Jornal Cidade - Edição 219

16
JORNAL Informativo da Prefeitura Municipal de Diadema www.diadema.sp.gov.br Novembro/2011 Ano 18 Nº 219 Muitos motivos para comemorar Show de aniversário! Vitor & Leo, dia 8/12, na Praça da Moça Para celebrar o 52º aniversário da cidade, a Prefeitura preparou uma programação recheada de atividades culturais, inaugurações, shows e muito mais. Dentro desta grande festa, serão entregues obras em diferentes pontos da cidade, com destaque para a Creche Eremita Gonçalves da Costa (Sanko), na Vila Conceição, e a UPA Paineiras, 24 horas, no bairro Paineiras. Páginas 5 a 9 No dia 8 de dezembro, data da emancipação política, a dupla sertaneja Victor & Leo fará um grande show gratuito na Praça da Moça. Os cantores apresentarão suas músicas que são sucesso nacional e internacionalmente, incluindo canções que foram trilha sonora de novelas. E tem mais. Durante o dia, outras atrações vão se apresentar no mesmo palco. Participe. A festa também é sua. Programação completa na página 6 52 Trabalhadores dão os últimos retoques para finalizar as obras da UPA Paineiras Em breve, 158 crianças com idade de 0 a 3 anos vão ser atendidas pela Creche Eremita Gonçalves (Sanko), na Vila Conceição MAURO PEDROSO MAURO PEDROSO DIVULGAÇÃO MARCOS LUIZ MARCOS LUIZ

description

Jornal Cidade - Edição 219

Transcript of Jornal Cidade - Edição 219

Page 1: Jornal Cidade - Edição 219

1Jornal Cidade Nº 219 Novembro/2011

JORNAL

Informativo da Prefeitura Municipal de Diadema www.diadema.sp.gov.brNovembro/2011 Ano 18 Nº 219

Muitos motivos para comemorar

Show de aniversário! Vitor & Leo, dia 8/12, na Praça da Moça

Para celebrar o 52º aniversário da cidade, a Prefeitura preparou uma programação recheada de atividades culturais, inaugurações, shows e muito mais. Dentro desta grande festa, serão entregues obras em diferentes pontos da cidade, com destaque para a Creche Eremita Gonçalves da Costa (Sanko), na Vila Conceição, e a UPA Paineiras, 24 horas, no bairro Paineiras. Páginas 5 a 9

No dia 8 de dezembro, data da emancipação política, a dupla sertaneja Victor & Leo fará um grande show gratuito na Praça da Moça. Os cantores apresentarão suas músicas que são sucesso nacional e internacionalmente, incluindo canções que foram trilha sonora de novelas. E tem mais. Durante o dia, outras atrações vão se apresentar no mesmo palco. Participe. A festa também é sua. Programação completa na página 6

52

Trabalhadores dão os últimos retoques para finalizar as obras da UPA Paineiras

Em breve, 158 crianças com idade de 0 a 3 anos vão ser atendidas pela Creche Eremita Gonçalves (Sanko), na Vila Conceição

mau

ro p

edro

so

mau

ro p

edro

so

divulgação

marcos luiz

marcos luiz

Page 2: Jornal Cidade - Edição 219

2 Jornal Cidade Nº 219 Novembro/2011

Habitação e Desenvolvimento Urbano tem novo secretário

2011

©bb

O Jornal Cidade é uma publicação mensal da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Diadema. Rua Almirante Barroso,111 - Vila Santa Dirce - CEP: 09912-900. Telefone: 4057 7716.Site: www.diadema.sp.gov.br Twitter: www.twitter.com/Pref_Diadema E-mail: [email protected]ária de Comunicação: Denise Gorczeski. Jornalista responsável: Tatiana Ferreira.Direção de arte: Beto Borges. Arte: Fabiano BR. Redação: Renata Nascimento e Tatiana Ferreira. Estagiários: Francine Antoszczyszyn e João Oliveira. Fotos: Banco de Imagens PMD. Tiragem: 100 mil exemplares. Item 1 - Ata de registro 50/2011 - Preço unitário - R$ 0,34. Distribuição gratuita. Novembro/2011.

NOTAS

CART

A A

O L

EITO

R Prezado leitor,No dia 8 de dezembro, Diadema completa mais um ano

de sua emancipação política. Com 52 anos, a nossa cidade, uma jovem senhora, continua destemida e sempre caminhando para ser melhor e mais saudável. Essa trajetória de sucesso e conquistas reflete na satisfação da população em morar aqui. 80% dos moradores gostam daqui.

Para marcar este momento especial, a Prefeitura vai entregar diversos presentes para os moradores. São obras importantes para a saúde, a educação, meio ambiente, esporte, habitação e segurança.

Nesta edição do Jornal Cidade, o leitor vai poder conferir tudo que acontecerá durante a programação de aniversário.

Mas o maior presente ainda é uma surpresa. Uma surpresa que será revelada no dia 25/11, às 14 horas, durante o Congresso da Cidade, no Teatro Clara Nunes.

Por isso, não perca este evento.E como alegria nunca é demais, no dia 8,

a Praça da Moça vai ser palco de um grande show da dupla sertaneja Victor & Leo.

Participe e junte-se a nós nesta festa que foi preparada com muito carinho.

Boa leitura!

Inscrições para Conselheiro TutelarAs inscrições para candidatos a conselheiros tutelares de Diade-ma para o triênio 2012/2015 vão até 16 de novembro. Entre outras exigências, o candidato deve ter desenvolvido dois anos, no mí-nimo, de trabalho com criança e adolescente. Mais informa-ções podem ser obtidas no site www.diadema.sp.gov.br.

No dia 8 de dezembro será publicada a relação das pessoas que tiveram suas candidaturas deferidas. As eleições ocorrerão no dia 25 de março de 2012 e elegerão 10 conselheiros.

n RecadRua Oriente Monti, 201 Jardim do Parque.Inscrições de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

A implantação de soluções cria-tivas para resolver problemas complexos no município de Diadema trouxe reconhecimen-to internacional em matéria do jornal norte-americano The New York Times, publicada em 21 de outubro.

O jornalista Michael Kimel-man fala dos destaques da ex-posição “Design para os outros 90%: Cidades”, organizada pela Cooper-Hewitt National Design Museum no saguão de visitas da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova Iorque.

Na exposição, a cidade é mencionada como exemplo

Futuro da internet foi tema de palestraO professor da Universidade Fe-deral do ABC, Sérgio Amadeu, esteve em Diadema no último dia 6 de outubro para discutir o futuro da internet no país.

Na opinião do professor, o Go-verno Federal deveria implantar a infraestrutura básica para ban-da larga. Para ele, o acesso à in-ternet tem que ser considerado um serviço público, como hoje é a energia elétrica e o saneamen-to básico.

Amadeu foi presidente do Instituto Nacional de Tecnolo-gia da Informação do Governo Federal; é atualmente membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil e desenvolve pesquisas e trabalhos, entre outros, sobre ci-dadania e exclusão digital e eco-nomia informacional.

Em 13 de outubro, a Câmara Municipal aprovou, por unani-midade, em segunda votação, o projeto de lei do Executivo que cria o Sistema de Segu-rança Alimentar e Nutricional de Diadema.

O documen-to foi elaborado pelo Conselho de

No dia 16 de outubro, 21 mulheres e dois homens, todos acima dos 60 anos, participaram da 7ª edi-ção do concurso de Miss e Mister da Melhor Idade. Os vencedores foram: Miss Melhor Idade - Maria Josefa Mendez Alvarez, conhecida como Pepi-ta; 1ª Princesa - Maria de Lourdes Borges Melo;

2ª Princesa - Nair Caseano de Oliveira; Mister Me-lhor Idade - Manoel Ventura de Melo e 1º Príncipe - Severino Vitorino Correa.

A dupla eleita irá participar do concurso regio-nal e do estadual, que ocorrerá no dia 11 de no-vembro, no Memorial da América Latina.

Os vencedores da Mostra de Artes e CulturaNo dia 2 de outubro, o Centro Cultural Diadema foi palco da entrega do prêmio Plínio Marcos, destinado aos vencedores da Mostra de Artes e Cultura que ocorreu entre os dias 1º e 30 de setembro.

Os prêmios somam mais de R$ 62 mil, sendo que a área de Artes Visuais optou pela publicação de um catálogo das obras dos artistas participantes. Os vencedores foram: n Artes Integradas: Comunida-de Negra do Campanário (1º lugar), Grupo Brasil de Congada (2º) e Folia de Reis da Shirley (3º); n Audiovisual: José Luis de Freitas (1º), Thais Helena dos Santos Scabio (2º) e Gilberto Caetano Barboza (3º); n Humanidades - Poesia: Lucas Rodrigues Teixeira de Oliveira (1º), Severino José da Silva (2º) e Luiz Donizetti Sales (3º); n Conto: Hudson Reginaldo dos Santos (1º), Gilberto Caetano Barboza (2º) e Carolina Guerra Pereira (3º); n Crônica: Rafael de Andrade Oliveira (1º), Gilmar de Matos de Souza (2º) e Mônica Rodrigues (3º); n Ensaio artístico-cultural: Roberto Piva Carlos Henrique André (1º) e Ronaldo Ventura (2º); n Música: Associação Livre Invisível (1º), Eu, e o Bob! (2º) e Fusion (3º); n Artes Cênicas: Lucinalva Novais de Lima (1º), Team Art (2º) e Paola Rodrigues (3º); n Mímica: P.P.P.C. (1º); n Circo: Beatriz Motta Mar-tins (1º), Jaqueline da Mata (2º) e Letícia Aparecida da Silva e Denis J. Oliveira (3º); n Dança: Arlene Ramos (1º), Danceato (2º) e Art’e (3º); n Teatro: Os Caras de Palco (1º), 9Atos (2º) e Cia. Cênico Vestígio (3º).

Concurso em outubro elege Miss e Mister da Melhor Idade 2011

Segurança Alimentar e Nutri-cional de Diadema, com par-ticipação popular. A nova lei oficializa programas já exis-tentes e fortalece a integra-

ção entre socie-dade civil e poder público. O que ga-rante ainda mais o direito à alimenta-ção adequada.

Câmara aprova projeto de lei que institui Sistema de Segurança Alimentar

A Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimen-to Urbano (SDHU) tem um novo secretário. Trata-se de Milton Susumu Nakamura, que substituiu o arquiteto Márcio Luiz Vale a partir de 1º de novembro.

No gerenciamento da pas-ta desde 1º de janeiro de 2009, Márcio Vale se desli-gou da equipe após aceitar o convite da Ministra do Pla-nejamento, Miriam Belchior, para trabalhar na Secretaria Nacional do PAC (Programa de Aceleração do Crescimen-to). Ele ocupará o cargo de coordenador geral de moni-toramento de Programas Ha-

Diadema é citada como exemplo em reportagem do The New York Times

de participação popular na im-plantação de políticas públicas, principalmente no que diz res-peito à questão habitacional e segurança.

Na matéria também são cita-dos exemplos positivos em ou-tros locais do mundo como Kibe-ra (Quênia), Bangcoc (Tailândia), Dakar (Senegal), Pune (Índia), Bangladesh, Medellín (Colôm-bia) e La Veja (Venezuela).

MEC participa de Seminário de Educação Integral em DiademaEntre os dias 7 e 8 de outu-bro, a Secretaria Municipal de Educação realizou o seminá-rio “Construindo o Currículo de Educação Integral em Dia-dema”. O Programa Diadema Mais Educação foi tema do evento que debateu melhorias na qualidade da Educação nas séries iniciais.

Representantes do MEC es-tiveram presentes, assim como aproximadamente 400 profis-

sionais da Educação Integral do município, professores do Ensino Fundamental (1º ao 3º ano do ciclo), educadores,

agentes de educação e articu-ladores do programa, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas.

bitacionais do PAC. Durante o período na secretaria, Vale foi responsável por diversas obras, como a entrega da primeira fase do PAC Naval, em 2010, e o início do PAC Mananciais, pelo Loteamen-to Iguassú.

Já o novo gerente da pasta é arquiteto formado pela Uni-versidade de São Paulo há 28 anos, atuou na Secretaria de Habitação de São Bernardo e coordenou projetos de Urba-nização, Regularização Fundi-ária e Programas do ‘Minha Casa, Minha Vida’. Antes de as-sumir, Nakamura era assisten-te da Secretaria de Serviços e Obras de Diadema.

mar

cos

luiz

fotos: marcos luiz

marcos luiz

Page 3: Jornal Cidade - Edição 219

3Jornal Cidade Nº 219 Novembro/2011

CIDADE

1º Congresso da Cidade discute o futuro de Diadema

Programação do 1º Congresso da Cidade

Com o tema “Cidade Sustentável”, encontro vai ocorrer nos dias 24, 25 e 26 de novembro

Confira abaixo a programação completa dos debates do congresso e participe

Uma das principais características de Dia-dema é a participação popular na tomada de decisões sobre o futuro da cidade.

Por isso, a Prefeitura realizará de 24 a 26 de novembro, o 1º Congresso da Cidade.

O evento vai acontecer no Teatro Clara Nunes e debaterá a realidade do municí-pio e meios de construir seu caminho de forma sustentável.

O encontroCom o tema “Cidade Sustentável”, o

congresso vai discutir assuntos ligados diretamente ao dia-a-dia dos moradores, como: Segurança e Cidadania, Desenvol-vimento Urbano e Ambiental, Gestão De-mocrática e Participação Popular.

Ministros de Estado participarão das mesas de debates (veja programação abaixo). “O Congresso será mais uma

24 de novembro, quinta-feira

18h - Mesa de Abertura com a presença de Olívio Dutra (ex-ministro das Cidades), Jorge Hereda (presidente da Caixa Econômica Federal), prefeito de Diadema, deputados, vereadores, sindicalistas, entre outras lideranças da região.

oportunidade para que a sociedade civil e o poder público possam dialogar sobre as novas estratégias de políticas públicas para os próximos anos”, explica o coorde-nador de Participação Popular.

Faça a inscrição pelo site

Os interessados em participarem dos debates deverão fazer a inscrição pelo Portal da Prefeitura www.diadema.sp.gov.br A programação também será disponibilizada no site. Outras informações sobre o Congresso podem ser consultadas pelo telefone 4057 7883 ou pelo e-mail: [email protected]

25 de novembro, sexta-feira

9h - DEBATESegurança e Cidadania

n Regina Miki Secretaria Nacional de Segurança Pública

n Domingos Paulo Neto Delegado Geral de Polícia do Estado de São Paulo

n Paulo Vanucchi Ex-ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos

14h - DEBATEDesenvolvimento Urbano e Ambiental

n Nabil Bonduki Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente

n José de Filippi JúniorDeputado Federal e ex-prefeito de Diadema

n Jeroen Klink Economista e professor da Universidade Federal do ABC

18h - DEBATEGestão Intersetorial de Políticas Públicas

n Nabil Kadri Chefe da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome

n Mário Reali Prefeito de Diadema e Presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC

n Pedro Pontual Diretor de Articulação Social da Secretaria Geral da Presidência da República

26 de novembro, sábado

9h - DEBATEGestão Democrática e Participação Popular

n Gilberto Carvalho Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República

n Mário Reali Prefeito de Diadema e Presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC

n Jorge Abraão Presidente do Instituto Ethos

n Kátia Lima Coordenadora da Rede Brasileira de Orçamento Participativo e Coordenadora do Orçamento Participativo da Prefeitura de Guarulhos

12h - Encerramento

Pré-congressos Entre os dias 7 e 31 de outubro, Dia-

dema realizou quatro pré-congressos nas regiões Sul, Norte, Centro e Leste. Nesses dias, foram debatidos temas que estarão presentes no Congresso da Cidade.

Mas ainda há tempo para participar. O pré-congresso da região Oeste será no dia 7 de novembro, às 19h, no Centro Cultural Serraria, localizado na rua Gua-rani, 790 – Serraria.

n Teatro Clara NunesRua Graciosa, 300 – Centro.

Moradores das cinco regiões participaram dos pré-congressos para sugerir propostas

Melhorias em saneamento e incentivo ao desenvolvimento econômico também serão tratados no evento

Congresso vai debater temas como segurança, cidadania, meio ambiente e habitação

mau

ro p

edro

so

mau

ro p

edro

so

mar

cos

luiz

mauro pedroso

marcos luiz

mar

cos

luiz

Page 4: Jornal Cidade - Edição 219

4 Jornal Cidade Nº 219 Novembro/2011

Governo Federal vai investir R$ 362 mil em projeto de Rondas Preventivas Escolares

SEGURANÇA

Taxa de homicídios no município continua a cair

Ronda escolar vai receber sete novas viaturas

Pela primeira vez, desde 2002, a taxa de homicídios para cada grupo de 100 mil pessoas ficou abaixo de 10. A taxa registrada foi de 6,99, patamar

considerado não epidêmico pela Organização Mundial de Saúde

Queda recorde (de homicídio em 2011) No gráfico, é possível acompanhar a queda da taxa de homicídios por cada grupo de 100 mil habitantes. Nos nove primeiros meses de 2002, a taxa era de 42,9 para cada 100 mil pessoas e agora é de 6,99/100 mil. Ou seja, uma queda de 83% no mesmo período.

O número de ocorrências de homicídios dolosos caiu mais de 55% entre janeiro e setembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2010. Esse é um novo recorde para Diadema.

Pela primeira vez, desde 2002, a taxa ficou abaixo de um dígito para cada 100 mil habitantes.

Bons resultados O Mapeamento da Criminalidade feito pelo Obser-

vatório Municipal de Segurança, com base nos Boletins de Ocorrências da Polícia Civil, também apontou redu-ção em outros tipos de crimes. As tentativas de homi-cídios caíram 18,64%, roubo de veículos 10,15% e nos casos de violência doméstica a queda foi de 2,93%.

Esse resultado reflete o trabalho integrado entre Prefeitura e polícias Militar e Civil, a exemplo da Ope-ração Integrada de Fiscalização, e da participação po-pular nas ações.

Em dezembro, a Secretaria Municipal de Defesa Social vai entregar sete novas viaturas para a equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) que trabalha na ronda escolar.

O investimento vai permitir intensifi-car a segurança nas escolas e faz parte do Projeto de Rondas Preventivas Escolares, desenvolvido em parceria com a Secre-taria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. No total, foram in-vestidos R$ 362 mil.

Rondas preventivas Implantada em julho de 2010, a Ron-

da Escolar percorre as escolas municipais para garantir a segurança de alunos e da comunidade.

Os guardas também auxiliam a traves-sia das crianças nos percursos quando há a necessidade de deslocamento para ati-vidades extracurriculares.

Segurança nas escolas municipais será reforçada com aquisição de veículos e contratação de GCM

Operação de Fiscalização Integrada é uma das ações que contribuíram para a diminuição da criminalidade na cidade

Ação é fruto da parceria entre GCM e polícias Civil e Militar

0

10

20

30

40

50

42,9

36,9

25,5

18,2

15,1 15,5 15,7 15,8

10,76,9

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Observação: Dados referentes aos meses de janeiro a setembro de cada ano.Fonte: Observatório Municipal de Segurança/SDS-PMD.

As rondas acontecem de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h.

Além de investir em equipamentos, a Prefeitura convocou 18 novos GCMs ha-bilitados em concursos públicos para os cargos. Os profissionais passarão por for-mação durante três meses antes de come-çarem a atuar na segurança escolar.

Para anotar na agendaO lançamento do 3º Plano

Municipal de Segurança Pública

será no dia 25 de novembro,

dentro das atividades do

Congresso da Cidade. Participe!

marcos luiz

marcos luiz

fotos: marcos luiz

Page 5: Jornal Cidade - Edição 219

5Jornal Cidade Nº 219 Novembro/2011

ENDEREÇOSn Biblioteca Segatto Rua Solimões, 428 – Jardim Campanário.n Casa da Música Avenida Alda, 255 – Centro.n Centro Cultural Diadema / Teatro Clara Nunes / MAP – Museu de Arte Popular Rua Graciosa, 300 – Centro.n Centro Cultural Heleny Guariba Rua Barão de Uruguaiana, 87 – Jardim Ruyce.n Centro Cultural Nogueira Rua Marcos de Azevedo, 240 – Vila Nogueira.n Centro Cultural TaboãoAvenida D. João VI, 1.393 – Taboão.n Centro Cultural Promissão Rua Pau do Café, 1.500 – Promissão.n Centro Cultural Eldorado Cine Eldorado Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55 Eldorado.n Centro Cultural Okinawa Av. Sete de Setembro, 1.670 Vila Santa Dirce.n Centro Cultural Promissão Rua Pau do Café, 1.500 – Promissão.n Centro Cultural Vladimir Herzog Rua Eduardo de Matos, 159 Jardim Campanário.n Centro Cultural Serraria Rua Guarani, 790 – Serraria.n Comunidade São Judas Rua Parnaíba, 251 – Jardim São Judas.n Fundação Florestan Fernandes Alameda da Saudade, 186 – Vila Conceição.n Ponto de Cultura Don’ana Rua Viena, 312 – Jardim Das Nações.

n Praça da Moça Rua Graciosa, s/nº – Centro.

DIADEMA 52 ANOS

São mais de 50 atrações durante a Festa da Raça, entre 3 de novembro e 2 de dezembro

Com o tema “Em Diadema, igualdade racial é pra valer”, o município realiza a 11ª edição da Kizomba – A Festa da Raça. O objetivo é valorizar a cultura, as tradi-ções e os direitos da população negra.

A programação (veja abaixo), elabo-rada pela Prefeitura em conjunto com os movimentos negros da cidade, terá expo-sições de arte, seminários, sarau, rodas de conversa, workshops, espetáculos e apre-sentações culturais.

O mês ainda conta com o 2º Encontro Regional de Capoeira e o Festival do Dia

n Importante: Programação sujeita a alteração. Consulte o site www.diadema.sp.gov.br para conferir local e horário dos eventos

Dia Horário Evento LocalNovembro

3 19h30 Abertura da Exposição “Arte como expressão da fé” MAP – Museu de Arte Popular 4 19h Abertura oficial da Kizomba Centro Cultural Diadema 6 17h Apresentação de Hip Hop – Grupo Ornamentais Centro Cultural Nogueira 8 18h Conversa Aberta: DJ’s – Elementos da Cultura Hip Hop Teatro Clara Nunes 9 18h Conversa Aberta: MC’s – Elementos da Cultura Hip Hop Teatro Clara Nunes

10 14h Dança Afro para Crianças Centro Cultural Taboão

18h Conversa Aberta: Breaking – Elementos da Cultura Hip Hop Centro Cultural Diadema 19h Apresentação de Dança Ara Ayó Centro Cultural Taboão

11

10h e 15h Contação de Histórias Africanas Centro Cultural Promissão 14h Literatura Infantil – Conexões: A Mala da África Centro Cultural Taboão 18h Conversa Aberta: Graffiti – Elementos da Cultura Hip Hop Teatro Clara Nunes 19h 2º Encontro Regional de Capoeira Centro Cultural Eldorado 19h30 Música Instrumental com Quarteto Tupi Casa da Música 20h Workshop: Capoeira de Angola Centro Cultural Eldorado

12

15h Workshop: Confecção de berimbaus com mestre Elio Centro Cultural Taboão 17h Arquivo Castro Alves: Um Canto à Liberdade Centro Cultural Nogueira 18h Dia Mundial do Hip Hop – Encontro Especial de MC’s Centro Cultural Diadema 19h Encontro com a comunidade: Ensaio Aberto de Bateria Centro Cultural Eldorado

13 14h às 20h Encerramento do Festival Dia Mundial do Hip Hop Centro Cultural Diadema

14h Memória Viva do Povo de Santo de Diadema Centro Cultural Vladimir Herzog

16

9h às 17h Debates e Exposição sobre o Dia Nacional da Consciência Negra Fundação Florestan Fernandes 19h Roda de Conversa: Ativismo Negro em Diadema – Ação Cultural, Fundação Florestan Fernandes Política Pública e Reconhecimento 20h30 Espetáculo Cultural Beija-Flor “O novo mundo” Fundação Florestan Fernandes

17 14h Dança Afro para Crianças Centro Cultural Taboão

15h Workshop: Bonecas Negras Ponto de Cultura Casa Don’ana 19h Dança Ará Ayó Centro Cultural Taboão

18 19h30 Banda Ba Boom com baião, afoxé, maculelê, salsa, ragga e outros Centro Cultural Taboão

18h30

Experimentando Música: Big Band Jazz Hip Hop Centro Cultural Diadema e Roda de Conversa Revista Espelho Negro

19

18h Celebração Ecumênica Afro Comunidade São Judas 19h30 Apresentação do vídeo clip “Brasil”, da Banda Ornamentais Centro Cultural e Cine Eldorado 20h RAP Preto do Gueto Centro Cultural Vladimir Herzog 22h Ponto de Virada com Roda de Conversa Revista Espelho Negro Centro Cultural Serraria

20 10h às 20h 1ª Feira Étnica Cultural e 5ª Caminhada pela Igualdade Racial Praça da Moça

com apresentações culturais e show da Banda Almanaque 17h Escolha da Corte do Carnaval 2012 Centro Cultural Okinawa

23 10h e 15h Contação de História Oluidu Pe O papa “Presto homenagem aos ancestrais” Centro Cultural Promissão

19h30 Show de Blues com Vasco Faé Casa da Música

24 15h Literatura e Humanidades: Roda de Conversa Revista Espelho Negro Biblioteca Segatto

15h Literatura e Humanidades: A Canção dos Homens Centro Cultural Vladimir Herzog 19h30 Sarau Afro: Escritores Negros Centro Cultural Heleny Guariba

26 12h Feijoafro com Roda de Samba Ponto de Cultura Casa Don’ana

16h Show de Blues e Jazz – Negros Trio Centro Cultural PromissãoDezembro

2

19h Lançamento da Revista Espelho Negro Casa da Música 19h30 Dia Nacional do Samba: apresentação de Chapinha do Samba da Vela Casa da Música

Mundial de Hip Hop. As atividades acon-tecem em 20 locais espalhados pelo mu-nicípio. Confira a programação completa no site www.diadema.sp.gov.br.

Igualdade em açãoEm 2006, ano em que o Dia Nacional

da Consciência Negra se tornou feriado municipal, a Administração criou a Coor-denadoria de Políticas de Promoção para Igualdade Racial (Creppir), responsável pela articulação e integração das políti-cas raciais na cidade.

No ano passado, Diadema foi premiada no 1º Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos – Prêmio Ro-quette Pinto, com o Projeto Povinho do Ketu, série de programas de rádio infanto-juvenis sobre histórias de princesas, mitos afrobrasileiros e cidadania.

O tema igualdade racial também faz parte do currículo escolar dos alunos da rede municipal de ensino.

n Coordenadoria de Políticas de Promoção para Igualdade Racial (Creppir)Rua Almirante Barroso, 111 – Vila Santa Dirce. Tel.: 4057 7812 ou 40577826. E-mail: [email protected]

Origem do nome A palavra Kizomba vem da língua do Kimbundo, que significa festa/raça. Kizomba também era a festa do povo negro que resistiu bravamente à escravidão.

Kizomba abre comemorações com várias atrações

KIZOMBA - A FESTA DA RAÇAmarcos luiz

mau

ro p

edro

so

Page 6: Jornal Cidade - Edição 219

6 Jornal Cidade Nº 219 Novembro/2011

DIADEMA 52 ANOS

Além das obras que serão entregues, a Prefeitura prepara uma programação especial e diversificada para todos os gostos e idades. Confira algumas das novidades que estão reservadas para os meses de novembro e dezembro. E fique atento, esta é apenas uma prévia do que está por vir. Aproveite, essa cidade é sua!

Novembro 3 nov Kizomba - “A Festa da Raça”. a 2 dez (Verifique programação na página 5) 22 13h às 18h 2ª Mostra dos Trabalhos do Programa Diadema Mais Educação Teatro Clara Nunes 23 8h às 18h 2ª feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino Centro Cultural Okinawa 23 20h Inauguração da iluminação natalina e Casa do Papai Noel Praça Castelo Branco 24 9h às 17h Feira natalina da Melhor Idade Praça Castelo Branco 24 a 26 Congresso da Cidade (Verifique programação na página 3) Teatro Clara Nunes 25 19h Mostra das Oficinais de Artes Visuais 2011 Espaço Cândido Portinari 26 11h Abertura dos jogos da Copa de Futebol TV Mais Campo Distrital Padre Anchieta 27 11h às 14h 7ª Procissão em homenagem a Nossa Senhora das Graças Parque Ecológico 29 10h Inauguração do novo prédio do CAPS Centro-Norte CAPS Centro-Norte 14h 1º Encontro de Conselhos de Escolas da rede municipal de ensino Fundação Florestan Fernandes

Dezembro 2 a 4 19h 14ª Cirandança Teatro Clara Nunes 3 9h Inauguração da nova Praça dos Emancipadores, entrega da Academia da Cidade e revitalização da avenida São José Praça dos Emancipadores 4 17h Mostra de Ginástica do Programa Mulheres em Movimento Campo Distrital Padre Anchieta

5

10h Lançamento da publicação “Homens de Palavra” Centro de Detenção Provisória 14h Formatura do curso das Promotoras Legais Populares Câmara Municipal de Diadema 14h Comemoração dos 10 anos do Programa Creche Lugar de Criança Teatro Clara Nunes 18h Dia do Voluntário e certificação das entidades parceiras Fundação Florestan Fernandes

6

8h às 12h 1º Seminário de Prevenção à Violência contra a Mulher e Lançamento da cartilha Mini Guia Auditório do Quarteirão da Saúde

15h Sessão Solene em comemoração aos 52 anos da Emancipação Político-Administrativa de Diadema e o Dia do Emancipador Câmara Municipal de Diadema

7

11h Entrega do Espaço de Convivência e Atividades de Recreação (ECOAR) e reforma do Espaço Fortalecer Parque do Paço 16h Inauguração da Creche São Marcos (Programa Creche Lugar de Criança) Creche São Marcos

19h Formatura do MOVA Centro Cultural Okinawa 7 a 10 9h 2º Seminário Cultura Viva Teatro Clara Nunes

8 9h Missa em comemoração ao Dia de Nossa Senhora

da Conceição - Padroeira de Diadema Igreja Matriz

18h Show dos 52 anos de Diadema com a dupla Victor & Leo Praça da Moça 9 19h Show de Hermeto Pascoal com a Jazz Sinfônica de Diadema Praça da Moça

10 9h Entrega da nova avenida Casa Grande e da reforma

do Complexo Esportivo Rômulo Duncan Arantes Jr. Avenida Casa Grande

14h às 22h Dia da Bíblia Praça da Moça 11 8h Prova de Pedestre Avenida Ulysses Guimarães 14h Final da Copa de Futebol TV Mais Campo Distrital Padre Anchieta 12 16h Inauguração das obras do Tá Bonito no NH Dom João VI NH Dom João VI 12 a 16 18h 1ª Semana de Economia Solidária Auditório do Quarteirão

13

10h Inauguração do acesso KM 20,5 do Ribeirão dos Couros Eldorado 11h Entrega da nova quadra da E.M.E.B. Florestan Fernandes E.M.E.B. Florestan Fernandes 16h Inauguração das obras de melhorias das vielas e escadaria e do novo paisagismo no NH Melro NH Melro

14 11h Entrega da nova quadra da E.M. José Martins E.M. José Martins 16h Inauguração das obras do Tá Bonito no NH Barão de Uruguaiana Jardim Ruyce

15

11h Entrega da nova quadra da E.M. Freitas Nobre E.M. Freitas Nobre 13h às 17h Formatura do Projovem Adolescente Aprendiz Centro Cultural Okinawa 14h Lançamento do Plano Municipal de Qualificação Profissional Auditório da Fundação Florestan 19h Formatura dos alunos da Fundação Florestan Fernandes Centro Cultural Okinawa 16 10h Entrega da Reforma do Banco de Alimentos Banco de Alimentos 16h Inauguração da obra nas vielas e ruas internas do NH Vila Alice Jardim Canhema 17 10h Inauguração da E.M.E.B. Eremita Gonçalves da Costa (Creche Sanko) Rua Afonso Monteiro da Cruz, s/nº

18 14h Show Diadema Rock / Beholder Fest com encerramento da banda Raimundos Praça da Moça

20 10h Inauguração da UPA Paineiras e UBS Paineiras UPA Paineiras

ENDEREÇOSn Banco de Alimentos Rua Amélia Eugênia, 397 – Centro.n Câmara Municipal de Diadema Avenida Antônio Piranga, 474 – Centro.n Campo Distrital Padre Anchieta Rua Dona Ida Ceratti Magrini, 645 Piraporinha.n CAPS Centro/Norte Rua das Macieiras, 124 – Jardim ABC.n Centro Cultural Diadema Teatro Clara Nunes MAP – Museu de Arte Popular Rua Graciosa, 300 – Centro.n Centro Cultural Okinawa Av. Sete de Setembro, 1.670 Vila Santa Dirce.n Centro de Detenção Provisória Rua Caramuru, 1.255 – Vila Conceição.n Complexo Esportivo Rômulo Duncan Jr Avenida Casa Grande, 483 – Casa Grande.n Creche São Marcos Rua Cachalote, 470 – Eldorado.n E.M.E.B. Eremita Gonçalves da Costa (Sanko) Rua Afonso Monteiro da Cruz, s/nº Vila Nogueira.n E.M.E.B. Florestan Fernandes Rua Afrânio Peixoto, 599 – Eldorado.n E.M. Freitas Nobre Rua Gaspar Lemos, 405 – Vila Nogueira.n E.M. José Martins Rua Guatambus, 69 – Eldorado.n Fundação Florestan Fernandes Alameda da Saudade, 186 Vila Conceição.n Igreja Matriz Rua Manoel da Nóbrega, s/nº – Centro.n NH Barão de Uruguaiana Rua Barão de Uruguaiana, s/nº Jardim Ruyce.n NH Dom João VI Avenida D. João VI, s/nº – Taboão.n NH Melro Rua Melro, s/nº – Campanário.n NH Vila Alice Rua Borba Gato com rua Altino Arantes – Jardim Canhema.n Parque Ecológico Fernando Vítor A. de Araújo Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 145 – Eldorado.n Parque do Paço Rua Almirante Barroso, 111 Vila Santa Dirce.n Praça Castelo Branco Avenida Antônio Piranga com Avenida Alda – Centro.n Praça dos Emancipadores Avenida São José, s/nº – Centro.n Praça da Moça Rua Graciosa, s/nº – Centro.n Quarteirão da Saúde Avenida Antônio Piranga, 700 – Centro.n UPA Paineiras Rua Javari, 635 – Paineiras.

Dia Horário Evento Local

n Importante: Programação sujeita a alteração. Consulte o site www.diadema.sp.gov.br para conferir local e horário dos eventos.

div

ulg

ação

A dupla Victor & Leo, que se apresentará no dia 8 de dezembro, às 18h, na Praça da Moça

PROGRAMAÇãO ESPECIAL

Page 7: Jornal Cidade - Edição 219

7Jornal Cidade Nº 219 Novembro/2011

DIADEMA 52 ANOS

Até dezembro, o Governo Municipal entrega obras importantes que vão oferecer novos serviços e mais qualidade de vida aos moradores

história de Diadema é recente e continua sendo construída com muita dedicação. Para a

comemoração do aniversário, o município vai ganhar novos equipamentos públicos, além de reformas e ampliações em outros.

Exemplos são a Academia da Cidade no Jardim Rosinha, o novo calçamento da Avenida São José e a revitalização do Complexo Esportivo Portinari. Confira estas e outras melhorias que serão entregues até dezembro.

Novo piso, ampliação da área verde e melhorias na iluminação. Além dessas mudanças, a Praça dos Emancipadores também ganhou pergolados (vigas e pilares de madeira), lixeiras, bancos e mesas. Já o monumento passou por restauração. Foi realizada ainda a

implantação de novo paisagismo, com espécies arbóreas, arbustivas e de forração, com diversidade de cores e texturas. O espaço de lazer trará aos munícipes um local acolhedor para realizar exercícios. A inauguração acontece em 3 de dezembro, às 9h.

Em 10 de dezembro, às 9h, a Prefeitura entrega à população as intervenções feitas no local. A mudança envolve a construção de rampas de acesso e a substituição das calçadas (de concreto por bloquete). Os trabalhos começaram em frente ao Ginásio Poliesportivo Rômulo Duncan Arantes Jr., e abrangeram todo o

calçamento da área central nos dois lados da avenida, num total de 2.500 m² de calçadas. O investimento é de R$ 320 mil. Já o canteiro central da avenida Casa Grande recebeu o plantio de espécies arbóreas, arbustivas e de forração. A intervenção acontece no sentido Portinari – Piraporinha e termina próximo à avenida Inco.

Espaço voltado ao esporte recreativo e lazer na região do Portinari, o Ginásio Poliesportivo Rômulo Duncan Arantes teve sua infraestrutura modernizada. O evento de entrega das novas

instalações acontece no dia 10 de dezembro, às 9h. O local ganhou novo vestiário e uma sala de ginástica, além de pintura e revitalização geral. Para as intervenções foram investidos R$ 148,6 mil.

O prédio que abrigava a antiga UBS ABC foi reformado para receber o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS Centro-Norte, que hoje está na rua Manoel da Nóbrega, 833. A entrega do espaço acontece em 29 de novembro, às 10h. Para o funcionamento do CAPS, foi necessária a readequação das instalações, com a construção de novos ambientes. Outras intervenções são reformas elétrica e hidráulica, troca de forro, piso e pintura geral do espaço. O imóvel tem 400 m² e está dividido em dois andares.

No 2º pavimento, ficarão as enfermarias, banheiros para os pacientes, consultórios, sala de grupo, convivência e setor administrativo. No andar térreo, ficará

a sala de atividades dos usuários, além de refeitório, banheiros e vestiários para os funcionários. O investimento total é de R$ 140 mil.

Com 52 anos cidade recebe muitas obras

A

Centro do Portinari revitalizado

A nova Praça dos Emancipadores

CAPS Centro-Norte irá para um novo endereço

Melhorias modernizam Ginásio Rômulo Duncan Arantes Jr

O 5º polo da academia a céu aberto vai ficar na Praça dos Emancipadores. A Academia da Cidade promove a prática de atividades físicas nas pistas de corrida e caminhada e

nos aparelhos de extensão lombar, leg press duplo, peitoral duplo, puxador duplo, espaldar, esqui duplo e remador. O evento de inauguração será em 3 de dezembro, às 9h.

5ª Academia da Cidade

mauro pedroso

marcos luiz

marcos luiz

marcos luiz

mar

cos

luiz

mar

cos

luiz

Para padronizar os passeios, melhorar a acessibilidade das pessoas com deficiência e facilitar a circulação de quem transita pelo centro, a Prefeitura refez o calçamento da avenida São José. As calçadas ganharam ladrilho hidráulico, um piso de

concreto colorido e antiderrapante.A troca foi realizada, no lado direito, no trecho entre as avenidas São Jorge e Vicente Adamo Zara. Já no lado esquerdo, vai da avenida São José até o cruzamento com a rua Cananéia. A entrega será em 3 de dezembro, às 9h.

Calçada da avenida São José ganha ladrilho hidráulico

Page 8: Jornal Cidade - Edição 219

8 Jornal Cidade Nº 219 Novembro/2011

DIADEMA 52 ANOS

Unidade BásicaA UBS Paineiras também passará por reforma. Telhado, forro e piso serão substituídos. Além da troca e manutenção completa das instalações hidráulica e elétrica, pinturas interna e externa, a UBS será integrada ao espaço físico da UPA. O investimento da Prefeitura soma R$ 350 mil.

n UBS PaineirasRua Javari, 635 – Paineiras. Tel.: 4091 8395.Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Prefeitura inaugura creche e amplia número de vagasUnidade na Vila Conceição beneficiará 158 crianças de zero a três anos. Os recursos aplicados na construção da unidade escolar somam mais de R$ 2,1 milhões

Para melhorar ainda mais a Educação In-fantil, a Prefeitura investe na ampliação do número de vagas em creches e na constru-ção de novos prédios. A Creche Eremita Gonçalves da Costa (Sanko) é a terceira unidade inaugurada em 2011.

A entrega será realizada no dia 20 de dezembro, às 10h. Para trabalhar no equi-pamento, foram contratados 36 novos pro-fessores de Educação Infantil.

Por dentro da crecheCom 1.400 m² de área construída, o pré-

dio possui um projeto arquitetônico mo-derno e seguro, com espaços amplos para o desenvolvimento de atividades lúdicas.

São oito salas de aula, berçário, lactário, refeitório, dois banheiros para crianças, sala de banho para bebês, pátio, parquinho, en-tre outras instalações. Os móveis são novos e adaptados ao tamanho e às necessidades das crianças.

Mundo das letrasO local também possui uma sala de lei-

tura para contação de histórias. As mesas são coloridas e as crianças podem entrar em contato com o universo literário por meio de livros com diferentes materiais que estimulam a curiosidade e incentivam

UBS Unidade Básica

de Saúde

Mais dois presentes para DiademaCRECHE SANKO Dentro da programação de aniversário de 52 anos

da cidade, a Prefeitura entrega mais dois importantes equipamentos públicos. A UPA Paineiras, no bairro

Paineiras, funcionará 24 horas, sete dias por semana. Já a Creche Sanko, na Vila Conceição, vai criar 158 novas vagas para crianças de zero a cinco anos.

Projeto arquitetônico contempla oito salas de aula, berçário, lactário, refeitório e espaços amplos para brincadeiras e convívio social

o hábito da leitura. “A creche Sanko é gran-de e vai ficar bonita. É importante ter essa estrutura para atender os moradores”, diz Maria Lúcia Jesuíno de Sousa.

Compromisso com a EducaçãoO investimento para a construção da

creche foi de mais de R$ 2,1 milhões, com recursos municipais.

Desde 2009, a Prefeitura criou 3.318 vagas em creches conveniadas e da rede direta, contando com a Sanko. Até o final de 2012, serão mais seis unidades, que vão criar mais de mil vagas.

n Creche Sanko - Rua Afonso Monteiro da Cruz, s/nº – Jd. Eucaliptos.

Conheça a Unidade de Pronto Atendimento por dentro

Obra está em fase de acabamento. Para a moradora do bairro, Maria Lúcia, a creche vai trazer benefícios para pais e crianças da região

UPA Unidade de Pronto

Atendimento

Oferece consulta médica em regime de pronto atendimento, seguindo a classificação de risco, exames laboratoriais, raio-x, eletrocardiograma, além de leitos

de observação. Também realiza o primeiro atendimento e estabilização de casos graves para transferência a serviços de maior porte.

Realiza desde consultas de rotinas (com agendamento) até grupos de prevenção. O morador tem acompanhamento médico, de saúde bucal, mental, de

fonoaudiologia e assistência social. A UBS é quem encaminha para as especialidades. A unidade atende também situações como febre, dor, entre outras.

Térreo

marcos luiz

fotos: mauro pedroso

fotos: mauro pedroso

fotos: marcos luiz

Page 9: Jornal Cidade - Edição 219

9Jornal Cidade Nº 219 Novembro/2011

DIADEMA 52 ANOS

Mais uma unidade de saúde 24 horas para a cidade

A construção da Unidade de Pronto Aten-dimento (UPA) Paineiras está em fase final e será entregue à população no dia 20 de dezembro.

O Ministério da Saúde classifica a UPA como tipo 2, com capacidade para atender até 300 pessoas diariamente em regime de pronto atendimento e urgência.

Como funciona“A nova UPA funcionará 24 horas por

dia, todos os dias da semana e terá aten-dimento gratuito para adultos e crianças, além de realizar exames para auxiliar no diagnóstico e curativos”, explica a secretá-ria municipal de Saúde.

A equipe profissional contará com mais de 30 funcionários, entre médicos, enfer-

A UPA Paineiras será inaugurada em dezembro. Unidade, que segue padrão do Ministério da Saúde, terá capacidade para atender 300 pacientes por dia

As obras da UPA Piraporinha vão começar em 2012.

Ela terá 20 leitos e capacidade para 450 pacientes por dia. O investimento será

de R$ 2,8 milhões com recursos do PAC 2.

Atendimento diferenciadoUBS e UPA são serviços de saúde com características diferentes. Conheça em que situação procurar cada um deles:

UBS Unidade Básica

de Saúde

Mais dois presentes para DiademaUPA PAINEIRASDentro da programação de aniversário de 52 anos

da cidade, a Prefeitura entrega mais dois importantes equipamentos públicos. A UPA Paineiras, no bairro

Paineiras, funcionará 24 horas, sete dias por semana. Já a Creche Sanko, na Vila Conceição, vai criar 158 novas vagas para crianças de zero a cinco anos.

UPA Paineiras, localizada ao lado do prédio da UBS, terá cinco consultórios médicos, além de pronto atendimento e urgência

Para Raimunda, a nova Unidade de Pronto Atendimento no bairro vai melhorar ainda mais o cuidado na área da Saúde

UPA Piraporinha seguirá modelo de construçãopré-estabelecido pelo Governo Federal

meiros, técnicos de enfermagem e admi-nistrativos. O paciente poderá ficar em observação por até 24 horas ou ser enca-minhado para outros serviços, de acordo com a gravidade.

Para Raimunda Ferreira Lima, a obra vai facilitar a vida dos moradores. “Utilizo a UBS Paineiras e acho o atendimento bom, com a UPA acredito que melhorará ainda mais o sistema de Saúde na cidade”.

A obra é financiada pelo Governo Fede-ral e tem custo estimado de R$ 1,5 milhão. Outros R$ 500 mil serão utilizados para compra de equipamentos.

n UPA Paineiras Rua Javari, 635 – Paineiras. Tel.: 4091 5467.Horário de atendimento: domingo a domingo, 24h.

Conheça a Unidade de Pronto Atendimento por dentro

UPA Unidade de Pronto

Atendimento

Oferece consulta médica em regime de pronto atendimento, seguindo a classificação de risco, exames laboratoriais, raio-x, eletrocardiograma, além de leitos

de observação. Também realiza o primeiro atendimento e estabilização de casos graves para transferência a serviços de maior porte.

Realiza desde consultas de rotinas (com agendamento) até grupos de prevenção. O morador tem acompanhamento médico, de saúde bucal, mental, de

fonoaudiologia e assistência social. A UBS é quem encaminha para as especialidades. A unidade atende também situações como febre, dor, entre outras.

– UBS Paineiras– Recepção– 5 consultórios de clínica médica e pediatria– Raio-X– Sala de classificação de risco– Sala de coleta de exames– Sala de inalação– Sala de procedimentos e curativos– Sala de medicação– Enfermaria com 10 leitos de observação– Emergência– Elevador– Banheiros

Sala de reunião – Sala dos Agentes –

Comunitários de Saúde (ACS) Área administrativa –

Depósito da Farmácia –Área restrita a funcionários –

Elevador –

1º andar

mauro pedroso

mauro pedroso

mauro pedroso

Page 10: Jornal Cidade - Edição 219

10 Jornal Cidade Nº 219 Novembro/2011

MEIO AMbIENTE

Em breve, caminhões não poderão mais cir-cular nas principais vias do bairro Eldorado.

A proibição atende às reivindicações de co-merciantes e moradores da região que reclamam dos transtornos causados pela circulação dos ve-ículos pesados.

“Com a restrição vai melhorar o trânsito lo-cal, diminuir a poluição e acidentes. Penso que é preciso informar e multar quem está errado”, diz Gilvan Fernandes de Lima, morador do Eldorado.

Orientação A Prefeitura está aler-

tando e conscientizando sobre a mudança. Foram instaladas 23 placas de si-nalização para orientar os motoristas. O trabalho educa-tivo acontecerá em até 90 dias.

A partir do momento em que valer a restrição, a multa será de R$ 85,13, além de quatro pontos na carteira.

Em casos específicos, nos quais os caminhões precisem entrar na área restrita, os motoristas deve-rão pedir autorização para a Secre-taria Municipal de Transportes.

Esta não é a primeira região da cidade que adere à restrição aos caminhões. No início do ano, os veículos pesados foram proi-bidos de trafegar pelo Centro. De fevereiro a setembro, foram re-gistradas 53 autuações.

TRANSPORTE

Município planta 1.800 mudas de árvoresO projeto de arborização deixará a cidade mais colorida e com maior diversidade de vegetação

Angico Branco, Aroeira Salsa, Acássia Mi-mosa, Cássia Rosa, Ipê Roxo, Rosa e Ama-relo e Manacá da Serra estão entre as es-pécies que vêm sendo plantadas em pra-ças, parques e calçadas do município.

Até dezembro, a Secretaria de Meio Ambiente já terá concluído o novo paisagismo urbano com o plantio de 1.800 mudas de árvores. O objetivo é dei-xar as áreas mais coloridas e com maior diversidade de vegetação.

BenefíciosA arborização foi planejada para que

não cause problemas no futuro. Por isso, a equipe do Departamento de Paisagem Urbana analisou o espaço disponível, o porte da espécie e a necessidade do plan-tio no local.

“Além de aumentar a umidade relativa e melhorar a qualidade do ar, o que ajuda principalmente as pessoas que têm do-enças respiratórias, as novas árvores tor-nam a cidade muito mais bonita e agra-dável”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente.

Educação ambientalDesde o dia 25 de outubro, a Prefeitura está promovendo ações de educação ambiental com os alunos das escolas municipais e particulares em parques de Diadema. Quatro profissionais de Ciências Biológicas desenvolvem atividades pedagógicas para sensibilizar a criançada quanto à preservação do meio ambiente.O projeto é realizado de terça a sexta-feira, nos seguintes parques: Pôr do Sol, Ecológico Fernando Vitor de Araújo, do Paço, dos Jesuítas, Vereador Antônio de Lucca Filho/Takebe e SANED.As escolas interessadas em participar devem agendar um horário com a Secretaria de Meio Ambiente, por meio do telefone 4059 7620 ou pelo e-mail: [email protected]. O agendamento por telefone deve ser feito às segundas-feiras, das 8h às 14h.

Caminhões não poderão mais transitar no EldoradoIniciativa atende às reivindicações de comerciantes e moradores do bairro

Av. Frei Ambrósio de Oliveira Luz

Rua João Antônio de Araújo

Av. Nossa Senhora dos Navegantes

Para Gilvan, restrição melhora trânsito local

Alerta vermelhoSaiba onde os caminhões não poderão trafegar:n Avenida Nossa Senhora dos Navegantes da avenida Antonio Sylvio Cunha Bueno até a estrada Pedreira Alvarengan Avenida Frei Ambrósio n Rua João Antônio de Araújon Avenida dos Pereiras

Trajetos opcionais para os caminhoneiros:n Quem vem de Santo Amaro: seguir em frente no sentido

São Bernardo do Campo, em direção ao Rodoanel. n Quem vem da rua das Perobas: ir em frente

e virar à esquerda no sentido São Bernardo do Campo, ou à direita, em direção ao bairro Santo Amaro.

n Quem vem pela avenida Antonio Sylvia Cunha Bueno: Deve entrar à esquerda quando chegar na avenida Nossa Senhora dos Navegantes.

Além das ações de educação ambiental, Administração realiza plantio de mudas

E.M. Profª. Annete Melchioretto

UBS Eldorado

E.E. Dr. Átila Ferreira Vaz

E.M. Prof. Hercília A. da Silva Ribeiro

fotos: mauro pedroso

marcos luiz

Page 11: Jornal Cidade - Edição 219

11Jornal Cidade Nº 219 Novembro/2011

Educação lança o Programa Ler Mais

Objetivo da Secretaria é fazer com que os alunos das escolas municipais se tornem leitores assíduos

Programa incentiva aluno a ler fora da sala de aula

Ler, um programa para a família

A explicação para o alto índice de cura é que as 20 Unidades Básicas de Saúde da cidade têm profissionais capacitados e es-trutura para a realização do tratamento. A cerimônia de entrega do prêmio aconte-ceu no dia 27 de setembro, em São Paulo.

SintomasA tuberculose é uma doença infecciosa

e que afeta, principalmente, os pulmões. Os sintomas mais comuns da enfermida-de são: tosse seca, cansaço excessivo, pa-lidez e falta de apetite. Em outros casos, no entanto, o pacien-te pode não apre-sentar sintomas.

elo quinto ano seguido, Diadema recebeu o prêmio de Qualidade nas Ações de Controle da Tuber-

culose. Em 2010, foi registrado cura em 89,3% dos casos. Em média, por ano, o município registra 150 novos casos.

Desde 2009, a Secretaria de Educação está investindo nas bibliotecas e salas de leitura das escolas municipais. São nesses espaços bonitos e confortáveis que os alunos de 1ª a 5ª série são estimulados à leitura. A rede municipal possui 11 mil livros à disposição das crianças.

Por isso, no dia 7 de outubro, foi lançado o Programa Ler Mais, na E.M. Fabíola Lima Goyano, no Jardim União. Todos os alu-

nos de 4º e 5º anos receberam livros de literatura. A partir de 2012, todas as crianças do Ensi-no Fundamental serão inseridas no Programa.

Algumas das metas do Ler Mais são contribuir para que o aluno tenha um acervo de títulos pessoal, ampliar seu repertório de leitura, formar leitores assí-duos, além de estimular a troca de informações entre familiares do aluno e professores.

No dia do lançamento do Pro-grama Ler Mais, cada criança recebeu dois títulos a serem utilizados na sala de aula e que poderão ser levados para casa, a fim de estimular a lei-tura em família.

Os alunos do 4º ano rece-beram os seguintes títulos: “O Mistério do Coelho Pen-sante e Outros Contos”, de Clarice Lispector, e “Heróis e Guerreiros – Quase Tudo o Que Você Queria Saber”, de Heloísa Prieto.

Já para os estudantes da 5ª série foram disponibiliza-dos os títulos: “O Gato Ma-lhado e a Andorinha Sinhá – Uma História de Amor”, de Jorge Amado, e “Contos de Outrora para Jovens de Ago-ra”, de Rosane Pamplona.

“Eu gosto de ler porque aprendo o significado das pa-lavras. Prefiro principalmente as histórias em quadrinhos”, disse Thiago de Souza Perei-ra, de 7 anos. “Também par-ticipo das rodas de leitura na minha escola e gosto de es-crever historinhas. Quando crescer, quero ser professor

do Diadema Mais Educação”, concluiu o aluno, que cursa a 2ª série na E.M. Sagrado Co-ração de Jesus.

Capacitação A preocupação, no en-

tanto, não é apenas com a quantidade de títulos, mas também quanto a formação dos profissionais que irão trabalhar e orientar os alu-nos. Entre agosto e setembro deste ano, 125 professores e coordenadores pedagógicos participaram de um curso de formação específica.

Outubro Rosa alerta sobre prevenção ao câncer de mama

Cerca de 800 mulheres participaram da primeira edição do Outubro Rosa em Diadema. O evento coordenado pelo Grupo de Prevenção e Apoio Contra o Câncer de Mama aconteceu no dia 22 de outubro, na Praça Lauro Michels.

O objetivo da atividade foi cons-cientizar a mulher sobre a importân-cia de realizar a mamografia uma vez por ano para prevenir o câncer de

mama ou para identificá-lo ainda no estágio inicial.

O Outubro Rosa é um movimen-to de mobilização contra o câncer de mama criado, em 1997, nos Estados Unidos. A primeira edição do even-to no Brasil foi realizada em 2008 por meio da Federação Brasileira de Insti-tuições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – Femama.

P

Estudantes de escolas municipais receberam dois títulos de acordo com série e faixa etária de cada um

EDUCAÇãO

Cada aluno ganhou dois livros. “Gosto muito de ler”, diz Thiago

SAúDE

Pela quinta vez, Saúde recebe prêmio pela prevenção da tuberculoseEm 2010, Diadema registrou índice de 89,3% de cura da doença

Acúmulo de lixo e entulho

Coloque todos os resíduos em sacos plásticos, feche

e jogue em uma lixeira.

Água paradaCertifique-se que a caixa

d’água está totalmente tampada e não deixe pneus em locais que

acumulem água.

Vasos de plantasEscorra a água

do pratinho de vasos de plantas e coloque

areia no lugar.

Garrafas vaziasGuarde garrafas de vidro ou pet

e baldes de cabeça para baixo.

O verão se aproxima e os cuidados contra os focos da dengue devem ser redobrados já que nesta época a in-cidência de casos da doença é maior. Confira algumas dicas para manter o mosquito longe de sua casa:

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo premiou ações de combateà tuberculose feitas por Diadema

Dicas para evitar a dengue

fotos: mauro pedroso

mauro pedroso

ilustrações: pedro galvão

Page 12: Jornal Cidade - Edição 219

12 Jornal Cidade Nº 219 Novembro/2011

A vOz DO POvO

Edésio Ribeiro dos Santos Filho36, instalador de pisos, Eldorado

“A cidade precisa de Unidades de Pronto Atendimento 24 horas. O serviço atende casos mais sérios e encaminha para outros locais,

quando necessário. Isso vai ajudar a melhorar o fluxo de atendimento até nos outros serviços de Saúde”.

Elvis barranco Gonçalves33, cinegrafista, Paineiras

“É preciso investir tanto nos serviços que já existem como nos 24 horas. Esse é um ótimo serviço e precisa de uma boa logística para funcionar. Acho que

com a finalização da reforma da UBS e da construção da UPA vamos poder usufruir desse benefício”.

Roberto Santos58, mecânico, Inamar

“A nova unidade é um ótimo investimento para a Saúde no município, mas é essencial fazer uma seleção minuciosa na hora de escolher os profissionais que irão atender a população”.

Teresinha Pascoalina de Oliveira66, dona de casa, Campanário

“Em Diadema, o atendimento na Saúde é bom e vai ficar melhor. Passei em frente à obra, no Paineiras, e vi que a UPA 24 horas está

sendo construída ao lado da UBS Paineiras. Investir em serviço de pronto atendimento é importante, ainda mais para quem precisa de cuidados à noite”.

Luiz Carlos de Assunção53, prensista, Jardim das Nações

“Eu vejo a inauguração da UPA Paineiras como uma coisa positiva para a cidade. Não tem como não melhorar com um prédio novo e boas

instalações como essas, mas é necessário colocar profissionais qualificados em todos os setores”.

Terezinha de Oliveira73, doméstica, Paineiras

“Acho que a reforma da UBS e a construção da UPA irá beneficiar a população. O principal ponto positivo para os moradores da região é ter uma

nova unidade à disposição bem perto de casa com médicos dispostos a atender bem”.

Antônio Sales Neto56, aposentado, Vila Diadema

“Tiro o chapéu para a Prefeitura, que pensa na população quando constrói um serviço 24 horas. A pessoa não sabe quando vai ficar doente. Com a UPA, será possível

desafogar outros equipamentos como UBS, Pronto Socorro e até os hospitais”.

Irani Maria dos Santos41, doméstica, Serraria

“Construir uma nova Unidade de Pronto Atendimento é bom, sem dúvida. A inauguração da UPA 24 horas no bairro Paineiras, por exemplo, é um

começo. Mas acho que a Prefeitura tem que levar essa estrutura para outros locais da cidade”.

Maria de Jesus73, doméstica, Paineiras

“A construção do prédio da nova UPA Paineiras está ficando bonita e mostra um serviço bem feito. Espero que a população possa desfrutar de um bom atendimento nesse equipamento de Saúde”.

Débora Regina Farias da Silva Gonçalves28, fotógrafa, Paineiras

“Utilizo a UBS Paineiras e o atendimento é ótimo. Ela funciona bem para quem precisa de consulta agendada, vacinação, entre

outros. O serviço 24 horas também é essencial. A construção do novo equipamento vai ser melhor para os moradores da região”.

Ivan Rodrigues39, expedidor, Conceição

“Tudo que possa agregar é bom e mostra o investimento na saúde. Acho que a UPA Paineiras ajudará a desafogar outras unidades da região. Minha única sugestão é que seria interessante

que a prestação de contas e a transparência sejam totais em todas as obras feitas na cidade”.

Sinval Tomaz Correia45, autônomo, Vila Santa Luzia

“Sou morador da região e utilizo a UBS Paineiras. Eu torço e espero que, com a inauguração da reforma do prédio da UBS e da nova

Unidade de Pronto Atendimento 24 h, os serviços de Saúde oferecidos à população fiquem melhores”.

Prefeitura vai entregar a primeira Unidade de Pronto

Atendimento

No dia 20 de dezembro, Diadema inaugura a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Paineiras 24h. Ela está sendo construída no bairro Paineiras, ao lado da Unidade Básica que leva o mesmo nome. A UBS também passa por reforma para melhor atender os usuários. Ao todo, foram investidos R$ 2,3 milhões com recursos federais e municipais. A equipe do Jornal Cidade foi às ruas para saber como os moradores avaliam a construção desse novo serviço e as melhorias que ele trará para a rede municipal de Saúde. Confira:

Luiz Ferreira dos Santos 60, polidor, Campanário

Moro na região Norte e vejo a construção da UPA Paineiras. Tudo o que é bom para a melhoria

da saúde da população é importante para a cidade. Mas tenho uma dúvida: qual a diferença entre o atendimento da UBS e da UPA?

“Caro Luiz, dentre os serviços oferecidos na rede municipal de Saúde estão as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que realizam consultas de rotina, procedimentos de enfermagem, vacinação, entrega de medicamentos, grupos de prevenção e acompanhamento de pressão e diabetes. Já a UPA realiza atendimento médico adulto e infantil em regime de pronto atendimento e urgência, medicação e possibilidade de maior tempo de permanência (24 horas). A Unidade Paineiras, além de equipamentos e mobiliário mais modernos, terá um atendimento humanizado”.

Resposta da Secretária de Saúde

Você pergunta, a Prefeitura responde:

fotos: mauro pedroso

Page 13: Jornal Cidade - Edição 219

13Jornal Cidade Nº 219 Novembro/2011

DESENvOLvIMENTO ECONÔMICO

Governo Federal escolhe Diadema para financiar Programa Brasil Sem MisériaDiadema ficou em terceiro lugar na seleção de municípios brasileiros para desenvolver as ações do Programa. Serão mais de R$ 1,8 milhão para a Incubadora Pública

Equipe terá mandato de dois anos para atuar na promoção do desenvolvimento da cidade

Posse do novo Conselho de Desenvolvimento Econômico

As políticas públicas implantadas na cida-de, além de promover o desenvolvimento social e econômico, ganharam o reconhe-cimento do Governo Federal. Exemplo disso, é que Diadema foi escolhida pelo Ministério do Trabalho e Emprego para financiamento de projetos de economia solidária.

No Brasil, 41 municípios foram classi-ficados e Diadema conquistou a terceira colocação. Agora, a Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários de Diadema (IPEPS) receberá R$ 1,8 mi-lhão do Governo Federal para ampliar sua atuação e criar ações que possam ajudar as cooperativas e grupos a qualificarem seus negócios. A contrapartida municipal vai ser de R$ 156 mil.

BeneficiáriosCerca de 900 famílias serão benefi-

ciadas diretamente pelas ações, sendo 300 de trabalhadores dos empreendimen-tos de economia solidária, 100 de catado-res integrantes do Programa Vida Limpa e 500 famílias inscritas em programas so-ciais, como o Bolsa Família.

“Todo investimento nesse trabalho é importante. Nós, por exemplo, já partici-pamos de cursos de gestão, de adminis-tração e finanças. Essas qualificações aju-dam a cuidar do negócio, aprendemos a calcular o preço das mercadorias e saber qual produto tem mais saída”, explica Ro-semar Teixeira Silva que há seis anos tra-balha na Cooperpan.

“A Incubadora mostra o caminho que temos que seguir. Ela indica o que outras cooperativas fizeram de certo e errado, assim compartilhamos experiências”, fala Luana Paula de Oliveira, que atua no Em-preendimento Mulheres Esperança.

A nova diretoria do Conselho Munici-pal de Desenvolvimento Econômico e Social de Diadema (COMDES) to-mou posse no dia 24 de outubro.

Entre os 15 integrantes estão três secretários municipais (Finanças, Ha-bitação e Desenvolvimento Urbano e Desenvolvimento Econômico e Trabalho) e representantes de vários segmentos da sociedade civil, como de entidades de trabalhadores, coo-perativas e lideranças do setor em-

presarial do município. O conselho é presidido pelo prefeito e tem man-dato de dois anos.

FunçõesAlém de promover o desenvolvi-

mento socioeconômico em Diadema e região, o COMDES também avalia os resultados das políticas estabele-cidas, propõe alterações e emite pa-receres com relação à concessão de benefícios fiscais.

Brasil Sem Miséria

É um programa do Governo Federal para superar a situação de extrema pobreza da população. Desenvolve ações de qualificação social e profissional e intermediação de mão de obra para o público definido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Ele é executado em cidades com mais de 100 mil habitantes.

O que é a Incubadora Popular

n Central de Atendimento - Rua Amélia Eugênia, 397 – Centro. Tels.: 4057 8030 ou 4057 7421. E-mail: [email protected]

Desde 2010, Diadema fomenta políticas públicas de economia solidária. Com a incubadora, a Prefeitura oferece atividades de formação e qualificação

profissional para estimular os empreendedores da cidade a criarem novos negócios. Atualmente, 10 grupos fazem parte do programa.

No dia 24 de outubro, 15 novos integrantes do Conselho assinaram o termo de posse. Uma das ações do grupo é debater iniciativas na área de desenvolvimento econômico

Para Rosemar (à esquerda) e Luana (à direita),os cursos e a troca de experiências permitemelhorar a administração do negócio

Com os investimentos será possível ampliar o número de iniciativas apoiadas pela Incubadora Pública

fotos: mauro pedroso

mau

ro p

edro

so

mau

ro p

edro

so

fotos: mauro pedroso

Page 14: Jornal Cidade - Edição 219

14 Jornal Cidade Nº 219 Novembro/2011

CULTURA

Oficinas culturais expõem trabalhos dos alunos 1ª Mostra contará com apresentações e exposição de produção artística

Programação da 1ª Mostra das Oficinas Culturais

Entre os dias 26 de novembro e 30 de de-zembro, Diadema irá realizar a 1ª Mostra de Oficinas Culturais da cidade, que apre-sentará a produção artística de três mil alunos que frequentaram as oficinas.

Serão expostos trabalhos em nove áre-as: Artes Integradas e Cultura, Teatro, Mú-sica, Circo, Audiovisual, Hip Hop, Contação de Histórias, Dança Tradicional e Artes Vi-suais e Criação Literária.

Os eventos são gratuitos e vão ocorrer no Centro Cultural Diadema, na Casa da Música e na Biblioteca da Vila Nogueira.

Confira abaixo a programação comple-ta da Mostra.

Oficinais culturaisElas promovem o acesso gratuito às vá-

rias linguagens artísticas por meio de ofi-cinas, workshops e palestras, destinados ao público de diversas faixas etárias.

As atividades ocorrem nos dez centros culturais, Casa da Música, Circo Escola e bibliotecas. O programa atende desde crianças a partir de 7 anos a pessoas da terceira idade.

‘Outubro Especial’ e ‘Tenda Cultural’ foram sucesso de públicoEntre 10 e 16 de outubro, a Praça da Moça foi palco da Tenda Cultural. Durante toda a semana, o público pode conferir atrações de circo e participar de atividades culturais.Mas não parou por aí. Os alunos da rede municipal de ensino de Diadema foram contemplados com uma programação variada chamada de Outubro Especial. O evento ocorreu de 10 a 31 de outubro e reuniu peças, shows e palestras. Apresentações de artistas conhecidos fizeram parte da agenda, como os espetáculos da Cia Truks, Parlapatões e Palavra Cantada. As atrações ocorreram no Teatro Clara Nunes e na Praça da Moça. Juntas, as duas atividades atraíram mais de 30 mil pessoas.

26 9h Vivência com alunos de Artes

15h Integradas e Cultura Popular Casa da Música

19h Apresentações dos alunos de teatro Centro Cultural Diadema / Teatro Clara Nunes

27 14h às 21h Apresentações dos alunos de música Centro Cultural Diadema

29 16h Performances dos alunos de artes circenses Centro Cultural Diadema

18h Exibição das produções das oficinas de vídeos, roteiro e sensibilização para cinema Centro Cultural Diadema / Teatro Clara Nunes

29 19h30 Apresentações de DJs, dança de rua e grafite Centro Cultural Diadema / Teatro Clara Nunes

30 14h30 Contação de histórias Biblioteca de Inclusão da Vila Nogueira

19h Apresentações dos alunos de dança de salão, cigana, circular e flamenco Centro Cultural Diadema / Teatro Clara Nunes

Dia Horário Área Local

1 19h Abertura da exposição de artes visuais e intervenção poética Centro Cultural Diadema / Espaço Cândido Portinari

n Centro Cultural DiademaRua Graciosa, 300 – Centro.

n Casa da MúsicaAvenida Alda, 255 – Centro.

n Biblioteca de Inclusão Vila NogueiraRua Bernardo Lobo, 263 – Vila Nogueira.

Novembro

Dezembro

Dança é uma das nove linguagens artísticas a ser apresentada na Mostra

Evento terá exposição do trabalho de três mil alunos que participaram das oficinas gratuitas nos centros culturais de Diadema durante todo o ano de 2011

fotos: marcos luiz

mauro pedroso mauro pedroso

marcos luiz

Page 15: Jornal Cidade - Edição 219

15Jornal Cidade Nº 219 Novembro/2011

om o tema, “Danças Regionais Brasi-leiras”, a 16ª Mostra de Ginástica do

Programa Mulheres em Movimento será realizada no dia 4 de dezembro, às 17h, no Campo Distrital Padre Anchieta.

Nesta edição, as cinco regiões do país serão representadas em coreografias. A previsão é que 3.500 pessoas entre par-ticipantes e espectadores compareçam ao evento.

A Mostra é uma confraternização anu-al que finaliza as atividades desenvolvidas ao longo do ano pelo grupo. Ela é uma construção coletiva de alunas, professores e coordenação e leva, em média, seis me-ses para ficar pronta. A atividade é organi-zada pela Secretaria de Esporte e Lazer.

BenefíciosMais de 3.200 pessoas, a partir de

16 anos, frequentam o Mulheres em Mo-vimento. As aulas acontecem nas 23 salas de ginástica existentes no município.

n 16ª Mostra Mulheres em Movimento Campo Distrital Padre Anchieta Avenida Dona Ida Cerati Magrini, 645 Piraporinha.

ESPORTE

Mulheres em Movimento realiza sua 16ª Mostra

Complexo Inamar terá arquibancada para acomodar 5 mil torcedores

Encontro é promovido anualmente para encerrar as atividades do grupo

Todos os domingos, das 7h às 14h, a avenida Ulysses Guimarães recebe o projeto Domingo Saudável. A via é fechada para que possam ser oferecidas gratuitamente atividades de ciclismo, caminhada e skate, além de ações do Grupo Mulheres em Movimento, da Caravana do Lazer e uma atração musical. Anote na agenda e participe! Dias 6, 13, 20 e 27 de novembro e 4 de dezembro.

Quem curte capoeira vai ter uma agenda cheia em novembro. É que o Festival de Capoeira oferecerá diversas atividades. No dia 10 de novembro, das 19h às 22h, será realizado um aulão na Praça da Moça. Já no dia 11, será a vez do Centro Cultural Eldorado sediar um workshop sobre o tema. O evento acontece das 18h às 22h. No dia 12, vai ser realizado das 13h às 18h, um batizado de capoeira no Clube Mané Garrincha. O encerramento do festival será no dia 13, das 9h às 13h, no Ginásio Eduardo de Jesus.

Novembro terá festival de capoeira

De 7 a 19 de novembro, a cidade de Mogi das Cruzes sedia a 75ª edição dos Jogos Abertos do Interior. A cerimônia de abertura ocorre no dia 11 de novembro. Nesta edição, a delegação de Diadema contará com 70 pessoas,

entre atletas, comissão técnica e equipe de apoio, que disputará medalhas em seis modalidades:

handebol feminino, ginástica artística

feminina, bocha masculino, capoeira

feminino (equipe) e masculino

(individual) e judô masculino.

Atletas diademenses disputarão os 75º Jogos Abertos do Interior

Domingo Saudável na Ulysses Guimarães

Evento terá apresentações de danças inspiradas nas cinco regiões brasileiras. Prefeitura espera público de 3.500 pessoas

C

mar

cos

luiz

mar

cos

luiz

foto

s: m

arco

s lu

iz

marcos luiz

marcos luiz

mar

cos

luiz

As obras vão garantir ampliação da arquibancada e revitalização da quadra e dos outros espaços

O estádio do Inamar está sendo pre-parado para receber 5 mil torcedores por partida. As obras que começaram no dia 17 de outubro prevêem am-pliação da arquibancada, melhorias na grama sintética e nova demarca-ção do campo. As intervenções be-neficiarão a equipe da cidade que disputará no ano que vem a Segunda Divisão do Campeonato Paulista: o

CAD (Clube Atlético Diadema), além dos demais times do município. A previsão é que a arquibancada fique pronta em 2012. Em novem-bro deste ano, começa a reforma da quadra de futsal, vestiários, construção de mais dois ba-nheiros para o público, lan-chonete e muro no entorno do campo.

Page 16: Jornal Cidade - Edição 219

16 Jornal Cidade Nº 219 Novembro/2011