Jornal do momento news 315

6
ÓRGÃO INFORMATIVO DA EMPRESA ANTONIO CARLOS & RISELDA MORAIS LTDA - ME ANO XVI - Nº 315 - Distribuição Gratuita - São Paulo - 2ª quinzena de maio de 2016 - Tel.: (11) 2785-5339 - www.jornaldomomentonews.com.br Univesp abre inscrições para vestibular de Engenharias a distância A maioria das atividades são desenvolvidas a distân- cia, por meio do ambiente vir- tual de aprendizagem, aces- sível pela internet. As inscrições para o ves- tibular 2016 da Univesp (Uni- versidade Virtual do Estado de São Paulo) estão abertas até o dia 13 de junho. No total, serão ofereci- das 918 vagas – 414 para Engenharia de Computação e 504 para Engenharia de Produção – em 17 polos dis- tribuídos por 16 cidades do estado. Todos os cursos são gra- tuitos. Leia Mais pág. 03 Divulgação Cine Inclusão lança projeto de capacitação cinematográfica com bolsa de estudos Divulgação Jovens de regiões periféricas e comunidades populares de São Paulo, entre 16 e 24 anos, podem se candidatar a uma das 40 vagas do projeto Oficina de Capacitação Cinematográfica Cine Inclusão – da ideia à distribuição, pela internet ou nos dez pontos espalhados pela Grande São Paulo. As inscrições para a Oficina de Capacitação Cinematográfica Cine Inclusão – da ideia à distribui- ção acontecem no período de 16 de maio a 19 de junho. Idealizado pelo produtor Daniel Gaggini e pela MUK, o projeto tem o objetivo de capacitar 40 jovens no fazer cine- matográfico. Leia Mais pág. 05

description

Jornal do Momento News 315 São Paulo - Brasil

Transcript of Jornal do momento news 315

Page 1: Jornal do momento news 315

ÓRGÃO INFORMATIVO DA EMPRESA ANTONIO CARLOS & RISELDA MORAIS LTDA - MEANO XVI - Nº 315 - Distribuição Gratuita - São Paulo - 2ª quinzena de maio de 2016 - Tel.: (11) 2785-5339 - www.jornaldomomentonews.com.br

Univesp abre inscrições para vestibular de Engenharias a distância

A maioria das atividades são desenvolvidas a distân-cia, por meio do ambiente vir-tual de aprendizagem, aces-sível pela internet.

As inscrições para o ves-tibular 2016 da Univesp (Uni-versidade Virtual do Estado de São Paulo) estão abertas até o dia 13 de junho.

No total, serão ofereci-das 918 vagas – 414 para Engenharia de Computação e 504 para Engenharia de Produção – em 17 polos dis-

tribuídos por 16 cidades do estado.

Todos os cursos são gra-tuitos.

Leia Mais pág. 03

Divulgação

Cine Inclusão lança projeto de capacitação cinematográfica com bolsa de estudos

DivulgaçãoJovens de regiões periféricas

e comunidades populares de São Paulo, entre 16 e 24 anos, podem se candidatar a uma das 40 vagas do projeto Oficina de Capacitação Cinematográfica Cine Inclusão – da ideia à distribuição, pela internet ou nos dez pontos espalhados pela Grande São Paulo.

As inscrições para a Oficina de Capacitação Cinematográfica Cine Inclusão – da ideia à distribui-ção acontecem no período de 16 de maio a 19 de junho. Idealizado pelo produtor Daniel Gaggini e pela MUK, o projeto tem o objetivo de capacitar 40 jovens no fazer cine-matográfico.

Leia Mais pág. 05

Page 2: Jornal do momento news 315

Jornal do Momento News São Paulo, 2ª quinzena de maio de 2016 Pág. 02

EXPEDIENTE: Jornal do Momento News Fundado em 28/11/1999, veículo de comunicação da empresa Antonio Carlos & Riselda Morais

Ltda - ME - CNPJ: 03.905.472/0001-81 Telefone: (11) 2785-5339 • Maria Riselda Morais Borges Malta - Especialista em Comunicação e Mercado - Editora - Prefixo Ed. Nº 907573 e Jornalista MTB/SP Nº 34.190 E-mail: [email protected] • Antonio Carlos Borges Malta - Diretor e Jornalista - MTB/SP Nº 34.072 • Diagramação e Arte: Riselda Morais •Tiragem: 40.000 exemplares Redação: Rua Novo Aripuanã nº 163 - Vila Guilhermina - CEP:03541-010 São Paulo - SP. E-mail: [email protected] Sites: www.jornaldomomento.com.br e www.jornaldomomentonews.com.brRedes Sociais: https://twitter.com/jmomentonews http://www.facebook.com/jornaldomomentonews

O Jornal não se responsabiliza por idéias ou opiniões emitidas em artigos assinados e reserva-se ao direito democrático, a liberdade e a imparcialidade não oferecendo exclusividade .

Editorial

JORNAL DOOMENTO NEWS

Jornais da ACRM

Riselda Morais

Cerca de 70% dos estu-pros têm autoria identifica-da pela vítima no momento do registro dos boletins de ocorrência no Estado de São Paulo. O dado foi divulgado pelo secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbo-sa Filho, durante reunião no Ministério da Justiça e Cida-dania, em Brasília.

“Apenas 30% dos casos são cometidos por pesso-as desconhecidas”, afirmou. Isso significa que a cada 10 casos de estupro, em sete o autor tem certo convívio com a vítima. A Polícia Civil, por meio das Delegacias de Defesa da Mulher, está tra-balhando para que todos os criminosos envolvidos nesse tipo de violência sejam iden-tificados e presos.

Mágino participou, na manhã da terça-feira, de reu-nião sobre o Plano Nacional de Segurança Pública com os secretários de todos os estados brasileiros e também do Distrito Federal, ao lado presidente em exercício Mi-chel Temer e do ministro Ale-xandre de Moraes.

O governo federal anun-ciou a criação de um núcleo de enfrentamento à violência de gênero e um cadastro na-cional de medidas restritivas contra agressores. “Vamos combater a violência, em especial a violência contra a mulher e vamos buscar meios de dar apoio aos esta-dos”, destacou Temer.

Já o ministro da Justiça e Cidadania afirmou que as medidas são um salto gigan-tesco e efetivo nas ações de segurança. “São ações de prevenção e repressão que vão repercutir na ponta, no sistema de segurança dos estados e no combate à vio-lência contra a mulher.”

PioneirismoSão Paulo é pioneiro no

combate as diversas formas de violência de gênero. Há quase 31 anos, foi criada a primeira Delegacia de De-fesa da Mulher (DDM) do país. Hoje, o Estado conta

com 132 unidades espalha-das pela Capital, pela região metropolitana e pelo interior, todas com policiais prepara-dos.

“Na DDM, temos um aten-dimento especializado. Lá, você não julga a mulher. O policial ouve o que ela tem a falar, sem fazer juízo de valo-res por causa das roupas ou de quaisquer características da vítima ou da situação”, destacou a delegada Gislai-ne Pato.

Para ela, que é coorde-nadora das DDMs, com o bom atendimento, é possível ganhar a confiança da vítima, para que ela detalhe as in-formações necessárias para facilitar a investigação, sem que ela volte a sofrer com as lembranças ou a pressão.

“As vítimas têm medo de expor a vida íntima e também sentem medo de represálias por parte do agressor, mas é preciso que contem com a polícia e denunciem, para que se possa punir os culpa-dos”, relatou Gislaine.

A Secretaria da Seguran-ça Pública também é a que divulga, mensalmente, os dados mais completos sobre violência em todo o Brasil. Em 2015, cerca de 13% das vítimas de homicídios dolo-sos ocorridos no Estado de São Paulo foram mulheres.

De acordo com o Perfil do Homicídio, uma a cada 100 mortes intencionais tem vestígios de violência sexual. Além disso, seis a cada 100 homicídios são resultado de conflitos entre casais. Quatro dessas vítimas são mulhe-res.

No ano passado, as Dele-gacias da Mulher instauraram 62.379 inquéritos policiais para a apuração de diversos crimes. De janeiro deste ano até agora, forma mais 21.634 investigações iniciadas em todo o Estado.

Bem-Me-Quer - Crianças, adolescentes e

adultas vítimas de estupro na cidade de São Paulo e da re-gião metropolitana recebem

um atendimento especial, no Hospital Pérola Bying-ton, desde 2002, por meio do programa Bem-Me-Quer, mantido pelas secretarias da Segurança, da Saúde e do Desenvolvimento Social.

O objetivo é oferecer um atendimento humanizado que ajude a vítima a amenizar as dificuldades encontradas e a recuperar a autoestima. O hospital tem um ambiente exclusivamente dedicado a este atendimento para dar segurança as vítimas.

O programa prevê as-sistência social, psicológica e de saúde, inclusive com remédios retrovirais para ini-bir a disseminação do HIV e contra outras doenças sexu-almente transmissíveis, além de prevenir a gravidez. As vítimas são conduzidas em viaturas descaracterizadas, que ajudam a preservar o anonimato de quem vai rece-ber atendimento médico.

Grupo de trabalhoO secretário Mágino Alves

Barbosa Filho assinou no dia 25 de maio uma resolução que nomeou membros para um grupo de trabalho com objetivo de discutir medidas de segurança, que aprimo-rem o combate aos crimes de violência doméstica contra a mulher.

O grupo de trabalho pro-põe, entre outras coisas, a monitoração eletrônica dos crimes contra a mulher. A equipe será coordenada pelo secretário-adjunto da Segu-rança, Sérgio Turra Sobrane.

Outros 14 representan-tes das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, além do Ministério Público estadual se reunirão quinzenalmente para debater a violência do-méstica. A nomeação foi pu-blicada no Diário Oficial da última quinta-feira (26).

“Ao menor sinal de que há qualquer forma de violência física, moral, psicológica ou patrimonial, a mulher precisa procurar ajuda. Ela não está sozinha. Estamos aqui para apoiá-la”, enfatizou a dele.

JORNAIS ACRM

ANUNCIE:

(11) 2785-5339

E-mails:contato@jornaldomomento.

com.br;contato@jornalpolopaulistano.

com.br;gazetavguilhermina@gmail.

com

Em 30% dos estupros o autor é desconhecido da vítima

Isaac Amorim/MJC

Secretários da Segurança de todo o país participaram de encontro no Ministério da Justiça e

Cidadania, em Brasília.

Uma grande empresa ne-cessita de uma comunicação integrada de marketing feita de forma estratégica e orga-nizacional junto ao mercado posicionando e divulgando os produtos, os serviços, a marca, os benefícios e solu-ções usando o composto da comunicação que é a publici-dade, a propaganda, asses-soria de imprensa, promoção de vendas, internet, marke-ting direto e relações públi-cas focando o público-alvo, com campanhas desenvol-vidas por profissionais das agências e inserida em vários veículos de comunicação ao mesmo tempo, isto tem um preço alto, é um investimento para o qual a empresa tem uma verba específica e sem o qual a empresa ou a marca pode ser devorada pela con-corrência.

Mas a publicidade não é coisa só das grandes empre-sas, as pequenas, médias e microempresas podem e devem divulgar-se. Mas com algumas diferenças na ação. A pequena empresa não deve focar na grande mídia, grandes jornais e televisão, mas na imprensa regional, no jornal de bairro, fazer-se perceber, mostrar que existe, que seu produto, sua marca existe e está a disposição do consumidor, criar uma boa reputação e usar a repetição, ou seja, uma publicidade constante.

O empreendedor, que é o comerciante, o dono do mer-cado, da loja de calçados, de roupas, precisa antes de tudo conhecer a região onde está e manter uma boa re-lação interpessoal, com o cliente, com o vizinho, enfim, com o consumidor e com o fornecedor, conhecer seus concorrentes, o potencial de crescimento e conhecer a necessidade do cliente para

melhor atendê-lo. O consumidor do comér-

cio regional tem pouco tem-po, dinheiro contado e muita informação, o que dificulta a absorção da mensagem vei-culada em meios de comuni-cação em massa, na grande mídia e isso o faz acabar comprando apenas pelo pre-ço, independente do valor agregado a marca, ao produ-to, da qualidade oferecida.

O comércio do bairro pre-cisa ressaltar seus pontos fortes e atacar os pontos fra-cos do negócio, por exemplo, se seu ponto fraco é o preço precisa ressaltar a qualidade para que o consumidor veja que vale a pena pagar mais por um produto melhor; se o ponto fraco são as filas no caixa que ele ressalte o pre-ço baixo, vale a pena perder em minutos e ganhar em di-nheiro.

A publicidade deve ser uma constante, não adianta inserir um anúncio pequeno, com uma infinidade de infor-mações em letras pequenas, sem observar a objetividade, a qualidade da mensagem e o público alvo, uma única vez e esperar encher a loja. A mensagem precisa ser clara e objetiva, de fácil entendi-mento para ser absorvida.

O retorno na publicidade depende da repetição para colocar sua marca, seu pro-duto ou serviço na mente do consumidor, depende tam-bém do preço oferecido, da qualidade do produto ou ser-viço, do atendimento ao clien-te, da disposição do produto na prateleira, entre vários ou-tros fatores. Muitos pequenos comerciantes culpam o veí-culo de comunicação por não vender quando muitas vezes o que mais lhes prejudica é o atendimento ao cliente e a imagem da empresa uma vez que nos bairros todos

se conhecem e as informa-ções também são passadas de pessoa para pessoa. Não adianta divulgar a loja e en-ganar o cliente, ele pode ser lesado uma vez, mas não voltará, por uma venda per-de-se um cliente uma vida in-teira e quando essa imagem negativa se espalhar não ha-verá publicidade que ajude. Por isto a transparência, a honestidade, a idoneidade é muito importante para todas as empresas de grande, pe-queno ou médio porte.

A Internet veio como um meio prático e de baixo custo para a divulgação mas o con-sumidor do comércio do bair-ro não tem por hábito pes-quisar na Internet antes da compra, ele gosta de ir no lo-cal mais próximo, conhecido, onde é certo que encontrará o produto, onde será adquiri-do com pronta entrega.

O Jornal de Bairro é um forte aliado do comércio re-gional, torna pública a oferta, faz conhecer, divulga a mar-ca , os produtos ou serviços com eficiência e eficácia, faz aparecer e atinge o público alvo e consumidor em poten-cial, mas ser bem vista, ter o produto bem aceito, vender bem depende também do ponto de venda, da qualida-de do produto, da promoção, do tempo de divulgação, da imagem da empresa e da mensagem estar bem dire-cionada ao seu público.

Riselda Morais é espe-cialista em Comunicação e Mercado, Pós Graduada pela Faculdade Carlos Drummond de Andrade, Graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculda-de de Tecnologia e Negó-cios Carlos Drummond de Andrade, Jornalista MTB/SP 34.190 e Editora Pfx 907573 no Jornal do Momento News e Jornal Polo Paulistano.

Pequenas e médias empresas devem focar em publicidade e comunicação das mídias

regionais

Page 3: Jornal do momento news 315

Jornal do Momento News São Paulo, 2ª quinzena de maio de 2016 Pág. 03

Um levantamento feito pela Companhia de Enge-nharia de Tráfego (CET) re-vela que, no comparativo en-tre os anos de 2014 e 2015, as marginais Tietê e Pinhei-ros tiveram juntas uma redu-ção de 32,8% no número de mortes, passando de 73 para 49 óbitos.

A diminuição mais signifi-cativa ocorre desde julho do ano passado, quando a Pre-feitura implantou a redução da velocidade máxima nes-sas duas vias.

Os resultados são parte do Relatório Anual de Aci-dentes de Trânsito Fatais.

Os números globais fo-ram divulgados em março deste ano.

Em toda a capital, o nú-mero de mortes registradas no trânsito teve uma queda de 20,6%. Os dados mos-tram ainda que 257 vidas foram salvas na comparação entre janeiro e dezembro de 2014 com o mesmo período de 2015. No ano passado, fo-ram registrados 992 óbitos no trânsito, ante 1.249 em 2014. As mortes de pedestres caí-ram 24,5%, e as de ciclistas tiveram queda de 34%.

De acordo com o estudo, o número de óbitos registra-dos também diminuiu em ou-tras vias que tiveram a veloci-dade máxima reduzida, como a Avenida Sapopemba (zona leste), Estrada de Itapecerica (zona sul), Avenida Marechal Tito (zona leste) e Estrada do M’ Boi Mirim (zona sul).

Na Avenida Sapopemba foram 16 mortes em 2014 contra 5 em 2015, as mortes diminuíram em 68,7%.

Na Estrada de Itapeceri-ca houve 22 mortes em 2014

contra 8 em 2015, uma redu-ção de 60%.

Na Avenida Marechal Tito a redução também foi de 60%, 15 mortes em 2014 e 6 mortes em 2015.

Na Estrada do M’Boi Mi-rim foram 21 mortes em 2014 e 9 mortes em 2015, uma re-dução de 57,1%.

As ações adotadas pela Prefeitura tiveram resultado em toda a cidade, com des-taque para as regiões perifé-ricas.

Na região da Subprefei-tura da Casa Verde / Cacho-eirinha, houve 33 mortes em 2014 e 15 mortes em 2015, uma redução de 54,5%. Em São Mateus foram 51 mor-tes em 2014 e 26 mortes em 2015, redução de 49%.

M’Boi Mirim com 70 mor-tes em 2014 e 40 em 2015, redução de 42,8% e Guiana-ses com 23 mortes em 2014

e 14 em 2015, redução de 39,1%.

As ações implantadas pela Prefeitura de São Pau-lo, por meio do Programa de Proteção à Vida (PPV), cola-boram para que a cidade se aproxime da meta da capital para a Década de Segurança Viária da ONU, de 6 mortes a 100 mil habitantes até 2020. Em dezembro do ano pas-sado, esse índice foi de 8,26 por 100 mil habilitantes, uma queda na série histórica. Em dezembro de 2014, o índice era de 10,47.

Em todo o Brasil, o índi-ce é de 23,40. No Estado de São Paulo, é de 17,40 e, na Região Metropolitana de São Paulo, de 19,40 mortes por 100 mil habitantes.

Programa de Proteção à Vida

O Programa de Proteção à Vida foi iniciado em 2013,

no começo da atual gestão, e busca a redução de aci-dentes e atropelamentos na cidade ampliando uma série de ações para segurança de todos os agentes do trânsito, especialmente os pedestres.

A iniciativa inclui várias frentes, como o CET no Seu Bairro, a implantação de Áreas 40, da Frente Segura (bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas), das faixas de pedestres diagonais em cru-zamentos de grande movi-mento e da redução de velo-cidade máxima para o padrão de 50 km/h nas vias arteriais. Também foram revitalizados os semáforos de 4.645 cru-zamentos na cidade. Com isso, pretende-se melhorar a segurança dos usuários do sistema viário, buscando a convivência pacífica entre todos.

Carro mais vendido no Brasil, o Gol é o campeão em registros no Estado de São Paulo. Lançado em 1980, o veículo acumula quase 2 milhões de cadastros no sis-tema do Departamento Esta-dual de Trânsito de São Pau-lo (Detran.SP). Em seguida aparecem o Uno, fabricado desde 1984, e o Palio, desde 1996. O primeiro tem quase 1 milhão de registros; o segun-do, pouco mais de 900 mil.

No ranking paulista, apa-recem ainda dois “vovôs” já aposentados nas montadoras brasileiras: o Fusca, fabrica-do no país em dois períodos (1959-1986/1993-1996), e a Kombi (1956-2013). O “ca-çula” da lista dos mais regis-trados é o Fox, lançado em 2003.

A relação leva em conta a quantidade acumulada de re-gistros no sistema do Detran.SP por modelo de automó-veis, independentemente se ainda circulam.

Veículo mais antigo licen-ciado tem 114 anos – Como curiosidade, o Detran.SP le-vantou qual é o carro mais antigo com licenciamento em dia registrado no Estado. Ele é um “De Dion-Bouton” fabri-cado em 1902 e pertence a um colecionador da capital.

Até março de 2016, a fro-ta de veículos registrados no Estado de São Paulo era de 27,8 milhões, o que corres-ponde a aproximadamente um terço da frota nacional. Só de automóveis existem mais de 17,6 milhões no Es-tado (63% da frota).

Tabelas com os números absolutos e a divisão entre capital e interior:

Gol é o veículo nº 1 em registros no Estado

Uno e Palio vêm em seguida na lista; Fusca e Kombi ainda figuram no ranking

Número de mortes nas marginais Tietê e Pinheiros cai 32,8%Divulgação

A maioria das atividades são desenvolvidas a distân-cia, por meio do ambiente vir-tual de aprendizagem, aces-sível pela internet.

As inscrições para o ves-tibular 2016 da Univesp (Uni-versidade Virtual do Estado de São Paulo) estão abertas até o dia 13 de junho.

No total, serão ofereci-das 918 vagas – 414 para Engenharia de Computação e 504 para Engenharia de Produção – em 17 polos dis-tribuídos por 16 cidades do estado. Todos os cursos são gratuitos.

A taxa de inscrição é de R$67,90. Os interessados podem conferir o edital do processo seletivo na página da Univesp https://univesp.br/vestibular.

As inscrições devem ser realizadas pela internet no site do Instituto Nosso Rumo http://www.nossorumo.org.

br/. As aulas começam no se-gundo semestre.

InclusãoSerão oferecidas boni-

ficações na nota final para candidatos que se enquadra-rem nos perfis descritos abai-xo, na ordem de:

I - Candidatos que se au-todeclarem, no ato da inscri-ção, pretos, pardos ou índios (PPI) e que cursaram todo o Ensino Médio ou equivalente em escola pública no Brasil;

II - Candidatos que não se autodeclararam PPI e que cursaram todo o Ensino Mé-dio ou equivalente em escola pública no Brasil;

III - Candidatos que se autodeclarem PPI.

Sobre os cursosA maioria das atividades

são desenvolvidas a distân-cia, por meio do ambiente virtual de aprendizagem, acessível pela internet. Os encontros presenciais acon-

tecem a cada 15 dias nos po-los, para o desenvolvimento de projetos, práticas labora-toriais e avaliações.

Os cursos de Engenha-ria têm duração de 5 anos e serão oferecidos em: Araça-tuba, Araras, Barueri, Capão Bonito, Cruzeiro, Diadema, Itapetininga, Itu, Jales, Jaú, Jundiaí, Pindamonhangaba, Santo André, Santos, São José dos Campos e São Paulo.

Sobre a UnivespA quarta universidade pú-

blica de São Paulo já é um marco na expansão da oferta de ensino universitário públi-co e gratuito de qualidade, atendendo estudantes em to-das as regiões do estado. O objetivo da Univesp é ampliar o acesso ao ensino superior, fazendo uso intensivo das tecnologias e de modernas metodologias de ensino e aprendizagem.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS) e o Instituto Nacional de Ações e Terapia Assistida por Animais (INATAA) firma-ram uma parceria, na última sexta-feira (13), para a re-alização do projeto ‘Melhor Amigo do Refugiado’, que tem como objetivo promover o bem-estar físico e emocio-nal dos refugiados recém-chegados ao país através da Interação Assistida por Ani-mais.

Assinaram o protocolo de intenções, o secretário de Estado de Desenvolvimen-to Social, Floriano Pesaro; a presidente da Coordenação Regional das Obras de Pro-moção Humana (CROPH), Carlota Cardoso da Silva; e a presidente do INATAA, Vera Abruzzini; além de Lola e Simba, os dois cães da raça Golden Retriever presentes na cerimônia.

“São Paulo é o estado que mais recebe solicitações de refúgio no país e a Secreta-ria vem articulando uma rede de apoio para atendimento dessa nova demanda social”, afirmou Pesaro.

A parceria prevê, duran-te os seis primeiros meses, o desenvolvimento de um projeto piloto no qual serão desenvolvidas metodologias especificas para atendimen-to destes estrangeiros que sofreram violência e perse-guições, além do trauma de terem sido obrigados a aban-donar seu país de origem. A prioridade do projeto é o atendimento às famílias, mulheres grávidas e crian-ças.

De acordo com Cristiane Blanco, psicóloga e respon-sável técnica do INATAA, os cães voluntários vão ajudar a dar suporte emocional para as pessoas refugiadas nesta

nova fase da vida, na maioria das vezes, longe de familia-res e amigos que ficaram nos seus países de origem.

A parceria com o INATAA contribui com novas técnicas de apoio às famílias atendi-das.

A Casa de Passagem já oferece atendimento social, psicológico e jurídico, além de atividades de convivên-cia, ocupacionais e culturais; orientação profissional e jurí-dica; oficinas de idioma; auxí-lio para inclusão produtiva; e encaminhamentos para toda rede de políticas públicas ne-cessárias ao empoderamento e fortalecimento dos usuários e a garantia de seus direitos.

Localizada na região cen-tral de São Paulo, a Casa de Passagem Terra Nova ofe-rece 50 vagas e já atendeu mais de 210 pessoas desde o início do serviço em outu-bro de 2014.

Univesp abre inscrições para vestibular de Engenharias a

distânciaSão 918 vagas em 16 cidades do estado; cursos são gratuitos

Divulgação

As inscrições para o vestibular 2016 da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) estão abertas até o dia 13 de junho.

SP promove terapia com cães para refugiados

Projeto tem como objetivo promover o bem-estar físico e emocional dos refugiados recém-chegados

ao país através da Interação Assistida por Animais

Foto: Divulgação

Terapia promove o bem-estar físico e emocional dos refugiados

Page 4: Jornal do momento news 315

Jornal do Momento News Pág. 04

R e c e i t a sSão Paulo, 2ª quinzena de maio de 2016

Ingredientes:- 1 dente de alho- 1/2 xícara de vinho branco seco- 1 colher (chá) de limão (só a casca) ralada- 3 xícaras de queijo gruyère- 2 xícaras de queijo emmen-tal (ou suíço) ralado- 1 1/2 colher (sopa) de amido de milho- 1 1/2 colher (sopa) de kirs-ch (ou quirche) (destilado de cereja)- 2 baguete cortadas em cubos de 2 cmModo de preparo:Esfregue o alho no fundo e nos lados da panela para fon-due e descarte-o.Coloque o vinho, a casca de

limão e os queijos na panela e cozinhe em fogo alto, me-xendo sempre, até os queijos começarem a se derreter.Reduza o fogo para baixo e cozinhe, mexendo, por 15 minutos ou até os queijos se derreterem completamente.Acrescente a maisena e o kirsch e cozinhe, sem parar de mexer, até obter uma mis-tura homogênea e levemente espessa (aproximadamente 7 minutos).Acenda o réchaud e coloque a panela para fondue sobre ele.Parar servir, espete um cubo de pão no com o garfo próprio e mergulhe-o na mistura de queijo, envolvendo-o bem.

Caldo verde com mandioquinha salsa e carne-seca

Ingredientes: - 200 g de carne seca desfia-da - 500 g de Mandioquinha - 1 cebola picada - 1 maço de cheiro-verde - 900 ml de água fervente - 1 vidro de palmito - 2 dentes de alho - 1 colher (sopa) de azeite de oliva - 2 xícaras (chá) de couve picada - 1 colher (sopa) de manteiga - Sal a gosto Modo de preparo: Bata no liquidificador a man-dioquinha, a manteiga e a

água fervente e reserve. Em uma panela, refogue a carne-seca desfiada, o azeite de oliva, a cebola e o alho. Em seguida adicione a couve, o cheiro verde e o palmito e deixe refogar mais um pouco. Após refogar, despeje o cal-do de mandioquinha e deixe ferver até engrossar. Sirva quente. O tempo médio de preparo é de dez minutos e a receita serve, em média, cin-co porções.Se preferir mais calórica pode substituir a carne seca por um gomo de linguiça calabresa e bacon em cubos.

Divulgação

Fondue de queijoDivulgação

c u r i o s i d a d e sQuantos litros de água há nos oceanos?

Na matemática das águas, os números são os seguintes: 71% da superfície do planeta Terra são ocupados por água. Deste percentual, 97% constituem água do mar, o que equi-vale a pouco mais de 1,368 bilhão de quilômetros cúbicos. Entre os quatro oceanos existentes, o maior é o Pacífico, com 707,6 milhões de km³ de água. Em seguida vem o Atlântico, com 323,6. Depois é a vez do Índico, que tem 291 milhões de km³ d’água. O Antártico tem 28,8 milhões e o menor é o Ártico, com 17 milhões de km³.

Se o homem continuar des-truindo o planeta, em quanto tempo a vida na Terra se ex-tinguirá?

“A vida na Terra não acabará tão cedo”, afirma Ednilson Oliveira, doutorando do Departamento de Astronomia do Ins-tituto Astronômico e Geofísico da USP. Segundo ele, as con-dições naturais do planeta ainda são capazes de garantir a existência de formas diferentes de vida. Entre as reservas mi-nerais e naturais, a mais escassa seria a água potável, que, daqui a algumas dezenas de anos, provavelmente poderá ser obtida a partir da água do mar e de geleiras. Para o astrôno-mo, o único evento que poderia de fato extinguir rapidamente a vida na Terra seria uma guerra química ou biológica.

Como os jogadores de fute-bol chutam a bola para que atrajetória dela seja curva?

Os chutes com efeito são dados com a lateral do pé. Quan-do o impulso é com o pé direito, por exemplo, a bola descreve uma trajetória curva para a direita. Isso porque a bola gira da direita para a esquerda e faz com que as moléculas de ar que a circundam girem para o mesmo lado. O ar que está do lado esquerdo da bola se movimenta de baixo para cima e vai de encontro com a corrente no sentido oposto. A pressão formada por esse encontro de correntes empurra a bola para a direita.

Fonte: Livro dos Curiosos

A Prefeitura de São Paulo irá expandir até setembro o programa “LED nos Bairros”, levando para 11 novos distri-tos 68.419 pontos de ilumina-ção com a nova tecnologia.Iniciada no final de 2015, a primeira etapa da ação já be-neficiou outros nove bairros com mais de 55 mil novas luminárias em regiões peri-féricas que apresentam alta vulnerabilidade social.

A região de Cidade Tira-dentes, no extremo leste da cidade, será a primeira bene-ficiada pela segunda etapa do programa. Com o inves-timento de R$ 29,5 milhões, as obras para a implantação começaram nesta segunda-feira (30) e serão realizadas em cerca de 659 ruas, ave-nidas e vielas que cortam o bairro, numa extensão de 226 quilômetros de vias. A iniciati-va vai beneficiar os 212 mil moradores da região.

“Inicialmente, estão pre-

vistas 7.719 unidades, mas como o objetivo é zerar a demanda de iluminação no distrito, é possível que tenha alguma rua ou viela que não foi catalogada. Isso significa que esse número poderá ser bem maior”, afirmou o secre-tário municipal de Serviços, José Alberto Serra, durante uma apresentação feita aos moradores e líderes locais na noite da última quarta-feira (25).

O parque luminotécnico do distrito de Cidade Tiraden-tes é composto atualmente por 6.200 pontos, que ge-ram um consumo mensal de 497.147 Kwh, ao custo de R$ 183,9 mil. Pelos cálculos do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), a remodela-ção do sistema por meio de LEDs, embora preveja a im-plantação de outros mil pon-tos, reduzirá esse consumo para 333.891 Kwh, fazendo com que a conta de energia

elétrica caia para R$ 123,5 mil, uma economia mensal aproximada de R$ 60 mil.

Além de Cidade Tiraden-tes, também serão beneficia-das as regiões de Guaiana-ses (5.300 unidades), parte do Jabaquara (2.500), Igua-temi (7.200), parte do Gra-jaú (3.300), Perus (5.500), São Rafael (8.000), Socorro (6.000), Jaçanã (5.300), Itaim Paulista (9.800) e Vila Curu-çá (7.800).

A primeira fase do progra-ma “LED nos bairros” contou com o investimento de R$ 200 milhões para a instala-ção de mais de 55 mil lumi-nárias LED, sendo 11.300 em Sapopemba,1.300 em Helió-polis, 534 no Jardim Monte Azul, 10.170 na Brasilândia, 7.181 no Lajeado e5.100 pontos no distrito de Rapo-so Tavares. Até o final deste semestre serão entregues 10.100 pontos no Jardim He-lena (zona leste), 5.900 no

Jardim Ângela e 6.300 em Pedreira (zona sul).

Desde o início de 2013, mais de 250 mil pontos de iluminação pública foram re-modelados em toda a cidade, substituindo lâmpadas de vapor de mercúrio por vapor de sódio e metálico, e quase 50 mil novos foram criados em locais onde não existia luz. Além disso, quase 19 mil pontos de iluminação LED foram instalados pela atu-al gestão em locais como a Marginal Pinheiros, a avenida 23 de Maio, o entorno da Are-na Corinthians, em Itaquera, e o Beco do Batman, na Vila Madalena. As luminárias LED têm vida útil maior que as lâmpadas de vapor metá-lico e de sódio, pois duram aproximadamente 12 anos, enquanto os outros tipos não passam de cinco anos, em média. As lâmpadas de LED também consomem até 50% menos energia elétrica.

Segunda fase do “LED nos Bairros” terá quase 70 mil novos pontos de iluminação em 11 distritos

Cidade Tiradentes será o primeiro bairro contemplado nesta segundaetapa, com a instalação de 7.719 luminárias em 226 quilômetros de vias

O prazo máximo para a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional do Mi-croempreendedor Individual (DASN-SIMEI), relativo ao ano de 2015, vai até a próxi-ma terça-feira, 31.

O documento é uma das responsabilidades dos MEIs e tem a finalidade de informar

o rendimento (faturamento) de todas as operações reali-zadas no último ano. O atra-so na entrega da declaração gera uma multa no valor de R$ 50,00. O preenchimen-to da DASN-SIMEI pode ser feito através do portal do empreendedor, seguindo as orientações contidas no pró-

prio site (www.portaldoem-preendedor.gov.br), ou em uma das unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Em-preendedorismo (CATe) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para ser atendido o mi-croempreendedor deverá apresentar os seguintes do-

cumentos: RG, CPF, título de eleitor, número do recibo da última declaração de Impos-to de Renda (Pessoa Física), comprovante de endereço (residencial e comercial), número do CNPJ e o levan-tamento do valor bruto anual recebido como MEI referente ao ano exercício de 2015.

Consuelo de Paula leva ao Circuito Municipal de Cul-tura seu show solo, Tambor de Rainha, revisitando sua obra e relendo canções con-sagradas e da cultura popu-lar.

Serão duas apresenta-ções no mês de junho, uma no dia 4, no teatro Zanoni Fer-rite, na Vila Formosa e outra no dia 25, no teatro Décio de Almeida Prado, no Itaim Bibi, ambas com entrada franca.

Refinamento, elegância e boas ideias são elemen-tos constantes na obra da compositora, cantora, poeta e diretora artística Consuelo de Paula. Depois de se apre-sentar em diversos teatros no Brasil e exterior, geralmente acompanhada por importan-tes músicos e instrumentis-tas,

Consuelo revisita sua obra em show solo intitula-do Tambor de Rainha. Serão duas apresentações dentro do Circuito Municipal de Cul-tura, em São Paulo, a primei-ra dia 4 de junho, no teatro Zanoni Ferreti e outra dia 25 de junho, no teatro Décio de Almeida Prado.

Além das peças autorais, Consuelo tem surpreendido o público com releituras bem particulares de canções con-sagradas de outros autores e também da cultura popular mineira, das riquezas interio-ranas - como as pulsações das danças, das rezas, das folias e congadas, marcas profundas em toda sua obra

– estabelecendo com elas uma ponte para a comuni-cação mais imediata com o público.

A cada bloco do show, lembrando que o roteiro foi concebido em três blocos, ela apresenta pequenos versos do livro A Poesia dos Descuidos, obra de Consuelo de Paula com a antropóloga Lúcia Arrais Morales. Já no repertório, canções como Espelho Cristalino, de Alceu Valença, Anabela de Mário

Gil e Paulo César Pinheiro e Retina, parceria de Consuelo de Paula e Rubens Nogueira, entre outras.

O show solo pode ser um risco para artistas iniciantes diante de plateias exigentes, mas não é o caso em se tra-tando de Consuelo de Paula, considerando que ela cons-trói seu espetáculo a partir de experiências muito concretas e maduras: são quase trinta anos de trabalho e de dedica-ção à arte musical. Em todo

esse período, na contramão das vozes que decretam o “fim da canção”, Consuelo tem ampliado entre o público a percepção dos caminhos que ela pode assumir a cada novo trabalho.

A artista aprofunda de maneira invulgar o delicado exercício entre o particular e o universal, entre o popular e o erudito, a tradição e a mo-dernidade.

O equilíbrio entre esses universos só pode ser alcan-çado por quem, como Con-suelo, domina seu ofício e, como opção estética, aposta naquilo que é imprescindível para a música do Brasil e do mundo: a qualidade artística.

Com sua voz, violão, tambor, pandeiro, tamborim e caxixi, Consuelo de Paula traz para o palco seu esti-lo personalizado, forjado na coerência de quem percebe e trabalha o campo artístico como lugar privilegiado para a educação e formação da sensibilidade. Na realidade, não está sozinha no palco: é a síntese mais bem elabo-rada do que há de melhor na tradição musical brasileira. “Consuelo tem a verve da po-esia. Escreve letras como se fossem cartas confessionais, movidas à métrica musical e profundidade emocional. A cada verso um achado; a cada rima, intenções segun-das e primeiras [...]” (Aquiles Rique Reis, músico e voca-lista do MPB4, no Diário do Comércio).

Dia 31 termina o prazo para entrega da Declaração Anual do MEI

Consuelo de Paula apresenta dois shows no Circuito Municipal de Cultura

Foto: Fatima Cabral

Comida típica junina é tema das oficinas de culinária em JunhoAs oficinas de culiná-

ria, oferecidas mensalmen-te pela Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nu-tricional (Cosan), terão o tema Comida Típica Junina. As aulas acontecerão nos Centros de Referência em Segurança Alimentar e Nutri-cional (Cresan) da Vila Maria e Butantã, nos dias 14 e 15 de junho, respectivamente, das 14h às 17h. A previsão é para que os cursos aconte-çam também nos mercados municipais Cantareira, Pe-

nha e Lapa, ainda sem data definida. Além das comidas típicas tradicionais deste pe-ríodo, como pé de moleque, bolo de fubá com goiabada e bombocado, as nutricionistas levarão para a sala de aula opções de pratos temáticos com alimentos mais saudá-veis, entre eles queijadinha de cenoura e cural de abó-bora. Os interessados devem se inscrever pelo email [email protected], com nome completo, RG, CPF e a unidade em que de-

seja participar.O calendário do Cresan

para junho ainda conta com o Quiosque Nutricional (nova atividade desenvolvida pela SDTE), que estará presen-te em diferentes mercados municipais, todas as quintas e sextas-feiras do mês. A atividade é oferecida pelas nutricionistas da Cosan, com orientações sobre a quanti-dade de açúcares, sal e gor-duras contidas em alimentos industrializados, como biscoi-tos recheados, produtos ins-

tantâneos, salgadinhos fritos e assados. Programação do Quiosque Nutricional: Dia 2/6 - Mer-cado Municipal Guaianases - Praça Presidente Getúlio Vargas, s/nDia 9/6 - Mercado Municipal Sapopemba - Av. Sapopem-ba, 7911Dia 23/6 - Mercado Municipal São Miguel Paulista - Av. Ma-rechal Tito, 567, Cidade Nitro Operário. Dia 24/6 - Mercado Municipal Vila Formosa - Pra-ça das Canárias, s/nº

Page 5: Jornal do momento news 315

Jornal do Momento News São Paulo, 2ª quinzena de maio de 2016 Pág. 05

C A N T I N H O D A P O E S I A

Blogger de Notícias: http://riselda.blogspot.com Blogger de Poesias: http://riseldamorais.blogspot.com Facebook: www.facebook.com/riselda.morais Siga-me no Twitter: @riseldamorais

Poesias Registradas: Todos os direitos reservados a poetisa e autora Riselda Morais

Poetisa Riselda Morais

Livro Anjo Dourado Autora Riselda Morais

PARA COMPRAR LIGUE:

Jovens de re-giões periféricas e comunidades populares de São Paulo, entre 16 e 24 anos, podem se candidatar a uma das 40 vagas do projeto Oficina de Capacitação Cinematográfica Cine Inclusão – da ideia à distribui-ção, pela internet ou nos dez pontos espalhados pela Grande São Pau-lo.

As inscrições para a Oficina de Capacitação Cine-matográfica Cine Inclusão – da ideia à distri-buição acontecem no perío-do de 16 de maio a 19 de ju-nho. Idealizado pelo produtor Daniel Gaggini e pela MUK, o projeto tem o objetivo de capacitar 40 jovens no fazer cinematográfico.

Para se inscrever, os in-teressados devem acessar o site www.cineinclusao.com.br ou se dirigir a um dos 10 pontos receptores, situados em São Paulo (Ipiranga, Ca-pão Redondo, Jardim São Luis, Cidade Tiradentes, Guarulhos, Diadema, São Caetano do Sul, São Bernar-do do Campo, Mauá e Santo André).

Ao longo de dois meses, os alunos, orientados por pro-fissionais qualificados, serão submetidos a 84 horas de ati-vidades ligadas à produção cinematográfica, abordando desde a ideia para o filme até a distribuição da obra final. Dos 40 jovens participantes, 20 serão convidados para integrar uma segunda etapa, que inclui bolsa-auxílio no va-lor de R$ 300,00 e produção duas obras audiovisuais.

Pode se inscrever para participar da primeira fase do projeto qualquer jovem, entre 16 e 24 anos, que comprove residir em uma comunidade popular ou em uma região

periférica da cidade de São Paulo. Não é necessário ter experiência na área.

Daniel Gaggini - vence-dor do Prêmio Acessibilida-de 2013 (Personalidade do Ano), eleito Cidadão Nota Dez, pela Revista Veja SP, e indicado ao Prêmio Shell de Teatro, na categoria Inova-ção Teatral - é o responsável por esta iniciativa que, em 2015, teve formato de fes-tival de cinema. O produtor que, atualmente, está finali-zando Todo Clichê do Amor, novo longa-metragem de Rafael Primot (com Débora Falabella, Maria Luisa Men-donça e Marjorie Estiano no elenco), já capacitou mais de 1.500 jovens moradores de Comunidades Populares em cinema e teatro e se prepara para implantar uma startup de conteúdo audiovisual.

Oficina de Capacitação Cine Inclusão

Uma pré-seleção será realizada no dia 26 de junho para escolher os 40 jovens que irão participar da Oficina de Capacitação Cine Inclu-são – da ideia à distribuição, no período de 2 a 31 de julho. Nesta fase, serão abordadas todas etapas do fazer cine-matográfico. Ao todo, serão 9 encontros de 4 horas de duração e 2 vivências com 2 horas cada. Aulas de roteiro,

direção, direção de fotografia, direção de arte, áudio, finali-zação, produção de locação e produção, além de pales-tras sobre leis de incentivo/editais e distribuição, serão ministradas por profissionais qualificados e atuantes no mercado.

Para a segunda etapa, que acontecerá entre os dias 6 a 28 de agosto, 20 alunos da Oficina serão convidados a dar continuidade ao pro-cesso de capacitação. Dividi-dos em duas turmas de 10 jo-vens, junto com um cineasta/orientador, eles criarão uma obra audiovisual de até 10 minutos. Serão 6 encontros de aulas práticas e 2 diárias (12 horas) de filmagens. Nes-ta fase, os alunos receberão uma bolsa de R$ 300,00 para custear seu transporte e lan-che durante o processo.

Produtor, cineasta e di-retor teatral, Daniel Gaggini foi vencedor, na categoria Personalidade do Ano, do Prêmio Acessibilidade 2013, por seu trabalho à frente do Festival Cine Favela de Cine-ma, maior evento dedicado à difusão do cinema periférico do mundo.

Seu espetáculo (autor e diretor) Vira-Latas de Aluguel foi eleito pelo Portal R7 como Melhor Projeto Teatral de 2013 e indicado ao Prêmio

Shell de Teatro. Foi curador do Festi-val Cultura Inglesa (2013/14/15) e ide-alizador e produtor dos projetos: Fes-tival Cine Inclusão, Festival Popular de Cinema de Ita-peva, Festival de Cinema de Santa Cruz do Sul (RS), Satyricine, Cine Recreio, Curta na Praça e Mostra de Teatro de Helió-polis. Como cineasta, lançou, em 2012, seu primeiro lon-ga-metragem Sa-tyrianas, 78 Horas

em 78 Minutos, que teve sua première na mostra compe-titiva do Festival do Rio de 2012, sendo ainda um dos cinco filmes mais votados pelo público na 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Pontos de Inscrição: - Ipiran-ga - Sede da Cia Heliópolis de Teatro - Rua Silva Bueno, 1533. - Capão Redondo - Fábrica de Cultura Capão Redondo - Rua Algard, 82. Capão Redondo. - Jardim São Luis - Fábrica de Cultura Jardim São LuisRua Antonio Ramos Rosa, 651. - Cidade Tiradentes - CEU Água Azul - Avenida dos Metalúrgicos, 1262.- Guarulhos - Biblioteca Mon-teiro Lobato. - Rua João Gon-çalves, 439. Centro.- Diadema - Centro Cultural Serraria. Rua Guarani, 790. - São Caetano do Sul - Fun-dação das Artes de São Caetano. Rua Visconde de Inhaúma, 730. São Bernardo - Centro Cultu-ral Lázaro Pinto de Azevedo. Rua Alfredo Bernardo Leite, 1205. Centro Cultural Mauá. - Rua dos Bandeirantes, 611. Vila Bocaina. Escola Livre de Cinema e Ví-deo de Santo André. Av. Utin-ga, 136. Vila Metalúrgica.

Cine Inclusão lança projeto de capacitação cinematográfica com bolsa de estudos

Alunos Cine Inclusão de Cidade Tiradentes

Divulgação

A l c o ó l i c o s A n ô n i m o sG r u p o A r i c a n d u v a

Reuniões2ª, 3ª, 4ª, 5ª feiras às 20:00 hs

Sábados e Feriados às 19:00 hs

“Venha nos prestigiar com a sua presença”

Rua Arquiteto Heitor de Melo, 97 - Vila Dalila - São Paulo - SP(Fundos da Paróquia Jesus Adolescente)

O pulsar forte do coraçãosintomas ardentes da paixãorevelando os enamoradosos pares agora encontrados

A loucura do desejo ardentevontade de estar junto que se senteO olhar com um que de apaixonadoO toque suave, leve e delicado

A beleza encontrada no carinhoOs risos que brotam com alegriaA felicidade que logo contagiaAs palavras pronunciadas baixinho

O calor e aconchego de um ninhoA saudade quando se está sozinhoO respeito que logo vai surgindoe o amor que sem avisar está vindo

A magia que torna tudo lindoO olhar que brilha como o solOs atos que parecem desatinoOs corpos se unem como um só

O contentamento sentido no peitocheiros, sensações e pensamentosdizem que esse amor já foi aceitoe tem que ser vivido, são momentos

Mas para que falar de sentimentoou se enganar que o amor é eternoo que importa é que seja intensoe o prazer venha com gemido terno

Enamorar é muito mais que querer veré guardar este momento na lembrançamas sem ter que manter a esperançade um amor infinito estar a viver

É se entregar sem ter medo de sofrere que o amor te toque como o ventoque logo pode ter um contratempoe a tempestade logo irá se fazer

É simplesmente não ter medo de sentire deixar que apareça em seu rostoo que você está vivendo tem o gostoe o sabor de um amor e do prazer

Sabendo que o ser amadoque agora está bem ao teu ladoseguirá seu caminho sossegadosem te fazer chorar e nem sofrer!

Enamorados

Page 6: Jornal do momento news 315

Jornal do Momento News São Paulo, 1ª quinzena de maio de 2016 Pág. 06

Livro Anjo Dourado Autora Riselda Morais

PARA COMPRAR LIGUE:

(11) 98197-3612