Jornal da Família Presente - Agosto 2014

8
Família Presente Jornal da Edição n 10 • Julho de 2014 Lençóis Paulista passou a contar com fortes alia- dos para ajudar as crianças a aprender mais sobre ci- ências e preservação am- biental: o Mini Zoológico de Esculturas e o Jardim Sensorial, no Parque do Povo, e o Centro de Educa- ção Ambiental, inaugurado recentemente na sede da Estação de Tratamento de Esgoto, no bairro Lageado, às margens da Rodovia Ma- rechal Rondon. Nos novos espaços do Parque do Povo, um amplo cronograma de visitas ini- ciou já no primeiro semes- tre. Lá os alunos aprendem músicas e assistem a vídeos relacionados à preserva- ção ambiental. No Jardim Sensorial, conhecem algu- mas plantas ulizadas na alimentação e outras para fins medicinais, além das aromácas e ornamentais. Já no Mini Zoológico de Es- culturas, têm a oportuni- dade de conhecer espécies animais da fauna brasileira e ouvir suas histórias pelo sistema de som instalado Em Lençóis, aprender ciências e preservação ambiental está muito mais divertido! a pouco tempo, que torna o momento “mágico” para os pequenos. Eles também visitam o Viveiro de Mudas Municipal “João Romano” e visualizam a mata ciliar do Lago da Prata, em processo de recomposição com árvo- res plantadas pelas próprias crianças. No Centro de Educação Ambiental, junto à ETE, as visitas dos alunos começa- rão em breve. Lá eles vão se deparar com um prédio modelo de sustentabilida- de, que usa madeira de re- florestamento, sistema de iluminação com tecnologia para combater o desperdí- cio, inclusive com sensores de presença, piso externo sem rejunte para absorção da água de chuva, reapro- veitamento da água de chu- va para rega de plantas e descarga, e até jardinagem com bacias de contenção. O minhocário é outro atra- vo, que, abastecido com lixo orgânico, produz húmus que é usado na jardinagem e também na produção de mudas de árvores da região. Alunos durante visita ao Mini Zoológico de Esculturas, no Parque do Povo

description

Diretoria de Educação Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista www.lencoispaulista.sp.gov.br

Transcript of Jornal da Família Presente - Agosto 2014

Page 1: Jornal da Família Presente -  Agosto 2014

Família PresenteJornal da

Edição n 10 • Julho de 2014

Lençóis Paulista passou a contar com fortes alia-dos para ajudar as crianças a aprender mais sobre ci-ências e preservação am-biental: o Mini Zoológico de Esculturas e o Jardim Sensorial, no Parque do Povo, e o Centro de Educa-ção Ambiental, inaugurado recentemente na sede da Estação de Tratamento de Esgoto, no bairro Lageado, às margens da Rodovia Ma-rechal Rondon.

Nos novos espaços do Parque do Povo, um amplo cronograma de visitas ini-ciou já no primeiro semes-tre. Lá os alunos aprendem músicas e assistem a vídeos relacionados à preserva-ção ambiental. No Jardim Sensorial, conhecem algu-mas plantas utilizadas na alimentação e outras para fins medicinais, além das aromáticas e ornamentais. Já no Mini Zoológico de Es-culturas, têm a oportuni-dade de conhecer espécies animais da fauna brasileira e ouvir suas histórias pelo sistema de som instalado

Em Lençóis,

aprender ciências e preservação ambiental está muito mais divertido!

a pouco tempo, que torna o momento “mágico” para os pequenos. Eles também visitam o Viveiro de Mudas Municipal “João Romano” e visualizam a mata ciliar do Lago da Prata, em processo de recomposição com árvo-res plantadas pelas próprias crianças.

No Centro de Educação Ambiental, junto à ETE, as visitas dos alunos começa-rão em breve. Lá eles vão se deparar com um prédio modelo de sustentabilida-de, que usa madeira de re-florestamento, sistema de iluminação com tecnologia para combater o desperdí-cio, inclusive com sensores de presença, piso externo sem rejunte para absorção da água de chuva, reapro-veitamento da água de chu-va para rega de plantas e descarga, e até jardinagem com bacias de contenção. O minhocário é outro atra-tivo, que, abastecido com lixo orgânico, produz húmus que é usado na jardinagem e também na produção de mudas de árvores da região.

Alunos durante visita ao Mini Zoológico de Esculturas, no Parque do Povo

Page 2: Jornal da Família Presente -  Agosto 2014

2

apoio

EducadorEs somam forças contra o abuso sExuaL

Lucinara Barbosa, diretora de Educação de Lençóis Paulista

mais perto de você!

Pai, mãe ou responsável pelos alunos das escolas municipais,

Você está recebendo neste mês uma nova edição do Jor-nal da Família Presente, uma ferramenta que foi criada pela Diretoria Municipal de Educação para prestar con-tas e informar sobre decisões e ações que envolvem a vida escolar de seu filho.

Neste informativo você en-contra informações referentes às práticas e projetos adotados na Rede Municipal, bem como às obras concluídas e em an-damento, entre outras. É mais uma de nossas ações em busca de aproximar cada vez mais a família e a escola.

Como não me canso de dizer, nunca se esqueça de como é importante o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos. O futuro deles e da nossa cida-de agradecem!

paLaVra da dirEtora

Diretores de escolas, vice-direto-res e coordenadores estiveram reuni-dos na Diretoria de Educação em maio para tratar sobre o combate ao abu-so e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento, que teve como ponto principal uma palestra com a psicoterapeuta Salete Cortez, especialista no tema, foi realizado por meio de uma parceria entre a DME, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar.

O tema enfocou a importância do envolvimento dos profissionais da Educação para combater essa prática. Segundo Salete Cortez, a

criança abusada apresenta mudan-ças de comportamento e é possível que os professores tenham essa percepção.

“A criança apresenta marcas no corpo ou psicológicas. Ela pode ir tanto em direção à depressão, ou ficar muita agitada, com crises de ansiedade. Os desenhos delas modi-ficam: geralmente têm mãos soltas, olhos muito grandes. E elas também tendem a tentar reproduzir o ato. Ou seja, há uma série de sintomas que é bem possível que se manifes-tem na escola”, esclarece.

Novos encontros sobre o tema serão realizados.

A psicoterapeuta Salete Cortez durante

palestra para os educadores

Page 3: Jornal da Família Presente -  Agosto 2014

3

Visita tÉcnica

para o ano QuE VEm

Educação Em LEnçóis É rEfErência para outras cidadEs

abErto o pEríodo dE matrícuLas EscoLarEs para 2015

Desde o dia 15 de julho estão abertas as matrículas escolares antecipadas para o ano letivo de 2015, que podem ser feitas até o dia 15 de agosto. As matrículas ante-cipadas são destinadas a todos os alunos que estão fora da escola e que completam três anos até março do ano que vem e, as-sim, vão cursar a Educação Infantil, ou que vão completar seis anos até o final de mar-ço do ano que vem, e cursarão o primeiro ano do Ensino Fundamental.

Os pais ou responsáveis pelas crianças

devem procurar a escola mais próxima de sua residência, de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Para efetuar a matrícula, é necessário o cartão cidadão e a certidão de nascimento da criança, além de comprovante de endereço.

Os adolescentes e adultos que não cursaram o Ensino Fundamental regular e têm interesse em seguir os estudos tam-bém devem fazer as matrículas antecipa-das, na escola mais próxima de sua resi-dência, para cursar a EJA (Educação para

Jovens e Adultos). Neste caso, as aulas ocorrem no período noturno.

“É importante que seja feita agora a matrícula antecipada para que possamos organizar a demanda de vagas da melhor maneira possível”, explica a supervisora de Ensino da Diretoria Municipal de Edu-cação, Meiri Galassi Montanheiro.

Os alunos que já estão matriculadas na Rede Municipal de Ensino, a partir do segundo ano, automaticamente já têm ga-rantida as suas matrículas.

Com frequência Lençóis Paulista recebe a visita de responsáveis pela Educação em municípios da região buscando informa-ções sobre as ações, projetos e soluções aqui implementados.

No mês de junho, uma comitiva de Botucatu esteve na cidade para conhe-cer de perto o funcionamento das duas escolas de período integral, a EMEF Ézio Paccola, localizada no Jardim Primavera, e a EMEF Maria Zélia Camargo Prandini, no bairro Júlio Ferrari.

Nessas duas escolas os alunos per-manecem o dia todo e, além das aulas tradicionais, têm também aulas comple-mentares de música, teatro, artesanato, dança, entre outras. Eles também rece-bem todas as refeições do dia, do café da manhã ao jantar.

Em julho, a cidade recebeu um grupo de profissionais da Diretoria de Educação de Bocaina para visitar as creches do município. “Estamos buscando novas ideias, propostas mais modernas e, conversando com outras cidades, nos indicaram conhecer a estrutura de Lençóis Paulista. Fiquei surpresa com tudo o que vi: um olhar muito atento à parte física, mas também à questão pedagógica. A cida-de está de parabéns”, comentou a diretora da pasta em Bocaina, Sônia Maria Carazzato.

Uma “pausa para a foto”, durante a visita na EMEF “Ézio Paccola”

Profissionais da Diretoria de Educação em Lençóis com equipe de Bocaina, em frente à Creche Iara, inaugurada no ano passado no bairro Santa Terezinha.

Page 4: Jornal da Família Presente -  Agosto 2014

4

EQuipE

assEssoras pEdagógicas garantEm o aLinhamEnto das açõEs na rEdE

A Rede Municipal de Ensino de Len-çóis Paulista cresceu bastante ao longo dos anos. Atualmente, a cidade conta com 33 escolas municipais: são 20 unidades de Educação Infantil (13 creches e sete pré-escolas), nove de Ensino Fundamen-tal e quatro que atendem tanto Educa-ção Infantil quanto Ensino Fundamental. Para dar suporte a todas elas e garantir o alinhamento de todas as ações da Rede, existe a equipe de assessoria pedagógica da Diretoria Municipal de Educação, que atua junto à diretora Lucinara Barbosa e à supervisão de ensino.

É uma das frentes de trabalho que ajuda a fazer com que Lençóis Paulista se destaque no cenário educacacional como uma cidade que garante a equidade na Educação, ou seja, que dá as mesmas boas oportunidades de aprendizagem em todas as escolas da cidade. Esse reconhecimen-to já ocorreu nacionalmente em outubro

de 2012, em publicação da Revista Época, uma das mais lidas do Brasil.

A equipe de assessoria é composta por 11 assessoras que se dividem entre as 33 unidades municipais. Todas as profissio-nais são efetivas na Rede em diferentes cargos da área do magistério, como pro-fessoras, coordenadoras e diretoras. To-das também são pedagogas e possuem especialização, além de significativa expe-riência na prática da sala de aula.

As assessoras se reúnem periodicamente com a equipe gestora das escolas para acom-panhar a implementação dos processos pe-dagógicos, discutir sobre a aprendizagem dos alunos e pensar sobre os investimentos neces-sários para que todos avancem.

Essa equipe também atua nas frentes de formação de coordenadores; formação de professores; coordenação dos processos de Aceleração Especial de Aprendizagem; construção do processo de

avaliação; análise dos processos de ava-liações externas; processos complemen-tares, como empreendedorismo, Joelp e Joelpin, informática educacional; elabo-ração e acompanhamento do desenvol-vimento do currículo da Rede de Ensino; construção da ficha de acompanhamento de desempenho dos alunos, entre outras.

“Para a escola ser realmente boa, precisa atender às necessidades de sua comunidade. Neste sentido, as políticas públicas precisam ser adequadas a cada uma delas, e, neste contexto, a figura do assessor pedagógico é muito importan-te”, diz a diretora de Educação, Lucinara Barbosa. “O objetivo é assessorar, acom-panhar, avaliar e orientar os processos educacionais desenvolvidos nas escolas nos diferentes níveis e modalidades de ensino, oferecendo apoio pedagógico e monitorando a implementação das políti-cas educacionais do município”, completa.

Equipe de assessoras pedagógicas da Diretoria Municipal de Educação

Page 5: Jornal da Família Presente -  Agosto 2014

5

71 2

metas

Ler, atribuir sentido, selecionar e articular pro-cedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, (estudo, formação pes-soal, entretenimento, realização de tarefas) bem como a característica do gênero e suporte.

Comunicar para estabelecer relações entre sujeitos, expressando-se de forma clara e articulada, atendendo as exigên-cias da situação.

Resolver criticamente situações proble-mas do cotidiano com lógica, criativida-de, intuição e análise, elaborando pro-cedimentos de solução, comparando os resultados e validando estratégias.

Utilizar as TICs como ferramenta de aprendizagem, desenvolvendo compe-tências tecnológicas para a construção do conhecimento e a inserção de todos na sociedade da informação.

Conviver e interagir com outro e o meio, de forma cooperativa e res-ponsável, valorizando e respei-tando as diferenças na realização de atividades e projetos comuns.

Calcular com agilidade usando estratégias pes-soais e convencionais.

Produzir textos coerentes e coe-sos, nos gêneros previstos para os segmentos adequados a situação de produção e comunicação.

Confira o mapa estratégico completo no site da Pre-feitura, página da Diretoria Municipal de Educação: http://www.lencoispaulista.sp.gov.br/views/educacao/

O município também criou seu próprio modelo de avaliação, o SAELP (Sistema de Avaliação Educacional de Lençóis Paulista), que leva em conta a realidade do município e possibilita o Raio-X da aprendizagem de cada um dos alunos. A partir dos resultados obtidos nas avaliações periódicas do Saelp, que são desenvolvidas com o trabalho da própria equipe da DME, cada escola elabora seus planos de ação para corrigir os problemas necessários no processo de aprendizagem e eles são acompanhados pelas assessoras. Neste contexto, a cada ano são estabelecidas metas para serem cumpridas.

aVaLiação própria

465

7

3

Com o Programa de Ges-tão Escolar (PGE), Lençóis Paulista passou a contar com seu mapa estratégico e a elaboração de 7 metas para serem cumpridas pela Educação, relacionadas às competências adquiridas pe-los alunos. A equipe de as-sessoria pedagógica da DME trabalha para auxiliar as es-colas a cumprir essas metas:

Page 6: Jornal da Família Presente -  Agosto 2014

6

para aprimorar

Uma série de projetos são desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino para garantir o máximo desenvolvimento dos alunos. Eles somam às aulas tradicionais e fazem toda a diferença para que con-quistem uma educação sólida e para que desenvolvam valores im-portantes para toda a vida. Três deles foram ampliados neste ano na Rede, por conta dos bons resultados comprovados:

projeto Khan academyA iniciativa contribui com o aprendizado de matemática por

meio do uso do computador, da utilização de vídeos curtos com uma linguagem direta e muito didática para explicar os conteúdos escolares, e plataforma com um mecanismo de jogo, que motiva o interesse dos alunos. Por meio dela, cada aluno avança no seu pró-prio ritmo, assistindo aos vídeos e fazendo os exercícios correspon-dentes. Os professores, neste contexto, monitoram a aprendizagem de cada estudante em tempo real. E o sistema ainda permite um planejamento de aulas personalizadas, que leva em conta as dificul-dades e demandas de cada aluno!

No ano de 2013 ele foi aplicado com os alunos dos terceiros, quartos e quintos anos das escolas municipais. Em 2014, a fer-ramenta é utilizada do primeiro ao nono ano. Por meio dela fo-ram constatadas melhorias na aprendizagem de matemática, com avanços observados nos resultados das avaliações.

mind Lab – mente inovadora Com esse projeto, que também utiliza jogos como fer-

ramenta, o aluno desenvolve conclusões lógicas, planeja-mento e tomada de decisões, investigação e compreensão de situações problema e trabalho em equipe, entre outras competências.

Em 2013, o programa atendeu a EMEF Maria Zélia Camargo Prandini (Júlio Ferrari) e neste ano também foi ex-pandido para a EMEF Ézio Paccola (Jardim Primavera), ou seja, ele está nas duas escolas de período integral de Lençóis Paulista.

Ler e EscreverA primeira implantação ocorreu na EMEF Maria Zélia Camar-

go Prandini, com sucesso na melhoria de aprendizagem da leitu-ra e da escrita, com alunos que apresentavam dificuldades em linguagens. Em 2014 o programa também foi levado para a EMEF Ézio Paccola.

Envolve material impresso e capacitações que promo-vem o fortalecimento de competências profissionais da equipe técnica e de gestores escolares para a melhoria da alfabetização nos anos inicias do Ensino Fundamental, sempre com foco na leitura e na escrita.

projetos que deram certo são intensificados na rede

Aproximadamente 200 educadores da Rede Municipal de Ensino de Lençóis Paulista participaram no dia 17 de abril deste ano de mais uma ação do Projeto de Formação Continuada na área de edu-cação infantil. O evento foi destinado aos monitores, cozinheiras e agentes de con-servação e limpeza.

A Rede Municipal de Ensino de Lençóis Paulista investe na forma-ção dos Educadores de creche para garantir maior conhecimento peda-gógico, proporcionando desenvol-vimento pessoal e profissional bem como autonomia no gerenciamento de sua atuação com as crianças.

Os encontros são organizados para estudo, reflexão e socialização de práti-cas educativas. “A formação continuada é um investimento que propicia um aten-dimento de maior qualidade aos alunos, aos pais e a todos os envolvidos no pro-cesso educacional”, aponta a diretora de Educação, Lucinara Barbosa.

Educadores de creche passam por capacitação

para aprEndEr mais

Page 7: Jornal da Família Presente -  Agosto 2014

7

obra EntrEguE 1

Autoridades municipais, a comunidade, alunos e educado-res da EMEIF “Philomena Briquesi Boso” celebraram no mês de maio a entrega da revitalização da escola e a reforma da creche “Dona Izabel Zillo”, no distrito Alfredo Guedes. O even-to fez parte da programação dos 156 anos de Lençóis Paulista.

A EMEIF ganhou nova pintura, a substituição do piso das salas de aula, do pátio e reforma dos banheiros dos alunos. A Prefeitura Municipal investiu no local aproxima-damente R$120 mil.

Agora mais viva, com o prédio pintado em tom laranja, seguindo o padrão da cor das escolas municipais, a EMEIF Philomena está muito mais alegre para seus 75 alunos e sua equipe.

crEchEA Creche “Dona Izabel Zillo”, por sua vez, também recebeu

nova pintura, troca do piso das salas por manta vinílica, que amortece a queda das crianças e também oferece estabilida-de térmica, para que elas não sintam frio ou calor em excesso.

A cozinha da creche também recebeu adequações, com troca do piso, aplicação do revestimento e instalação de exaustores. Na creche do bairro foram investidos pela admi-nistração aproximadamente R$80 mil.

“Tudo foi pensado e executado com muita atenção e ca-rinho, para tornar os espaços mais bonitos, confortáveis e apropriados para os alunos”, comentou no evento a prefeita Bel Lorenzetti.

obra EntrEguE 2

Foi entregue pela Prefeitura Municipal a obra de ampliação da EMEI Maria Cordeiro Fernandes Orsi, localizada na Cecap. A escola recebeu pintura geral e uma área administrativa nova, com um in-vestimento de aproximadamente R$200 mil reais.

A antiga área administrativa se concentrava em apenas uma sala, com menos de 20 metros quadrados. A nova área é ampla: possui 130 metros quadrados. Agora conta com sala da direção, sala da coordenação, sala para arquivo e sala para os professo-

res com copa. Nesse novo espa-ço, os pais dos alunos também poderão ser atendidos com mui-to mais privacidade.

Outra boa notícia é que, com a construção dessa nova área, a escola agora tem um espaço livre, onde será implantada uma biblio-teca com brinquedoteca.

“Investir na área de educação é uma das iniciativas mais impor-tantes que uma administração pode ter, porque por meio dela realmente podemos mudar o nos-so mundo, que começa aqui”, co-mentou a prefeita Bel Lorenzetti.

Escola maria cordeiro ampliada

prefeitura revitaliza escola e creche de alfredo guedes

Page 8: Jornal da Família Presente -  Agosto 2014

é um informativo da Diretoria Municipal de Educação de Lençóis Paulista destinado aos pais (ou responsáveis) dos estudantes da rede municipal.

Textos: Carla Izeppe • Fotos: Carla Izeppe e divulgação das escolas • Jornalistas responsáveis: Carla Izeppe (Mtb - 44.401) e Eduardo Magalhães (Mtb- 24.213)Produção gráfica: Propagare Propaganda e Marketing • Impressão: Gráfica VitóriaTiragem: 8.700 exemplares • Custo de produção: R$ 0,16 (valor unitário)

EXPEDIENTE

Família PresenteJornal da

Por meio de uma parceria da Polí-cia Militar com a Diretoria de Educação, mais de 200 alunos da Rede Municipal de Ensino estão participando do Proerd, o Programa de Educação de Resistência às Drogas e à Violência.

As atividades são conduzidas pelos po-liciais Kátia Cristina dos Santos e Gilberto Vieira dos Santos com os estudantes dos quintos anos. No primeiro semestre, as

ações do programa ocorreram na EMEF Ézio Paccola (Jardim Primavera), na EMEIF Amélia Benta do Nascimento Oliveira (Vila Baccili), EMEF Luiz Zillo (Núcleo) e EMEIF Philomena Briquesi Boso (Alfredo Guedes).

Ao final das atividades sobre o tema, todos os estudantes participam da ceri-mônia de formação do Proerd, quando juram diante da família e amigos que se manterão longe das drogas e da violên-

cia. “Estamos plantando mais uma se-mentinha do bem e aproximando a po-lícia da comunidade”, diz a policial Kátia.

Ao que tudo indica, muitos alunos já aprenderam bem a lição, como dá o exemplo a aluna Helen Cristina Franceli-no, do quinto ano da escola Ézio Paccola: “Eu não vou usar drogas quando crescer. Sei que a gente tem a oportunidade na rua, mas posso falar não".

sEmEntE do bEm

parceria com a polícia incentiva alunos ao

“não às drogas”