Jornal da AGR - 97 - dezembro 2013

12
DEZEMBRO 2013 - ANO 20 - Nº 97 Sede da AGR: Av. Ipiranga, 5311- Sala 205 - Jardim Botânico - POA / RS - CEP: 90610-001 Clube Hugolino Andrade Especial Agenda 2014/2015 AGR projeta próximos dois anos de capacitações Ocorreu em Gramado com aulas sobre radiologia e apresentação de casos de residentes Cultura para o verão Dicas de leitura: os cinco livros mais lidos no Brasil em 2013

description

Jornal da Associação Gaúcha de Radiologia - edição 97 (dezembro 2013)

Transcript of Jornal da AGR - 97 - dezembro 2013

Page 1: Jornal da AGR - 97 - dezembro 2013

DEZEMBRO 2013 - ANO 20 - Nº 97 DEZEMBRO 2013 - ANO 20 - Nº 97

Sede da AGR: Av. Ipiranga, 5311- Sala 205 - Jardim Botânico - POA / RS - CEP: 90610-001

Clube Hugolino Andrade Especial

Agenda 2014/2015AGR projeta próximos dois anos de capacitações

Ocorreu em Gramado com aulas sobre radiologia e apresentação de casos de residentes

Cultura para o verãoDicas de leitura: os cinco livros mais lidos no Brasil em 2013

Page 2: Jornal da AGR - 97 - dezembro 2013

Sumário

05 Clube Hugolino Andrade Especial

10

AGENDA

2

09

Os livros mais lidos de 2013

CULTURA

AGR planeja 2014/2015

Evento aconteceu pela primeira vez em Gramado

12

INTERNACIONALAGR e International Cancer Imaging Society fecham parceria para aulas em 2014

Page 3: Jornal da AGR - 97 - dezembro 2013

Dirijo-me a vocês em mais um fi-nal de ano almejando que estejam com bastante saúde e disposição. Sim precisamos muito por que já se vai longe o período que o mé-dico desfrutava de um status so-

cial e financeiro que nos permitia chegar até esse período do ano curtindo a bonança. Atualmen-te a classe médica como um todo esta sofrendo uma campanha de desvalorização inclusive através dos governos que nos escolheram como a mazela do não funciona-mento do sistema de saúde nesse país. Ainda no contexto da nossa especialidade, ficamos marcados como os milionários da medicina. Não se dão conta do alto custo de montar e manter um serviço de imagem.

Na Radiologia e no Ultrassom já estamos trabalhando no vermelho com a Tomografia chegando jun-to. A Ressonância, aonde temos uma margem melhor, a qual sub-sidia os outros custos dos serviços,

é a bola da vez para os convênios reduzirem valores.Mas do ponto de vista científi-co, em que o Silvio junto com a minha fiel Diretoria que eu que-ro muito agradecer a dedicação e qualificação, vai repassar as ativi-dades do ano, eu gostaria de sa-lientar o Clube Hugolino Andrade do interior em Gramado, no Hotel Alpestre. A primeira edição, rea-lizado em 19 e 20 de outubro de 2013, nos deixou muito feliz pela participação dos colegas e as ex-celentes aulas ministradas, num clima familiar agradável.

Desejo a todos um Natal com har-monia junto aos seus familiares bem como um 2014 melhor para a classe médica, especialmente aos imaginologistas.

Dr. Ildo Betineli, Presidente da Associação Gaúcha de Radiologia

Edição do “Jornal da AGR”: Playpress Assessoria de Imprensa

Jornalista Responsável: Marcelo Roxo Matusiak Registro: MTB/RS: 10063

Fones: (51) 3361.6016 / (51) 8536.0690 / (51) 8536.0691

E-mail: [email protected]

Equipe:Rafael Dias Borges, Mauro Plastina, Suamy Sejanes, Mariana da Rosa, Marina Carlesso e Júlia Merker.

Presidente: Dr. Ildo BetineliTesoureiro: Dr. Silvio Cavazzola

Vices-presidentes:Tomografia Computadorizada: Dr. Rodrigo DuarteRessonância Magnética: Dr. Gustavo LuersenRadiologia Geral: Dr. Thiago KriegerAngiologia e Radiologia Intervencionista: Dra. Simone ValdugaDensitrometria Óssea: Dra. Beatriz AmaralMedicina Nuclear e Radioterapia: Dr. Osvaldo EstrelaAdministração: Dr. Everton KruseUltrassom: Dr. Carlos Roberto MaiaMamografia: Dr. Dakir Duarte

Sede da AGR: Av. Ipiranga, 5311- Sala 205 - Jardim Botânico - POA / RS - CEP: 90610-001 - Fone/Fax: (51) 3339.2242

A Associação Gaúcha de Radiologia é filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por imagem. O jornal da AGR é uma publicação oficial, semestral, com distribuição gratuita a todos os médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, Sociedade de Radiologia do Brasil e demais países do Mercosul.

A Associação Gaúcha de Radiologia é filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por imagem. O jornal da AGR é uma publicação oficial, semestral, com distribuição gratuita a todos os médicos radiolo-gistas do Rio Grande do Sul, Sociedade de Radiologia do Brasil e demais países do Mercosul.

Editorial

EXPEDIENTE

Page 4: Jornal da AGR - 97 - dezembro 2013

Editorial

Estamos encerrando o ano cien-tífico da AGR, já planejando para 2014 um ano mais movimentado e profícuo.

Dentre as atividades desenvolvi-das pela AGR em 2013, podemos citar o Curso de Atualização, rea-lizado em março em parceria com o CBR e que contou com a ilus-tre presença dos colegas Decio Prando e Emerson Gasparetto; os grupos de estudo em Tórax, Abdômen, Neurorradiologia e Osteoarticular, realizados com pe-riodicidade mensal; o Clube Hu-golino Andrade, realizado com periodicidade bimestral e com

foco nos residentes, sendo que o último de 2013 ocorreu em Gra-mado e contou com a presença do Dr. Antônio Eiras, que nos brin-dou com palestras de altíssimo nível; e finalmente nossa Jornada Gaúcha de Radiologia, que con-tou com a presença de cerca de 600 participantes e que a cada edi-ção firma-se como um evento da maior importância para a radiolo-gia gaúcha e nacional.

Para 2014 estamos planejando manter os eventos acima e incre-mentar nossa Jornada com um simpósio da ICIS (International Câncer Imaging Society), uma so-ciedade internacional que busca desenvolver o ensino e a discus-são da importância dos métodos de imagem e de sua utilização no diagnóstico e seguimento dos pacientes oncológicos. Além dis-to, em paralelo ao simpósio ICIS, nossa JGR 2014 está sendo desen-volvida para oferecer aos partici-pantes algumas novidades, como cursos pré-congresso, como o Hands On em Ultrassonografia e o curso de física aplicada a RM. Em breve estaremos com o pro-

grama científico concluído para que todos possam ter acesso. Re-servem a data de 07 a 09 de agosto para participarem da nossa JGR 2014.

Nossa diretoria vem se esforçan-do ano a ano para que as ativida-des científicas da AGR sejam cada vez mais atrativas ao associado; por isso, fica um pedido especial para que os colegas participem dos eventos e estimulem outros colegas a participarem, para que possamos cada vez mais trocar ex-periências e unirmos nossa classe, não só em busca de maior conhe-cimento, mas também para que possamos discutir assuntos rela-cionados a nosso trabalho e remu-neração, tão importantes quanto a necessidade de atualização de nos-sos conhecimentos.

Agradeço a participação dos cole-gas de nossa diretoria na organi-zação dos eventos supracitados e reitero o convite a todos os cole-gas para que participem dos even-tos da AGR; afinal, uma sociedade forte se faz com a união e partici-pação de todos.

Dr. Silvio Cavazzola, Presidente da Jornada Gaúcha de Radiologia 2013

Page 5: Jornal da AGR - 97 - dezembro 2013

Clube Hugolino Andrade Gramado Especial destaca avanços tecnológicosConsiderado como um dos avan-ços mais importantes nos últimos anos o rastreamento do câncer de pulmão foi um dos temas da edi-ção do Clube Hugolino Andrade que iniciou neste sábado (19/10), em Gramado (RS). A prática é baseada na tomografia computa-dorizada de baixa dose. As aulas acontecem no Hotel Alpestre. O vice-presidente de Ressonância Magnética da Sociedade Brasi-leira de Radiologia, Antônio Ei-ras (RJ), falou sobre Lesão focal na Cirrose e Imagem do abdô-men agudo vascular. Em seguida o médico radiologista torácico, Bruno Hochhegger apresentou o tema “Consolidação e vidro-fos-co: Diagnóstico diferencial”.

- Hoje sabemos que pacientes com mais de 55 anos que fuma-ram um maço de cigarro por dia ao longo de 30 anos ou dois ma-ços de cigarro por dia ao longo de 15 anos têm indicação de fazer

tomografia computadorizada de baixa dose anualmente ao invés de Raio-x de Tórax. Isso é um avanço que reduz a mortalidade de pacientes em no mínimo 20% por câncer de pulmão - explicou o médico

O vice-presidente de Radiologia Geral, Thiago Krieger Bento da Silva, apresentou “Pitfalls do ve-lho e bom raio X”. O médico lem-brou que entre 80% e 90% dos casos se conseguem diagnósticos usando Raio x e a tecnologia é, ainda, uma excelente ferramenta. No entanto, o palestrante cha-mou a atenção de casos nos quais o médico precisa estar muito atento a informações presentes nos exames e que podem induzir o profissional a cometer equívo-cos no diagnóstico.

O médico radiologista do Hospi-tal Mãe de Deus, Hospital Santa Casa e da Clínica Serpal, Rodrigo

Bello falou sobre a imagem nas doenças granulomatosas. Ao fi-nal o médico Felipe Torres trou-xe a abordagem do coração na Tomografia Computadorizada de Tórax.

O presidente da Associação Gaú-cha de Radiologia, Ildo Betineli, valorizou a presença de médicos no evento e destacou que um dos aspectos fundamentais é que os radiologistas trabalhem cada vez mais na interação com os clínicos, no sentido de promover cada vez mais diagnósticos precisos.

A programação segue no domin-go (20/10) a partir das 9h com a aula intitulada “Diagnóstico Diferencial das Lesões Hipervas-culares no Fígado”. A partir das 10h ocorrem as apresentações de casos.

Capa

Page 6: Jornal da AGR - 97 - dezembro 2013

Capa

O encontro do Clube Hugolino, em Gramado, serve de atualiza-ção para médicos profissionais e também se configura numa rica experiência de aprendizado para médicos residentes. Foi o caso de Rodrigo Castilhos que acompa-nhou as aulas no evento promo-vido pela Associação Gaúcha de Radiologia nos dias 19 e 20 de outubro.

- É importante para ficarmos atualizados sobre aquilo que vem sendo utilizado com mais fre-quência no centro do país pelos médicos radiologistas que são re-ferência. Me chamaram a atenção as aulas de tórax e de abdômen que gostei muito. Os contrastes específicos são uma novidade que vem surgindo e estamos usando há pouco tempo no Rio Grande

do Sul. Então, é bom aprender desde a Residência porque é uma prática que vai ser muito usada no futuro - declarou.

O evento teve como novidade ainda a Gincana de Casos, orga-nizada pelo médico radiologis-ta Antônio Eiras. A vencedora foi Ângela Massignan, da Ser-dil.

Hugolino Andrade: Oportunidade de aprendizado e qualificação

Page 7: Jornal da AGR - 97 - dezembro 2013

A realização do Clube Hugolino Andrade na cidade de Gramado (RS) nos dias 19 e 20 de outu-bro destacou avanços importan-tes no diagnóstico de doenças e procedimentos atuais por parte dos médicos. O encontro, organi-zado pela Associação Gaúcha de Radiologia trouxe como um dos destaques o médico vice-presi-dente de Ressonância Magnética da Sociedade Brasileira de Radio-logia, Antônio Eiras (RJ).

- A Tomografia Computadori-

zada com tecnologia de múlti-plos detectores na abordagem de emergência é um método, por exemplo, cada vez mais rápido e apurado no diagnóstico e com tecnologia que possibilita menos exposição à radiação. É uma prá-tica cada vez melhor e com mais segurança para o paciente - ex-plicou.

A programação contou ainda com a apresentação de casos de médi-cos residentes Mônica Wagner e Felipe Alba Scortegagna.

Profissionais destacam avanços no diagnóstico com evolução da radiologia

Radioclin Serviços deRadiologia Ltda.

01.266.003/0001-34Fone: 51 3545.1134Cel: 51 9878.7611

ou 51 8115.8688 comAdm. Aldori Camargo

VENDE

01 Aparelho deMamografia

Marca VMI ModeloGRAPH Mammo AF

01 Aparelho deRaio X

Casa do RadiologistaModelo Intecal CR

01 Biombo

01 ProcessadoraMarca Kodak

Modelo X-OMAT M35Chassi/Plates/Ecrãns

e EPIs.

***Todos os equipamentosem excelente estado de

uso e conservação - Ótimaoportunidade de negócio!

Confira!Aceitamos Parcelamento

e Propostas

Presidente da AGR, Ildo Antonio Betineli, entrega prêmio aos residentes Mônica Wagner e Felipe Alba Scortegagna após apresentação de casos

Page 8: Jornal da AGR - 97 - dezembro 2013

Confirmadas as datas dos eventos de radiologia para os próximos dois anosEstão confirmadas as datas dos eventos promovidos pela Associa-ção Gaúcha de Radiologia em 2014 e 2015. A Jornada Gaúcha de Ra-diologia do próximo ano será rea-lizada nos dias 7, 8 e 9 de Agosto no Hotel Plaza São Rafael. O even-to tradicionalmente acontece em meados de junho, mas em virtude da realização da Copa do Mundo no Brasil, será realizado em agosto. Já a edição de 2015 acontecerá de 17 a 21 de junho no mesmo local. Os temas da Jornada Gaúcha de Radiologia estarão relacionados às áreas de radiologia geral, mamo-grafia, ultra-sonografia, tomogra-fia computadorizada, ressonância magnética, gestão em radiologia, medicina nuclear e PET CT. A e-dição de 2013 promoveu 132 pa-lestras e contou com mais de 600 participantes.

A outra atividade promovida pela Associação Gaúcha de Radiologia, o Clube Hugolino Andrade, tam-bém tem sua próxima edição con-firmada. O encontro tem o objeti-

vo de proporcionar a discussão de diferentes casos clínicos, especial-mente entre estudantes e médicos residentes. O nome do evento foi escolhido para reconhecer a im-portância de Hugolino Leal de An-drade, o primeiro radiologista do

Rio Grande do Sul. Em 2014, além das edições durante o ano em Por-to Alegre, a AGR realizará o Clube Hugolino Andrade do Interior, que será nos dias 24, 25 e 26 de outubro em Gramado, no Hotel Alpestre.

Agenda

Page 9: Jornal da AGR - 97 - dezembro 2013

Agenda

9

Clube Hugolino AndradeCoordenação Dr. Rodrigo Duarte

13 de março às 20hLocal: Casa do Marquês - Rua Marquês do Pombal nº 1846

Grupo de Estudos do Tórax Coordenação Dr. Thiago Krieger

19 de março às 19h30 Local: AMRIGS - Av. Ipiranga, 5311 - Sala: 24

20º Curso Radimagem de Diagnóstico por Imagem 21, 22 e 23 de março

Local: Centro de Eventos da AMRIGS - Av. Ipiranga, 5311

Clube Hugolino AndradeCoordenação Dr. Rodrigo Duarte

10 de abril às 20hLocal: Casa do Marquês - Rua Marquês do Pombal nº 1846

Grupo de Estudos em Neurorradiologia Coordenador: Dr. Rodrigo Duarte

16 de abril às 19h30Local: AMRIGS - Av. Ipiranga, 5311 - Sala: 24

Grupo de Estudos do Músculo Esquelético Coordenação Dr. Hugo Mallmann

21 de maio às 19h30Local: AMRIGS - Av. Ipiranga, 5311 - Sala: 24

Grupo de Estudos em Abdômen Coordenador: Dr. Gustavo Luersen

18 de junho às 19h30Local: AMRIGS - Av. Ipiranga, 5311 - Sala: 24

Curso de Atualização Nacional em Radiologia 22 e 23 de março

Local: Centro de Eventos da AMRIGS - Av. Ipiranga, 5311

Page 10: Jornal da AGR - 97 - dezembro 2013

Mais vendidos 2013: Os cinco livros mais presentes nas mãos dos brasileiros

A leitura brasileira em 2013 conta com uma mescla interessante de gostos e gêneros. Religião, auto-ajuda, romance, mistério e aventura são os mais vendidos no Brasil em livrarias físicas e e-commerce. Entre os cinco mais vendidos de ficção e não-ficão, Laurentino Gomes, Padre Marcelo Rossi, Edir Macedo,

John Green e Dan Brown estão nas mãos e prateleiras das casa dos brasileiros.

1889, de Laurentino Gomes

A obra trata da Proclamação da República e fecha uma trilogia iniciada com 1808, sobre a fuga da corte portuguesa de Dom João para Rio de Janeiro, e continuada com 1822, sobre a Independência do Brasil. Nas últimas semanas de 1889, a tripulação de um navio de guerra brasileiro ancorado no porto de Colombo, capital do Ceilão (atual Sri Lanka), foi pega de surpresa pelas notícias alarmantes que chegavam do outro lado do mundo. O Brasil havia se tornado uma república. O império brasilei-ro, até então tido como a mais sólida, estável e duradoura experiência de governo na América Latina, com 67 anos de história, desabara na manhã de Quinze de Novembro.

Cultura

Page 11: Jornal da AGR - 97 - dezembro 2013

Nada a Perder, de Edir Macedo

No primeiro volume de sua trilogia de memórias, o bispo Edir Macedo surpreende com revelações profundas de momentos de decisão e des-cobertas espirituais. Como ele iniciou a pregação de fé pelas ruas há 35 anos e hoje lidera uma igreja atuante em mais de 200 países são temas que o autor aborda em detalhes aos leitores.

Kairós, de Padre Marcelo Rossi

O autor selecionou passagens da Bíblia com personagens como Abraão, Moisés, José do Egito, Isaías, Maria, Jó e Zaqueu, que passaram por situ-ações de incompreensão, sofrimento e provação e, mesmo assim, soube-ram esperar pelo tempo de Deus, pelo seu kairos. Todos eles tiveram as suas vidas transformadas no momento que Deus julgou oportuno. Após cada trecho bíblico citado, reflexões e comentários do Padre Marcelo convidam o leitor a refletir sobre suas próprias angústias e a fortale-cer a sua fé.

Inferno, de Dan Brown

A nova aventura de Robert Langdon conta com mais uma eletrizante aventura do simbologista em busca de respostas aos segredos de grandes mestres das artes. Desta vez, a Divina Comédia, de Dante Alighieri, é a peça para o enredo em uma história que viaja por lugares como a Galleria degli Uffizi, o Duomo de Florença e a Basílica de São Marcos.

A Culpa É Das Estrelas, de John Green

A culpa é das estrelas conta a história de Hazel, paciente terminal, que ganha algum tempo mais de vida após seu tumor ter encolhido. Nes-te tempo ganho, ela conhece Augustus Waters, um garoto bonito que aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

Page 12: Jornal da AGR - 97 - dezembro 2013

Parceria internacional traz avanços em radiologia para o Rio Grande do SulA edição de 2014 da Jornada Gaú-cha de Radiologia traz uma novi-dade para os profi ssionais da área. Através de parceria com a Inter-national Cancer Imaging Society (ICIS) serão oferecidas aulas com pelo menos dois médicos reno-mados e com experiência interna-cional. O evento acontece entre os dias 7 e 9 de Agosto no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, e é promovido pela Associação Gaú-cha de Radiologia.

No primeiro dia do evento, estão previstas aulas de Física, Bi-Rads e o curso prático de Hands On, além do Curso de AVR. Na sexta-feira os temas são de Neuro, Ul-trassonografi a, Abdômen, Tórax, Radiologia Pediátrica, Mama e Curso de Gestão. Para o sábado a programação inicial prevê as pa-lestras do ICIS, Ultrassonografi a, Mama, cursos para técnicos e tec-nólogos e Enfermagem.

A parceria inédita foi fi rmada com a AGR e intermediada pelo Hospital AC Camargo propiciando um pai-nel multidisciplinar de discussões focado na área de imagem em on-

cologia com a participação de re-nomados professores estrangeiros. Os cursos trabalham basicamente com imagem em oncologia pre-tendendo mostrar estudos dentro deles e auxiliar os médicos a en-contrar o melhor expertise na área de oncologia.

- Eu acho que eles podem agregar

muito ao nosso conhecimento. O diagnóstico oncológico no Rio Grande do Sul está dentro dos parâmetros daquilo que está sendo feito em todo o mundo e essa ativi-dade é uma maneira de nos man-termos atualizados e descobrirmos novas experiências - afi rma o te-soureiro da Associação Gaúcha de Radiologia, Silvio Cavazzola.

O ICIS promove ensino em ima-gem na área de oncologia e estimu-la a pesquisa e estudo de tumores, trazendo aos médicos radiologistas conetúdo de interesse na área e proporcionando a troca de ideias e conteúdo científi co. As atividades também são realizadas em vários países da Europa e outros países como Hong Kong, África do Sul, Kuwait e outros. O encontro mun-dial acontece na Alemanha no dia 9 a 11 de outubro.