Jornal do Castelo

8
FEVEREIRO 2012 - ANO XII Nº 142 A importância da água e outros alimentos que hidratam Pág. 05 Respeito aos outros Pág. 03 COMPORTAMENTO FEVEREIRO - 2012 - ANO XII Nº 142 CARNAVAL Pág. 08 JORNAL DO CASTELO Versão online em: www.jornaldecampinas.com.br Foto: Clóvis Cordeiro Priscila Mahlow realiza sua primeira exposição no Espaço Caputo Pág. 07 Os noivos Maurício Cordeiro Angeloni e Wuendy irradiando felicidade Pág. 07 Obra em exposição no Espaço das Artes do Ciesp Vivendo e aprendendo DOCES LEMBRANÇAS Pág.04 Mato alto também toma toda a calçada impedindo circulação de pedestres Pág. 06 JORNAL DO CASTELO O jornal oficial da região Próxima edição 08 de março F:3241-7727 Dicas da festa mais popular nos clubes e nas ruas da cidade NUTRIÇÃO Divulgação Exposição Jeito de Ver traz obras de três artistas em fevereiro no Espaço das Artes do Ciesp Terreno abandonado no Chapadão causa transtornos à toda vizinhança Foto: RÊVE studio Fotográfico Foto: Clovis Cordeiro Guanabara ganha loja conceito com novo espaço para exposições Foto: Álvaro Silva Jr ZOOM DO CASTELO Um registro dos eventos sociais JORNAL DE FEVEREIRO_2012.indd 1 7/2/2012 21:05:16

description

Versão digital da edição de fevereiro do JORNAL DO CASTELO

Transcript of Jornal do Castelo

FEVEREIRO 2012 - ANO XII Nº 142

A importância da água e outrosalimentos que hidratam

Pág. 05

Respeito aos outrosPág. 03

COMPORTAMENTO

FEVEREIRO - 2012 - ANO XII Nº 142

CARNAvAl

Pág. 08

JORNAl DO CASTElOversão online em:

www.jornaldecampinas.com.br

Foto: Clóvis Cordeiro

Priscila Mahlow realiza sua primeira exposição no EspaçoCaputo Pág. 07

Os noivos Maurício Cordeiro Angeloni e Wuendy irradiandofelicidade Pág. 07

Obra em exposição no Espaço das Artes do Ciesp

vivendo e aprendendoDOCES lEMBRANÇAS

Pág.04

Mato alto também toma toda a calçada impedindo circulação de pedestres Pág. 06

JORNAl DO CASTElOO jornaloficial

da região

Próxima edição08 de marçoF:3241-7727

Dicas da festa mais popular nos clubes e nas ruas da cidade

NUTRIÇÃO

Divulgação

Exposição Jeito de Ver

traz obras de três artistas em fevereiro no Espaço das

Artes do Ciesp

Terreno abandonado no Chapadão causa transtornos à toda vizinhança

Foto: RÊVE studio Fotográfico

Foto: Clovis Cordeiro

Guanabara ganha loja conceito com novo espaço para exposições

Foto: Álvaro Silva Jr

ZOOM DO CASTElOUm registro dos eventos

sociais

JORNAL DE FEVEREIRO_2012.indd 1 7/2/2012 21:05:16

FEVEREIRO 2012 - ANO XII Nº 142 PÁG. 2 Redação: [email protected] www.jornaldecampinas.com.br

Departamento Comercial: Fone: (19) 3241-7727

[email protected]

Impressão: Lauda Editora, Consultorias e Comunicações Ltda.Rua Baronesa do Japi, 53-Centro-Jundiaí-SP-CEP: 13.207-684

Tiragem: 7.000

DIREITO DO CIDADÃO

Bruno Paes Leme Cordeiro,Advogado e procurador da ci-

dade de São Paulo - formado pela Faculdade Direito da USP-Largo

São [email protected]

Carro clonado: o que fazer?A situação de desamparo das

vítimas de queimaduras no Bra-sil levou o deputado federal Jonas Donizette (PSB-SP) a apresentar o Projeto de Lei 2.575/11 que amplia os direitos das pessoas que sofre-ram queimaduras graves. Jonas Donizette quer que as vítimas ten-ham o direito de receber assistência integral para promover a reinserção social pela reabilitação física, es-tética, psicológica, educacional e profissional. Segundo o deputado federal, a condição atual das víti-mas de queimaduras é próxima da indigência: “elas não recebem dos poderes públicos o apoio que ne-cessitam e não há políticas voltadas a promover sua inserção ou reinser-ção social”, destaca.

Jonas Donizette tem marcado sua história política pela defesa dos direitos das vítimas de queimadu-ras. Ele chegou a conseguir verbas, por meio de emenda parlamentar, para Campinas construir um hos-pital para tratamento de queimados em 2008. O então governo munici-pal, entretanto, não manifestou in-teresse em garantir essa conquista para cidade. Em 2009, ele apresen-tou ao governo do Estado de São Paulo o Projeto de Lei que institui a Semana Estadual de Prevenção às Queimaduras, para conscientizar a população sobre os perigos desse tipo de acidente.

O projeto apresentado por Jo-nas Donizette na Câmara dos Depu-tados considera “sequela grave”, nos casos de queimadura, a perda total de membro ou órgão; a perda integral de função de membro; a redução de função de órgão; danos estéticos por cicatrizes; e trauma-tismo ou danos psicológicos. O texto estende ainda, às pessoas com sequelas graves de queimaduras, todos os benefícios e isenções fis-cais federais concedidos a doentes graves, inclusive abatimentos e isen ções de imposto sobre a renda.

Caberá ao Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a proposta, prestar assistência inte-gral por meio de equipes profissi­onais multidisciplinares, compostas por nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assis-

A Telefônica informa que devido à falha no equipamento da central da operadora, alguns telefones da localidade de Castelo Residencial Olímpia tiveram seu funcionamento prejudicado no dia 15/01/2012 das 12h48 às 17h18. Assim que houve a ocorrência a empresa enviou equipes especializadas ao local que recuperaram o equipamento danificado.

COMUNICADO

Projeto de Jonas Donizette amplia direitos para vítimas de queimaduras

tentes sociais, médicos, enfer-meiros, psicólogos, fonoaudiólo-gos, entre outros.

Jonas Donizette quer também que seja assegurada à vítima de queimadura o tratamento cirúrgico integral, além do fornecimento gra-tuito de equipamentos necessários à melhoria clínica, enquanto dure a necessidade. Outro direito assegu-rado no projeto do deputado federal é ao transporte público gratuito e ao uso da vaga de estacionamento es-pecial para pessoas com deficiência.

Além das deformidades físi-cas próprias das sequelas advindas de queimaduras, as pessoas que as portam, em geral, carregam na memória o horror do fogo e as dores sofridas naquele momento. “Essas vítimas de queimaduras carregam, ainda, o fardo da perda parcial ou total de funcionalidades de órgãos, as cicatrizes e as muti la ções, a au-torrejeição e, no coti diano, a curio-sidade, o olhar, as expres sões e ati-tudes das outras pessoas”, destaca Jonas Donizette.

O deputado lembra também que a maioria dos acidentes que produ-zem queimaduras ocorre no ambi-ente doméstico e a grande maioria das vítimas são crianças. “A aus-ência de ações em prol da inserção social significa dizer que a maioria dessas crianças é condenada a viver seu drama a vida inteira, sem am-paro. Não podemos deixar que isso aconteça: essas vítimas precisam de amparo”, sustenta Jonas Donizette.

Obras do DUE seguem em ritmo acelerado

Obras já chegam à terceira laje

As obras do Due Residen-ziale & Ufficio, no Jardim Chapadão, seguem em ritmo acelerado. O complexo resi-dencial e comercial, que tem financiamento por uma das maiores insti tuições financeiras do mundo, o Santander, já está com a construção na terceira laje, depois de consolidar toda a estrutura com o que há de mais moderno em ter mos de tecnolo-gia para edi fi cações deste porte.

A direção da JCD Empre-endimentos Imobiliários lem-bra que o complexo será um marco de modernidade num dos melho res bairros de Campinas, o Jardim Chapa dão, pelo pro-jeto, pelo tipo de cons trução e pela loca li zação única, com vista permanente para umas das regiões mais valorizadas da ci-dade.

“O empreendimento já está representando uma ótima valo-rização da área e os moradores do Jardim Chapadão poderão se orgulhar de ter no bairro que tanto gostam um dos complexos mais modernos de Campinas”, afir-mam os diretores. Nessa fase de construção, o empre endimento já atraiu outros grandes investidores

para a região, como o Brades co, que recentemente inaugurou uma agência ao lado da Pedreira do Chapadão e, em breve, outra insti-tuição ban cá ria de renome nacio-nal também se instalará próxima.

O complexo contempla duas torres: uma residencial com 15 andares e outra co mercial, de 11 andares. Os apartamentos resi-denciais do Due terão terraço gourmet integrado à cozinha, 3 suítes, sendo uma máster modu-lável, 2 ou 3 vagas de garagem co berta e um espaço de lazer com 19 itens, incluído piscina com borda infinita e quadra de tênis. Além de toda essa in-fraestrutura, outra vantagem é que todos os apartamentos terão vista privilegiada para a Pe-dreira do Chapadão.

Já a torre comercial terá salas com 33 metros qua dra-dos, moduláveis, com banheiro privativo e uma vaga de estacio-namento no subsolo, portaria e serviço de segurança.

Credibilidade Os diretores da JCD desta-

cam que a decisão do Santander em financiar o empreendimento foi tomada após uma rigorosa

avaliação do projeto, dando si-nal verde e firmando contrato com a construtora. A assinatura com esta instituição reforça a seriedade da incorporadora jun-to com a João Miranda Negó cios Imobiliários, empresa que trouxe empreendimentos de porte e com marcas de sucesso para Campinas, como Parque D. Pe-dro Shopping (gestão e implan-tação), The Mall (incorporação), The First Offices (incorporação) e Shopping Parque das Bandei-ras (viabilidade do projeto).

Algumas unidades ainda estão à venda. A Incorporadora mantém plantão no local onde é possível visualizar as obras, na avenida Marechal Rondon, nº 700, ao lado da Pedreira do Chapadão.

www.duecampinas.com.br

O Clube Bonfim volta a rea­lizar este ano seu tradicional car-naval. Com animação da Banda Show Sapo Brasilis, o baile é para sócios e convidados e, nesse ano, receberá também sócios de clubes conveniados. Os convites já estão à venda na secretaria do clube Bonfim na Rua Bento da Silva Leite, 330 – bairro Jardim Chapadão. O horário de funciona-mento da secretaria é das 8:00h às 17h30, de 2ª a 6ª feira, e aos sába-dos das 8:00h às 16:00h.

Para o baile noturno a entra-da só será permitida para maiores de 16 anos, sendo que de jovens de 16 a 18 anos só entram acom-panhados de pais ou responsável.

Serão duas noites e duas mati-nês. Os bailes noturnos serão 18 e 20 de fevereiro, das 22:00h às 03:00h. Dias 19 e 21 de fevereiro acontecem as matinês, das 15:00h

Clube Bonfim volta a promover bailes de Carnaval

às 18:00h.Convites antecipados para

noite de folia até dia 11 custam R$ 10 (sócios e convênios de clubes parceiros) e R$ 20 (con-vidados). Após essa data, sócios e convênios R$ 15 e convidados R$ 30. A mesa para 04 lugares fica em R$ 20.

A diretoria avisa que serão solicitados RG na entrada e que está proibido o consumo de bebi-das alco ólicas para menores de 18 anos. Informações pelo telefones (19) 3744-4600/3744-4602.

Matinês:

Os sócios têm entrada livre nas matinês. Já os ingressos para con-vidados estão disponíveis, com desconto para compras até 11 de fevereiro.Informações: (19) 3744-4600.

w w w . j o r n a l d e c a m p i n a s . c o m . b r

Banda Sapo Brasilis vai animar a festa de momo

Jonas Donizette em plenário

Foto: Clovis Cordeiro

DivulgaçãoMuitas pessoas têm enfrenta-do grandes transtornos, recebendo multas de trânsito por infrações que não cometeram. Com muita dificuldade, por vezes, descobrem que tiveram o carro clonado. E o que parecia ser a solução aca-ba por ser se revelar um grande proble ma: como proceder ao con-statar que seu veículo foi clonado.

A primeira providência a to-mar é se defender da multa in-devida. Ao receber a notificação da autuação, dentro do prazo es-tipulado, deve-se solicitar o can-celamento ao órgão que aplicou a penalidade (em Campinas, geral-mente, a responsabilidade pelas multas é da Emdec).

O órgão que autuou o veículo analisará apenas se a notificação preenche os requisitos legais. Jamais entrará no mérito da in-fração, se foi cometida ou não. Assim, provavelmente, o proprie-tário do automóvel terá que se di-rigir à JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infração), esta sim competente para analisar todas as alegações do recurso. Recomen-da-se, além da documentação do veículo e de seu proprietário e do formulário (obtido na sede ou no site da Emdec ou no Poupatempo) com os motivos do recurso, que se juntem fotos comparando o carro clonado com seu clone. É imprescindível apontar acessórios diferentes, adesivos, marcas na pintura ou qualquer outro detalhe distinguindo os veículos.

Além disso, a vítima de clona-gem deve registrar boletim de ocorrência, com o fim de comuni-car à polícia para eventual apreen-são do veículo clone (ou dublê).

Por fim, e mais importante, é necessário com urgência solicitar ao Detran (mais especificamente aos Diretores das Circunscrições Regionais e Seções de Trânsito) o bloqueio do automóvel e a troca das placas, para que os abor-recimentos não se prolonguem indefinidamente. No Detran, não basta alegar a clonagem, tem de prová-la. Para tanto, é obrigatório que ao pedido se anexem cópias frente/verso do documento de

identidade e do CPF, do CRV (Certificado de Registro de Veí-culo) e do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veí-culo), as multas de trânsito ques-tionadas (acompanhadas de cópia dos respectivos autos de infração microfilmados pelos órgãos exe­cutivos de trânsito – em Campi-nas: Emdec), fotografias dos veículos clone (na hipótese de multa por radar) e clonado, de-vendo ser des critos ou indicados todos os pontos divergentes no requerimento.

Também é essencial que se prove a interposição dos recur-sos administrativos das multas questionadas, perante a JARI ou ao Conselho Estadual de Trânsito – CETRAN (este órgão julga os recursos das decisões da JARI), acompanhados dos eventuais resultados que demonstrem o prévio reconhecimento quanto à existência do veículo “dublê” ou clonado. Por fim, recomenda­se a juntada de quaisquer outros dados que possibilitem a comprovação da existência de outro veículo com a mesma placa.

Na decisão, além da determi-nação de substituição de placa, serão apontadas as multas de res-ponsabilidade do proprietário e aquelas come tidas pelo veículo dublê.

INCORPORADORA:JCD EMPREENDIMENTOS

IMOBILIÁRIOS LTDAJoão Miranda Negócios

Imobiliários Ltda.

VENDAS – AGSwww.ags8.com.br –Telefones: (19) 3385-9084 - 3212-0508.

“Empreendimento está valorizando a região”

Informe publicitário

JORNAL DE FEVEREIRO_2012.indd 2 7/2/2012 21:05:21

FEVEREIRO 2012 - ANO XII Nº 142

No alto de uma montanha havia um homem com um binó-culo olhando para todos os lados. Ele conseguia ver muita coisa. Fazia suas análises, questiona-mentos, denúncias, críticas e conjecturas; muitas vezes admi-rava, contem plava e elogiava. Certo dia, outro aventureiro apa-receu ao seu lado com um binó-culo muito parecido. Ele fazia a mesma coisa, mas suas observa-ções, críticas, elogios e questio-namentos eram completamente diferentes, embora ambos vissem a mesma realidade. Apareceu um terceiro, quarto, quinto homem, e todos faziam a mesma coisa: viam a mesma realidade, mas tinham observações diferentes. Um dia começaram a conver-sar e trocar idéias sobre o que viam. Aos poucos, perceberam que quanto mais um aceitava a visão e o ponto de vista do outro, mais próximos eles chega-vam da verdade da realidade. Poderíamos dar nomes a esses personagens: Buda, Maomé, Jesus Cristo, Krishina, Gandhi... Nenhum binóculo era melhor que o outro, assim como nenhuma visão e análise da realidade era melhor e mais perfeita. Precisa-mos aprender a respeitar o ponto de vista do outro, sua cultura, sua visão de realidade, sua re-ligião, sua espiritualidade, sua fé. Muitas vezes as pessoas querem impor suas idéias e crenças para os outros não permitindo que o outro faça o seu caminho e viva a sua fé. É comum discussões sobre imagens, interpretações da bíblia e maneiras diversas de expressar a fé através de ritos.

PÁG 3FEVEREIRO 2012 - ANO XII Nº 142ESPECIAl

Cônego Luiz Carlos F. Magalhães é jornalista e

pároco da Igreja Cristo [email protected]

Respeito aos outrosTodos os caminhos levam a Deus. Ninguém de nós tem o direito de dizer que “a minha fé é verda-deira, o que eu faço é o melhor”. Seguindo os ensinamentos e a prática de Jesus, João Paulo II convocou os líderes religiosos do mundo todo para um dia de ora-ção pela paz, na cidade de São Francisco. Representantes de grandes religiões mundiais en-contraram-se em Assis para rezar pela paz, como irmãos, certos de que a paz é mais do que uma conquista da política internacio-nal. Vinte e cinco anos depois, Bento XVI repete o mesmo gesto. Hoje mais do que nunca, num mundo marcado pelo material-ismo, diante de tantas catástro-fes, crimes ambientais, into-lerância religiosa, exemplos de corrupção e violência, pre-cisamos alimentar esse respeito mútuo e buscar a unidade, se quisermos salvar a humanidade.

Mais um ano letivo se inicia e, com ele, mais uma enorme quantidade de alunos passa a pensar sobre o vestibular - tão temido por alunos de terceiro ano de Ensino Médio.

Como fazer com que os pequenos alunos, que iniciam suas vidas de estudante tão cedo, estejam preparados para essa jornada que está por vir ?

Há 32 anos, o Colégio Edu-cap trabalha com seus alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, preparando-os para a vida, etapa por etapa.

Os projetos que envolvem os alunos, como Olimpíadas,

Colégio Educap aposta em qualidade

GINCAP (Gincana do EDU-CAP), EDUCAP Cultura, Estu-dos do Meio, Estudos Culturais, Caminhada EDUCAP etc., são sucessos há anos no Colégio. Os alunos se veem motivados a continuar seus estudos e pas-sam a perceber a escola como um segundo lar.

Contando com um grupo de professores dinâmico e atua-lizado, o Colégio Educap apos-ta sempre na educação, onde a qualidade sobressai.

Com essa convicção, obti-veram quase 100% de aprova-ção dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental em cur-

sos técnicos e as primeiras aprovações em vestibulares 2012 já começaram a aparecer - USP, UNESP, UNICAMP e PUC-Campinas.

A direção enfatiza que man-tém o foco na qualidade de ensi-no e abre as portas para todas as famílias conhecerem o tra balho do colégio. Os interes sados po-dem acessar o site: www.edu-cap.com.br, ou entrar em conta-to pelo telefone (19) 3242-5246 e agendar uma visita.

Divulgação

Os organizadores da Expo-flora, realizada anualmente em Holambra, (140 km da capi-tal paulista) iniciaram a venda antecipada de ingressos para a edição 2012 que ocorrerá no período de 30 de agosto a 23 de setembro, de quinta-feira a do-mingo, das 9h às 19h. .

Os ingressos promocionais para a 31ª edição da maior festa de flores e plantas ornamentais estão com descontos de mais de 50%, são limitados a cinco mil unidades por dia e apenas po-dem ser adquiridos na Central de Reservas da Expoflora para grupos de, no mínimo, 20 pes-soas. Os descontos, escalona-

dos, serão concedidos para as vendas concretizadas até 5 de agosto, ou até que se esgote o limite diário dos ingressos an-tecipados.

Na bilheteria os ingres-sos custarão R$ 30,00. O con-tato com a Central de Reservas pode ser feito pelo telefone (19) 3802-1499 e pelo e-mail [email protected]. O aten-dimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17 h.

“O amor em cores e flores” Esse ano, o tema da exposição de arranjos florais, uma das principais atrações da feira, é “O amor em cores e flores”. Entre as atrações fixas estão, também,

a 8ª Mostra de paisagismo e jar-dinagem Minha Casa & Meu Jardim, a Chuva de Pétalas, o passeio turístico por Holambra, que inclui a visita a um campo de flores, as danças folclóricas e a culinária holandesa.

Expoflora inicia a venda de ingressos antecipados com até 53,5% de desconto

O “Carnaval Para Todos” de Campinas terá desfile de quinze blocos. “Todos os blocos que apresentaram projetos para des-file terão auxílio da Prefeitura na infraestrutura para o dia pro-gramado.

No final de janeiro houve a escolha do Rei Momo, da Rainha e Princesas do carnaval campi-neiro.

O novo Rei Momo – a figu-ra que recebe simbolicamente as chaves da cidade durante os dias de Carnaval – é José Rober-to Lemos, 46 anos , empreiteiro autônomo morador do bairro Vila Mimosa.

O evento aconteceu na Esta-ção Cultura, no Centro, com apre sentação de grupos locais, da Escola Rosas de Prata e teve show de encerramento da banda carioca Cesarina.

“Assim que assumi a pasta de Cultura, lembrei que tínhamos um Carnaval pela frente para or-ganizar e cheguei a temer pela possibilidade de não realizarmos uma festa digna da metrópole que é a cidade. Depois desse evento, feito através de muita dedicação

Campinas terá desfile de 15blocos no Carnaval Para Todos

dos servidores, sei que teremos sim uma grande festa”, disse o se-cretário de Cultura, Flávio Sanna.

E a festa também foi grande para Flavia Ferreira Ribeiro, 23 anos, eleita a Rainha do Carnaval 2012. Ela é bailarina e assistente de vendas e no desfile represen-tava o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Vila Rica. Érica Ramos e Perla Adriana Sil-va foram as eleitas como 1ª e 2ª Princesas, respectivamente.

Neste ano – a exemplo de anos anteriores – a festa popular acon-tece na avenida Rui de Almeida Barbosa, na saída do Túnel Joá Penteado (sentido Centro-bairro), onde será montada uma estrutura com arquibancadas, praça de ali-mentação e camarotes. Os foliões também receberão apoio de ba-nheiros químicos, plantão médico e segurança.

Escolas de Samba

Os desfiles das escolas serão realizados em dois dias, domingo e segunda-feira de Carnaval.

O domingo será dedicado às escolas do grupo de acesso e aos blocos e agremiações pleiteantes a uma vaga no acesso do ano que vem. Já na segunda, as escolas do grupo especial colocarão seus enredos à prova do público e ju-rados.

A programação completa do “Carnaval para Todos” pode ser conferida no site: www.campi-nas.sp.gov.br.

Princesas, Rainha, Rei Momo e ao centro o secretário municipal de Cultura, Flávio Sanna

Foto

: Car

los

Bas

sam

Alunos desenvolvem atividade no Ginásio de Esportes da escola

WWW.JORNAlDECAMPINAS.COM.BR

O endereço é Avenida Impera-triz Leopoldina, 357, bairro Vila Nova, Campinas.

SERVIÇO31ª Expoflora ­ Data: de 30 de agosto a 23 de setembro, de quinta-feira a domingo Horário: das 9h às 19h - Lo-calização: Holambra, SP 340, Rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140. - Iformações para o público: (19) 3802-1499 ou pelo e­mail [email protected]

JORNAL DE FEVEREIRO_2012.indd 3 7/2/2012 21:05:26

FEVEREIRO 2012 - ANO XII Nº 142

A Telefônica informa que devido à falha no equipamento da central da operadora, alguns telefones da localidade de Residencial Olímpia tiveram seu funcionamento prejudicado no dia 16/01/2012 das 16h14 às 15h44 do dia 17/01/2011. Assim que houve a ocorrência a empresa enviou equipes especializadas ao local que recuperaram o equipamento danificado.

COMUNICADO

vARIEDADE PÁG. 4

Club Personal é uma academia de treinamento personaliza-do baseado em exercícios que são aplicados com constante varia-ção, em alta intensidade e utilizando movimentos funcionais. Nosso programa permite queimar mais calorias e de uma forma mais efi-caz, devido à sua intensidade e a utilizar na sua grande maioria movimentos funcionais. O método que usa de exercícios de variadas modalidades, tais como: Ginástica, Levantamento de peso e Atletismo promove um condicio-namento físico geral e um alto grau de vigor e energia, beneficiando todas as capacidades físicas: Resistência Cardiovascular, Resistência Muscular, Força, Flexibilidade, Potência, Velocidade, Coordenação, Precisão, Agili-dade, Equilíbrio. Na Club Personal o ambiente é de apoio e companheiris-mo para alguém disposto a treinar. E os resultados são surpreendentes !! Renato Coppola - Personal Trainer - 7813-9164.

Club Personal orienta para a prática de exercícios

Com a exposição Jeito de Ver, Nilse Santamarina Peres, Eli Cris-tina Cóvulo e Valeria Tretim Dar-cadia mostram em fevereiro, no Es-paço das Artes do Ciesp-Campinas, que “somos aquilo que vivemos”. Com quadros multicoloridos e con-temporâneos, a exposição Jeito de Ver, conforme explicação das artis-tas, é baseada nesta linha de pensa-mento. “Enxergamos as pequenas coisas de forma única, através da percepção, seja ela qual for, provo-cando no observador uma mudança no olhar e no sentir, valorizando as coisas ao seu redor e aprendendo a ver o mundo com criatividade e

Jeito de ver traz obras de três artistas

simplicidade de alma”, explicam as expositoras.

ESPAÇO DAS ARTES - A ex-posição Jeito de Ver, com obras das artistas plásticas Eli Cristina Cóvulo, Nilse Santamarina Peres e Valéria Tretim Darcádia, fica aberta ao público, no Espaço das Artes do Ciesp-Campinas de 6 a 29 de fevereiro de 2012, das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta. O Espaço das Artes fica na sede da entidade à Rua Padre Camargo Lacerda, 37 ­ bairro Bonfim, em Campinas. Fone (19) 3743-2200.

O Teatro Sesi recebe em fe-vereiro a exposição “A indústria da cana-de-açúcar”. Composta por 16 fotos coloridas, o trabalho do fotógrafo carioca Paulo Ave-lar traz uma visão ampla daquela que é atualmente a “menina dos olhos” do agronegócio brasileiro. A mostra fica em cartaz de 1º a 15 de fevereiro, com entrada gra-tuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no hall do Teatro Sesi Campinas.

Foto de Paulo Avelar compõe a mostra

Sesi recebe a exposição“A indústria da cana-de-açúcar”

SERVIÇO: Exposição Fotográfica A indústria da cana-de-açúcar Local: Sesi Amoreiras – Ave-nida das Amoreiras, 450, Par-que Itália, Campinas. Datas e horários: de 1º a 15 de feverei-ro – de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. - Informações: (19) 3772- 4168/ 4183 / 4184 Entrada: franca Site do Sesi Culturalwww.sesisp.org.br/cultura

Divulgação

Divulgação

Quadro multicolorido em exposição no Ciesp

Diante do descontentamento geral, surgido após a decisão dos supermercados em não forne cerem mais gratuitamente as sacolas plásticas descartáveis, o Ministério Público do Estado de São Paulo, a Fundação Procon-SP e a Associa-ção Paulista de Supermercados (Apas), assinaram um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), sobre a campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufo-co”, que visa substituir as sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados.

Dentre os ajustes feitos de comum acordo entre as três en-tidades, o destaque é o prazo de 60 dias contados a partir de 03 de fevereiro de 2012 para a de-sagregação da cultura da utiliza-ção de sacolas descartáveis nos supermercados. Nesse período, os

Supermercados, MP eProcon fecham acordo

estabelecimentos deverão atentar para as seguintes questões:

- Os consumidores que forem às compras sem as sacolas reuti-lizáveis terão direito a embalagens gratuitas adequadas e compatíveis com os produtos adquiridos, visan-do o acondicionamento e trans-porte das mercadorias;

- Todas as lojas deverão ofe-recer uma alternativa de sacola reu-tilizável com preço de até R$ 0,59;

- No dia 15 de março – Dia do Consumidor – haverá distribuição gratuita de uma sacola reutilizável para o consumidor que adquirir pelo menos cinco itens. O acordo prevê, ainda, que por um ano, os operadores de caixa deverão infor-mar verbalmente os consumidores, antes de passar os produtos pelo caixa, que as sacolas descartáveis não serão mais fornecidas.

Antes

Depois

Campinas recebe, entre os dias 15 de fevereiro e 08 de abril, no espaço Galeria de Arte da CPFL Energia, a exposição “Zoom La-tino-americano – Coleção de Arte FEMSA”. A mostra, que tem cura-doria de Rosa Maria Rodríguez Garza e Juan Darío Restrepo Fi-gueroa, reúne 41 obras de 39 re-nomados artistas de 11 países da América Latina. O objetivo é pro-piciar aos visitantes uma espécie de olhar panorâmico sobre a diver-sidade cultural da América Latina e valorizar a produção artística latino-americana, que abriga mar-cas e influências distintas de cada país. A entrada é gratuita.

CPFl terá mostra inédita no Brasil

JORNAL DE FEVEREIRO_2012.indd 4 7/2/2012 21:05:32

FEVEREIRO 2012 - ANO XII Nº 142RESTAURANTES/NUTRIÇÃO PÁG. 05

Regina Esteves JordãoCRN3 – 13437 Nutricionista

[email protected](19) 30253767 / 97416565

Quanto mais calórico o alimento (maior densidade energética), menor o seu conteúdo de água. Portanto, alimentos com grande quantidade de água têm a menor probabilidade de causar excesso de peso e obesidade, além do volume da água ajudar a aumentar a sensa-ção de saciedade.

As chamadas bebidas isotôni-cas, ou repositores hidro-eletrolíti-cos, são compostos por água e sais minerais como sódio e potássio, que são perdidos no suor. A água de coco é um isotônico natural, uma ótima bebida hidratante com sais e água, porém quantidades ex-cessivas de minerais como o sódio podem provocar a desidratação.

Com uma alimentação balanceada e maior consumo de água pura e dos alimentos têm-se uma desintoxicação alimentar, especialmente após os exageros das festas de final de ano, pois estimulam o bom funcionamento dos rins, responsáveis por filtrar o sangue, eliminar o que é desne-cessário (toxinas, por exemplo) e permitir ao corpo reabsorver subs-tâncias vitais como minerais, ami-noácidos e água.

Como estamos em pleno verão temos que nos preocupar, além da proteção da pele, com a hidratação do corpo. Devido às altas tempe-raturas perdemos com o suor: água, sódio, potássio, pequenas quantidades de cálcio e ferro para que a temperatura do nosso corpo não aumente demais. Sendo a água o componente mais abundante do organismo e essencial para o me-tabolismo (regula temperatura, participa do transporte de nutrien-tes e elimina substâncias tóxicas).

A sede é estimulada quando a quantidade de água no meio ex-tracelular diminui ou quando a água ou o sangue se tornam muito concentrados, já sendo um sinal de desidratação. Alguns sinais e sintomas da desidratação, tanto em função do suor e da ingestão hídrica insuficiente, podem ser: pele vermelha, cansaço, muita sede, intolerância ao calor, urina em pouca quantidade e em um tom mais escuro, baixa produção de sa-liva, constipação intestinal, dor de cabeça, entre outros.

A ingestão excessiva e cons-tante de café ou outras bebidas ou produtos que contenham cafeína (guaraná em pó) também levam a uma maior perda de água. O mes-mo ocorre com o uso frequente de bebidas alcoólicas.

Deve-se beber pelo menos 2 litros de água por dia (6 a 8 co-pos), tratada filtrada ou fervida, de preferência nos intervalos das refeições, pois a água em excesso pode dificultar a digestão, diluindo parte das enzimas digestivas. Fru-tas cítricas são uma boa opção para matar a sede durante as refeições.

Além de ser ingerida como líquido puro, a água também faz parte dos alimentos, tanto líquidos como sólidos, em proporções vari-adas (ver tabela abaixo), como nas frutas, verduras de folha e em al-guns legumes, mais de 90% do seu peso é de água presente nos seus compartimentos celulares, como chuchu, abacaxi, melão. Parale-lamente, alimentos secos como bolachas têm apenas 4% de água.

Alimentos que hidratam

PRÓXIMA EDIÇÃO

8 DE MARÇO(19) 3241-7727

100 g de alimento Porcentagem de ÁguaArroz 12 %

Mel de abelhas 16 %Bife (assado) 35 %

Banana 72 %Laranja 88 %

Espinafre 92 %Melancia 94 %Tomate 94 %Alface 94 %

JORNAL DE FEVEREIRO_2012.indd 5 7/2/2012 21:05:41

FEVEREIRO 2012 - ANO XII Nº 142GUIA DE SAÚDE COMPRAS E SERvIÇOS PÁG. 06

“Todos os dias, sob todos os pontos de vista,

vou cada vez melhor”

LIBRA - 23/09 a 22/10: Seus empreendimentos serão próspe-ros. Terá sucesso na defesa de seus direitos e triunfará em todos e quaisquer assuntos legais. Seja mentalmente independente e

mais firme em suas crenças.

ESCORPIÃO - 23/10 a 21/11: Indícios de excelente contatos com pessoas mais idosas que você e de bom nível financeiro e ma-terial. Aproveite tal oportunidade para tirar proveito. Inteligência

clara e forte magnetismo pessoal.

SAGITÁRIO - 22/11 a 21/12: Ainda um período conciliatório nos assuntos amorosos, nas associações e no relacionamento hu-mano. Algumas pequenas surpresas no ambiente de trabalho e na

saúde poderão quebrar seu ritmo

CAPRICÓRNIO - 22/12 a 20/01: A Lua e a posição de Mercúrio favorecerão a vida amorosa, as atividades criativas e as artes. Sin-tonia afetiva com a pessoa amada permitirão um perfeito entendi-

mento, com a possibilidade de surgirem novos planos para o futuro.

AQUÁRIO - 21/01 a 19/02: Sentimentos mais fortes e estáveis na vida amorosa, fortalecendo o casamento e as relações dura-douras. Apesar disso, poderá se sentir um tanto inseguro quanto a si próprio.

PEIXES - 20/02 a 20/03: Você terá que rever os impulsos que o levaram a cultivar certas relações, pois neles está a causa da atual falta de harmonia entre você e as pessoas do seu convívio. Período

de expansão das possibilidades na vida econômica.

ÁRIES -21/03 a 20/04: Melhora total em todos os assuntos pro-fissionais, sociais e financeiros se farão sentir neste momento. Aproveite para passeios e para se unir com amigos e entes que-

ridos. Poderá encontrar a pessoa que irá amar.

TOURO - 21/04 a 20/05: Período em que deverá tomar cuidado com estranhos, novas amizades, vizinhos e pessoas que são de sua inteira confiança. Só viaje se for de muita necessidade. Cuide

da sua saúde e evite excessos.

GÊMEOS - 21/05 a 20/06: Período de ótima influência astral, para o casamento ou união, namoro para novas associações e para lucrar em negócios junto ao sexo oposto. Contudo, tome

cuidado com rivalidades e inimigos declarados.

CÂNCER - 21/06 a 21/07: Inteligência, seu êxito será total, neste momento, principalmente no trabalho e na vida social. Período feliz no casamento e ao noivado e para tratar de seus

interesses financeiros. Amizades bem sucedidas.

LEÃO - 22/07 a 22/08: Faça de tudo para melhorar suas condições sociais, amorosas e profissionais. Mas tudo dentro de um sentido honesto e inteligente. Boas notícias na área amo-rosa devido seu bom-humor.

VIRGEM - 22/08 a 21/09: Dia benéfico. Favorável em tudo o que pretenda realizar ou conceber. Faça deste dia, um marco de otimismo e felicidade. Procure vivê-lo intensamente. Dia ideal

para o amor. Vista-se de verde quando necessitar de inspiração.

HORÓSCOPO

Os moradores vizinhos aos terrenos sem edificações e não cuidados sofrem com todo tipo de problemas, mau cheiro provocado por lixo que é despejado nesses locais, invasão de bichos como ratos e cobras, insetos que amea-çam à saúde de todos e, principal-mente, a insegurança, já que mato alto pode abrigar bandidos.

Com a frequência de chu-vas entre dezembro e janeiro o problema toma maior gravidade. É o caso de dois terrenos de um mesmo proprietário, localizados na Rua José de França Camar-go, entre os números 500 e 600, no Jardim Chapadão, e que há muito tempo não são roçados e nem recebem manutenção. Com tanto mato acumulado, a calçada tornou-se intransitável, obrigando os pedestres a usarem a rua para passar .

O problema incomada toda a vizinhança, mas o casal de jor-nalistas José Carlos Tavares e Rosa Guedes Tavares é o mais prejudicado com o descuido. “Nós convivemos com esse aban-dono há exatos 13 anos, desde 1999, quando nos mudamos. De lá para cá, nós e os demais viz-inhos, fazemos reiteradas recla-mações na prefeitura através do 156. E o máximo que consegui-mos nesse longo período foram duas limpezas – uma por meio do dono e outra pela própria prefei-tura–. Ou seja, nos 157 meses de convivência com esse problema, ficamos livres dessa sujeira por 15 dias apenas, considerando que a simples poda do mato não im-pede que ele cresça novamente em curtíssimo espaço de tempo”, relata Rosa.

Cansada de esperar por uma solução que não chega, a jornalis-ta desabafa: “Temos protocolos dos pedidos feitos no 156, o que prova que esse instrumento não resolve. Apelamos para o serviço

de Ouvidoria da Prefeitura – que ouve, mas não tem autonomia para agir ou resolver o problema. Na semana passada, meu marido protocolou uma carta ao prefeito Pedro Serafim (já tinha proto-colado uma para o Dr. Hélio, sem resultado), insistindo para que a Prefeitura deixe de ignorar nossas recorrentes solicitações e resolva de uma vez por todas. É só exigir que o dono do terreno construa o muro e a calçada, e mantenha o terreno limpo” conclui.

Fiscalização A falta de manutenção em

terreno particulares é um dos grandes problemas enfrentados pela Prefeitura de Campinas. Atu-almente o município conta com mais de 90 mil áreas particula-res cadastradas e a fiscalização desses espaços é realizada pela Coordenadoria de Fiscalização de Terrenos (Cofit), da Secretaria de Serviços Públicos. As reclama-ções chegam à Coordenadoria por meio de petições de moradores ou pelo Serviço 156.

Dados do órgão fiscalizador apontam que, em média, são emi-tidas cerca de 2,5 mil notificações

Terreno abandonado causatranstornos aos moradores

por mês que exigem dos propri-etários de terrenos a limpeza do mato alto ou lixo, a construção e reparos de muros e alambrados e ainda a construção e manutenção das calçadas.

Após a vistoria por técnicos do Cofit, se constatadas as irregu-laridades são emitidas notifica-ções aos proprietários. Para cada infração existe um prazo diferente para a execução do serviço que varia entre 10 a 60 dias.

Os proprietários que não cum-prirem suas obrigações dentro do prazo estabelecido ficam sujeito à multas. Para a limpeza dos terre-nos, o órgão tem um limite de duas multas para serem aplicadas, sendo a primeira de R$ 587,25 e a segun-da de R$ 1.174,50. Se ainda assim, o dono do terreno não promover a limpeza e não pagar a multa, a co-brança é feita judicialmente.

Já para as irregularidades com as calçadas, não existem limites para a aplicação de multas. Para calçadas sem pavimentação a multa é de R$ 234,90; com neces-sidade de reparo, o valor cobrado é de R$ 117,45. Todas as multas cabem recursos de oito dias úteis.

Colaborou Bruno Sgambato

Foto: Clovis Cordeiro

Mato alto, ratos, insetos e calçada intransitável: falta de respeito e descaso

JORNAL DE FEVEREIRO_2012.indd 6 7/2/2012 21:05:47

FEVEREIRO 2012 - ANO XII Nº 142vARIEDADES PÁG. 07 SOCIAl PÁG 07FEVEREIRO 2012 - ANO XII Nº 142

Neusa Leoncini

“Alegria é um bloco de Car-naval que não liga se não é

fevereiro”

Cláudio lembo, secretário dos Negócios Jurídicos da cidade de São Paulo, o procurador Bruno Paes leme Cordeiro e Celso Augusto Coccaro Filho, procurador-geral do município de São Paulo, durante cerimônia de posse dos novos procuradores municipais, realizada na sede do Cejur, na capital paulista

Chega a Campinas a Caputo Móveis Planejados que inaugurou em 26 de janeiro, na Avenida Barão de Itapura, 2.900, Guanabara. A loja chama a atenção pelo bom gosto e requinte. O prédio apresen-ta pé-direito de 7 metros de altura integrando todos os ambientes de uma residência. Com 360 metros quadrados, o showroom traz a últi-ma coleção da marca como novi-dade para Campinas.

Os proprietários Roberta Vilaça e Carlos Henrique Caputo (foto acima) afirmam que a unidade de

Foto: Álvaro Silva Jr

Campinas evidencia o processo de expansão adotado pela Caputo há alguns anos.

Atualmente, a marca é re fe-rência em soluções para ambientes residenciais, corporativos e de hote-laria. No incentivo cultural se desta-ca com um espaço para divulgação da cultura local. A mostra de arte que na sua primeira edição inicia suas atividades aqui em Campinas com a Exposição Colores, traz telas da artista plástica Priscila Mahlow, e pode ser visitada até o dia 10 de março de 2012.

Foto: Clovis Cordeiro

Arquiteta lança livro comemorativo

No início do mês, a imprensa conferiu de perto as razões que tem feito do Iff!, novo bar de jazz da Rede Vitória Hotéis, uma referência na região de Campi-nas. Os jornalistas foram recebi-dos num ambiente agradável, ser-vindo petiscos, bebidas e drinks variados e puderam curtir música de qualidade com a apresentação da cantora Julia Simões, interpre-tando grandes clássicos do jazz e novidades do estilo musical con-temporâneo, numa noite de muita classe. Júlia se apresenta toda quin-ta-feira no Iff!, acompanhada pelo violino de Ernani Teixeira, piano de Sidney Ferraz, contrabaixo acústi-co de Daniel ‘Pezim’ Ribeiro e ba-teria de Juan Megn. O Iff está na

Avenida José de Souza Campos, 425 - Cambuí - Telefone: (19) 3755-8027. Aberto de segunda a sábado, das 19h a 01h30. Shows das 21h à meia noite. Fechado aos domingos.

Noite da Imprensa

Cha

rles

Gam

ble

A Sociedade Hípica de Campinas promoverá um pré-carnaval com opções para to-dos os todos os associados, este ano. Em 10 de fevereiro, às 22 horas, o departamento Social elabora o Baile de Gala (traje black tie), que trará o en-canto e o requinte dos grandes bailes da cidade. Campeã do carna-val paulistano em 2011, a Vai-Vai promete sa cu dir o chão e o coração dos foliões no Baile de Gala. Na noite do dia 11, o Baile à Fantasia, (como traje opcional), levará ainda mais descontração ao salão social do clube. No dia 12 (do mingo), o concorrido pré-carnaval in-fantil começará às 15h30, tam-bém no salão social, com desfile de fantasias para as crian ças.

Informações: (19) 3794-6020.

Arnaldo Rezende (Feac), luiz Gonzaga Belluzzo e Saulo Duarte (Ibef), em encontro empresarial

A arquiteta Elaine Carvalho lançou, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi Campinas, o livro comemorativo aos seus vinte anos de carreira. Os mais de 100 convidados não se impor-taram em ficar na fila para con-seguir um autógrafo da autora. Nascida em Araraquara, Inte-rior de São Paulo, e radicada em Campinas desde 1987, Elaine é formada em Arquitetura e Ur-banismo pela PUC-Campinas. Em suas duas décadas de tra-jetória profissional, ela tem mais de seiscentos projetos assinados, sendo que 38 são mostrados nas duzentas fotogra-fias da publicação Elaine Car-valho - Arquitetura (Mix Edi-tores Associados, 156 páginas). De leitura indispensável para aqueles que desejam estar sem-pre atualizados com o universo da arquitetura, o livro está à venda nas livrarias Cultura, La Selva, Fnac, Nobel e bancas de revistas.

Foto

: Clo

vis

Cor

deiro

Julia Simões

Diva Cordeiro Angeloni, a pequena Gabriela e Gilberto Angeloni, em cerimônia de casamento de Wuendy e Maurício, realizada na Igreja São Sebastião, em São Carlos

TênisA programação do Tênis

Clube de começa na sexta-feira (17) com o tradicional baile à fan-tasia e concurso que terá a coorde-nação da diretora cultural Maria Letícia de Barros e Gonçalves e contará com um corpo de jurados.

A festa começa às 21h e será animada pela Banda Jorginho Araujo e show de mulatas. O con-vite para não-sócio, que deve ser apresentado por um associado, custa R$ 40. Sócios não pagam.

De sábado (18) a terça-feira (21), o clube promove o Carna-happy, no Bar da Piscina das 19h às 23h. A música fica por conta do grupo Filosofia de Bar. Os con-vites (para não-sócios apresen-tados por sócios) custam R$ 20. Sócios não pagam.

A folia infantil vai acontecer no Bar da Piscina no domingo (19) e terça (21), das 15h às 18h. Os convites custam R$ 20 para não-sócios convidados de associados.

O economista Luiz Gonzaga Belluzzo foi o convidado no primeiro almoço-palestra do ano promovido pelo Ibef­Campinas. O evento no Vitória Concept Hotel reuniu executivos de finanças interessados no tema: Perspectivas e rumos da economia brasileira diante da conjuntura internacional

Foto: lázara Paes leme

Carnaval

JORNAL DE FEVEREIRO_2012.indd 7 7/2/2012 21:05:53

FEVEREIRO 2012 - ANO XII Nº 142 PÁG. 08vARIEDADES

DOCES lEMBRANÇASVivendo e aprendendo

Tudo o que acontece em nos -sa vida tem por obje ti vo um en-sinamento. Nós é que demora-mos a perce ber essa sutileza. Em novembro, eu estive às voltas com os mais diversos transtornos após ter sido cassada a minha car-teira de habilitação. Procurando ser mais correta possível, ao saber que atingi 20 pontos em multas, entreg-uei a minha carteira de motorista às autoridades de trânsito e participei de todo o processo legal para reaver o meu direito de dirigir.

Porém, só eu cumpri a minha par te. Os orgãos governamen-tais deixaram a desejar. Mas essa é outra história. Parte dela é o que interessa nesse momento. Depois de cumprido o “castigo” e atendido todas as exigências, pro-curei o Poupatempo do Campi-nas Shopping, logo às 9 horas da manhã, crente que voltaria para casa com a minha nova habilitação. A Lei de Murphy, nesse dia, es-tava implacável: o sistema de in-formática do exame médico ficou horas fora do ar, mais de 400 pes-soas aguardavam na fila do Banco do Brasil para efetuar o pagamento das taxas e o prazo de entrega foi estendido para o dia seguinte.

Eram 17 horas e eu con-tinuava no Poupa tempo, sem almoço, aban donando o meu trabalho e com o humor tão pés-simo que nem eu podia suportar. Depois de brigar com meio mun-do, chorar, espernear, cai na real e me convenci que teria mesmo que retornar no dia seguinte. A pé, constatei que não conseguiria chegar, de ônibus, à sessão de te-rapia agendada para as 18 horas, no bairro Guanabara. Para piorar,

Vera LonguiniJornalista e escritora

[email protected]

as nuvens negras, baixas e car-regadas anunciavam um temporal. Decidi pegar um taxi. Mas me lem-brei que havia gasto todo o dinheiro em espécie no Poupatempo e que não portava o cartão de débito para saques no caixa eletrônico do Shopping. Também não ando com talão de cheques. Só me restavam R$ 30,00 e o cartão de crédito, não aceito pelo único taxista disponível no local. Ai começa a história que quero con-tar hoje. Eu já estava tão nervosa que para não perder o controle tentava me convencer de que nada acontece por acaso e que tudo e todas as situações devem ser encaradas como lições. Eu não entendia o que eu tinha que aprender ali, com tanto descaso, com a péssima qualidade do ser-viço governamental e com a perda da minha carteria de habilitação. Por mais que quisesse manter o pen-samento positivo, não conseguia.

Até que, do nada, surgiu uma moça que, ao ouvir eu perguntar o preço da corrida ao taxista até o bairro Guanabara, me perguntou se eu não poderia dividir a viagem com ela que estava muito atrasada para comprar passes para seus funcionários na Transurc - exata-mente no caminho que eu seguiria. Com essa carona inesperada e a di-visão da despesa, consegui chegar ao consultório da Debora em tem-po, e com R$ 10,00 na carteira. Mas, tinha a volta para a minha casa. A Debora poderia me dar uma carona, pois justo naquele dia tinha um jantar e eu fiquei envergonhada de pe-dir que desviasse no caminho. Foi ai que meu irmão Carlinhos me ligou e pedi-lhe um carona. Agradeci, dispensei a Debora e

fiquei a esperá­lo. Cinco minutos após eu estar sozinha, o Carlinhos me chama pelo rádio para avisar que a bateria de seu carro havia pifado e que aguardava o socorro. Cansada e perguntado a Deus “o que foi que eu fiz dessa vez para merecer isso?”, solicitei a recep-cionista do consultório um núme-ro qualquer de um serviço de taxi. Liguei e expliquei que não man-dassem qualquer taxi me at-ender. Precisava de um que aceitasse cartão de crédito, única forma de pagamento que eu dispunha naquele momento. Rapidamente o taxi chegou e enquanto eu entrava no carro, chamei o meu irmão para infor-má-lo que agora seria eu quem iria socorrê-lo. Mas entrei no banco de trás o taxista informou: -Só levo se for jornalista!.

Para minha surpresa, sentado à direção estava o Marquinhos Cor-deiro, irmão do Clovis e cunhado da Lázara, os “todo-poderosos” desse jornal e meus amigos de infância. O interesante é que nem taxista o Marquinhos é. Ele trabalha na área de informática e ape-nas dirigia o taxi do cunhado para fazer um bico. É mole? Pedi que fosse comigo ver se o socorro já estava atendendo o meu irmão e, depois, segui para casa, cansada, mas aliviada e contente, principalmente por ter entendido a lição que a vida quis me ensinar: “Qualquer que seja o mal mo-mento que eu tenha que enfren-tar, Deus sempre dará um jeito de manter os meus amigos por perto para me socorrer e para me aju-dar”. Amém!!!

A conhecida City Banda, com 18 anos de história em Campinas, toma conta da cidade no sábado, 11 de fevereiro, a partir das 14h. A tradicional banda carnavalesca fará o trajeto que percorre as prin-cipais ruas do bairro Cambuí, ao som de marchinhas e samba. Uma novidade desta edição é o Bloco VIP, organizado pela C4 Publicidade com apoio da Paioça do Caboclo, A Academia e Mul-tiBebidas. As camisetas-convite custam R$ 60 para homens e R$ 40 para mulheres e já estão à ven-da na Paioça do Caboclo, Fogão Mineiro e A Academia.

A concentração da City Banda terá início às 14h na Rua Guilherme da Silva, entre o Tê-nis Clube de Campinas e o Clube Campineiro de Regatas e Nata-ção. O trio dá partida às 16h30, quando o público segue num rit-mo contagiante pela Rua Coronel Quirino, passa pelas ruas Con-ceição, Maria Monteiro e para, mais uma vez, no ponto de par-tida, na Rua Guilherme da Silva. São duas horas de um trajeto que encerra ao irresistível batuque da City Banda.

City Banda sai às ruas no sábado, dia 11

O Sesi Campinas abre ins-crições para os cursos gratuitos de iniciação teatral oferecidos pelo Núcleo de Artes Cênicas (NACs) da unidade Amoreiras. Entre 1 e 15 de fevereiro, o atendimento será exclusivo aos beneficiários da indústria e alunos das Escolas Sesi. E, a partir de 16 de fevereiro, as vagas remanescentes serão aber tas à comunidade.

Já o módulo avançado, des-tinado a pessoas com alguma vivência teatral, recebe inscrições

Sesi abre inscriçõespara iniciação teatral

de candidatos até dia 29 de feve-reiro. Para esta modalidade será necessário realizar um teste. Ao final dos cursos os alunos recebem certificados.

Os interessados devem procu-rar a Secretaria Única do Teatro Sesi Campinas, que fica na Aveni-da das Amoreiras, 450, Pq. Itália, a partir das datas indicadas. É ne-cessário apresentar CPF, RG ou certidão de nascimento e compro-vante de endereço. Informações: (19) 3772-4168/4169

Divulgação

O taxista Marcos Cordeiro: “só levo se for jornalista”!Alunos em exercícios teatrais

Foto: Clovis Cordeiro

JORNAL DE FEVEREIRO_2012.indd 8 7/2/2012 21:05:58