JORNAL DO CASTELO_MAIO

8
MAIO 2011 - ANO XI Nº 133 Pág. 03 Pág. 02 DIREITO DO CIDADÃO Pág. 02 Mini rotatória faz parte das mudança no trânsito ZOOM DO CASTELO Os eventos sociais Pág. 03 MAIO - 2011 - ANO XII Nº133 Pág. 03 Criatividade e arrojo foram as marcas do desfile COMPORTAMENTO Foto: Clovis Cordeiro Alunos do Bentinho promovem desfile do lixo ao luxo Pág. 03 As revistas a funcionários e as portas giratórias Solidariedade a granel DOCES LEMBRANÇAS Pág. 07 Plataforma da antiga Estação Ferroviária, no Centro, recebe a mostra Pág. 04 Campinas Decor 2011 segue até 12 de junho Foto: Lázara Paes Leme Foto: Clovis Cordeiro Parar e Pensar Espaço Ciesp mostra obras de Cecília Pupo Pág. 08 EXPOSIÇÃO Prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (centro), recebe prêmio por ação de Responsabilidade Social. Hamilton Bernardes Junior, prefeito de Pedreira (esq.) e Luis Fernando Faria, presidente do Instituto Sustentar Foto: Clovis Cordeiro Emdec faz mudanças do trânsito da região do Castelo Foto: Lázara Paes Leme

description

Versão digital da edição de maio do JORNAL DO CASTELO

Transcript of JORNAL DO CASTELO_MAIO

MAIO 2011 - ANO XI Nº 133

Pág. 03

Pág. 02

DIREITO DO CIDADÃO

Pág. 02

Mini rotatória faz parte das mudança no trânsito

ZOOM DOCASTELO

Os eventossociais

Pág. 03

MAIO - 2011 - ANO XII Nº133

Pág. 03Criatividade e arrojo foram as marcas do desfile

COMPORTAMENTO

Fot

o: C

lovi

s C

orde

iro

Alunos do Bentinho promovem desfile do lixo ao luxo

Pág. 03

As revistas a funcionáriose as portas giratórias

Solidariedade a granel

DOCES LEMBRANÇAS

Pág. 07

Plataforma da antiga Estação Ferroviária, no Centro, recebe a mostra Pág. 04

Campinas Decor 2011 segue até 12 de junho

Foto: Lázara Paes Leme

Foto: Clovis Cordeiro

Parar e Pensar

Espaço Ciesp mostra obras deCecília Pupo

Pág. 08

EXPOSIÇÃO

Prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (centro), recebe prêmio por ação deResponsabilidade Social. Hamilton Bernardes Junior, prefeito dePedreira (esq.) e Luis Fernando Faria, presidente do Instituto Sustentar

Foto: Clovis Cordeiro

Emdec fazmudanças dotrânsito daregião doCastelo

Foto: Lázara Paes Leme

MAIO 2011 - ANO XI Nº 133 PÁG. 2 Redação: [email protected] www.jornaldocastelo.com.br

Departamento Comercial:Fone: (19) [email protected]

Impressão: Lauda Editora, Consultorias e Comunicações Ltda.Rua Baronesa do Japi, 53-Centro-Jundiaí-SP-CEP: 13.207-684Tiragem: 7.000

Bruno Paes Leme CordeiroBacharel em Direito pela USP-Largo São [email protected]

DIREITO DO CIDADÃO

Campinas foi a cidade escolhida,no Estado de São Paulo, parareceber um dos escritórios daEmpresa de Transporte Ferroviáriode Alta Velocidade S.A. (Etav). Aconquista foi possível graças a umaampla mobilização, na qual odeputado federal Jonas Donizette(PSB/SP) foi presença marcante. Elereuniu assinaturas de 50 dos 70parlamentares paulistas paraexpressar o apoio da bancada detodo o Estado à cidade de Campinas.

A estatal vai agregar a tecnologiado projeto. Caberá à companhiafazer a desapropriação daspropriedades atingidas pelo trajeto,obter a licença ambiental doempreendimento, participar detodas as fases do TAV para garantira transferência de tecnologia, realizarestudos para a ampliação das linhasdesse tipo de trem e disseminar atecnologia transferida dessetransporte para outros setores daeconomia.

A linha do TAV, conhecidopopularmente como trem-bala, ligaráas cidades de Campinas (SP) e Riode Janeiro, passando pela capitalpaulista, em um percurso total de511 quilômetros. “Durante meus

Empresa do trem-bala

terá unidade administrativaem Campinas

Jonas Donizette entrega a Carlos Zaratini abaixo-assinado reivindicando escritório da Etav em Campinas

três mandatos de vereador,discutimos muito essa questão naCâmara Municipal. Depois, nosmeus dois mandatos como deputadoestadual em São Paulo, tambémcriamos uma comissão para tratardo TAV. E Deus me deu a alegria de,nos meus primeiros meses domandato de deputado federal,representando a minha região, podervotar e, mais que isso, ver aprovadamatéria tão importante na Câmarados Deputados”, afirmou federalJonas Donizette.

O projeto do TAV expressa umatendência mundial de criaralternativas ao transporte aéreo paramédias distâncias. A implantação daobra implica transferência detecnologia para o Brasil e criação deempregos para a cidade, inclusive devagas de alto padrão deremuneração. “Entidades de pontana pesquisa científica, como aUnicamp, vão ajudar nosso país acriar novas e melhores tecnologiasde transporte, que vão garantirdesenvolvimento econômico,qualidade de vida e perspectivas detrabalho para nossa cidade e região”,acrescentou o deputado federal.

Divulgação

Vera Longuinijornalista e [email protected]

Em prol da segurança, diversosestabelecimentos comerciais adotamprática que nem sempre sãoamparadas pela lei. O consumidordeve conhecer seus direitos, evitandoser vítima de atos abusivos.

Revista de bolsas: caso oconsumidor queira entrar na loja ouno mercado portando bolsa oumochila, não pode ser obrigado a abri-la ou a se submeter a uma revistaprévia.

Revista pessoal: ao ser dispara-do o sistema de alarmes da loja, oconsumidor não é obrigado a permitirque o revistem ou que abram suassacolas de compra. Na hipótese de oconsumidor aceitar ser revistadopelos próprios seguranças, ele deveráser levado a lugar privado, longe deconstrangimentos na frente dosdemais. Havendo fundadas assuspeitas de furto e a não concor-dância do consumidor com a revistapessoal, os seguranças poderão detê-lo até a chegada da polícia que, estasim, procederá à revista. Excessospoderão ensejar ação por danosmorais.

Guarda-volumes: ninguémpode ser obrigado a deixar bolsa,pasta, carteira ou outro objeto noguarda-volumes. Não há lei determi-nando isto . Todavia, se depositar seuspertences no guarda-volume, poderáexigir um recibo descrevendo o bem,passando o estabelecimento a serresponsável por eventuais danos ousubtração do objeto.

Portas giratórias: embora nãohaja lei disciplinando o assunto, ostribunais têm entendido que a adoçãode medidas de segurança pelasagências bancárias trazem comofinalidade zelar pelo patrimônio e

segurança de seus clientes. Noentanto, equipamentos de segurançacomo as portas giratórias não podemservir de meio para colocar a pessoaem situações vexatórias.

Conferência de mercadorias:a conferência de mercadorias dosclientes depois que passaram pelocaixa, prática comum em algunshipermercados atacadistas, é emprincípio lícita. Em recente julgado,o Superior Tribunal de Justiçaentendeu que se trata de exercício dodireito de vigilância e proteção aopatrimônio do estabelecimento.Desde que realizado com respeito eindistintamente, não gera dano aoconsumidor.

Em todas as hipóteses anteriores,o consumidor que for desrespeitadoe submetido a situações vexatóriaspoderá acionar judicialmente oestabelecimento comercial. Para isto,deverá solicitar os dados dastestemunhas presentes e outrasprovas que conseguir e procurar umadvogado.

Muita gente pensa em ajudar aopróximo, mas não sabe por ondecomeçar. A justificativa mais comumé a falta de tempo e de dinheiro paraqualquer ação beneficente. Há muitotempo a vida vem me provando quea história não é bem assim. Assimcomo toda grande obra é sustentadapor pequenos tijolos, uma boa ação écalcada no espírito de solidariedade eno amor que tomos trazemos nocoração.

Os desafios, é claro, a primeiravista parecem imensos. Mas bastadecidir enfrentá-los para que pessoascom vontade de ajudar surjam muitasvezes de maneiras insólitas ouinesperadas em nosso caminho.Exemplos não me faltam nesses maisde 40 anos em que, levada pela minhamãe, decidi colaborar com o MAEMaria Rosa (antiga Sopa doGrameiro).

Tínhamos o compromisso dedoar 250 ovos de chocolate para ascrianças atendidas no JardimCampineiro. Os preços praticados nomercado dificultavam a nossa tarefa.Eis que surge, pelo segundo anoconsecutivo, a Marina, da ZenithFood, uma microempresa quefunciona na Avenida João Erbolato,no Jardim Chapadão, para nosmostrar que nem sempre o lucro éapenas a sobra do dinheiro que entrana conta corrente.

A Marina produziu comexclusividade para a entidade, comum super desconto. A “turma doCastelo” ajudou muito. Cada umcolaborou como podia: a LaineTurati encarregou-se de arrecadar odinheiro com os jornalistas do CorreioPopular. A Renata Tavares fez omesmo na Thema Relações Públicas.A Rosa Guedes, a Lazinha PaesLeme, o Clovis Cordeiro, o pessoalda Embramac, capitaneado pela VeraAndrade, a Cristina Beluco, a RenataSanches e a Valéria Salek, são algumasdas pessoas que estão sempre apostos em todas as campanhas nasquais nos envolvemos.

Assim, de ovo em ovo fizemos a

Páscoa das crianças da entidade. Se anecessidade de dinheiro parecia umafortuna no início, graças àcontribuição de várias pessoas aindaconseguimos cachorro quente erefrigerantes para a festinha deentrega. Não terminou por ai.

Lembram-se das quatro crechesque ajudamos também no Natal? Elaspediram ajuda na Páscoa, mas adiretoria do MAE Maria Rosaexplicou que estava difícil até mesmopara atender as crianças da entidade.Só que, conforme expliquei, a ajudasempre aparece e só Deus – comcerteza, só Ele mesmo – sabe de ondevem.

Na terça-feira antes da Páscoa aminha irmã Regina, que trabalha noColégio Educap, me telefonouinformando que as crianças da escolahaviam feito uma campanha para oMAE Maria Rosa e solicitava quealguém fosse buscar as doações: óleo,macarrão, leite, achocolatado emuitos outros alimentos quegarantirão as refeições para ascrianças da entidade até o final dosemestre.

Entre os donativos, 240 ovos dechocolate, embrulhados emsacolinhas decoradas com desenhosde coelhinhos pintados pelos alunosdo Colégio. Doações suficientes paraatendermos as mesmas quatro crechesque ajudamos no Natal. Precisocontar mais?

Doces Lembranças...Solidariedade a granel

Divulgação

FELIZDIA

DAS MÃES

Crianças da MAE Maria Rosa na festa da Páscoa

MAIO 2011 - ANO XI Nº 133 PÁG 3MAIO 2011 - ANO XII Nº133ESPECIAL

Cônego Luiz Carlos F.Magalhães é jornalista e párocoda Igreja Cristo Rei

[email protected]

Alunos do Colégio Poli-Bentinho promovem desfilede moda com roupas feitas com materiais alternativos

NOSSO CARINHO ESPECIALA TODAS AS MÃES

equipe do Jornal do Castelowww.jornaldecampinas.com.br

Caminhando pelas ruas dacidade podemos observar asfisionomias cansadas, preo-cupadas e tensas. Ao mesmotempo em que não vemos otempo passar, percebemos quetambém não temos tempo paraaquilo que mais desejamos fazer.Nossos programas de vida etrabalho, nossos sonhos vãosendo adiados a cada dia, a cadasemana. E quando você des-cobre um tempo livre para pas-sear com sua família, encontraas estradas congestionadas e oscarros apressados: todo mundoquerendo passar na frente dooutro e chegar logo.

A cadência dos nossos diastornou-se vertiginosa.

Enredados num conjunto deobrigações, compromissossociais e culturais, preocu-pações com a família, o trabalhoe as crianças, sentimos o sufocoe o peso do stress. Tudo isso,sem falar dos imprevistos quebatem à nossa porta e nosencontram nas encruzilhadas davida. Queremos abrandar oritmo, mas percebemos que,aparentemente, é impossível.

É por isso que estousugerindo: parar e pensar. Oumelhor: parar, pensar e rezar!Pensar nessa vida dinâmica eagitada, cheia de atividades, emuitas vezes, vazias e semsentido, sem objetivo e sem

meta para alcançar a plenitudede nosso Ser. Por quê?

Parar para buscar um lugarde silêncio e de paz, longe dobulício do cotidiano, longe doconsumismo e da materialidadeque nos amarra, empobrece eimpede de evoluir integralmente.Para que?

Rezar, fechando as portasdos sentidos, ouvindo a voz docoração, dando prioridade àatividade interior, ao exame deconsciência, à reflexão pausada,na presença de Deus. É precisoentrar na terceira dimensão ebuscar prioridade na vida. Paraonde?

A grande tentação que nosameaça hoje, como diz Bento XVIantes de ser escolhido papa, étentar pôr ordem no mundo semDeus; contar apenas com aspróprias capacidades; reco-nhecer como verdadeiras,apenas as realidades políticas emateriais, e deixar de lado opróprio Deus.

Teresa de Calcutá dizia:“Deus é amigo do silêncio. Deusfala no silêncio do coração. Oque importa não é o que cadaum diz, mas o que Deus diz etransmite a cada um”. Está naordem no dia buscar um lugarde silêncio, buscar um grupo quefaz o exercício e a experiência dosilêncio e da escuta. Parar,pensar e rezar faz bem para asaúde.

Parar e Pensar

Foi um exemplo de criatividadee bom gosto o desfile “Centenárioda Moda”, com a temática do lixoao luxo, promovido pelos alunosdo curso de Produção de Modado Colégio Poli-Bentinho, dia 29de abril, no auditório do TeatroBento Quirino, na Rua Luzitana,Centro.

A partir de pesquisas da modaque imperava em cada época dahistória nacional, foramproduzidos modelos usando todotipo de materiais alternativos comoplástico, papel, papelão, renda,folhas de revista, fitas de cetim,botões, penas, colherzinha desorvete, lacre de latinhas e até fiode telefone.

O público presente, que doouum quilo de alimento na entradapara fins beneficentes, vibravacom cada apresentação de novosmodelos.

A maioria das roupas foiapresentada pelas próprias alunasdo ensino médio.

O desfile integra asfestividades finais dacomemoração aos 100 anos defundação do Colégio BentoQuirino, em Campinas.

Estudantes criaram peças de vários estilos a partir de pesquisa sobre moda por épocas

O notável aumento no fluxode veículos na região do JardimChapadão, especialmente nasavenidas próximas ao Balão doCastelo, tem provocado conges-tionamentos em vários horáriosdo dia e tornou-se objeto deestudo da Empresa Municipal deDesenvolvimento Urbano deCampinas (Emdec), no sentido depromover melhoras no trânsito.

Nas vias de acesso à Praça 23de Outubro (Balão do Castelo),nos últimos quatro anos, houveaumento médio de 15%, conformeregistro da Emdec, nas avenidasAndrade Neves, Alberto Sar-mento, João Erbolato e FranciscoJosé de Camargo Andrade,incluindo os acessos à rua SantoAntonio Claret.

O maior aumento no tráfegopode ser percebido na avenidaLuis Smânio, entre o final daavenida Andrade Neves eavenida Brasil, que em 2007recebia 18.062 veículos/dia e em2010 passou para 21.109veículos/dia.

Segundo Mário Alvarenga,chefe da Gerência de Projetos eSinalização da empresa, asalterações de vias e instalação demini rotatórias nas ruas do JardimChapadão estão sendo feitas como objetivo de dar maior fluidez aotráfego e orientar o fluxo nasáreas mais críticas.

Uma mini rotatória foiconstruída no cruzamento dasruas Bento da Silva Leite,Francisco D’Otaviano e AlferesJoão José, para orientar a ordemde preferência aos motoristas.

Outra mudança importante éque a rua Francisco D’Otavianopassa a ter mão única no sentidoavenida Brasil /Andrade Neves.A opção para o motorista éacessar a rua Celso Egydio deSouza - sentido avenida Brasil,evitando o fluxo da Luis Smânio.Para isso, no Balão da Praça Tirode Guerra (final da avenidaAndrade Neves), o motoristadeve entrar à direita, na rua Bentoda Silva Leite, chegar na minirotatória, descer à esquerda e virarà direita antes de chegar naavenida Luis Smânio.

Ainda em fase de estudopelos técnicos da Emdec, mais umcruzamento receberá uma minirotatória, que deve ser instaladaentre a rua Domingos Signorelli ea avenida João Erbolato, naregião da Vila Militar, no JardimChapadão.

Também as ruas estãorecebendo manutenção depintura na sinalização de solo.

As ações integram osserviços de manutenção daEmdec e também atendem algunspedidos antigos de moradores ecomerciantes.

Emdec promove mudanças notrânsito da região do Castelo

Cruzamento da avenida João Erbolato com rua Domingos Signorelli

Foto: Clovis Cordeiro

Fot

o: C

lovi

s C

ord

eiro

Fot

o: C

lovi

s C

ord

eiro

MAIO 2011 - ANO XI Nº 133 PÁG. 4COMUNIDADE

A farinha esvoaçava levan-tando uma cortina perfumada, quenaqueles tempos era do tamanhodo mundo e no meio dela surgia anonna Emília sovando a massacom seus braços fortíssimos. Látambém estávamos nós, mara-vilhados com todo aquele ritual.Ponta dos pés, mãozinhasapoiadas na mesa de madeira,observando e gravando emnossas mentes os sons dasbatidas, os segredos da feitura damassa, os sorrisos e olharessábios da nossa nonna, como sejá soubesse que seus ensina-mentos iriam servir para nossofuturo.

Massa pronta, seguia-se atransformação da mesma emimensos discos que eram habil-mente performados com oinesquecível “pau de macarrão”cor de vinho. Os discos eramentão pendurados no varal queficava sob a parreira de uvasbrancas, extremamente bemcuidada pelo nonno Giordano.

Era só a nonna se ausentar porum momento e lá íamos nós; omaiorzinho erguia o menorzinho,que beliscava pequenos nacosdaquela massa, os quais saboreá-vamos furtiva e rapidamente. Hojeem dia, sabemos que a nonna nos

Primeiras Lembranças...

assistia sorrindo pela janela dacozinha, e assim que come-çássemos a exagerar, vinha aralhação dela, que então desciada cozinha, retirava os discos dovaral, enrolava-os e os recortavaem tiras fazendo, assim, omacarrão.

Fogão de lenha, panela deferro imensa, e nós continuandoa aprender os segredos culiná-rios, que ela ia nos explicandoconforme ia picando, cortando eadicionando os componentes aomolho. O ambiente se enchia deum aroma indescritível, aguçando

assim a nossa fome.Restava , então, servir à mesa

aquele macarrão e molho, que nóscrianças, por respeito, nãocomeçávamos a comer enquantoo nonno Giordano não osprovasse e tomasse um gole dovinho dando um murro na mesacom sua mão pesada e umaestrondosa gargalhada, dizendo:“Bravo! Questa e una vera tavollaallegra”..

Grazie Dio,

Wilson Roberto Mattiello

O Espaço Gourmet, da arquiteta Sueli Cardoso, lança o projeto Grandes Chefs Campinas Decor 2011que oferecerá cursos de gastronomia com renomados chefs das principais cozinhas de Campinas.Aberta também ao público que visita a mostra, a programação contempla cursos variados e degustaçãodurante o período da 16ª edição, que acontece na Estação Cultura até 12 de junho de 2011. O endereço éPraça Marechal Floriano Peixoto, s/nº, Centro – Campinas.

Público do Campinas Decor terá curso com chefs famosos

Álbum de família

Massas preparadas com o carinho da família

Cada mulher tem seu estilo.Cada mãe tem o seu!

Dia das mães, uma data quenos deixa com a imaginação a florda pele, afinal como presentearalguém tão especial, comoidentificar o melhor presente e tera certeza que ela irá gostar? Sei oquanto é difícil escolher umpresente, mas se você quer quesua mãe continue na moda emuito bem vestida, que talpresenteá-la com muito estilo?

Pensando nisso, separeialgumas sugestões de presentes(ao lado), para servir deinspiração.

Li PerucciPersonal [email protected]

MODA Dia das Mães! Qual é o estilo da sua?

CampinasDecor vai até12 de junho

A 16a. edição da CampinasDecor acontece até 12 de junho naEstação Cultura, Centro,Campinas, de terça a sexta-feira,das 14h às 22h; sábados, domingose feriados das 12h30 às 22h. Entrelofts e stúdios, em espaçosconjugados que mesclam aoriginalidade do prédio com omoderno, o visitante percorrerá poruma história fictícia onde ospersonagens têm perfis bemdefinidos com suas peculiaridades.

Além dos ambientes quecompõem a mostra, são oferecidosserviços como bar, restaurante,botequim, chocolateria, café, lojade acessórios para decoração,espaço para crianças eestacionamento com manobristas.

Outra facilidade disponível éque a maioria dos móveis e objetosexpostos na Campinas Decor 2011poderá ser comprada pelosvisitantes com descontos especiais.

Os ingressos são vendidos nolocal (a bilheteria funciona até20h30).

Foto: Lázara Paes Leme

MAIO 2011 - ANO XI Nº 133 PÁG. 05RESTAURANTES & CIA.

Com destino certo aos anos50, a Hamburgueria Big Jack,famosa por seus deliciososburgers, oferece também opçãode almoço rápido e prático nasregiões do Cambuí e Castelo. Umsaboroso e nutritivo cardápio depratos executivos com aqualidade e o sabor jáconsolidados pela Hamburgueria,é um convite para uma rápidaviagem ao universo retrô do local.

O cardápio conta com pratoscomo escalope de fraldinha aoalho laminado, acompanhado dearroz biro-biro e onion rings,nhoque ao molho de calabresa,maminha grelhada ao molhoroquefort, o delicioso e clássicofilet mignon com ovo frito,acompanhado de arroz e feijão epara os mais tradicionais, ostrogonoff de frango e carne.

Big Jack oferece opção dealmoço executivo

Tudo isso e muito mais sabor,servidos ao som de Elvis Presleyna companhia de MarilynMonroe em um ambiente alegre,decorado como nos anos 50. São,ao todo, vinte opções de pratosexecutivos com preços quevariam de R$14,90 à R$18,90.

Mas atenção, o almoçoexecutivo é servido apenas naHamburgueria Big Jack doCambuí e do Castelo.

Hamburgueria Big Jack IRua Coronel Quirino, 532 –Cambuí – Campinas

Hamburgueria Big Jack IIRua Oliveira Cardoso, 376 – Jd.Chapadão – Campinas

Hamburgueria Big Jack IIIParque D. Pedro Shopping –Entrada das Flores – Campinas

Filé mignon, ovo frito, arroz, feijão e fritas

Parmegiana de frango arroz e fritas

Divulgação

Divulgação

Nono Miquele reabretotalmente repaginado

O tradicional restaurante NonoMiquele - no Jardim Guanabara -volta a funcionar em maio, com umanova proposta.

Num ambiente moderno eacolhedor, o público poderá apreciaros já famosos pratos baseados naculinária italiana, além de uma mesade saladas diversificadas, entre novassugestões do cardápio.

A maior novidade fica por contado Pausa Caffè - na entrada da casa -que permanecerá aberto o dia todo,para pequenos lanches e cafezinhos.

A nova estrutura conta comespaço para crianças, toalete famíliacom fraldário e toalete paracadeirantes.

O Nono remodelado moder-nizou-se e ampliou o salão derefeições para 180 lugares.

A casa - totalmente reformuladavisualmente – é um projeto deAliandra Perucci – especialista emsoluções criativas.

A partir de maio disponibilizaráseu espaço - no período noturno -para realização de eventos.

NONO MIQUELE - Abertura:dia 08 de maio - domingo

Endereço: Dr. Barros Monteiro,118

Tel.: 3243 0085Site: www.nonomiquele.com.br

MAIO 2011 - ANO XI Nº 133 PÁG. 06

LIBRA - 23/09 a 22/10: Procure manter seu estado deânimo mais calmo e otimista, nos próximos dias para que nãovenha a sofrer prejuízos e embaraços. Êxito nos estudos,

pesquisas e exaltação psicológica.

ESCORPIÃO - 23/10 a 21/11: Com tato e inteligência, seuêxito será total, neste período, principalmente no trabalho ena vida social. Período feliz ao casamento e ao noivado e para

tratar de seus interesses financeiros. Viagens bem sucedidas.

SAGITÁRIO - 22/11 a 21/12: Evite que seus problemaspessoais possam causar dificuldades para a sua família.Procure passar os dias em paz que tudo deverá rumar para

um bom caminho. Felicidade sentimental e amorosa. Cuidado com estranhos.

CAPRICÓRNIO - 22/12 a 20/01: O excesso deestimulantes e de trabalhos que requerem grande concentraçãoe capacidade mental, não serão de todo favoráveis neste

período. Bom fluxo, todavia, aos negócios iniciados anteriormente. Pessoasestranhas poderão ser úteis.

AQUÁRIO - 21/01 a 19/02: Oposição de terceiros não lheafetará neste período, pois tudo indica que terá muito sucessono trabalho, na vida social e elevará suas finanças através de

negócios bem entabulados. Boa saúde e êxito amoroso. Saúde tranquila.

PEIXES - 20/02 a 20/03: Saiba o momento certo paraexpressar sua opinião e tenha especial cuidado para nãoofender ninguém. A fase se apresentará tranquila ao trabalho

e aos negócios e no trato com o sexo oposto.

Previsões do Instituto Omar Cardoso

“Todos os dias, sob todos os pontos de vista, vou cada vez melhor”

HORÓSCOPO

ÁRIES - 21/03 a 20/04: Ótima oportunidade no setor comercial,com probabilidade de lucros. Bom também, para assuntosfamiliares e sentimentais. Sua saúde será bastante boa, o que

deverá dar-lhe maior disposição ao trabalho.

TOURO - 21/04 a 20/05: Este é um ótimo momento, poistudo indica que obterá êxito, em negócios ou questões ligadasao comércio de materiais de ensino, de um modo geral. Sucesso

social, profissional e amoroso, principalmente.

GÊMEOS - 21/05 a 20/06: Você deve neste momento, tomaruma atitude firme e autoconfiante quanto aos negócios e sermais constantes em seus projetos e no trabalho. Êxito em

jogos, sorteios e na loteria.

CÂNCER - 21/06 a 21/07:Conte consigo mesmo em todas asempresas, por mais árduas que possam parecer. Os outrosirão notar sua tenacidade e persistência podendo lhe tributar o

dobro de crédito a partir deste dia. A saúde está favorecida.

LEÃO - 22/07 a 22/08: Esta é uma fase em que você terá muitadisposição mental e física para trabalhar em negócios e paratratar de assuntos pessoais. Bastante favorecidos o amor e às

novas amizades. Procure sair um pouco da sua rotina.

VIRGEM - 22/08 a 21/09: Sua indecisão, neste período, muitopoderá prejudicá-lo. Portanto seja decidido para que tudopossa sair bem. Cuide da saúde, não se precipite e não se deixe

influenciar por maus pensamentos.

GUIA DE SAÚDE, COMPRAS E SERVIÇOS

Os desfiles nacionais e internacionais já anteciparam as tendências de maquiagem para o Inverno 2011.Na temporada que promete um estilo ainda mais democrático e intenso de maquiagem para o universo

feminino, aposte nas sombras escuras. Os olhos esfumados não são nenhuma novidade em matéria definalização, mas continuam em alta.

Nas passarelas, osolhos esfumados foramdestaque no look devárias marcas e sãopresença garantida nabeleza do inverno 2011.

As sombras maisvistas foram marrom epreto, muito preto. Odelineador também estáem alta, vale um traçofininho ou até o estilogatinho. Também foramvistos delineadorescoloridos, como ovioleta, o verde e o azul.As sobrancelhas estãobem marcadas edelineadas.

A pele estáimpecável, e os blushescoloridos dão um arsaudável ao rosto. Oclássico batom vermelhovolta com força total, epode ser substituídopelos tons de laranja evinho. Mas lembre-se,ainda vale a regra “olhotudo, boca nada”, lábiosvermelhos e olhosesfumados são só paraocasiões muito especiais.

Maquiagem suave é a tendência do inverno

Ana Paula Torres é maquiadora e ministra cursos de auto-maquiagem.Contato F: (19) 3284-4815e-mail: [email protected]

Na área dos olhos, tons marrons e muito preto

Fotos: Clovis Cordeiro

MAIO 2011 - ANO XI Nº 133SOCIAL PÁG .07MAIO 2011 - ANO XII Nº 133

Neusa Leoncini

“A estrada dafelicidade não partedas pessoas e dascoisas para chegar ati, parte sempre de tiem direção aosoutros”

Michel Quoist

Nova diretoria do Ibef-Campinas toma posseIbef-Campinas

Circo na Hípica

Vai ser a grande atração paraos sócios e convidados daSociedade Hípica que dará umcolorido surpreendente àesperada festa Junina marcadapara os dias 4 e 5 de junho. Alémdo circo muitas outras surpresasjá estão sendo arquitetadas.

Dica especial

Quem adora a praticidade e oconforto do algodão, uma roupada etiqueta Reserva Natural daThuya é garantia de sucesso.Com a experiência de quem temmuita estrada no ramo da moda,Emilia Fraga apresenta estilocontemporâneo, despojado e aomesmo tempo elegante, casual epara todas ocasiões. Contato 19– 3254-3813

Conta em Braille

Você sabia que todo cidadão quemora em Campinas tem o direito dereceber suas contas em Braille?

A Pró Visão, entidade quepromove a autonomia, bem-estar einclusão de pessoas com deficiênciavisual, firmou parceria com a Sanasapara oferecer à sociedade o serviçode impressão de sua conta de águaem Braille.

Para receber esse serviço, entreem contato com a Pró Visão atravésdo telefone 3254-4648 e cadastre seuendereço gratuitamente.

Instituto Sustentar

Luxo e solidariedadeC a r l o s

Ferreirinha, um dosícones dos segmentosluxo e premium noBrasil, foi o convidadodo projeto Bem naModa 2011 paraministrar a palestra“O mercado do luxo noBrasil”.

O evento de cará-ter beneficente, reali-zado em 3 de maio, noTeatro Amil, doParque D. PedroShopping, foi umsucesso.

Ferreirinha atuoupor sete anos à frenteda Louis VuittonBrasil. Agora consul-

tor, é uma das mais importantes referências na capacitação e elaboração deprojetos estratégicos dos segmentos luxo e premium.

O Bem na Moda é reconhecido por utilizar a moda como ferramenta demobilização em prol das entidades assistenciais representativas de Campinas.Nessa edição, o projeto beneficia o Instituto Campineiro dos CegosTrabalhadores e a Associação para o Desenvolvimento de Autistas emCampinas (Adacamp).

A solenidade de posse da novadiretoria do Instituto Brasileiro deExecutivos de Finanças (Ibef) -Seccional Campinas, realizada em 27de abril, reuniu empresários definanças, secretários municipais,imprensa e representantes de entida-des para um almoço na SociedadeHípica Campinas .

O Conselho Diretor do Ibef-Campinas 2011-2013 tem comopresidente Saulo Duarte Pinto Júniore primeira vice-presidente FláviaCrosara Gomes Andrade. O ConselhoDiretor do Ibef-Campinas conta aindacom os vice-presidentes Jarib BrisolaDuarte Fogaça (Secretário), AntonioHorácio Klein (Tesoureiro), AmilcarAmarelo (Admissão e Frequência),Gislaine Cristina Heitmann Teixeira(Técnica), José Roberto Morato(Desenvolvimento), Arthur Pinto deLemos Netto (Jurídico) e ValdirAugusto de Assunção (Relaciona-mento).

Professor Eduardo Coelho, Orlando Paschoal Junior e generalMário de Oliveira Seixas, durante concorrido evento do Ibef-Campinas, na Sociedade Hípica Campinas

Divulgação

Fot

o: C

lovi

s C

ord

eiro

Os noivosFernando AugustoMenelau e ReginaEsteves Jordão,irradiando felici-dade na noite doenlace matri-monial.

O casamentofoi realizado pelopadre SérgioPacheco, no Flôrde Lotus, emPaulínia.

Luiz Fernando Faria, presidentedo Instituto Sustentar, promomoveu1º Almoço Anual da RMC no TerraçoGourmet do Royal Palm PlazaResort, em Campinas.

O evento com o tema “Tecendoo Amanhã” prestou homenagens apersonalidades que se destacarampelas ações de Sustentabilidade eResponsabilidade Social. Na ocasião,o prefeito Gustavo Reis, recebeuhomenagem pelo reconhecimento desua preocupação na área da saúde.Jaguariúna foi o primeiro e únicomunicípio brasileiro a zerar amortalidade infantil em 2009,valendo, inclusive, um prêmiointernacional oferecido pelo ONU.

Foram homenageados aindaAntonio Carbonari Neto, diretor doGrupo Anhanguera Educacional,além do governador Geraldo Alckmin,que esteve representado peladeputada estadual Célia Leão.

Foi anunciado também o FórumSustentar, previsto para acontecer nosegundo semestre de 2011.

Álbum de família

MAIO 2011 - ANO XI Nº 133 PÁG. 08VARIEDADES

Ex-aluno do Dom João Nery recebe título de Doutor em FísicaMaurício Cordeiro Angeloniacaba de se tornar Doutor emFísica, conclusão dos estudos epesquisas que fez no Brasil ena França. Formado em Físicapela UFSCar, Maurício estudouna E.E. Dom João Nery, noBonfim. Morador do JardimChapadão durante a infância,preparou-se para o vestibularda UFSCar em casa, sem fazercursinho.Na foto está com a mãe DivaCordeiro Angeloni (esq.), a tiaNeusa Maria Cordeiro e o pai,Gilberto Angeloni, logo após adefesa da tese pela USP-SãoCarlos, que lhe deu o título dedoutor.

Com a exposição, batizada deSurreal, a artista Cecília Pupomostra 15 obras no Espaço dasArtes do Ciesp-Campinas.

Segundo a autora essa expo-sição é um conjunto de monoti-pias, originárias de fortes impres-sões plásticas vivenciadas por elaem viagem pelo estado do Mara-nhão.

Paralelamente à exposição, aartista coloca em prática o projetoQuadros em Verso e Prosa, com 6obras, entre fotografias e texto deoutros artistas.

Cecília Pupo nasceu em MogiGuaçu, reside em Campinas e émestre em linguística peloInstituto de Estudos da Lingua-gem (IEL), da Unicamp. Apesarde ser especialista em uma áreadiferente das artes plásticas,desde a adolescência se dedicaao desenho pedagógico e artísti-co. Mesmo tendo utilizado técni-cas variadas, atualmente se iden-tifica mais com a aquarela e gravu-ra e vem participando de váriasexposições individuais e coletivasem várias cidades de São Paulo.

A exposição Surreal ficaaberta ao público, no Espaço dasArtes do Ciesp-Campinas até 31de maio de 2011, das 8h30 às17h30, de segunda a sexta. OEspaço das Artes fica na sede daentidade à Rua Padre CamargoLacerda, 37 - bairro Bonfim, emCampinas. Fone: (19) 3743-2200.

Cecília Pupo traz suas obras para

o Espaço Ciesp

WWW.JORNALDECAMPINAS.COM.BR

Divulgação

Álbum de família

Estão abertas até 13 de maioas inscrições para a etapa localdo Festival da Canção Francesada Aliança Francesa 2011. Oscandidatos de Campinas e regiãoque queiram participar devemapresentar uma canção criada ouinterpretada pelo cantor ecompositor francês SergeGainsbourg em voz e violão ouvoz e piano/teclado.

A etapa Campinas escolherádois intérpretes que seguirãopara a fase regional do concurso,prevista para acontecer em SãoPaulo, no mês de junho.

A ficha de inscrição e o editalcom o regulamento do concursoestão disponíveis no site daAliança Francesa de Campinaswww.afcampinas.com.br. A etapanacional do festival acontece emnovembro, no Rio de Janeiro. Ointérprete vencedor nesta terceirae última etapa ganhará umaviagem a Paris, voando AirFrance, hospedagem de seis diase city tour. O segundo e terceirocolocados também receberãoprêmios.

De acordo com a diretora deAliança Francesa de Campinas,Peggy Giordano, a etapa local vaireunir os 10 candidatos clas-sificados na pré-seleção que seapresentarão ao vivo no Teatrodo Centro de ConvivênciaCultural “Carlos Gomes” , 3 dejunho, às 21h, para jurados econvidados, com entrada franca.

Serviço:Etapa local do Festival da

Canção FrancesaEdital e Inscrições:

www.afcampinas.com.brData: até 13 de maioInscrição: grátis

Aliança Francesa abreinscrições para o Festival da

Canção Francesa