Jornal da Unisc

16

description

Jornal da UNISC - Nº 111 Maio de 2011

Transcript of Jornal da Unisc

Page 1: Jornal da Unisc
Page 2: Jornal da Unisc

Maio 2011

João Pedro SchmidtPró-Reitor de Planejamento e

Desenvolvimento Institucional da Unisc

2

Página 2

Conselho Editorial

Reitor: Prof. Vilmar Thomé

Vice-Reitor: Prof. Eltor Breunig

Pró-Reitora de Graduação:

Profª Carmen Lúcia de Lima Helfer

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação:

Prof. Rogério Leandro Lima da Silveira

Pró-Reitor de Administração:

Prof. Jaime Laufer

Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento

Institucional: Prof. João Pedro Schmidt

Pró-Reitora de Extensão e Relações Comunitárias:

Profª Ana Luisa Teixeira de Menezes

Editores:

Josemar Santos, reg. prof. 13.267

Luciano Pereira, reg. prof. 9.234

Reportagem e Redação:

Josemar Santos, reg. prof. 13.267; Luciano Pereira, reg.

prof. 9.234; Larissa Gabe de Almeida (estagiária);

Ana Flávia Hantt e Tiago Garcia (estagiários curriculares)

Projeto Gráfico e Capa: Agência da Casa

Editoração Eletrônica: Assessoria de Imprensa

Revisão: Roque Neumann e Beatriz Menezes Sperb

Expediente

Biblioteca oferece diferentes serviços

Localizada no campus deSanta Cruz, a Biblioteca Central daUnisc é uma das mais completasdo interior do Estado, destacan-do-se por ter um acréscimo acimade duas mil obras por mês, adqui-ridas por meio da verba dos de-partamentos, das multas e de doa-ções. Além de Biblioteca Univer-sitária, é também Comunitária eprocura manter acervos e servi-ços que atendam a toda a comuni-dade regional.

Os usuários têm livre acessoa livros, periódicos, fitas de vídeo,CD-ROMs, DVDs e mapas, entreoutros materiais. Além disso, re-serva 10 salas para estudos indi-viduais, 16 salas para no mínimoduas e no máximo seis pessoas,duas salas para no mínimo sete eno máximo 10 pessoas e uma salade conferências, com capacidadepara até 30 pessoas. Também ofe-rece os principais jornais da cida-de, da região, do Estado e do país.

De acordo com o Coordena-dor da Biblioteca Central, Lucasde Araújo Motta, para auxílio naspesquisas dos usuários, a Biblio-teca Central tem à disposição oespaço intermídia. “Por meio delesão disponibilizados computado-res que podem ser utilizados poralunos e pela comunidade comosuporte nas pesquisas tanto cien-tíficas como acadêmicas por meioda Internet”, explica.

JORNAL DA UNISC:

Órgão Informativo da Universidade de Santa Cruz do Sul,

entidade filiada ao Consórcio das Universidades Comunitárias

Gaúchas (Comung), ao Conselho de Reitores das Universidades

Brasileiras (Crub) e à Associação Brasileira das Universidades

Comunitárias (Abruc)

Tiragem: 7 mil exemplares

Versão On-Line: Erion da Silva Lara e João Rauber

Site: www.unisc.br/jornaldaunisc

Endereço: Av. Independência, 2293, bloco 3, sala 309. Santa

Cruz do Sul/RS. CEP: 96.815-900. Telefone: (51) 3717-7466.

E-mails: [email protected] e [email protected]

Onde encontrar: A Banca, Aquarius Hotel Flat Residence,

Biblioteca Municipal, Casa das Artes, Colégio Luiz Dourado,

Escola Ernesto Alves, Escola Willy Carlos Fröhlich, Escola

Goiás, Escola Santa Cruz, Escola Nossa Sra. do Rosário,

Galeria Farah, Hospital Santa Cruz, Iluminura Livraria Café,

Shopping Center Santa Cruz, Agência FGTAS/Sine, Zaffari,

Campus Venâncio Aires, Campus Sobradinho, Campus

Capão da Canoa e Campus Santa Cruz: Central de

Informações, Centro de Convivência, Clínica de

Fisioterapia, Reitoria e blocos 5, 8, 12, 18 e 53

Este material é produzido em papel reciclável.

Palavra da Reitoria

Jô Nunes

Jose

mar S

anto

s

O modelo comunitário de universidade vive nos últimos anosum momento de afirmação em nível nacional. Vários movimentosforam desencadeados pelas entidades representativas das comuni-tárias, organizadas na Associação Brasileira das Universidades Co-munitárias ( Abruc).

O Projeto de Lei 7639/2010 é a iniciativa mais importante noâmbito legislativo. Ele estabelece o reconhecimento do Estado bra-sileiro acerca da natureza pública não estatal das comunitárias, desua inserção nas políticas públicas, do apoio financeiro dos gove-rnos às universidades, de modo a proporcionar educação de qualida-de a um custo acessível aos estudantes.

Formulado pelas próprias comunitárias, o projeto foi acolhidopelos deputados e tramita desde julho de 2010 nas comissões per-manentes. Quando estiver finalizada a análise nas comissões e hou-ver acordo político, o projeto poderá ser votado em plenário. Noatual momento, as perspectivas continuam amplamente favoráveispara a sua aprovação, em razão da acolhida que vem tendo nasbancadas dos diversos partidos, assim como do apoio do Ministé-rio da Educação e de diversos órgãos do governo federal. Obtidoêxito na Câmara dos Deputados, é necessária a aprovação no Sena-do Federal e a sanção da Presidente da República.

O caminho legislativo ainda é longo. E, depois dele, virá umanova fase: a da implementação da lei pelo Ministério da Educação, oque exigirá mobilização permanente em prol da destinação de recur-sos orçamentários para as universidades comunitárias.

É a iniciativa mais importante no âmbito legisla-

tivo, de modo a proporcionar educação de qualida-

de a um custo acessível aos estudantes

”A luta para colocar o modelo comunitário num novo patamar

legal reveste-se, pois, de uma complexidade considerável. Mas, antesmesmo da almejada conquista no plano legal, devem ser considera-dos os resultados expressivos em várias frentes, como o NovoFies, o Parfor, o Pibid, o apoio aos parques tecnológicos, a aberturade editais às comunitárias que antes eram reservada às instituiçõespúblicas, e outras medidas que revelam a efetiva disposição dogoverno federal em estabelecer uma relação de cooperação com ascomunitárias. Essa disposição também se expressa em outros ní-veis de governo. No Rio Grande do Sul, o governo tem reiteradosua disposição em desenvolver projetos que envolvam de formaarticulada as universidades federais, as comunitárias e a Uergs,estando vários em fase de formatação.

São perspectivas animadoras que descortinam novas possibi-lidades, mas que não permitem qualquer ufanismo. O apoio de todosos segmentos da comunidade acadêmica e regional é, no entanto,fundamental para que nessa frente de luta se alcancem os resultadosesperados.

O acervo das BibliotecasUnisc conta atualmente com maisde 347 mil exemplares entre livros,periódicos, produções científicase outros. Somente neste ano já fo-ram efetuadas cerca de 200 mil mo-vimentações entre empréstimos,devoluções e renovações. A Uniscpossui ainda as bibliotecas distri-buídas na Escola Educar-se, noscampi de Capão da Canoa, Sobra-dinho, Venâncio Aires, Montene-gro e no Hospital Santa Cruz.

Serviços oferecidosEntre alguns serviços ofere-

cidos estão o Empréstimo Domi-ciliar feito para todos os materiais,exceto os indicados para consultana sede. A Comutação Bibliográ-fica possibilita a obtenção de có-pias de artigos de periódicos, tesese anais de congressos que estejam

em outras Instituições do país edo exterior. O Serviço Cooperati-vo de Acesso ao Documento(SCAD) tem como objetivo o aces-so a documentos da área das Ciên-cias da Saúde. O BiblioTur é des-tinado principalmente aos calou-ros para familiarizar o aluno com aBiblioteca e com os serviços dis-poníveis. A Disseminação Seleti-va da Informação oferece listasde publicações recentementeadquiridas. É interativo e pode sermodificado e adaptado conformeas novas necessidades do usuá-rio. Os usuários cadastrados noPrograma Voltare têm direito a es-ses serviços.

Informações pelos telefones(51) 3717-7408 ou 3717-7409, por e-mail e msn [email protected], twitter@bibliounisc e site www.unisc.br/portal/pt/biblioteca.html.

Page 3: Jornal da Unisc

Maio 2011 Ensino 3

CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE REALIZAM SEMANA ACADÊMICAEvento, que ocorre de 17 a 20 de maio, inclui ainda aula inaugural e roda de integração ensino-serviço

Foto

s: Di

vulga

ção

Direito promove aulainaugural em Sobradinho

Com o objetivo de proporcio-nar aos estudantes uma vivênciaprática junto aos clubes de futebolprofissional de Santa Cruz, aUnisc, por meio do curso de Edu-cação Física, vem proporcionandooportunidades para que os alunosda Instituição realizem seus está-gios nos clubes de futebol do mu-nicípio.

Entre aqueles que buscamuma especialização na área espor-tiva, está o estudante do curso deEducação Física – Bacharelado,Edson Marcelo Neto da Silva. Eleoptou por realizar o seu estágiode graduação em um nível maiselevado e, assim, vai trabalhar comos goleiros da equipe profissio-nal do E. C. Avenida. Segundo Sil-va, que também é funcionário doSetor de Vigilância da Unisc e ins-trutor de trânsito, a escolha se de-ve a sua admiração pela posiçãode goleiro. “Meu sonho é, futura-mente, me especializar como pre-parador de goleiros. Por isso, con-

Foi realizada, no dia 6 de abril, a aula magna do curso de Direitoda Unisc - campus Sobradinho, no auditório da Câmara Municipal deVereadores. O tema do evento foi Painel das profissões jurídicas,que tratou sobre as principais atividades contidianas de magistrado,promotor de justiça, advogado, defensoria pública, escrivão judicial,delegada de polícia e oficiais da Brigada Militar que atuam na Comarcade Sobradinho.

O evento foi promovido pela coordenação do curso, em parceriacom o Diretório Acadêmico. Fizeram parte da mesa o professor ecoordenador do curso em Sobradinho, Vinícius Ferreira Laner, a juízaTaíse Velasquez Lopes, o promotor de justiça João Afonso Bertrame,a defensora pública Paula Britto Granetto, o escrivão judicial AbnerRogério Flores da Silva, a advogada e presidente da OAB local, AngelaPohlmann Benhard, e o capitão da Brigada Militar Cristiano Marco-natto.

O professor Laner destacou, na abertura dos trabalhos, que ocurso de Direito em Sobradinho já conta com 175 acadêmicos, distri-buídos em cinco turmas, sendo que a primeira formatura está marcadapara março de 2012. Além disso, salientou que o curso de Direito daUnisc em Sobradinho foi reconhecido pelo MEC e recebeu a notamáxima em todas as dimensões avaliadas pelos especialistas queestiveram vistoriando o curso no final de 2010.

“O conceito máximo, equivalente à nota cinco, é prova da se-riedade e qualidade de todos os profissionais que atuam na Univer-sidade, inclusive, fora da sede em Santa Cruz do Sul”, concluiu ocoordenador do curso.

Na seqüencia da aula inaugural, cada convidado fez uma breveexposição de sua trajetória acadêmica e profissional, já que todos sãobacharéis em Direito. Ao final foi aberto um debate, com perguntas erespostas entre os convidados e os estudantes presentes, que consi-deraram a atividade bastante proveitosa para os futuros egressos docurso.

Está definida a programação para a realização da 8a edição da AulaInaugural dos Cursos da Saúde, 4a Semana Acadêmica Integrada dosCursos da Área da Saúde e 3a Roda de Integração Ensino-Serviço. Em2011, o tema será Interdisciplinaridade em saúde: trabalho, formação

Estágio aproxima estudantes e clubes de futebol

versei pessoalmente com o geren-te de futebol do Avenida, LucioCollet, que autorizou a realizaçãodo estágio”, explicou.

O aluno também recebeu oaval da comissão técnica e do pre-parador de goleiros do clube, Ita-mar Souza, para desenvolver o tra-balho. Durante dois meses, sem-

pre às terças e às sextas-feiras, das10h às 11h30 da manhã, ele irá tra-balhar todas as técnicas e os fun-damentos da posição com o go-leiro Henrique Becker, 16 anos,que atualmente é o terceiro goleiroda equipe profissional. O estágioserá realizado sob a orientação doprofessor Leandro Burgos. (T.G.)

Objetivo é proporcionar uma vivência prática aos estudantes

17 de maio - TERÇA- FEIRA13h30 - RODAS DE CONVERSASala A | Aleitamento Materno: um enfoqueinterdisciplinarSala B | Sofrimento Psíquico do Estudante da Áreada Saúde: o outro e euSala C | Uso abusivo de fármacosSala D | Crack: como lidar com isso?Sala E | Saúde do Trabalhador da SaúdeSala F | Cuidados Paliativos: atenção domiciliar ehospitalar19h - Auditório CentralSolenidade de Abertura - Teatro da Enfermagem20h30 - VIII Aula Inaugural dos cursos da área daSaúde“Interdisciplinaridade em saúde: Trabalho,Formação e Pesquisa”

18 de maio - QUARTA-FEIRA8h - Auditório CentralI Mostra Sobre Segurança do Paciente13h30 - Auditório CentralI Mostra Sobre Segurança do paciente19h - RODAS DE CONVERSASala A | Educação em SaúdeSala B | Controle Social no SUSSala C | Vigilância em Saúde

Sala D | Escuta ao pacienteSala E | Suicídio e redes sociaisSala F | Atenção ao Paciente OncológicoSala G | Conceito ampliado em saúde e estilos devidaSala H | Interdisciplinaridade e Formação Pós-Graduada em Saúde

19 de maio - QUINTA-FEIRAAuditório Central8h - Mesa-Redonda: Interação ensino-pesquisa-serviço: PET-Saúde10h30 - Mesa-Redonda: Interação ensino-pesquisa-serviço: Pró-Saúde13h30 - Mesa-Redonda: Interação ensino-pesquisa-serviço: Ver-SUS15h30 - Encontro do Ver-SUS, PET-Saúde, Pró-Saúde I e II19h - Orquestra Jovem UniscConferências de Saúde: O que são e para queservem?

20 de maio - SEXTA-FEIRAAnfiteatro8h - Pesquisa em SaúdeBioéticaProdução de Pesquisa em Saúde no Brasil

e pesquisa.Esse evento é multidisciplinar

e, a cada ano, busca agregar maiscursos e mais apoiadores, como é

o caso do Mestrado em Promoção em Saúde, parceiro desde 2010. Emcada versão do evento há temas-chave que norteiam o que será discu-tido e planejado durante a semana.

Neste ano, a semana acadêmica da saúde será realizada de 17 a 20de maio, nas dependências do campus de Santa Cruz do Sul, com ativi-dades nos três turnos. O evento é uma realização dos cursos de gradu-ação, do mestrado em Promoção da Saúde, da Secretaria Municipal deSaúde de Santa Cruz do Sul e do movimento de estudantes, organizadopelo Fórum de Saúde da Unisc.

A aula inaugural será realizada no dia 17, às 20h30, no auditóriocentral, por Maria Cecília de Souza Minayo, pesquisadora de renomeinternacional da área de Saúde Coletiva.

Programação da Aula Inaugural dos Cursos da Saúde

Evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores

Page 4: Jornal da Unisc

Maio 20114 360º

Contação de HistóriasNo dia 5 de abril, o campus de Venâncio Aires realizou um momento de Contação de Histórias. Os

alunos foram contemplados com uma apresentação com a participação de Rosária e Potira, da BibliotecaMunicipal, resultante da parceria estabelecida. A arte pôde ser vista como uma forma elaborada e complexade transformar e, no intervalo de aula da noite do dia 5, foi exposta com um objetivo de apreciar histórias deescritores brasileiros. A compactação e concisão das obras demonstram formas mais rápidas e sem dispersãode como apreciar uma boa literatura. Aos alunos que participaram ficou a curiosidade de conhecer outrasobras.

Divulgação

Propriedade IntelectualNos dias 3 e 4 de maio, o Nú-

cleo de Inovação e Transferênciade Tecnologia (Nitt) da Unisc pro-moveu um curso de Introdução àPropriedade Intelectual com focoem micro e pequenas empresas. Aoferta da atividade foi gratuita econtou com o apoio da Fundaçãode Amparo à Pesquisa do EstadoRio Grande do Sul (Fapergs) e daempresa GMARK Gestão de Mar-cas e Marketing. O curso foi minis-trado por Milton Lucídio LeãoBarcelos, advogado e agente daPropriedade Industrial que, hámais de 15 anos, atua exclusiva-mente na área de Propriedade Inte-lectual e sócio da Leão Proprieda-de Intelectual.

Relações Internacionais

No dia 1º de abril ocorreu, noauditório central da Unisc, a aulainaugural do Curso de Atualizaçãopara Técnicos de Enfermagem daRede Básica da Secretaria Mu-nicipal de Saúde de Santa Cruz doSul. Essa atualização é uma pro-moção do curso de graduação emEnfermagem, em parceria com aSecretaria Municipal de Saúde deSanta Cruz do Sul.

A execução do projeto está acargo de professores e acadêmi-cos do curso de Enfermagem e deprofissionais da Secretaria de Saú-de. As aulas serão ministradas noLaboratório de Simulação de Pro-cedimentos de Enfermagem daUnisc para 45 técnicos de enfer-magem das unidades básicas desaúde e estratégias de saúde dafamília, que foram divididos emduas turmas com carga horáriaprevista de 44 horas de aulas teó-ricas e práticas por turma.

Técnicos de Enfermagem

O curso de Relações Inter-nacionais da Unisc promoveu, nodia 15 de abril, a aula inaugural docurso com uma palestra ministradapelo professor Carlos RobertoSanchez Milani, da UniversidadeFederal do Rio de Janeiro, com otema Cooperação Sul-Sul: algomudou no regime da cooperaçãointernacional para o desenvol-vimento? O evento teve entradafranca e reuniu alunos da Unisc ecomunidade em geral.

Foi realizada, no dia 12 deabril, a aula inaugural dos cursosde Matemática e de Licenciaturaem Computação da Unisc. No e-vento foi desenvolvida uma pales-tra com o tema Computação paracrianças, ministrada pelo profes-sor da Universidade Federal doRio Grande do Sul (Ufrgs), PauloFernando Blauth Menezes, querealizou uma pesquisa sobre otema.

Matemática e Licencia-tura em Computação

O grupo de trabalho de políticas públicas e gestão da Unisc, pormeio do Departamento de Educação, e a Secretaria Municipal deEducação de Santa Cruz do Sul realizaram, no dia 11 de abril, a 2ªCapacitação para Conselheiros Escolares. O evento ocorreu no anfi-teatro do bloco 18, no campus-sede da Unisc.

O objetivo do evento é contribuir para o aprofundamento e debatede conselheiros escolares e da comunidade acadêmica sobre a elaboraçãode novas propostas pedagógicas a serem desenvolvidas nas instituiçõesde ensino. Foram convidados a participar os integrantes de conselhosescolares, professores e comunidade acadêmica.

A programação contou com a apresentação da banda de lata daEscola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Assmann, de SantaCruz do Sul. Após as explanações dos painelistas, ocorreu um debatede experiências sobre a elaboração do diagnóstico estratégico da escola.

Os painelistas participantes foram a professora Rosa MariaSchneider, que abordou o tema Etapas do planejamento estratégico esua relação com a proposta pedagógica; a acadêmica de Letras TaísBinotto que falou sobre a Matriz Fofa (Swot) e o ambiente interno eexterno da escola; a diretora da Escola Christiano Affonso Graeff, deCandelária, Danieta Heinen; e a supervisora Evanir Machado dos Santos.

Conselheiros escolares

A jornalista Tanira Lebedefffoi a convidada do primeiro Sai-deira do ano, que ocorreu no dia18 de abril, no campus da Unisc, ediscutiu o jornalismo internacio-nal. Tanira esteve 13 anos moran-do em Los Angeles, Estados Uni-dos, parte dos quais produziu ma-terial para a Globo Internacional epara a Globo News, como corres-pondente free lancer.

A gaúcha de Santana do Li-vramento fez jornalismo na Uni-versidade Federal de Santa Mariae especializaçao em Produção Ci-nematográfica pela Pontifícia Uni-versidade Católica do Rio Grandedo Sul. Foi repórter e apresenta-dora da RBS TV Santa Maria, cor-respondente da rede em Santanado Livramento e repórter em PortoAlegre. Nos últimos anos, traba-lhou numa produtora em Los An-geles, que produz programas paraa Globo News, Bandeirantes, entreoutras emissoras, e também parao mercado internacional.

O Saideira é uma promoçãodo curso e do Departamento deComunicação Social da Unisc eestá em seu sexto ano. A atividadeé voltada para profissionais e es-tudantes da área de Comunicação.

Saideira

A Unisc está com inscriçõesabertas para o curso de extensãoAvaliação Clínica em Crianças.As inscrições podem ser feitas atéo dia do evento na Secretaria dePós-Graduação e Extensão, sala110, bloco 1 do campus de SantaCruz do Sul. Os encontros ocorremdas 19h às 22h30, nas salas 101 e3502 e no anfiteatro de bloco 18. Opúblico-alvo são estudantes e pro-fissionais da área da Psicologia.

As datas dos encontros são1º de junho - Entrevista clinicaem crianças; 6 de junho - Traba-lhando com os pais em processoavaliativo; 7 de junho - Sistemasde correção para o Teste Bender;20 de junho - Avaliação neuro-psicológica Infantil; 7 de julho -O uso do DFH na avaliação in-fantil; e 8 de julho – Avaliaçãoem crianças – relato de pesquisa.Mais informações pelo [email protected] ou pelos telefones(51) 3717 - 7343 ou 3717-7311.

Avaliação clínicaem crianças

Durante a Semana do Empreendedor, no dia 6 de maio, a IncubadoraTecnológica da Unisc (Itunisc) realizou um workshop ministrado pelocoordenador da Itunisc, Fernando Jose Stanck. O evento foi aberto àcomunidade e contou ainda com a presença de Isabel Grunevald, doNúcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unisc (Nitt) e deAdriana Hinz Eick, do Polo de Modernização Tecnológico do Vale do RioPardo (PMT/VRP). Elas apresentaram as atividades realizadas por essessetores, bem como a sua importância para o empreendedorismo edesenvolvimento tecnológico da região.

A Semana do Empreendedor é organizada pela Associação Comer-cial e Industrial de Santa Cruz do Sul (ACI) e teve este ano sua 6ªedição. O tema foi a Copa de 2014, com o slogan Um campo de oportu-nidades, mostrando as oportunidades de negócios que podem surgirem torno de um dos maiores eventos esportivos do planeta, a Copa doMundo, que em 2014 será no Brasil.

Itunisc na Semana do Empreendedor

O projeto PET-Saúde/ Vigi-lância em Saúde da Unisc e da Se-cretaria Municipal de Saúde deSanta Cruz realizou uma atividadede capacitação para bolsistas, pre-ceptores e tutores do PET-Vigilân-cia em Saúde, PET-Saúde da Famí-lia e PET-Saúde Mental da Unisc.O encontro, aberto também aosdemais alunos, professores e ser-vidores municipais da saúde, ocor-reu dia 30 de abril, na Unisc. Umtotal de 55 pessoas compareceram.

Na oportunidade, as tutorasSuzane Beatriz Frantz Krug e LiaGonçalves Possuelo, dos doisgrupos tutoriais - Vigilância emSaúde: um estudo com trabalha-dores cadastrados e não cadas-trados na Unidade Municipal deReferência em Saúde do Traba-lhador de Santa Cruz do Sul e Es-tratégias de intervenção para ocontrole da tuberculose, aborda-ram tema relacionado à Elabora-ção de Artigos Científicos. O mo-mento também foi utilizado para di-vulgação da 4ª Semana acadêmicaIntegrada dos Cursos da Saúdeque acorre de 17 a 20 de maio.

A atividade contempla umdos objetivos do PET, através dacapacitação dos integrantes dogrupo em metodologias de pesqui-sa e de aprendizagem, para con-solidação do processo de educa-ção no trabalho, fortalecendo aintegração ensino-serviço.

PET-Saúde/Vigilância

Page 5: Jornal da Unisc

Maio 2011 5360º

A Unisc, por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais eInterinstitucionais (AAII), do Centro de Línguas e Culturas e da Aiesec,promoveu, no dia 13 de abril, a 2ª Feira de Intercâmbio. O evento ocorreudas 15h às 22h, no centro de convivência do campus de Santa Cruz doSul.

A feira apresentou o programa de mobilidade da graduação, ointercâmbio educacional de inglês - aprenda ensinando, o intercâmbiosocial, o intercâmbio em Tecnologia da Informação e gestão, orientaçõessobre moeda estrangeira e oportunidades de trabalho no exterior.Também possibilitou aos estudantes saber mais sobre bolsas de estudono exterior, sobre cursos de língua da Unisc, viagens de estudo e inter-câmbio sem sair de casa (Programa de Host).

À noite foi feito um círculo de palestras sobre intercâmbio. Naabertura, representantes da AAII e da Aiesec falaram sobre como fazero intercâmbio pela Unisc e sobre os programas de intercâmbio pelaAiesec. Também foi realizada uma sessão de depoimentos deintercambistas, com relatos de experiências e palestras com ofertas deintercâmbio.

A feira contou com a participação da Experimento, da Egali,Intercultural e Estudar no exterior, Cotação e Abic. Informações sobreintercâmbio podem ser obtidas pelo fone (51) 3717-7314 ou no site www.unisc.br.

Feira de IntercâmbioO curso de Direito da Unisc

realizou aula inaugural no dia 18de abril, no anfiteatro do bloco 18.Na oportunidade, o Desembarga-dor do Tribunal de Justiça do Es-tado do Rio Grande do Sul (TJRS),Umberto Sudbrack Guaspari, pro-feriu a palestra com o tema Dro-gas Leves e Política Criminal.

Guaspari possui bachareladoem Ciências Jurídicas e Sociaispela Universidade Federal do RioGrande do Sul; especialização emCiência Política pela mesma uni-versidade; especialização em Di-reito Penal e Ciências Criminaispela Université de Paris II; e dou-torado em Direito pela UniversitéParis I (Panthéon-Sorbonne ).

Atualmente é Desembarga-dor do Tribunal de Justiça do Es-tado do Rio Grande do Sul, com-pondo a 12ª Câmara Cível. Tem ex-periência como docente na área deDireito Público, com ênfase em Di-reito Penal, Criminologia e DireitosHumanos, atuando principalmen-te nos seguintes temas: direito pe-nal, política criminal, criminalidade,judiciário e violência.

O Programa de Pós-Graduaçãoem Educação – Mestrado, junta-mente com o Programa de PedagogiaUniversitária da Unisc, realizou nodia 14 de abril a aula inaugural como tema Educador e o exercício deeducar: desafios e possibilidadesda integração entre ensino, pes-quisa e extensão, com o professorLuiz Síveres, da Universidade Ca-tólica de Brasília (UCB).

Síveres possui graduação emFilosofia pela Pontificia Universi-dade Católica do Paraná (PUC/PR), mestrado em Educação pelaUniversidade Católica de Brasília(UCB) e doutorado em Desenvol-vimento Sustentável pela Univer-sidade de Brasília (UnB). É pró-reitor de Pós-Graduação e Pesqui-sa e professor no Programa dePós-Graduação em Educação naUniversidade Católica de Brasília.Também é autor dos livros A di-mensão humana no processoeducacional (2003), Universida-de: torre ou sino? (2006); Organi-zador de livros: Avaliação da E-ducação Superior – Distintos O-lhares (2007), Ensaios sobre a jus-tiça social – Refazendo o cami-nho da vida e da paz (2009) e Háesperança – Outro mundo é pos-sível (2011).

Mais informações sobre oMestrado em Educação da Uniscpelo telefone (51) 3717-7543.

Direito

Mestrado em Educação

O jornalista de Zero Hora Humberto Trezzi esteve no curso deComunicação Social, no dia 5 de maio, para falar sobre cobertura deconflitos e guerras. Em 27 anos de carreira, Trezzi já trabalhou comoenviado especial de coberturas no Paraguai, Uruguai, México, Equador,Colômbia, Angola,Timor Leste e Haiti, entre outros países.

Na Colômbia, acompanhou a operação de guerra do exército queresultou na morte de 11 guerrilheiros das Farc, em 2003. No Timor Lestee no Haiti, acompanhou soldados da Missão de Paz em 2004 e em 2005.Trezzi fez também diversas coberturas criminais no Rio de Janeiro e emSão Paulo, cobrindo ações do Comando Vermelho e do PCC.

Em 2009 foi enviado ao México para uma reportagem especial sobrea guerra do narcotráfico. Em 2010 foi ao Chile para cobertura diáriasobre o terremoto que sacudiu o país e, no ano seguinte, cobriu aguerra civil na Líbia. Hoje atua como repórter e analista de segurançaem Zero Hora, com a coluna Sua Segurança.

Nesses anos de profissão ganhou cerca de 35 prêmios de jorna-lismo, entre eles o Prêmio Esso para a região Sul e diversos na área deDireitos Humanos. A vinda de Humberto Trezzi faz parte do projeto devisitas dos jornalistas de Zero Hora às universidades gaúchas.

Correspondente de guerra

O curso de Direito da Unisc e o Instituto Lia Pires realizaram, nosdias 5 e 6 de maio, a Jornada Lia Pires em homenagem ao professorMarco Aurélio Moreira de Oliveira. Natural de Santa Cruz do Sul, ohomenageado é graduado em Direito pela Universidade Federal do RioGrande do Sul (Ufrgs). Advogado, é também conselheiro da Ordem dosAdvogados do Brasil e já atuou como promotor de justiça e desembar-gador no Tribunal de Justiça do Estado.

“Diante de sua história no meio jurídico do Rio Grande do Sul,nada melhor do que o curso de Direito da sua terra homenageá-lo”,justificou o professor Leonardo Fetter. “E a homenagem foi feita juntocom o Instituto Lia Pires, que tem o nome do maior criminologista que oEstado gaúcho já viu: Dr. Oswaldo de Lia Pires”, salientou.

No evento foi realizado um júri simulado Unisc Santa Cruz X UniscCapão da Canoa, além de palestras que abordaram os temas O perigoem Direito Penal, Aplicação da pena, Ser promotor de justiça, Doloeventual no trânsito, Mídia e processo penal, Tribunal do júri, Ensinosuperior da advocacia, O Ministério Público e a sociedade e O papelda imprensa.

Jornada Lia Pires

No dia 9 de maio, o Conselho Regional de Enfermagem do RioGrande do Sul (Coren-RS) e a Unisc realizaram um encontro paraprofissionais e estudantes de Enfermagem de Santa Cruz e região. Aatividade, com entrada franca, esclareceu sobre as atribuições doConselho e informou aos participantes sobre como podem contar como apoio da entidade no dia a dia profissional, o que inclui orientaçõestécnicas e participação gratuita em eventos de aprimoramento.

O assunto foi apresentado pela presidente do Coren-RS, enfermeiraMaria da Graça Piva. Além da palestra sobre o papel do Conselho de En-fermagem, o encontro contou com um show de humor com André Damasceno.

O Coren-RS representa os interesses de aproximadamente 130 milprofissionais que atuam na enfermagem no Estado, grupo formado porenfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Outras informaçõesem www.portalcoren-rs.gov.br.

Encontro de Enfermagem

No Brasil, a Enfermagem é reconhecida pelo Conselho Nacionalde Saúde como uma das profissões da saúde e está regulamentadapela lei 7498/1986.

Em outubro do ano passado, o total de profissionais de Enferma-gem somava mais de 1,5 milhão.

Na rede hospitalar, a Enfermagem está presente na quase totali-dade das instituições, nas 24 horas de todos os 365 dias do ano.

Os profissionais da área representam cerca de 60% nas equipesmultidisciplinares.

Fonte: Conselho Federal de Enfermagem (Cofen)

Sobre a Enfermagem

As equipes Tecnicenter, no masculino, e Vamo Mete, no feminino,foram as campeãs do torneio alusivo aos 18 anos da Unisc. Os jogosforam realizados em três finais de semana, totalizando 94 partidas nasduas quadras do Ginásio Pedagógico do campus-sede da Unisc, com700 participantes entre funcionários, alunos, professores e terceirizadosda Universidade, do Hospital Santa Cruz, do Centro de EducaçãoProfissional da Unisc (Cepru) e da Escola Educar-se.

O time vice-campeão no masculino foi o Ap do Auê, que tambémteve o atleta destaque Marlon. Em terceiro ficou a equipe Craque NemPensar. O Tecnicenter teve ainda o goleiro Lucas como o menos vazado,com apenas quatro gols, e o artilheiro Daiton, com oito gols. No feminino,a equipe Tigres foi a vice-campeã. O torneio teve o apoio da Pizza You.

Torneios de Aniversário da Unisc

Vamo Mete foi a equipe campeã no futsal feminino da Unisc

No masculino, o time vencedor do torneio foi o Tecnicenter

Fotos: Paulo Augusto de Matos

Page 6: Jornal da Unisc

Maio 20116 Geral

Santa-cruzense recebeu convite do Ministério para Educação e Ciência da Alemanha para participar do evento que marcouo encerramento do ano Brasil/Alemanha para cooperação científica durante a Feira Internacional de Hannover

PROFESSORA PARTICIPA DE FEIRA INTERNACIONAL NA ALEMANHA

Em viagem de estudos para finalizar a sua tese de doutorado naUniversidade de Tübingen, Alemanha, a professora do Departamentode Letras da Unisc, Lissi Bender Azambuja, foi uma das participantesbrasileiras no evento que marcou o encerramento do ano Brasil/Ale-manha para cooperação cientifica, ocorrido no dia 4 de abril, durante afeira internacional de Hannover, na Alemanha, considerada a maior feiraindustrial do mundo.

A professora conta que o convite surgiu por meio de um contatodo Ministério para Educação e Ciência da Alemanha com o Centro Brasil,do estado de Baden-Württemberg, que vem apoiando a tese de douto-rado da professora. Em razão da sua pesquisa, ela foi convidada peloministério alemão para participar do evento em Hannover.

O ano Brasil/Alemanha para cooperação científica iniciou compalavras de saudação por parte da ministra alemã para Educação e Ciência,Annette Schavan, e do ministro brasileiro da Ciência e Tecnologia, Aloi-zio Mercadante, seguidos pela apresentação dos resultados da coopera-ção em projetos bilaterais, que se fortificaram por meio do Ano bilateral daciência. Com destaque, foi firmado um acordo entre os dois países comvistas ao estabelecimento de um fundo conjunto de apoio a pesquisas.

À tarde desse dia houve mais dois eventos referentes a projetosinovadores da Associação Fraunhofer (FHG) sobre Terras Nobres eTecnologia Ortopédica, este último sobre desenvolvimento de prótesese implantes. O tema é de relevância para o Brasil, levando em conta quenosso país é o maior consumidor de próteses ortopédicas no mundo,devido à alta incidência de acidentes no país.

Ao avaliar o evento, a professora conta que, tanto do lado alemãoquanto do brasileiro, existe o entendimento de que inovar é fundamentalpara assegurar o crescimento e a prosperidade no futuro e também parasuperar desafios globais. Em vista disso, os dois países unem esforçospor meio de suas políticas de fomento a pesquisas para um futurosustentável por meio de inovação.

Ela destaca ainda que metade da energia produzida no Brasil élimpa e o país tem grande interesse em ampliar as fontes de produção deenergia renovável, interessando a energia solar e a energia aeólica.Tratando-se de pesquisas sobre energias renováveis, a Alemanha estáem primeiro lugar no mundo e o Brasil é rico em recursos naturais.Unidos, os dois países podem se tornar referência mundial na produçãode alternativas para um desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, oevento em Hannover deu um novo impulso à cooperação científicaentre Alemanha e Brasil unindo interesses e potenciais no enfrentamentoconjunto de desafios para garantir desenvolvimento sustentável pormeio de inovação.

O Ano Internacional da Ciência instaurado entre Brasil e Alemanhateve como objetivo principal dar um novo impulso à cooperação científicae tecnológica, com foco na ampliação da consciência sobre a diversidadee a excelência da cooperação bilateral científica. As relações entre Brasile Alemanha, existentes há mais de 40 anos, deverão daqui para frente sedesenvolver, tornando-se particularmente mais intensas, por meio denovos projetos bilaterais e da ampliação do intercâmbio de estudantese de pesquisadores. (T.G.)

Divu

lgaçã

o

A Unisc recebeu, no períodode 21 a 29 de março, a visita dosprofessores do Departamento deQuímica dos Materiais da Univer-sidade de Santiago do Chile(Usach), Ivanildo Luiz de Mattos,e do Departamento de Biologia daUniversidade Gakugei de Tóquio,Japão, Shigeki Mayama. A visitado professor Ivanildo integrou asatividades do Programa de Manejode Recursos Naturais e Tecnolo-gia Ambiental (Manta). O progra-ma faz parte do convênio de Co-operação Acadêmica, Científica eCultural criado em 2009 entre aUnisc e a Usach. Os objetivos sãopromover o intercâmbio de pes-quisadores e estudantes de am-bas as instituições; elaborar pro-jetos de pesquisa em parceria;subsidiar conferências, cursos,simpósios e eventos científicos;e facilitar o intercâmbio de infor-mações e publicações científicas.

Ele também participou dasbancas de dissertação de mestra-do dos estudantes da Unisc Pa-blo Diego Gressler, do Mestradoem Tecnologia Ambiental (MTA),e de Janice Zulma Francesquett,do Mestrado em Sistemas e Pro-cessos Industriais (SPI). Minis-trou, ainda, o minicurso Sensoresinteligentes para o controle dequalidade na indústria do vinho.“Os Programas de mestrado daUnisc saíram fortalecidos com avisita, pois possibilitou a troca deexperiências científicas em nívelinternacional, contribuindo para aformação de recursos humanos

Professores do Chile e do Japão visitam a Uniscqualificados”, salientou o profes-sor do Departamento de Biologiae Farmácia da Unisc e represen-tante do Programa Manta peloBrasil, Eduardo Lobo.

Já o professor Shigeki May-ama participou de atividades vin-culadas ao Programa Internacionalde Pesquisa Integrada para o de-senvolvimento do projeto de De-senvolvimento do SimRiver - Pro-grama de Avaliação da Qualidadeda Água usando Diatomáceas(Development of SimRiver - WaterQuality Evaluation ProgramUsing Diatoms), sob a coordena-ção do professor Mayama, e queconta com a participação de pes-quisadores do Japão, da Coréia,da Polônia, da China, dos EstadosUnidos, da França e do Brasil, ten-do como seu representante o pro-fessor da Unisc Eduardo Lobo.

Mayama participou de umareunião de apresentação com o

vice-reitor da Unisc, Eltor Breunig,de visitas técnicas aos laborató-rios de biologia e de uma saída decampo para a Reserva Particulardo Patrimônio Natural (RPPN) daUnisc. Nos dias 28 e 29 de março,juntamente com o professor Lobo,visitou o Instituto de Botânica deSão Paulo para uma reunião detrabalho com pesquisadores daárea. “O objetivo da parceria é aelaboração do SimRiver Brasileiro,visando desenvolver uma ferra-menta educacional a ser socializa-da em todo o País, para que estu-dantes, principalmente do ensinomédio e superior, possam ter umamelhor compreensão da relaçãoentre as atividades humanas e aqualidade da água utilizando algasdiatomáceas”, acrescentou Eduar-do Lobo. Essa visita teve o apoiodo Polo de Modernização Tecno-lógica do Vale do Rio Pardo (PMT/VRP).

Jose

mar S

anto

s

Visitantes estrangeiros foram recebidos em reunião na Reitoria

Lissi, à esquerda, é professora do Departamento de Letras

O Departamento de Direito da Unisc promove nos dias 12 e 13de maio o seminário Pré-Sal: soberania nacional e direito ao desen-volvimento sustentável. O evento ocorre no anfiteatro do bloco 18do campus. Os palestrantes são James Chang , delegado regional daAssociação dos Engenheiros da Petrobras e membro da ComissãoExecutiva do Comitê Gaúcho em Defesa do Pré-Sal; Carolus Wimmer,presidente da Comissão Energia e Minas da Venezuela; MarcusCoester, presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promo-ção do Investimento; João Ricardo dos Santos Costa, presidente daAjuris; Dorval Marques, desembargador e representante da Ajurisno Comitê Gaúcho em Defesa do Pré-Sal; e Ivan Chemeris, represen-tante da Ajuris no Comitê Gaúcho em Defesa do Pré-Sal.

Direito promove seminário sobre o pré-sal

Page 7: Jornal da Unisc

Maio 2011 Geral 7

Foto

s: La

rissa

Gab

e de A

lmeid

a

MARIA DO ROSÁRIO PALESTRA EM AULA INAUGURAL DA UNISCMinistra-Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da

República veio a convite do Mestrado em Promoção da Saúde

A Ministra-Chefe da Secre-taria de Direitos Humanos da Pre-sidência da República, Maria doRosário, esteve no dia 14 de abrilparticipando da aula inaugural doPrograma de Pós-Graduação emPromoção da Saúde - Mestrado daUnisc. O evento lotou o anfiteatrodo bloco 18 do campus de SantaCruz do Sul.

A ministra participou da con-ferência que teve como tema Pro-moção da Saúde e Desenvolvi-mento Humano: ações interdisci-plinares e direitos de cidadania,enfatizando principalmente a saú-de da criança, do adolescente e dotrabalhador. Segundo a coordena-dora do Mestrado em Promoçãoda Saúde, professora Miria Suza-na Burgos, o nome de Maria doRosário foi proposto para a aulainaugural pelo Colegiado do Mes-trado, ainda quando presidente daComissão de Educação e Culturada Câmara Federal. “Maria do Ro-sário tem desempenhado papel im-portante na defesa dos direitoshumanos e da educação, os quaisnão são descolados da promoçãoda saúde”, justificou a professora.

O evento contou com a pre-sença de professores e mestrandosdo Programa, além de professores ealunos dos cursos da área da saúdee das demais áreas que compõem aUniversidade. Foram convidadosainda representantes da Prefeiturade Santa Cruz do Sul, de prefeitu-ras da região e comunidade.

Com o objetivo de oportunizar aos alunos uma nova visão ereflexão sobre a formação acadêmica e o mercado de trabalho, pro-movendo a integração, o curso de Licenciatura em Computação daUnisc idealizou um workshop da área. O evento teve início no dia 12de abril, com a aula inaugural realizada na sala 101, bloco 1 do campusde Santa Cruz do Sul, onde Paulo Blauth Menezes ministrou umapalestra falando sobre o tema Computação para Crianças.

No sábado, 16, foi realizada uma oficina ministrada por ThaisiGomes e Gabriel Zanatta sobre Linux Educacional. Também estáprogramado a realização de um painel sobre as empresas Mor e Tec-nishop, que ocorrerá no miniauditório do bloco 53, no dia 26 de maio.

No dia 5 de junho, na sede da Adunisc, haverá um almoço deintegração envolvendo alunos e ex-alunos do curso. Na oportuni-dade, Mircela Borin, ex-aluna de Licenciatura em Computação e domestrado em Sistemas e Processos Industriais, irá falar sobre a traje-tória de sucesso dos alunos da computação.

O workshop será encerrado no dia 22 de novembro, no miniaudi-tório do bloco 53, com um painel realizado pelo professor DaltroJosé Nunes e por ex-alunos do curso sobre o tema O egresso daLicenciatura em Computação.

InscriçõesPara participar das atividades, os interessados devem se ins-

crever e pagar uma taxa no valor de R$ 8. As inscrições estão abertasaté o dia 26 de maio. Ao final do workshop, os alunos receberão umcertificado mediante o mínimo de participações necessárias, que éde quatro eventos.

Por sua complexidade, a promoção da Saúde é, no Brasil, um grandedesafio, até porque é um direito de cidadania. Promover saúde exigeesforço de um conjunto de políticas, setores, investimentos, qualificaçãode recursos humanos e tecnológicos que devem ser socializados à po-pulação em geral. A esse desafio o Mestrado em Promoção da Saúde daUnisc se associa com seus pesquisadores e suas pesquisas sobre saúdedo escolar, da família e do trabalhador, biodinâmica humana e vigilânciaem saúde.

“É importante destacar esse papel da Universidade junto à suacomunidade”, destacou a ministra Maria do Rosário. Segundo ela, aUnisc é hoje uma grande Universidade para o Brasil. “Essa integraçãoentre sociedade civil, governos municipal, estadual e federal e Unisccontinuará rendendo importantes frutos para a cidade”, complementou.

Em sua palestra, Maria do Rosário falou sobre direitos humanos,saúde, multidisciplinaridade e as mudanças na média de idade da popu-lação brasileira nos próximos anos. A ministra reafirmou, também, aimportância do Sistema Único de Saúde. "O Brasil conseguiu estabelecero conceito de que não é preciso ter um contra-cheque, ou mesmo umdocumento, para se ter acesso ao sistema de saúde", declarou. Eladisse ainda que o Brasil está vivendo uma mudança que fará com que,nos próximos 30 anos, 25% da população seja formada por idosos.“Devemos estar preparados para isso”, alertou.

Antes da palestra, à tarde, Maria do Rosário esteve também reunidacom a prefeitura e entidades que atuam com idosos, com a questãonutricional e de apoio a pessoas com deficiência. “Santa Cruz do Sultem organizações civis muito ativas, muito presentes na vida da comu-nidade”, elogiou. “O município age junto com essa comunidade, procu-rando soluções criativas para atender às necessidades da infância, dosidosos e das pessoas com deficiência”.

MestradoO Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado

da Unisc foi criado para atender às demandas de egressos de cursossuperiores na área da saúde e afins, para a produção de conhecimentosespecíficos, voltados às necessidades locais, regionais e nacionais.Também tem como objetivos promover a capacitação e a qualificaçãode pesquisadores e profissionais da área da saúde para produzir edifundir conhecimentos de forma interdisciplinar, no campo da promoçãoda saúde e bem-estar de indivíduos e populações”.

O Programa promove a formação e a qualificação em pesquisa,

Licenciatura em Computaçãoda Unisc promove workshop

Maria do Rosário: 25% da população será formada por idosos

Anfiteatro do bloco 18 lotou para prestigiar a palestra da ministra da Secretaria de Direitos Humanos

construção, difusão do conhecimento e docência do profissional inte-ressado em aprimorar o desempenho da sua área de atuação, voltadapara a promoção da saúde e do bem-estar dos indivíduos, grupos po-pulacionais e sociedade. Mais informações podem ser obtidas juntoà secretaria do mestrado, localizada no bloco 42 do campus de SantaCruz do Sul, e-mail [email protected] e telefone (51) 3717-7603.

Page 8: Jornal da Unisc

Maio 20118 Reportagem

Inscrições para o maior Processo Seletivo da Instituição podem ser feitas até o dia 9 de junho

Jô Nunes

Administração

Ciência da Computação

Ciências Contábeis

Ciências Econômicas

Comunicação Social – Jornalismo

Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Direito

Educação Física - Bacharelado

Educação Física - Licenciatura

Enfermagem

Engenharia Ambiental

Engenharia Civil

Engenharia de Produção

Engenharia Mecânica

Farmácia

Fisioterapia

Letras - Espanhol

Licenciatura em Computação

Medicina

Nutrição

Pedagogia - Licenciatura

Psicologia - Formação de Psicólogo

Cursos oferecidos - Campus de Santa CruzJosemar Santos

A Unisc está com inscriçõesabertas para o Vestibular de Inver-no 2011. As inscrições podem serfeitas até o dia 9 de junho no sitewww.unisc.br ou diretamente nosprotocolos da Universidade emSanta Cruz do Sul, Venâncio Ai-res, Sobradinho, Capão da Canoae Montenegro. A prova única serárealizada no dia 18 de junho, umsábado, às 14 horas, no campusde Santa Cruz do Sul.

Ao todo são 977 vagas ofe-recidas para o campus de SantaCruz do Sul, entre 22 opções decursos. As inscrições podem serfeitas também via fax, pelo telefone(51) 3717-7454, com ordem de pa-gamento. O valor é de R$ 40 paraquem efetuar a inscrição e o paga-mento até o dia 31 de maio, sendoo valor após essa data, de R$ 60.Para os candidatos treineiros, ovalor é R$ 20 de durante todo operíodo de inscrições.

A prova terá duração de até5 horas e será composta por umaredação e 60 questões objetivas

UNISC RECEBE INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR DE INVERNO 2011

divididas nas matérias de Língua Portuguesa, Literatura, LínguaEstrangeira Moderna (Inglês, Espanhol ou Alemão), História, Geografia,Matemática, Física, Biologia, Química, Filosofia e Sociologia. O listãodos aprovados será divulgado no dia 21 de junho, às 14h, no site daUnisc, e liberado para os meios de comunicação.

Mais informações podem ser obtidas no site www.unisc.br, pelo e-mail [email protected], pelo msn [email protected] ou ainda pelotelefone (51) 3717-7439. Informações sobre financiamentos e bolsas e oManual do Candidato também estão disponíveis no site. No manualpodem ser encontrados os conteúdos e pesos da prova.

Documentos para inscrição:ficha de inscrição devidamente preenchidacomprovante do pagamento da taxa de inscriçãocópia do documento que comprova a nota do Enem, encami-

nhado por e-mail, fax ou por correio; (somente para candidatos queoptarem por aproveitamento dessa nota).

O candidato que optar pelo aproveitamento da nota do Enem tam-bém deve realizar a prova da Unisc, sendo a taxa a mesma para todos.

Orientações para a inscrição:preencher o formulário de inscriçãoefetuar o pagamento da taxa

Obs.: Candidatos com necessidades especiais e/ou que necessi-tem de recursos educacionais especiais para realizar a prova devemcontatar a Unisc com antecedência de, no mínimo, 10 dias da data doProcesso Seletivo, pelos telefones (51) 3717-7457, 3717-7453 ou 3717-7452.

Page 9: Jornal da Unisc

Maio 2011 9Reportagem

Unisc oferece diversas opções de desconto para os estudantes

A Universidade oferece ainda descontos aos ex-alunos da Fisce da Unisc por meio do Programa Voltare. Nesse programa, os egres-sos podem cursar uma segunda graduação com 30% de descontonas mensalidades.

Além disso, o Voltare proporciona descontos de 10% nas men-salidades para o primeiro curso de pós-graduação lato sensu (espe-cialização e MBA), 5% para os cursos de pós-graduação strictosensu (mestrado e doutorado), 10% para os cursos técnicos do Centrode Educação Profissional (Cepru) e 5% para os cursos do Centro deLínguas e Culturas da Unisc e cursos de extensão.

Mais informações podem ser obtidas no site www.unisc.br/portaldodiplomado, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone(51) 3717-7309.

Programa Voltare

A Unisc oferece diferentes opções de desconto para estudantesde cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação. Alunos commais de 50 anos, por exemplo, podem fazer qualquer curso de graduaçãocom 10% de desconto.

Uma outra facilidade é voltada para as famílias com mais de umintegrante nos cursos de graduação da Universidade. Nesse programa,o segundo membro da família estudando na Instituição tem um descontode 5% nas mensalidades. Já o terceiro integrante pode ter um descontode 15% e, o quarto, de 30%.

O Programa Fidelização é uma opção para os alunos egressos daEscola Educar-se e do Centro de Educação Profissional da Unisc (Ce-pru). Esses estudantes podem obter 10% de desconto em suas mensa-lidades na graduação, limitado a 33% do total nominal pago na Educar-se e a 50% do total nominal pago no Cepru. O programa ainda oferecedesconto de 10% em cursos técnicos, limitado a 10% do total nominalpago na Escola Educar-se e no Cepru.

Josemar Santos

Estão abertas as inscrições para os alunos interessados em partici-par do Processo Seletivo de Bolsa Carência, parceria entre a Unisc –Campus Venâncio Aires e o Município de Venâncio Aires.

A ficha de inscrição e a lista de documentos estão disponíveis naSecretaria do Campus da Unisc de Venâncio Aires, bem como nos sites:www.unisc.br e www.pmva.com.br. As entrevistas devem ser realizadasjunto à Secretaria do Campus da Unisc de Venâncio Aires, de segundaa sexta-feira, das 13h30 às 17h, e das 18h30 às 21h30, mediante prévioagendamento.

Para o Processo de Bolsa Carência 2011/02 – 2012/01, referente àrestituição de valores do prédio do Campus de Venâncio Aires, sãoabertas 45 vagas, podendo 35 vagas ser preenchidas com reavaliaçõesde processos de acadêmicos que já possuem a bolsa carência referenteao processo 2010/02 – 2011/01 e 10 vagas a serem abertas para novosbolsistas.

Para o Processo de Bolsa Carência 2011/02 – 2012/01, referente àobra de pavimentação do acesso ao campus da Unisc de VenâncioAires são abertas 12 novas vagas. Mais informações pelo site www.unisc.br/portal/pt/a-unisc/concursos-e-editais/bolsa-carencia-e-credim-unisc.html.

A Unisc tem cerca de 50% de seus alunos estudando com algumtipo de bolsa ou financiamento. As opções são as seguintes:

- Bolsa de Estudo Unisc: oferece bolsas parciais de 50% a alunoscom renda bruta familiar per capita de até três salários mínimos, que

Bolsas e financiamentos

Prova única do Vestibular de Inverno está marcada para o dia 18 de junho, às 14h

A Unisc está com pré-inscrições abertas, até o dia 22 de maio, parabolsas do Plano Nacional de Formação dos Professores da EducaçãoBásica (Parfor Presencial), dirigido a professores em exercício na redepública de educação básica. A Unisc está participando do Parfor com ocurso de Pedagogia, oferecendo, para o segundo semestre de 2011, 50vagas na sede. As aulas ocorrerão nos finais de semana e no período deférias escolares, com início previsto para outubro de 2011.

O Parfor Presencial é uma ação organizada e financiada pela Coor-denação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) paraatender os objetivos da Política Nacional de Formação dos Profissionaisdo Magistério da Educação Básica, instituída pelo Decreto 6.755, de 29de janeiro de 2009.

O objetivo é garantir aos professores em exercício na rede públicade educação básica uma formação acadêmica exigida pela Lei de Dire-trizes e bases da Educação Nacional (LDBEN/1996), bem como promovera melhoria da qualidade da educação básica.

Para quem nunca acessou a Plataforma Freire, basta clicar em Pri-meiro Acesso e cadastrar o currículo. Quem já tiver currículo cadastrado

Unisc recebe pré-inscrições parabolsas do Parfor Presencial

Unisc em Venâncio inscrevepara Bolsa Carência

deve clicar em Já sou cadastradopara fazer a pré-inscrição.

As inscrições devem ser va-lidadas pela Secretaria de Educa-ção Estadual ou Municipal à qualo professor em exercício estivervinculado, de 23 de maio a 10 dejunho de 2011. A seleção dos alu-nos pelas IES ocorre de 13 a 30 dejunho de 2011. O período de ma-trícula e inclusão dos cadastradosna Plataforma Freire vai de 1º a 22de julho de 2011.

Mais informações podem serobtidas com a coordenadora geraldo Parfor/Unisc, Nadir Helfer, peloe-mail [email protected] ou pelotelefone (51) 3717-7335.

estejam regularmente matriculados em cursos de graduação. As inscrições ocorrem através da internet, emperíodos específicos divulgados no site da Instituição.

- Programa Universidade para Todos (ProUni): programa do Governo Federal que oferece bolsas deestudo integrais a estudantes de baixa renda, que tenham cursado o Ensino Médio em escola pública ou eminstituição particular como bolsista integral.

- Bolsas de Ensino, Pesquisa e Extensão: permite que os estudantes dos cursos de graduação da Uniscexerçam atividades por meio de programas de bolsas que proporcionam, além da aplicação dos conhecimentosadquiridos, o auxílio financeiro através de abatimentos sobre o montante de créditos matriculados.

- Programa Parceria Unisc: instituições, empresas, municípios e outras entidades que aderirem aoprograma recebem um percentual de desconto nas mensalidades e nos serviços e nos produtos daUniversidade.

- Financiamento Estudantil (Fies): programa do Ministério da Educação destinado a financiar cursos degraduação que pode ser solicitado em qualquer período do ano. Os juros são de 3,4% ao ano, sendo que ospercentuais de financiamento variam de 50 a 100%, conforme comprometimento da renda familiar mensalbruta per capita com os valores da mensalidade do curso.

- Crédito Universitário Pravaler: em parceria com a Ideal Invest, oferece uma alternativa para pagarsuas mensalidades. Todos os alunos que desejam estudar ou que já estejam matriculados em um curso degraduação na Unisc podem pleitear o crédito.

Mais informações podem ser obtidas no Setor Financeiro - Atendimento ao Aluno, bloco 6 do campus,telefones (51) 3717-7434, 3717-7436 e 3717-7448.

Page 10: Jornal da Unisc

Maio 201110 Geral

Um grupo de 13 alunos, estudantes da Universidade de Tübingen,na Alemanha, que estão cursando Biologia, esteve de 4 a 6 de abrilparticipando de um intercâmbio sobre a área na Unisc. Por meio de umconvênio entre as duas universidades, existente desde 2003, esta é a 9ªvez que estudantes da universidade alemã vêm a Santa Cruz do Sulrealizar um intercâmbio de estudos.

De acordo com o professor de Zoologia e Geoecologia, RainerRadtke, que coordenou a visita, mais de 200 alunos já realizaram o inter-câmbio na universidade santa-cruzense. “Após o intercâmbio, muitosalunos voltam ao Brasil para cursar um semestre na Unisc”, frisou.Segundo ele, o objetivo da visita foi mostrar aos alunos os diferentesecossistemas do Brasil e suas riquezas naturais. Antes de chegar emSanta Cruz, o grupo esteve em Minas Gerais, no pantanal, no norte doMato Grosso, no Rio de Janeiro e na serra gaúcha.

Em Santa Cruz do Sul, os alunos participaram de várias palestrasministradas por professores da Universidade. A programação inicioucom a recepção aos alunos, seguida de uma palestra com o professorAndréas Kohler, que falou sobre a biodiversidade da região sul doBrasil. Após, os estrangeiros foram recepcionados pela reitoria da Unisc,seguido de uma palestra com o tema Efeito das mudanças climáticassobre a flora antártica, ministrada pelo professor Jair Putzke.

Ocorreram também outras duas palestras que trataram sobre pale-ontologia, com o professor Sérgio Klamt, e sobre os recursos hídricos

Estudantes de universidade alemãrealizam intercâmbio na Unisc

Grupo era composto por 12 estudantes alemães e um chinês

A convite da comissão or-ganizadora do Fórum Retos y De-safíos de la problemática ambi-ental Del Valle Del Cauca, oprofessor Adilson Ben da Costa,do Departamento de Biologia eFarmácia e do Mestrado em Sis-temas e Processos Industriais daUnisc, foi um dos conferencistasinternacionais do evento, reali-zado no dia 7 de abril na cidadede Cali, Colômbia. Na sua apre-sentação, o professor falou so-bre a compatibilidade entre osprocessos produtivos e os ecos-sistemas locais.

Após, ele visitou diferentescentros de pesquisa industriaisda região, onde divulgou os tra-

Em comemoração ao Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor,a Unisc e a Edunisc realizaram no dia 25 de abril, uma ação para destacara importância do livro e da leitura, além de disseminar e democratizar oconhecimento. Inspirada no conceito de árvore do conhecimento dofilósofo Pierre Lévy, um estante no formato de uma árvore foi posicionadanas dependências do Centro de Convivência (CC) da Instituição, ondeforam distribuídas algumas obras de diversos gêneros.

A atividade contou com a presença da comunidade acadêmica eem geral. Entre os participantes esteve o estudante da 6ª série do ColégioMarista São Luís, Alexandre Bergonsi. Ele adquiriu o livro Ó meus amigos,não há amigos - Reflexões sobre Amizade, organizado por SuzanaAlbornoz e Eunice Piazza Gai. “Há tempo que adquiri o hábito da leitura.Gosto de ler livros porque por meio deles aprendo bastante e, alémdisso, me divirto”, afirmou.

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é comemorado,desde 1996 e por decisão da Unesco, em 23 de abril, dia de São Jorge. Adata foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual,nesse dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha deSão Jorge e recebem em troca um livro.

da região, com o professor Edu-ardo Lobo. Na ocasião ainda foidisputada uma partida de futebolentre brasileiros e estrangeirosnocampo da Unisc. A visita foi encer-rada com uma palestra ministradapelo professor Marcelino Hoppe.(T.G.)

Saiba maisO grupo, coordenado pelo

professor Rainer Radtke, era com-posto por 13 alunos, sendo 12 ale-mães e um chinês. Também integra-ram a equipe o professor Martin

Dia Mundial do Livro écomemorado na Unisc

Professor da Unisc realiza conferência na Colômbia

Ebner, geólogo da Universidade de Tübingen, e os professores RolandIrslinger e Mathias Friedle, ambos de engenharia florestal, pertencentesà Escola de Ensino Superior e à Universidade de Rottenburg.

balhos que são realizados pela Unisc com o objetivo de buscar con-vênios internacionais para desenvolvimento de recursos humanos enovas tecnologias na área de meio ambiente e processos industriais.Entre as instituições visitadas estão a International Center for TropicalAgriculture, a Corporação Bitec, o Centro de investigación de la canade azúcar de Colombia e o Engenio Providencia S.A. (T.G.)

Em 9 anos de intercâmbio, mais de 200 estudantes da Universidade de Tübingen já visitaram a Unisc

Estudantes participaram de palestras e conheceram a região

Ação ocorreu no Centro deConvivência do Campus

Costa, de capacete laranja, visitou centros de pesquisa industriais

Fotos: Tiago Garcia

Everton Teixeira / Agência da Casa

Divu

lgaçã

o

Page 11: Jornal da Unisc

Maio 2011 Geral 11

PET-SAÚDE DA FAMÍLIA ELABORAMAPA INTELIGENTE

Unisc confirma início dedois cursos a distância

A Unisc confirmou o início de dois cursos de Pós-graduação adistância: Gestão Empresarial e Gestão por Processos de Negócios.As inscrições vão até o dia 19 de maio, sendo que as aulas iniciam nodia 1º de junho.

O curso de Gestão Empresarial é voltado para profissionaisgraduados em administração, engenharias, ciências contábeis, eco-nomia, psicologia e para aqueles que atuam ou desejam atuar emgestão de organizações.

Já o curso de Gestão por Processos de Negócios tem comopúblico participante os profissionais que atuam em setores comoDesenvolvimento Organizacional, Planejamento Organizacional, Es-critório de Gestão Estratégica, Qualidade, Tecnologia da Informação;desenvolvendo projetos relacionados à modelagem de processos,sua identificação, mapeamento, análise e redesenho.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.ead.unisc.br.

Foto

s: Di

vulga

ção

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Uniscfirmaram, no dia 4 de abril, no gabinete da Susepe, um convênio para arealização de cursos de extensão no Presídio Regional de Santa Cruz doSul. O acordo faz parte do projeto de Extensão Ressocialização noPresídio.

O professor Ricardo André Machado, coordenador de Extensão eRelações Comunitárias da Unisc, representando o reitor Vilmar Thomé,falou dos projetos de pesquisa e ensino da Universidade, ressaltandoque a extensão tem um papel de interagir com a sociedade, e no caso dopresídio, com os detentos que buscam conhecimento. A diretora adjuntado Departamento de Tratamento Penal (DTP) da Susepe, Liliane CristinaTerhorst, acrescentou que a extensão é o braço da universidade nacomunidade, e propicia a quem está em situação de pena, que possavoltar à sociedade.

O delegado Penitenciário da 8ª Região, com sede em Santa Cruz doSul, Anderson Louzado, ressaltou que entre os cursos que possam serministrados estão os da área da saúde. Já o superintendente da Susepe,Gelson Treisleben, agradeceu a visita do professor Ricardo, enfatizandoque normalmente a Susepe busca as parcerias, mas desta vez a iniciativapartiu da Unisc. Treisleben fez questão de salientar que medidas comoessa, que visam a ressocialização, podem devolver os detentos melhoresà sociedade. A diretora técnica do DTP, Cintia Varoni, também acompa-nhou a reunião.

A equipe PET-Saúde da Famí-lia Unisc/ESFs Faxinal, MargaridaAurora, Pedreira, Senai, Rio Par-dinho e Menino Deus confeccio-nou um Mapa Inteligente a respei-to da área de abrangência. O ins-trumento servirá para visualizar oslocais e as famílias em situação devulnerabilidade na área descrita.

A atualização do mapa é deresponsabilidade dos acadêmicose das agentes comunitárias desaúde. No trabalho estão mapea-dos gestantes, hipertensos, dia-béticos, crianças menores de doisanos, pessoas com problemas dealcoolismo e de saúde mental.

Unisc Conquista PET-SaúdeRegional

O Projeto PET-Saúde/SaúdeMental/Crack, Álcool e outrasDrogas / 2011, que iniciou as ativi-dades em março deste ano, foiaprovado no Ministério da Saúdee é desenvolvido pela Unisc emparceria com as Secretarias de Saú-de dos municípios de Santa Cruz,Vera Cruz e Candelária. Trata-sedo primeiro PET-Saúde regional epossibilita a integração ensino eserviço nesse cenário.

O grupo de trabalho contacom tutoria dos professores daUnisc Ari Assunção, do curso deEnfermagem; Edna Linhares eDulce Zacarias do curso de Psico-logia, sendo coordenado pela pro-fessora Margarida Mayer, do cur-so de Fisioterapia. Participam dasatividades 12 alunos bolsistas doscursos da área da saúde, integran-do-se também profissionais pre-ceptores nos serviços de saúdemental sendo o Capsia e o CapsAD de Santa Cruz do Sul, Caps deVera Cruz e Caps de Candelária.

O projeto tem como objetivopromover estratégias para mudan-ças curriculares nos cursos degraduação da área da saúde, comvistas à formação de profissionaispara desenvolver ações em saúdemental e enfrentamento das pro-blemáticas do crack, álcool e deoutras drogas junto aos usuáriose familiares. Da mesma forma, bus-ca fortalecer a integração da equi-pe multiprofissional de caráterinterdisciplinar, proporcionandovivências coletivas.

Para criar estratégias de en-frentamento ao crack, ao álcool ea outras drogas, deverá ser reali-zado em cada município um forta-lecimento da rede de saúde e desaúde mental, através da pesqui-

sa-ação-participativa (PAP), envolvendo docentes, discentes, profis-sionais e a comunidade em geral. Essas ações estão relacionadas com aindissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, preparandoestudantes para atuar no seu futuro campo profissional e para a conso-lidação das redes de atenção à saúde mental, ao álcool e a outrasdrogas, além das Estratégias Saúde da Família.

PET-Saúde/Vigililância capacita agentes de saúdeO projeto PET-Saúde/ Vigilância em Saúde da Unisc, por meio de

seus dois grupos tutoriais, realizou uma atividade de capacitação paraagentes de saúde da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde(EACS) de Santa Cruz do Sul. O encontro ocorreu no dia 19 de abril, nasede do Sindicato dos Metalúrgicos, e contou com a presença de 55agentes e profissionais de saúde da coordenação da EACS no município.

Na oportunidade, as tutoras Suzane Beatriz Frantz Krug e Lia Pos-suelo; as preceptoras Luciana Simon Fanfa e Rosângela Rodrigues Mar-ques; e as bolsistas Pauline Schwarzbold, Paola Passos e Mariélli Moraesabordaram temas relacionados a Saúde do Trabalhador e a Tuberculose.Elas integram os dois grupos tutoriais - Vigilância em Saúde: um es-tudo com trabalhadores cadastrados e não cadastrados na UnidadeMunicipal de Referência em Saúde do Trabalhador de Santa Cruz doSul e Estratégias de intervenção para o controle da tuberculose.

Essa atividade contempla objetivos dos dois projetos tutoriaisreferente à capacitação de profissionais da rede básica de saúde. Aproposta é ampliar a capacidade e o incremento no diagnóstico da tu-berculose e, consequentemente, na captação de amostras biológicas eo incremento na identificação de agravos à saúde relacionados ao tra-balho, com a finalidade de estimular para a importância da notificaçãonos sistemas de informação.

Mapa vai servir para visualizar situações de vulnerabilidade

Susepe e Unisc assinamconvênio para oferta de cursos

O Mestrado em Educação da Unisc, por meio do grupo de pesquisaTrabalho e tempo livre: educação, trabalho e humanização, promoveo Seminário Avançado: humanização, trabalho e tempo livre, com osprofessores Suzana Guerra Albornoz, Sérgio Schaefer, Janes TeresinhaFraga Siqueira, Moacir Fernando Viegas e César Hamilton Brito de Goes,da Unisc; Carlise Schneider Rudnicki, da Ufrgs; e Jurema Gorski Brites,da UFSM.

O seminário iniciou no dia 12 de maio e a programação segue até 6de julho, nas salas 5328 e 5339 do campus de Santa Cruz do Sul. A cargahorária é de 31 horas/aula. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (51) 3717-7543 ou 3717-7343.

O seminário discutirá ainda os temas A concepção humanista dotrabalho; Humanismo e trabalho em Marx. Trabalho: relações entreHegel e Marx; Ética protestante e espírito do capitalismo em MaxWeber. A ideologia do trabalho; Trabalho, ética e religião à luz deMax Weber; Reflexão sobre a condição humana e as categorias davita activa, labor, trabalho e ação, em sua relação com a vida doespírito; Trabalho administrado e tempo livre; Trabalho reprodutivo:gênero, classe e geração; Habermas: filósofo crítico da cultura edemocrata radical; Considerações e sistematizações gerais sobre adiscussão realizada. O tema já discutido no dia 12 de maio foi Introduçãoà história das ideias sobre o trabalho na cultura ocidental.

Mestrado em Educação promoveSeminário Avançado

Cursos serão realizados no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul

Page 12: Jornal da Unisc

Maio 201112 Extensão

Edital de Horas beneficiaprojetos de extensão

O Projeto Extensão IndustrialExportadora (Peiex), por meio doseu Núcleo Operacional que atuana Unisc, está com inscriçõesabertas para indústrias do Vale doRio Pardo e da região Central doRio Grande do Sul. O projeto é gra-tuito e tem como foco empresasde pequeno e médio portes. Seuobjetivo é a resolução de proble-mas técnico-gerenciais e tecnoló-gicos visando incrementar a com-petitividade e promover a culturaexportadora empresarial.

Com a renovação do projetoserão beneficiadas 140 empresasno Vale do Rio Pardo e na região

PROJETO EXTENSÃO INDUSTRIAL EXPORTADORA TEM INSCRIÇÕESProjeto é gratuito e tem como foco empresas de pequeno e médio portes

Onze projetos vinculados aos Núcleos de Extensão e RelaçõesComunitárias da Unisc estão recebendo, desde o ano passado, umimportante apoio para o desenvolvimento de suas atividades deextensão. Por meio do Edital de Horas, professores da Unisc, técnicosadministrativos com contrato para desenvolver atividades de ex-tensão e profissionais contratados para esse fim puderam se candi-datar à solicitação de horas para atuação em seus trabalhos junto àcomunidade.

Para concorrer, os interessados precisaram indicar o Núcleo deExtensão e Relações Comunitárias ao qual a proposta está vinculada,justificando a necessidade da solicitação de horas e destacando aimportância da proposta de trabalho na área de atuação escolhida.Também foi necessário estabelecer os objetivos, as metas e a comu-nidade a ser beneficiada com o projeto ou a atividade de extensãoproposto, com o cronograma e a descrição das atividades.

A atividade de extensão deve atender às áreas de gestão pública,ação social, saúde coletiva, educação básica, cooperativas, terceiraidade, arte e cultura ou fomento a iniciativas empresariais. Ao todo, oedital disponibilizou 45 horas semanais para o desenvolvimento deatividades de extensão no período de julho de 2010 a julho de 2011.

Contemplados:Veridiana Maria Rehbein, Departamento de Direito, Balcão

do Consumidor Itinerante, Núcleo de Ação Comunitária, aprovadas5 horas

Rosane Teresinha Carvalho Porto, Departamento de Direito,O brincar e a construção da cidadania de crianças nas escolas:uma releitura dos direitos e deveres, através do lúdico-pedagógicocom base na Lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente,Núcleo de Ação Comunitária, aprovadas 4 horas

Caroline Fockink Ritt, Departamento de Direito, Direitos doIdoso (Capão da Canoa), Núcleo de Ação Comunitária, aprovadas 4horas

Edla Hoffmann, Departamento de Ciências Humanas, Resso-cialização no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul, Núcleo deAção Comunitária, aprovadas 5 horas

Rosangela da Silva Almeida, Departamento de Ciências Huma-nas, Unisc com a Comunidade / Bairro Bom Jesus, Núcleo de AçãoComunitária, aprovadas 5 horas

Hélio Afonso Etges, Departamento de Comunicação Social,Ações para o Envelhecimento com Qualidade de Vida, Núcleo deAção Comunitária, aprovadas 4 horas

Margarida da Silva Mayer, Departamento de Educação Físicae Saúde, PET Saúde – Saúde da Família, Núcleo de Saúde Coletiva,aprovadas 6 horas

Ediberto de Oliveira Machado, Departamento de Biologia eFarmácia, Orientação Farmacêutica a Pacientes Hipertensos e Dia-béticos na Farmácia Municipal em Santa Cruz do Sul – RS, Núcleode Saúde Coletiva, aprovadas 4 horas

Rosangela Fontoura da Cruz, Departamento de Psicologia,Serviço de Reabilitação Física – Nível Intermediário, Núcleo deSaúde Coletiva, aprovadas 4 horas

Sandra Koelling, Departamento de Letras, Letras na Escola,Núcleo de Educação Básica, aprovadas 4 horas

Obs.: A professora Lia Possuelo, do Departamento de Biologiae Farmácia, foi contemplada com recursos externos e do Programa deApoio a Projetos de Extensão para o Desenvolvimento Social (Pa-peds) para o projeto Tuberculose no Município de Santa Cruz doSul: uma proposta de intervenção, do Núcleo de Saúde Coletiva.

A Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc,juntamente com os coordenadores dos Núcleos de Extensão e RelaçõesComunitárias, realizam no dia 11 de maio o Encontro do 1º Ano dosNúcleos de Extensão e Relações Comunitárias. O evento tem início às19h, na sede da Associação dos Docentes da Universidade (Adunisc).

Após a recepção ocorre a abertura oficial com a presença do reitor,Vilmar Thomé, e da pró-reitora de Extensão e Relações Comunitárias daInstituição, Ana Luisa Teixeira de Menezes. Em seguida haverá a apre-sentação artística Viva Voz, com o grupo Estudos Poiéticos. A partir das20h realiza-se a explanação dos núcleos, feita pelos respectivos coor-denadores. O evento reúne docentes, técnicos administrativos e bolsistasligados aos projetos. O encontro se encerra com um coquetel.

Núcleos de Extensão e Relações ComunitáriasOs Núcleos de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc são os

de Ação Comunitária, de Arte e Cultura, de Educação Básica, de GestãoPública, de Saúde Coletiva e de Socialização de Ciência e Tecnologia. Oobjetivo desses núcleos é contribuir para a formação cidadã, propor-cionando ao docente, ao estudante e ao técnico, por meio da prática nacomunidade, a oportunidade de rever e trabalhar sistematicamente osconhecimentos desenvolvidos na Universidade.

Além disso, os núcleos colocam o conhecimento da Universidadeà disposição das comunidades, de forma a contribuir para a melhoria desuas condições de vida. Também apoiam o ensino, a extensão univer-sitária e a pesquisa, estimulando a troca de conhecimentos e a inserçãona comunidade, reforçando o vínculo e a legitimidade da Unisc.

O Núcleo de Ação Comunitária potencializou, ainda, a criação e aconsolidação de dois Programas de Extensão. O Programa de VivênciasComunitárias é um programa de extensão voltado para os bairros po-

Encontro marca o 1º ano dos núcleos deExtensão e Relações Comunitárias

pulares urbanos e rurais, que visaao desenvolvimento de uma for-mação crítica e dialógica para o de-senvolvimento dessas comunida-des. Esse programa é fruto do pro-jeto de extensão Ver-SUS desen-volvido na Unisc, no qual gruposde estudantes de todas as áreasdo conhecimento atuaram emduas comunidades de Santa Cruzdo Sul trabalhando para o forta-lecimento da mobilização populare da consciência dos moradoresfrente aos seus direitos de educa-ção, saúde, habitação etc.

O outro programa originadopor meio do Núcleo de Ação Co-munitária é o de Inserção Comuni-tária, que oportuniza ao estudanteda Unisc se inserir num outro uni-verso, que não o acadêmico, comoforma de participar de ações comas comunidades, desenvolvendoseu conhecimento social, sua ci-dadania e visão humanista. O pro-grama fortalece a relação de coope-ração entre universidade e comuni-dade e aproxima ciência e formaçãoacadêmica com a realidade social.

Central do Rio Grande do Sul, sendo atendidos os setores de alimen-tação, vestuário, metal-mecânico, calçadista, plástico e borracha, fumo,moveleiro, agroindústrias, farmacêutico, construção civil, vinícola, arte-sanato, decoração de ambientes, entretenimento e serviços, máquinase equipamentos, tecnologia e saúde. O sistema funciona em parceriacom a Unisc, que é responsável por coordenar o núcleo operacional doprograma e os cinco técnicos que irão atuar na capacitação das em-presas.

Os técnicos são profissionais especializados, com experiência demercado, que visitam as empresas, passam a conhecer o dia a dia dotrabalho e, a partir daí, fazem um trabalho de consultoria, diagnosticandoproblemas técnicos e gerenciais. Com isso são propostas soluções nasáreas de administração estratégica, capital humano, finanças e custos,vendas e marketing, comércio exterior e produto e manufatura.

As indústrias interessadas podem obter mais informações noNúcleo Operacional do Peiex, localizado na sala 201, bloco 2 do campus-sede da Unisc. O telefone é (51) 3717-7663 e o fax (51) 3717-1855.

A Secretaria de Economia So-lidária e Apoio à Micro e PequenaEmpresa do Estado, por meio doDepartamento de Incentivo e Fo-mento à Economia Solidária, pro-moveu, no dia 4, na Unisc, o Semi-nário de Construção da CadeiaPET. Participaram do evento asso-ciações, cooperativas e gruposque atuam com resíduos sólidos,em especial com pet, bem como pre-feituras e entidades apoiadoras.

Após uma apresentação ge-ral, foram apresentados um video

Seminário para a Construção da Cadeia Binacional do PETcontando o cotidiano dos catado-res/recicladores e a proposta daCadeia Binacional do Pet entre Bra-sil e Uruguai. A ideia, segundo adiretora do Departamento de In-centivo e Fomento à Economia So-lidária, Nelsa Nespolo, é dar conti-nuidade ao debate para a constru-ção de pólos, centrais ou referên-cias nas regiões do Estado, paraque se possa, a partir do pet cole-tado, separado e compactado, darum passo a mais e transformá-loem flaic. O passo seguinte é pro-

duzir a fibra e finalmente o fio e otecido, onde diversos produtospoderão ser confeccionados pelascooperativas, associações e gru-pos de costura na campanha dassacolas recicladas, entre outros.

"A participação de todos éfundamental para a construção eviabilização da primeira cadeia bi-nacional no campo da EconomiaSolidária", reforçou Nelsa. Umasegunda etapa do Seminário jáestá marcada para o dia 29 de ju-nho.

Page 13: Jornal da Unisc

Maio 2011 13Pesquisa

PESQUISA AVALIA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA NA REGIÃO

A Unisc, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação,obteve a aprovação de novas cotas de bolsas junto ao ProgramaInstitucional de Bolsas de Iniciação Científica (Probic) e ao Programade Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (Probit), destinadasà Unisc pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RioGrande do Sul (Fapergs). A seleção dos projetos e a documentaçãodos bolsistas contemplados deverão ser encaminhadas até o dia 15de junho de 2011.

Com a ampliação da cota de bolsas Probic, a Unisc passa de 21para 40 bolsas no período de agosto de 2011 a julho de 2012. PeloProbit serão concedidas 10 novas bolsas para o mesmo período.“Destacamos a parceria da Fapergs com a nossa Instituição, pois aampliação dos programas de iniciação científica irá fortalecer as açõesde pesquisa na Universidade”, avaliou a coordenadora de Pesquisada Unisc, professora Andréia Rosane de Moura Valim.

O reitor da Unisc, Vilmar Thomé, destacou a qualidade dapesquisa desenvolvida na Instituição. “São mais 50 bolsas aprovadas,quase o dobro da cota atual”, compara Thomé.

O Edital Probit já está com inscrições abertas. Mais informaçõesno site www.unisc.br/portal/pt/pesquisa/iniciacao-cientifica/programas.html.

Fapergs aprova novas bolsas de pesquisa

Filas em hospitais, atendimento precário, falta de profissionais desaúde, pacientes abandonados nos corredores. Atualmente, em diversaslocalidades brasileiras, esse é o retrato da saúde pública que, diariamente,é tema de reportagens nos mais diferentes veículos de comunicação.Uma realidade assustadora e que parece sem solução, seja em grandesmetrópoles ou em pequenas cidades do interior.

Diante dessa situação, em 1994, o Ministério da Saúde lançou oPrograma da Saúde da Família (PSF) como reorientação do modelo as-sistencial a partir da atenção básica, em conformidade com os princípiosdo Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta se apresenta como umanova maneira de trabalhar a saúde, tendo a família como centro deatenção, onde não se espera a população chegar à unidade de saúdepara ser atendida, uma vez que suas ações envolvem a atenção preven-tiva. Atualmente, é reconhecido como estratégia qualificada para a aten-ção primária e denominada de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Baseado nesse contexto e com a ideia de aprofundar o entendimentoa respeito desse tema, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (Geps)da Unisc desenvolve pesquisas voltadas para o trabalho das ESFs daregião. A líder do grupo de pesquisa, professora do Departamento deEnfermagem e Odontologia da Instituição, Suzane Beatriz Frantz Krug,lembrou que o trabalho do grupo de estudos sobre o tema começou aser desenvolvido em 2004, com o projeto Indicadores de Saúde daFamília: Um estudo dos municípios circunscritos pela 13ª Coordena-doria Regional de Saúde (13ª CRS). De acordo com a professora,nesse primeiro projeto foi realizado um levantamento de dados epide-miológicos dos municípios inseridos na 13ª CRS. Os dados contribuírampara a elaboração do segundo projeto, intitulado Saúde da Família:Um olhar sobre a Estratégia no município de Santa Cruz do Sul,desenvolvido nos anos de 2007 e 2008, cuja proposta foi o conhecimentoe a análise da Estratégia de Saúde da Família no município.

Finalizada a segunda pesquisa, em que se alcançaram resultadossignificativos, o grupo partiu para o desafio maior de conhecer e analisara realidade das Estratégias de Saúde da Família nos demais municípiosda região. Assim, em 2009, iniciou a pesquisa denominada Saúde daFamília: Um olhar sobre a estratégia nos municípios da 13ª Coorde-nadoria Regional de Saúde/RS, que busca investigar o processo degestão da saúde em relação às Estratégias de Saúde da Família, além deanalisar o processo de trabalho nessas unidades e investigar a satisfaçãodos usuários com relação à assistência prestada.

O trabalho conta com a participação dos professores Leni DiasWeigelt, Luciele Sehnem, Ari Nunes Assunção e Luciane Maria SchmidtAlves, também do Departamento de Enfermagem e Odontologia daUnisc, contanto também com três bolsistas, sendo Gabriele Mattana eAnaê Pavanatto da PUIC/Unisc, e Janice Bringmann da Pibic/CNPQ,além de voluntários.

Coleta de dadosAté o momento, a coleta de dados nos municípios contemplou 19

Estratégias de Saúde da Família, sendo entrevistados nove gestores de

saúde, 55 profissionais de saúdee 514 usuários, distribuídos em 103microáreas de nove municípios daregião. A coordenadora da pes-quisa, professora Suzane BeatrizFrantz Krug, destaca as principaisdificuldades encontradas para odesenvolvimento do trabalho.“Tudo é planejado com antece-dência, mas devido às condiçõesclimáticas, às condições dos aces-sos a alguns municípios e à in-compatibilidade de horário para ascoletas dos dados, sofremos comvários contratempos”, conta. Ou-tra dificuldade apontada pela co-ordenadora ocorreu em 2009 coma incidência do vírus H1N1, queparalisou os trabalhos de coletade dados durante quatro meses.Nas Estratégias, a pesquisadoraaponta, como principal dificulda-de, a rotatividade dos profissio-nais de saúde. “Em alguns casos,esses profissionais recebem pro-postas melhores e buscam outrosrumos”, disse.

Resultados preliminaresMesmo diante dessas dificul-

dades, após dois anos de traba-lhos realizados, Suzane destacaque a pesquisa está atingindoseus objetivos, salientando a Es-tratégia como um novo modelo desaúde. “Percebeu-se que na re-gião as estratégias estão sendo es-senciais na busca do melhor aten-dimento para a saúde, havendosatisfação de gestores, profissio-nais de saúde e usuários com o

trabalho que vem sendo desenvolvido por essas unidades”, afirma.Na visão da pesquisadora, o aprimoramento das Estratégias com a

ampliação de recursos e de profissionais capacitados, poderá contribuirpara uma mudança de cultura da população em relação à saúde. “Trata-se de promoção em saúde e prevenção de doenças que, com o aumentodo número de equipes de ESFs, seja em grandes cidades ou municípiosmenores, a tendência é de que o número excessivo de atendimentos emhospitais e serviços de urgência/emergência diminua, sendo essas ins-tituições designadas somente para casos específicos. A saúde da famíliaé um modelo a ser seguido no Brasil”, garante.

A pesquisa está na fase final de coleta de dados nos municípios deVale do Sol, Gramado Xavier e Herveiras. Em Venâncio Aires, Passo doSobrado, Vale Verde, Mato Leitão, Sinimbu, Rio Pardo, Pantano Grande,Vera Cruz e Candelária os dados já foram concluídos. O estudo deveráestar concluído no final deste ano de 2011. (T.G.)

Estudo também analisa o processo de trabalho nas unidades e investiga a satisfação dos usuáriosFotos: Divulgação

Pesquisadores percorrem o interior para entrevistar os usuários

Integrantes do Grupo de pesquisadores do Geps são os idealizadores do trabalho

Page 14: Jornal da Unisc

Maio 2011Variedades14

Espaço AbertoApoio: Charrua HotelLocal: Centro de Convivência

Dia 11 de maio - 12h15 às 13hGilson e ValdirViolão e voz

Dia 25 de maio - 12h15 às 13hHenrique SulzbacherFlauta shakuhachi

Atividades culturaisDia 4 de maio - 17h30 às 18h30CinemaProfessor Caco BaptistaLocal: Memorial Unisc

Dia 12 de maio - 19h às 21h2º Encontro de SaberesAlcemiro dos SantosLocal: Memorial Unisc

Dia 14 de maio - 16hMasterclass com professores daEscola de Música da UniscLocal: Anfiteatro do Bloco 18

Dia 17 de maio - 17h30 às 18h45Arte e identidade: criatividadeProfa. Ana Luisa Teixeira de MenezesLocal: Memorial Unisc

MúsicaDia 19 de maio - 19hConcerto Orquestra Jovem Unisc4º Semana Integrada dos Cursosda SaúdeLocal: Auditório Central

Dia 27 de maio - 20h30 às 21hConcerto Orquestra Jovem UniscLocal: Centro de Convivência

Dia 28 de maio - 10h às 12hConcerto DidáticoOrquestra Jovem UniscLocal: Anfiteatro do Bloco 18

JunhoDia 7 de junho - 19h às 21h3º Encontro de SaberesJair GiacominiTema: Entre tradição e ruptura:tecnologia e culturaLocal: Memorial Unisc

Informações:Núcleo de Arte e Cultura da Unisc,telefone (51) 3717-7346.

Educar-se lança projeto que une moda e sustentalidade

Fotos: Larissa Gabe de Almeida

Trabalho multidisciplinar integra estudantes de 5a a 7a séries da Escola

No dia 26 de abril, ao chega-rem para a aula, os alunos da Es-cola Educar-se tiveram uma grandesurpresa. Peças de roupas esta-vam expostas no saguão da escolae a proposta, apresentada em car-tazes explicativos encontrados aolado de cada look, era que adivi-nhassem a que professor perten-ciam.

Após muitas discussões einúmeros chutes, os alunos de 5ª,6ª e 7ª séries foram convidados ase dirigir até a sala 101, no bloco 1da Unisc, para o lançamento doprojeto que será trabalhado comas turmas em 2011. Sustentabili-dade Fashion, esse será o eixocentral das atividades que integra-rão as diversas turmas em todasas disciplinas. De acordo com aprofessora de inglês, Virgínia Klein,o objetivo é despertar a criativida-de dos estudantes. “Observamosque a moda reflete a vida deles pormeio da identidade e vamos traba-lhar em cima de temáticas de cons-cientização e preservação ambien-tal por este viés”, explica.

A supervisora escolar, MariaRita Peroni, convidou os alunospara participarem do projeto con-tribuindo com ideias e entusiasmonas atividades. “Estamos em umaépoca de massificação em que aidentidade pessoal acaba se per-dendo e, através desse projeto,queremos despertar a individuali-dade de cada estudante para quetragam suas marcas para as ativi-dades”, reflete.

As alunas da 6ª série, Nathá-lia Zimmer e Eduarda Lucas, já es-

tão ansiosas para começar as ativi-dades. “Acho que vai ser legal tra-balharmos a identidade de cadaum e como vemos isso na roupadessa pessoa. Também estou comvontade de realizar as visitas àscostureiras e à Mercur”, conta Na-thália. Eduarda também se impres-sionou com a exposição. “Adoreia ideia de expor as roupas dos pro-fessores; como muitos são novos,é uma boa atividade para conhe-cermos eles melhor, além de sermuito divertido tentar adivinhar oquê é de quem”, acrescenta.

Durante a apresentação doprojeto cada professor relatou as

atividades que serãodesenvolvidas nasua disciplina. Entreelas, estão a confec-ção de gráficos demedidas de roupas, ahistória da indumen-tária, a realização dedesenhos, ativida-des sobre consumoe sustentabilidade.Além disso, tambémhaverá um desfile,um Bric com objetosnovos e usados, ofi-cinas de customiza-ção e visitas às cos-

Após a ação, projeto foi apresentado aos estudantes participantes

tureiras e à Mercur para conhecer o processo de produção de tintas. Aofinal do projeto será produzido um documentário com todas as experi-ências vivenciadas pelos alunos no decorrer do ano em cada uma dasações.

Também foi apresentado o vídeo A história das coisas, e os donosdas roupas foram revelados. As atividades e as descobertas dos estu-dantes podem ser acompanhadas pelo twitter @fashioneducarse.(L.G.A.)

Lançamento do projeto contou com uma atividade...

...era advinhar a que professores pertenciam as roupas expostas

...no saguão da Escola onde a proposta...

Page 15: Jornal da Unisc

Maio 2011 15E agora? Reflexões sobre carreira e profissão

Adriano Silvaé jornalista e publisher da versão brasileira do Gizmodo(www.gizmodo.com.br), o melhor site de tecnologia, inovação etendência do mundo. Autor do romance Homem sem nome e doslivros de negócio E agora, o que é que eu faço? e Tudo o que euaprendi sobre o mundo dos negócios, Adriano dá palestras sobrecarreira e mantém o blog Manual do Executivo Ingênuo (http://portalexame.abril.com.br/blogs/manualdoexecutivo/listar1.shtml)

[email protected]

Dicas para ler

Livraria Biblioteca Edunisc

Esta obra é um ensaio sobre a existência onde a autoraprocura falar daquilo que as pessoas conquistaram ou oque lhes foi concedido - os delírios da arte, as aventuras daciência, os campos lavrados, os mares e os céus. Ela abordatambém o que as pessoas desperdiçam ou matam, dapobreza advinda do desinteresse, entre outros.

A riqueza do mundo, deLya Luft

Editora: RecordPreço: R$ 34,90

Desenvolvimento Re-gional: abordagensinterdisciplinares - 2ªedição, de Dinizar Becker (inmemoriam) e Milton LuizWittmann (Orgs.), 395 p.

Preço: R$ 55

O fim das boasmaneiras, de FrancescaMarciano

Editora: RecordLocalização:853 M319f 2010

A fotógrafa Maria Galante e a jornalista Imo Glass partempara o Afeganistão. A matéria é sobre as jovens afegãs quetentaram suicídio na expectativa de se livrar de casamentoscom homens mais velhos, arranjados pelas famílias. Entre-tanto, em meio à severa cultura afegã, retratar essas jovenspode ser uma perigosa tarefa para a dupla.

Que é preciso dar duro, todo mundo sabe. No mundo corporativo,num número cada vez maior de empresas, isso decorre do ambientecompetitivo. Não só da companhia em relação às suas concorrentes mastambém do indivíduo em relação a outros talentos que disputam com eleos melhores lugares ao sol. Mas tudo tem limite. Inclusive o volume detrabalho. Inclusive a disposição em fazer cada vez mais coisas. E é precisoconhecer esse limite. E respeitá-lo.

A gente tem gatilhos que avisam quando a coisa está ficando feia.Ansiedade, taquicardia, hiperventilação - quando a sua angústia, nocaso do empreendedor, já não é a falta de demanda para os seus serviços,

Você anda trabalhandodemais?

Em suma, esta obra coletiva é fruto de discussões de umgrupo de pesquisa com o objetivo de explicitar abordagensinterdisciplinares de desenvolvimento regional de formainterativa e cooperativa, buscando-se identificar e analisardiferentes dinâmicas e distintos padrões de processos dedesenvolvimento regional.

www.osfiguras.com.br

mas o excesso. Quando, no caso do executivo, o problema não é o desemprego - mas acarga muar de trabalho. A angústia da venda dá lugar à angústia em relação a sua capacidadede entregar o que foi vendido. Você sente um pouco a sua própria fuselagem se despregandodo corpo do avião por causa da trepidação e da alta velocidade do voo que você mesmose impôs. Você fica com a sensação eterna e ininterrupta de dívida, de insuficiência, de uminfinito correr atrás que nunca chega a bom termo e que nunca lhe permite descansar. Vocêperde o sono, perde o centro, e sente claramente que o carro está andando numa velocidademaior do que aquela para a qual ele foi projetado.

O duro, nesse caso, não é sentir. Os sintomas do abuso de trabalho a quevocê se impõe são claros. O duro é reagir corretamente aeles, é decidir parar, descansar, desacelerar. O duro éisso - se respeitar, ser bacana consigo mesmo, negociarmelhor com o mundo ao invés de simplesmente se adap-tar cegamente às demandas externas. Primei-ro, pela sanha do “animal empreendedor”.O cara virador, que gosta de fazer, tem umafase na carreira em que quer fazer filho comtodo o mundo, quer espalhar seu genomapor todo lugar, como um macho alfa domundo dos negócios em completo desvai-rio reprodutivo. Caras assim, vivendo essafase, teriam muita dificuldade em dizer não.Essa sanha de fazer, fazer, fazer, em algummomento, faz mal. O problema em relação atudo isso é que criar, gerar, conquistar, ga-nhar dinheiro, vicia. E esse vício tem nome:workaholismo.

Tente traçar algumas regras que aju-dam a coibir o abuso de você por você mes-mo: (1) não trabalhar no fim de semana.Folgas são para a família e para você mes-mo. (2) Não levar o notebook para a cama,não trabalhar à noite, não invadir o horáriode descanso. O dia tem que caber dentro do

dia. (3) Retornar ao ponto de equilíbrio, de distensão necessária, de respiração normal e decabeça limpa e fria sempre que você se despegar desse caminho do meio, dessa velocidadecontrolada que nos permite viver a vida com sabedoria e sabor.

Lembra daquele slogan que diz “Hard work, hard fun”? Ou seja: trabalhe duro e sedivirta para valer. Pois é. Infelizmente, ele funciona mais para a ética do trabalho puritanae anglo-saxã, do que para a nossa ética do trabalho católica e latina. Pense nos novaior-quinos apolíneos se atirando sem culpa nos braços de Adônis assim que o expedientetermina, qualquer que seja a hora em que isso acontece. Com muito mais facilidade do que

os paulistanos (ou porto-alegrenses, ou santa-cruzenses)hardworkers, para quem talvez não seja tão fácil deixar a

cair a caneta e levantar o caneco. A maioria de nóssente sempre uma certa dose de culpa por estar

se divertindo. Achamos sempre que podemosestar ralando um pouquinho mais.

Não é um sentimento de dívida em rela-ção ao chefe ou ao patrão. Também não éum sentimento de dívida para baixo na hie-rarquia, em relação ao time de colaboradoresque batalha bravamente ao seu lado. É, tal-vez, um sentimento de dívida consigo mes-mo. Como se você tivesse que cumprir umameta hercúlea que você mesmo se impõe -e que não lhe dá trégua nunca, e que fica

sempre láááá em cima. Uma meta que não lhepermitisse jamais descansar mais do que 10minutos sem se cutucar: “ei, cara, produzmais, vambora, levanta daí, seu preguiçoso,você já está há meia hora sem ganhar um real,

sem fazer nenhum contato, sem criar nada.”A grande questão é que a responsabilidade

por essas algemas não está nem no Blackberryou no iPhone que você leva no bolso como umverdugo. Aí a culpa por não estar se divertindoserá uma obra exclusivamente sua.

Page 16: Jornal da Unisc

Maio 2011Contracapa

Em comemoração à semana de páscoa, a Unisc realizou no dia 19 de abril umaação de integração para a comunidade acadêmica. A atividade consistiu na distri-buição de 20 ninhos com ovos de páscoa, contendo um bilhete com um código, pelasdependências do campus de Santa Cruz.

Na medida em que o ninho era encontrado, era necessário identificar a outrapessoa com o mesmo código para receber uma cesta de páscoa com chocolates ebrindes da Unisc (Foto à direita). Os participantes puderam acessar o sitewww.unisc.br/pascoaunisc para saber quem também estava procurando pelo códigocomplementar, assim como outros meios de comunicação.

Todos os pacotes foram encontrados. A ação foi bastante comentada no twitter,sendo essa a ferramenta mais utilizada para encontrar os códigos complementares.Para entrar no clima de páscoa, a Unisc também modificou as cores do seu portal deacesso e um coelho distribuiu chocolates nos setores da Instituição (Fotos abaixo).

AÇÃO DE PÁSCOA MOVIMENTACOMUNIDADE ACADÊMICA NA UNISC

Fotos: Erion Lara

Desire Pereira Allram