jornal comunicaçao direta...computador. “A intenção é que quando ele voltar para fazer um novo...

6
Informativo Unimed de Sorocaba Ano 08 Nº 01 | Janeiro/Fevereiro/Março 2010 A farmácia da Unimed Sorocaba, localizada na Avenida Antônio Carlos Cômitre, 580, passou por reformas para melhor atendê-lo. Foram instaladas rampas de acesso para portadores de necessidades especiais, corrimões, além da reformulação na fachada e no sistema de iluminação. Outra boa notícia é que a Farmácia Unimed já aceita pagamento com o cartão VISA, tanto de débito quanto de crédito, no qual as compras acima de R$ 200,00 (duzentos reais) podem ser parceladas em até três vezes. A Farmácia Unimed possui farmacêutico em tempo integral, serviço de disque-entrega e pelo site www. unimedsorocaba.com.br, você pode consultar os preços dos medicamentos e dos itens de perfumaria. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Segunda à Sexta-feira: 8h30 às 21h Disque Entrega: 8h30 às 20h Sábados: 8h30 às 18:00 Disque Entrega: 8h30 às 17h Telefone: (15) 3234.9450 FARMÁCIA UNIMED Farmácia exclusiva do cliente Unimed tem novidades. ACEITAMOS UNIMED SOROCABA ADQUIRE ÁREA NA REGIÃO CENTRAL PARA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO COMPLEXO Em breve, a Unimed Sorocaba iniciará a construção de um novo e moderno núcleo de serviços no bairro Jardim Faculdade. Nesse espaço ficarão alocados determinados serviços (que atualmente são realizados no hospital) e alguns departamentos como Marketing, Contas Médicas, Vendas, Arquivo e o Serviço de Medicina Preventiva. A área de 11.000 m2 foi comprada há cerca de seis meses. Uma empresa especializada já está analisando as edificações existentes no terreno – que medem, aproximadamente, 5.000 m2 - e verificando se as mesmas podem ser aproveitadas. O estudo deve estar concluído em até 90 dias. Definido o projeto, começará a concorrência para escolha da empresa que ficará responsável pela obra.

Transcript of jornal comunicaçao direta...computador. “A intenção é que quando ele voltar para fazer um novo...

Page 1: jornal comunicaçao direta...computador. “A intenção é que quando ele voltar para fazer um novo exame, traga o CD para que as novas informações sejam gravadas, formando uma

Informativo Unimed de SorocabaAno 08 Nº 01 | Janeiro/Fevereiro/Março 2010

Um convênio fi rmado entre a Unimed Sorocaba e a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP no dia 28 de janeiro permitirá aos quintanistas do curso de medicina a realização do estágio curricular nos setores de Laboratório, Imagem, Hemodinâmica, Hemodiálise e UTIs do Hospital Unimed de Sorocaba (HUS), considerado um dos mais avançados do interior paulista. Os estágios também podem ser realizados na Faculté Libre de Médecine de Lille e na Faculté de Médecine Pittié-Salpetrière de Paris, ambas na França; nos hospitais Albert Einstein, Samaritano e Emílio Ribas, em São Paulo (SP), por exemplo.

Para o diretor de Assuntos Médicos da Unimed Sorocaba, doutor Carlos Alberto Caniello, a parceria está calcada na posição institucional da entidade de se interrelacionar ativamente com a comunidade local. “Como empresa cidadã, a Unimed Sorocaba sempre procura se inserir no contexto social por meio de ações de promoção e prevenção da saúde, socioambientais, culturais, esportivas e, como

Com o objetivo de facilitar ainda mais a vida de seus clientes, a Unimed Sorocaba implantou o Guia Médico Mobile, tecnologia de última geração desenvolvida pela Unimed do Brasil, que permite aos usuários acessar, de maneira rápida (não é preciso baixar o arquivo completo) e de graça, por meio de aparelhos celulares o guia médico da instituição. Com esta nova ferramenta, o cliente tem a opção de, após buscar o médico de sua preferência, ligar diretamente do seu celular para o número do telefone do profi ssional escolhido e até, dependendo do tipo de aparelho que é utilizado, visualizar a localização exata do consultório ou clínica. Para acessar o Guia Médico Mobile basta digitar o endereço: m.unimed.com.br/guiamedico no celular.

A agilidade é premissa tanto para o cliente que pode fazer buscas rápidas e pontuais, quanto para a Singular que não precisa dedicar esforço extra para gerar as informações que vão manter seu Guia Médico Mobile atualizado.

Layout atende a RN 190 - Além do design moderno, o Guia Médico Mobile do Portal também atende as exigências impostas pela Agência Nacional de Saúde em sua RN 190, no que diz respeito à forma de apresentação das informações para consulta dos clientes. O resultado da busca traz informações como nome, telefone, endereço e especialidade do prestador, além de relacioná-lo a uma rede específi ca de atendimento.

neste caso, ligadas ao meio acadêmico da cidade”, explica. Os estágios dos alunos de medicina da PUC-SP no HUS durarão quatro semanas, com jornadas diárias de oito horas e sempre serão acompanhados pelos coordenadores dos setores. Laura Christina Martinez e André Rozas foram os primeiros estagiários a utilizarem o novo convênio. Na segunda-feira, 8 de fevereiro, logo às 8 horas eles chegaram ao HUS para iniciarem o aprendizado no Setor de Imagem. Os estudantes foram recebidos pelos doutores Caniello e Paulo Húngaro Neto – este último diretor clínico do hospital. A primeira atividade desempenhada foi visitar todas as dependências onde são realizados os serviços de imagem e receber as primeiras informações sobre os cuidados que se deve adotar em relação à radiação, o sistema de emissão de laudos, entre outros. “Escolhi o Hospital Unimed de Sorocaba para estagiar porque os serviços aqui realizados e o corpo clínico são muito bons”, resumiu a quintanista Laura.

HOSPITAL UNIMED DE SOROCABA PODE VIR A REALIZAR TRANSPLANTES DE MEDULAS ÓSSEAS

O Hospital Unimed Sorocaba (HUS) recebeu no dia 10 de fevereiro a visita do médico Luis Fernando Bouzas, diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea do INCA (Instituto Nacional do Câncer) e representante do Ministério da Saúde. O objetivo da visita foi o de avaliar se o hospital reúne condições técnicas para receber o credenciamento de órgão transplantador de células-tronco hematopoiéticas (medula óssea).

A equipe médica, juntamente com a diretoria do hospital, apresentou ao representante do Ministério da Saúde a estrutura física e a equipe de profi ssionais que estarão voltados ao atendimento dos pacientes destinados ao transplante de medula óssea.

Cinco médicos, sendo um deles pediatra, comporão o grupo, o que pode representar um grande diferencial. “Existem poucos leitos no Brasil apropriados para atender crianças, com isso a inclusão de um pediatra na equipe é essencial”, declarou o doutor Luis Fernando Bouzas.

Agora, o Hospital Unimed de Sorocaba aguarda a decisão do Ministério da Saúde para dar continuidade aos procedimentos necessários à efetivação dos transplantes de medula.

A farmácia da Unimed Sorocaba, localizada na Avenida Antônio Carlos Cômitre, 580, passou por reformas para melhor atendê-lo. Foram instaladas rampas de acesso para portadores de necessidades especiais, corrimões, além da reformulação na fachada e no sistema de iluminação.Outra boa notícia é que a Farmácia Unimed já aceita pagamento com o cartão VISA, tanto de débito quanto de crédito, no qual as compras acima de R$ 200,00 (duzentos reais) podem ser parceladas em até três vezes. A Farmácia Unimed possui farmacêutico em tempo integral, serviço de disque-entrega e pelo site www.unimedsorocaba.com.br, você pode consultar os preços dos medicamentos e dos itens de perfumaria.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda à Sexta-feira: 8h30 às 21hDisque Entrega: 8h30 às 20hSábados: 8h30 às 18:00Disque Entrega: 8h30 às 17hTelefone: (15) 3234.9450

COMUNICAÇÃO DIRETA é um informativo voltado aos clientes de planos particulares e departamento de Recursos Humanos de empresas clientes. Diretoria Executiva: Rodolfo Pinto Machado de Araujo, Diretor Presidente; Dr. Miguel Villa Nova Soeiro Filho, Diretor Vice-Presidente; Dr. José Francisco Moron Morad, Diretor Superintendente; Dr. Carlos Alberto Caniello, Diretor de Assuntos Médicos; Dr. Fernando Carvalho e Silva, Diretor de Mercado. Conselho de Administração: Dra. Celeste Gomez Sardinha Oshiro; Dr. Godofredo Campos Borges; Dr. Hector Armando Archer Garcia; Dr. Hugo Hypolito; Dr. Ivo Augusto Gagliardi; Dr. José Rosalvo Santos Maia; Dr. Marcos Nobuyuki Sakano; Dra. Vera Lúcia Escobar Archilla; Dr. Willy Marcus Gomes França. Conselho Técnico: Dr. Basílio Cassar; Dr. Edson Shusaku Shitara; Dr. Eduardo Martins Marques; Dr. José Roberto Pretel Pereira Job; Dra. Sueli Marques Paiva Bulle de Oliveira. Conselho Fiscal: Membros Efetivos: Dra. Anacelis Stachewski; Dra. Flordenice Nascimento Van Den Ende; Dr. Mário César Diegues; Membros Suplentes: Dr. Carlos Renato A. Imamura; Dr. João Guilherme G. Martins; Dr. Wilson Modesto de Oliveira Jr. Marketing: (15) 3332.9237; Dr. Willy Marcus Gomes França, Médico Responsável CRM 61.588; Simone Ramiro, Coordenadora; Jenniffer Moura, Assistente; Claudir Gori, Designer Gráfi co. Textos: SZS Comunicação (15) 3202.3515; Fotos: Arquivo Unimed Sorocaba; Diagramação: Marketing Unimed Sorocaba; SAC: 0800 77 10 500.

EXPEDIENTE

CONVÊNIO ACADÊMICO

FARMÁCIA UNIMEDFarmácia exclusiva do cliente Unimed tem novidades.

Dr. Paulo Húngaro com os estagiários

Dr. Carlos Alberto Caniello

Dr. Luís (de terno azul) e equipe do HUSLuís, Dr. Moron e Jorge: equipe envolvida na implantação do PACS.

ACEITAMOS

VANTAGENS TECNOLÓGICAS AOS CLIENTESUnimed Sorocaba inova e passa a contar com Guia Médico Mobile

UNIMED SOROCABA ADQUIRE ÁREA NA REGIÃO CENTRAL PARA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO COMPLEXO

Em breve, a Unimed Sorocaba iniciará a construção de um novo e moderno núcleo de serviços no bairro Jardim Faculdade. Nesse espaço fi carão alocados determinados serviços (que atualmente são realizados no hospital) e alguns departamentos como Marketing, Contas Médicas, Vendas, Arquivo e o Serviço de Medicina Preventiva.A área de 11.000 m2 foi comprada há cerca de seis meses. Uma empresa especializada já está analisando as edifi cações existentes no terreno – que medem, aproximadamente, 5.000 m2 - e verifi cando se as mesmas podem ser aproveitadas. O estudo deve estar concluído em até 90 dias. Defi nido o projeto, começará a concorrência para escolha da empresa que fi cará responsável pela obra.

NOVA TECNOLOGIA IMPLANTADA NO HOSPITAL UNIMED DE SOROCABA ELIMINARÁ PELÍCULAS E LAUDOS IMPRESSOS DE EXAMES DE IMAGEM

Novamente, o Hospital Unimed de Sorocaba (HUS) dá um grande passo tecnológico. Já se encontra em funcionamento um moderno sistema de arquivamento e comunicação de imagens denominado PACS (Picture Archive and Communication System), por meio do qual todas as imagens e laudos de exames como raio x, ressonância magnética, mamografi as, entre outros, fi cam arquivados virtualmente e podem ser acessados em qualquer setor do hospital ou à distância, por médicos e pacientes.

Atualmente, o hospital realiza, cerca de, 12 mil exames de imagens por mês. “Com esta nova tecnologia, nossos usuários ganharão mais qualidade, precisão, segurança e rapidez nos exames de imagem”, destaca o superintendente da Unimed Sorocaba, doutor José Francisco Moron Morad. Brevemente, os clientes da Unimed Sorocaba que fi zerem exames de imagem levarão no lugar das tradicionais pastas contendo as películas e os laudos, imagens impressas por computador e um CD, onde as mesmas estarão gravadas em alta resolução e poderão ser acessadas por ele e pelo médico assistente em qualquer computador. “A intenção é que quando ele voltar para fazer um novo exame, traga o CD para que as novas informações sejam gravadas, formando uma espécie de banco de dados”, explica.

Os principais setores do HUS já estão interligados e se interagem por uma ampla rede. Desde a chegada do usuário na recepção, até os controles de medicamentos, pedidos de exames, prescrições médicas e evoluções, tudo é captado instantaneamente por essa rede. Com a implantação do PACS, a instituição atinge um nível de tecnologia inédito nos hospitais da região.

SOBRE O PACs

Os sistemas PACS são ferramentas que integram as imagens de um paciente às informações tradicionais. Tais sistemas representam a evolução natural do trabalho com imagens no formato digital, além de fornecer um acesso melhor, mais rápido e mais seguro às imagens armazenadas e também minimizam suas perdas. Os PACS possuem recursos de tratamento de imagens que possibilitam obter informações mais precisas sobre estruturas anatômicas e patologias, ajudando os médicos a diagnosticar doenças que até então não poderiam ser detectadas por procedimentos tradicionais.

Estes sistemas permitem o intercâmbio de informações, tanto entre médicos, quanto entre pacientes e médicos. Através da internet, vários médicos podem analisar as mesmas imagens e debater sobre estas. Ao passo que, após alguns instantes de realizado o exame, o paciente pode acessar de qualquer computador com acesso a internet, dados sobre o seu exame, inclusive o laudo médico.

Ao promover uma maior segurança dos dados contra perdas e deteriorização, ao armazená-los de forma eletrônica, os PACS não só fornecem um acesso aos dados mais rápido como também reduz custos. Pois a partir do momento em que é implementado, o departamento radiológico passa a ter uma redução nos gastos com fi lmes que pode chegar a 25%, o que é conhecido como radiologia fi lm-less.

Page 2: jornal comunicaçao direta...computador. “A intenção é que quando ele voltar para fazer um novo exame, traga o CD para que as novas informações sejam gravadas, formando uma

PRÉ-CONCEPÇÃO, PRÉ-NATAL E ESTERELIDADEPalestra sobre pré-concepção, pré-natal e esterilidade foi realizada na Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba

O Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba promoveu no dia 25 de fevereiro a palestra “Pré-concepção, pré-natal e esterilidade”, ministrada pelo obstetra Alfredo Bauer. Participaram da atividade estudantes de medicina e leigos. Durante a palestra, o doutor Alfredo Bauer abordou diversos assuntos envolvendo a pré-concepção, difi culdade para engravidar e principais queixas das gestantes e como solucioná-las. Um dos pontos foi que é só após doze meses tentando engravidar e não conseguindo que a medicina considera a possibilidade de haver alguma anormalidade que impeça a fertilização do óvulo. Outro item foi em relação às complicações que podem acarretar num aborto. “Isso pode ocorrer até o terceiro mês de gestação, num porcentual que varia entre 10% e 20%”. “O planejamento e preparo para uma gravidez trazem um grande benefício físico e psicológico para a gestante e melhores resultados fetais”, diz o doutor Bauer. Durante o pré-natal, o seguimento e informações a gestante podem melhorar o preparo ao parto e ao cuidado do recém-nascido. “A orientação sobre infertilidade e pré-concepção diminuem a ansiedade do casal na espera pela futura gestação”, conclui.

Estamos vivendo um momento único. Um momento em que a crise fi nanceira nos deu uma trégua e está permitindo um crescimento mesmo que módico.Nestes períodos de “bonanza” as estratégias de crescimento devem ser mantidas e ao mesmo tempo reavaliadas.

Depois de adquirirmos uma área de 11.000m2 próximo ao Betel, no Jd. Faculdade, agora é a vez de darmos continuidade a mais uma ampliação do nosso Hospital.

Com relação ao terreno, estamos aguardando as avaliações de engenharia estrutural da empresa Falcão-Bauer, uma das mais conceituadas do país que vai dizer o quão aproveitável são as estruturas lá edifi cadas. Se houver possibilidade de utilizarmos estas estruturas, será uma grande acelerada nos projetos de criação do que será, num futuro próximo, nosso segundo grande ponto de referência na cidade e região.

No Hospital, os trabalhos já estão mais adiantados. Serão mais 22 apartamentos, que terão o que há de mais moderno em termos de construção hospitalar. Esta será a última etapa de ampliação em solo, ou seja, no mesmo nível térreo.

Estas ampliações fazem parte do planejamento estratégico da cooperativa e do plano diretor do hospital que poderiam ser mais acelerados se não fossem as contingências fi scais e tributárias que exageradamente insistem em nos propiciar situações de superação.

É assim que trabalhamos, superando as adversidades e contando com a cooperação de colegas cooperados e colaboradores, para que juntos cheguemos no ponto de excelência que desejamos.

Dr. Rodolfo Pinto Machado AraujoDiretor Presidente da Unimed Sorocaba

DIA MUNDIAL DO RIMProteja seus rins, controle o diabetes, promovida pela Unimed Sorocaba

Durante o dia 11 de março, 523 pessoas passaram pela unidade do Campolim do hipermercado Extra para participar da campanha Previna-se, promovida pela Unimed Sorocaba com o apoio da com apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia. O objetivo da atividade era celebrar o Dia Mundial do Rim, informando sobre a doença renal crônica (DRC) e a importância de sua prevenção, especialmente na prevenção e controle do diabetes, a principal causa desta patologia. Das 11 às 21 horas, uma equipe multiprofi ssional da Unimed Sorocaba esteve no local para informar, esclarecer e aferir os Índices de Massa Corporal (IMC), Pressão Arterial (PA) e glicemia capilar da população presente, além de dar orientações médicas para aqueles que apresentassem alterações nestes exames. As doenças renais têm causas diversas e podem que podem levar à perda completa da função dos rins se não forem descobertas e tratadas em tempo. Os rins são os responsáveis por manter a pressão arterial em níveis adequados, fi ltrar o sangue, eliminar as toxinas, controlar a quantidade de sal e água no corpo, além de produzir hormônios importantes para evitar

anemia e doença óssea.Os sinais que podem indicar que a pessoa é portadora de uma doença renal são: pressão alta, inchaço (sobretudo no rosto e tornozelos), sangue na urina, cólica renal causada por cálculos, indícios de infecção urinária, palidez cutânea e fraqueza. Porém, nem sempre há manifestações clínicas no início da doença renal.Para manter os rins saudáveis é importante controlar o peso, manter uma dieta saudável, fazer exercícios físicos regularmente, consultar um médico anualmente, não fazer uso exagerado de anti-infl amatórios, conhecer o histórico familiar de doenças renais, monitorar a pressão arterial e a taxa de colesterol, não fumar, nem abusar de bebidas alcoólicas e informar-se sobre a doença renal.Responsável pela campanha, o médico nefrologista Ricardo Augusto de Miranda Cadaval, representante do Comitê de Especialidade de Nefrologia da Unimed Sorocaba classifi cou esta segunda edição da campanha como sendo um sucesso. Veja as fotos.

Dr. Alfredo Bauer durante palestra na Medicina Preventiva da Unimed

Dr. Ricardo Cadaval orientando uma participante

PALAVRA DO PRESIDENTE

No último dia 11 de fevereiro, a Unimed Sorocaba, por meio do departamento de Responsabilidade Socioambiental (RSA), realizou o 1° encontro de voluntários. O evento sensibilizou para a prática do voluntariado e debateu as principais metas do programa.

De acordo com a coordenadora do RSA, Patrícia Bezerra da Silva, a intenção é realizar dois eventos por ano. “Além disso, desenvolveremos um trabalho expressivo de divulgação dos resultados das práticas voluntárias e de valorização do colaborador. Este encontro é a etapa fi nal da implantação do programa de voluntariado que passou por pesquisa interna, cadastramento e, agora, a capacitação. Daqui por diante as atividades acontecerão na medida em que houver necessidade”, declara. Podem participar do programa, colaboradores, cooperados e seus familiares.

Os voluntários receberão as camisetas do programa e um manual contendo todas as diretrizes, estrutura de responsabilidades e dicas sobre como o voluntário pode atuar nos projetos da Unimed Sorocaba e também na comunidade.

O programa Coordenado pelo departamento de RSA, o programa de voluntariado da Unimed Sorocaba tem como meta, promover a cultura do trabalho voluntário por meio do incentivo à solidariedade e cidadania, fazer valer os princípios da política de Responsabilidade Socioambiental e tornar a Unimed Sorocaba um importante agente de integração entre o voluntariado do Hospital Unimed de Sorocaba e a comunidade “ Temos como objetivo juntar esforços através da ação voluntária para que sejam atingidos todas as metas de desenvolvimento deste milênio”, conclui a coordenadora do departamento.

UNIMED SOROCABA REALIZOU OPRIMEIRO ENCONTRO DE VOLUNTÁRIOS

UNIMED SOROCABA E SECRETARIA DA CIDADANIA FAZEM DOAÇÃO AOS DESABRIGADOS DA ENCHENTE NO MUNICÍPIO

ALUNOS DE ESCOLA “ADOTADA” PELA UNIMED SOROCABA PASSAM A TER AULAS DE XADREZ E PINTURA.

Desde o mês de março os alunos da Escola Estadual Professor José Osório Campos Maia e Almeida passaram a ter aulas de xadrez e ofi cinas de pintura. A Escola foi adotada pela cooperativa há seis anos e desde então um intenso trabalho vem sendo realizado com a mesma.Após avaliar algumas atividades que poderiam reverter em benefícios concretos à formação de estudantes, as aulas de xadrez e pintura se mostraram positivas.

O xadrez auxilia no desempenho escolar e na educação dos alunos, contribuindo na disciplina, concentração, raciocínio lógico e dinâmica de cálculo. Segundo o professor de xadrez Ronaldo Machado “ o tabuleiro e o movimento das peças do xadrez, mostra a associação que existe entre as fi guras geométricas e a matemática”.

As aulas de pintura desenvolvem a criatividade, a coordenação e auxiliam na concentração dos alunos. Não são apenas as crianças que são benefi ciadas. Quem ensina também adquire experiências gratifi cantes e únicas. “Na primeira vez que ministrei a ofi cina aqui na escola, um garoto da terceira série me disse que eu o estava ajudando a realizar o sonho da vida dele, que era pintar um quadro”, conta Daiane Rodrigues instrutora de pintura.

As atividades ocorrem na própria escola. As aulas de xadrez são ministradas para alunos das terceiras e quartas séries sempre às quartas-feiras, das 10 às 12 horas e das 13 às 14 horas e a ofi cina de pintura acontece todas as quintas e sextas-feiras para os alunos da primeira a quarta série.

Os infectologistas Fernando José Goes Ruiz, Mario Sérgio Moreno e Priscilla Helena dos Santos, cooperados da Unimed Sorocaba, discutiram com 150 colegas de profi ssão e estudantes a história, os aspectos epidemiológicos e as formas de se prevenir contra o vírus causador da gripe H1N1. O simpósio aconteceu no último dia 4 de março e foi promovido pelo Centro de Estudos da Unimed Sorocaba (CEUS).

O evento foi aberto pelo doutor Carlos Renato Imamura, representante do CEUS. “O objetivo é discutir um tema atual já que, ao que tudo indica, entraremos numa nova fase de incidência relevante da gripe H1N1”, disse aos participantes do simpósio.

O simpósio foi dividido em três partes. O doutor Mario Sérgio apresentou um resumo histórico das gripes e, em especial, da Infl uenza A. Já o doutor Fernando Ruiz abordou a disseminação globalizada do vírus durante o último surto, que começou no México, entre o fi nal de março e início de abril do ano passado, as estatísticas ofi ciais de países e órgãos como OPAS e OMS e comparou diversos dados das gripes Sazonal e H1N1. À doutora Priscilla coube a tarefa de discutir os aspectos de imunização e a epidemiologia da doença. Comparando o surto da Gripe Espanhola, em 1918 e que matou 25 milhões de pessoas, com o ocorrido no último ano – ambos causados pelo vírus Infl uenza A, subtipo H1N1, mas de cepas diferentes – o grande diferencial, como frisou o doutor Mario Sérgio, foi a velocidade da disseminação global. Pouco tempo depois do seu surgimento em 2009, a gripe inicialmente denominada como Gripe Suína atingiu fortemente a América do Norte e, sem seguida, a Europa e Oceania. Tal nomenclatura (que levou muitas pessoas a erroneamente imaginarem que ingerir carne de porco pudesse desencadear o processo gripal) se deu pelo fato do capsídeo (cápsula de proteínas, ligadas a lipídeos ou glicídeos) que envolve o ácido nucleico (RNA ou DNA) do vírus Infl uenza ser típico dos encontrados em aves, suínos e humanos. Tanto que o caso número zero surgiu numa fazenda mexicana onde se criava porcos em grande escala. O vírus que assustou o mundo em 2009 e começa a surgir novamente neste ano é uma mutação, como explicou o doutor Fernando Ruiz. Assim, seu comportamento foi e ainda é uma incógnita em muitos sentidos e não é possível afi rmar com total segurança que os efeitos causados pelo vírus no inverno do hemisfério norte serão iguais aos que ocorrerão alguns meses depois no inverno do hemisfério sul. Segundo a doutora Priscilla, neste ano Sorocaba é uma das 65 unidades sentinelas brasileiras que acompanharão a evolução da Gripe H1N1, cujos dados compilados são reportados à OMS. O posto funciona na Unidade Pré-Hospitalar da Zona Oeste. A vacinação nacional, iniciada no dia 8 de março, também foi abordada pela doutora Priscilla. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a intenção do governo federal é vacinar 90 milhões de brasileiros nos primeiros dois meses. “O objetivo da vacinação será o de diminuir as mortes e os casos graves”, explicou a médica. “Somente o Estado de São Paulo pretende vacinar 20 milhões de pessoas em dois meses”. Nas duas primeiras semanas da campanha, serão imunizados somente os trabalhadores da área da saúde e indígenas que vivem em aldeias do país. Nesta etapa, a estimativa é que cerca de 1,9 milhão de trabalhadores da área da saúde e 566 mil indígenas sejam vacinados contra o vírus. O Hospital Unimed de Sorocaba, vacinará médicos e colaboradores – que atuam diretamente no contato com pacientes – a partir do dia 15.

A segunda fase da vacinação contra a Gripe H1 N1 vai do dia 22 de março e até 2 de abril, e incluirá gestantes, crianças (com idades entre seis meses e dois anos), e os portadores de doenças crônicas -como obesidade de grau três, diabetes, pessoas imunodeprimidas, asmáticos graves, cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas, dentre outros. Já na terceira etapa da campanha, que ocorrerá entre os dias 5 e 23 de abril, será vacinada a população de 20 a 29 anos. Entre 24 de abril a 7 de maio, receberão a vacina idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum. No período de 10 a 21 de maio, serão imunizados adultos de 30 a 39 anos.

Equipe da Unimed na entrega

Ofi cina de pintura

Voluntários em seu primeiro encontro

O departamento de Responsabilidade Socioambiental (RSA) da Unimed Sorocaba, em parceria com a Secretaria de Cidadania da prefeitura local, fi zeram na última quarta-feira, 3 de março, uma doação para as vítimas das enchentes que assolaram Sorocaba no início deste ano. Ao todo foram entregues, aproximadamente, 150 itens de produtos de higiene e 140 litros de leite, para 11 famílias, que se encontram desabrigadas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Ipiranga.

A CampanhaPara mobilizar a arrecadação, a Unimed realizou uma campanha de doação que aconteceu entre 17 e 26 de fevereiro e envolveu os funcionários de todas as unidades da Unimed Sorocaba, onde foram instaladas caixas em pontos estratégicos. “Estas campanhas são importantes para sensibilizar o nosso público interno para os problemas que estão acontecendo em nossa própria cidade e o quanto a colaboração de cada um de nós é fundamental, conclui Patrícia.

Aula de xadrez

INFECTOLOGISTAS DA UNIMED SOROCABA DISCUTEM COM OUTROS MÉDICOS A HISTÓRIA, AÇÕES E PREVENÇÃO DA GRIPE H1N1

Dr. Carlos Renato na abertura

Dra. Priscila

Dia Horário Atividade

5 18h30 GRUPO PARA PÓS-OPERADOS: CIRURGIA DA OBESIDADE(Indicação Médica)

7 -DIA MUNDIAL DA SAÚDE“1000 CIDADES, 1000 VIDAS - URBANIZAÇÃO E SAÚDE”

7 e 8(Quarta e Quinta-feira)

18h30 às 21h30CURSO DE GESTANTES DA UNIMED SOROCABA:Mamãe, Papai e Bebê

12 19h PLANEJAMENTO FAMILIAR (Indicação Médica)

24 (Sábado) 8h às 13h30CURSO DE GESTANTES DA UNIMED SOROCABA:Mamãe, Papai e Bebê

26 - DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO

29 18h30Palestra EducativaIVAS – INFECÇÕES DAS VIAS AÉREAS SUPERIORESPalestrante - Dra. Ana Paula Fiuza Dualibi – Médica Otorrinolaringologista

29 16hGRUPO DE OBESIDADE INFANTILINÍCIO BIMESTRAL (Indicação Médica)

(Segunda à Sexta)PROGRAMA CAMINHANDO (Indicação Médica)

PISTA DE CAMINHADA DO CAMPOLIM

TODAS AS 2ª FEIRAS 8h e às 9h30 OFICINA DA MEMÓRIA (Indicação Médica)

TODAS AS 2ª FEIRASTODAS AS 5ª FEIRAS

16h9h30

OFICINA DE EXERCÍCIOS (Indicação Médica)

TODAS AS 4ª FEIRAS 10h OFICINA DE DIABETES (Indicação Médica)(Chegar às 9h30 para a medida da glicemia, verifi cação do peso e da pressão)

TODAS AS 4ª FEIRAS 18h OFICINA DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR (Indicação Médica)(Chegar às 17h30 para verifi cação do peso e da pressão)

AGENDAR DATA TREINAMENTO PARA USO DE INSULINA (Indicação Médica)

Dia Horário Atividade

calendáriocalendáriocalendárioda medicina preventivada medicina preventivada medicina preventivada medicina preventivada medicina preventivada medicina preventiva

Para mais informações ligue:Medicina Preventiva - (15) 3224.4397SAC Unimed Sorocaba - 0800 77 10 500

mar

ketin

gUnim

ed

soro

caba

ABRIL | 2010

SAC Unimed Sorocaba - 0800 77 10 500

TODOS OS EVENTOS SÃO REALIZADOS NA MEDICINA PREVENTIVAExceto o Programa Caminhando

Novo telefoneFarmácia Unimed

(15) 3234.9450

Page 3: jornal comunicaçao direta...computador. “A intenção é que quando ele voltar para fazer um novo exame, traga o CD para que as novas informações sejam gravadas, formando uma

PRÉ-CONCEPÇÃO, PRÉ-NATAL E ESTERELIDADEPalestra sobre pré-concepção, pré-natal e esterilidade foi realizada na Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba

O Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba promoveu no dia 25 de fevereiro a palestra “Pré-concepção, pré-natal e esterilidade”, ministrada pelo obstetra Alfredo Bauer. Participaram da atividade estudantes de medicina e leigos. Durante a palestra, o doutor Alfredo Bauer abordou diversos assuntos envolvendo a pré-concepção, difi culdade para engravidar e principais queixas das gestantes e como solucioná-las. Um dos pontos foi que é só após doze meses tentando engravidar e não conseguindo que a medicina considera a possibilidade de haver alguma anormalidade que impeça a fertilização do óvulo. Outro item foi em relação às complicações que podem acarretar num aborto. “Isso pode ocorrer até o terceiro mês de gestação, num porcentual que varia entre 10% e 20%”. “O planejamento e preparo para uma gravidez trazem um grande benefício físico e psicológico para a gestante e melhores resultados fetais”, diz o doutor Bauer. Durante o pré-natal, o seguimento e informações a gestante podem melhorar o preparo ao parto e ao cuidado do recém-nascido. “A orientação sobre infertilidade e pré-concepção diminuem a ansiedade do casal na espera pela futura gestação”, conclui.

Estamos vivendo um momento único. Um momento em que a crise fi nanceira nos deu uma trégua e está permitindo um crescimento mesmo que módico.Nestes períodos de “bonanza” as estratégias de crescimento devem ser mantidas e ao mesmo tempo reavaliadas.

Depois de adquirirmos uma área de 11.000m2 próximo ao Betel, no Jd. Faculdade, agora é a vez de darmos continuidade a mais uma ampliação do nosso Hospital.

Com relação ao terreno, estamos aguardando as avaliações de engenharia estrutural da empresa Falcão-Bauer, uma das mais conceituadas do país que vai dizer o quão aproveitável são as estruturas lá edifi cadas. Se houver possibilidade de utilizarmos estas estruturas, será uma grande acelerada nos projetos de criação do que será, num futuro próximo, nosso segundo grande ponto de referência na cidade e região.

No Hospital, os trabalhos já estão mais adiantados. Serão mais 22 apartamentos, que terão o que há de mais moderno em termos de construção hospitalar. Esta será a última etapa de ampliação em solo, ou seja, no mesmo nível térreo.

Estas ampliações fazem parte do planejamento estratégico da cooperativa e do plano diretor do hospital que poderiam ser mais acelerados se não fossem as contingências fi scais e tributárias que exageradamente insistem em nos propiciar situações de superação.

É assim que trabalhamos, superando as adversidades e contando com a cooperação de colegas cooperados e colaboradores, para que juntos cheguemos no ponto de excelência que desejamos.

Dr. Rodolfo Pinto Machado AraujoDiretor Presidente da Unimed Sorocaba

DIA MUNDIAL DO RIMProteja seus rins, controle o diabetes, promovida pela Unimed Sorocaba

Durante o dia 11 de março, 523 pessoas passaram pela unidade do Campolim do hipermercado Extra para participar da campanha Previna-se, promovida pela Unimed Sorocaba com o apoio da com apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia. O objetivo da atividade era celebrar o Dia Mundial do Rim, informando sobre a doença renal crônica (DRC) e a importância de sua prevenção, especialmente na prevenção e controle do diabetes, a principal causa desta patologia. Das 11 às 21 horas, uma equipe multiprofi ssional da Unimed Sorocaba esteve no local para informar, esclarecer e aferir os Índices de Massa Corporal (IMC), Pressão Arterial (PA) e glicemia capilar da população presente, além de dar orientações médicas para aqueles que apresentassem alterações nestes exames. As doenças renais têm causas diversas e podem que podem levar à perda completa da função dos rins se não forem descobertas e tratadas em tempo. Os rins são os responsáveis por manter a pressão arterial em níveis adequados, fi ltrar o sangue, eliminar as toxinas, controlar a quantidade de sal e água no corpo, além de produzir hormônios importantes para evitar

anemia e doença óssea.Os sinais que podem indicar que a pessoa é portadora de uma doença renal são: pressão alta, inchaço (sobretudo no rosto e tornozelos), sangue na urina, cólica renal causada por cálculos, indícios de infecção urinária, palidez cutânea e fraqueza. Porém, nem sempre há manifestações clínicas no início da doença renal.Para manter os rins saudáveis é importante controlar o peso, manter uma dieta saudável, fazer exercícios físicos regularmente, consultar um médico anualmente, não fazer uso exagerado de anti-infl amatórios, conhecer o histórico familiar de doenças renais, monitorar a pressão arterial e a taxa de colesterol, não fumar, nem abusar de bebidas alcoólicas e informar-se sobre a doença renal.Responsável pela campanha, o médico nefrologista Ricardo Augusto de Miranda Cadaval, representante do Comitê de Especialidade de Nefrologia da Unimed Sorocaba classifi cou esta segunda edição da campanha como sendo um sucesso. Veja as fotos.

Dr. Alfredo Bauer durante palestra na Medicina Preventiva da Unimed

Dr. Ricardo Cadaval orientando uma participante

PALAVRA DO PRESIDENTE

No último dia 11 de fevereiro, a Unimed Sorocaba, por meio do departamento de Responsabilidade Socioambiental (RSA), realizou o 1° encontro de voluntários. O evento sensibilizou para a prática do voluntariado e debateu as principais metas do programa.

De acordo com a coordenadora do RSA, Patrícia Bezerra da Silva, a intenção é realizar dois eventos por ano. “Além disso, desenvolveremos um trabalho expressivo de divulgação dos resultados das práticas voluntárias e de valorização do colaborador. Este encontro é a etapa fi nal da implantação do programa de voluntariado que passou por pesquisa interna, cadastramento e, agora, a capacitação. Daqui por diante as atividades acontecerão na medida em que houver necessidade”, declara. Podem participar do programa, colaboradores, cooperados e seus familiares.

Os voluntários receberão as camisetas do programa e um manual contendo todas as diretrizes, estrutura de responsabilidades e dicas sobre como o voluntário pode atuar nos projetos da Unimed Sorocaba e também na comunidade.

O programa Coordenado pelo departamento de RSA, o programa de voluntariado da Unimed Sorocaba tem como meta, promover a cultura do trabalho voluntário por meio do incentivo à solidariedade e cidadania, fazer valer os princípios da política de Responsabilidade Socioambiental e tornar a Unimed Sorocaba um importante agente de integração entre o voluntariado do Hospital Unimed de Sorocaba e a comunidade “ Temos como objetivo juntar esforços através da ação voluntária para que sejam atingidos todas as metas de desenvolvimento deste milênio”, conclui a coordenadora do departamento.

UNIMED SOROCABA REALIZOU OPRIMEIRO ENCONTRO DE VOLUNTÁRIOS

UNIMED SOROCABA E SECRETARIA DA CIDADANIA FAZEM DOAÇÃO AOS DESABRIGADOS DA ENCHENTE NO MUNICÍPIO

ALUNOS DE ESCOLA “ADOTADA” PELA UNIMED SOROCABA PASSAM A TER AULAS DE XADREZ E PINTURA.

Desde o mês de março os alunos da Escola Estadual Professor José Osório Campos Maia e Almeida passaram a ter aulas de xadrez e ofi cinas de pintura. A Escola foi adotada pela cooperativa há seis anos e desde então um intenso trabalho vem sendo realizado com a mesma.Após avaliar algumas atividades que poderiam reverter em benefícios concretos à formação de estudantes, as aulas de xadrez e pintura se mostraram positivas.

O xadrez auxilia no desempenho escolar e na educação dos alunos, contribuindo na disciplina, concentração, raciocínio lógico e dinâmica de cálculo. Segundo o professor de xadrez Ronaldo Machado “ o tabuleiro e o movimento das peças do xadrez, mostra a associação que existe entre as fi guras geométricas e a matemática”.

As aulas de pintura desenvolvem a criatividade, a coordenação e auxiliam na concentração dos alunos. Não são apenas as crianças que são benefi ciadas. Quem ensina também adquire experiências gratifi cantes e únicas. “Na primeira vez que ministrei a ofi cina aqui na escola, um garoto da terceira série me disse que eu o estava ajudando a realizar o sonho da vida dele, que era pintar um quadro”, conta Daiane Rodrigues instrutora de pintura.

As atividades ocorrem na própria escola. As aulas de xadrez são ministradas para alunos das terceiras e quartas séries sempre às quartas-feiras, das 10 às 12 horas e das 13 às 14 horas e a ofi cina de pintura acontece todas as quintas e sextas-feiras para os alunos da primeira a quarta série.

Os infectologistas Fernando José Goes Ruiz, Mario Sérgio Moreno e Priscilla Helena dos Santos, cooperados da Unimed Sorocaba, discutiram com 150 colegas de profi ssão e estudantes a história, os aspectos epidemiológicos e as formas de se prevenir contra o vírus causador da gripe H1N1. O simpósio aconteceu no último dia 4 de março e foi promovido pelo Centro de Estudos da Unimed Sorocaba (CEUS).

O evento foi aberto pelo doutor Carlos Renato Imamura, representante do CEUS. “O objetivo é discutir um tema atual já que, ao que tudo indica, entraremos numa nova fase de incidência relevante da gripe H1N1”, disse aos participantes do simpósio.

O simpósio foi dividido em três partes. O doutor Mario Sérgio apresentou um resumo histórico das gripes e, em especial, da Infl uenza A. Já o doutor Fernando Ruiz abordou a disseminação globalizada do vírus durante o último surto, que começou no México, entre o fi nal de março e início de abril do ano passado, as estatísticas ofi ciais de países e órgãos como OPAS e OMS e comparou diversos dados das gripes Sazonal e H1N1. À doutora Priscilla coube a tarefa de discutir os aspectos de imunização e a epidemiologia da doença. Comparando o surto da Gripe Espanhola, em 1918 e que matou 25 milhões de pessoas, com o ocorrido no último ano – ambos causados pelo vírus Infl uenza A, subtipo H1N1, mas de cepas diferentes – o grande diferencial, como frisou o doutor Mario Sérgio, foi a velocidade da disseminação global. Pouco tempo depois do seu surgimento em 2009, a gripe inicialmente denominada como Gripe Suína atingiu fortemente a América do Norte e, sem seguida, a Europa e Oceania. Tal nomenclatura (que levou muitas pessoas a erroneamente imaginarem que ingerir carne de porco pudesse desencadear o processo gripal) se deu pelo fato do capsídeo (cápsula de proteínas, ligadas a lipídeos ou glicídeos) que envolve o ácido nucleico (RNA ou DNA) do vírus Infl uenza ser típico dos encontrados em aves, suínos e humanos. Tanto que o caso número zero surgiu numa fazenda mexicana onde se criava porcos em grande escala. O vírus que assustou o mundo em 2009 e começa a surgir novamente neste ano é uma mutação, como explicou o doutor Fernando Ruiz. Assim, seu comportamento foi e ainda é uma incógnita em muitos sentidos e não é possível afi rmar com total segurança que os efeitos causados pelo vírus no inverno do hemisfério norte serão iguais aos que ocorrerão alguns meses depois no inverno do hemisfério sul. Segundo a doutora Priscilla, neste ano Sorocaba é uma das 65 unidades sentinelas brasileiras que acompanharão a evolução da Gripe H1N1, cujos dados compilados são reportados à OMS. O posto funciona na Unidade Pré-Hospitalar da Zona Oeste. A vacinação nacional, iniciada no dia 8 de março, também foi abordada pela doutora Priscilla. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a intenção do governo federal é vacinar 90 milhões de brasileiros nos primeiros dois meses. “O objetivo da vacinação será o de diminuir as mortes e os casos graves”, explicou a médica. “Somente o Estado de São Paulo pretende vacinar 20 milhões de pessoas em dois meses”. Nas duas primeiras semanas da campanha, serão imunizados somente os trabalhadores da área da saúde e indígenas que vivem em aldeias do país. Nesta etapa, a estimativa é que cerca de 1,9 milhão de trabalhadores da área da saúde e 566 mil indígenas sejam vacinados contra o vírus. O Hospital Unimed de Sorocaba, vacinará médicos e colaboradores – que atuam diretamente no contato com pacientes – a partir do dia 15.

A segunda fase da vacinação contra a Gripe H1 N1 vai do dia 22 de março e até 2 de abril, e incluirá gestantes, crianças (com idades entre seis meses e dois anos), e os portadores de doenças crônicas -como obesidade de grau três, diabetes, pessoas imunodeprimidas, asmáticos graves, cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas, dentre outros. Já na terceira etapa da campanha, que ocorrerá entre os dias 5 e 23 de abril, será vacinada a população de 20 a 29 anos. Entre 24 de abril a 7 de maio, receberão a vacina idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum. No período de 10 a 21 de maio, serão imunizados adultos de 30 a 39 anos.

Equipe da Unimed na entrega

Ofi cina de pintura

Voluntários em seu primeiro encontro

O departamento de Responsabilidade Socioambiental (RSA) da Unimed Sorocaba, em parceria com a Secretaria de Cidadania da prefeitura local, fi zeram na última quarta-feira, 3 de março, uma doação para as vítimas das enchentes que assolaram Sorocaba no início deste ano. Ao todo foram entregues, aproximadamente, 150 itens de produtos de higiene e 140 litros de leite, para 11 famílias, que se encontram desabrigadas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Ipiranga.

A CampanhaPara mobilizar a arrecadação, a Unimed realizou uma campanha de doação que aconteceu entre 17 e 26 de fevereiro e envolveu os funcionários de todas as unidades da Unimed Sorocaba, onde foram instaladas caixas em pontos estratégicos. “Estas campanhas são importantes para sensibilizar o nosso público interno para os problemas que estão acontecendo em nossa própria cidade e o quanto a colaboração de cada um de nós é fundamental, conclui Patrícia.

Aula de xadrez

INFECTOLOGISTAS DA UNIMED SOROCABA DISCUTEM COM OUTROS MÉDICOS A HISTÓRIA, AÇÕES E PREVENÇÃO DA GRIPE H1N1

Dr. Carlos Renato na abertura

Dra. Priscila

Dia Horário Atividade

5 18h30 GRUPO PARA PÓS-OPERADOS: CIRURGIA DA OBESIDADE(Indicação Médica)

7 -DIA MUNDIAL DA SAÚDE“1000 CIDADES, 1000 VIDAS - URBANIZAÇÃO E SAÚDE”

7 e 8(Quarta e Quinta-feira)

18h30 às 21h30CURSO DE GESTANTES DA UNIMED SOROCABA:Mamãe, Papai e Bebê

12 19h PLANEJAMENTO FAMILIAR (Indicação Médica)

24 (Sábado) 8h às 13h30CURSO DE GESTANTES DA UNIMED SOROCABA:Mamãe, Papai e Bebê

26 - DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO

29 18h30Palestra EducativaIVAS – INFECÇÕES DAS VIAS AÉREAS SUPERIORESPalestrante - Dra. Ana Paula Fiuza Dualibi – Médica Otorrinolaringologista

29 16hGRUPO DE OBESIDADE INFANTILINÍCIO BIMESTRAL (Indicação Médica)

(Segunda à Sexta)PROGRAMA CAMINHANDO (Indicação Médica)

PISTA DE CAMINHADA DO CAMPOLIM

TODAS AS 2ª FEIRAS 8h e às 9h30 OFICINA DA MEMÓRIA (Indicação Médica)

TODAS AS 2ª FEIRASTODAS AS 5ª FEIRAS

16h9h30

OFICINA DE EXERCÍCIOS (Indicação Médica)

TODAS AS 4ª FEIRAS 10h OFICINA DE DIABETES (Indicação Médica)(Chegar às 9h30 para a medida da glicemia, verifi cação do peso e da pressão)

TODAS AS 4ª FEIRAS 18h OFICINA DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR (Indicação Médica)(Chegar às 17h30 para verifi cação do peso e da pressão)

AGENDAR DATA TREINAMENTO PARA USO DE INSULINA (Indicação Médica)

Dia Horário Atividade

calendáriocalendáriocalendárioda medicina preventivada medicina preventivada medicina preventivada medicina preventivada medicina preventivada medicina preventiva

Para mais informações ligue:Medicina Preventiva - (15) 3224.4397SAC Unimed Sorocaba - 0800 77 10 500

mar

ketin

gUnim

ed

soro

caba

ABRIL | 2010

SAC Unimed Sorocaba - 0800 77 10 500

TODOS OS EVENTOS SÃO REALIZADOS NA MEDICINA PREVENTIVAExceto o Programa Caminhando

Novo telefoneFarmácia Unimed

(15) 3234.9450

Page 4: jornal comunicaçao direta...computador. “A intenção é que quando ele voltar para fazer um novo exame, traga o CD para que as novas informações sejam gravadas, formando uma

PRÉ-CONCEPÇÃO, PRÉ-NATAL E ESTERELIDADEPalestra sobre pré-concepção, pré-natal e esterilidade foi realizada na Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba

O Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba promoveu no dia 25 de fevereiro a palestra “Pré-concepção, pré-natal e esterilidade”, ministrada pelo obstetra Alfredo Bauer. Participaram da atividade estudantes de medicina e leigos. Durante a palestra, o doutor Alfredo Bauer abordou diversos assuntos envolvendo a pré-concepção, difi culdade para engravidar e principais queixas das gestantes e como solucioná-las. Um dos pontos foi que é só após doze meses tentando engravidar e não conseguindo que a medicina considera a possibilidade de haver alguma anormalidade que impeça a fertilização do óvulo. Outro item foi em relação às complicações que podem acarretar num aborto. “Isso pode ocorrer até o terceiro mês de gestação, num porcentual que varia entre 10% e 20%”. “O planejamento e preparo para uma gravidez trazem um grande benefício físico e psicológico para a gestante e melhores resultados fetais”, diz o doutor Bauer. Durante o pré-natal, o seguimento e informações a gestante podem melhorar o preparo ao parto e ao cuidado do recém-nascido. “A orientação sobre infertilidade e pré-concepção diminuem a ansiedade do casal na espera pela futura gestação”, conclui.

Estamos vivendo um momento único. Um momento em que a crise fi nanceira nos deu uma trégua e está permitindo um crescimento mesmo que módico.Nestes períodos de “bonanza” as estratégias de crescimento devem ser mantidas e ao mesmo tempo reavaliadas.

Depois de adquirirmos uma área de 11.000m2 próximo ao Betel, no Jd. Faculdade, agora é a vez de darmos continuidade a mais uma ampliação do nosso Hospital.

Com relação ao terreno, estamos aguardando as avaliações de engenharia estrutural da empresa Falcão-Bauer, uma das mais conceituadas do país que vai dizer o quão aproveitável são as estruturas lá edifi cadas. Se houver possibilidade de utilizarmos estas estruturas, será uma grande acelerada nos projetos de criação do que será, num futuro próximo, nosso segundo grande ponto de referência na cidade e região.

No Hospital, os trabalhos já estão mais adiantados. Serão mais 22 apartamentos, que terão o que há de mais moderno em termos de construção hospitalar. Esta será a última etapa de ampliação em solo, ou seja, no mesmo nível térreo.

Estas ampliações fazem parte do planejamento estratégico da cooperativa e do plano diretor do hospital que poderiam ser mais acelerados se não fossem as contingências fi scais e tributárias que exageradamente insistem em nos propiciar situações de superação.

É assim que trabalhamos, superando as adversidades e contando com a cooperação de colegas cooperados e colaboradores, para que juntos cheguemos no ponto de excelência que desejamos.

Dr. Rodolfo Pinto Machado AraujoDiretor Presidente da Unimed Sorocaba

DIA MUNDIAL DO RIMProteja seus rins, controle o diabetes, promovida pela Unimed Sorocaba

Durante o dia 11 de março, 523 pessoas passaram pela unidade do Campolim do hipermercado Extra para participar da campanha Previna-se, promovida pela Unimed Sorocaba com o apoio da com apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia. O objetivo da atividade era celebrar o Dia Mundial do Rim, informando sobre a doença renal crônica (DRC) e a importância de sua prevenção, especialmente na prevenção e controle do diabetes, a principal causa desta patologia. Das 11 às 21 horas, uma equipe multiprofi ssional da Unimed Sorocaba esteve no local para informar, esclarecer e aferir os Índices de Massa Corporal (IMC), Pressão Arterial (PA) e glicemia capilar da população presente, além de dar orientações médicas para aqueles que apresentassem alterações nestes exames. As doenças renais têm causas diversas e podem que podem levar à perda completa da função dos rins se não forem descobertas e tratadas em tempo. Os rins são os responsáveis por manter a pressão arterial em níveis adequados, fi ltrar o sangue, eliminar as toxinas, controlar a quantidade de sal e água no corpo, além de produzir hormônios importantes para evitar

anemia e doença óssea.Os sinais que podem indicar que a pessoa é portadora de uma doença renal são: pressão alta, inchaço (sobretudo no rosto e tornozelos), sangue na urina, cólica renal causada por cálculos, indícios de infecção urinária, palidez cutânea e fraqueza. Porém, nem sempre há manifestações clínicas no início da doença renal.Para manter os rins saudáveis é importante controlar o peso, manter uma dieta saudável, fazer exercícios físicos regularmente, consultar um médico anualmente, não fazer uso exagerado de anti-infl amatórios, conhecer o histórico familiar de doenças renais, monitorar a pressão arterial e a taxa de colesterol, não fumar, nem abusar de bebidas alcoólicas e informar-se sobre a doença renal.Responsável pela campanha, o médico nefrologista Ricardo Augusto de Miranda Cadaval, representante do Comitê de Especialidade de Nefrologia da Unimed Sorocaba classifi cou esta segunda edição da campanha como sendo um sucesso. Veja as fotos.

Dr. Alfredo Bauer durante palestra na Medicina Preventiva da Unimed

Dr. Ricardo Cadaval orientando uma participante

PALAVRA DO PRESIDENTE

No último dia 11 de fevereiro, a Unimed Sorocaba, por meio do departamento de Responsabilidade Socioambiental (RSA), realizou o 1° encontro de voluntários. O evento sensibilizou para a prática do voluntariado e debateu as principais metas do programa.

De acordo com a coordenadora do RSA, Patrícia Bezerra da Silva, a intenção é realizar dois eventos por ano. “Além disso, desenvolveremos um trabalho expressivo de divulgação dos resultados das práticas voluntárias e de valorização do colaborador. Este encontro é a etapa fi nal da implantação do programa de voluntariado que passou por pesquisa interna, cadastramento e, agora, a capacitação. Daqui por diante as atividades acontecerão na medida em que houver necessidade”, declara. Podem participar do programa, colaboradores, cooperados e seus familiares.

Os voluntários receberão as camisetas do programa e um manual contendo todas as diretrizes, estrutura de responsabilidades e dicas sobre como o voluntário pode atuar nos projetos da Unimed Sorocaba e também na comunidade.

O programa Coordenado pelo departamento de RSA, o programa de voluntariado da Unimed Sorocaba tem como meta, promover a cultura do trabalho voluntário por meio do incentivo à solidariedade e cidadania, fazer valer os princípios da política de Responsabilidade Socioambiental e tornar a Unimed Sorocaba um importante agente de integração entre o voluntariado do Hospital Unimed de Sorocaba e a comunidade “ Temos como objetivo juntar esforços através da ação voluntária para que sejam atingidos todas as metas de desenvolvimento deste milênio”, conclui a coordenadora do departamento.

UNIMED SOROCABA REALIZOU OPRIMEIRO ENCONTRO DE VOLUNTÁRIOS

UNIMED SOROCABA E SECRETARIA DA CIDADANIA FAZEM DOAÇÃO AOS DESABRIGADOS DA ENCHENTE NO MUNICÍPIO

ALUNOS DE ESCOLA “ADOTADA” PELA UNIMED SOROCABA PASSAM A TER AULAS DE XADREZ E PINTURA.

Desde o mês de março os alunos da Escola Estadual Professor José Osório Campos Maia e Almeida passaram a ter aulas de xadrez e ofi cinas de pintura. A Escola foi adotada pela cooperativa há seis anos e desde então um intenso trabalho vem sendo realizado com a mesma.Após avaliar algumas atividades que poderiam reverter em benefícios concretos à formação de estudantes, as aulas de xadrez e pintura se mostraram positivas.

O xadrez auxilia no desempenho escolar e na educação dos alunos, contribuindo na disciplina, concentração, raciocínio lógico e dinâmica de cálculo. Segundo o professor de xadrez Ronaldo Machado “ o tabuleiro e o movimento das peças do xadrez, mostra a associação que existe entre as fi guras geométricas e a matemática”.

As aulas de pintura desenvolvem a criatividade, a coordenação e auxiliam na concentração dos alunos. Não são apenas as crianças que são benefi ciadas. Quem ensina também adquire experiências gratifi cantes e únicas. “Na primeira vez que ministrei a ofi cina aqui na escola, um garoto da terceira série me disse que eu o estava ajudando a realizar o sonho da vida dele, que era pintar um quadro”, conta Daiane Rodrigues instrutora de pintura.

As atividades ocorrem na própria escola. As aulas de xadrez são ministradas para alunos das terceiras e quartas séries sempre às quartas-feiras, das 10 às 12 horas e das 13 às 14 horas e a ofi cina de pintura acontece todas as quintas e sextas-feiras para os alunos da primeira a quarta série.

Os infectologistas Fernando José Goes Ruiz, Mario Sérgio Moreno e Priscilla Helena dos Santos, cooperados da Unimed Sorocaba, discutiram com 150 colegas de profi ssão e estudantes a história, os aspectos epidemiológicos e as formas de se prevenir contra o vírus causador da gripe H1N1. O simpósio aconteceu no último dia 4 de março e foi promovido pelo Centro de Estudos da Unimed Sorocaba (CEUS).

O evento foi aberto pelo doutor Carlos Renato Imamura, representante do CEUS. “O objetivo é discutir um tema atual já que, ao que tudo indica, entraremos numa nova fase de incidência relevante da gripe H1N1”, disse aos participantes do simpósio.

O simpósio foi dividido em três partes. O doutor Mario Sérgio apresentou um resumo histórico das gripes e, em especial, da Infl uenza A. Já o doutor Fernando Ruiz abordou a disseminação globalizada do vírus durante o último surto, que começou no México, entre o fi nal de março e início de abril do ano passado, as estatísticas ofi ciais de países e órgãos como OPAS e OMS e comparou diversos dados das gripes Sazonal e H1N1. À doutora Priscilla coube a tarefa de discutir os aspectos de imunização e a epidemiologia da doença. Comparando o surto da Gripe Espanhola, em 1918 e que matou 25 milhões de pessoas, com o ocorrido no último ano – ambos causados pelo vírus Infl uenza A, subtipo H1N1, mas de cepas diferentes – o grande diferencial, como frisou o doutor Mario Sérgio, foi a velocidade da disseminação global. Pouco tempo depois do seu surgimento em 2009, a gripe inicialmente denominada como Gripe Suína atingiu fortemente a América do Norte e, sem seguida, a Europa e Oceania. Tal nomenclatura (que levou muitas pessoas a erroneamente imaginarem que ingerir carne de porco pudesse desencadear o processo gripal) se deu pelo fato do capsídeo (cápsula de proteínas, ligadas a lipídeos ou glicídeos) que envolve o ácido nucleico (RNA ou DNA) do vírus Infl uenza ser típico dos encontrados em aves, suínos e humanos. Tanto que o caso número zero surgiu numa fazenda mexicana onde se criava porcos em grande escala. O vírus que assustou o mundo em 2009 e começa a surgir novamente neste ano é uma mutação, como explicou o doutor Fernando Ruiz. Assim, seu comportamento foi e ainda é uma incógnita em muitos sentidos e não é possível afi rmar com total segurança que os efeitos causados pelo vírus no inverno do hemisfério norte serão iguais aos que ocorrerão alguns meses depois no inverno do hemisfério sul. Segundo a doutora Priscilla, neste ano Sorocaba é uma das 65 unidades sentinelas brasileiras que acompanharão a evolução da Gripe H1N1, cujos dados compilados são reportados à OMS. O posto funciona na Unidade Pré-Hospitalar da Zona Oeste. A vacinação nacional, iniciada no dia 8 de março, também foi abordada pela doutora Priscilla. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a intenção do governo federal é vacinar 90 milhões de brasileiros nos primeiros dois meses. “O objetivo da vacinação será o de diminuir as mortes e os casos graves”, explicou a médica. “Somente o Estado de São Paulo pretende vacinar 20 milhões de pessoas em dois meses”. Nas duas primeiras semanas da campanha, serão imunizados somente os trabalhadores da área da saúde e indígenas que vivem em aldeias do país. Nesta etapa, a estimativa é que cerca de 1,9 milhão de trabalhadores da área da saúde e 566 mil indígenas sejam vacinados contra o vírus. O Hospital Unimed de Sorocaba, vacinará médicos e colaboradores – que atuam diretamente no contato com pacientes – a partir do dia 15.

A segunda fase da vacinação contra a Gripe H1 N1 vai do dia 22 de março e até 2 de abril, e incluirá gestantes, crianças (com idades entre seis meses e dois anos), e os portadores de doenças crônicas -como obesidade de grau três, diabetes, pessoas imunodeprimidas, asmáticos graves, cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas, dentre outros. Já na terceira etapa da campanha, que ocorrerá entre os dias 5 e 23 de abril, será vacinada a população de 20 a 29 anos. Entre 24 de abril a 7 de maio, receberão a vacina idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum. No período de 10 a 21 de maio, serão imunizados adultos de 30 a 39 anos.

Equipe da Unimed na entrega

Ofi cina de pintura

Voluntários em seu primeiro encontro

O departamento de Responsabilidade Socioambiental (RSA) da Unimed Sorocaba, em parceria com a Secretaria de Cidadania da prefeitura local, fi zeram na última quarta-feira, 3 de março, uma doação para as vítimas das enchentes que assolaram Sorocaba no início deste ano. Ao todo foram entregues, aproximadamente, 150 itens de produtos de higiene e 140 litros de leite, para 11 famílias, que se encontram desabrigadas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Ipiranga.

A CampanhaPara mobilizar a arrecadação, a Unimed realizou uma campanha de doação que aconteceu entre 17 e 26 de fevereiro e envolveu os funcionários de todas as unidades da Unimed Sorocaba, onde foram instaladas caixas em pontos estratégicos. “Estas campanhas são importantes para sensibilizar o nosso público interno para os problemas que estão acontecendo em nossa própria cidade e o quanto a colaboração de cada um de nós é fundamental, conclui Patrícia.

Aula de xadrez

INFECTOLOGISTAS DA UNIMED SOROCABA DISCUTEM COM OUTROS MÉDICOS A HISTÓRIA, AÇÕES E PREVENÇÃO DA GRIPE H1N1

Dr. Carlos Renato na abertura

Dra. Priscila

Dia Horário Atividade

5 18h30 GRUPO PARA PÓS-OPERADOS: CIRURGIA DA OBESIDADE(Indicação Médica)

7 -DIA MUNDIAL DA SAÚDE“1000 CIDADES, 1000 VIDAS - URBANIZAÇÃO E SAÚDE”

7 e 8(Quarta e Quinta-feira)

18h30 às 21h30CURSO DE GESTANTES DA UNIMED SOROCABA:Mamãe, Papai e Bebê

12 19h PLANEJAMENTO FAMILIAR (Indicação Médica)

24 (Sábado) 8h às 13h30CURSO DE GESTANTES DA UNIMED SOROCABA:Mamãe, Papai e Bebê

26 - DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO

29 18h30Palestra EducativaIVAS – INFECÇÕES DAS VIAS AÉREAS SUPERIORESPalestrante - Dra. Ana Paula Fiuza Dualibi – Médica Otorrinolaringologista

29 16hGRUPO DE OBESIDADE INFANTILINÍCIO BIMESTRAL (Indicação Médica)

(Segunda à Sexta)PROGRAMA CAMINHANDO (Indicação Médica)

PISTA DE CAMINHADA DO CAMPOLIM

TODAS AS 2ª FEIRAS 8h e às 9h30 OFICINA DA MEMÓRIA (Indicação Médica)

TODAS AS 2ª FEIRASTODAS AS 5ª FEIRAS

16h9h30

OFICINA DE EXERCÍCIOS (Indicação Médica)

TODAS AS 4ª FEIRAS 10h OFICINA DE DIABETES (Indicação Médica)(Chegar às 9h30 para a medida da glicemia, verifi cação do peso e da pressão)

TODAS AS 4ª FEIRAS 18h OFICINA DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR (Indicação Médica)(Chegar às 17h30 para verifi cação do peso e da pressão)

AGENDAR DATA TREINAMENTO PARA USO DE INSULINA (Indicação Médica)

Dia Horário Atividade

calendáriocalendáriocalendárioda medicina preventivada medicina preventivada medicina preventivada medicina preventivada medicina preventivada medicina preventiva

Para mais informações ligue:Medicina Preventiva - (15) 3224.4397SAC Unimed Sorocaba - 0800 77 10 500

mar

ketin

gUnim

ed

soro

caba

ABRIL | 2010

SAC Unimed Sorocaba - 0800 77 10 500

TODOS OS EVENTOS SÃO REALIZADOS NA MEDICINA PREVENTIVAExceto o Programa Caminhando

Novo telefoneFarmácia Unimed

(15) 3234.9450

Page 5: jornal comunicaçao direta...computador. “A intenção é que quando ele voltar para fazer um novo exame, traga o CD para que as novas informações sejam gravadas, formando uma

Informativo Unimed de SorocabaAno 08 Nº 01 | Janeiro/Fevereiro/Março 2010

Um convênio fi rmado entre a Unimed Sorocaba e a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP no dia 28 de janeiro permitirá aos quintanistas do curso de medicina a realização do estágio curricular nos setores de Laboratório, Imagem, Hemodinâmica, Hemodiálise e UTIs do Hospital Unimed de Sorocaba (HUS), considerado um dos mais avançados do interior paulista. Os estágios também podem ser realizados na Faculté Libre de Médecine de Lille e na Faculté de Médecine Pittié-Salpetrière de Paris, ambas na França; nos hospitais Albert Einstein, Samaritano e Emílio Ribas, em São Paulo (SP), por exemplo.

Para o diretor de Assuntos Médicos da Unimed Sorocaba, doutor Carlos Alberto Caniello, a parceria está calcada na posição institucional da entidade de se interrelacionar ativamente com a comunidade local. “Como empresa cidadã, a Unimed Sorocaba sempre procura se inserir no contexto social por meio de ações de promoção e prevenção da saúde, socioambientais, culturais, esportivas e, como

Com o objetivo de facilitar ainda mais a vida de seus clientes, a Unimed Sorocaba implantou o Guia Médico Mobile, tecnologia de última geração desenvolvida pela Unimed do Brasil, que permite aos usuários acessar, de maneira rápida (não é preciso baixar o arquivo completo) e de graça, por meio de aparelhos celulares o guia médico da instituição. Com esta nova ferramenta, o cliente tem a opção de, após buscar o médico de sua preferência, ligar diretamente do seu celular para o número do telefone do profi ssional escolhido e até, dependendo do tipo de aparelho que é utilizado, visualizar a localização exata do consultório ou clínica. Para acessar o Guia Médico Mobile basta digitar o endereço: m.unimed.com.br/guiamedico no celular.

A agilidade é premissa tanto para o cliente que pode fazer buscas rápidas e pontuais, quanto para a Singular que não precisa dedicar esforço extra para gerar as informações que vão manter seu Guia Médico Mobile atualizado.

Layout atende a RN 190 - Além do design moderno, o Guia Médico Mobile do Portal também atende as exigências impostas pela Agência Nacional de Saúde em sua RN 190, no que diz respeito à forma de apresentação das informações para consulta dos clientes. O resultado da busca traz informações como nome, telefone, endereço e especialidade do prestador, além de relacioná-lo a uma rede específi ca de atendimento.

neste caso, ligadas ao meio acadêmico da cidade”, explica. Os estágios dos alunos de medicina da PUC-SP no HUS durarão quatro semanas, com jornadas diárias de oito horas e sempre serão acompanhados pelos coordenadores dos setores. Laura Christina Martinez e André Rozas foram os primeiros estagiários a utilizarem o novo convênio. Na segunda-feira, 8 de fevereiro, logo às 8 horas eles chegaram ao HUS para iniciarem o aprendizado no Setor de Imagem. Os estudantes foram recebidos pelos doutores Caniello e Paulo Húngaro Neto – este último diretor clínico do hospital. A primeira atividade desempenhada foi visitar todas as dependências onde são realizados os serviços de imagem e receber as primeiras informações sobre os cuidados que se deve adotar em relação à radiação, o sistema de emissão de laudos, entre outros. “Escolhi o Hospital Unimed de Sorocaba para estagiar porque os serviços aqui realizados e o corpo clínico são muito bons”, resumiu a quintanista Laura.

HOSPITAL UNIMED DE SOROCABA PODE VIR A REALIZAR TRANSPLANTES DE MEDULAS ÓSSEAS

O Hospital Unimed Sorocaba (HUS) recebeu no dia 10 de fevereiro a visita do médico Luis Fernando Bouzas, diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea do INCA (Instituto Nacional do Câncer) e representante do Ministério da Saúde. O objetivo da visita foi o de avaliar se o hospital reúne condições técnicas para receber o credenciamento de órgão transplantador de células-tronco hematopoiéticas (medula óssea).

A equipe médica, juntamente com a diretoria do hospital, apresentou ao representante do Ministério da Saúde a estrutura física e a equipe de profi ssionais que estarão voltados ao atendimento dos pacientes destinados ao transplante de medula óssea.

Cinco médicos, sendo um deles pediatra, comporão o grupo, o que pode representar um grande diferencial. “Existem poucos leitos no Brasil apropriados para atender crianças, com isso a inclusão de um pediatra na equipe é essencial”, declarou o doutor Luis Fernando Bouzas.

Agora, o Hospital Unimed de Sorocaba aguarda a decisão do Ministério da Saúde para dar continuidade aos procedimentos necessários à efetivação dos transplantes de medula.

A farmácia da Unimed Sorocaba, localizada na Avenida Antônio Carlos Cômitre, 580, passou por reformas para melhor atendê-lo. Foram instaladas rampas de acesso para portadores de necessidades especiais, corrimões, além da reformulação na fachada e no sistema de iluminação.Outra boa notícia é que a Farmácia Unimed já aceita pagamento com o cartão VISA, tanto de débito quanto de crédito, no qual as compras acima de R$ 200,00 (duzentos reais) podem ser parceladas em até três vezes. A Farmácia Unimed possui farmacêutico em tempo integral, serviço de disque-entrega e pelo site www.unimedsorocaba.com.br, você pode consultar os preços dos medicamentos e dos itens de perfumaria.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda à Sexta-feira: 8h30 às 21hDisque Entrega: 8h30 às 20hSábados: 8h30 às 18:00Disque Entrega: 8h30 às 17hTelefone: (15) 3234.9450

COMUNICAÇÃO DIRETA é um informativo voltado aos clientes de planos particulares e departamento de Recursos Humanos de empresas clientes. Diretoria Executiva: Rodolfo Pinto Machado de Araujo, Diretor Presidente; Dr. Miguel Villa Nova Soeiro Filho, Diretor Vice-Presidente; Dr. José Francisco Moron Morad, Diretor Superintendente; Dr. Carlos Alberto Caniello, Diretor de Assuntos Médicos; Dr. Fernando Carvalho e Silva, Diretor de Mercado. Conselho de Administração: Dra. Celeste Gomez Sardinha Oshiro; Dr. Godofredo Campos Borges; Dr. Hector Armando Archer Garcia; Dr. Hugo Hypolito; Dr. Ivo Augusto Gagliardi; Dr. José Rosalvo Santos Maia; Dr. Marcos Nobuyuki Sakano; Dra. Vera Lúcia Escobar Archilla; Dr. Willy Marcus Gomes França. Conselho Técnico: Dr. Basílio Cassar; Dr. Edson Shusaku Shitara; Dr. Eduardo Martins Marques; Dr. José Roberto Pretel Pereira Job; Dra. Sueli Marques Paiva Bulle de Oliveira. Conselho Fiscal: Membros Efetivos: Dra. Anacelis Stachewski; Dra. Flordenice Nascimento Van Den Ende; Dr. Mário César Diegues; Membros Suplentes: Dr. Carlos Renato A. Imamura; Dr. João Guilherme G. Martins; Dr. Wilson Modesto de Oliveira Jr. Marketing: (15) 3332.9237; Dr. Willy Marcus Gomes França, Médico Responsável CRM 61.588; Simone Ramiro, Coordenadora; Jenniffer Moura, Assistente; Claudir Gori, Designer Gráfi co. Textos: SZS Comunicação (15) 3202.3515; Fotos: Arquivo Unimed Sorocaba; Diagramação: Marketing Unimed Sorocaba; SAC: 0800 77 10 500.

EXPEDIENTE

CONVÊNIO ACADÊMICO

FARMÁCIA UNIMEDFarmácia exclusiva do cliente Unimed tem novidades.

Dr. Paulo Húngaro com os estagiários

Dr. Carlos Alberto Caniello

Dr. Luís (de terno azul) e equipe do HUSLuís, Dr. Moron e Jorge: equipe envolvida na implantação do PACS.

ACEITAMOS

VANTAGENS TECNOLÓGICAS AOS CLIENTESUnimed Sorocaba inova e passa a contar com Guia Médico Mobile

UNIMED SOROCABA ADQUIRE ÁREA NA REGIÃO CENTRAL PARA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO COMPLEXO

Em breve, a Unimed Sorocaba iniciará a construção de um novo e moderno núcleo de serviços no bairro Jardim Faculdade. Nesse espaço fi carão alocados determinados serviços (que atualmente são realizados no hospital) e alguns departamentos como Marketing, Contas Médicas, Vendas, Arquivo e o Serviço de Medicina Preventiva.A área de 11.000 m2 foi comprada há cerca de seis meses. Uma empresa especializada já está analisando as edifi cações existentes no terreno – que medem, aproximadamente, 5.000 m2 - e verifi cando se as mesmas podem ser aproveitadas. O estudo deve estar concluído em até 90 dias. Defi nido o projeto, começará a concorrência para escolha da empresa que fi cará responsável pela obra.

NOVA TECNOLOGIA IMPLANTADA NO HOSPITAL UNIMED DE SOROCABA ELIMINARÁ PELÍCULAS E LAUDOS IMPRESSOS DE EXAMES DE IMAGEM

Novamente, o Hospital Unimed de Sorocaba (HUS) dá um grande passo tecnológico. Já se encontra em funcionamento um moderno sistema de arquivamento e comunicação de imagens denominado PACS (Picture Archive and Communication System), por meio do qual todas as imagens e laudos de exames como raio x, ressonância magnética, mamografi as, entre outros, fi cam arquivados virtualmente e podem ser acessados em qualquer setor do hospital ou à distância, por médicos e pacientes.

Atualmente, o hospital realiza, cerca de, 12 mil exames de imagens por mês. “Com esta nova tecnologia, nossos usuários ganharão mais qualidade, precisão, segurança e rapidez nos exames de imagem”, destaca o superintendente da Unimed Sorocaba, doutor José Francisco Moron Morad. Brevemente, os clientes da Unimed Sorocaba que fi zerem exames de imagem levarão no lugar das tradicionais pastas contendo as películas e os laudos, imagens impressas por computador e um CD, onde as mesmas estarão gravadas em alta resolução e poderão ser acessadas por ele e pelo médico assistente em qualquer computador. “A intenção é que quando ele voltar para fazer um novo exame, traga o CD para que as novas informações sejam gravadas, formando uma espécie de banco de dados”, explica.

Os principais setores do HUS já estão interligados e se interagem por uma ampla rede. Desde a chegada do usuário na recepção, até os controles de medicamentos, pedidos de exames, prescrições médicas e evoluções, tudo é captado instantaneamente por essa rede. Com a implantação do PACS, a instituição atinge um nível de tecnologia inédito nos hospitais da região.

SOBRE O PACs

Os sistemas PACS são ferramentas que integram as imagens de um paciente às informações tradicionais. Tais sistemas representam a evolução natural do trabalho com imagens no formato digital, além de fornecer um acesso melhor, mais rápido e mais seguro às imagens armazenadas e também minimizam suas perdas. Os PACS possuem recursos de tratamento de imagens que possibilitam obter informações mais precisas sobre estruturas anatômicas e patologias, ajudando os médicos a diagnosticar doenças que até então não poderiam ser detectadas por procedimentos tradicionais.

Estes sistemas permitem o intercâmbio de informações, tanto entre médicos, quanto entre pacientes e médicos. Através da internet, vários médicos podem analisar as mesmas imagens e debater sobre estas. Ao passo que, após alguns instantes de realizado o exame, o paciente pode acessar de qualquer computador com acesso a internet, dados sobre o seu exame, inclusive o laudo médico.

Ao promover uma maior segurança dos dados contra perdas e deteriorização, ao armazená-los de forma eletrônica, os PACS não só fornecem um acesso aos dados mais rápido como também reduz custos. Pois a partir do momento em que é implementado, o departamento radiológico passa a ter uma redução nos gastos com fi lmes que pode chegar a 25%, o que é conhecido como radiologia fi lm-less.

Page 6: jornal comunicaçao direta...computador. “A intenção é que quando ele voltar para fazer um novo exame, traga o CD para que as novas informações sejam gravadas, formando uma

Informativo Unimed de SorocabaAno 08 Nº 01 | Janeiro/Fevereiro/Março 2010

Um convênio fi rmado entre a Unimed Sorocaba e a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP no dia 28 de janeiro permitirá aos quintanistas do curso de medicina a realização do estágio curricular nos setores de Laboratório, Imagem, Hemodinâmica, Hemodiálise e UTIs do Hospital Unimed de Sorocaba (HUS), considerado um dos mais avançados do interior paulista. Os estágios também podem ser realizados na Faculté Libre de Médecine de Lille e na Faculté de Médecine Pittié-Salpetrière de Paris, ambas na França; nos hospitais Albert Einstein, Samaritano e Emílio Ribas, em São Paulo (SP), por exemplo.

Para o diretor de Assuntos Médicos da Unimed Sorocaba, doutor Carlos Alberto Caniello, a parceria está calcada na posição institucional da entidade de se interrelacionar ativamente com a comunidade local. “Como empresa cidadã, a Unimed Sorocaba sempre procura se inserir no contexto social por meio de ações de promoção e prevenção da saúde, socioambientais, culturais, esportivas e, como

Com o objetivo de facilitar ainda mais a vida de seus clientes, a Unimed Sorocaba implantou o Guia Médico Mobile, tecnologia de última geração desenvolvida pela Unimed do Brasil, que permite aos usuários acessar, de maneira rápida (não é preciso baixar o arquivo completo) e de graça, por meio de aparelhos celulares o guia médico da instituição. Com esta nova ferramenta, o cliente tem a opção de, após buscar o médico de sua preferência, ligar diretamente do seu celular para o número do telefone do profi ssional escolhido e até, dependendo do tipo de aparelho que é utilizado, visualizar a localização exata do consultório ou clínica. Para acessar o Guia Médico Mobile basta digitar o endereço: m.unimed.com.br/guiamedico no celular.

A agilidade é premissa tanto para o cliente que pode fazer buscas rápidas e pontuais, quanto para a Singular que não precisa dedicar esforço extra para gerar as informações que vão manter seu Guia Médico Mobile atualizado.

Layout atende a RN 190 - Além do design moderno, o Guia Médico Mobile do Portal também atende as exigências impostas pela Agência Nacional de Saúde em sua RN 190, no que diz respeito à forma de apresentação das informações para consulta dos clientes. O resultado da busca traz informações como nome, telefone, endereço e especialidade do prestador, além de relacioná-lo a uma rede específi ca de atendimento.

neste caso, ligadas ao meio acadêmico da cidade”, explica. Os estágios dos alunos de medicina da PUC-SP no HUS durarão quatro semanas, com jornadas diárias de oito horas e sempre serão acompanhados pelos coordenadores dos setores. Laura Christina Martinez e André Rozas foram os primeiros estagiários a utilizarem o novo convênio. Na segunda-feira, 8 de fevereiro, logo às 8 horas eles chegaram ao HUS para iniciarem o aprendizado no Setor de Imagem. Os estudantes foram recebidos pelos doutores Caniello e Paulo Húngaro Neto – este último diretor clínico do hospital. A primeira atividade desempenhada foi visitar todas as dependências onde são realizados os serviços de imagem e receber as primeiras informações sobre os cuidados que se deve adotar em relação à radiação, o sistema de emissão de laudos, entre outros. “Escolhi o Hospital Unimed de Sorocaba para estagiar porque os serviços aqui realizados e o corpo clínico são muito bons”, resumiu a quintanista Laura.

HOSPITAL UNIMED DE SOROCABA PODE VIR A REALIZAR TRANSPLANTES DE MEDULAS ÓSSEAS

O Hospital Unimed Sorocaba (HUS) recebeu no dia 10 de fevereiro a visita do médico Luis Fernando Bouzas, diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea do INCA (Instituto Nacional do Câncer) e representante do Ministério da Saúde. O objetivo da visita foi o de avaliar se o hospital reúne condições técnicas para receber o credenciamento de órgão transplantador de células-tronco hematopoiéticas (medula óssea).

A equipe médica, juntamente com a diretoria do hospital, apresentou ao representante do Ministério da Saúde a estrutura física e a equipe de profi ssionais que estarão voltados ao atendimento dos pacientes destinados ao transplante de medula óssea.

Cinco médicos, sendo um deles pediatra, comporão o grupo, o que pode representar um grande diferencial. “Existem poucos leitos no Brasil apropriados para atender crianças, com isso a inclusão de um pediatra na equipe é essencial”, declarou o doutor Luis Fernando Bouzas.

Agora, o Hospital Unimed de Sorocaba aguarda a decisão do Ministério da Saúde para dar continuidade aos procedimentos necessários à efetivação dos transplantes de medula.

A farmácia da Unimed Sorocaba, localizada na Avenida Antônio Carlos Cômitre, 580, passou por reformas para melhor atendê-lo. Foram instaladas rampas de acesso para portadores de necessidades especiais, corrimões, além da reformulação na fachada e no sistema de iluminação.Outra boa notícia é que a Farmácia Unimed já aceita pagamento com o cartão VISA, tanto de débito quanto de crédito, no qual as compras acima de R$ 200,00 (duzentos reais) podem ser parceladas em até três vezes. A Farmácia Unimed possui farmacêutico em tempo integral, serviço de disque-entrega e pelo site www.unimedsorocaba.com.br, você pode consultar os preços dos medicamentos e dos itens de perfumaria.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda à Sexta-feira: 8h30 às 21hDisque Entrega: 8h30 às 20hSábados: 8h30 às 18:00Disque Entrega: 8h30 às 17hTelefone: (15) 3234.9450

COMUNICAÇÃO DIRETA é um informativo voltado aos clientes de planos particulares e departamento de Recursos Humanos de empresas clientes. Diretoria Executiva: Rodolfo Pinto Machado de Araujo, Diretor Presidente; Dr. Miguel Villa Nova Soeiro Filho, Diretor Vice-Presidente; Dr. José Francisco Moron Morad, Diretor Superintendente; Dr. Carlos Alberto Caniello, Diretor de Assuntos Médicos; Dr. Fernando Carvalho e Silva, Diretor de Mercado. Conselho de Administração: Dra. Celeste Gomez Sardinha Oshiro; Dr. Godofredo Campos Borges; Dr. Hector Armando Archer Garcia; Dr. Hugo Hypolito; Dr. Ivo Augusto Gagliardi; Dr. José Rosalvo Santos Maia; Dr. Marcos Nobuyuki Sakano; Dra. Vera Lúcia Escobar Archilla; Dr. Willy Marcus Gomes França. Conselho Técnico: Dr. Basílio Cassar; Dr. Edson Shusaku Shitara; Dr. Eduardo Martins Marques; Dr. José Roberto Pretel Pereira Job; Dra. Sueli Marques Paiva Bulle de Oliveira. Conselho Fiscal: Membros Efetivos: Dra. Anacelis Stachewski; Dra. Flordenice Nascimento Van Den Ende; Dr. Mário César Diegues; Membros Suplentes: Dr. Carlos Renato A. Imamura; Dr. João Guilherme G. Martins; Dr. Wilson Modesto de Oliveira Jr. Marketing: (15) 3332.9237; Dr. Willy Marcus Gomes França, Médico Responsável CRM 61.588; Simone Ramiro, Coordenadora; Jenniffer Moura, Assistente; Claudir Gori, Designer Gráfi co. Textos: SZS Comunicação (15) 3202.3515; Fotos: Arquivo Unimed Sorocaba; Diagramação: Marketing Unimed Sorocaba; SAC: 0800 77 10 500.

EXPEDIENTE

CONVÊNIO ACADÊMICO

FARMÁCIA UNIMEDFarmácia exclusiva do cliente Unimed tem novidades.

Dr. Paulo Húngaro com os estagiários

Dr. Carlos Alberto Caniello

Dr. Luís (de terno azul) e equipe do HUSLuís, Dr. Moron e Jorge: equipe envolvida na implantação do PACS.

ACEITAMOS

VANTAGENS TECNOLÓGICAS AOS CLIENTESUnimed Sorocaba inova e passa a contar com Guia Médico Mobile

UNIMED SOROCABA ADQUIRE ÁREA NA REGIÃO CENTRAL PARA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO COMPLEXO

Em breve, a Unimed Sorocaba iniciará a construção de um novo e moderno núcleo de serviços no bairro Jardim Faculdade. Nesse espaço fi carão alocados determinados serviços (que atualmente são realizados no hospital) e alguns departamentos como Marketing, Contas Médicas, Vendas, Arquivo e o Serviço de Medicina Preventiva.A área de 11.000 m2 foi comprada há cerca de seis meses. Uma empresa especializada já está analisando as edifi cações existentes no terreno – que medem, aproximadamente, 5.000 m2 - e verifi cando se as mesmas podem ser aproveitadas. O estudo deve estar concluído em até 90 dias. Defi nido o projeto, começará a concorrência para escolha da empresa que fi cará responsável pela obra.

NOVA TECNOLOGIA IMPLANTADA NO HOSPITAL UNIMED DE SOROCABA ELIMINARÁ PELÍCULAS E LAUDOS IMPRESSOS DE EXAMES DE IMAGEM

Novamente, o Hospital Unimed de Sorocaba (HUS) dá um grande passo tecnológico. Já se encontra em funcionamento um moderno sistema de arquivamento e comunicação de imagens denominado PACS (Picture Archive and Communication System), por meio do qual todas as imagens e laudos de exames como raio x, ressonância magnética, mamografi as, entre outros, fi cam arquivados virtualmente e podem ser acessados em qualquer setor do hospital ou à distância, por médicos e pacientes.

Atualmente, o hospital realiza, cerca de, 12 mil exames de imagens por mês. “Com esta nova tecnologia, nossos usuários ganharão mais qualidade, precisão, segurança e rapidez nos exames de imagem”, destaca o superintendente da Unimed Sorocaba, doutor José Francisco Moron Morad. Brevemente, os clientes da Unimed Sorocaba que fi zerem exames de imagem levarão no lugar das tradicionais pastas contendo as películas e os laudos, imagens impressas por computador e um CD, onde as mesmas estarão gravadas em alta resolução e poderão ser acessadas por ele e pelo médico assistente em qualquer computador. “A intenção é que quando ele voltar para fazer um novo exame, traga o CD para que as novas informações sejam gravadas, formando uma espécie de banco de dados”, explica.

Os principais setores do HUS já estão interligados e se interagem por uma ampla rede. Desde a chegada do usuário na recepção, até os controles de medicamentos, pedidos de exames, prescrições médicas e evoluções, tudo é captado instantaneamente por essa rede. Com a implantação do PACS, a instituição atinge um nível de tecnologia inédito nos hospitais da região.

SOBRE O PACs

Os sistemas PACS são ferramentas que integram as imagens de um paciente às informações tradicionais. Tais sistemas representam a evolução natural do trabalho com imagens no formato digital, além de fornecer um acesso melhor, mais rápido e mais seguro às imagens armazenadas e também minimizam suas perdas. Os PACS possuem recursos de tratamento de imagens que possibilitam obter informações mais precisas sobre estruturas anatômicas e patologias, ajudando os médicos a diagnosticar doenças que até então não poderiam ser detectadas por procedimentos tradicionais.

Estes sistemas permitem o intercâmbio de informações, tanto entre médicos, quanto entre pacientes e médicos. Através da internet, vários médicos podem analisar as mesmas imagens e debater sobre estas. Ao passo que, após alguns instantes de realizado o exame, o paciente pode acessar de qualquer computador com acesso a internet, dados sobre o seu exame, inclusive o laudo médico.

Ao promover uma maior segurança dos dados contra perdas e deteriorização, ao armazená-los de forma eletrônica, os PACS não só fornecem um acesso aos dados mais rápido como também reduz custos. Pois a partir do momento em que é implementado, o departamento radiológico passa a ter uma redução nos gastos com fi lmes que pode chegar a 25%, o que é conhecido como radiologia fi lm-less.