Jornal dos Comerciários - Nº 194 - Novembro / Dezembro de 2017

8
www.sindconir.org.br c[email protected] /sindconir Ano 22 Número 194 Novembro de 2017 Publicação do Sindicato dos Trabalhadores Profissionais no Comércio e Serviços de Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Paracambi, Itaguaí, Belford Roxo, Queimados, Japeri e Seropédica. Filiado à FORA TEMER E CORRUPTOS DO CONGRESSO NACIONAL MOVIMENTO Ativistas de todo o país se reúnem no 3º Congresso da CSP-Conlutas ATENÇÃO PARA OS FERIADOS DE NOVEMBRO: É proibido o trabalho nestes dias em TODA A BASE: 20 de Novembro - Dia da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares. É proibido o trabalho neste dia em MESQUITA: 27 de Novembro - Dia da Padroeira da Cidade. Foto: Paulo Santos. Categoria lota assembleia que ocorreu no dia 9 de Novembro e aprova a realiza- ção da Campa- nha de Abono de Natal ( Informa- ções na última pá- gina). Além disso os comerciários e comerciárias ain- da aprovaram a prestação de con- tas patrimonial e financeira de 2016 e a liberação de diretores. ASSEMBLEIA VITORIOSA CATEGORIA Página 6 Página 6 MOVIMENTO Dia 10 de novembro trabalhadores foram às ruas contra ‘reformas’ SINDICATO Campanha de Sindicalização é prorrogada até 2018! Página 2 Página 2 Página 3 Página 3 Página 4 Página 4

Transcript of Jornal dos Comerciários - Nº 194 - Novembro / Dezembro de 2017

Page 1: Jornal dos Comerciários - Nº 194 - Novembro / Dezembro de 2017

[email protected]

/sindconir

•Ano 22•Número 194•Novembro de 2017Publicação do Sindicato dos Trabalhadores Profi ssionais no Comércio e Serviços de

Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Paracambi, Itaguaí, Belford Roxo, Queimados, Japeri e Seropédica.

Filiado à

FORA TEMERE CORRUPTOS DOCONGRESSO NACIONAL

MOVIMENTO

Ativistas de todo o país se reúnem no 3º Congresso daCSP-Conlutas

ATENÇÃO PARA OS FERIADOS DE NOVEMBRO:É proibido o trabalho nestes dias em TODA A BASE:

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares.É proibido o trabalho neste dia em MESQUITA:

27 de Novembro - Dia da Padroeira da Cidade.

Foto: Paulo Santos.

• Categoria lota assembleia que ocorreu no dia 9 de Novembro e aprova a realiza-ção da Campa-nha de Abono de Natal (Informa-ções na última pá-gina). Além disso os comerciários e comerciárias ain-da aprovaram a prestação de con-tas patrimonial e � nanceira de 2016 e a liberação de diretores.

ASSEMBLEIA VITORIOSACATEGORIA

Página 6Página 6

MOVIMENTO

Dia 10 de novembro trabalhadores foram às ruas contra ‘reformas’

SINDICATO

Campanha de Sindicalização é prorrogada até 2018!

Página 2Página 2 Página 3Página 3 Página 4Página 4

Page 2: Jornal dos Comerciários - Nº 194 - Novembro / Dezembro de 2017

Sede: Rua Dr. Barros Júnior, 408/412, Centro, Nova Iguaçu - RJ TELS./FAX: (21) 2768-9297 / 2767-5130 / 2767-8232www.sindconir.org.br | [email protected]

Belford RoxoRua João Fernandes Neto, 1166, Sala 201, Centro - Belford RoxoTelefone: (21) 2663-1904

ItaguaíAv. Paulo de Frontin, 72, Sala 202, Centro - ItaguaíTelefone: (21) 2687-7729

NilópolisRua Prof. Alfredo G. Filgueiras, 18, Sala 407A, Centro - Nilópolis Telefone: (21) 2791-9271

QueimadosAv. Irmãos Guinle, 901, Sala212, Centro - Queimados Telefone: (21) 2665-3093

SUBSEDES:

Jornal de responsabilidade da diretoria colegiada do Sindicato dos Trabalhadores Pro� ssionais no Comércio e Serviços de Nova Iguaçu, Nilópolis, Paracambi, Itaguaí, Belford Roxo, Queimados, Japeri, Seropédica e Mesquita; (RJ). Filiado à CSP-Conlutas. Redação, diagramação e projeto grá� co: Raphael Botelho (MTB: 35898).

Jornal dos ComerciáriosJornal dos Comerciários02 Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e RegiãoNOVEMBRO 2017

MOVIMENTO

Ativistas de todo o país sereúnem no 3º Congresso

Nacional da CSP-Conlutas

Foto: Rodrigo Barrenechea - AN

otA - A

gência de Notícias A

lternativas.

• O 3º Congresso Nacional da CSP--Conlutas, realiza-do entre os dias 12 e 15 de outubro em Sumaré (SP), reuniu lutadores e lutadoras de todo o país que a� rmaram de novo o caráter sindical e po-pular da Central

Ao todo estive-ram presentes 2.664 participantes, en-tre 1.953 delegados eleitos pela base em assembleia, 264 ob-servadores, 24 con-

SeropédicaAv. Ministro Fernando Costa, 483 – Sala 101 – Fazenda Caxias - Seropédica. Tel: (21) 2682-3559

JaperíRua Francisco Antônio Russo, 23, Sala 101 – Centro – Engº PedreiraTelefone: (21) 2664-6376

vidados, além de 113 ativistas internacio-nais. Este congresso teve a presença de novas entidades que anunciaram sua � lia-ção à central recen-temente, a exemplo dos trabalhadores rurais de Duartina (SP), Movimento de Resistência Popular (MRP) e o Movi-mento Quilombola do Maranhão (Mo-quibom).

Conjuntura ePlano de lutas

A análise aprova-da pela maioria do

congresso, que não vê o governo Dilma como um “mal me-nor” frente aos ou-tros governos, e que enxerga, na verdade, uma enorme pola-rização social que, se por um lado tem profundos ataques dos governos e da burguesia, por outro encontra grande re-sistência e luta por parte dos trabalha-dores.

A maioria dos de-legados vê o balanço da CSP-Conlutas até aqui como muito

positivo, fundamen-tal para os recentes processos de luta, como o dia 15 e 30 de março último, e a realização do dia 28 de abril, a maior Greve Geral que esse país já viu.

Para soltar esse processo de lutas, foi aprovada a cons-trução do dia 10 de novembro chamado pelos metalúrgicos como dia de lutas e greves contra as re-formas trabalhista e previdenciária.

Paulo Tomé, diretor do Sindicato

Foto: Divulgação CSP-Conlutas.

Page 3: Jornal dos Comerciários - Nº 194 - Novembro / Dezembro de 2017

03Jornal dos Comerciários Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região 03Jornal dos Comerciários Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região

MOVIMENTO

NOVEMBRO 2017

10 DE NOVEMBRO:DIA DE LUTAS EM DEFESA

DE NOSSOS DIREITOS

Foto: Rede Brasil Atual.

• Temer e seu ban-do de corruptos no congresso aprova-ram, só neste ano, a lei de terceirização e a reforma trabalhista que retiram direitos históricos dos tra-balhadores, nos le-vando às condições de precarização do trabalho de setenta anos atrás.

No dia 10, véspera da entrada em vigor

Agência bancária paralisada no centro do Rio.

da reforma traba-lhista, trabalhadores foram às ruas contra esses ataques. O dia nacional de parali-sações, greves e pro-testos foi convocado por várias centrais sindicais, entre elas a CSP-Conlutas, para impedir a aplicação dessa reforma, bem como barrar a refor-ma da previdência e todos os ataques do governo Temer e do Congresso.

● Contra a reforma trabalhista.● Pelo � m da Terceirização.● Contra a reforma da previdência.● Contra as privatizações e em defesa do patrimônio público.● Por empregos de qualidade para todas e todos.● Contra a desindustrialização e desnacionalização da indústria.● Em apoio à luta dos servidores públicos.

NOSSA LUTA É:

Foto: pstu.org.br

O Fórum de Luta e Mobilizações de Nova Iguaçu - RJ se concentrou na Praça Rui Barbosa e saiu em caminhada pelo calçadão de Nova Iguaçu, e o Sindicato esteve presente.

No Rio o Movi-mento SOS Em-prego, petroleiros e trabalhadores de outras categorias � -zeram um trancaço na Leopoldina, um dos principais aces-

sos ao centro do Rio. Trabalhadores da saúde protestaram em frente ao Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), próximo à Rodoviária.

Todos se encon-traram na marcha que aconteceu no centro da cidade às 16h.

No ato uni� cado realizado na Praça da Sé, em São Paulo, as direções de todas as centrais sindicais brasileiras já deram o aviso: caso o go-verno marque a vo-tação da Reforma da Previdência será convocado um dia de paralisação na-cional.

Somente a luta da classe trabalha-dora pode barrar os ataques. Precisamos fazer um grande dia nacional de lutas e recolocar na ordem do dia a construção de uma nova GRE-VE GERAL para botar para fora Te-mer, suas reformas e todos os corruptos do Congresso.

Da Redação, cominformações do siteda CSP-Conlutas

Foto: Raphael Botelho.

Caminhada percorre o calçadão de Nova Iguaçu

Page 4: Jornal dos Comerciários - Nº 194 - Novembro / Dezembro de 2017

Jornal dos ComerciáriosJornal dos Comerciários04 Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e RegiãoNOVEMBRO 2017

SINDICATO

Campanha de Sindicalização éprorrogada até 2018! Sindicalize-se

• A Campanha deSindicalização que o Sindicato vem realizando foi pror-rogada até 2018. Ainda sem data para terminar, os trabalhadores que se sindicalizarem ou os que indicarem cole-gas para se sindica-lizarem concorrem a 20 kits churrasco todo mês (veja aci-ma alguns dos já sor-teados).

Além disso ano que vem ocorrerá ainda o sorteio dos premios principais, que são: Uma Moto ZIG 50; Uma TV LED de 40”; Um Notebook; Um Fre-

DENÚNCIAS

Ricardo EletroToda a rede

Além da prática ilegal do Banco de Horas, a empresa está descontando “horas negativas” do contra-cheque dos funcionários. Pra completar o assédio moral rola solto na loja.

A empresa já foi noti� cada, e o Sindicato aguarda a resposta. Se nada for feito vamos mo-bilizar os trabalhadores e entrar com medidas cabíveis para barrar as irregularidades.

Casas BahiaCalçadão Nova Iguaçu

A bastante tempo a escada rolante da loja se encontra parada, e a empresa diz que está “aguardando licitação” para consertá-la. En-quanto isso vendedores perdem compras por que os clientes desistem de subir toda a escada-ria da loja. Isso tudo sem falar na dupla função que acontece em toda a rede.

Pra completar os problemas dos vendedores, a comissão de vendas baixou. Antes era 1% ago-ra teoricamente varia de 0,05% à 5%, mas por conta das metas inatingíveis ela nunca passa de 0,05%. A exploração não tem limites na Casas Bahia, isso vai ter que acabar! Estamos de olho.

ImpecávelCalçadão de Nova Iguaçu

A empresa não está dando intervalo de lan-che para os trabalhadores aos Sábados e alega que é por quê o trabalhador teria que “pagar” neste dia a 1 hora de almoço que tira durante a semana (!?).

Óbviamente esse absurdo se trata de uma desculpa esfarrapada pra justi� car a medida ile-gal de não dar o intervalo, tudo isso regado à muito assédio moral e desvio de função. Isso vai ter que acabar!

ezer Vertical; Um Playstation; Uma Bicicleta 18 mar-chas e um Forno micro-ondas;

Mas você tam-bém terá outra chance de ser pre-miado no evento de premiação, onde serão sorteados ele-trodomésticos para os sócios presentes.

A Importância da Campanha: Aautonomia sindical

Nesse momento de intensos ataques dos governos e pa-trões é muito im-portante que nós enquanto comerci-árias e comerciários mantenhamos a

nossa independên-cia � nanceira.

Nós do Sindicato, assim como nossa central sindical, a CSP-Conlutas, há anos defendemos o � m do imposto sin-dical, por entender-mos que os traba-lhadores não podem ser descontados de forma obrigatória. A contribuição tem que ser de forma espontânea. O auto � nanciamento dos trabalhadores é de fundamental im-portância para con-tinuar a travar nos-sas lutas. Não há outro caminho para barrar todas essas reformas e a explo-ração dos trabalha-

dores que não passe pela organização. Os patrões e gover-nos gastam muito dinheiro em pro-paganda somente para criar a divisão em nosso meio. Es-tamos lutando com pessoas e estrutu-ras poderosas que não querem abrir mão de nenhum milímetro dos seus privilégios. Esse debate precisa che-gar em nossa base e começar a ser discu-tido. Qual sindicato que queremos? Um sindicato combati-vo que enfrenta os patrões e não tem rabo preso com go-vernantes.

Carlos José Gomes,Chatuba Nova Iguaçu

Janete Damiana Xavier,Lojas Stylus

Marina Machado,Supermercados Real de Éden de Austin

Gilberto Ramosde Siqueira,Vianense 12

Turbo1000Nilópolis

Na maior cara de pau as duas lojas da Tur-bo1000 abriram em pleno feriado do Dia dos Comerciários. A empresa insiste em desrespei-tar a convenção coletiva sem a menor cerimô-nia. Já temos uma decisão judicial contra enta empresa, onde a justiça deu ganho de causa ao Sindicato e agora vamos mais uma vez mover uma ação de cumprimento.

MarisaShopping Patio Mix - Itaguaí

A loja abre aos feriados de forma irregular. O Sindicato já fez uma reunião com a empresa e mesmo assim a mesma segue abrindo de forma irregular. Isso tem que acabar!

Além disso não dão lanche nem almoço para os trabalhadores e não pagam hora extra de 100% aos trabalhadores, como determina a convenção coletiva.

Da Redação

Page 5: Jornal dos Comerciários - Nº 194 - Novembro / Dezembro de 2017

Jornal dos Comerciários Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e RegiãoJornal dos Comerciários Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região NOVEMBRO 2017 05

SINDICATO

Diário :14 Folha: 1057LUIS R B AZEVEDO MESINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE NOVA IG(00180)

Demonstração do Resultado do Exercício de 01/01/2016 até 31/12/2016

Descrição Classificação Conta Exercício Atual

=T o t a l - Despesas gerais do Sindicato **4.098.813,81D

Despesas financeiras

Despesas Bancárias

Despesas bancárias 65.523,49D4-4-04-01 2317

=Despesas Bancárias *****65.523,49D

=T o t a l - Despesas financeiras *****65.523,49D

Depreciação

Depreciação

Depreciação 42.963,59D4-8-01-01 2392

=Depreciação *****42.963,59D

=T o t a l - Depreciação *****42.963,59D

=T o t a l - Despesas **4.207.300,89D

RESULTADO DO EXERCÍCIO

====================================================================================================

RECEITAS--------------> 4.851.046,33C

DESPESAS + CUSTO--------------------> 4.207.300,89D

LUCRO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO: *****643.745,44

====================================================================================================

_______________________________________________________Luis Roberto Breia Azevedo

Tec.ContabilCPF:905.021.087-20 CRC:

_______________________________________________________RENATO DA SILVA GOMES

DiretorCPF: 01424651786

Prestação de contas patriomonial efinanceira são aprovadas em assembleiaSecretaria de Finanças do Sindicato

• No dia 9 de Novem-bro de 2017 ocorreu a assembleia do Sindica-to, onde foi aprovada por mais de 200 traba-lhadores a prestação de contas do exercício de 2016.

Relato

O conselho � scal su-gere que o Sindicato faça um planejamento � nanceiro no ano de

2018, lembrando que o imposto sindical aca-bou e que o superavit do exercício de 2016 no valor de R$ 643.745,44 Já foi diluído no exercí-cio de 2017. As despe-sas do Sindicato cres-ceram muito, e assim o Sindicato vem aumen-tando o dé� cit mensal-mente.

Parecer

Após a leitura e conferência da docu-mentação recebida da

SAIBA COMO É GASTA SUA CONTRIBUIÇÃO.

• Sua contribuição é usada para pagar as despesas como: Aluguel de subsede, condomínios, estacionamentos, manutenção de telefones, água, luz, telefones, transporte, alimentação, seguros, INSS, FGTS, PIS, IPTU, taxas, edital, cartório, contador, férias, salários dos fun-cionários e diretores, material de consumo, material de escritório, jornais da categoria, boletins, viagens de mobilização, melhorias na subsede e sede, congresso, despesas com assembleias, informática, site, despesas bancárias, campanhas salariais, processos trabalhis-tas, cálculos de processos trabalhistas, de ação de cumprimentos de normas coletivas, de ação civil pública, advogados, apoio � nanceiro aos movimentos sociais e oposições sindicais, curso de formação, campanha de (OLT) organização no local de trabalho junto com as CIPAS e ativistas, atividades de lazer, esporte e cultura, campanha por auxílio creche, e ampliação da licença maternidade, campanha contra o machismo e discriminação no local de trabalho.

Além disso, estamos o tempo todo organizando a luta contra o tra-balho aos domingos e feriados, contra o banco de horas, pela inde-pendência � nanceira e politica de nosso Sindicato.

Diário :14 Folha: 1054LUIS R B AZEVEDO MESINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE NOVA IG(00180)

Demonstração do Resultado do Exercício de 01/01/2016 até 31/12/2016

Descrição Classificação Conta Exercício Atual

Receita

Receita operacional

Receita bruta do Sindicato

Receita bruta de mensalidade 1.540.578,59C3-1-01-01 1197

Receita bruta de Contribuição Sindical 1.420.637,41C3-1-01-02 1204

Receita bruta de Contribuição Assistencial 234.427,19C3-1-01-03 1211

Reeceita bruta de Contribuição Confederativa 1.336.444,28C3-1-01-04 2744

=Receita bruta do Sindicato **4.532.087,47C

=T o t a l - Receita operacional **4.532.087,47C

Outras receitas

Receita Diversas

Juros de caderneta de poupança 9.623,18C3-3-01-01 1309

Juros s/ aplicações financeiras 35.683,65C3-3-01-02 1316

Outras Receitas 273.652,03C3-3-01-13 1349

=Receita Diversas ****318.958,86C

=T o t a l - Outras receitas ****318.958,86C

=T o t a l - Receita **4.851.046,33C

_______________________________________________________Luis Roberto Breia Azevedo

Tec.ContabilCPF:905.021.087-20 CRC:

_______________________________________________________RENATO DA SILVA GOMES

DiretorCPF: 01424651786

Diário :14 Folha: 1055LUIS R B AZEVEDO MESINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE NOVA IG(00180)

Demonstração do Resultado do Exercício de 01/01/2016 até 31/12/2016

Descrição Classificação Conta Exercício Atual

Despesas

Despesas gerais do Sindicato

Despesas gerais da administração

Reproduções 6.958,20D4-3-01-01 2107

Revistas e jornais 23.706,02D4-3-01-02 2114

Legais e judiciais 417,00D4-3-01-03 2121

Estacionamento / Pedágio 2.861,10D4-3-01-04 2122

Serviço terceiros pes. fisica 104.196,63D4-3-01-05 2128

Serviço terceiros pes. jurídica 391.193,23D4-3-01-06 2135

Alimentação e locomoção 114.132,79D4-3-01-07 2142

Campanha salarial 1.010,52D4-3-01-08 2149

Contribuição/donativos 95.461,96D4-3-01-09 2156

Multas de trânsito 68,10D4-3-01-10 2163

Seguros 5.997,20D4-3-01-12 2177

Propaganda e publicidade 9.174,92D4-3-01-13 2184

empréstimos 2.000,00D4-3-01-14 2191

Farmácia 6.414,59D4-3-01-15 2198

Vale transporte 83.182,28D4-3-01-17 2212

Luz 33.012,93D4-3-01-18 1743

Telefone 66.315,48D4-3-01-19 1750

Água / Esgoto 3.267,98D4-3-01-20 1757

Correios 4.751,90D4-3-01-21 1771

Material de consumo, escritório e bens de pqno val 74.702,62D4-3-01-22 1792

Viagens 31.097,57D4-3-01-23 1799

Serviços Médicos e Ambulatoriais 1.244.205,25D4-3-01-24 1806

Aluguel 56.537,42D4-3-01-25 1778

Vale Refeição 141.096,93D4-3-01-27 2331

Cursos e Treinamento 2.060,00D4-3-01-29 2345

Despesa com cartório 489,61D4-3-01-30 2751

SINTESI 1.970,82D4-3-01-32 2800

Despesas c/ Reembolso 2.443,23D4-3-01-34 2814

Devolução de Mensalidade 118,41D4-3-01-35 2870

Devolução Contribuição Confederativa 920,97D4-3-01-36 2891

Salários e Ordenados 530.404,75D4-3-01-37 2898

_______________________________________________________Luis Roberto Breia Azevedo

Tec.ContabilCPF:905.021.087-20 CRC:

_______________________________________________________RENATO DA SILVA GOMES

DiretorCPF: 01424651786

Diário :14 Folha: 1056LUIS R B AZEVEDO MESINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE NOVA IG(00180)

Demonstração do Resultado do Exercício de 01/01/2016 até 31/12/2016

Descrição Classificação Conta Exercício Atual

Décimo Terceiro Salário 52.611,71D4-3-01-38 2905

Férias 34.839,31D4-3-01-39 2919

Devolução de Contribuição Assistencial 14.166,34D4-3-01-40 2926

Dev. Contribuição Sindical 132.245,39D4-3-01-41 2933

Outras Despesas 32.899,17D4-3-01-42 2940

Rescisão 16.875,30D4-3-01-43 2947

Honorários Advogado 119.506,97D4-3-01-44 2961

Despesas com Processos Judiciais 141.012,21D4-3-01-45 2968

Pensão Alimentícia 9.214,87D4-3-01-47 2884

Prêmios e gratificações 5.758,52D4-3-01-48 1876

Horas extras 579,10D4-3-01-49 1883

Diárias e ajudas de custo 22.298,88D4-3-01-50 1953

Contribuição sindical 1.770,44D4-3-01-51 2065

Desp. com part. em eventos 31.700,90D4-3-01-52 3066

Devolução convênio médico 2.581,22D4-3-01-53 3073

Despesa com vendas não realizadas 2.415,71D4-3-01-54 2998

EVENTOS 46.449,45D4-3-01-56 3012

Adiantamento - Quinzenal 69.712,07D4-3-01-57 3019

Condomínio 3.732,17D4-3-01-58 3026

Serviço Assis. Famíliar/Funeral 3.167,45D4-3-01-59 3033

Combustível 11.485,98D4-3-01-60 1772

=Despesas gerais da administração **3.795.193,57D

Despesas tributárias

Tributos Federais 859,78D4-3-02-05 2765

Previdência Social INSS 205.260,15D4-3-02-06 2772

Fundo de Garantia FGTS 81.183,24D4-3-02-07 2779

IPTU 704,54D4-3-02-08 2786

Tributos Municipais 130,00D4-3-02-09 2793

PIS 3.140,74D4-3-02-10 2912

Tributos Estaduais 1.928,40D4-3-02-11 3059

Impostos Federais 10.413,39D4-3-02-12 3040

=Despesas tributárias ****303.620,24D

_______________________________________________________Luis Roberto Breia Azevedo

Tec.ContabilCPF:905.021.087-20 CRC:

_______________________________________________________RENATO DA SILVA GOMES

DiretorCPF: 01424651786

Diário :14 Folha: 1057LUIS R B AZEVEDO MESINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE NOVA IG(00180)

Demonstração do Resultado do Exercício de 01/01/2016 até 31/12/2016

Descrição Classificação Conta Exercício Atual

=T o t a l - Despesas gerais do Sindicato **4.098.813,81D

Despesas financeiras

Despesas Bancárias

Despesas bancárias 65.523,49D4-4-04-01 2317

=Despesas Bancárias *****65.523,49D

=T o t a l - Despesas financeiras *****65.523,49D

Depreciação

Depreciação

Depreciação 42.963,59D4-8-01-01 2392

=Depreciação *****42.963,59D

=T o t a l - Depreciação *****42.963,59D

=T o t a l - Despesas **4.207.300,89D

RESULTADO DO EXERCÍCIO

====================================================================================================

RECEITAS--------------> 4.851.046,33C

DESPESAS + CUSTO--------------------> 4.207.300,89D

LUCRO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO: *****643.745,44

====================================================================================================

_______________________________________________________Luis Roberto Breia Azevedo

Tec.ContabilCPF:905.021.087-20 CRC:

_______________________________________________________RENATO DA SILVA GOMES

DiretorCPF: 01424651786

secretaria de � nanças, o conselho � scal deu parecer favorável a aprovação de contas do exercício de 2016.

Lembrando que os documentos estão à disposição dos sócios deste sindicato, basta nos procurar.

Veja abaixo o reletó-rio completo das � nan-ças do Sindicato no ano de 2016.

Sindicato dos Trabalhadores do Compercio de Nova Iguaçu e Região (00180)Demonstração de Resultado do Exercício de 01/01/2016 até 31/12/2016LUIS R B AZEVEDO MEDiário 14 Folha 1054

Folha 1055

Folha 1056

Folha 1057

Page 6: Jornal dos Comerciários - Nº 194 - Novembro / Dezembro de 2017

Jornal dos ComerciáriosJornal dos Comerciários06 Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e RegiãoNOVEMBRO 2017

CATEGORIA

Contra a reforma trabalhista, nosso papel é continuar a luta e não negociar o imposto sindical

• 11 de novembro de 2017 data de triste lembrança para nós trabalhadores e tra-balhadoras começa a partir desse dia a safada reforma traba-lhista. A classe traba-lhadora brasileira irá perder direitos traba-lhistas conquistados a duras penas em déca-das de lutas. A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) sofrerá signi� cativos ataques com a Refor-ma Trabalhista pro-posta pelo governo Temer, 100 artigos serão modi� cados.

A começar pela

Fotos: Paulo Santos.

Diretores do Sindicato falam durante a assembleia.

demissão “por acor-do” em que a em-presa pagará 80% do FGTS, e haverá a perda do direito ao seguro-desemprego. Ou seja, vão roubar pelo menos meta-de das rescisões de contrato e o seguro. Quanto ao interva-lo de refeições, pre-tendem que coma-mos com uma mão e trabalhemos com a outra, ao reduzir para até 30 minutos o horário. Ao poder contratar trabalha-dores autônomos, as empresas se sentirão desobrigadas a ga-rantir direitos traba-lhistas. A jornada de

trabalho poderá ser de 12 horas, re� etin-do também em não pagamento de horas extras.

Um dos mais for-tes ataques é o nego-ciado valer mais que o legislado. Com isso, as empresas poderão impor o que querem sobre seus funcio-nários, por exemplo, repartir as férias em três vezes, acabando com os trinta dias de descanso, desregula-mentar jornadas de trabalho e rebaixar outros direitos.

A CSP-Conlutas é contra o Imposto Sindical justamen-

Do site da CSP-Conlutas com alterações da redação

NACIONAL

ASSEMBLEIA VITORIOSA• Nossa grande Assembleia do dia 09 de no-vembro é a pro-va que a classe apesar dos ata-ques (reforma trabalhista e lei da terceiriza-ção) não está derrotada. Nós trabalhadoras e trabalhado-res comerciários demonstramos ao longo dos úl-timos anos que

temos disposi-ção para lutar.

A nossa ba-talha continua. Queremos o nosso Abono de Natal já! Pa-rabéns aos(às) comerciários(as) que lotaram a nossa assem-bleia no ultimo dia 9 e aprova-ram a campanha de Abono de Natal. (Veja mais informações na página 8).

Paulo Tomé, diretor do Sindicato

Page 7: Jornal dos Comerciários - Nº 194 - Novembro / Dezembro de 2017

Jornal dos Comerciários Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e RegiãoJornal dos Comerciários Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região NOVEMBRO 2017 07

COMBATE ÀS OPRESSÕES

Marcha da Periferia em São Paulo, 2014.

Vem aí a Marcha dasPeriferias contra o

genocídio negro, o governo Temer e as reformas

Foto: pstu.org.br

Do site da CSP-Conlutas com alterações da redação

• Com o tema “Abai-xo o genocídio negro, o governo Temer e suas reformas”, no mês de novembro, ocorre pelo país a Marcha Nacional das Periferias, que contará com 15 dias intensos de mobili-zação, atividades cul-turais e palestras.

O calendário de luta teve início com o dia 10 de novem-bro, Dia Nacional de Lutas em Defesa dos Direitos, incorpo-rando as bandeiras de luta especí� cas do

povo pobre e negro das periferias.

Uma das principais datas é o 20 de no-vembro, Dia Nacio-nal da Consciência Negra, em memória de Zumbi, líder do Quilombo dos Pal-mares, símbolo da luta e liberdade dos escravos. Além dis-so, nessa data tam-bém celebra-se o Dia Internacional da Memória Trans e o recorte LGBT será incorporado ao ca-lendário, com o de-sa� o de lutar contra o racismo e a LG-TBfobia.

Já para marcar o dia 25 de Novembro, Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher, também serão reali-zadas ações relacio-nadas ao combate ao feminicídio e ma-chismo, com o recor-te raça e classe. A� -nal, são as mulheres negras que estão na base da pirâmide so-cial e sofrem a dupla opressão do machis-mo e do racismo. Em Nova Iguaçu o Qui-lombo Raça e Classe realizará um ato dia 25 às 10h na Praça Ruy Barbosa centro de Nova Iguaçu.

NEGRAS E NEGROS

Mulheres vão às ruascontra PEC que proíbe

aborto em casos de estupro

MULHERES

Do site da CSP-Conlutas com alterações da redação

• No dia 13, mu-lheres de pelo menos 25 capi-tais foram às ruas contra a PEC 181, que quer proibir o aborto em todos os casos, inclusive quando a mulher é vítima de estu-pro ou quando há risco de vida da mulher. No dia 8 uma comissão composta por 18 homens e uma única mulher (que deu o único voto contra) deu pros-seguimento à ab-surda Proposta de Emenda Consti-

tucional na Câmara dos Deputados.

Com faixas e car-tazes, as manifes-tantes denunciaram a medida como mais uma violência às mulheres que vai prejudicar, principal-mente, as mulheres pobres e negras das periferias. A� nal, no Brasil, milhares de mulheres fazem abortos. As ricas o fazem em clínicas com toda a segu-rança, pois podem pagar, e as pobres morrem por não te-rem as mesmas con-dições.

Mesmo entre mu-lheres de grupos re-

ligiosos a PEC vem sendo repudiada: A representante da EIG (Evangélicas pela Igualdade de Gêne-ro), Valéria Vilhena, participou do ato em SP e em entrevista à Folha de S.Paulo, criticou os deputados que falam em nome da religião. “Eles não representam a maio-ria das evangélicas no Brasil que são negras e pobres”, disse.

Novas manifesta-ções estão marcadas para os próximos dias. Os movimen-tos de mulheres pro-metem resistir nas ruas para impedir que a PEC avance.

Raphael Botelho,jornalista do Sindconir

• No dia 19 de ou-tubro o Ministro do STF Edson Fachin leu seu voto favorável à que homens gays possam doar sangue, iniciando assim o julgamento da ação. Hoje a legislação cria impedimentos para a doação por parte de homens gays.

Para Fachin, as regras que de� nem os parâmetros para doação de sangue devem criar restri-ções sobre condutas impostas igualmente a todos os candida-tos a doador, e não eleger “grupos de ris-co” como proibidos à doação.

Até agora cinco ministros já vota-

ram, quatro deles a favor da retirada da restrição e um par-cialmente a favor. No entanto o Ministro Gilmar Mendes pe-diu vistas do pro-cesso suspendendo a votação por tempo indeterminado. Para ser aprovada, a ação depende de uma maioria de 6 votos entre os 11 ministros da Corte.

LGBT’s

Passeata percorreu o centro do Rio no dia 13. Chegou a haver repressão da polícia.

Foto: Niara Aureliano.

STF começa a decidir se gays podem doar sangue

Foto: Reprodução UO

L Notícias

Campanha publicitária da ONG Dignidade

Page 8: Jornal dos Comerciários - Nº 194 - Novembro / Dezembro de 2017

CATEGORIA

Jornal dos ComerciáriosJornal dos Comerciários08 Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e RegiãoNOVEMBRO 2017

Assembleia aprovaa Campanha deAbono de Natal

Paulo Tome, Diretor do Sindicato

• O ano de 2017 será lembrado como o ano dos ataques aos di-reitos trabalhis-tas, do � m da contribuição do imposto sin-dical, da greve geral de 28 de abril e das lutas dos comerciá-rios com para-lisações, atos, manifestações e greve de 24 horas da Casa Cruz em Nova Iguaçu.

Mas o ano ainda não ter-minou e es-tamos agora numa nova frente de ba-talha. Em no-vembro se inicia a nossa já tradi-cional Campa-nha de Abono de Natal. No-vembro e de-zembro são os meses em que

trabalhamos de forma mais in-tensa. São vá-rias horas em pé, atendendo clientes de um

lado e de ou-tro da loja para garantir a rea-lização de uma venda. Sen-do assim nada

mais justo do que receber por esse esforço a mais através de um abono sala-rial nesse caso o

ABONO DE NATAL que neste ano terá o valor de R$120. Não deixe para depois e come-

ce desde já a co-brar os patrões o nosso tão es-perado e mere-cido ABONO DE NATAL.