Jornal de Outubro

10
Informativo da Paróquia Ressurreição do Senhor l Ondina - Salvador - Bahia l Outubro de 2012 l nº 103 VOCÊ É UM MISSIONÁRIO? “Não se abre uma rosa apertando seu botão”, escreveu alguém. É um pensamento muito próprio para uma reflexão sobre a vocação missionária do cristão neste mês dedicado às Missões. Jesus disse ao enviar os apóstolos: “Sede prudentes como as serpentes e sem malícia como as pombas” (Mt 10,16). A primeira atitude do missionário deve ser a mansidão. O anúncio da Boa Nova é um anúncio de paz! Você pode e deve viver missionariamente. Veja mais na página 5. Mais um ESSV na paróquia Aprenda a ler a Bíblia p. 6 p. 4 Começa Curso de Canto p. 8 “Momentos felizes, louve a Deus. Momentos difíceis, busque a Deus. Momentos silenciosos, adore a Deus. Momentos dolorosos, confie em Deus. Em cada momento, agradeça a Deus.”

description

Informativo da Paróquia Ressurreição do Senhor Ondina - Salvador - Bahia Outubro de 2012 nº 103

Transcript of Jornal de Outubro

Page 1: Jornal de Outubro

Informativo da Paróquia Ressurreição do Senhor l Ondina - Salvador - Bahia l Outubro de 2012 l nº 103

VOCÊ É UMMISSIONÁRIO?

“Não se abre uma rosa apertando seu botão”, escreveu alguém. É um pensamento muito próprio para uma reflexão sobre a vocação missionária do cristão neste mês dedicado às Missões. Jesus disse ao enviar os apóstolos: “Sede prudentes como as serpentes e sem malícia como as pombas” (Mt 10,16). A primeira atitude do missionário deve ser a mansidão. O anúncio da Boa Nova é um anúncio de paz! Você pode e deve viver missionariamente. Veja mais na página 5.

Mais umESSV naparóquia

Aprenda a ler a Bíblia

p. 6p. 4

Começa Curso de Canto

p. 8

“Momentos felizes, louve a Deus.

Momentos difíceis, busque a Deus.

Momentos silenciosos, adore a Deus.

Momentos dolorosos, confie em Deus.

Em cada momento, agradeça a Deus.”

Page 2: Jornal de Outubro

O RESSUSCITADO N. 103

2 2 2

2

3 3 3

JORNAL O RESSUSCITADO Produzido pela Pastoral da Comunicação

de Ondina - PASCOMTIRAGEM: 4.000 exemplares

E-MAIL: [email protected] GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO: Silvana Lima l TEXTOS: Pe. Cristóvão Przychocki, Pe. Aloísio Motta, Pe. Cristóvão Dworak e equipe de reportagem da PASCOM: Silvana Lima, Gilberto Vitória, Rosa Maria, Irene Canovas, Magda Melo, Irtes Bouzon, Márcia e Alcides Lourenço, Darcy Sampaio, Mônica Muniz, Carlos Trigo, Eliene Nascimento l FOTOS: Sérgio Aragão, Maria das Neves, Internet (Google imagens) e outros l JORNALISTA RESPONSÁVEL: Ana Bastos - Mt. BA 1428 l REVISÃO: Equipe da PASCOM l COLABORARAM COM ESTA EDIÇÃO: Janaina Almeida, Mirli Caetano e paroquianos.

Congregação do Ss. Redentor - CSsR Paróquia Ressurreição do SenhorPÁROCO: Cristovão Przychocki

Vigários: Adão Mazur - CSsR, Aloísio Mota - CSsR e Cristóvão Dworak - CSsR

Secretaria da Igreja MatrizExpediente: De 2ª a 6ª, das 9h às 12h e das 14h às 18h

Telefones - 71. 3235-5614 (Matriz) / 71. 3247-4972 (São Lázaro)Endereço (Matriz): Av. Oceânica, 2217 - Ondina - Salvador - BA - CEP: 40140-131

Blog - www.ressurreicaodosenhor.blogspot.comFacebook: Paróquia de Ondina / Orkut: Ressurreição do Senhor

HORÁRIOS DE MISSAS

Atendimento para ConfissõesUma hora antes da missa

IGREJA MATRIZ: Segunda a Sábado, às 18h (Quarta, Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro). Domingo, às 10h, 17h e 19h.

SÃO LÁZARO: Segunda, às 7h, 9h, 16h e 18h. Terça a Sábado, às 8h. Domingo, às 9h30.N. SRA. EDUCADORA (ISBA): Segunda a Sexta, às 18h, somente no período letivo,

Quarta a Sexta, às 7h. Sábado às 17h e Domingo às 8h e 18h30N. SRA. DOS NAVEGANTES: Sábado, às 18h30.

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: Domingo, às 8h.CORAÇÃO DE MARIA: Domingo, às 18h.

Informe-se

O Ano da Fé! “Senhor eu Creio em Ti, mas aumentai minha Fé”

Caríssimos irmãos e irmãs,Amados paroquianos da família da Ressurreição do Senhor;

Neste mês de outubro, dedicado às Missões, somos convidados a colocar em prática tudo aquilo que vivenciamos no mês da Bíblia. Somente

através dos ensinamentos deixados por Jesus Cristo é que podemos transformar nossas vidas, pregando com amor e carinho Sua mensagem que nos leva ao caminho da salvação.

Os Missionários Redentoristas que atendem a Paróquia da Ressurreição do Senhor têm esta importante missão: pregar a Boa Nova a todos, de maneira especial ao povo pobre e humilde.

Por isso, este mês deve ser um mês motivador para que assumamos o nosso papel de cristão missionário, seja na nossa família, comunidade ou sociedade. Porém, este mês não deve ser somente de ação, deve ser também de reflexão. Para sermos missionários não precisamos percorrer grandes distâncias. Ser missionário é fazer a difícil viagem de sair de si, e ir ao encontro do outro. Neste ano, o mês missionário é ainda mais importante na nossa Igreja, pois o Papa Bento XVI proclamará o “Ano da Fé”. Esta graça terá início no dia 11 de outubro, cinquentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, e aniversário de vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, e terminará no dia 24 de novembro de 2013. Todos nós, católicos, devemos participar desse ano com “todo coração, com toda alma e com todo entendimento” (Mt 22,37).

Mas qual é o sentido do Ano da Fé? A fé ainda tem espaço em nossa cultura, na nossa vida e no nosso dia a dia? Cada um de nós precisa colocar-se diante dessa realidade e responder se faz necessário para os que desejam viver sua fé com consciência! Não apenas como uma herança de seus pais e avós, esquecida e guardada em um canto perdido da própria vida, que não possui nenhuma incidência concreta no modo de viver, pensar, ser e relacionar-se. O cristão que vive o seu Batismo e segue os passos de Jesus, diante dessa problemática não se cala e nem deve se calar! Vamos aumentar a nossa fé através das orações, celebrações e momentos que a Igreja nos oferece, acolhendo com amor, carinho e fé a proposta do Papa Bento XVI. Que todo cristão tenha a convicção e a identidade com a fé católica.

Que Deus nos ajude viver o Ano da Fé!

Com abraço fraterno, Pe. Cristóvão Przychocki Missionário Redentorista

Você Sabia. Quando o Padre eleva a hóstia devemos

estar olhando para ele e não ficar de cabeça abaixada e só quando ele se curva é que devemos fazer o mesmo em sinal de adoração e o mesmo acontece com o vinho (cálice).

. O Padre ao terminar de dizer as palavras de consagração “Eis o Mistério da Fé”, dizemos: “Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa Ressurreição. Vinde Senhor Jesus!” ou “Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice anunciamos Senhor e vossa morte enquanto esperamos vossa vinda.

. Não se deve tocar nenhuma musica ou fazer nenhum barulho, nem se mexer na hora da consagração, pois é um momento de muito silêncio, respeito e profunda sintonia com Deus no altar, onde os corpos, físicos(assembléia) e celestes espirituais (anjos) estão presentes.

. Que se saímos do jeito que entramos na missa é porque não acreditamos na verdadeira cura e eficácia da missa em nossa vida.

. A missa é para Agradecer, Louvar, Pedir perdão e Adorar a Deus.

. O abraço da Paz é para ser dada do fundo do coração. Pois Jesus criticava os hipócritas que eram falsos, pois só falavam o que vinha da boca, mas não do coração. Esse momento é de arrependimento e reconciliação com seu irmão.

. Quando o ministro diz na comunhão “O corpo de Cristo!” dizemos logo em seguida “Amém!” antes de recebe-la a boca.

EXPEDIENTE

Anuncie no nosso jornal! Seu anúncio será visto em escolas, condomínios, clínicas e hotéis de Ondina. Informações pelo e-mail [email protected]. Que Deus lhe abençoe!

SEJA NOSSO PARCEIRO!

Page 3: Jornal de Outubro

2 2 2

3 O RESSUSCITADO N. 103

3 3 3

Acontece na paróquiaTome Nota

NOSSA AGENDA

01/10 – Reunião do CPP / Santa Teresinha02/10 – Santos Anjos da Guarda 02, 09, 16, 23 e 30/10 – Curso: Evangelho Segundo São João06/10 – Consagração da cidade de Salvador 06/10 – Baile dos Anos 6007/10 – Nossa Senhora do Rosário 12/10 – Nossa Senhora Aparecida / Dia das Crianças 14/10 – Missa das Crianças na Matriz15/10 – Dia dos Professores 15 a 30/10 – Ação Missionária (MRL) ?? 16/10 – São Geraldo Majela 17/10 – Aniversário Pe Cristóvão Przychocki 18/10 – Formação para o Apostolado da Oração20/10 – Bingo da Crisma 20 e 21/10 – 3º ESSV com o Cristo 28/10 – Retiro (Juventude nas Comunidades) ??

Esse você não pode faltar: Baile Anos 60

E aí, vai perder esta grande festa da nossa paróquia? Os anos dourados estão de volta! Dia 06 de outubro, a partir das 21h, na AABB – Piatã, todos os paroquianos da Ressurreição do Senhor estarão neste grande evento! A renda será revertida para as obras da instalação do elevador da Igreja Matriz. Vá de vestido de bolinha ou simplesmente disposto a dançar muito com a banda Os Milionários. Os ingressos poderão ser adquiridos na secretária da Matriz ou com os coordenadores de Pastorais.

Semana da Pessoa Idosa

“Uma pessoa permanece jovem à medida que ainda é capaz de aprender, adquirir novos hábitos e tolerar contradições”.

Confira nas Redes Sociais e na próxima edição, momentos marcantes desta Semana, que foi de 24/09 a 01/10/2012!

Coração de Maria acolhe

Você e toda sua familia para participar da festa da Renovação da Consagração da Cidade do Salvador ao Imaculado Coração de Maria.

Onde: Praça Nossa Sra de Fátima - Santuário em frente ao ISBA - ONDINA

Quando: 06 de outubro - SábadoProcissão: 15h30Missa campal às 17h, presidida por Dom

Gilson A

Ano da FéO Ano da Fé iniciará em 11 de outubro e

terminará em 24 de novembro de 2013, data em que se celebra Cristo Rei.

Esse tempo especial de conversão se deu com a divulgação da Carta Apostólica Porta Fidei: “A Porta da Fé, que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja que está sempre aberta para nós, num caminho que dura a vida inteira... O Ano da Fé é convite para uma autêntica e renovada

conversão ao Senhor...”, salienta o Papa. A data escolhida como marco é o

cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II. Também nessa data, o Catecismo da Igreja Católica completará 20 anos de publicação.

Bingo da Amizade -Pastoral da Crisma

Para somarmos, e também para não tirar o brilho do Desfile da Primavera, o Bingo da Amizade, promovido pela Pastoral da Crisma, foi transferido para o dia 20 de outubro, às 15h, no auditório da Igreja Matriz. O valor da cartela é R$3,00. Teremos vários prêmios: bicicleta, faqueiro inox com 24 peças, ferro elétrico, liquidificador e muitos outros! Bingo da Amizade... Muitos prêmios, muita diversão e fraternidade!

Contamos com sua presença!

Curso de Avivamento e Formação

O Apostolado da Oração convida para Avivamento no dia 18/10, das 19h30 às 21h, na Matriz, com o tema: Oferecimento Diário e Orientações atuais propostas ao Apostolado da Oração.

Santo Redendorista São Geraldo Maria Majela nasceu em

Muro, na Itália, em 1726, de pais pobres e fervorosos cristãos. Aos 22 anos entrou como Irmão Leigo na Congregação do Santíssimo Redentor, fundada por Santo Afonso Maria de Ligório, onde desempenhou os ofícios humildes de alfaiate, jardineiro, sacristão, porteiro e enfermeiro, dando sempre em tudo provas das virtudes mais eminentes. No dia 16 de outubro de 1755, com 29 anos teve a morte tranquila dos Santos.São Geraldo é protetor das crianças enfermas e das mães ao darem a luz. Sua canonização foi em 1904 pelo Papa Pio X. Hoje temos seminários com o nome de São Geraldo em Pituaçu, Salvador, responsáveis os padres Redentorista da Bahia. Saiba mais da história de vida de São Geraldo na missa das 18h, dia 16 de outubro, na Igreja Matriz.

Page 4: Jornal de Outubro

O RESSUSCITADO N. 103

4 4 4

4

5 5 5

Viva sua fé

A Igreja comemora em 2 de outubro os santos Anjos da Guarda. “Cada um de nós vive uma grande graça: existe um Anjo ao nosso lado; um espírito celeste maravilhoso, desde que fomos concebidos no ventre da nossa mãe”. Nossa parte é assumirmos sua presença, o louvor, a vida em ação de graças, a intercessão e súplica que o Anjo faz ao Senhor, por nós e conosco. Quando o povo de Deus se reúne em oração, quando a Palavra de Deus é

Na última edição, mostramos por onde começar a ler a Bíblia. Agora trazemos informações para você conhecê-la melhor.

A Bíblia surgiu no meio de um povo, o povo de Israel, mais tarde conhecido como o povo de Deus, e narra sua história Ela não foi escrita de uma só vez. Os primeiros livros foram escritos mais ou menos 1.250 AC e os últimos mais ou menos 100 DC. Claro que a história que a Bíblia narra começou muito antes, por isso “são importantes algumas informações que fornecerão uma visão geral do ambiente em que o livro foi escrito.

Vale a pena mencionar dois princípios básicos de leitura da Bíblia. O primeiro e fundamental é este: cada declaração da Bíblia considera o contexto em que ela ocorre. O segundo: ter em conta que há diferentes gêneros literários da Bíblia.

Quem já teve algum contato com obras literárias sabe que o caminho para ler e interpretar documentos, prosa (como o romance) ou poesia é de forma diferente. Os autores bíblicos também se beneficiaram de uma grande variedade de gêneros literários. Na Bíblia, encontramos: textos poéticos (Salmos); fragmentos de documentos oficiais (Esdras, Macabeus); fragmentos de narrativa (Atos dos Apóstolos).

É necessário evitar o maior perigo na leitura da Bíblia: a interpretação fundamentalista. Esta interpretação visa o significado literal de cada frase da Escritura, sem levar em conta as implicações históricas da criação do texto.” Necessitamos descobrir na narrativa bíblica o mais importante: a revelação do amor de Deus por nós!

Acompanhe na próxima edição mais um capítulo do nosso Curso Bíblico.

Curso Bíblico

proclamada, os Anjos vêm. Na Inglaterra desde o ano 800 acontecia uma festa dedicada

aos Anjos da Guarda e a partir do ano 1111 surgiu uma linda oração. Aprendamos e rezemos esta quase milenar prece: “Anjo do Senhor - que por ordem da piedosa providência Divina, sois meu guardião - guardai-me neste dia (tarde ou noite); iluminai meu entendimento; dirigi meus afetos; governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao meu Deus e Senhor. Amém”.

Os santos Anjos da Guarda

O mês de outubro é considerado como Mês do Rosário. Mas, também é um mês especialmente dedicado às orações pelas Obras Missionárias da Igreja. Como o tema da missão está presente nos pensamentos do Concílio Vaticano II?

Este tema é tratado de maneira especial no Decreto “Ad Gentes” (AG). Este decreto faz delinear os princípios da ação missionária da Igreja Católica nos tempos atuais e, ao mesmo tempo, vem recordar a todos os batizados que eles fazem parte da Igreja, que é por sua natureza, missionária. O assunto das Missões foi amplamente discutido e só depois de oito revisões foi aprovado pelo Concílio, em 1965.

O Concílio lembra que em obediência “ao mandato de Cristo” e movida pela graça e caridade do Espírito Santo, a Igreja cumpre sua missão quando em ato pleno se faz presente a todos os homens ou povos, a fim de levá-los à fé, à liberdade e à paz de Cristo, pelo exemplo de vida, pela pregação, pelos sacramentos e demais meios da graça. A missão evangelizadora da Igreja é considerada como dever e direito sagrado. “Por isso, a atividade missionária hoje como sempre conserva íntegra sua força e necessidade” (AG, n. 7).

Alguns documentos Pós-Conciliares desenvolveram mais ainda este tema sob alguns

Conhecendo mais o Concílio Vaticano II

aspectos específicos. Entre eles merecem destaque: a Exortação Apostólica do Papa Paulo VI, Evangelii Nunciandi (EN), sobre a evangelização no mundo contemporâneo, e a Carta Encíclica Redemptoris Missio (RM.), do Papa João Paulo II, sobre a validade permanente do mandato missionário.

No contexto Latino-Americano a questão da missão foi apresentada especialmente nas Conclusões da Conferência do Episcopado Latino Americano realizado em Puebla, em 1979: Evangelização no presente e no futuro da América Latina.

No Brasil, a dimensão missionária e evangelizadora sempre esteve fortemente presente nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora e nos projetos específicos, como por exemplo, no Projeto Nacional de Evangelização.

E você, considera-se um missionário/evangelizador? Esta vocação e esta incumbência lhe foram conferidas pela consagração batismal. De que maneira você vive e exerce esta vocação missionária na família, na comunidade eclesial, no escritório, no trabalho, na universidade, no lazer, no trânsito nosso de cada dia? Ou talvez você esteja indiferente a ela?

“Pois não podemos, nós, deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (At 4, 20).

O Decreto Ad Gentes PARTE 02Pe. Cristóvão Dworak, CSsR

Oração de Invocação ao Espírito Santo

Espírito Santo, vem sobre o meu coração nesse dia. Em nome de Jesus, enche-me com o amor que vem do Pai e ajuda-me a ter medidas largas de tolerância e compreensão com meus irmãos.

Veja oração completa no blog da paróquia.

Page 5: Jornal de Outubro

4 4 4

5 O RESSUSCITADO N. 103

5 5 5

Minha Trajetória na Paróquia...Em 1980 na pequena

capela do ISBA, uma jovem começou a dedicar sua vida para a construção da nossa Igreja Matriz: Lêda Cortizo e seu esposo Lino Caminã, fizeram o 2º Encontro de Casais com Cristo, e nunca mais abandonaram a nossa Igreja. Naquela época existiam poucas pastorais e a partir de 1983, Pe Ceslau e os poucos casais que lá frequentavam, começaram a dar corpo a nossa Paróquia. Lêda passou por várias pastorais: Saúde, Pastoral Familiar, ECC, Pastoral do Dízimo, Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão, Equipe de Eventos e várias outras. Hoje com muito orgulho é serva do Senhor. Um momento de alegria vivido foi quando levou a pedra fundamental do ISBA para o lugar onde hoje é a Igreja Matriz.

Nossa paroquiana tem cinco filhos e todos são filhos da paróquia. Seu sempre companheiro, Lino Caminã, com quem viveu 37 anos, foi para o céu em 2003.

Hoje vê a paroquia muito grande em todos os setores. Sente orgulho em estar atuando. Não faz nenhum serviço fora da Igreja e vive exclusivamente para a Paróquia da Ressurreição do Senhor, seus filhos e netos. No último mês Lêda Maria Cintra Cortizo teve mais um momento feliz: o nascimento de mais um neto.

Ide e anunciai!Pe. Tadeu Pawik CSsR

Veja o destaque

Outubro é dedicado tradicionalmente às Santas Missões, e mais uma vez nos desperta para a tarefa da evangelização.

Nós, católicos, encontramos Jesus no Batismo, na Bíblia, na Eucaristia, na comunidade e nas nossas devoções. Estes encontros nos dão alegria interior, esta alegria e o privilégio de encontrá-Lo, devemos compartilhar com os outros. Por isso, o discípulo de Jesus deve ser missionário. O recado de Jesus para aqueles que têm fé e o amam é claro: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos” (Mt 28,19). O próprio Jesus é missionário do Pai. “Esta doutrina não é minha, mas daquele que me enviou” (Jo 7,16).

Somos discípulos de Jesus, chamados e revestidos da Sua mesma missão!

O anúncio missionário precisa passar de pessoa a pessoa, de casa em casa, de comunidade em comunidade. (DAP nº 550)

É preciso sair do egocentrismo da nossa natureza, do individualismo de não querer dividir o sentido da vida que encontramos em Cristo e na comunidade eclesial. Nós sabemos que Deus é Pai, mas e os outros que

não conhecem essa consoladora verdade? Nós sabemos que o Filho veio ao mundo para nos revelar o Pai e nos fazer filhos Seus... E os outros? Nós temos o que comer... E os outros? Todo tipo de “capitalismo religioso”, o só querer para si, é antievangélico e anticatólico. Jesus disse: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

Quais são as obras dos discípulos e missionários de Jesus? Levar a boa notícia de Jesus, testemunhar, profetizar, projetar nas praças das grandes cidades, nos bairros pobres, nos hospitais, nas prisões... Trancamos o

Evangelho dentro dos muros, nos consolamos com certas devoções emocionalistas, ficamos satisfeitos com nosso grupinho fechado que nos dá segurança psicológica. Mas cadê a missão? A característica da vida missionária é: Sair – Andar - Entrar. “Eu vim trazer fogo a terra” declara Jesus: “E como gostaria que já estivesse aceso!” (Lc 12,49). Você não será verdadeiramente católico se não sentir o mundo inteiro bater no seu coração de cristão. Vamos atear o fogo do Evangelho nos quatro cantos do mundo!

O advogado de Deus No dia dedicado a Santo Afonso, 1º

de agosto, padre Aloísio Mota lembrou a história do grande missionário e fundador da Congregação do Santíssimo Redentor.

“Desiludido com o mundo, após perder, como advogado, uma causa “comprada” pelo seu oponente, o jovem Afonso doou seus pertences profissionais, incorporou Maria ao nome e iniciou sua missão em um hospital cujas pessoas não tinham mais cura. Compadecido com o sofrimento humano, aos 30 anos, tornou-se padre pedindo para ir aonde ninguém mais queria servir: o interior. Em 1732, junto com cinco jovens fundou a Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas), para evangelizar os mais pobres e abandonados... Essa geração de padres que aqui trabalha é fruto do suor de muito outros, que também abraçaram a missão e causa do Advogado de Deus, Santo Afonso”, destacou o padre.

Sta Terezinha Santa Teresinha do Menino Jesus nasceu

em Alençon (França) em 1873 e morreu no ano de 1897. O mais profundo desejo do coração de Santa Teresinha era ter sido missionária. Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus pelos missionários, pela salvação das almas e intenções da Igreja.

Entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas em Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII.

Santa Teresinha, padroeira das missões, intercede junto a Jesus por todos os missionários e missionárias, por aqueles que deixam suas famílias para anunciar o Evangelho em terras distantes. Para que possamos entender que todo cristão é chamado a ser missionário em sua própria família, em sua escola, em seu trabalho. Anunciar, evangelizar, espalhando a boa notícia de Jesus é tarefa de todos!

Santo Afonso

Page 6: Jornal de Outubro

O RESSUSCITADO N. 103

6 6 6

6

7 7 7

01 Antônio Danilo Machado de Carvalho01 Cícero Mendes de Oliveira Neto02 Nelinelsa Oliveira Freitas03 Dulcinéa Previtera Passos de Souza03 Mylvio Mendes de Oliveira 05 Maria Emília Andrade Sampaio06 Epifânio José Pereira Filho06 Ednancy de Lima Cesar06 Romilda Reis Luz Caetano07 André Fernando Bassan Teixeira08 Thauanne Dundas dos Santos09 Antônio Jorge Alves Badaró11 Jorge Luiz Ferreira do Monte11 Maria Lúcia M. Batista 11 Silvana Andréa da Silva Lima12 Francisca A. Santos Figueiredo 12 Percival José Ramos da Silva 14 Brancelina Laura Juncal Pinheiro 15 Célia Cerqueira Valverde15 Eloisio Emerson Oliveira Correia

15 Tereza Fraga Limoeiro 16 Antônio de Pádua Melo Fortes 17 Júlio Cezar Perez Lacerda18 Claudemiro Carvalho Filho18 Dalva Silva Costa19 Margarida19 Maria da Conceição da Silva Reis22 Maria da Glória Andrade Pita 24 Antônio Carlos Lé Martini24 Luzia Galvão Ornelas 25 Hugo25 Crispina Maria Maia Carvalho Azevedo 26 Guilherval Barreto Martins26 Nadyr Andrade Moura 27 Maurisa dos Santos27 Hunaldo Fonsêca Costa 28 Maurizea29 Higino Bastos de Santana Filho30 Germana Santana dos Reis30 Maria Madalena F. de Jesus

Parabéns aos aniversariantes dizimistas da Paróquia da Ressurreição do Senhor do mês de outubro

Fique por dentro

Dedicação da Capela Nossa Senhora dos

Navegantes Missa especial para agradecer a Deus

pela Capela dedicada a Nossa Senhora dos Navegantes, no Alto da Sereia, aconteceu no dia 8 de setembro. A entronização da imagem restaurada da Padroeira, na missa presidida por nosso pároco, foi um momento marcante! A Comunidade está de Parabéns!

Matriz, Comunidades: Nossa Senhora Educadora (ISBA), Nossa Senhora dos Navegantes, Coração de Jesus e Coração de Maria.

Aniversário do nosso pároco Há 33 anos, na cidade de Stary

Sacz, região sul da Polônia, no dia 17 de outubro, nascia o menino Cristóvão Przychocki, que hoje é o nosso jovem Pastor. Cristóvão, filho de João e Maria, tem três irmãos e duas irmãs, cresceu numa família cristã, bem estruturada, formou-se em técnico de Gastronomia, trabalhou em restaurantes na Polônia e na Alemanha. Como faltava algo em seu coração, atendeu ao chamado de Jesus e ingressou na Congregação do Santíssimo Redentor, no ano de 2000.

COMO SURGIU Nª Sª APARECIDA?

Irene Canovas

Nª Sª de Fátima apareceu a 3 pastorinhos em Portugal. Nª Sª de Lourdes a Bernardete na França... São padroeiras desses países e seguem veneradas por todos. E no Brasil? Bem ... aqui foi assim:

...corriam mansas as águas do Rio Paraíba do Sul, em Guaratinguetá, São Paulo. Ano 1717. Três pescadores, Garcia, Alves e Pedroso não conseguiam pescar nenhum peixe. Prontos a desistir, um deles lançou uma derradeira rede. Nenhum peixe. Porém, surpreendentemente, viram que “pescaram” uma imagem. Era negra e vestia um manto azul. Estava sem a cabeça. Assustados, lançaram outra rede e, com esta “pescaram” a minúscula cabeça. Daí, os peixes abundaram.

Foi um milagre com superação de um forte ingrediente científico porque, pelo seu pequenino tamanho, a cabeça jamais poderia ter sido “pescada” com uma rede, cuja trama da malha era muito maior.

D. Pedro I, dias após a Proclamação da Independência do Brasil, consagrou o Brasil a Ela. Foi fundada a cidade de Aparecida que hoje abriga seu majestoso Santuário. Tornou-se a Padroeira do Brasil. Seu dia é 12 de outubro e, para coroar fato tão extraordinário, o governo brasileiro fez dele feriado nacional.

Nª Sª da Conceição Aparecida, milagrosa e amada por todos brasileiros, continue amparando o Brasil e todos seus devotos.

Iniciou seus estudos na Polônia. Em 2007 tornou-se diácono na Vice-

Província da Bahia, e em 2008 foi ordenado sacerdote na Polônia. Foi vigário em nossa paróquia por breve tempo, seguiu para a Equipe Missionária, serviu em Itabuna e retornou em fevereiro deste ano como nosso pároco.

Padre Cristóvão é um belo exemplo de sacerdócio missionário, servindo com

simplicidade e amor a Jesus, à Sua Igreja e ao povo de Deus.

Parabéns e felicidades Padre Cristóvão!

Page 7: Jornal de Outubro

6 6 6

7 O RESSUSCITADO N. 103

7 7 7

Confira

N o s s o e l e v a d o r e s t á subindo...!

A c o l o c a ç ã o do Elevador da nossa Igreja Matriz está sob a r e s p o n s a b i -lidade do CEP - Conselho E c o n ô m i c o da Paróquia, r ecen temente empossado. O nosso elevador

já está comprado, porém é necessário elaborar projetos para sua instalação - tanto arquitetônico, como elétrico. O Projeto Arquitetônico em estudo levará em consideração as implicações do acesso ao elevador nos vários pavimentos. O Projeto Elétrico a ser elaborado, só será possível a partir de um prévio cadastramento, minucioso e detalhado, de toda a instalação existente. O custo é muito alto, por isso abrimos uma conta exclusiva para a ajuda dos paroquianos.

Por isso, nos ajude. Sua doação pode ser feita através dos envelopes que estão sendo entregues, na secretaria da Paróquia ou ainda em depósito bancário direto na conta “do elevador”: Banco do Brasil - Agência 3462-2 conta corrente 11. 322-0

Brevemente o CEP estará fazendo uma prestação de contas detalhada de como está a obra.

Que o Cristo ressuscitado lhe cubra de graças!

Nosso elevador está subindo...!

O 30º Encontro de Casais com Cristo – ECC – da Paróquia Ressurreição do Senhor foi um sucesso! O ECC é um serviço em favor da evangelização das famílias. Mostra pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para o casal Chantel e Denilson o encontro foi uma benção: “O ECC para nós significou uma oportunidade de renova- ção de nós dois como casal e principalmente o reencontro de nossas vidas com Cristo”. Janaina Almeida, participante do 29º ECC, deixa um recado: “Aos casais que participaram: ainda que venha o cansaço, uma briguinha de vocês ou até mesmo uma chateação com alguém, NÃO DESANIMEM! Pensem que o propósito que fez vocês estarem ali, está acima de qualquer coisa”.

Santa e Roque Figueirêdo (abaixo)participaram desde o 1º (ECC) da nossa

Paróquia, em Junho de 1983. Com muita alegria e dispostos a continuar, o casal foi homenageado no último encontro.

A Paróquia da Ressurreição do Senhor recebeu a visita da Imagem Peregrina Auxiliar,

ECC supera expectativas

Visita da Imagem da Mãe Peregrina Auxiliar de Schoenstatt

Pe. Cristovão Dworak acolheu-a e presidiu belíssima Celebração Eucarística. Na Missa das Crianças presidida por Pe. Cristovão Przychocki, elas emocionaram a todos com singela homenagem prestada. Nosso pároco também conduziu lindo momento de louvor a Maria na véspera da despedida da Imagem. Agradecemos aos sacerdotes e a todos que ajudaram a acolher e rezar nestes dias. Graças aconteceram, nos diversos momentos de oração vivenciados nestes quatro dias!

Noivos vivem momentos fortes

23 jovens casais vivenciaram mais um Encontro para Noivos. Um momento marcante foi a interação dos noivos com Pe. Cristóvão que respondeu todas as perguntas. Silvana e Vítor disseram: “Hoje tivemos um dia no qual renovamos nossos sentimentos e a certeza de que a vida em família com Deus é gratificante”. Já Taísa e Gustavo aprenderam um pouco mais sobre o casamento: “Somos mais conscientes quanto à responsabilidade da família e enquanto noivos e futuros esposos”. Para Denise e Wagner, “o encontro proporcionou momentos de reflexão sobre a nossa constante comunhão com o Espírito Santo. A presença de Deus é fundamental”.

Um momento único, lindo e emocionante. Assim podemos relatar a missa comemorativa de 18 anos de criação da Comunidade Coração de Maria, no Alto de Ondina.

A Comunidade foi inaugurada em 13 de setembro de 1994, por Dom Lucas Moreira Neves, também estavam presentes os padres Pedro Maione e Carlos Chamisk (pároco na época). Participaram da construção da Capela: as Filhas do Coração de Maria, Padres Redentoristas e moradores da comunidade. A missa celebrada em Ação de Graças foi presidida pelo Pe Cristóvão Przychocki, que com muita unção, fez homilia associando Nossa Senhora com a missão e o carisma da Comunidade do Alto de Ondina. Deixou-nos sua palavra de confiança, estímulo e perseverança!

Festa na Comunidade Coração de Maria

Page 8: Jornal de Outubro

O RESSUSCITADO N. 103

8 8 8

8

9 9 9

Conheça mais

O PROFESSORIrene Canovas

Quem nunca teve um professor? Refiro-me ao professor oficial. Aquele que oficializa a formação do aluno rumo a um diploma. No Brasil o dia do professor é 15 de outubro,

dia da educadora Santa Teresa de Ávila. Importante registrar que em 15/12/1827, D. Pedro I baixou o decreto que criou o Ensino Fundamental. Obrigava cidades, vilas e lugarejos a terem escola das primeiras letras. Ideia revolucionária que, se cumprida, talvez não estaríamos na atual crise da educação.

Não muito distante, o professor era reconhecido pela sociedade. Era tão importante como o ar que se respira. Principalmente os de educação básica porque o trabalho com crianças, delicado, exigente é fundamental para a cultura do país.

Valorizar o professor brasileiro é resgatar a saúde cultural do Brasil que se encontra em estágio terminal.

De 12 a 14 de outubro, acontece na Paróquia Ressurreição do Senhor, Ondina, o Curso de Formação Litúrgico Musical em parceria com o Centro Missionário Redentorista (CMR). Confira a entrevista da pastoral de Comunicação com o Pe Cristóvão Dworak, palestrante do curso.

Pascom - Como o Senhor pretende trabalhar a questão de teologia, ritualidade e música?

Pe Cristõvão - Estes temas serão trabalhados em conjunto. No primeiro momento falaremos sobre o conteúdo teológico-litúrgico do Advento e do Natal, a partir das orações próprias do tempo, e da ritualidade. Faremos também a análise de principais cantos que são entoados nestes tempos. Na Igreja não se canta qualquer coisa, em qualquer momento. Tudo na liturgia tem o seu momento próprio.

Pascom - Esta oficina será somente para cantos do tempo de Advento e do Natal?

Pe - Sim, o objetivo deste curso é aprofundar a teologia, ritualidade, espiritualidade, canto e música do Ciclo do Natal. Estão previstos para o ano que vem outros cursos temáticos.

Pascom - Como será passada a técnica

vocal?

Pe - Será coordenado pela prof. Giuliana. Ela apresentará muitas técnicas

Curso de Canto

úteis ao desempenho vocal dos que cantam. Além disso, os participantes poderão levar para casa material de palestras, letras de cantos com partituras e um CD didático.

Pascom - O músico José Raimundo Galvão fará parte do curso?

Pe - Este curso será uma oportunidade muito boa para isso. E como convidado, ele apresentará em algum momento, uns dos seus cantos do Natal, alguns deles já

conhecidos e cantados em nossas comunidades.

Pascom - Como

as pessoas poderão participar?

Pe -São convidados a participar deste curso todos os que estão ativamente engajados

nas liturgias das nossas comunidades e os que

atuam em determinadas celebrações. Mas, é

indispensável a presença de todos que coordenam os grupos de cantos e os que tocam nas missas.

Pascom - Onde será o curso e qual a duração?

Pe -O curso começará na sexta-feira, dia 12 de outubro, com a Missa da Solenidade de N. S. Aparecida, às 17h, na Igreja Matriz. No sábado, dia 13 de outubro, as atividades serão das 8h30 até às 17h, com o intervalo para o almoço. No domingo, dia 14 de outubro, começará às 8h30 e terminará com a entrega dos certificados de participação, às 14h30.

ERRATAS• Na última edição saiu erro sobre a

quantidade de livros na Bíblia, o correto é: A Bíblia é composta de 73 livros, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento.

• Na Edição nº101, Agosto/12, na nota apresentando o novo Conselho Econômico Paroquial (CEP), leia-se: O Conselho, de acordo com as metas eleitas na Assembleia Paroquial administra a vida financeira da Paróquia. O CEP tem ação consultiva e não deliberativa.

Foto do Curso de Formação Litúrgico Musical em Registro, SP, 2011

Page 9: Jornal de Outubro

8 8 8

9 O RESSUSCITADO N. 103

9 9 9

Complemento Especial

Turma JovemO RESSUSCITADO N. 103

Passeio com as Crianças

No dia 6 de outubro, as crianças da Catequese, junto com seus familiares, farão um passeio para Jauá. Será um momento de confraternização.

Os crismandos realizaram Encontrão cujo tema “A experiência da oração” proporcionou no mês passado, um fecundo aprofundamento. “A oração é a fraqueza de Deus” foi o lema que padre Aloísio Mota, nosso orientador espiritual, desenvolveu. Partilhamos testemunhos de fé, amadurecimento e perseverança.

O Rotaract Club Bahia Norte realizou, em 16/09, visita ao Centro Dourado da Fraternidade, localizado em Alto de Coutos. Além dos integrantes do clube, o médico Bruno Borges, estudantes de Medicina que fazem parte da LAIA (Liga Acadêmica de Infectologia Aplicada da Bahia) e outros amigos estavam presentes. Houve atendimento médico e a entrega do leite em pó arrecadado pelo clube, no seminário “Reciclagem: Preservação e Rentabilidade”. Além disso, foram feitas visitas nas casas que integram o local, com o intuito de conversar e dar carinho aos idosos.

Visita ao Centro Dourado da Fraternidade ENCONTRÃO

com os Crismandos

Desfile daPrimavera

As crianças das nossas Comunidades participaram do Desfile da Primavera, no dia 22

de setembro, na Comunidade Coração de Jesus. A motivação para o desfile é celebrar e agradecer a Deus pela chegada da Primavera, a estação das flores. As crianças usaram enfeites de flores e o

carro de som animou o desfile! Que as flores tornem nosso coração mais agradecido a

Deus por tanta beleza natural.

Entrega de Bíblias

Aproveitando o mês da Bíblia, a Pastoral Catequética, com

ajuda dos pais e da Pastoral Familiar, está presenteando com uma Bíblia toda criança da nossa Paróquia, que fará sua primeira comunhão neste ano. O intuito é ajudar nossas crianças na busca do Deus Verdadeiro! A entrega da Bíblia acontece nas missas dominicais das comunidades: já receberam a Palavra de Deus as crianças da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes e da

Comunidade Coração de Jesus. Dia 21 de outubro será a vez

da Comunidade Matriz, às 10h.

Retiro das Catequistas Padre Aloísio Mota dirigiu o retiro

das catequistas da nossa Paróquia no mês passado, no Centro Missionário dos Redentoristas (Barris). Foi um tempo proveitoso de reflexão sobre a missão dos catequistas, ele destacou a necessidade de se fazer a Pastoral da

Catequese com convicção. Citou Fl 3,12: “Não pretendo dizer que já alcancei (esta

meta) e que cheguei à perfeição. Não. Mas me empenho em conquistá-la, uma vez que

também eu fui conquistado por Jesus Cristo.” As catequistas participaram também de Encontro de Formação, com Padre Cristóvão Dworak.

Missa das Crianças Lembramos que todo segundo domingo, a

celebração das 17h na Igreja Matriz é voltada para nossas crianças. Pais, não percam a oportunidade de ajudá-las a descobrir a beleza da Santa Missa. A próxima será dia 14 de outubro, participar dela junto com seus filhos, é uma bela maneira de comemorar o Dia das Crianças!

Dia das nossas crianças No dia 12 de outubro comemoramos

também o dia das nossas crianças. Neste dia não esqueçamos que não são os presentes materiais que fazem uma criança essencialmente feliz, mas sim o amor e o respeito com que elas são tratadas. Dar presente e ignorar o resto, de nada vale. Ainda mais que presentes em demasia não correpondem à realidade brasileira, onde muitíssimas crianças morrem mesmo antes de nascer ou morrem por falta de alimentos. Que possamos colocar em suas vidas Jesus. Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas. Em verdade vos declaro: quem não receber o Reino de Deus como uma criancinha, nele não entrará.” (Lucas 18,15-17)

Page 10: Jornal de Outubro

O RESSUSCITADO N. 103

10 10 10

10

PINTE, BRINQUE, DIVIRTA-SE!

Complemento Especial O RESSUSCITADO N. 103