Jornal de 25 anos

4
Jornal Escola 26 d. e ã 28ªediç o is b ã g tui D tri uiç o ra ta Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi 08 - Jornal Escola - Augusto Ruschi - Nº 28 - edição especial 25 anos - 2011 25 anos Vencer é, apesar de tudo que possa acontecer, acreditar nas pessoas e saber que por detrás de cada ato humano, por mais difícil que alguém possa parecer, há sempre uma intenção positiva para consigo. Vencer é ter a esperança sempre renovada, lembrando que o sol nasce todos os dias e para todos. Vencer é ter um sentimento profundo de fé, força e perseverança mesmo em momentos difíceis”. (Flávio Souza) “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”. (Paulo Freire) 6º diretor 2007- 2009/2010 - 2012 Danclar Jesus Rossato Comissão organizadora: Grace Raqel Mobs, Juraci Scherer da Rosa, Maria Candida Marques de Mello, Eunice Alves Correa, Helena Miranda da Silva Araújo, Tania Heloisa Fitz, Rosane Terezinha Pendeza Callegaro, Graciella Alfaro Ali e Idamara Carvalho Siqueira AUGUSTO RUSCHI: a história de uma caminhada

description

jornal de 25 anos

Transcript of Jornal de 25 anos

Page 1: Jornal de 25 anos

Jornal Escola 26 d.e ã28ªediç ois b ã g tui

D tri uiç o ra taEscola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi

08 - Jornal Escola - Augusto Ruschi - Nº 28 - edição especial 25 anos - 2011

25 anos

“Vencer é, apesar de tudo que possa acontecer, acreditar nas pessoas e saber que por detrás de cada ato humano, por mais difícil que alguém possa parecer, há sempre uma intenção positiva para

consigo. Vencer é ter a esperança sempre renovada, lembrando que o sol nasce todos os dias e para todos. Vencer é ter um sentimento profundo de fé, força e perseverança

mesmo em momentos difíceis”. (Flávio Souza)

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”. (Paulo Freire)

6º diretor 2007- 2009/2010 - 2012

Danclar Jesus Rossato

Comissão organizadora: Grace Raqel Mobs, Juraci Scherer da Rosa, Maria Candida Marques de Mello, Eunice Alves Correa, Helena Miranda da Silva Araújo, Tania Heloisa Fitz, Rosane Terezinha Pendeza Callegaro,

Graciella Alfaro Ali e Idamara Carvalho Siqueira

AUGUSTO RUSCHI: a história de uma caminhada

Page 2: Jornal de 25 anos

A trajetória educacional da Escola Augusto Ruschi tem-se configurado por um processo democrático construído no decorrer do tempo.

No início, construída para atender a comunidade da COHAB Santa Marta, passo a passo, os educadores e funcionários que para cá vieram criaram com ela um elo sólido e, de mãos dadas, construíram uma caminhada que, hoje, orgulha e dignifica a educação pública de Santa Maria e do país.

Está implícito na história educacional de nossa escola a contribuição voluntária de muitos colegas da área educacional, que não mediram esforços para consolidar a identidade desta comunidade escolar.

Várias batalhas foram travadas para efetivar esta construção de cidadania, entre as quais podemos destacar a intervenção na escola, as greves, a presença do Ministério Público, obrigando o estado a construir muros ao redor para dar segurança à comunidade escolar.

Nesse contexto devemos enaltecer todos os professores e funcionários que aqui iniciaram e se aposentaram, verdadeiros soldados, obreiros que sempre estiveram na linha de frente dando seu tempo, dedicação e uma parte de suas vidas para que esta batalha fosse vencida.

Muitas vezes, fatigados pela luta diária e vendo seus direitos serem extinguidos por políticas governamentais equivocadas, estes verdadeiros soldados não permitiram que a descrença e a educação fosse mero interesse político. Com este batalhão de professores valentes, fortes, verdadeiros guerreiros e perseverantes, a Escola Augusto Ruschi tomou posse deste território, solidificou-se e foram ampliando o espaço de conquistas educacionais no transcurso do tempo, de tal forma que ultrapassamos os horizontes regionais e, em 2009, fomos escolhidos como melhor escola pública do Rio Grande do Sul, no Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar.

Hoje, nossa escola é referencia em educação e visamos a desenvolver um projeto político pedagógico voltado para a inclusão social, humanização e capacitação.

Na área de inclusão social, implementamos os programas: Escola Aberta para a Cidadania e o Mais Educação, bem como os projetos de incentivo ao esportes, jornal, PIBID, Educação Ambiental e rádio escolar.

No que se refere à inclusão digital, a escola avançou significativamente, tendo dois laboratórios de informática com internet banda larga à disposição da comunidade escolar bem como capacitou os professores para utilizaram de forma eficiente esta ferramenta pedagógica de aprendizagem.

Já para os alunos portadores de necessidades especiais, disponibilizaremos, a partir de 2012, a sala multifuncional e educador especial.

Recentemente, fomos contemplados como Escola Pólo de Cursos Técnicos em parceria com o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Destinada a alunos que já concluíram o Ensino Médio e buscam capacitação para o mercado trabalho. Uma conquista de suma importância que virá beneficiar toda comunidade escolar da zona oeste e atender uma grande demanda que espera uma oportunidade de buscar uma profissão e ingressar no mercado de trabalho.

Em relação ao combate à violência, a escola foi selecionada pela Primeira Promotoria da Infância e Juventude para integrar o Projeto das Práticas Restaurativas, um caminho democrático, não punitivo para solucionar os conflitos mediante o diálogo.

Elencamos em nosso tema gerador os quesitos: meio ambiente, família e valores. Além disso, estamos construindo com toda a comunidade escolar o projeto da Cultura da Paz, escola harmonizada e solidária.

Merece referência o vínculo construído entre a escola e a comunidade escolar. Pais, alunos, ex-alunos, professores aposentados, CPM, Grêmio Estudantil, Conselho Escolar somam-se neste processo de implementação de ações que alavancam o crescimento educacional.

Reportamo-nos também a muitas instituições que cooperam, direta ou indiretamente, de forma positiva. Entre elas podemos destacar: APAE, Associações Comunitárias, Comunidade Católica, Parceiros Voluntários, CTF Os Nativos, PELC – Vida Saudável, FUNDAI, Escola Marista Santa Marta, UFSM, FAPAS, UNIFRA, FAMES, ULBRA, Brigadas Militar, Ministério Público, Conselhor Tutelar e 8ª CRE.

Nosso agradecimento especial, nosso abraço forte e carinhoso a todos que fazem parte destes 25 anos da Escola Augusto Ruschi.

Danclar Jesus Rossato – 25 anos da Escola Augusto Ruschi - diretor

Palavra do Diretor

Jornal Escola - Augusto Ruschi - Nº 28 - edição especial 25 anos - 07 02 - Jornal Escola - Augusto Ruschi - Nº 28 - edição especial 25 anos - 2011

25 ANOS – UM MARCO EDUCACIONAL

JORNAL ESCOLAedição especial 25 anosEsc. Est. de Educ. Básica Augusto RuschiDiretor: Danclar Jesus RossatoResponsáveis: Eunice Alves Correa e Rosane T. Pendenza CallegaroEditoração: Danclar Jesus RossatoRevisão: Ana Paula BenchimolImpressão: Pallotti - Santa MariaTiragem: 1.000 exemplares

5º diretor

Luiz Carlos Silva Farias

Qualidade, sofisticação e design

Av. Walter Jobim, 720Fones: (55) 3212-2995 e 3212-2722

Fax: (55) 3212-2722

Há 25 anos, você nasceu tão simples, tímida e, a cada ano, você foi crescendo com mais vida e, pouco a pouco, foi encantando muitas gerações. Muitos cresceram e compartilharam bons momentos com você e foram embora,

25 ANOS AUGUSTO RUSCHI

mas com você eternamente no coração. As árvores lhe saúdam, neste dia, por seus tão belos anos de vida, os beija-flores cantam parabéns para você por tanta sabedoria, amor e por tão lindos anos. Por isso, nesse dia, minha querida escola, canto parabéns para você, por tanta dedicação, por alunos e mestres amáveis, incansáveis e dedicados no ensino de mais educação. Obrigada pelas amizades verdadeiras que nos deu, sei que tenho muito que aprender, sei que você me dará muitos anos de alegrias, sei que um dia eu terei que partir em busca de novos caminhos, mas levarei comigo os melhores momentos de sabedoria, conhecimento e uma gratidão eterna, por isso minha querida escola, muito obrigada.

Minha escola querida, parabéns e muitos anos de vida, eu agradeço a Deus por ter essa escola em minha vida, obrigada AUGUSTO RUSCHI.

Bruna Bosse. Turma 81 – 30/10/2011

Pode ser que um dia o tempo passe... mas se a amizade permanecer, um do outro há de se lembrar.25 anos de Augusto Ruschi.Professoras Eunice e Zelir

APOSENTADOS: Sua nova liberdade pode ser algo apavorante. A despeito de menos pressão e menos responsabilidades, você ainda precisa de uma boa razão para levantar-se da cama toda manhã. Fique certo de continuar sonhando e estabelecendo objetivos para si mesmo. Nós ficamos velhos quando perdemos nosso entusiasmo e nossos ideais. (Ted O´Neal)

2004 - 2006

Page 3: Jornal de 25 anos

MARCENARIATROPICAL

Indústria e Comércio deEsquadrias de Madeiras

Fone/Fax: 3211-2030

Rua José Parcianelo, 624 - Vila Tropical - Santa Maria

E-mail:[email protected] Qualidade, sofisticação e design

Av. Walter Jobim, 720Fones: (55) 3212-2995 e 3212-2722

Fax: (55) 3212-2722

Jornal Escola - Augusto Ruschi - Nº 28 - edição especial 25 anos - 03 06 - Jornal Escola - Augusto Ruschi - Nº 28 - edição especial 25 anos - 2011

4ª diretora

Inah Alves Brasil

1ª diretora

Zilah Monteblanco Correia

I M A G E M D E Q U A L I D A D E

G R Á F I C A E D I T O R A

1998 - 2000 1986 - 1988

Page 4: Jornal de 25 anos

Rui também participou da oficina do jornal escola

Jornal Escola - Augusto Ruschi - Nº 28 - edição especial 25 anos - 05 04 - Jornal Escola - Augusto Ruschi - Nº 28 - edição especial 25 anos - 2011

2ª diretora

Leoneide Maria De Gregori

MERCADO AZEREDOSUPERMERCADO

STANGHERLIN

1989-1991/1996-1997/2001-2003 3ª diretora

Eunice Alves Correa

1992 - 1995

Visconde de Pelotas, 1642Fones: 30280164/3217064

Riachuelo, 10630284324

Paulo da Silva e Souza, 05Fone: 3211.3340