Jornal do Castelo

8
MARÇO 2012 - ANO XII Nº 143 Alimentos funcionais Pág. 05 MARÇO - 2012 - ANO XII Nº 143 Pág. 08 Eleição indireta para escolha do novo prefeito de Campinas será dia 10 de abril e terá 5 candidatos Cena do clássico Branca de Neve em cartaz no Unimart Amélia não era a mulher de verdade! DOCES LEMBRANÇAS Pág.08 NUTRIÇÃO ESPECIAL Comunidade festeja 75 anos do cônego Magalhães Festa reuniu paroquianos da Cristo Rei e outras comunidades Pág.02 Divulgação Sala de cinema do Unimart Shopping recebe teatro infantil Foto: Clovis Cordeiro Emdec muda trânsito no Jardim Chapadão Foto: Clovis Cordeiro Avenida João Erbolato com Rua Dolores Saborido Pereira agora tem minirrotatória Pág.03 ESTREIA O psicólogo Vinicius D´Ottaviano aborda relacionamentos humanos Pág. 02 ZOOM DO CASTELO Joaquim e Isa Amaral Pág. 07 Pág. 03 Os eventos sociais da região Divulgação Pág. 02 DIREITO DO CIDADÃO As multas de trânsito e os recursos possíveis JORNAL DE MARÇO_2012.indd 1 8/3/2012 06:55:28

description

Versão on line da edição de março do JORNAL DO CASTELO

Transcript of Jornal do Castelo

Page 1: Jornal do Castelo

MARÇO 2012 - ANO XII Nº 143

Alimentos funcionaisPág. 05

MARÇO - 2012 - ANO XII Nº 143

Pág. 08

Eleição indireta para escolha do novo prefeito de Campinas será

dia 10 de abril e terá 5 candidatos

Cena do clássico Branca de Neve em cartaz no Unimart

Amélia não era a mulher de verdade!

DOCES LEMBRANÇAS

Pág.08

NUTRIÇÃO

ESPECIAL

Comunidade festeja 75 anos do cônego Magalhães

Festa reuniu paroquianos da Cristo Rei e outras comunidades Pág.02

Divulgação Sala de cinema do

Unimart Shopping

recebe teatro infantil

Foto: Clovis Cordeiro

Emdec muda trânsito no Jardim ChapadãoFoto: Clovis Cordeiro

Avenida João Erbolato com Rua Dolores Saborido Pereira agora tem minirrotatória Pág.03

ESTREIAO psicólogo Vinicius D´Ottaviano

aborda relacionamentoshumanos Pág. 02

ZOOM DO CASTELO

Joaquim e Isa Amaral Pág. 07

Pág. 03

Os eventos sociais da região

Div

ulga

ção

Pág. 02

DIREITO DO CIDADÃOAs multas de trânsito e os recursos possíveis

JORNAL DE MARÇO_2012.indd 1 8/3/2012 06:55:28

Page 2: Jornal do Castelo

MARÇO 2012 - ANO XII Nº 143 PÁG. 2 Redação: [email protected] www.jornaldecampinas.com.br

Departamento Comercial: Fone: (19) 3241-7727

[email protected]

Impressão: Lauda Editora, Consultorias e Comunicações Ltda.Rua Baronesa do Japi, 53-Centro-Jundiaí-SP-CEP: 13.207-684

Tiragem: 7.000

DIREITO DO CIDADÃO

Bruno Paes Leme Cordeiro,Advogado e procurador da ci-

dade de São Paulo - formado pela Faculdade Direito da USP-Largo

São [email protected]

Multas de trânsito

Jonas Donizette em plenário

Em 46 dias, de 1º de março a 16 de abril deste ano, o governo de São Paulo fará algo inimaginável para o senso comum: devolverá R$ 16,2 milhões de impostos para contribuintes do Estado. Eles tin-ham pago, em 2011, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), mas ti-veram seus carros roubados ou furtados. Este ano, 55 mil donos de veículos foram beneficiados. A proposta nasceu de um pro-jeto de lei do deputado federal Jonas Donizette e agora bene ficia todos os cidadãos paulistas.

Até 2008, essas pessoas não tin-ham escolha, senão arcar integral-mente com o tributo. Agora não. Foi algo inédito, mas que de hoje em diante se repetirá civicamente todos os anos no Estado de São Paulo.

Tudo começou em maio de 2005, quando o então deputado estadual, Jonas Donizette (PSB), apresentou o projeto de lei 272, que instituía o benefício. Após idas e vindas, a ideia tornou-se realidade por iniciativa do Exe-cutivo, que sancionou a Lei 13.032 em agosto do ano passado.

“Uma pessoa me procurou no gabinete para expressar seu descontentamento com o fato de ter sido roubada e, mesmo assim, ter de pagar o IPVA. Vi naquele momento a injustiça da situa-ção e comecei a estudar formas de fazer com que isso não mais ocorresse”, explica o parlamentar.

Jonas Donizette acrescentou que muitos viram com descrença a chance de uma proposta dessas tornar-se lei, mas ele insistiu. “Para mim, o que importava era dar um fim àquela situação”, disse.

O deputado entende que a devolução do dinhe-i ro implica o reconheci-mento de uma deficiência do Estado na área da segurança. “Se o carro foi roubado ou furtado, houve falha; então o governo tem de devolver esse dinheiro”, afirmou.

A Lei 13.032 garante que

Lei de Jonas Donizette garante devolução de R$ 16,2 milhões a donos de veículos roubados

a pessoa não precisa fazer nada além de registrar o furto ou o roubo na Polícia Civil. Os dados da ocorrência são transmitidos automaticamente e o proprietário do veículo recebe uma notificação em casa, ou via internet, até fever-eiro do ano seguinte com o valor da restituição a que tem direito.

Os valores ficam à dis-posição na Nossa Caixa e obedecem a um calendário de restituição. O proprietário fica dispensado do pagamento do IPVA de forma proporcional a partir do mês da ocorrência, à razão de 1/12 (um doze avos) por mês do valor do imposto devido.

“O poder público é reflexo e força motriz do processo civili-zatório. A força do Estado, que se fundamenta na faculdade de arrecadar impostos, de pres-tar serviços à população, de organizar os bens públicos e de manter a ordem. Governos existem para contemplar as ex-pectativas da sociedade civil, até para que o desenvolvimento humano e social se mantenha e prospere. A grandeza de nossa sociedade deve ser medida pelo respeito do poder público à dignidade com que trata o seu mais humilde cidadão”, destacou Jonas Donizette.

Iniciando com a minha colu-na neste jornal e, a partir des te mês, vou falar de uma das coi-sas que mais me incomodam em relação aos comportamentos humanos, o fato de muitas pes-soas, ainda nos dias de hoje, economizarem afeto... Explico.

Claro que eu sei, que sem-pre é necessário e saudável que haja opiniões discrepantes em relação às pessoas que são muito cuidadosas e delicadas quando ex pres sam seu ponto de vista, especialmente sobre temas polêmicos como este. Al-guns as julgam falsas e hipócri-tas, pois escolhem as palavras com o intuito de sempre ten-tarem agradar o interlocutor. Resultado: desconfia-se quase sempre de sua sinceridade.

Outros, porém, pensam de forma diferente. Acham que são “espíritos” mais atentos, preo-cupados em não ser invasivos e grosseiros. Tomam cuidados, sim, porque não gostariam, em hipó-tese alguma, de magoar as pessoas com as quais estão conversando.

Pode parecer também que o tipo mais espontâneo e sin-cero é mais veemente na de-fesa de suas idéias, enquanto o mais delicado tem menos interesse em fazer prevalecer seu ponto de vista, ficando sempre “em cima do muro”.

Por queeconomizar

afeto? (Parte 01)

Vinicius D´Ottaviano - Psicólogo

O prefeito Pedro Serafim deu posse em 2 de feve reiro aos integrantes do Conselho Mu-nicipal da Cidade de Campi-nas (Concidade). Por meio de uma portaria, como determina a legis lação, o chefe do Executivo também nomeou os integran-tes da Administração Municipal que comporão o conselho, entre eles o presidente, o secretário de Planejamento Alair Godoy. Já para o cargo de secretária exe-cutiva foi nomeada a servidora Maria Célia Moura Martins. O texto das nomeações consta do Diário Oficial desta sexta-feira.

Na cerimônia, Pedro Serafim desejou boa sorte aos integrantes do conselho e cobrou dedicação para garantir a Campinas um desenvolvimento com sustent-abilidade. “Espero que te nham um trabalho profícuo e que ajam com sabedoria. Caso se depa-rem com dúvidas, ouçam o co-ração, pois Campinas precisa da dedicação de todos para que possamos resgatar o orgulho de sermos dessa cidade”, disse.

Já empossado, o presidente do Concidade, Alair Godoy, res-saltou a responsabilidade do grupo em relação à discussão e encaminhamento dos Planos Lo-cais de Gestão e do projeto das Macro zonas. “Espero que nos ir-manemos na análise desses traba-lhos para concluirmos nosso Pla-no Diretor”, completou o Godoy.

Os representantes das en-tidades empossadas são respon-sáveis pela gestão 2012/2013 do Concidade, que é um órgão co-legiado e de caráter consultivo, criado pela Lei 12.321/2005. O grupo analisa e propõe diretrizes para formular e implementar políticas municipais de desen-volvimento urbano e sustentável.

Concidade tem novosintegrantesCom a utilização cada vez mais

frequente de automóveis, é inevi-tável que cedo ou tarde sejamos autuados e multados por infração ao trânsito. Quando isto ocorrer, e não houver concordância com a multa recebida, há alguns procedi-mentos para se defender e tentar anular a penalidade imposta.

Primeiro, há de se observar a data da notificação da autuação. Is-to porque a Emdec (ou outro órgão que aplique multa) tem até 30 dias, a partir da infração, para notificar o proprietário do automóvel so-bre sua infração ao trânsito. Se tal prazo não for seguido, a multa não pode ser aplicada, devendo a au-tuação ser arquivada.

Depois de notificado da au-tuação, o proprietário terá quinze dias para indicar o condutor do veículo e se defender,por meio de formulário obtido em um das uni-dades de atendimento da Emdec ou acessando o site. Aqui, só será analisado aspecto formal (se os dados do veículo autuado confer-em com o cadastro, se não faltou nenhum dado na notificação, en-tre outros). Não obtendo sucesso em sua defesa, o autuado receberá nova notificação, desta vez infor-mando a penalidade, valor e data de vencimento da multa. Nota-se que sempre deve haver duas no-tificações (da autuação e depois da penalidade), mesmo que o pro-prietário não tenha protocolado defesa. Com o recebimento desta nova notificação, o proprietário do veículo terá 30 dias (ou mais) para pagar ou entrar com recurso perante a chamada JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infração). Não há necessidade de pagar a multa para recorrer.

Sua função, dentre outras, é julgar o recurso da multa em até 30 dias. Se tal prazo não for observado, o interessado poderá pedir a suspensão dos efeitos da multa lhe aplicada até o julgamen-to definitivo. O recurso contra a penalidade analisará o motivo da multa, podendo o suposto infrator do trânsito provar que não come-teu a infração.

Da decisão da JARI cabe re-

curso ao órgão estadual CETRAN, que também deverá apreciá-lo em até 30 dias. Encerrado este julga-mento, não há mais providências administrativas a tomar. Se o pro-prietário ou condutor do veículo ainda entender a multa como in-devida, só lhe restará acionar o Poder Judiciário.

Tanto a defesa quanto os recur-sos mencionados podem ser proto-colados na Emdec (nas unidades do Poupatempo Centro ou Campi-nas Shopping ou na sede que fica na Rua Doutor Salles de Oliveira, 1028 – Vila Industrial). Há formu-lários para os recursos e posterior reembolso disponíveis no site em-dec.com.br. Na referida página da internet também é possível encon-trar a relação de documento que devem acompanhar os recursos.

Vale lembrar que o licencia-mento ou a transferência do veí-culo não serão permitidos pelo DETRAN sem o pagamento das multas devidas, conforme deter-minação do Código de Trânsito Brasileiro.

Toda a receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscaliza-ção e educação de trânsito.

Comunidade comemora os 75 anos do padre Magalhães

compostas músicas especiais que foram cantadas pelos pre-sentes, Os amigos elaboraram, com a ajuda de José Maria, irmão do padre Magalhães, alguns ex-emplares de um livro contando toda a trajetória de vida dele. Após as homenagens, os famili-ares, amigos e aproximadamente 150 convidados comemoram o niver do pároco, com di-reito ao bolo e muita animação.

José Carlos Nascimento, cônego Magalhães e Rosa L. Nascimento

Comunidade prestigiou o aniversário com muita alegria

Cônego Magalhães com o irmão José Maria

ACESSE NOSSO SITEWWW.JORNALDECAMPINAS.COM.BR

Fotos: Clovis Cordeiro

Divulgação

Próxima edição5 de abril

19 - 3241-7727

A Comunidade de Cristo Rei comemorou, na noite de sábado, 3 de março, o aniversário do cô-nego Luis Carlos Fonseca Maga-lhães. O evento, organizado pelas equipes de festas e de teatro da paróquia, encabeçadas por Cecí-lia e Celina, homenageou o padre Maga, como é carinhosamente chamado, com uma apresenta-ção teatral com crianças e adul-tos. Além da encenação, foram

JORNAL DE MARÇO_2012.indd 2 8/3/2012 06:55:35

Page 3: Jornal do Castelo

MARÇO 2012 - ANO XII Nº 143 PÁG 3

Cônego Luiz Carlos F. Magalhães é jornalista e

pároco da Igreja Cristo [email protected]

Saúde para todosVocê concorda comigo: não

há bem maior que a saúde. E não há setor da sociedade onde se juntam maiores problemas que na área da saúde. Em plena Campanha da Fraternidade, o prefeito de Campinas cor ta verbas para a saú de.

Foi por sugestão da própria população cató lica que os bispos escolheram o tema “Frater nidade e Saúde” como proposta de reflexão e ação para o Tempo da Quaresma. Para quem não se lembra, são 40 dias de preparação para a Páscoa. Páscoa que quer dizer passagem, que exige mudanças interiores, mas também exteriores.

Você já ficou doente? Já precisou de um hospital ou um Pronto Socorro? Ah! Sim, para quem tem convênio ou outro recurso financeiro as coisas ficam mais fáceis. Até certo ponto. Porque muitos morrem nas filas ou nos corredores dos hospitais, e outros somente con seguem agendar um exame para semanas e meses à frente. Mas, os problemas não são dos hospitais, é claro. Eles fazem o que é possível.

Sim, a Constituição garante que todos têm direito à saúde e nós pagamos religiosamente nossos impostos. Mas, se por um lado, falta um política pública eficiente para a saúde, por outro, a corrupção desvia recursos destinados à saúde para contas particulares, em prejuízo de todo um país, a começar por aqueles que têm menor ou nenhum poder aquisitivo. Por isso, como fez Jesus, a Igreja não pode se calar.

A Igreja fala à sociedade e denuncia o crime cometido diariamente contra a popu-lação. Em Nome de Jesus e do Evangelho, a Igreja, profeticamente, aponta para os pecados contra a dignidade humana, ao mesmo tempo em que assume, junto com toda a sociedade, a luta por um sistema de saúde que beneficie a todos e tenha qualidade.

É responsabilidade dos go ver nantes, de nossos re-presentantes na política e, também, de cada um de nós, assumir o compromisso de transformar a realidade a partir dos valores propostos pelo Evangelho e pela Igreja do Brasil. Junte-se a todos os cidadãos conscientes e lute pela igualdade de direitos e por uma política pública que crie estruturas para que todos sejam atendidos e assistidos dignamente. E que a saúde plena se difunda por toda a terra.

A Telefônica informa que devido à falha no equipamento da central da operadora, alguns telefones da localidade de Residencial Olímpia tiveram seu funcionamento prejudicado do dia 14/02/2012 das 21h29 às 12h36 do dia 15/02/2012. Assim que houve a ocorrência a empresa enviou equipes especializadas ao local que recuperaram o equipamento danificado.

COMUNICADO

A Empresa Municipal de De-senvolvimento Urbano de Campi-nas (Emdec) promove algumas intervenções no trânsito no bairro Jardim Chapadão, visando melho-rar o fluxo de veículos, especial-mente em horários de pico.

Entre as mudanças está uma minirrotatória que foi instalada no cruzamento da Avenida João Erbo-lato com as ruas Dolores Saborido Pereira e Henrique José Pereira, na região da Vila Militar, no Jardim Chapadão. Ainda na Avenida João Erbolato, esquina com a Rua Cô-nego Manoel Garcia, em frente à Escola Marechal Malet, também está sendo colocada uma minir-rotatória.

Outras mudanças importantes são as alterações de mãos de di-reção das vias, que estarão em funcionamento já nesta primeira quinzena de março. A Rua Dolo-res Saborido Pereira passa a ter sentido único de circulação desde a Avenida João Erbolato até o cruzamento com a Rua Elisiário Pires de Camargo, que, por sua vez, prossegue até a Rua Lourenço

Jampaolo e termina na Avenida Marechal Rondon, ainda no mes-mo sentido de saída do bairro. Ou seja, dois trechos das ruas Elisiário Pires de Camargo e Lourenço Jam-paulo passam, também, a ter sen-tido único de circulação.

Com a mão única de direção na Rua Lourenço Janpaolo, o motoris ta que vem da Marechal Rondon ou cruza essa avenida no sentido bairro tem como opção en-trar pela Rua Jacob Bereck Steim-berb que também passa a ter um sentido único de direção (subida).

As ruas nessa região ainda es-tão recebendo pintura na sinaliza-ção de solo. Para proporcionar tais mudanças no Jardim Chapadão, a Emdec implantou 101 placas, en-tre elas a maioria “Parada Obri-gatória” e “Sentido Obrigatório”. A empresa utilizou, na implanta-ção do projeto de sinalização, 75 prismas e 97 tachões.

As ações integram os serviços manutenção a partir de estudos técnicos da Emdec e atendem alguns pedidos de moradores e comer ciantes do bairro.

Emdec muda trânsito no Jardim Chapadão

Cruzamento em frente a loja Pet Camp: duas ruas terão mão única nas proximidades da Avenida Marechal Rondon

Minirrotatória foi instalada na Avenida João Erbolato com Rua Henrique José Pereira

O conteúdo desta edição e outros artigos emWWW.JORNALDECAMPINAS.COM.BR

A eleição suplementar que es-colherá o novo prefeito de Campi-nas, para o mandato tampão até dezembro deste ano, será realizada em 10 de abril e deverá ter cinco candidatos. Uma coligação, que une PSB e PCdoB, foi registrada e escolheu um nome, os demais candidatos são do PDT, PTC, PMN e PRTB, com a chamada “chapa pura”. Os pedidos para eventuais impugnações podem ser feitos até o dia 12 de março e a Mesa da Câ-mara tem até o dia 15 de março para dar a resposta final.

Os cinco candidatos são: o pre-feito em exercício, Pedro Serafim (PDT), Arly de Lara Romêo (PSB e PCdoB), José Ferreira Campos Filho (PRTB), Antônio Francisco dos Santos, o Politizador (PMN) e Vânia Cristina Boscolo (PTC).

A eleição indireta (sem a par-ticipação popular) vai acontecer no dia 10 de abril, a partir das 10 horas, no plenário da Câmara Mu-nicipal e a sessão especial só terá início com a presença mínima de 11 vereadores. Para o início da votação é necessário o número

Eleição indireta para escolha do novo prefeito de Campinas deverá ter cinco candidatos

mínimo de 17 vereadores. Será considerado vencedor o candidato que obtiver 17 votos. Se isto não ocorrer, os dois mais votados irão imediatamente para o segundo tur-no. Neste caso, vence quem conse-guir maioria simples.

A expectativa é que, se houver vencedor já na primeira votação, o novo prefeito de Campinas seja conhecido no início da tarde do dia 10 de abril.

O novo prefeito será empos-sado no dia 12 de abril na Câmara e, em seguida, assinará o Livro de Posse, na Prefeitura, onde deve permanecer até 31 de dezembro de 2012.

As eleições foram marcadas em Campinas em razão da chama-da “dupla vacância do cargo” - pre-feito e o vice deixaram o posto- por serem suspeitos de estarem en-volvidos em irregularidades.

Palácio dos Jequitibás: 3 prefeitos em 2011

Foto: Clovis Cordeiro

Foto: Clovis Cordeiro

COMUNIDADE

JORNAL DE MARÇO_2012.indd 3 8/3/2012 06:55:41

Page 4: Jornal do Castelo

MARÇO 2012 - ANO XII Nº 143VARIEDADE PÁG. 4

A Telefônica informa que devido à falha no equipamento da central da operadora, alguns telefones da localidade de Residencial Olímpia tiveram seu funcionamento prejudicado do dia 05/02/2012 das 19h57 às 09h23 do dia 06/02/2012. Assim que houve a ocorrência a empresa enviou equipes especializadas ao local que recuperaram o equipamento danificado.

COMUNICADO

As artistas Rosa Teixeira e Vera Albertini apresentam suas obras no Espaço das Artes do Ciesp Campinas na exposição “A Natureza Sob Olhares Diferentes”, que fica aberta ao público até 30 de março de 2012, de segunda a sexta.

As artistasRosa Teixeira é artista plásti-

ca, participou de várias exposições individuais e coletivas em cidades brasileiras e também em outros países como Portugal e Espanha. Rosa traz para essa exposição quadros sem molduras, onde utili-za as técnicas acrílica e giz pastel.

Vera Albertini é professora de química e apaixonada por artes plásticas. Passou a dedicar-se a pintura após sua aposentadoria e tem participado, desde então, de exposições individuais e coleti-vas. Vera expõe no Espaço das Artes mini quadros, utilizando a técnica de óleo sobre MDF.

Exposição no Ciesp foca a natureza

Que mulher é que não gosta de mudar um pouco o visual ?

Praticamente todas nós gostamos, pois qualquer tipo de mudança faz bem para nossa auto-estima.

Então falando em visual, mudança e estilo, os lenços se revelam verdadeiros coringas e o me lhor é que, além de usarmos como acessório no pescoço, podemos usar na cabeça, apostando em penteados diferentes e cheios de estilo.

São muitas as opções de lenços e de penteados que você poderá usar. É só explorar sua imaginação que estará abafando nesta estação. O importante é vo-cê se sentir linda!

Separei algumas dicas preciosas de como usar lenço, agora depende de você, use e faça muito sucesso mostrando estilo próprio!

Este penteado é ótimo para dia de garoa onde o frizz apa rece demais ou para a praia.

Pode-se usar um lenço pequeno estilo bandana somente com um nó ou se for grande pode ser cruzado na frente e amarrado atrás.

Poderá também fazer um nó na frente e esconder as pontas deixando a franja (caso vo cê tenha) para fora do lenço e fazer um coque desarrumado.

Mesmo se seu cabelo for curto, poderá usar o lenço que ficará muito charmoso e diferente.

Lenço: Um coringa para seu estilo

Se você não quiser fazer um coque também poderá fazer um rabo de cavalo abrir um lenço de sua preferência e cobrir a cabeça com ele amarrando-o na nuca abaixo do rabo, aí é só puxar as pontas do lenço e o rabo para o lado e terá rapidamente um penteado lindo.

Com o cabelo solto, cobrir apenas o topo da cabeça com o lenço e dar um nó atrás ou do lado. Espaço Ciesp

A exposição “A Natureza Sob Olhares Diferentes” fica aberta ao público, no Espaço das Artes do Ciesp-Campi-nas, das 8h30 às 17h30,de se-gunda a sexta. O Espaço das Artes fica na sede da entidade à Rua Padre Camargo Lacerda, 37 - bairro Bonfim, em Campi-nas. Telefone (19) 3743-2200.

Li Perucci Personal [email protected]

Estão abertas as inscrições pa-ra a terceira turma do curso técnico de formação de floristas na Cen-trais de Abastecimento de Campi-nas (Ceasa). São oferecidas 30 va-gas e as inscrições podem ser feitas até 16 de março pelo telefone (19) 3746-1608, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h ou pelo e-mail [email protected].

O curso tem 120 horas de aulas divididas em cinco módu-los mensais nos dias: 19, 20 e 21 de março; 23, 24 e 25 de abril; 28, 29 e 30 maio; 25, 26 e 27 de junho e de 23 a 25 de julho. As aulas acontecem sempre das 8h às 17h, no auditório do Mercado de Flores da Ceasa-Campinas.

Com aulas teóricas e práticas, o curso contempla o conteúdo completo do setor. As aulas abor-dam manuseio e conservação de flores, folhagens e acessórios; harmonia de cores; estilos florais; buquês, corsages, funerais e ram-

alhetes; vasos, embalagens e ces-tas; decoração de festas e eventos.

O investimento é de R$ 300,00 por módulo que pode ser pago em duas vezes. Ao final haverá uma prova teórica e outra prática do conteúdo abordado. Só recebe o diploma o aluno que for aprovado na avaliação final com média acima de cinco pon-tos, numa variação e zero a dez.

As aulas serão ministradas por duas conceituadas e experientes designers florais do país. A pro-fessora de arte floral Léo Mendes - formada pela Escola Ibero-Americana de Arte Floral, na Es-panha, e com especialização em vários países da Europa e América Latina - e Tânia Santos, membro da Academia Brasileira de Artis-tas Florais (Abaf) e com ampla formação no Brasil e no exterior.

O Mercado de Flores da Cea-sa-Campinas fica na rodovia D. Pe-dro I, km140,5, em Campinas/SP.

Ceasa abre inscrição para curso técnico de florista

A natureza retratada na sensibilidade da artista

Divulgação

MODA

JORNAL DE MARÇO_2012.indd 4 8/3/2012 06:55:48

Page 5: Jornal do Castelo

MARÇO 2012 - ANO XII Nº 143RESTAURANTES/NUTRIÇÃO PÁG. 05

Regina Esteves JordãoCRN3 – 13437 [email protected]

(19) 30253767 / 97416565

Alimentos FuncionaisO termo alimento funcional

originou-se no Japão em meados de 1980 associado à fortifica-ção de alimentos. São alimentos similares em aparência aos con-vencionais, usados na dieta nor-mal com objetivos de benefícios fisiológicos além das funções nutricionais. Conhecidos como Alimentos para Uso Específico de Saúde, estes alimentos trazem um selo de aprovação do Ministério da Saúde e Bem-estar japonês. Porém, as denominações das alegações e os critérios para sua aprovação variam de acordo com a regulamentação de cada país.

A legislação brasileira não define alimento funcional. Define alegação de propriedade funcio-nal e alegação de propriedade de saúde e estabelece as diretrizes para sua utilização, bem como as condições de registro para os ali-mentos com alegação de proprie-dade funcional e, ou, de saúde. Não são permitidas alegações que façam referência à cura ou à pre-venção de doenças. O alimento ou ingrediente que alegar proprie-dades funcionais e, ou, de saúde pode, além de funções básicas, quando se tratar de nutriente, pro-duzir efeitos metabólicos e, ou, fi-siológicos e, ou, efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem a supervisão médica

Alguns alimentos são con-siderados funcionais devido às substâncias bioativas com ale-gações funcionais que possuem, como: ácido graxo ômega 3, inulina, luteína, fibras alimen-tares, psyllium, probióticos, frutooligossacarídeos (FOS), proteína de soja, entre outros.

Licopeno: um tipo de caro-tenóide com maior poder antioxi-dante e auxilia na redução do risco de câncer (especialmente prósta-ta, pulmão e estômago). Pode ser encontrado no tomate, em maior concentração no tomate proces-sado, fresco cozido, suco, pasta e molho enlatado, também na goia-ba, pitanga, mamão e melancia. Sugere-se a ingestão de 250ml de suco de tomate ao dia para reduzir risco de agregação plaquetária. Ou durante o dia deve-se con-sumir tomate de diversas formas no almoço e jantar e nas sobreme-sas varias as frutas vermelhas.

Fitoesteróis: auxiliam na redução da absorção do colesterol., recomenda-se 1 a 3 porções ao dia do produto que o contenham. Ai-nda com comprovações limitadas sugere-se a ingestão de 2 colheres

de sopa ao dia (23g) de azeite, pois pode reduzir o risco de DCV devido ao quantidade de gordura monoinsa-tura, porém o azeite deverá substituir quantidade igual de gordura satu-rada e não aumentar o numero total de calorias consumidas no dia. No azeite acrescentar alecrim pois reduz as perdas de antioxidantes durante o armazenamento, não recomen-da-se usar em altas temperaturas.

O consumo de alguns ali-mentos funcionais deve ter al-guns cuidados, como no caso das fibras alimentares e FOS que devem ser ingeridos acompanha-dos de líquidos. Além de Pes-soas que apresentem doenças ou alterações fisiológicas, mulhe-res grávidas ou amamentando (nutrizes), crianças, deverão consultar o médico e/ou nutri-cionais antes de usar o produto.

Recomenda -se manter o equilíbrio energético e o peso saudável; limitar a quantidade de calorias vindas de gorduras, substituir as gorduras saturadas por insaturadas e eliminar as gorduras trans (hidrogenadas); aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras, grãos inte-grais e nozes; limitar a ingestão de açúcar livre; limitar a in-gestão de sal (sódio) de toda pro-cedência e consumir sal iodado.

Uma dica é acessar na in-ternet o “Guia alimentar para a população brasileira” do ano de 2005, com diversas informações sobre alimentação saudável,e ainda o site da ANVISA com todas as alegações e cuidados com os alimentos funcionais.

O Restaurante Panela de Barro com 36 anos de tra-dição e instalado no mesmo local e com os mesmos pro-prietários foi o pioneiro no sistema self-service por quilo em Campinas.

E, esse sucesso não acon-teceu por acaso. Lá, as refei-ções são sempre preparadas da forma mais saudável e natural possível, nas quais não são uti-lizados aditivos químicos co-mo temperos prontos.

Existe toda uma preocupa-ção no preparo dos alimentos. A equipe é treinada e supervi-sionada por uma nutricionista, garantindo total higiene e con-trole de qualidade das refei-ções. Os ingredientes que com-põe os pratos são selecionados cuidadosamente para formarem combinações leves e saborosas. Esses cuidados fazem com que os clientes mesmo bem alimen-tados se sintam leves após o almoço, sem a sensação de so-nolência ou mal estar.

O restaurante oferece aos clientes todos os dias, inclusi-ve sábados, domingos e feria-dos uma grande variedade em

Panela de Barrocompleta 36 anos de sucesso

saladas e pratos frios, onde pro-cura colocar diversos tipos de folhas, grãos, molhos caseiros a base de ervas e frutas e delicio-sas maioneses. Visando buscar a saúde dos clientes, no car-dápio também são oferecidos alimentos funcionais como fari-nha de linhaça, gersal (gergelim com sal marinho), quinua, arroz integral tradicional e também com suas variações, entre riso-tos e temperados.

Também complementa o cardápio uma farta variedade de pratos quentes, que inclui mas-sas, peixe, feijoada e acompa-nhamentos, pratos da culinária mineira, um grill com carnes nobres e uma completa mesa ve-getariana.

Para empresas cadastradas, além do desconto, é oferecida uma sobremesa como cortesia.

O Panela de Barro é o único restaurante com estacionamen-to próprio na região.

O restaurante funciona de se-gunda a sexta, das 11h às 14h30, e nos finais de semana das 11h às 15h, na Rua Santo Antônio Claret, 164, Jardim Chapadão. Telefone (19) 3242-8929.

Qualidade e variedade fazem a diferença

Salão amplo e climatizado: conforto ao cliente

Próxima edição

5 de abril

19-3241-7727

Divulgação

Divulgação

JORNAL DE MARÇO_2012.indd 5 8/3/2012 06:55:53

Page 6: Jornal do Castelo

MARÇO 2012 - ANO XII Nº 143GUIA DE SAÚDE COMPRAS E SERVIÇOS PÁG. 06

“Todos os dias, sob todos os pontos de vista,

vou cada vez melhor”

LIBRA - 23/09 a 22/10: Evite, neste momento qualquer ação que possa afetar seu equilíbrio nervoso. Por outro lado, sua saúde melhorará sensivelmente e suas chances de sucesso geral

também serão evidentes.

ESCORPIÃO - 23/10 a 21/11: Demonstre firmeza, convicção e mais confiança em si, que conseguirá, neste período, influenciar pessoas importantes para o seu progresso e prosperidade profis-

sional e material. Faça prevalecer seu otimismo e receberá reais benefícios.

SAGITÁRIO - 22/11 a 21/12: Nesta fase, você poderá ter uma ideia brilhante e de sucesso. Mas, somente a coloque em prática quando tiver certeza de uma boa chance. Continue cauteloso

com seu dinhe iro, seu trabalho e com sua saúde.

CAPRICÓRNIO - 22/12 a 20/01: Grandes chances de ascensão e brilho artístico e mesmo jurídico. Fluxo benéfico. Aproveite os próximos dias para manifestar seus pensamentos relacionados com as pessoas que lhe querem bem.

AQUÁRIO - 21/01 a 19/02: Melhores e mais propícias influências se apresentarão para você. Saiba tirar proveito das mesmas que seu êxito será maior do que espera. Aproveite, pois o fluxo da fase astral o

incentiva. Pode, também, iniciar negócios, e tratar de assuntos pessoais.

PEIXES - 20/02 a 20/03: Período muito bom para mudar de residência ou ocupação. As coisas novas que inventar serão coro-adas de êxito e suas ambições, sonhos e desejos serão bem sucedi-dos. Ótimo fase para as amizades.

ÁRIES -21/03 a 20/04: Hoje, tudo que realizar lhe trará êxito e satisfação principalmente no que está relacionado com as comunicações. Em relação ao amor, Vênus estará insistente

em melhorar seu relacionamento com a pessoa amada.

TOURO - 21/04 a 20/05: Pessoas amigas estão propensas a co-laborar com seus projetos e aprimorar suas ideias. Receberá in-formações úteis. Momento feliz para a vida amorosa.

GÊMEOS - 21/05 a 20/06: Período muito bom para você. Irá se entender perfeitamente com sua família, com seus superiores e colegas de trabalho e lucrará bastante se poupar seu dinheiro. Seja otimista e aproveite as chances que surgirão agora.

CÂNCER - 21/06 a 21/07: Dia em que estará predisposto a cometer excessos, de um modo geral. Evite-os, pois. Por outro lado, o fluxo e propício ao comércio de roupas feitas e

artigos de couro, de um modo geral. Bom para o amor e o casamento.

LEÃO - 22/07 a 22/08: Grandes chances de ascensão e brilho artístico, oratório e mesmo jurídico. Aproveite as próximas horas para manifestar seus pensamentos relacionados com as

pessoas que lhe querem bem.

VIRGEM - 22/08 a 21/09: Os negócios relacionados com o conjugue e com o sexo oposto lhe trarão bons lucros. Fase fa-

vorável ao noivado, namoro e casamento. Você está atravessando uma fase importante na sua vida, e as influências positivas do seu planeta

HORÓSCOPO

O Centro de Educação Espe-cial Síndrome de Down (CEESD) promove em 18 de março (domin-go), a 1ª Caminhada pela Inclusão. Apoiado por diversas empresas parceiras, o evento é uma referên-cia ao dia 21 de março, dedicado às comemorações do Dia Interna-cional da Síndrome de Down.

A iniciativa tem o intuito de chamar a atenção para a importân-cia da inclusão das pessoas com SD no mercado formal de traba-lho, nas escolas, na comunidade e em suas respectivas famílias.

A largada será no portão prin-cipal da Lagoa do Taquaral. Para participar da caminhada e apoiar este evento, basta se inscrever pelo telefone (19) 3795-4690, ou na sede do CEESD, na Rua Eze-quiel Magalhães, 99, Vila Bran-dina, em Campinas.

SERVIÇO1ª Caminhada pela Inclusão - CEESDData: 18 de março de 2012Horário : 08h30Local: Portão principal da Lagoa do TaquaralInscrições: gratuitas, pelo tele-fone (19) 3795-4690, ou na sede do CEESD

CEESDpromove 1ªCaminhada

A organização da mostra de paisagismo e jardinagem Minha Casa Meu Jardim, uma das atrações da Expoflora, ini-cia o processo de seleção dos profissionais interessados em apresentar os seus projetos residenciais ou corporativos ao público visitante da feira de flores e plantas.

Com o tema “Um amor de jardim”, a ideia é mostrar que os jardins não são espaços apenas de contemplação, mas um lugar vivo que precisa de cuidados e de atenção. Para participar, os profissionais e empresas interessadas devem fazer inscrição pelo e-mail f lo ra l .des ign@uol .com.br ou pelos telefones (19) 3802-1325, 3802-2017 e 9304-5388. O processo de seleção é aber-to a paisagistas, agrônomos, arquitetos, designers, floris-tas, decoradores de festas e eventos e outros profissionais dessa área, além de fornece-dores de produtos e serviços de paisagismo, jardinagem, decoração e afins.

31ª Expoflora Data: de 30 de agosto a 23 de setembro, de quinta-feira a

Expoflora abre inscrição para projetos de

paisagismo e jardinagem

domingoHorário: das 9h às 19h Localização: Holambra, SP 340, Rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140. Informações: (19) 3802.1421 [email protected]

Em função da grande procura no último mês, a Fundação José Pedro de Oliveira, a partir de agora, receberá os interessados em partici-par da Visita Monitorada na Mata Santa Genebra apenas por agenda-mento, com limite de 50 pessoas por visita. Os interessados poderão agendar a visita pelos telefones (19) 3749-7200 ou 3749-7203 ou ainda pelo e-mail matasantagenebra@

Mata Santa Genebra: Visita Monitorada será feita por agendamento

santagenebra.org.br . Em março, a Visita Monitorada será no dia 25, domingo, às 9 horas.

A diretora do Departamento Técnico Científico (DTC), Cynira Any Gabriel, explica que a mu-dança visa dar mais conforto e segurança aos participantes.

“Para dar uma atividade mais adequada a todos, nós fizemos uma reformulação para receber

os visitantes na visita monito-rada do último evento. Por isso, colocamos um limite de até 50 pessoas, com agendamento por telefone ou email, para cada en-contro”, afirma a bióloga.

É importante lembrar que por motivos de segurança, os visitantes devem, durante a visita, usar obrigatoriamente, calça comprida e sapato fechado.

Ambiente da mostra de paisagismo de 2011

Foto: Clovis Cordeiro

JORNAL DE MARÇO_2012.indd 6 8/3/2012 06:55:59

Page 7: Jornal do Castelo

MARÇO 2012 - ANO XII Nº 143V A R I E D A D E SPÁG. 07SOCIAL

Neusa Leoncini

“Tudo o que ja vi me ensina a confiar

no Criador, por tudo o que ainda não vi”

Emerson

Baracoa Campinas

O Menu Especial Peixes da Amazônia do Barbacoa chega à sua quinta edição consecutiva teve início nesse 08 de março e segue até 08 de abril, domingo de Páscoa. No cardápio desta edição estão o filé de Uritinga, a Pesca-da-Amarela Amazônica, o Filhote e as costelas de Tambaqui.

Os peixes servidos são pro-venientes de pesca ou cativeiro, e seguem rigorosamente as nor-mas e regulamentações do Ibama (Ins tituto Brasileiro do Meio Am-biente e dos Recursos Naturais). “Buscamos valorizar a fauna e a flora brasileiras. Por isso, os acompanhamentos dos peixes também seguem essa tendência” , afirma Marcelo Mendonça, ge-rente do Barbacoa Campinas.

Catedral do Chopp

A Catedral do Chopp pro-moverá no dia 19 de maio sua tradicional feijoada que terá parte da renda revertida para a Creche Menino Jesus de Praga. O even-to que chega a sua sexta edição, neste ano, trará a banda Sem Tem-po, animando o público, além de muitas novidades e surpresas que estão sendo preparadas pela equi-pe que administra a Casa. Volnei e Luzia Serafim, proprietários da Catedral do Chopp, estão a todo vapor com os preparativos!

ServiçoA Catedral do Chopp fica na Rua Cel. Francisco A. Coutinho, 299, Cambuí, Campinas-SP. Tel. (19) 3295.0110 www.catedral-dochopp.com.br O Centro Educacional de As-sistência Social Menino Jesus de Praga fica na Rua Anuar Mu-rad Bufarah, 578, Novo Cambuí, Campinas-SP. Tel. (19) 3253.1784 / 3295.9176 www.crechemeninojesusdepraga.org.br

Jacutinga

A Semana de Moda de Jacutin-ga terá a presença da atriz Monique Alfradique. O evento oferecerá Praça de Alimentação, Espaço Kids, shows e desfiles programa-dos para todos os dias, às 20h30.

A feira, que acontece 8, 9, 10 e 11 de março, às 20h, irá apresentar aos lojistas de todo Brasil, guias e público em geral, as principais tendências no setor retilíneo. O tricô que antes era produzido de forma artesanal evoluiu para a produção industrial e os quase

23 mil habitantes de Jacutinga estão envolvidos direta ou indireta-mente com a confecção de malhas.

Unicamp O investimentos do gover-

no federal na Unicamp serão de R$ 5,745 mi destinados para

reestruturar e reformar a UER (Unidade de Emergência Referenciada) e os laboratóri-os de Patologia Clínica do HC (Hospital das Clínicas). Do to-tal dos recursos do Ministério, R$ 2,870 mi serão aplicados na readequação física da Unidade de Emergência Referenciada (UER).

As reformas estarão baseadas em novos conceitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para hu-manização e abrangerá a remode-lação e realocação de diversas alas, entre elas as salas de urgên-cia/emergência (Área Vermelha), ampliação de consultórios, uma área de observação exclusiva para psiquiatria, salas individu-alizadas para o Serviço Social, área de isolamento com pressão negativa para pediatria e reade-quação de todo fluxo na área.

Tênis Clube

No próximo dia 22 de mar-ço, das 07h30 às 10h30, um grupo de empresários estará reunido para um café da manhã no Tênis Clube. Participarão do lançamento do BNI (Business Network International)-

Inovar Campinas, que promove o marketing “boca-a-boca” através da troca de referências qualificadas entre profissionais de segmentos di-versos. A proposta é de expandir os negócios.

Contatos para confirmar pre-sença podem ser pelo e-mail:[email protected] ou pelo telefone (19) 4062-9229. A taxa de R$ 21 (incluso café da manhã) deve ser paga até 15 de março pelo site: www.bnibrasil.com.br

Pro dutor do “pata negra” estará em Campinas

O Matisse Restaurante traz para Campinas, dias 16 e 17 de março, Josep Ramon, proprietário do Grupo Josep Llorens I Fills, da Espanha, que produz a categoria do presunto mais famoso e dese-jado do mundo, o jamón ibérico de bellota (ou presunto pata ne-gra) – que conserva um método de produção secular– e surpreende paladares, e também o azeite de oliva extra virgem Josep Llorens.

O evento é uma oportunidade única para apreciadores da alta gastronomia conhecerem mais e degustarem a iguaria.

Os menu do evento per-manecerá no cardápio como “sugestão do chef” do restaurante Matisse por um mês até 16 de abril

O presidente da Associação Pau-lista de Supermercados (Apas), João Galassi, apresentou a programação e a expectativa de negócios para o Congresso e Feira de Negócios em Supermercados - Apas 2012 -, que acontece em São Paulo, em maio.

Em sua 28° edição, o evento traz a temática: Colaboração - In-teligência compartilhada criando valor para o consumidor e espera receber 80 mil visitantes, entre em-presários, executivos do varejo de todo o país e do exterior. A estima-tiva de negócios é de R$ 5 bilhões.

Galassi revela que as expec-tativas são de que os debates e novidades tenham como foco a tecnologia; especialmente as mí-dias em redes sociais, ferramenta

Apas promove feira para o setor supermercadista

em crescente uso entre os consumi-dores de todas as classes sociais.

Aberta ao público, a Feira da Apas, já considerada a maior e mais importante da América Latina, acon-tece de 7 a 10 de maio, no Expo Cen-ter Norte, na capital Paulista. Para participar é necessário fazer inscrição pelo site www.feiradaapas.com.br

Numa área de 60 mil m2, cerca de 550 supermercadistas e fabri-cantes participam com estandes onde apresentam lançamentos e di-vulgam seus produtos e serviços.

A Apas representa o setor su-permercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A en-tidade conta com 1.200 asso-ciados, que somam 2.600 lojas.

Visita à Fazenda SantaMargarid

As organizadoras da Campi-nas Decor, Stella Pastana Tozo e Sueli Cardoso, recebem a impren-sa para um café da manhã, na pró-xima terça-feira, 13 de março, às 9h30 para visita às instalações da Fazenda Santa Margarida que irá abrigar a Campinas Decor 2012.

Na ocasião os convidados terão a oportunidade de conhe-cerem todos os detalhes da 17ª edição da principal mostra de ar-quitetura, decoração e paisagismo do interior paulista, cujas obras de preparação estão sendo iniciadas.

A mostra “Zoom Latinoamericano – Coleção de Arte FEMSA” –, aberta ao público até 8 de abril na CPFL Energia, em Campinas, passa a ser multiplataforma. Um catálogo está disponí-vel no site da CPFL Cultura (www.cpflcultura.com.br) contendo as 41 obras da mostra. A ver-são virtual permite que o internauta a partir de um clique no botão “Notes” conheça as obras de Fer-nando Botero, Diego Rivera, Iberê Camargo, Leda Catunda e outros artistas da América Latina. A coleção de Arte FEMSA em formato virtual traz as 41 obras – entre elas pinturas, desenhos, es-culturas e fotografias – dos 39 artistas presentes na exposição, assim como imagens do espa-ço físico. Telefone: (19) 3756-8000 - Horário: Terça a sábado -10h às 18h e Domingo – 10h às 16h Agendamentos de grupos: no telefone (19) 3756-8000, terças e quintas, das 10h às 17h. Entrada gratuita - Mais informações no site www.cpflcultura.com.br

Foto: Clovis Cordeiro

Foto

: Clo

vis C

orde

iro

João Galassi e Alexandre Ferraro (Apas) divulgam a feira

Andreia Otoni na premiação do Polo Arqdec

Diretores da FEMSA, da CPFL Energia e curadores na abertura da mostra

Na coletiva de imprensa, os atores Leonardo Miggiorin e Elias Andreato e o diretor campineiro, Alexandre Reinecke, do espetáculo Equus, em cartaz no Teatro Amil (Parque D. Pedro Shopping), de sexta a domingo

Foto: Clovis Cordeiro

Coleção de Arte FEMSA” ganha catálogo em versão online

MARÇO 2012 - ANO XII Nº 143 PÁG. 07

JORNAL DE MARÇO_2012.indd 7 8/3/2012 06:56:05

Page 8: Jornal do Castelo

MARÇO 2012 - ANO XII Nº 143 PÁG. 08VARIEDADES

DOCES LEMBRANÇASAmélia não era a mulher de verdade!

Vera LonguiniJornalista e escritora

[email protected]

O Unimart Shopping terá apresentação de teatro infantil todos os domingos de março, às 11 horas, na sala 4 do cinema Moviecom.

A iniciativa integra o pro-jeto Viva Bem Unimart, em que a sala de cinema se trans-forma em palco de teatro para contar histórias e recontar clássicos que habitam a fanta-sia infantil.

As peças serão realizadas to-dos os domingos, com início às 11h. Os ingressos a preço popular de R$ 10,00 podem ser comprados com até uma hora de antecedência.

Os espetáculos são orga-nizados pelo grupo Galhofas & Dramas. A primeira apresentação do projeto Viver Bem Unimart será “Branca de Neve e os sete anões”, que conta a tradicional história de uma princesa que so-fre por sua madrasta ter inveja de sua beleza. O Galhofas & Dramas permite a interação das crianças durante a peça, para que

Unimart Shopping lança projeto de teatro infantil

elas participem e ajudem a con-tar a história e dar suas opiniões a respeito do desenrolar dos fatos. “Branca de Neve e os sete anões” teve sua estréia no domingo, dia 4, e terá mais duas apresenta-ções: 11 e 18 de março.

O projeto Viva Bem Unimart é realizado todos os domingos do mês e trará outras diversas atividades, como caminhadas, passeios com o cachorro, pales-tras, atividades infantis tais como contadores de história, re-ciclagem, música e dança.

Viva Bem Unimart – TeatroBranca de Neve e os Sete Anões Dias: 11/03 e 18/03 (domingos) Horário: 11hValores: R$ 10,00 ou R$ 5,00 com apresentação de panfleto do espetáculo.Endereço: Unimart Shopping Campinas – Av. John Boyd Dunlop, 350 – Campinas. Contato: (19) 3243-6610/ www.unimart.com.br

Protagonistas que encantam as crianças

O Empreendimento Due Re-sidenziale & Ufficio será um mar-co de modernidade para região do Castelo e Jardim Chapadão. Sua estrutura trará uma consi derável melhora nas condições de con-forto e praticidade para a vida dos mais variados tipos de profission-ais liberais e de seus clientes.

As obras do empreendimen-to seguem em ritmo ace lerado. O complexo residencial e comer-cial, que tem financiamento do Santander, já está com a cons-trução na sexta laje, depois de consolidar toda a estrutura com o que há de mais moderno em termos de tecnologia para edifi-cações deste porte.

O DUE UFFICIO terá, em 7 andares, mais de 140 salas co-merciais. Há salas com pé-direito duplo, todas elas com sacada.O profissional liberal e empresas que instalarem seus escritórios terão salas a partir de 33 metros quadrados, com pos sibilidade de junção de até 600m².

A torre comercial terá am-plo estacionamento com todas as vagas cobertas para clientes e visitantes. No térreo haverá um moder no café para reuniões rápi-das e recepção de todos.

No mesmo condomínio haverá a torre residencial, a DUE RESIDENZIALE que, com

Empreendimento trará conforto emodernidade para a região do Castelo

certeza, será um dos empreendi-mentos mais cobiçados da região por conta de toda sua estrutura planejada para melhorar a quali-dade de vida de seus compradores.

Único, moderno e arrojado projeto da região. São 138m² , com 3 suítes, terraço gourmet integrado à cozinha, dois aparta-mentos por andar, duas ou três va-gas de garagem demarcadas e um espaço de lazer com 19 itens, in-cluído piscina com borda infinita e quadra de tênis. Outra vantagem é que todos os apartamentos terão vista privilegiada para a Pedreira do Chapadão.

Por estar no mesmo con-domínio a torre residencial terá acesso à torre comercial, facilitan-do a vida do morador que terá seu escritório ou consultório ao lado de seu apartamento com toda pri-vacidade e segurança. Mais tempo para destinar a toda família. Pa-rece um sonho, mas não precisa nem pegar carro para trabalhar.

Para investidores é uma ex-celente opção por conta de que há uma demanda muito grande de clientes precisando de aparta-mentos maiores na região do Cas-telo, além do que não há grande concentração de ofer tas de salas e apartamentos neste porte. Com certeza a velocidade de valoriza-ção será muito rápida.

Credibilidade Os diretores da JCD desta-

cam que a decisão do Santander em financiar o empreendimento foi tomada após uma rigorosa avaliação do projeto, dando si-nal verde e firmando contrato com a construtora. A assinatura com esta instituição reforça a seriedade da incorporadora jun-to com a João Miranda Negó-cios Imobiliários, empresa que trouxe empreendimentos com marcas de sucesso para Campi-nas, como Parque D. Pedro Shopping (gestão e implanta-ção), The Mall (incorporação) The First Offices (incorpora-ção) e Shopping Parque das Bandeiras (viabilidade do pro-jeto).

Algumas unidades ainda es-tão à venda. A Incorporadora mantém plantão no local onde é possível visualizar as obras, na avenida Marechal Rondon, nº 700, ao lado da Pedreira do Cha-padão.

www.duecampinas.com.br

Obras caminham a todo vapor

Aproveitando o Dia Interna-cional da Mulher, comemorado em 8 de março, gostaria de ho-menagear algumas das mulheres que, apesar de viver no “Castelo”, não tiveram vidas de princesa, mas transformaram-se em verdadei-ras soberanas graças às duras ex-periências impostas pela vida.

Que me perdoem Mário Lago e Ataulfo Alves, mas discordo que a “Amélia é que era mulher de ver-dade”. Das tantas mulheres que eu conheço e que merecem ser assim chamadas, destacarei a minha mãe, a Maria Helena (Lena) Badolato, e as mães e parentes de amigos meus, como a dona Ordália Cordeiro, a dona Ilse Baptista, a Luiza Dias, a Conceição Costa, a dona Regina Marcolino, a dona Dóris Peral-lis, Celina Barcellos de Moraes, Alaide Castelli e tantas outras, às quais antecipadamente peço desculpas por não citar aqui.

À elas devemos, principal-mente, a criação dos filhos mara-vilhosos que deixaram como seus vivos exemplos na Terra para dar continuidade à uma linhagem que precisa ser mantida. Todos nós, seus filhos, temos que deixar a modéstia de lado e admitirmos que somos pessoas do “bem”, que promovemos a honestidade, a ami-zade e a dignidade. Graças a essas mulheres maravi lhosas que Deus teve o carinho de colocar em nos-sas vidas.

Com “ninhadas” de filhos, elas não tinham máquinas de lavar roupas ou pratos, não tinham faxi-neiras, empregadas, nem cozinhei-ras, não tinham automóvel (aliás, a maioria sequer sabia dirigir), não contavam com delivery e com nenhuma das tantas facilidades da vida moderna. Minha mãe, por e xemplo, precisava ensaboar, ferv-er, quarar, lavar novamente, enxa-guar e colocar para secar ao sol as nossas roupas encardidas da terra do Chapadão ainda sem asfalto em suas ruas nas quais brincávamos. E foi tão benemérita auxiliando tanto o Movimento Assistencial Espírita Maria Rosa, a antiga Sopa do Grameiro, onde prestou serviços voluntários por mais de 40 anos, e enquanto a sua saúde permitiu.

A dona Ordália, que nada en-xergava, além de tudo, ainda aju-dava no sustento da casa, costu-

rando chapéus para a fábrica dos Cury. A Conceição Costa, que além de mãe foi uma super tia para todos nós, realizou paralelamente à sua vida doméstica um grande trabalho de assistência aos jovens viciados em drogas que pudemos acompanhar tão de perto.

Mulheres que, se a dificuldade apa receu, não passaram fome ao lado dos maridos e, em vez de acharem graça de “não ter o que comer” ou de enfrentar qualquer outra dificuldade, arregaçaram as mangas e foram à luta, priori-zando a prole e ajudando – ou so-zinhas – a sustentar seus lares. Não viveram só de amor e, apesar de, certamente, também sonha rem e suspirarem para a lua, ves ti ram a armadura para enfrentar a tudo e a todos que um dia chegaram a ame-açar os seus castelos. São soldadas, são guerreiras, são exemplos. Das Amélias que conheço, só mesmo a que leva o Maria antes do nome e o Sanches como sobrenome, en-fermeira de primeira linha e que curou tantas feridas, próprias e alhe ias, com toda a dignidade que o mundo lhe deu.

É para essas mulheres a minha homenagem: que cuidam de seus filhos, pois sabem a responsabili-dade que assumiram perante a vida ao dar a luz e, ainda, conseguiram tempo, coragem e disposição para cuidar de tantos outros. Embora al-gumas já não estejam fisicamente aqui, sei que ainda continuam olhan-do, orando e torcendo por nós. Obri-gada pelos exemplos que nos deram. Obrigada por terem feito parte e por ainda estar em nossas vidas.

A Telefônica informa que devido à falha no equipamento da central da operadora, alguns telefones da localidade de Residencial Olímpia tiveram seu funcionamento prejudicado do dia 10/02/2012 das 17h32 às 09h39 do dia 11/02/2012. Assim que houve a ocorrência a empresa enviou equipes especializadas ao local que recuperaram o equipamento danificado.

COMUNICADO

Foto: Clovis Cordeiro

Divulgação

O clássico infantil “A Bruxinha que era boa”, de Ma-ria Clara Machado, volta à cena neste próximo final de semana, no Teatro Ceart (Paulínia Shop-ping). No sábado e domingo, às 15h. Ingressos ao preço promo-cional de R$ 8,00.

A Bruxinha que era boa Se a princípio, “A bruxi-

nha que era boa “ pode ser vista como a eterna luta en-tre o bem e o mal, uma análise maior nos leva a refletir sobre o “modismo” e a massificação influenciando diretamente as atitudes de nossas crianças.

Na floresta há uma Esco-la para “iniciação” de novas bruxinhas. Todas aprendem ser más, rir escandalosamente, destruir a natureza, e, sobretu-do, respei tar o Bruxo Belzebú. O método de ensino é sempre o mesmo: - repetir, feito papa-gaio, o que lhes é ditado pela Bruxa Instrutora.

Mas, entre tantas, há uma bruxa diferente, a Bruxinha Ângela. E a genialidade de Maria Clara Machado se faz presente: Ângela não é uma fada disfarçada, é uma bruxa

“Teatro para Todos” apresenta

“A Bruxinha que era boa” mesmo. Só que não age como as ou tras. Seu amor à liber-dade - sonho de voar por so-bre as árvores maiores - repele a “iniciação e a massificação”. E assim, por ser “diferente”, deve ser excluída do grupo, e condenada a ficar presa na “Torre de Piche”. Haverá antí-doto contra essa bruxaria?

“A Bruxinha que era Boa”, texto de Maria Clara Machado, Direção de Daniela Fischer e Thiago Silva traz no elenco: Fábio Eid; Henrique Sattin; Siviane Oliveira;Thaís Moura; Marilha Vicente; Jussara Mar-çal; Paulo Rogério Barbosa; Alessandra Benelli, com par-ticipação especial de Franci-elly Roberta de Lima e Letícia Cristina Pereira.

Serviço:Teatro InfantilPeça: “A Bruxinha que era boa”. Dias: 10 e 11 de março (sábado e domingo)Horário: 15hLocal: Teatro Ceart – Paulínia Shopping – Av. Pref. José Lo-zano de Araújo, 1515 – Polo Cinematográfico de Paulínia.F: (19) 3844-8240

Bruxinhas preparam a poção mágica

Divulgação

Incorporadora – JCD EM-PREENDIMENTOS IMOBIL-IÁRIOS LTDA/João Miranda Negócios Imobiliários Ltda.Vendas – AGS – www.ags8.com.br –Telefones: (19) 3385-9084 / (19) 3212-0508.

INFORME PUBLICITÁRIO

JORNAL DE MARÇO_2012.indd 8 8/3/2012 06:56:11