Jornal Centro Civico edição 94

16

Click here to load reader

description

Mais que um jornal de bairro

Transcript of Jornal Centro Civico edição 94

Page 1: Jornal Centro Civico edição 94

Centro CívicoJornal

www.jornalcentrocivico.com.br Mais que um jornal de bairro

Consumidor Página 5 Especial Página 14 Divirta-se Página 15

Página 10Gastronomia

Página s 7

Edição anterior 92

Luciano e Dilma assinam liberação de R$ 1 bilhão para o Metrô

•Rugby... Isso ainda vai ser grande no Brasil!

Página 11

Rodrigo PucciNa Torcida com• Camarões com

milho verde

•Nhoque aos 5 Queijos é destaque no Aurora Bar e Piadineria

Distribuição Gratuita

Ano 10 Edição 94 - Abri /Maio de 2012

•Fatos e mitos sobre as estrias

Página 4

Page 2: Jornal Centro Civico edição 94

Amigos leitores,

Há anos não andava pelas ruas em torno da Estação Guadalupe.

E como estão degradadas! O Terminal do Guadalupe foi

construído em 1956 no local que já foi conhecido como

Largo do Ventura e hoje chama-se Praça Senador Correia.

O lugar está sujo, o odor da urina noturna dos vagabundos

causa no mínimo uma sensação estranha, as calçadas repleta de buracos, pedintes e prostitutas. Passei em frente da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe em direção da rua João Negrão, no trajeto o mesmo cenário, a fedentina de urina, mendigos bêbados por toda a parte. Dá trabalho

passar pelas calçadas. É preciso muito cuidado com o bolso. Lembrei-me da propaganda

da prefeitura, falando de uma cidade limpa e moderna. Será que terminal de ônibus, onde passam diariamente perto de

280 mil pessoas, oriundas das cidades vizinhas, não merecem

o mesmo respeito dado aos moradores do Centro Cívico, Batel, Água Verde e outros?

É preciso reinventar o Centro velho de Curitiba, promover a

segurança e o respeito às pessoas que circulam, aos moradores

e comerciantes da região. Vocês acham que tem jeito? Se você tem o mesmo problema

no seu bairro compartilhe com a gente, escreva-nos:

redacao@jornalcentrocívico.com.br. Na próxima edição

traremos uma matéria completa sobre a Estação do Guadalupe.

E se você quiser ter mais informações do dia-a-dia do seu

bairro, acesse o site do jornal www.jornalcentrocivico.com.br

ou siga-nos pelo:Twitter @centro_civico

Boa Leitura!Maurício Grabowski

Editor-chefe

Centro Cívico2 Jornal

Crônicasdo Nosso Bairro

Francisco Souto Neto

EditorialREDAÇÃO

Francisco Souto Neto é jornalista e advogado, morador da região e colaborador do jornal.

FRaNciSco Souto Neto

Decisão do Supremo tribunal de Justiçatrafega na contramão da Rodovia da Lei

Os brasileiros há anos clamam por leis mais severas, neste país onde estas são vergonho-samente frouxas, onde nenhum prisioneiro cumpre integralmente a pena a que tenha sido condenado, onde políticos, como Paulo Maluf – procurado pela Interpol em mais de uma centena de países – vivem em liberdade e podem ser eleitos para representar o povo no Congresso Nacional, onde os infratores costumam gabar-se de suas faltas e tratar os policiais e a própria legislação com escárnio, onde adolescentes, mesmo quando perpetram os mais repulsivos crimes, são protegidos pela lei que isenta os menores de dezoito anos de responsabilidade penal.

As emissoras de televisão mostram dia-riamente menores que afrontam senhoras e idosos, furtando com violência seus pertences nas ruas dos grandes centros urba-nos, estimulados pela certeza de que não serão alcançados pelo rigor da lei, mas protegidos por serem menores de idade. Isto precisa mudar e os maiores de 15 anos têm que responder pelos seus atos.

O Brasil necessita acordar para este problema, e a sociedade deve pressionar os políticos e outras autoridades, exigindo-lhes as necessárias mudanças. O anteprojeto do novo Código Penal está em estudos e em discussão. Espera-se que ele não decepcione e que torne as leis brasileiras muito mais severas.

Enquanto segmentos batalham para que os motoristas relapsos sejam coibidos por leis mais pesadas, em Brasília no mês passado, março de 2012, o Supremo Tribunal de Justiça frustrou todos esses anseios, decidindo que somente o “bafômetro” e exame de sangue comprovam embriaguez ao volante.

Por outro lado, o infrator tem o direito (direito?!) de recusar-se a fazer os exames que comprovariam essa embriaguez. Assim, mesmo que não consiga articular palavras de tão bêbado, mesmo que seu hálito seja de puro álcool, e mesmo que nem consiga andar de tão alcoolizado, ele não será preso. Ficará em liberdade para reincidir na infração. Isso é absolutamente inacei-tável. A simples recusa de um motorista a se submeter à prova do “bafômetro” deveria pressupor uma confissão de culpa.

Fernando Calmon,

jornalista de O Estado de Minas, resume a questão com objetividade: “Sinais notórios de embriaguez (hálito forte, confusão mental, desequilíbrio espa-cial, fala prejudicada, olhos avermelhados) deve-riam levar o motorista, no mínimo, a dormir uma noite na cadeia e, depois de processado, cumprir pena em regime fechado. (...) O Congresso Nacional movimenta-se para refor-mular a lei e já se fala em tolerância zero, a exemplo do que ocorre no Japão, Suécia e Noruega, onde não é admitida nenhuma concentração de álcool no sangue, uma verdadeira Lei Seca. Testemunhas durante as blitzes seriam suficientes. Mas o motorista poderia solicitar o uso do bafômetro, desta vez como prova de defesa e não de autoacusação”.

Aqueles que desejam que nosso país seja regido por leis severas, não devem assistir passivamente aos debates que estão ocorrendo. Devem mani-festar-se, exteriorizando sua insatisfação e o anseio por mudanças. Comentem com amigos, colegas, comuniquem-se com seus conhecidos políticos e posicionem-se, antes que seja tarde demais para a sua própria segurança e a de seus familiares.•

Page 3: Jornal Centro Civico edição 94

3Centro CívicoJornal

Page 4: Jornal Centro Civico edição 94

Centro Cívico4Jornal

Saúde ajude a salvar a vida de alguémHeMePaRtv. João Prosdócimo, 145 - alto da Xv

taYaNa LiPSKi

tayana Lipski - Farmacêutica industrial e especialista em cosmetologia.

Foto: Divulgação

Estrias são lesões benignas ocasionadas por rupturas das fibras de colágenos. Formam faixas delgadas e atrofia apele e podem ser: finas, planas ou quanto ao comprimento (0,5 – 10cm e largura não superior a 5mm e com coloração vermelha na fase inicial e mais passando a cor avermelhada.

De acordo com pesquisa, as adolescentes são acometidas com 45,5%

das incidências, a obesidade com 30,5%, as gestantes com 19,5% e as pacientes com terapia medicamentosa com 4,5%.

A fase inicial do aparecimento de uma estria atrófica, classificada anteriormente de estrias rubras, é o melhor momento para se dar início ao tratamento, principalmente porque ainda existe a presença de células e corrente sanguíneo local onde a regeneração se torna mais fácil.

Mitos e Fatos sobre as estrias:PeRGuNtaS FatoS MitoS

Grávida tem mais chance de ter estrias? Sim •alimentação balanceada evita estrias? Sim •

Peeling suaviza as estrias? Sim •

Pele desidratada é sinal de formação de estrias? Não Sim

estrias escuras são mais fáceis de tratar? Sim •

Há tratamentos que fazem as estrias desaparecerem? Suaviza Sim

estrias são cicatrizes da pele? Sim •

as estrias aparecem ao crescer ou engordar? Sim •

Refrigerante pode ocasionar estria? Não Sim

Roupas apertadas podem causar estrias? Não Sim

acupuntura elimina as estrias? Minimiza Sim

Fatos e mitos sobre as estrias

Níquel, cobalto e cobre: os maiores vilões causadores das dermatites de contato, ou as famosas alergias. Presentes nas ligas metálicas que compõem braceletes, brincos e outros acessórios, esses metais causam alergias em mais de 10% da população. Por serem mais baratos, costumam aparecer em quase todas as bijuterias, boa parte das semi-jóias e até em algumas composições de ouro podemos achar resquícios de níquel.

Ao entrar em contato com a pele, o níquel é identificado como um corpo estranho e provoca reações que vão desde inchaço e vermelhidão, até bolhas e feridas nos casos mais severos. O caso mais típico são as inflamações na orelha. Aproximadamente 20% das mulheres que tem orelhas furadas sofrem com inflamações devido a dermatite.

Na Europa, as crises alérgicas são assunto sério. Nos anos 90, foram feitos estudos e testes com o níquel e deles surgiu a Nickel Directive, válida para toda a União Europeia. A diretriz regula o uso de níquel em jóias e permite o máximo de 5% de níquel nas ligas para o ouro amarelo, pois os testes comprovaram que alergias não se manifestavam nesses casos, já que a quantidade fica muito diluída. Infelizmente, o mercado brasileiro ainda não tem esses cuidados.

Outras possíveis causas de dermatite alérgica de contato são:• Neomicina ou benzocaína em anestésicos locais;• Couro;• Formaldeído, que é usado em xampus, detergentes, forta-lecedores de unhas, lenços para limpeza a seco e anti-sépticos bucais;• Pastas de dentes e doces com sabor de canela;• Ácido paraaminobenzóico ou PaBa, ingrediente ativo de alguns protetores solares;• Produtos químicos em tin-turas para cabelo;• Conservantes usados em cosméticos.

Dicas para evitar reações alérgicas:

Elimine a causa Se a irritação não

desaparece ou continua reaparecendo no mesmo lugar, será preciso descobrir qual é a causa. Caso contrário, você ficará limitado a tratar apenas os sintomas. Pode ser útil fazer uma lista de tudo com que se que entrou em contato com a área afetada nos últimos três dias, incluindo produtos de higiene, cosméticos, perfumes, biju-terias e até mesmo roupas.

O problema pode não estar na roupa, mas no sabão, detergente ou o amaciante usados para lavá-las. Se você está tendo problemas para descobrir a causa, um dermatologista ou alergista pode ajudar. Normalmente, é feito um teste usando os alérgenos mais comuns e um questionário específico na tentativa de descobrir a causa.

Fique longe Assim que determinar

a causa, evite o contato. A urticária vai continuar enquanto sua pele estiver em contato com o alérgeno e vai retornar todas as vezes que você entrar em contato com a substância agressora.

Evite a transpiração Se você é sensível

ao níquel, usar um objeto contendo esta substância em um ambiente quente e úmido vai piorar muito a alergia, pois o suor vai espalhar o níquel. Então, antes de começar a malhar ou sentir calor, retire qualquer bijuteria que contenha níquel.

Tome cuidados com furos nas orelhas

Se você decidir furar as orelhas, mas for alérgico ao níquel, tome cuidado ao escolher o primeiro par de brincos a ser usado, veja se ele não contém níquel ou se tem uma camada de aço inoxidável. Verifique também se a agulha usada é de aço inoxidável. Se o brinco ou a agulha contiverem níquel, você corre o risco de ter uma

reação alérgica no lóbulo da orelha.

Pinte os objetos de níquelPinte as superfícies

que entram em contato com a pele com esmalte de unhas transparente.

Troque as bijuterias por jóias

Até mesmo jóias de ouro de 14 quilates têm um pouco de níquel, portanto, se a sua pele reage fortemente a ele, você pode precisar usar apenas jóias de 24 quilates, ou seja, ouro puro. Outras opções seguras são a platina e o aço inoxidável.

Leia os rótulos Se a sua pele começa

a coçar quando entra em contato com PABA ou outra substância química, leia cuidadosamente as listas de ingredientes e escolha apenas aqueles sem os agentes agressores. Alguns produtos são até mesmo convenientemente rotulados como “livres” de certas substâncias conhecidas por causarem reações alérgicas. Um exemplo disto são os protetores solares, anunciados ou rotulados como “não contém PABA”.

Não acredite em rótulos que dizem “hipoalergênico”

Este é um termo ambíguo sem nenhum significado legal. A Food and Drug Administration ainda não estabeleceu um padrão para definir o que significa “hipoalergênico”. Se você não tem como saber se um produto contém a substância que causa a reação alérgica, tente entrar em contato com o fabricante ou faça um teste aplicando um pouco do produto na dobra do braço e esperando de três a quatro horas para ver se há alguma reação.

É só frescura? Irritações de pele e inflamações na orelha MaRiaNa ceccoN

O estresse causa o aumento dos ponteiros da balança porque o cérebro age como se você estivesse em perigo e ordena às células do corpo para liberar adrenalina e o cortisol, que dizem ao organismo que ele deve se reabastecer de energia, fazendo-o ter muita fome.

A liberação do cortisol continua até que as coisas se acalmem, o problema é que são poucos que tem cenouras e barras de cereal à mão. A pessoas acabam se entupindo de carboidratos refinados e gorduras que estimulam o cérebro a liberar substancias químicas ligadas ao prazer, que reduzem a tensão.

E mais, cai a fabricação do hormônio ligado ao crescimento muscular e, com

isso, o corpo queima menos calorias. O cortisol também estimula o corpo a estocar gordura, especialmente a do tipo visceral, perigosa porque circunda órgãos vitais e libera ácidos graxos ao sangue, elevando risco para doenças.

Como não temos como fugir do estresse, temos que amenizá-lo. Atualmente podemos controlar a produção do cortisol por meio de uma alimentação balanceada e com a prescrição de alguns fitoterápicos que modulam a ansiedade, irritabilidade, fadiga e a compulsão alimentar, deixando o paciente mais calmo, relaxado e mais magro!

Nutricionista Patrícia Detros

Estresse Engorda PatRícia DetRoS

contato: 9117-9148 / 8470-9962

[email protected]

Page 5: Jornal Centro Civico edição 94

5Centro CívicoJornal

[email protected]

A Caixa Econômica Federal reduziu as taxas de juros do financiamento imobiliário pa-ra todos os clientes, dentro do Programa CAIXA Melhor Crédito. A redução pode chegar a até 21%, sobre a taxa de juro efetiva, nas condições do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). As novas taxas valerão para os novos financiamentos, contratados a partir do início do 8º Feirão.

As taxas caem para todos os clientes, independentemente do relacionamento, e caem ainda mais para aqueles que optarem por ser clientes. Para imóveis de até R$ 500 mil, dentro do SFH, os juros passam de 10% a. a. para 9% a. a. para todos os clientes. Com relacionamento e conta salário a taxa cai ainda mais, para 7,9% a.a.

Todo cliente, independen-temente de relacionamento com

o banco, em um financiamento de R$ 200 mil reais, por exemplo, economizará cerca de R$ 1800 na prestação no primeiro ano, e um total de mais de R$ 18 mil em um contrato de 20 anos, por exemplo.

Se o cliente for financiar o imóvel de até R$ 170 mil, nas regras do FGTS, e possuir relacionamento e conta salário na CAIXA, a taxa máxima cai dos atuais 8,4% a.a. para 7,9% a.a. E cairá para 7,4% a.a. se o cliente for também cotista do FGTS, inclusive para os financiamentos enquadrados no Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), na faixa de renda acima de R$ 3.100.

A economia para um financiamento de R$ 100 mil, por exemplo, dentro das regras do FGTS, será de R$ 450 no primeiro ano e de cerca de R$ 7 mil, em 30 anos.

Para imóveis fora do SFH (valor superior a R$ 500 mil), as taxas também caem, de 11% a.a. para 10% a.a. para todos os

clientes. Com relacionamento e conta salário, o juro cai ainda mais, para 9% a.a.

Em um financiamento de R$ 600 mil, feito fora do SFH, o cliente economizará em 20 anos, mais de R$ 5.600 no primeiro ano e mais de R$ 54 mil no total.

Para o vice-presidente de Governo e Habitação da CAIXA, José Urbano Duarte, “o lançamento do Programa Caixa Melhor Crédito e a considerável redução da taxa de juros nos produtos comerciais, geraram forte expectativa do mercado sobre novas taxas também no crédito imobiliário, que não poderia ficar à margem. A redução veio e permitirá que as famílias comprem imóveis ainda melhores e em condições mais vantajosas”, analisou.

As novas condições para financiamento habitacional vi-gorarão em todas as agências também para os contratos celebrados a partir do dia 4 de maio de 2012, data de abertura do 8º Feirão da CAIXA.

caixa reduz juros do crédito imobiliário em até 21% ReDação

Depois de ser aprovado em plenário o projeto de lei 564/11 do deputado estadual Roberto Aciolli (PV), foi sancionado pelo governador Beto Richa (PSDB) no último dia 28.O projeto apresentado por Aciolli

adiciona um parágrafo único à lei 16.496 de maio de 2010 com a seguinte redação: “Paragrafo Único: Apesar de acomodados no mesmo ambiente, os produtos light e diet devem ser dispostos de forma totalmente separada, com indicação clara e destacada em cada tipo de produto”.Segundo Aciolli, a sanção do

governador ao projeto representa uma vitória para a população que será a maior beneficiada com a discriminação dos produtos nos estabelecimentos comerciais do Estado. “A população, em especial os portadores de diabetes, agora não precisa mais se preocupar na hora de fazer suas compras, com a aplicação

da Lei todos os produtos ficarão exposto em separado e devidamente identificados,” afirmou Aciolli.

Light separado do Diet agora é lei RicaRDo RiBeiRo

Page 6: Jornal Centro Civico edição 94

Centro Cívico6 Jornal

Seu [email protected]

A Prefeitura concluiu a nova iluminação pública, que está beneficiando 25 mil curitibanos de quatro regionais da cidade. A Secretaria Municipal de Obras Públicas finalizou a troca de mais de duas mil luminárias, que foram substituídas por equipamentos de alto rendimento em 243 ruas de Curitiba.

“Os investimentos em iluminação pública estão deixando as ruas mais seguras à noite, porque os novos equipamentos dobram a luminosidade, fazendo com que a calçada e o pavimento fiquem mais claros”, afirma o prefeito Luciano Ducci.

Equipes da Prefeitura fizeram a troca de 2.191 luminárias em ruas das regionais Boa Vista, Bairro Novo, Boqueirão e Santa Felicidade. As novas luminárias são mais eficientes e não dispersam a luz, direcionando todo o facho luminoso para o chão. Outra

vantagem é a substituição das lâmpadas de 70 watts por outras de 100 watts.

“Com os novos equipamentos é possível transitar pela rua à noite, vendo com melhor definição pessoas e objetos”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni.

Vicente Machado Outra rua que ganhou

iluminação especial foi a avenida Vicente Machado. Foram colocados postes que distribuem melhor a luminosidade, acabando com pontos escuros. A rua também ganhou lâmpadas de vapor metálico, na cor branca, que dão mais visibilidade durante a noite, com mais segurança.

O modelo, que é similar ao adotado nas ruas Riachuelo e Toaldo Túlio e no Anel Viário, intercala luminárias de postes da Copel, com postes da Prefeitura. A nova iluminação evita ofuscamentos e, por causa dos modelos de lâmpadas, permite melhor definição de objetos e pessoas durante a noite.

Nova iluminação pública para 25mil pessoas em 243 ruas da cidade

O prefeito Luciano Ducci inaugurou no último mês a quadra coberta da Escola Municipal Dom Manuel da Silveira D’Elboux, no bairro Hugo Lange. A entrega do equipamento foi um momento especial para os 420 estudantes, os professores e para o prefeito, que tem vínculos com a história do local.

Antes da inauguração da escola, o espaço era sede da Casa do Imigrante. Foi ali que os pais do prefeito, nascidos na Itália, encontraram-se pela primeira vez.

“Eles trabalharam nes-te lugar e por conta disso, eu estou aqui”, contou o prefeito. “Isso mexe com meus sentimentos, fico orgulhoso de poder inaugurar essa cancha em um local de tantas histórias especiais e com tantas crianças

maravilhosas”.De fato, os meninos

e meninas da escola Dom Manuel da Silveira D’Elboux são exemplo de alegria e dedicação aos estudos. “Percebemos em cada detalhe desta escola o cuidado que a equipe de professores dá para a formação dos estudantes e que é revertida em altíssimos níveis de aprendizagem”, disse a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag.

As irmãs Helena, de 8 anos, e Sofia Espírito Santos Mendes, de 7 anos, repre-sentaram os colegas no início da inauguração da quadra. Juntas, tocaram teclado. “Agora temos mais espaço para brincar no recreio, para jogar basquete e vôlei”, disse Helena.

A apresentação foi aplaudida pelos amigos Pedro Henrique Becher, Victor Ma-theus Dahmer, Guilherme Burkner e Gabriella Perazza, animado quarteto do 5º ano A.

“Nossa quadra coberta também tem iluminação e assim vamos poder jogar futsal à noite e isso é muito legal”, festejou Pedro.

Além do futsal, na educação permanente a escola oferece atividades como balé, pintura e teatro. A diretora Silvana Valério explicou que quadra coberta também tem dois diferenciais: um placar eletrônico e cortina de proteção nas laterais. “Também inves-timos em uma rampa, para garantir a acessibilidade de todos”, lembrou ela.

O equipamento foi construído em 450 metros qua-drados e teve investimento de R$ 373.492,13. Além da quadra coberta, a escola conta com sete salas de aula, um laboratório de informática com 18 computadores, a biblioteca Túlio Vargas e uma sala de apoio escolar para o contraturno com dois computadores. Há aulas nos turnos da manhã e da tarde e reforço no contraturno.

Foto: Brunno covello/SMcS

Hugo Lange ganha quadra coberta para 420 crianças

Os alunos da escola Dom Manoel da Silveira D’Elboux aprovaram a novidade

ReDação

ReDação

ReDação

Todos os dias, ao embarcar em um dos micro-ônibus da linha Circular Centro, nos sentidos horário ou anti-horário, o passageiro percorre diversas ruas cujos nomes oficiais contam um pouco das personagens que contribuíram para a construção da história política, social e econômica de Curitiba, do Paraná e do Brasil.

As ruas que formam os circuitos – nos dois sentidos -, homenageiam cidades, datas históricas, juristas, políticos, militares, antigos presidentes da Província do Paraná, comerciantes e industriais, além de outras ocupações – paranaenses, brasileiros e estrangeiros.

Durante o percurso, em

um dos dois sentidos, conheça um pouco da biografia de cada um dos homenageados nas vias públicas.

Os micro-ônibus bran-cos que circulam nos sentidos horário, da Auto Viação Marechal, e anti-horário, da empresa CCD, e que neste ano completam 21 anos em operação, são a solução para quem quer evitar os engarrafamentos e o estresse. Cada ônibus tem capacidade para até 40 passageiros.

A linha tem como atrativo principal o valor da passagem R$ 1,60. O transporte coletivo urbano é gerenciado pela Urbs – Urbanização de Curitiba S/A.

O ponto inicial dos ônibus, no sentido anti-horário, é a praça Dezenove de Dezembro, enquanto os carros que percorrem o sentido horário têm ponto de partida

na praça Santos Andrade.Todos os pontos para

embarque e desembarque ficam em pontos estratégicos, permitindo ao passageiro deslocamentos curtos e rápi-dos, a pé, em todo centro da cidade.

No sentido horário, a frota de três ônibus faz 87 viagens nos dias úteis, trans-portando em média 10.100 passageiros por mês, o que equivale a uma média de 485 usuários em dias úteis. Já no sentido anti-horário, que registra tradicionalmente um movimento maior, são 113 as viagens em dias úteis, com o deslocamento mensal de30.197 usuários, o equivalente à média de 1.449 passageiros/dias úteis.

O atendimento de se-gunda a sexta-feira, vai das 6h30 às 19h30, e aos sábados, das 6h30 às 13h30.

Circular Centro faz passeio pelo tempo e a história da cidade

Page 7: Jornal Centro Civico edição 94

7Centro CívicoJornal

Gastronomia

O Aurora Bar e Piadineria é famoso por sua gastronomia refinada e diferenciada, com pratos típicos da Itália como a piadina. Mas não é só isso o bar também oferece o melhor em massas.

Pratos tradicionais como o ‘Nhoque aos 5 Queijos’ tem um sabor especial no Aurora, elaborado com creme de queijos mussarela, provolone, gorgonzola, parmesão e catupiry agrada a todos os paladares.

Tudo isso só pode estar acompanhado de bebida e música de qualidade. Com várias opções

de drinks, coquetéis e caipirinhas o Aurora tem a receita perfeita para um jantar ou happy hour bem animado. Ao som dos DJs com estilos de músicas variadas como: house, lounge e ítalo disco que agitam as noites o lugar tornou-se um dos mais bem freqüentados da cidade.

Segundo o empresário Jihad Zraik Kansou o Aurora se distingue dos outros bares da cidade, por se destacar em vários aspectos.

“O diferencial do Aurora está na gastronomia, pois os pratos são de alta qualidade e bem saborosos. Além da grande variedade de bebidas, inclusive internacionais e a melhor opção em música eletrônica”, afirma

Nhoque aos 5 Queijos é destaque no Aurora Bar e Piadineria

iDeaS MiDia

Sabe-se que o consumo exagerado de chocolate traz conseqüências a saúde como diabetes e muitas outras doenças. Porém, os especialistas afirmam que se ingerido na quantidade correta pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares e câncer, auxiliando até no emagrecimento. Isso mesmo! Quem explica melhor sobre esse alimento é a nutricionista Poliana Ballarott Tfardowski, colaboradora do Instituto Med Prev.

“As sementes de cacau e seus derivados são fontes alimentares ricas em flavonóides, que podem agir como potentes antioxidantes no organismo e consequentemente podem melhorar a saúde do coração reduzindo a pressão sanguínea e evitando infarto e acidente vascular cerebral”, informa a especialista.

A sensação de prazer e bem-estar é o que motiva as pessoas a comer esse delicioso alimento, mas além desses sintomas alguns estudos comprovam que os antioxidantes encontrados nos derivados de cacau combatem os radicais livres, o que pode retardar o envelhecimento.

Mas todos esses fatores são

instáveis devido a maneira que o chocolate é fabricado. Por isso quanto maior a concentração de cacau, melhor é o produto, uma vez que é nele que estão os fitoquímicos que fazem bem à saúde.

“Alguns tipos de chocolate, principalmente aqueles mais escuros e com menor teor de açúcar (mais amargos), têm maior potencial de contribuir para a saúde em relação aos chocolates branco e ao leite, devido a maior quantidade de cacau presente em sua composição” ressalta Poliana.

O importante é não ultrapassar o consumo diário de 50 gramas (uma barra pequena), segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde.

Pessoas com problemas no fígado devem evitar o chocolate devido ao alto teor de gordura, já as sensíveis além de irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal podem ter enxaqueca provocada por alergias ou devido às substâncias presentes no alimento.

O chocolate é maravilhoso, mas mesmo sabendo de todos os benefícios deste alimento, é importante ressaltar que deve ser consumido com moderação, por isso é sempre importante a orientação de um nutricionista.

Chocolates que trazem benefícios à saúde, será que existe?

Ingredientes: Purê:3 batatasÁgua e sal p/ cozimento3 dentes de alho6 C.S de creme de leite2 C.S de queijo ralado1 gema1 CS de azeite de trufas Arroz de Couve:1 copo de arroz1/2 cebola cortada finamenteÁgua e sal p/ cozimento3 folhas de couve1 CS de bacon em cubos1 CS de molho de pimenta Camarão:6 Camarões limpos1 pitada de sal e pimenta do reino1 CS de manteiga1 lata de milho verde2 CS de queijo ralado1 copo de creme de leite frescoSal a gosto

caMaRÕeS coM MiLHo VeRDe

Preparo: •Refogar o arroz c/ a cebola e adicionar agua e sal para o cozimento. Cortar a couve em tiras finas, dar um susto em agua quente e depois refogar c/ bacon e molho de pimenta. Misturar todos os ingredientes e servir.•Cozinhar as batatas c/ casca e o alho. Amassar bem, adicionar o queijo ralado e o creme de leite e a manteiga e mexer bem até dar o ponto. Colocar uma porção bem quente no prato, no meio, depositar a gema e regar com azeite de trufas.•Bater no liquidificador o milho verde (reservar a agua), o queijo ralado e o creme de leite fresco e verificar o ponto e o sal até ficar de acordo com o desejado. Depois coar e esquentar o molho. •Grelhar os camarões com sal e pimenta na manteiga, poucos minutos de cada lado. Dispor o camarão junto com as guarnições, no prato e regar com o molho de milho verde.

Page 8: Jornal Centro Civico edição 94

[email protected] O Seu Bairro

Centro Cívico8 Jornal

ReDação

Bazar APACN Dia das Mães

CONSEG HUGO LANGEPresidente: Stephan Knecht Telefone:41 3779 8662 - 8805-8662conseghugolange@yahoo.com.brwww.conseghugolange.blogspot.comCONSEG JUVEVÊPresidente: Cezar Luiz da S. PereiraTelefone: 41 3253-1076 / [email protected]ícia Militar Emergência- 190 Polícia Militar - 20° BPM - 3ª CiaTelefones: 3315-2299 / 3238-5397Polícia Militar - 20° BPM – 1ª CiaTelefone: 41 3252-00085º Distrito Polícia Civil 3256-52334° Distrito Polícia Civìl 3236-1824SIATE - 193Narcodenúncia - 181

Telefones Úteis

Nos dias 4 e 5 de maio a APACN – Associação Parana-ense de Apoio à Criança com Neoplasia, vai realizar o Bazar APACN Dia das Mães. Produtos como cadeiras e tampos de inox para pias de cozinha a preços abaixo de custo. Roupas, meias infantil e adulto, quadros, cobertores, brinquedos, artesanatos feitos pelas voluntárias como: itens de cama, mesa, banho, de copa e cozinha e muito mais.

Um showroom será montado no pátio da unidade Casa de Apoio da APACN, onde os produtos ficarão expostos.

Uma oportunidade para compras de Dia das Mães, a preços acessíveis, além de ajudar a instituição que necessita arrecadar recursos, para garantir a continuidade do trabalho em prol de crianças e adolescentes, e seus acompanhantes, em tratamento do câncer e doenças hematológicas graves,

nos hospitais referência de Curitiba.

De acordo com o Serviço Social APACN, em 2011 foram realizadas 1.698 atendimentos na unidade Casa de Apoio. Apenas em janeiro e fevereiro deste ano, foram realizados, em média, 120 hospedagens. No Ambulatório Menino Jesus de Praga, unidade da APACN conveniada ao HC da UFPr, foram 35.749 atendimentos na área de Oncologia Pediátrica, conforme dados da Assessoria de Planejamento (ASPLAN) da própria Universidade.

Serviço:O que: BAZAR APACN DIA DAS MÃES Datas: 4 de maio | das 14 às 17 horas | senhas a partir das 10 horas5 de maio | das 10 às 15 horas | senhas a partir das 9 horasLocal: Showroom no pátio da unidade Casa de Apoio | Rua Oscar Schrappe Sênior, 250 – Tarumã Curitiba PR Informações: (41) 3024 7475 | apacn.org.br

A escolha de Curitiba como uma das cidades sede para o mundial de 2014 tem impulsionado o mercado hoteleiro paranaense ao crescimento. Os resultados já são visíveis não só na capital como também em cidades como Foz do Iguaçu e algumas do litoral paranaense.

Baseado na expectativa real de crescimento de público e na circulação turística em todo o Estado, o Hotel Lancaster ampliou sua capacidade de atendimento. “Os colaboradores já estão participando de treinamentos externos e nossa intenção é

prepará-los especificamente para a Copa do Mundo”, explica Valter Cardoso, marketing do Hotel Lancaster.

Atualmente, o Hotel Lancaster possuí 106 quartos para hóspedes, entre suítes, superior e standard, além de dois restaurantes que servem café da manhã, almoço e jantar e também três salas destinadas aos mais diversos eventos, que são referência entre os turistas que visitam a capital. “As mudanças começaram na estrutura física do hotel, trocamos toda a mobília dos salões e da recepção e até o final do ano vamos renovar os quartos, além dos aparelhos de ar condicionado que já foram trocados por outros mais modernos”, conta Cardoso.

A expectativa do Hotel Lancaster é de crescimento não só empresarial, mas também dos colaboradores, impulsionado pelo mundial “É evidente que teremos crescimento, mas os nossos colaboradores terão, acima de tudo, uma evolução profissional por trabalhar em um evento grande como é a Copa do Mundo”, reforça Valter.

História – O Hotel Lancaster atua em Curitiba desde 1971, e é referência no setor hoteleiro da cidade. São mais de cem quartos disponíveis que unem tradição e modernidade. Além do hotel, o grupo Lancaster reúne a Confeitaria Lancaster, o Hotel Savoy e a Lancaster turismo.

Pensando na copa do Mundo, Hotel Lancaster moderniza instalações ReDação

Page 9: Jornal Centro Civico edição 94

9Centro CívicoJornal

Especial09Centro CívicoJornal

Um lugar com as cores certas pode fazer diferença no quotidiano das pessoas e essa não é uma invenção moderna. A terapia das cores já era utilizada no Egito, China e Índia antigos, segundo registros.

Em voga, a terapia das cores ganha cada dia mais adeptos, conforme explica a terapeuta holística Tatiana Girardi, do Espaço Bem Estar. “As cores se relacionam com as emoções e exercem

influencias diretas sobre nossa mente e corpo e por consequência em nossas vidas. Todo o processo tem início em nossos olhos que enviam mensagens para o cérebro, o que gera o efeito psicológico, por isso essa terapia ganha cada vez mais adeptos”.

Uma das ações que pode ser feita para aderir este estilo de vida é a pintura da casa. Um ambiente climatizado, repleto de cor e colorido de acordo com a personalidade da pessoa pode ser estimulante ou ainda ter o poder de acalmar. Um local com as cores inadequadas pode ter consequências para a saúde. “Aplicar a cor vermelha

em um quarto, por exemplo, certamente atrapalhará o sono, pois nesse momento o ideal é usar cores claras e frias. Ou então, aplicar uma cor muito clara e fria em um ambiente para socialização, como uma sala, pode fazer com que as pessoas fiquem introspectivas. Quem busca o equilíbrio precisa prestar atenção nas cores”, conta Tatiana.

Segundo Roderlei Alessi, Diretor da Tintas Darka, a pintura é o melhor custo-benefício para mudar o ambiente, renovar o astral e trazer mais cor e vida para uma casa. A pintura de um ambiente, além de proteger,

tem o poder de mexer com os sentimentos das pessoas, tirá-las da zona de conforto, trazem humor e sensação de bem-estar. “Por isso que, cada vez mais, as pessoas começam a sentir como pode ser divertido e barato renovar a casa por meio da pintura. As tintas, como a moda, seguem uma tendência que muda o tempo todo e pintar os ambientes traz novidade e alegria para a casa”, ressalta ele.

Para escolher a cor, além de levar em conta as preferências e o estado de espírito, é preciso sempre procurar uma loja que ofereça várias opções. Na Tintas Darka

tem tudo de tinta e atendimento especializado para que a hora da terapia não se transforme em stress. “Temos uma infinidade de opções de tintas e produtos complementares, além das máquinas manuais e automáticas do sistema tintométrico, que conseguem chegar à cor que o cliente quiser, por mais diferenciada que ela seja. O atendimento é feito por profissionais que entendem muito do assunto e estão dispostos a ajudar o cliente em todas as necessidades. Tudo para transformar o momento de pintar a casa em uma experiência prazerosa”, completa Roderlei.

terapia das cores para renovar e levar mais vida para a sua casa VaNuza SaNtoS

A Câmara Municipal de Curi-tiba promoveu recentemente a entrega do Prêmio Mérito de Saúde a alguns profissionais que se destacaram na prestação de serviços médicos na cidade. Na lista de homenageados estava a médica oftalmologista Tania Schaefer, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC), diretora técnica do Instituto SOBLEC de Educação (ISE) e membro da Câmara Técnica de Oftalmologia do CFM.

A sessão solene foi presidida pela vereadora Noemia Rocha. Os homena-geados foram saudados pelo vereador Jorge Yamawaki, que citou a recente passagem do Dia da Saúde (7 de abril), data que provoca reflexões quanto às conquistas da ciência médica em contraste com os desafios sociais que se impõem à aplicação de tais avanços. O parlamentar lembrou que, justamente em função destas dificuldades, é cada vez mais necessária a valorização dos profissionais da saúde, assim como o devido reconhecimento por seus esforços e sacrifícios.

Hipócrates, o grego que ini-ciou a sistematização dos conhecimentos e práticas mé-dicas entre os séculos terceiro e quarto antes de Cristo, elaborou um juramento que exige coragem e abnegação por parte das pessoas que se dedicam a salvar vidas. Yamawaki acredita que estas virtudes estão presentes nas trajetórias dos profissionais homenageados pelo Prêmio Mérito de Saúde.

Diante dos homena-geados e seus convidados, a doutora Tania Schaefer foi convidada a proferir o discurso de agradecimento. Profissional dedicada à

oftalmologia há mais de 25 anos, a médica criticou plano do governo de tornar mais flexíveis as regras para que médicos formados no exterior trabalhem no Brasil, sob o risco de o país ter profissionais de baixa qualidade. “Saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Atendimento na saúde demanda excelência na formação de profissionais e não podemos aceitar um atendimento de segunda categoria.

Não podemos aceitar a superficialidade na certificação dos profissionais, nem acelerar a formação de médicos no país. Nossos legisladores

precisam repudiar qualquer atitude política nesse sentido”, disse Tania Schaefer.

Os outros profissionais da área de saúde homenageados foram: pediatra Armando Salvatierra Barroso; o pediatra e professor universitário Ipojucan Calixto Fraiz; a psicóloga e mediadora familiar Ivanete Buganha; o cirurgião dentista com especialização em Implatodontia Jefferson Josué Ferreira Formaggio; a enfermeira Juliana Marcon Hencke; o ortopedista e traumatologista Maurício Sallum Semaan; e a secretária municipal da Saúde, Eliane Regina da Veiga Chomatas

Médica questiona revalidação de diplomas formados no exterior BeBeL RitzMaNN

Page 10: Jornal Centro Civico edição 94

Centro Cívico10 Jornal

O Seu [email protected]

O prefeito Luciano Ducci assinou com a presidente Dilma Rousseff, dia 24 Abril, no Palácio do Planalto, em Brasília, a liberação de R$ 1 bilhão em recursos federais para as obras do Metrô Curitibano. O ato dá início ao processo para a implantação da Linha Azul do metrô desde a CIC até a Rua das Flores.

“O Brasil tem que investir em metrôs. Damos hoje um grande passo na construção da mobilidade sustentável. Escolhemos pro-jetos consistentes em conjunto com prefeitos e governadores que são quem conhece a realidade local”, disse a presidente Dilma ao anunciar

a liberação de R$ 22 bilhões do governo federal como parte do PAC 2 Mobilidade Grandes Cidades.

“São projetos de qualidade capazes de fazer frente aos desafios que o mundo urbano nos apresenta”, completou Dilma. O total de investimentos do pacote federal soma 32 bilhões, incluídos aí as contrapartidas de estados e municípios.

“Este é o maior in-vestimento da história de Curitiba. É a maior obra da nossa cidade. Agora vamos divulgar a data da audiência pública que acontecerá nas próximas semanas. Depois faremos as consultas públicas e elaboraremos o edital de licitação. O objetivo é que possamos começar as obras do metrô até o fim deste ano”, disse Luciano Ducci.

O metrô curitibano terá

investimentos da ordem de R$ 2,33 bilhões, dos quais R$ 1 bilhão do governo federal, R$ 300 milhões do governo do Estado e o restante do município e da iniciativa privada, dentro de uma PPP (Parceria Público Privada).

“Curitiba sai na frente de todas as cidades brasileiras neste processo. Além disso, a modelagem da PPP prevê que as empresas recebam após a obra entregue, o que dá a garantia de que o metrô será construído no tempo previsto ou até mesmo antes do prazo. Quanto antes acabar a obra, antes começará a operar e antes as empresas receberão pelos serviços”, disse Luciano Ducci.

Uma vez iniciada, será de quatro anos o prazo previsto para a conclusão das obras e do funcionamento da Linha Azul, que ligará a CIC-Sul ao Centro

de Curitiba, num trecho de 14,2 quilômetros de extensão que passa por 13 estações.

Mobilidade Dilma apontou os

investimentos no transporte de massa como um marco na busca da sustentabilidade urbana nos grandes centros, com base em três vertentes principais: menor tempo gasto em engarrafamentos, menor custo e menor impacto ambiental.

“Avançamos ao inves-tir no metrô e também combinando a ele vários tipos de transporte como os ônibus, trens e VLTs. Temos que olhar pela mobilidade sustentável”, disse a presidente.

O ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, lembrou que as pessoas perdem, em média, quatro horas paradas em engarrafamentos nas grandes

cidades. “O investimento no transporte público irá mudar esta realidade. Desperdiçamos quase um mês por ano parados em congestionamentos. Com melhor mobilidade ganha toda a sociedade”, salientou.

Canaletas Além de Curitiba, tam-

bém foram contempladas com recursos para a implan-tação de sistemas de metrô as cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Fortaleza. No total, as obras nessas capitais somarão 107 quilômetros de linhas de metrô.

Os recursos do PAC 2 Mobilidade Grandes Cidades atenderão outros 51 municípios de 18 estados brasileiros. Entre as obras de destaque estão a da implantação de 600 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus.•

Luciano e Dilma assinam liberação de R$ 1 bilhão e iniciam processo de implantação do Metrô

Foto: Maurilio cheli/SMcS

O prefeito de Curitiba e a presidenta Dilma: Mais uma etapa vencida

ReDação

Page 11: Jornal Centro Civico edição 94

11Centro CívicoJornal

Na Torcidacom Rodrigo Pucci

Há algum tempo uma grande fornecedora de material esportivo fazia uma série de propagandas divertidas sobre o Rugby. Com um tom um pouco mais leve e descontraído, a marca fazia referências ao fraco desempenho da modalidade no Brasil. Mas mesmo com uma pitada de ironia, a marca ainda acredita no futuro do esporte, tanto que a frase que fechava o comercial é a mesma que inicia a coluna deste mês.

Confesso que nunca fui um aficionado por Rugby. Comecei a me interessar um pouco após as transmissões da Copa do Mundo por algum canal de TV a cabo. Minha primeira impressão (e acho que de quase todos) foi que se tratava de alguma espécie de futebol americano sem toda aquela vestimenta.

Mas, logicamente, eu estava errado. Comecei a pesquisar um pouco mais sobre o novo-velho esporte e me deparei com dados interessantíssimos. O Rugby é o segundo esporte coletivo mais praticado no mundo, perdendo apenas para o bom e velho futebol. A Copa do Mundo da modalidade é o terceiro evento esportivo mais assistido do mundo, atrás apenas da Copa do Mundo do nobre esporte bretão e das

Olimpíadas. Outra impressão que

o Rugby passa, pelo menos a primeira vista, é que se trata de um esporte muito violento. Com muito contato físico, esbarrões, empurrões e trombadas acabam se tornando corriqueiros durante as partidas. Mas a realidade é outra. As jogadas mais violentas são punidas com rigor. O jogador que se exceder pode ficar de fora da partida por alguns minutos ou, até mesmo, ser excluído da partida.

É bom salientar que os jogadores também entram em campo com equipamentos de proteção adequados para a prática do esporte. As chuteiras também têm regras quanto ao estilo e quantidade de travas.

Continuando a pesquisa, descobri que aqui no Brasil temos campeonatos estaduais e nacionais bem organizados. Também temos alguns clubes bem estruturados, com equipes masculinas e femininas, e também escolinhas e projetos para a criançada que quiserem dar os primeiros passos no esporte.

Um desses clubes é o Curitiba Rugby Clube, que tem o projeto “Vivendo o Rugby”, onde alunos de escolas públicas são convocados para conhecerem um pouco mais sobre o esporte e fazer o teste seletivo para entrar no time. A estratégia tem dado certo. O

Curitiba Rugby já colocou dois atletas na seleção brasileira da modalidade.

E o trabalho da equipe é bem sério. Estive presente ao “Rugby Day”, no mês passado. O evento é promovido pelo Curitiba Rugby com a intenção de atrair mais jovens para o esporte. Os treinos foram dinâmicos e com paradas para explicações sobre regras e peculiaridades. Após essa “aula inaugural”, todos foram convidados para assistir ao jogo de abertura do Campeonato Paranaense. O adversário era a equipe do Londrina, que foi derrotada por 44 x 07.

Vale lembrar também que o Rugby voltou a integrar o programa olímpico. E a reestreia da modalidade será aqui no Brasil, nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Como seremos os donos da casa, teremos que estar presentes a todas as modalidades, segundo uma regra do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Como não queremos fazer feio para o resto do mundo, é natural que nossos atletas tenham um pouco mais de incentivo, por isso o Rugby deve atrair mais olhares. O SporTV, inclusive, já garantiu os direitos de transmissão do esporte até 2016. Ou seja, temos motivos para acreditar que o Rugby ainda vai ser grande no Brasil!•

RoDRiGo Pucci

Rugby... isso ainda vai ser grande no Brasil!

Já começou a primeira fase dos jogos do Sesi 2012, a municipal, que acontece de abril a julho em 24 cidades: Ponta Grossa, Jaguariaíva, Guarapuava, Irati, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba, União da Vitória, Arapongas, Apucarana, Cornélio Procópio, Santo Antonio da Platina, Bandeirantes, Londrina, Cianorte, Umuarama, Campo Mourão, Paranavaí, Maringá, Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Pato Branco, Francisco Beltrão, Ampére e Foz do Iguaçu. Os atletas competirão em 16 modalidades individuais e coletivas: atletismo, basquetebol, futebol, futebol sete (livre e máster), futsal, natação, voleibol, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa, bocha, bola 8, bolão, dominó,

truco e xadrez rápido.Os vencedores da fase municipal disputam as fases regionais, que acontecem entre agosto e setembro em Londrina (região Norte), Pato Branco (Oeste e Sudoeste), Rio Negro (Campos Gerais) e Cianorte (Noroeste). Em Curitiba e Região Metropolitana acontece apenas a fase regional, com disputas de abril a agosto.A etapa seguinte é a estadual, que este ano acontece em Arapongas, no feriado de 15 de novembro. Participam as equipes vencedoras das fases regionais. Os melhores colocados em cada modalidade garantem vaga para o sul-brasileiro, que reúne trabalhadores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As competições acontecem em dezembro, em Blumenau (SC).•Mais informações no site www.sesipr.org.br/jogosdosesi

Indústrias já podem inscrever suas equipes para os Jogos do Sesi

O município de Foz do Iguaçu foi escolhido como uma das três cidades para sediar as edições de 2013, 2014 e 2015 dos jogos mundiais X Games, considerado o maior evento de esporte radicais do mundo.

A candidatura da cidade foi proposta pela Brunoro Sport Business (BSB), empresa especializada na área de negócios do esporte. Durante encontro com o governador Beto Richa, em março, ele informou que uma equipe da ESPN já havia realizado a última vistoria técnica para avaliar a estrutura física do município para sediar a etapa do evento.

Foz do Iguaçu disputou a fase final com cidades

como Barcelona, Munique, Lisboa, Cancun, Santiago, Rio de Janeiro, entre outras. A seleção da sede iniciou em julho do ano passado com a participação de 40 cidades de 21 países. A estimativa dos organizadores é que o evento alcance quase 800 milhões de pessoas de 180 países.

O X Games é um evento de esporte anual que foi criado em 1995, nos Estados Unidos, com o nome The Extreme Games. Na edição de verão, os esportistas competem por medalhas de ouro, prata e bronze, além de prêmios em dinheiro em quatro grandes modalidades: Moto, Rally, Skate e Bike BMX. Os jogos são considerados atualmente a Olimpíada de Esportes Radicais, tornando-se uma referência em esportes de ação.

Foz do Iguaçu sediará edições do X Games

ReDação

ReDação

Page 12: Jornal Centro Civico edição 94

Centro Cívico12 Jornal

[email protected]

Page 13: Jornal Centro Civico edição 94

13Centro CívicoJornal

Política

A Justiça determinou o bloqueio dos bens do ex-presidente da Câmara de Curitiba João Cláudio Derosso, do ex-vereador Ehden Abib e do servidor público João Leal de Matos. A decisão, da juíza Patrícia de Almeida Gomes Bergonse, da 8ª Vara da Fazenda Pública, atende pedido liminar feito em ação protocolada no último dia 10, pela Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público de Curitiba.

Na ação, o MP-PR pede a devolução aos cofres públicos de R$ 2,5 milhões, montante de dinheiro público que teria sido gasto indevidamente no pagamento de salários a funcionários “fantasmas” do legislativo municipal.

A Promotoria requer ainda a condenação de Derosso, Ehden Abib e João Leal de Matos por ato de improbidade administrativa. Esses pedidos, no entanto, ainda aguardam decisão de mérito.

Segundo os promotores de Justiça Paulo Ovídio dos Santos Lima e Danielle Gonçalves Thomé, que assinam a ação, as investigações revelaram acúmulo de cargos públicos de servidores da Assembleia Legislativa do Paraná e da Câmara Municipal de Curitiba.

O MP-PR aponta que João Maria Vosilk, Suzana Schriepietcz Rodrigues Pires, Wilson Schabatura e Iara Rosane da Silva Matos, que é esposa de João Leal de Matos, tinham seus nomes utilizados para titularizar cargos no

legislativo. No entanto, nunca teriam trabalhado naquele poder. Já o servidor público João Leal de Matos, além ocupar cargo efetivo da Assembleia Legislativa, foi nomeado para funções comissionadas de consultor das Comissões Permanentes na Câmara Municipal e de assistente parlamentar, no gabinete do ex-vereador Ehden Abib, irmão do ex-diretor-geral da Assembleia Abib Miguel (Bibinho).

Além da aplicação das sanções por ato de improbidade administrativa, o Ministério Público levantou os valores que teriam sido desviados com as nomeações dos “servidores fantasmas” e pediu à Justiça a indisponibilidade dos bens de Derosso, Ehden e João de Matos para garantir o ressarcimento ao erário.•

a pedido do MP-PR, Justiça bloqueia bens de Derosso MP-PR

O Diretório Estadual do PMDB aprovou, em reunião na noite do dia 25 de Abril a pré-candidatura de Rafael Greca à prefeito de Curitiba nas eleições municipais de 7 de outubro próximo.

No encontro, Greca recebeu apoio unânime dos correligionários e de lideranças como o presidente do PMDB do Paraná, deputado Waldyr Pugliesi e o líder do PMDB na Assembleia Legislativa, Caíto Quintana.

O lançamento oficial da pré-candidatura de Rafael Greca acontece no próximo dia 10 de mai0, no Espaço Torres, às 19 horas, durante o Encontro Nacional do PMDB, com presença do presidente nacional, senador Valdir Raupp (RO) e do presidente nacional da Fundação Ulysses

Guimarães, Eliseu Padilha. “A boataria dos nossos opositores caiu por terra, diante da unanimidade e simpatia com que foi acolhida a tese do PMDB-Curitiba da imperiosa necessidade de candidatura própria”, disse Greca.

O Diretório Estadual priorizou e aclamou a disposição de Greca em concorrer a prefeito da capital e em todas as cidades possíveis do Paraná. O comando estadual do partido seguiu ainda as diretrizes do PMDB-nacional, pelo lançamento de candidaturas próprias, informou Greca.

“Vamos com coragem enfrentar o debate municipal em Curitiba, pois nada está decidido ainda. Com as armas do amor pela nossa cidade e do saber urbanístico vamos oferecer nossa experiência ao nosso povo”, salientou Rafael Greca.•

Diretório Estadual do PMDB aprova pré-candidatura de Greca a prefeito de Curitiba ReDação

Page 14: Jornal Centro Civico edição 94

Centro Cívico14 Jornal

[email protected]

O que para alguns é a realização de um sonho, para outros é uma grande dor de cabeça. Decorar a casa sem ajuda de um profissional parece tarefa impossível para aqueles que não têm afinidade com escolha de cores, estilos de móveis e tipos de cortina.

Mesmo com ajuda da-quele famoso especialista em interiores, sua casa não pare-ce ser sua e sim parte de uma feira de decoração, muito distante da sua realidade e do seu orçamento?

Identificar-se com o ambiente em que passamos horas é fundamental para o sucesso dos projetos. Pensando nisso, os serviços oferecidos pelos designers de interiores têm mudado gradativamente para uma fusão entre personalidade do cliente e o espaço disponível.

As proprietárias da AQuatro Arquitetura, Mari-ana S. da Cruz e Patrícia Muchinski são exemplo neste novo ramo. Antes de o cliente começar a comprar objetos de decoração sem objetivos definidos, a empresa oferece um serviço diferenciado de projeto o “AQuatro em Casa”. As arquitetas prometem, em duas horas, dar dicas e conselhos que farão com

que seu projeto de decoração fique pronto em pouco tempo. “Sempre tivemos a vontade de levar a arquitetura a um número maior de pessoas. Vimos um exemplo disso em São Paulo e resolvemos trazê-lo para Curitiba.” Diz Patrícia Muchinsk.

Por meio de uma conversa telefônica, as profis-sionais tentam captar os desejos e preferências do cliente, selecionando assim algumas revistas, ideias e sugestões cabíveis dentro do seu perfil.

Após esse primeiro momento de reconhecimento, a equipe agenda a visita e desenvolve, na própria resi-dência, o projeto de interiores. Uma conversa para definir layout, revestimento de paredes, desenho de forro e iluminação, tipo de piso, cores e estilos dos objetos, além de indicar possíveis fornecedores dos materiais sugeridos. O bate-papo é finalizado com indicações de posicionamento dos móveis, demarcações e desenhos exemplificando o projeto definido.

Sem se envolver com a obra, por R$200,00 (duzentos reais), as arquitetas vão até sua casa e organizam o passo a passo da sua reforma. “Acreditamos que com este serviço de resultados rápidos as pessoas que não teriam

condições de contratar um projeto completo.” Afirma Mariana.

A empresa ainda ofe-rece projetos completos, com detalhamentos para con-tratação de mão-de-obra, acompanhamento de obra e serviço dos fornecedores, análises de projetos elétricos, hidráulicos, estruturais, entre outros.

Maiores informações:Telefone: (41) 3015-6133 ou www.facebook.com.br/aquatroarquitetura

arquitetura ao alcance de todos

Lançar uma linha de poltronas inovadoras com beleza e conforto para agradar os usuários mais exigentes foi o desafio da Funcional Mobiliário Corporativo. Assim nasceram as poltronas multi-regulagens da Linha Visio. Ideais para ambientes gerenciais, diretivos, presi-denciais e outros, as poltronas atraem olhares e motivam as pessoas que dedicam horas do dia no trabalho.

A Linha Visio atende os requisitos de saúde no trabalho e oferece conforto por meio de seus inúmeros recursos

de regulagens ergonômicas: alturas, apoia-braços, inclina-ções, etc. O espaldar, por exemplo, conta com um recurso de ajuste de pressão e altura do apoio lombar, o que previne dores nas costas ao longo do dia. Com design impactante, tem componentes e estrutura em alumínio fundido de alta resistência e tela mesh no assento e no

espaldar, que se ajusta ao corpo e permite melhor

transpiração e troca de calor

para quem fica tempo sentado.

O resultado disso tudo é produtividade e bem estar no ambiente de trabalho.

www.funcional.com.br

Conforto e design no trabalho

ReDação

ReDação

aQuatro em casa, novidade que as arquitetas Mariana S. da cruz e Patrícia Muchinski trazem a curitiba

Page 15: Jornal Centro Civico edição 94

Divirta-se15Jornal

Luluzinha Teen e sua Turma 1

cruzadaswww.coquetel.com.br © Revista COQUETEL 2012caça-Palavras

www.coquetel.com.br © Revista COQUETEL 2012PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

BANCO 94

VBESCANTEIOH

AQUARIANORUMGOR

ANACAROLINAMARIANAOR

VEHATEIGALPÃOPÃO

LARSÃODEAROPRESEGEPEVCACEPIPE

CONSULAIROABIOÃ

PREMATURO

Quinta da(?) Vista,parquecarioca

Nativo dopenúltimo

signo(Astrol.)

Cantorade “En-costar

na Tua”

101, emromanos

Narrativacomo a

“Odisseia”(Lit.)

Vila (?),bairronobre

paulistano

Letra-símbolo

do itálico

Substituiuo beiju noBrasil doséc. XIX

(?) e E: asclassespobres(Econ.)

Seu diâme-tro indica o tamanhoda bicicleta

(?)-pago:plano de80% doscelulares

(?) Rama-lho, cantora

Base(fig.)

“(?) aemenda

que o so-neto” (dito)

(?) France,empresa

aérea com78 anos

Cargo dePablo

Neruda naEspanha

Língua do(?), brin-cadeirainfantil

Seu hino éde autoria de Villa-Lo-bos (sigla)

Metal dereatores

nucleares(símbolo)

Nascido an-tes de 37semanas

de gestação

Profissãode PauloBarros

Lance cobrado juntoà bandei-ra de cór-ner (fut.)

IndecorosoFruto dacozinhaárabe

“(?) do Brasil”: músi-ca do primeiro encon-tro entre Zé Carioca ePato Donald (1942)

Apelidode JK

Acusado de prejudicara saúde e a segurançapública, o de 2011/

12 será o mais longoda história

do país

Origem (abrev.)(?) Velha, quadro doprograma “Caldeirão

do Huck” (TV)

Ódio, em inglêsAlvos de controle

biológico emplantações

Grupo mi-neiro deteatro de rua de re-nome inter-nacional

Nomecomum deorfanatose asilos

Abreviatu-ra de “Cris-to”, em a.C.

(?) e salvo:ileso

Retro-cedem

Quitute(?)-nordes-

te: NNE(Geog.)

Carruagemde duasrodas

3/abi — air — pão. 4/hate — sege. 6/tâmara. 7/acepipe.

CAÇA-PALAVRAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

5

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

T O I S Ç Y O Ã U Z D L E N D A S Z N C I U O B F C K M D T Z U D R E Z C E O R S K E Y X N O Ã C N L Z Y K P U J O V S E T E F L E E A J I G Y J D T L N R M N D A B R J R X C C I Q A P A K Q E E O S N V Y J L N R Z N N M Õ K L D L K M E X T I Ç Z L U H T R Ã E R T M A C A C O S O B O H Ã K W N N E A X U Õ C R T X E S S G S L L R M H N V N S N C C N I U E D E V E J V Ã K A Z L Ã S E J D O Z E I L M U Y L Q S U S A O T A P F Ã B A B E L R I N I M I G O N F W T F P A P W A D B Z Õ T O G O J U N V S Ç C

O L E N D A S N B M Z E O E N N J V S E T E E A I Y T N M D B R C I A A E O S N L Z N M L E T I E R T M A C A C O S B O H N E U T E S L H V S C E E E A L S J D O Z E I M O A B A B E L R I N I M I G O T O G O J

Brad Pitt batalhou muito para sair do estereótipo do galã, construindo uma carreira cheia de personagens comple-tamente diferentes uns dos outros. Confira aqui alguns filmes com o ator.

“MONEYBALL”(2011)“A Árvore da VIDA”(2011)“Bastardos Inglórios” (2009)“O Curioso Caso de BENJAMIN Button”

(2008)“Queime Depois de Ler” (2008)“TREZE Homens e um Novo Segredo”

(2007)“O Assassinato de JESSE James pelo CovardeRobertFord”(2007)

“BABEL” (2007)“Sr. e Sra. SMITH” (2005)“DOZEHomenseOutroSegredo”(2004)“TROIA”(2004)“ONZEHomenseumSegredo”(2001)“JOGOdeEspiões”(2001)“Snatch – Porcos e Diamantes” (2000)“CLUBEdaLuta”(1999)“ENCONTROMarcado”(1998)“SETEAnosnoTibet”(1997)“INIMIGOÍntimo”(1997)“SEVEN – Os Sete Crimes Capitais” (1995)

“Os12MACACOS”(1995)“EntrevistacomoVampiro”(1994)“LENDASdaPaixão”(1994)“Kalifornia”(1993)“NadaÉparaSempre”(1992)“THELMA&Louise”(1991)

Filmes com Brad Pitt

film

e: “a

Árv

ore

da v

ida”

/fox

sea

rchl

ight

ReDação

Luluzinha Teen e sua Turma 2

Centro Cívico

O Circo de Moscou no Gelo faz sucesso no mundo inteiro há mais de 40 anos. Criada em 1962 por Arnold Gregoryevich, um dos mais importantes diretores de dança artística da era Soviética, a companhia de dança no gelo fez sua estreia mundial em Bruxelas, em 1964. Sucesso absoluto junto à crítica especializada, estarreceu o público com surpreendente e inovadora mescla das técnicas oriundas do balé clássico tradicional, da patinação artística e do universo circense.

Dirigido por Natalia Abramova, o grupo, que hoje leva o nome de Circo de Moscou no Gelo, viaja ao

redor do mundo com cerca de 35 bailarinos especializados em patinação artística. Seus bailarinos patinadores são

detentores de uma forma física extraordinária, a serviço da perfeita sincronia de movimentos e equilíbrio em acrobacias arriscadas e precisas.

O espetáculo, que pode ser definido como balé circense no gelo, transformou o Circo de Moscou no Gelo em ícone de excelência. Com dinâmica surpreendente, ainda hoje resguarda seu ineditismo, uma vez que é a única companhia de balé no gelo do mundo.

The Fantasy Ice Show, o mais novo espetáculo da companhia, que chega ao Brasil em 2012, é dividido em duas partes, com 11 números cada, e é composto por malabarismos,

muita dança, números de trapézio e acrobacias, além da participação inconfundível de palhaços patinadores que dão o tom lúdico ao show. A trilha sonora que acompanha a evolução dos bailarinos vai do clássico à tradicional música russa, contando ainda com arranjos contemporâneos.

São muitos os elementos que fazem do espetáculo uma apresentação única. Um deles é o fato de a pista de gelo ser confeccionada com material especial, o que permite a apresentação da companhia em teatros fechados, transformando um palco italiano em um verdadeiro picadeiro de gelo.

Moscow circus on ice

Circo de Moscou no Gelo une balé, circo e patinação

Um olhar sobre 100 anos de arte. É essa a proposta de “1911-2011 Arte brasileira e depois, na Coleção Itaú”, exposição que foi inaugurada dia 26 de abril, às 19 horas, no Museu Oscar Niemeyer (MON) - a entrada é franca. Em três salas expositivas, que somam 1,5 mil metros quadrados, reúne 177 obras, do quadro “A Pequena Aldeã”, de Lasar Segall, da primeira década do século 20, à instalação interativa “[Op_Era] Haptic Interface”, realizada por Rejane Cantoni e Daniela Kutschat no começo do século 21.

Teixeira Coelho, res-ponsável pela curadoria, afirma que a mostra se faz por meio de seis módulos que, juntos, contemplam os instantes fundacionais e de afirmação da arte brasileira. “Fundacional porque no início desse período começa a surgir uma arte propriamente brasileira. E da afirmação porque é também nesse arco de tempo que a arte feita aqui se torna um ator mundial que conversa em igualdade de condições com outras artes nacionais”, diz Coelho.

Em “1911-2011 Ar-te brasileira e depois, na Coleção Itaú”, há desde obras bidimensionais, tridi-mensionais, vídeos, holo-grafia, videoinstalação e instalação digital. A diretora do MON, Estela Sandrini, observa que os caminhos da arte contemporânea serão percebidos nesta mostra. A mostra segue em cartaz até 29 de julho.

MON recebe exposi-ção que revela um século de arte em mais de 170 obras

Page 16: Jornal Centro Civico edição 94