JORNAL DO EDIÇÃO ELÉTRICAS...

2
JORNAL DO JORNAL DO SINTRACOM SINTRACOM Bahia 1 Leia mais na Página 2: Entrevista com o presidente do Sin- dicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, sobre a Reforma Traba- lhista; e mais lutas em Rádio Peão. JORNAL DO JORNAL DO Fundado em 1919 FILIADO A: FETRACOM-BA/DIEESE CONTRICOM/FLEMACON UITBB SINTRACOM SINTRACOM Bahia INFORMATIVO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO E DA MADEIRA NO ESTADO DA BAHIA - Nº 677-SETEMBRO/2017 www.sintracom.org.br – www.fetracombase.org.br – www.flemacon.org Setembro chegou e 1º/09 é a data- base dos trabalhadores (as) das presta- doras de serviços às concessionárias de energia elétrica (Coelba). Nossa luta é para garantir reajuste salarial com ganho real e melhorias na alimentação, dentre outros. Desde o Seminário de Planejamento da Campanha Salarial 2017 / 2018, no auditório do Sindicato, em 08/07, com palestra da economista Georgina Dias, CAMPANHA SALARIAL 2017 / 2018 Mobilização já! Vamos lutar para garantir melhorias e conquistar a vitória! Seminário de Planejamento da Campanha Salarial de Elétricas 71 3496-6238 Curta nossa página: facebook.com/sintracom.da.bahia supervisora técnica do DIEESE, apro- vamos a pauta de reivindicações, já en- tregue aos patrões. Mas, até o momento, não houve avanços. O impasse continua. Precisamos unir com o SINTRA- COM-BA e a FETRACOM-BASE, para fortalecer a luta e enfrentar as dificuldades impostas pela política de retrocesso do presidente ilegítimo, Michel Temer. Só assim vamos avançar e garantir a vitória! Reunidos no 4º Congresso Na- cional da CTB, nos dias 24, 25 e 26, no Hotel Stella Maris, em Salva- dor, 1,2 mil delegados e delegadas elegeram a nova direção nacional da CTB. A central sindical continua sendo presidida pelo atual presidente na- cional Adilson Araújo, que inicia sua segunda gestão (2017 / 2020) à frente da entidade. Dois companheiros da direção do SINTRACOM-BA integram a nova diretoria da CTB, Raimundo Brito (Executiva) e Lúcia Maia (Plena). Dois diretores do SINTRACOM-BA são eleitos para a direção nacional da CTB Em primeiro plano, Raimundo (à direita) e Lúcia (de vermelho) Primavera de luta: 22/09 CTB convoca Primavera de Lu- tas: dia 22/09 tem mobilização em todo o país, contra as reformas traba- lhista e previdenciária, em defesa da Amazônia e pelo Fora Temer. Fique atento ao chamado do SINTRA- COM-BA e participe! EDIÇÃO ELÉTRICAS Antes do 4º Congresso Nacional da CTB, a direção e os delegados do SINTRACOM-BA participaram, no dia 23/08, do VI Encontro Nacional do Ramo da Construção da CTB, no Hotel Vila Velha (Vitória), com dirigentes sindi- cais de outros estados. VI Encontro do Ramo Eleições de CIPA Dia 31/07 o SINTRACOM-BA acompanhou a eleição da CIPA, na empresa CEMI, com mais de 400 trabalhadores (as).de energia eólica, em Barra (região de Irecê). Dia 25/08 o SINTRACOM-BA acompanhou a eleição da CIPA, na empresa EPCL Valença.

Transcript of JORNAL DO EDIÇÃO ELÉTRICAS...

JORNAL DOJORNAL DO

SINTRACOMSINTRACOMBahia

JORNAL DOJORNAL DO

SINTRACOMSINTRACOMBahia 1

Leia mais na Página 2: Entrevista com o presidente do Sin-

dicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, sobre a Reforma Traba-lhista; e mais lutas em Rádio Peão.

JORNAL DOJORNAL DO

Fundado

em

1919

FILIADO A:

FETRACOM-BA/DIEESE

CONTRICOM/FLEMACON

UITBB SINTRACOMSINTRACOMBahia

INFORMATIVO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO E DA MADEIRA NO ESTADO DA BAHIA - Nº 677-SETEMBRO/2017

www.sintracom.org.br – www.fetracombase.org.br – www.flemacon.org

Setembro chegou e 1º/09 é a data-base dos trabalhadores (as) das presta-doras de serviços às concessionárias de energia elétrica (Coelba). Nossa luta é para garantir reajuste salarial com ganho real e melhorias na alimentação, dentre outros.

Desde o Seminário de Planejamento da Campanha Salarial 2017 / 2018, no auditório do Sindicato, em 08/07, com palestra da economista Georgina Dias,

CAMPANHA SALARIAL 2017 / 2018Mobilização já! Vamos lutar para garantir

melhorias e conquistar a vitória!

Seminário de Planejamento da Campanha Salarial de Elétricas

71 3496-6238Curta nossa página:

facebook.com/sintracom.da.bahia

supervisora técnica do DIEESE, apro-vamos a pauta de reivindicações, já en-tregue aos patrões. Mas, até o momento, não houve avanços. O impasse continua.

Precisamos unir com o SINTRA-COM-BA e a FETRACOM-BASE, para fortalecer a luta e enfrentar as dificuldades impostas pela política de retrocesso do presidente ilegítimo, Michel Temer. Só assim vamos avançar e garantir a vitória!

Reunidos no 4º Congresso Na-cional da CTB, nos dias 24, 25 e 26, no Hotel Stella Maris, em Salva-dor, 1,2 mil delegados e delegadas elegeram a nova direção nacional da CTB.

A central sindical continua sendo presidida pelo atual presidente na-cional Adilson Araújo, que inicia sua segunda gestão (2017 / 2020) à frente da entidade.

Dois companheiros da direção do SINTRACOM-BA integram a nova diretoria da CTB, Raimundo Brito (Executiva) e Lúcia Maia (Plena).

Dois diretores do SINTRACOM-BA são eleitos para a direção nacional da CTB

Em primeiro plano, Raimundo (à direita) e Lúcia (de vermelho)

Primavera de luta: 22/09CTB convoca Primavera de Lu-

tas: dia 22/09 tem mobilização em todo o país, contra as reformas traba-lhista e previdenciária, em defesa da Amazônia e pelo Fora Temer. Fique atento ao chamado do SINTRA-COM-BA e participe!

EDIÇÃO ELÉTRICAS

Antes do 4º Congresso Nacional da CTB, a direção e os delegados do SINTRACOM-BA participaram, no dia 23/08, do VI Encontro Nacional do Ramo da Construção da CTB, no Hotel Vila Velha (Vitória), com dirigentes sindi-cais de outros estados.

VI Encontro do Ramo

Eleições de CIPADia 31/07 o SINTRACOM-BA acompanhou a eleição da CIPA, na empresa CEMI,

com mais de 400 trabalhadores (as).de energia eólica, em Barra (região de Irecê).Dia 25/08 o SINTRACOM-BA acompanhou a eleição da CIPA, na empresa EPCL

Valença.

JORNAL DOJORNAL DO

SINTRACOMSINTRACOMBahia2

-

Jornal do SINTRACOM-BA – N° 677 EDIÇÃO ELÉTRICAS – SETEMBRO / 2017 – Informativo do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia – SINTRACOM-BA – Rua Visconde do Ouro Preto, 18 – Barroquinha – CEP 40.024-110 – Salvador – Bahia – Brasil – Tel: (71) 3496-6238 – Fax: (71) 3242-8496 – email: sintracom@sintracom. org.br – Página na internet: www.sintracom.org.br – Delegacia de Alagoinhas: Rua João Dantas, 770, Santa Terezinha - Cep: 48.010-530 – Alagoinhas – BA - Telefone: (75) 3422-5049 – Email: [email protected]; Delegacia de Itaberaba – Rua Rio Branco, 33 – Centro Tel: (75) 3251-2843; Delegacia de Irecê – Rua Teotônio Dourado Filho, Nº 101, Bancários – CEP 44.900-000 – Irecê – BA - Telefone/Fax 74-3641-1843 - email: [email protected] – Delegacia de Paulo Afonso: Rua Landulfo Alves, 13 – Centro – Tel.: (74) 3281-9146 – e-mail: [email protected] - Paulo Afonso – BA; Delegacia de Poções: Rua OlimpioLacerda Rolim, nº 62, sala 03, CEP 45260-000 - Poções – BA - Telefone/Fax 77-3431-3631 - email: [email protected] – Delegacia de Senhor do Bonfim: Rua Operário da Leste, 337 – Centro – Senhor do Bonfim – BA – Tel.: (74) 3541-3909 - Email: [email protected]; Delegacia de Valença – Rua Conselheiro Cunha, nº 23 - Centro – Valença - BA - Cep:45.400- 000 – e-mail: sintracom. [email protected] - Tel: (75) 3641-6903; Presidente: José Ribeiro; Diretor de Imprensa: Carlos Silva – Tel: (71) 3797-1707 / 1703; Jornalista responsável: Mery Bahia – Registro DRT/SRTE-BA 1274 – [email protected]; Fotografias: Diretoria de Imprensa; Projeto Gráfico e Editoração Eletrônica: TPA Comunicação: Tel: (71) 3011-6025. Impresso na Gráfica do Sindicato. Edição fechada em 05/09/2017.

E X

P E

D I

E N

T E

ENTREVISTA / AUGUSTO VASCONCELOS"Reforma trabalhista prejudica os trabalhadores (as) e os mais pobres"

Nesta edição, entrevistamos o sindi-calista Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, so-bre a Reforma Trabalhista.

Jornal do SINTRACOM-BA - A quem beneficia a reforma trabalhista?

Augusto Vasconcelos - Beneficia as grandes elites econômicas que querem reduzir o custo da mão de obra, re-baixando salários e precarizando direi-tos, visando aumentar seus lucros. Essa reforma não irá ampliar empregos.

J - A reforma trabalhista vai afetar a vida dos trabalhadores (as)?

AV - Com a Reforma Trabalhista está aberto o caminho para a terceirização irrestrita. Todos sabem que os terceiri-zados ganham salários menores e estão entre as maiores vítimas de acidentes de trabalho. Além disso, foi aprovado o trabalho intermitente: o trabalhador ficará à disposição do patrão, mas so-mente receberá nos dias em que for convocado, podendo ficar vários dias sem salário, sem saber sequer quanto ganhará por mês. Este governo trama

contra os mais pobres. Após 13 anos, o salário mínimo foi reajustado abaixo da inflação. Eles romperam com a lógica criada no governo Lula, que estabelecia aumentos consecutivos.

J - Como os trabalhadores podem resistir e lutar?

AV - A mobilização é arma funda-mental. Todos devem fortalecer seu Sindicato, participar das assembleias, greves e passeatas. É importante dispu-tar as redes sociais espalhando opiniões verdadeiras, para combater as mentiras da mídia. Devemos também usar nosso voto contra os parlamentares que ata-cam nossos direitos. A política precisa de renovação e todo trabalhador cons-ciente deve buscar votar em candidatos que defendam a categoria.

J - As mulheres trabalhadoras foram as mais atingidas pela reforma traba-lhista?

AV - A Reforma foi tão perversa com as mulheres, que prevê até o trabalho da gestante em ambientes insalubres. O ataque às trabalhadoras pode piorar,

se for aprovada a Reforma da Previdên-cia, que prevê aumento da idade para a mulher se aposentar. Isso irá inviabilizar a aposentadoria de boa parte das traba-lhadoras. O governo desconsidera que as mulheres exercem dupla, tripla e até a quádrupla jornada de trabalho. É de uma perversidade enorme o que Temer está fazendo.

Augusto Vasconcelos

Rádio Peão Veja as lutas do seu Sindicato

Control desrespeita CCTA Control, região de Irecê, não

está cumprindo a Convenção Cole-tiva do Trabalho. O piso salarial do Eletricista de rede de distribuição é no valor de R$ 1.585,90 e a empre-sa está pagando abaixo.

O SINTRACOM-BA já acionou a Superintendência Regional do Tra-balho e Emprego (SRTE) e tem uma reunião agendada no dia 11/09, às 10 horas, na SRTE, em Salvador, com a participação da Control e da Coelba.

Como nosso Jornal já estará cir-culando nessa data, aguarde que divulgaremos mais informações em nosso site: sintracom.org.br.

Assembleia na GMADia 04/07, o SINTRACOM-BA rea-

lizou assembleia com os trabalhadores (as) da empresa GMA, em Valença. Eles reclamavam de atraso de dois meses de salários e do valor da alimentação dos alojados, abaixo do que está determi-nado na CCT. Após reunião na SRTE, os salários foram quitados e a questão da alimentação está em discussão. Uma nova reunião está marcada para 18/09, às 14 horas, na SRTE, em Salvador.

Não à venda da Eletrobrás!A Eletrobrás é um patrimônio do

povo brasileiro! Vale cerca de 370 bi-lhões e reúne 47 usinas hidroelétricas, 114 térmicas e 69 eólicas. O presidente não-eleito Michel Temer quer vender por 20 bilhões, menos de 10% do seu preço. Trata-se de um crime contra o Brasil e os brasileiros.

Não vamos permitir mais esse des-mando do desgoverno de Temer. Va-mos lutar junto ao SINTRACOM-BA!

O eletricista da empresa EPCL, Ro-berto de Jesus Souza, de 39 anos, é mais uma vítima fatal de acidente de trabalho nas elétricas. No dia 30/08, às 10h30, o trabalhador veio a óbito, após receber uma descarga elétrica, quando fazia reparos na rede, na fazenda Boa Esperança, município de Araçás.

Ele trabalhava na EPCL, com sede em Brumado e morava no povoado Várzea do Burro, no município baiano de Euclides da Cunha.

Neste momento de dor, a direção do SINTRACOM-BA expressa solida-riedade aos familiares, amigos e cole-gas de trabalho. E ressalta que, está na luta pelo fim dos acidentes de trabalho.

Em 09/08, o SINTRACOM-BA realizou ato público e participou de audiência na sede do Ministério Públi-co do Trabalho - MPT, em Salvador, no Dia Municipal em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais.

EPCL: Acidente fatal