Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_junho_2015/Jornal.pdf · culares de...

24
ARQUITETURA Página 10 MODA Página 21 COZINHA & CIA Página 18 ENOGASTRONOMIA Página 17 Página 24 Página 3 Mobilidade de Águas Claras é debatida em audiência pública Taguatinga comemora 57 anos Página 3 Páginas 4 e 5 Página 17 SAÚDE Páginas 22 e 23 Distribuição gratuita e domiciliar em Taguatinga e Águas Claras Jornal do PLANALTO Jornal do ® Junho/2015 Ano XIV - Número 165 Visite nosso site www.jornaldoplanalto.com.br Novo email: [email protected] Página 13 Página 9

Transcript of Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_junho_2015/Jornal.pdf · culares de...

VOCÊ SE FORMA E TRANSFORMA A SUA VIDA.

VESTIBULAR • INSCRIÇÕES ABERTAS • GRADUAÇÃO EM 2 ANOS

INFORMAÇÕES: 3217-8821

WWW.FACSENAC.EDU.BR

FIES SEM FIADOR

arquiteturaPágina 10

modaPágina 21

Cozinha & Cia Página 18

enogastronomia Página 17

Página 24 Página 3

mobilidade de Águas Claras é debatida em audiência pública

taguatinga comemora 57 anos

Página 3

Páginas 4 e 5

Página 17

saúdePáginas 22 e 23

Distribuição gratuita e domiciliar em

Taguatinga e Águas Claras

Jornal doPLANALTOJornal do ®Junho/2015

Ano XIV - Número 165

Visite nosso sitewww.jornaldoplanalto.com.br

Novo email:[email protected]

Página 13 Página 9

2 - junho/2015 Jornal doPLANALTO

Jornal doPLANALTODiretor: Maurílio Macedo - Editora: Nayara Machado Colaboradores: Horácio Gomes Rolo - Leonardo Gomes - Flávio Resende - Daniella Cristina Gomes - João Dino dos Santos - José do EgitoThaiza Murray - Renato Rainha - Victória Junqueira Pollo - Robson Rodovalho - Nayara Machado - Leonardo Henrique Nóbrega GomesDiagramação e arte final: Jorge Ribeiro - 9627-9010 - Impressão: Jornal Brasília Agora - 3344-9064Colunas e artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do jornal, ficando sob responsabilidade de seus autores.Colaboradores são voluntários e não têm qualquer vinculo empregatício com o jornal.Distribuição gratuita e domiciliar em Taguatinga, Águas Claras e Órgãos Públicos de Brasília.

C-1 - LOTES 1/12 - SALA 213EDIFÍCIO TAGUATINGA TRADE CENTER

TAGUATINGA CENTRO/DFCEP - 72010-010

SITE: www.jornaldoplanalto.com.brE-MAIL: [email protected] Fones - (61) 3561- 6070 e 8153-2222

EDITADO E PUBLICADO POR SM2 SERVIÇOS DE DIVULGAÇÃO LTDA.

Capa

Bispo Robson RodovalhoFundador e Bispo presidente da Igreja Sara Nossa Terra

Mc Melody é o nome artístico de uma menina de apenas oito anos de idade. Ela usa maquiagem, caprichando no batom, se veste com roupas sensuais explorando curvas adultas que seu pequeno corpo ainda não tem. É com esse visual que Melody se produz para cantar funk e dançar de forma vulgar em casas notur-nas com plateias repletas de adultos.

Os comentários no perfil dela do Facebook são os mais diversos, muitos deles na linha da erotização precoce de Melody, referindo-se a ela como “um monumento de mu-lher” ou “uma delicinha”. O mentor da menina é o próprio pai, que apoia completamente sua carreira da garota e diz que as críticas que recebe são resultado de “rejeição social” por conta do preconceito sobre o funk.

Esse é um dos exemplos da atualidade de MCs Mirins. Vão de erotização a apologia às drogas. Temas do universo adulto são transportados para um mundo que deveria ser de pureza e doçura: o infantil.

O Ministério Público já investiga a situação, que pode vir a configurar prática de crimes, a exemplo da exploração de menores, por dinheiro, popularidade ou mesmo algum tipo de prazer de difícil compreensão para cristãos.

A questão que se coloca é anterior às leis do homem. Estamos falando das leis de Deus. Erotizar crianças é con-dená-las a uma vida sem Deus. Está na Bíblia, em Salmos 119:9: “Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra”. É exatamente isso que devemos impor e prover às nossas crianças: o cresci-mento e desenvolvimento de acordo com a palavra do Se-nhor.

Devemos preservar nossas crianças dessas práticas se-culares de exploração e fornecer todo o suporte para que elas tenham um desenvolvimento moral e ético completo, segundo a Palavra de Deus. Não há caminho outro cami-nho para a formação de adultos íntegros e dignos.

E de quem é essa responsabilidade? Dos pais, da escola, da sociedade, de todos nós. Esse trabalho é urgente. Caso contrário, teremos um futuro de crianças e adolescentes perdidos, com valores deturpados, sem o reconhecimento de sua identidade familiar, dos sentimentos de amor e res-peito.

O tempo urge. Façamos juntos essa corrida pela vida em Deus.

a onda dos Funkeiros mirins

Altura: 1,75cmPeso: 52kgCintura: 72cmBusto: 82cmQuadril: 95cmEstuda: Arquitetura e UrbanismoHobby: fotografar, desfilar, ouvir músicaSonho: Ser Miss Brasil

Fotos: Telmo Ximenes

O concurso Miss Taguatinga foi organizado por Armildes Corrêa, editora da revista Evidence, em parceria com o Taguatinga Shopping

Temas do universo adulto são transportados para um mundo que deveria ser de pureza e doçura: o infantil

Ana Lígia Rezende DanielMiss Taguatinga

junho/2015 - 3Jornal doPLANALTO

O deputado distrital Joe Valle (PDT) rea-lizou audiência pública, no dia 13 de junho, no auditório do hotel S4 (Av Araucárias) para debater a mobilidade urbana e as alter-nativas sustentáveis para Águas Claras. A audiência abordou os seguintes eixos priori-tários: Transporte Público, o Sistema Viário, Ciclovias e a Acessibilidade.

Entre 2001 e 2011, o Distrito Federal apresentou aumento de mais de 100% no número de veículos circulando na capital. De acordo com informações do Denatran, o total de veículos no DF é 1.586.169. A média estimada é de um carro para 1,8 bra-siliense. Para Joe Valle, o aumento dos car-ros nas ruas, a precariedade do transporte público de qualidade e falta de incentivo ao transporte alternativo são alguns dos moti-vos que têm tornado o trânsito de Brasília um problema.

situação de Águas Claras - Dados da Codeplan, mostram que 87% dos domicí-

mobilidade de Águas Claras é debatida em audiência pública

lios de Águas Claras possuem automóvel. A bicicleta é o segundo veiculo com maior participação (26,53%, seguida da motocicle-ta (4,91%).

Situada entre Taguatinga, Vicente Pires, Park Way, Guará, Núcleo Bandeirante e Ria-cho Fundo, Águas Claras tem como princi-pal via de acesso a Estrada Parque Taguatin-ga (EPTG). Diariamente, passam cerca de 140 mil carros pela EPTG.

A cidade possui três estações de metrô em funcionamento: Arniqueiras, Águas Cla-ras e Concessionárias. Nas horas de rush, os moradores reclamam da superlotação dos trens. Além disso, são observados a falta de pontos de ônibus adequados, calçadas e ou-tras infraestruturas importantes para a po-pulação.

A audiência pública reuniu a sociedade civil organizada, comunidade acadêmica, es-pecialistas e representantes do Governo do Distrito Federal e do Ministério Público.

ruben Costa - presidente da associação de moradores e amigos de Águas Claras; Márcia Muniz - Superintendente de Planejamento da Agefis; deputado Joe Valle e a administradora de Águas Claras, Patrícia Fleury

a audiência pública reuniu a sociedade civil organizada, comunidade acadêmica, especialistas e representantes do governo do distrito Federal e do ministério Público

taguatingashoping.com.br

TaguatingaShopping

15 anos. Sim! Livre, leve e seu.

4 - junho /2015 Jornal doPLANALTO

Em Brasília, o bom humor se aliou à consciência cívica de resgate da nação para o povo brasileiro

Com uma área de 121,34 quilômetros quadrados e população estimada de 221.909 habitantes (PDAD 2010/2011), a Região Administrativa de Taguatinga comemorou 57 anos no dia 5 de junho. A festa começou no dia 1º e só termina no dia 29. No dia 3, quem passou pela Praça do Relógio pôde participar da solenidade oficial, com corte do bolo, e de diversas atividades.

A banda do Corpo de Bombeiros apre-sentou músicas que animaram o público, que variou de 200 a mil pessoas, durante os eventos, de acordo com a Polícia Militar. Em uma ação ambiental, 13 funcionários da Agência de Fiscalização do DF distribuíram 400 mudas de plantas ornamentais e pales-traram sobre qualidade de vida e compro-metimento com o meio ambiente.

A programação incluiu apresentações educativas do Departamento de Trânsito (Detran), touro mecânico e entrega de certi-ficados aos alunos de escolas particulares que ganharam o concurso de redação pro-movido pela administração regional.

A comemoração do aniversário foi orga-nizada pela Administração Regional em par-ceria com a iniciativa privada.

“O primeiro local de Brasília em que mo-rei foi aqui, nunca quis sair. Foi paixão à pri-meira vista.” O amor pela região se traduz nas palavras do mineiro Otomiel Coelho, de 60 anos - 43 deles em Brasília. Para a secre-

tária do Esporte e Lazer, Leila Barros, Ta-guatinga não pode perder a identidade e o valor que tem. “Nasci e fui criada aqui. São tantas coisas boas que a região tem. Precisa-mos resgatar o amor por essa terra. Somos os filhos de Taguatinga, de Brasília”, disse.

eventos - No dia 3 aconteceu, na Praça do Relógio, o primeiro Educa Taguá, con-curso de redação para alunos de escolas pú-blicas e particulares. Atividades de lazer, es-porte e cultura integraram a programação.

No dia 6, o Taguaparque abrigou feira de artesanato, food trucks, motoclube, a 40ª

taguatinga comemora 57 anos

Com renda domiciliar média de R$ 5.138,58, Taguatinga se apresenta como re-gião administrativa dinâmica e independen-te em relação à oferta de serviços públicos, atividades comerciais, mercado de trabalho, cultura e diversão. A constatação é resultado de Pesquisa Distrital por Amostra de Domi-cílios referente a 2013, da Codeplan.

A pesquisa mostra que 54,45% dos mora-dores são chefiados por trabalhadores remu-nerados na faixa próxima aos 55 anos e que houve acréscimo real de 10,93% na compo-sição salarial per capita dos moradores locais em relação a 2011, com ganhos na posse de bens e serviços. Segundo, ainda a PDAD, 41,54% dos responsáveis pelos domicílios são empregados com carteira de trabalho as-sinada, 33,41%, trabalhadores autônomos e 19,52% são funcionários público/militar.

Segundo a pesquisa, Taguatinga teve crescimento populacional superior a 4% ao ano, acima da média das demais regiões ad-

Copa dos Campeões de Taguatinga, sorteio de brindes e serviços públicos - como a Carreta da Mulher - à disposição da comu-nidade.

história - Taguatinga foi inaugurada em 5 de junho de 1958. Seis meses depois, a po-pulação local já contava com escolas e esta-belecimentos comerciais.

Por volta de 1749, nas proximidades do Córrego Cortado, surgiu um pequeno po-voado, formado por bandeirantes e tropei-ros que buscavam estabelecer sesmarias na Capitania de Goiás, este foi o primeiro pou-

so do homem branco nas futuras terras da região administrativa de Taguatinga, antes ocupada por indígenas do tronco linguístico macro-jê, como os acroás, os xacriabás, os xavantes, os caiapós, os javaés etc.

Alguns desses aventureiros se fixaram animados pela possibilidade de ouro e dia-mantes, próximo ao Cortado. Às margens do mesmo córrego foi instalada a sede da fazenda Taguatinga, de propriedade de Ga-briel da Cruz Miranda. Em 1781, a fazenda Taguatinga foi vendida a Antônio Couto de Abreu, filho do Bandeirante Urbano Couto e Menezes.

A consolidação da região administrativa se deu bem mais tarde, quase dois séculos após esse período, gerada principalmente pelo grande contingente populacional atraí-do pela construção de Brasília.

Com a transferência da capital do Brasil para o interior do país, muitos operários se deslocaram de todas as regiões para cons-truir a nova capital, no entanto, resolveram fazer ali também sua morada. Mas como, eram pobres, invadiram terras e construíram barracos, revelando para um país que cria em seu rápido desenvolvimento a realidade de pobreza em que vivia sua população.

Para conter as invasões constantes em terras da capital, foi criada Taguatinga, em área que anteriormente pertenciam à Fazen-da Taguatinga. Inicialmente, a RA se chama-va “Vila Sarah Kubitschek” mas, depois, seu nome foi alterado para “Santa Cruz de Ta-guatinga”, permanecendo apenas Taguatin-ga. Não raro, é chamada pelos moradores de “Taguá”.

Alguns meses depois dos primeiros mo-radores terem se mudado para Taguatinga, já funcionavam no local, escolas; hospitais; estabelecimentos comerciais, etc. Era o princípio do povoamento da primeira então região administrativa de Brasília.

Taguatinga desenvolveu-se especialmen-te em função do comércio e dos empregos que sua população obtinha no Plano Piloto de Brasília. Tornou-se um importante cen-tro comercial dentro do DF e polo de atra-ção para a população das regiões adminis-trativas próximas, abrigando shopping centers de grande porte. Taguatinga, hoje, é uma das regiões mais ricas de Brasília. Hoje, localidades que faziam parte de Taguatinga, como Ceilândia, Samambaia, Águas Claras e Vicente Pires, se tornaram regiões adminis-trativas de Brasília.

nem cidade, nem bairro - Definida como região administrativa da Prefeitura de Brasília, pela lei federal nº 4.545/64, Tagua-

Uma região administrativa consolidadaministrativas. Houve aumento de 15,7% no número de moradores que estão na região há mais de cinco anos, o que mostra que Taguatinga tem grande atratividade migra-tória devido à sua dinâmica econômica e ao padrão de renda. É uma região administrati-va de Brasília que está consolidada. É o se-gundo polo na área do Comércio e Serviços do Distrito Federal.

Além do aumento populacional, Tagua-tinga cresceu verticalmente. Comparando com 2011, a população urbana estimada cresceu à uma taxa de 4,09%, confirmando também predominância do sexo feminino com 52,42%, a exemplo de outras RAs.

Taguatinga é um centro dinâmico e é a segunda região depois do Plano Piloto na geração de postos de trabalho. A região tem demonstrado também melhoria na posse de bens em relação a 2011 e apresenta a maior renda per capita, com menor percentual de trabalhadores sem carteira assinada das

RAs. Taguatinga deve assumir a quarta posi-ção em moradores trabalhando na própria região administrativa. À exceção de Cultura e Lazer (79%), todas outras categorias são, na quase totalidade - acima de 97% -, reali-zadas na própria região.

Quanto ao setor de atividade remunera-da, 28,38% estão ocupados no Comércio, 22,21% na Administração Pública (Federal e GDF) e 20,78% nos Serviços Gerais. En-tre os trabalhadores residentes na Região Administrativa de Taguatinga, 43,95% tra-balham na própria RA, 30,70%, no Plano Piloto e 6,37% em vários locais. As demais Regiões são pouco expressivas.

O percentual da população com nível su-perior, incluindo especialização, mestrado e doutorado, aumentou, somando18,24%, situ-ação levemente superior ao ano de 2011. Caiu, também, o número de analfabetos, com apenas 1,47%. Os que completaram o ensino médio somam 24,37% e incompleto, 25,36%.

FOTO: GETúliO rOMãO

junho/2015 - 5Jornal doPLANALTO

tinga completa 57 anos. Afinal, por ser Brasí-lia um Distrito Federal, fundindo atribuições de cidade e de estado é, na verdade, uma uni-dade federativa híbrida. Não tem cidades (se-des de municípios divisão de estados, que são vedados constitucionalmente no Distrito Fe-deral) ou bairros (divisão de cidades).

Para os institutos de pesquisa (IBGE, Ibope, Ipea etc.) Taguatinga, como as de-mais regiões administrativas de Brasília, é considerada bairro, também para os Cor-reios, no que tange ao endereçamento pos-tal. Neste último caso, na área destinada ao nome do município coloca-se Brasília, e no espaço destinado ao nome do bairro, Ta-guatinga. A unidade federativa (UF) é Dis-trito Federal.

a Língua - O sufixo “-tinga” significa “branco” em língua tupi. Já sobre o prefixo “ta’wa-” há controvérsia. Em um primeiro momento “ta’wa” foi traduzido como “ave”, e “ta’wa’tinga” significaria “ave bran-ca”. O Centro Educacional Ave Branca (CEAB) tem este nome por este motivo, e também por este motivo uma ave faz parte da Bandeira de Taguatinga, que foi inspirada

no poema Ta’Wa’Tiga de Antonio Garcia Muralha. Com efeito, o gavião-tesoura - predominantemente branco - é muito co-mum na região, embora não se tenha regis-tro de o animal ser conhecido por “Taguatinga”.

Mas Taguá, uma espécie de argila amare-lada ou vermelha, vem do tupi “ta’wa” (que pode ter originado também a palavra “taba”, casa indígena). Assim, “ta’wa” significa “barro”, e “ta’wa’tinga’’” significaria “barro branco” ocorrência geológica que se verifi-ca na região, principalmente perto do Cór-rego Taguatinga e do Córrego Cortado.

divisão - Dividida em três áreas (Tagua-tinga Norte, Taguatinga Centro e Taguatin-ga Sul), a região administrativa é formada por setores de quadras residenciais, comer-ciais e industriais.

Os setores são identificados por siglas, que formam o endereçamento. Assim, em Taguatinga Norte há os setores Quadra Norte “A”, Quadra Norte “B” etc., cujas quadras são costumeiramente referenciadas pelas siglas, seguidas da numeração da qua-dra: QNA 2, QNB 15, QNC 8 etc. Normal-

mente cada quadra corresponde a uma rua. Já os setores QNL e QNM, onde cada qua-dra corresponde a um conjunto de ruas de casas ou blocos de apartamento.

Em Taguatinga Sul, a identificação é aná-loga: Quadra Sul “A”, Quadra Sul “B”, nor-malmente referenciadas pelas siglas: QSA 2, QSB 10 etc. Por ser esta região menor em extensão que a Norte, o último setor de Ta-guatinga Sul é o QSF (há ainda o setor CSG, comercial).

As quadras comerciais de cada setor são identificadas pela letra “C” no início da si-gla. Assim, temos: CNA 1, CNB 13, CSB 8, CND 2 etc.

As quadras no centro de Taguatinga são identificadas simplesmente pela letra “C”. Assim, temos: C1, C2, C3 etc.

As quadras do setor industrial, em Ta-guatinga Norte, são identificadas como “QI” (Quadra Industrial).

Produção - Os principais centros co-merciais da região administrativa são a Ave-nida Comercial (dividida em Norte e Sul), Avenida Central e Avenida Hélio Prates, o Alameda Shopping e o chamado Pistão Sul,

onde se localizam o Taguatinga Shopping, hipermercados, uma feira de moda, um cen-tro empresarial, diversas faculdades, uma fábrica de refrigerantes, e inúmeras reven-dedoras de automóveis, entre outros estabe-lecimentos.

Um pequeno centro de indústrias (a Qi) encontra-se entre a Avenida Sandu Norte e a Avenida Hélio Prates. Há outra área indus-trial importante nas proximidades da BR-060. Na área conhecida como “Setor H Norte”, próxima à BR-070, concentra-se uma grande variedade de oficinas e lojas de autopeças. Já no setor QNL, às margens da Avenida Elmo Serejo, há um pequeno setor de indústrias gráficas (SiGT).

A região administrativa foi a 12ª, entre os “bairros” com lançamentos mais caros do Brasil em 2012, segundo o “Anuário do Mercado Imobiliário Brasileiro da Lopes”, com oito empreendimentos, 1.192 unidades e r$ 639 milhões em “Valor Geral de Ven-das”. Comparativamente, Brasília foi o quarto maior mercado nacional em 2012, com lançamentos que somaram um VGV de R$ 3,3 bilhões.

FOTO: GETúliO rOMãO

6 - junho/2015 Jornal doPLANALTO

ENTREVISTA

BRASÍLIA EM NÚMEROS

antônio henrique BarbosaDiretor da Aquanaii

Ex-nadador e técnico da Seleção Brasileira de Natação, antônio henrique Barbosa é um dos sócios da primeira escola no DF vol-tada para a formação e o treinamento de atle-tas de modalidades aquáticas. Com matrículas abertas em junho, a Aquanaii espera receber 100 novos alunos até o final do mês que vem. A escola já conta com uma equipe federada com 30 atletas, que já disputam campeonatos regionais e nacionais. Formado em Educa-ção Física, Barbosa começou a nadar aos seis anos e com 26 tornou-se técnico. De 2007 a 2011, integrou, por diversas vezes, a comis-são técnica da seleção brasileira. Participou dos Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara, no México, com seis atletas. Com a expertise adquirida, o ex-nadador criou uma metodolo-gia para o desenvolvimento de crianças e jo-vens a partir da prática esportiva da natação. Confira a entrevista ao Jornal do Planalto:

quando surgiu o interesse pela natação?Surgiu na minha infância, quando acom-

panhava meus irmãos na natação e assistia com muito entusiasmo as competições de-les. Achei uma modalidade interessante e o grupo sempre alegre, me cativava.

Como foi a transição de atleta para técnico?

Começou ainda quando eu era atleta, em 2003, quando entrei trabalhei com uma tur-minha de mirins e comecei meus primeiros passos como técnico. Continuei acumulan-do as duas funções até 2006. No ano seguin-te, pendurei a “sunga” e me dediquei exclu-sivamente à parte técnica.

Você tem desenvolvido uma metodo-logia para treinar crianças e adolescen-tes. Como isso funciona?

Trata-se de uma metodologia simples e desenvolvida com base em três pilares: De-senvolvimento Humano, Desenvolvimento Mental e Equilíbrio Físico / Mental / Emo-cional. Dessa forma, realizamos nossas ati-vidades, respeitando as fases cronológicas das crianças e os estímulos neuromotores específicos para cada fase do desenvolvi-mento humano, dando um maior conforto e objetividade ao trabalho técnico trabalho de aprendizagem do aluno.

Como é integrar a seleção brasileira e participar de Olimpíadas e Jogos Pan-A-mericanos?

Uma experiência muito positiva, constru-tiva, uma ótima oportunidade de intercâm-bio entre atletas, técnicos de diversas nações. São eventos onde estão reunidos os melho-res atletas do mundo e em seus melhores momentos da carreira.

Como surgiu a ideia de formar uma escola para atletas?

Com a experiência conquistada ao logo de anos como atletas (os três sócios, Luciana Salomão, Fernanda Alvarenga e eu), come-çamos a pensar no poderíamos fazer para contribuir com o esporte que fez e faz par-te de nossas vidas. Trabalho há mais de dez anos como técnico de atletas de alto nível e percebi que faltava algo na base. Luciana, também ex-nadadora, vem somar, como ex-atleta, mas principalmente pela experiência empresarial adquirida em outros empreendi-mentos que criou. Já Fernanda traz toda a sua bagagem de quinze anos de nadadora de ponta, exemplo para os jovens que iniciam vidas no esporte.

Você tem uma equipe já formada. Como você vê o potencial destes jovens atletas?

Sim, são atletas em formação e jovens promissores, determinados e que amam o que fazem. Acredito muito em cada um de-les e nos frutos que podemos colher juntos.

SERVIÇO:

aquanaii - natação esportivaTelefone: (61) 3207-7895SCE / Sul - Setor de Clubes SulTrecho 1 - Lote 7 - Clube da Aseel (próximo ao posto Shell)

Construção CivilCBiC lança edição 2015 do Prêmio de responsabilidade socialEstão abertas, até o dia 15 de julho, as inscrições para a edição 2015 do Prêmio CBIC de

Responsabilidade Social para projetos desenvolvidos por entidades, empresas e trabalhadores do setor da Indústria da Construção. O concurso tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento de ações sociais na área, estimulando a busca por uma sociedade com melhor qualidade de vida. Os prêmios, que variam de R$ 5 mil a R$ 15 mil, serão entregues entre os dias 23 e 25 de setem-bro de 2015, durante o 87° Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), realizado no Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (CIMATEC), na Av. Orlando Gomes, em Salva-dor. Poderão concorrer ao concurso projetos e programas desenvolvidos em 2014 ou aqueles que foram elaborados nos anos anteriores e continuam ativos, com, pelo menos, um ano de operacionalização. No total, serão consagrados 8 vencedores, distribuídos em três categorias: Categoria Organizações, Categoria Reconhecimento Social e Categoria Trabalhador. Os interes-sados podem efetuar suas inscrições no site www.cbic.org.br/premioresponsabilidadesocial.

Setor Gráficosindigraf-dF promove 1ª semana de ComunicaçãoTemas relevantes para o mercado de comunicação, indústria gráfica e a sociedade serão

discutidos na 1ª Semana da Comunicação Gráfica do Distrito Federal, que acontecerá entre os dias 17 e 20 de agosto. Promovido pelo Sindicato das indústrias Gráficas do DF (Sindigraf-DF), o evento possui uma grande programação que contempla palestras e workshops com autoridade da comunicação publicitária, atividades culturais, o concurso Jovem Escritor - voltado para alunos de escolas públicas e do Sesi DF, a entrega do 15º Prêmio de Excelência Gráfica Jorge Salim e outras atividades. A comunicação gráfica tem passado por grandes transformações em todo o mundo e hoje, mais do que nunca, preci-samos nos atentar a assuntos como sustentabilidade e tecnologia. A ideia deste evento é preparar ainda mais o mercado gráfico do Distrito Federal para essa realidade e trazer ao debate público a importância deste setor”, conta Pedro Henrique Verano, presidente do Sindigraf-DF. A 1ª Semana da Comunicação Gráfica do DF terá atividades em três locais diferentes: na sede do Sindigraf-DF, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Museu da imprensa Nacional. Mais informações pelo telefone (61) 3344-2163.

GastronomiaPizza hutA Pizza Hut, maior rede

de pizzarias do mundo, está investindo cada vez mais no mercado brasileiro. A marca acaba de inaugurar sua segunda loja no formato Delco - restaurante com entrega em domicílio e venda para viagem - em Brasília, localizada na região Sudoeste. Com a mesma agilidade no atendimento e a qualidade nos produtos, características da marca, a loja oferece maior cobertura no Sudoeste, Cruzeiro Novo e Velho, e Octogonal. O espaço funciona de 18h as 23h30 e o consumidor pode fazer seu pedido através do telefone (4002-4003), pelo site www.pizzahut.com.br/df ou na própria loja, com retirada do pedido para viagem.

Guia Quatro Rodas Brasil 2015qualidade reconhecidaO ambiente intimista e a alta qualidade dos pratos servi-

dos pela casa fizeram o Barbacoa Brasília conquistar o selo de qualidade do Guia Quatro Rodas Brasil 2015. Reconheci-do em todo território nacional, o Guia elege todos os anos os melhores restaurantes em seus seguimentos específicos, os presenteando com a placa que se tornou referência no ramo. Há 24 anos no mercado, o Barbacoa é referência nacional em churrascaria. Com seis unidades espalhadas pelo Brasil, sen-do uma em Brasília, quatro no estado de São Paulo e uma em Salvador, além de oito no exterior, sendo sete no Japão e uma em Milão, o Barbacoa se orgulha de mais essa conquista que comprova a sua excelência no ramo gastronômico.

FOTO: TElMO XiMENES

Parabólica EconômicaFlávio Resende

e-mail: [email protected] - Tel.: (61) 3242-9058

junho/2015 - 7Jornal doPLANALTO

Completainfraestrutura

Professoresqualificados

Conceitos positivosno ENADE-MEC

Av. Pau Brasil – Lote 2 – Águas Claras – Distrito Federal (61) 3435 2200 / 5646

0800 779 0900 | www.suafaculdade.com.br

00R$50, *

SEU CURSO POR APENAS

A CADA 3 MESES*Consulte condições

100%FINANCIAMENTO

DE ATÉ

DAS MENSALIDADES

18 mesesAPÓS TERMINAR

O CURSO, VOCÊ TEM

PARA COMEÇAR A PAGAR E 3 VEZES O

TEMPO FINANCIADOMAIS 1 ANO PARA

EFETUAR O PAGAMENTO.

AGORA,SEM RESTRIÇÃO

CADASTRAL.Conforme lei 12.801,

de 24/04/13.

APOIO TOTALAO ALUNO

INGRESSE NO FIES!

AGORA,VOCÊ PODE!

DESCONTOSESPECIAIS

Cursos Superiores Tradicionais

Cursos Superiores de Menor Duração

NOVOS CURSOSAnálise e Desenvolvimento de Sistemas

Farmácia

AdministraçãoArquitetura e UrbanismoCiências Contábeis Direito Educação Física (Licenciatura e Graduação Plena)

Enfermagem

Engenharia CivilFarmáciaFisioterapiaFonoaudiologia NutriçãoPedagogia (Licenciatura)

Análise e Desenvolvimento de SistemasDesign de Interiores Gestão Empresarial e Controladoria Redes de Computadores

Inscrições Abertas2º Semestre

ProcessoSeletivo

Trabalhamos para construir e fortalecer marcas e reputações, utilizando as mais diversas ferramentas de Comunicação disponíveis: Assessoria de Imprensa, RP Digital, Design, Publicidade e Propaganda, Planejamento Estratégico de Comunicação, Media Coaching, entre outros serviços.Tudo para levar os nossos clientes ao topo de seus mercados de atuação! E quase 14 anos depois, desde que foi criada, chegou o momento da Proativa Comunicação ser reconhecida como agência TOP no segmento em que atua.

*O

Prê

mio

To

p M

ega

Bra

sil d

e C

om

un

icaç

ão C

orp

ora

tiva

20

15

, co

nce

did

o p

ela

Meg

a B

rasi

l e M

axp

ress

, é c

on

sid

erad

o o

Osc

ar d

a C

om

un

icaç

ão C

orp

ora

tiva

no

Bra

sil.

A Proativa Comunicação foi eleita a Melhor Agência de Comunicação Corporativa da Região Centro-Oeste pelo Prêmio Top Mega Brasil de Comunicação Corporativa 2015.*

MegaBrasilde Comunicação

Corporativa2015

PRÊMIO

Proativa. Comunicação que pensa antes, e além.

61 3242.9058www.proativacomunicacao.com.br

8 - junho/2015 Jornal doPLANALTO

A Câmara Legislativa aprovou o projeto de lei nº 428/2015, que trata do Plano Distrital de Educação (PDE). De autoria do Executivo, a proposta foi aprovada com o voto de 23 deputados, na forma de um substitutivo com diversas emendas e subemendas. Entre as principais alterações feitas ao texto original está a exclu-são de referências a questões de gênero e sexualidade.

Construído com a participação da sociedade e tendo como base o Plano Na-cional de Educação (PNE), aprovado em 2014, o PDE é um instrumento de planejamento, gestão e integração do sistema de ensino de Brasília que vai valer pelos próximos dez anos.

O plano é composto por 21 metas, cada qual com estratégias específicas, além de conter diagnósticos e informações para o monitoramento e a avaliação do cumprimento das metas. Conforme previsto no PNE, o PDE deve ser sanciona-do pelo governador até o dia 24 de junho.

Entre os avanços trazidos pelo plano está, por exemplo, a necessidade de se regulamentar, em até um ano, o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF); e o estabelecimento de prazos para o cumprimento das me-tas, como a de universalizar até 2016 a educação infantil na pré-escola para as crianças de quatro a cinco anos de idade.

As emendas que retiraram referências a questões de gênero da redação original do Plano Distrital geraram várias manifestações, tanto dos parlamentares como das pessoas que acompanharam a sessão na galeria.

Entre os itens suprimidos estão: a previsão de “Educação em Gênero e Sexu-alidade” e a menção ao Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos lGBT. A supressão foi decidida por 16 votos favoráveis, sete contrá-rios e uma ausência.

Container comunitárioO projeto de lei nº 94/2015,

que dispõe sobre a instalação de containeres comunitários para o depósito de materiais de constru-ção, entulho e outros resíduos em Brasília, foi aprovado pela Câmara Legislativa e está pronto para ser sancionado pelo governador Ro-drigo Rollemberg. Os equipamen-tos previstos no PL deverão ser instalados em locais de interesse social a serem definidos posterior-mente pelo Executivo, consideran-do os lugares de acúmulo de lixo e as necessidades da comunidade. Após a sanção e a publicação da medida, o Executivo terá 90 dias para regulamentar a lei, definindo os locais de instalação e as especifi-cações técnicas dos recipientes.

interesse pioneiroOutro projeto que segue para a sanção

do governador é o Pl nº 1.206/2012, que confere prioridade no Plano Distrital de Habitação de interesse social aos pioneiros e seus filhos nascidos em Brasília. De auto-ria do deputado Agaciel Maia (PTC), a pro-posta vai beneficiar as pessoas que fixaram residência na capital do País até 1970 e seus descendentes de primeira geração, desde que nascidos e residentes em Brasília há mais de 30 anos.

intolerância na féUm caso de intolerância religiosa

ocorrido no Rio de Janeiro repercutiu na Câmara Legislativa. Vários distritais condenaram o episódio, no qual uma menina de 11 anos foi atingida com uma pedrada quando saia de um culto do candomblé. Para combater o cres-cimento da intolerância religiosa, os deputados sugeriram a realização de uma audiência pública com as lideran-ças de várias religiões e a realização de uma campanha publicitária para escla-recer a sociedade sobre o problema.

[email protected]: audiotopmix.url.ph

ÁudioTop Mix

Dj Alessandro3254-3534 / 9987-34138420-3890 / 9178-0107

Djs - Som - Iluminação - Estrutura em AluminíoTelão Multimídia - Luz Decorativa - Chuva de Prata

TV Led - Raio Laser - Pista de VidroMáquina de Fumaça

Dj Alessandro3254-3534 / 9987-34138420-3890 / 9178-0107

Plano de educação passa no Plenário

junho/2015 - 9Jornal doPLANALTO

10 - junho/2015 Jornal doPLANALTO

Início de uma vida nova pede uma casa nova tam-bém. Seja para morar sozi-nho ou no começo de uma relação a dois, o “lar doce lar” merece uma decoração especial. Da mais clássica a mais moderna, a decoração é o primeiro passo para que o cantinho novo ganhe ares de uma casa de verdade e a minha dica de hoje é espe-cial para quem está passan-do por esse momento. O mais importante é definir o perfil de quem fará uso do espaço, para assim estabelecer também o tipo de decoração que será uti-lizada. Se você tem dúvidas, peça a ajuda a um profissional que possa elaborar um bom

projeto e indicar lojas especializadas, que vão fornecer produtos de qualidade e com o estilo certo para cada ambiente.

Centro das atenções da casa, a sala é o cartão de visitas e por isso deve ter um bom

Arquitetura&ConstruçãoJosé do Egito Alves de Souza - Diretor-presidente

ABCD EGITO Arquitetura Brasileira em Construção e Decoraçãowww.abcdegito.com.br - [email protected]

Lar, novo lar

Corretor de Imóveis, quer um conselho forte e atuante?

Não aceite impostor disfarçado de corretor.

Conselho Regional de Corretores de Imóveis do DF

Denuncie!

sofá. Por ser uma peça maior e essencial, deve ser escolhido com cautela e de acor-do com o tamanho do espaço. Depois dele, os demais acessórios serão encaixados no ambiente. Cadeiras, estantes, poltronas e até luminárias devem se adequar na proposta inicial, ditada pela peça maior. O empresário Adiel Viana, proprietário da Móveis Contai-ner, destaca que os móveis personalizáveis, como os que são feitos na medida ideal, já conquistaram quem está decorando a casa nova. “Nos colocamos no lugar do cliente, por isso fazemos questão de oferecer e tra-balhar com a possibilidade de personaliza-ção”, explica.

Para os quartos, a ideia é investir em uma cama confortável, afinal ela é a protagonista do ambiente, e depois pensar em peças e de-talhes que vão combinar com os moradores. A cozinha também não pode ser esquecida e deve ser repleta de itens que irão ajudar no dia a dia da casa. Em Brasília, uma nova loja abriu suas portas com o objetivo de oferecer grande variedade de produtos para o lar. A

Objeto Casa, revendedora das marcas Tra-montina e Oxford Porcelanas, mantém em seu leque de produtos diversos modelos de panelas, eletrodomésticos, mobiliário e até mesmo uma área voltada para churrascos.

mesa Cono e cadeirassato - móveis Container

Cadeira Balma - móveis Container

sofá Prime - móveis Container

Poltrona móveis Container

objeto Casa objeto Casa

junho/2015 - 11Jornal doPLANALTO

12 - junho/2015 Jornal doPLANALTO

MaurílioMacedo

[email protected]

Uma das etapas do curso de Team Coaching, da Febracis, aconteceu na noite de 3/6, no Coco Bambu do lago Sul. Além da palestra de “Estilo de reciprocida-

de” com o Master Coach Luiz Paulo Machado, todos também puderam participar de um bate-papo com o empresário Beto Pinheiro, sócio proprietário do Coco Bambu.

Representantes de vinícolas, sommeliers,

enólogos e apreciadores de vinho estiveram no Hípica Hall, no dia 11/6, para o Wine’n Music 2015. Esta foi a terceira edição do evento, uma criação dos empresários Guto Jabour e Tiago Correia. Agora, o Wine’n Music também vai acontecer em outros estados.

andré nogueira e rafaela Vilasboa

Vanessa Santos e Pedro Jesus

Beto Pinheiro com thais e Luiz Paulo machado

Priscyla e ircley oliveira

talita e diego guedes

ermiton e anna Paula FerreiraMonick das Neves e João Paulo Müllerana amélia mansur e Flávio henrique da silvagustavo e Leonardo sampaio

Louise rodrigues, aline marra e

Bárbara Furtado

Kátia rodrigues e giovanka Castro

rafael teixeira e silvia Leyser

Diogo Pollo e Victoria Junqueira Pollo Janine Brito, Marisa Junqueira, Márcia Lima e Rosália PeixotoKarla mendes e César serra Guto Jabour e Tiago Correia

- 13junho/2015Jornal doPLANALTOAtlas Colchões anuncia nova edição de mostraA empresária Cristiane Coelho reuniu, em evento realizado na noite de 1/6, parte do time de

profissionais que participam da 4ª edição da mostra Atlas Colchões, marcada para agosto deste ano. Além dos arquitetos e designers de interiores, participaram do evento empresas parceiras da mostra, como a Primavera Enxovais, Paper House e Bálsamo SPA. Os escritórios Gisa Arquitetura e Design, JCarril Arquitetura, MAAi, 1:1 Arquitetura, Studio AZ e Flávio Werneck e Glory Barreto, Fátima Alvim, Cybele Barbosa, Susana Brancaglion, Carolina Nathair, Renata Dutra, Dora Lettieri e Gio-vanini lettieri, já estão confirmados no evento que terá como tema a cromoterapia na decoração.

arnaldo Pinho e eduardo sáinz

Leonardo soares, sueli Ribeiro e Maria de Jesus

Cybele Barbosa, mônica Pinto, arnaldo Pinho e renata melendez

Carolina nathair Cristiane Coelho

FOTOS: AlAN SANTOS

rafaela Britta

renata melendez, márcio Cunha e Flávia amorim

Personalidade conhecida pela

simpatia que marca presença todo sábado no programa Altas Horas da TV Globo, desde 2007, a sexóloga Laura Muller desembarcou no Taguatinga Shopping para um bate-papo sincero e educativo sobre o universo da sexualidade. A palestra aconteceu no dia 13 de junho, às 19h30, na Praça de Vidro (3ºpiso).

VOCÊ SE FORMA E TRANSFORMA A SUA VIDA.

VESTIBULAR • INSCRIÇÕES ABERTAS • GRADUAÇÃO EM 2 ANOS

INFORMAÇÕES: 3217-8821

WWW.FACSENAC.EDU.BR

FIES SEM FIADOR

14 - junho/2015 Jornal doPLANALTOFOTOS: GETúliO rOMãO

MaurílioMacedo

[email protected]

Taguatinga brinda os seus 57 anosA Administração Regional de Taguatin-

ga, por meio do seu administrador - Ricar-do Lustosa Jacobina, ofereceu um coquetel para autoridades, empresários, profissionais liberais, presidentes de entidades de classe e clubes de serviço, no dia 5/6. O evento aconteceu no hall da administração, que fica na Praça do Relógio. Diversas personalida-des foram agraciadas com o “Diploma de Menção Honrosa” pelos serviços prestados à comunidade. Veja, abaixo, momentos do evento clicados por Getúlio Romão.

O CURSO DE DIREITO DA UPIS ESTÁ ENTRE OS TRÊS MELHORES DE BRASÍLIA, SEGUNDO A FOLHA DE SÃO PAULO.

A UPIS POSSUI O MAIOR HOSPITAL VETERINÁRIO DO CENTRO-OESTE.

upis.br UPISoficial 3445-6767FORMAS DE INGRESSO VESTIBULAR, ENEM E TRANSFERÊNCIA

ADMINISTRAÇÃO • AGRONOMIA • CIÊNCIAS CONTÁBEIS • COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL • DIREITOECONOMIA • GEOGRAFIA • HISTÓRIA • MEDICINA VETERINÁRIA • SECRETARIADO EXECUTIVO (TRILINGUE)

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO • TURISMO (HOTELARIA E EVENTOS) • ZOOTECNIA

BOLSAS - PROUPIS

BOLSAS - PROUPIS TRANSFERÊNCIA

FINANCIAMENTO PRÓPRIO

FIES(conforme liberação do governo)

FELICIDADE

É ESCOLHER COMO UM LÍDER!

#VEMPRAUPIS

LUCAS#ALUNO UPIS

Jornal doPLANALTO junho/2015 - 15

16 - junho/2015 Jornal doPLANALTO

MaurílioMacedo

[email protected]

O presidente do Tribunal de Contas

do DF, conselheiro Renato Rainha, recebeu no dia 11/6 a Medalha do Mérito Naval, no Grau de Comendador, da Marinha do Brasil. Parabéns!

A Proativa Comunicação recebeu, na noite de 28 de maio, o troféu “Top Mega Brasil de Comunicação Corporativa 2015”, como 1ª colocada entre as cinco melhores agências de comunicação corporativa da Região Centro-Oeste. A cerimônia de entrega do prêmio - concedido pela Mega Brasil (organizadora do evento e empresa que edita, semanalmente, a newsletter Jornalistas & Cia) e Maxpress - aconteceu durante o encerra-mento do 18º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, princi-pal e mais importante evento do setor, realizado no Centro de Conven-ções Rebouças, na capital paulista. A escolha dos vencedores se deu pelo voto de jornalistas e assessores de imprensa de todo o país.

Proativa Comunicação é eleita a melhor agênciade comunicação corporativa do Centro-Oeste

Dr. Wilson Leite Pedreira, diretor executivo do Centro de Oncologia e Hematologia do

Hospital Albert Einstein oficializou a parceria técnico-científica educacional com o grupo Cet-tro de Brasília, que acabou de inaugurar a sua quinta unidade e já anuncia a abertura de mais duas clínicas ainda este ano.

Inauguração da NaturalPetFoi inaugurada, no dia 9 de junho, a clínica veteriná-

ria NaturalPet, juntamente com os parceiros Farmina, Drogavet, realH, Fisioquantic, Sra. Doce e Kombole-ria, no Lago Norte. A NaturalPet é uma clínica voltada para tratamentos menos agressivos ao organismo do animal, com homeopatia veterinária, fitoterapia animal e acupuntura veterinária, além das terapias quântica e floral. A utilização da terapêutica tradicional, alopática, também é realizada no local, porém em casos extremos. A intenção, com isso, é promover uma cura rápida e suave das doenças que acometem, dando prioridade para que haja menor ocorrência de efeitos colaterais. O evento foi um sucesso!

Jacques Veloso, diretor da Veloso de Melo Advogados

e presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/DF, um dos principais nomes do direito tributário de Bra-sília e do Centro-Oeste, deu uma pausa na atribulada agen-da para comemorar o seu ani-versário, dia 6/6. A festa, que aconteceu na QI 25 do Lago Sul, foi um presente da sua esposa e também advogada, Tathiana Del Agui-la, que organizou tudo pessoalmente. O casal, que possui dois filhos, também comemorou 20 anos de união em 2015.

FOTO: VAlTEr ZiCA

No dia 29 de maio,

o Taguatinga Shopping recebeu o Miss Taguatinga 2015. Foram 10 candidatas ao título que deu à vencedora - Ana Lígia Rezende Daniel, o direito de disputar o Miss DF

ana Lígia rezende daniel – miss taguatinga 2014

Ricardo Jacobina e Flaviana Lustosa

eliza Ferreira, Cloves nunes, armildes Correia e renata monnerat

a anestesista Priscilla moreira e a proprietária da naturalPet ana Catarina Valle

As empresárias: Rosária Valle, Rúbia Lucena e Ellen Albuquerqueo médicos veterinários Carlos eduardo de oliveira e Bethania Collona

a veterinária da Farmina

manoela Collaço e o engenheiro

edson Luiz

As servidoras públicas Juliana matos e isadora Bocayuva

FOTOS DE rOBErlEy ANTôNiO - rA FOTOGrAFiA

o diretor executivo da Proativa Comunicação, Flávio resende, eixbe orgulhoso o troféu recebido

Equipe Proativos, composta por grandes profissionais

O UniCEUB, em homenagem aos 57 anos de Taguatinga, fez no dia 12 de junho a doação de uma escultura do artista plástico Omar

Franco. A obra de arte, intitulada “Namorados”, foi instalada em frente à Administração Regional. Na foto: Elizabeth Regina Lopes Manzur - Pró-reitora Acadêmica do UniCEUB, Getúlio Américo Moreira lopes - reitor do UniCEUB, o artista Omar Franco, deputada distrital Sandra Faraj e ricardo lustosa Jacobina - administrador de Taguatinga.

junho/2015 - 17Jornal doPLANALTO

EnogastronomiaSérgio PaivaGastrônomo e [email protected]

Peso dos alimentos e do vinhoNa hora de harmonizar temos que levar em conta o peso do

alimento e compará-los ao peso do vinho. Mas afinal de contas, o que define o peso de um alimento? O peso de um alimento é definido pelo teor de gordura, presença de fibras, dificuldade na mastigação e na condimentação ou força do tempero.

Nos alimentos leves temos uma sensação de pouco peso na boca, fácil mastigação, são alimentos pouco condimenta-dos e de rápida digestão. Temos como exemplo saladas, le-gumes, frutas e peixes de carne branca.

Os vinhos leves possuem pouca estrutura, sensação ligei-ra, não preenche a boca, o teor alcóolico é baixo de 7% a 12%, encontramos nesses vinhos pouca ou nenhuma maté-ria em suspensão. Como exemplo cito os vinhos verdes, o Petit Chabli, Dolcetto, Chianti e os Rosés de Provence.

Alimentos de médio peso, tem razoável sensação de peso e preenchimento na boca, alguma condimentação e uma di-gestão não tão rápida como a dos alimentos leves. Alguns exemplos são as ostras, os peixes gordurosos, crustáceos, bacalhau e molhos brancos.

harmonização com vinhos (2ª parte)Para os apaixonados por vinho, a harmonização é a tarefa mais complexa e mais prazerosa que existe. Harmonizar de maneira a obter uma valorização reciproca entre o alimento e o vinho é o grande desafio. Erros grosseiros podem arruinar ou desvalorizar uma boa refeição

Vinhos de corpo médio possuem um pouco mais estru-tura, uma boa sensação de preenchimento na boca, teor al-coólico entre 11% e 13%, encontramos nesse vinho a pre-sença de matérias em suspensão.

Com comidas pesadas temos grande sensação de peso e

preenchimento pleno na boca, a mastigação é mais pesada e repetitiva e são alimentos de digestão difícil e demorada. Podemos observar essas características nas aves de carne escura, carnes vermelhas assadas, caças, cordeiro, carnes gordurosas e queijos maturados, de casca dura como o par-mesão.

Nos vinhos encorpados encontramos uma excelente es-trutura, o vinho enche a boca gerando sensação de plenitu-de, são vinhos com o teor alcoólico entre 12,5% e 20%, en-contramos grande presença de matéria em suspensão.

Na próxima edição falaremos sobre harmonizações clás-sicas e daremos algumas dicas e segredos para uma harmo-nização de sucesso. Mande suas dúvidas ou dicas de temas para o e-mail [email protected].

18 - junho/2015 Jornal doPLANALTO

Canjicaingredientes- 1/2 kg de milho para canjica- 1 lata de leite condensado- Água o quanto baste- 1 litro de leite fervendo- 2 unidades de canela em pau- 5 cravos da índia- Casca de 1/2 laranja ou limão- Açúcar se precisar- 1 xícara (chá) de amendoim torrado e moído

modo de preparoEscolha o milho para a canjica, lave bem e deixe de molho

de um dia para o outro.Coloque o milho em uma panela de pressão. Encha de

água deixando faltar uns 2 dedos de água. Junte a canela, os cravos, e o pedaço de casca de laranja ou limão. Deixe cozi-nhar na pressão por uns 40 minutos (o milho deve ficar bem macio).

Tire a casca da laranja, a canela e os cravos. Junte o leite fervendo, o leite condensado e mexa bem com uma colher de pau. Deixe cozinhar até os grãos ficarem bem macios e a can-jica ficar com uma textura bem cremosa.

Antes de desligar teste o doce, se precisar coloque açúcar a gosto e deixe cozinhar mais um pouco, junte o amendoim não esquecendo de mexer sempre para não grudar no fundo da panela.

Quentãoingredientes- 1 garrafa de cachaça (600 ml)- 600 ml de água- 1/2 kg de açúcar- Casca de 2 laranjas- Casca de 1 limão- 50g de gengibre em pedacinhos- Cravo-da-índia a gosto- Canela de pau a gosto- 1 maçã cortada em pedacinhosmodo de preparoColocar em uma panela grande o açúcar, as cascas de la-

ranja o limão o gengibre, o cravo e a canela.Quando o açúcar estiver derretendo colocar a cachaça e a

água, deixando cozinhar por 20 a 25 minutos em fogo médio.Filtre, e após coloque a maçã picadinha.Manter no fogo, após o preparo.

Festa JuninaA mais gostosa tradição nacionalConheça a origem de uma das mais tradicionais festas do país e aprenda a fazer o prato que é a estrela da comemoração: o bolo de fubá

Junho é um dos meses do ano mais aguardados pelos brasilei-ros por um delicioso motivo: as festas juninas! Durante todo o mês, em cada canto do país é possível encontrar diversas celebra-ções cheias de animação, música, cores e, principalmente, doces e comidas típicas que traduzem todo o sabor da culinária nacio-nal. Mas, o que muita gente não sabe é onde e quando essa festi-vidade surgiu.

Por mais que hoje seja uma festa tipicamente brasileira, sua origem é Europeia. A tradição veio da Antiga Europa, com os povos celtas e egípcios, que comemoravam a boa colheita duran-te o solstício de verão e, por isso, a fartura de comidas e bebidas. Com o crescimento do cristianismo na Europa e a coincidência da celebração de três santos católicos – Santo Antônio, São João e São Pedro – no mesmo período a comemoração passou a ser uma festividade religiosa. França, itália, Portugal e Espanha fo-ram os primeiros países a realizá-la.

Com o período de colonização do Brasil, os portugueses trou-xeram essa tradição para o país. Os costumes se misturaram com rituais indígenas, que introduziram alimentos a base de mandioca e milho à mesa. A festa foi se adaptando à cultura brasileira e, hoje, cada região tem sua forma de comemorá-la.

Além das brincadeiras, a celebração é conhecida principal-mente, pela variedade de doces e salgados. São tantas opções que às vezes é difícil escolher! “Em datas sazonais, como a festa juni-na, é possível aproveitar os pratos saborosos sem culpa. Para isso, o segredo está no tamanho das porções, que devem ser pe-quenas. Assim, é possível aliar o equilíbrio alimentar com saúde”, explica Marcia Daskal, nutricionista e proprietária da Recomen-do Assessoria em Nutrição.

Entre os diversos doces que caracterizam a data, o bolo de fubá é um dos pratos mais tradicionais e não pode faltar à mesa. Veja abaixo a receita completa e boa festa!

Você vai precisar de:- 2 xícaras (chá) de açúcar- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo- 1 colher (sopa) de fermento em pó- 1 ½ xícara (chá) de fubá- 1 xícara (chá) de queijo tipo parmesão ralado- 2 colheres (sopa) de manteiga- 4 ovos- 4 xícaras (chá) de leiteModo de preparo:- Coloque no liquidificador os ovos, o açúcar, a manteiga e o

queijo e bata por cerca de 5 minutos, ou até obter uma massa homogênea;

- Acrescente o fubá e a farinha de trigo e bata para misturar;- Adicione o fermento em pó e misture;- Despeje a massa em uma forma untada;- Leve para assar em forno preaquecido a 150º C por aproxi-

madamente 30 minutos. Dica: unte a forma com manteiga e polvilhe com fubá. Ou

então, após desenformar, polvilhe o bolo com a mistura de cane-la e açúcar.

Cozinha & CiaNayara Machado

[email protected]

Circuito juninoÉ tempo de bandeirinhas e fitas coloridas en-

feitando a cidade e guloseimas típicas para todos os gostos. Para quem adora festas juninas, aí vão algumas dicas para curtir a programação junina brasiliense:

Quartas Juninas C’est la Vie Uma homenagem à música nordestinadia 17 - Pablo Fagundes, Bruno Berê e Pedro Tupã (gaita, violão e percussão).dia 24 - Juninho do Acordeon (a confirmar).Horário: 20hOnde: C’est la Vie Bistrô e CreperiaClS 408 - Bl.A - lj.5 - Asa Sul - Brasília/DFQuanto: R$ 8 (couvert)

Festa Junina do Iate ClubeBarracas de comidas típicas, bebidas, fogueira,

shows, danças, fazendinha e brincadeiras para as crianças.

dia 18/6 - Terminal Zerodia 19/6 - Grupo Rastapédia 20/6 - Roniel & RafaelHorário: 19hOnde: Iate Clube de BrasíliaSetor de Clubes Norte, trecho 2Quanto: R$ 40.

arraiá do outro CalafO chef Venceslau Calaf preparará as comidas

típicas. Além das opções do cardápio da casa, serão oferecidos também quentão (R$ 10,00), canjica (R$ 10,00), caldo de feijão (R$ 10,00) e baião de quatro - arroz, feijão, carne de sol, quei-jo coalho e cheiro-verde (R$ 15,00).

Atrações musicais: Chinelo de Couro e Tamara Maravilha.Quando: 25 de junho, a partir das 21hOnde: Outro Calaf - Setor Bancário Sul Qd. 2 - Bl.Q. Térreo Ed. João Carlos Saad Quanto: R$ 20.

arraiá da aaBBBanda Suprema, Balalaica e Dj Jonnes VelosoQuando: 26 e 27 de JunhoHorário: 22hOnde: AABB - SCES Trecho 2, 16/17 Setor de Clubes Esportivos SulQuanto: R$ 20.

1º São João de Águas ClarasComidas típicas, música ao vivo e quadrilha inaugurando o São João de Águas Claras.Quando: 3 e 4 de julho, às 18hOnde: DF Plaza - Águas Claras, rua Copaíba, lt.1 Quanto: Entrada franca.

RECEITAS

junho /2015 - 19Jornal doPLANALTO

Cidade em Festa! Durante todo o mês de junho vai acontecer eventos pela

cidade aniversariante. Até o dia 11 de junho as pessoas que passaram pelas Estações do Metrô do Guará, Taguatinga, Ceilândia e Samambaia e também, nos terminais rodoviários do Plano Piloto, Sobradinho e São Sebastião puderam assistir a uma série de apresentações de dança contemporânea, que fazem parte do projeto “Disseminar Contato - Estação”.

E a programação continua até 29 de junho, em que neste dia vai acontecer na Administração Regional de Taguatinga, Homenagem ao Cidadão Taguatinguense, além do lança-mento do livro Cidadã, de Wilson Wander Lopes.

Cultura AtivaThaiza Murray

3351-2649 - [email protected]

As crianças entre 4 e 12 anos, que quiserem participar, os pais poderão inscrever seus filhos até o dia 15 de julho e será ne-cessário apresentação da certi-dão de nascimento ou identida-de e uma foto 3x4. Para os dependentes de comerciários ou conveniados deverão apre-sentar a carteirinha do Sesc e o valor da inscrição é R$ 150,00 e para usuários, R$ 190,00.

A programação recreativa vai acontecer nas unidades do Sesc Ceilândia, Gama, 913 Sul, Ta-guatinga Norte e Sul, de 20 a 24 de julho, das 13h30 às 17h30 e inclui passeios, esportes, ofici-nas, teatro, gincanas, brinquedos infláveis e entre outras atividade. informações: 0800 617 617

Inaugurada dia 5 de junho de 1958, Taguatinga comemo-ra seus 57 anos de existência. Foi criada para abrigar traba-lhadores vindos de outras regiões para construírem a nova capital do país. Planejada por Lúcio Costa para ser uma cida-de dormitório, teve um crescimento rápido devido um au-mento populacional na Cidade Livre, atual Núcleo Bandei-rante. Hoje, Taguatinga, considerada a capital econômica do DF, cresceu e tem aproximadamente 250 mil habitantes.

Curiosidades: Taguatinga, por volta de 1749, era chamada de Córrego Cortado e era uma região habita-

da por um povoado indígena, que abrigou também bandeirantes e tropeiros. Recebeu o atual nome devido uma fazenda chamada Taguatinga, que significa em tupi guarani barro branco, outra versão diz que o nome foi dado devido a ocorrência geológica do lugar.

Quando os primeiros trabalhadores para construir a capital chegaram em Taguatinga, a ba-tizaram de Vila Sarah Kubitschek, depois Santa Cruz de Taguatinga até chegar ao nome atual.

taguatinga comemora mais um ano de existênciaFOTOS: GETúliO rOMãO

20 - junho /2015 Jornal doPLANALTO Jornal doPLANALTO

Cruzadas Piadas

Cores do casamento- Mamãe, mamãe... Por que a noiva está vestida de branco?- Porque é o momento mais feliz de sua vida.- Ah!!... E por que o noivo está vestido de preto, então?- Cala essa boca!

imitação do zequinha- Minha senhora, quer fazer o favor de pedir ao seu filho que pare de me imitar???A mulher fala para o filho:- Zequinha, eu já disse pra você parar de bancar o bobo!!!

garçom cínicoO garçom fala com o freguês:- O prato da casa hoje é língua ao molho madeira. - Não, língua não! Tenho nojo de qualquer coisa que sai da boca de um animal. E o garçom cínico: - Então que tal uma omelete?

Cuidado com os ovosUm amigo nosso ia sentar ao lado de uma senhora em um ônibus, sem perceber um pe-

queno embrulho no banco.Antes que sentasse em cima do embrulho, a senhora avisou:- Senhor, cuidado com os ovos.Nosso amigo, curioso, abriu o embrulho e disse:- Mas não são ovos. E a senhora: - Pois é. São pregos.

O livro de ficção científicaUm homem com ar de intelectual entra em uma biblioteca e se dirige à atendente.Cheio de si, pergunta:- Desculpe-me! Poderia me dizer onde se encontra o livro ‘Homem, o ser mais perfeito da

Terra’??A atendente olha para o visitante e responde com firmeza:- Sinto muito, senhor, mas aqui não temos livros de ficção científica!

o remédio da loiraUma loira foi ao médico porque não estava se sentindo bem, o médico disse:- Tome esse remédio e se sentirá melhor.Depois de uma semana a loira voltou com os mesmos sintomas. O médico questiona:- Mas você tomou o remédio que eu receitei?E ela responde:- Impossível, doutor! No vidro dizia: “Conserve fechado”

Joãozinho falou demais- Joãozinho, o seu pai está?- Não senhor, ele saiu.- E que horas ele vai voltar?- Não sei não senhor. A gente nunca sabe quando ele vai voltar quando ele manda dizer

que não está em casa! ...

Perguntas modernasJoãozinho pergunta à mãe que está gravida:- Como meu irmãozinho vai sair da sua barriga?Ao que a mãe responde:- Primeiro vai sair a cabeça, depois os braços, em seguida o corpinho e no final saem os pés.E o menino logo completa:- Ahhh!! E depois montam ele, né mãe?!!

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 31

FSAAESTALAGEMREALIDADE

TIRITARENAAVODORÇDOCARARA

DOSARCAFENRESSACA

PALITOTABCCOLMEIAIIITARDAR

LOBATOMANAESIBARTIFICIOLBARRACA

V

Datacomo o

dia 1º demaio

Hospe-daria

Que não é ficção

Animaldo trenódo Papai

Noel

Bolinhobaianofeito defeijão

Suportedo picolé

Localonde

vivem asabelhas

Títulonobreinglês

Frequên-cia de rá-dio maispopular

Monteiro (?), criador da Emília(Lit. inf.)

Também,na lingua-

gem dainternet

Últimanota

musical

(?)-noite,saudaçãoeducada

Sacerdotejudeu

Abrigo deescoteiros

Demorar;adiar

Construçãoda aranha

Perfume;aromaAfago;carinho

Parceira; cúmpliceUtensílio para

manter bebidasquentes

Treme de frio

Operaçãobancária

Combinaruma

mistura

Aí está(pop.)

Conse-quênciada be-bedeira

Não curvo

Móvel paraexpor rou-pas na loja

(?) damanhã:

desjejumDesatado

Sagrado

Tabela(abrev.)

8, em al-garismosromanos

Intimi-dação

Paraísobíblico

Reapare-cimento

de doença

Fogos de(?), espe-táculo do

fim do anoSignifica“Letras”na sigla

ABL

Criados

Forma de locomo-ção do canguru

3/doc — sir. 4/rabi. 5/sacro. 6/lobato — palito — tirita.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 31

FSAAESTALAGEMREALIDADE

TIRITARENAAVODORÇDOCARARA

DOSARCAFENRESSACA

PALITOTABCCOLMEIAIIITARDAR

LOBATOMANAESIBARTIFICIOLBARRACA

V

Datacomo o

dia 1º demaio

Hospe-daria

Que não é ficção

Animaldo trenódo Papai

Noel

Bolinhobaianofeito defeijão

Suportedo picolé

Localonde

vivem asabelhas

Títulonobreinglês

Frequên-cia de rá-dio maispopular

Monteiro (?), criador da Emília(Lit. inf.)

Também,na lingua-

gem dainternet

Últimanota

musical

(?)-noite,saudaçãoeducada

Sacerdotejudeu

Abrigo deescoteiros

Demorar;adiar

Construçãoda aranha

Perfume;aromaAfago;carinho

Parceira; cúmpliceUtensílio para

manter bebidasquentes

Treme de frio

Operaçãobancária

Combinaruma

mistura

Aí está(pop.)

Conse-quênciada be-bedeira

Não curvo

Móvel paraexpor rou-pas na loja

(?) damanhã:

desjejumDesatado

Sagrado

Tabela(abrev.)

8, em al-garismosromanos

Intimi-dação

Paraísobíblico

Reapare-cimento

de doença

Fogos de(?), espe-táculo do

fim do anoSignifica“Letras”na sigla

ABL

Criados

Forma de locomo-ção do canguru

3/doc — sir. 4/rabi. 5/sacro. 6/lobato — palito — tirita.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 31

FSAAESTALAGEMREALIDADE

TIRITARENAAVODORÇDOCARARA

DOSARCAFENRESSACA

PALITOTABCCOLMEIAIIITARDAR

LOBATOMANAESIBARTIFICIOLBARRACA

V

Datacomo o

dia 1º demaio

Hospe-daria

Que não é ficção

Animaldo trenódo Papai

Noel

Bolinhobaianofeito defeijão

Suportedo picolé

Localonde

vivem asabelhas

Títulonobreinglês

Frequên-cia de rá-dio maispopular

Monteiro (?), criador da Emília(Lit. inf.)

Também,na lingua-

gem dainternet

Últimanota

musical

(?)-noite,saudaçãoeducada

Sacerdotejudeu

Abrigo deescoteiros

Demorar;adiar

Construçãoda aranha

Perfume;aromaAfago;carinho

Parceira; cúmpliceUtensílio para

manter bebidasquentes

Treme de frio

Operaçãobancária

Combinaruma

mistura

Aí está(pop.)

Conse-quênciada be-bedeira

Não curvo

Móvel paraexpor rou-pas na loja

(?) damanhã:

desjejumDesatado

Sagrado

Tabela(abrev.)

8, em al-garismosromanos

Intimi-dação

Paraísobíblico

Reapare-cimento

de doença

Fogos de(?), espe-táculo do

fim do anoSignifica“Letras”na sigla

ABL

Criados

Forma de locomo-ção do canguru

3/doc — sir. 4/rabi. 5/sacro. 6/lobato — palito — tirita.

Jornal doPLANALTO junho /2015 - 21Jornal doPLANALTO

CNA 01 Lote 17 Loja 06 - Taguatinga Norte-DF (Praça do DI)

MANICURA E PEDICURA, COLORAÇÃO E DESCOLORAÇÃO, LUZES, OMBRE HAIR, ESCOVAS, CORTES, DEPILAÇAO, DESIGNER DE SOMBRACELHAS, HENNA, DEPILAÇAO FACIAL EGIPCIA, PIGMENTAÇÃO DE FIOS DE SOMBRACELHAS. PRODUTOS IMPORTADOS NA AREA DE COSMÉTICOS.

3352-77693041-7427

(61) 3352-77693041-7427

(61)

Por Victoria JunqueiraVeja mais no www.codigodamoda.com

MAXIBRINCOS: COMO USAR? Se tem uma coisa que é capaz de mudar completamente o look, são os

acessórios! Quem me conhece sabe que eu adoro um brinco grande, e não importa se eles estão na moda ou não, eu sempre vou usar. Os maxibrincos são charmosos, e conseguem deixar qualquer produção muito mais inte-ressante. A única coisa que me incomoda em brincos muito grandes é que geralmente eles pesam muito, e por isso a Zinc Complements é minha loja favorita para encontrar esses acessórios lindos! Separei e usei algumas das minhas opções favoritas, e sei que vocês vão adorar as minhas escolhas!

Serviço:Zinc Complements314 Sul – 303 Sudoeste – 107 Norte(61) 3345-6332

Quarta do Vinho O BierFass Lago, localizado no

Pontão do Lago Sul, já entra no clima do Inverno promove a Quarta do Vinho. Durante as quartas-feiras, até agosto, a casa apresenta, em parceria com a Art du Vin, uma degustação de quatro rótulos de vinho tinto e um rótulo de espumante, além de buffet de frios, queijos e antepastos. Tudo isso ao valor de R$ 95,00 por pessoa (não inclusa a taxa de serviço de 10%).

App de Moda Sempre atenta às novas tendências e tecnologia, a Schutz lançou o Schutz Now, um aplicativo para smartphones, criado em parceria com a Taqtile, que promete oferecer uma divertida experiência de compra. Inicialmente disponível para Iphone, o app é mais do que um e-commerce: ele possui uma proposta de combinação entre diversão e venda de acessórios. A ideia é achar o “perfect match” entre a cliente e seus itens preferidos da marca - ou seja cada cliente selecione e combine estilos diferentes de produtos ao seu gosto.

Exclusividade A Cosmopolitan do Brasil escolheu Brasília para re-

ceber a primeira loja especializada em alta perfumaria no país. A loja conceito reúne alguns dos principais nomes em perfumaria confidencial mundial, marcas francesas produzidas com as melhores matérias pri-mas dos cinco continentes, muitas raras e exóticas, transformadas em fragrâncias exclusivas e com edi-ção limitada. O endereço, uma viagem olfativa e sen-sorial, será inaugurado nesta quinta-feira, dia 18 de ju-nho, das 19h às 23h, com a presença da especialista Renata Aschar do Museu do Perfume de São Paulo, em noite com mailing de Marcelo Chaves e trilha so-nora assinada por Thales Sabino.

Maquiagem Make B. Mineral, linha de maquiagem

com produtos 100% hipoalergênicos - ideal para peles sensíveis, acaba de ficar ainda mais completa e atual. Duas novas cores de batom com acabamento cremoso passam a integrar o portfólio - Rose e Wine, O primeiro é um rosado sofisticado que combina com todos os tons de pele. O outro é um tom de vinho, uma das apostas da temporada. Além de serem livre de conservantes e demais ingredientes causadores de alergias e irritações em sua formulação, os batons proporcionam alta cobertura, longa duração, FPS 25 e vitamina E.

22 - junho /2015 Jornal doPLANALTO

SaúdeLeonardo Henrique Nóbrega Gomes

Cirurgião-Dentista Clinica Carpe Vida QNE 2 - lote 8 - Taguatinga Norte - Fone 3351.2055

A doença celíaca pode ser diagnosticada pelo cirurgião-dentista

Óleo de aveia ajuda no tratamento da obesidade Dados mostram que o número de obesos no Brasil aumenta vertiginosamente A obesidade é um mal que assola o

mundo inteiro. No Brasil, 60 milhões de pessoas estão acima do peso e 22 milhões são considerados obesos, da-dos estes que fazem com que o país ocupe a quinta posição do ranking mundial de obesidade.

Além de uma alimentação saudá-vel, recorrer a hábitos naturais tam-bém pode contribuir para a redução do peso. Um deles é a aveia, velha conhecida entre aqueles que dese-jam perder peso, isso porque suas propriedades auxiliam na saciedade e, consequentemente, na redução e controle da fome, de acordo com es-tudo realizado por pesquisadores da Universidade de lund, na Suécia.

Isso ocorre porque o óleo de aveia contém galactopeptídeos que esti-mulam os hormônios de saciedade, como o GLP-1, prolongando o efei-to inibidor de apetite por mais tempo.

Outro ponto alto dos óleos de aveia é a sua aplicação na cosmética, pois a presença de antioxidante - en-tre eles a vitamina E - e de proprie-dades anti-inflamatórias encontradas no óleo atuam como um poderoso hidratante e ainda combatem o enve-lhecimento precoce. Já para a saúde capilar, ele contribui para a umidade e brilho dos fios, bastando apenas acrescentar uma colher de sopa ao xampu ou condicionador.

Em Brasília, uma loja especiali-zada na venda de óleos e essências - Mundo dos Óleos - garante que o uso correto do produto pode trazer benefícios especiais para a saúde em geral, ainda mais se forem produzi-dos de maneira correta.

mundo dos ÓleosClSW 504 Bloco “B” loja 46Sudoeste - Brasília-DFCEP: 70.673-642Telefone: (61) 3028-1447

A doença celíaca é um transtorno au-toimune do intestino delgado, caracterizada pela intolerância permanente ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pi-zzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces, provocando dificul-dade do organismo de absorver os nutrien-tes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.

Estudos internacionais apontam que 1% da população mundial é celíaca. Na última década aumentou no Brasil a consciência sobre a doença celíaca, que afeta cerca de 2 milhões de brasileiros, porém a maioria dos afetados ainda não sabem que têm a doença.

Os sintomas da doença são, entre outros: diarreia, vômito, perda de peso, inchaço nas pernas, anemias, alterações na pele, fraque-za das unhas, queda de pelos, diminuição da fertilidade, alterações do ciclo menstrual, si-nais de desnutrição e manifestações bucais.

O diagnóstico da doença é realizado por meio de exames de sangue, pois os sintomas são muito variados e constantemente asso-ciados com outras doenças. Normalmente, a doença manifesta-se em crianças com até 1 ano de idade, quando começam a ingerir alimentos com glúten ou seus derivados. A demora no diagnóstico leva a deficiências no desenvolvimento da criança. Em alguns casos, isso ocorre somente na idade adulta, dependendo do grau de into-lerância ao glúten que afeta homens e mulheres.

Sabemos que quanto mais cedo for feito o diagnóstico melhor. A primeira in-fância é a

fase em que a dentição está em formação e é a época mais fácil para problemas relacio-nados à estrutura dos dentes instalarem-se. Estudos comprovam que o controle exces-sivo da dieta - geralmente feito pelas mães - muitas vezes atrapalha no equilíbrio dos nu-trientes fundamentais para desenvolvimento dos dentes e dos ossos das crianças. Vita-minas A, C e D são indispensáveis para o bom desenvolvimento ósseo esquelético do ser humano. O cálcio, elemento-base para as estruturas duras do corpo, muitas vezes, é deficiente no celíaco por este poder ser tam-bém intolerante à lactose, proteína presente no leite, fonte rica em cálcio. Por essa razão, indivíduos com esse problema devem fazer um acompanhamento nutricional para que seja feita uma reposição desse elemento de forma equilibrada.

Sintomas odontológicos identificados: os problemas mais frequentes que ocorrem na boca dos portadores da doença celíaca estão relacionados com os tecidos duros (dentes), como bruxismo, amelogênese imperfeita (deposição deficiente e irregular dos cristais de esmalte), atraso na erupção dental, man-chas por deficiência ou excesso

de cálcio, fluorose dental (descoloração ex-cessiva dos dentes), uso incorreto da tetra-ciclina, erosões dentárias (perda da estrutura química do dente), ente outras. Das que aco-metem os tecidos moles (bochecha, língua, lábio, palato) estão líquen plano, herpes e aftas. Assim, tendo em vista a alta prevalên-cia de pacientes portadores de doença celí-aca com manifestações bucais, e o fato de que estas manifestações podem ajudar no diagnóstico precoce entre os pacientes que não possuem os sinais e sintomas gastrintes-tinais clássicos da doença celíaca, devem ser encaminhados para exames médicos para possível diagnóstico da doença.

Tratamento da doença celíaca - o princi-pal tratamento é a dieta com a total ausência de glúten, pois quando a proteína é excluída da alimentação, os sintomas desaparecem. A maior dificuldade para os pacientes é convi-ver com as restrições impostas pelos novos hábitos alimentares. A doença celíaca não tem cura, por isso, a dieta deve ser seguida rigorosamente pelo resto da vida. É impor-tante que os celíacos fiquem atentos à possi-bilidade de desenvolver câncer de intestino e

de ter problemas de infertilidade.

ATENÇÃO: Por força da lei Fede-ral nº 10.674, de 16 de maio de 2003,

todos os alimentos industrializados devem informar em seus rótulos

a presença ou não de glúten para resguardar o direito à

saúde dos portadores de do-ença celíaca.

junho /2015 - 23Jornal doPLANALTO

Saúde

Com duas estações bem definidas (chuvosa e seca), Brasília tem como principal característica climática cas-tigar seus habitantes com a escassez de umidade. Nes-se período, há uma série de cuidados a serem adotados, para que a pele sofra me-nos com a baixa umidade.

“O corpo começa a sofrer os sintomas tradi-cionais da estação. A pele, como maior órgão do cor-po humano, é uma das áre-as mais afetadas”, afirma o dermatologista Ricardo Fenelon.

A mistura entre alta radiação solar, baixa tem-peratura e umidade baixa são a combinação perfeita para os problemas de pele. Nessa época do ano, a pele fica desidratada, caracte-rizada por uma pele res-secada, descamativa e, em casos mais avançados pode apresentar coceiras, ver-melhidão e manifestações alérgicas.

Evitar que a pele desi-drate é a principal dica para esse período, pois nos casos extremos de irritabilidade e coceira da pele, algumas fe-ridas podem aparecer, sen-do a partir daí uma porta de entrada para bactérias. Nes-ses casos, o tratamento será mais profundo. “Uma dica importante a ser lembrada é que a água que chega à superfície da pele e a man-tém hidratada, vem das ca-madas mais profundas, por isso, a importância de se ingerir muito líquido nesta época do ano”, ressalta Fe-nelon.

Cuidados com a saúde da pele durante a secaBrasilienses sofrem com a baixa umidade. Pele é bastante atingida nesse período. dermatologista dá dicas paramanter a pele hidratada

DF EM ESTADO DE ATENÇãO

dermatologista ricardo FenelonDermatologista com mais de

vinte anos de atuação, o Dr. Ricar-do Fenelon é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Aca-demia Americana de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia. É também um dos fundadores e ex-presidente da

Sociedade Brasileira de Laser em Medicina, no Centro-O-este, além de integrar outras instituições médico-científicas. Ele também é coordenador do Centro de Dermatologia e Laser de Brasília, um instituto que reúne todos os equipa-mentos disponíveis para laser em dermatologia.

Clínica de dermatologia dr. ricardo FenelonDermatologia - Cosmiatria - LaserSCN, Shopping Liberty Mall, Torre B, Cj. 1212Tel.: (61) [email protected]

Veja algumas dicas para amenizar o impacto da estação na pele 1 - O banho deve ser rápido. Um por dia é o suficiente. Para evitar o ressecamento da pele,

a temperatura da água deve oscilar entre fria e morna.2 - Os sabonetes contribuem para o ressecamento da pele. O uso deve ser restrito aos pés,

axilas e genitais.3 - Ainda no banho, evite esfregar o corpo. Dispense o uso de buchas ou outros materiais

que provoquem atrito com a pele. Esse atrito remove a chamada emulsão epicutânea - um hidratante natural produzido pelo próprio corpo.

4 - Após o banho, aplique hidratantes em todo o corpo. Se não houver acesso a produtos industrializados, óleo de amêndoa, glicerina ou vaselina surtem os mesmos resultados.

5 - Use hidratantes que sejam associados a filtro solar.6 - Os idosos devem passar hidratante várias vezes ao dia. Com a idade, as glândulas

diminuem a secreção natural, tornando a pele mais ressecada. 7 - Para os lábios, a hidratação contínua também é necessária. Evita ressecamento e racha-

duras. Vale aplicar manteiga de cacau, vaselina, batons, pomadas indicadas para os lábios ou protetores labiais.

8 - Importante: ingerir bastante líquido. A hidratação da pele começa de dentro para fora, feita pelo próprio organismo, enviando água às células, das camadas mais profundas às mais superficiais da pele.

9 - Atenção: a pele ressecada coça. É uma conseqüência natural. O uso contínuo de hidra-tante pode evitar esse sintoma.

24 - junho /2015 Jornal doPLANALTO