Jornal do Pampa - Edição 209

12
Nova Trilha da Pedra do Segredo, aventura e emoção Pág.10 Caçapava do Sul, 14 de dezembro de 2011 Edição 209 R$ 1,50 Marcelo Barcelos e Cebola vencem a 2 Horas de Caçapava 5 anos Comunidade decidiu pela ampliação da Policlínica Rebelião no Presídio assusta comunidade Esporte Saúde Pág.11 Pág.03 Comerciantes da Vila Progresso terão que recuar Pág.04 Pág.09 Encarte Foto: Marieta M. Zago

description

Jornal do Pampa - Edição 209, quarta-feira, dia 14 de dezembro de 2011

Transcript of Jornal do Pampa - Edição 209

Page 1: Jornal do Pampa - Edição 209

Nova Trilhada Pedrado Segredo,aventurae emoção Pág.10

Caçapava do Sul, 14 de dezembro de 2011 Edição 209 R$ 1,50

Marcelo Barcelos eCebola vencem a 2Horas de Caçapava

5 anos

Comunidade decidiupela ampliação daPoliclínica

Rebelião no Presídioassusta comunidade

Esporte SaúdePág.11

Pág.03

Comerciantesda Vila Progressoterão que recuar

Pág.04

Pág.09

Encarte

Foto: Marieta M. Zago

Page 2: Jornal do Pampa - Edição 209

02 | Jornal do Pampa 14 de dezembro de 2011Geral

RedaçãoRua Benjamin Constant, 504 - Sala 14Fone: (55) 3281-3139CNPJ:09.144.053/0001-50Jornalista responsável:Daniel Miranda - MTB 13.424Departamento Comercial:Siria Souto Marques

Reportagem: Helen Núbias e Marcel Junqueira (Esporte)Diagramadora: Marieta Machado ZagoE-mail: [email protected]: [email protected] textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores,não expressando necessariamente a opinião do jornal.Envie seus textos e sugestões para [email protected]

Polêmicas sobre o auxilio reclusão

Continuação na próxima edição...

Outrossim, para o recluso ter odireito ao benefício, existem regrasbem definidas por lei e ainda, a famí-lia do sentenciado deverá cumprirtais exigências que após preenchi-das através de um expediente admi-nistrativo, junto ao INSS que sofreráuma análise de técnicos que deve-rão observar se são preenchidos to-dos os requisitos:

- o segurado que tiver sido pre-so não poderá estar recebendo salá-rio da empresa na qual trabalhava,nem estar em gozo de auxílio-doen-ça, aposentadoria ou abono de per-manência em serviço;

- a reclusão deverá ter ocorridono prazo de manutenção da qualida-de de segurado;

- o último salário-de-contribuiçãodo segurado (vigente na data do re-colhimento à prisão ou na data do afas-tamento do trabalho ou cessação dascontribuições), tomado em seu valormensal, deverá ser igual ou inferior aosseguintes valores, independentemen-te da quantidade de contratos e de

Continuação da edição anterior.. atividades exercidas, considerando-se o mês a que se refere:

- a reclusão deverá ter ocorridono prazo de manutenção da qualida-de de segurado;

Há situações em que os segu-rados ficam um período sem contri-buir e, mesmo assim, têm direito aosbenefícios previdenciários, enquan-to mantiverem a qualidade de segu-rado.

Mantém a qualidade de segurado:· Sem limite de prazo, quem

estiver recebendo benefício;· Até 12 meses após cessar o

benefício por incapacidade ou o pa-gamento das contribuições mensais.

Esse prazo pode ser prorroga-do para até 24 meses, se o trabalha-dor já tiver pago mais de 120 contri-buições mensais sem interrupçãoque acarrete perda da qualidade desegurado;

Valores do auxilio:O valor do auxílio-reclusão

corresponderá ao equivalente a100% do salário-de-benefício.

Aconteceu no dia nove de de-zembro na Igreja Matriz da cidade, o“VI Encato Encontro de Coros deCaçapava do Sul Natal Canto e Luz”.O evento faz parte do projeto “UmCoral em cada Escola”. O encontroque iniciou a tarde e encerrou a noi-te com apresentação do Coro deCâmara da Universidade Federal deSanta Maria (UFSM).

O projeto inicial existe desde oano de 2003, onde o principal obje-tivo seria garantir a continuidade docanto coral na cidade. Entre os anosde 2004 e 2005, aconteceu a prepa-ração dos regentes, oferecendo cur-sos de regência coral, técnica vocale teoria musical. Em 2005 ocorreu o Iencontro Encanto, em 2008 o festi-val teve a participação de 15 gruposcorais sob a supervisão de Nei Beckatravés de ensaios bimestrais. Em2010 o Coral Municipal Caçapavanopromoveu oficinas de regência emonitoramento dos ensaios, no anode 2011 o projeto recebeu apoio daUniversidade Federal do Pampa,(UNIPAMPA) e Universidade Fede-

Projeto Encanto reúne corais no Natal Canto e Luz

ral de Santa Maria, (UFSM). Os ensaios são realizados com a supervisãodo Prof. Dr. Cládio Antonio Esteves.

Na ocasião vários corais participaram da festa, também se apresen-taram além dos coros locais, grupos de outras cidades. O coral Vida Novada cidade de Vila Nova do Sul, também o Coro de Câmara da UniversidadeFederal de Santa Maria, (UFSM). Todos os coros interpretaram variadosestilos musicais entre o gênero erudito e música popular brasileira. A festateve objetivo de comemorar o Natal realizando um evento cultural para acomunidade prestigiar.

Coro Vida Nova de Vila Nova do Sul

Produção de enxovais para bebês carentes recém nascidos é um impor-tante trabalho voluntário realizado por um grupo de senhoras formado porintegrantes do Lions Clube e da comunidade. A iniciativa faz parte da pro-gramação anual de atividades do clube de serviço e distribui, em média, 15unidades por mês. O kit completo contém camiseta, tiptop, meias, fraldas,pijamas, cobertor e acolchoado.

A matéria prima para a confecção dos enxovais é adquirida comrecursos obtidos através de campanhas beneficentes, doações do comér-cio local e reforma de agasalhos e roupas de cama.

A equipe de produção trabalha todas as quartas-feiras, há váriosanos, tendo como local a residência da coordenadora Darlete Lena, quesolicita às pessoas interessadas em doar material a gentileza de contatarema Giro Turismo através do telefone 3281.1066. (Por Osvaldo Carlos Dias)

Voluntárias confeccionamenxovais para bebês carentes

Grupo de voluntárias produz enxovaizinhos para recém nascidos

No sábado (10), aconteceu acerimônia de formatura da BrigadaMirim. O evento foi na Praça daMatriz de Caçapava do Sul. A for-matura faz parte do Projeto Briga-da Mirim, realizado pelo 3°Esquadão de Polícia Montada deCaçapava do Sul.

Na ocasião foram agraciados29 alunos, sendo 25 se formaramsoldados e quatro receberam o tí-tulo de sargento. O projeto contacom alunos que em sua maioriapertencem à classe baixa. Entre asexigências estão disciplina, respei-to, hierarquia e outros fatores tam-bém contribuem na melhora dosalunos que participam. Estavampresentes 60 alunos na festa.

O coordenador do trabalho éo sargento Eraldo Brasil Pessoa,ele contou a satisfação em auxiliarna vida intelectual e pessoal dosalunos. Também explicou que seemocionou ao perceber o retornoque isso tem na vida destas crian-ças. O sargento Brasil, destacoudurante o seu discurso que “já nãobastava somente combater a vio-lência, mas sim atender os cida-dãos dentro das obrigações nor-mais dos policiais militares. Eranecessário começar um trabalho deconsciência da cidadania desde amais tenra idade. Plantar nos cora-ções mais jovens as primeiras e

Brigada Mirim realiza Formatura

mais importantes sementes que no futuro transformariam suas vidas e asociedade”. E foi com esse objetivo que surgiu a Brigada Mirim.

Foto

: H

elen

Núb

ias

Page 3: Jornal do Pampa - Edição 209

Jornal do Pampa | 03Geral14 de dezembro de 2011

De acordo com pesquisadoresamericanos, comer carne vermelhanão faz mal ao coração. O principallevantamento já feito sobre o as-sunto foi realizado na Universida-de de Harvard (USA), adaptado epublicado pela Revista Veja e siteBeefpoint. A absolvição da carneacontece depois de longos anossendo considerada um dos vilõesdas doenças cardíacas. Estes es-tudos apontam que a carne verme-lha, fresca, sem gordura e apenas150 gramas por dia, não eleva osníveis de colesterol nem traz riscosà saúde cardiovascular.

Descobriu-se também que osriscos aumentados para doençascardiovasculares e cerebrais esta-vam associados apenas ao da car-ne processada. Essa tende a ser pre-parada com o corte menos saudá-vel, sal, nitrito e gordura, presenteem linguiças, salames e bacons.Também se verificou que indepen-dente do sistema alimentar do ani-mal (ração ou pasto), não houve al-teração nos níveis de colesterol dosconsumidores. Porém, de acordocom Lobato (UFRGS), a maneiracomo o gado é criado pode interfe-rir diretamente no teor de gordurafinal da carne. Em animais a pasto, apresença de gordura in-tramuscular

Carne vermelha não é a vilãé de cerca de 18% e animaissuplementados, de até 30%.

O marmoreio, gordura no meiodas fibras do músculo, é tão preju-dicial quanto à gordura externa dacarne. Segundo Lobato, no Brasil98% do gado é criado de maneiraextensiva, solto no pasto e, assim,com menor marmoreio que animaissuplementados. Ele aponta aindaque a carne vermelha, pura, semgordura externa, tem apenas 1% amais de gordura saturada do que acarne de frango sem a pele.

De acordo com o texto “O mitoda carne bovina” por mim adapta-do e publicado neste jornal emagosto do presente ano, citei a se-guinte frase criada pelo ProfessorLobato: “Sejamos todos defenso-res e propagandistas com funda-mentos técnico científicos da car-ne bovina e dos produtos de ori-gem animal produzidos a pasto.”Portanto, se seguirmos o conse-lho e alicerçados aos fundamen-tos publicados pela equipe deHarvard, temos a base argumentarpara incentivarmos cada vez maiso consumo da carne vermelha.Assim aos que resistem, argumen-taremos. Quanto à gordura, tãoapreciada e vilã do assunto, fica acritério de cada um.

Dia 11 de dezembro foi apreendida uma motocicleta na localidade Estra-da do Godinhos, por volta das 4h e 30min da madrugada. A Brigada Militarrealizava abordagem de rotina no momento. Segundo o BO na BrigadaMilitar acabaram encontrando a moto que estava com alteração de Chassi,e sem placas. O condutor da moto foi encaminhado à delegacia de policia eliberado após prestar esclarecimento.

Moto é apreendida no interior do município

Aconteceu no dia 13 de dezem-bro um princípio de rebelião no Presí-dio Estadual de Caçapava do Sul. Porvolta de 9h e 30min, alguns presosiniciaram a confusão. A rebelião en-volveu três detentos, por falta de dis-ciplina, em função de troca de selaseles se amotinaram na sala de artesa-nato. Então após o episódio o restan-te dos presos começaram a bater nasportas, e um começo de rebelião seinstalou no presídio. O apoio da Bri-gada Militar foi solicitado para contera indisciplina no local.

Segundo o administrador do Pre-sídio da cidade, Dionísio Rodrigues,foi necessário chamar reforço de poli-ciamento e a SUSEPE para a confu-são não se alastrar por todo o presí-dio. A juíza da Comarca de Caçapavado Sul, Taíse Velasques, também es-teve no local, a fim de amenizar a situ-ação. A juíza explicou que isso é co-mum acontecer nessa época do anopelo estresse causado nos detentose por eles conseqüentemente estaremfragilizados com a sua atual situação.Fatores como a falta da família acarre-tam uma agitação geral nos presos. Apartir de agora a rotina será normal,estão com seus direitos assegurados.

A juíza contou como foi à con-versa com os três encarcerados queiniciaram a rebelião, destacou que elesestavam inconformados com algumasquestões, um deles reclama de ques-tões relacionadas à sela e outros pro-

Rebelião no Presídio de Caçapava assusta comunidade

blemas. A doutora Taíse salientou que conversou com representantes dosdetidos, onde ela falou a eles que estava presente para garantir que os direitosdeles fossem cumpridos.

A ideia é que eles cumpram suas devidas penas na maior dignidade possí-vel.

Para ela o presídio se encontra em boas condições, e que a destruição debens acarreta problemas que atingem eles mesmos, e que a indisci-plina podegerar falta grave e até mesmo a transferência deles para outra cidade. A mudan-ça dos envolvidos no caso está sendo estudada, pois depende de outrosjuízos para garantir vaga, através de permuta ou outro meio. A medida demudança de cidade é tomada pensando que outrem pode vir a prejudicar ou serevoltar com o preso que iniciou a confusão, logo seria uma medida de segu-rança.

O presídio Estadual de Caçapava do Sul tem atualmente 69 detentos, sen-do que 20 fazem parte do regime semiaberto. Foi tudo contido há tempo, pois aadministração agiu de forma rápida e não houve destruição de patrimônio, aordem foi restabelecida rapidamente. Foi realizada um revista geral em todas asselas, o material não permitido, foi todo recolhido, entre o que foi achado haviabonés, alguns pedaços de madeira, elementos como facas, drogas, armas ecelulares não foram encontrados.

A Brigada Militar usou alguns meios para conter a rebelião, foram utiliza-

das duas antimotim, para manter a ordem, e não foi necessário nenhum outroartifício, a calma se estabeleceu e posteriormente foi necessária então, a pre-sença da juíza.

No período da tarde por volta das 14h, os detidos realizaram uma novatentativa de rebelião, dessa vez foram encontradas três facas artesanais (es-toques), e se instalou a confusão, o reforço policial foi acionado e acalmaramos presos sob a penalidade do cancelamento da data da próxima visita.

Os moradores da região próxima ao presídio estavam bastante assusta-dos com medo de tiroteio, e informaram que escutavam muitos gritos e amanhã foi muito movimentada. Uma moradora do local, contou que ficoumuito apavorada, “esse tipo de acontecimento não é comum em nossa cida-de”, destacou.

Após rebelião presos são revistados

Arma branca é encontrada na segunda tentativa de rebelião

Page 4: Jornal do Pampa - Edição 209

14 de dezembro de 2011Política/Geral04 | Jornal do Pampa

Na quinta-feira, dia 08, o vereador Ilson Tondo (PP) esteve em audiênciacom o Prefeito em exercício de Caçapava do Sul, Luiz Antonio Soares Vargas,com o gerente regional da AES Sul, Carlos Rocha e com o coordenador regionalda empresa Leandro Backes, para tratar assuntos referentes à ampliação deredes trifásicas no município a fim de atender melhor algumas pequenas empre-sas e propriedades rurais que utilizam motores e máquinas elétricas.

O coordenador explicou que as redes elétricas do interior, em sua maioriasão monofásicas, por fazerem parte do programa luz para todos do governofederal, que no projeto inicial prevê a oferta para residências pequenas trêslâmpadas e duas tomadas e que estão previstos investimentos federais paraconversão destes sistemas monofásicos para trifásico até 2014.

Outro assunto abordado foi a indicação feita pelo vereador ao Executivosolicitando um estudo da viabilidade de implantação no município de um par-que eólico a fim de produzir energia para Caçapava e municípios vizinhos. Osrepresentantes da AES Sul relataram que a empresa é parceira para projetoscom energia sustentável, sendo necessário o município elaborar o projetoembasado em um estudo técnico.

Desse modo ficou previsto para a próxima semana um encontro com odiretor do Campus da UNIPAMPA do município, professor Maximilian Fries, afim de discutir uma parceria com o corpo técnico da universidade para tratarsobre o assunto juntamente com o prefeito em exercício Luiz Vargas.

Rede trifásica e energiaeólica estão na pauta

Na manhã desta segunda-feira,dia 12, o Prefeito em exercício, LuisVargas, juntamente com os Secretá-rios de Obras, Salvio Daniel, e oSecretário da Fazenda, Paulo CesarBrito, estiveram na Câmara de Vere-adores, onde foram recebidos pelaPresidente do Legislativo,vereadora Rosilda Freitas (PMDB),para debaterem três projetos impor-tantes que estão na pauta.

O motivo do encontro foi a so-licitação dos membros do Poder Exe-cutivo para que fossem votados nasessão do mesmo dia os projetosde lei de abertura de crédito no va-lor de R$ 252 mil para manutençãoda iluminação pública e outro pro-jeto também de abertura de créditono valor de R$ 148 mil para paga-mento de despesas com coleta etransporte de lixo domiciliar.

Outro projeto debatido na reu-nião, mas que permanece na Comis-

Vereadores e Prefeito em exercíciodiscutem projetos para votação

são de constituição e Justiça da Câmara diz respeito ao reajuste o cálculopara tributos e define correção de valores do IPTU para o exercício de 2012.Segundo o projeto, a base de cálculo será o Índice Nacional de Preços aoconsumidor – INPC, que tem previsão de ser de 5.54%. Se aprovada aproposta, além do aumento no valor, o IPTU poderá ser parcelado em 10vezes, o contribuinte em dia com o pagamento do Imposto e que pagar até09 de março, ganhará desconto de 15% e o contribuinte que pagar tambémem cota única até o dia 31 de março terá desconto de 10%.

O projeto de manutenção de iluminação pública foi aprovado pelosvereadores, mas os projetos de reajuste do IPTU e os valores para paga-mento de despesas com lixo doméstico permaneceram nas comissões paraanálise.

Nesta sexta-feira, dia 09, o Depar-tamento Nacional de Infraestrutura eTransportes (DNIT), da região de San-ta Maria, esteve junto com a PolíciaRodoviária Federal, na localidade daVila Progresso, interior de Caçapavado Sul, que fica as margens da BR 290,para notificar o comercio local que éfocado no artesanato, para recuaremdas margens da rodovia em 20 metrosde um lado e 50 metros do outro, coma exposição do produto que é vendi-do no local. Essa determinação é porquestões de segurança.

Mas este fato está gerando a re-volta de muitos comerciantes, já que avenda de seu produto na estrada de-pende da exposição junto a BR.

Em algumas casas de comércio oDNIT está deixando a notificação for-mal para o recuo dos produtos, dan-do 15 dias para a adequação, se osempresários se recusarem neste pra-zo o caso vai parar na justiça.

O comércio na Vila Progresso é

Comércio terá que recuar

direcionado ao artesanato em couro e lã, mas a venda de produtos veterináriose de utensílios para o gaúcho que é fortalecido pela marca de qualidade que seestabeleceu no local está crescendo muito.

Este fato da notificação do DNIT foi acompanhada também pelo líder dogoverno na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, Paulo Pereira, que foiaté a região para defender os moradores e os empresários, alegando que oDNIT deve se preocupar primeiro em fazer a limpeza do mato as margens da BRe não implicar com alguns metros que os comerciantes utilizam para oferecerseus produtos, que é o sustento de suas famílias.

“Nos pagamos os nossos impostos, trabalhamos com honestidade e uti-lizamos este espaço para oferecer nossos produtos, com isso, é injusto termosque esconder o artesanato que é confeccionado aqui mesmo”, desabafa umacomerciante que não quis se identificar.

Na sessão plenária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, dia 12, o vereador Pedro Gaspar (PP)protocolou matéria indicativa ao Poder Executivo para que a Secretaria de Turismo do Município disponibilize umestande e material com informações turísticas nos rodeios realizados no município.

Segundo o vereador, a medida será muito importante para divulgar o município dentro da região, já que a cadarodeio que é realizado na sede campestre do CTG Sentinela dos Cerros, mais de 30 cidades participam ativamentedas provas campeiras. “A exemplo dos últimos rodeios realizados na sede Tady Ilha Machado, que contou com apresença de mais de 200 equipes participantes e cerca de 25 mil pessoas nos três dias de evento, então é umaexcelente oportunidade de divulgar Caçapava e as possibilidades turísticas que dispomos aqui”, ressaltou overeador. A indicação foi aprovada por todos os vereadores e será enviada ao Poder executivo.

Na última semana foram divulgados pela FUNASA, os municípios contemplados com recursos do PAC 2. Omontante total para o Rio Grande do Sul soma R$ 147.136.655,61 e inclui 55 cidades gaúchas, sendo que Caçapavado Sul será contemplada no grupo 3 para cidades com menos de 50 mil habitantes. “Seremos contemplados comR$7 milhões para obra de ampliação do sistema de esgoto sanitário, que serão investidos na melhoria de qualidadede vida dos caçapavanos e consequentemente, na promoção da saúde” comentou cel. Zauri Tiaraju em entrevistana Rádio Portal FM. Conforme explica o secretário de Coordenação e Planejamento Guilherme Torres Fleck orepasse deste recurso se dará a fundo perdido. “Este projeto é uma parceria entre a Corsan, a Secretaria deHabitação e Saneamento e as prefeituras gaúchas, que chegou a este resultado tão positivo para o município”comentou o diretor presidente da Corsan Arnaldo Dutra.

Gaspar cobra exploração turística nos rodeios

Caçapava do Sul receberá R$ 7 milhões para obras de saneamento

A poucos dias das festas natalinas, o comércio de Caçapava sente aintensa movimentação de final de ano. Natal é uma época que as vendasaumentam, o comércio sente esse reflexo do mercado aquecido. A CDL/Sindilojas por sua vez, incentiva compras em nossa cidade, com sua pro-moção de Natal.

Entre algumas promoções temos cheque de R$ 5 mil para o clientesorteado e cheque de R$ 2 mil para o vendedor. Com o pagamento no finalde novembro da primeira parcela do 13° salário, já podemos sentir o aumen-to nas vendas no comércio em geral, em poucos dias a 2° parcela será paga.E para muita gente este recurso extra já tem destino definido, “o consumo”.

Hoje o comércio de Caçapava do Sul recebe muitos visitantes de cida-des vizinhas, que encontram tudo que desejam. Temos uma variedade deprodutos e serviços, e as pessoas não precisam sair daqui para realizarsuas compras. E ainda temos um horário especial para o Natal, de segundaa sexta, até o dia 16 de dezembro o funcionamento pela parte da manhã édas 8h e 40min às 12he à tarde das 13h e 45min às 20h. No dia 24 dedezembro o horário normal sem fechar ao meio dia até as 17 horas. Nosábado do dia 17 de dezembro o horário normal pela manhã e à tarde das14h às 18 horas.

Natal aquecendo vendasde final de ano

Page 5: Jornal do Pampa - Edição 209

14 de dezembro de 2011 Jornal do Pampa | 05Cidade/Geral

Baile Chopp da Melhor Idade – Na última quinta-feira (8) os integran-tes do Clube Vivência Melhor Idade sob coordenação da Secretaria Mu-nicipal de Assistência Social realizaram o baile do chopp durante toda àtarde, com a participação de homens e mulheres que frequentam as ativi-dades do clube. Durante o ano são realizadas atividades esportivas, cul-turais, artísticas, artesanato, que buscam favorecer a sociabilidade e aprópria diversão deste segmento da população, com os bailes com músi-ca ao vivo a cada quinze dias. Em 15 de dezembro (quinta-feira) os inte-grantes do clube estarão reunidos no encontro de encerramento das ati-vidades de 2011, com um almoço dançante no CTG Sentinela dos Cerros.

Município entra no processo do Minha Casa, Minha Vida – Encerrano final deste mês a inscrição dos municípios com até 50 mil habitantesno Programa “Minha Casa, Minha Vida”. Cada prefeitura pode apresentaraté duas propostas, com até 50 unidades habitacionais cada. No ato docadastramento de propostas, deve ser anexada documentação dos terre-nos para produção dos empreendimentos. E o resultado da seleção serápublicado em 27 de janeiro de 2012. Na última semana, representantes daSecretaria de Coordenação e Planejamento, da Assistência Social e dosetor de habitação estiveram reunidos com o diretor operacional daCrehnor-Sul, Claiton Mulling e diretor administrativo Jilson AlvesRodrigues para tratar da Portaria nº 547 que estabelece diretrizes do pro-grama federal. Neste processo há novos critérios para a seleção das pro-postas, aumentou o valor da unidade para R$ 25 mil por unidade eespecificação da área útil, que deve ser de no mínimo 36 metros quadra-dos em cada moradia. Entre as mudanças Mulling explicou que o “valorda renda por família passou para R$ 1.600 que poderá aumentar o númerode atendimento das famílias”.

Foto

: Vi

vian

e Ilh

a

Durante os dias 6 a 14 de de-zembro, o Centro de Referência emAssistência Social - CRAS bairro Sulpromoveu diversas formaturas deconclusão de cursos e oficinas ofe-recidos às famílias e indivíduos dacomunidade, com objetivo de pro-mover ações de inclusão produtiva,geração de renda e preparo para omercado de trabalho.

O Centro do bairro Sul faz partede rede de proteção social, sendode responsabilidade da Prefeituraatravés da Secretaria Municipal deAssistência Social (SMAS). Segun-do a secretária da Assistência Soci-al, Daiane Hinckel Góss, as oficinase cursos desenvolvidos no CRASsão ferramentas para as famílias for-talecer vínculos conseguindo, atra-vés da capacitação, uma nova opor-tunidade de crescimento.

A primeira formatura ocorreu naterça-feira (6) onde mais de 40 alu-nos receberam certificados do cur-so de informática com ênfase emGNU/Linux (60horas/aula). Na opor-tunidade o prefeito cel. Tiaraju deCastro declarou que os cursos deinformática e o telecentro realizammuito mais que uma formação técni-

Secretaria da Assistência Social realiza formaturas de cursos e oficinas

A cerimônia na Capela São Luis reuniu amigos e familiares dos alunosda informática com idade de 12 anos até mais de 60 anos

ca, mas também “inclusão digitalpara todas as idades”.

O curso de informática Linuxiniciou em 1º de agosto de 2011até 6 de novembro, distribuídosem cinco turmas entre manhã etarde formadas por pessoas aci-ma de 35 anos, de 16 a 35 anos euma turma em parceria com as es-colas Nossa Senhora das Graçase Patrício Dias Ferreira com alu-nos entre 12 e 17 anos.

Por cinco meses foram realizadasno CRAS oficinas de inclusão pro-dutiva, e na quarta-feira (7), duas tur-mas receberam certificados de con-clusão da oficina de acolchoados ede crochê, ministrado pela instrutoraLucinara Dias Lopes.

As nove alunas das oficinas pas-saram de 5 de agosto até 5 de dezem-bro, envolvidas na experimentação deserem artesãs para prover sua própriarenda, ao todo foram 87 horas/aula e

Instrutor do curso Diego PereiraRosa participou da solenidade

Turma das oficinas de acolchoados e de crochê

Oficinas para geração de rendauma intensa produção de produtospara serem comercializados. A confra-ternização teve a participação da psi-cóloga Silvia Letícia de Freitas Neto eda assistente social do CRAS FátimaBarcelos Rosa.

O centro teve mais um encer-ramento de atividades inclusivas,na quinta-feira (8) uma nova turmarecebeu certificados do curso depintura de tecido. O curso básicode pintura de 40 horas foi orienta-

do pela professora Josaine Rodri-gues que trabalhou de 18 de outu-bro a 6 de dezembro com oito mu-lheres.

Todo o material produzido du-rante o curso é comercializado e divi-dido entre as mulheres, sendo quemetade é para a manutenção de no-vas turmas. Na quarta-feira (14) a for-matura será da turma do ClubeVivência direcionado as mulheres daterceira idade.

Turma de pintura em tecido do CRAS bairro Sul

Foi divulgada na sexta-feira (9) a listagem final das inscrições para o con-curso público do município, com total de 18 cargos e 67 vagas. As provasobjetivas para todos os cargos serão realizadas no dia 18 (domingo) às 9 horasda manhã, o local das provas e a sala também estão disponíveis no edital nº2042/2011 divulgado na última semana pelo site da Energia Essencial.

Quatro especialidades na área médica não tiveram candidatos. Para ocargo de monitor social de nível médio são 24,6 candidatos por vaga, o cargode monitor de educação infantil terá a maior disputa por vaga, com 303 inscritospara 8 vagas (37,9/vaga). Para os cargos que exigem ensino fundamental adisputa para motorista/operador está em 19,5 por vaga e operário teve 151inscritos, e disputam 18,9 por vaga.

As provas objetivas terão 40 questões para todos os cargos e níveis comquestões de português, matemática, legislação e conhecimento específico.Conforme indicações do edital, os candidatos devem comparecer ao local daprova até 30 minutos de antecedência e terão três horas para responder asquestões.

Confira o local das provas por cargo e total de candidatos:*Escola Estadual Nossa Senhora Assunção – 9 horas- Agente Comunitário de Saúde (104 candidatos)/Arquiteto (11 candi-

datos)/Arquivista (8)/Auxiliar Consultório Dentário (14)/Bibliotecário (03)/Engenheiro civil (05)/Fonoaudiólogo (7)/ Gari (19)/Médico (01)/MédicoAnestesiologista (01)/ Monitor Social (148)/Motorista operador (78 candi-datos)/Pedreiro-construção civil (23)/Professor de educação especial(14)/Professor geografia (13) – técnico em edificações (02).

*Instituto de Educação Dinarte Ribeiro - 9 horas- Monitor de Educação Infantil (303 candidatos)/ Operário (151can-

didatos)

Mais de 900 candidatos paraas provas do concurso dia 18

A 8ª edição do Terno de Reisorganizado pelo PTG Ronda dasSesmarias, do CTG Sentinela dosCerros, acontecerá nesta quinta-feira15 de dezembro, com saída às 20horas da esquina da Rua Sete deSetembro. A tradição gaúcha do Ter-no de Reis é realizada por músicostocando instrumentos que visitamas residências para cantar e reco-lher donativos. Segundo osorganizadores, neste ano a entida-de beneficiada será a Liga Femininade Combate ao Câncer.

Terno de Reis, tradição e solidariedade no Natal Após a passagem do grupo

pelas ruas da cidade, em comemora-ção ao culto católico do Natal, oTerno de Reis será finalizado comuma encenação do presépio vivo, oqual será montado ao lado da IgrejaMatriz. Este evento é uma parceriacom os festeiros da Festa do Divino(2012), Arca de Noé Criações e,apoio da Prefeitura de Caçapava doSul. Ao todo serão visitadas dez fa-mílias, onde serão recolhidos osdonativos que podem ser alimentosnão perecíveis e fraldas geriátricas.

Para o prefeito cel. Tiaraju este even-to além de fazer um resgate da cultu-ra gaúcha, “leva as famílias a valori-zar o Natal solidário”.

Programação - Saída: esquinasRuas Sete de Setembro e AntônioCândido de Freitas, residência deLuiz Alberto e Auristela Coradini,seguindo pelas Ruas: Sete de Setem-bro, Av. Castelo Branco, GeneralOsório, Antônio Cândido de Freitas,Silva Jardim, Borges de Medeiros e15 de Novembro. Chegada: Presé-pio vivo na Igreja Matriz.

Page 6: Jornal do Pampa - Edição 209

14 de dezembro de 201106 | Jornal do Pampa Cidade

Page 7: Jornal do Pampa - Edição 209

Jornal do Pampa | 0714 de dezembro de 2011 Cidade

A Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul está com umnovo mecanismo de transparência para comunidade, que é a TVCâmara, onde os cidadãos podem acompanhar as imagens aovivo das sessões plenárias todas as segundas-feiras, a partir das14 h.

Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul

A transparência em imagens

Com quatro câmeras instaladas no plenário, os internautas po-derão assistir na íntegra o trabalho dos parlamentares, pronuncia-mentos, análise e votação de projetos executivos e legislativos.

Além disso a TV Câmara servirá também para transmitir todosos eventos importantes que ocorram no plenário, como reuniões,audiências públicas e principalmente debates que envolvam o bemestar da comunidade.

As pessoas podem acessar a TV Câmara através do endereçooficial do Legislativo na internet, www.camaracacapava.rs.gov.bre também através do provedor Farrapo de Caçapava do Sul.

Capital Farroupilha

Nesta segunda-feira, dia 12, o Legislativo de Caçapava doSul inaugurou mais uma ferramenta de transparência, onde assessões plenárias da Câmara de Vereadores serão transmitidasatravés da TV Câmara, com um link na página oficial do Legislativo,www.camaracacapava.rs.gov.br e também durante as sessões umachamada no provedor Farrapo.

Com câmeras instaladas no plenário, os internautas poderãoassistir na íntegra o trabalho dos parlamentares, pronunciamen-tos, análise e votação de projetos executivos e legislativos.

São quatro câmeras instaladas nos quatros cantos do plená-rio, onde o comando da troca das câmeras e toda a parteoperacional ficam na parte superior do plenário, junto com o ope-rador de som, as lentes são direcionados ao vereador que estáfalando ou ao momento mais importante do evento.

A TV Câmara não será usado somente para as sessões ple-nárias do Legislativo, mas também para todos os eventos queaconteçam na casa do povo, como audiências públicas, reuniõesdas comissões permanentes e de entidades que utilizam o plená-rio para grandes encontros.

As sessões ocorrem todas as segundas-feiras, com início às14 horas, e os cidadãos podem acessar ao vivo a imagem e somdas sessões.

“ Criamos mais uma ferramenta de comunicação com a comu-

Os bastidores da transmissão

Os bastidores da transmissão, local onde funciona toda aparte operacional

nidade, utilizando a TV Câmara, com isso, esperamos que a população acompanhe cada vez mais o trabalho de seu vereador, com maisum canal de transparência pública”, disse a Presidente da Câmara, Rosilda Freitas.

Já na sessão de estréia a TV Câmara, cerca de mil internautas acompanharam on-line o trabalho dos vereadores.

Câmeras foram instaladas no quatro cantos do plenário

Page 8: Jornal do Pampa - Edição 209

14 de dezembro de 2011Geral08 | Jornal do Pampa

A Secretaria de Educação e Cul-tura (SMEC) organizou um encon-tro entre professores da rede muni-cipal de ensino e a equipe técnicada Editora Totem, para a apresenta-ção do sistema J. Piaget compostopor material didático produzido pelaEditora. A reunião ocorreu à noitede quinta-feira (08) no salão de atosda escola Estadual Nossa Senhorada Assunção.

De acordo com o secretárioNorton Ferreira para o próximo anoa administração municipal, por in-termédio da SMEC, disponibilizaráo material didático para o ensinofundamental 1º e 2º ano, incorporan-do novas estratégias pedagógicaspara complementar o aprendizadodos alunos. O sistema chegará a 578alunos do 1º e 2º ano.

O material didático do SistemaJ. Piaget é composto de manual dealuno, manual do professor e mate-rial eletrônico com 1.500 aulas ele-

SMEC reúne professores paraconhecer novo material de trabalho

trônicas. Conforme explicou o pro-fessor e diretor da Editora, JoãoVicente Silveira Netto, a proposta éque os professores passem porcapacitação através de cursos e ofi-cinas durante o ano para utilizar osconteúdos interativos e dinâmicosdo sistema. Segundo Netto, a atua-ção nesse mercado é pioneiro noEstado com a produção de materialdidático da educação infantil ao pré-vestibular, que acontece desde 2003,quando surgiu a Editora. A editoraestá em 30 municípios no Rio Gran-de do Sul, em São Paulo, Paraná eSanta Catarina.

A apresentação contou com aparticipação de cerca de 200 profes-sores, da coordenação pedagógicada SMEC, e da equipe do Totem, pro-fessora Stela Jordan consultora che-fe da Editora, consultor financeiroLuis França, professora Daiane au-xiliar pedagógico, professoraJanaina Marchi gerente editorial.

Na sexta-feira (9) estiveram emCaçapava do Sul os dirigentes daCompanhia de Pesquisa de RecursosMinerais – CPRM especializada emserviços geológicos com atuação emtodo o país. O Diretor nacional de Re-lações Institucionais e Desenvolvi-mento da CPRM, Antonio CarlosBarcelar Nunes acompanhado de as-sessores, apresentou aos secretáriose ao prefeito em exercício Luis Vargas,como vem sendo a atuação da insti-tuição e sobre o centro de pesquisaque será criado no município para es-tudos geológicos.

A visita ao município teve umarazão especial, verificar a atual situa-ção da construção de uma litoteca,obra paralisada há oito meses, apósinterdição do IPHAE. A previsão derecomeço das obras é para fevereiro.Para isso os dirigentes pediram apoioda administração junto ao IPHAE. “Oapoio do poder público municipal éfundamental para a implementaçãodesse projeto que vai tornar a cidade

Criação de litoteca no município em pautaum centro de geociên-cia nacional” argumen-taram os representan-tes da CPRM.

A criação dalitoteca busca preservaro acervo de material ge-ológico da CPRM, for-mando uma rede de 10litotecas regionais até2014. Barcelar ressaltouque “a cidade é muitopromissora na área depesquisa geológica. Aexploração desse po-tencial trará benefíciospara toda comunidade”.

O prefeito em exercício comentou que o município recebe visitas de pes-quisadores e estudantes constantemente e a prefeitura manifesta interesse emser parceira para que a cidade traga novos pesquisadores, gerando um desen-volvimento econômico, social e político para o município.

Participaram deste encontro, o gerente de Relações Institucionais e De-senvolvimento, José Leonardo Andriotti, superintendente regional da CPRMJosé Alcides Fonseca Ferreira, e os assessores, Fernando Carvalho e RommelSouza, secretária geral do município Jane Mayora, secretário de obras, SálvioDaniel, secretário da fazenda, Paulo Brito e assessores da administração.

Projeto da Litoteca modificado - imagemcedida pela CPRM

A ETERRG – Escola TécnicaEstadual “Dr. Rubens da RosaGuedes”, realizou durante a semanapassada, doações de hortaliças àdiversas entidades do município,tais como: ASCAI, APAE, Hospitalde Caridade e Lar do Idoso. As hor-taliças são produzidas na escola, eas doações fazem parte do ProjetoSocial desenvolvido pela instituiçãoem parceria com as FARMÁCIASASSOCIADAS. Conforme o diretorda escola, Silvio Tondo, o exceden-te da produção continuará sendodistribuído a outras entidades, emesmo com recursos reduzidos parasua própria manutenção, entendeque outras entidades também neces-sitam de apoio. “Esta parceria comas Farmácias Associadas, e o apoiodo Ciro Rosa, veio preencher umprojeto antigo de nossa administra-

ETERRG desenvolve Projeto Social

ção, que é dividiro excedente doque é produzidocom outras enti-dades, principal-mente as queatendem aos me-nos favorecidos”– disse o Diretor.

ASCAI Hospital Caridade Victor Lang

APAE recebe doações do ETERRG

Aconteceu no dia 11 de de-zembro a primeira festa de Natalpara crianças na localidade doDurasnal, que começou às 14 ho-ras. A festa contou com a presençade pais e amigos, e o papai noelque distribuiu presentes. As crian-ças se divertiram com brinquedos,como pula- pula, brincadeiras compalhaços.

O evento foi organizado porLidiane de Souza Machado, MarliPolmann, Juliana Finger, GustavoVasconcellos, Gustavo da SilvaMachado, Rosa Maria de Souza,João Francisco T. Pereira, Glenio D.de Souza, José e Elaine Gonçalvesda Silva, Gustavo Polmann, CintiaMota, Andréia Vasconcelos,Rosangela Siqueira e outros cola-boradores. Os brinquedos, balas,bolos e refrigerantes foram doadospela comunidade. Participaram dafesta também alguns integrantes dacomunidade indígena.

Comunidade do Durasnal recebe festa de Natal

Nesta segunda-feira (12) quatro bandas de Caçapava do Sul se reuniramno gabinete da Secretaria Geral para apresentação do regulamento e inscri-ções do Festival Universo Pop 2011. A reunião teve a participação de repre-sentantes da Banda Other Way, Schnapps Band, Banda Blair e Helgardh.

Segundo explica Charles Paz o concurso reunirá 50 bandas para concor-rerem nos dias 17 e 18 de dezembro, em Santa Maria, em duas categorias: livree iniciantes. Três bandas caçapavanas se enquadram na categoria Inicianteou Música nas Escolas, que será composta de 20 bandas com integrantesamadores. Nesta categoria também serão aceitas bandas compostas por es-tudantes. A Schnapps Band concorrerá na Categoria Livre para bandas commúsicos profissionais e que já tenham trabalhos gravados.

As inscrições encerram nesta quarta-feira, 14 de dezembro, e cada bandadeverá inscrever uma música que irá defender no festival. Conforme informa-ções de Charles, as bandas receberão apoio da Prefeitura no transporte dosintegrantes em parceria com músicos de São Sepé.

O Festival Universo Pop acontece em Santa Maria desde o ano 2000,com o intuito de incentivar e apresentar novas bandas independentes aopúblico jovem, atuando como uma fábrica de músicos em potencial, ao mes-mo tempo em que abre espaço para palestras e cursos de formação.

Bandas caçapavanas sepreparam para festival Pop

Foto

: Vi

vian

e Ilh

a

Page 9: Jornal do Pampa - Edição 209

Jornal do Pampa | 0914 de dezembro de 2011 Geral

Aluguéis para veraneio.Casas e cabanas em alve-naria, novas e mobiliadas. Pró-ximo à praia e a avenida. Tratar:Rua Paulino Modernell nº 480.Telefone: 053 3236 3660.www.dunaspraia.com.br

Praia doCassino Dunas -

Cabanas e Casas

Vende-se área rural de 13hectares de campo e mato situa-do junto a RS 357 localidadeSeival. Contatos pelos fones:(55) 9109-5422, (51) 9129-5580,(51) 3326-0732.

Vende-se

IMÓVEIS PARA LOCAÇÃOLOCAÇÕES COMERCIAIS1- SALAS COMERCIAIS – (duas) – esq. das ruas Gal. Osório e Cel. Coriolano

Castro. Excelente ponto comercial. VALOR - a negociar.2- SALAS COMERCIAIS – Rua XV de Novembro, acima da Galeria Oberto.

VALOR a negociar.3- SALAO COMERCIAL – Medindo 180m², com peça auxiliar, escritório e

banheiro. Rua Lúcio Jaime. VALOR – R$ 1.100,00.4- SALA COMERCIAL – Rua Gal. Osório, excelente ponto comercial. VALOR -

R$ 800,00.5- IMÓVEL PARA FINS COMERCIAIS – (Próprio para escritório, clínica,

etc...) Rua Ulhoa Cintra. Valor – R$ 1.100,00.

LOCAÇÕES RESIDENCIAIS1- APARTAMENTOS EDIFÍCIO SOLAR DOS CERROS101- Sala de estar para três ambientes com lareira e sacada, vista panorâmica,

cozinha integrada, duas suítes, com possibilidade de um terceiro dormitório, área deserviços, e box garagem. VALOR – R$ 900,00.

202 - Sala de estar e jantar com sacada, três dormitórios, sendo um deles suíte comsacada, banheiro social, cozinha e área de serviços. VALOR – R$ 880,00. Prédio comporteiro eletrônico, elevador e salão de festas. Rua Tiradentes, nº 768.

2 - APARTAMENTO – Sala de estar e jantar com sacada, três dormitórios, sendoum deles suíte, banheiro social, área de serviços e box garagem, portão eletrônico. RuaUlhoa Cintra. VALOR – R$ 750,00.

3 - APARTAMENTO – Sala de estar e jantar, dois dormitórios com sacada, banheirosocial, cozinha e área de serviços. Rua XV de Novembro. Valor da Locação – R$ 700,00.

4 - APARTAMENTO – Sala de estar e jantar com sacada, três dormitórios, banheirosocial, cozinha, área de serviços e dependência. Rua Cel. Romão. R$ 700,00.

5 - APARTAMENTO - Sala de estar, dois dormitórios, cozinha, banheiro e área deserviços. Rua Silva Jardim. VALOR – R$ 400,00.

6 - APARTAMENTO EM PORTO ALEGRE – Sala de estar, banheiro social, doisdormitórios, cozinha, área de serviços, banheiro e garagem. Rua Anita Garibaldi, nº1940 – Apartamento 308 (Edifício Kristine). VALOR – R$ 1.150,00.

7- APARTAMENTO TÉRREO – Sala de estar, sala de jantar com lareira, trêsdormitórios, sendo um deles suíte, banheiro social, cozinha e área de serviços. Rua Borgesde Medeiros. VALOR – R$ 600,00.

8- APARTAMENTO - sala de estar e jantar, dois dormitórios, banheiro social,cozinha, área de serviços fechada, dependência e área aberta. Rua Lúcio Jaime. VALOR –R$ 450,00.

9- CASA – Sala de estar, dois dormitórios, banheiro social, cozinha e área deserviços. Rua Riachuelo. VALOR - R$ 350,00.

10- CASA- Sala de estar e jantar com lareira, três dormitórios, banheiro social,cozinha, área de serviços e garagem. Rua Gal. Neto. VALOR – R$ 600,00.

11- CASA – Sala de estar, três dormitórios, banheiro social, cozinha, área deserviços e garagem. Rua Elpídio Giambastiani. VALOR – R$ 450,00.

12- CASA – Parte inferior: cozinha ampla com churrasqueira e fogão de chapa,banheiro e depósito. Parte Superior: sala de estar e jantar, três dormitórios, banheirosocial, cozinha ampla e lareira. Rua Afonso Fabrício. VALOR – R$ 550,00.

13- CASA - Sala de estar e jantar, banheiro social, cozinha, área de serviços, cincodormitórios, lavabo, peça auxiliar e garagem para dois carros. Avenida Presidente kennedy.VALOR – R$ 600,00.

No dia 8 de dezembro aconteceuem Caçapava do Sul a audiência pú-blica para decidir o destino de umaverba federal de R$600mil para seraplicada no município. O evento foiorganizado pela Prefeitura municipale Câmara de Vereadores que tevecomo objetivo reunir a comunidadepara discutir e ser escolhido à aplica-ção da emenda de iniciativa popularda Presidência da República. O valoré destinado aos municípios entre 20mil a 50 mil habitantes e necessaria-mente deveria passar pela audiênciapública.

O projeto da Secretaria da Saúdee Meio Ambiente foi apresentado pelasecretária Cristiana de Bem e Canto.Em sua apresentação ela defendeu areforma e ampliação de serviços dasaúde nas áreas de ESF e criação deuma sexta unidade, e posteriormentea ampliação do atendimento com acriação de uma Unidade de ProntoAtendimento (UPA) 24 horas.

Para a secretária, o município ne-cessita realizar um atendimento dife-renciado e humanizado, com oportu-nidade de trazer atendimento de es-pecialistas em várias áreas. A inten-ção é que o município receba médi-cos especialistas e assim passe atransportar menos pacientes, que atu-almente passam de 300 por mês, rela-tou Cristiana.

A proposta passou pela votaçãopor aclamação, sendo que o projetoda Secretaria de Saúde foi aceito porunanimidade. A audiência foi coorde-nada pela presidente da Câmara,Rosilda Freitas, em conjunto com oSecretário de Coordenação e Planeja-mento, Guilherme Torres Fleck e teveainda a participação do prefeito em

Secretaria de Saúdepropõe ampliação da Policlínica

exercício, Luiz Antonio Soares Vargas. Na tarde desta sexta-feira (09), foi enca-minhado o formulário da PLOA 2012 com a aprovação da ação 8581 assinadopelos representantes do executivo e do legislativo.

Após a aprovação da ação 8581, o projeto deverá ser apresentadoProjeto prevê a re-

forma e ampliação doprédio onde esta a Se-cretaria da Agrope-cuária, o qual deveráfuncionar a Policlínica,já o local atual serátransformado em Pron-to Atendimento fazen-do uma troca de ambi-entes. Nas modifica-ções previstas, o pré-dio onde atualmenteesta o PA passará parauma unidade básicade saúde, criando oESF VI.

08/12 - Vilmar Vargas de Almeida

08/12 - Jenai da Silva Nubias

10/12 - Corina Garcia Tavares

Page 10: Jornal do Pampa - Edição 209

14 de dezembro de 2011Geral10 | Jornal do Pampa

HoróscopoHoróscopoHoróscopoHoróscopoHoróscopo

Ingredientes:04 coxas com sobreco-

xas picadas à passarinho, 1/2kg e arroz, 03 tomates pica-dos, 01 cenoura picada, 02 ce-bolas picadas, 02 dentes dealho (grandes) picados, 01 pi-mentão vermelho picado, 1/2pimentão verde picado, sal,pimenta do reino, salsinha ecebolinha a gosto.

Preparo:Doure as coxas e sobrecoxas, acrescente a cebola o alho e deixe

dourar. Em seguida coloque os tomates, cenoura e pimentões. Deixe co-zinhar acrescentando água aos poucos até a carne do frango soltar doosso. Retire os ossos e acrescente o arroz e tempere. Vá cozinhandomexendo sempre. Coloque a salsinha e cebolinha, sirva em seguida.

Galinhada

CharadasCharadasCharadasCharadasCharadasO que o chão falou para

mesa? Fecha as pernas que eu tôvendo tudo.

Qual a semelhança entre olutador de boxe e o telescópio? Osdois podem fazer uma pessoa verestrelas.

O que é que a formiga tem demaior do que o leão? O nome.

Por que o namoro da goiaba-da com o queijo não deu certo?Porque o queijo era fresco.

Vilson Roberto Araújo de Oliveira, tirou o 2º lugar, categoria comuni-dade, no 2º Concurso do Prêmio Literário Legislativo, realizado no iníciodeste ano pelo Poder Legislativo em parceria com a Casa do Poeta. Opremiado contou que trabalha à noite e tem o hábito de levar livros erevistas para ler nos intervalos de sua atividade. E foi lendo que come-çou a escrever. A poesia classificada intitula-se:

É o mugido do boiBerro de terneiroGrito de peãoLatido de cãoMarca de casco no chãoÉ o poncho do tropeiroO cavalo pra montar

TROPASFogo de chãoChurrasco na brasaLonge de casaTrabalho, ganha pão,Gaita, violão, alegria,Tropa hojeSó na fotografia.

A diretoria do Clube UniãoCaçapavana convida toda comuni-dade para a inauguração da novapintura da entidade social. Na pró-xima sexta-feira (16), vai aconteceruma mateada para comemorar jun-tamente com os parceiros das Tin-tas Coral e Comercial Ragagnin Tin-tas. Na ocasião shows da bandamunicipal, grupo carnavalesco, quei-ma de fogos entre outras atraçõesestão previstas.

Uma homenagem para os pin-tores e os colaboradores que rece-berão certificado de reconhecimen-to pelo trabalho realizado. O desta-que fica a cargo do pintor BenhurMarques que coordenou a pinturado C.U.C. Segundo ele o projeto ini-cial seria sem remuneração, mas atra-vés de patrocínio conseguiram al-guma verba para realizar o projeto.Ele orientou durante os meses de

Pintura do Clube comemora inauguraçãotrabalho e ensinou técnicas depintura para os pintores cola-boradores.

Para Marques o projetoapesar de complexo se concre-tizou como o esperado, apenasalguns imprevistos, porém demaneira geral conseguimos or-ganizar e sanar tudo há tempo.No dia da primeira reuniãocompareceram 12 pintores erestaram hoje ao final da obraapenas dois, que acreditaramque poderia dar certo. O mate-rial de apoio foi doado pelospintores. Também informou que se sente muito orgulhoso por conseguiralcançar o maior objetivo terminar a obra no tempo esperado.

O coordenador da pintura destacou que o município hoje possui umacarência muito grande de pintores especializados. A profissão se encontraem extinção no mercado caçapavano. “Não encontramos mais pessoal comespecialidades técnicas na área de pintura, isso é bastante problemáticoprovavelmente com o passar do tempo, teremos que buscar fora da cidadeo serviço de mão - de –obra especializada”, destacou o pintor.

Benhur Marques e Luiz Guglielmin

Áries – No amor, o clima é decumplicidade e companheirismo. Cui-dado com gastos desnecessários nesteperíodo.

Touro – Tudo azul no romance.Sua sensualidade está em alta. Curta osmomentos de intimidade com o par!

Gêmeos – No amor, sua sensibili-dade aguçada vai dar o tempero que fal-tava ao romance. Dê mais carinho emostre que se importa com o pessoal decasa.

Câncer – Cuidado com briguinhasà toa com sua alma gêmea, faça a suaparte para que um clima de harmonia serestabeleça.

Leão – Não descuide das respon-sabilidades assumidas com seus familia-res ou poderá receber cobranças. A dois,aceite a pessoa amada do jeito que ela é.

Virgem – Ouça com mais aten-ção o que seus parentes têm a dizer, masevite se intrometer em assuntos que não

são da sua conta.Libra – Intimidade quente! De-

monstre seus sentimentos à sua alma gê-mea e compartilhe sonhos.

Escorpião – Reserve um tempopara estar com o pessoal. A sinceridadeserá fundamental para o relacionamen-to.

Sagitário – Um clima de sintoniae confiança estará presente no relacio-namento afetivo, compartilhe sonhos.Aproxime-se de seus parentes e partici-pe ativamente da vida deles.

Capricórnio – Conseguirá de-monstrar seus sentimentos com mais fa-cilidade em seu lar, trazendo mais har-monia para os relacionamentos.

Aquário – É tempo de refletir so-bre seu comportamento em todos os se-tores e avaliar se há mudanças a fazer.

Peixes – Não dê atenção a fofocasenvolvendo sua vida amorosa. É hora defazer planos a longo prazo com seu par.

Sábado (10), foi inaugurada anova trilha da Pedra do Segredo.Fomos em um grupo de sete pesso-as, acompanhados pelo monitorambiental, Constantino Brião e dacoordenadora do Parque da Pedrado Segredo, Cláudia Dutra, caminha-mos cerca de cinco horas. Saímosem torno de 8h e 30min, e o retornofoi por volta de 13h da tarde.

O espetáculo da natureza foialgo inexplicável. Nos momentosiniciais já foi possível sentir a belezaque ainda estava por vir, o movi-mento dos pássaros o ar puro e asatisfação em participar da inaugu-ração. Andamos alguns minutos epara nossa grande surpresa avista-mos um animal, fizemos momentosde silêncio e sentimos como se fi-zéssemos parte daquele habitat. Se-guimos nossa trilha com muitaempolgação, então uma nova sur-presa, conseguimos fotografar umaespécie de pássaro da região, o co-lorido acolhedor surtia efeitos dehipnotizar nossos olhos.

Continuamos a caminhada, obrilho da natureza começava a pre-parar o que tínhamos pela frente, umverdadeiro convite para a emoção.A primeira parada foi em uma dasmuitas pedras existentes, a paisagemdeslumbrante emocionou a todosnós. Lá fomos nós seguindo o bri-lhante caminho, mais uma parada emuma nova pedra, o mais impressio-nante é que a cada novo caminhopercorrido o percurso ficava maisinteressante e empolgante. A aven-tura foi fantástica, era aparente nogrupo, apesar de pequeno, a apreci-ação da nova trilha.

Foram quase cinco horas com-partilhando a natureza e conquistan-do belas paisagens, e o aroma mati-nal aos poucos ia tomando conta doambiente. O ponto turístico da cida-de revela uma natureza complexaque vai sendo desvendada constan-

Nova Trilha da Pedra do Segredo,uma mistura de aventura e emoção

temente. Com todos os sentidos aguçados fomos descobrindo e literalmen-te trilhando os caminhos, percebendo cada momento de destaque, a cadaPedra que observávamos era um convite especial para seguir em frente.

As árvores, as rochas, os animais, as plantas, são apenas algumas dasatrações presentes no local turístico, que é de fato encantador e surgecomo forma de restauração para a alma. No meu caso de principiante fiqueicompletamente maravilhada em perceber tamanha demonstração divina. Osadjetivos para o lugar são muitos, é praticamente impossível descrevê-los,pois o segredo é justamente o fato de poder sentir todas as sensações quea natureza é capaz de proporcionar.

Finalizando a trilha recebemos uma missão a de encontrar um nomeadequado para o percurso. Resolvemos nomear como “Trilha Mão da Pe-dra”, que foi nome escolhido por nós que participamos da aventura. Estenome foi devidamente escolhido pelo fato de uma das pedras possuír oformato de uma mão, que definiu a nomenclatura. Confira a galeria de fotosda trilha no Facebook do Jornal do Pampa.

Vista de cima da Pedra do Segredo

Monitor ambiental, Constantino Brião Rocha no formato de uma mão

Por Helen Núbias

Foto

s: M

arie

ta M

. Zag

o

Foto

: H

elen

Núb

ias

Page 11: Jornal do Pampa - Edição 209

Jornal do Pampa | 1114 de dezembro de 2011 Esporte

Acontece na próxima sexta-feira, dia 16 de dezembro, as finais doCampeonato Municipal de Futebol de Salão da 1ª divisão e do Veteranos40 anos.

Na última terça-feira, dia 13, aconteceram as partidas semifinais, noveteranos entre as equipes do Meu Cantinho e Sete de Setembro,Agropecuária e Moveis Pica-Pau. Na 1ª divisão as semifinais foram entreas equipe do Progresso e Physical, Freitas e Gente da Noite. Até o fecha-mento da edição na havia terminado os jogos no Ginásio Municipal deDesportos.

As partidas finais estão prevista para começarem a partir das 20 ho-ras na sexta-feira, dia 16 de dezembro.

Nesta sexta-feira final do futsal

Neste final de semana aconteceu mais uma etapa da copa Centro Sulde velocross, desta vez foi Santa Maria que viu nossos pilotos se darembem, Sandro Meirelles levou o primeiro na categoria Máster Nacional,Augusto Mota (Tche Cotrijui) subiu ao pódio também em primeiro lugarna categoria VX até 200 cc e Augusto Rockembach ficou em 5º na mesmacategoria, e destaque negativo da tarde foi os vários acidentes ocorridosdurante as baterias tendo um piloto de Rosário do Sul sofrido variasfraturas tendo o mesmo sido internado em Santa Maria para realização decirurgia, isso demonstra que este esporte é um dos mais perigosos sendonecessário que os pilotos tomem muitos cuidados para que sejam evita-dos maiores transtornos.

Velocross: mais uma vez caçapavanos vencem

Um grande evento!”. Essa foi a frase mais foi citada ao final do 1ºEndurance Velopark, realizada exclusivamente para kart indoor no últimosábado (10) no Kartódromo Internacional do Velopark.

O dia foi de muito sol e calor, com muitas disputas e muitas voltas paradefinir os vencedores. A prova contou com 35 equipes, mais de 120 pilotose 186 voltas. Na soma de todos ao karts envolvidos, foram 6500 voltas equase 10 mil quilômetros percorridos, e tudo isso necessitou de muitotrabalho prévio para deixar tudo excepcional.

O trabalho foi executado à exaustão, mecânicos foram heróis e pilotosforam guerreiros, e tudo isso abrilhantou ainda mais o evento. Para 2012 asidéias serão ainda maiores e, para começar, a Seletiva Velopark ao Mundialde kart indoor está confirmada para 9 e 10 de junho com 288 vagas.

Na programação está também o VK EVO, um kart 13hp exclusivo paraeventos, destinado aos pilotos mais experientes que queiram competiçãocom equilíbrio e a baixo custo.

20 pilotos, 186 voltas e um grandeevento. Assim foi o 1º Endurance

Velopark Kart Indoor

No último domingo, dia 11, foi realizada a última rodada da primeira fasedo Campeonato Municipal de Futebol de Campo da 1ª divisão.

No primeiro jogo da tarde as equipes do Floriano e do Pedreira Com-bustíveis ficaram no 2 a 2, as duas equipes estavam bastante desfalcadas,Heleno marcou os dois gols do Floriano; Longaray e Jelson marcaram paraa equipe do Pedreira Combustíveis. O que mais chamou atenção na partidaque o arbitro terminou o segundo tempo aos 33 minutos de jogo.

No segundo jogo da tarde , a equipe do Vivian/New Games venceu aequipe do Cruzeiro pelo placar de 3 a 2; Alex, Dener e Kleizer marcaram parao Vivian; Alex e Marcos descontaram para o Cruzeiro, as duas equipesestavam bastante desfalcadas.

As semifinais que acontecem no próximo domingo dia 18 de dezembroserão entre as equipes do Floriano e Pedreira Combustíveis; Cruzeiro eVivia/New Games, repetindo a última rodada da 1ª fase da competição.

Futebol de Campo: Definidas as semifinaisdo próximo domingo dia 18

No último sábado dia 10 de de-zembro foi realizada a Prova Noturnadas “Duas Horas de Caçapava”, noAutódromo Alberto Cidade.

Na seu segunda edição o eventofoi um sucesso de público novamentee contou com a partição de 11 carrosno Grid de Largada.

A tomada de tempo começou as22 horas e a novidade foi que este anotodos tinham acesso nos monitores noboxe ou pela internet das voltas que ospilotos davam durante a tomada detempo e durante a prova.

A pole foi conquistada pelo pilotodo carro 38, Ciro Rosa, com o tempo de50s 393, na segunda colocação largouo piloto do carro 33, Erielton Leão como tempo de 51s 473, na terceira coloca-ção largou os pilotos do carro 17 Mar-celo Barcelos/Cebola com o tempo de51s 492.

A primeira hora de prova come-çou já na madrugada do dia 11, o gridde largada formada por 11 pilotos logono inicio começou a sofrer baixas, logona segunda volta Ciro Rosa, do carro38, que havia largado na pole quebro acaixa na curva 2, ficando fora do res-tante da prova, Erielton assumiu a lide-rança mas logo depois com problemasem uma das rodadas teve que entrarnos boxes, com isto o carro 17 de Mar-celo Barcelos assumiu a liderança evenceu a primeira hora de prova.

A segunda hora de prova come-çou às 3 horas e foi liderada desde ocomeço pelo carro 17, que na segun-

Marcelo Barcelos e Cebola vencemas “Duas Horas de Caçapava”

da hora, foi pilotado pelo atual campeão gaucho, o piloto Cebola.

Marcelo Barcelos e Cebola foram os vencedores da prova noturna

Equipe que trabalhou na pista durante as Duas Horas de Caçapava

1º lugar: Marcelo Barcelos/Cebola – carro 172º lugar: Emidio/Oneide – carro 343º lugar: Leleco – carro 254º lugar: Iter Reis/Juliano Lorencena – carro 9575º lugar: Paulo Roberto/M. Kurtz – carro 816º lugar: Juliano Tascheto – carro 19

7º lugar: Jeferson Frank – carro 718º lugar: Erielton leão – carro 339º lugar: Gugu – carro 2810º lugar: Mauricio Elesbão – carro 1411º lugar: Ciro Rosa – carro 38

A prova terminou com apenas quatro carros na pista, confira o resultado final:

Confira os primeiros colocados:Sprinter / 1º SV RacingLuis Sergio Sena Vargas, Luis Fernando Vargas e Tiago Boz2º AMILKS / SUCATÃO DO ÉDIOAlex Dias, Clóvis Cachapuz, Adriano Carboni e Leandro Argenta

Page 12: Jornal do Pampa - Edição 209

Caçapava do Sul, 14 de dezembro de 2011