Jornal do Sudoeste

14
Diretor: Nelson de Paula Duarte - Bisemanário de Circulação Regional - São Sebastião do Paraíso/MG, Quarta-feira, 20 de Julho de 2011 - ANO XXV - Edição: 1501 - R$ 1,20 Vandeir Naves Zanin mostra o projeto do SESC nas obras do complexo em Paraíso Presidente do Sebrae MG visita obras do SESC em Paraíso Gonzaga anuncia a possibilidade de instalação de uma Faculdade do Senac Minas no município Advogado paulista morre em acidente na BR 491 página 4 Em pleno período de férias, Paraíso registra vários acidentes de trânsito Secretário fala sobre reivindicações quanto à falta de lazer em Paraíso Inverno com cara de verão obriga comércio a antecipar liquidações pág. 3 página 3 página 4 página 8

description

Edição 1501 Quarta-feira, 20 de Julho de 2011

Transcript of Jornal do Sudoeste

Page 1: Jornal do Sudoeste

Diretor: Nelson de Paula Duarte - Bisemanário de Circulação Regional - São Sebastião do Paraíso/MG, Quarta-feira, 20 de Julho de 2011 - ANO XXV - Edição: 1501 - R$ 1,20

Vandeir Naves

Zanin mostra o projeto do SESC nas obras do complexo em Paraíso

Presidente do Sebrae MGvisita obras do SESC em Paraíso

Gonzaga anuncia a possibilidade de instalação de uma Faculdade do Senac Minas no município

Advogado paulistamorre em acidente

na BR 491página 4

Em pleno período de férias,Paraíso registra váriosacidentes de trânsito

Secretário fala sobre reivindicaçõesquanto à falta de lazer em Paraíso

Inverno com cara de verão obrigacomércio a antecipar liquidações

pág. 3

página 3

página 4

página 8

Page 2: Jornal do Sudoeste

São Sebastião do Paraíso-MG e Região20 de Julho de 2011

página 2 Jornal do Sudoeste

CURTCURTCURTCURTCURTASASASASAS OPINIÃO

HONORÁRIOO secretário de Transportes e Obras Públicas de Minas

Gerais, Carlos Melles , receberá o título de CidadãoHonorário de Juiz de Fora, uma das maiores cidadesde Minas. O título aprovado por unanimidade foi deiniciativa do vereador Noraldino Junior, do PSC.“Estamos fazendo justiça ao trabalho relevante dosecretário para Minas e Juiz de Fora”, disse overeador. A data da solenidade ainda não foiagendada.

PARAISENSEEm Paraíso depois da vinda do presidente da

Fecomércio e do Sebrae Minas, Lázaro LuizGonzaga, alguns vereadores que participaram davisita já cogitam outorgar a ele o título de CidadãoParaisense. A proposta foi encabeçada pelopresidente da Associação Comercial, Industrial,Agropecuária e de Serviços de São Sebastião doParaíso, Ailton Rocha de Sillos. Outros oitovereadores que estavam presentes também devemassinar em baixo a proposição, inclusive o presidenteda Câmara, Antônio Picirilo.

TÍTULOAliás o que não faltou no primeiro semestre foram

projetos concedendo algum tipo de honraria a“pessoas ilustres” da cidade. No entanto, há um bomtempo que não se realiza solenidade para este tipode homenagens e a lista dos congratulados não épequena. Se for contar aqueles “presenteados” domandato anterior o número dos que aguardam pelahomenagem se torna ainda maior. Resta saberquando será, porque ganhar e não levar deve serruim. Tem gente na espera há quase oito anos. Háde se convir, que é muito tempo.

PRONUNCIAMENTODurante a visita do presidente da Fecomercio em

Paraíso no começo da semana não se ouviupublicamente nenhuma palavra do presidente daCâmara, Antônio César Picirilo. De duas, uma, nãolhe passaram a bola ou ele mesmo resolveusilenciar-se. Ainda na sala de reuniões quem semanifestou foi o secretário da Câmara e presidenteda Acissp, Ailton Rocha de Sillos. Ele não fez derogado e em meio à fala do secretário Melles, pediua palavra para dar as boas vindas ao visitante emnome dos comerciantes e empresários da cidade.Mais no fim da tarde a comitiva passou pelaAssociação Comercial. Por ser dia e hora de trabalhopoucos representantes do setor entre 1700associados foram à recepção.

OPORTUNIDADEComo a visita de Luiz Gonzaga foi confirmada na última

hora, os vereadores Walker Américo de Oliveira,líder do prefeito, Francisco Romualdo e José LuizCorrêa não puderam participar. Vereadores quepretendem encaminhar pauta de reivindicação aosecretário Estadual de Obras, Carlos Melles, seavisados fossem com antecedência poderiam ter sereunido com ele mais cedo. No entanto, queremmesmo é pagar uma visita na capital, o que não foifeito na ocasião da posse do secretário. Fica para apróxima reunião o pleito da Câmara.

UNIDADEO secretário Carlos Melles falou muito em unidade e

união em seus pronunciamentos e entrevistasconcedidas aos jornalistas. Ele reconheceu oempenho e a força de cada segmento e a palavradita mexe com o ego de muita gente. Parece que jáestamos no tempo de cevar e a pescaria vem logomais. Na visão daquele que vive no campo, nadamelhor do que jogar uma terrinha no pé de café quea planta agradece.

CICLOVIAParaíso terá um projeto que visa a construção de

ciclovias o município. Trata-se de uma boa assertivadentro do programa de Mobilidade Urbana que estásendo implantado no município. Enquanto aproposta vem sendo trabalhada através de concursonas faculdades de engenharia e arquitetura, pelasruas o que se vê é o caos. Ciclistas na contramão,nas calçadas e nas praças públicas é o que nãofaltam de um lado. Efetivamente, não se vê açãodecisiva da Guarda Municipal e da Polícia Militar paracoibir estes abusos, aliás, denunciados não é dehoje pelo Jornal do Sudoeste.

ITINERANTEO prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin participa nesta

quarta-feira,20, da 1ª Reunião Itinerante da Diretoria(gestão 2011/2013), promovida pela AssociaçãoMineira de Municípios (AMM). O encontro ocorreráem Pará de Minas a partir das 8h30, no EnigmaMusic House, e terá como tema principal obras deinfraestrutura. “A nossa proposta é que essa reuniãopercorra rodas as regiões de Minas Gerais, quandotrabalharemos os temas de interesse nos váriosníveis de governo. Os encontros servirão paraidentificar as prioridades de cada região, bem comopossibilitar que os prefeitos conheçam as demaisexperiências de gestão e possam trocarinformações”, explica Ângelo Roncalli, presidente daAMM e prefeito de São Gonçalo do Pará.

REIVINDICAÇÃOA reunião acontece dois meses após a posse da nova

diretoria e reunirá os 40 prefeitos que compõem aatual gestão, os presidentes das 43 microrregionais,prefeitos, lideranças estaduais e municipais, alémdo governador do Estado, Antonio Anastasia. “Vamosaproveitar a presença do governador Anastasia paraapresentar nossa pauta municipalista, a AgendaPositiva dos Municípios Mineiros com o GovernoEstadual. Pretendemos, com isso, estabelecer umdiálogo permanente para avançar nas conquistasem favor dos municípios”, destaca Ângelo Roncalli.

FIASCOTempos atrás, quando se aventou a possibilidade da

instalação de uma usina para produzir álcool emParaíso, a notícia foi comemorada por algunssegmentos. Acreditava-se seria um presente do céu.Esta coluna gostaria que realmente fosse. Noentanto, foi verdadeiro desbronco. Não conseguiuse firmar. Semana passada encerrou a produção.Na dispensa de funcionários, os mais prejudicadosforam os paraisenses. Pior ainda foram os danoscausados ao meio ambiente, além de outrosincontáveis malefícios. Um fiasco.

BISEMANÁRIO DE CIRCULAÇÃO REGIONALFiliado: Adjori e Abrajori

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA.Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1 - Centro - Fone: (35) 3531.1897

CEP: 37950-000 / São Sebastião do Paraíso - MGE-mail: [email protected] e [email protected]

homepage: www.jornaldosudoeste.com.brEditor e Diretor Responsável: Nelson de Paula Duarte - MT 08199

Diagramação: Vasco Caetano VascoREGISTRADO NO CARTÓRIO DE TÍTULO E DOCUMENTOS REGISTRO CIVIL

DAS PESSOAS JURÍDICAS SOB Nº 20 DO LIVRO B1 FOLHAS 024.Impressão: Fullgraphics Ribeirão Gráfica Editora Ltda.

Rua Dr. Hugo Fortes, 1.169 - Ribeirão Preto - S.P.

Jornal do SudoesteEXPEDIENTEEXPEDIENTEEXPEDIENTEEXPEDIENTEEXPEDIENTE

Textos assinados são de responsabilidade de seus autorese não refletem, necessariamente, a opinião do jornal.

O futuro do Brasil depende da educaçãoMiguel Jorge - O Estado de S.Paulo

Filosofia, Sociologia, Música e Espanhol. Depois de incluir,nos últimos anos, essas disciplinas no currículo do ensino médio,o Conselho Nacional de Educação estuda acrescentar umasobre direitos humanos no ensino básico. É louvável asseguraràs crianças e aos jovens brasileiros o estudo de novas áreasdo saber nas escolas públicas, pois isso lhes daria maiorcompreensão do mundo que os cerca, levando-os a refletir eagir com civilidade, consciência e respeito. “Daria maiorcompreensão...”, com o verbo no condicional? Por que não dará,com o verbo no futuro?

Porque é impossível atingir tal estágio sem antes atacar asquestões fundamentais que comprometem a qualidade daeducação. Classificado nas últimas posições do ProgramaInternacional de Avaliação de Alunos (Pisa), com problemascrônicos de ingresso tardio na escola, repetência, professoresdesmotivados, mal remunerados e mal preparados,infraestrutura precária e famílias distantes do processo deensino, o Brasil está numa encruzilhada.

Uma das maiores economias do mundo, com fortes índicesde crescimento e de redução de desigualdade social, sómanteremos e ampliaremos as conquistas dos últimos anoscom grandes investimentos em educação. Para não perder emcompetitividade precisa formar mão de obra qualificada. Paraatender às exigências da classe média crescente, que buscaum futuro melhor, precisa garantir a todos o direito aoconhecimento. Para ingressar no seleto clube dos paísesdesenvolvidos precisa de muita vontade e de decisão para encararseus grandes problemas educacionais.

Como reflexão, convém recordar alguns números. A últimaedição do Pisa, de 2009, avaliou 470 mil estudantes de 15 anos,de 65 países, ou 90% da economia mundial. Em leitura, a Chinafoi a primeira e o Brasil, 53.º, atrás de Chile (44.º), Uruguai(47.º), Trinidad e Tobago (51.º) e Colômbia (52.º). Como consolo,chegamos à frente da Argentina (58.º) e do Peru (63.º). EmMatemática, nossos estudantes ficaram em 57.º e em Ciências,em 53.º. Há índices de sobra, que, infelizmente, não setraduzem em mudanças nas políticas públicas. Índice deDesenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Sistema deAvaliação da Educação Básica (Saeb) e Prova Brasil(complementar ao Saeb) estão entre as pesquisas regularesdo MEC para retratar a situação da educação. E persistem oquadro de precariedades e a baixa qualidade do ensino, apesardos avanços registrados. O Inep, em levantamento de 2009,mostra que 34 a cada 100 estudantes do ensino médio sofreramdefasagem ao longo da vida escolar, enquanto no ensinofundamental 23 a cada 100 estudantes estão atrasados. Outroestudo, com dados da Pnad-IBGE, destaca que só 30% dapopulação entre 25 e 34 anos frequentou até a 3.ª série doensino médio - sem conhecimento para preencher vagas queexigem ensino médio completo, a taxa de desemprego é de14%, acima dos 9% dos que têm até oito anos de escolaridade.

Relatório da Unesco é contundente: entre 1999 e 2007 oíndice de repetência no ensino fundamental (18,7%) foi o mais

elevado da América Latina (AL) e muito acima da média mundial,2,8%. Segundo o relatório, 13,8% dos brasileiros abandonamos estudos no primeiro ano do ensino básico, o que nos colocaapenas à frente da Nicarágua (26,2%), na AL, e bem acima damédia mundial (2,2%).

A Unesco define analfabeto funcional como quem sabeescrever o próprio nome, lê e escreve frases simples e fazcálculos básicos, mas é incapaz de interpretar o que lê e deusar a leitura e a escrita em atividades cotidianas. Em 2009eram 20,3%, isto é, um em cada cinco brasileiros é analfabetofuncional: tem compreensão limitada do que observa ou produze o desenvolvimento pessoal e profissional comprometido.

Daí, não é de estranhar que um professor da rede públicaencontre alunos de 12, 13 anos, estudantes da 6.ª ou 7.ª séries,que mal sabem escrever o próprio nome e são incapazes deconstruir frases.

Também não é de estranhar que, há coisa de dois meses,Amanda Gurgel, que leciona Português na rede pública do RioGrande do Norte, tenha virado celebridade na internet. Elaresumiu sua situação em três dígitos (9, 3 e 0), seu salário e ode milhares de profissionais como ela: R$ 930 - o que obriga atrabalhar 30, 40 e até 60 horas semanais, numa rotina deempréstimos, bicos, muito cansaço e desestímulo. Não hácomo negar que a grande maioria dos professores da educaçãobásica é mal remunerada e trabalha sem condições. Nem quetambém esses professores tiveram, em geral, uma formaçãoinicial insatisfatória nas disciplinas que lecionam e no campodidático-pedagógico.

Pelos dados da Pnad-2010, o salário médio de um professorda educação básica é 40% menor que o de um trabalhadorcom o mesmo nível de escolaridade. No rico Estado de SãoPaulo, por exemplo, a remuneração média de um professor éde R$ 1.905 e a de um profissional de outra ocupação, R$3.306. Neste caso, a equação está feita: melhores cursos deformação dos docentes + remuneração adequada + capacitaçãocontinuada = bons professores, que ensinarão mais e melhor.

Uma das conclusões do estudo do pesquisador Ricardo Paesde Barros, do Ipea (Caminhos para melhorar o aprendizado), apartir dos resultados de 165 estudos acadêmicos brasileiros eestrangeiros sobre educação, é que um aluno que estuda comos melhores professores da rede pública aprende 68% maisque a média dos estudantes. Mais: além de nível deescolaridade, formação profissional e experiência, o sucessodo professor depende também de características comoliderança, motivação e persistência.

Por tudo isso, o Brasil, que ainda tem 9,6% da populaçãocom 15 ou mais anos analfabeta, precisa avançar muito parase igualar às economias mais competitivas. São quase 14milhões de brasileiros que não sabem ler nem escrever, ereverter esse quadro dependerá do esforço de todos ossegmentos da sociedade, mas, principalmente, daimplementação de políticas públicas duradouras e eficazes pelosgovernos federal, estaduais e municipais.

JORNALISTA, FOI MINISTRO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIAE COMÉRCIO EXTERIOR NO GOVERNO LULA (2007-2010

Sinais de fumaçaRecentemente cheguei de viagem à Europa, onde

estive com a Seleção Brasileira de Basquetebol nomundial sub-19.

Um dos aspectos, entre tantos que observei e queme chamaram a atenção foi a ausência de pessoasnas ruas à noite, nas cidades da Letônia e da Lituâniaonde estive. À princípio pensei que fosse resquício darepressão do período soviético ou costume de paísescom inverno rigoroso. Ao conversar com as pessoasdestes países descobri a causa deste esvaziamentonoturno: crise econômica. Ninguém sai de casasimplesmente porque não existe dinheiro para gastar.Restaurantes e lanchonetes lá fecham às 23h,impreterivelmente, e os gatos pingados são postos parafora. A Europa está em crise e aqui não temos muitanoção deste fato. A população da Lituânia por exemplosofreu um exôdo de 750 mil pessoas em 10 anos.Foram buscar empregos em outros países. Desfalquesignificativo para um país com população inferior a 4milhões de pessoas.

Engana-se quem pensa que estamos imunes aisso. No Brasil as últimas notícias econômicas sãoalarmantes.

O descompasso entre o ritmo de produção dasfábricas e as vendas do varejo provocou um aumentodos estoques em setores importantes. Com o encalhecrescente, várias indústrias decretaram férias coletivasou cortaram hora extra. O comércio reduziu pedidos efaz promoções nas quais na compra de um item, osegundo é de graça.

Sinais de fumaça.Em 1929 aconteceu a mesma coisa. Quando a roda

da economia inverte o sentido, o resultado écatastrófico.

O crescimento menor do PIB, o aumento das taxasde juros e o câmbio atual são fatores que provocam afuga de consumidores e a desaceleração da economia.O que segura a onda são alguns setores onde aintervenção do governo é forte, como a construção civil.

Toda marola pode se transformar numa onda fortee quando você vê com os próprios olhos os efeitosdesta onda, a preocupação é inevitável.

E aí os sinais de fumaça são mais alarmantes.Onde há fumaça...

comunica o seufalecimento

ocorrido dia 14/07. Convida para

a Missa de 7° dia,a ser celebrada

nesta quarta-feira,dia 20/07 ás 19h

na Igreja MatrizSão Sebastião.

A Família de

RICARDO ALOISE

Page 3: Jornal do Sudoeste

São Sebastião do Paraíso-MG e Região20 de Julho de 2011

página 3Jornal do Sudoeste

Por Ralph Diniz

Depois de pouco mais deum mês acompanhando a se-leção brasileira sub-20 de bas-quete no leste europeu, o se-cretário de Esporte, Lazer, Cul-tura e Turismo, MarianoBícego, volta ao trabalho àfrente das secretarias esclare-cendo reivindicações feitas porpopulares ao Jornal do Sudo-este sobre a escassez de op-ções de lazer em Paraíso. Emmatéria publicada no início domês de julho, músicos, jovens,adultos e idosos declararam ànossa reportagem que “a atro-fia” sofrida pelo lazer e pelacultura do município os obrigaa procurar ocupação nas cida-des vizinhas.

PARAISENSES SÃOCONTRA A LEI DO

SILÊNCIO E QUEREMMAIS OPÇÕES DE LAZER

Uma das maiores causado-ras da insatisfação geral é a leique controla o barulho na ci-dade. Mariano declara que a leido silêncio em São Sebastiãodo Paraíso é muito pesada eque ela inibe o trabalho dosmúsicos e o surgimento denovas bandas. Ele propõe quese encontre um “meio termo”entre a lei e a necessidade dosmúsicos, donos de estabeleci-mentos comerciais e popula-ção. “Acho que precisa conti-nuar a discussão em torno des-sa lei. A gente entende oposicionamento do MinistérioPúblico no sentido de coibirexcessos, mas também deve sepreservar a identidade culturalda cidade. Essa lei tem preju-dicado alguns eventos aqui,principalmente nos bares. A faladessas pessoas e o teor damatéria publicada pelo jornalsão muito importantes, poismantêm o assunto em pauta”.

No que diz respeito às rei-vindicações sobre a falta deopções e lazer, o secretário es-clarece que o município faztudo o que pode para preencheressa lacuna desde o início daprimeira gestão da atual admi-nistração, porém, ele afirmaque somente a prefeitura nãopode se responsabilizar pelarealização de todas as progra-mações. “Os grandes shows,por exemplo, não é o municí-pio que traz. Isso cabe ao em-presário. Nós só trazemos emdatas especiais, como no ani-versário da cidade. Estamospreparando uma série de even-tos para marcar os 190 anos

Temperaturas acima damédia fazem com que

consumidores já começama procurar por peças da

próxima estação

Por Ralph Diniz

A falta de frio intenso du-rante a maior parte do mêsde julho está frustrando lojis-tas de São Sebastião do Pa-raíso. O clima ensolarado ecom temperaturas amenas fazcom que os consumidoresdeixem de lado os casacos,blusas e cobertores mais pe-sados para decidam por pro-dutos de meia-estação e fazcom que os comerciantescoloquem suas mercadoriasem liquidação. Desde a pri-meira semana deste mês épossível ver anúncios de des-contos de até 50% no comér-cio paraisense.

Em 2011, as promoçõescomeçaram um pouco maiscedo do que em outros anos,pois tradicionalmente se ini-ciam no final de julho e iní-cio de agosto. Para represen-tantes do setor, o adianta-mento está relacionado aduas questões. Primeiro, àurgência de liquidar os esto-ques, difíceis de vender comas temperaturas acima damédia para essa época doano. Segundo, à necessida-de de impulsionar as vendasem uma época morna devi-do às férias escolares.

Gerente da “Bazaar Fa-shion”, Tatiane de Pádua Sil-vestre, conta que clientes de

sua loja preferem levar rou-pas de meia-estação ao in-vés dos casacos típicos deinverno. Ela afirma tambémque muitos reclamam das al-tas temperaturas e que já es-tão à procura de modelos dacoleção primavera/verão.Resultado disso é a quedanos preços das vestes defrio. “Muitos clientes apro-veitam nossas promoçõespara comprar roupas parao próximo inverno”, decla-ra. A comerciante esperaque o frio dê o ar da graçanas próximas semanas, to-davia garante que já estápreparando as novidades dapróxima estação.

Elexsandra Pimenta daSilveira Bento, gerente da loja“Duarte Enxovais”, tambémaponta as temperaturas eleva-das como a maior culpada pelaqueda na venda de edredons ecobertores. Ela afirma que ospoucos dias de frio que atingi-ram São Sebastião do Paraísono final do mês passado (ostermômetros chegaram a mar-car 1°C em uma madrugada)empolgaram os clientes da loja,porém, a onda de calor que to-mou conta da região em segui-da fez com que estes optassempor peças mais leves. “As pes-soas estão optando por peçasque chamamos de cobre-leito,que podem ser usadas tambémno verão”. Assim como TatianeSilvestre, Elexsandra torcepara que o frio intenso volte,porém, não acredita que have-rá grandes mudanças na tem-peratura. Por isso, anuncia que

a loja reduziu os preços e au-mentos os prazo de pagamen-to de todas as mercadorias.

Para Rafaela Adriana Pinto,gerente da loja de confecções“RonJon”, além do climaatípico, a falta de atrativos epromoções conjuntas entre to-das as lojas faz com que muitaspessoas deixem prestigiar o co-mércio de Paraíso para com-prar em outras cidades. Ela de-clara que as vendas estão razo-áveis e que espera por mais friono mês de agosto, todavia, senão houver eventos que cha-mem a atenção do consumidorparaisense, não haverá invernoque reverta essa situação. “AAcissp poderia promover even-tos aqui na praça da matriz du-rante todo o sábado. Esse tipode coisa movimenta a cidade esua economia”.

Procurado pela nossa repor-tagem para dar esclarecimentossobre a reivindicação da geren-

te, o superintendente daAssisp – Associação Comer-cial, Industrial, Agropecuáriae de Serviços de São Sebas-tião do Paraíso -, JamesWarley Pereira Ribeiro, expli-ca que a associação incentivaos comerciantes e propõe di-versas campanhas comemo-rativas durante todo o ano,porém, ele afirma que os co-merciantes da cidade não sãounidos. “Infelizmente nósnem sempre contamos comuma boa adesão. A campanhado Dia das Mães, por exem-plo, poderia ter acontecido,mas poucos empresários qui-seram participar. Se tivermos

muitos empresários, a genteconsegue realizar uma grandecampanha”.

O superintendente tambémpede para que os comercian-tes de Paraíso estejam maispróximos da Acissp. “Os em-presários precisam entenderque seus concorrentes não sãoos donos das lojas vizinhas, esim aqueles que estão nas ci-dades próximas, tais comoFranca, Passos e Ribeirão Pre-to. Dessa forma eles vão co-meçar a enxergar a necessi-dade de se fazer uma parceriaentre si. Só assim poderemosobter melhores resultados paraa nossa comunidade. Algunsempresários exploram poucoo serviço que nós da associa-ção temos para oferecer”.Além de dar suporte e proporidéias e parcerias, a Acissptambém oferece cursos decapacitação para o comerci-ante e seus empregados.

de Paraíso”. Todavia, afirmaque o município está de portasabertas para formar parceriascom a iniciativa privada para arealização de eventos.

VALORIZAÇÃO DOESPORTE E DA CULTURA

Mariano Bícego ressaltaque os esportes também devemser encarados pela populaçãocomo formas de lazer. “Desdea inauguração da arena, maisde cinquenta mil pessoas já as-sistiram ao menos um jogoaqui. O esporte é um lazer dequalidade, pois já sediamosgrandes eventos nesse perío-do. Não privilegiamos apenasum segmento da sociedade,aqui você vê famílias inteirasfrequentando a arena com sor-riso no rosto”.

Para o secretário, outrasopções de lazer oferecidas pelomunicípio, como as apresen-tações teatrais, não recebem dapopulação a atenção esperada.Ele nos conta um fato ocorri-do no ano de 2009 para dizerque muitos daqueles que co-bram mais ações culturais porparte da prefeitura nãoprestigiam os eventos promo-vidos. “Naquele ano nóstrouxemos trinta e duas peçasteatrais para Paraíso. Vierampara cá grandes artistas comoFrancisco Cuoco, BethGoulart... No final do ano, umarevista entrevistou uma mode-lo e lhe perguntou o que falta-va em Paraíso. Ela respondeuque faltava teatro. Como tinhasido minha aluna, telefonei paraa garota e lhe perguntei se elatinha ido a alguma peça. Ela medisse que não”. O secretárioexplica que a ausência do pú-blico dificulta a vinda de maisespetáculos na cidade. Segun-do dados da secretaria, dezpeças teatrais já foram ao pú-blico paraisense nesse ano,além disso, mais três estão con-firmadas para o mês de agos-to. No dia 6, se apresenta emParaíso a comédia “Antes só,do que mal casado”. No diaseguinte a programação serávoltada para o público infantil,com a peça “Comando da Ale-gria” e nos dias 27 e 28 artis-tas locais encenam “Meia dú-zia é sete”. Todas as apresen-tações acontecerão no TeatroMunicipal Sebastião Furlan.

Ainda falando sobre o tea-tro, a secretaria, em parceriacom um grupo de atores dacidade, está produzindo umapeça que contará a história daera do rádio em Paraíso.

A BANDA MUNICIPALSegundo a secretaria, a si-

tuação da banda municipal,outro assunto recentemente le-vantado pelo “JS”, já está re-solvida. Além da aquisição denovos bancos e da confecçãodos uniformes, o municípiocontratou nos últimos dias omaestro que assumirá a regên-cia do grupo em breve.CARNAVAL E CONGADA

Após o fiasco do últimodesfile e da não prestação de

contas de duas escolas de sam-ba da cidade, Mariano Bícegodiz que se preocupa com futu-ro do carnaval paraisense.Questionado sobre uma possí-vel a mudança na forma de sefazer a festa na cidade, o se-cretário é enfático ao afirmar.“Se você fala em fechar umapraça e botar uma banda pratocar, eu digo não. Já tivemosuma experiência aqui e foi ne-gativa. É uma temeridade fa-zer isso”. Bícego alega preo-

cupação com o alto índice deviolência.

No que diz à Congada, fes-ta mais tradicional da cidade,ele confirma que as apresenta-ções, contrariando alguns mo-radores da região central, con-tinuarão acontecendo na ruaPimenta de Pádua.

IDA À EUROPAComo já informado nesta

reportagem, Mariano Bícegovoltou à Secretaria de Espor-tes, Lazer, Cultura e Turismo,

após um mês em solo europeu.Em sua viagem, o secretárioteve a oportunidade de conhe-cer os mais belos cartões pos-tais do berço da civilização oci-dental. Em sua bagagem, Ma-riano declara que trouxe apren-dizado e experiência no que serefere à gestão de espaço pú-blico e esportes e que suasideias serão apresentadas napróxima reunião dos secretári-os municipais e usadas a favordo município.

Secretário fala sobre reivindicaçõesquanto à falta de lazer em Paraíso

Inverno com cara de verão obrigacomércio a antecipar liquidações

A gerente Rafaela Pinto declaraque faltam eventos que

estimulem o comércio local

Page 4: Jornal do Sudoeste

São Sebastião do Paraíso-MG e Região20 de Julho de 2011

página 4 Jornal do Sudoeste

Carlos A. Kley, Consultor Empresarial — Áudio no site: [email protected] — www.consultoriakley.com.br

2) Continuando com o ques-tionamento que devo fazer,aproveito a oportunidade paraindicar o SEBRAE como umexcelente parceiro do empreen-dedor, visto que, além dos tópi-cos já citados, existem váriasetapas que são necessárias,como por exemplo: UM PLA-NO DE NEGÓCIO. 3) Seráque tenho dinheiro suficientepara enfrentar todas as despe-sas decorrentes de uma empre-sa que se inicia?. Essa é umaarmadilha cruel, onde muitosfuturos empreendedores caem.Despesas que não estavam pre-vistas, ou pior ainda, aquele re-torno financeiro que ele espe-rava... Não aconteceu. Devidoao otimismo, muitas vezes exa-gerado, achamos que logo nosprimeiros meses ganharemosdinheiro suficiente para pagartodas as contas, e ainda sobrar“algum”. Ledo engano. Não é oque acontece, na maioria dasvezes. Procure ajuda de alguémque entenda de finanças, talvezum Contador, ou melhor ainda,alguém que esteja no ramo, epeça informações. PergunteTUDO que for preciso. Pequepor excesso, e não por falta.Gostaria de frisar que apenascitei “alguns” pontos a serem,criteriosamente, analisados.Muitos outros serão necessári-os, porém, eu precisaria não deum livro, mas de vários livrospara descrever a diversidade,quase infinita, de atividades exis-tentes. Observe que ao registrarsuas metas no item COMO FA-ZER, você terá um “NORTE” aseguir, e caso as coisas não es-tejam de acordo com suas ne-cessidades, você poderá sem-pre “rastrear”; voltar a trás, re-

SUCESSO OUFRACASSO?

ver o que não deu certo e reto-mar sua caminhada após as de-vidas correções. Você deveráainda, dentro de cada item noCOMO FAZER, subdividir to-das as etapas do processo emquestão para facilitar sua exe-cução, exemplo, COMO FA-ZER: a) Procurar informaçõessobre como montar uma em-presa, b) procurar o SEBRAEde sua região. E assim, suces-sivamente. Registrando tudoque achar importante. Lembre-se NÃO CONFIE NA MEMÓ-RIA... ESCREVA! Reitero nes-se momento, a importância demontar um Plano de Negócio.Mencionamos ainda a pouco apalavra “processo”. O que elasignifica?. PROCESSO é o atode transformar alguma coisa,em outra. Exemplo: a dona decasa pretende fazer uma feijoa-da. A feijoada, em si, é o resul-tado do processo. O resultadoda transformação do feijão, dostemperos, das carnes e etc,num delicioso prato de nossaculinária, é considerado um pro-cesso. Outro exemplo: a fabri-cação de uma garrafa de plásti-co. O industrial transforma amatéria prima que recebe(insumo) em uma garrafa. Naprestação de serviços, por exem-plo, a loja que conserta eletro-doméstico, também está reali-zando um processo. Transfor-ma o aparelho danificado, emnova vida útil, e assim sucessi-vamente. Os processos são uti-lizados tanto na indústria e co-mércio, quanto para a prestaçãode serviços. Na verdade, tudoque fazemos em nossas vidas,quer profissional, particular ouafetiva, é composto de proces-sos (etapas). (continua)

“Não existe nenhuma coisa séria que não possa ser ditacom um sorriso”. Alejandro Casona, dramaturgo espanhol.

Parte 4

Coluna Mauro FerreiraDR. MAURO ALVES FERREIRASÃO SEBASTIÃO DO PARAISOE-MAIL [email protected]

PARAISONETA VERDADEIRA INTERNET – SÓ PARAISONET PODE

OFERECER CONEXÃO COM SEGURANÇA TOTAL

LIGUE - 3531-6200 E PRONTO

Conheça cinco atitudesque ajudam na digestão

Acabe com a sensação de mal-estar e estômago pesado apósas refeições. Alguns hábitos simples durante as refeições, elogo depois delas, são indispensáveis para que o corpo façauma boa digestão. Confira como cinco atitudes que,incorporadas a sua rotina, podem facilitar a absorção dosnutrientes dos alimentos pelo organismo e prevenir incômodos,mal-estar e aquela sensação de estômago muito cheio.

1 - MASTIGUE BEMComa devagar, mastigue bastante os alimentos e tire o máximode prazer da sua refeição. Por causa da correria da vidamoderna, muitas vezes engolimos a comida sem mastigar,dificultando a digestão e absorção dos nutrientes dos alimentos.O resultado dessa agitação são gases em excesso e abdômeninchado. Fora que seu corpo acabará gastando mais energiapara fazer a digestão e você fatalmente ficará com mais sonoe cansaço após as refeições.

2 - COMA EM PAZA hora da refeição deve ser a mais tranquila possível. Evitediscussões, brigas e levar o trabalho para a mesa.“Preocupações podem tornar qualquer prato indigesto, até omais saudável, pois o estado emocional afeta as secreçõesgástricas indispensáveis e não são apenas os aborrecimentosque atrapalham a digestão. Uma forte emoção boa tem o mesmoefeito.

3 - NÃO BEBA DURANTE AS REFEIÇÕESOs líquidos deixam o estômago em dez minutos, levando comeles os sucos digestivos. A situação piora se a bebida forquente, pois o calor irá enfraquecer os tecidos do estômago.Outra desvantagem é que a saliva possui enzimas que atuamna quebra molecular dos alimentos, e os líquidos atrapalhamesse processo. Ao se misturarem à saliva eles a deixam “frágil”.Isso significa que o estômago terá mais trabalho e o organismogastará mais energia para digerir os alimentos.

4 - TOME CHÁ DEPOIS DA REFEIÇÃOAcabou de comer? Um chá é uma ótima pedida para finalizar.ele ajuda a livrar da sensação de inchaço logo depois da refeição.Quente, a bebida ajuda a dissolver as gorduras e diminui aformação de gases intestinais.

5 - EVITE ESFORÇO FÍSICO E RELAXAMENTOAo sair da mesa, descanse um pouquinho, mas não durma.Logo após as refeições é bom evitar atividades físicas intensase, no outro extremo, dormir. O sono depois de comer fazcom que o metabolismo do corpo diminua. Os exercíciosfísicos também são ruins porque reduzem a quantidade desangue disponível para digerir os alimentos. Das duas formas,a comida fica mais tempo retida no organismo, que produztoxinas geradoras do mal-estar.

FOTOS: Nelson P. Duarte

O advogado Alexandre MagnoGuerreiro da Silva, 30, viajavapela rodovia BR 491 sentidoSão Sebastião do Paraíso – SãoPaulo, via Mococa, na manhãde domingo, 17/07. Dirigia acaminhonete Ranger placasDWQ 6146 de São Paulo, onderesidia. A aproximadamente umquilômetro depois de passarpelo trevo de acesso a Itamogi,ele se envolveu em acidente.Perdeu o controle direcional,colidindo em carreta canavieiraconduzida pelo cavalo mecâni-co placas TAJ 5065 de Boracéia

Advogado paulista morre em acidente na BR 491

SP, e teve morte instantânea.O advogado saiu de viagem

por volta de 07h15 de São Se-bastião do Paraíso, onde haviavisitado familiares. O acidenteocorreu em torno de 07h40. Acaminhonete bateu no bi-trem,e o impacto foi tão forte quearrebentou o eixo arrancandoa roda da carreta que eradirigida por Adriano Franco deMagalhães, 36. Uma equipe doCorpo de Bombeiros de SãoSebastião do Paraíso e umaperita da Polícia Civil atende-ram à ocorrência.

Segundo um blog onde foipostada a informação do aci-dente, Alex, como era chama-do, trabalhava com futebol,esporte pelo qual “era apaixo-nado”. Morou por quatro anosem Sydney, Austrália, de ondeteria voltado em março desteano. Foi sepultado no Cemité-rio Parque da Cantareira, emSão Paulo.

A Polícia Militar, a Rodo-viária e Corpo de Bombeirostêm registrado nos últimos diasuma série de acidentes detrânsito nas principais rodovi-as que cortam o município deSão Sebastião do Paraíso. Asvárias ocorrências vêm se su-cedendo desde a manhã desábado,16, e no domingo,17,resultou em uma vítima fatal.Outros casos foram registra-dos no começo da semana en-volvendo colisões, capotamen-to e atropelamento de animal.

Na manhã de domingo foiregistrada uma saída de pistana rodovia L 836 que liga osmunicípios de Paraíso e SãoTomás de Aquino. O caso te-ria ocorrido ainda por volta das22h do sábado,16/07, mas aocorrência só foi registrada nodia seguinte. Embora o veícu-lo envolvido tivesse caído emum barranco às margens darodovia, não houve registro devítima.

Outro acidente foi registra-do no começo da noite de do-mingo, na Avenida WenceslauBraz. Segundo informações daPolícia Militar, Diego Mar-ques Martins condutor de umFiat Uno, alegou que estavatransitando pela avenida sen-tido Lagoinha - Mocoquinha.Ao fazer uma conversão eleteve seu veículo abalroado poruma moto que transitava na di-reção contrária.

Uma testemunha confir-mou a versão de que o carroconvergia para adentrar aopátio da Igreja Matriz de Nos-sa Senhora do Sion quandohouve a colisão. Com a bati-da Alessandro Cardoso dosAnjos, que dirigia a moto so-freu fratura exposta do mem-bro inferior direito e escoria-ções na face, além de traumano crânio. Ele foi socorrido poruma unidade de resgate doCorpo de Bombeiros e enca-minhado para a Santa Casa deMisericórdia.

Alessandro estava com acarteira de habilitação vencidae o documento foi recolhido.

Os policiais lavraram auto deinfração de trânsito e aciona-ram a perita Helen CristineFernandes que tomou as pro-vidências de praxe e liberou olocal do acidente. A moto foiremovida para o pátio creden-ciado da Polícia para libera-ção da avenida e por não ha-ver condição de devolvê-la aoproprietário.

Na tarde de segunda-fei-ra, 18, por volta das 13h no km644 da rodovia BR 265,Valdete Aparecida de Olivei-ra trafegava sentido Paraísodivisa de São Paulo quandoperdeu o controle direcional esaiu da pista de rolamento. Elateria batido em um barranconas margens da rodovia e ca-potou o veículo proximidadesdo local conhecido como “cur-va da pedra”. A motorista e apassageira Claudia Silva so-freram ferimentos leves, sen-do conduzidas pelo resgatesdo Corpo de Bombeiros até oPronto Socorro, onde recebe-ram atendimento e foram li-beradas.

No veículo Gol placa DSG5301 de São Paulo, viajavamduas crianças filhas de Valdeteque nada sofreram. O veículovinha de Itaúna (MG) comdestino a Sertãozinho (SP).

Pouco mais cedo, por vol-ta das 12h10 na mesma rodo-via BR 265 uma carreta que-brou o eixo e saiu da pista, masninguém ficou ferido. A polí-cia alerta aos motoristas queestejam atentos, tenha caute-la e pratiquem direção defen-siva para evitar acidentes.Entre as recomendações bá-sicas está a orientação paraque conduza com velocidadereduzida nas curvas e obede-çam as leis de trânsito evitan-do ultrapassagens em locaisproibidos e faixas contínuas.Em função do período de fé-rias foi registrado um signifi-cativo aumento de veículosem transito na região e conse-quentemente nos últimos diasum aumento considerado nasocorrências de acidentes.

Em pleno período de férias,Paraíso registra váriosacidentes de trânsito

Page 5: Jornal do Sudoeste

São Sebastião do Paraíso-MG e Região20 de Julho de 2011

página 5Jornal do Sudoeste

Page 6: Jornal do Sudoeste

São Sebastião do Paraíso-MG e Região20 de Julho de 2011

página 6 Jornal do Sudoeste

SÃO TOMÁS DE AQUINOSÃO TOMÁS DE AQUINOSÃO TOMÁS DE AQUINOSÃO TOMÁS DE AQUINOSÃO TOMÁS DE AQUINOpor Selma Braia

Torneio Leiteiro de São Tomás de Aquino fez parte das festividades de aniversário da cidade

PARTICIPANTES DO5º TORNEIO LEITEIRO

Aquino Mateus da silvaOsvaldo Batista Freiria Junior

Marcos ToninPedro Henrique Campolongo

Auro Adilson PedrosoJoaquim Idelvino Moreira

Renato do Carmo HonórioRenato do Carmo Honório Junior

Vanderlei RibeiroClayton Pedroso GomesLuciano Pedroso Gomes

Donisette Benedito de SouzaJosé Carlos Montans

Osvaldo Ferreira de CarvalhoJosé Carlos Pimenta

Marcos Teófilo de CarvalhoDaniel Donisete de CarvalhoRoneido Teófilo de Carvalho

Mauricio Teófilo RezendeTito Mendes da Silva

Ronaldo Adriano de LimaHumberto Lattaro

O Torneio Leiteiro de São Tomás de Aquino,em sua 5ª edição, fez parte das festividades de ani-versário da cidade. Os organizadores MárcioFaleiros, veterinário da prefeitura e Fausto OrnelasMoreira, engenheiro agrônomo da Emater/São To-más, ressaltam a importância da valorização do lei-te produzido no município a exemplo do que é rea-lizado com o “carro chefe” da economia aquinenseque é o café.

“A cada ano as nossas expectativas são supe-radas com uma maior participação dos produtoreso que resulta na evolução da produção do leite”,disse Márcio. Tanto Márcio como Fausto, afirmamque “o objetivo do torneio é estimular os produto-res, passando novos conhecimentos, novas técni-cas, através dos encontros, das palestras para quepossam focar a produção com qualidade, melhorrendimento e conseqüentemente obter uma maiorremuneração na venda do produtor que ainda éuma tradição do Sul e Sudoeste de Minas”

O Torneio Leiteiro foi realizado nas fazendasdo município com duas ordenhas, 22 participantese o total de 54 animais. Os organizadores do even-to agradecem todas as pessoas que colaborarampara o sucesso da festa.

Convidado especial - Humberto LattaroVaca - Labareda - 47,1 kg

Novilha - Francinha - 26,3 kg

Classificação do 5º Torneio Leiteiro

1º Lugar Vaca Cruzada - Floresta55,3 kg

Renato do Carmo Honório Junior

2º Lugar Vaca Cruzada - Emília52,7 kg

Renato do Carmo Honório Junior

3º Lugar Vaca Cruzada - Negrinha49,6 kg

Mauricio Teófilo Rezende

1º Lugar Vaca Mestiça - Paloma40,8 kg

Renato do Carmo Honório

2º Lugar Vaca Mestiça - Morena38,2 kg

Pedro Henrique Capolongo

1º Lugar Novilha Cruzada Cobiça31,9 kg

Clayton Pedroso Gomes

2º Lugar Novilha Cruzada - Beleza29,7

Clayton Antonio Gomes

1º Lugar Novilha mestiçaRainha - 20,5 kg

2º Lugar Novilha mestiçaFazenda - 19,0 kg

Ronaldo Adriano de Lima

Premio qualidade deLeite para o produtor

Aquino Mateus da Silva

Maiza - Coonai, entregandoo prêmio Rotativo para

Renato do Carmo Honório Júnior

Palestrantes do Evento

Fábio Pacheco - Lagoa da SerraTema: Avaliação de tourospara inseminação artificial

Marcelo Rodrigues Martins- Emater - MG

Tema: Produção de Leite a pasto

Organizadores e executores do 5º Torneio Leiteiro - Márcio Henrique FaleirosLopes, veterinário da Prefeitura de São Tomás de Aquino e Fausto Ornelas

Moreira - engenheiro agrônomo do escritório da Emater de São Tomás de Aquino

Palestra para mulher aquinense dentro da programação do Torneio LeiteiroTema: Desafio de ser mulher no mundo atual - Palestrante: Eliana Rita Borges Guiraldelli

Colaboradoras do evento:Elaine e Rose Convidados da Palestra Palestrante Eliana Rita Borges Guiraldelli Momento de Confraternização

Page 7: Jornal do Sudoeste

São Sebastião do Paraíso-MG e Região20 de Julho de 2011

página 7Jornal do Sudoeste

A mais importante compe-tição do Sul e Sudoeste Minei-ro para atletas com até 17anos,, o JOJU 2011 foi realiza-do semana passada, entre osdias 11/07 a 16/07 em Poçosde Caldas.

Centenas de atletas jogaramem busca do título, mas pou-cos conseguiram chegar aoobjetivo. Foi o caso do basquetemasculino de São Sebastião doParaíso, que jogou contra asmelhores equipes do Sul e Su-doeste de Minas e conquistouo terceiro lugar da competição.

A campanha de Paraíso foicomposta de cinco partidas,três classificatórias, semifinale disputa de terceiro lugar. Oprimeiro jogo foi na terça-fei-ra, contra a equipe de TrêsCorações, onde Paraíso venceupelo placar de 72 a 55. A se-gunda partida, na terça-feira,foi contra São Lourenço, o jogomais emocionante da campa-nha paraisense. Foi disputadoponto a ponto até o fim, termi-nando empatado em 55 a 55,ao final do segundo tempo, oque levou o jogo para a pror-rogação. Na prorrogação aequipe de São Lourenço abriuvantagem e fechou a partidaem 68 a 60.

Com o resultado, Paraísoprecisava da vitória contra Itaúde Minas, no jogo de quinta-feira, para classificação nassemifinais. E foi o que aconte-ceu, Paraíso venceu Itaú deMinas pelo placar de 72 a 41.A semifinal foi contra Varginha,considerada a equipe mais for-te da competição, superandoParaíso e vencendo a partidacom o placar: Paraíso 41 x 72Varginha.

Paraíso disputou o terceirolugar contra Três Pontas, equi-pe que está em fase crescendono basquete regional, chegan-do à fase estadual dos JogosEscolares. Em partida acirradaa equipe de Paraíso conseguiua vitória sobre os adversáriospor 74 a 68, conquistando oterceiro lugar no JOJU 2011.

HANDEBOLE FUTSAL

Além do basquete masculi-

no, Paraíso teve boas campa-

Basquete paraisensesub 17 é terceiro no JOJU

nhas em outras modalidades.Foi o caso do handebol e futsalmasculino.

O Futsal masculino obteveboa campanha nos três jogosde classificação, vencendoBelo Horizonte por 13 a 4, Ba-ependi por 13 a 3 e sendo su-perado por 5 a 3 pela equipede Perdões. Na semifinal Pa-raíso jogou contra Guaxupé,que venceu os paraisenses por9 a 4. Com o resultado Paraísoenfrentou novamente a equipede Perdões na disputa de ter-ceiro e quarto lugar, terminan-do com placar a favor de Per-dões.

No handebol masculino Pa-raíso obteve a quinta coloca-ção, perdendo o primeiro jogopara Campestre de 30 a 27,ganhando de Guaxupé por 23a 19 no segundo jogo e per-dendo para o campeão da com-petição, Muzambinho, por 28a 17. Com isso o handebolmasculino ficou com a quintacolocação nos jogos.

Com o fim do JOJU asequipes voltam às suas rotinasde jogos nas ligas regionais ecampeonatos estaduais.

RESULTADO

GERAL Pela 14ª vez – nona vez

consecutiva –, o município deVarginha é o campeão dos Jo-

gos da Juventude. A 22ª ediçãodos Jogos da Juventude doSudoeste de Minas Gerais(Joju) em Poços de Caldas, quereuniu cerca de 1.200 atletas,técnicos e dirigentes de 23municípios da região.

Varginha alcançou a maiorpontuação, terminando a com-petição com 125 pontos no to-tal, seguida de Poços de Cal-das (vice-campeão), com 90pontos; São Lourenço terminoucom 62 pontos e São Sebasti-ão do Paraíso na quartacolocação com 50 pontos.

“Os jogos transcorreramdentro de um clima detranquilidade, de normalidade.Mais uma vez, fizemos umacompetição de alto nível, mos-trando a importância do JOJUnão só para revelar talentos noesporte, mas também para pro-mover o congraçamento entreos municípios das regiões Sule Sudoeste de Minas”, disse o

presidente da Associação Es-portiva dos Municípios do Su-doeste de Minas Gerais(Assesmig), professor Marce-lo Campos Machado.

A entidade já começa a pre-parar os Jogos Infantis do Su-doeste de Minas Gerais(Jojuninho), cujas disputas jácomeçam dentro de algumassemanas.

O secretário municipal deEsporte de São Sebastião doParaíso, Mariano Bícego, agra-deceu a participação e o empe-nho dos atletas paraisenses quemais uma vez valorizaram ehonraram o nome do municí-pio. “Desde a natação, passan-do pelo judô e atletismo e che-gando aos esportes de quadra,nossa participação foi muitopositiva, alcançamos uma boacolocação e agora é ir para adisputa da segunda fase doJIMI, esta semana em Passos.”disse Mariano.

Fotos: Diego Evangelista

A equipe de atletismo deSão Sebastião do Paraíso foià cidade de Poços de Cal-das no final de semana, e sur-preendeu novamente comresultados expressivos. Nacolocação geral obteve um4º lugar com as meninas e o5º lugar com os meninos so-mando um total de 9 pontosno ranking geral do Joju. Jáindividualmente o atletaEduardo Fredericci conquis-tou um bronze no arremes-so de peso, José Aldiramconquistou prata nos 3000metros, Maria Vanessa G.Silva conquistou bronze nos1500 metros, Flávia RobertaCastro bronze no salto emdistância, e Camila KarolineP. de Souza conquistou pra-ta nos 3000 metros.

Alguns resultados forammuito importantes Leticia

Atletismo novamentesurpreende nadisputa do Joju

Pereira Barbosa ficou em 4ºlugar nos 800 metros rasos,Cauê Márcio Rodrigues 7ºcolocado nos 100 metros ra-sos, Stefani Luiza P. Marçale Bruno Silva Machado am-bos com a 5ª colocação nos1500 metros todos com ape-nas 14 anos de idade em umacompetição de limite 17 anos.

Para o técnico Betinho“o resultado foi muito impor-tante, devido às condições detreinamento que ainda po-dem melhorar agora para nóssuperarmos as potências re-gionais como Poços de Cal-das, Varginha e Pouso Ale-gre ainda é muito difícil, masdevagar estamos conquis-tando espaço no cenário Sule Sudoeste de Minas Ge-rais”.

(Ascom)

Nesta quarta-feira, tem iní-cio a etapa regional dos Jogosdo Interior de Minas Gerais, oJIMI 2011. A competição acon-tecerá em Passos e as equipesparticipantes são as que con-seguiram índice técnico nasdisputas das MicrorregionaisSul A e Sul B, regional da qualSão Sebastião do Paraíso fazparte.

Paraíso está na competiçãocom suas equipes de basque-te, futsal e handebol masculi-no, que conquistaram suas va-

Paraíso se prepara paraa segunda fase do JIMI

Equipe do Paraíso Futsal defendeSão Sebastião do Paraíso no JIMI 2011

A nova equipe de handebol de Paraísoestá confiante para esta Etapa

Paraíso Basquete busca repetir o feito da Primeira Fase

gas na última etapa dos jogos.O basquete masculino foi cam-peão da 1ª etapa, jogando con-tra Passos e nesta novafase divide a Chave Única comPassos, Itajubá e São Louren-ço. Mesmo com o favoritismo,Paraíso sabe que não será fá-cil. A equipe joga somente nasexta-feira e o jogo será con-tra Passos, as 19h30, no giná-sio da Barrinha.

O futsal e handebol ficaramcom o terceiro lugar na primeiraetapa e têm a chance de me-lhorar seus resultados em bus-ca de classificação para a ter-

ceira fase. As duas equipesapresentam reforços para estafase e esperam superar as ex-pectativas.

O futsal masculino disputaa competição na Chave B, jun-to com Caxambú, Passos ePoços de Caldas. E Paraíso fazsua estreia na quarta-feira, as21h15, jogando contra Passos,no Ginásio da Praça de Espor-tes Barú de Pádua.

O handebol masculino estána Chave C, com São Louren-ço e Cabo Verde. Paraíso nãofez nenhuma partida contra asequipes durante este ano, masespera bons resultados. Aestreia do handebol será ama-nhã, às 15h, no Ginásio da Pra-ça de Esportes Barú de Pádua.O adversário será o perdedordo jogo entre São Lourenço eCabo Verde.

A abertura oficial da etaparegional do JIMI acontece hoje,a partir das 20h, no Ginásio daBarrinha. Todas as notícias dosJogos poderão ser acompanha-das através do Twitter: www.twitter.com/arenaolimpica

(Por Diego Evangelista)

Desde quinta-feira, 14/07,a Arena Olímpica de São Se-bastião do Paraíso recebe ostreinos da Seleção BrasileiraUniversitária de Basquetebol.Seleção esta que é regida pelaparceria entre CBDU, a Con-federação Brasileira de Despor-tos Universitários, e CBB, Con-federação Brasileira de Basque-te, que tem como objetivo ainteração e organização do es-porte no meio universitário.

Toda a preparação da Sele-ção Universitária tem comoobjetivo a Universiade 2011, se-gunda maior competição inter-nacional de desportos univer-sitários, que acontece no pró-ximo mês em Shenzhen, naChina.

Os atletas que compõem aequipe brasileira são Scott Ma-chado, George Chaia, HenriqueMedeiros, Rafael Silva, AndréLuiz Bresolin, Frederico Brito,José Jairo Júnior, Islam Toledo,Isaac Gonçalves, Rodrigo Sil-va, Fabrício Mello, RalfAnsaloni, Lucas Riva (Bêbê) eRafael Stabile.

Dos catorze atletas da sele-ção universitária, quatro estive-ram na Universíade 2009, emBelgrado e defendem mais umavez a Seleção Universitária:André Goes, Islam Toledo,Rodrigo Silva e Rafael Stabile.

Islam e Rodrigo defende-ram a seleção na conquista doPan-Americano Universitáriode Basquete 2010, contra osEstados Unidos, em Salvador(BA). Henrique Medeiros, JairoJúnior e Ralf Ansaloni tambémvestiram a camisa do Brasil noPan de Basquete e vão refor-çar o time na Universíade 2011.

Rafael Stabile que já atuoupor várias equipes, brasileirase no exterior, é um atleta jáconhecido em Paraíso, poisdesde início do ano o atleta jogapelo time da cidade, o ParaísoBasquete.

Lucas Riva, o Bebê, atua naEspanha há alguns anos e foi arevelação da Seleção BrasileiraSub-19 no último Mundial naLetônia. Bebê é outra figura co-nhecida, pois já esteve em Pa-raíso atuando pela Seleção sub-18 no ano de 2010, com a Se-leção sub-19 em 2011 e agorana Seleção Universitária.

À frente da Seleção está otécnico Walter Roese, que as-sim como Bebê, esteve em Pa-raíso no ano passado, com aSeleção sub-18. Já experienteem esportes universitários, es-tará pela terceira vez à frenteda Seleção Universitária naUniversiade.

Roese, que é auxiliar técni-co da Universidade do Hawaiie já passou por várias faculda-des norte-americanas, lamentaa dificuldade de liberação dosatletas junto aos clubes e dospoucos jovens atletas vincula-dos a uma instituição de ensi-no superior.

“A Universiade é o segun-do principal torneio internaci-onal. Mas muitos clubes aindanão entendem isso e nossosatletas, quando começam a jo-gar profissionalmente, tambémacabam abrindo mão da facul-dade. E disputar a Universíadeé uma ótima oportunidade paraestes atletas vivenciarem umacompetição de altíssimo nívele para garimpar destaques paraa seleção principal”, completaRoese que conta com o apoiode Christiano Pereira e Rogé-rio Matos como seus auxilia-res em Shenzhen.

A Seleção Brasileira Univer-sitária fica em São Sebastião doParaíso durante dez dias, ondefarão seus últimos treinos an-tes do embarque para o torneioTop Four Nation, que acontecede 26 a 30 de julho, no México,e de 31 de julho a 04 de agosto,na Alemanha. Da Alemanha, aSeleção embarca para Shenz-hen, na China, onde aconteceráa Universiade 2011, no períodode 12 a 23 de agosto.

Restam apenas algumas se-manas para a abertura da 26°Universiade de Verão, e a dele-gação brasileira será a maior dopaís em uma edição da Univer-siade. Serão mais de 320 pes-soas, entre técnicos, atletas,árbitros e dirigentes.

O Brasil está na Chave A,acompanhado por China, Ale-manha, Romênia, RepúblicaTcheca e Emirados Arábes. Aestreia será no dia 13 de agos-to, as 20h30 (horário de Pe-quim), contra a seleção daRomênia, no Ginásio do Cen-tro Esportivo Pingshan.

Paraíso recebeSeleção Brasileira

Universitáriade Basquete

Dr. Joel Cintra BorgesMédico-veterinário - CRMV-MG 0343

Exames de brucelose e tuberculose, toques,partos, vacinações, clínica e cirurgia.

CONSULTÓRIO: Rua da Bahia, 19 - Jardim IndependênciaFONES: 3531-4549 e 9975-4549

SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO - MG

CÃES E GATOS: ATENDIMENTO A DOMICÍLIO.

Page 8: Jornal do Sudoeste

São Sebastião do Paraíso-MG e Região20 de Julho de 2011

página 8 Jornal do Sudoeste

Vandeir Naves

Ana Carolina Bonacini

O presidente do SistemaFecomércio (SESC/Senac esindicatos), e do Sebrae-MG,Lázaro Luiz Gonzaga, visitouas obras de construção doComplexo SESC/Laces, emSão Sebastião do Paraíso, nasegunda-feira (18/7), acompa-nhado do secretário de Trans-portes e Obras Públicas deMinas Gerais, Carlos Melles,deputado estadual AntônioCarlos Arantes, prefeitoMauro Zanin, lideranças polí-ticas da região e membros doempresariado local. Na áreado complexo SESC, Gonzagaanunciou a possibilidade dainstalação de uma faculdadedo Senac em Paraíso.

Antes de seguir para asobras do SESC (Serviço So-cial do Comércio), LázaroLuiz Gonzaga foi recepcio-nado no gabinete do prefeitoZanin, onde conheceu o pro-jeto de construção do comple-xo, em Paraíso. “O Sistema Stem um papel importante nomomento de Minas Gerais edo Brasil” analisa Gonzaga.

O Sistema S (SESC –SENAI, SENAC, SEBRAE,SESI) é formado por organi-zações criadas pelos setoresprodutivos (indústria, comér-cio, agricultura, transportes ecooperativas) com o objetivode qualificar e promover obem-estar social de seus tra-balhadores.

A união e o planejamentode lideranças empresariais epolíticas do município foramconsiderados fundamentaispara o progresso das obras,disse o presidente.

Os prefeitos José GeraldoMartins, de Delfinópolis - etambém presidente da AMEG

Presidente do Sebrae MGvisita obras do SESC em Paraíso

Gonzaga anuncia a possibilidade de instalação de uma Faculdade do Senac Minas no município

(Associação dos Municípiosdo Médio Rio Grande) -, JoãoArantes, de Jacuí, EverilsonCleber Leite, prefeito dePratápolis, Antônio Robertoda Costa, de Arceburgo, Ja-noário Arantes, de Itamogi, eMaria Helena Abrão, prefeitade São Tomás de Aquino, par-ticiparam da visita.

Lázaro admite ter bons pla-nos para o SESC de Paraíso,já que uma arquitetura atuali-zada marcará “uma nova erapara o Sistema”. “Inclusivenossos novos programas deesportes. Pretendemos dar iní-cio aqui” anuncia.

De acordo com o prefeitoMauro Zanin, a visita do pre-sidente do Fecomércio traznão só a continuidade do pro-jeto de um dos braços do Sis-tema S, como também cursosdo Senac (Serviço Nacionalde Aprendizagem Comercial).

Segundo o presidente, embreve ele voltará a Paraísocom o arquiteto Gustavo Penapara fazer o replanejamentode algumas instalações. “Osrecursos para fazê-la nós te-mos. Tomando essas provi-dências, começaremos imedi-atamente”. Uma delas é aavaliação para a colocação deum heliponto.

O secretário Carlos Mellesagradeceu à família Brandãopela concessão da área paraa construção do SESC, e res-saltou a unidade regional po-sitiva entre prefeitos, vereado-res com a liderança de Gon-zaga. “O importante é estar-mos juntos. Politicamente, ide-ologicamente, que a gente vaiconquistar boas obras paraParaíso e região” espera osecretário.

Para Antônio Carlos Aran-tes, Paraíso e região serão

uma antes e outras depois dainstalação de uma unidade doSESC. “Ele mandou técnicosna Disney e quer implantaraqui também um modelo paraque possa ter essa parte paraParaíso e região. A vinda deleaqui está sendo de extremaimportância e a região vai ga-nhar demais com isso, princi-palmente Paraíso” diz o depu-tado sobre a ampliação daárea de entretenimento.

“E além disso, vai ter aquitambém a parte de saúde, hos-pital de média complexidade,creches, escola, área esporti-va. É um projeto fantástico.Pouquíssimos lugares no Bra-sil têm a oportunidade que nósestamos tendo aqui”, comple-menta.

O complexo SESC/Laces(Liceu de Artes, Cultura, Es-porte e Saúde) de São Sebas-tião do Paraíso, anunciado nofinal da gestão da entãoprefeita Marilda Melles, em2003, está sendo erguido emuma área de 150 mil m², cominvestimento total previstopara R$120 milhões do SESCMinas. A primeira etapa daobra, já concluída, exigiu in-vestimentos de R$22 milhões.

Depois de visitar as obrasdo SESC, a comitiva seguiupara visita à Acissp (Associ-ação Comercial IndustrialAgropecuária e de Serviçosde São Sebastião do Paraíso)e à Cooparaíso (CooperativaRegional dos Cafeicultores).

FACULDADE DOSENAC MINASEM PARAÍSO

O diretor do SEBRAE-MG anunciou que Paraíso po-derá ter uma Faculdade doSenac Minas no município.

“Isso nós estamos fazendoonde nós temos uma unidadedo SESC. A gente agrega oSenac, ou vice-versa, no sen-tido de ter as duas entidadesque são nossos braços soci-ais. E onde tem uma há ne-cessidade de ter outra” expli-ca Lázaro.

Para Melles, a melhor no-tícia foi possibilidade de im-plantação de uma faculdadeem Paraíso. “Aqui, hoje, eudiria o seguinte: ter essa área

aqui é formidável. Ter a fa-culdade aqui foi a melhor no-tícia. Nosso enfraquecimentoé não ter ensino superior aquiem Paraíso e na região”.

Conforme explica Arantes,o diretor quer trazer o Senacjunto com o SESC, e cursossuperiores com a Faculdadedo Senac Minas.

“Só notícia boa com a vi-sita do presidente aqui” come-mora Zanin.

Os cursos da FaculdadeSenac Minas aliam a práticae a teoria em sintonia com asnecessidades e tendências nomercado de trabalho.

A infraestrutura é outro di-ferencial que dá suporte ne-cessário para uma boa forma-ção acadêmica. A FaculdadeSenac Minas iniciou suas ati-vidades em 2004 e desempe-nha um papel educacional im-portante em Minas Gerais.

A Associação Comercial,Industrial, Agropecuária e deServiços de São Sebastião doParaíso (ACISSP), recebeuvisita, sábado, 16/07, do con-sultor da Câmara Brasileira deMediação e Arbitragem Em-presarial (CBMAE), EduardoVieira, de Brasília-DF, órgãoligado à Confederação dasAssociações Comerciais eEmpresariais do Brasil (CACB).

Na ocasião foi ministradocurso de reciclagem para osprofissionais que atuam naCâmara de Conciliação, Me-diação e Arbitragem de SãoSebastião do Paraíso (CA-MAS SP/ACISSP), em con-tinuidade ao seu processo defortalecimento para oferecerà comunidade mais celeridade

e economia na solução de seusconflitos.

Segundo o presidente daACISSP, Ailton Sillos, “o trei-namento foi relevante e capa-citou, ainda mais, os árbitrosjá credenciados”. Disse ain-da que “a arbitragem no seumodelo atual é amplamentereconhecida e utilizada em ní-vel internacional, estando ago-ra sendo cada vez mais im-plantada e difundida no Bra-sil, com imprescindível apoioda CBMAE, OAB Federal,Conselho Nacional de Justiçae CAMINAS. Nossa experi-ência nesse assunto já podeser considerada consolidadanestes nossos sete anos devida, com grande adesão dosnossos empresários associa-dos na utilização de cláusula

compromissória em seus con-tratos. O investimento que aACISSP já fez nesta Câma-ra, valeu a pena”, concluiu.

O consultor EduardoVieira também esteve reuni-do com advogados na OABlocal para disseminação dosmétodos extrajudiciais de so-lução de controvérsias, expli-cando suas vantagens. Os pre-sentes demonstraram entusi-asmo e disseram, em resumo,que será uma excelente alter-nativa tanto para as partes,como para o judiciário e paraos advogados.

A CAMASSP/ACISSPatende o público diariamenteno horário comercial. Paramais informações, o interes-sado pode ligar no telefone(35) 3539-4400.

Lideranças políticas da região e o empresariado sereuniram com o presidente do Senac Minas na prefeitura

ACISSP recebeconsultor da Câmara

Brasileira de Arbitragem

Page 9: Jornal do Sudoeste

São Sebastião do Paraíso-MG e Região20 de Julho de 2011

página 9Jornal do Sudoeste

Bom momento do mercado de figoestimula produção em Minas Gerais

Os produtores mineiros defigo estão iniciando os prepa-rativos dos pomares para a sa-fra 2011/2012. Na região doSul de Minas onde se concen-tra o maior volume de produ-ção do fruto em Minas Gerais,os agricultores consideram quea colheita prevista para o perí-odo entre novembro e abril de-verá superar as cinco mil to-neladas registradas nas duasúltimas safras, conforme da-dos do Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística (IBGE).São Sebastião do Paraíso estáem segundo lugar no rankngregional de produção com 1,16mil toneladas.

De acordo com a Superin-tendência de Política e Econo-mia Agrícola (Spea) da Secre-taria de Estado de Agricultura,Pecuária e Abastecimento(Seapa) o Estado responde por20,4% da produção nacional defigo. Minas Gerais fica atrásapenas do Rio Grande do Sul ede São Paulo. Segundo o IBGE,o Sul de Minas responde por95,6% da safra estadual de figo.O município de Virgínia liderao ranking estadual, com umasafra de duas mil toneladas re-gistrada em 2010/2011seguidopor Paraíso, com 1,16 mil to-neladas. Marmelópolis, Forta-leza de Minas e Caldas colhe-ram, neste ano, 910, 220 e 100toneladas respectivamente.

Os preços alcançados atu-almente pelo produto no mer-cado estimulam produtoresparaisenses Aparecida ReisNunes de Sá e João Paulo So-ares. Ambos estão otimistascom a expectativa de produ-ção e os valores de comerci-alização que neste ano estãoem alta valorizando a ativida-de produtiva. Aparecida dizque, entre novembro de 2010e abril deste ano, vendeu o fru-to por valores entre R$ 2,00 eR$ 2,20 o quilo. “Essa cota-ção foi cerca de 80% maior do

Divulgação

Bons preços estimulanovos plantios para cultivo

de figo no município

Produção de figo é destaque em Paraíso

Em março de 2010 os pro-dutores de figo foram brigadosa reduzir área plantada com afruta, à espera de melhor re-muneração. Há pouco menos dedois meses do fim da colheita,as figueiras de Paraíso, confir-mam a tradição do município,que faz do estado o segundomaior produtor nacional da fru-ta de aparência vistosa e saboradocicado. Trabalhando a ple-na carga, os produtores espe-ravam colher 800 toneladasnaquele ano. São milhares deárvores carregadas, grandeparte concentrada no bairrorural da Queimada Velha, ondeo cultivo começou, direcionadoà produção do figo verde queabastece a indústria.

Conforme informações daEmpresa de Assistência Técni-ca e Extensão Rural (Emater)em 2009 a cidade abrigava 87hectares em produção e 10 emformação. Ao todo, o Estadodetém 221 hectares de áreaplantada. No Brasil, o RioGrande do Sul lidera o plantio.Do pé, os figos são levadospara indústrias de processa-mento da fruta. As empresasfazem todo o processo de la-vagem, cozimento e depoisenvasam o doce pronto em la-tas de vários tamanhos e pe-sos. Toda a produção écomercializada por grandes re-des de supermercados de Mi-nas e de São Paulo, abastecen-do também as marcas próprias

Produtores superam baixos preçosque barrou avanço das figueiras

das redes. Não faltam compra-dores para o fruto de São Se-bastião do Paraíso, mas os fru-ticultores reclamam dos preçospagos.

O município que há algunsanos chegou a produzir 1,4 to-nelada passou por um momen-to delicado, com relação aospreços praticados pelo merca-do. Muitos produtores optarampor reduzir as figueiras e mes-clar a plantação com outrasculturas. O engenheiro agrôno-mo da Prefeitura Municipal,Zorovando Bícego, atribuiu aqueda no plantio do figo a vári-os fatores como o aumento dopreço dos insumos agrícolas eo surgimento de doenças.

No município 90% da pro-dução estão nas mãos de agri-cultores familiares, que há pelomenos 20 anos investem nocultivo. “A produção da fruta étrabalhosa e exige o uso detecnologia na poda. A colheitafeita manualmente eleva os cus-tos da produção”, afirma. Ele dizque vários produtores abando-naram ou reduziram o tamanhodas lavouras e até mesmo pas-saram a trabalhar com outrasfrutas, pois o preço recebidonão compensava. Para tentardriblar as dificuldades, o melhorseria a união dos produtores e acriação de uma cooperativa,afirma o presidente da Associa-ção das Famílias de ProdutoresRurais da Queimada Velha, LuizCláudio de Aguiar. “Um ótimo

caminho seria se os produtoresde figo unissem as forças parabuscar preços melhores e ven-der o produto para outras regi-ões”, frisou.

TRADIÇÃOA cultura do figo em São

Sebastião do Paraíso já acumu-la mais de 30 anos de história.O plantio foi iniciado pela fa-mília Milaneze que deixou omunicípio paulista de Valinhos,em São Paulo, para morar naComunidade da Queimada Ve-lha. Diferentemente da tradiçãodo cultivo voltado ao consumode mesa, do figo maduro, emParaíso, a atividade foidirecionada ao abastecimentoda indústria, através do figoverde. Com o apoio da famíliaMilaneze na produção ecomercialização, outros produ-tores mostraram interesse eaderiram ao setor, transforman-do as figueiras no principal pro-duto agrícola da comunidade eo município no maior produtorde figos verdes do estado.

Segundo historiadores, pre-sume-se que as primeiras fi-gueiras tenham chegado às ter-ras brasileiras no século XVI.Sob a orientação do InstitutoAgronômico de Campinas(SP), depois da queda da pro-dução cafeeira no início dosanos 1930 e, muitas vezes, emsubstituição ao grão, houve umgrande impulso à produção defigos associada a de uvas.

que a registrada na safra ante-rior”, acrescenta.

A fruticultora acredita quea remuneração pelo produto apartir de novembro deste anoserá ainda melhor. Ela e o ma-rido, Vanderlei Martins de Sá,cultivam há 14 anos cerca dedois mil pés de figo no SítioRecanto dos Beija-Flores. Noano passado, colheram cercade sete quilos por pé e nestemês vão fazer a poda com aexpectativa de aumentar a pro-dução e melhorar a qualidadedos frutos.

Também de Paraíso, o pro-dutor João Paulo Soares, cul-tiva figo há cerca de 15 anoscom a participação do pai e dedois irmãos. Atualmente eleestá preparando as figueiras doSítio Nossa Senhora Aparecidapara ter condições de forneceraos seus compradores, depoisde novembro, cerca de 80 to-neladas de figo de alta qualida-de. Segundo o agricultor, ovolume é um pouco maior doque o registrado na safra 2010/2011. “Deu certo a estratégiade investir na melhoria da qua-lidade e garantir um volume deprodução que atenda às neces-sidades também de um grupode indústrias localizadas fora domunicípio”, comenta.

Soares forneceu figo nosprimeiros meses deste ano paraindústrias de doces de Poçosde Caldas, Caldas, Uberaba eContagem. Conseguiu umacotação média de R$ 2,50 porquilo do fruto, sendo o custode produção por quilo da or- Ana Carolina Bonacini

A apresentação teatral “Va-mos combater a dengue” dosalunos do período vespertinoda Escola Municipal Camposdo Amaral, faz parte das vári-as ações da Campanha deConscientização – Coleta Se-letiva, realizadas nas escolasmunicipais de São Sebastiãodo Paraíso. Na quinta-feira(14/7), os alunos fizeram umapré-estreia para a comunida-de escolar.

A peça adaptada do origi-nal “Deu a louca no mundo dafantasia”, de Susan Prado e

Léo Duarte, publicada no Ma-nual de Mobilização Dengue,oferecido pelo Governo deMinas Gerais, foi orientadapela professora de biblioteca,Cássia Valério, com a colabo-ração da professora Isabel dosReis Soares Silva e do estagi-ário de informática, HalanDouglas, que produziu a trilhasonora da peça, com uma pa-ródia da música “Química doAmor”, de Luan Santa e IveteSangalo.

Na Feira de Ciências, osalunos apresentaram a peça te-atral para toda comunidade deParaíso.

Alunos encenam peçasobre combate a dengue

Com informações da professora de Biblioteca da Escola Campos do Amaral

Fotos: Divulgação

dem de R$ 1,30. “Pretendemoscontinuar fornecendo a essasindústrias e estamos em con-tato permanente com o escri-tório local da Emater-MG paraaprimorar as práticas de culti-vo do figo no sítio. Nosso ob-jetivo é oferecer produtos di-ferenciados, que possam ga-rantir aumento de renda.”

Page 10: Jornal do Sudoeste

São Sebastião do Paraíso-MG e Região20 de Julho de 2011

página 10 Jornal do Sudoeste

I FEIRA BALAIO MINEIRO UAIABERTURA DA I FEIRA DO BALAIO MINEIRO EM JACUÍ

BANDA PANTHEON HOMENAGEM AO JOVEM ATLETA IAGO RIBEIRO CLARISMUNDE

DJ RENAN – 13º EDURO JAKULOKOLANÇAMENTO DO SELO COMEMORATIVOE APRESENTAÇÃO DO SITE

LARGADA DO 13º ENDURO JAKULOKO PARTIDA DE FUTEBOL COMEMORATIVA

Os 197 anos de emancipa-ção política de Jacuí foramcomemorados com diversoseventos de 14 a 17 dentre eleso Balaio Mineiro Uai. Comprogramação recheada deatrativos para todas as idades,houve exposição de trabalhoslocais, shows regionais, apre-sentação da Banda Pantheon,carros de som com muita mú-sica.

No coreto houve apresen-tação de shows com artistasregionais, lançamento do SeloComemorativo e apresenta-ção do Site da cidadewww.jacui.mg.gov.br .Sábadode manha foi realizada parti-da de futebol entre os Servi-dores Públicos de Jacuí x in-tegrantes do 12º Batalhão dePassos e para animar a noitede sábado homenagem ao jo-

“Povo forte, desbravador e voltado para o trabalho.Nosso agronegócio é digno de premiação. Eis que

do nada surge uma ideia de querer entrar no circuitoturístico do esporte de motocross.

Trata-se de um esporte tão comum... atrai tantosturistas... só que absurdamente o evento acontece empraça pública e na praça principal da cidade - entrepedestres, missas, feira “Balaio Mineiro”, camelôs e motos pra todo lado.

A população acuada, vê-se impedida de “ir e vir” ecorrendo risco de atropelamento até num gesto sim-ples de sair de sua casa e pisar na calçada, ondemotoqueiros justificam que ali é trilha... está no mapa.

Continuemos sendo pessoas receptivas e elegan-tes, mas não para este tipo de vandalismo. Sejamosmais civilizados.

Vamos preservar nosso patrimônio: o povo e a ci-dade que é de todos nós.

Temos muitas estradas com ótimas trilhas. O esporte é radical e como tal, deve ser praticado

desde a largada até a chegada em local apropriado.PARABÉNS JACUÍ!Sua história merece respeito e deve ser imprimida

nos corações dos mineiros, pela luta e pelas vitórias.Por seu povo ordeiro e simples.

Turismos sim, violência não.

Fernando de Miranda Jorgee-mail: [email protected]

Jacuí/MG

A Prefeitura de Jacuí reali-zou palestra motivacional paraos servidores atingindo todasas suas áreas: secretarias, de-partamentos e setores. Minis-trada dia 14/07 pela EquipeKriar: Gestão de Pessoas, deFranca através de JuscelinoNeves Cintra, foi uma formaque o prefeito João ArantesVieira encontrou para presen-tear os servidores públicos deJacuí pelas festividades do197º aniversário do município.

A palestra teve duração deaproximadamente duas horas.

O palestrante tratou de assun-tos do cotidiano, falou sobre avida em família, o trabalho,alertou sobre as dificuldadesque o mundo vem enfrentan-do. Frisou que todos temos li-ções a aprender e que não de-vemos esperar grandes ou pe-quenos elogios para nos auto-valorizar, mas devemos simvalorizar a vida, as pessoas queestão ao nosso redor, seja nanossa família, no nosso ciclode amizades, em nosso ambi-ente de trabalho e em todos oslugares que frequentamos.

Levou a refletir sobre com-portamento nos espaços queocupamos no mundo, o que debom fazemos por nós mesmosem por conseguinte, para opróximo. Destacou que comodiz a própria palavra, para semotivar é necessário um moti-vo para a ação, e esse motivoestá dentro de nós. Nenhum li-vro, curso e quaisquer outrasferramentas serão capazes deliberar em nós a energia damotivação, se não a buscarmosprimeiramente dentro de nós,naquilo que gostamos e que

nos da energia, em nosso ladopositivo, ou seja, no nosso po-tencial.

Juscelino falou com desen-voltura mantendo todos os pre-sentes atentos e entusiasmadoscom a maneira de conduzir asdificuldades que todo ser hu-mano carrega durante sua exis-tência. Trouxe não uma trans-formação imediata para a vidados servidores públicos deJacuí, mas apresentou umamaneira nova de olhar o mun-do, a sua volta.

(Geralda Moraes)

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMOGIEXTRATO PARA PUBLICAÇÃO

TERMO DE ADJUDICAÇÃOConcluída a abertura do Processo Licitatório – Pregão Presencial de nº.006/2011, de 03 de março de 2011, após apresentação das propostas e afase de lances, fez-se à observância aos preceitos legais contidos nas Leisde nº 10.520/2002 e nº. 8.666/93,foi adjudicado item a item o objeto doreferido Processo Licitatório ao licitante: 1 – PHYSICUS COMÉRCIODE ARTIGOS ESPORTIVOS LTDA itens 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09,10 e 11 R$ 18.140,00 (dezoito mil, cento e quarenta reais) Pelos itensvencedores, conforme especificações do Mapa de Apuração. Itamogi, 03de março de 2011. Celso R. Medeiros - Pregoeiro

TERMO DE HOMOLOGAÇÃOPelo presente Termo de Homologação, Eu, JANOÁRIO ARANTES, PrefeitoMunicipal em exercício homologo a licitação na Modalidade PregãoPresencial de nº. 006/2011 em anexo, conforme as exigências descritasnas Leis nº 10.520/2002 e nº 8.666/93, que foram cumpridas todas asdisposições tomadas por mim, pelo Pregoeiro e Equipe de Apoio, paratermos do presente Edital. Itamogi/MG, 03 de março de 2011. JanoárioArantes - Prefeito Municipal

EXTRATO DE CONTRATOContrato Administrativo nº 019/2011 Contratante: Prefeitura Municipalde ItamogiContratada: Physicus Comércio de Artigos Esportivos Ltda Objeto:Fornecimento de Equipamentos para a “Academia Ao Ar Livre” Valor: R$18.140,00 (dezoito mil, cento e quarenta reais) Data Assinatura doContrato: 09 de março de 2011 - Vigência: 6 mese

AVISO DE LICITAÇÃOPROCESSO LICITATÓRIO N.º 034/2011

TOMADA DE PREÇOS N.º 001/2011 A Prefeitura Municipal de Itamogi- Estado de Minas Gerais, torna público para conhecimento dos interessadosque às 13:45h. do dia 05 de agosto de 2011, em sua sede, sita na RuaOlímpia Ebrantina Mello Barreto nº 392 – Lago Azul – Itamogi/MG, nasala da Seção de Licitação e Contratos, se reunirá a Comissão Permanentede Licitações, onde serão recebidos os envelopes de documentos parahabilitação e proposta comercial para esta TOMADA DE PREÇO, cujocritério de julgamento será o de “Menor Preço Global”, para “Demoliçãode pavimentação em bloquetes hexagonais, execução de base e pavimentaçãoem CBUQ em ruas do município com fornecimento de materiais e mão-de-obra”, conforme Projetos Básicos constantes dos anexos deste Edital. Osenvelopes de documentos para habilitação e proposta comercial devem serentregues e protocoladas até às 13:45hs do dia 05 de agosto de 2011, noendereço supra mencionado, não sendo consideradas as propostas entreguescom atraso.O Edital completo aos interessados poderá ser retirado na sede destaPrefeitura Municipal, Departamento de Licitações, ou solicitando atravésdo e-mail: [email protected]. Maiores informações poderão serprestadas pessoalmente no endereço: Rua Olímpia Ebrantina Mello Barretonº 392 – Lago Azul – Itamogi/MG.ATENÇAO A visita ao local da obra será no dia 02 de agosto de 2011, às10:00 horas e às 14:00 horas, na Secretaria Municipal de Obras da Prefeiturade Itamogi/MG. Itamogi/MG, 19 de agosto de 2011. Celso R. Medeiros -Presidente da C.P.L.

AVISO DE LICITAÇÃOPREGÃO PRESENCIAL Nº 029/2011

TIPO MENOR PREÇOA Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Itamogitorna público, que até às 14:00 horas do dia 03 de agosto 2011, estarárecebendo em seu Setor de Protocolos, as propostas para contratação deempresa jurídica para o trabalho de separação de lixo reciclável na Usina deReciclagem e Compostagem do município, conforme solicitação do Setorde Obras e Serviços Urbanos. O Edital completo aos interessados poderáser retirado na sede desta Prefeitura Municipal, Departamento de Licitações.Maiores informações poderão ser prestadas pessoalmente no endereçoRua Olímpia Ebrantina Mello Barreto nº 392 – Itamogi/MG. Itamogi, 19de julho de 2011. Comissão de Licitação – Prefeitura Municipal

vem atleta jacuiense Iago Ri-beiro Clarismunde, praticantede Kung Fu..

Domingo de manhã 10h, alargada do 13º Enduro Jakulo-ko com a participação de 83competidores. Além dos mi-neiros, havia participantes deSão Paulo e Goiás consagran-do-se vencedores inúmeroscompetidores de Jacuí.

“Estou muito satisfeito ehonrado de ser prefeito deJacuí e de poder comemoraros 197º juntamente com todaa comunidade. Agradeço aDeus por tudo que vivi nessesquatro dias de festa”, salien-tou o prefeito João ArantesVieira, ao ressaltar o empenhodos servidores de todas assecretarias, bem como da co-munidade jacuiense.

Jacuí comemora 197 anos

Prefeitura de Jacuí realiza palestramotivacional para servidores

• Dos Leitor• Dos Leitor• Dos Leitor• Dos Leitor• Dos LeitoresesesesesJACUÍ

197 anos dehistórias e estórias

Page 11: Jornal do Sudoeste

São Sebastião do Paraíso-MG e Região20 de Julho de 2011

página 11Jornal do Sudoeste

MERCEDEZ BENZ 1313 - Ven-de-se, ano 1975, cara preta,está batido. Tratar com Paulopelo telefone: (35) 8819-0712.Baú 6008 - Vende-se, ano 82,excelente estado, R$35 mil.Aceita-se automóvel como par-te do pagamento. Falar comWilson pelos telefones: (35)9156-0949 ou (35) 3556-1061.TITAN CG 125 - Vende-se, ano2001, prata, partida elétrica,freio a disco, super conserva-da. R$ 3.700,00 – Tratar c/ Sôniapelo telefone: (35) 9158-8154.

CASA: Vendo na rua Stela nº790Bairro S.jose , prox. Igreja S.Jose ,sendo 4 quartos ,2 salas,2banheiros,cozinha,area deserviço,garagem para 3 carros,2 dispensas. Nescessario aca-bamentos.8819-8494/9122-5345/9869-1623 Ricardo Acei-to troca.CASA Vende-se na Rua: DjalmaDutra, 62. Área construída de 84m². Casa com 2 quartos, sala,cozinha, banheiro e garagem.Uma edícula com: 1 quarto, ba-nheiro e cozinha. Contato: 3531-4132.CASA Vende-se com estilo meiaágua, com 3 quartos sendo 1suíte, banheiro social, sala, co-zinha separada e ampla, semgaragem, com área de serviço,recém reformada, piso frio elaje. Banheiros e cozinha azu-lejados, ótima localização. Ter-reno com 100m², e +ou_ 64m²de construção; perto do postocoolapa e banco sicoob. ValorR$97mil reais. Tratar: (35)9823-9389 após as 12:30h.TERRENO Vende-se na Rua:Manoel de Oliveira Mafra ( inícioda rua próximo do supermerca-do Zico) com 10 m frente X 30m de comprimento. Tratar:3531-1722 falar com Waldir.CASA Vende-se no Jardim dasPaineiras, sobrado com 260 m²de construção. Tratar: 9192-6802.CASA Aluga-se no Jardim Co-olapa, Rua: Campos Sales,05.Com 3 quartos, sendo 1 suíte,1 banheiro social, sala, cozinhae copa, área de serviço, 1 gara-gem coberta e garagem desco-berta para 2 carros, portão ele-trônico, cerca elétrica. Contato:8403-6980/ 3531-4921.CASA vende-se vendo, no con-junto Maria Italiana, 3 quartos,banheiro, sala, cozinha, 1 des-pensa, área, garagem coberta,toda murada, muito boa, aceitafinanciamento. Telefone (35)8827-9473 horário 11:30 h. ou19 h.BARRACÃO Vende-se, na Rua:Aníbal Muschione,138 ao ladodo Asilo com 423m², ideal paraindústria, com padrão de ener-gia trifásico,com escritório, co-zinha, banheiro. Contato: 3558-5748CHÁCARA- Vende-se ou troca-se no Condomínio Campo Ale-gre na Rua dos Eucalíptos, 560área 2250m² casa com piscina10x4m, churrasqueira, fogão alenha. Valor R$ 105 mil reaisaceita-se casa em troca. Tratar:(35) 8433-1149/ 84699982.VENDE-SE TERRENO com1.226,42 m², no centro da cida-de em ótima localização de es-quina Valor: R$ 160 mil. Conta-to: 3531-6541/9137-5349. Falarcom Helena ou José.TERRENO vende-se com umacasa no fundo, esta com 5 cô-modos: 2 quartos, sala, copa ecozinha, banheiro, área de ser-viço e uma excelente área a suafrente para ser construída. Rua.Das Flores, 40 Vila Formosa.Valor R$ 100 mil reais. Contato:9988-9733CASA vende-se vendo, no con-junto Maria Italiana, 3 quartos,banheiro, sala, cozinha, 1 des-pensa, área, garagem coberta,toda murada, muito boa, aceitafinanciamento. Telefone (35)8827-9473 horário 11:30 h. ou19 h.2 CASAS vendo, rua BeneditoMariano, 87 próximo ao SICOOB da Coolapa. Fone 3531-6235 e 9957-5316IMÓVEL- COMERCIAL vende-sena rua: Geraldo Marcolini,729com 2 pavimentos R$ 200mil.Tratar no local com NilzaCASA NOVA – Vende-se na ruaCeará, 3 quartos, ótimo acaba-mento, encanamento p/ aque-cedor solar, armário cozinhaplanejado, muros altos c/ cercaelétrica, todo reboco c/ areia la-vada, garagem (descoberta) p/

e-mail: [email protected] iariamaristela.com.br

Atenção total a você - Creci PJ 3659

FINANCIAMENTO- CONSÓRCIO - SEGURO AMPARO

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO COM AS MELHORESTAXAS SEM CONSULTA AO SERASA E SPC

Fechamento: Terça-feira, 15 horas Número: 743

VENDE-SE OU ARRENDA-SE PIZZARIA NOMELHOR PONTO DA CIDADE, VALOR ATRATAR PELO TELEFONE - 8 8 57 5774

CLASSIFICADOS DAS RESIDENCIAS PARA LOCAÇÃOMocoquinhaResidência - 2 dorm, 1 sl, 1 coz, 1 ban, area de serv. e garagem R$ 500,00Cód: 353Novo MilênioApto 2 dorm, sendo 1 suíte com armário, 1 ban c box, chuveiro, coz comarmário embutido.Garagem, elevador. Incluso no cond. Agua, gas, guardanoturno e energia R$200,00 R$ 650,00 Cód: 382CentroResidência 2 dorm com guarda-roupas sendo 1 suíte c/ banheira, sala, cozplanejada, ban social, ban empregada, dispensa, área de serv (CONDOMÍNIO+/- R$300,00) R$ 750,00 Cód: 379CentroSOBRADO Sacada, 3 dorm sendo 1 suite, sala, coz, ban, área de serv. Tacoe Laje R$ 780,00 de área de construção Cód: 378

CLASSIFICADOS DAS RESIDENCIAS À VENDA

RESIDÊNCIAAlto Bela VistaÁrea construída: 7 (PROJETO) 3 dorm, sala, coz, ban, área de serv, garagem,laje e piso frio. R$ 115.000,00 Cód: 2193CentroÁrea construída: 30 4 dorm sendo 2 suítes todos c/ armários, 2 salas,copa-coz, ban, edícula, área de churrasco, garagem p/ vários carros. R$450.000,00 Cód: 1534CentroÁrea construída: 12 4 dorm, sala, coz, ban c/ blindex, garagem p/ 2 carros,piso frio, acabamento simples R$ 140.000,00 Cód: 1654CentroÁrea construída: 10 3 dorm, sala, coz, ban, área de serv, garagem p/ 2carros, ponto comercial em anexo. R$ 180.000,00 Cód: 1899Cidade IndustrialÁrea construída: 13 (EM CONSTRUÇÃO) 3 dorm, sala, coz, ban, área deserv, garagem p/ 2 carros, laje e piso frio. R$ 120.000,00 Cód: 2105Conj Mons ManciniÁrea construída: (AGUARDAR) 2 dorm, sala, coz, ban, área de serv,garagem. R$ 100.000,00 Cód: 1934Jd AcapulcoÁrea construída: 15 3 dorm sendo 1 suíte, sala c/ sancas, coz, ban, area deserv, garagem p 2 carros com portao eletronico, diepensa, laje e piso frio.R$180.000,00 Cód: 1870Jd AméricaÁrea construída: 10 3 dorm sendo 1 suíte, sala, coz, ban, área de serv,garagem p/ 2 carros, laje e piso frio. Em construçã. R$ 160.000,00 Cód: 214Jd CoolapaÁrea construída: 23 CASA INACABADA - 4 dorm sendo 1 suíte, sala p/ 2ambientes, copa, coz, ban, área de serv, garagem p/ 2 carros. Faltaacabamento de piso e pintura. R$ 235.000,00 Cód: 1938Jd EuropaÁrea construída: 10 (Projeto) 3 dorm sendo 1 suíte, sala, coz, ban, area deserv, garagem p/ 2 carros. R$ 130.000,00 Cód: 2232Jd IndependênciaÁrea construída: 184 m2 3 dorm sendo 1 suíte, sala, coz, ban, área de serv,porão com 50 m2, sendo: 1 dorm, ban e lavanderia, garegem p/ 2 carros, lajee piso frio. R$ 220.000,00 Cód: 1989Jd MediterraneeÁrea construída: 132 m2 (em construção) 3 dorm sendo 1 suíte, sala, copa-coz, ban, área de serv, garagem p/2 carros, laje e piso frio R$ 150.000,00Cód: 2003Jd Ouro VerdeÁrea construída: 3 dorm sendo 1 suíte, sala, coz, ban, área de serv, ediculac/ coz, dorm e ban, alarme, cerca elétrica, portão elétrico, laje e piso frio,garagem p/ 2 carros. R$ 150.000,00 Cód: 2029Jd Ouro VerdeÁrea construída: 30 3 dorm sendo 1 suíte, sala, coz, copa, ban, lavanderiac/ dorm, quintal grande, armários nos banheiros, coz, garagem p/ 4 carrosR$168.000,00 Cód: 2030Jd PlanaltoÁrea construída: (Projeto) 3 dorm sendo suíte, sala, coz, ban, área de serv,garagem p/ 2 carros, laje e piso frio. R$ 120.000,00Cód: 2050LagoinhaÁrea construída: 10 4 dorm, sala, coz, ban, área de serv. Imóvel simples. R$170.000,00 Cód: 1997RosentinaÁrea construída: 85m2 (Recém-construída) 3 dorm, sala, coz, ban, área deserv, garagem, laje e piso frio. R$ 110.000,00 Cód: 2062S José IÁrea construída: 30 3 dorm sendo 1 suíte, sala de visita, sala de tv, coz c/fogão embutido e armário, área de serv, amplo espaço, excelenteacabamento.R$ 300.000,00 Cód: 2074S SebastiãoÁrea construída: 8 2 dorm, sala, coz, ban, entrada de garagem.R$ 80.000,00 Cód: 2085Sta TerezaÁrea construída: 55 m2 2 dorm, sala, coz, ban, área de serv, laje e piso frio.R$ 85.000,00 Cód: 2095Vila HelenaÁrea construída: 13 (EM CONSTRUÇÃO) 3 dorm sendo 1 suíte, sala, coz,ban, área de serv, garagem p/ 2 carros, laje e piso frio.R$ 140.000,00 Cód: 1980

ResidênciaCidade NovaR$ 32.000,00 Cód: 2268Cidade NovaR$ 65.000,00 Cód: 2121Jd Alvorada9x21,11 R$ 17.000,00 Cód: 2109Jd CoolapaR$ 74.000,00 Cód: 2122Jd CoolapaR$ 100.000,00 Cód: 2124Jd Europamurado R$ 60.000,00 Cód: 2129Jd ItamaratiR$ 18.000,00 Cód: 2134Jd MediterraneeR$ 45.000,00 Cód: 2140Jd PlanaltoÁrea total:1.000,00 lotes de 250m2 cada, por R$55.000,00 Cód: 2307MocoquinhaMurado R$ 90.000,00 Cód: 2219Novo MilênioR$ 70.000,00 Cód: 2149S SebastiãoMurado lado esquerdo e fundo R$ 22.500,00 Cód: 2160Sta Maria2 lotes c/ 10 x 20 cada R$ 60.000,00 Cód: 2206Vila AlzaR$ 80.000,00 Cód: 2279

VENDE-SE:CASA EM CONS-TRUÇÃO, já com ali-cerce de um ponto co-mercial, e vendo tam-bém maquinários deuma sorveteria comple-ta, em ótimo estado deconservação. Tambémaceito troca em terreno.Contato: 9986-3460/8837-4861.Falar comLaura ou Agnaldo.

COMUNICADO Á POPULAÇÃO:A NT Incorporadora e Empreendimentos Ltda., na qualidade deproprietária do loteamento denominado Residencial Jardim Canadá, emfase de regularização de cadastro dos proprietários, convoca todos osantigos adquirentes de lotes a comparecerem na Imobiliária Maristela,sito à Rua Placidino Brigagão, nº 1019, centro, nesta cidade, Tel: 3531-4967, até 30/07/2011, munidos de todos os documentos que comprovema compra do lote. Os adquirentes que já deixaram cópias dosdocumentos na referida imobiliária, deverão aguardar nova convocaçãoda NT. A NT Incorporadora e Empreendimentos Ltda. comunica aindaque apenas a Imobiliária Maristela está realizando a regularização doloteamento e que ainda não autorizou a fase de novas vendas de lotes(nem reservas dos mesmos).

FARMACEUTICO MaxfarmaContrata-se farmacético.

Entrar em contato pelo fone:3531-6434 ou Rua La Salles, 421.

MOTO FALCOM Vende-se,2008, vermelha e preta, com6milKM rodado. Contato: (CLA-RO) 8419-5580 (TIM) 9191-7299.

MOTO HONDA TWISTER Ven-de-se ano 2008, 11 mil KM ro-dados, documentação 2011 OK,cor amarela. Valor R$ 7 mil re-ais. Contato: Thiago, 9995-6410/ 3531-4540.GOL Vende-se modelo e ano2005. Contato: 3531-4610.PARATI Vende-se, ano 2003,cor prata, completa: direção hi-dráulica, ar condicionado,retrovisor elétrico, vidro elétriconas 4 portas; em ótimo estadode conservação. Valor R$ 21 milreais. Contato: (TIM) 9191-7299/(CLARO) 8419-5580PÁLIO 2006 Vende-se, Flex, 4portas, prata, Tratar: 3558-1600ou 9812-7368.F 350 Vende-se, carroceria demadeira, cor prata, pneus no-vos, ano 2003, 105 mil KM ori-ginais. Tratar: 3531-6716/ 9975-0246 falar com José Maria.PARATI 96 Vende-se bem con-servada, com direção hidráuli-ca de fábrica, trava elétrica ealarme. Mecânica e pneussemi-novos. Tratar:(35) 8401-0103 com JoaquimSTRADA 1.4 FLEX Vende-se ca-bine estendida plastificada, di-reção hidráulica, com alarme einsulfilme, com 45 mil Km, ano2007, cor prata claro. Valor R$27 mil reais, com Pionner. Con-tato: 9851-1442 Nilson.FUSCA Vende-se, ano 73, embom estado de conservação.Contato: 9116-8671, a partir das17:00hPARATI Vende-se, cor prata, ano97, completa.Contato: 3531-1937GOL MI Vende-se, ano 98, comalarme, trava, vidro elétrico.Contato: (35) 8865-5303.FOX PLUS: Vende-se, ano2005,básico, cor preta, 2 por-tas. Contato: 3531-3460/9975-3460.CARRETINHA: compro umacarretinha usada para reformar,para uso próprio, pago à vista,estou com urgencia. Me ligueem qualquer horário no cel:(35) 9122.9395 tim ,FranciscoMONZA 96 vendo, 4 portas, se-lado, doc. ok, motor ok, com alar-me, trava Multilook, super novo.Carro de procedência, particu-lar. 3531-2900.NEW CIVIC EXS 2007, Preto,Top de linha, Câmbio automáti-co e borboleta, Ar digital, Co-mando de som no volante, Pi-loto automático, CD Changer,Couro etc. (35) 9897-1530.STRADA ADVENTURE – Vende-se, vermelha, 2003. R$ 23 milrevisada. Tratar 9881-2133.SAVEIRO super surf – Vendo,1.6, preta, 2008/2008, comple-ta - ar NOVÍSSIMA 30 mil km. R$28 mil. Tratar c/ Paulo Robertopelo telefone: (35) 8846-0920ou (35)3531-3627.HONDA FALCON - 2001, verde,muito nova, escapamentocoyote, aros de alumínio, docu-mentos 2010 pagos. Tratar: (35)8857-3325 ou (35) 3531-2658.PICK UP CORSA - Modelo 2001,cor branca, 1.6, carro muitonovo. Tel: (35) 8801-9604.

3 carros, e outros detalhes. R$130 mil 9199-0435.PONTO COMERCIAL - Aluga-se,no centro Av. Monsenhor Man-cini, 202.SÍTIO – Vende-se sítio com 3alqueires e pasto. A 6km do as-falto e a 8km de Jacuí. R$95mil. Tratar: (11) 3063-3736 ou(11) 6434-8512.SORVETERIA – Vende-se sorve-teria na Pimenta de Pádua, óti-ma localização, com máquinade sorvete soft, balcão para tor-tas, estufas, etc. Não perca.Oportunidade única. Tratar: (35)9961 – 0952 ou (35) 3531-1256.VENDE-SE CASA EM ITAMOGI –R$ 55mil – Excelente localiza-ção. 2 quartos, sala, cozinha,banheiro, área de serviço, ga-ragem descoberta, terreno pla-no e murado com 240m² compomar. Tratar: (35) 9982-4004.(16:30h às 21h).CASA - Vende-se na RuaLamartine Amaral, 265 - JardimItamarati com 2 quartos, sala,cozinha, banheiro, laje, muradae garagem. R$ 55 mil. Tratar8812-0439.CHÁCARA - Vendo Campo Ale-gre, ótimo ponto na rua Jatobá,casa com 3 quartos, área, 2banheiros, quase toda murada.R$ 100 mil. Tratar Valdir 9106-1539 e 9835-6470 R$ 200 mil.CASA - Vendo na Vila Helena, 3quartos, suíte 100m², cons-truído. Casa nova. R$ 100mil.Tratar com Valdir: (35) 9106-1539 e (35) 9835-6470.SÍTIO - Vendo região perto SãoTomás, 2 alqueires ¼, com 2casas, chiqueiro, tulia, eletrici-dade, 8 mil pés de café + po-mar, perto do asfalto. Tratar Val-dir 9106-1539 e 9835-6470 R$200 mil.TERRENO - com 300m, vendo,na Rua Desembargador JorgeFontana, bairro São Judas Ta-deu, lote 18 da quadra 13. Tra-tar pelo telefone: (35) 8846-0919 com Aline ou (35) 3531-7321 com Abadia.RANCHO - Vende-se rancho nobairro Cantinho , São José daBarra, frente p/ represa, com2000m², casa nova mobiliada,com varanda, 3 dormitórios,sala, cozinha, 3 banheiros, áreaserviço, garagem p/ barco.LOJA - Vende-se, no centro dacidade, com boa clientela noramo de tortas (doces e salga-das) e chocolates. Loja de re-nome na cidade. Tratar: (35)3558-9832 ou (35) 9146-9033.BAR – Vende-se, bem montadona esquina da Av. Brasil com Av.Rui Barbosa, bairro São JudasTadeu, com área de 130 m².Ótimo ponto. Tratar no local.LOJA DE CONFECÇÕES FINAS– Vendo no centro da cidade,ótima localização, boa clientelade longa data. Interessados tra-tar: (35) 8854-1367 e (35) 3531-3146.TERRENOS PARA RANCHO –Vende-se, no Porto Guapé, pró-ximo a balsa. Tratar com Paulo:(35) 3558-8556.TERRENO – Vendo, para rancho,no porto do Guapé, represa deFurnas, falar com Paulo pelofone: (35) 3558-8556.SÍTIO – Vende-se, sítio monta-do, com 6 alqueires e uma quar-ta, no Bairro Alves, km 9 de SãoPedro da União a Juruaia. Con-tém as seguintes benfeitorias:casa de morada, 9.500 pés decafé, terreiro para secagem decafé c/ 400 mt2, energia elétri-ca, boa parte em pasto e tulhae bom de água. A 400 m² da ro-dovia já demarcada para asfal-to. Tratar pelo tel: (35) 3558-6372.

CAMAS DE CASAL: Vendo umacama de casal (R$ 120,00) e umberço (R$80,00) em ótimascondições. VALMIR 35 98785748 - 88122554VENDE-SE: Dois filhotes deilhasa-pso facilidade no preço.Contato: 9173-8728.VENDE-SE Vídeo Locadora, naÂngelo Calafiori, 221. Contato:3531-3195/9165-9261, falarcom Márcio.VENDE-SE uma montagem con-tendo gôndulas, prateleiras decor branca, próprio para droga-ria ou mercadinho. Valor a com-binar. Contato: (VIVO) 9808-9331/ (CLARO) 8419-5580.VENDE-SE: 5 prateleiras de açousada,1 balcão de vidro comacabamento de madeira(3,20m), 1 balcão de madeiraliso branco (2,75m), 5m de pla-

cas de divisórias, 1 porta paradivisória. Contato: Daniela3531-4789/9123-9241LUMINO-SOS vende-se, R$ 300,00, equi-pado com lâmpadas florescen-tes, 2 metros por 1,50 metros,NOVÍSSIMO. Contato 3531-1738BALCÃO DE LOJA MDF brancocom vidro, e base de MDF bran-co e suporte para acessórios.Tratar: (35) 9208-2288LUMINOSO vende-se, equipa-do, com lâmpadas, fluorescen-tes e relê foto elétrico, 1 metropor 1 metro, novíssimo. Conta-to (35) 9122-9395 Francisco.DIVERSOS – Por motivo de mu-dança vendo geladeira, fogão agás em inox 6 bocas, micro on-das, TV, móvel de TV, guardaroupa, cama de casal, cama desolteiro, cômoda, aparaelho desom, dois bancos de balcãogiratórios, cafeteira elétrica,ventilador, grelhador elétrico,botijão de gás. Contato (35)91639369PORTA DE MADEIRA 8 portasde madeira para armário de80cm altura por 40 cm largura.Tratar 3531-2886TECLADO CASSIO CTK 560 -Vende-se, novo, com suporte.R$ 450,00. Entrar em contatopelo tel: (35) 3531-1394.DIVERSOS - Vende-se IMPRES-SORA Epson Stylus TX115, im-prime, copia, escanea. Semi-nova. TANQUINHO Arno LaveteSupoer, seminovo. Tratar: 3558-7015.FORNO A GÁS OU LENHA – Ven-de-se forno a gás e a lenha parapadaria. Capacidade para fabri-car 200 pães por vez. Baixo con-sumo. Tratar com Abrão pelotelefone: (35) 8836-0977 ou narua Sargento Lima 130. Fabri-cação própria.FILHOTES DE BASSET - Vende-se filhotes, fêmea, machos.Tratar pelo telefone: 9147-1832com Ricardo.DIVERSOS – Vende-se loock outparacaixa e embalagens, bal-cão frio, esterilizador ideal parasalão de beleza, geladeira, fo-gão de 2 bocas c/ pé, mesa desnooker pequena, estufa parasalgados, além de outros itenspara salão de beleza, um com-putador e uma secadora de rou-pas. Tratar: (35) 8864-0908.FILHOTES DE POODLE, ILHASAPSO, SHIP-TZU E OUTRASRAÇAS - Tratar pelo 9147-1832

CASAL SEM FILHOS com expe-riência, procura uma chácarapara tomar conta e que tenhaserviço para os dois. Contato9854-0625 e 8465-1016 falarcom José dos Santos ou MariaPASSEIO DE CÃES VITÓRIA con-fiança, responsabilidade, amore carinho ao seu cão. Aplica-setécnicas de adestramento. Tra-tar 3558-1684 e 9975-2435OFEREÇO PARA TRABALHARcomo diarista, falar comBenedita 3558-3765 - Av. Bra-sil, 1550PAULO MOTORISTA - Natural deSão Sebastião do Paraíso ondesempre morei, Habilitação de31.01.1973, categoria D, profis-sional, trabalhei na empresa deônibus (São Bento) como mo-torista, fazenda Experimental(EPAMIG) em curtumes aqui deParaíso. Aposentado com boasaúde, mas procura um traba-lho com ganhos fixos, paracomplementar à aposentado-ria. Viagem pelo Brasil. Celularpara contato: (35) 9122-9395tim e (35) 9841-9326COMPRO PRODUTOS CASEI-ROS - Artesanais e de origemanimal. Interessados entrar emcontato pelo telefone: (35)3531-8710 em horário comer-cialAULAS PARTICULARES - Mate-mática para Ensino Fundamen-tal de (1ª a 4ª) e de (5ª a 8ª)séries, Ensino Médio, Vestibu-lar e Concurso Publico. Falecom Priscila. Informação pelotelefone: (35) 9177-1308.GANHE DINHEIRO - Compro car-tuchos vazios, HP-LEXMARK-XEROX-CANON. Retiro no local,pago em dinheiro até R$ 25,00.Tratar: (35) 3558-5492. (Garan-timos o melhor preço na cida-de).REDE DE PROTEÇÃO - Para sa-cadas, janelas de prédios esobrados, feitas artesanalmen-te. Tratar na Rua Pinto Ribeiro,618. Fones: (35) 3531-6342 e(35) 9197-8101

Page 12: Jornal do Sudoeste

São Sebastião do Paraíso-MG e Região20 de Julho de 2011

página 12 Jornal do Sudoeste

Preço Bairro e Descrição

R$ 55 mil Casa Lot São Sebastião, 02 qtos(01 suíte), sala,cozinha, banheiro soc, garag cob 02 autos,lavanderia cob, terr +ou- 220m2.

R$ 80 mil Casa Cidade Nova, 02 qtos, sala, cozinha, banhsocial, garagem div autos, lavanderia, terrenogrande, rua asfaltada.

R$ 85 mil Casa NOVA Lot São Sebastião, 02 qtos, sala,cozinha, banh social, garagem, e lavand. Desc,terreno 180,00m2, rua asfaltada.

R$ 80 mil Casa Lot São Sebastião, 02 qtos, sala, cozinha,banh social, garagem, terreno 180,00m2.

R$ 85 mil Casa Lot São Sebastião, 03 qtos(01 suíte), sala,cozinha, banheiro soc, garag cob. 01 auto,lavanderia, rua asfaltada.

R$ 95 mil Casa Jd Acácias, 03 qtos, sala, cozinha, banheirosoc, garag, terr 250m2

R$ 100 mil Casa NOVA Jd Itamarati, 03 qtos, sala, cozinha,banheiro soc, garag 02 autos, lavand cob, terr350m2.

R$ 100 mil Casa NOVA Res. Morumbi, 02 qtos, sala,cozinha, banheiro soc, garag cob. 02, lavand, terr260m2.

R$ 120 mil Casa Bairro São Judas, 03 dormit(01 suíte), sala,cozinha, banh soc, lavand.cob, garagem div. autos.

R$ 110 mil Casa Rosentina, 03 dormit, sala, copa-cozinha,banh soc, lavand.cob, garagem 02 autos.

R$ 120 mil Casa/Ponto Coml Jd Acácias, 03 dormit (01suíte), sala, cozinha c/armários, banh social,garagem 02 autos cob, lavand cob, Cômodo Coml60m2

R$ 180 mil Casa Centro, 03 qtos, sala, copa, cozinha,banheiro soc, garag cob 01 auto.

R$ 200 mil Casa Jd América, 03 qtos (01 suíte), sala, copa,cozinha, banheiro soc, garag cob. 02 autos e 01desc. Acabamento de primeira.

R$ 200 mil Casa Vila Helena, 03 qtos (01 suíte), sala, copa,cozinha, banheiro soc, garag cob. 02 autos e 01desc..

R$ 240 mil Casa NOVA Savigni Soares(Centro), 03 dormit(01 suíte), sala, cozinha, banh social, garagem,lavanderia cob.

TERRENOSR$ 20 mil cada 02 Terrenos Vila Muschioni, com + ou -

200m2, rua asfaltada

Alziro ImóveisImobiliária

Fones 3558-4175 * 9915-1593 * 8838-9229 * 8417-3949 * 9157-3385Creci 14167-MG

Se você tem intenção de comprar sua casa própria através definanciamento da Caixa Econômica Federal, ou de outras insti-tuições financeiras, procure-nos e lhe daremos toda assesso-ria necessária para que você faça um excelente negócio.

QUERCOMPRAR

UM VEÍCULOOU TROCAR?• Uno 2002 - Fire, 2 portas,preto• Uno 96 EP 2 portas,RARIDADE• Santana - 1996, 4 portas,vermelho perolizado, lindo...lindo...• Pick-ups Courier 1.6 motorZetec, prata, 2005.• Corsa Hatch, 4 portas, 2002,prata, roda de liga,IMPECÁVEL.• Gol 91, 1.6, prata, este é novode mais.• Corsa Sedan, 2001, verde,vidro, trava e alarme

TROCA POR GADO.

TRATAR COMRODRIGO

FONES: (35) 8835-0900 (35) 3558-1582

FINANCIAMENTONA HORA

Rua FranciscoQuintino, 138

Vila São Pedro

A hepatite C (HVC) foi con-siderada pela Organização Mun-dial da Saúde (OMS) como amaior endemia deste milênio.Pode demorar décadas paramanifestar-se e é assintomáticaem quase 80% dos casos, exa-tamente por isso ela é conhe-cida como a ‘epidemia silenci-osa’. Os novos casos clínicosque estão sendo notificadospodem ter sua infecção ocor-rida há décadas atrás, o quedificulta a determinação da fon-te de infecção.

Em 2011, foram identifica-dos 411 novos casos da doen-ça em Minas Gerais. Porém,segundo Soraia Zardini de Mo-rais, referência técnica estadualdo Programa de HepatitesVirais da Secretaria de Estadode Saúde (SES), estes dadosnão refletem a atual situação dahepatite C no Estado. “Embo-ra seja uma doença de notifi-cação compulsória, que deveser informada pelos profissio-nais de saúde, pelos serviçosde saúde ou por qualquer pes-soa, existe muita subnotifica-ção desta doença, pois a maio-ria das pessoas desconhece quetem hepatite C”, explicou.

PREVENÇÃO

Evitar a doença é muito maisfácil que tratá-la: não compar-tilhar seringa, agulha e objetoscortantes com outras pessoassão alguns cuidados. Além dis-so, toda mulher grávida preci-sa fazer o pré-natal e os exa-mes específicos para detectaras hepatites. Esse cuidado éfundamental para evitar a trans-missão da mãe para filho.

A identificação dos infecta-dos deve ser prioridade parapossibilitar o tratamento preco-ce e a tomada de medidas quevisem seu controle e preven-ção. Atualmente, com o con-trole nos bancos de sangue, aforma de transmissão sanguí-nea é rara. Os casos agudos

estão hoje associados às popu-lações específicas, comohemodialisados e usuários dedrogas injetáveis e inaladas.

“Por se tratar de uma do-ença silenciosa, é importanteconsultar um médico regular-mente e fazer os exames derotina que detectam todas asformas de hepatite. O diagnós-tico precoce pode evitar doen-ças mais graves, como cirroseou câncer de fígado”, esclare-ce Soraia Zardini.

DISTRIBUIÇÃO DEMEDICAMENTOS

O tratamento da doençapode ser realizado no SistemaÚnico de Saúde (SUS), pormeio de ações que interrom-pam a cadeia de transmissão dovírus e tratam o doente comantivirais. Em todo o Brasil, 12mil pessoas recebem medica-mentos do SUS para o trata-mento da hepatite C.

Em Minas Gerais para teracesso gratuito aos medica-mentos, o usuário deve procu-rar a Superintendência Regio-nal de Saúde (SRS) da qual seumunicípio faz parte e solicitara montagem do Processo deSolicitação. Os processos sãomontados nas farmácias dasSRS do Estado e encaminha-dos à SES, que faz a avaliaçãodo pedido e emite um parecertécnico, de acordo com o pro-tocolo preconizado pelo Minis-tério da Saúde. Os pacientescom processos autorizados sãoincluídos no programa e pas-sam a receber os medicamen-tos na farmácia da respectivaSRS, conforme agendamento.

Para conferir a relação dedocumentos e exames neces-sários para a abertura de pro-cessos de solicitação de medi-camentos e outras informa-ções, clique aqui.

DOENÇAA hepatite C é uma doença

causada pelo vírus HVC queprovoca inflamação no fígado.O vírus C está presente no san-gue. Quando não diagnostica-das, as hepatites virais podemacarretar complicações dasformas crônicas, muitas vezesevoluindo para cirrose ou cân-cer de fígado. O diagnóstico eo tratamento precoces influemna evolução do paciente, sen-do possível reduzir a progres-são da doença.

Antes, sua principal formade transmissão eram as trans-fusões sanguíneas. Mas atual-mente, com o controle nosbancos de sangue, por meio daimplantação de testes diagnós-ticos de detecção, que ocorreua partir de 1993, esta forma érara, sendo que usuários dedrogas são mais propensos àcontaminação pelo vírus. Asmedidas de controle e preven-ção estão diretamente relacio-nadas à hemovigilância.

Portanto, os grupos comrepetidas exposições aos pro-dutos sanguíneos, como osusuários de drogas endoveno-sas, os portadores de hemoglo-binopatias que requerem múl-tiplas transfusões durante a vidae os pacientes portadores deinsuficiência renal crônica emtratamento hemodialítico apre-sentam as maiores chances deadquirir a infecção ao longo davida.

Também são incluídoscomo grupos mais propensos,os pacientes que receberamtransfusões de sangue antes de1992, e os profissionais de saú-de. O surgimento de sintomasem pessoas com hepatite Caguda é muito raro. A apresen-tação assintomática da hepati-te C aguda é um dos fatores deimpedimento para a determina-ção da real incidência da hepa-tite C. Entretanto, os que maisaparecem são cansaço, malestar, mialgia (dor nos múscu-los) e tontura.

Cerca de 20% dos indiví-duos infectados com o HVCrecuperam espontaneamenteapós a infecção aguda pelo ví-rus, mas os restantes 80% evo-luem para a hepatite crônica e,muitas vezes, sem manifesta-rem qualquer sintoma. Em 40%dos doentes, a hepatite C crô-nica pode conduzir à cirrose e/ou ao câncer no fígado.

Saúde de MinasGerais alerta população

sobre a hepatite C

Page 13: Jornal do Sudoeste

São Sebastião do Paraíso-MG e Região20 de Julho de 2011

página 13Jornal do SudoesteFOTOS: JANAÍNA PAULA

Celso er Edvânia, Regina e TeilorDenise e José CarlosAdriano, Adriano, Robinho,Jeison e Carlos

Abadia, Nina, Mariana,Adriano e Isadora

Sidney, Pedrão, Sérgio e Elaine Larissa e Robinho, Marcão e Zezé Mateus e Gabriela, Fabiana e AlanRose e André - Paraná Estruturas

Metálicas, Jeison e MaisaGustavo, Keila, Marcelo,

Rafael e Viviane

O Músico Wéllison

Thaís e MarcosSimone e Fábio, Bueno e SilviaRosana, Libânia e NatielleReginaldo, Gabriela, Diego,Camila, Matheus e Suzana

Ana Luisa, Nilda, Emerson,Maria Eduarda e Gustavo

Maria Abadia, Ana Rosa e JefersonDeiler, Kellen e CéliaBeatriz e Guilherme

Dr Vagner, Giovanna e Caio

Mariana, Amanda, Letícia e ElisMilena, Letícia e PatríciaTati, Patrícia e Cris

Cristiane e PedroAngélica, Tábada, Priscila e Thales

Jonathan e Danieli

Gustavo, Luciana e Leandro

Amanda e Marília

Nayara e YuriVitor, Artur e AlineMurillo e FernandaAndré e Consuelo

Edmilson, Andréia e Laís Lucianinho, André e Stênio André, Flávio, Guilherme e Marcos Anésia e Maria José Clarinha, Carol e Alison

Mais um final de semana com muito agito na Conveniência Nosso Posto. Sexta-feira dia 15 o músico Wellison, paraisense de 16 anos que canta desde os 3anos de idade e que ja fez abertura de vários shows como de Guilherme e Santiago, Bruno e Marrone, Edson e Hudson, Paula Fernandes, participou deprogramas de TV e em 2010 lançou seu 1º CD, e hoje faz shows em Paraíso e região, um sonho que se tornou em realidade. A Conveniência Nosso Posto quepossui um amplo espaço, deliciosas porções, chope ou cervejas geladíssimas e o preço lá em baixo, atrai a atenção de muitos que curtem uma boa música nosfinais de semana. E para quem quer reunir os amigos ou fazer a confraternização da sua empresa lá é o lugar ideal. Próxima sexta tem muita música boa nasvozes de Jorge Dimas e João e no sábado esquenta Paramont Bartucada com a banda 3 R.E. Conveniência Nosso Posto, telefone 3531 3919

Sexta-feira Paulinho Barreto mais uma vez se apresentou no Bar Mogiana animando os presentes. O Mogiana que há mais de 50 anos é tradicionalíssimoem Paraíso não para por aí, sempre inovando em seu cardápio e com variadas bandas e muito mais. Possui um amplo espaço sempre recebendo clientesde Paraíso e região. O Bar Mogiana possui a famosa pizzaria com forno a lenha, e sempre nas terças-feiras rodízio com variados sabores de pizza queoferece um refrigerante Kuat na faixa, Além da pizza no cardápio do Mogiana tem esfihas abertas e calzone, 52 sabores, porções, variedades em cervejase chope, panquecas, macarronada e muito mais. Toda semana uma programação diferente. Programação de férias imperdível, quinta especial todasemana. Quinta-feira, quintaneja com Markus e Yago, sexta-feira André Cruvinel e no sábado Banda Máphia.

DISK ENTREGA DE TERÇA A DOMINGO DAS 18H À MEIA NOITE PELO TELEFONE 3531 2329

Ao som dos Fantoshes, quem esteve no Original na sexta-feira 15 pode se descontrair muito com essa banda pra lá de animada.Com ótimo atendimento, uma programação variada toda semana e renomados músicos se apresentando o Original Choop,

point da Lagoinha continua bombando. No cardápio variado, cervejas, chope Antártica, porções, pizzas, pizzas cones, panquecas diversas.E para essa semana, na sexta-feira quem se apresenta são os Coroné de Passos e no domingo Denys Lima. Original Chopp tel 3558 6641

Na quarta-feira cliquei no Tip Top Bar, a casa estava cheia e como sempre aquele atendimento diferenciado para melhor atender a todos.Aberto de terça a domingo, o Tip Top procura proporcionar a todos ao entretenimento, lazer, momentos agradáveis e únicos.

O Bar possui um cardápio variado com panquecas, caldos, porções, serviços “a la carte”, e muito mais, que traz opçõespara os mais variados paladares. Tip Top Bar, avenida Monsenhor Felipe, 565, telefone 3558 8803

Page 14: Jornal do Sudoeste

São Sebastião do Paraíso-MG e Região20 de Julho de 2011

página 14 Jornal do SudoesteFOTOS: JANAÍNA PAULA

OURO VERDE TÊNIS CLUBE

Sr Paulo Reis e Ilda Silos foram muito

bem recepcionados no Curió

Filho Alexandre e nora Sandra

Angélica, Paulinho e Willian, nora,filho e neto de dona Ilda e sr Paulo

Bodas de Ouro IldaSilos e Paulo Reis

Bisneta Ana Luiza e amiga CamilaNetas Leilane, Flaviane e Lidiane

Neta Taís e namorado Gustavo

Filho Eduardo, noraEliana e neto Tales

Neta Ariane e esposo PauloIrmão de dona Ilda, Raul Sillos eesposa Maria Zélia

Irmão de dona Ilda, José Vicentee esposa Maria Lúcia

Vitor e NilsonSidrônio e familiaresMarco Aurélio, Larissa, advogadasRenata e Iria, Aníbal e Bárbara

Kleber, Selma e Guilherme

Dentistas Sandra e Luiz Fernando,Judson, Celeida e Senide

Denise Almeida e sua primaRaquel de São Paulo

Denilson e Arlete, Rulian e michelleAdvogados Ricardo e Sheila

Léo, Gabriela, Júlia e Isadora Alessandro Calixto, Marcinho eAlessandro Morandini

Dr Daniel Tales e Patrícia Dr Nestor e Daniela Armando Jr, Stela e Laura

Suzana e ArmandoStefania, Isabela e Vanessa PimentaMaisa, Ana Carolina, Ana Laura,Ricardo Paim e Gabriela

Rodrigo e Daniela, Iago e Tales,Renata e Claudio, Tereza Cristina,Marcelo Cosini e Maysa, Marcel

Murilo - Reunião turma de ColégioDr Rodrigo Colombini e Fernanda

Douglas entre amigos Lismara, Lucas, Átila e Guilherme

Fernando, Joelma e MatheusJosimara, Gabriela e LarissaEquipe Restaurante Castelo

Braulina e Maria de Lourdes Janaina e filha Tainá

Gustavo, Rafael, Vânia e JúlioAtaiza, Renato e Fernanda

BODAS DE OURO PAULO REIS E ILDA SILLOSNo sábado 16, no Curió Cervejaria e Restaurante, foi comemorado em clima de muita alegria as bodas deouro de Paulo dos Reis e Ilda Sillos em uma comemoração familiar onde estiveram presentes irmãos, filhos,netos e bisnetos. Todos puderam comemorar essa importante data na vida do casal e se deliciar do requin-tado buffet do Curió Cervejaria Restaurante que teve também uma decoração temática nesse ambienteaconchegante. O evento foi abrilhantado pelos músicos Danuza e Laércio. Faça Você também seu evento noCurió Cervejaria e Restaurante, Avenida Angelo Calafiori, telefone, 3531 8102

O Único Lounge Bar, Restaurante e Lounge em sua nova fase, com cozinha contemporânea, ambiente sofisticado, moderno e familiar oferece aosseus clientes delicioso peixe fresco, rodízio, a la carte e delivery de quarta a domingo. Neste inverno caldos servidos no pão italiano, além do choppHeineken exclusividade encontrada em Paraíso apenas no Único Lounge Bar. Venha experimentar os novos drinks do Único. Aguardem novidade nocardápio. E nesse ambiente super agradável comemore casamentos ou aniversários, agende sua data, pois momentos especiais são únicos. Na quinta-feira 14, teve a quinta blues, muito blues com Peper Boy e Glauco Sá, nesse ambiente agradável que conta com uma programaçãoespecial de férias, de quarta a sábado. Único Lounge Bar, tel 3531 4202

E o tradicional happy hour do OuroVerde, toda sexta que conta com apresença de muitos sócios continuaum sucesso. Na sexta-feira dia 15quem animou a noite foi o músicoJoca nesse clube que possui umcardápio de variedades, muita músi-ca boa. E animação não falta porparte dos associados que prestigiamos eventos do clube, compartilhan-do o lazer, entretenimento, descan-so com a família e amigos. Semprecom respaldo da presidência do clu-be e funcionários.

No cardápio variado, possui comi-da de boteco, moela, filé de tilápia,rabada, saladas diversas, salada defrios, caldos, carne na chapa, salga-dos, pastéis e muito mais. Próximasexta o músico Quincas marca pre-sença.

E no próximo sábado, dia 23 apartir das 22h baile homenageandoas inesquecíveis escolas de sambaque marcaram época, como Indaiá,Eldorado, Bafo da Onça, Iaúca, OsTratões e os Bruxos com a presen-ça da Orquestra Sulamérica.

Ouro Verde Tênis Clube tel 35312190

Restaurante Castelo, amplo espaço, comida caseira, self-service, cardápio com mais de 35 tiposde opções, variedades em saladas, massas, carnes e sobremesas e aberto todos os dias.

Aceita-se encomendas de marmitas ou marmitex. E com uma equipe qualificada os proprietários Marioe Valéria atenderam a todos no domingo 17. O Restaurante Castelo, fica na rua Pimenta de Pádua, 1217,

no Shopping Galeria e com o telefone, 3531 2923