acha que a ex-

governadora Wilma de Faria es-tava acabada politicamente es-tá redondamente enganado. Aex-governadora está mostrandoque é uma grande estrategista.Joga em todos os lados, sabe re-cuar quando necessário. Paraa colunista, Wilma vai vir parao Governo do Estado com o atualvice Robinson Faria.

FIM DO ROMANCEÉ POSSÍVEL notar que não

existem mais a união entre DEMe PMDB. E não é só aqui por An-gicos. Parece que esse caso deamor esta terminando. Isso to-dos já sabia. Ora, se o todo po-deroso DEM vai baixar a guar-da para o PMDB e vice-versa

TIA MARIAESTIVE EM Santana do Matos

e visitei a Associação de Edu-cação Especial Tia Maria, fiqueiencantada com o espaço e or-ganização. Tia Maria, está de pa-rabéns por esse trabalho frentea associação. Que a associaçãoreceba o apoio de todos, pois otrabalho é merecedor.

BOM DE BOLSOÉ BASTANTE interessante a política do Estado e do município de

Angicos. A conduta de alguns políticos chega a ser ridícula. A colu-nista jamais seria política para ter que concordar com certos absur-dos. Ultimamente o que se percebe é que em primeiro plano está obolso de alguns políticos e de seus familiares. Negociam tudo, comose fosse mercadoria.

FAMINTOS E FAMIGERADOSNÃO SABEMOS qual é mágica utilizada por alguns vereadores que con-

seguem enganar o eleitor por um bom tempo. Sabe-se que existemaqueles vereadores que buscam ajudar ao povo, mais sempre em pri-meiro plano vem o interesse pessoal. Deveria pensar que foram eleitospara trabalhar pelo bem estar do povo e não por o interesse próprio.

e-mail: [email protected] GOMES

EXPRESSAS CENTRALNAPOLEÃO III“ As verdadeiras conquistas, as úni-cas de que nunca nos arrepen-demos, são aquelas que fazemoscontra a ignorância.

O CAIÇARENSE Eri-

naldo Araújo para-

beniza a sua espo-

sa “Nêga” pela pas-

sagem do seu ani-

versario, dia 26 de

abril. Nato e Nêga

formam um belo

casal abençoado

por Deus e são lei-

tores deste Jornal

Central há oitoanos.

ANIVERSARIAN-

TE DESTE sába-

do, o pré-candi-

dato a prefeito

de Angicos, Nil-

do do Cabugi.

Ele vai comemo-

rar a data comfamiliares e

amigos no Mu-

chicão, em Angi-

cos. Parabéns eboa luta.

PREFEITOS

REUNIDOS no

Pico do Cabugi

para participar

do movimento

Pacto Federati-

vo. Neste movi-

mento, o prefei-

to de Afonso

Bezerra, Jack-

son Bezerrasaiu a pé do

município até o

Pico do Cabugi,

em forma deprotesto.

Realização de um sonho, a pedrozense

Aparecida Bertuleza “Cidinha” se formou

em pedagogia na UERN em Assu. Uma da-

ta magnifica para toda sua família em es-

pecial para seus pais Severino e Maria

Bertuleza.

DIA12 DE maio, Padre Josino, da paró-

quia de NOssa Senhora de Sant’Ana, em

Santana do Matos apagou mais uma

velinha e cortou o bolo. Recebeu os pa-

rabéns da comunidade católica.

A INVEJA é um sentimento pequeno demais. E umamistura de amor e odeio. Acredito que deve ser assim. Euobservo um canalha aqui da região que por onde passa éfalando do amigo e irmão Aclecivam e desse bravo jornal.

É falta de caráter mesmo desse pequeno verme.

PADRE FERNANDES Fernandes (ao centro) tem

seu trabalho frente a paróquia de Santa Rita de

Cássia, em Santa Cruz, reconhecido pelo arce-

bispo Metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha.

O PRIMO “véi”

Edilson Mendes

é o grande ani-

mador das tar-

des em Santana

do Matos, atra-

vés da FM Comu-

nitária Timbaú-

ba. É um grande

locutor e anima-

dor das tardes

santanenses. Va-

leu, primo!!!

A COLUNISTA

parabeniza a

secretária de

Ação Social, de

Angicos, Cina-

ra Ribeiro por

realizar even-

tos como Dia

das Mães e de

combate a Ex-ploraçãoInfantil.

•SANTANA DOS Matos se preparando para a maior vaquejada da Região Central. Em julho, o mês das festividades dacidade. Estarei marcando presença.

•É DE fazer dó os noticiários da rádio comunitária de Angicos. A politicagem corre solta. E nada do Ministério Pú-blico tomar providências.

•O VEREADOR e presidente Erinaldo Florencio, o famoso “Meia Hora”, vem desenvolvendo um excelente trabalhofrente a Câmara Municipal de Santana do Matos. Surpreendendo a muitos que não acreditavam que ele seria capaze competente para administrar a Casa e os recursos público.Parabéns, presidente.

PROGRAMA DO LEITEGoverno do Estado quer mais leite e melhorar preço pago aos produtores rurais pelo in natura

ESTADO – Único Estadobrasileiro a pagar o Programado Leite diretamente aos pro-dutores, o Rio Grande do Nor-te não pensa em privilégios.Quer apenas que o governofederal dispense o mesmo tra-tamento dado aos outros Es-tados.

O RN recebe apenas 20%dos custos do programa. Osoutros 80% são bancados pe-lo governo do Estado. Nos de-mais Estados, a situação é in-versa. “O que queremos é tra-tamento igual”, cobrou a go-vernadora Rosalba Ciarlini aosecretário executivo do Mi-nistério do DesenvolvimentoSocial, Marcelo Carbona.

A governadora concordacom o deputado Henrique Al-

ves que a exigência de trata-mento igualitário é apenas di-reito dos potiguares e que porisso, não deve ser questionada.

“Precisamos que o gover-no federal entenda que nos-so Estado merece a mesmaatenção”, insiste Rosalba,adiantando que a ampliaçãodos recursos permitirá que oprograma que hoje atende107 municípios chegue a ou-tros 50.

E, mais que o aumento dos150 mil litros distribuídos pordia, o governo quer criar con-dições para dar o reajuste pe-dido pelos produtores. Atual-mente o governo estadual pa-ga R$ 0,83 pelo litro do leite.O MDS está estudando subirde R$ 0,74 para R$ 0,86 o li- SECRETÁRIO de Agricultura e governadora em audiência no MDS

FOTO: MARIANA DI PIETROtro do leite de vaca. Só depoisdisso é que o novo preço se-rá definido pelo governo es-tadual. O leite de cabra tam-bém deverá ser reajustado. Osvalores ainda vão ser defini-dos para todos os Estados.

O secretário Marcelo Car-bona pediu um mês para darresposta aos pleitos levadospela governadora RosalbaCiarlini, deputado HenriqueAlves, secretário Betinho Ro-sado e presidente da Fede-ração da Agricultura e Pe-cuária do Rio Grande do Nor-te (FAEN), José Álvares Vieira.

Diante do quadro de es-tiagem, a governadora pediupressa e o secretário do MDSficou de antecipar o prazo.“Nos últimos 20 dias, com a

seca, todos os insumos parao rebanho subiram de preço.O farelo de soja, por exemplo,passou de R$ 46,00 para R$62,00”, argumentou o presi-dente da FAERN.

A governadora Rosalba Ciar-lini foi recebida em audiênciapela Ministra do Desenvolvi-mento Social, Tereza Campel-lo. Mais uma vez, tentou au-mentar os recursos para am-pliar o Programa do Leite e con-ceder aumento no preço do li-tro para os criadores.

A expectativa é de que opreço do leite de vaca seja ele-vado para R$ 0,86. O leite decabra também deverá ser rea-justado. Os valores ainda vãoser definidos para todos os es-tados.

Page 11: Jornal Central

SÁBADO26 de maior de 2012GERAIS 11JCRIO GRANDE DO NORTE

Quem dera!Que eu fosse para vocêO começo de uma nova eraA paixão de sua vidaO amor que tanto esperaQue sorrisse para mimComo o lírio na primaveraQue usasse o poderDo olhar que me encarceraQue sentisse o calorQue meu coração geraQue ouvisse minha respiraçãoQue, perto de você, acelera

Meu medo é que, tão belaMe veja como feraMe ignore para sempreComo o cético a quimeraSe assim acontecerMinha alma se incinera

Talvez denote loucuraMas é verdade sinceraQuem quer realizar os sonhosPrimeiro acredita e esperaQuando alcança o amorA vida se temperaE a luz da paixãoNos olhos reverbera

QUEM DERAAlex Dahlke

O amor, quando se revela, Não se sabe revelar. Sabe bem olhar p'ra ela, Mas não lhe sabe falar.

Quem quer dizer o que sente Não sabe o que há de *dizer. Fala: parece que mente Cala: parece esquecer

Ah, mas se ela adivinhasse, Se pudesse ouvir o olhar, E se um olhar lhe bastasse Pr'a saber que a estão a amar!

Mas quem sente muito, cala;Quem quer dizer quanto sente Fica sem alma nem fala, Fica só, inteiramente!

Mas se isto puder contar-lhe O que não lhe ouso contar, Já não terei que falar-lhe Porque lhe estou a falar..

O AMORFernando Pessoa

Onde você estáNão consigo dormir nem sonharSó consigo te imaginarO tempo passa devagarSem te ver, te olhar

Só consigo pensar como seráQuando você chegarO meu coração há de se aventurarNo seu amor que é um imenso mar

E o meu amor por vocêNunca irá cessarMeu sofrimento vai acabarE quando o sol clarearé com você que eu quero estar

Nem o céu, nem as estrelasNem o mar, irá nos separarE ao meu ultimo suspirarVocê vai estarPara me salvaE eternamente irei te amar.

O REENCONTRONathália Araújo

Amor é privilégio de madurosestendidos na mais estreita cama,que se torna a mais larga e mais relvosa,roçando, em cada poro, o céu do corpo.

É isto, amor: o ganho não previsto,o prêmio subterrâneo e coruscante,leitura de relâmpago cifrado,que, decifrado, nada mais existe

valendo a pena e o preço do terrestre,salvo o minuto de ouro no relógiominúsculo, vibrando no crepúsculo.

Amor é o que se aprende no limite,depois de se arquivar toda a ciênciaherdada, ouvida. Amor começa tarde.

AMOR E SEU TEMPOCarlos Drummond de Andrade

Olhei firmemente a luz esverdeada.A névoa brilhante ilumina a noite.A humanidade está numa encruzilhada

Levei a vida toda te ignorando.Mas nesta noite onde a radiação invade.Jogo fora todo o meu medo.

Não posso fingir que não te conheço.Declaro meu amor no dia que pereço.

NÃO POSSO FINGIR QUENÃO TE CONHEÇOAmadeu Paes

Ser criado, gerar-se, transformarO amor em carne e a carne em amor; nascerRespirar, e chorar, e adormecerE se nutrir para poder chorar

Para poder nutrir-se; e despertar Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvirE começar a amar e então sorrirE então sorrir para poder chorar.

E crescer, e saber, e ser, e haverE perder, e sofrer, e ter horrorDe ser e amar, e se sentir maldito

E esquecer de tudo ao vir um novo amorE viver esse amor até morrerE ir conjugar o verbo no infinito...

O VERBO NO INFINITOVinicius de Moraes

Contar-te longamente as perigosascoisas do mar. Contar-te o amor ardentee as ilhas que só há no verbo amar.Contar-te longamente longamente.

Amor ardente. Amor ardente. E mar.Contar-te longamente as misteriosasmaravilhas do verbo navegar.E mar. Amar: as coisas perigosas.

Contar-te longamente que já foinum tempo doce coisa amar. E mar.Contar-te longamente como doi

desembarcar nas ilhas misteriosas.Contar-te o mar ardente e o verbo amar.E longamente as coisas perigosas.

COISA AMARManuel Alegre

POESIAS

CAFÉ PARA AS MÃESAssociação realiza tradicional café da manhãe contabiliza mais de 400 mães caiçarenses

CAIÇARA DO RIO DOVENTO – O tradicional ca-fé das mães realizado pe-la Associação Comunitá-ria Manoel Barbosa, nestemunicípio, foi sucesso ab-soluto e comemorado pe-lo seu presidente Francis-co Assis Barbosa e demaisque compõem.

Segundo o presidente,em relação aos anos ante-riores este, o sétimo con-secutivo, foi recorde a pre-sença de mães, um total de436, participando do ca-fé da manhã. “Foi muito es-pecial, com oração feita

pela missionária EugêniaVitorino, dedicada a todasas mães”.

Em seguida, o cantorMarcos Silva, da igrejaevangélica Assembleia deDeus, ministério de Be-lém, louvou o hino “Vai dartudo certo”, de ValdecyÁguia, onde foi um dos mo-mentos mais marcantespara todas as mães caiça-renses presentes ao even-to.

Posteriormente, o te-cladista Flávio Luiz co-mandou a festa para todasas mães presente ao even-

to. “Foi um momento es-pecial, de emoção para to-dos nos da diretoria da as-sociação e, temos certeza,que para todas as mães”,ressalta Francisco Assis.

Na oportunidade, foirealizado sorteio de brin-des que contemplou 28mães que participavamdo café da manhã. “Eu sótenho que agradecer a to-dos que colaboraram pa-ra mais um grandiosoevento e as mães que com-pareceram e abrilhanta-ram a nossa festa”, agra-dece o presidente.

CAIÇARA DO RIO DOVENTO – Pensando no de-senvolvimento e em me-lhor atender seus clientes,o empresário Chagas Pe-reira, da cidade de Mos-soró, ampliou no municí-pio de Caiçara do Rio doVento o funcionamentoda empesa Cell Cópias.

Hoje, a empresa é cor-respondente do Bancodo Brasil, oferecendo vá-rios benefícios para a po-pulação caiçarense comopagamento de água, luz,telefone, boletos bancá-rios, saques e depósito,além de plastificação dedocumentos, xerox, arti-gos de presente, materialescolar, aparelhos celulare acessórios.

Com a oferta desses ser-viços, segundo Chagas Pe-reira, facilitou em 80 porcento o acesso das pessoasque tinha que se deslocarda sede do município atéa cidade de Lajes para po-der efetuar algum paga-mento ou até mesmo fa-zer saques no caixa ele-trônico do Banco do Bra-sil. “Hoje isso não é mais

FOTO: BRANCO DOIS

FOTO: BRANCO DOIS

MÃES participam de café da manhã oferecido em sua data

CELL Cópias facilita a vida dos caiçarenses que dependem de banco

Cell Cópias facilita vida de caiçarenses

preciso porque a Cell Có-pias chegou para resolverde vez esse problema queera de grande dificulda-des das pessoas’, diz Cha-gas Pereira.

Chagas diz que a difi-culdade maior das pes-soas é justamente naquestão do deslocamen-to até a cidade de Lajespara efetuar pagamentoou mesmo o recebimen-to de dinheiro. Sendoque, na maioria das vezes

são funcionários e queprecisam cumprir comhorário de trabalho e temque fazer esses serviçosque geralmente reque-rem tempo.

A Cell Cópias tambémoferece serviço de com-putação e vendas de com-putadores e fica localiza-da na Rua Presidente Cos-ta e Silva, ao lado do pos-to Frei Damião, atenden-do das 8h às 12h e das 14hàs 17h.

Na região e só procurar aSSCRED em sua cidade.

Aqui você faz seu empréstimo com

transparência e segurança.

Rua Coronel Luiz Pinheiro,34A, enfrente ao Fórum Mu-nicipal de Angicos.

Page 12: Jornal Central

CRESCENDO ATRAVÉS DA INOVAÇÃO

SÁBADO26 de maio de 2012 PUBLICIDADE12 JC RIO GRANDE DO NORTE

FORA DE ÁREA OU DESLIGADOEmpresário se sente prejudicado com serviço da operadora de telefonia TIM e corre atrás de seus direitos

CAIÇARA DO RIO DOVENTO – O empresárioEmanoel Tuesdy, da cida-de de Caiçara do Rio doVento, que é proprietáriosda Tuesdy Variedade, nãoanda nada satisfeito coma operadora de telefoniacelular TIM.

Ele que tem 31 linhas te-lefônicas ativas na referi-da operadora, já que utili-za diariamente em seu co-mércio e entre vendedo-res, tem sofrido e recla-mado constantementejunto ao Call Center daoperadora para melhoraro sinal, pelo menos no mu-nicípio, já que a cada diasó tem feito piorar.

Segundo o empresário,não tem condições de osinal não atingir sequer opróprio município, ondea cobertura se limita ape-nas alguns pontos da ci-dade. “Isso é uma imora-lidade e descaso para comos usuários da operado-ra”, repudia Tutu, como émais conhecido.

O empresário está mo-bilizando usuários da TIM,da cidade, para junto comos cultores da TIM tentaruma solução para o pro-blema que esta vem pro-vocando nos últimos me-ses. “Não tem mais cabi-

mento de os usuários se-rem tratados dessa forma,onde não se consegue rea-lizar uma ligação sem an-tes tentar umas dez vezes,e ninguém da operadoraresolve nada. Isso é um ab-surdo”, repugna.

Segundo Tutu, a antenaque joga sinal para o mu-nicípio fica apenas 12 qui-lômetros e praticamentenão serve para nada. “Jáfiz reclamação direta-mente na superintendên-cia da TIM, e disseram queiam mandar um técnicoda TIM aqui do Estado pa-ra tentar solucionar o pro-blema”.

Segundo foi informado,o problema se encontra noequipamento instaladona Comunidade de Ara-me, que fica entre os mu-nicípios de Lajes e Caiça-ra do Rio do Vento, masque dentro de trinta diasseria resolvido.

Também foi garantidoao empresário que será fei-ta a troca do equipamen-to por um via satélite demaior potencial que iráabranger todo o municí-pio, e com isso, resolven-do a falta de sinal.

Tutu espera que o mu-nicípio tenha coberturaem cem por cento, e des-

Nossa sociedade passa por grandesmudanças, destacando as econômicase sociais, e algumas destas causadas pe-los avanços tecnológicos, e em especialpelo grande acesso e facilidade para ad-quirir conhecimento. Há uma mudançanos paradigmas da sociedade, mudan-ça de valores, de conceitos, e até reformassociais e políticas como as ocorridas emvirtude da “primavera árabe” - movi-mento da população exigindo mudançaspolíticas em nações do oriente médio. Es-tes movimentos só alcançaram o êxito,graças à força das redes sociais, um dosmaiores fenômenos midiáticos da eracontemporânea, pois usando celulares– tipo smartphones – as pessoas entra-vam nas redes sociais, como TWITTER, FA-CEBOOK, etc,

A era contemporânea é caracteriza-da pela grande produção de conheci-mento, entretanto muito do que se temproduzido não tem utilidade para a maio-ria da população, e neste sentido é im-portante evidenciar o papel da culturada inovação, que é de criar nas organi-zações um ambiente propenso para queas pessoas sejam capazes de comparti-lhar suas ideias, seus projetos, e assimconstruindo um ambiente favorável pa-ra desenvolver novos produtos e serviços.

Fato é que a INOVAÇÃO é de funda-mental importância para o desenvolvi-mento das organizações, e para realizargrandes transformações no mundo emque vivemos. Nenhuma nação do mun-

do conseguiu se consolidar geo-politica-mente sem ter cientistas e pesquisado-res capazes de produzir conhecimentoem prol da sua população e da transfor-mação do mundo. O Brasil a cada diaque passa começa a ocupar um papelde destaque no cenário mundial, pelosresultados econômicos, e pelo exemplode democracia, mesmo com os proble-mas sociais e éticos que aqui ainda sãoobservados. Temos um povo bastantecriativo e empreendedor, competênciasestas importantes para se desenvolver acultura da inovação.

No Brasil a cultura da INOVAÇÃO co-meça a ganhar destaque nos meios aca-dêmicos e empresariais, com a criaçãodos NIT´s – Núcleos de Inovação Tecno-lógica – das Instituições de Ensino Su-perior, responsáveis pelo fomento, ca-pacitação das empresas, organizaçõespara produzir e patentear seus novosinventos. Neste sentido o Governo Fede-ral, o Ministério da Educação e o Minis-tério da Ciência e Tecnologia tem incen-tivado seus pesquisadores para realizarpesquisas mais voltadas para resolver pro-blemas comuns da sociedade. Pois, a bempouco tempo atrás, muitas destas pes-quisas ficavam bem restritas ao ambienteacadêmico, sem grades resultados paraa população. A grande força propulsoradas transformações do mundo contem-porâneo é a detenção de conhecimentoe da informação.

Para obter diferenciais competitivos

e atender a alta exigência dos consumi-dores modernos é preciso usar a INOVA-ÇÃO, buscando tornar a empresa maiscompetitiva e garantir a sua sobrevivên-cia por mais tempo.

A INOVAÇÃO está baseada na mudan-ça na forma de pensar e de agir, fazendocom que as empresas sejam capazes dedescobrir novos procedimentos, proces-sos, produtos ou serviços, novas emba-lagens, formas de atendimento ou de dis-tribuição, ações de marketing, parcerias.

A cultura da INOVAÇÃO quando bemimplementada em empresas e institui-ções públicas favorece ao desenvolvi-mento das pessoas, e o fortalecimentodas organizações, que se tornam mais ca-pazes para enfrentar as grande mudan-ças destes novos tempos.

É de fundamental importância queos agentes públicos exerçam seu papelincentivando a criação de políticas, ca-pacitando pessoas e fomentando recur-sos para as organizações se desenvolvere criarem alternativas viáveis para o de-senvolvimento, baseadas em novas tec-nologias e em novos processos. Assim sen-do, a implementação de estratégias vol-tadas para criar e desenvolver uma cul-tura da inovação criarão oportunidadespara as pessoas, gerando emprego, ren-da e desenvolvimento econômico dasregiões.

Kleber Cavalcante de Sousa – Adminis-trador, Professor e Palestrante

FOTO: BRANCO DOIS

TUTU cansou de ser maltratado pela operadora TIM e fui buscar seus direitos e melhorias

sa forma resolva o proble-ma e os usuários sejam res-peitados, diante o desca-so que vem ocorrendo há

tanto tempo.“Quem compra um chip

pré-pago ou adere umaconta é porque precisa uti-

lizar o serviço. Que, aliás,se este serviço é ofereci-do tem que prestar, terqualidade e nós estamos

apenas no nosso direito,como usuário de cobrarpor aquilo que nos é ofer-tado”, diz.