Jornal Dom Egas 3P 210_2011

10
Número 31 Junho de 2011 O Dom Egas deseja a toda a Comunidade Educativa UMAS MERECIDAS FÉRIAS!!! Dom Egas Dom Egas Escola Secundária Dom Egas Moniz - Resende Escola Secundária Dom Egas Moniz - Resende Escola Secundária Dom Egas Moniz / Lugar do Paço / 4660-223 Resende Telef.: 254 870 160 / Fax: 254 870 169 / Email: [email protected] OFERTA EDUCATIVA - ANO LECTIVO 2011 / 2012 Cursos de Educaçao e Formaçao (CEF) 3.º Ciclo do Ensino Básico Ensino Regular Ensino Secundário Ensino Regular - 7.º Ano - 8.º Ano - 9.º Ano Cursos Científico-Humanísticos - Curso de Ciências e Tecnologias - Curso de Ciências Sócio-Económicas Cursos EFA (Educaçao e Formaçao de Adultos) Cursos Profissionais - Tipo 2: Práticas Técnico-Comerciais (2.º ano) - Tipo 3: Jardinagem e Espaços Verdes - Tipo 3: Manutenção Hoteleira - Técnico de Construção Cívil (variante de Desenho) - Técnico de Secretariado - Técnico de Apoio Psicossocial (11.º ano) - Técnico de Turismo Ambiental e Rural (11.º ano) - Técnico de Termalismo (11.º e 12.º anos) - Informática e Gestão (12.º ano) - Animador Sociocultural (10.º e 12.º anos) Período pós-laboral Cursos EFA (Educaçao e Formaçao de Adultos) Período pós-laboral ºº º ~ ~ ~ ~ ~ ~ Escola Secundária Dom Egas Moniz, em Resende, encontra-se neste momento a ser alvo Ade uma quase completa demolição, no bloco onde funcionavam as seguintes valências: gabinete da direcção, biblioteca, serviços de administração escolar, cantina, bufete, polivalente… Do mesmo modo, os pavilhões onde funcionavam as salas de aula para os Cursos de Educação e Formação também se encontram numa fase de desactivação, obrigando os alunos a ter aulas nos monoblocos instalados no campo betuminoso. Ao olharmos para o local onde estavam instalados estes serviços, ficamos com uma sensação de nostalgia, pois aí, outrora, decorreram imensas actividades que ficarão para sempre guardadas na nossa memória. Como registo para a intemporalidade, aqui ficam algumas fotos que nos transmitem uma real imagem da 1.ª fase da demolição da Escola. Escola em demoliçao ~

description

Jornal Dom Egas 3P 210_2011 Agrupamento de Escolas de Resende

Transcript of Jornal Dom Egas 3P 210_2011

Page 1: Jornal Dom Egas 3P 210_2011

Número 31 Junho de 2011

O Dom Egas deseja a toda a Comunidade Educativa UMAS MERECIDAS FÉRIAS!!!

Dom EgasDom Egas

Escola Secundária Dom Egas Moniz - ResendeEscola Secundária Dom Egas Moniz - Resende

Escola Secundária Dom Egas Moniz / Lugar do Paço / 4660-223 Resende

Telef.: 254 870 160 / Fax: 254 870 169 / Email: [email protected]

OFERTA EDUCATIVA - ANO LECTIVO 2011 / 2012

Cursos de Educaçao e Formaçao (CEF)

3.º Ciclo do Ensino BásicoEnsino Regular

Ensino SecundárioEnsino Regular

- 7.º Ano

- 8.º Ano

- 9.º Ano

Cursos Científico-Humanísticos

- Curso de Ciências e Tecnologias

- Curso de Ciências Sócio-Económicas

Cursos EFA (Educaçao e Formaçao de Adultos)

Cursos Profissionais

- Tipo 2: Práticas Técnico-Comerciais (2.º ano)

- Tipo 3: Jardinagem e Espaços Verdes

- Tipo 3: Manutenção Hoteleira

- Técnico de Construção Cívil (variante de Desenho)

- Técnico de Secretariado

- Técnico de Apoio Psicossocial (11.º ano)

- Técnico de Turismo Ambiental e Rural (11.º ano)

- Técnico de Termalismo (11.º e 12.º anos)

- Informática e Gestão (12.º ano)

- Animador Sociocultural (10.º e 12.º anos)

Período pós-laboral

Cursos EFA (Educaçao e Formaçao de Adultos)Período pós-laboral

º º º

~ ~

~ ~ ~ ~

Escola Secundária Dom Egas Moniz, em Resende, encontra-se neste momento a ser alvo Ade uma quase completa demolição, no bloco

onde funcionavam as seguintes valências: gabinete da direcção, biblioteca, serviços de administração escolar, cantina, bufete, polivalente…

Do mesmo modo, os pavilhões onde funcionavam as salas de aula para os Cursos de Educação e Formação também se encontram numa fase de desactivação,

obrigando os alunos a ter aulas nos monoblocos instalados no campo betuminoso.

Ao olharmos para o local onde estavam instalados estes serviços, ficamos com uma sensação de nostalgia, pois aí, outrora, decorreram imensas actividades que ficarão para sempre guardadas na nossa memória.

Como registo para a intemporalidade, aqui ficam algumas fotos que nos transmitem uma real imagem da 1.ª fase da demolição da Escola.

Escola em demoliçao~

Page 2: Jornal Dom Egas 3P 210_2011

Índice03 Editorial

04 Visita a Lamego

05 Semana cultural

06 Peddy-Paper matemático

07 Meeting na Turquia

08 Caixa de cereja gourmet

09 Fénix premeia alunos

10 Empreendedorismo

11 BEgas comemorou aniversário

12 Viagem a Sevilha

13 Espírito Comenius em Aregos

14 Dia do Teatro

15 Uma nova oferta educativa

16 Encontros Formativos

17 Alunos vencem concurso

18 Palavras cruzadas

19 Ficha Técnica

Capa: As Redes Sociais

Ficha Técnica

PropriedadeEscola Secundária Dom Egas Moniz - Resende

DirecçãoClube do Jornal Escolar

ElaboraçãoPaulo Sequeira, António Loureiro, Fernando

Vieira, Arminda Lemos e Pedro Ferreira

Clube do JornalAlunos do 3.º Ciclo, Ensino Secundário e

Educação e Formação de Adultos (EFA)

Fotos das Turmas3.º Ciclo, CEF’s, Professores e Funcionários

ColaboradoresComunidade Escolar

Tiragem700 exemplares

DistribuiçãoGratuita

ImpressãoEscola Secundária Dom Egas Moniz - Resende

Page 3: Jornal Dom Egas 3P 210_2011

Dom Egas 3Dom Egas 31818

hegados ao fim de mais um ano lectivo, importa reflectir sobre as vivências que Cmarcaram a vida escolar e, sobretudo, o

que é necessário alterar para que a Escola desempenhe a sua missão cada vez melhor.

Marcou este 3.º Período o início da grandiosa obra de requalificação da Escola. Mudaram-se os serviços de Biblioteca, Cantina e Bufete, Direcção, Serviços Administrativos, salas de aula e de professores para os monoblocos a funcionarem no espaço do Polidesportivo de ar livre. Aulas e obra coexistem em espaços separados.

A necessidade de um Projecto Educativo único ao nível da Escola Pública deu um passo em frente, ao terem, por proposta da Administração, as diversas entidades sido sujeitas à emissão de parecer, sendo o mesmo positivo, no sentido da agregação desta Escola ao Agrupamento Vertical de Escolas de Resende. Esperamos que as reduções de custos sejam compensadas com uma maior eficácia pedagógica, para que os resultados avaliados externamente possam vir a ser melhorados.

Nestes dois anos lectivos transformamos a Escola. Demos-lhe um rumo. A iniciativa individual e dos grupos de alunos, das equipas pedagógicas foi valorizada pela implementação de projectos. Foi-lhes dada visibilidade nos órgãos de Comunicação Social. Articularam-se as actividades propostas com o Projecto Educativo e Planos Anuais e Plurianual. Investiu-se na formação dos agentes educativos. Afirmámo-nos na região, no País e na Europa. Garantimos no próximo ano uma Assistente Comenius. Os resultados do Programa Mais Sucesso, Tipologia Fénix, dão-nos a certeza de que o caminho certo está na diferenciação pedagógica e no trabalho com grupos mais pequenos. A Música é uma disciplina que tem que estar presente no currículo do 3.º Ciclo. Ganhámos o primeiro prémio Nacional, a nível do Ensino Secundário, no âmbito do Concurso “Inês de Castro”, integrado no Plano Nacional de Leitura. Diferenciámos percursos escolares, dando a cada um a possibilidade de seguir cursos orientados para a vida activa ou para prosseguimento de estudos. Estabelecemos parcerias com o tecido empresarial e proporcionamos aos nossos alunos estagiários a possibilidade de formação em contexto de trabalho.

Verificámos, no entanto, um aumento de ocorrências disciplinares em sala de aula e um acréscimo de episódios de violência física entre alunos, que urge erradicar e que passa igualmente por uma persistente presença da G.N.R. e uma célere acção dissuasora dos tribunais, uma vez que a Escola tem aplicado as medidas disciplinares da sua competência.

Importa, por tudo isto, celebrar os êxitos alcançados e desejar que os jovens e Encarregados de Educação de Resende se identifiquem com a Escola Secundária Dom Egas Moniz, em Resende.

O Director, António Alberto R. Miranda de Carvalho

ais um ano lectivo termina. Para a maioria dos alunos chegou o Mmomento de usufruir de um

descanso bem merecido.Neste tempo de pausa escolar as redes sociais

fazem parte da rotina de muitos dos nossos alunos como uma forma de socialização com as pessoas e o mundo. Twitter, orkut, facebook, msn, my space e tantas outras redes sociais fizeram com que as relações se tornassem cada vez mais tecnológicas. Através delas divulgam-se vídeos, músicas, sites e blogues, as notícias surgem mais rápidas, trocam-se informações, culturas, opiniões e experiências, encontram-se antigos amigos, conhecem-se pessoas, ou até o par perfeito …

Mas com as redes sociais surgiram também os crimes virtuais: as pessoas mal intencionadas, as falsas informações, os perfis falsos e a exposição gratuita de imagens e da vida pessoal dos usuários.

As redes sociais na Internet tomaram conta do quotidiano de milhões de pessoas. A maioria dos utilizadores não sabe o perigo que corre, nem como se defender, daí, no que respeita aos jovens, a absoluta necessidade do controle parental e da educação para esta nova dimensão da vida social incutindo-lhes a ideia que a vida real é sempre mais importante que a virtual e jamais deve ser substituída.

A Presidente do Conselho Geral, Gina Antas

Dom Egas Dom Egas

Alteza Real, angélica no ar.Em teus braços as flores a perfumar.Noivas estáticas modestas nos Vales.Não desfilam, mas livram os pensamentos dos males.Rainhas em Paus e S. Martinho de Mouros,Encerram a beleza, nos ramos os tesouros.Primavera alva, patrocinadora do amor,Os insectos são atraídos por tua tão branca cor.Vestida de branco ela é a cerejeira, A abelha obreira é sua casamenteira.Em Período de reprodução não deixa de ser pura,Fiel conserva meu manto de candura.Mais tarde aparecem os brincos suculentos,De vermelho vivo escondido pelos rebentos.Da cor da paz, passa-se à da paixão…Da flor ao fruto, majestosas, são.

A Professora, Célia Sequeira

N. 31 / Junho de 2011N. 31 / Junho de 2011

A – HORIZONTAIS1 - Apelido do autor do texto dramático “Frei Luís de Sousa”; art. definido.2 - Pronome pessoal; artigo ou pronome.3 - Mulher de D. João de Portugal.4 - Pode ser preposição, artigo ou pronome.5 - Talento ou habilidade; reze.6 - Filha de Madalena e de Manuel Luís de Sousa Coutinho; ser perito em

algo.7 - Aspecto.8 - Preposição, artigo ou pronome.9 - Informação cénica, escrita entre parênteses especialmente útil ao

encenador e/ou aos actores.10 - Letra do alfabeto grego; jogo com cartões numerados.

B – VERTICAIS1 - Diário da República2 - Cidade onde decorre a acção da peça “Frei Luís de Sousa”; o de Afonso

Henriques era Egas Moniz…3 - Suplica.4 - Razão pela qual D. Madalena de Vilhena e de Manuel Luís de Sousa

Coutinho decidem “lançar hábito”; ali (inv.).5 - Pronome Pessoal; isolado.6 - Aio de D. João de Portugal e de D. Madalena; em contexto escolar, leia-

se “conselho de turma”.7 - Batráquio; contracção de preposição com artigo.8 - Forma do verbo Ser no Imperativo (inv.).9 - Preposição, artigo ou pronome.10 - Título do único livro que o poeta António Nobre publicou em vida, em

1892; disfarçou-se de romeiro.

Autores: Daniel Rodrigues e Stephane Borges, do 11.º CSoluções em: http://moodle.esb3-degasmoniz.edu.pt/

inigualáveis (em comparação com outras épocas da Humanidade), abrir caminhos para o diálogo entre pessoas de diversos países, culturas e religiões, promover o conhecimento de valores e tradições diferentes, etc.. Mas também trouxeram novos perigos e ameaças que devem manter-nos em permanente estado de alerta!...

“As redes sociais” constituem, assim, a temática da presente edição do Jornal Dom Egas que encerra o presente ano lectivo, dando seguimento ao desafio lançado pelo Projecto PÚBLICO na Escola, com o apoio do Ministério da Educação, que as elegeu como tema do concurso Nacional de Jornais Escolares de 2010/2011.

Neste âmbito, o Dom Egas elabora um “abc das principais redes sociais” e publica uma série de cartoons humorísticos que nos ajudam, acima de tudo, a reflectir e (re)pensar sobre as vantagens e desvantagens das mesmas.

O Professor, Paulo Sequeira

As Redes SociaisFrei Luís de Sousa EDITORIALA árvore de fama em Resende

YuBliss - Rede social, em língua portuguesa e inglesa, com conteúdo diferenciado, voltada para a auto-avaliação.

Através da apresentação de uma série de mitos modernos, permite aos usuários analisarem e entenderem as razões que os levam a agir por impulso, ou inconscientemente buscar satisfazer as expectativas ditadas pelo marketing e normas da sociedade moderna.

O YuBliss foi lançado em 2 de Fevereiro de 2009, sendo idealizado por John Lima e Marcela Luna.

comunicação e o acesso à informação têm evoluído, constantemente, devido à utilização, cada vez mais Afrequente, das novas tecnologias e das redes sociais.

Hoje não é necessário comprar um jornal, ver a televisão ou ouvir a rádio para estar informado. Basta aceder à Internet e ir ao site de um jornal ou a uma rede social, como o Twitter ou o Facebook, onde muitos meios de comunicação possuem contas e colocam a informação actualizada. As novas tecnologias estão, desta forma, a provocar profundas alterações na sociedade, ao nível dos modelos de comunicação e das relações humanas, nomeadamente nos mais jovens que cresceram em estreito contacto com as novas tecnologias. Na educação, os desafios colocados a cada um de nós são inúmeros...

No caso das redes sociais, estas podem servir de factor de mobilização a favor de causas nobres, atingindo possibilidades

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

N. 31 / Junho de 2011N. 31 / Junho de 2011

Page 4: Jornal Dom Egas 3P 210_2011

44

o dia 30 de Maio, três alunos da turma do 12.º ano do Curso NProfissional de Informática de

Gestão e o seu professor de Português deslocaram-se à Quinta das Lágrimas, em Coimbra, para receber o prémio de vencedores, no nível de Ensino Secundário, do “Concurso Inês de Castro”, uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura e da Fundação Inês de Castro, com o patrocínio da YDreams.

A cerimónia iniciou-se com uma Sessão de Abertura, tendo como orador o Comissário do Plano Nacional de Leitura. Seguiu-se a entrega de prémios: foram distribuídos aos alunos vales de uma noite num hotel de cinco estrelas, com direito a acompanhante e jantar. A Escola Secundária Dom Egas Moniz irá receber também um cheque livro no valor de 50 euros. De seguida, foi oferecido a todas as delegações das escolas presentes um almoço na tenda do Jardim e foi feita a apresentação dos trabalhos vencedores.

Subord inado à temát ica dos “Percursos de Pedro e Inês”, na modalidade de Caça ao Tesouro, o conteúdo do trabalho elaborado e apresentado pelos alunos assentou na

definição de um “percurso” pelos contex tos e lugares h is tór icos , geográficos, literários, afectivos, alusivos ao tema. A pesquisa foi feita a partir de leituras sobre o romance de D. Pedro e D. Inês de Castro.

A elaboração do jogo Caça ao Tesouro – Percursos de Pedro e Inês – obedeceu aos seguintes requisitos: elaboração de um mapa que permitisse uma fácil visualização da área de jogo; explicação da Caça ao Tesouro (objectivos, estratégias, modo de jogar, tarefas a realizar, propostas de execução, número de jogadores...); enigmas alusivos ao tema, com pistas a permitirem, em cada etapa, o acesso ao enigma seguinte; def inição de um “tesouro” para representar o fecho e o clímax do percurso definido; fontes bibliográficas da pesquisa.

O evento terminou com um lanche, pois a visita guiada aos jardins e fontes da Quinta das Lágrimas, prevista para a tarde, não pôde ocorrer devido ao mau tempo.

Todos os trabalhos premiados serão divulgados nos sítios do Plano Nacional de Leitura e da Fundação Inês de Castro.

Dom Egas Dom Egas Dom Egas 17Dom Egas 17

Turma do 8.º Bº - Ano Lectivo 2010/2011

Língua na Ponta da Língua é uma actividade levada a Acabo pe la B ib l io teca

Municipal, com a qual, através de jogos em grupo, se aprende um pouco mais sobre a Língua Portuguesa. O objectivo é sensibilizar para os erros mais comuns em que toda a gente “tropeça” e ainda ensinar a escrever de acordo com as novas regras ditadas pelo novo acordo ortográfico.

Neste âmbito, uma centena de alunos que frequentam a Escola Secundár ia Dom Egas Moniz, acompanhados pelos respectivos professores, des locaram-se à Biblioteca Municipal para participaram nesta actividade, que decorreu entre os dias 5 e 7 de Abril.

A iniciativa envolveu de forma entusiástica os alunos que, de uma forma divertida e descontraída, treinaram os seus conhecimentos de Língua Portuguesa.

r e s p o n s á v e l p e l o Canguru Matemático, da OUniversidade de Coimbra,

informou que a aluna Patrícia Alexandre Pinto ficou em 14.º lugar, a nível nacional, na categoria de Júnior.

A Universidade convidou a aluna para, do dia 17 ao dia 22 de Julho, participar na Escola de Verão, com oferta de refeições, alojamento e inscrição nos cursos.

O Jornal Dom Egas dá os parabéns à contemplada!

Corpo Docenteº - Ano Lectivo 2010/2011

Visita ao E’Leclerc e Caves da Raposeira

A língua naPonta da Língua

30 . 03. 2011

Windows Live Spaces - Rede da Microsoft que foi descontinuada em 16 de Março de 2011. O site, inicialmente, foi lançado em Dezembro de 2004 como um site blogs, sob o nome de MSN Spaces, com o objectivo de permitir aos seus usuários expressarem-se, publicando os seus pensamentos, fotografias e interesses.

Com o lançamento da linha Windows Live, mudou-se o nome e também agregou serviços de rede social. A principal diferença é a integração com o Windows Live Messenger. Por causa dessa migração, as inscrições no WordPress.com dobraram, com mais de 30 milhões de utilizadores.

Bebo - Rede social da AOL, fundada em Janeiro de 2005, muito popular em países de língua inglesa.O perfil inclui 2 módulos específicos - uma secção de comentários, onde outros usuários poderão deixar mensagens, e uma lista de amigos do dono do perfil.

Quando uma conta é criada o perfil é definido como sendo privado, limitando assim o acesso aos amigos especificados. O usuário pode seleccionar a opção de “Perfil Público” para tornar-se visível para quaisquer outros membros de um grupo/escola da qual ele ou ela façam parte. Os perfis podem ser personalizados, usando-se skins.

Esta rede conta com mais 22 milhões de utilizadores.

Turma do 1A do Curso de Educação e Formação de APráticas Técnico-Comerciais

visitou o E´Leclerc, em Lamego, no dia 30 de Março, pelas 08:45H, acompanhados pelas professoras Cristina Martins, Benilde Rodrigues e Sandra Pinto.

Os alunos observaram a organização do linear dos produtos das gôndolas, assim como a disposição dos produtos promocionais e de frio nas ilhas.

A turma visitou, também, o armazém, podendo ver a diversidade do seu equipamento.

Por volta das 13:00H, o autocarro conduziu o grupo ao parque da Nossa Senhora dos Remédios, onde foi servido o

almoço que a nossa Escola preparou.Por voltas das 14:00H, a turma

deslocou-se às instalações das Caves da Raposeira, tendo a D. Cristina Osório explicado o processo produtivo do vinho espumante Raposeira, referindo que existem várias castas, tais como, Fernão Pires, Touriga, entre outras, que habitualmente eram usadas para fazer vários tipos de espumante.

Uma vez produzido, o vinho era engarrafado e submetido a um período de repouso, durante o qual as garrafas ficavam sujeitas a um processo manual e mecânico de deslocação da posição das garrafas, com o objectivo de limpar o precioso néctar.

05 . 04. 2011

N. 31 / Junho de 2011N. 31 / Junho de 2011 N. 31 / Junho de 2011N. 31 / Junho de 2011

Alunos venceram Concurso Nacional

30 . 05. 2011

Última Hora!

Page 5: Jornal Dom Egas 3P 210_2011

,

Dom Egas Dom Egas 1616

h e g á m o s a o M u s e u Municipal, por volta das C10:30H, no dia 23 de Março,

onde fomos recebidos pela guia, Dr.ª Carla Vicente, e pelo próprio pintor, Fernando Barros.

O pintor apresentou-se e falou-nos, um pouco, do seu percurso: começou a pintar muito novo (sem qualquer formação), utiliza a técnica do “espelho de água”, realizou a sua primeira exposição em Amarante, de onde é natural, em 2008.

Embora não faça da pintura a sua profissão, em 2006, iniciou formação em pintura, com o mestre Alberto Péssimo. Os fins-de-semana são passados a pintar e durante a semana dedica-se à sua profissão, vendedor de calçado. A obra do pintor foi a p r e s e n t a d a p e l a g u i a , c o m e x p l i c a ç õ e s c o m p l e m e n t a r e s fornecidas pelo pintor.

Todos mostrámos interesse pela obra do artista e colocámos algumas questões ao pintor, obtendo respostas esclarecedoras.

Os alunos do 1A

oimbra acolheu, nos dias 25 de Março e 27 de Maio, os 3.º e 4.º CEncontros Formativos de

Língua Portuguesa e Matemática destinado aos docentes das escolas que aderiram ao Programa Mais Sucesso – tipologia Fénix, do qual a nossa escola faz parte, através do Projecto +Cincos.

Com o objectivo de dar seguimento à formação para os docentes das turmas Fénix, de Língua Portuguesa e de Matemática, iniciada no dia 25 de Outubro de 2010, o 3.º Encontro Formativo teve lugar na Escola Secundária Avelar Brotero, onde estiveram presentes o Representante de Matemática, professor Eduardo Pinto, e as docentes daquela área disciplinar, professoras Sandra Pinto, Sara Ribeiro, Carla Campos Faria e Silvie Caldeira, e na área disciplinar de Língua Portuguesa, a Representante daquela disciplina, professora Rosa Almeida.

No que concerne à Coordenadora do Projecto +Cincos, professora Berta Santos, participou na Acção de Formação “Coaching Educativo: Aplicação Prática”, dinamizada pelo Dr. José Luís Gonçalves, docente da Universidade Católica e Director da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Esta sessão constituiu a continuação da sessão anterior, durante a qual foram recordadas algumas noções básicas do “coaching” educativo.

No período da tarde houve lugar para a Acção de Formação “O dever de ensinar”, dinamizada pala Professora Helena Damião, doutorada em Ciências

9.º D (PIEF-CEF de Geriatria) aceitou o desafio Odo PIEF de S.ª M.ª da Feira,

e elaborou um retalho tipicamente Resendense, nas aulas de PCPILC e PCPI IS , que se rá env iado e representará a nossa Região, a fim de representar uma “manta”, no âmbito do desafio “Portugal em Retalhos”!

No nosso retalho está a serapilheira, típica da apanha da batata; o rio Douro, com o cais de Aregos; as termas de Aregos; a musica dos ranchos e bandas do concelho; o linho da região mais serrana; a olaria negra de Fazamões; a vinha do Douro; o Penedo de S. João, ponto paisagístico; as eólicas do Alto de S. Cristóvão; as casas de colmo da região serrana e o Traje típico serrano. Por fim, a gastronomia típica: as Cavacas de Resende e a saborosa e afamada Cereja de Resende.

O resultado final encheu-nos de orgulho e satisfação, deixando-nos com pena de não ficarmos com o produto final!

Dom Egas 5Dom Egas 5

Corpo Docenteº - Ano Lectivo 2010/2011

~

Turma B2 EFA-Nocturnoº - Ano Lectivo 2010/2011

Escola Secundária Dom Egas Moniz promoveu, entre os dias A4 e 8 de Abril, a Semana

Cultural, com um vasto programa de actividades educativas, culturais e desportivas direccionadas a toda a Comunidade Educativa.

Durante a semana, decorreu a Feira do Livro e a Hora do Conto e da Escrita, na Biblioteca da Escola, a Língua na Ponta da Língua, na Biblioteca Municipal, a Feira

da Educação e docente da Universidade de Coimbra, onde se reflectiu sobre a missão educativa da escola.

Este conjunto de Sessões de Formação culminou com a realização do 4.º Encontro Formativo, que decorreu na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, no dia 27 de Maio, durante o qual os formandos tiveram a oportunidade de apresentarem os respectivos trabalhos.

Na opinião dos docentes que p a r t i c i p a r a m n e s t e s E n c o n t r o s Formativos, estes constituíram momentos a partir dos quais derivaram dinâmicas de consolidação das experiências mais marcantes, quer a nível pessoal, quer a nível profissional, tendo como base os conteúdos que foram aprofundados ao longo do ano. Foram indubitavelmente oportunidades profícuas de partilha didáctica e pedagógica.

Recorde-se que os docentes de Matemática concluíram a sua participação na Acção de Formação “Experiência Matemática”, com a Dr.ª Berta Alves, e a representante de Língua Portuguesa na Acção de Formação “Competências de escrita e leitura – NPPEB 2011/2012”, dinamizada pelo Dr. Vilas Boas.

d o s M i n e r a i s , e x p o s i ç õ e s , comemorações, teatro, música e moda.

Em dias específicos, decorreram, também, as oficinas de Informática, os laboratórios abertos de CFQ, Biologia e G e o l o g i a , u m p e d d y - p a p e r d a Matemática, um concurso de gramática, workshops de expressão dramática e de ludoterapia, jogos tradicionais e jogos lúdicos, minigolf e os “sabores” de França.

Os alunos e professores tiveram, ainda, oportunidade de participar em iniciativas desenvolvidas fora da Escola, nomeadamente no Compal Air 3x3 Basquetebol (em Cinfães), no Torneio de Futebol Meo (em Lamego), Concurso PNL (em Moimenta da Beira), na Conferência Nacional “Escolas do Futuro – EPIS” (Fundação Calouste Gulbenkian), na Comunhão Pascal (na Igreja Paroquial de Resende), e no Sarau Gímnico (no Pavilhão Municipal de Resende).

Visita ao Museu

EbaH! - Rede social do Brasil voltada para o campo académico tendo como principal objectivo a partilha de informações e arquivos entre estudantes e professores. Foi criado em Agosto de 2006, por dois universitários brasileiros, com o objectivo de economizar dinheiro em fotocópias. É por meio de uploads e downloads que o conteúdo é compartilhado, independente do tamanho ou formato.

O objectivo do site é auxiliar no relacionamento de universitários e professores, de uma mesma área profissional, de forma a facilitar e formar grupos de estudo e a debater assuntos e dúvidas nos fóruns existentes em cada comunidade.

Twitter - Rede social fundada em Março de 2006 pela Obvious Corp, em São Francisco, que consiste num servidor para microblogging, permitindo aos utilizadores enviarem actualizações pessoais, contendo apenas texto com menos de 140 caracteres, via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado.

As actualizações são exibidas no perfil do usuário e podem ser enviadas a outros que tenham permissão para recebê-las. Os usuários podem receber actualizações de um perfil através do site oficial ou por RSS, SMS ou programa especializado.

N. 31 / Junho de 2011N. 31 / Junho de 2011 N. 31 / Junho de 2011N. 31 / Junho de 2011

Portugal em retalhos 04 a 08 . 04 . 2011

27 . 05. 2011

Semana cultural na Secundária

Encontros formativos de Portugues e Matemática^23 . 03. 2011

Page 6: Jornal Dom Egas 3P 210_2011

66 Dom Egas 15Dom Egas 15Dom Egas Dom Egas

património é o conjunto de todos os bens, materiais ou Oimateriais, que devem ser

considerados de interesse relevante para a permanência e a identidade cultural de um povo. O património é a nossa herança do passado, com que vivemos hoje, e que legamos às gerações futuras.

Neste sentido, o grupo de História resolveu realizar, durante o ano lectivo, a actividade “Vamos preservar o nosso património”, direccionada às turmas do 3.º Ciclo, que procurou efectivar o levantamento do riquíssimo património cultural das freguesias do concelho de Resende. Ao mesmo tempo, procurou-se sensibilizar e alertar os alunos para o estado de conservação do nosso património e da necessidade de o salvaguardar e preservar, o que só poderá ser feito se este for conhecido.

Os alunos manifestaram interesse pela actividade e realizaram trabalhos que, pelo seu valor, serão expostos na Escola em anos posteriores.

O Grupo de História

Turma do 8.º Cº - Ano Lectivo 2010/2011

Funcionáriosº - Ano Lectivo 2010/2011

o dia 7 de Abril de 2011, pelas 13:30H, realizou-se na Escola NSecundária Dom Egas Moniz,

o Peddy-Paper de Matemática.Esta actividade pretendeu fomentar o

espírito de solidariedade, cooperação e promover a construção de uma Escola acolhedora, agradável, atraente e motivadora da aprendizagem. Os objectivos foram atingidos, não só devido ao desempenho de todos os professores intervenientes, mas, também, pelo empenho, interesse e entusiasmo com que os alunos aderiram, proporcionando no espaço escolar um ambiente mais agradável e festivo. Participaram 30 equipas num total de 120 alunos.

O Peddy-Paper realizou-se no recinto

om base na minha experiência escolar, consigo claramente Cdistinguir os dois tipos de

ensino, o que frequentei há alguns anos atrás (denominada escola tradicional) e o que me encontro a frequentar de momento (Curso de Educação e Formação de Adultos – EFA).

Desde já, devo dizer que as mudanças são mais que muitas!

A maior diferença, sem dúvida, tem a ver com o aspecto tecnológico, embora actualmente o ensino tradicional seja ele também muito “informatizado”. No entanto, como no tempo em que eu estudei não havia essa possibilidade, chamada “informática”, decidi fazer aqui uma pequena distinção.

Outra diferença que fui constatando ao longo do meu percurso nos cursos EFA, comparativamente com o ensino normal, é o facto de ser mais acessível. Não que seja mais fácil, mas entendo que o grau de dificuldade do Curso EFA é menor que o do ensino tradicional. Se num sistema de ensino temos que

recorrer não só à informática, mas também aos livros, com a agravante de termos que estudar muito para se poder alcançar os objectivos a que nos propusemos, já neste basta aplicarmo-nos um bocadinho e, com base na pesquisa feita na Internet e com a nossa experiência, podemos, sem qualquer tipo

escolar onde se encontravam distribuídos onze postos. Em cada um deles, os alunos tiveram que realizar uma prova específica. No início da actividade foi entregue um guião a cada equipa com provas e desafios Matemáticos que os elementos tiveram de cumprir. No final, a equipa vencedora em cada ciclo foi a que obteve o maior número de pontos. Todos os alunos que participaram nesta actividade receberam um Diploma de Participação. Os resultados foram divulgados no placard do Polivalente.

Foi notório o empenho e entusiasmo dos alunos, promovendo-se o aprender a brincar.

O Grupo de Matemática

Peddy-PaperMatemático

07 . 04. 2011

~

Facebook - Rede social lançada em 4 de Fevereiro de 2004 por Mark Zuckerberg, um ex-estudante de Harvard.

Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes do Harvard College sendo expandida progressivamente a outros estudantes e universidades. Desde Setembro de 2007, a posição do Facebook, no ranking de tráfego de visitantes, subiu do 60.º lugar para 7.º lugar, possuindo mais de 500 milhões de usuários activos.

É, ainda, o maior site de fotografias dos EUA, com mais de 60 milhões de fotos publicadas por semana, ultrapassando sites voltados para a fotografia, como o Flickr.

Sonico - Rede social direccionado ao público latino-americano. Os usuários podem pesquisar e adicionar amigos, gerir a vida privada, enviar fotos e vídeos do YouTube, organizar eventos, desafiar outros utilizadores em jogos single-player e interagir com outras pessoas por meio de mensagens particulares, além de comentários públicos e fotos.

Tem algumas funcionalidades específicas que permitem, por exemplo, a criação de três perfis diferentes: privado, público e profissional. O site também permite a integração com outros serviços como o Flickr, o Twitter e o Picasa.

N. 31 / Junho de 2011N. 31 / Junho de 2011 N. 31 / Junho de 2011N. 31 / Junho de 2011

de problema, fazer o que nos é pedido pelos formadores.

As diferenças entre estes dois tipos de ensino não ficam só por aqui. Por exemplo, na minha opinião, a relação com os professores é muito melhor - diria até que somos como uma espécie de “família”-, principalmente porque quem frequenta este tipo de ensino é adulto.

Ainda sobre este aspecto, acho que este entrosamento que existe entre formando e formador é bastante benéfico para ambas as partes, porque torna as motivações para o estudo mais fortes e também pe rm i te a pa r t i l ha de experiências, de parte a parte, de modo a que os nossos conhecimentos aumentem consideravelmente.

Em jeito de conclusão, sinto-me na obrigação de dizer, sem a mais pequena dúvida, que aprendi mais desde que estudo à noite do que em todo o ensino secundário, principalmente a nível informático.

Nuno Bragança, Turma EFA – B2

Preservar o património

Ensino Tradicional versus Novas Oportunidades

Page 7: Jornal Dom Egas 3P 210_2011

1414 Dom Egas 7Dom Egas 7Dom Egas Dom Egas

e 13 a 17 de Abril, um grupo de professores e alunos da DEscola Secundária Dom Egas

Moniz, de Resende, participaram no 2.º Encontro do Projecto PYSA, realizado na cidade de Konya, na Turquia, em conjunto com delegações de escolas de mais oito países europeus, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, da Agência Nacional PROALV. Este projecto da União Europeia, de parcerias Multilaterais Comenius, foi financiado pela referida Agência com o montante de 22 mil euros. Do grupo que viajou até à Turquia fizeram parte o Director da Escola, a Presidente do Conselho Geral, o Coordenador do Projecto Comenius, a Coordenadora do Departamento de Expressões, quatro alunos do Clube de Voleibol e o seu Coordenador.

O primeiro dia foi ocupado com a longa viagem até Konia, com a acomodação dos professores no hotel e distribuição dos alunos por famílias de acolhimento pertencentes a estudantes da escola anfitriã.

O segundo dia foi destinado às apresentações de exemplos de logótipos do projecto por parte das escolas

participantes e escolha do logótipo vencedor, tendo a escolha recaído sobre o modelo apresentado pela delegação romena. Determinaram-se também as datas do 3.º meeting, que irá ocorrer na Dinamarca, em Outubro. O dia continuou com a apresentação de danças tradicionais turcas por parte dos alunos turcos, a que se juntaram também as delegações dos vários países, num ambiente de grande festividade. A interacção entre as representações dos vários países continuou aquando do almoço, que se realizou ao ar livre, no recinto escolar, tendo os alunos turcos oferecido às delegações grande variedade da gastronomia local. Ao longo do dia, os alunos realizaram algumas actividades desportivas. A delegação portuguesa optou pela modalidade de Voleibol. À noite, houve um jantar-convívio entre os professores das várias delegações, com música ao vivo.

O terceiro dia foi dedicado a uma visita de carácter cultural à região da Capadócia. Ao longo do Tour, foi possível visitar o caravançarai de Zazadinhan; seguiu-se a visita ao vale de Ihlara; depois, foi visitado o Museu Göreme (um

o dia 16 de Maio, no âmbito da discip l ina de Animação NSociocultural – Módulo 9 –

Animação Turística e Desportiva, a turma do 11.º D do Curso Técnico de Animação Sociocultural realizou uma visita de estudo às Instalações do Centro de Tropas e de Operações Especiais em Lamego (CTOE).

A manhã foi preenchida com o acolhimento no quartel de Santa Cruz, seguindo-se as visitas ao armamento estático e ao salão nobre da unidade. O almoço decorreu por volta das 12.30h, no Quartel de treinos, em Penude.

Segu idamente , i n i c iámos os preparativos para as actividades radicais, com a preparação do equipamento n e c e s s á r i o e e x p l i c a ç ã o d o s procedimentos de segurança, seguido de uma demonstração dos exercícios de

~

Funcionáriosº - Ano Lectivo 2010/2011

~

Corpo Docenteº - Ano Lectivo 2010/2011

parede de escalada, rappel e de slide. Entre algum receio, pouco a pouco foi

aumentando o número de alunos a quererem participar nas actividades e no decorrer da tarde, a alegria e a satisfação era visível no rosto dos alunos. As actividades decorreram sem percalços, tendo para isso contribuído a participação

Dia do Teatro

Flickr - Site da web, lançado em Fevereiro de 2004, no Canadá, utilizado para hospedagem e partilha de imagens fotográficas e de outro tipo de documentos gráficos, como desenhos, esboços e ilustrações, entre outras.

É, também, caracterizado como rede social e permite que seus utilizadores criem álbuns para armazenamento de imagens, além de entrar em contacto com outros utilizadores da rede. No começo de 2005, o site foi adquirido pela Yahoo.

O Flickr é considerado um dos componentes mais exemplares daquilo que ficou conhecido como Web 2.0, devido ao nível de interactividade permitido aos usurários.

ShareTheMusic - Plataforma virtual para a troca legal e gratuita de música, que pertence à Desh Sp. z o.o. Entrou em funcionamento em todo o mundo a 26 de Outubro de 2009, com o objectivo de possibilitar a todos os utilizadores da Internet ouvir música: sem taxas e sem violar os direitos de autor.

Pela primeira vez no serviço musical foi usado o mecanismo One-2-One Streaming, que permite a um remetente disponibilizar num dado momento uma só música a um só destinatário. O ShareTheMusic é um intermediário entre os utilizadores e, ao contrário de outros serviços, não conserva nem distribui ficheiros.

museu ao ar livre); por fim, as delegações dos nove países tiveram a oportunidade de visitar a Cidade subterrânea de Derinkuy e de ver um oleiro local a fazer uma demonstração da sua arte.

O quarto dia foi dedicado a um city tour na cidade de Konya, com visitas guiadas ao Museu Müzesi Mevlana, a Selimiye Camii (Mesquita) e à Mesquita Alaetti.

O último dia foi dedicado apenas à longa viagem de regresso a casa.

Escola Secundária de Resende na Turquia

N. 31 / Junho de 2011N. 31 / Junho de 2011 N. 31 / Junho de 2011N. 31 / Junho de 2011

13 a 17 . 04 . 2011

Um dia radical...

16 . 05. 2011

ordeira dos alunos e a disponibilidade dos militares que prestaram o apoio, transmitindo segurança aos alunos. Resta agradecer à Direcção da Escola e ao Comandante do CTOE o terem tornado possível a realização desta actividade.

A Professora, Catarina Rebelo

ais um ano, mais um mês de Maio… mais um Dia do Teatro na nossa Mescola… mais uma actividade do

agrado de todos quantos tiveram a felicidade de participar, quer assistindo, quer representando.

As condicionantes que vivemos, provocadas pelas obras, fizeram com que tivéssemos de alterar e adaptar às circunstâncias o que inicialmente tínhamos previsto. Assim, o nosso Dia do Teatro foi numa quinta-feira, dia 19 de Maio, e constou da representação, no auditório municipal, de uma das minhas peças preferidas, “Às Portas do Cemitério”. Esta peça extremamente cómica tem também como objectivo fazer reflectir sobre as injustiças cometidas sobre os mais fracos e desprotegidos da nossa sociedade.

À tarde, assistiram à representação 12 turmas, cerca de 250 alunos e professores!... e, à noite, como é hábito, a actuação foi para a restante comunidade escolar, com acesso infelizmente condicionado à lotação do espaço. Tanto numa como na outra

sessão, o sucesso foi grande, superando as expectativas, uma vez que as condicionantes e trabalhos foram acrescidos este ano.

O mérito do sucesso tem de ser igual e matematicamente repartido pela magnífica equipa (que modéstia à parte, eu soube juntar) de 10 professores e 14 alunos, com quem deu muito gosto e gozo trabalhar e que, durante as quase duas horas e meia da peça, deram o seu melhor e conseguiram arrebatar o nosso exigente mas generoso público.

Uma palavra final de despedida para os nossos sete alunos finalistas, a quem agradeço de modo especial o prazer e a felicidade que tive de trabalhar com eles durante estes anos. Desejo-lhes, tal como toda a nossa escola, as maiores felicidades e o maior sucesso quando partirem e, espero que continuem a praticar e a partilhar lá fora aquilo que receberam nesta “equipa de sonho”.

O Coordenador do Clube de Teatro, Francisco Magalhães

19 . 05. 2011

Page 8: Jornal Dom Egas 3P 210_2011

88 Dom Egas 13Dom Egas 13

Escola Secundária Dom Egas M o n i z p r o c e d e u à Aapresentação pública do

projecto CERCAIXARES, desenvolvido no âmbito do Plano Nacional de Educação para o Empreendedorismo (PNEE), pelos alunos Fernando Vieira e Jorge Miranda, numa cerimónia ocorrida no dia 20 de Abril, no Auditório Municipal de Resende.

Partindo da cereja como inspiração, já que se trata de um produto que é a marca da região e uma das principais atracções turísticas do concelho, os alunos, em parceria com a empresa “Embalagens Namora”, criaram uma caixa gourmet para acondicionar o precioso fruto de Resende. “É uma caixa com muitas qualidades: prática, atractiva e barata. É um negócio rentável para o comprador de caixas, porque esta terá, com certeza, muita saída para o mercado”, destaca o empreendedor Fernando Vieira.

A embalagem, com registo de propr iedade no GAPI da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), destaca as cerejas cujos caule e folha são a pega, facilitando o seu transporte. Esta caixa apresenta uma série de características que a diferenciam das congéneres, tais como: é prática e

ella, a morar com a sua mãe e o seu padrasto em Phoenix, resolveu ir Bviver com o seu pai para a cidade

de Forks. Quando foi para a escola, sentiu-se atraída pelo vampiro Edward, que comungou deste sentimento. Com todos os (des)encontros que tiveram, o amor foi mais forte. Será que os inimigos vão conseguir separá-los?

Se queres saber a resposta a esta pergunta, podes encontrá-la no livro “Crepúsculo”, escrito pela escritora Stephenie Meyer, baseado num amor impossível entre uma humana e um vampiro. Se gostares deste livro aconselhamos-te a ler ou a ver os próximos livros e filmes: Lua Nova; Eclipse e Amanhecer.

Esta é a nossa sugestão de leitura para que as tuas férias de Verão tenham um toque SOBRENATURAL…

As alunas, Ana Pereira, n. º 3, Cátia Pereira, n.º 7, Patrícia Nascimento, n.º 20, da Turma do 7.º A

Dom Egas Dom Egas

~

Turma do 1.º Aº - Ano Lectivo 2010/2011

~

Corpo Docenteº - Ano Lectivo 2010/2011

o dia 27 de Abril realizou-se uma feira de plantas, junto Nao jardim da escola,

programada para ass ina lar a comemoração do Dia da Mãe.

A variedade de plantas disponíveis foi bastante grande e havia plantas a preços bastantes acessíveis. O preço variou entre 75 cêntimos e 20 euros. Apesar da crise que o país atravessa, a adesão da comunidade escolar foi muito satisfatória.

As plantas são seres vivos sem os quais o homem não poderia viver. Por isso, há que promover atitudes como as de plantar plantas para podermos usufruir desse recurso biológico.

As plantas fornecem-nos o oxigénio, algumas o alimento e outras permitem-nos fabricar o vestuário, o mobiliário, o papel e os medicamentos.

A Professora, Célia Sequeira

o passado dia 21 de Maio, decorreram em Caldas de NAregos ac t i v i dades de

canoagem para os alunos da Escola Secundária Dom Egas Moniz.

Com organização conjunta do Coordenador de Desporto Escolar e do Coordenador do Projecto Comenius, a iniciativa contou com o apoio da Direcção do Clube Náutico de Caldas de Aregos, que colocou à disposição dos alunos e professores participantes as suas instalações e recursos desportivos.

Foi assim possível aos alunos e professores receberem inicialmente a lgumas noções de canoagem,

ministradas por um elemento pertencente ao Clube Náutico, e experimentarem depois a sensação de pegar numa pagaia e fruírem a sensação de canoar no Douro.

Esta actividade inseriu-se no conjunto de acções a decorrer, ao longo deste e do próximo ano lectivos, no âmbito Projecto Multilateral Comenius “Physical and Sport Activities in Different Environments”.

Este projecto da União Europeia foi financiado pelo Fundo Social Europeu, através da Agência Nacional PROALV, com o montante de 22 mil euros.

O conteúdo desta publicação é da exclusiva responsabilidade da Escola Secundária Dom Egas Moniz.

mais resistente, sendo também resistente ao frio (pode ser colocada no frigorífico); permite o encaixe das caixas umas sobre as outras; é auto-armável e fácil de transportar; é concretizada com material resistente e da melhor qualidade, tornando-se mais atractiva para o comprador.

O objectivo do projecto é que as escolas desenvolvam iniciativas, com a intenção de incutir na comunidade educativa competências e atitudes que incentivem o espírito empreendedor e de iniciativa, como forma de responder aos desafios futuros do desenvolvimento da União Europeia, no que concerne à competitividade.

Alunos criaram caixa gourmet

Friendster - Site de rede social virtual, fundado em 2002 por Jonathan Abrams, em Mountain View, Califórnia. Foi o site pioneiro no género, que tem como exemplos mais famosos o Hi5, Orkut, MySpace e o Facebook. Uma grande diferença para o Orkut são os espaços criados para discussões chamados de comunidades.

Apesar do surto de popularidade do Friendster, o site cresceu mais rápido que o suporte do sistema e os problemas técnicos e a chegada de concorrentes de peso com mais recursos acabou por minorar o impacto do Friendster.

Hoje existem mais de 30 sites do género, totalizando 29 milhões de usurários.

^Orkut - Rede social, filiada ao Google, criada em Janeiro de 2004, com o objectivo de ajudar os seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos.

O seu nome tem origem no nome do projectista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro de origem turca do Google.

O alvo inicial do Orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. É a rede social com maior participação de brasileiros, cerca de 23 milhões de usuários, representando mais da metade de todos os usuários do Orkut, segundo dados do site oficial.

N. 31 / Junho de 2011N. 31 / Junho de 2011 N. 31 / Junho de 2011N. 31 / Junho de 2011

Sugestao deLeitura

Espírito Comenius...Feira das Plantas

27 . 04. 2011

20 . 04 . 2011

21 . 05. 2011 ~

Page 9: Jornal Dom Egas 3P 210_2011

1212 Dom Egas 9Dom Egas 9

s alunos do 11.º C e 1 A rumaram a Leça do Balio – OUNICER, no dia 11 de Maio,

acompanhados pelas professoras Maria Benilde Resende, Cristina Martins e respectivos Directores de Turma.

Uma guia explicou a história da UNICER: a Companhia União Fabril Portuense das Fábricas de Cerveja e Bebidas Refrigerantes – Sociedade Anónima de Responsabilidade Limitada, que se popularizou através da sigla CUFP – nasceu a 7 de Março do ano de 1890, resultando da fusão de 7 fábricas de

cerveja, 6 no Porto e 1 em Ponte da Barca.(…) A protecção do ambiente, a

preservação do património, a promoção da cultura e do desporto, são as suas prioridades. Foi, explicado, também, o processo produtivo e as matérias-primas utilizadas no fabrico da cerveja.

No final da visita, foi servido um pequeno lanche, consti tuído por bolachas, água e refrigerantes. Seguiu-se um almoço no MARSHOPPING, onde foi visitado o IKEA, tendo alguns dos alunos aproveitado para fazerem algumas compras.

s alunos das turmas Fénix, do 8.º A, B, C e D, irão no dia 8 de Junho, Over o seu esforço reconhecido,

através da atribuição de prémios aos que obtiveram melhores resultados escolares.

De acordo com a tipologia Fénix, tanto os alunos que permanecem na turma “mãe, como os que passam a integrar o “ninho” usufruem de um apoio mais individualizado, em consequência da redução do número de alunos de que cada grupo passa a dispor. Para além disso, o ritmo de aprendizagem de cada discente é respeitado, permitindo a aquisição e consolidação de competências e saberes, no que se tem vindo a revelar uma prática conducente ao sucesso na nossa esco la e igua lmen te nou t ros estabelecimentos de ensino obedecendo à mesma tipologia. Os “ninhos” são constituídos pelos alunos que evidenciam mais dificuldades de aprendizagem nas áreas disciplinares de Língua Portuguesa e Matemática.

No sentido de reconhecer o mérito dos alunos mais empenhados, que ultrapassam a meia centena, o Director, professor António Alberto Miranda de Carvalho, resolveu distinguir aqueles que não obtiveram qualquer nível inferior três, no 2.º Período de avaliação, e ainda os que demonstraram mais esforço de recuperação individual comparativamente ao período anterior.

A Porto Editora colaborou gentilmente com a Escola ao fornecer os prémios a atribuir numa cerimónia na qual estará presente o Presidente da Câmara, Eng.º António Borges.

Estão de Parabéns os alunos, os respectivos Encarregados de Educação e, obviamente, os professores da Secundária Dom Egas Moniz pelo sucesso alcançado!

oram três dias inesquecíveis que nós, alunos do 10.º, 11.º e F12.º anos da Escola Secundária

Dom Egas Moniz, passámos numa viagem à cidade de Sevilha, centro financeiro e capital da Andaluzia, no sul de Espanha, cidade grandiosa e histórica. Foram vários os professores que se disponibilizaram para nos acompanhar, mas à frente desta iniciativa esteve sempre o senhor padre Vasco Alves, nosso professor de Educação Moral e Religiosa Católica.

Durante os dias 18, 19 e 20 de Março percorremos centenas de quilómetros por terras portuguesas e espanholas. O nosso destino foi Sevilha, essa lendária cidade das margens do Guadalquivir, donde partiu Cristóvão Colombo para descobrir a América.

Fizemos, no primeiro dia, uma viagem calma por terras portuguesas e passámos a f ronte i ra do Caia, em Elvas. Seguidamente, abordámos a cidade de Badajoz, residência de “nuestros hermanos” que nos visi tam com regularidade e depois foi sempre em

Dom Egas Dom Egas

Corpo Docenteº - Ano Lectivo 2010/2011

frente, pela vasta campina, até chegar a Sevilha.

Foram momentos agradáveis, em harmonia uns com os outros, ouvindo os conselhos dos nossos professores que, para além de nos quererem mostrar o património e nos darem a conhecer a rica cultura duma Espanha que começou a sua unificação com os reis católicos e soube preservar a rica herança muçulmana e também queriam que tivéssemos uma conduta responsável, de respeito para com os outros, sem exageros ou desvarios.

E foi assim que tudo correu, sempre disponíveis para aprender, com a nossa curiosidade no máximo. Sevilha mantém o centro antigo, praças, ruelas, vilas e arquitectura de época. Até as flores de laranjeira são enfeite e perfume bastante comuns na paisagem urbana. Além da beleza, a cidade representa bem o espírito festivo espanhol.

Afinal, foi o berço de duas das principais tradições nacionais: as touradas e o flamenco, sem contar com as suas procissões e celebrações religiosas, que

Corpo Docenteº - Ano Lectivo 2010/2011

Sucesso premiado!

^

`

Hi5 - Site mais utilizado pelos adolescentes em Portugal. No Hi5, os utilizadores criam uma página pessoal para mostrar os seus interesses, idade e local de habitação, bem como carregar imagens onde outros utilizadores podem comentá-las. Possibilita a criação de álbuns de fotografia e a instalação de um leitor multimédia para reproduzir as canções favoritas.

Os utilizadores podem enviar entre si pedidos de amizade, aceitando-os ou rejeitando-os, bem como bloquear directamente os utilizadores. Tem um sistema de grupos em que o utilizador pode aderir, ou não, a um determinado grupo.

MeusParentes - Rede familiar, lançada em 29 de Novembro de 2007, no Brasil e em Portugal, por Sven Schmidt e Daniel Grözinger.

A plataforma permite que o usuário monte sua árvore genealógica. Através de uma concepção de fácil compreensão, coloca o tema genealogia ao alcance de todos.

O sistema permite que terceiros, na condição de “amigos”, sejam convidados a participar. Com isso se obtém uma universalidade do uso da plataforma.

Além de fazer luz sobre a Genealogia, o site tornou-se, pouco a pouco, um ponto de referência para pessoas que desejam fazer pesquisas genealógicas.

N. 31 / Junho de 2011N. 31 / Junho de 2011 N. 31 / Junho de 2011N. 31 / Junho de 2011

estão entre as mais famosas do país. Por isso, houve tempo para visitar a Catedral, com sua enorme torre Giralda, uma das mais importantes de Espanha e o Arquivo Geral das Índias, núcleo arquitectónico considerado Património Mundial da Unesco desde 1987, que guarda milhares de documentos, como o famoso Tratado de Tordesilhas e as cartas pessoais de Cristóvão Colombo.

No último dia foi a despedida e o regresso duma viagem que nos fez pensar um pouco sobre as maravilhas construídas pelo homem ibérico, neste grandioso planeta que, um dia, um Ser superior se lembrou de criar e nos ofereceu para ser a nossa casa comum.

Os alunos que participaram nesta aventura agradecem ao Director da nossa Escola, aos professores que nos acompanharam e, em especial, ao senhor padre Vasco, que nunca abandonou a ideia e, no final, foi agradável ver um brilho especial nos seus olhos. Bem hajam!

Manuel Veloso, 10.º A

Uma viagem com destino marcado

Visita a UNICER

11 . 05. 2011

18 a 20 . 03 . 2011

`

Page 10: Jornal Dom Egas 3P 210_2011

1010 Dom Egas 11Dom Egas 11Dom Egas Dom Egas

N. 31 / Junho de 2011N. 31 / Junho de 2011

apresentações, fomos brindados com uma extraordinária coreografia, com caixas de cereja, executada pelo “Ceranima” (11.º D).

Sob a orientação do Professor Adérito Lopes tomámos conhecimento dos diferentes projectos. A iniciar, uma extraordinária história infantil, do projecto “Ler é Ver” (12.º B), escrita em Braille e lida por um colaborador invisual, Sr. José Borges; “Licorcer” (8.º D), que produziu um delicioso licor de cereja; “Biscoitos de Cereja” (7.º A), que nos criaram, desde logo, água na boca; “Cherry Doll” (10.º B), apresentou-nos uma engraçada boneca com enchimento de caroços de cereja; “Psicodominó” (10.º B), um dominó em madeira com desenhos de cerejas. Pelo meio, ainda tivemos tempo de provar o licor e os biscoitos deliciosos, que serviram de aperitivo para o almoço.

À tarde fomos brindados com mais uma animação proporcionada pelo grupo “Ceranima” (11.º D), desta vez uma amostra de um baile tradicional. Foi uma maneira descontraída de reiniciar os trabalhos. Seguiu-se “Bancas e Uniformes” (11.º C), deu-nos a conhecer uma maqueta de banca para venda de cereja e um

avental para ser utilizado como uniforme no processo de venda; “Cercaixares” (9.º A), pela voz do Fernando, do Jorge e do Sr. Namora, mais um testemunho da sua bem sucedida criação; outra caixa diferente, concebida para um determinado cliente, foi apresentada pelo Sr. Namora, enquanto parceiro do PNEE e entusiasta desta ideia do empreendedorismo. “Guloseimas de Resende” (9.º C) foi outra das grandes novidades. Trata-se de uma loja de venda de produtos de referência de Resende, nos d i v e r s o s c a m p o s : a r t e s a n a t o , gastronomia, frutos, vinhos, recordações, livros. “Cerdoce” (7.º D), um delicioso doce de cereja; “Cerise” (8.º D), que teve como entidade parceira a pastelaria “O Sonho”, não ficou atrás de nenhum outro, já que nos apresentou um excelente bolo de cereja. “Cherry Ice Cream” (7.º D), foi mais uma tentação, porquanto quando provámos aquele saboroso gelado soube-nos a pouco. “Acessórios de Moda” (7.º B), uma ideia bonita, concebida para criar bijutarias: anéis, pulseiras e brincos, com materiais leves, acondicionados numa caixa com um desenho de cereja. A terminar, nada melhor que “Cereja Fashion” (7.º D), t-shirts com motivos de cereja pintados à mão.

Mais palavras para quê? São jovens com dinamismo, ideias promissoras e que marcam a sua posição, de forma determinada, na defesa dos seus princípios. São ingredientes fundamentais para se ter sucesso na vida. O essencial já possuem, oxalá não se deixem vencer ao primeiro obstáculo. Para o ano há mais...

A Professora, Orísia Olhero Macedo

m dos objectivos principais dos cursos profissionais é, Usem dúvida, possibilitar a

formação em contexto de trabalho, ou seja, permitir o «aprender fazendo». E os c u r s o s p r o f i s s i o n a i s T é c n i c o s Animadores Socioculturais e de Apoio Psicossocial levam este requisito muito a sério, razão pela qual elaboraram e levaram a efeito uma série de projectos de animação e intervenção.

Entre eles destacaram-se o Sarau de Actividades Gímnicas; a animação de rua da Festa das Cavacas (em Caldas de Aregos); o projecto Barrô Animada (apresentação de uma peça de teatro

baseada no livro “As Monjas de Portejães”, do Padre Joaquim Correia Duarte, a realização de uma palestra do autor e um Peddy Paper, pelo recinto do Convento de Barrô, ruas da freguesia e Igreja Matriz); um workshop de Hip Hop; a Festa de aniversário da BEgas (teatro e declamação de poemas); a animação da cerimónia de apresentação dos projectos de Empreendedorismo; a realização de um Retiro de Terapias Expressivas (no qual se experienciou yoga, arte-terapia, meditação e biodanza); a animação de rua da Festa da Cereja e, por último, a animação da festa da criança da iniciativa da Casa do F. C. do Porto, em Resende.

~

LinkedIn - Rede de negócios, fundada em Dezembro de 2002, lançada em Maio de 2003. É comparável a redes de relacionamentos e utilizada, principalmente, por profissionais. Em Novembro de 2007, tinha mais de 16 milhões de usuários registados, abrangendo 150 indústrias e mais de 400 regiões económicas.

O principal propósito do site é permitir que usuários registados possam manter uma lista detalhada de contactos de pessoas que eles conheçam e confiem em empresas. As pessoas nessa lista são chamadas de conexões. Os usuários podem convidar qualquer um (seja um usuário LinkedIn ou não) para tornar-se uma conexão.

MySpace - Serviço lançado em Agosto de 2003, que utiliza a Internet para comunicação online, através de uma rede interactiva de fotos, blogs e perfis de utilizador.

É a maior rede social dos Estados Unidos da América e de todo o mundo, com mais de 110 milhões de usuários.

Inclui um sistema interno de e-mail, fóruns e grupos.A crescente popularidade do site e a sua habilidade de armazenar ficheiros MP3 fez

com que muitas bandas e músicos se registassem, algumas vezes fazendo das suas páginas de perfil o seu site oficial de preferência.

ecorreu no dia 20 de Maio, no A u d i t ó r i o M u n i c i p a l d e DResende, entre as 10 e as 16

horas, a apresentação pública dos pro jectos de empreendedor ismo, realizados na Escola Secundária Dom Egas Moniz, no presente ano lectivo.

Tudo começou no ano passado, quando foi implementado o PNEE (Projecto Nacional de Educação para o Empreendedorismo), uma iniciativa do Ministério da Educação e da DGIDC (D i recção -Gera l de I novação e Desenvolvimento Curricular) abraçada pela Escola. Teve, desde logo, a colaboração da Net Porto e Bic Minho e também os parceiros ACER, APROCER, Embalagens Namora e CMR. Da comissão fazem ainda parte a Direcção da Escola, os serviços especializados de Apoio Educativo/Serviços de Psicologia e Orientação, um representante de cada ano escolar do 3.º ciclo e do ensino secundário, um representante dos pais e Encarregados de Educação, um Assistente Operacional e, este ano, um representante da UTAD.

Dessa primeira fase, surgiram diversos projectos, em que um, em especial, o CERCAIXARES, desenvolvido pelo aluno Fernando Vieira (9.º A), em parceria com o seu primo Jorge e o produtor de caixas Sr. Namora, teve um êxito quase inesperado. Conceberam uma caixa para cerejas de tal maneira inovadora que está já em vários mercados nacionais, com um volume de vendas considerável. O registo da patente (2252) foi feito na UTAD, no dia 24 de Fevereiro, e a apresentação aos produtores de cereja, no dia 12 de Abril.

Foi este o exemplo divulgado por toda a comunidade escolar e acreditamos que pode ter servido de incentivo para que no presente ano fossem realizados projectos a b s o l u t a m e n t e f a n t á s t i c o s . Desenvolveram-se na Área de Projecto e envolveram alunos de diversas turmas. Estiveram presentes na sessão de abertura o Director da Escola, Dr. António Carvalho; o Sr. Vereador da Câmara Municipal, Albano Santos; o Coordenador da Equipa de Apoio às Escolas, Dr. César Carvalho e, em representação da UTAD, a Dr.ª. Carla Gonçalves. Antes das

N. 31 / Junho de 2011N. 31 / Junho de 2011

omemorou-se, no dia 12 de Maio, o segundo aniversário Cda BEgas.

De manhã, pelas 11.40H, houve a dramatização de uma peça de teatro, baseada na obra “As Monjas de Portejães”, pelos alunos do 11.º D – Curso de Animação Sociocultural. De tarde, pelas 15.00H, decorreu a declamação de poesia, canções, leitura de textos relativos ao “Halloween Sacry Stories”, pela alunos da turma 10.º B - Curso Técnico de Apoio Psicossocial. A turma cantou os parabéns à BEgas.

O 7.º A também esteve presente nesta comemoração e o André leu umas quadras, muito simples, alusivas ao aniversário da BEgas, que eu mesma fiz com carinho, para homenagear a aniversariante.

O amb ien te e ra de g rande

entusiasmo e reinava a boa disposição.Depois de um discurso proferido pelo

Director da Escola que salientou a importância da leitura na promoção do sucesso educativo, procedeu-se ao momento mais doce da festa: todos os

presentes saborearam um delicioso bolo de chocolate, assim como rebuçados.

Desde já agradeço, em nome da BEgas, a todos aqueles que deram o seu contributo e tornaram possível que esta actividade se realizasse, dando especial ênfase à Professora Inês Correia que se disponibilizou com os seus alunos para abrilhantar este evento.

Não poderia esquecer a excelente colaboração da D. Cristina, como já é habitual, dos formandos estagiários do Curso de Informática e Gestão, assim como da Professora Helena que ajudou na decoração e apoiou a actividade com os trabalhos dos alunos de Educação Especial.

Bem haja a todos os que participaram na actividade.

A Professora, Arminda Lemos

Assim, poderão sair bem preparados para o mercado de trabalho e dar “cartas” como bons profissionais.

Actividades expressivas

Empreendedorismo:uma realidade cada vez mais presente

20 . 05. 2011 Begas aniversariante

12 . 05. 2011