Jornal EProfissional Ano 5 Num 1

8
Órgão Informativo da Escola Profissional de Tondela Trimestral - Ano V - Número 1 - 1º trimestre - Dezembro 2006 Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal visita Escola Profissional No passado dia 20 de Novembro, a Escola Profissional de Tondela recebeu a visita de João Domingos de Barros Correia, Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, Ilha do Sal, Cabo Verde. O autarca veio a Tondela assinar um protocolo de cooperação com a Escola Profissional, uma vez que este ano lectivo há, pela primeira vez, alunos do Tarrafal a estudar neste estabelecimento de ensino. Ambas as entidades esperam que a estadia dos cinco cabo-verdianos seja bastante produtiva e que daqui a três anos, no final dos seus cursos, os discentes levem para Cabo Verde o que de melhor o nosso país tem para lhes oferecer. O objectivo é dar resposta às necessidades de formação, permanente actualização, aprofundamento dos conhecimentos e melhoria da qualificação profissional dos jovens do concelho do Tarrafal. A Escola Profissional de Tondela e a Câmara do Tarrafal desenvolverão projectos comuns de intercâmbio e de cooperação, tendo em vista a organização e a implementação de acções no âmbito do ensino, formação e investigação, nas áreas consideradas de maior relevância para o desenvolvimento sócio-económico e cultural do Munícipio do Tarrafal. Prof. Marta Rosa

description

Ano lectivo 2006/2007 - 1º periodo

Transcript of Jornal EProfissional Ano 5 Num 1

Page 1: Jornal EProfissional Ano 5 Num 1

Órgão Informativo da Escola Profissional de TondelaTrimestral - Ano V - Número 1 - 1º trimestre - Dezembro 2006

Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal visita Escola ProfissionalNo passado dia 20 de Novembro, a Escola Profissional de Tondela recebeu a visita de João Domingos de Barros Correia, Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, Ilha do Sal, Cabo Verde. O autarca veio a Tondela assinar um protocolo de cooperação com a Escola Profissional, uma vez que este ano lectivo há, pela primeira vez, alunos do Tarrafal a estudar neste estabelecimento de ensino.

Ambas as entidades esperam que a estadia dos cinco cabo-verdianos seja bastante produtiva e que daqui a três anos, no final dos seus cursos, os discentes levem para Cabo Verde o que de melhor o nosso país tem para lhes oferecer. O objectivo é dar resposta às necessidades de formação, permanente actualização, aprofundamento dos conhecimentos e melhoria da qualificação profissional dos jovens do concelho do Tarrafal. A Escola Profissional de Tondela e a Câmara do Tarrafal desenvolverão projectos comuns de intercâmbio e de cooperação, tendo em vista a organização e a implementação de acções no âmbito do ensino, formação e investigação, nas áreas consideradas de maior relevância para o desenvolvimento sócio-económico e cultural do Munícipio do Tarrafal.

Prof. Marta Rosa

Page 2: Jornal EProfissional Ano 5 Num 1

2Propriedade: Escola Profissional de TondelaDirector: João Carlos FigueiredoDirector Adjunto: José António DiasRedacção: Luisa Marques, Isabel Eleutério, Dulce Marques, Conceição Videira Apoio Técnico: Ricardo Silva

Rua Visconde de Tondela, nº283460-526 TondelaTel: (+351) 232 819 410Fax: (+351) 232 819 417

[e] [email protected][s] www.ep-tondela.rcts.pt[b] eptondela.blogspot.com

Ano Novo, desafio maiorEscrevi no último editorial deste nosso órgão informativo que é minha convicção que a Escola Profissional de Tondela tem futuro.

Aquele escrito abordava a dicotomia entre a Escola que temos e a Escola que queremos ter.Trata-se de uma preocupação que a Direcção deste estabelecimento de ensino tem bem presente e que tem sido patenteado, quer nas alterações verificadas quer nas orientações transmitidas.

As grandes linhas programáticas do Ensino no nosso país atribuem às Escolas Profissionais um novo papel, ou se quisermos, um campo de actuação mais amplo. Sabemos que, a partir do próximo ano lectivo, nada ficará como dantes.

Sabemos, igualmente, que o paradigma de actuação sob o qual as Escolas Profissionais têm vindo a levar a cabo a sua missão se encontra esgotado.

Estamos, pois, perante um desafio que nos obrigará a ser ainda mais empenhados, dedicados e sobretudo dinâmicos, quer nos procedimentos e actuações, quer na visão futura da nossa missão.

Não tenhamos dúvidas, estamos numa fase de profunda transformação. Ela será tanto mais incerta e ou difícil quanto mais nos alhearmos de realidade que, quer queiramos, quer não, irá tocar-nos a todos.

Identificada que está a nova realidade temos TODOS de interiorizar novas práticas, novos projectos e novos desafios.

Temos de ter a ambição legítima, de fazer parte de um projecto de qualidade, lutando contra o conformismo, afastando o facilitismo e combatendo o nosso maior defeito nacional: o deixa andar.

O Director da Escola João Carlos Figueiredo

Page 3: Jornal EProfissional Ano 5 Num 1

3

Escola Profissional participa no 4º Congresso da ANESPO nos Açores

A nossa Escola participou no passado mês de Outubro, no 4º Congresso da Anespo – Associação Nacional de Escolas Profissionais, na Praia da Vitória, Ilha Terceira, nos Açores. O Sr. Engenheiro Dias, Director Pedagógico e o Dr. João Carlos Figueiredo, Director da Escola, viajaram até aquele arquipélago para assistirem e participarem num dos momentos mais altos da actividade da Anespo, já que o Congresso, que reúne todas as Escolas Profissionais do país, pretende ser um local privilegiado para o encontro, reflexão e troca de experiências entre os vários estabelecimentos de Ensino Profissional.

De acordo com o presidente da direcção da Anespo, José Luís Presa, as Escolas Profissionais têm vindo a desempenhar um papel crucial na valorização dos recursos humanos das regiões onde estão inseridas. E, nos tempos de correm, de instabilidade e insegurança no ensino em Portugal, o presidente da Anespo não deixou de sublinhar que as Escolas Profissionais são organizações que promovem serviço público de educação e formação, com a máxima eficiência, ou seja, com os melhores resultados aos menores custos. Assim sendo, é preciso que as Escolas Profissionais tenham consciência de que

estamos a viver um momento de viragem no que diz respeito às orientações de política de educação e formação. Para o futuro é necessário que as Escolas Profissionais se preparem para o reconhecimento de competências e para a formação contínua.

O presidente da Anespo não deixou também de referir que as Escolas Profissionais, com os seus quase dezoito anos de experiência, sempre estiveram na primeira linha quando era preciso implementar as políticas de educação e formação delineadas pelo Governo e, por isso, não aceitam qualquer cenário de secundarização ou marginalização pelo Ministério da Educação. O representante máximo da Anespo garantiu ainda que as Escolas manterão sempre uma postura de diálogo e de concertação em relação aos objectivos de política de educação e formação, não prescindindo de continuar a apostar na qualidade dos projectos educativos.

Temas como o papel do Ensino Profissional no combate à exclusão social, a qualidade e equidade na educação, a aprendizagem ao longo da vida e os desafios do emprego, as metas e as medidas prioritárias em educação e formação, entre outros, foram também tratados e debatidos no 4º Congresso da Anespo, do qual o Ensino Profissional saiu reforçado.

E, é por isso, que Escolas como a nossa vão continuar atentas às novas exigências da sociedade, mantendo-se preparadas para os desafios do futuro.

Prof. Marta Rosa

Embaixadora de São Tomé e Principe visita Escola Profissional

Foi com o maior respeito e orgulho que, no passado dia 3 de Novembro, recebemos na nossa Escola sua Exa, a Embaixadora da República Democrática de S. Tomé e Príncipe, Dra Alda Alves de Melo dos Santos. Para que esse dia não caísse no esquecimento e para que fosse sempre lembrado por todos, foi colocada na parede da entrada principal da Escola uma placa alusiva à sua passagem.

A Dra Alda dos Santos deslocou-se à nossa Escola com o propósito de assinar um protocolo de colaboração, visto que este estabelecimento de ensino tem vindo a receber jovens estudantes dos vários Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, entre eles S. Tomé e Príncipe. A Senhora Embaixadora referiu

no seu discurso que em S. Tomé e Príncipe a população é muito jovem, 60% da população tem menos de 20 anos de idade. A formação destes jovens, através do protocolo estabelecido, constitui uma mais valia para o país.

Na nossa Escola: países, culturas e pessoas diferentes todos têm a mesma oportunidade.

Ana Rita - TIG05

Page 4: Jornal EProfissional Ano 5 Num 1

4

Escola Profissional lembrou "Dia Mundial da Alimentação"No passado dia 16 de Outubro, a Escola Profissional de Tondela, por iniciativa dos professores Adelino Ferreira e Rui Fonte, lembrou o “Dia Mundial da Alimentação”.

Numa altura em que cada vez mais se fala de hábitos alimentares e nutrição era importante debater estes temas com alguém especializado. O Convite foi feito e aceite pela Dra. Ana André, nutricionista e professora no Instituto Piaget de Viseu.

As três sessões, de quarenta minutos cada, serviram para esclarecer algumas dúvidas. A palestra começou com a pergunta “Será que uma pessoa obesa é bem nutrida?” A resposta é não, porque se está obesa não está a fazer uma alimentação correcta, isto é, não está a ingerir a quantidade nem a qualidade essenciais a uma boa alimentação. A esta pergunta seguiram-se outras, tendo todos os participantes a oportunidade de esclarecer as suas dúvidas.

Foi, sem dúvida, uma sessão de esclarecimento muito positiva porque, além de esclarecer algumas dúvidas de alunos e professores, serviu também para sugerir algumas alterações para o melhoramento da ementa da Escola, nomeadamente no que diz respeito à diversidade das sopas, das saladas e do tipo de fruta. Numa escala de 0 a 10 a Dra. Ana classificou a ementa da Escola com a nota 7, o que é muito bom.

É de salientar o interesse e a forma participativa de alunos e professores nesta sessão de esclarecimento. As perguntas colocadas foram oportunas e bastante actuais. Uma das perguntas mais pertinente foi “Afinal o que é uma boa alimentação, ou uma alimentação saudável?” Uma alimentação saudável será sempre uma alimentação diversificada e equilibrada, isto é, uma alimentação rica em vegetais, peixe, carne e fruta.

A sessão terminou com a entrega de uma lembrança à Dra. Ana, pelo Director da Escola e, posteriormente, com o almoço na cantina da Escola. À Dra. Ana e a todos os que participaram nesta iniciativa, o nosso bem-haja. Esperamos por mais iniciativas deste género!

Prof Adelino Ferreira

Dia Mundial do Não Fumador - Para lembrar todos os diasNo passado dia 17 de Novembro, a Escola Profissional de Tondela, por iniciativa dos professores Adelino Ferreira, Marta Catarina Rosa e dos alunos do 1º TIG, lembrou o “Dia Mundial do Não Fumador”.

Todos os dias se ouvem notícias relacionadas com os malefícios do tabaco que nos devem deixar preocupados. Foi com o objectivo de sensibilizar toda a comunidade escolar, em especial os alunos dos primeiros anos, sobre este problema das sociedades modernas que se convidou o Dr. José Pardal e a sua equipa de luta contra o tabagismo para vir debater connosco esta temática.

A sessão não poderia ter começado melhor. Os alunos da turma TIG06 fizeram uma breve apresentação sobre os resultados obtidos nos inquéritos realizados a todos os alunos do 1º ano e da turma do S.M. A principal conclusão deste estudo foi que 24% dos alunos do primeiro ano fumam. Este dado não deixa de ser preocupante, porque este número é superior à média nacional sabendo que 19% da população portuguesa é fumadora. O Dr. Pardal explicou as duas culturas da vida: cultura do viver para a saúde ou a cultura de viver para a doença. Existem muitas coisas boas que se podem e devem fazer para uma vida sem tabaco e sem os seus malefícios, como por exemplo: ler um livro, passear no parque, andar de bicicleta, ir ao cinema, etc…

A palestra foi muito enriquecedora, pois o Dr. José Pardal utilizou uma linguagem “jovem”, conjuntamente com imagens e factos que fazem pensar qualquer pessoa. O relato de pessoas ligadas à saúde e à acção social sobre as diferentes experiências vividas é sempre importante. Assim, os nossos alunos fumadores não podem dizer que desconhecem os malefícios do tabaco.

Sobre as razões que levam as pessoas a fumar, como por exemplo, a vontade de ser jovem irreverente, ser sexy, estar in, ter status, são razões que se podiam apontar há vinte anos atrás. Com o evoluir da sociedade, está provado que existem outras coisas que podemos fazer para ser tudo isso que se acabou de dizer. A opção de não fumar é a opção certa e deve ser sempre respeitada, pois é a única opção para uma vida saudável. A sessão finalizou com a mensagem “POR UMA VIDA LIVRE SEM TABACO!”.

Os nossos agradecimentos ao Dr. Pardal e à sua equipa! Muito Obrigado a todos!Prof Adelino Ferreira

Page 5: Jornal EProfissional Ano 5 Num 1

5

A Festa de Halloween foi... de arrasar!!!!

A Escola foi invadida por bruxas e monstros.

A tradição do Halloween passou as fronteiras dos Estados unidos e da Grã- Bretanha e entrou em Portugal. A nossa escola não foi excepção. A Escola Profissional de Tondela festejou o Halloween, no dia 31 de Outubro. Esta iniciativa partiu do Grupo de Inglês desta escola. O evento propriamente dito contou com a participação de toda a comunidade escolar.

A comemoração do dia das bruxas ficou assinalada pela realização da Casa do Terror, de um Baile de Máscaras, onde decorreram três concursos: decoração de abóboras, melhor tarte e melhor máscara. No concurso de abóboras o 1º lugar foi para o Nuno do SM. Quanto ao concurso da melhor tarte, o 1º prémio

foi entregue à tarte confeccionada pela Rita do TIG06. No que concerne ao concurso do melhor disfarce, o 1º prémio foi entregue à Marília do TASD04.

É impossível não nos emocionarmos e não sentirmos saudade de todos os momentos que nos proporcionaram lazer. A Casa do Terror foi, é e será sempre uma grande brincadeira. Lazer e entretenimento no sentido literal da palavra. A Casa do Terror e seus moradores foram comandados pelo Mestre das Trevas, que conduziu os visitantes pela casa. Nessa visita surgiram criaturas e sons estranhíssimos, proporcionando grandes momentos de terror. No Baile de Máscaras assistimos ao desfile de lindas bruxinhas, dráculas e fantasmas vaporosos que se divertiram ao som dos mais variados ritmos.

O final da tarde foi abrilhantado pelo Magusto, onde todos puderam degustar as mais saborosas castanhas da região…

O Grupo de Inglês

O Dia do CaloiroNo dia nove, do passado mês, realizou-se na nossa escola, como tem sido hábito noutros anos, o dia do caloiro. Numa segunda-feira de manhã, como tantas outras, em que os alunos correm para as suas salas ao soar da campainha, os alunos da turma TME 06, sem excepção à regra, subiu as escadas e dirigiu-se à sala onde geralmente têm matemática. A primeira hora decorreu normalmente, viemos ao intervalo e quando regressámos é que começou a “festa”.

Como aconteceu a todas as turmas do primeiro ano, os alunos dos terceiros anos foram “esperar-nos” às salas. De seguida, dirigimo-nos ao átrio onde nos deram umas roupas de mulher. Depois de vestidos, chegou a hora da maquilhagem e, depois de lindos, partimos pelas ruas de Tondela. Andámos um pouco por toda a cidade, passámos pela feira e dirigimo-nos à Escola Secundária onde nos obrigaram a ajoelhar em frente ao portão. Passada esta vergonha frente aos alunos da Secundária dirigimo-nos a uma fonte situada na cidade de Tondela. Colocaram os caloiros todos em fila e, de seguida, baptizaram-nos.

Passadas estas “torturas” todas, chegou a tão esperada (pelos caloiros) hora de almoço, o que implicava o fim da praxe. E foi assim o dia do caloiro 2006. Agora só nos resta esperar três longos anos para fazer o que nos fizeram a nós.

Rui Ribeiro TME06

Um dia inesquecivel recordadoEu, como aluna veterana, dou aqui a conhecer o dia que fez com que os caloiros considerassem que a Escola Profissional de Tondela é a melhor opção.

Perfumes, roupas horrendas, farinha, água, pinturas mal feitas, foram os ingredientes fundamentais deste dia que já é velha tradição nesta escola!

Uma longa caminhada pelas ruas da cidade e a visita, como de costume, à feira semanal fez dos caloiros autênticos peregrinos.

Pela tarde, tivemos uma exibição dos dotes vocais dos alunos da EPT com Karaoke. Pena é que as novas tecnologias tivessem pregado uma partida aos técnicos de som. Foram também distribuídos diplomas aos caloiros.

O convívio e a boa disposição estiveram sempre presentes naquele que foi um dia inesquecível e para recordar.

Page 6: Jornal EProfissional Ano 5 Num 1

6

Pobreza, Egoísmo, Poder e FalsidadeVai existir falsidade,Vai existir sempre quem fala;Sem saberem o que dizemMuita gente come e cala.

Crianças crescem na pobreza,Muitas delas morrem sem razão;Há quem as possa ajudarMas ninguém lhes dá a mão.

A vida é injusta,A sociedade está perdida;Ninguém olha por ninguémMesmo quando muitos perdem a vida.

Políticos gananciososNa cabeça só têm poder,Não lutam pelo que devemNem tão pouco sabem o que fazer.

São horríveis e invejososNão ajudam porque não querem,São poderosos e egoístasNem olham a quem ferem.

Leandra Silva TASD04

O SorrisoSorrir foi o que sempre fizFazer sorrir é o que pretendo continuar a fazerExibir o meu sorrisoÉ o que farei até ao final da minha vida!

A vida é algo imaginário e inventadoPor um Amigo que se lembrou de nos dar uma casa Para fazer com que tudo neste mundo pareça melhorEncarando as pequenas rasteiras, sempre com um sorriso no rosto!

O sorriso como a palavra indicaÉ um ingrediente fundamental e saudável, a maior defesa do meu organismo!

Não engorda, Deixa marcas no coração dos outrosE é utilizado como um cartão de visita e de apresentação!

Para que não perca a validade Sorria até não puder mais e vai ver que ao fim de algumas horasJá conquistou milhares de pessoas …

SORRIA, que o CORAÇÃO agradece!!!Jennifer TASD04

A onda terrorista que atingiu todo o Mundo, em 2001Na aula da disciplina de Área de Integração, a turma 3º TASD visualizou um documentário, que retratava a tragédia do dia 11 de Setembro de 2001.

Num dia, que tudo tinha para ser igual a qualquer outro, ouviu-se um barulho tremendo. Jules (indivíduo que estava no local) apontou a câmara de filmar para cima e deu de caras com o primeiro embate numa das torres.O World Trade Center, símbolo da economia dos EUA, e o Pentágono, cérebro da segurança norte-americana, foram os principais alvos de destruição.Aquelas torres elegantes e grandiosas tornaram-se, em poucos minutos,

as torres do inferno, repletas de chamas e rodeadas de vítimas. Passado pouco tempo, não “resistindo aos ferimentos”, acabaram por ir abaixo (uma de cada vez, com diferença de minutos). O cenário triste e escuro transformou-se num cenário assustador, repleto de pó, cinzas e de mais de três mil vítimas que se juntaram a esta história horrenda e real, incluindo bombeiros.Posso dizer, que admirei muito este documentário. Este faz-nos compreender que os bombeiros são uma verdadeira família que unem as mãos por uma boa causa: ajudar os outros. Senti dor no momento em que vi as pessoas que, não tendo outra solução, se atiravam das torres. Só mesmo uma tragédia destas é que leva as pessoas a desistirem de viver! Posso salientar que, durante o visionamento do documentário, parecia que estava a viver um pesadelo. Infelizmente foi algo que aconteceu e que encheu os nossos corações de preto e os olhos de água.

Jennifer Figueiredo TASD04

Aborto... outra vez na ordem do diaDepois de aprovada em Outubro, no Parlamento, a proposta de referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez aguarda agora parecer do Tribunal Constitucional, para onde foi enviada a 26 de Outubro pelo Presidente da República, Cavaco Silva (o Chefe de Estado tem de submeter as propostas de referendo ao Tribunal Constitucional para efeitos de fiscalização preventiva da constitucionalidade e da legalidade).

Após a resposta do Tribunal Constitucional, o Presidente da República tem 20 dias para decidir se convoca ou não o referendo, que terá de ser agendado entre 40 e 180 dias depois.

Entretanto, os partidos políticos começam também a mobilizar-se em torno desta questão.

Na Escola Profissional, durante as aulas da disciplina de Área de Integração, alguns alunos foram convidados a dar a sua opinião sobre o assunto. Seguem-se alguns comentários sobre este tema que tem tanto de complexo como de polémico.

Prof. Marta Rosa

Page 7: Jornal EProfissional Ano 5 Num 1

7

Pobreza, Egoísmo, Poder e FalsidadeVai existir falsidade,Vai existir sempre quem fala;Sem saberem o que dizemMuita gente come e cala.

Crianças crescem na pobreza,Muitas delas morrem sem razão;Há quem as possa ajudarMas ninguém lhes dá a mão.

A vida é injusta,A sociedade está perdida;Ninguém olha por ninguémMesmo quando muitos perdem a vida.

Políticos gananciososNa cabeça só têm poder,Não lutam pelo que devemNem tão pouco sabem o que fazer.

São horríveis e invejososNão ajudam porque não querem,São poderosos e egoístasNem olham a quem ferem.

Leandra Silva TASD04

... pensar

Um avião que regressa dos Jogos Olímpicos transporta cinco atletas que ficaram à frente de uma mesma prova (sem ex aequo). Puderam ser ouvidas as seguintes afirmações:

> A: Eu não fui o último; > B: C foi o terceiro;> C: A ficou atrás de E; > D: E foi o segundo;> E: D não foi o primeiro.

Por modéstia ou qualquer outra razão, o primeiro e o segundo classificados mentiram. Qual foi a classificação real?

É caso para... ... jogar

NIM

Nome derivado da palavra alemã nimm, cuja tradução é colhe, retira; é uma família de jogos tácticos, provavelmente inspirada no antigo jogo de apostas chinês chamado Fan Tan.

Em muitas das suas versões, com algumas variantes, joga-se entre 2 jogadores, com as seguintes regras:

- alternadamente, cada jogador pode tirar uma ou mais marcas, desde que sejam todas da mesma fila; - perde o jogador que tirar a última marca.

O jogo pode ser jogado com palitos, moedas, ou outros objectos, ou mesmo fazendo riscos numa folha de papel.

Uma das versões mais conhecidas é o jogo de Marienbad em que os objectos, 16, estão colocados da seguinte forma:

Outra formação famosa tem uma fila com 5, uma com 4 e uma com 3. Os jogadores podem criar as suas próprias formações.

Grupo de Matemática

... rir

SudokuPreencha as casas vazias com algarismos, de forma a não haver repetições em nenhuma linha, coluna ou quadrado.

João Freitas TEC06

Page 8: Jornal EProfissional Ano 5 Num 1

Retrato de um dia diferente

No dia 26 de Outubro, as turmas do 1º TAS e 2º TAS da Escola Profissional de Tondela dirigiram-se, por volta do meio dia e meio, até à Escola E.B. 2/3 de Lajeosa do Dão. Chegámos por volta da uma e dez e fomos almoçar à cantina.

A turma do 1º TAS foi repartida em dois grupos: um foi para os infantários ali perto e o seu objectivo era animar as crianças com algumas personagens de livros infantis; o outro grupo ficou na escola e deu a conhecer a vida e a obra de vários escritores. Os alunos do 2º TAS fizeram a representação da peça “O menino que não gostava de ler”e dinamizaram um atelier de ilustração e outro de escrita. Os alunos do 1º TAS começaram a preparar-se nos bastidores para entrar em cena.

Fomos recebidos com muito gosto, pelos alunos daquela escola, apesar de serem

um pouco barulhentos. Enquanto representávamos, eles faziam barulho com várias interrogações e gozos. Correu tudo bem, mas podia-me ter aperfeiçoado mais na minha actuação. Estava bem caracterizado de Gil Vicente o que fez com que fosse reconhecido mais facilmente. Por último, tivemos um lanche convívio com todas as pessoas que colaboraram neste projecto de animação.

Para mim, a representação em público não é que me custe muito, mas no princípio estava com um pouco de receio que não corresse bem e também senti um nervoso miudinho. Eu acho que com o tempo e com a prática este problema irá resolver-se.

Nuno Matos - TAS06

Microchips do tamanho de um grão de arrozJá pensaste num microchip de 2 x 4 milímetros, com capacidade de 512 kilobytes? Ele já existe! Foi um projecto desenvolvido em quatro anos pela Hewlett Packard(HP), de Bristol (Reino Unido). Se não consegues sequer imaginar essa quantidade de dados, sabe que é mais ou menos o equivalente a uma centena de páginas de texto!

Além disso, trata-se de um chip que pode dar maior tranquilidade, uma vez que os dados podem ser transmitidos por rede sem fio, a uma velocidade de 10 Mb por segundo. É de fácil incorporação em objectos, podendo ser utilizado, por exemplo, para identificar os compostos farmacêuticos e, nos hospitais, para

registar os medicamentos que um paciente recebeu. Ele poderá, também, ser incorporado em livros.

É claro que deves estar a pensar nas baterias necessárias ao funcionamento do chip. Se pensas isso, esquece! Ele não necessita delas, porque os seus dispositivos de leitura fornecerão a energia necessária por indução.

O chip contém memória, modem, antena e microprocessador.

http://novidadestececien.blogspot.com/

Pesquisa de Daniel Costa TEC06

Próximas Actividades

14/02/2007 - Dia dos Namorados

14/02/2007 - Visita à Casa Fernando Pessoa

16/02/2007 - Festa de Carnaval

16/02/2007 - Visita à Casa Fernando Pessoa

23/02/2007 - Desfile de Máscaras

Março/2007 - Visita a Tormes e S. Leonardo de

Galafura

21/03/2007 - Dia Mundial da Floresta

23/03/2007 - Festa da Páscoa

24/03/2007 - Dia do Estudante

Abril/2007 - Feira do livro

24/04/2007 - 25 de Abril na Rua

2º período - Visita de Estudo ao Instituto

Politécnico de Viseu

2º período - Visita de estudo aos Estúdios da

RTP

2º período - Visita de estudo ao Estádio Alvalade

XXI

2º período - Visita de estudo às exposições

Exploratorium e Matemática Viva patentes no

Pavilhão do Conhecimento

2º período - Hemiciclo escolar

2º período - Visita à Assembleia da República

Todas as 4ª feiras - Desporto na Escola: Voleibol

e Judo