Jornal do Pampa - Edição 192

16
Pág.04 Pág.03 Essa é a entrada da cidade turistica Domingo é dia de esquentar o braço Município entra no rota do cultivo da maçã Pág.05 Novos profissionais no mercado de trabalho Caderno Especial Pág.03 Caçapava do Sul, 17 de agosto de 2011 Edição 192 R$ 1,50 Esporte Pág.11 Jogos Estudantis (Jesca) estão suspensos 5 anos Santa Rita e Pedreira na final da segundona Futebol de Campo Pág.11 Polícia Idoso é morto a pauladas em Lavras do Sul Briga generalizada no centro de Caçapava Política Câmara apresenta contraponto sobre informação de gastos com a folha de 2010 Pág.04 Jergs Caçapava vence 16 provas em Bagé Pág.11

description

Jornal do Pampa - Edição 192, quarta-feira, dia 17 de agosto de 2011 - Caçapava do Sul - RS

Transcript of Jornal do Pampa - Edição 192

Page 1: Jornal do Pampa - Edição 192

Pág.04

Pág.03

Essa é a entradada cidade turistica

Domingo é dia deesquentar o braço

Município entra norota do cultivo da maçã

Pág.05

Novos profissionais nomercado de trabalho

Caderno Especial

Pág.03

Caçapava do Sul, 17 de agosto de 2011 Edição 192 R$ 1,50

Esporte Pág.11

Jogos Estudantis(Jesca) estãosuspensos

5 anos

Santa Rita ePedreira na finalda segundona

Futebol de CampoPág.11

PolíciaIdoso é morto a pauladasem Lavras do Sul

Briga generalizada nocentro de Caçapava

PolíticaCâmara apresentacontraponto sobreinformação de gastoscom a folha de 2010

Pág.04

JergsCaçapavavence 16

provas em Bagé

Pág.11

Page 2: Jornal do Pampa - Edição 192

02 | Jornal do Pampa 17 de agosto de 2011Geral

RedaçãoRua Benjamin Constant, 504 - Sala 14Fone: (55) 3281-3139CNPJ:09.144.053/0001-50Jornalista responsável:Daniel Miranda - MTB 13.424Departamento Comercial:Siria Souto Marques

Reportagem: Heron Freitas e Marcel Junqueira (Esporte)Diagramadora: Marieta Machado ZagoComercial: Kelen Henriques da RosaFotos: www.repont.com.brE-mail: [email protected] textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores,não expressando necessariamente a opinião do jornal.Envie seus textos e sugestões para [email protected]

Na palestra “Sucesso é viver nacontramão do mundo” (título de umdos meus livros) eu costumo apresen-tar um slide, em alusão ao meu casevivencial, mostrando um esquilo to-mando Coca-Cola de canudinho numagarrafa semi-enterrada na areia, con-tendo a frase: “Você vê o refrigerantegelado que eu tomo, mas não sabequanto tempo senti sede no deser-to”. O público acha graça, mas, naverdade, a imagem faz referência a umavirtude vital para o sucesso: a persis-tência.

Eu sei que devido às exigênciasda vida no dia-a-dia, se manter persis-tente em seus objetivos não é umatarefa fácil. Porém, se quiser que algoseja feito, independente dos obstá-culos, a palavra desistir não pode exis-tir no seu vocabulário. É como eu digo:“Pela graça de Deus, eu tenho queestar inteiramente decidido a perse-

Se você desistir hoje, estaráprejudicando a si mesmo amanhã

verar, aconteça o que acontecer, e nãodeixar que nada afete meu compromis-so com meu sonho. Ainda que nin-guém venha comigo, eu ainda assimestarei posicionado em minha missão.De um jeito ou de outro, farei esse so-nho se tornar realidade.”

Mas porque há pessoas que “jo-gam para o alto” uma vida de sucessoamanhã, desistindo hoje? Ora, porqueo medo de falhar ou de ser contrariadosuga o pique e desvanece o empenho.

A saga de Harry Potter é um dosmaiores sucessos da história editoriale cinematográfica mundial com maisde 400 milhões de livros vendidos em69 idiomas e bilheterias superiores aosseis bilhões de dólares. O que pou-cos sabem é que o primeiro volume dasaga, cuja tiragem foi de um mil exem-plares e a metade destinada a bibliote-cas, só foi publicado após ter sido re-jeitado por inúmeras editoras.

O lateral direito Cafu, pentacam-peão de futebol e recordista de jogospela Seleção, com 148 partidas, foi re-provado em nove peneiras antes deassinar contrato com o São Paulo em1989 e dar o pontapé inicial em suabem-sucedida carreira.

Quer mais? Certa vez uma agên-cia de modelos disse a Norma JeaneMortensen que era melhor ela fazerum curso de secretariado ou arrumarum marido, porque não servia paraser modelo. Você já ouviu falar deNorma Jeane Mortensen? Não? Elafoi uma das mais famosas estrelas decinema de todos os tempos e usava onome artístico Marilyn Monroe. Estavocê conhece, não é?

Portanto, se hoje a fase não estáboa e as coisas não estão dando cer-to, não desista, do contrário estaráprejudicando a si mesmo amanhã.

www.sergiodasilvaalmeida.com.br

As empresas, devem oferecer assuas colaboradoras ou funcionári-as, no local de trabalho para manterseus filhos, pelo período de amamen-tação, após o parto durante 6 (seis)meses.

A creche, é um local para a guar-da dos filhos das trabalhadoras, naidade pré-escolar, ou com instituiçãode ensino, jardim de infância, pré ouainda escola maternal.

Ocorre que, na própria legisla-ção trabalhista prevê locais própri-os para amamentação dos filhos, dasfuncionárias, onde tomamos a liber-dade de transcrever abaixo o Artigo400:

“Art. 400 - Os locais destina-dos à guarda dos filhos das operá-rias durante o período daamamentação deverão possuir, nomínimo, um berçário, uma saletade amamentação, uma cozinhadietética e uma instalação sanitá-ria.”

Ainda deve se esclarecer que,

os descansos, ou seja, os intervalosdestinados a amamentação da cri-ança, não poderá de forma algumaprejudicar o intervalo legal, de ali-

Auxilio Creche:mentação ou descanso, e não pude-ram ser considerados de efeitos dotrabalho, por ser computados na jor-nada diária de trabalho.

Denota-se ainda que, em locaisque tiverem mais ou menos 30 (trin-ta) mulheres, com mais de 16 anosde idade, devera haver um local pró-prio onde seja permitido as trabalha-doras a guarda sob vigilância, assis-tida dos filhos no local de trabalho,como dispõe a CLT, no artigo 389,Paragrafo 1.

O local apropriado, paraamamentação deverá seguir algunscritérios básicos, se for berçário de-verá ter uma ária mínima de 3m² porcriança, e ainda salas de amamen-tação, providas de cadeiras ou ban-cos com encostos.

Ainda é necessário uma cozi-nha, para o preparo de mamadeiras,suplementos necessários para a cri-ança, e para a mãe ainda deverá terpisos e paredes, que deveram serrevestidos de azulejos, não poden-do faltar um lavável ou pia, e tam-bém uma instalação sanitária parauso da mãe, e outro para os funcio-nários da creche.

Continua na próxima edição...

O projeto RONDON, coordena-do pelo Ministério da Defesa, com aOperação Peixe-Boi iniciada em 08 dejulho, está proporcionando a aproxi-madamente 400 acadêmicos de dife-rentes instituições o intercâmbio decultura e conhecimento. Dessa forma,sete acadêmicos da UNIPAMPA decursos das áreas da saúde, adminis-tração, comunicação, educação e ser-viço social, juntamente com as pro-fessoras Elisângela Pessoa e IrinaLubeck estão tendo a oportunidadede aprenderem e ensinarem acerca dediferentes temas, como saúde, meioambiente, cultura e direitos.

Os estudantes e professoras en-contram-se por 15 dias em Rio Pretoda Eva – AM em busca de cidadaniae melhoria na qualidade de vida doshabitantes locais. Uma cidade comcerca de trinta e cinco mil habitantes,que cresceu rapidamente, entretantocom grande potencial turístico. Entreas diversas opções de paisagens eatrações, encontra-se a reserva indí-gena, o segundo maior Cristo do Bra-sil e diferentes balneários.

UNIPAMPA em Lição de Vidae Cidadania em Rio Preto da Eva

Por Luísa Souza

Assim a professora da UNIPAMPA ao aproveitar a oportunidade ofertadapelo Ministério da Defesa propõe uma sólida formação acadêmica, generalistae humanística aos seus acadêmicos.

Rondonistas: Luísa Souza - Comunicação Social – Hab. Publicidade ePropaganda; Lucas Mota – Geofísica; Niege Amaral; Marivana Fernandes eMíriam – Enfermagem; Paola Gomez – Fisioterapia; e Simoni Silva – ServiçoSocial.

Coordenadoras: Dra. Elisângela Pessoa e Dra. Irina Lubeck

Pensar no futuro dos filhos nãosignifica apenas guardar dinheiro. Cer-tamente, será muito mais produtivo einteligente ensinar os filhos as grandeslições oriundas da educação financeira:não gastar mais do que ganha, consu-mir com consciência, gerenciar suas re-ceitas/despesas, planejar suas decisões,investir e, principalmente, trabalharpela realização dos sonhos. É verdadeque a vida passa rapidamente. Mas éimportante considerar que, com o avan-ço da ciência, o ser humano viverá maistempo. Viver mais tempo só poderáser considerado um benefício se pu-dermos atingir esses novos patamarescom qualidade de vida, oportunidadespara viver bem, com felicidade e digni-dade.

Sabendo que você vai ficar velho eque garantir apenas o futuro dos filhosnão significa garantir seu bem-estar namelhor idade, parece razoável acredi-tar que é muito mais sensato pensarem cuidar também da sua vida finan-ceira, enquanto não mede esforços pelaconstrução do patrimônio familiar.

Se ainda não está convencido, doisimportantes dados podem ajudá-lo acompreender. O primeiro diz respeitoà Previdência Social: mais cedo ou maistarde o país precisará de uma reformaque garanta o mínimo de funcionamen-to para o sistema. O déficit, diferençanegativa entre os recursos disponíveise o pagamento dos benefícios, só au-

Educação financeira, um presente de pai para filhomenta. Em suma, o trabalhador preci-sará trabalhar e contribuir mais parater um benefício mínimo. É esse o fu-turo de quem não trabalhar sua apo-sentadoria de forma independente.Outro dado não menos importante éum exercício lógico e natural: com oavançar da idade, as pessoas precisamde mais cuidados médicos. Todos sa-bem que a saúde pública no Brasil ain-da é extremamente precária. Justamentena idade em que os cuidados médicosserão mais necessários e urgentes, con-tar com a saúde pública poderá signifi-car dificuldades. Portanto amigos,quem não pensar, planejar e criar umfuturo financeiro equilibrado, seguro,não terá condições de bancar os gastoscom a saúde, dentre outras despesas.Será mais um que estará nas filas inter-mináveis por exames, consultas, aten-dimento etc. Você não merece passarpor isso.Seu futuro é sua responsabilidade

Sou pai. Hoje mais do que nunca,tudo que quero é o melhor para minhafilha. Aos poucos percebi que o me-lhor pra ela é garantir, no decorrer dotempo, uma vida feliz, estável e prós-pera para mim e minha esposa. Destaforma, sua juventude e os passar dosanos serão tranquilos, bem como nos-so futuro. Ela poderá viver sem se pre-ocupar em propiciar o mínimo de con-forto para os pais, afinal esse dever émeu e não dela.

Page 3: Jornal do Pampa - Edição 192

Jornal do Pampa | 03Geral17 de agosto de 2011

A preocupação da populaçãosobre o consumo de carne vermelhae sua relação com doenças cardio-vasculares tem origem principalmen-te de informações passadas pelamídia. É importante salientar que oconsumo inadequado de gorduras,tanto animal como vegetal, represen-ta apenas um dos fatores de riscoimportantes no desenvolvimentodessas doenças e que a falta de exer-cício físico é um dos principais fato-res a serem levados em considera-ção, somado a melhores e mais fun-damentadas informações sobre die-tas alimentares. Portanto, análisesprecipitadas e sem fundamento cien-tífico polemizam, restringem e con-denam a carne bovina no cardápioda população.

Falar sobre consumo de carnepara a população rio-grandense écomo ‘chover no molhado’, pois aquiesse produto tem vaga garantida namesa do gaúcho. Porém a propagan-da e o incentivo ao seu consumodevem ser mais bem trabalhados emrelação ao restante da população bra-sileira e mundial. Cabe ao produtortambém ajudar nesse trabalho. A car-

O Mito da Carne Bovinane bovina produzida a pasto é com-ponente de dieta saudável e a partirdisso, entidades relacionadas aomercado da carne estão iniciando ummaior empenho no marketing doproduto.

O produto final do pecuaristaé a carne. E como produtor, ele deveter a informação do que está pro-duzindo e levando à mesa do con-sumidor, quais são os seus benefí-cios ou restrições. A cada ano, opovo brasileiro consome em média36kg de carne bovina por habitan-te, e mesmo com todo o empenhodas informações contra sua utiliza-ção, ainda houve um aumento 17%de consumo desde 2001. Porém,mesmo com potencial para seguircrescendo, há também maior restri-ção devido às dúvidas ou informa-ções errôneas sobre o consumo decarne. Assim, de acordo com o au-tor do artigo que me baseei paraescrever este texto, Prof. J. F.Lobato, UFRGS: Sejamos todos de-fensores e propagandistas comfundamentos técnico científicos dacarne bovina e dos produtos deorigem animal produzidos a pasto.

Ernani Lopes Teixeira, 70 anos, foi assassinado no último sábado, porvolta das 9h e 30min em sua propriedade rural em Lavras do Sul.

O aposentado foi surpreendido por um adolescente de 17 anos quetentou roubá-lo. A vitima tinha R$ 1.327 no bolso da calça, que não foramlevados pelo autor crime.

Teixeira teria sido morto a pauladas, pois quando a Policia Civil encon-trou o corpo, por volta das 10h e 30min de sábado, estava com diversasmarcas na cabeça e no corpo.

O adolescente foi preso por policiais da Brigada Militar e da PoliciaCivil e confessou a autoria do crime. Após, foi recolhido ao Centro deAtendimento Socioeducativo (Case) de Santa Maria.

O aposentado foi enterrado no último domingo.Esse foi o primeiro latrocínio (roubo com morte) em Lavras em 2011.

Idoso é morto a pauladasem Lavras do Sul

AVISOO FAPS comunica aos aposentados e pensionistas da Prefeitura

Municipal de Caçapava do Sul que o pagamento dos benefícios serásempre no último dia do mês, independente da data de pagamento dosservidores ativos da Prefeitura.

Uma briga generalizada, emum bar no centro da cidade, na ma-drugada de domingo, por voltadas 2h e 40min acabou com váriaspessoas feridas e três homens pre-sos.

Briga generalizada em bar no centro de CaçapavaConforme relato de pessoas

que estavam no estabelecimentono momento da confusão cadeirase mesas eram arremessadas e ospés dos móveis eram arrancados eusados como armas.

A Brigada Militar foi chamadae conseguiu acalmar a briga. Ostrês homens foram encaminhadosaté a Policia Civil onde foi regis-trado um Termo Circunstanciadoe após foram liberados.

Desde o dia 1º de agosto, a De-legacia de Policia Civil de Caçapavado Sul, está credenciada a entregavoluntária de arma de fogo.

A Campanha Nacional do De-sarmamento 2011 tem como objeti-vo mobilizar a sociedade brasileirapara retirar de circulação o maiornúmero de armas de fogo possívele contribuir para a redução da vio-lência no País.

Para ir até um posto credenciadoé necessário a Guia de Trãnsito. Aarma deve ser transportada separa-da da munição e embalada de forma

Campanha do desarmamento

que impeça seu uso imediato.O pagamento de indenização pode ser retirado em qualquer posto de

auto-atendimento do Banco do Brasil. O valor estará disponível um dia útilapós a realização da entrega, devendo ser retirado em no máximo 30 dias. Aindenização poderá ser de R$ 100, R$ 200 ou R$ 300, de acordo com o tipode arma.

Acontece neste domingo, dia 21 de agosto, umaDomingueira de Laço Trio, organizado pelo CTG Sentinelados Cerros. O evento será realizado na sede campestre TadyIlha Machado, a partir das 7 horas, quando as inscrições serãoabertas.

Segundo o Patrão do CTG, César Cidade, a Domingueiraservirá para esquentar o braço dos laçadores, já visando aSemana Farroupilha e a temporada de rodeios.

Qualquer entidade poderá participar, desde que oslaçadores apresentem o cartão tradicionalista.

O CTG abrirá também um período para a inscrições anteci-padas, que será no sábado, dia 20, na sede campestre, das 18hàs 20h. O Laço dupla também será atração da Domingueira.

Domingo é dia de esquentar o braço

Page 4: Jornal do Pampa - Edição 192

17 de agosto de 2011Política/Geral04 | Jornal do Pampa

Nesta quarta-feira, dia 10, oPMDB de Caçapava do Sul realizouum jantar de confraternização, nachurrascaria Center, para mobilizarseus filiados e discutir com oDiretório várias questões que en-volvam as eleições para 2012.

Na oportunidade foi oficializa-do também o PMDB mulher, ondeFátima dos Santos Dias, foi eleita aPresidente deste novo movimentofeminino que é lançado dentro dopartido.

Durante o encontro, o Presiden-te da sigla, Lucio Moreira, agrade-

PMDB de Caçapava mobiliza filiadosceu a presença detodos na reunião edisse que o partidoestá buscando cadavez mais o seu forta-lecimento para entrara todo vapor no anoque vem. Além disso,possíveis candida-tos a vereador tam-bém foi debatido, no intuído de começar a pensar na legenda para as elei-ções proporcionais.

Já no PMDB mulher, a Presidente da Câmara, Rosilda Freitas, usou apalavra para apresentar aos filiados as novas mulher que irão integrar omovimento, junto com a Presidente Fátima dos Santos Dias.

Em dezembro de 2007, o VereadorPaulo Pereira (PT), esteve em Brasíliaacompanhado do Deputado FederalPaulo Pimenta, para solicitar diversasdemandas para Caçapava. Dentrodesses pedidos, estava um para oDepartamento Nacional de Infraes-trutura e Transporte (DNIT), no qualsolicitava a instalação de uma lomba-da eletrônica, ou redutor de velocida-de, na BR 392, em frente a EscolaDagoberto Barcellos e na BR 290, naVila Pregresso, em frente ao comerciode artesanato local.

Desta forma, quatro anos após overeador ter protocolado este pedidono DNIT, junto com o Deputado Pi-menta, na última semana, o órgão fe-deral entrou em contato com o gabi-nete do vereador, para informar quenesta semana as lombadas eletrôni-cas estariam sendo instaladas, em for-ma de pardais, para reduzir a veloci-dade nas duas zonas de risco emCaçapava do Sul.

Após esta informação, nestaquarta-feira, dia 10, Pereira foi até a

Motoristas terão que reduzir a velocidade

escola Dagoberto Barcellos para acompanhar de perto a instalação da lombadae conversar com a direção da escola para saber como está o trânsito de acessoao educandário após a implantação do redutor de velocidade.

A empresa contratada pelo DNIT fez a instalação dos dois lados da BR,mas ainda está faltando alguns acessórios técnicos para começar a funcionardefinitivamente, o que deve acontecer ainda esta semana.

A professora da Escola Dagoberto, que trabalha no apoio pedagógico,Realda Comim, comentou que há muitos anos a instituição vem pedindo esteredutor de velocidade, porque o trecho de entrada para a escola é muito perigo-so, com isso, o ônibus e os veículos que chegam na escola precisam ir até oposto para fazerem o retorno, por questões de segurança, mas agora com alombada não será preciso.

Já na Vila Progresso as instalações também já começaram, e estão faltandodetalhes para começar a funcionar.

Foram instaladas duas torres que verificam a velocidade, uma em cadalado da BR

Foi divulgado na imprensa esta-dual e regional nesta semana, as 41Câmaras de Vereadores do Estado quesupostamente teriam ultrapassado olimite com a folha de pagamento, queé de 70% da arrecadação. Essas infor-mações foram concedidas pelo Tribu-nal de Contas do Estado.

Dentro dessas Câmaras apon-tadas na reportagem foi divulgadoCaçapava do Sul, que em 2010 teriaultrapassado o limite com a folha em70,66%, ou seja, R$ 12 mil a mais doque o permitido de acordo com a in-formação do TCE. Mas após a di-vulgação dos dados, a Câmara deCaçapava informou a imprensa lo-cal e regional através de nota, queos gastos do Legislativo com a fo-lha em 2010 foram de 67,95%, ou seja,abaixo do limite estabelecido por leique é de 70%. “Com relação às ma-térias publicadas nos jornais ZeroHora e Diário de Santa Maria em 15do corrente mês e ano, cabe-nos es-clarecer a quem interessar possa queo valor gasto com folha de paga-mento no exercício de 2010 foi deR$1.315.446,57, equivalente a67,95%, portanto, abaixo do limitelegal estabelecido por lei, que é 70%

Câmara apresenta contraponto sobre informação de gastos com a folha

do limite legal de gastos totais. O va-lor informado nas referidas matériasestá incluso a Amortização do Passi-vo Atuarial com RPPS (Previdênciados Servidores Estatutários) no valorde R$52.414,87 que no entendimentodo próprio TCE, através da informa-ção nº 040/2005 não deve ser consi-derado como despesa da Câmara deVereadores e, consequentemente nãofaz parte dos gastos com Folha de Pa-gamento do Legislativo Municipal”,informou o Diretor Geral da Câmara,Eriton Talarico, junto com o setor decontabilidade.

Outra informação é que a Câma-ra já entrou em contato com o pró-prio TCE para esclarecer este episó-dio.

“Nos temos um setor contábilmuito competente, portanto, nuncafizemos nada que pudesse ser con-tra a atual legislação, além disso,esta diferença que foi apresentadaé baseada em uma própria resolu-ção do TCE”, disse a Presidente daCâmara, Rosilda Freitas.

Na região, além de Caçapava amatéria mencionou também os muni-cípios de Rosário do Sul, Unistalda eVila Nova do Sul.

Na manhã desta terça-feira, dia16, o vereador Pedro Gaspar (PP)esteve visitando a Vila Pinheiro, aconvite de moradores do local, paraconferir as constantes reclamaçõesde esgoto a céu aberto na RuaValdomiro Trindade, onde falta ca-nalizar duas quadras.

Um morador do local, policialMilitar aposentado, relatou que osmoradores já fizeram abaixo-assina-do à Prefeitura solicitando a conti-nuação da rede, mas foram informa-dos pelo Secretário de Obras, Salviode Jesus, que nada poderia ser feitono momento. Foi enviado tambémum ofício ao IBAMA, onde técni-cos vieram analisar o local, porque

Moradores da Vila Pinheiroreivindicam canalização de esgoto

onde está sendo escoando o esgo-to, já na Rua Mario Medeiros, háuma sanga e não poderia estar sen-do poluída.

O vereador declarou que a situ-ação não pode permanecer dessaforma, “o esgoto no local desce porvaletas e pelo meio da rua, causan-do riscos a saúde da população, semfalar no mau cheiro e na proliferaçãode insetos que irá aumentar com achegada do verão. O Prefeito teráque achar uma solução para o pro-blema, assim não pode continuar”.O parlamentar informou também queirá entrar com um requerimento napróxima sessão plenária exigindouma posição da Prefeitura.

Há muito tempo os caçapavanosestão convivendo com uma das entra-das da cidade mais horríveis do Esta-do, onde os buracos tomaram conta eaté mesmo o asfalto já foi “patrolado”.

Mas com o passar dos anos e oacumulo de chuva, a trafegabilidadenas avenidas Presidente Kennedy(margens da BR 392) e Lima e Silva(saída para Lavras), se tornou impos-sível e perigosa para os motoristas epedestres que utilizam seguido as duasvias públicas. No final da semana pas-sada, a prefeitura começou a recupe-ração da Lima e Silva, com asfalto frio.Falta arrumar a rótula, que ainda temos buracos tapados com terra.

A comunidade está acompanhan-do também há muito tempo muitas

Essa é a entrada da cidade turísticapossibilidades de conserto ourevitalização das duas entradas. A úl-tima informação é que a Prefeitura en-trou em contato com o Governo doEstado para tentar liberar cerca de R$640 mil, com o objetivo de realizar umtapa buraco preventivo nos dois lo-cais, como alternativa de cumprimen-to do convênio assinado entre muni-cípio e Estado no ano de 2010, para arevitalização da entrada da cidade, emum projeto estimado em mais de R$ 7milhões.

Com tudo isso, o povo não sabemais o que fazer para trafegar comsegurança na entrada da sua cidade,e também com que semblante irão re-ceber os turistas que visitarão o mu-nicípio, com o intuito de aproveitar as

diversas maravilhas turísticas quepossui Caçapava, apesar do acessoem alguns desses pontos estar ruim.

Vamos torcer para dar tudo certoe, que esta vergonha que a comuni-dade está passando seja soluciona-da o mais breve possível.

Page 5: Jornal do Pampa - Edição 192

17 de agosto de 2011 Jornal do Pampa | 05Cidade/Geral

SMAS realiza parceria com associação de moradores – Cerca de 10moradoras da Vila Batista começaram na última semana o curso básico depintura em tecido, com instrução da professora Josaine Luiz. O curso éuma parceria da Associação de Moradores da Vila Batista (AMVIBA) e oCentro de Referência de Assistência Social (CRAS – Bairro Sul) mantidopela Secretaria da Assistência Social. O curso terá o prazo de dois mesescom direito a certificado, a exigência é a participação de no mínimo 75% depresença das alunas, com duas aulas por semana (segunda-feira e quarta-feira) em um total de 40 horas. “Esta é a primeira turma que tem oportuni-dade de descobrir seus potenciais e contribuir para a geração de renda”destaca a chefe de gabinete da SMAS, Elenara Rodrigues.

SMEC participa de evento cultural- No dia 9, a diretora do Centromunicipal de Cultura Cátia Cilene Dutra esteve no evento “Encontroscom o Ministério da Cultura – Secretaria de Economia Criativa” promovi-do pela Regional Sul do MinC - Ministério da Cultura, em Porto Alegre.Segundo informações da Secretaria da Educação e Cultura, a regionalrealizou um debate com a participação de diversos segmentos da socie-dade, produtores, artistas e gestores com objetivo de apresentar políticaspúblicas para a área que está com nova estrutura. Este encontro tambémteve como tema a Economia Criativa, o secretário Norton comentou queeste tema tem se destacado como ponto estratégico na geração de traba-lho, emprego e renda visando também à inclusão social. Informações:imprensa Prefeitura

Foto

: Im

pren

sa P

refe

itura

O prefeito Cel. Zauri Tiaraju deCastro informou que a intenção dogoverno do Estado é dar prioridadeao pedido de liberação de R$ 640 milpara recapeamento em dois trechosde acesso ao Município (Avenida Pre-sidente Kennedy e Lima e Silva). Odossiê entregue para o secretário es-tadual de Planejamento, Gestão e Par-ticipação Cidadã, João Motta conten-do fotos e notícias de jornais impres-sos locais, o material tem como objeti-vo embasar uma solicitação que vemsendo feita a SEPLAG desde que oDAER comunicou o rompimento doconvênio em maio deste ano. Destevalor emergencial, a Prefeitura preten-de utilizar também na melhoria da par-te municipalizada da RS 357 que com-preende a Avenida Lima Silva até aEscola Municipal Patrício DiasFerreira.

Recuperação da AvenidaLima e Silva

O recomeço das obras de recu-peração do asfalto na Avenida Lima e

Município espera liberação de R$ 640 mil para asfaltoSilva na última semana mobilizou duas equipes da secretaria de obras, sendouma na usina de asfalto e outra na colocação do material asfáltico. Os trabalhosna usina foram acompanhados por técnicos da Betunel (tecnologia em asfalto).O prefeito Cel. Tiaraju esteve no local para verificar o andamento dos traba-lhos, e acompanhar a volta do serviço para melhorar o trajeto.

São diversos motoristas que circulam diariamente pelo local e enfrenta-vam os problemas da via na parte municipalizada da RS 357. O material utilizadona recuperação do asfalto foi doado pelo DNIT (Departamento Nacional deInfra-Estrutura de Transportes), que foi recolhido pela Prefeitura após serfresado ao longo da BR 153. “A equipe de obras trabalhou na recuperação comasfalto frio, como medida paliativa aos efeitos do desgaste do asfalto naqueleponto”, argumentou Cel. Tiaraju.

Foto

s: I

mpr

ensa

Pre

feitu

ra/C

rist

iano

Mor

aes

Durante a tarde de domingo dia14, uma ação da secretaria de saúdedistribuiu 200 solicitações de exa-mes de PSA (Antígeno prostáticoespecífico) que detecta a elevaçãode uma proteína produzida pela prós-tata. O principal objetivo desta cam-panha, segundo explicou o secretá-rio Paulo Josué de Oliveira, é daruma atenção especial aos homensacima de 40 anos que por algummotivo não procuram um médico ouuma unidade de saúde para solicitaro exame da próstata.

Esta é a segunda campanha deconscientização da população mas-culina para este exame, todo o pro-cedimento desde a abordagem e ex-plicações aconteceu sob orientaçãodo médico Juarez Rosa Teixeira, com

Secretaria da Saúde distribui 200 examespara homens acima de 40 anos

a participação do secretário Paulo Josué e de uma equipe da secretaria desaúde. “Os 200 exames de PSA foram distribuídos em menos de uma hora enos surpreendeu a boa aceitação de homens com mais de 50 anos”, ressal-tou Josué. Os exames serão realizados nos dias 16 e 17 de agosto (labora-tório Santa Lúcia – 100 exames) e dias 23 e 24 (laboratório Saretta – 100exames).

Foto

: Im

pren

sa P

refe

itura

/Cri

stia

no M

orae

s

Chegaram ao município na ma-nhã de segunda-feira dia 15, duasmil mudas do projeto municipal pio-neiro no cultivo de maçã gala e prin-cesa. Segundo informou o prefeitocel. Tiaraju de Castro, depois de vi-sitar no ano passado em Arroio doPadre a propriedade dos IrmãosBehling, que já é referência em todoo Estado, e o município ter uma áreapara implantação de pomar, foi dadoo primeiro passo para Caçapava pro-duzir maças a partir do plantio des-tas mudas.

Ao todo nos dois primeiros anosdo “Projeto Maria Mole” (2011-2012)a Prefeitura vai adquirir quatro milmudas do produtor Wilson Behling.Este é um projeto que começou comas tratativas desde a época em que overeador Paulo Pereira estava na se-cretaria de agropecuária. O projeto está

O Centro de Referência de Assis-tência Social (CRAS), na região Sul estáem funcionamento desde 5 de dezem-bro de 2009, em dois turnos, atenden-do as famílias da comunidade. O CRASé um órgão municipal responsável pelaorganização e oferta do Sistema Bási-co de Saúde em uma área vulnerávelsocialmente, com recursos co-financi-ados pelo governo federal para cida-des com até 50 mil habitantes.

A capacidade do centro é referen-ciar até 750 famílias por ano, e atual-mente conforme informou a coorde-nadora geral do CRAS AlvinaAparecida Gonçalves são atendidas380 famílias que utilizam um espaçoapropriado para cursos, palestras eatendimento com as orientadoras so-ciais. Conforme explicou a Secretariade Assistência Social, Daiane HinckelGóss, o principal objetivo do CRAS ébuscar a prevenção da ocorrência desituações de vulnerabilidade e riscos

Centro comunitário atende por ano 380 famíliassociais nesta loca-lidade, por intermé-dio de ações quepoten-cializem efortaleça os víncu-los familiares e co-munitários.

Com basenestes princípios aequipe que atua nocentro trabalha naampliação do aces-so aos direitos a ci-dadania, assim como também visualiza as necessidades através de ummapeamento das situações de vulnerabilidades. Também funciona de formacomunitária oferecendo a possibilidade de qualificação e capacitação profissi-onal com a realização de diversos cursos como: costura, pintura, bordado,cabeleireiro, manicure, pedreiro, mecânico hidráulico. O local ainda possui umtelecentro para cursos de informática voltados para a aprendizagem da comuni-dade. Estão abertas no local as inscrições para cursos de informática paraturmas de 16 a 35 anos e a partir de 40 anos com objetivo de promover a inclusãodigital da comunidade. Outro destaque é a área de recreação para as criançasenquanto as mães realizam os cursos, elas lêem, fazem atividades lúdicas erecebem atenção pedagógica.

Foto

: Im

pren

sa P

refe

itura

Caçapava do Sul entra na rotado cultivo de maçãs

sendo realizado em parceria com oprodutor Armindo Carlos Born(Gringo) que plantou as mudas emuma área no Patronato de cerca deum hectare e meio, com apoio do pro-dutor e fornecedor das mudas, Wil-son Behling, que estava durante a en-trega do produto e deu orientaçõesao produtor caçapavano.

A plantação vai servir de projetoexperimental para que outros produ-tores conheçam como é o cultivo dafruta e a possibilidade de Caçapavaentrar na rota da produção de maçãdo Estado. “Para a primeira colheitade maçã a expectativa é de quatro to-neladas, sendo que 20% da produ-ção são destinadas para a merendaescolar. E servirá ainda de base paraque os produtores percebam que amaçã é viável no município” desta-cou Cel. Tiaraju.

Foto

s: I

mpr

ensa

Pre

feitu

ra/C

rist

iano

Mor

aes

Page 6: Jornal do Pampa - Edição 192

17 de agosto de 201106 | Jornal do Pampa Cidade

Através de uma emenda do Deputado Federal Marcos Maia(PT), a Prefeitura Municipal estará disponibilizando R$ 100 milreais para reforma da Praça Antônio Cândido de Freitas (Praci-nha), localizada na Rua Sete de Setembro, terreno situado aolado da Igreja Matriz.

Conforme o Secretario de Planejamento,Guilherme Torres Fleck, nos próximos diasserá feita uma permuta com a Paróquia deCaçapava, onde em troca da área a prefeituradeve construir uma casa no terreno situadoatrás da Casa Borges de Medeiros, que servi-rá de residência para os Padres de Caçapava.

O projeto, que foi elaborado em 2008/2009,conta com um Playground, urbanização detoda a área, com bancos e árvores que serãoplantadas no local, além de um amplo espaçopara lazer. “A idéia é recuperar os brinquedosda antiga pracinha, que estão guardados ecolocarmos de volta no local”, explicou o se-

Prefeitura disponibiliza 100 mil reaispara reforma da “Pracinha”

cretário.As obras devem iniciar no próximo ano.De acordo com o secretário, além deste pro-

jeto, outros também já estão em andamento. É ocaso do Parque da Fonte do Mato, da Cascatado Salso e o do Mirante localizado na RS 357, naregião do Capão das Galinhas, estradaCaçapava/Lavras.

Para dar início aos trabalhos, a Prefeituranecessita de uma autorização da Fepam, parauso de lazer e, no caso do Parque da Cascatauma outra licença para desassoreamento (retira-da da areia), que conforme Guilherme somentepode ser feito por um geólogo. “Para isso a pre-feitura irá entrar em contato com a Unipampa,realizar uma parceria e fazer o desassoreamentoda área. Acredito que com a realização destesprojetos a cidade ficará com outra cara”, finalizao secretário.

Projeto da Praça Antônio Cândido de Freitas

Durante a quinta-feira (11) foi re-alizada na região da Campanha a con-tagem dos votos na Participação Po-pular e Cidadã que definirá quais pro-jetos serão incluídos no orçamento doEstado em 2012. A cédula era compos-ta de dez áreas e os eleitores escolhe-ram quatro opções com projetos quecontemplavam seus municípios.

Em Caçapava do Sul a contagemfoi realizada na sala do secretário ge-ral do município com a orientação dopresidente do Corede Campanha JoãoSérgio Machado, com apoio do tenen-te Carlos e sargento André da Briga-da Militar e de soldados que se reve-zaram durante esta jornada que tam-bém contou com a parceria da PolíciaCivil e da Prefeitura.

Às 17 horas foram abertas as úl-timas urnas, de um total de 30 que fo-ram utilizadas neste processo. “O re-

Corede Campanha divulga resultado parcialda PPC – Participação Popular e Cidadã

sultado final deverá ser ofi-cializado na próxima segun-da-feira (15) em Bagé, com areunião dos Comudes dossete municípios que com-põem o Corede Campanha”,informou João Sérgio. Esteano a novidade, segundoMachado, foi à participaçãopela internet além de umacampanha em prol dos pro-jetos que contemplavam o municípiorealizado pelos internautas através doFacebook.

Caçapava do Sul totalizou 3.478votantes, os votantes pela internetsomaram 261, votos em branco 36 enulos 16. Entre as opções da Partici-pação Popular e Cidadã, para a regiãoda Campanha, as quatro áreas maisvotadas no município foram: opção 1– Segurança (2.342); 2 – Saúde (3.241);

5 – Desenvolvimento Rural, Pesca ecooperativismo (3.233); 7- Trabalho eDesenvolvimento Social (3.270).

Pela região: Votos na Internet naPPC do dia 10 de agosto: Aceguá –04/ Bagé – 625/ Candiota – 106/ DomPedrito – 289/ Hulha Negra – 50 / La-vras do Sul – 72. Em Bagé foram 5.677votantes e Lavras do Sul contabilizoua participação de 408 eleitores.

Informações: CoordenaçãoCorede Campanha

Page 7: Jornal do Pampa - Edição 192

Especial E.T.E.R.R.G - Escola Estadual Dr. Rubens da Rosa Guedes

E.T.E.R.R.G forma segunda turmado Curso Técnico em Agropecuária

Neste sábado, dia 13 de agosto, aconteceu a formatura da 2º Turma do CursoTécnico em Agropecuária da Escola Técnica Estadual Dr. Rubens da Rosa Guedes(ETERRG).

O evento foi realizado no Clube União Caçapavana, onde reuniu além dos 21alunos que estão integrando a partir de agora o mercado de trabalho, os seus fami-liares, amigos e convidados, prestigiados pelos professores, funcionários e direçãoda Escola, que acolheu o evento como uma grande conquista para Caçapava, queé este curso técnico.

O Diretor da ETERRG, Silvio Tondo, explanou em seu discurso de abertura doevento, que o Curso Técnico foi uma conquista para a comunidade caçapavana,mas lembrou do trabalho que é feito na escola para chegar a este momento, dehabilitar essas pessoas ao mercado de trabalho, que deve absorver de forma pro-

fissional os conhecimentos praticados aqui pelos alunos. “Sejam todos felizes nestanova profissão”, disse Tondo.

Já o professor Paraninfo, Fernando Vargas, exaltou a dedicação dos alunosque estão se formando e o conhecimento que foi praticado dentro da escola, alémdisso, o professor comentou a característica da turma e desejou um grande sucessoaos novos profissionais.

O aluno orador, Filipe de Oliveira Leão, agradeceu aos professores, direção efuncionários da escola, pelo apoio recebido nesses dois anos de convívio e expla-nou a personalidade individual de cada formando.

A redação do Jornal do Pampa deseja a todos os formandos, muito sucesso, eque a nova profissão ajude no desenvolvimento do agronegócio de Caçapava doSul.

Silvio Tondo Diretor da EscolaFernando Vargas, ParaninfoAutoridades prestigiaram o evento

Page 8: Jornal do Pampa - Edição 192

02 | Jornal do Pampa 17 de agosto de 2011Edição Especial E.T.E.R.R.S

Histórico da ETERRG

A Escola Técnica Estadual Dr.Rubens da Rosa Guedes, estálocalizado em área rural próxima asede do Município de Caçapava doSul, numa distância de 5 Km, e escolanasceu como Ginásio Agrícola, quefuncionou de 10/05/1969 a 1975.

Em 1977 reiniciou suas ativi-dades como Centro Rural de EnsinoSupletivo (CRES) onde houveadaptação dos atuais prédios, noano de 2003 foi transformada emEnsino Fundamental com ênfase emagropecuária, em 2007 foi acrescidoo Ensino Médio e em 2008 o Escola

Técnica em Agropecuária.A Escola possui a extensão de

78,09 hectares e a área construída éde 2.644,65 metros quadrados,possui diferentes setores produtivosque oportunizam os alunos aplicarna prática os ensinamentos teóricos,devolvendo assim para a sociedadeum aluno diferenciado, a instituiçãotambém oferta ensino em tempointegral, e para os alunos oriundosdo meio rural e de outros municípiosoferta o sistema de internato gra-tuito. Abrange o Município sede eoutros.

A importância do Curso Técnicoe o mercado de trabalho

Quase 50% da população domunicípio, isto é, cerca de 15.500habitantes residem na zona rural, oupossuem propriedades rurais depequeno ou médio porte, cujaprodução agrícola ainda carece denovas tecnologias e implementos.

A base econômica do Muni-cípio está centrada na produçãoagrícola com especial destaque apequenas produções. Também apecuária merece destaque, emboraem menor ênfase. Bovinos e ovinossão criados em algumas proprie-dades de médio e grande porte. Éimportante salientar que a agriculturade subsistência perpassa cerca de40% das pequenas propriedades.

Os alunos do interior do Mu-nicípio não irão depender exclusiva-mente de transporte escolar paracontinuar seus estudos, pois a escolaoferece sistema de internato onde oaluno permanece na escola em horáriointegral, acarretando economia parao município e o Estado.

Existe um grande potencial demercado para aqueles que souberemse diferenciar, tanto na formaçãoacadêmica, como pela demonstraçãode um sentido prático destacado,adquirido principalmente pela reali-zação de bons estágios curricularese pela vivência, quando for o caso,do auxílio nas lidas da propriedadedos pais ou parentes. A este técnicobem formado, as oportunidadesexistem, até melhores do que aosgraduados com 3º grau.

De modo geral, o mercado estárepleto das mais diferentes opçõesde trabalho, desde a própria área deterra familiar do Técnico, que, sendobem conduzido, pode gerar osustento seu e de sua família, até otrabalho de assessoramento reali-zado para terceiros, que, igualmente,se for bem feito, renderá ao con-tratante, inclusive, o valor corres-pondente aos honorários dosserviços prestados.

O Técnico Agrícola tambémpoderá encontrar oportunidades detrabalho em cooperativas, emescritórios de assessoria agro-pecuária, nas empresas comer-ciais, agropecuárias, nas grandesempresas de sementes, adubos,defensivos etc. E, finalmente, osmesmos poderão atuar em instituiçõespúblicas e privadas, incluindo-senestas, o trabalho como docente em

Escolas Agrotécnicas ou mesmo emescolas rurais, o de pesquisa-dores de novas tecnologias e,principalmente, o de extensio-nista rural, nas empresas deassistência técnica , fomento etreinamento. É de interesse de oMunicípio manter a população ruralbem atendida, para que não sejaacentuado o êxodo rural que assolaa região nos últimos anos. Esseatendimento passa pelo EnsinoPúblico de qualidade que hoje éoferecido às comunidades rurais,através das Escolas de EnsinoFundamental mantidas pelosPoderes Públicos, uma vez que nãohá condições financeiras de investirrecursos de ordem municipal emescolas técnicas ou médias.

Criar um curso Técnico Agrícolaem Caçapava do Sul, em nível médioé extremamente importante, nosentido de subsidiar o produtor ruralcom novas tecnologias e imple-mentos na região, fazendo com queele permaneça no interior, produ-zindo mais e melhor, evitando oêxodo e o desemprego que cir-cundam os ambientes urbanos.

Neste sentido é que o TécnicoAgrícola assume papel importan-tíssimo, na medida em que, atravésdos conhecimentos adquiridos nosbancos escolares, transmite a esteprodutor pouco preparado, o instru-mental complementar, para que omesmo possa atuar de forma maiseficiente e auto-sustentável em seumeio rural. Para tanto, espera-se queo profissional formado torne-seagente modificador da sociedade aqual está inserido, quer introduzindonovos comportamentos (proce-dimentos, quando transfere tecno-logia de produção; quer comoextensionista e gerente, quando con-segue convencer o proprietário rural

da necessidade de mudanças de com-portamento e técnicas operacionais).

Ainda citamos que EscolaTécnica Agrícola, segundo ParecerCEB nº 16/99, deve conciliar asdemandas identificadas, sua voca-ção institucional e sua capacidade deatendimento, conduzindo ao con-tínuo aprimoramento do processo daformação de técnicos deste nível,assegurando sempre a construção decurrículos que, atendendo a prin-cípios norteadores, propiciem a inser-ção e a reinserção profissional destestécnicos no mercado de trabalho.

E através do trabalho de divul-gação de nossas metas que vemsendo realizado pela escola, jun-tamente com as entidades locais e daregião, para que este sonho se realize,anexamos os ofícios de todos que sãosolidários a nossa luta.

Entendemos que a partir destamotivação, temos ponderações sufi-cientes para justificar o pedido decriação do curso de Técnico Agrí-cola na E. E. de Ensino FundamentalDr. Rubens da Rosa Guedes.

Segundo o aluno formando,Matheus Leão Garcia, que já estátrabalhando no mercado, o curso foimuito importante, principalmenteporque a empresa empregadora ligoupara a escola solicitando um Técnicopara trabalhar, desta forma, de acordocom os alunos, isso mostra acredibilidade e importância do curso.

Já o aluno da 4º Turma, que estácomeçando o curso, Pedro Teixeira,de Lavras do Sul, disse que está rea-lizando o curso para apreender astécnicas do agronegócio, principal-mente da pecuária, onde irá utilizaras técnicas ensinadas para aplicarna sua propriedade rural. Teixeiradisse que, aprecia mais as disciplinasde nutrição, pastagens e reprodução,todas ligadas ao gado de corte.

Foto aérea da Escola

Estrutura da EscolaO educandário possui atual-

mente 139 alunos no ensino funda-mental, 63 no ensino médio e 68 nocurso técnico. Além disso, são 30professores, onde 7 do cursoTécnico e 18 funcionários. Outroponto importante da escola é onúmero de alunos internos, quechega a 30.

A escola oferece também cercade 530 refeições diárias e mantém assuas próprias hortas, com a plantação

de vários legumes e sementes, tantoao ar livre, como em estufas irrigadas.

Um ponto importante sali-entado pelo Diretor da Escola, SilvioTondo, em relação a estrutura, é quea maioria dos alunos desta quartaturma do Curso Técnico são de ou-tros município, ou seja, a comu-nidade de Caçapava ainda nãodespertou para a importânciaprofissional este novo sistemaeducacional.

Page 9: Jornal do Pampa - Edição 192

Jornal do Pampa | 03Edição Especial E.T.E.R.R.G17 de agosto de 2011

Trote solidário

Na última semana, os alunosda 4º turma do Curso Técnicoem Agropecuária da EscolaTécnica Dr. Rubens da RosaGuedes, tiveram a primeira aulado curso que deve durar doisanos. Logo após, os alunos maisantigos realizaram com os“bixos”, o “Trote Solidário”,arrecadando brinquedos e

outros donativos, que serãodoados ao Banco da Amizade.

Segundo o Diretor daescola, Silvio Tondo, ocomércio de Caçapava foi muitosolidário com a brincadeira,porque doou um númerosignificativo de brindes, ondeserão entregues para as criançasdo Banco da Amizade. “ Os

alunos novos aceitaram bem abrincadeira, que serve comointeração entre a comunidade eos futuros profissionais doagronegocio”, disse o diretor.

Os bixos 2011, foramselecionados no inicio de mês dejulho, através de um processoseletivo que reuniu mais de 70inscritos, para 25 vagas

O mundo moderno nos conduz asituações que muitas vezes nos levama tomar decisões que exigem que nosposicionemos e nos situemos nocontexto, com muita clareza dasdificuldades. Somos obrigados acada momento diagnosticar arealidade, realizando comparaçõesentre o ideal e o que deverá serrealizado. Daí se coloca uma decisãopolítica que procura estabelecer umarelação entre um ideal que sepretende alcançar, avaliando osfracassos e causas de sucesso.

Na condição de agente daeducação profissional é necessárioque os atores envolvidos, tanto nasescolas quanto nos diversos seg-mentos da economia, devemos defi-nir nossas ações a partir do perfil, nãosó o exigido pelo mercado, mas quecontemple o marco referencial, doutri-nário e operativo (Danilo Gandin -Planejamento como Prática Educa-tiva) para que possamos, a partir daí,redefinir nosso papel e questionar osvalores que até então defendemos,nos questionando sobre o ambientee as próprias relações do trabalho; asfunções que o mundo do trabalhoocupa em nossas instituições e,especialmente, que enfoque e direçãoqueremos dar para diminuir a distânciaentre o constatado e o ideal.

Na nossa época não podemosdeixar de fazer uma análise maisprofunda sobre os valores e as prio-ridades que estão sendo analisadase defendidas em nosso País. Pensoque é urgente que nos questionemossobre o ambiente e as próprias rela-ções políticas e de trabalho a partirde nossa visão histórica, o que pro-fessores, funcionários e alunos daEscola Estadual de Ensino Médio Dr.Rubens da Rosa Guedes, nossaescola agrícola de Caçapava do Sul,fazem com muita convicção. Isto éfundamental para que sejamoscapazes de recriar a realidade e de

É NECESSÁRIO ROMPER COM OSVELHOS PARADIGMAS...

planejar o futuro dentro de princípiosde liberdade, de justiça, de demo-cracia, de solidariedade. Somentenos sentindo plenamente compro-metidos com a construção de umasociedade na qual os valores dajustiça, da fraternidade e da parti-cipação sejam respeitados, teremosgarantidos alguns compromissosbásicos.

Como Diretor Técnico daSuperintendência da EducaçãoProfissional – SUEPRO, com mais de30 anos de atuação em escola agrícola,tenho a certeza que, especialmenteos alunos provenientes das peque-nas propriedades rurais, dos assen-tamentos e das comunidades quehistoricamente têm sido excluídas doprocesso de geração de renda, terãoneste governo um olhar diferenciadopara que possam conquistar seuespaço no mundo do trabalho.

Devemos ter a consciência deque, através do processo de mudançae da adequação aos novos tempos,as pessoas não podem usar osrecursos naturais de forma abusiva,pois a natureza não comporta maisos modelos consumistas que nãolevam o equilíbrio social em conta.Através do “aprender sempre”aprende-se a agir com qualidade e,isso é o melhor aval para se conseguiro credenciamento de ser um verda-deiro profissional que as atuais emodernas organizações e a socie-dade em geral necessitam.

Na condição de educadores noscabe buscar espaços acima doconhecimento acrítico, imediatista,que acredita apenas na superficia-lidade dos fenômenos. Nas escolasbrasileiras, e aqui cabe arriscar ainclusão de muitas de nossas escolastécnicas, onde há, ainda, umaflagrante falta de caráter justificadordeste tipo de conhecimento.

Profº Fritz RoloffDiretor Técnico da SUEPRO

A Mostra de Ensino Profis-sionalizante (MEP) é realizadatodos os anos em uma cidadesede, através das Coorde-nadorias de Educação. AETERRG já participou de trêseventos, onde os alunos doCurso Técnico em Agropecuáriaapresentam os seus trabalhosdesenvolvidos na Escola, comopesquisas e desenvolvimento denovas técnicas.

A primeira MEP que aescola participou foi em Pelotas,em 2009, depois Santana doLivramento em 2010 e este anoo encontro será em Bagé, nosdias 31/08 e 1º/09.

O ex-aluno Bruno Zago,participou de um desses encon-tros e explanou a importância daapresentação de um projeto,que ajuda na divulgação daescola e na interação com outros

trabalhos, que colaboraram como desenvolvimento pedagógicodo educandário. Zago falouainda, que as pesquisasexecutadas são apresentadasem um seminário nos encontrose ficam expostas para todosos interessados aprenderemum pouco sobre o trabalho

Mostra de Ensino Profissionalizante

desenvolvido.A ETERRG participou

também no ano passado, naMostra dos Trabalhos dasEscola Técnicas em Agro-pecuária, durante a Expointer2010, onde os alunos apre-sentaram os projetos desen-volvidos.

Onde o Profissional pode trabalharO Técnico em agropecuária

possui vários mercados, comoprestar Assistência e ConsultoriaTécnica, executar projetos agro-pecuários, planejar atividadesagropecuárias, promover orga-nização, extensão e capacitaçãorural, fiscalizar produções

agropecuárias, administrarempresas rurais, recomendarprocedimentos de biosse-guridade, desenvolver tecno-logias, disseminar produçãoorgânica e várias outras ati-vidades que envolvam a pecuáriae agricultura.

Page 10: Jornal do Pampa - Edição 192

17 de agosto de 2011Edição Especial E.T.E.R.R.G04 | Jornal do Pampa

Confraria

Outro fato importante que acon-tece na própria escola, é um encontrode amigos que acontece todas asquartas-feiras, no CTG da Escola,chamado de “Confraria”. Este encon-tro reúne professores, direção e fun-cionários da ETERRG. Mas além des-sas pessoas, participam da confrater-nização colaboradores da escola ouconvidados, que unidos formam umgrande grupo de amigos, onde a brin-cadeira saudável e a união transfor-mam o local em um exemplo de edu-

cação e amizade. Os alunos inter-nos da ETERRG também fazem par-te deste encontro que dura mais de30 anos.

A Escola desenvolve tambématividades durante a SemanaFarroupilha, onde a Ronda à Cha-ma Crioula é realizada em parceriacom o CTG Família Nativista, ondeé servido um jantar para mais de500 pessoas, divulgando a escolae ajudando na interação entre acomunidade escolar.

Projetos desenvolvidosA escola através do ensino

fundamental, médio e técnico,desenvolve diversos projetos extra-classe, como Relações Inter-pessoais, Show de Talentos, Teatrocomo alternativa, Aluno Campeão,Aberto a comunidade, Árvores Nati-vas, Frango de Corte, Acidez e Ferti-lidade do Solo, Galinha de Postura,Ovinocultura, Oficina de Literatura,Matemática e Arte - uma parceriapossível, Vivências Expressivas emarte Educação, Florestamento,Xadrez na Escola, Produção de canade açúcar, Viveiro Florestal, Paisa-gismo e Jardinagem e FormaçãoPermanente Continuada.

Entre os projetos extra-classe,podemos citar também os dias decampo realizados pelo alunos doTécnico, como no IRGA, naAgropecuária Marcus, nas SementesGranelo, na Cotrisul e outrasempresas parceiras.

O Aluno Elvio Soares deAlmeida, que se formou com aprimeira turma do Curso Técnico, em2010, voltou para a Escola, mas agoracomo profissional contratado peloEstado, principalmente para ajudarnos projetos e trabalhar na escola.

Além disso, não podemos deixarde mencionar o Coral musicalmontado pela Escola, onde reúne osalunos do próprio educandário parapraticarem esta nova atividade extra-classe. Isso mostra a diversidade noensino, onde além das aulastradicionais a ETERRG realizapraticas que envolvam cada vez maisos alunos e transforma a escola emum grande exemplo de crescimentoeducacional.

Citamos também o esporte,onde a ETERRG vence há muitosanos os Jogos Estudantis deCaçapava do Sul, o JESCA,principalmente na modalidade

atletismo, onde o caçapavanoAnderson Henriques saiu da escolapara ser campeão em várias provas deatletismo no Brasil e na América. Entreos prêmios recebidos pelo atleta,relatamos a medalha de bronze nosjogos Pan Americanos dos EstadosUnidos e também o título do troféuBrasil de Atletismo em São Paulo.

Isso mostra a interatividaderealizada na Escola, onde além doensino, o esporte também é valorizadocomo formação de um cidadão.

Ter o privilégio de, em nossa região, contar com uma escola de ensinotécnico rural é privilégio para poucos, portanto temos de agradecer, aproveitare o mais importante apoiar.

Há muito tempo atrás, a unidade de medida de riqueza era a terra. Maistarde esta unidade passou a ser o trabalho, e em uma terceira etapa o capital quetem o poder de comprar a terra e pagar pelo trabalho. Sem ele não se faz nada.

Atualmente há uma outra unidade de medida de riqueza, que sem elanão se viabiliza envolver capital nem na aquisição de bens, nem no exercíciodo trabalho, o CONHECIMENTO.

O conhecimento é hoje o fator de produção que mais afeta a economiada região, pois em certas situações (por falta) limita um empreendimento eem outras potencializa. Nossa região tem a realidade econômica totalmenteatrelada ao agronegócio. Mesmo contando com crédito, terras férteis,equipamentos, defensivos e mão de obra, isto tudo, não nos permite umgrau de desenvolvimento maior.

Estamos na Metade Sul, a porção pobre do estado. Mas como umaregião tão rica em recursos naturais não consegue fazer jus a tanta riquezae oportunidade? Porque as vacas leiteiras do Norte do estado produzemmais? Porque os aviários estão na metade Norte?

Por falta de viabilidade econômica dos nossos projetos. A únicaferramenta que pode viabilizar tudo isto é o conhecimento. A escola é umafábrica de conhecimento.

Só que simplesmente exigir da escola que ela sozinha faça esta dura enobre tarefa é um ato de egoísmo e simplismo. É tão fácil exigir...

A alma da escola somos todos nós, a sociedade. Ela é que deve valorizarcada aluno e professor, que no meu ponto de vista, são todos heróis..

A sociedade precisa apoiar, envolver-se e prestigiar mais as escolas,afinal “os valores que se ensinam definem a sociedade que construímos”.

Gerson Diefenthaeler Herter

ETERRG, uma Fábrica de Conhecimento

Objetivos do Curso- Formar o Técnico em Agropecuária sob a égide da pedagogia de alternância, comocaminho para sua contextualização técnico-social no meio rural.- Formar técnicos para realizar as tarefas nas distintas fases dos processos de produçãovegetal e produção animal com critérios de rentabilidade;- Formar profissionais para executar tarefas relativas a planejamento, assistência técnica econtrole dos trabalhos

agropecuários, orientando agricultores e pecuaristas para alcançar maior eficiência produtiva;- Criar condições para que o profissional acompanhe as mudanças que caracterizam aprodução na agricultura familiar.;- Instrumentalizar o aluno para ser um empreendedor no meio rural;desenvolver a capacidade para superar problemas novos, comunicar idéias, tomardecisões, ter iniciativa, ser criativo, ter autonomia intelectual e relacionar-se segundo asregras de convivência democrática;- Possibilitar a avaliação, reconhecimento e certificação de conhecimento adquiridos naeducação profissional, inclusive no trabalho para fins de prosseguimento e conclusão deestudos.

Page 11: Jornal do Pampa - Edição 192

Jornal do Pampa | 0717 de agosto de 2011 Cidade

A Escola Estadual Eliana Baside Melo, vem realizando durantetodo o primeiro semestre de 2011 esob a coordenação das professorasde português Zelma Meira e MiriamCanfield, o projeto “Autor Presen-te”.

O trabalho consiste em os alu-nos estudarem a obra de diversosautores em sala de aula, e para co-meçar este projeto, o primeiro escri-tor escolhido foi Alcy Cheuiche.

“Escolhemos o Alcy por ele serdaqui de Caçapava, ser um escritorda nossa terra. Para dar continuida-de ao projeto, nos próximos anos,vamos convidar outros escritores”,disse o diretor da Escola professorJoão Batista.

Na sexta-feira, dia 12 de agos-

Escola Eliana realiza projeto “Autor Presente”

to, o escritor homenageado Alcy Cheuiche realizou uma palestra para osalunos da Escola participantes do projeto.

Os livros estudados pelos alunos foram Lord Baccarat, A CaturritaAmericana e O Ventríloquo.

Alcy Cheuiche realizou palestra para os alunos da Escola Eliana naúltima sexta-feira dia 12 de agosto

Foto:

Her

on F

reita

s

No dia 30 de agosto será realizada a audiência pública de cultura comobjetivo de discutir políticas públicas para a cultura e o plano municipal decultura. O evento é organizado pelo Centro Municipal de Cultura “ArnaldoLuis Cassol” e SMEC e está de acordo com as exigências da adesão do muni-cípio no Sistema Nacional de Cultura (SNC) assinado em junho deste ano. Aaudiência será realizada às 18h30 no plenário da Câmara de Vereadores.

Centro Municipal de Culturaorganiza audiência pública

Entra em pauta a Semana da Pátria do município, a Secretaria de Educa-ção e Cultura realiza nesta quarta-feira dia 17, às 10h30 uma reunião com asequipes diretivas de escolas da rede municipal e estadual, escolas infantis,também foram convidadas as universidades com campus no município,Brigada Militar e entidades sociais. “O objetivo é organizar o cronogramade atividades e participação destas entidades no evento cívico agendadopela SMEC” informou secretário Norton Ferreira. Dentro do previsto a se-mana começa no dia 1º de setembro e a caminhada cívica no dia 03 desetembro (sábado), às 14 horas, e o encerramento no dia 7 de setembro. Napauta desta reunião será debatida a distribuição na guarda da pira, sendoduas entidades por dia, ordem da caminhada cívica e a abertura do eventocom a chegada da centelha e distribuição na Brigada Militar.

SMEC realiza preparatória da Semana da Pátria

A Torcida Sentinela Colorada,inaugurou na última sexta-feira, 12de agosto, a nova fachada de suasede.

Durante a oportunidade, a fotode Aglaé Santana foi colocada naGaleria dos Presidentes.

A sede estava lotada por diver-sos Colorados, que após a inaugu-ração puderam saborear um gosto-so galeto.

A inauguração da nova facha-da, foi mais uma iniciativa da direto-ria presidida por Eduardo Brito(Duda), e de todos os sócios quecolaboraram para que esta obra fos-se realizada.

Torcida Sentinela Colorada inaugura nova fachada

Na terça-feira, dia 16 de agosto, o Sport Clube Internacional comemo-rou 05 anos do primeiro título da Libertadores da América.

Torcida Sentinela Colorada lotou a sede na inauguração da novafachada

Page 12: Jornal do Pampa - Edição 192

08 | Jornal do Pampa 17 de agosto de 2011Saúde/Geral

COEDUCAR – ANO 10O GT Educação está programan-do o Seminário Educação para o Tu-rismo, que ocorrerá nesta quarta-feirta,dia 17 de agosto. O evento serádirecionado a professores do municí-pio e terá como objetivos conscientizara comunidade escolar quanto à impor-tância de desenvolver uma culturavoltada para o turismo; sensibilizar acomunidade quanto às potencialida-des turísticas do município e motivaros professores para desenvolver ati-vidades pedagógicas direcionadas àcultura turística. O seminário contarácom palestras das professoras CarmenRegina Nogueira e Jane Schumacher,do Campus Jaguarão da UNIPAMPA.

A oficina do GT Hotelaria eGastronomia, ao seu turno, ocorrerános dias 23, 24 e 25 de agosto de 2011e terá como público preferencialgestores de hotéis e restaurantes domunicípio de Caçapava do Sul. A ideiaé abordar temas como qualidade noatendimento, infraestrutura e boaspráticas na manipulação e fabricaçãode alimentos. Os oficineiros já confir-mados são o economista EduardoPalmeira, a cientista social Ondina

Unipampa promove Seminário de Educação para o Turismo

A equipe coordenadora do projeto também avaliou como positivas asmanifestações de outros campi por implantar o projeto. No entanto, emreunião de avaliação do segundo encontro dos Grupos de Trabalho, foidecidido concentrar os esforços apenas nos municípios de Caçapava doSul e São Borja, nos quais o projeto já está sendo realizado. A decisãojustifica-se pela necessidade de construir e amadurecer o modelo de traba-lho adotado, realizando uma avaliação quanto ao mesmo. A idéia, conformeo professor é expandir o projeto para outras cidades somente após a evi-dência de resultados mais consistentes do trabalho que está sendo inicia-do, embora os resultados parciais sejam positivos.

Intuito é fortalecer e avaliar antes de expandir

Maria Ferreira Freitas, o graduandoem Economia Herval Vieira Junior e asadministradoras Renata Miranda e Pa-tricia Ferreira.

O professor João Antônio GomesPereira explica que o projeto Empre-endimentos Turísticos é uma propos-ta multicampi e de longo prazo, com ointuito de contribuir para a formaçãode uma cultura voltada ao turismo naregião do Pampa e também estimularo empreendedorismo no setor turísti-co.

- O êxito do projeto está no que-rer pensar e praticar turismo por partede cada pessoa da comunidade naqual o projeto está sendo implantado.O turismo depende de um conjuntode pessoas, organizações, de uma redeque se constitui para trabalhar o pro-duto turístico e tudo quanto o envol-ve - diz o coordenador do projeto. Eleafirma que é imprescindível a adesãodas pessoas da comunidade aos gru-pos de trabalho do NIDETUR emCaçapava do Sul e em São Borja, ondequem coordena localmente as ações éa assistente em administração e jorna-lista Camila Tomazoni.

JANTAR EM HOMENAGEMAOS PAIS – Dia 10 de agosto,quarta-feira, aconteceu mais umafesta da escola. Alunos dos AnosIniciais e demais turmas homena-gearam seus pais com apresenta-ções artísticas no CTG Sentinelados Cerros. Bonitas coreografiaspermitiram-nos voltar no tempo, aosom de canções que recordavamas discotecas dos anos 60, 70 e80, além das aventuras vividas nainfância e declarações vivas deamor e carinho pelos nossos pais.Vídeos e mensagens de gratidãotambém foram apresentados, deforma criativa, pelos alunos dasdemais séries. O Conselho deMães, responsável pela organiza-ção do jantar, ofereceu um gosto-so cardápio campeiro. Música emuita alegria, sob o comando deDuda, balançaram os coraçõesamigos das famílias e fizeram a fes-ta das crianças no palco. Festaessa que demonstrou mais uma vezo espírito de cooperação e inte-gração sempre presentes noseventos do Colégio Coeducar.Obrigado a todos pela presença eparticipação.

PROJETO ESCOLHA PRO-FISSIONAL – Na sexta-feira, dia12 de agosto, demos início ao ci-clo de palestras para os alunos deEnsino Médio, visando à escolhada profissão. Nesse primeiro en-contro, coordenado pela profes-sora Fernanda Cantarelli, do Ser-viço de Orientação Educacional(SOE), o interesse dos alunos vol-tou-se para a área da Fisioterapia.Interesse verificado a partir dostestes vocacionais já aplicadospela professora orientadora daque-le importante serviço escolar. Apalestrante convidada, fisiotera-peuta Carla Casanova, apresentouvídeo e explanações sobre o cur-so em si, especializações na áreade atuação e mercado de trabalho.Todos ouviram atentamente as in-formações recebidas, principal-mente os alunos concluintes queaspiram ingressar na universida-de. Agradecemos o apoio de CarlaCasanova a esse importante pro-jeto da Coeducar.

QUANDO SETEMBROVIER... as flores irão florescer, ofrio e a chuva darão lugar ao sol, odia ficará mais alegre e feliz. Mas,até lá, é preciso organizar, planejare executar muitas atividades esco-lares. Falamos de estudos, provas,trabalhos, projetos, encerramentode trimestre, apuração dos resul-tados, conselhos de classe, sema-na da alfabetização, entre outrasatividades que nos cabem realizar.Depois de mais um feriado, o tra-balho nos espera. Mãos à obra,professores e alunos.

O texto da semana está para lá deexplicativo, tendo como objetivo prin-cipal suscitar questionamentos e refle-xões sobre a afirmativa de que ‘Solidãopode ser contagiosa’, matéria esta pu-blica no site Yahoo. O que leva as pes-soas a afastarem-se, buscar o isolamen-to? O porquê desse comportamentotomar proporções maiores tornando-se um fenômeno em cadeia num gruposocial?

Uma pesquisa recente nos EUAfoi realizada com 5.124 pessoas queforam ouvidas e acompanhadas por doisa quatro anos. Os pesquisadores per-ceberam que a solidão contagia, ou seja,pessoas que se afastam de um gruposocial, tendem a diminuir sua rede deconfiança e de amizades e, assim pordiante. Difícil de entender? Mais oumenos. Pensemos de forma prática: umgrupo composto por dez amigos. Des-tes dez, dois estão passando por pro-blemas pessoais e já não convivem dia-riamente como antes, isolando-se dosdemais. O grupo agora é composto nãomais por dez, mas por oito. Estes oitopodem sentir o reflexo do afastamento,notando a diminuição dos laços soci-ais. E, os mais vulneráveis, podem teras mesmas atitudes dos dois e, se isola-rem também. Gradativamente, a redesocial vai diminuindo e as pessoas, mais

Solidão pode ser contagiosa?solitárias. E se pensarmos bem, issoocorre bem mais facilmente do que per-cebemos. Nós, seres gregários, acostu-mados a andar acompanhados, já fala-mos várias vezes de que ‘perderá a gra-ça’ se fulano ou beltrano não for a tallugar e/ou se não estiver presente emum momento significativo. Nas festasde fim de ano, por exemplo, sentimosmuito quando alguém querido opta pornão estar conosco e por isso, tambémficamos mais introspectivos, menoscontentes. O outro exemplo é quandoalguém está desmotivado, melancólicoe sem ânimo para convivências sociais.Esse mal-estar alheio parece que ‘pega’e nos faz perder o entusiasmo também.Tanto num exemplo, quanto no outro,acontece o fenômeno de ressonância quedinamiza os grupos. É o tal sentimentode ‘contágio’ das emoções.

A solidão, o querer estar só, podeser sinal de uma possível depressão oude um conflito emocional passageiro ounem tanto. Portanto: cuidado! E penseque antes de criar um ciclo vicioso deemoções negativas que levam à falta deconvívio social que é tão importante,pense o que pode estar influenciandono seu viver e que, vale bem mais resso-ar, contagiar... alegrias, sorrisos e cadavez mais vontade de curtir a vida ao ladode quem se ama!

Confira a programação

Data: 17/08/2011.Local: Auditório da Unipampa – Av. Pedro Anunciação, 111Vila Batista.

Programação:8h - Abertura do Seminário. Apresentação do Nidetur - Núcleo Integra-do de Desenvolvimento Turístico de Caçapava do Sul.8h30min - Palestra “Turismo Rural: uma proposta didática para os distri-tos do Sossego e Comandaí, município de Santo Angelo/RS”. Ministrante:Professora Dra. Carmen Regina Dorneles Nogueira - Unipampa CampusJaguarão. 9h30min - Debate10h - Apresentação artística.10h20min - Pausa para café.10h35min - Relatos de projetos desenvolvidos pelas escolas de Caçapava12h - Intervalo para almoço.14h - City Tour, com saída em frente da Unipampa.15h - Apresentação artística.15h20min - Pausa para café.15h30min - Palestra “O Turismo no processo de ensino aprendizagem”.Ministrante: Professora Dra. Jane Schumacher - Unipampa CampusJaguarão.16h30min Debate17h Apresentação do Projeto “Caminhos do Sul da América” –Lislair Leão Marques.

Pilates é famoso por criar corpos alongados, torneados e em forma.Mas o emagrecimento não decorre exclusivamente da prática de Pilates, énecessário uma combinação de fatores como a prática freqüente e umaalimentação equilibrada.

Segundo Francieli Dias, o Pilates auxilia efetivamente no processo deemagrecimento – por acelerar o metabolismo, culminando no gasto calórico– e de oferecer tonicidade muscular, os exercícios de Pilates oferecemainda algumas bonificações.

Veja abaixo como a prática de Pilates ajuda na perda de peso:- Os exercícios queimam calorias. A quantidade de calorias queima-

das depende do tipo de corpo e do nível de esforço;- Criando massa muscular magra, como o Pilates faz, é uma das me-

lhores maneiras de aumentar o seu potencial de queima de calorias;- Pilates tonifica e modela o seu corpo;- Uma das melhores maneiras de parecer e sentir-se mais magro e ter

uma bonita postura. O Pilates faz isso enfatizando a manutenção de umbom alinhamento corporal;

- Pilates promove uma respiração profunda e eficiente, o que é essen-cial para a queima de calorias e a regeneração de tecidos;

- Ao se engajar em um programa de exercícios, como o Pilates, ocorreuma melhora da auto-estima e um aumento da consciência para o estilo devida. Ambos são associados com a perda de peso.

O Pilates é um programa que pode ajudar a manter os níveis de ener-gia para todo o dia. No entanto, ele não é usado normalmente como umexercício aeróbio. Assim, algumas pessoas gostam de combinar Pilatescom outros tipos de exercícios aeróbios (corrida, bike) de maneira amaximizar sua perda de peso.

Tudo isso você encontra na clínica Vitalité.PILATES SOLO E APARELHOS – PILATES KIDS - AERÓBICOS –

PLATAFORMA VIBRATÓRIA – TRX – PERSONAL TRAINEROs melhores aparelhos do mercado, com profissionais especializados,

ambiente moderno e climatizado.Agende sua aula experimental e gratuita!

Pilates

Page 13: Jornal do Pampa - Edição 192

Jornal do Pampa | 0917 de agosto de 2011 Geral

Vende-seMoto Titan 150 ES,

preta, partida eletrica ano2004, documentos 2011pago + tanque cheio +

capacete.Valor R$ 4.000,00.Contato pelo fone:

9917-6966.

IMÓVEIS PARA LOCAÇÃOLOCAÇÕES COMERCIAIS1- SALAS COMERCIAIS – (duas)

– esq. das ruas Gal. Osório e Cel. CoriolanoCastro. VALOR - a combinar .

2- SALAS COMERCIAIS – RuaXV de Novembro, acima da Galeria Oberto.VALOR – A COMBINAR

3- SALA COMERCIAL – Rua 7 deSetembro, própria para loja, com vitrine.R$ 850,00

4- SALAS COMERCIAIS – RuaXV de Novembro, própria para loja, comvitrine. R$1.650,00

5- SALA COMERCIAL – AvenidaAlfredo Duarte. R$ 230,00.

6- SALA COMERCIAL- Rua 7 deSetembro, própria para escritório. R$300,00

LOCAÇÕES RESIDENCIAIS1- CASA – Sala de estar, varanda

com lareira, três dormitórios, banheiro so-cial, cozinha, área de serviços e garagem.Rua Julio de Castilhos. VALOR – R$600,00.

2- CASA – sala de estar/ cozinhacom lareira, dois dormitórios, banheirosocial, garagem para dois carros com chur-rasqueira. VALOR – R$ 500,00

3- CASA – Sala de estar, dois dormi-tórios, cozinha, banheiro e área de servi-ços. Rua Riachuelo. VALOR – R$ 350,00.

4- CASA – Sala de estar, varanda comlareira, dois dormitórios, cozinha, banhei-ro, peça auxiliar e garagem. Rua LinoAzambuja. VALOR – R$ 350,00.

5- APARTAMENTO - Sala de estar ejantar ampla, três dormitórios, sendo umdeles suíte, banheiro social, área de servi-ços e dependência. Rua Julio de Castilhos.VALOR – R$ 650,00.

6- APARTAMENTO COBERTURA– Sala de estar e jantar com lareira, trêsdormitórios, sendo um deles suíte, banhei-ro social, lavabo, cozinha, área de serviços,terraço com churrasqueira, box garagem,área comum do prédio (salão de festas),porteiro eletrônico. VALOR – R$1.100,00.

7- APARTAMENTO – Sala de estar ejantar, três dormitórios, sendo um deles

suíte, banheiro social, área de serviços, co-zinha, sacada e box garagem. Rua UlhoaCintra. VALOR – R$ 750,00.

8- APARTAMENTO MOBILIADO– Rua Ulhoa Cinta. VALOR – R$ 460,00.

9- APARTAMENTO – Sala de estar ejantar, dois dormitórios, banheiro social,cozinha, área de serviços e garagem. RuaBento Gonçalves. VALOR – R$ 550,00

10- APARTAMENTO – Sala de estare jantar com lareira, dois dormitórios, sen-do um deles suíte, banheiro social, cozinha,área de serviços e dependência. Rua Barãodo Rio Branco. VALOR – R$ 580,00.

TERRENOS A VENDAAvenida Presidente Kennedy, medin-

do 12,50m x 60,00m, totalizando750,00m². VALOR – R$ 80.000,00

Estrada do CRES, medindo 26,17m x207,29m, totalizando área de 5.424,77m².VALOR – R$ 75.000,00

Rua Arlindo Duarte, medindo 15,00mx 30,00m. VALOR – R$ 30.000,00

Rua Gal. Osório, medindo 15,00m x25,5m. VALOR – R$ 75.000,00

Rua Tiradentes, medindo 14,00m x35,00m. VALOR – R$ 55.000,00

Rua Lúcio Jaime, medindo 14,00m x40,00m. VALOR – R$ 150.000,00

Avenida Presidente Kennedy, medin-do 25,00m x 65,00m. VALOR – R$160.000,00

Avenida Presidente Kennedy, medin-do 12,25m x 65,00m. VALOR – R$100.000,00

ÁREAS PRÓPRIAS PARALOTEAMENTO A VENDA

3,4 ha – localizadas em área nobre dacidade, próximo a APAE, a 30,00 metrosda rua Arlindo Duarte, área plana já atingi-da por prolongamento de rua. VALOR ANEGOCIAR.

4,3 ha – Rua Arlindo Duarte, área pla-na, já atingida por prolongamento de rua.VALOR A NEGOCIAR

1,5 ha – Localizada nas imediaçõesda Piscina Tênis Clube. VALOR –R$160.000,00

Avenida Presidente Kennedy, frentecom 92,80 metros de frente para a Avenidae área total de 23.180,00m². VALOR – R$500.000,00.

Pela 2ª vez veio ao Brasil o inglêsSimon Curtis para ministrar um cursode Clínica Internacional de Podologiae Ferrageamento, e workshop inter-nacional sobre laminite e biomecânicade locomoção com a Drª FernandaNascimento de Godói na Universida-de do Cavalo-Sorocaba/SP.

Autor de vários livros, Simon éuma sumidade no assunto e conside-rado o número um no mundo. Já mi-nistrou cursos e palestras ao redor domundo em mais de vinte países como:USA, Austrália, Índia, Rússia, SouthÁfrica, Dubai, entre outros.

O curso teve duração de quatrodias e contou com a participação demais de cinquenta veterinários e fer-radores de todo o Brasil. Oscaçapavanos Tibiriçá Simões Pires eRogério Dias Rodrigues participaramdo curso, que contou com apenas

Caçapavanos se destacam em São Pauloquinze vagas para práticos.

Durante as aulas, os alunos tive-ram o auxílio de uma equipe de veteri-nários equipada com um ‘’raio x’’ epuderam estudar vários casos gravesde laminite e colocação de ferradurashospitalares. Também participaram deuma competição em duplas, para po-derem ser melhor avaliados por Simon.O caçapavano Tibiriçá fez dupla como paulista Danilo Gabrilaitis.

Os competidores tinham 1h15minpara casquear o cavalo, fabricar ferra-dura a partir de uma barra de ferro reta,colocar a ferradura e dar o acabamen-to. Cada etapa do ferrageamento eraavaliada separadamente e recebia notaindividual. Conforme Tibiriçá, o tem-po era o maior adversário. “Entre oscompetidores éramos a dupla menosexperiente, pois estávamos competin-do com ferradores e veterinários que

trabalham ha mais de 20 anos” contaTibiriçá. Ao receberem o resultado daprova, a surpresa, a dupla ficou em 4ºlugar entre muitas feras de varias par-tes do Brasil. “Foi uma surpresa, mes-mo não conseguindo concluir no tem-po estipulado, ficou faltando um pou-co no acabamento, precisávamos demais 10min, mas foi o que podemosfazer, a pressão de uma competição éalgo que não se consegue descrever,mas fico o gostinho de quero mais e,quem sabe no próximo com uma co-locação melhor” disse Tibiriçá.

Contato: e-mail/[email protected] oufone-55/96031818-54/96616192

09/08 - Guilherme Roos Filho13/08 - Célia Souza da Rosa13/08 - Silvério Antônio Soares15/08 - Orlando da Silva15/08 - Olmiro Garcia Dias15/08 - Marilene Machado Santos

Page 14: Jornal do Pampa - Edição 192

10 | Jornal do Pampa 17 de agosto de 2011Geral

Horóscopo

Ingredientes500g de macarrão tipo espaguete, água,

o suficiente, sal a gosto, 1 maço de couvepicado grosseiramente, 2 calabresas picadasem cubos, azeite o suficiente, 5 dentes dealho espremidos, parmesão ralado para de-corar.

Modo de preparoFrite em 2 colheres de sopa de azeite a

calabresa picada e reserve. Cozinhe a massana água fervente com sal até que fique al dente. Enquanto isso, refoguelevemente o alho e a couve. Escorra o espaguete e regue com um fio deazeite. Misture com a couve e calabresa frita. Arrume em um recipiente esalpique o queijo ralado.

Espaguete com couve e linguiça

O que é que quanto mais sepuxa mais encolhe? O cigarro

Porque a planta quando pe-quena não fala? Porque ela émuda!

Por que o namoro da goiaba-da com o queijo não deu certo?Porque o queijo era fresco.

Por que a jacaré tirou ojacarezinho da escola? Por queele “réptil de ano”

Em reunião realizada na manhãda última quarta-feira dia 10 de agos-to, no CDL/Sindilojas de Caçapavado Sul, foi lançado a Campanha deRecolhimento de Resíduos Eletrôni-cos e Telefonia Pós-Consumo.

O projeto visa retirar do meioambiente itens como celulares, bate-rias, telefones de mesa, cabos, PCs,monitores, entre outros, dandodestinação correta a eles.

O posto de coleta ficará no pré-dio da Secretária de Agropecuária, ea campanha acontecerá de 5 a 9 desetembro. Uma outra urna para reco-lhimento de celulares, baterias e tele-fones sem fio, será colocada noSindilojas, e em breve outros locaisdo município também receberão ascaixas para recolhimento.

Para a empresa responsável,Trade Recycle, realizar o recolhimen-to o município tem de arrecadar 200kg de resíduos eletrônicos. A empre-sa fará toda a reciclagem de 100% doque for coletado.

Conforme o vice-presidente e

Sistema Fecomercio-Rs lança campanhade recolhimento de resíduos eletrônicos

coordenador do Conselho deSustentabilidade da Fecomercio-RS,Joarez Venço, de tudo o que for reco-lhido pela campanha 5% serão envia-dos para a Bélgica, que possui atecnologia para a extração de metais.“O objetivo do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac com o lançamento dacampanha é mobilizar o setor terciárioe conscientizar cidadãos sobre a im-portância da destinação correta deequipamentos eletrônicos e telefonia”

explica Venço.A estimativa do Programa das

Nações Unidas para o Meio Ambiente(PNUMA) é de que, até 2030, o Brasilproduzirá 680 mil toneladas/ano de re-síduos eletrônicos, e cada brasileiroserá responsável pela geração de 3,4quilos desse lixo digital. Outro dadopreocupante e que até 2020, o volumede resíduos procedentes de computa-dores crescerá 400% em países com aÍndia e a África do Sul.

Campanha foi lançada na última quarta-feira no CDL/Sindilojas

Foto:

Her

on F

reita

s

Áries – No amor, cuide da beleza eprepare-se para ser o centro das atenções.Faça ajustes em seus relacionamentos.

Touro – No amor, os astros indicamque o melhor a fazer é manter a discriçãoe apostar na ousadia. Valorize sua privaci-dade.

Gêmeos – No amor, não tente so-luções superficiais e mantenha a discri-ção. Busque a raiz dos problemas.

Câncer – Na vida a dois, evite ati-tudes precipitadas redobre a atenção coma pessoa amada. Tenha iniciativa e dê oprimeiro passo.

Leão – Mas, por outro lado, seupoder de sedução estará aguçado, fazendode você o centro das atenções. Cuidadocom o sentimento de posse.

Virgem – Um passeio poderá fazermuito bem à relação. Evite expor sua vida

íntima.Libra – No entanto, uma outra pes-

soa pode atrapalhar seus planos. Cuidadocom fofocas e mal-entendidos.

Escorpião – No amor, será impor-tante manter o diálogo e aproximar-se dapessoa amada. Encare os problemas! Deixea individualidade de lado.

Sagitário – No fim da semana o cli-ma pode ficar tenso entre você e seu par.Reflita sobre o rumo de sua vida amorosa.

Capricórnio – No romance, optepela privacidade e cuidado com o conflitode interesses. Converse mais com a pessoaamada.

Aquário – Se vive uma relaçãodesgastada, não insista. Controle a irritação.

Peixes – Evite brigas e desentendi-mentos desnecessários. Não provoque o ci-úme da pessoa amada.

Professor Rivadavia Severo recebeuTroféu Obirici em Porto Alegre

O professor Rivadavia Severo fez parte integrante dos homenageadoscom o Troféu Obirici, em Porto Alegre, na semana passada. O ato ocorreu noCentro de Eventos da PUC, na av.Ipiranga, sexta-feira, realizado por Saul Jr,Clube do Comércio e Lester Comuinicação. Essa distinção ocorre há 20 anos eescolhe 20 pessoas que se têm destacado em suas comunidades, por qualquertipo de atividade. O prof. Riva foi indicado pela suas larga atuação no magisté-rio e pelo lançamento, nas Feiras do Livro de Caçapava e Porto Alegre, dequatro obras nos últimos cinco anos.

Membro do Magistério há mais de 50 anos, sendo os últimos 45 emCaçapava, dos quais os 20 mais recentes como integrante do corpo docente daUrcamp, desde a instalação do campus em Caçapava. Participou das Feiras doLivro de Caçapava e Porto Alegre em 2006, 2007, 2009 e, este ano compareceuna XXI Feira local com o título Entrevero, inscrito para lançamento na 57ª Feirado Livro de Porto Alegre, a 10 de novembro.

Page 15: Jornal do Pampa - Edição 192

Jornal do Pampa | 1117 de agosto de 2011 Esporte

No último sábado dia13, foramrealizadas as semifinais do Campe-onato Municipal de Futebol deCampo da 2ª divisão.

No primeiro jogo as equipes doSanta Rita e Mauá empataram peloplacar de 3 a 3; Marcelo (2) e Deividmarcaram para o Santa Rita e

Na última quinta-feira, dia 11,nossa cidade foi representada pelasescolas: Escola Técnica Estadual Dr.Rubens da Rosa Guedes, Escola Es-tadual Eliana Bassi de Melo, EscolaMunicipal Dagoberto Barcelos, Es-cola Estadual Nossa Senhora daAssunção e Escola MunicipalPatrício Dias Ferreira na Fase deCoordenadoria dos Jogos Escolaresdo Rio Grande do Sul – JERGS nacidade de Bagé.

As provas que foram obtidas aprimeira colocação, os alunos estãoclassificados para a Fase Regionalna cidade de Pelotas no dia 25 deagosto.

Santa Rita e Pedreira na final da segundonaRodrigo marcou os três gols doMauá. Nos pênaltis a equipe doSanta Rita levou a melhor vencen-do por 4 a 2.

No segundo jogo a equipe doPedreira goleou a equipe do San-tos pelo placar de 4 a 0; Heleno(2), Saamir e Ronaldo marcaram os

gols da partida.Com o resultado as duas equi-

pes garantiram vaga no Campeo-nato Municipal de Futebol de Cam-po da 1ª divisão no ano de 2012.

A grande final será no próximodomingo, dia 21, a partir das 14 ho-ras e 30 minutos.

JERGS Atletismo: Caçapava vencedezesseis provas em Bagé

50 metros mirim feminino – Andrielle Feliciano – ETERRG600 metros mirim feminino – Carla Dorneles – ETERRGSalto em Altura mirim feminino – Andrielle Feliciano – ETERRG600 metros mirim masculino – Willian Xavier – AssunçãoSalto em altura Infantil feminino – Nicole Teixeira – Assunção75 metros Infantil Masculino – Isaker Batista – ETERRG250 metros infantil masculino – Isaker Batista – ETERRGSalto em Distância infantil masculino – Mauricio Dorneles – Eliana200 metros juvenil feminino – Licimar Santos – ETERRG800 metros juvenil feminino – Andréia Perdomo – ETERRG400 metros juvenil feminino – Rosane Silveira – Dagoberto400 metros juvenil masculino – Gustavo Moreira – ETERRG800 metros juvenil masculino – José Flavio – DinarteSalto em Distância juvenil masculino – José Flavio – DinarteRevezamento 4X75m Infantil – Isaker, Vander, João Vitor, Matheus – ETERRGRevezamento 4 X 50m Mirim – Carla, Jaine, Andrielle, Samara - ETERRG

Resultados das provas que os alunos de Caçapava venceram:

A Escola Técnica Dr. Rubens daRosa Guedes – ETERRG, participouna última sexta-feira, dia 12, da FaseRegional dos Jogos Escolares do RioGrande do Sul, na modalidade deHandebol, na cidade de Canguçu. Aescola foi representada pela catego-ria mirim feminino que havia venci-

ETERRG participou da FaseRegional de Handebol e

Futsal do JERGSdo a Fase de Coordenadoria na cidade de Bagé. A equipe ficou na 2ªcolocação na cidade de Canguçu.

Na última segunda-feira, dia 15, a equipe mirim feminino da ETERRGfoi à cidade de Rio Grande onde participou da Fase Regional na modalida-de de Futsal e novamente ficou na 2ª colocação, atrás apenas de umaequipe da cidade de Pelotas.

A escola continua nesta semana sua participação no JERGS com amodalidade de Basquete no dia 18, em Bagé e no dia 19, novamente em RioGrande na Fase Regio-nal da modalidade deVoleibol.

A Fase de Coorde-na-doria da modalidadede Futebol de Camposerá disputada na pró-xima segunda-feira, dia22, na cidade de Bagé enossa cidade será repre-sentada por 4 equipesda ETERRG e uma daescola Dinarte Ribeiro.

Jesca modalidade de Handebol – a modalidade de handebol dosJogos Estudantis Caçapavano que seria disputada na próxima semanaentre os dias 22 e 26 de agosto, segundo o Coordenador da Unidade deEsportes e Eventos Escolares Alexandre Severo está suspensa por en-quanto. Motivo seria a contenção de gastos, segundo o coordenador napróxima semana será formada uma comissão de professores para umaconversa com o Prefeito. O Jesca 2011 é liderado pela Escola TécnicaEstadual Dr. Rubens da Rosa Guedes.

Santos na Copa A Razão – a equipe de Caçapava do Sul foi à cidadede São Sepé e venceu a primeira partida na competição. Em um jogomuito disputado a equipe de nosso município venceu a equipe doAlucinados pelo placar de 3 a 2, com gols de Thiago, Jaqueta e Diego.Com o resultado nossa representante esta com 4 pontos na liderança dachave 1 da competição.

A equipe folga na próxima rodada e só volta a campo no próximo dia28 de agosto.

Anderson Henriques na China – o atleta caçapavano que esta dis-putando as Olimpíadas Universitárias na cidade de Shenzhen, na China,entre os dias 16 e 21 de agosto, disputou a fase eliminatória na últimaterça-feira, dia 16. A prova contou com a participação de 59 atletas eAnderson Henriques classificou-se entre os 24 atletas que passarampara a fase semifinal. Na próxima semana estaremos trazendo a coberturacompleta da participação do atleta da Sogipa na competição.

Um sucesso a 5ª Etapa doZSCC em Caçapava do Sul

Cross Country:Força Livre1º Alex Dalcortivo - Candiota2º Erton Muller - CandiotaNacional1º Erton Muller - Candiota2º Ivan Pereira - BageEstreantes “B”1º Jeferson - Flexa - Aceguá2º Odilon Silveira - Santana

Estreantes “A”1º Michel Mieres - Bagé2º Luciano Beck - CandiotaMaster Nacional1º Edson Furich - Candiota2º Clauci Macedo - Caçapava

* Pedro Amado, Gerci Rodrigues,Mauricio Seixas, Luciano Medeiros, PauloCesar pilotos de Caçapava que tambemparticiparam da prova

Veloterra:1º lugar: Sandro – Caçapava2º lugar: Peblo – Canela3º lugar: Luciano – Caçapava

MotoCross:1º lugar: Peblo – Canela2º lugar: Clauci – Caçapava3º lugar: Claudio - Santa Maria

No último domingo, dia 14, foi realizada a 5ª Etapa do Campeonato ZonaSul de Cross Country, na Pista do Alto da Meia Légua, em Caçapava do Sul.

O evento contou com a participação de aproximadamente 45 motos, distri-buídas em cinco categorias (estreante “A”, estreante “B”, máster nacional,nacional e força livre).

As provas foram assistidas por um grande público, que paralelamenteacompanhou provas de MotoCross e Veloterra.

Page 16: Jornal do Pampa - Edição 192

Caçapava do Sul, 17 de agosto de 2011