Jornal da UEG - edição maio 2013

8
Jornal da Universidade Estadual de Goiás - Ano I - Nº 002 - Maio 2013 UEG comemora 14 anos com ato solene, lançamentos de livros e do I Prêmio UEG de Jornalismo. P-3 Gestão busca avanços estruturais para a UEG Ações de Gestão Conquistas da UEG representam avanços P-2 Neste semestre 2.500 alunos colaram grau Concurso para professores e servidores deve ser realizado este ano P-8 IMPRESSO ESPECIAL DEVOLUÇÃO GARANTIDA Homenagem a Mauro Borges O ex-governador de Goiás, falecido em 29 de março último, foi o criador da ESEFEGO, em Goiânia e da FACEA, em Anápolis, em 1962. As duas instituições foram o embrião da Universidade Estadual de Goiás. P-6 Pró-Reitoria de Graduação trabalha com foco no aluno P-6 Em entrevista ao Jornal da UEG a pró-reitora de Planejamento, Gestão e Finanças, Sueli Freitas, fala das medidas que estão sendo tomadas para que a Universidade dê passos importantes rumo à consolidação. P-4 e P-5 Trote solidário: a troca da violência pela ajuda ao próximo P-7 Com a realização da solenidade de colação de grau da turma de Pedago- gia da Unidade Universitária de Uruaçu, no dia 17 deste mês de maio, a Universidade Estadual de Goiás encerra o período de formaturas dos concluintes do ano de 2012. De acordo com a Coordenação de Cerimonial e Eventos, neste ano foram realizadas 76 solenidades em 39 das 42 Unida- des Universitárias com cerca de 2.500 graduados. Muitas dessas solenida- des contaram com a presença do reitor Haroldo Reimer. P-8 Beleza ao alcance da comunidade P-7 www.ueg.br Servidores participam de curso de qualificação P-7

description

 

Transcript of Jornal da UEG - edição maio 2013

Page 1: Jornal da UEG - edição maio 2013

Jornal da Universidade Estadual de Goiás - Ano I - Nº 002 - Maio 2013

UEG comemora 14 anos com ato solene,

lançamentos de livros e do I Prêmio UEG de

Jornalismo. P-3

Gestão busca avanços

estruturais para a UEG

Ações de GestãoConquistas da UEG

representam avançosP-2

Neste semestre 2.500alunos colaram grau

Concurso para professores e

servidores deve ser realizado este ano

P-8

IMPRESSO ESPECIAL

DEVOLUÇÃO GARANTIDA

Homenagem a Mauro Borges

O ex-governador de Goiás, falecido em 29 de março último, foi o

criador da ESEFEGO, em Goiânia e da FACEA, em

Anápolis, em 1962. As duas instituições foram o embrião da Universidade

Estadual de Goiás.P-6

Pró-Reitoria de Graduação

trabalha com foco no aluno

P-6

Em entrevista ao Jornal da UEG a pró-reitora

de Planejamento, Gestão e Finanças, Sueli

Freitas, fala das medidas que estão sendo

tomadas para que a Universidade dê passos

importantes rumo à consolidação.

P-4 e P-5

Trote solidário: a troca da violência

pela ajuda ao próximo

P-7

Com a realização da solenidade de colação de grau da turma de Pedago-gia da Unidade Universitária de Uruaçu, no dia 17 deste mês de maio, a Universidade Estadual de Goiás encerra o período de formaturas dos concluintes do ano de 2012. De acordo com a Coordenação de Cerimonial e Eventos, neste ano foram realizadas 76 solenidades em 39 das 42 Unida-des Universitárias com cerca de 2.500 graduados. Muitas dessas solenida-des contaram com a presença do reitor Haroldo Reimer. P-8

Beleza ao alcance da comunidade P-7

www.ueg.br

Servidores participam de curso de qualificação

P-7

Page 2: Jornal da UEG - edição maio 2013

UEG ANÁPOLIS, GOIÁS MAIO DE 2013 UEG.BR JORNAL DA UEG02

Editorial

EXPEDIENTEJornal da Universidade Estadual de GoiásProduzido pela Coordenação Geral de Comunicação - CGCOM - (62) 3328-1403Coordenador Geral - Antônio Dirceu Pinheiro de SouzaRedação - Antônio Dirceu Pinheiro de Souza (GO n. 2272 JP), Cezar Marques (GO n.1673 JP), Marcelo Tavares (GO n.2331 JP), Moema Ribeiro (GO n. 2605 JP), Ana Flávia Caldas Ribeiro (estagiária)Diagramação: Odilon Alves (DRT-GO: 0860/86)Nabyla Carneiro Silva (estagiária)Fotografia: José Afonso VianaColaborador: Eduardo de OliveiraImpressão: Núcleo Gráfico da UEG - PrPGF

Tiragem: 10 mil

Administração Central da Universidade Estadual de GoiásReitor - Haroldo ReimerVice-Reitora - Valcemia Gonçalves de Sousa NovaesChefe de Gabinete - Juliana Oliveira AlmadaPró-Reitora de Graduação - Maria Olinda BarretoPró-Reitor de Pesquisa e Pós-GraduaçãoIvano Alessandro DevillaPró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis - Danúsia Arantes Ferreira Batista de OliveiraPró-Reitora de Planejamento, Gestão e Finanças - Sueli Martins de Freitas Alves

Ueg Oficial @uegoficial

No último dia 16 de abril, em ato solene realizado em Anápolis, reuniram-se alunos, integrantes da Administração Central e autoridades municipais e estaduais para lembrar os 14 anos da Universidade Estadual de Goiás. Nesta edição, o Jornal da UEG traz a cobertura completa do programa alusivo às comemorações que ainda teve os lançamentos de quatro livros e do I Prêmio UEG de Jornalismo.A adolescência da UEG, comemorada pela comunidade acadêmica durante o mês de abril, nos remete a uma figura que tem grande importância para o ensino superior do Estado: Mauro Borges Teixeira, que morreu no último dia 29 de março, aos 93 anos, em Goiânia. Em sua segunda edição, o Jornal da UEG homenageia o ex-governador Mauro Borges, que foi o criador das duas primeiras faculdades públicas ligadas ao Governo do Estado de Goiás: a Faculdade de Ciências Econômicas de Anápolis (FACEA) e a Escola Superior de Educação Física de Goiás (Esefego), em Goiânia, embriões que possibilitaram o nascimento da Universidade Estadual de Goiás, em 1999, tendo como base a Universidade Estadual de Anápolis (UNIANA), sucessora da FACEA, e a incorporação de outras faculdades isoladas, incluindo a Esefego. Falar de Mauro Borges passa, impreterivelmente, pela implementação do ensino superior no Estado e pela consequência desse ato para o desenvolvimento humano e tecnológico de Goiás.Ao assumir o Governo de Goiás, em 1961, Mauro Borges teve a preocupação de colocar em prática uma administração planejada. O Plano MB, como ficou conhecido o seu Plano de Desenvolvimento Econômico, tinha como meta levar o Estado aonde a iniciativa privada não tinha interesse em atuar. Nesse sentido, Mauro Borges criou diversos órgãos como a Metago, Crisa, Caixego, Cerne e outros. Em seu governo foi implantado, pela primeira vez, o concurso público para preencher cargos da administração. Visionário, Mauro Borges plantou a semente para que Goiás chegasse ao nível de progresso atual. A ele, o reconhecimento da UEG pela contribuição de importância ímpar para a educação do Estado.

Nos últimos 100 dias de gestão, o reitor Haroldo Reimer e a vice-reitora Valcemia Novaes, em conjunto com toda a equipe da Administração Central, vêm fazendo todos os esforços possíveis no sentido de dotar a Universidade Estadual de Goiás da infraestrutura necessária para a definitiva conquista da excelência acadêmica. No mês de abril passado, a Reitoria discutiu com o governador Marconi Perillo diversos pontos relativos à gestão e ao funcionamento da UEG, que resultaram nas seguintes conquistas:

Plano de CarreiraSerá enviado à Assembleia Legislativa uma proposta de aumento do quantitativo de docentes doutores e pós-doutores e, ainda, de transformação da gratificação da Dedicação Exclusiva para Regime de Dedicação Integral à Pesquisa e à Docência.

ConcursosForam autorizados, com data ainda a ser definida, com a oferta de 500 vagas para técnicos-administrativos e 250 para docentes. Um Grupo de Trabalho está desenvolvendo estudo para a distribuição das vagas para todas as Unidades.

Contratos temporáriosOutra autorização se refere à alteração do decreto que limita o teto financeiro para gastos com contratos temporários (docentes e servidores). Um novo percentual será definido com a indicação de quantitativos e remuneração para cada função e para cada categoria.

Funções gratificadas para coordenaçõesAprovou-se também o envio de projeto de lei para a Assembleia

Legislativa para criação das chamadas funções gratificadas (FCs) para docentes que exerçam função de coordenação. LivrosForam comprados 3 mil títulos de livros que já começaram a ser entregues (foto). Uma nova lista já se encontra em fase de abertura de processo de licitação.

BolsasEm recente reunião o Conselho Universitário da UEG aprovou o Programa Próprio de Bolsas. Houve um acréscimo de 420% no número de bolsas, subindo de 190 para 823 oportunidades. Cinco modalidades já estão funcionando. São elas: Desenvolvimento Institucional, Monitoria, Permanência, Pró-Licenciatura e Stricto Sensu. As outras modalidades devem ter seus regulamentos aprovados dentro de pouco tempo.

ObrasA partir de agora a UEG poderá licitar suas próprias obras. Decreto do Governador excetuou a Universidade da obrigatoriedade das obras passarem pela Agetop, o que dará mais agilidade. A prioridade será a construção de 21 rampas de acessibilidade.

Restaurante UniversitárioSerá conhecida no próximo mês a empresa que fará a adequação do espaço onde funcionará o Restaurante Universitário no Bloco 4 da Administração Central, em Anápolis, em parceria com a OVG. A previsão é de que o RU deverá atender 1,2 mil pessoas por dia.

CantinasAs cantinas das Unidades Universitárias de Anápolis (UnUCSEH e UnUCET) foram licitadas no fim de abril.

Sementes da educação Ações de Gestão

Page 3: Jornal da UEG - edição maio 2013

ANÁPOLIS, GOIÁS MAIO DE 2013 UEG.BR JORNAL DA UEG

AniversárioSolenidades marcam os 14 anos da UEG

As comemorações do 14º ano de criação da Universidade Estadual de Goiás mobilizaram toda a comunidade acadêmica durante o mês de abril. As Unidades Universitárias reuniram alunos, professores, servidores e a sociedade em eventos culturais, artísticos, esportivos e solenes para lembrar o ato de criação da UEG que aconteceu no mês de abril do ano de 1999.Em Anápolis, na sede administrativa da Universidade, um ato solene presidido pelo reitor Haroldo Reimer, no dia 16 de abril, marcou a data. Na oportunidade, com a presença da Banda de Música da Base Aérea de Anápolis, autoridades governamentais e da Educação Superior estiveram presentes para comemorar junto com a comunidade acadêmica o aniversário da Instituição.Em seu pronunciamento à comunidade acadêmica, o reitor Haroldo Reimer relembrou a trajetória da UEG desde a criação pelo governador Marconi Perillo, sua capilaridade e vocações. “A UEG é uma imensa comunidade”, ressaltou ao apresentar os números que mostram a presença da Universidade em 39 municípios goianos, levando à sociedade um gradativo aumento no desenvolvimento de suas capacidades humanas e

tecnológicas. Reimer destacou as fragilidades da UEG e os desafios diários que fazem parte de uma gestão e frisou: “O presente da UEG é marcado pelo seu passado. Contudo, o passado não pode e não deve determinar as ações no presente. Nós somos sujeitos ativos de um processo de transformação. Os passos rumo à consolidação podem e devem ser dados por atores e sujeitos distintos na Universidade. A equipe da Reitoria está fazendo a sua parte para uma gestão mais dinâmica e alguns resultados já estão se tornando visíveis. Porém, nem sempre, os impulsos rumo à transformação são acompanhados por todos os gestores e servidores. Confiamos – e apostamos – que a vontade proativa em prol de uma universidade de qualidade será, crescentemente, o espírito dominante em toda a UEG”.LivrosTambém na noite do dia 16 de abril a Editora da UEG fez o lançamento de quatro livros organizados e escritos por professores da Instituição. As obras foram apresentadas pela assessora executiva da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Carla Conti, e a solenidade teve a presença de membros da Administração Central da UEG, comunidade acadêmica

e autoridades municipais participando ativamente da sessão de autógrafos com os escritores.Foram apresentados os livros “Literatura e educação: pontos de convergência entre o processo de ensino e a linguagem ficcional”, uma contribuição do grupo de pesquisa ERUDIO, coordenado pelo professor Ewerton de Freitas Ignácio; “Aspectos Histórico-Sociais de Jaraguá”, organizado pela professora Lúcia Freitas que discute variados aspectos da cidade de Jaraguá, abarcando especificidades de sua origem, sua linguagem, sua arte e arquitetura; “Docência nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Múltiplas Visões”, organizado pela professora Mirza Seabra Toschi, do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias; e “Educação e Diversidade: Múltiplos Olhares”, organizado pelos professores Hélvio Frank de Oliveira, Poliene Soares dos Santos Bicalho e Sabrina do Couto de Miranda, obra que apresenta um amplo movimento pedagógico que busca romper com a ideia de que há uma única prática que possa ser realizada pelos professores, independentemente do conteúdo a ser trabalhado com os alunos. JornalUm novo meio de comunicação também foi apresentado à

comunidade acadêmica em comemoração ao aniversário de 14 anos. O Jornal da UEG nasce com a proposta de circulação mensal e com o objetivo de dar maior visibilidade às atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão. Na primeira edição, a publicação impressa trouxe como destaque a história da UEG ao longo de 14 anos, os avanços recentes, como a criação do programa próprio de bolsas, a maior qualificação dos docentes, com acréscimo de 28,64% no número de doutores nos últimos dois anos, o aumento dos mestrados, os intercâmbios que têm oportunizado experiências aos alunos da Universidade no exterior, a parceria com o Detran, a capacitação de jovens empreendedores através do Programa de Incubadoras e os fatos marcantes do mês. Também constam na edição 001 a autonomia conquistada pela UEG para licitar e realizar suas próprias obras, a criação da Central de Compras e uma entrevista com o reitor Haroldo Reimer, que faz um balanço de um ano à frente da Reitoria. O Jornal da UEG é produzido pela Coordenação Geral de Comunicação da UEG e, após a distribuição, também pode ser acessado através do site da Universidade (www.ueg.br), no link próprio, em menu que fica na parte inferior da página inicial, do lado esquerdo.

Ainda como parte das comemorações do 14º ano da UEG, o reitor Haroldo Reimer lançou, no último dia 23 de abril, na sede do Programa Educando e Valorizando a Vida (EVV), em Goiânia, o I Prêmio UEG de Jornalismo, durante café da manhã com a imprensa do Estado. CategoriasO I Prêmio UEG de Jornalismo tem como objetivo premiar profissionais de comunicação que produzirem e publicarem reportagens sobre a Universidade Estadual de Goiás entre 1º de janeiro e 7 de dezembro de 2013, no âmbito estadual e, dessa forma, contribuírem para a melhoria dos processos da política educacional de ensino superior do Estado e

com a promoção da imagem institucional da UEG. Ao todo, segundo dados da coordenação, serão distribuídos R$ 30 mil em prêmios divididos em cinco categorias distintas: mídia impressa; telejornalismo; radiojornalismo, webjornalismo e fotojornalismo. InscriçõesO tema central desta edição será: “A Contribuição da Universidade Estadual de Goiás para o Desenvolvimento do Estado de Goiás”. O edital, com todos os requisitos para inscrição, será publicado no segundo semestre deste ano no site da UEG (www.ueg.br). As inscrições acontecerão entre os dias 9 e 20 de dezembro de 2013.

I Prêmio de Jornalismo: edital no segundo semestre

Autoridades comemoram com alunos e servidores os 14 anos da UEG e participam de lançamentos de livros e do Jornal da Universidade Estadual de Goiás

Page 4: Jornal da UEG - edição maio 2013

“Laboratórios, bibliotecas,

concurso público e obras são as nossas

maiores prioridades”

A Pró-Reitora de Planejamento, Gestão e Finanças da UEG, Sueli Martins de Freitas Alves, traz notícias alvissareiras sobre a consolidação dos laboratórios e bibliotecas, construção do Restauran-te Universitário, concurso público para contratação de professores e servidores e a criação do Sis-tema de Gestão de Atividades Docentes, dentre outros assuntos de interesse da comunidade acadêmica

Sueli Martins de Freitas Alves

ANÁPOLIS, GOIÁS MAIO DE 2013 UEG.BR JORNAL DA UEG04

Entrevista

Quais as medidas tomadas pela PrPGF no sentido de agilizar os processos? Quando a nova equipe assumiu a PrPGF, levantamos os principais motivos que contribuem para a demora na tramitação dos processos de compras e verificamos que o fluxo dos processos se dava de forma fragmentada pelos diversos setores da Pró-Reitoria, com elaboração inconsistente no que diz respeito ao termo de referência, excesso de processos para um mesmo objetivo e a dificuldade do solicitante em obter os três orçamentos que devem constar no processo. Diante desses problemas, a Pró-Reitoria tomou as seguintes medidas: treinamento dos servidores (técnicos e docentes) para formalização de processos - esse treinamento ocorreu durante o segundo semestre de 2012 em todas as unidades universitárias e foram treinadas mais de 400

pessoas - e a implantação da Coordenação Central de Compras, no final do mês de fevereiro/2013, que agora é a responsável pelo fluxo e análise dos processos de despesas e, quando necessário, auxiliará na obtenção dos orçamentos.

“Será conhecida no próximo mês a empresa que fará a

adequação do espaço onde funcionará o Restaurante

Universitário. A partir daí a empresa

terá até 60 dias para a conclusão da obra.”

A falta de subestações em algumas unidades foi um dos primeiros problemas enfrentados pela atual gestão. Como está o andamento dos processos? Há um ano, quando assumimos

a Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças, um grupo de diretores nos procurou para relatar o problema de energia em suas unidades e a dificuldade enfrentada por eles no encaminhamento dos processos de contratação de empresas para elaboração do projeto e instalação da subestação. Logo após a reunião, definimos a equipe que ficaria responsável para dar o suporte necessário na formalização dos processos e do levantamento da documentação necessária para a comprovação da real necessidade de instalação de subestação em cada uma das unidades que a estavam pleiteando. Os processos tramitaram normalmente e a equipe de licitação da UEG foi responsável pela realização do pregão eletrônico para a contratação das empresas. Os contratos já foram assinados, bem como a ordem de serviço para as empresas iniciarem

os trabalhos junto à CELG e posterior instalação. As 12 unidades universitárias que receberão as subestações são: Caldas Novas, Campos Belos, Formosa, Goianésia, Goiás, Iporá, Jaraguá, Jussara, Porangatu, Posse, Sanclerlândia e São Luis de Montes Belos. Os procesos das subestações para as unidades de Itaberaí e Morrinhos estão em tramitação.

O Restaurante Universitário em Anápolis é uma reivindicação antiga dos estudantes. Que providências foram tomadas para a criação do Restaurante Universitário?Em abril de 2012 resgatamos o processo de implantação do restaurante na área IV do prédio da Administração Central da UEG e reiniciamos as negociações com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que será parceira nesse projeto. Todo projeto para a instalação de

Page 5: Jornal da UEG - edição maio 2013

ANÁPOLIS, GOIÁS MAIO DE 2013 UEG.BR JORNAL DA UEG 05

restaurante tem que ter a autorização da Vigilância Sanitária antes da sua implantação. A Vigilância Sanitária já aprovou o projeto, o termo de cooperação entre a UEG e a OVG já foi assinado. O termo de cooperação prevê que a UEG deverá fazer as adequações do local conforme solicitado pela Vigilância Sanitária e a OVG fará a licitação da empresa que fornecerá as refeições. Será conhecida no próximo mês a empresa que fará a adequação do espaço onde funcionará o Restaurante Universitário. A partir daí a empresa terá até 60 dias para a conclusão da obra. Há unidades que estão sem lanchonetes. De quem é a responsabilidade de licitar? A solicitação e a formalização do processo de locação de cantina é de responsabilidade da Unidade Universitária. Após a análise do processo pela equipe da PrPGF, este deve ser encaminhado à Gerência de Patrimônio da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (SEGPLAN) para avaliação do valor mínimo a ser licitado. Essa fase de avaliação é demorada, pois a SEGPLAN conta com poucos técnicos para a realização deste tipo de serviço. Somente após essa fase da avaliação é que damos inicio ao processo de licitação. A licitação das cantinas para as unidades universitárias de Anápolis aconteceram no mês de abril. Quais medidas já foram tomadas para resolver o problema da falta de transporte nas unidades e na Administração Central? A licitação para a contratação da empresa ocorreu em janeiro deste ano e, por solicitação do Controle Interno, o processo foi dividido em cinco lotes e na licitação tivemos três empresas vencedoras. Todas as Unidades Universitárias já receberam seus veículos com motorista para atendimento de suas atividades acadêmicas. O Governo do Estado criou

o PAI e priorizou, através de um selo, as obras que serão executadas. Quais são as ações que a Universidade priorizou?A UEG priorizou a consolidação dos laboratórios e bibliotecas por meio da ação de previsão orçamentária para aquisição de materiais e equipamentos de laboratório e acervo bibliográfico, bem como as obras e reformas das Unidades Universitárias.

A UEG conseguiu junto ao Governo do Estado que as obras e reformas sejam feitas pela própria Instituição e não mais pela Agetop. Como vai ser o planejamento para a execução dessas obras? Algumas obras já iniciadas permanecerão na AGETOP até a sua conclusão. As demais obras e reformas fazem parte do planejamento a ser executado em quatro anos. Para que possamos realizar esse trabalho, estamos estruturando a equipe da Coordenação de Infraestrutura e implantando o escritório de projetos em parceria com os cursos de Engenharia Civil e Arquitetura da UEG. Somente após a estruturação dessas equipes é que faremos uma análise técnica das necessidades de cada unidade, já cadastradas e aprovadas no Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento (PAI) com o “Selo de Prioridade”, que prevê construção de bibliotecas, construção e ampliação de prédios, construção de rampas de acessibilidade, construção de laboratórios de pesquisa e ensino multidisciplinares; de farmácia escola, de processos farmoquímicos em grande escala (indústria escola); de reciclagem e fabricação de produtos de limpeza (indústria escola); de máquinas e implementos agrícolas; de gastronomia e turismo e de centro poliesportivo. A prioridade da equipe do escritório de projetos será o projeto de acessibilidade que contempla 21 unidades universitárias. Foi aprovada pelo Conselho Universitário a criação do Programa Próprio de Bolsas. A quem se destinam as bolsas e

qual o recurso destinado a elas? A criação do Programa Próprio de Bolsas só foi possível porque a UEG conseguiu aprovar na Assembléia Legislativa a Lei nº 17.934 (27/12/2012) que autoriza a concessão de bolsas de estudo a alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu, destinadas ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na aprovação do orçamento da UEG para 2013 destinamos um montante de R$ 2,7 milhões para essas bolsas. Em março, o Conselho Universitário aprovou a regulamentação das bolsas e dos editais.

“A UEG priorizou

a consolidação dos laboratórios e

bibliotecas por meio da ação de previsão orçamentária para

aquisição de materiais e equipamentos de

laboratório e acervo bibliográfico, bem como as obras e

reformas das Unidades Universitárias”

Como estão os processos para os concursos para professores e técnicos administrativos? Em 2012 protocolamos junto ao Governo do Estado o processo solicitando autorização para a realização de concurso para docentes e técnicos administrativos. O Governador já autorizou os concursos e os processos estão na SEGPLAN para análise de impacto. Internamente já iniciamos os trabalhos de levantamento de vagas junto às unidades universitárias. No CsU que ocorreu em fevereiro todos os diretores receberam as orientações para o encaminhamento de sua demanda conforme limite de vagas disponíveis para estes concursos (250 para docentes e 500 para servidores administrativos). Neste momento estamos consolidando as informações

para a composição do quadro de vagas do concurso, elaboração dos critérios mínimos para cada vaga e a elaboração da minuta do edital. Para a realização desta etapa foi instalado um grupo de trabalho composto por diretores, docentes e técnicos administrativos. Todos esses documentos serão encaminhados para apreciação do Conselho Universitário.Ressaltamos que no concurso para docentes realizado em 2010 foram disponibilizadas 475 vagas, porém foram aprovados 337 candidatos dentro do número de vagas ofertadas. Após a chamada dos classificados dentro do número de vagas em 2010, procuramos, nos dois anos de validade do concurso, aproveitar o máximo dos classificados dentro da reserva técnica, providenciando meios para a nomeação da reserva técnica do concurso sendo: 38 docentes em 2011 e 159 em 2012, quando o prazo legal de validade do concurso expirou.

A Pró-Reitoria criou o Sistema de Gestão de Atividades Docentes (SIGAD). Em que consiste esse sistema? Esse sistema tem por objetivo a consolidação e acompanhamento das atividades docentes que são lançadas em outros sistemas da UEG como o Fênix, Pégasus, Athena, Recursos Humanos, e também das informações lançadas pelos docentes no seu currículo lattes. O SIGAD representa uma grande evolução, integrando sistemas que antes trabalhavam isoladamente, sendo que esta convergência possibilita uma visão sistemática da distribuição das atividades docentes, por regime de trabalho, dando mais transparência e melhorando a qualidade das informações. Esse sistema tem por objetivo consolidar as informações lançadas em outros sistemas corporativos da UEG, bem como do currículo lattes. Essas informações, além de compor o Relatório de Atividades do Docente, serão utilizadas para compor diversos indicadores da UEG e disponibilizadas para o sistema do Censo da Educação Superior.

Page 6: Jornal da UEG - edição maio 2013

Ensino ANÁPOLIS, GOIÁS MAIO DE 2013 UEG.BR JORNAL DA UEG06

HomenagemA importância de Mauro Borges para a educação em GoiásEleito governador de Goiás, em 1960, Mauro Borges Teixeira implementou um novo estilo de administra-ção, focada no planejamento e, entre as várias ações à frente do Executivo, destacou-se a sua atenção es-pecial para o ensino superior.As duas primeiras faculdades públicas estaduais foram criadas no seu governo. Em 1962, o Go-verno do Estado implantou a Fa-culdade de Ciências Econômicas de Anápolis (FACEA) e a Escola Superior de Educação Física de Goiás (Esefego), em Goiânia. As duas instituições foram respon-sáveis pela transformação do Estado. A criação da Universi-dade Estadual de Goiás, em 1999, teve como base a Universidade Estadual de Anápolis, advinda da FACEA, e da incorporação de outras faculdades isoladas do Estado, incluindo a Esefego.Para reconhecer a importância de Mauro Borges para o ensino superior de Goiás e para a Universi-dade Estadual de Goiás, o CsU aprovou, em 2004, o título de Doutor Honoris Causa concedido pela

UEG ao ex-governador. “Essa homenagem deixa nossa alma excitada, pensando no futuro, apesar da velhice”, exclamou Mauro Borges ao receber o título durante a 38ª Plenária do Conselho Uni-

versitário da UEG, no Pa-lácio Pedro Ludovico, em Goiânia, no dia 5 de janeiro de 2005. Ao agradecer a ho-menagem, o ex-governador destacou a importância da educação e da Universida-de para a transformação da sociedade. “As transforma-ções que o povo espera não virão por doação, decreto ou outorga, mas sim pelo

trabalho, pela produção e pela escolha certa que fizemos do homem público confiável e com visão de estadista. Tudo isso pode ser alcançado atra-vés da educação”, salientou. Mauro Borges tinha em mente o que a educação iria significar para o progresso do Estado. “Sem um sistema público de educação de qualidade, a atividade de Estado não lograria sucesso”, disse.

“Para a gestão 2012-2016, o aluno será prioridade da Pró-Reitoria de Graduação a partir do tripé acesso/permanência/qualidade, de forma que possamos proporcionar-lhe uma formação humana e cidadã”, afirma a pró-reitora de Graduação, professora Maria Olinda. Nesse sentido, a pró-reitora iniciou suas atividades em 2013 com uma análise das necessidades e propostas a serem desenvolvidas ao longo da sua gestão. Uma equipe de novos funcionários, entre professores e técnico-administrativos, foi composta em diálogo com a equipe que já vinha desenvolvendo atividades em gestões anteriores. “Desta forma, a um só tempo, a Pró-Reitoria dá prosseguimento às boas ações já realizadas e posiciona-se a favor da promoção de outras mais visando o bom funcionamento da Graduação”, salienta a pró-reitora, professora Maria Olinda. EstágioDesde o início do ano, três comissões foram constituídas para sistematizar algumas das ações a serem realizadas em 2013 pela Pró-Reitoria de Graduação: uma será responsável pelo estudo e revisão da legislação, com proposta de calendário de análises, necessidades e encaminhamentos para sua alteração; outra, pela Bolsa Pró-Licenciatura e, a terceira comissão, organizará uma oficina de formação para os coordenadores das Unidades. O cumprimento das normas

e regimentos do estágio supervisionado foi uma das primeiras ações da PrG este ano, segundo revela a pró-reitora de Graduação: “Não houve nenhuma exigência inédita criada pela atual gestão de forma arbitrária e sim, tão somente, o efetivo cumprimento de medidas previamente estabelecidas. Com isso, a PrG regulariza o estágio curricular supervisionado na UEG, etapa considerada fundamental na formação dos nossos acadêmicos e pode, a partir daí, refletir na correção de tais normas e mesmo na reformulação do próprio estágio curricular supervisionado”. Maria Olinda esclarece que a PrG pretende que essa discussão seja feita em conjunto com a comunidade acadêmica, a partir de debates maiores ligados à estrutura dos cursos de graduação ofertados pela UEG, em data a ser divulgada em momento oportuno. Uma equipe de professores da UEG foi formada na PrG para dedicar-se a levantar propostas para o Estágio Curricular Supervisionado. BolsasA criação do Programa Próprio de Bolsas pela UEG foi, de acordo com a PrG, de primordial importância por promover ações que estimulam a permanência e a boa formação de seus acadêmicos. As nove modalidades de bolsas aprovadas abrangem ensino, pesquisa e extensão e estão em consonância com a função social da UEG de promover a educação superior

pública em Goiás com qualidade e excelência. Maria Olinda diz que tão logo aconteceu a aprovação do Programa Próprio de Bolsas, a Pró-Reitoria iniciou suas atividades em direção à regulamentação da Bolsa Pró-Licenciatura e da Bolsa de Monitoria. Os regulamentos foram aprovados pelo Conselho Universitário, os editais das bolsas foram lançados e os alunos beneficiados selecionados.Núcleo de Acessibilidade Uma das metas da Pró-Reitoria de Graduação em 2013 é a criação de um Núcleo de Acessibilidade. “Pensar a graduação enquanto espaço de inclusão social norteia as concepções da equipe ligada à PrG e, por isso, a criação de um núcleo destinado a prestar assistência a alunos com deficiências é considerada meta prioritária neste ano”, salienta a pró-reitora, acrescentando que, além disso, o Núcleo de Acessibilidade parte de uma ideia de inclusão que pretende também prestar assistência a alunos em situações de vulnerabilidade, de forma a dar-lhes o auxílio necessário para que melhor se dediquem às suas atividades acadêmicas. Uma equipe voltada para o estabelecimento das linhas gerais do Núcleo de Acessibilidade está sendo criada pela PrG, tendo em vista as orientações gerais.Revisão dos PPP’s“Neste ano, a Pró-Reitoria de Graduação também pretende promover uma ampla discussão

sobre a estrutura e as finalidades acadêmicas dos cursos de graduação oferecidos pela UEG. Matrizes curriculares e projetos pedagógicos de curso serão objeto de discussão e posterior revisão, com o objetivo de potencializar a formação discente e de otimizar as matrizes curriculares, tendo como norte o papel social da UEG em promover uma educação superior de excelência, gratuita e de qualidade. E n t e n d e m o s ser esta uma discussão séria e difícil de ser feita a curto prazo, pois exige amadurecimento de posicionamentos a partir de estudos, reuniões e discussões. No presente momento uma equipe com profissionais da PrG encontra-se em fase preliminar de discussões, tendo iniciado um levantamento dos problemas e dificuldades presentes na atual estrutura da graduação. Estes dados resultarão em relatórios internos a serem discutidos pela PrG e pela Reitoria da UEG, de forma a resultar em um plano de ação para a graduação a ser, por fim, debatido junto à comunidade acadêmica ainda no ano de 2013”, lembra a professora Maria Olinda.

Ações com foco no alunoFortalecer o ensino com vistas ao atendimento aos alunos é o objetivo da Pró-Reitoria de Graduação da UEG, revela a professora Maria Olinda

Mauro Borges Teixeira nasceu em 1920, em Rio Verde (GO). Filho do ex--governador Pedro Ludovico Teixeira e de dona Gercina Borges Teixeira, Mauro foi coronel do Exército, dire-tor da Estrada de Ferro de Goiás e deputado federal de 1958 a 1960, ano em que foi eleito governador do Es-tado. Em 1964, no período do regime militar, o Governo Federal decreta in-tervenção no Governo de Goiás e, em 1966, Mauro Borges tem seus direitos políticos cassados e é preso por uma semana no Rio Grande do Sul. Foi eleito senador em 1982 e deputa-do federal em 1990. Deixou a vida pú-blica ao fim do mandato, em 1994. Em 2004 foi eleito para a Academia Goia-na de Letras e, em janeiro de 2005, recebe o título do Doutor Honoris Causa da UEG. Mauro Borges Teixei-ra faleceu no último dia 29 de março.

Trajetória

Pró-reitora Maria Olinda

Page 7: Jornal da UEG - edição maio 2013

Estética ANÁPOLIS, GOIÁS MAIO DE 2013 UEG.BR JORNAL DA UEG 07

Serviço na área da beleza ao alcance de todosQue tal ter um dia para ir ao salão, escovar o cabelo e fazer as mais diversas químicas para deixar o seu cabelo mais bonito? E o melhor, não pagar quase nada por isso. Então, a informação é verdadeira e o serviço acontece durante o evento Dia da Beleza, realizado por acadêmicos da Unidade Universitária da UEG Laranjeiras, em Goiânia. A atividade, que faz parte do Plano Pedagógico de Curso, acontece a cada três meses e é aberta a toda comunidade. Os homens não precisam se sentir excluídos, a ação contempla todo público, inclusive crianças, que podem cortar os cabelos.O evento acontece aos domingos, durante todo dia, das 8 às 18 horas e quem fica responsável por todos os serviços são os alunos dos cursos de Gestão da Beleza e Estética e Cosmética. O Dia da Beleza acontece trimestralmente, que é o suficiente para a comunidade retornar para refazer os serviços”, explica a coordenadora dos dois cursos, Luciana Lara Ferreira.Os acadêmicos do terceiro ano,

que já estão no último período do curso, cobram uma taxa simbólica dos interessados, que é revestida para a comissão de formatura. Segundo Luciana, para o evento a Unidade tem o apoio de linhas de cosméticos que oferecem os produtos utilizados na atividade. Entre os serviços oferecidos no evento estão corte e escova nos cabelos, design de sobrancelhas, químicas em geral e outros.Ambos os sexosDe acordo com Luciana Lara, a cada edição, cerca de 100 pessoas são atendidas. “O serviço é direcionado para ambos os sexos, inclusive crianças. Mas os maiores números de atendimentos são de mulheres”, sublinha. Ainda conforme a coordenadora, a divulgação do Dia da Beleza é feita através de faixa na Unidade da UEG Laranjeiras, é anunciada em carro de som e também pela rede social Facebook e outras mídias a que os acadêmicos têm acesso. Para a professora Luciana, o evento se torna de grande importância porque é uma ferramenta

pedagógica e social. “Eles (alunos) vivenciam a prática sem supervisão, o que gera confiança e aprimoramento do que vem sendo ensinado nas aulas, já que eles percebem na prática o resultado de seu trabalho. E socialmente, esta ação contribui com a comunidade oferecendo excelentes serviços”, afirma a coordenadora. Governo itineranteA ação Dia da Beleza, inclusive ultrapassa os muros da UnU Laranjeiras, já que o serviço foi um dos oferecidos durante a primeira edição, em 2013, do Governo Itinerante, realizado na região noroeste da Capital. Em um dos estandes foi montada uma estrutura de um salão de

beleza e somente no domingo, 21 de abril, quando a equipe da UEG realizou as atividades na área de beleza, mais de 200 pessoas foram atendidas pelos acadêmicos do curso de Gestão da Beleza e Estética e Cosmética.As ações na área de beleza foram desenvolvidas por sete estudantes do terceiro ano do curso de Gestão de Beleza. Eles foram auxiliados por alunos do primeiro ano do curso e monitorados pela coordenadora do curso de Gestão da Beleza, Luciana Lara, e pelas professoras Newva Seabra e Rosane Regina. “Foi uma ação que teve boa aceitação do público que nos procurou. Inclusive, devido à satisfação, divulgamos a atividade do Dia da Beleza”, finaliza Luciana Lara Ferreira.

A brincadeira de mau gosto, comum em alguns trotes com a chegada de calouros à Universidade, na UEG este ano deu lugar à solidariedade Veteranos e novatos, professores e funcionários técnico-administrativos engajaram-se somente em uma causa: a vontade de ajudar o próximo. E desse interesse o resultado não poderia ser melhor, a doação de 8.783 mil litros de leite longa vida à Associação de Combate ao Câncer de Goiás (ACCG), mantenedora do Hospital Araújo Jorge, uma das unidades de referência no Estado no tratamento do câncer.A arrecadação do leite aconteceu durante a primeira edição da campanha “Trote Solidário”, ação realizada desde o começo do ano, que consistiu em convocar os novos acadêmicos da UEG e o restante da comunidade acadêmica, de forma voluntária, a arrecadar leite longa vida para a entidade de saúde. A entrega do leite à ACCG aconteceu no último dia 15 de abril, em Goiânia, na sede

da entidade, onde o presidente da instituição, o médico Alexandre João Meneghini, entregou um certificado de agradecimento à UEG. O ato simbólico de entrega dos itens foi testemunhado pela vice-reitora da UEG, professora Valcemia Novaes; pelo superintendente da ACCG, Hernani Kruger; Vilma Fidélis Martins, gerente de Recursos Humanos da ACCG; Deuba Assunção, responsável pela captação de recursos da ACCG e pela nutricionista chefe do Hospital Araújo Jorge, Liliane Carvalho e Danilo Menezes, representante da empresa Jaepel, que também contribuiu com a campanha do trote solidário da UEG, doando 1.080 litros de leite longa vida.O Araújo Jorge é uma unidade que faz 80% de seu atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, devido ao tratamento severo a que muitos pacientes têm de se submeter, a internação é quase inevitável. Segundo a ACCG, mensalmente são necessários na Unidade 4 mil

litros de leite para atender todos os internados e também os seus acompanhantes. “Temos um leque enorme de produtos que usamos. Com a doação, nos próximos dois meses vamos deixar de comprar leite e priorizar outros produtos”, disse a nutricionista Liliane Carvalho.RepriseO reitor da UEG, professor Haroldo Reimer ressaltou que em agosto, com o ingresso de mais calouros por meio do vestibular de meio de ano, a Universidade pode reprisar a campanha, embora o quantitativo de acadêmicos seja bem menor, já que na edição do vestibular há menor oferta de cursos. “O objetivo é conseguir fazer uma rede de solidariedade com toda a comunidade acadêmica e criar esse vínculo de relação entre a UEG e o hospital. O trabalho que eles desenvolvem é muito importante e ampliar essa rede é importante para contribuir com o trabalho do Hospital”, pontuou Reimer. Reimer também disse que as ações de solidariedade por parte

da UEG podem ser estendidas para outras áreas, como realização de campanhas de doação de sangue em todas as 42 Unidades Universitárias da UEG, espalhadas por todo o Estado, direcionadas ao Araújo Jorge.

SolidariedadeAlunos trocam trote pela ajuda ao próximo

O Dia da Beleza acontece na Unidade Laranjeiras

Valcemia Novaes, vice-reitora: trote solidá-rio representa humanização e solidariedade

Page 8: Jornal da UEG - edição maio 2013

Fatos marcantes ANÁPOLIS, GOIÁS MAIO DE 2013 UEG.BR JORNAL DA UEG

Justiça – O Tribunal de Justiça de Goiás manteve a UEG à frente dos concursos para o provimento dos cargos de agente, escrivão e delegado substituto de Polícia Cívil; oficial combatente-cadete PM, oficial de saúde – 2º tenente, soldado 3ª classe e soldado músico da PM; pesquisador do Instituto Mauro Borges e cargos técnicos e administrativos da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.Manifestação - Alunos, professores e servidores de algumas unidades universitárias realizam manifestações desde o último dia 16 de abril. Os alunos solicitam melhorias para a Universidade. Mestrados - O Conselho Universitário da UEG (CsU) aprovou, no último dia 30, as propostas de criação de quatro novos mestrados. São eles: Mestrado Interdisciplinar em Sustentabilidade na Bovinocultura Leiteira; Mestrado em Ambiente e Sociedade; Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde.Representantes CsU – Após um ano, os representantes dos docentes, discentes e técnico-administrativos dentro do Conselho Universitário (CsU) foram renovados através do voto. As oito regiões do Estado onde a UEG está presente estão contempladas na nova composição. Os eleitos foram empossados no CsU do último dia 30, em Anápolis.Sistema – A UEG participará do Sistema de Gestão dos Programas de Intercâmbios, que tem como objetivos proporcionar a automatização de todo o processo de intercâmbios, o controle das informações, além de facilitar o trabalho dos funcionários, com a integração de todos os programas internacionais de financiamentos.PROIN - O Programa de Incubadoras da Universidade

Estadual de Goiás (PROIN.UEG) recebeu número recorde de inscrições ao processo seletivo para incubação de empresas. No total, 25 propostas foram cadastradas junto ao programa da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PrE), que finalizou o período de inscrição ao edital no último dia 29 de abril. Processos Seletivos - O Núcleo de Seleção da Universidade Estadual de Goiás abriu, de 29 de abril a 8 de maio, o período de inscrições para o Processo Seletivo 2013/2, com 46 vagas. Também foram abertas, entre 30 de abril e 15 de maio, as inscrições para o Processo Seletivo para 750 vagas para cursos a distância.JUG’s - Uma equipe de acadêmicos do Curso de Educação Física da Unidade Universitária da UEG de Porangatu conseguiu a 3ª colocação no geral e um terceiro lugar entre os atletas masculino entre as universidades públicas e privadas que participaram da 49ª edição dos Jogos Universitários Goianos (JUG’s), que aconteceram em Anápolis, de 16 a 21 de abril. Parceria – O reitor da UEG, Haroldo Reimer, assinou termo de cooperação com o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR (UEPG), professor João Carlos Gomes. O termo prevê diversas formas de cooperação entre as duas universidades estaduais, nos seguintes campos: pesquisa, graduação e pós-graduação.Sheik - A Unidade Universitária da Universidade Estadual de Goiás da cidade de Palmeiras recebeu no dia 16 de abril a visita do sheik Mohammad Mahdi Soltani Nejad. O religioso fez parte de uma equipe multidisciplinar do governo iraniano que esteve no Brasil realizando visitas a frigoríficos que comercializam carne bovina para verificar o processo de abate e industrialização dentro das normas do islamismo.

Fica a dica Por Márcia Costa

Capacitação

Com a solenidade de colação de grau da turma de Pedagogia da Unidade Universitária de Uruaçu, no dia 16 de maio, a UEG encerra o período de formaturas dos con-cluintes do ano de 2012. Neste ano foram realizadas 76 solenidades em 39 das 42 UnUs com 2.500 con-cluintes, muitas delas com a pre-sença do reitor Haroldo Reimer. As formaturas começaram em feverei-ro. “Como em todos os anos, orien-tamos as unidades para que seguis-sem o rigor quanto ao horário, a ordem de precedência na composi-ção da mesa diretiva e a observân-cia do roteiro da colação”, destaca a cerimonialista Márcia Costa.NovidadesEste ano duas novidades chama-ram atenção nas solenidades. A primeira foi a decisão da Reito-ria que, por meio de documento

normativo, proibiu o uso de ar-tefatos pirotécnicos nos lugares onde são realizadas as colações de grau da Universidade. A outra novidade agradou em cheio os graduandos. Por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PrG), os alunos concluintes pu-deram receber, na própria sole-nidade de formatura, o diploma de colação de grau. “Aqueles que estiveram impedidos de receber os seus diplomas por quaisquer motivos, podem requerê-los a qualquer tempo na Secretaria Acadêmica da UnU. Com isso, o egresso da UEG, beneficiado com a titulação, pode ter entrada imediata no mercado de traba-lho ou acesso a níveis superiores, caso já atue profissionalmente”, explica a professora Edna Duarte, gerente de Assuntos Acadêmicos.

UEG forma mais 2.500 estudantes

Proposto pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PrE), o Projeto de Formação Continuada da Universidade Estadual de Goiás já está em andamento para os servidores da Administração Central. Segundo a pró-reitora Danúsia Arantes Ferreira Batista de Oliveira, as aulas tiveram início no último dia 29 de abril e são oferecidas para duas turmas com cerca de 80 alunos cada. O objetivo do Projeto é colaborar com o desenvolvimento, a capacitação e o aprimoramento contínuo de todos os profissionais que atuam nas áreas técnicas/administrativas no ensino superior inseridos na gestão pública no Estado de Goiás. A iniciativa permitirá que os servidores tenham acesso a conteúdos requisitados para o seu desenvolvimento profissional e nossa expectativa é que esta ação de extensão contribua com a melhoria contínua da Universidade Estadual de Goiás, por meio do aprimoramento dos seus colaboradores. As aulas ministradas para as duas primeiras turmas tiveram início

com o módulo de Redação, revelou Danúsia. Em seguida serão executados os seguintes módulos: Matemática Básica, Contabilidade Pública, Direito Administrativo, Realidade Socioeconômica e Política do Estado de Goiás, Noções de Direito Constitucional na Administração Pública, disse a pró-reitora Danúsia Arantes. Os módulos foram selecionados a partir de um levantamento de identificação das áreas de conhecimento que mais impactam na prática profissional cotidiana. O projeto, em caráter de experimentação, será direcionado em seguida para as Unidades Universitárias que apresentarem possibilidades de execução de forma descentralizada da Administração Central.

Projeto piloto

Pró-reitora Danúsia Arantes

A Lei 5.700 de 01/09/1971, que dispõe sobre os símbolos nacionais - Bandeira, Hino, Armas e Selo - estabelece normas claras. A orientação quanto à execução do Hino Nacional é que se for instrumental deve ser tocado integralmente, sem repetição, pois a primeira parte é idêntica à segunda. Nos casos de execução vocal as duas partes do poema deverão ser cantadas.

Um detalhe que não consta na Lei é quanto a olhar ou não para o Pavilhão Nacional quando se está cantando o Hino. Cerimonialistas, militares e estudiosos afirmam que a precedência não é da Bandeira e sim do público e autoridades. Um símbolo não precede o outro, a não ser que seja no dia 19 de novembro. Portanto, ninguém deve se virar para a Bandeira para cantar o Hino.