Jornal de Esposende

36
PUBLICIDADE PUBLICIDADE PUBLICIDADE PUBLICIDADE DIA DO MUNICÍPIO 35 MIL EUROS PARA OS BOMBEIROS DE ESPOSENDE Pag.2 e 3 SOCIEDADE S. Bartolomeu de Mar cumpriu tradição do Banho Santo PÁGINA 7 João Ribeiro abraça prata no mundial de canoagem DESPORTO Mário Souto regressa ao comando do Marinhas PÁGINA 29 Quinzenário informativo e regionalistas Director:Paulo Gonçalves / Sai às sextas-feiras Gratuito / 27 de Agosto de 2010 / nº 642 www.esposendetv.com.pt PÁGINA 31

description

Jornal de Esposende

Transcript of Jornal de Esposende

Page 1: Jornal de Esposende

PU

BLI

CID

AD

E

PU

BLI

CID

AD

E

PU

BLI

CID

AD

EP

UB

LIC

IDA

DE

DIA DO MUNICÍPIO 35 MIL EUROS PARA OS BOMBEIROS DE ESPOSENDE Pag.2 e 3

SOCIEDADES. Bartolomeude Marcumpriu tradiçãodo Banho SantoPÁGINA 7

João Ribeiro abraça pratano mundial de canoagem

DESPORTOMário Soutoregressa aocomando do MarinhasPÁGINA 29

Quinzenário informativo e regionalistasDirector:Paulo Gonçalves / Sai às sextas-feiras

Gratuito / 27 de Agosto de 2010 / nº 642

www.esposendetv.com.pt

PÁGINA 31

Page 2: Jornal de Esposende

2SEXTA-FEIRA27 DE AGOSTO DE 2010 Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.pt

José Pedro Ferreira Martins Torres, Pedro António Silva de Sousa e Paulo Alexandre Fernandes Lachado foram lembrados pelo seu” empenho, dedicação e solidariedade e verdadeiro altruísmo “que contribuíram para o engrandecimento do concelho de Esposende.

Nesta mesma cerimónia foram também condecorados António do Casal Martins, o tenente-coronel (pára-quedista), nascido em Forjães, dedicou parte da sua vida à carreira militar onde se distinguiu, sendo mesmo um dos militares mais condecora-dos de Portugal.

Entre louvores e medalhas, Casal Mar-tins enverga a medalha da Cruz de Guerra, Valor Militar (grau cobre e ouro) e a meda-lha com palma, da Ordem Militar da Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito, a mais alta condecoração portuguesa.

Os Padres Jaime Machado e Casado Neiva viram também reconhecido o seu excelente trabalho no concelho.

Casado Neiva é o actual pároco de Apúlia e Vice-Arcipreste de Esposende, estando no entanto de saída parta a paróquia de Bala-sar (Póvoa de Varzim), o que irá acontecer no decorrer do próximo mês de Setembro.

Por seu lado Jaime Machado, é o caris-mático padre da freguesia de São Barto-lomeu do Mar, de onde é natural, e onde se encontra a chefiar a paróquia desde 1973.

António Martins de Oliveira, é outro caso de entrega a causas concelhias, na quais de se destaca a sua ligação à delegação de

Esposende da Cruz Vermelha Portuguesa, a qual preside desde 1985, pelo que tam-bém foi contemplado com a medalha de mérito municipal.

A encerrar foram atribuídas duas meda-lhas, à Cruz Vermelha Portuguesa-Delega-ção de Esposende (medalha Mérito Munici-pal), pela actividade em prol da comunidade, e ao Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses (medalha Mérito Desportivo) pelos seus 25 anos, onde se tem destacado no âmbito desportivo, cultural e social.

Cepa falade crise e Bombeiros recebem apoio

Após a entrega das medalhas, o autarca de Esposende confirmou o apoio de 35 mil euros que será entregue para a aquisição de uma nova viatura de combate a incêndios, para a Associação Humanitária dos Bom-beiros Voluntários de Esposende.

Recorde-se que o ano passado devido ao acidente que provocou a morte dos três bombeiros, a corporação ficou sem a viatura, e passado quase um ano, e segundo decla-rações do edil João Cepa”O Estado portu-guês vergonhosamente só comparticipa com 92 mil euros na aquisição da viatura que custará aos Bombeiros de Esposende 160 mil euros”, João Cepa falou também da crise em Portugal, considerando-a mesmo uma das mais graves dos últimos 25 anos, afirmando estar muito preocupado com o futuro do Poder Local, e com as novas leis de autonomia, que poderão estar em forja

para os próximos tempos”Nas Câmaras não compramos submarinos por 1000 milhões de euros, nem autorizamos a construção de empreendimentos comerciais em espa-ços protegidos.

Mas mesmo assim agora há quem queira que um presidente de Câmara perca o seu mandato se autorizar a compra de uma esferográfica se a despesa não estiver devidamente cabimentada”, disse o autarca de Esposende que espera dias difíceis para as autarquias, pelo que será neces-sário continuar a implementar medidas de forte contenção e reduzir nos recursos humanos, acti-vidades, serviços e subsídios.

Cepa alertou para a quebra de receitas e quei-xou-se dos cortes nas transferências da Adminis-tração Central por força do Plano de Estabilidade e Crescimento, “que este ano retirou ao Município de Esposende muito perto de 500 mil euros”.

No que se diz respeito ao concelho, encontra-se na fase final de construção o Centro Interpre-tativo do Castro de S. Lourenço.

Na primeira semana de Setembro será lançada a 1ª pedra do Centro Educativo de Fão, sendo certo que a autarquia de Esposende vai candidatar ao QREN, mais dois centros educativos.

Dentro do Programa Polis, decorre neste momento a requalificação dos arruamentos do Pinhal de Ofir, a que se vai seguir uma nova fase de requalificação da Zona Ribeirinha de Espo-sende, estando também previstos até ao final do ano a execução da maior parte dos projectos do programa URBI-Espo-sende: Centro de Segurança Pública, Parque Empresarial (deslocalização de micro e pequenas empresas), Mer-cado Municipal (ampliação e remode-lação) e a construção do Parque das Gerações..

ACTUALIDADE

Dia do Município atribuiumedalhas de mérito e 35 mil euros aos Bombeiros de Esposende

Paulo Gonç[email protected]

Editorial

PAULO GONÇALVESDirector do Jornal

Estou a ponderar seriamente deixar a escrita e estas coisas da “Imprensa Local”, já são muitos anos a contar factos e histórias, de gente da terra, de políticos, de artistas, de atletas, trei-nadores, dirigentes e instituições.Como tudo na vida, existem ciclos que por vezes terminam, porém na mente existem sem-pre outros objectivos e outras experiências que nos podem ocupar o tempo, a fazer aquilo que mais gostamos e podemos ser úteis.Ando na Comunicação Social já vai para 23 anos, fiquei maduro com o decorrer dos anos, ao lidar com variadas situações, algumas delas que pensando bem até me fazem rir, e outras de chorar de tanta incompetência que encontrei em vários momentos, em locais bem conheci-dos deste concelho.Certo que ainda me lembro das primeiras entre-vistas que fiz, e da prova de fogo que foi a minha primeira reportagem em directo na rádio, durante um campeonato do mundo de hóquei em patins, a final foi no pavilhão Rosa Mota no Porto, e Portugal ganhou.Outras reportagens e entrevistas, na rádio, nos jornais ou até mesmo na internet, guardo num lugar bem especial, afinal fazem parte da minha humilde história, e ao folhear um livro do meu conterrâneo José Régio, chego à mesma conclusão.

“Vem por aqui” dizem-me alguns com os olhos docesEstendendo-me os braços, e segurosDe que seria bom que eu os ouvisseQuando me dizem: “vem por aqui!”Eu olho-os com olhos lassos,(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)E cruzo os braços, E nunca vou por ali... ”

Até que a voz me doa, irei sempre dizer o que penso, quer gostem ou não, sou assim, nunca entrei por caminhos travessos para fazer cair alguém, e sempre dei a cara nos maus momen-tos, porque nos bons qualquer um aparece.

www.esposendetv.com.pt

A cerimónia decorreu no salão nobre da autarquia, perante uma grande plateia de convidados e populares, e onde não faltou a emoção quando foram entregues as três medalhas a titulo póstumo aos três Bombeiros Voluntários de Esposende, falecidos num acidente a 27 de Setembro do ano passado, quando se deslocavam para um incêndio perto de Fafe

Page 3: Jornal de Esposende

3SEXTA-FEIRA

27 DE AGOSTO DE 2010www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende ACTUALIDADEP

UB

LIC

IDA

DE

PU

BLI

CID

AD

E

Casado Neiva

Pároco de Apúlia “Trata-se do reconheci-mento da autoridade poli-tica e autárquica, de um trabalho que uma comu-nidade realiza.

Recebi esta medalha, mas estou em nome de toda a comunidade de Apúlia, de um grande grupo de pessoas que foram capazes, de seguir o trajecto que apresen-tei para a mesma comu-nidade apuliense, todos juntos realizamos nos últimos anos obras mara-vilhosas”.

Jaime Machado

Pároco de SãoBartolomeu do Mar“Vou começar por dizer que existem no conce-lho, pessoas mais dignas do que eu para receber esta medalha, pessoas importantes.

Eu pra t i camente sou desconhecido no concelho, e digo mais insignif icante, agra-deço a medalha que me deram, e reconheço que outros deviam receber uma medalha em meu lugar”.

Casal Martins

Tenente-Coronel “Para mim é uma honra muito grande ter recebido no dia de hoje esta meda-lha, é o culminar de todo um trabalho que eu fiz, nomeadamente no ser-viço militar, em Angola e Moçambique, depois de muitos perigos para mim.

Em Tancos tirei o meu curso de pára-quedismo, foi das coisas mais lindas que fiz na minha vida, foi ter praticado pára-que-dismo, se volta-se a ter 20 anos, voltava a fazer a mesma coisa ”.

Martins de Oliveira

Cruz VermelhaPortuguesa - Delegação de Esposende“Disto tudo, acredito que a verdade está acima de tudo, o sentimento e a verdade, essa dualidade, faz que um homem seja diferente da maioria dos homens, que infelizmente estão a colidir connosco nas suas atitudes.

Isto é que dá vida à nação, dá vida às pes-soas, dá vida a todos aqueles que fazerem algo mais pelos outros.

Estou muito satisfeito, tenho tido muitas dificul-dades, mas tenho ven-cido sempre ”.

Armando Santos

Presidente Recreativo de Gemeses “Receber esta medalha é um grande orgulho para este clube, é um pouco o reconhecimento de todo este trabalho feito ao longo destes 25 anos, especialmente pelos nos-sos atletas, tenho tam-bém de elogiar o grande esforço de todos os nos-sos dirigentes, fundado-res e os nossos técnicos, ao longo da existência do Recreativo de Geme-ses”.

Agostinho Teixeira

Presidente da Associa-ção Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esposende

“ Este foi um dia impor-tante, porque se alia a parte sentimental, que é a recor-dação e saudade de três homens que oferecerem a sua vida pela sociedade.

Por seu lado em relação à verba atribuída pela autar-quia de Esposende, é subs-tancial, e que nos permitirá desenvolver o restante pro-cesso para pagamento da referida viatura de combate a incêndio, que já está em nosso poder, a sua legaliza-ção e a sua colocação ao serviço da população”.

Page 4: Jornal de Esposende

4SEXTA-FEIRA27 DE AGOSTO DE 2010 Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.ptPUBLICIDADE

Page 5: Jornal de Esposende

5SEXTA-FEIRA

27 DE AGOSTO DE 2010www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende SOCIEDADE

José Cid vai ajudarBombeiros de Esposende

José Cid mostrou-se disponível para ajudar os Bombeiros Voluntá-rios de Esposende, o anúncio foi feito durante o concerto do cantor ribate-jano em Esposende, que finalizou o Dia do Município.

Ao saber que os Bombeiros de Esposende precisam de angariar ver-bas para a aquisição de uma viatura de combate a incêndios, José Cid em pleno palco anunciou perante os milhares de pessoas que assistiam ao concerto que durou cerca de duas horas, que tudo vai fazer para que seja realizado um concerto, cujas ver-bas reverterão a favor da Associação

Humanitária dos Bombeiros Voluntá-rios de Esposende.

São gestos como estes de José Cid, que tornam os homens gran-des, a solidariedade de um cantor que certo dia nasceu na Chamusca e que ao longo da sua carreira con-tinua a somar sucesso, para breve está marcado o lançamento de um novo trabalho, em que o concelho de Esposende fica associado ao tema “Cavalos de Fão”.

José Cid, 68 anos, assume-se como monárquico e anarquista, vive actualmente na localidade de Mogo-fores (Anadia), no entanto passa ao longo do ano, várias temporadas em plena lezíria, na pacata Vila da Cha-musca ..

Município de Esposendeassocia-se a concurso de artes contra a pobreza e exclusão social no Vale do Cávado A Câmara Municipal de Esposende, em parceria com os Municípios de Ama-res, Barcelos, Braga, Ter-ras de Bouro e Vila Verde, está a promover um con-curso de artes, intitulado “Diversidartes”.O certame é realizado no âmbito do Programa Nacional do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social (PNA-ECPES), mais concre-tamente do Projecto “10Construir”, e resulta de um trabalho de par-ceria entre as Câmaras Municipais da Região do Cávado e a Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal (REAPN). Através da arte, pretende-se sensibilizar a sociedade civil para a importância das responsabilidades indi-vidual e colectiva na luta contra a pobreza e a exclu-são social, sendo que as áreas artísticas a concurso são a Fotografia, Escultura, Pintura, Teatro, Música e Dança. O Concurso “Diversidartes“ está aberto à participação de todas as instituições de solidariedade social, asso-ciações, escolas públicas e privadas, bem como à população em geral com residência nos concelhos da região do Cávado.As inscrições decorrem até final do mês de Setembro, estando o regulamento do concurso e a ficha de ins-crição disponíveis do site da REAPN (www.reapn.org).Recorde-se que no âmbito do projecto “10Construir” foi levada à cena, no pas-sado dia 24 de Julho, no Auditório Municipal de Esposende, a peça “Dar Voz”, que abordou temá-ticas relacionadas com a pobreza e exclusão social.

Paulo Gonçalves [email protected]

Solidariedade “Unidos, Une-te a Nós”

Continua em marcha a campanha “Unidos, Une-te a Nós”que tem como grande objectivo apoiar economica-mente, seis instituições de solidarie-dade social do distrito de Braga, entre elas encontram-se a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais e Asso-ciação de Meninos Autistas.

Com vista a angariar verbas já se realizaram alguns concertos musicais, a que se junta um sorteio de um auto-móvel, para o qual já se encontram à venda as rifas, cada 1 custa apenas um euro, e podem ser adquiridas em vários concelhos, tendo mesmo já che-gado a Esposende por intermédio de Luísa Matos.

Esta missão mágica de solidarie-dade vai estender-se até ao dia 29 de Setembro, pelo que esta onda solidária vai prosseguir com diversas acções de rua, centros comerciais e nas festas regionais como referiu Bruno Augusto ao Jornal de Esposende”Este é o cha-mado marketing de causas, para que as instituições possas desde logo rea-lizar os seus projectos.

Toda esta onda de solidariedade aconteceu após um contacto com Domingos Silva, o presidente da Associação de Deficientes Visuais”, as actividades vão decorrer nos pró-

ximos tempos, e como referiu Bruno Augusto, tudo aponta que o concelho de Esposende, possa vir a “acolher um concerto”, para tal estão a ser feitos os necessários contactos.

Bruno Augusto um Lisboeta, agora no Minho não esconde que fazer parte desta equipa solidária acaba por ser um grande desafio “é com grande orgulho e quase uma obrigação, no sentido de ajudar o próximo”.

Dentro dos projectos a curto prazo está prevista uma parceria com os “Médicos do Mundo” e com outras ins-tituições a que se devem juntar tam-bém algumas IPSS.

Uma das grandes dificuldades da “Missão Mágica” passa por recrutar mais voluntários no distrito de Braga, as inscrições continuam abertas e as portas escancaradas para que tiver tempo livre e esteja disponível cola-borar em causas solidárias.

E se o sonho comanda a vida a “Missão Mágica” tem um grande objectivo angariar verbas para que seja erguido no distrito de Braga, uma casa para os deficientes visuais.

Os cantores Zé Amaro, Rui do Vati-cano e Juliana já mostraram estar ao lado desta causa participando em espectáculos “Unidos, Une-te a Nós” que em breve vão chegar a várias loca-lidades, entre as quais Esposende.

A Missão Mágica é uma empresa

fundada com base no conceito de empreendedorismo social, preten-dendo ser um “agente pró-activo” na resolução dos problemas sociais, dei-xando de ser um sonho e passar a ser a consciência de que todos temos que ajudar.

Opinião - Luísa Matos“Eu conheci a Missão Magica através da internet, tinha lido algo sobre marketing social ou de causas e resolvi investigar. Foi aí que ao ler sobre a missão resolvi mandar uma mensagem a pergun-tar como e se poderia de alguma

forma colaborar com a causa, imediatamente e ao contrario do que esperava confesso, recebi o retorno da Dra. Tânia e do Bruno Augusto.

A partir daí comecei a colaborar com eles, e em conversa e como há um grande interesse em expan-dir o trabalho e o campo de traba-lho, aqui estou eu para começar a trabalhar por esta causa no con-celho de Esposende.

Os Esposendenses são tam-bém um povo de causas e por isso conto com a ajuda e colaboração de todos”..

Paulo Gonçalves [email protected]

Page 6: Jornal de Esposende

6SEXTA-FEIRA27 DE AGOSTO DE 2010 Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.ptENTREVISTA

A máquina fotográfica é companheira assídua de João Octávio, um profundo apai-xonado dos lugares mais emblemáticos do concelho, que vai percorrendo sempre na esperança de que o momento mágico surja na sua objectiva.

O seu blog Esposende Imagens num curto espaço de tempo é também já um sucesso, os números são esclarecedores, tendo sido visitado por mais de 10 mil pes-soas, de todos os cantos do mundo. Como surgiu o gosto pela fotografia?João Octávio: Engraçado pensar na ques-tão agora colocada, mas desde sempre tive

uma paixão pela fotografia. Olhar para os motivos de um ângulo diferente do habitual e transformar numa fotografia é realmente extraordinário.

Hoje vivemos muito rapidamente e nem sequer damos conta do que nos rodeia, e

é isso que a fotografia também me propor-ciona: parar, olhar, sentir …

A aposta vai para as diversas paisagens do concelho de Esposende?Sim, a aposta desde o início, foi fotografar as paisagens de Esposende e o seu concelho. Esposende é uma cidade que me apaixona e temos no concelho motivos fotográficos excelentes.

A fotografia é um mundo extraordinário e dentro deste há vários tipos como o retrato, o zoom, a fotografia artística, etc. Eu pes-soalmente gosto e tenho desenvolvido mais esta vertente, ou seja, fotografar paisagens e a natureza em Esposende. Pela paixão que tenho por Esposende, aliada ao gosto pela fotografia, surgiu o Esposende Imagens (www.esposendeimagens.blogspot.com). Curiosamente, o blog Esposende Imagens surgiu no dia 19 de Agosto de 2009. Uma coincidência feliz, uma vez que é o dia do Município e Esposende imagens é o nome do blog.

Exposições em vista?A exposição é uma outra forma de mostrar o nosso trabalho. Actualmente, está patente ao público, na Zona Ribeirinha de Esposende, uma exposição com o tema “1001 imagens pelo ambiente”, uma parceria da Esposende Ambiente e da Câmara Municipal, no âmbito do evento “1001 minutos pelo ambiente”. Nesta exposição, estão patentes algumas das minhas fotografias acompanhadas pelos magníficos textos da Alda Viana.

Gostaria muito de apresentar uma nova exposição sobre Esposende, talvez noutros moldes. Contudo, o meu sonho passa por colocar em livro as admiráveis paisagens de Esposende.

O blog Esposende Imagens foi recente-mente finalista na categoria Multimédia do concurso “Super Blog Awards 2009/2010” e esta foi também uma forma de mostrar Esposende.

Ul t imamente, a t ravés da rede social”Facebook”, vai apresentando algumas das suas fotos, onde continua a receber fortes elogios.A página Esposende Imagens, na rede social facebook, é um prolongamento do blog. O

blog Esposende Imagens, no seu primeiro ano, foi visitado por mais de 10 mil pessoas em Portugal e em vários países do Mundo, como o Brasil, Espanha, França, Alema-nha, Estados Unidos, Canadá, Namíbia, Finlândia, Japão, etc. Contudo, e porque tal-vez estejam mais na moda as redes sociais que os blogs, a página conta já com cerca de 700 fãs e milhares de visitas em pouco mais de 5 meses.

Os comentários no blog e principalmente na página do Facebook são um óptimo estí-mulo para continuar a desenvolver o meu trabalho e melhorar. Tenho recebido vários elogios às fotografias colocadas e ao traba-lho que tenho desenvolvido, alguns comen-tários dizem até que tenho publicitado a cidade de Esposende e já tive também quem comentasse que veio de férias para Espo-sende pelas imagens que viu no blog e na página do Facebook (e pelos vistos pre-tende voltar). Há também comentários onde me pedem para fotografar outras cidades e outros locais do nosso concelho. Outros ainda comentam simplesmente, e de uma forma apaixonada, as fotografias publicadas e a beleza de Esposende.

Aproveito, por isso, para agradecer aos

fãs da página do Facebook e aos seguidores do blog Esposende Imagens pelos comen-tários publicados e pelos elogios às minhas imagens. Um obrigado muito especial aos meus amigos, à minha esposa e ao meu filho – estes os meus principais críticos – pelos contributos e ajuda neste primeiro ano.

Qual foi a fotografia que o mais surpre-endeu, após a edição?Rapidamente me vem à memória uma fotografia tirada na Zona Ribeirinha de Esposende. Uma altura estava no local a fotografar e coloquei a máquina com o tripé para fazer uma foto da marina de recreio. Normalmente, nas fotografias à noite, faço grandes exposições, e esta foi um caso em que preparei a máquina para uma exposição muito prolongada. Depois do click na máquina reparo num pescador com um carrinho de mão a dirigir-se pre-cisamente para o motivo que eu estava a fotografar, pensei “ok vou ter que repetir”. Só que, no final, o rasto provocado pelo pescador e as cores da roupa deram à fotografia um resultado surpreendente. É, sem dúvida, uma das minhas fotografias preferidas..

João Octávio e o gosto pela fotografiaAs fotos tiradas por João Octávio continuam a receber a maior atenção dos frequentadores da rede social “Facebook”, e os clicks disparados por este esposendense, surgem no momento certo.Recentemente em plena zona ribeirinha, fotografou um casal “sui generis” de enamorados, muito descontraídos, ele um pato, ela uma pata, os dois amavelmente pousaram para a foto, foi um click único de beleza em pleno Rio Cávado

Paulo Gonçalves [email protected]

Jornal de Esposende contactos Telf. 253 048 985Email: [email protected] e [email protected]

Page 7: Jornal de Esposende

7SEXTA-FEIRA

27 DE AGOSTO DE 2010www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende

Andam por todo o lado e levam o nome de Portugal a todos os cantos do mundo.

Destacando-se no meio da multidão, os

emigrantes enchem por esta altura as ruas de Esposende.

À procura de uma vida melhor ou atrás de um ganha-pão menos suave mas mais rentável é o que leva a maioria de homens e mulheres a saírem das suas terras para os países estrangeiros.

O Jornal de Esposende falou com alguns dos emigrantes que aproveitam esta altura do ano para matar saudades de tudo o que cá deixaram. Com histórias de vida diferen-tes mas que se cruzam num destino comum. À conversa com um emigrante que partiu há vinte anos da freguesia que o viu nascer, Marinhas, confessou-nos com um brilho nos olhos que é com muito gosto que regressa à terra natal e que quando está em França não consegue esquecer a paisagem das lindas praias do seu concelho.

“Os meus pais foram para lá (França), e por lá fiquei, já lá vão quinze anos…”, desa-

bafa um jovem emigrante de São Paio de Antas. As saudades do calor, do Sol, da comida e principalmente da calma da sua freguesia, fazem com que todos os anos regressem para passar férias e matar sau-dades.

Partiu de São Paio de Antas aos vinte anos, hoje tem sessenta… Para fugir à tropa, escolheu ir para França e rapidamente se apercebeu que seria lá que tinha oportuni-dade de ter uma vida melhor.

Correu a Europa de lés a lés mas diz com um ar emocionado que “não há con-celho que goste mais do que este”. Pas-sados quarenta anos, só pensa no dia de regresso ao “cantinho à beira mar plantado”. Até lá, vive com as saudades de tudo mas principalmente da comida que diz ser “um espectáculo”..

SOCIEDADE

É assim todos os anos. Na manhã de 24 de Agosto, pais, avós e demais familiares acompanham as crianças neste momento que acreditam ser milagroso. “Eu tinha uma filha que aos três anos ainda não falava. Então, pedi ao S. Bartolomeu e oito dias antes da festa, ela começou a falar. Prometi que dava uma galinha preta e que pagava o andor e ele ajudou-me muito. Tenho muita fé”, revela Ana Carcajó que este ano já veio com o neto ao colo para ela própria o mer-gulhar nas águas frias do Atlântico.

O mergulho nas águas santas tira o medo, acaba com problemas de fala, gota e epi-lepsia. S. Bartolomeu de Mar, o protector das crianças indefesas, é ainda nos dias de hoje invocado por milhares de pessoas. “ Vim de Santo Tirso para trazer aqui o meu afilhado, como manda a tradição. Como ele tem medo da água, resolvi vir cá hoje e acre-

dito que ele vença este medo”, conta mais uma devota entre a multidão.

Em tempos longínquos só os “profissio-nais” do banho é que podiam mergulhar as crianças. Mas, nos dias de hoje, são mui-tas as pessoas que o fazem pelas próprias mãos aos netos e filhos.

Mesmo assim o negócio continua. Que o diga José Brás, um dos banheiros profis-sionais há 40 anos, que ainda a manhã não tinha terminado e já tinha dado mais de trinta banhos. Cada um custa cinco euros. Contas feitas, a manhã já tinha rendido mais de 400 euros. “Eu não sou nenhum S. Bartolomeu. Tanto vale que seja eu a dar o banho como outra pessoa. O importante mesmo é mergu-lhá-los aqui no dia 24 de Agosto. Mas ainda há muita gente que faz questão de me pagar para dar o banho santo”, explica em tom de brincadeira. E muitas foram as crianças que mergulharam nas águas do mar. Manda a tradição que o número de mergulhos seja em número ímpar e que antes do banho, crianças, pais e adultos dêem três voltas à igreja paroquial, passando por baixo do andor do santo da terra, sempre com uma galinha preta ao colo.

Pelas mãos de Maria do Céu, ex-profis-sional do banho, já passaram também mui-tas crianças para o Banho Santo. Os tempos eram outros mas a fé era a mesma. “Eu tinha uma senhora que vinha de Ponte de Lima que trazia todos os anos o filho, um menino de tenra idade. E ela um ano disse-me que foi santa a hora em que decidiu cá vir. O filho da senhora gaguejava muito e depois nunca mais gaguejou na vida”.

Ana Carcajó, habitante da terra recorda o falecido Padre Manuel que dizia que “neste dia o diabo anda à solta”. Mas o dia de hoje é

de protecção, em especial das crianças. Maranhão Peixoto, historiador local

explica-nos, do ponto de vista sociológico, estes dois míticos rituais: a oferta do frango preto e o banho santo. “Ao contrário do que as pessoas pensam, o banho santo no mar não é tão antigo assim. Remonta a meados dos anos 50 do século XX porque outrora ele era tomado na fonte santa ou das qua-tro bicas da Igreja Velha”. E prossegue com a explicação para a mobilização de tan-tos devotos ou romeiros. “Quer queiramos, quer não, é a fé que move. É algo que se sente, que se vive e que é contagiante. E não encontro outra explicação para este culto que atravessa gerações que ainda nos dias de hoje está tão vivo, arreigado e dinâmico”, sublinha o historiador.

Uma romaria multissecular, documentada desde o século XVI que, apesar da natu-ral evolução dos tempos, continua a mover milhares de pessoas.

Um mar de gente acorreu durante a manhã à praia de S. Bartolomeu de Mar para ver assim cumprida a tradição. À tarde, teve lugar a Procissão. Dezenas de figuran-tes, vários andores, a banda de música per-correram as ruas da freguesia. Milhares de pessoas vindas de diferentes locais do país e até mesmo do mundo juntaram-se para assistir à majestosa procissão.

À noite a romaria continuou e não faltou animação que ficou a cargo da “Bandaneia” e do cantor Fernando Correia Marques. A festa terminou com um espectáculo piro-musical..

“Neste dia o diabo anda à solta”

Andreia Abreu [email protected]

De 15 a 24 de Agosto decorreu a Festa de S. Bartolomeu de Mar. A mais pequena localidade do país encheu na manhã de 24 de Agosto para um dos momentos mais emblemáticos desta tradição multissecular: o banho santo que põe fim ao medo e a problemas de fala e epilepsia

“O meu cantinho português”

Marta Costa [email protected] Veja o Programa

www.esposendetv.com.ptwww.esposendetv.com.pt

Page 8: Jornal de Esposende

8SEXTA-FEIRA27 DE AGOSTO DE 2010 Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.pt

Ao entrar na galeria do Posto de Turismo de Esposende, elas sur-gem nuas e esbeltas, por lá também encontramos Eça de Queiroz muito bem acompanhado, e até algumas paisagens e locais conhecidos da região.

Estes são alguns dos temas passa-dos para a tela pelo pintor Victor Fer-reira, que apresenta desta forma os seus mais recentes trabalhos, nesta mostra que vai f icar patente até ao final de Agosto.

Victor Ferreira, nasceu em Almada em 1953, no entanto tem fortes liga-

ções aos concelhos de Esposende e da Póvoa de Varzim, atendendo a mãe ser natural de Gandra e seu pai poveiro.

Este ex Mestre da Industria Naval, na reforma já vai para 12 anos, ocupa muito do seu tempo a pintar, as fon-tes de inspiração são o “Mar” e o “Azul”, e muitas imagens gravadas na memória, dos tempos passados da sua juventude em Gandra durante as merecidas férias”dos 10 aos 12 anos de idade, deixava Almada, e vinha com os meus pais passar ferias em Gandra, tenho saudades desses tem-pos”, afirma o pintor que não esconde o gosto pelo “Figurativo”.

Victor Ferreira diz orgulhosamente

ser bisneto de Patrão Lagoa, e por isso não será de admirar que recen-temente teve patente uma exposição na cidade da Póvoa de Varzim, onde teve sucesso.

Com a ac tua l expos iç ão em Esposende, V ic tor Fer rei ra pre -tende desta forma homenagear a família materna, que segundo o pin-tor o ajudaram na” formação como homem”.

A galer ia do Posto de Tur ismo, situada nas instalações do Auditó -r io Municipal, funciona no seguinte horár io: 9.30 às 12.30 e das 14 às 18 horas. .

SOCIEDADE

Paulo Gonçalves [email protected]

Exposição no Turismo

Jovens do Concelho - No “Carrega no Botão” da RTP 1

É já amanhã sábado, 28 de Agosto, que o distrito de Braga estará representado no programa “Carrega no Botão” por uma equipa oriunda do Centro Social da Juven-tude Unida de Marinhas.

Sob a designação “Família Tor-res” por imperativos de programa, a equipa da CSJUM, depois de ter

sido surpreendida pela presença do conhecido apresentador Fer-nando Mendes nas instalações do CSJUM, deslocou-se a Lisboa para gravação do programa em representação do distrito de Braga. Os 5 jovens marinhenses, todos eles com ligação Centro Social Juventude Unida de Marinhas (João Torres, Nelly Ribeiro, Ana Isabel Fernandes, Marco Moreira

e Hélder Cruz) quiseram com esta participação levar consigo o nome da CSJUM, dando assim a conhecer ao país uma das maiores instituições do concelho de Esposende e que é cada dia que passa é uma referência pela qualidade dos serviços que presta. A diversão e boa disposição serão garantidamente uma constante no programa RTP 1 a emitir no sábado à noite..

Paulo Gonçalves [email protected]

PU

BLI

CID

AD

E

Page 9: Jornal de Esposende

9SEXTA-FEIRA

27 DE AGOSTO DE 2010www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende PUBLICIDADE

Page 10: Jornal de Esposende

10SEXTA-FEIRA27 DE AGOSTO DE 2010 Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.ptPUBLICIDADE

Page 11: Jornal de Esposende

11SEXTA-FEIRA

27 DE AGOSTO DE 2010www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende PUBLICIDADE

Page 12: Jornal de Esposende

12SEXTA-FEIRA27 DE AGOSTO DE 2010 Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.ptPUBLICIDADE

ColecçãoPrimaveraVerão

ORLANDO PARENTEFERREIRA SOUSA

RUA ARTUR SOBRAL | 4740 - 369 FÃO - ESPOSENDE | TLF./FAX: 253 981 592 - TLM: 966 604 634

Rua 1º Dezembro 32 | 4740-226 Esposende | Tlm. 253 962 156

Reduções até 50%

Page 13: Jornal de Esposende

13SEXTA-FEIRA

27 DE AGOSTO DE 2010www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende OPINIÃO

DAS MINHAS MEMÓRIAS

Bernardino Amândio

Passou há dias o 438º aniversá-rio da concessão da Carta Régia com que o Rei D. Sebastião elevou Esposende à categoria de vila.

Precisamente em 19 de Agasto de 1572.

Trata-se de um documento demasiado precioso para a história de Esposende e de forma alguma poderá haver lugar para perpétuo esquecimento, especialmente por quem pretende assumir-se como porta-voz eleito para representar as causas concelhias.

A Carta Régia ou Foral de Espo-sende, uma vez por outra maltra-tado por um qualquer boçal que por tal facto logo passa a ser meda-lhado ou perpetuado em cargos concelhios, merecia um culto muito especial dos esposendenses em geral, das insti tuições que local-mente se atribuem defensoras dos bens culturais, em particular.

É de grande importância infor-mativa a leitura cuidada desta Carta Régia.

Logo passamos a saber que Esposende cerca de 500 anos pas-sados dispunha de 370 para quatro-centos vizinhos juntos e arruados, sendo muito nobre de casarias, tra-tando-se de gente rica e abastada. A sua frota marítima era compos ta por 70 para 80 navios grandes com muitos pilotos e homens do mar muitos deles ao serviço de Sua Alteza, o Rei de Portugal.

Correu em dado momento por estas paragens que teria sido des-coberto o origi nal desta Carta Régia em mãos particulares. Já estará em posse de quem de direi to? Não tenho informação positiva neste momento.

De qualquer caso aqui deixo o apelo para que tal documento tenha sido arrecadado e esteja cuidadamente guardado em lugar

prestigiado como bem o merece.E sempre que se lembrem de

festejar o dia 19 de Agosto que se não limitem a música, foguetes e medalhunças tantas vezes implan-tadas em quem não reúne quali-dades morais, honestidade com-provada, educação ou cultura.

O texto da Carta Régia deve ser distribuído por todos os lares de esposendenses com a com-plementar crítica e actualização linguística.

E existe um texto bem estu-dado que o Prof. Dr. João Mota Campos subscreveu publicado no ano da inauguração da estátua de homenagem ao Rei D. Sebastião e que bem merecia reprodução para ampla divulgação por todo o concelho e para os que de fora o desejasse.

Erra-se constantemente ao fazer história concelhia, por omissão, por igno rância, por incultura e até por maldade, por ódio a Esposende que também o há e tenho-o docu-mentado nos meus arquivos.

A Carta Régia é ainda fonte decisiva para demonstrar aos ignorantes da história quinhentista marítima de Esposende que o tipo de navio que a distinguiu e tornou heróica em terras de África - con-quista de Mamora por exemplo - foi a caravela.

Na época dos Descobrimen-tos Esposende já tinha sessenta e quatro navios de al to bordo a que CHAMAM CARAVELAS! Viana do Castelo nesta mesma época dos Descobri mentos dispunha apenas de 19 naus!

Mas quem com competência,

com autoridade para o fazer é cha-mado em Esposende sempre que tal seja necessário para se reali-zarem obras de arte?

Sempre os mesmos carroceiros, os abutres do erro, de asneira que persistirá até â eternidade,

Sinto que não é fácil fazer enten-der a esta gente a quem tragica-mente foi oferecido através de pér-fido voto o poder de dirigir, que nos estaleiros de Espo sende só traba-lhavam em exclusivo homens! Que o ex-líbris de Esposende por mais de 500 anos foi a caravela! Que a Carta Régia que elevou Esposende à categoria de vila é um símbolo brilhante do seu poder marítimo que esteve ao serviço de Portu-gal, não só do comércio marítimo mas de apoio nas duras conquis-tas efectuadas.

Que na zona norte em todos os seus portos na mobilização para as tripulações das naus e carave-las que navegavam para a Índia foi Esposende que contribuiu com o maior número!

E convencer destes factos autenticados por documentos sérios, verdadeiros?

Não, já verifiquei que quando se pretende intrujar, apoucar a heróica histó ria dos homens do mar de Esposende, metem-nos numa pobre catraia chegada por có pia no século XIX e colocam estes bravos homens como meros pedintes.

Raros serão os esposenden-ses que conhecem a história gran-diosa do passado dos seus mare-antes...

ESPOSENDE HÁ 90 ANOS

As Festas da VilaEstão a ser preparadas diversas diversões que abrilhantarão as Festas da Saúde podendo des-tacar-se as corridas de bicicletas, negativas de obstáculos e de fitas, um mastro a que a rapaziada ten-tará subir para conquistar uma gar-rafa de fino, bacalhau e rosca, pré-mios para o par que melhor dançar e para os cantadores que melhor souberem despicar-se, um sorteio de um enorme e lindo carneiro e

mui tas outras diversões. Um grupo de rapazes da nossa terra está a preparar um número de grande surpresa que muito abrilhantará as Festas de Esposende.

Tiro aos peixesNa Barca do Lago estão a matar cardumes de peixe com o lança-mento de explo sivos. Os preva-ricadores se forem descobertos pagarão bem caro o seu crime pois tanto matam o peixe graúdo como

o miúdo.

Construções navaisForam iniciadas as construções de 6 lighters na doca situada ao norte do estaleiro novo de Esposende. Ë seu construtor o Snr. José António Domingos da Venda.

Fábrica de conservasAlguns cidadãos entre os quais se encontra um natural de Esposende estão a conjugar esforços pata

construir uma fábrica de conser-vas nesta vila. É bom para novos empregos, para o necessário pro-gresso desta vila.

Festividade Em Palmeira do Faro foi levada a efeito a Festa em honra de Santo António do Monte que todos os anos conta com muitos forasteiros que ã sombra do frondoso arvo-redo dão largas ã sua satisfação e alegria.

Falta de água em EsposendeÉ muito grave a falta de água que se faz sentir em Esposende tendo grande parte da população de recorrer a poços com água inqui-nada que não deixa de trazer muito graves doenças...(De “O Novo Cávado de 1 a 15 de Agosto de 1920)

Page 14: Jornal de Esposende

14SEXTA-FEIRA27 DE AGOSTO DE 2010 Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.ptSOCIEDADE

100 trabalhadores da têxtil FMAC come-çaram a receber as cartas de despedi-mento. Depois das reuniões de 30 de Julho e de 20 de Agosto o desemprego bateu mesmo à porta destes funcioná-rios da têxtil FMAC em Esposende.

Conforme registo na última edição deste jornal, esta era uma situação previsível, já que os assalariados reclamavam orde-nados em atraso. Agora que as férias estão a terminar, chegaram as cartas a informar que não há mais trabalho e como consequência, o despedimento. A entidade sindical referiu que este des-pedimento é ilegal e que agora a situa-

ção passa pelo tribunal de Esposende, local onde a administração da empresa apresentou a insolvência.Esta é mais uma unidade que pode fechar em definitivo as portas e em que mais 100 pessoas, entre os quais diver-sos casais que só tinham este trabalho vão aumentar o número de desempre-gados no país..

Confirmados despedimentos na FMAC

Andreia Abreu [email protected]

10 Mulheres organizam Festas daSra. da BonançaNo próximo fim-de-semana realiza-se a romaria da Senhora da Bonança, na freguesia de Fão. São aguardadas milhares de pessoas, numa festividade que é de relevo para os pescadores, a quem dirigem as suas orações. O destaque desta comemoração está na organização, composta por uma Comis-são de Festas exclusivamente constitu-ída por senhoras.

Comissão de Festas Rosalina Pedras do Vale Cepa Cláudia Rosete Oliveira Freitas da Silva Maria Clara Graça Oliveira Freitas Maria Arminda F.M. Silva Campos (SCM Fão) Rosa Maria Ferreira Silva Angelina Real Morais Ana Ribeiro Gaifém Maria Carmina Ferreira Monteiro Novo Maria Madalena Priegue Deolinda Margarida Matias Peixoto O programa: Sábado, 28 de Agosto 21h00 - Missa Vespertina na Matriz e Procissão de Velas Domingo, 29 de Agosto 11h30 - Missa em Honra da Senhora da Bonança 12h30 - Início do Piquenique/Convívio com actuação do grupo Terradivinus 15h30 - Entrada da Fanfarra dos Bom-beiros Voluntários de Fão e Banda de Música de Belinho 16h30 - Terço, Procissão e Sorteio Actuação da Banda de Música de Belinho

© A

LBE

RTO

FE

RR

EIR

A -

fanu

m.fo

tosb

logu

e.co

m

Colocar e tirar, tem sido o diferendo entre a autarquia de Esposende e o PCP local, quanto aos cartazes de promoção da Festa do Avante que decorre nos pri-meiros dias do mês de Setembro e que estavam na marginal da cidade.Em Julho a câmara de Esposende

mandou remover as placas alusivas ao evento do partido comunista português, uma atitude que o PCP entende como um atentado à liberdade de afixação e propagação política que segundo os próprios está garantida pela legisla-ção em vigor. Os comunistas informa-ram o centro nacional de eleições, que deu parecer favorável ao partido. Na quarta-feira passada foram afixados

os pendões alusivos ao evento, mas os funcionários autárquicos já estão instru-ídos para retirar de novo os placards, já que o executivo camarário informa que esta ou outra propaganda, seja de cariz político ou outro género degrada o imo-biliário urbano. De acordo com palavras a uma rádio local, o vereador Benjamim Pereira, não há nada contra o PCP, mas sim pela organização da cidade..

Câmara e PCP de Esposendeno põe e tira de cartazes

Andreia Abreu [email protected]

Page 15: Jornal de Esposende

15SEXTA-FEIRA

27 DE AGOSTO DE 2010www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende PUBLICIDADE

Page 16: Jornal de Esposende

16SEXTA-FEIRA27 DE AGOSTO DE 2010 Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.ptPUBLICIDADE

Page 17: Jornal de Esposende

17SEXTA-FEIRA

27 DE AGOSTO DE 2010www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende PUBLICIDADE

Page 18: Jornal de Esposende

18SEXTA-FEIRA27 DE AGOSTO DE 2010 Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.ptPUBLIREPORTAGEM

Coincidindo com o Dia do Município (19 de Agosto), os dois irmãos Vítor e Paulo Peixoto comemora-ram quatro anos da existência do seu estabeleci-mento em Esposende.Com uma cozinha vocacionada totalmente para os sabores italianos, a família Peixoto tem variadís-simas iguarias para os apreciadores das massas e outras comidas do país transalpino.O destaque vai para o Spaghetti Alle Alghe Di Mare, um prato escolhido pela maioria dos seus clien-tes, assim como Penne al Salmone, Tagliatelle alla Moda dello Chef e Lasagna al Forno.Os peixes grelhados e as variadas especialidades de carnes demonstram que o Restaurante Pizzeria Siamo in Due tem várias opções, para presentear e receber bem os seus clientes.Com uma excelente aceitação pelos esposenden-ses, este restaurante tem uma relação de proximi-dade com os clientes, estando preparada para levar até casa de cada um o pedido feito através de tele-fone. Centenas de pizzas são consumidas fora do ambiente onde está instalado esta unidade.A Pizzaria Siamo in Due também tem outros desíg-nios. Socialmente contribui com uma percentagem de 2% das suas vendas que sejam efectuadas pelo cartão cliente, para uma instituição de solidarie-dade (ver site), como esse cartão pode igualmente dar prémios a quem o utiliza.A preocupação ambiental está nas práticas diárias destes jovens. No final de cada refeição é feita a separação dos resíduos orgânicos e é feita a reci-clagem dos materiais utilizados. A responsabili-dade passa pelos princípios de todas as normas de higiene e segurança.Servir bem os clientes e participar na comunidade está sempre nos princípios da Família Peixoto.

Page 19: Jornal de Esposende

19SEXTA-FEIRA

27 DE AGOSTO DE 2010www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende PUBLIREPORTAGEM

Page 20: Jornal de Esposende

20SEXTA-FEIRA27 DE AGOSTO DE 2010 Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.ptPUBLICIDADE

Supermercado e Talho da PraiaCafé Snack Bar da Praia

Av. Padre Sá Pereira Telefone - 253 963 293

Fax - 253 963 852

Talho Super Mercado de CepãesPastelaria Pão Quente

Av. da PraiaLugar de Cepães

Telefone - 253 966 295

4740 - 206 - Marinhas • Esposende

�������������������������������������������������������������

���������������������������������������

Page 21: Jornal de Esposende

21SEXTA-FEIRA

27 DE AGOSTO DE 2010www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende PUBLICIDADE

Mais um EXCLUSIVO Mundial

Page 22: Jornal de Esposende

22SEXTA-FEIRA27 DE AGOSTO DE 2010 Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.ptPUBLICIDADE

��������������� �����������������������������������������������������������������������������������

������������������� �����������������

�����

�����

�������

������

���������

������

Page 23: Jornal de Esposende

23SEXTA-FEIRA

27 DE AGOSTO DE 2010www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende

OPINIÃO

OPINIÃO

Artur L. Costa

É

conhe-cida a data de “nascimento” de Esposende, 19 de Agosto de 1572, por Carta Régia de D. Sebastião, vai para 438 anos e muito se teve de trabalhar, afim de alcan-çar o mérito de que hoje bene-ficia, embora longe de entre o conjunto de cidades e do mérito que já alcançou.É um facto que, os nomes cons-tantes no livro publicado sobre este tema e, dos fundadores apurados no estudo efectuado, são um passado longínquo pois, o Castelo de Guimarães foi o centro de uma Nação valente, já imortal, teve em D. Afonso Henriques a figura histórica por excelência na construção – nas-cimento de Portugal.Consta que o castelo onde viveu o nosso primeiro Rei, daqui par-tia às “descobertas”, veio a cons-tituir e a fundar o seu território, o nosso País: Portugal. Agregados muitos dos núcleos que giravam pela área do Cas-telo uniram-se variadas gera-ções, também estas na presun-ção de se levar esta epopeia tão longe quanto possível: Varões, Condes e Barões, guerreiros e valentes, cedo se vislumbrou a Nação.

Assim, con-forme noticiamos na

oportunidade, muitos dos nomes aí aparecidos, vieram para dar apoio ao nosso Rei, vieram em momento próprio, onde se ini-ciou a nossa História. É que, dos esforços exercidos e das lutas travadas, essas forças come-çaram por assentar arraiais nas cercanias do centro nevrálgico, onde apareceram “valentes” guerreiros.Seguindo a ordem alfabética dos toponímicos e que deram apoio aos propósitos dessa época:ARAÚJO (Casa do Rego) do tempo da fundação do Reino, sendo Payo Roiz o protegido de D. Dinis; era Casa de “Teres e Haveres”, tinha peso nessa época, daí o Ver. Afonso Ribeiro Araújo ter assentado arraiais em 1480.BARBOSAS – DA Casa de Pre-gais, Barbosa Campos, Barbosa Moraes; BARROS - Casa do Rego; Gaspar de Barros da Costa, fidalgo da Casa Real; esta Família veio da Galiza com D. Sancho Nunes Barbosa,

filho de D. Nuno, Conde de

Cellanova; outros sucederam… Era Família do tempo de D. Pedro I teve o préstimo de Prozelo no Almoxarifado de Valença; outros lhes sucederam até que passa-ram por Esposende, S. Miguel de Marinhas, antes de 1572.BELOSFigueiredo da Guerra cita expres-samente os Belos de Esposende, embora não imita opinião sobre a origem deste apelido. É que, além de Esposende, segundo o reputado genealogista, outras terras como, Aveiro, Louzã e Borba do Alentejo são locais, aonde se fixaram pessoas deste apelido e tiveram honrarias. Gas-par Gonçalves Belo, era casado com Maria Pires, eram de Espo-sende, entre outros por, descen-dência.CARVALHOSA família deste apelido tem a sua origem em terras de Basto.Paio de Carvalho foi conforme escreve Figueiredo da Guerra o primeiro do apelido e viveu em tempo de D. Afonso Henriques. Por ser Homem de relevo social, foi um dos que confirmou o Foral

de Seia, que deixou marcas no tempo; os seus descendentes espalharam-se de Norte a Sul.COSTAS – O apelido Costa, foi usado por famílias em várias ori-gens. Os mais célebres foram os de Alpedrinha, na Beira Baixa, de cuja família era o célebre Car-deal D. Jorge da Costa, que foi arcebispo de Braga; e os Cos-tas da Barca; houve Costas em Barcelos, com apelido de Quinta da Costa, estes segundo consta, os mais antigos e pertenceram à família do 1º capitão - mor Gas-par de Barros da Costa; outros Costas houve: do Alcaide, que se espalharam por terras de Esposende, junto a Barca do Lago, da Casa do Rego, entre outros, Miguel Lopes da Costa, que deixou descendência.

FORALDE ESPOSENDE CARTA RÉGIA

DE D. SEBASTIÃO POR DECRETO DE 19 DE AGOSTO DE 1572,D. Sebastião por Graça de Deus: …Faço saber aos que esta carta virem que os Juízes vereadores e procurador da Vila de Espo-sende me enviaram dizer por sua petição que para a dita Vila ser melhor Regida e governada era necessário que os almota-cés ouverem de servir em cada um ano…Com este documento Espo-sende, foi elevada a Vila e Muni-cípio, chegou a Cidade, que se espera, se iniciem novos e mais rasgados estádios de moder-nidade, para o seu desenvol-vimento intelectual, também social.O documento, pela sua impor-tância, Esposende, desliga-se de outros territórios em seu redor, entre as quais Barcelos, e passa a ser independente, conquista autonomia.Segundo consta nas páginas de letrados da época, além de estudiosos que percorreram os dados em arquivo, as estrutu-ras conforme a época, dispu-nha de condições básicas para um desenvolvimento seguro, de forma a obterem-se outros valo-res, igualmente, eficazes para se atingirem os níveis de evolução de acordo com tais estruturas.

AS GERAÇÕES DA FUNDAÇÃO DE ESPOSENDE, VILA E CIDADE

É

conhe-cida a data de “nascimento” de Esposende, 19 de Agosto de 1572, por Carta Régia de D. Sebastião,

filho de D. Nuno, Conde de

A Câmara Municipal de Esposende, ao man-ter afixada a placa de proibição de esta-cionamento de caravanas e auto carava-nas, na zona ribeirinha a sul de Esposende, continua a escorraçar o pouco (cerca de uma dezena) auto caravanas que, princi-palmente aos fins-de-semana costumam aparcar nesta zona.Os auto caravanistas, que frequentavam, ultimamente este parque de estacionamento, são pessoas, tanto ou mais dignas, tanto ou mais limpas do que muitos Esposendenses, e muito mais do que certos pára-quedistas de Barcelos que fazem de Esposende o seu caixote do lixo, pois que enquanto os auto caravanistas, gastam o seu dinheiro no comércio local (sul), os outros só vêm cá para dormir e fazer lixo.Por acaso V. Ex.ª antes de tomar esta ati-tude, ouviu ou procurou ouvir os moradores da zona, o comércio da zona, os Pescado-res, certamente que não, pois só aceitou as reclamações de uma moradora da Ave-nida Marginal.A presença das auto caravanas neste local acabou com a pouca vergonha que lá se via, “SEXO”, “DROGA”, “ ROUBOS”,... etc.Esposende, a nível de Turismo está a mor-rer lentamente e ninguém procura solucio-nar o problema, pois que, vêm a Marinha é diz que é proibido pescar (pesca lúdica/desportiva) a menos de um quarto de milha da Barra de Esposende, é proibido pescar a menos de 50 ou 100 metros das marinas de Recreio e de Pesca, é proibido pescar a menos de 50 metros dos esgotos, vem o ICN - Parque Litoral Norte e diz que é proi-bido pescar entre a zona onde se pratica o skysurf e o Hotel do Pinhal (junto ao Clube de Fão) é também proibida a utilização de barcos a motor nesta mesma zona.È de perguntar aos Senhores responsáveis pelo Turismo o que é que se fez ou vai fazer para acolher os turistas que nos procuram, ou será que se irá fazer mais uma avenida marginal para ver os carros a passar ao fim de semana, uma vez que a avenida marginal que temos é insuficiente para acolher tantos Turistas de, vamos a Esposende ver o mar e por vezes tomar um copo no Pé no rio.È preciso fazer algo para atrair as pessoas a Esposende e para que estas fiquem por cá, nem que seja por um fim de semana, contudo é preciso também não esquecer que Esposende, não é só somente a parte norte, não é só somente a Zona das Mari-nas do Norte, Esposende é um só todo, o Norte e o Sul, a Av. Marginal, que conheço, começa na rotunda junto da fábrica Solidal e termina na rotunda da Praia.É preciso investir mais em Esposende, O turismo está moribundo e o Comércio Local está MORTO.

[email protected]

CORREIODOSLEITORES

Page 24: Jornal de Esposende

24SEXTA-FEIRA27 DE AGOSTO DE 2010 Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.ptOPINIÃO

OPINIÃO

CARLA GOMES

Houve tempos em que os portugue-ses foram apontados como exemplo a seguir, por serem um dos povos mais poupados na Europa. Hoje, figu-ram na lista dos mais endividados. Parece que poupança é palavra que desconhecem.As gerações até à década de 80 ainda foram educadas a poupar. Ricos ou “remediados”, todos procuravam ter “um pé de meia” e era frequente os pais oferecerem aos filhos mealhei-ros, ensinando os mais pequenos a depositar lá as suas poupanças, as ofertas, em dinheiro, de familiares na altura das festas natalícias, no aniversário, o folar dos padrinhos, enfim, a juntar dinheiro para, mais tarde, comprarem aquilo que gosta-vam de ter, mas os pais não davam por o orçamento familiar não o per-mitir ou, simplesmente, para ensinar aos mais novos o valor das coisas que possuíam. Por mais insignifican-tes que tais gestos pareçam são, na realidade, excelentes aulas de eco-nomia, encerrando em si uma edu-cação financeira que começava em casa e que urge reatar. Até porque a educação, por mais que hoje tentem imputá-la aos professores e outros agentes educacionais, começa, com os pais, em casa. Quem nunca teve um mealheiro?! Noutros tempos as famílias ensina-vam os seus descendentes a com-prar quando tivessem disponibilidade financeira para pagar, se possível, a pronto pagamento, incutindo até a ideia que seria algo vergonhoso a contracção de dívidas. Estas, apenas,

eram consentidas para a aquisição de bens essenciais, como comida e medicamentos. Hoje a noção do que é essencial e supérfluo parecem andar distorcidas, muito se devendo a estratégias de marketing aguerridas que incentivam o consumo e o recurso ao crédito. Os bancos até há, relativamente, pouco tempo, concentravam-se no finan-ciamento às empresas, ignorando o financiamento ao consumo. Mas, o surgimento de novos bancos e a con-corrência entre eles pela conquista de mercado levou à abertura da conces-são de crédito para o consumo.Perante tal cenário e as facilidades apresentadas pelos bancos, os indiví-duos que tentavam realizar um sonho de consumo não pensaram duas vezes em contrair empréstimo para adquirir bens que até há uns tempos atrás não eram tão essenciais. No entanto, parece que os indivíduos se esquecem que ao deixarem de pou-par e ao comprometerem o salário com dívidas, não se preparam para enfrentar uma eventualidade como uma doença, desemprego, repara-ção na casa. Deste modo, um indi-víduo que gozava de um padrão de vida razoável pode, em poucos meses, deparar-se com uma dívida crescente.É comum na contracção de emprés-timos, os indivíduos concentrarem a atenção no valor da prestação, não considerando, quando apli-cável, outros gastos necessários à manutenção do bem. Veja-se, o caso da aquisição de um carro.

Não basta ter dinheiro para pagar as prestações do financiamento. É necessário ter, também, dinheiro para registos, seguro, manutenção, ins-pecções e impostos.Ao contrário do que muitos pensam, a melhor solução para um indivíduo adquirir um bem, quando não dispõe de dinheiro suficiente para tal, nem sempre passa pela contracção de um empréstimo, mas em poupar. Com os juros às taxas actuais, o indi-víduo acaba, em muitos casos, por pagar o equivalente a um bem e meio, pelo que é preferível poupar, atrasar a compra e obter um desconto de pronto pagamento.A crise económica veio pôr a desco-berto a dificuldade que os portugue-ses têm em conciliar endividamento e poupança. Por surpreendente que seja, grande parte das famílias portu-guesas não faz contas, não sabendo, por isso, quais são os seus encargos fixos mensais, nem tão pouco qual é a sua taxa de esforço. Já para não falar das famílias que incluem no orça-mento familiar o plafond dos cartões de crédito. Resultado: assumem cré-ditos que não podem pagar e gastam mais do que têm.Os portugueses precisam de educa-ção financeira e de contenção nas despesas. Está na hora de fazerem contas à vida, reduzir os custos fixos mensais, evitar o consumo de bens supérfluos e aprender a gerir o salá-rio, poupando. O dinheiro é de quem o poupa, não de quem o ganha. Com-pre um mealheiro e tenha boas pou-panças.

No poupar é que está o ganho

��������������������������������� ����������������������������

�������������������

[email protected]

“EDUCAR COM BOM SENSO”���������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

PORTOEDITORA18,50€

“VERÃO NA RIVIERA”���������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

PORTOEDITORA17,50€

“ÀS MINHAS FILHAS”

�������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

���������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

EDITORIALPRESENÇA12,95€

Page 25: Jornal de Esposende

25SEXTA-FEIRA

27 DE AGOSTO DE 2010www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende PUBLICIDADE

�������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

���������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

�����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

����������������������������������������������������������������������������������������������������

�����������������������������������������������������������������

�����������������������������������������������������������������

�������������������������������

Page 26: Jornal de Esposende

26SEXTA-FEIRA27 DE AGOSTO DE 2010 Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.ptPUBLICIDADE

Page 27: Jornal de Esposende

27SEXTA-FEIRA

27 DE AGOSTO DE 2010www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende PUBLICIDADE

EUROVIAGENS

�����������������������������������������������

���������������������������������������������������������������������

�������������������

������������������������������������

Page 28: Jornal de Esposende

28SEXTA-FEIRA27 DE AGOSTO DE 2010 Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.ptPUBLICIDADE

Page 29: Jornal de Esposende

29SEXTA-FEIRA

27 DE AGOSTO DE 2010www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende DESPORTO

Triangular em Esposende, Nibra reforça equipa ADE

Paulo Nibra é o mais recente reforço da equipa da Associação Desportiva de Esposende que vai participar no campe-onato nacional da 3ª divisão em futebol, com a primeira jornada agendada para o dia 12 de Setembro em casa ante o FC Amares.

O médio, natural de Esposende, regressa a uma casa que bem conhece, na temporada passada Paulo Nibra jogou no FC Marinhas.

Por seu lado o plantel da Associação Desportiva de Esposende continua a pre-parar a nova época, isenta de disputar a 1ªeliminatória da Taça de Portugal, a equipa orientada por Berto Silva agendou para amanhã (sábado) um torneio trian-

gular, na qual vão participar também as equipas do Futebol Clube de Marinhas e a União Desportiva de Vila Chã, estas duas formações militam nas provas dis-tritais.

Os três jogos com a duração de 45 minutos cada um, vão decorrer no está-dio municipal Padre Sá Pereira, com a seguinte ordem:

18 Horas AD Esposende – União Des-

portiva de Vila Chã 19 Horas União Desportiva de Vila Chã-

Futebol Clube de Marinhas20 Horas AD Esposende - Futebol

Clube de MarinhasNa presente pré temporada a Asso-

ciação Desportiva de Esposende orien-tada por Berto Silva já realizou dois jogos particulares, venceu os juniores do Gil Vicente por 1-0 e empatou a 1 golo no jogo disputado em Felgueiras frente ao clube local.

Por seu lado está confirmado pelo departamento juvenil da ADE, que Edgar Silva vai ser o coordenador do futebol for-mação dos encarnados da Foz do Cávado na época de 2010-2011.

Edgar Silva nos últimos anos esteve ligado ao Clube de Futebol de Fão, como treinador das camadas jovens, tendo mesmo tido uma experiência como trei-nador da equipa sénior do Grupo Des-portivo de Apúlia na passada temporada desportiva.

Tiago Pinheiro foi entretanto nomeado para treinador da equipa de juniores da AD Esposende, que mais uma vez vai dis-putar o campeonato regional da Associa-ção de Futebol de Braga..

Paulo Gonçalves [email protected]

Ciclismo - BTTDiogo Figueiredo vence Circuito de Santa Marta de Portuzelo

O ciclista da JUMarinhas, cometeu uma grande proeza ao vencer o conceituado Circuito de Santa Marta de Portuzelo, na sua estreia em provas de Estrada, ele que tem feito a sua carreira, com enorme sucesso diga-se, no BTT. O seu colega Fábio Abreu fez-lhe companhia nesta prova do Alto Minho, conseguindo ficar a meio da tabela..JB

FC Marinhas De regresso ao trabalho com Mário Souto no comando

Mário Souto está de regresso ao comando técnico do clube marinhense, após a caída do FC Marinhas nos cam-peonatos regionais, onde vai disputar o campeonato da Divisão de Honra 2010-

2011.Mário Souto em declarações ao Jornal

de Esposende aborda o seu regresso ao clube marinhense“Estou muito feliz com o regresso a uma casa que conheço já vai para sete anos onde me sinto muito bem, onde vivi muitos e bons momentos.

Não podia recusar o convite do pre-sidente e muito menos do Manuel Fer-nando que foi o presidente que me con-vidou à sete anos a trás para representar como jogador o FC Marinhas”, disse Mário Souto que já apontou objectivos, para a nova temporada que se aproxima, na qual o FC Marinhas vai lutar pela vitória em cada jogo e tentar dar muitas alegrias à massa associativa” Os objectivos para a nova época passam por prestigiar o nome do FC Marinhas nesta divisão visto que é um clube com história na AF Braga, sendo assim vamos lutar pelos três pontos em todas as partidas, esta é a minha forma de estar no futebol, não gosto nada de perder, vamos lutar pelo topo da tabela classificativa sem nenhuma obrigação de subir de divisão.

Sabemos a dificuldade do campeonato e as apostas de outros clubes com orça-mentos muito superiores, e também estar

presente na final da taça da AF Braga. Estou muito confiante porque acre-

dito nas pessoas que me rodeiam, Direc-ção, Equipa Técnica e essencialmente os jogadores.

Acho que conseguimos um plantel com-petitivo ainda com dois lugares vagos no sector ofensivo.

Peço a todos os adeptos do FC Mari-nhas que apareçam no nosso estádio em todos os jogos porque o seu apoio é fundamental”estes são os objectivos tra-çados pelo novo treinador do FC Marinhas para a época de 2010-2011.

O FC Marinhas prossegue a sua fase de preparação no Torneio Triangular da Associação Desportiva de Esposende que se disputa amanhã no estádio muni-cipal.

Jogadores conf i rmados até ao momento: Pinho ex Fão, Zé luís ex Vila Chã, João Vítor ex júnior, Salgado, João Nuno ex júnior, Alex ex Esposende, Miguel, Zito ex Fão, Gualter ex Famalicão, Luís ex júnior, Filipe Edgar, Fial ex Fão, Gabi ex Vila Chã, Diogo ex Vila Chã, Nuno Gomes, Nuno Gonçalves, Gil ex Fão, Nandinho ex Fão, Paulinho Nóvoa, Rodrigo, Xóra, Marinho e Hugo ex júnior..

Paulo Gonçalves [email protected]

Director: Paulo Gonçalves - E-Mail: [email protected] Redacção: Paulo Gonçalves e EsposendeTv Colaboradores: Dr. Bernardino Amândio, Prof. Rui Vasquinho, José Belo, Dra. Carla Gomes, Dra. Diana Vale, Dr. Carlos Ferreira, Artur L. Costa Paginação/Design: Luís Costa Fotografia: Lúcio Proprietária e Editor: Info Média Emissões Lda. - NIF N.º 509 173 128 Sede e Redacção: Rua Dr. Henrique Barros Lima, nº5 - 4740 - 323 Fão - Esposende - Telefone: 253 048 985 - Internet: www.esposendetv.com.pt - E-mail: [email protected] Sócios com mais de 10%: Sabores de Verão Impressão: Oficinia de S. José - Apartado 4711 - 914 Braga

Ano 30 - Nº 642Tiragem 1500No. Reg. I.C.S. - 106125Depósito legal no. 204498/03

Page 30: Jornal de Esposende

30SEXTA-FEIRA27 DE AGOSTO DE 2010 Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.ptDESPORTO

Taça de PortugalFão vai a Mirandela

O Clube de Futebol de Fão entra em acção nas provas oficias da Federação Portuguesa de Futebol, já no próximo dia 5 de Setembro.

A contar para a 1ª eliminatória da Taça de Portugal, a formação fangueira desloca-se até ao reduto do Sport Clube Mirandela, um dos conjuntos mais bem reforçadas da serie A.

Nesta ronda da festa do futebol, a equipa da Associação Desportiva de Esposende ficou isenta.

Jogos em que vão participar,clubes minhotos:Juventude SC – ValencianoFC Vizela – Ribeirão“Os Xavelhas” – VieiraSanta Maria - Caçadores das TaipasSerzedelo – FamalicãoChaves – AmaresJoane – BusteloBeira-Mar Monto Gordo – FafeSC Vianense – PrainhaMerelinense – Rebordosa

Aguiar da Beira – MelgacenseAnadia - AD Oliveirense

Clubes isentos desta1ª eliminatória da Taça de Portugal:

- Alcochetense - Mondinense - Maria da Fonte - Sousense - Penalva do Castelo - AD Camacha - Esposende - Aliados de Lordelo - Malveira - Monsanto - Praiense - “Os Limianos” - Amarante - Moura - Tondela - Paredes - Pontassolense - Tirsense - 1º Maio - Coimbrões

Paulo Gonçalves [email protected]

Futebol Pré Época O CF Fão vai jogar nos dias 28 e 29 de Agosto num Quadrangular em Lavra, com 3 equipas da AF Porto.GD Apúlia fechou as portasConfirmou-se a desistência do GD Apúlia, nas provas da AF Braga, onde já só man-tinha a equipa sénior, que iria competir na Divisão de Honra. É uma grande perda para

o concelho e particularmente para os apu-lienses, já que se trata de um clube com importante historial e prestígio, que não con-seguiu colmatar a saída de Manuel Oliveira e seu elenco directivo. Esperemos que não seja por muito tempo este hiato e o azul-amarelo das suas camisolas volte a bailar nos Sargaceiros.JB

Hoquista de Fãono Europeu de JuvenisRodolfo Sobral foi um dos 10 eleitos para repre-sentar a Selecção Nacional de Juvenis que

sob o comando técnico de Jorge Lopes, vai dis-putar a partir da próxima segunda-feira, o Campe-onato da Europa de sub-17, que se disputa em Northampton, Inglaterra. O jovem Rodolfo Sobral,

que fez escolas nas camadas jovens do HC Fão, onde jogou nas categorias de Infantis B e Infantis A, antes de ingressar no Óquei de Barcelos e com a sua escolha, acabou por ficar afastado o guarda-redes do FC Porto Pedro Guimarães, equipa que vai levar 3 atletas a Inglaterra (Miguel Costa, Pedro Cerqueira e Xavier Cardoso). Para além do Rodolfo o Óquei tem também Hélder Nunes entre os eleitos, num grupo completado por 5 atletas de outros tan-tos clubes a saber: Benfica (Diogo Rodrigues), Sporting (Diogo Neves), Oliveira do Hospital (Tiago Jorge), Sanjoanense (Afonso Santos) e Paço d’Arcos (André Ferreira).

HC Fão apresentou equipa com poucas alterações e a mesma ambiçãoNa passada segunda-feira, abriram as oficinas para a nova época da equipa sénior do HC Fão, que apenas perdeu da época passada o seu guarda-redes Telmo, entrado para a equipa 4 atletas que vieram dos juniores.Plantel 2010/2011:Treinador: João PortelaJogadores: Silvano, Bruno, Joni, André Rigor, Nuno Costa, Nuno Mata., Nuno Car-reira, Pedro Mata, Rui Ribeiro, Diogo Lopes (ex-Junior), Rui Morais (ex-Junior), Ricardo (ex-Junior) e João Pedro Soares (Ex- Júnior).

Taça de Portugal – 1ª Eliminatória: HC Fão-Académico do Porto (5 Outubro)Campeonato da 3ª Divisão – 1ª Jornada: Fânzeres-HC Fão (2 Outubro)

A equipa liderada por João Portela volta a estrear-se com a equipa do Fânzeres, mas este ano no terreno do adversário, recebendo o regressado Paço de Rei no dia 9 de Outu-bro. Para a Taça de Portugal nesta 1ª elimi-natória terá pela frente um forte Académico do Porto, naquele que será o primeiro jogo a nível nacional no pavilhão de Fão, já que a nível oficial será um mês antes frente ao poderoso Juventude de Viana, na 2ª jornada da Taça Jorge Coutinho.

Hóquei em Patins Sorteios III Divisão 1ªjornada 2 de Outubro Zona NortePaço de Rei-TaipenseFânzeres-FãoCucujães-Pessegueiro do VougaCD Nortecoope-Académico do PortoEstrela Vigorosa-Olá Mouriz Taça de Portugal 1ª eliminatória 5 de OutubroZona NorteArazede-Paço de ReiOlá Mouriz-Leiria e MarrazesBom Sucesso-Académica de CoimbraSobreira-TaipenseFão-Académico do PortoIsentos: CD Nortecoope, Ol. Hos-pital, Fânzeres, Estrela Vigorosa, Cucujães, Santa Cita, Pessegueiro do Vouga, Marinhense e Famali-cense..JB

Page 31: Jornal de Esposende

31SEXTA-FEIRA

27 DE AGOSTO DE 2010www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende DESPORTO

Canoísta João Ribeiroé vice-campeão do Mundo dos 500m K2

Depois de se ter consagrado Campeão Europeu sub-23 de canoagem, João Ribeiro (na foto à esq.) do Rec. Gemeses na companhia do limiano Fernando Pimenta, conseguiu sagrar-se Vice-campeão do Mundo no K2,

que deu a Medalha de Prata conquistada em Poznan na Polónia, curiosamente pátria do treinador nacional Ryszard Hoppe.João Ribeiro esteve ainda presente na final dos 1000m em K2, mas as algas acaba-ram por prejudicar e não foram além do 7º lugar. Nos 200m o atleta esposenden-ses com o 4º lugar nas meias-finais dis-putou a final B.João Ribeiro vai fazer um interregno nos estudos para preparar a qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Teresa Portela por seu lado, esteve tam-bém em bom nível, mas não conseguiu qualquer medalha, apesar de ter estado presente em 3 finais. Se nos 200m indi-viduais e nos 500m em K4 esteve entre as melhores acabando no 6º lugar, já nos 500m K1, Teresa perdeu a medalha de bronze por 2 centésimas de segundo e ficou no 4º lugar.Recorde de medalhas para Portugal numa só época (15), para o qual os extraordinários atletas de Gemeses tiveram um enorme contributo..

João Benta terminouVolta a Portugal na 16ª posição

Prestação muito positiva do jovem João Benta na 72ª edição da Volta a Portugal em bicicleta que terminou na capital por-tuguesa.O ciclista da Madeinox- Boavista andou várias etapas nos dez primeiros lugares, no entanto com o decorrer da prestigiada competição João Benta acabou por descer para o 16º lugar.Benta acabou mesmo por ser uma das gran-des revelações da mais conceituada prova do ciclismo nacional que em Lisboa consa-grou o espanhol David Blanco como ven-cedor da Volta 2010, a quarta do ciclista do Palmeiras Resort, igualando desta forma o consagrado ex ciclista Marco Chagas.João Benta em entrevista ao Jornal de Espo-sende faz o balanço da sua participação na Volta.Que balanço faz desta sua par-t icipação na Volta a Por tugal? João Benta: Faço um balanço bastante posi-tivo visto que as coisas me iam saindo bem e estava sempre entre os primeiros nos momentos mais decisivos, o que me deixa muito satisfeito pois deu para ver que todo o trabalho feito como a devida preparação teve resultados.Após ter andado durante a lgum tempo nos dez primeiros, as últimas tiradas colocaram o João Benta no 16º lugar? Sim, depois da boa etapa que fiz na chegada ao alto da Senhora da Graça colocou-me no 9º lugar da geral, o que logo nas etapas seguintes o objectivo meu e da equipa foi tudo fazer para eu me manter entre os dez primeiros.

Benta na Volta a Portugaletapa a etapaPrólogo04 de Agosto 2010 - Viseu91ºClassificado na etapa BENTA 5,5 kms1ª Etapa - 05 de Agosto 2010Gouveia / Oliveira de Azeméis24º Classificado na etapa - BENTA 188 kms2ª Etapa - 06 de Agosto 2010Aveiro / Santo Tirso (N. Sra. Assunção)9º Classificado na etapa BENTA152,4 kms3ª Etapa - 07 de Agosto 2010Santo Tirso / Viana do Castelo17º Classificado na etapa BENTA 173,7 kms4ª Etapa - 08 de Agosto 2010Barcelos / Sra. da Graça10º Classificado na etapa BENTA175,8 kms5ª Etapa - 10 de Agosto 2010Fafe / Lamego14º Classificado na etapa BENTA

172,4 kms6ª Etapa - 11 de Agosto 2010Moimenta da Beira / Castelo Branco34º Classificado na etapa BENTA221,1 kms7ª Etapa - 12 de Agosto 2010Idanha-a-Nova / Seia (Torre)16º Classificado na etapa BENTA168 kms8ª Etapa - 13 de Agosto 2010Oliveira Hospital / Oliveira do Bairro27º Classificado na etapa BENTA169,9 kms9ª Etapa - 14 de Agosto 2010CRI - Pedrógão / Leiria68º Classificado na etapa BENTA32,6 kms10ª Etapa - 15 de Agosto 2010Sintra / Lisboa26º Classificado na etapa BENTA154,2 kms

FinalJoão Benta16ºclassificado a 5 minutos

© w

ww

.mar

iajo

aogo

uvei

a.co

m Fui descendo posições devido a bonifica-ções nas chegadas, e a ter um dia mau o que numa grande competição, quem pas-sar por isso sujeita-se a estas descidas. Mas esta Volta serviu para eu aprender mais um pouco e pensar como trabalhar para a volta de 2011.Momentos marcantes desta Volta, os posi t ivos e os negat ivos? Os momentos mais marcantes pela positiva foram as chegadas à Senhora da Graça e à Serra da Estrela sempre com os primeiros e a ter lá muitos amigos e família para me

apoiar, pela negativa foi mesmo a saída dos dez primeiros e o dia mau que foi no contra relógio, mas vou trabalhar para melhorar.Aproveito desde já esta entrevista ao Jor-nal de Esposende, para agradecer a toda a gente que me deu todo o apoio na Volta a Portugal, pelo que estou muito contente por isso.Próximas provas em que vai participar? Vou participar agora nos circuitos de Alco-baça, Malveira e o da Moita, depois tenho o grande Premio Costa Azul de 3 a 5 de Setembro..

Paulo Gonçalves [email protected]

Page 32: Jornal de Esposende

32SEXTA-FEIRA27 DE AGOSTO DE 2010 Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.ptSOCIEDADE �

����������������������������������������������������� �����������

Duas Cidades.................Duas CorporaçõesUma Só Vontade

Dois Equipamentos

�������������������������������������������������������

��������������������������������������������������

O primeiro veículo já foi comprado... A segunda viatura (embora haja dúvidas de pormenor) também será pro-tocolada dentro de dias. Será uma mais valia no combate a incêndios em altura, pelo facto de algumas vezes não haver água na rede pública ou pressão suficiente para a bombear. O dinheiro não será o maior problema para pessoas bem intencionadas. Contámos consigo desejando que nunca dele precise. Dos 900.000,00 € (+/-) necessários, mais de metade já está garantido.

– Vive na Póvoa de Varzim, V. Conde ou concelhos limítrofes (Porto, Esposende, Fão etc...)?– É daqueles que pensa que segurança é qualidade de vida?– Pertence ao grupo dos que pensam mais nos outros que em si?

Nib – 0045 1460 4023714651815 - C.A. - Póvoa de VarzimPeça recibo que deduz no IRS e IRC (150%)

Referências especiais (apoio constante)

���������������������������������������������������������

��������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

Importante: Na próxima quarta-feira (25-08-10) haverá no Salão Nobre dos Bombeiros da Póvoa de Varzim uma conferência de imprensa de nível Nacional/Local a quem será apresentado um balanço global desta campanha e a quantidade de actividades (surpreendentes.....pela espontaneidade) levadas a cabo pela sociedade civil e respectivas associações durante os próximos meses de Setembro e Outubro. A título de encerramento poderemos desde já anunciar um Mega-Jantar no dia 31-10-2010 (domingo) nos salões de eventos Aqueduto – P.V. Em breve daremos notícias e desenvolvimentos para as respectivas inscrições. Na próxima semana os Bombeiros Voluntário de Vila do Conde farão circular “Rifas” as quais poderão ser pedidas às respectivas corporações das duas cidades e desta forma colaborarem mais uma vez.

Pela VidaUm barco que anda à derivaPode ser resgatado de várias formasNão é o valor do barco que está em causaMas o valor (apenas) que todos damos a vida.

Muitas promessas e poucas vontadesEu sei...uma cidade mal planeadaQuando falam de Bombeiros VoluntáriosPara além da vida, também há verdades.A.C.A

Bombeiros • Esperam o melhor!• Preparam-se para o pior!• Recebem o que vier!• Importante é contribuir!

Não esquecer:Bonés – 2,50 €............T-shirts – 2,50 €................Cachecol – 5 €Se tem estabelecimento colabore ajudando-nos a vender.Telefone Bombeiros P.V. - 252 291500Telefone Bombeiros V.C. - 252 640600

• A Comissão Cívica, Bombeiros Voluntários P.V. e V.C. E concelhos limítrofes que se queiram associar (pois este equipamento também será deles sempre que o solicitarem)

Este espaço foi cedido e pago por um grupo de empresas(através do Marketing também se pode ser solidário)

Page 33: Jornal de Esposende

33SEXTA-FEIRA

27 DE AGOSTO DE 2010www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende PUBLICIDADE

ARRENDA-SE

Pavilhão com área de 1.100 m2 na zona industrial

de EsposendeContacto - 966 009 207

CENTRO DE CURVOS VENDO

Terreno 2000m2 Viabilidadede construção Contacto

966 009 207

Precisa -se Funcionários(barmen e empregado

de mesa)Part-Time - Full-Time

Contacto - 935 010 112

Page 34: Jornal de Esposende

34SEXTA-FEIRA27 DE AGOSTO DE 2010 Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.ptSOCIEDADE

O bar PénoRio continua a promover eventos para a dinamização do conce-lho e da marginal de Espo-sende. A pensar nos amantes do mundo automóvel, durante três dias, Quinta, Sexta e Sábado, a gama Citroen viajou até Esposende para expor os modelos, em especial o novo C3 e o DS3.A marca Citroen aliou-se assim ao bar pé no rio, que é um já um local de refe-rência no panorama turís-tico de Esposende e que atrai clientes e turistas para Esposende, dando provas de inovação e criatividadeAtento ao cliente, este bar de renome aposta em acti-vidades diversificadas e apelativas. Exemplo disso foi a exposição automó-vel que cativou quem por aqui passou. O design moderno, e anti retro do DS3 convida-o a viver ple-namente a modernidade. Já o novo C3 é, natural-mente, diferente e, acima de tudo, rima com a vida.

Gama Citroen expôs durante três dias na Marginal de Esposende

Page 35: Jornal de Esposende

35SEXTA-FEIRA

27 DE AGOSTO DE 2010www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende PUBLICIDADE

Bem Estar I

Especialidades: Churrasqueira. Cattring, Confraternizações, Baptizados, Aniversários, Casamentos, Comunhões e Serviço à Lista. Tel. 253 961 059 / 968 042 353Marinhas - Esposende

Bem Estar II

Pizzaria, Cervejaria, Cafetaria , Gelataria , Take away serviço à Lista .Morada: Av. da Igreja - Ed. Central .Telf. 253 963 391 Tel. 968 042 353

Video Telefone 300 302 353

Pizzaria Di Pappi

Tipo de Restaurante: ItalianoEspecialidades: Pizzas de massa fina e estaladiça, confecionadas em forno a lenha várias entradas como os cogumelos Portobello recheados com alheira e queijo gratinado, Tagliatelle de Gambas com tomate cherry e rucula, lasanha à bolonhesa e vegetariana, bife de Lombo e muito mais. Ambiente e Decoração: Espaço rústico com um toque acolhedor situado em plena zona histórica, com esplanada. Horário: 12h às 15h e das 19h às 23h Folga: Terça-feira (excepto mês de Agosto). Morada: Largo Dr. Fonseca Lima nº 5 e 6, Esposende (em frente à Caixa Geral de Depósitos) Tel. 253 968 069 E-mail: [email protected] - Fazemos entregas ao domicílio e Serviço Take Away - temos Sport tvProibido Fumar

Adega RegionalO BarroteEspecialidades: Petíscos, Pataniscas de Bacalhau, Chouriço Assado, Moelas e Outros.Almoços e Jantares, Vinho da Casa (zona Celorico de Bastos. Sobremesas: Todo o tipo de sobremesas caseiras. Folga: Terça-feira à noite Morada: Largo Dr. Fonseca Lima, 4740 Esposende. Telf. 253 963 884Serviço de EsplanadaProibido Fumar

ROTA DE SABORESA página semanal da Rota de Sabores é uma montra útil da variedade dos restaurantes da região, convidando os leitores a descobrirem

sabores e iguarias em ambientes variados. Para a inclusão de novos restaurantes neste guia, pode contactar o tel. 253 048 985

Restaurantes Bom Fim Churrascarias

Especialidades: Frango assado, Costelinha, bacalhau ; Serviço Take Away e Serviço de Catering. Horário: Das 10h às 23h. Folga: Segunda-feira Morada: Rua António Pascoal,14 - r/c - 4740 - 233 Esposende Tlm. 253 962 047, Fax 253 962 409 Email:[email protected] | www.bomfim.ptProibido Fumar

Santo António Restaurante

Especialidades:Bacalhau com Broa, Misto de Polvo. Carnes: Bifinhos de Porco Preto, Costelinha de Cabrito, Bife de Lombo de Vitela Barrosã. Sobremesas: Tarte de Maçã e Pudim de Pão. Morada: Lugar de Faro Palmeira - Esposende Telf. 253 961 166 Telm: 935 011 345

Rita FangueiraRestaurante

Especialidades:Filetes de Polvo, Costeleta recheada com creme de camarão, Peixe sempre fresco, Serviço à lista, cozinha caseira. Sobremesas: Doçaria caseira e Regional (Travesseiros de ovos, Pasteis de chila). Horário: 10h às 16h e das 18h às 23h. Folga: Quarta-feira Morada: Rua Azevedo Coutinho nº23, 4740 - 339 Fão Telf. 253 981 442.

Rita Fangueira IIPastelaria, Pasteis de Chila , Travesseiros de Ovos, Pateis de Nata. Outras Variedades.Venha visitar - nos e ficará nosso cliente

Cantinho dos Lírios

Especialidades: Costeletão de Novilho na Brasa, Secretos de Porco Preto, Bacalhau à Casa, Arroz de Marisco, Espetada de Lulas com gambas e Todo o tipo de Peixe Fresco.Serviços: Prato do Dia de Segunda a Sexta Feira ao Almoço 6€. Sobremesas: Todo Tipo de Sobremesas Caseiras.Folga: Segundas ao Jantar com excepção em Agosto.Morada: Rua dos Lírios, 4740 - 368 Fão Telf. 253 982 381 Tel. 964 051 414Sala para 250 LugaresServiço de Esplanada

PénoRio - RestauranteA cozinha privilegia pratos simples e deliciosos numa fusão t ipicamente por tuguesa. Momentos inesquecíveis esperam por si.Depois de um dia de trabalho, usufrua de um jantar a dois. Uma pausa romântica como só o restaurante PénoRio lhe sabe oferecer.Especialidades: peixe grelhado, mariscos diversos, cataplana de marisco, arroz de lavaganteMorada: Marginal de EsposendeTelem: 935 010 010Email: [email protected]

���������������������������������������������������������������������������

Page 36: Jornal de Esposende

Locais de DistribuiçãoGratuita

EsposendeBazar SerraSerra da SorteConfeitaria PrimorosaNéliaLoja KéliPapelaria CávadoPénoRio BarCafé MacielMarisita 4Pizzaria Siamo in DuePapelaria SolmarQuioskPapelaria BelinhaFãoCafé TodaviaPã - PãPapelaria GalácticaPadaria - Pastelaria 3º GeraçãoPão QuentePastelaria ClarinhaLivraria Pôr do SolS. Bartolomeudo MarCafé MaranhãoBelinhoCafé AvenidaServilimaMarinhasBem Estar 2BelmarApúliaCafé RafaelPizzaria UrbanusFonte BoaCafé Tá-se BemCafé Boa FontePosto de AbastecimentoRio TintoCafé PimentaGandraCafé do PaçoS. Paio de AntasCafé Nova EraForjãesCafé NovoVila - ChãCafé PrincipalPalmeira de FaroTropical CafféGemesesCafé Stop 5Café CaseiroCafé CruzCurvosCafé JuventudePóvoa de VarzimLivraria ModernaMeu CaféBonzai CaféKioske Press Póvoa

Luís André Eiras, 74 anos de idade completados no passado dia 7 de Agosto, é figura conhe-cida entre a comunidade de Espo-sende pela sua boa disposição, foi pescador profissional dos 12 aos 50 anos, tendo andado em diver-sas fainas quer em Esposende ou mesmo em Matosinhos.

Nas idas ao mar apanhou alguns sustos, o mar por vezes pregou par-tidas inesperadas, no entanto “Lui-zinho” como carinhosamente é tra-tado pelas gentes da terra, nunca desistiu de lutar no dia a dia “Sobre-vivi a muitas tempestades em alto mar, o pior de todos foi muito perto da barra de Esposende, num dia 23 de Setembro em que o barco foi ao fundo, acabei por partir os braços e as pernas”.

Andou à sardinha, conheceu trai-neiras e arrastões, eram quinze dias seguidos sem vir à terra, andanças de um pescador nascido e criado em Esposende, que viveu mui-tos anos, perto da capela de São João na zona norte da localidade, no entanto como as ondas acabou por ser radicar na zona sul nos últi-mos anos.

Sabe escrever e também ler, e aqui fala com uma grande frontali-dade” nunca fui à escola na minha vida, aos 7 anos de idade, já andava a pedir pão pelas portas, para matar a fome”, ainda menino brincava aos cowboys e marchava pelas ruas em grande estilo, ò tempo volta para trás vai dizendo Luizinho, sor-

rindo. Pai de 9 filhos, Luís Eiras, ape-

sar de se encontrar reformado é presença assídua junto à lota de Esposende, onde quando solici-tado, mete as mãos ao trabalho e ajuda na selecção do peixe, que será vendido, de seguida aos mui-tos clientes que procuram, o peixe fresco chegado do mar.

O Fado foi sempre outra das suas paixões, certo dia em Viana do Castelo, durante as Festas da Senhora da Agonia teve o privilégio de conhecer e falar pessoalmente com Amália Rodrigues e Alberto Ribeiro, dia este que guarda no seu álbum de uma vida”Nunca mais me esqueço do grande abraço e do beijo que recebi da grande Amália, durante as festas da Agonia”.

A vida é mais que um fado, e por vezes é uma tristeza, os anos pas-saram e Luizinho quer é continuar a viver no sossego da terra natal, por mais uns anos.

Paulo Gonç[email protected]

Gosta de cantaro fado mas foipescador desdejovem

e às 12h no canal 88 da ZON TVCABOwww.esposendetv.com.ptwww.esposendetv.com.pt