Jornal Diretriz - Edição 223

8
Paracambi, 20 a 26 de agosto de 2014 Paracambi, 20 a 26 de agosto de 2014 - Ano V - Edição nº 223 - Baixada e Centro Sul Fluminense - Site: www.jornaldiretriz.com.br - Telefone: (21) 3693-2716 / 98688-5513 - R$ 1,00 Flamengo e Botafogo fora da Zona de Rebaixamento na 15ª rodada Finalmente, o Flamengo fez gol fora de casa no campeonato brasileiro e conquistou uma vitória salvadora que o tirou da zona de rebaixamento depois de três meses e sete rodadas seguidas. O que uma graninha no bolso não faz! Depois dos jogadores e da comissão técnica terem parte dos seus salários atrasados pagos por botafoguenses milionários ligados ao clube, a equipe dirigida por Wagner Mancini se transformou completamente. Página 7 Fotos: Uol Esportes Editorial Bosco Diretor e editor E-mail: [email protected] Tel.: (21) 3693-2716 / 98688-5513 / 99380-7694 FAZENDO A DIFERENÇA (A coluna que apresenta anônimos que fazem a economia crescer) Coluna Página 5 Página 2 Paracambi em clima de festa neste domingo Confraternização entre o Grupo Sabadão e a Sociedade Esportiva Amigos do Futebol 2ª Encontro de Carros Tunados Competição entre a seleção da cidade e artistas Página 2 Página 8 Página 8 Pág. 4 Dilma Roussef lidera pesquisa a presidência Página 4 Seropédica realiza mais um Casamento Social Estado apoia programa de incentivo à agricultura familiar Foi lançado neste sá- bado (16/8) o programa Parceiro do Agricultor no Rio Gastronomia, festival que acontece no Jockey Club Brasileiro, na Gá- vea, até o dia 24 de agos- to. Apoiada pelo Governo do Estado e pela Prefei- tura do Rio, a iniciativa do Instituto Maniva em par- ceria com a Diretoria So- cioambiental do Sindica- to de Bares, Hotéis e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) preten- de incentivar a comercia- lização da produção agrí- cola orgânica fluminense. O objetivo é fortalecer o papel dos agricultores fa- miliares que, muitas ve- zes, têm dificuldades de vender diretamente seus produtos nos centros ur- banos. Página 8 Projeto Novo Cidadão recebe ampliação do Governo do Estado do Rio Show de solidariedade no Hospital da Posse Nas últimas 48 horas, a solidariedade de dezenas de voluntários como Patrícia Dias Silva (foto), fizeram com que o banco de sangue do Hospital Geral de Nova Iguaçu atingisse pela primeira vez este ano o chamado nível seguro, quando o estoque fica acima da capacidade. Página 5 Queimados realiza grandes obras em rios Página 4 Mesquita debate direito das crianças Foto: Francisco Filho Foto: Salvador Scofano Fotos: Irapuan Coutinho

description

 

Transcript of Jornal Diretriz - Edição 223

Page 1: Jornal Diretriz - Edição 223

Paracambi, 20 a 26 de agosto de 2014

Paracambi, 20 a 26 de agosto de 2014 - Ano V - Edição nº 223 - Baixada e Centro Sul Fluminense - Site: www.jornaldiretriz.com.br - Telefone: (21) 3693-2716 / 98688-5513 - R$ 1,00

Flamengo e Botafogo fora da Zona

de Rebaixamento na 15ª rodada

Finalmente, o Flamengo fez gol fora de casa no campeonato brasileiro e

conquistou uma vitória salvadora que o tirou da zona de rebaixamento depois

de três meses e sete rodadas seguidas.

O que uma graninha no bolso não faz! Depois dos jogadores e da comissão técnica

terem parte dos seus salários atrasados pagos por botafoguenses milionários ligados

ao clube, a equipe dirigida por Wagner Mancini se transformou completamente.

Página 7

Fotos: Uol Esportes

EditorialBosco

Diretor e editor

E-mail: [email protected]

Tel.: (21) 3693-2716 / 98688-5513 / 99380-7694

FAZENDO A DIFERENÇA(A coluna que apresenta anônimos que

fazem a economia crescer)

Coluna

Página 5

Página 2

Paracambi em clima defesta neste domingo

Confraternização entre o Grupo Sabadão e a

Sociedade Esportiva Amigos do Futebol

2ª Encontro de Carros Tunados

Competição entre a seleção da cidade e artistas

Página 2

Página 8

Página 8

Pág.4

Dilma Rousseflidera pesquisaa presidência

Página 4

Seropédica realiza maisum Casamento Social

Estado apoia programa de

incentivo à agricultura familiarFoi lançado neste sá-

bado (16/8) o programaParceiro do Agricultor noRio Gastronomia, festivalque acontece no JockeyClub Brasileiro, na Gá-vea, até o dia 24 de agos-to. Apoiada pelo Governodo Estado e pela Prefei-tura do Rio, a iniciativa doInstituto Maniva em par-ceria com a Diretoria So-cioambiental do Sindica-to de Bares, Hotéis eRestaurantes do Rio deJaneiro (SindRio) preten-de incentivar a comercia-lização da produção agrí-cola orgânica fluminense.O objetivo é fortalecer opapel dos agricultores fa-miliares que, muitas ve-zes, têm dificuldades devender diretamente seusprodutos nos centros ur-banos.

Página 8

Projeto Novo Cidadão recebe ampliaçãodo Governo do Estado do Rio

Show de solidariedadeno Hospital da Posse

Nas últimas 48 horas, a solidariedade de dezenas de

voluntários como Patrícia Dias Silva (foto), fizeram com

que o banco de sangue do Hospital Geral de Nova Iguaçu

atingisse pela primeira vez este ano o chamado nível seguro,

quando o estoque fica acima da capacidade. Página 5

Queimadosrealiza grandesobras em rios

Página 4

Mesquita debatedireito das crianças

Foto: Francisco Filho

Foto: Salvador Scofano

Fotos: Irapuan Coutinho

Page 2: Jornal Diretriz - Edição 223

Paracambi, 20 a 26 de agosto de 20142 PARACAMBI

“Lembramos que as opiniões expressas por terceiros por meio de entrevistas e declaraçõesnão representam, necessariamente, a opinião deste jornal.”

EXPEDIENTE

PUBLICAÇÃO SEMANAL / Tiragem: 20 mil exemplares

É vedado a União, Estados, Distrito Federal e Municípios instituir impostos sobre livros, jornais, periódicos. (Conforme artigo150, Inciso VI, Letra D, da Constituição Federal).

EDITOR E DIRETORJoão Bôsco de LimaRegistro Profissional: 35.340/RJ

FUNDADORGeraldo Pançardes

IMPRESSÃO: Gráfica Jornal do CommércioRua do Livramento, 189 - Cep 20.221-194

Rio de Janeiro RJ

Telefone geral: (21) 2223-8500

ADMINISTRAÇÃO e REDAÇÃOE-mail: [email protected] - Endereço:Estrada Alziro Zarur, 163, Centro - Paracambi/RJ -Cep 26600-000 - Telefone: (21) 3693-2716

Administrado por Gecapa EmpresaJornalística Ltda - CNPJ: 09.128.617/0001-61 COLABORADORES

Deo Teixeira - Registro Profissional: 27.567/RJ

Margareth Oliveira - Registro Profissional: 35.329/RJ

Irapuan Coutinho - Registro Profissional: 27.653/RJ

Joel Macedo - Registro Profissional: 18.932/RJ

DIAGRAMAÇÃOEliziane M.de Oliveira [email protected] - Registro Profissional: 27.638/RJ

Telefones: (21) 8688-5513 / 9380-7694

E-mail: [email protected]

Editorial BoscoDiretor e editor

E-mail: [email protected]

Tel.: (21) 3693-2716 / 98688-5513 / 99380-7694

LAGES:·Banca de Jornal da Jô (em frente aoLagiense);·Banca de Jornal na praça ( em frente aIgreja Católica);·Bar do Denil (próximo ao Hospital deLages;·Bar do Jorge (Bestoka) e Serginho (Próximo da estação de Lages).·Bar do Lagiense·Bar do Mirinho (Praça do Miro);·Estação ferroviária de Lages·Padaria do Paulo Benevenuto:·Padaria Doce e Vida:·Supermercado Berg’s (entrada pelaAvenida dos Operários);·Supermercado Berg’s (entrada pelaDominique Level).

CENTRO PARACAMBI:·Banca de Jornal na praça Cara Nova(começo da praça);·Banca de Jornal na praça Cara Nova(próximo a entrada do trem);

Caro amigo leitor:O Diretriz está disponibilizando gratuitamente a retirada do Jornal para leitura.

Será nos postos de nossos colaboradores nos seguintes endereços:·CDL – Paracambi;·Esporte Clu Tupy·Esporte Club Brasil Industrial;·Estação de ferroviária de Paracambi (Bardo João Tresse);·Mercadinho Útil e Sutil (final Avenida dosOperários);·Padaria do Sisinho (Avenida dos Operários).

JARDIM NOVA ERA:·Bar do Careca·Trem de Minas;·Bar do Dudu no BNH baixo

GUARAJUBA:·Padaria do Zezé;·Mercadinho do Alex.

CASCATA:·Trailer do Alex.

SABUGO:·Barbearia do Marcelino.·Padaria do Valverde.

PARACAMBI EM CLIMA DE FESTA NESTE DOMINGOParacambi, cidade da Baixada Fluminense, amanheceu em clima de festa

por todos os quatro cantos do município, no último dia 17 de agosto (domingo).As atrações atendiam todos os gostos, desde um jogo de futebol com a partici-pação de artistas globais a apresentação de carros potentes.

A Light S/A realizouuma partida de futebolamistosa entre a seleçãoda cidade e artistas da doseu elenco, entre eles:Bernardo Mesquita, JoséLoreto, Felipe Simas, ToniGarrido, Heitor Martinez,Patrick de Oliveira e Nico-

Tupy recebeu artistas globaisla Siri, no estádio do TupySport Club.

O presidente do Tupy,Luiz Alberto, o “Bebeto”,recebeu o público, que paraassistir a partida precisavadoar 01 quilo de alimentonão perecível.

A partida teve início com

Com o apoio da estru-tura dos órgãos governa-mentais, a SAMU cuidoudo atendimento aos pre-sentes. O DJ Buzina fi-cou responsável peloapoio de som.

Coube ao representan-te da Light, Camilo, entre-gar as quatro primeiras ge-

ladeiras das 1.650 previstaspara serem entregues às fa-mílias cadastradas nos pro-jetos Sócias da Light. Cadafamília receberá uma gela-deira nova, em substituiçãoà usada que será recicla-da pela Light, ocasionandouma economia de até 65%nos gastos de energia..

Confraternização em Lages

No bairro de Lagesaconteceu um churrascode confraternização en-

Carros Tunados no Espaço Lanari

Simul taneamente aooutros eventos, aconteciano Espaço Lanari, o 2ªEncontro de Carros Tuna-dos. Este evento aconte-ce todos os anos no 1ªdomingo após as festivi-dades de aniversário deemancipação política dacidade de Paracambi.

Segundo o organizadorWiliam, este encontro teveaproximadamente 3.000pessoas e cerca de 700 car-ros de som. Houve distribui-ção de brindes patrocinados

Praça do Miro em Lagesserá palco de grandeCruzada Evangélica

em Paracambi

Cantinho EcumênicoColuna

(Diretriz reserva este espaço a

todo e qualquer tipo de credo)

Cruzada Evangélica

Acontecerá neste dia 23de agosto, a partir das 08horas à 19 horas na praça doMiro em Lages, bairro da ci-dade Paracambi, grandecruzada evangélica. Esteevento será realizado pelaIgreja Evangélica Assem-bléia de Deus Petencostal “opoder que vence o mundo”.

Dentro das festividadeshaverá 4 horas de evange-lismo com a presença de90 missionários, peças delouvores e muito mais. Teráainda um show com o gru-po resgatando Almas deVila Isabel, os organizado-res são: Pastor presidenteSérgio L. Saldanha, Pastordirigente Marcos Aurélio edo coordenador DC LúcioFlavio. Desde já ficam to-dos convidados a participa-res deste ato religioso.

Visite nosso sitewww.jornaldiretriz.com.br

uma preliminar entre asequipes pré-mirim do pro-jeto Campeões do Futu-ro. As crianças, acompa-nhadas pelos seus treina-dores: André Célio- o“Kim” e José Augusto, res-pectivamente, deram umshow de garra.

Em seguida, foi inicia-do o jogo entre os artis-tas e a seleção do Tupy,arbitrada por Gerson Tor-res e seus auxiliares Car-los Eduardo e Jorge Al-berto. Toda a partida foijogada em um clima decamaradagem com em-pate de 2 a 2.

pelo comércio local e de ci-dades vizinhas. O ventoteve o apoio do Batalhão dePolícia Rodoviária e daEquipe T-Seg Controle.

Este acontecimentoteve também o objetivo de

arrecadar alimentos paradistribuição de famíliascarente, que arrecadoucerca de 1.200 quilos dealimentos que serão dis-tribuídos pela Ação Soci-al de Paracambi.

tre o Grupo Sabadão ea Sociedade EsportivaAmigos do Futebol ,

que tem como presi-dente o “Boquinha”, naPraça do Miro.

Fotos: Irapuan Coutinho

Page 3: Jornal Diretriz - Edição 223

Paracambi, 20 a 26 de agosto de 2014 3CDL- PARACAMBI

De Corpoe Alma

JULIANA

Garritano

Por

Certificação digital rende premiaçãoa Escritório de Contabilidade

A CDL NACIONAL emparceria com o Serviço deProteção ao Crédito Plus eparticipação da empresaBoavista Serviços S.A, lan-çou na Região os serviçosde certificação digital, ofe-recendo bons preços eatendimento personaliza-do. A aceitação por parteda classe empresarial e porgestores de outras ativida-des foi a melhor possível,principalmente, entre oscontadores distribuídospelos vários escritórios es-tabelecidos na BaixadaFluminense e até nas de-mais regiões do entorno.

Para essa última classelaborativa, a CDL Nacionale o SPCPlus criaram umamodalidade de incentivo

sob a forma de premiaçãopara os contadores (ouescritórios de contabilida-de), que consiste em pre-miar o contador que maiornúmero de certificaçõesalcançar em determinadoperíodo. Nesse sentido, apopular Contadora, Mariade Lourdes, do EscritórioN. S. de Lourdes, situadoem Paracambi, foi a pri-meira ganhadora.

O prêmio foi entregueoficialmente aquela profis-sional no último dia 14 deagosto, pela agente decertificação do SPCPlus,Andréa Freitas.

BREVE HISTÓRIA - OEscritório Nossa Senhorade Lourdes fica situado naAvenida dos Operários,

532, Centro. Através dosanos pela qualidade deseus serviços notabilizou-seno meio empresarial para-cambiense, tornando-se omaior e mais bem equipa-do escritório contábil da ci-dade. Seus serviços total-mente informatizados, con-tando com programas espe-cializados de uma geração.

Sua titular, a ContadoraCosta Rodrigues, inclusive édetentora de um troféu querecebeu do CRC – Conse-lho Regional de Contabilida-de, por 47 anos de profissão,sem registro de infração fis-cal ou ética profissional epelo brilhantismo de sua car-reira. Ainda nesse sentido,em 2013 foi agraciada como troféu e certificado TOP

BRAZIL QUALITY pelaqualidade de seus serviços– única empresa em Para-cambi a receber este reco-nhecimento de repercus-são nacional.

O QUE É CERTIFICA-DO DIGITAL – Trata-se deum documento eletrônicoutilizado nas transaçõescomerciais, troca de infor-mações e documentos,através da internet. Iden-tificando com segurançapessoas, empresas, siste-mas e informações nomundo digital, este pro-cesso conta com validadejurídica, garantindo àsmais variadas transaçõesonline. Funciona comouma espécie de identida-de de aplicação virtual.

Agente de certificação, Andréa Freitas, entrega a

premiação a contadora Maria de Lourdes.

Fo

to:

Div

ulg

ação

Presidenta DilmaRousseff sanciona

lei em favor deempregadosdomésticos

CONJUNTURA

IBGE aponta: vendas caemem junho no comércio

Após uma leve alta emmaio, as vendas do co-mércio varejista voltarama cair em junho, na com-paração com o mês ante-rior, segundo o InstitutoBrasileiro de Geografia eEstatística (IBGE),. A re-dução foi de 0,7% em re-lação ao mês anterior, opior desde desde maio de2012, quando a retraçãofoi de 0,8%. Comparadocom junho do ano passa-do, o comércio mostroualta de 0,8%.

O volume de vendascaiu em junho na maioriadas atividades pesquisa-das, destacando-se veí-

culos e motos, partes epeças (-12,9%), livros,jornais, revistas e pape-laria (-5,3%) e equipa-mentos e material paraescritório, informática ecomunicação (-4,2%),entre outros.

Em relação a junhode 2013, o varejo cres-ceu em metade dos se-tores. Outros artigos deuso pessoal e domésti-co tiveram alta de 7,9%;artigos farmacêuticos,médicos, ortopédicos ede perfumaria, de 7,7%e hipermercados, super-mercados, produtos ali-mentíc ios, bebidas e

fumo, de 0,5%. No entan-to, recuaram as vendasde livros, jornais, revistase papelar ia ( -12,1%);equipamentos e materiaispara escritório, informáti-ca e comunicação ( -7,0%) e tecidos, vestuá-rio e calçados (-2,5%).

Segundo os especialis-tas, um dos implicadorespara a queda das vendasfoi a realização da Copa doMundo. De acordo com oIBGE, a atividade de ou-tros artigos de uso pesso-al e doméstico exerceu omaior impacto sobre a taxado varejo. “Esta atividade,por englobar diversos seg-mentos (lojas de departa-mentos, ótica, joalheria,artigos esportivos, brin-quedos etc.) foi menos im-pactada pela redução dacarga horária comercialdecorrente da Copa doMundo”, segundo o IBGE.

No comércio varejistaampliado, que inclui o va-rejo e as atividades de ve-ículos, motos, partes e pe-ças e de material de cons-trução, o volume de ven-das ajustado sazonalmen-te recuou (-3,6%) em rela-ção ao mês anterior e tam-bém comparado a junhode 2013 (-6,1%).

A partir do dia 8 de agostoquem não registrar o empregadodoméstico em carteira com datade admissão e remuneração po-derá ser multado, pois entra emvigor a norma que consta na Lei12.964, sancionada em abril pelapresidenta Dilma Rousseff. A novalegislação previa 120 dias para osempregadores regularizarem a si-tuação dos domésticos. De acor-

362), deve ser dobrada, mas o va-lor pode ser reduzido se o empre-gador efetivar as anotações e re-colher as contribuições previden-ciárias voluntariamente.

“É importante deixar claro queo registro nunca é uma opção doempregado ou do empregador.Se a condição de empregado es-tiver presente, o registro é obri-gatório, conforme o código. Casonão haja fiscalização para identi-ficar a irregularidade, apenas como ajuizamento de ação trabalhis-ta por parte do doméstico serápossível identifica-la”, diz a advo-gada trabalhista Suely Mulky.

 A nova legislação não fazparte da chamada PEC das Do-mésticas, emenda constitucionalque amplia os direitos trabalhis-tas dos empregados domésticosno país, que ainda tem pontospendentes de regularização,como FGTS, seguro-desempre-go, férias e adicional noturno. Atéagora, apenas a regulação da jor-nada de trabalho de 44 horas se-manais e 8 horas diárias alteroua rotina de patrões e empregados,além do pagamento de horas ex-tras. A PEC foi aprovada há maisde um ano no Congresso Nacio-nal e desde então, está paradana Câmara dos Deputados.

 

 

do com entendimento da Justiça doTrabalho, o vínculo de emprego do-méstico é caracterizado quando otrabalho é exercido pelo menos trêsvezes por semana.

 Conforme o texto aprovado emnovembro do ano passado pela Câ-mara dos Deputados, a multa paraausência de registro na carteirapode passar de R$724, mesmo va-lor do mínimo em vigor. Segundo otexto, a norma estabelece como re-gra geral que as infrações previs-tas na Lei 5.859/1972, que trata dotrabalho doméstico, serão punidascom as mesmas multas previstasna Consolidação das Leis do Tra-balho (CLT). No caso da falta deregistro, a multa prevista no art. 52da CLT, de meio salário mínimo (R$

A porta do lado do carroEm entrevista dada pelo mé-

dico Dráuzio Varella, disse eleque a gente tem um nível de exi-gência absurdo em relação àvida; que queremos que absolu-tamente tudo dê certo, e que, àsvezes, por aborrecimentos míni-mos, somos capazes de passarum dia inteiro de cara amarrada.

E aí ele deu um exemplo tri-vial, que acontece todo dia navida da gente...

“É quando um vizinho es-taciona o carro muito encosta-do ao seu na garagem (oupode ser na vaga do estacio-namento do shopping). Em vezde simplesmente entrar pelaoutra porta, sair com o carro etratar da sua vida, você bufa,pragueja, esperneia e estragao que resta do seu dia.

Eu acho que esta história dedois carros alinhados, impedin-do a abertura da porta do moto-rista, é um bom exemplo do quetorna a vida de algumas pesso-as melhor, e de outras, pior.

Tem gente que tem a vida

muito parecida com a de seus ami-gos, mas não entende por que elesparecem ser tão mais felizes.

Será que nada dá errado pra eles?Dá aos montes. É que, para eles, en-trar pela porta do lado, uma vez ououtra, não faz a menor diferença.

O que não falta neste mun-do é gente que se acha o últi-mo biscoito do pacote. Que "au-dácia" contrariá-los!

São aqueles que nunca ouvi-ram falar em saídas de emergên-cia: fincam o pé, compram brigae não deixam barato.

Alguém aí falou em comple-xo de perseguição? Justamente.O mundo versus eles.

Eu entro muito pela outra por-ta, e às vezes saio por ela tam-bém. É incômodo, tem um freiode mão no meio do caminho, masé um problema solúvel.

E como esse, a maioria dosnossos problemões podem serresolvidos assim, rapidinho.Basta um telefonema, um e-mail, um pedido de desculpas,um deixar barato.

Eu ando deixando de graça...Pra ser sincero, vinte e qua-

tro horas têm sido pouco paratudo o que eu tenho que fazer,então não vou perder ainda maistempo ficando mal-humorado.

Se eu procurar, vou encontrardezenas de situações irritantes egente idem; pilhas de pessoasque vão atrasar meu dia. Entãoeu uso a "porta do lado" e vou tra-tar do que é importante de fato.

Eis a chave do mistério, a fór-mula da felicidade, o elixir dobom humor, a razão porque pa-rece que tão pouca coisa na vidados outros dá errado.

Quando os desacertos davida ameaçarem o seu bom hu-mor, não estrague o seudia...Use a porta do lado e man-tenha a sua harmonia.

Lembre-se, o humor é conta-giante - para o bem e para o mal -portanto, sorria, e contagie todosao seu redor com a sua alegria.

A "Porta do lado" pode ser umaboa entrada ou uma boa saída...”

Experimente!!!

Page 4: Jornal Diretriz - Edição 223

Paracambi, 20 a 26 de agosto de 20144 QUEIMADOS

Implante Mais - Centro - ParacambiTel.: 2683-1945 - Quintas e Sextas das 9h as 18h

Consultório Dr Roberto - Lages -ParacambiTel.: 3693-3894 - Quartas a partir das 16h

Dr. João VitorCRO 35.659

GM Odonto - Presidente Juscelino - MesquitaTel: (21) 2696-8115 - Atendimento aos sábados quinzenalmente

Queimados realiza grandes obras em riosRios Camorim e Abel ganham canalização e urbanização. Investimentos

ultrapassam os 100 milhões de reais

As chuvas de dezembro de2013, ainda não saíram dalembrança de milhares demoradores de Queimados, naBaixada Fluminense. A maiorchuva dos últimos 50 anosdeixou marcas profundas nalocalidade e, há tempos, aPrefeitura vem trabalhandopara evitar novas tragédias. Eo governo não tem medidoesforços. Com a aproximaçãodo período das chuvas, oscuidados são redobrados. Eapós a canalização e urbani-zação de parte do Rio Abel,uma obra mais ousada estásendo realizada no Rio Camo-rim, no Bairro Fanchem.

Em 2012, Foram mais de36 milhões de reais investidosem um projeto ousado quemudou a vida de muitas famí-

Fotos: Leandro Machado

lias em Queimados. A canali-zação e urbanização de maisde dois quilômetros do RioAbel contaram com a constru-ção, até o momento, de cinconovas pontes para melhorar aacessibilidade dos queima-denses. A conclusão da obrabeneficiou moradores do Cen-tro até o bairro São Roque.

Nas trágicas chuvas dedezembro, as obras do cen-tro já haviam sido concluídase o engenheiro civil SauloRahal afirmou que os estra-gos poderiam ser maiores:“A partir do momento que fi-zemos as contenções late-rais e redimensionamos ocanal, permitimos o escoa-mento de uma vazão maiorde água, possibilitando a re-dução de novas enchentes amontante do canal. Paralela-mente a isso, colocamosmuros de gabiões dentro docanal com cinco metros dealtura e uma largura de 11metros, possibilitando o es-coamento da água da regiãocentral da cidade. O Canaltinha em média antes da re-alização da obra, quatro me-tros de largura. Aumentamosem 7 metros. Se não tivesseessa obra, a região central dacidade ficaria embaixo d’água", disse na época.

“Não quero passar momen-tos como aqueles novamente”

Um dos que mais sofreramcom as tragédias causadas pe-las chuvas foi o Prefeito deQueimados Max Lemos. Se-gundo o gestor, o governo mu-nicipal não está medindo esfor-ços para evitar outros momen-tos ruins: “Estamos trabalhan-do todos os dias para não pas-sarmos por outras situaçõescomo aquelas. Sabemos que osfenômenos da natureza são im-previsíveis, mas temos que fa-zer a nossa parte. Não queropassar por situações de horrornovamente”, disse o prefeito.

Para evitar o pior, a canali-zação e urbanização do RioCamorim, no Fanchem, estãoa todo vapor. O projeto de revi-talização inserido no Programado Governo do Estado, “So-mando Forças”, está orçadoem quase R$ 70 milhões, e oinvestimento inclui a revitaliza-ção e arborização das mar-gens, com construção de áre-as de lazer: duas praças, pistade skate, quadra poliesportiva,

ciclovia no entorno, três pas-sarelas, pontes de acesso,paisagismo e estação de tra-tamento de esgoto.

Serão canalizados 1,8quilômetros de rio. Ao todo,serão construídas cinco pon-tes com o objetivo de facili-tar o trânsito de pedestres ede veículos entre os bairrosFanchem, Paraíso e Centro.A canalização consiste nalimpeza dos trechos de ero-são, colocação de muros degabião e na concretagem daencosta do rio e a constru-ção de uma ciclovia no en-torno. O objetivo maior dacanalização é evitar enchen-tes e transbordamentos. Aprevisão de conclusão émarço de 2015.

O Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer(GAPC) entidade sem fins lucrativos que ofereceatendimento gratuito aos portadores de câncer semrecursos próprios em toda região do Sul Fluminen-se e vem constantemente trabalhando em campa-nhas preventivas e de alerta à população quantoàs possibilidades de se prevenir do câncer, tendomelhor qualidade de vida realiza no mês de agostoum Festival de Caldos com o objetivo de ajudar acampanha de inverno dos pacientes.

A campanha já vem sendo realizada nas unida-des de Volta Redonda e Resende com entrega de110 kits de inverno, será aberta ao público com esti-mativa de 300 pessoas, os convites serão vendidosa R$ 15,00. Quem adquirir o convite poderá desfru-tar de três variados caldos além de música ao vivo.

Grupo Apoio Pessoascom Cancêr realizaFestival de Caldos

A noite de sábado, 16de agosto, sem dúvidaserá inesquecível para 16moradores de Seropédi-ca. A Prefeitura, atravésda Secretaria de Assis-tência Social e DireitosHumanos (SMASDH), eda Secretaria de Educa-ção, Cultura e Esporte(SMECE), realizou na Es-cola Municipal José Ma-ria de Brito, no bairro

Seropédica realiza mais um Casamento SocialOITO CASAIS E UM SONHO

Canto do Rio, o 3º Casa-mento Social deste ano.

Estiveram presentes nacerimônia o Prefeito Martina-zzo, a Secretária de Educa-ção, Cultura e Esporte, Lú-cia Baroni, e o Secretário deAssistência Social e DireitosHumanos, Brunno Garbocci,personalidades assíduasneste tipo de evento.

Foram selados os matri-mônios de oito casais, ten-

do cada casal o direito deter um par de padrinhos.Toda a cerimônia foi pla-nejada e ornamentadapelo Departamento deEventos da SMECE, quecontou com o auxílio de17 alunos do curso de Ho-telaria do CTUR (ColégioTécnico da UniversidadeFederal Rural do Rio deJaneiro). Através de umaparceria entre a Prefeitu-ra e o CTUR este tipo de

atividade contabiliza horasde estágio para os alunos.

A cerimônia contou comum diferencial, a tradicio-nal Marcha Nupcial foi en-toada de forma acústica,ao vivo, ao som do violãoe da flauta. Os noivos ain-da foram agraciados comuma apresentação da can-tora Andressa Santos, quecantou sucessos do reper-tório gospel, como, “PorToda a Vida” (Grupo Voi-ces) e “Que Bom VocêChegou” (Bruna Karla).

Após a entrega das ali-anças o violão e a flautavoltaram a aparecer, aosom instrumental de “FicoAssim Sem Você” (do can-tor Buchecha), emociona-dos, os noivos se confrater-nizaram e posaram para fo-tos ao lado de seus famili-ares, logo após encerrou-se o cerimonial com umaoração feita pelo Pr. AlexFontes. Todos os casais fo-ram presenteados pelaPrefeitura de Seropédica.

“Estou muito agradeci-da por essa iniciativa daPrefeitura, o Prefeito Mar-tinazzo proporcionou ummomento muito feliz paratoda a minha família. Vivocom meu marido há 20anos e só agora tive aoportunidade de casar ver-dadeiramente, tanto euquanto ele estamos muitofelizes”, disse Janete No-ronha (que se casou comAnderson Santos).

Fotos: Brunno Rangel

Pesquisa segundo Data Folha:Dilma Rousseff continua na

liderança na corrida presidencial

Pesquisa feita peloDatafolha nos dias 14e 15 de agosto apontaDilma Rousseff (PT) naliderança pela corridaeleitoral a presidênciada Republica com 36%das intenções de voto,seguida de Marina Sil-va (PSB), com 21%, eAécio Neves (PSDB),com 20%, bem como,

a avaliação do gover-no sob o comanda dapresidenta

Esta foi a primeirapesquisa que inclui umcenário em que a ex-senadora Marina Silvaé o possível nome doPSB no lugar do ex-governador EduardoCampos, que morreuna quarta-feira (13),

candidata substituta, maslideranças dão a escolhacomo certa.

em um acidente deavião. O PSB ainda nãodefiniu se Marina será a

Page 5: Jornal Diretriz - Edição 223

Paracambi, 20 a 26 de agosto de 2014 5NOVA IGUAÇU,PARACAMBIe VALENÇA

José Roberto Macedo – Paracambi

FAZENDO A DIFERENÇA

(A coluna que apresenta anônimosque fazem a economia crescer)

Coluna

A rotina do vendedor José Ro-berto consiste em acordar cedo

José Roberto vai duas vezes por se-mana ao Ceasa para comprar o milho.De posse do seu produto. Diariamentecomeça a debulhá-lo de manhã parano início da tarde estar pronto para per-correr com seu carrinho os bairros doSabugo, Centro, Lages e Guarajuba,este último local onde mora.

Orgulhoso do seu empreendimento,José conta que graças a esse trabalhosustenta a casa e também será atra-vés dele que suas filhas terão condi-ções de cursar uma faculdade futura-mente. A mais velha, de 19 anos estáse preparando para ano que vem in-gressar no mundo universitário e Joséconta com a venda do milho para cus-tear seus estudos.

para preparar o produ-to que irá vender. JoséRoberto vende milhocozido pelas ruas deParacambi.

Tudo começou em1994 quando seu irmãocomprou de um vende-dor de Japeri o primei-ro carrinho para cozi-nhar o milho. Logo de-pois, o vendedor podecomprar seu própriocarrinho e passar a tra-balhar para si mesmo.

Nesses vinte anos,

Show de solidariedadeno Hospital da Posse

Nas últimas 48 horas, asolidariedade de dezenas devoluntários fizeram com que obanco de sangue do HospitalGeral de Nova Iguaçu (HGNI/Hospital da Posse) atingissepela primeira vez este ano ochamado nível seguro, quan-do o estoque fica acima dacapacidade. De terça-feira(12/08) até o fim da tarde des-

Foto: Fernanda Rodrigues/Semus

ta sexta-feira (15), 185 bolsasde sangue haviam sido coleta-das, mais que o triplo do nú-mero de doações diárias.

De acordo com o diretorgeral da unidade, Joé Seste-llo, o aumento ocorreu em fun-ção da mobilização dos ami-gos e familiares de alguns pa-cientes internados na unidadee que serão submetidos a ci-

rurgias, entre eles, JeffersonDouglas Lucena Loureiro, de23 anos, filho do vereador deNova Iguaçu, Marcelinho Ami-go das Crianças (PTN). Jeffer-son foi baleado no sábado (9)à noite no bairro Monte Líba-no, em Nova Iguaçu. O inci-dente sensibilizou os amigospara a doação de sangue.

"Acho muito importante às

pessoas compreenderem quedoando sangue estão salvan-do vidas. Essa procura regis-trada nos três últimos dias dei-xará nosso estoque abasteci-do pelas próximas semanas,mas é fundamental que asdoações sejam permanen-tes", explica o diretor da uni-dade, dizendo que por mêssão coletadas de 350 a 400bolsas, enquanto o ideal são600. Segundo Sestello, o san-gue coletado é utilizado nascirurgias de emergência etambém nas eletivas.

Doadora há mais de doisanos, a secretária PatríciaDias Silva, de 36 anos, foiuma das que compareceu àunidade para o ato de solida-riedade. “Meu amigo precisade doadores do tipo O – (ne-gativo) e o meu é A + (positi-vo). Mesmo o meu sanguenão sendo compatível com odele, outras pessoas que es-tão em situações parecidastambém precisam e por issodecidir vir. É um gesto tão sim-ples, rápido e seguro”, afir-mou Patrícia.

O secretário municipal deSaúde, Luiz Antônio TeixeiraJúnior, também destacou aimportância de doar sangue.“É um ato de solidariedade,um gesto de amor ao próxi-mo, por isso, precisamos con-tar sempre com a participaçãode todos. O prefeito NelsonBornier tem investido na aqui-sição de novos aparelhos e

equipamentos para o hospitalda Posse. Esse investimentotorna os procedimentos cirúr-gicos cada vez menos invasi-vos e mais seguros, porém, ofluxo de atendimento no Hos-pital da Posse, maior emer-gência da Baixada, é muitogrande, com uma média de500 cirurgias/mês. Manter oestoque de sangue abasteci-do é um desafio para todosnós, gestores e sociedade”,afirma.

O Banco de Sangue doHospital da Posse é o únicopúblico ligado ao Instituto Es-tadual de Hematologia (Hemo-rio). Em maio deste ano, elefoi integrado ao sistema onli-ne que convoca doadores desangue por meio de alertaspelo Twitter e pelo celular atra-vés de mensagem. O alerta éenviado às pessoas que se ca-

dastram no site do Hemoriosempre que o estoque estiverbaixo.

No HGNI o banco de san-gue funciona de segunda asexta-feira, de 7h30 às 12h30,na Avenida Henrique DuqueEstrada Mayer, 953, Posse,Nova Iguaçu. Para ser um do-ador é preciso estar bem desaúde, não precisa de jejum,sendo necessário apenas nãoingerir bebida alcoólica e co-mida gordurosa um dia antesde doar, trazer um documen-to oficial de identidade comfoto, ter entre 16 e 68 anos epesar mais de 50 quilos. Jo-vens com 16 e 17 anos sópodem doar com autorizaçãodos pais ou responsáveis. Omodelo da declaração podeser adquirido através do sitedo Hemorio –www.hemorio.rj.gov.br.

Capacitação do novo sistema deProtocolo da Prefeitura de Valença

Bombeiros de Paracambi em ação

Um incêndio iniciado porvolta das 16 horas, no dia 12de agosto, nos morros próxi-mos ao posto BR (RJ-127) eresidências próximas ao Es-paço Lanari, em Lages-Para-cambi, se alastrou pela vege-tação sêca assustando os

Foi realizado na tardede quarta-feira (13) noauditório da PREVI umacapacitação dos servido-res municipais no novosistema de informática daprefeitura. O curso foi mi-nistrado pela Sra. Gislai-ne Rodrigues da empre-sa Custom responsávelpor implantar o novo sis-tema, que demonstrou asnovas funcionalidades ecomo será o acesso.

moradores locais que logo aci-onaram os bombeiros do Des-tacamento 3/4 de Paracambi.

Assim que acionados, aequipe sob o comando do 1ºSgt George, auxiliado pelo 2ºSgt Lemos, partiu para a áreaincendiada e iniciou os traba-

lhos de contenção do fogo uti-lizando água e abafadores.

O trabalho durou cerca dequatro horas e só foi encerradoquando os bombeiros debela-ram todos os focos de incêndio,garantindo a segurança dosmoradores e das residências.

Fotos: Irapuan Coutinho

Page 6: Jornal Diretriz - Edição 223

Paracambi, 20 a 26 de agosto de 20146 ENCARTE DOSUPERMERCADO

BERG’S

Page 7: Jornal Diretriz - Edição 223

Paracambi, 20 a 26 de agosto de 2014 7ESPORTES

Flamengo acha um gol, ganha fora de casa,e sai da zona de rebaixamento

Finalmente, o Flamengofez gol fora de casa no cam-peonato brasileiro e conquis-tou uma vitória salvadora queo tirou da zona de rebaixamen-to depois de três meses e seterodadas seguidas. Com a vi-tória sobre o Coritiba, com golde Everton, o Mengão saltoupara o 14º lugar, deixando orival do último domingo na lan-terna do Brasileirão.

Apesar do baixo nível técni-co, a partida foi marcada porlances dramáticos, muitos golsperdidos, e com o Coritiba pres-sionando o segundo tempo in-teiro para evitar mais uma der-rota. Mas a defesa do Flamen-go, mesmo desfalcada, soubese defender bem, se aprovei-tando da ausência do craqueAlex e do baixo rendimento doCoxa em seu estádio (três em-pates e três derrotas). O timeque perdeu do Flamengo nem

Botafogo domina Flu, ganha de2x0 e respira no campeonatoO que uma graninha no

bolso não faz! Depois dos jo-gadores e da comissão técni-ca terem parte dos seus salá-rios atrasados pagos por bo-tafoguenses milionários liga-dos ao clube, a equipe dirigi-da por Wagner Mancini setransformou completamente.O Botafogo brilhou no estádio

BRASILEIRÃO

parecia o time valente e bemorganizado que deu sufoco noFluminense há apenas umasemana no Maracanã, arran-cando um empate e compli-cando a vida do tricolor cario-ca no campeonato.

Fora da Zona e com 16 pon-tos ganhos, o time de Vander-lei Luxemburgo enfrenta o Atlé-tico Mineiro nesta quarta, noMaracanã, e se vencer podecomeçar a sonhar com algumacoisa neste campeonato.

Everton é abraçado após marcar o único gol na vitória do Flamengo

Mané Garricha em Brasília ejogando com garra e vontadede vencer, dominou o jogo in-teiro e derrotou o Fluminensepor 2x0 com gols de Daniel eZeballos, aos 19’ e 22’ do se-gundo tempo.

A volta de “Tanque” Fer-reyra fez muito bem ao alvine-gro que não sentiu a falta de

Emerson Sheik, suspenso. Oargentino deu muito trabalhopara a desorganizada defe-sa tricolor e ainda cruzou daponta direita, fora de suas ca-racterísticas, para Zeballoscompletar para a rede. O ata-cante paraguaio, além de fa-zer o segundo gol, deu o pas-se para Daniel fazer o primei-ro, e foi o destaque da parti-da. Na defesa, Jefferson im-pediu um gol de Conca napequena área e ainda assus-tou Fred na cobrança de pê-nalti fazendo com que o ata-cante do Fluminense chutas-se por cima do travessão.

O Botafogo esteve tãobem no jogo que nem AndréBahia comprometeu e a au-sência de Dória – que ficaráde fora por mais três jogos –também não foi sentida.

Na 12ª posição no cam-peonato, com 16 pontos, oFogão irá a Santa Catarinanesta quarta, enfrentar o Fi-gueirense, e precisandopontuar para se manter vivo.Tanque Ferreyra levou vantagem sobre a defesa do Flu

Vasco chega ao

topo na Série B

A nova torcida Vascambi se concentrou no Sabugo para ir a São Januário apoiar o Vasco

O caldeirão de SãoJanuário ferveu maisuma vez. Na tarde do úl-timo sábado, o Vasco daGama conseguiu a suaquarta vitória consecuti-va na Série B do Brasi-leirão, derrotou o Cearápor 2x0, e se igualou aomesmo Ceará em núme-ro de pontos (31) dividin-do o topo da tabela. Aequipe nordestina, po-rém, continua na lideran-ça pelo critério de núme-ro de vitórias.

O Ceará vinha deduas vitórias sobre o In-ternacional (vice-líder daSérie A) na Copa do Bra-sil, e com fama de “visi-tante indigesto” (vinha detrês vitórias fora de casana Série B) mas nadadisso foi problema parao Vascão que empurra-do por sua fiel torcidanão tomou conhecimen-to da fama do Vozão.Com um gol de KléberGladiador, aproveitandocom oportunismo umcruzamento de Marlon,e outro de Douglas ba-tendo falta com perfei-ção, consolidou sua ar-rancada espetacular,saindo da décima paraa segunda colocação nocampeonato em apenasquatro partidas.

A tarde estava linda eensolarada com 18 miltorcedores lotando todasas dependências docharmoso estádio deSão Januário. Ao som degritos de guerra e cânti-cos de incentivo, o timede Adilson Batista já en-trou em campo impondorespeito e deixando osjogadores do Ceará as-sustados. O “pitbull”Guiñazu mandava nomeio de campo e Gui-lherme Biteco conseguia

perigosas arrancadaspela direita. Em um des-ses lances, Biteco cruzouda linha de fundo, o za-gueiro cearense tentoucortar com a mão e o juizmarcou pênalti que Dou-glas desperdiçou chutan-do na trave. Mas a de-cepção durou pouco: omesmo Douglas acionouo jovem Marlon pela es-querda, ele se livrou dedois adversários e cru-zou. O goleiro cearensetentou cortar mas a bolacaiu nos pés de Kléberque mandou para as re-des. Delírio total.

No segundo tempo,o Vasco manteve seudomínio no jogo atéque numa falta próximada área, Douglas usoua sua canhota para co-locar a bola fora do al-cance de Luis Carlos,completando o placar.O Vasco ainda teveuma chance com Mon-toya que substituiu Bi-teco e terminou o jogosob os gritos de “olé”da sua imensa e fiel

torcida. O novo refor-ço cruzmaltino, o ar-gentino Maxi Rodrí-guez, assistiu o jogodos camarotes dandomui tos autógrafos.Como atacante quejoga pelos lados docampo, Rodríguez de-verá disputar posiçãocom Biteco, que estáem boa fase.

O gramado de SãoJanuário ficou um “ta-pete” após ser cedidopara a FIFA durante aCopa, mas a ilumina-ção do estádio precisaser urgentemente me-lhorada e suas arqui-bancadas estão ultra-passadas precisandode uma reforma. Paraum clube tão grande,que sem a menor dúvi-da, será o campeão daSérie B de 2014, vol-tando para a Série A noano que vem, uma boareforma no setor de ar-quibancadas é urgente,para modernizar o es-tádio e dar mais confor-to aos torcedores.

Fluminense vive instabilidade eperde contato com líder CruzeiroNinguém esperava, mas

aquele Fluminense de futebolinsinuante que era um doscandidatos ao título brasileirode 2014, se evaporou em ape-nas uma semana! O empateem casa com o lanterna Cori-tiba, a goleada acachapantede 5x2 que o time levou naCopa do Brasil para o Améri-ca de Natal, depois de vencerno campo do adversário por3x0, e por fim a derrota parao Botafogo no último final desemana não só afastarammuito o Flu do líder Cruzeiro– a distância agora é de 7 pon-tos -, como demonstraramque algo vai mal, mas muitomal, no reino das Laranjeiras.

O técnico Cristovão queenfrenta o seu maior desafioprofissional dirigindo um timeacostumado a grandes con-quistas, vinha tentando ino-var. Ele teve a ousadia de jo-gar sem centroavante fixocom um time cujo maior ído-lo era Fred (justamente umcentroavante fixo) e vinhadando certo até que, por umainfelicidade, perdeu a duplade zaga que dava segurançaao time (Gum e Henrique le-sionados) e a partir daí tudodesandou. A equipe que vinha“azeitadinha” sofreu umapane, o técnico que vinhabem substituiu mal contra oCoritiba permitindo o empatenum jogo em que era impres-

cindível vencer, e foi-se peloralo o belo Fluminense can-didato ao título.

Mas coisas como essas sãouma vergonha para o futebol.

Comenta-se também nosbastidores que a bronca doelenco do Flu é com a Uni-med, patrocinadora do clube.Celso Barros teria fechado atorneira e recusado a pro-posta de renovação feita porCarlinhos e Cavalieri quequeriam novos contratos de4 anos e 5 anos, respectiva-mente, com valores que che-gavam a 500 mil mensais! AUnimed só aceitou renovarcom ambos por 2 anos ecom valores bem abaixo, oque teria causado insatisfa-ção e revolta num grupo re-cheado de jogadores mima-dos, mercenários e acostu-mados com muito dinheiro.O patrocinador teria se ne-gado também a dar um rea-juste para Fred que, por co-incidência, isolou um pênaltino jogo contra o Botafogo.

O fato é que o Fluminen-se vive um grave momentode instabilidade com muitaroupa suja para lavar e tudoaquilo que se projetava parao segundo semestre do anopode estar indo por águaabaixo num cenário cadavez mais contaminado porvaidades e pelo amor ao di-nheiro, onde o esporte, oamor à camisa e o respeitoao torcedor são art igoscada vez mais em extinção.

A goleada para o Améri-ca de Natal, em pleno Mara-canã, deixou uma pulgaatrás da orelha! Os jogado-res “entregaram” aquelejogo? Sim, porque não é nor-mal nem existe histórico deDiego Cavalieri levar 5 golsdefendendo o Fluminense. Eo América de Natal não é aseleção da Alemanha! Espe-culou-se sobre uma propinada Rede Globo para que SãoPaulo, Internacional e Flumi-nense perdessem seus jo-gos (e os três foram elimina-dos da Copa do Brasil paraadversários da Série B emderrotas vexatórias) a fim defortalecer a Copa Sul-Ame-ricana com essas equipes,garantindo assim, até de-zembro, o futebol da quarta-feira na emissora que finan-cia o futebol brasileiro.

Cavalieri: 8 gols em 3 jogosCBF convoca seleçãopara jogos em setembroNa mais nova etapa de retrocesso do futebol bra-

sileiro, o técnico Dunga fez sua primeira convoca-ção para amistosos da seleção contra a Colômbia eEquador em setembro, nos Estados Unidos.

Como a coluna “Bola na Rede” adiantou jogadorescomo Philipe Coutinho, Everton Ribeiro, Gil e Diego Tar-delli estão entre as novidades na seleção. Eis a lista:

GOLEIROS: Rafael (Napoli) e Jefferson (Botafogo)LATERAIS: Maicon (Roma), Danilo Silva (Porto),

Filipe Luis (Chelsea) e Alex Sandro (Porto).ZAGUEIROS: David Luiz (PSG), Marquinhos

(PSG), Miranda (Atlético de Madri) e Gil (Corinthians).VOLANTES: Fernandinho (Manchester City), Ramires

(Chelsea), Luiz Gustavo (Wolfsburg) e Elias (Corinthians).MEIAS: Oscar (Chelsea), Willian (Chelsea), Phi-

lippe Coutinho (Liverpool), Éverton Ribeiro (Cruzei-ro) e Ricardo Goulart (Cruzeiro).

ATACANTES: Neymar (Barcelona), Hulk (Ze-nit) e Diego Tardelli (Atlético-MG).

Page 8: Jornal Diretriz - Edição 223

Paracambi, 20 a 26 de agosto de 20148 ESTADO eMESQUITA

A Prefeitura de Mesquita,por meio da secretaria de As-sistência Social (Semas), re-alizou nesta segunda-feira, 18de agosto, mais uma reuniãodo Conselho Municipal dosDireitos da Criança e do Ado-lescente (CMDCA), no prédioda Dinâmica, localizado Ave-nida Coelho da Rocha 1426,Rocha Sobrinho.

O encontro teve como fina-lidades realizar a leitura da atada reunião ordinária de julho de

Mesquita discute odireito das crianças

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do

Adolescente se reúne

2014, discutir a formação doComitê Intersetorial paraacompanhamento do Progra-ma de Erradicação ao Traba-lho Infantil (PETI) e a escolhade um representante tutelar esuplente, entre outras ações.De acordo com o gerente deconselhos da Semas, Ander-son Carvalho, Mesquita é oprimeiro município do Estadoa formar o Comitê Intersetori-al com a parceria de todas asSecretarias de Governo.

O Comitê é um órgãoconsultivo e deliberativo, su-bordinado a Semas, com afinalidade de acompanhar aexecução das metas pactu-adas junto ao Ministério doDesenvolvimento Social eCombate à Fome (MDS),para erradicação do trabalhoinfantil na cidade. A próximareunião está marcada paradia 20 de agosto, às 14h, noauditório da Dinâmica, emRocha Sobrinho.

Estado apoia

programa de

incentivo à

agricultura

familiarLançamento

oficial aconteceu

no evento Rio

Gastronomia

Foi lançado neste sábado(16/8) o programa Parceirodo Agricultor no Rio Gastro-nomia, festival que aconteceno Jockey Club Brasileiro, naGávea, até o dia 24 de agos-to. Apoiada pelo Governo do

Foto: Salvador Scofano

Estado e pela Prefeitura doRio, a iniciativa do InstitutoManiva em parceria com aDiretoria Socioambiental doSindicato de Bares, Hotéis eRestaurantes do Rio de Ja-neiro (SindRio) pretende in-centivar a comercialização daprodução agrícola orgânicafluminense. O objetivo é for-talecer o papel dos agriculto-res familiares que, muitasvezes, têm dificuldades devender diretamente seus pro-dutos nos centros urbanos.

– Temos feito algumasreuniões com o Instituto Ma-niva, a Emater-RJ e o SindRiona tentativa de pensarmosações para promover o de-senvolvimento da agriculturano Rio de Janeiro e auxiliar osprodutores de orgânicos – dis-se a primeira-dama do Esta-do, Maria Lucia Horta Jardim,que participou do evento.

O Parceiro do Agricultorbusca estabelecer parceriaspara garantir a melhoria dacomercialização de orgânicosno Rio de Janeiro, promovera geração de renda e divulgara importância de uma alimen-tação saudável.

– Este programa tem umadinâmica, uma lógica reversa.O sistema atual é focado naoferta e não na demanda.Queremos criar uma inversãoneste sistema. Queremosagora estimular os restauran-tes a participarem desta inici-ativa – explicou a chef de co-zinha Teresa Corção, funda-dora do Instituto Maniva.

Agricultora orgânica fa-miliar, Fátima Alcelmo forne-ce seus produtos a váriosrestaurantes car iocas eaprovou a iniciativa.

– Acredito que este pro-grama fortaleça a agricultura

familiar em todo o estado. Issodará condições aos agriculto-res de venderem seus produ-tos e de se manterem no cam-po. Vendo para vários restau-rantes da alta gastronomia noRio de Janeiro. Além disso, oCircuito de Feiras Orgânicastem sido fundamental para

nos ajudar. Estamos chegan-do diretamente ao consumidor– afirmou Fátima.

O Instituto Maniva é umaOrganização da SociedadeCivil de Interesse público, queconta com o apoio de 17 ecochefs de cozinha que buscam,por meio de uma série de

ações, facilitar o acesso dosagricultores familiares aos con-sumidores. Um exemplo deiniciativa acontece no Circuitode Feiras Orgânicas do Rio deJaneiro. Nelas, os eco chefsinovam criando refeições queutilizam produtos da própriafeira e seus excedentes.

Projeto Novo Cidadão recebeampliação do Governo do Estado

O projeto Novo Cidadãofoi implantado, nesta segun-da-feira (18/8), em maisduas unidades de saúde doestado: no Hospital da Mãe,em Mesquita, e na materni-dade do Hospital EstadualMelchiades Calazans, emNilópolis. As unidades rece-beram um posto de identifi-cação e um cartório, em par-ceria com o Detran e a As-sociação dos Registradoresde Pessoas Naturais do Es-tado do Rio (Arpen/RJ).Lançado há pouco maisde um mês, o programa –que permite que bebês rece-bam certidão de nascimentoe carteira de identidade gra-tuitamente ainda na materni-dade – já beneficiou cerca de390 recém-nascidos no Hos-pital da Mulher HeloneidaStudart, em São João de

Meriti, primeira instituição areceber o projeto.

Com o Novo Cidadão, oobjetivo do Estado é garantiro direito à cidadania, protegeras crianças de sequestros ousumiços e facilitar a localiza-ção de desaparecidos. A ex-pectativa é de que as setematernidades estaduais se-jam inseridas no programa atéo fim do ano.

Identificação civile segurança

As mães que não tiveremcertidão de nascimento oucarteira de identidade tambémserão atendidas pelo progra-ma e receberão um formulá-rio que garantirá a gratuidadepara a retirada da segunda viada identidade.

De acordo com dados doIBGE (Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística), há

4,5% da população em situa-ção de sub-registro. A Secreta-ria de Assistência Social e Di-reitos Humanos, que já atua noprojeto de Erradicação do Sub-Registro Civil, também faz par-te do programa, junto com oDetran, a Defensoria Pública,o Ministério Público e a Associ-ação dos Registradores dePessoas Naturais do Estado.

Segundo a Fundação paraa Infância e Adolescência(FIA), da Secretaria de Assis-tência Social, das 2.795 crian-ças já localizadas pelo progra-ma SOS Crianças Desapare-cidas, 94% não possuíamidentificação civil. Atualmente,o Estado do Rio conta aindacom 494 desaparecidos. Paraa FIA, a carteira de identida-de, com a foto da criança, vaifacilitar a localização dessesdesaparecidos.

Ingrid Schiavo Rodrigues

( 17/08) - ParacambiO Jornal Diretriz dá parabéns à jornalista

Magdalena por mais um ano de vida. Com-

petente e simpática, a jornalista faz diferen-

ça para a imprensa da Baixada Fluminense.

O Jornal Diretriz parabeniza a jovem

Ingrid pela passagem de seu aniversário

no último dia 17. Mãe da pequena Maria

Alyce, a jovem é símbolo de alegria e or-

gulho para sua família.

Maria Magdalena Angelo

(20/08) – Nova Iguaçu

Beneficiários do Programade Distribuição de Leite, daPrefeitura de Mesquita, come-çaram a receber nesta segun-da-feira, dia 18 de agosto, ospacotes de leite em pó emsuas residências. Antes a dis-tribuição, que ficava a cargoda secretaria de AssistênciaSocial (Semas) e agora pas-sou a ser de responsabilida-de da secretaria de Saúde(Semus), era feita nos Centrosde Referencia e AssistênciaSocial (Cras) do município.

A meta é evitar tumultose filas nos Cras, além de es-treitar o contato direto comas famílias que têm criançaspequenas e recebem o be-nefício. Cada um dos cadas-

Moradoresde Jacutingaem Mesquita

recebemleite gratuito

trados recebe nove pacotesde leite em pó integral de 400gramas. Segundo a agenteoperacional da Semus Emí-lia Grimaldi, a distribuição éfeita a cada dia num bairroda cidade. “Nós entramosem contato com as famíliase agendamos a entrega, evi-tando que o responsávelsaia de casa no dia de re-ceber o leite. O mesmo pro-cedimento já começou a serfeito com os cadastrados noprograma que distribui fral-das para idosos, deficientese doentes”, lembrou.

Para a dona de casa Ro-semery Rodrigues, de 36anos, moradora de Jacutinga,o novo sistema está mais queaprovado. “Tenho cinco filhospequenos e preciso muitodesse benefício. Muitas vezesé difícil até mesmo chegar aoCras para receber o leite, ago-ra eles facilitaram minha vida”,disse ela, que é cadastrada noprograma há cinco anos.Quem também comemorou achegada dos agentes foi aestudante Thaís Oliveira, de18 anos, que tem dois filhos,que dependem do benefício.

Foto: Francisco Filho

Foto: AsCom/Mesquita

Foto:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro