Jornal Estudante News

8
estudantenews.com Bem vindo ao futuro Já pensou se todos os brasilei- ros que quisessem cursar Direito tivessem de atravessar o Oceano Atlântico? Até 1827, a faculdade mais próxima ficava em Coimbra, Portugal. Somente em 11 de agos- to daquele ano um decreto impe- rial instituiu os “Cursos de ciencias Jurídicas e Sociais” no Brasil. Em uma canetada, D. Pedro I criou dois cursos: um em Olinda, posteriormente transferido para Recife, e outro em São Paulo. Este último foi inaugurado em 1º de março de 1828, poucos me- ses antes da fundação do curso pernambucano. O lugar escolhido para acolhê-lo foi o Convento de São Francisco, no coração da ca- pital paulista. No edifício de taipa de estilo barroco, construído em meados do século XVII, as pri- meiras turmas eram de apenas 40 alunos. Durante o centenário da cria- ção dos cursos jurídicos no país, a proposta de Celso Gand Ley de comemorar o Dia do Estudante em 11 de agosto foi acolhida com en- tusiasmo. Em 1934, o antigo convento deu lugar ao atual prédio de quatro pavimentos, em torno do Pátio das Arcadas. Nesse mesmo ano, sua incorporação à USP foi formaliza- da por Getúlio Vargas. Hoje nós estudantes brasilei- ros, gozamos de incontáveis al- ternativas para nossa formação superior. Felicidades e sucesso! Mês do Estudante Informativo do Clube de Liderança Estudantil de Gov. Valadares - Distribuição Gratuita • Ano II • Nº 8 - 2010

description

News Marketing e Mídia

Transcript of Jornal Estudante News

Page 1: Jornal Estudante News

estudantenews.com

Bem vindo ao futuroJá pensou se todos os brasilei-

ros que quisessem cursar Direito tivessem de atravessar o Oceano Atlântico? Até 1827, a faculdade mais próxima ficava em Coimbra, Portugal. Somente em 11 de agos-to daquele ano um decreto impe-rial instituiu os “Cursos de ciencias Jurídicas e Sociais” no Brasil.

Em uma canetada, D. Pedro I criou dois cursos: um em Olinda, posteriormente transferido para Recife, e outro em São Paulo. Este último foi inaugurado em 1º

de março de 1828, poucos me-ses antes da fundação do curso pernambucano. O lugar escolhido para acolhê-lo foi o Convento de São Francisco, no coração da ca-pital paulista. No edifício de taipa de estilo barroco, construído em meados do século XVII, as pri-meiras turmas eram de apenas 40 alunos.

Durante o centenário da cria-ção dos cursos jurídicos no país, a proposta de Celso Gand Ley de comemorar o Dia do Estudante em

11 de agosto foi acolhida com en-tusiasmo.

Em 1934, o antigo convento deu lugar ao atual prédio de quatro pavimentos, em torno do Pátio das Arcadas. Nesse mesmo ano, sua incorporação à USP foi formaliza-da por Getúlio Vargas.

Hoje nós estudantes brasilei-ros, gozamos de incontáveis al-ternativas para nossa formação superior.

Felicidades e sucesso!

Mês do Estudante

Informativo do Clube de Liderança Estudantil de Gov. Valadares - Distribuição Gratuita • Ano II • Nº 8 - 2010

Page 2: Jornal Estudante News

EDITORIAL

Estudante News - Informativo do Clube de Liderança Estudantil de Governador Valadares - MG.Distribuição GratuitaDireção e Produção:Alexandre AzevedoTiragem: 6.000 exemplares

Contato:[email protected](33) 8801-7601Projeto Gráfico:Humberto Araújo Apolinário (33) 9106-1763 [email protected]

EXPEDIENTE

2

Nesta vida, sabemos que as nossas escolhas são deter-minantes do nosso futuro e, por conseguinte, que as esco-lhas certas levam ao bem-estar e à felicidade. É também uma preocupação crescente o lado espiritual da nossa caminhada. Especialmente nos dias atuais, o mundo revela um anseio pelo sobrenatural, o conheci-mento de Deus, pelas coisas que tem valor eterno, não sem a iniciativa de fazer a escolha certa.

Da parte do Pai, esse mo-mento é aguardado com an-siedade, de acordo com a afir-mação de Jesus no versículo 21 do capítulo 14 do evange-lho de João: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu tam-bém o amarei e me manifesta-rei a ele”.

De fato, esse é o caminho

para que Jesus seja manifes-to. Mas como amar o Senhor e guardar os seus mandamen-tos? A resposta é simples: achegando-se a ele e crendo que as suas palavras são ver-dadeiras. E a “receita”, uma oração sincera, que expresse não apenas o seu desejo, mas a sua necessidade do Pai, e que pode ser revelada no sim-ples apelo, “Deus, se o senhor existe, dê-me uma prova”.

Por certo Deus não dá si-nais de sua presença aos céti-cos, àqueles que o desprezam e mantêm-se indiferentes às suas palavras, e, ainda, aos que, de algum modo, endure-ceram-se para a sua voz. Mas a ousadia dos que em vez das vestes, rasgam o próprio co-ração diante dele será recom-pensada com a veracidade da afirmação de Jesus.

Em Cristo,

Ap. Rina (Bola de Neve Church)

08000313108

Deus se revela a quem é sincero

Existem muitas definições para as palavras, líder e liderança, pois foram aplicadas de diversas manei-ras, algumas boas outras nem tanto, mas quando falamos do ponto de vista positivo de ser um líder, logo pensamos em liderança corporativa, grandes chefes de estado que orga-nizaram sua nação para superar uma crise, ou mesmo os grandes gurus, líderes de grupos, líderes familiares, líderes comunitários, pessoas que deixaram sua marca através de sua capacidade de organizar pessoas e tirar delas o que tem de melhor.

Estamos exatamente no período eleitoral, dias em que aparecerão aventureiros de todas as espécies, inclusive os já “cobras-criadas” da política, profissionais da politicagem, gente das quais enojaram nosso povo, de tamanha demagogia, po-rém a juventude hoje muito mais consciente e participativa, já “os co-nhece” e não mais se servirá como massa de manobra de certos cabos eleitorais que vendem suas influên-cias, por simples concessões bara-tas. Vamos virar essa mesa, partici-par, discutir e votar no novo.

A seleção brasileira de futebol não trouxe o hexa, mas o Brasil con-tinua sua jornada, e como ouvi de um grande profeta dessa nação em 2001, Ap. René Terra Nova disse: “O Brasil será o Celeiro das nações” , essa mesma expressão é usada na mídia mundial, pois já somos tudo isso e muito mais.

A edição trás destaques dos parceiros que reconhecem o nosso trabalho e anuncia um tempo de bo-nança e novos lançamentos como nossa agencia de Comunicação -NEWS MARKETING e MÍDIA-, a citação de grandes nomes e a força de novos grupos sociais no combate ao Bullying. A homenagem do ani-versário do Jornal Estudante News, do mês do Estudante e a grande resposta para pergunta da origem do ovo e da galinha.

Ficamos honrados em saber que nosso trabalho hoje despertou outros grupos para fazer algo semelhante, torcemos pelo sucesso. Nós per-maneceremos zelando pela moral, a ética e a credibilidade, inclusive pela excelência. Pelos Estudantes.

A PALAVRA

Recarga R$10,00

Page 3: Jornal Estudante News

3

Page 4: Jornal Estudante News

4

No entanto para outros, é um assunto bem importante e signi-ficativo!

Para nós (Thaís e Marlon) este ano, é ano de decisões, de escolhas, pelo fato de estarmos no 3º ano do Ensino Médio. Mas aqueles também que não estão, já podem começar a pensar em suas possíveis futuras pro-fissões, porque hoje em dia o mercado de trabalho está muito concorrido. Não deixem para pensar na última hora, porque senão vocês vão enlouquecer com tantas opções :S

Em nossa opinião (vocês não são obrigados a concordar, mas ao menos entenda a aceitem o nosso ponto de vista) os pais deveriam parar de pressionar os filhos quanto à escolha da profis-são, afinal, quem vai exercê-las, são vocês!

Ouço muitos colegas falando que vão tentar medicina, direito, engenharia muitas vezes não querendo, mas por insistência dos familiares. “Faça medicina porque dá dinheiro”, “Escolha algo que te deixe rico”. Não suportamos mais ouvir estas frases. Profissões muito boas, e com um retorno muito bom, mas... O que adianta supersatu-rar o mundo de médicos que não vão trabalhar com amor? O que adianta termos centenas de ad-vogados, juízes que não zelam pela justiça? É claro, o sonho da maioria das pessoas é ser ri-cos, viver bem, e é o nosso também, mas nós também quere-mos ser felizes.

Cabe a cada um fazer o que gosta, sem se esquecer que tra-balho sem recompensa é escra-vidão. E que cada um que manda nas suas próprias vontades tem a obrigação de se sustentar!

Não existe trabalho que não dê dinheiro. Existe pessoa pre-guiçosa e sem vontade, preci-sando tomar vergonha na cara, ou então apenas você está no lugar errado, rs.

A pessoa que tem determi-nação corre atrás do que quer, e faz com que a sua profissão o dê lucro.

Agora, cada um tem a obri-gação de analisar a quantidade de procura da profissão em cada região, porque sempre haverá um lugar que vai precisar dos seus serviços.

Eu (Thaís) já estou quase decidida a tentar publicidade, mesmo que muitos tentem me fazer desistir. E me arrependo de não ter me decidido antes, porque aí as pessoas não con-seguiriam fazer a minha cabeça com relação a minha escolha. Mas enfim, se Deus quiser no fim do ano eu conto a vocês o que eu finalmente decidi:D

Já eu (Marlon) vou fazer de-sign gráfico, jornalismo e artes cênicas (eu sou uma pessoa bem decidida, só ainda não decidi o que faço primeiro surh-surhsruhr), só sei que vou fazer os 3 porque ai sim, se não der certo em uma profissão, na outra dá rsuhrsuhrrus Brincadeira :D, sendo médico, dentista, artista, cantor, gari, e até fazendo bicos por ai, O QUE VALE É A FORÇA DE VONTADE.

Então galerë, “simbora” deci-dir “o que você quer da vida” de forma séria, porque brincar de mês e escolher a Casa do Silvio Santos não vai vos deixar ricos! UAHUSHAUHS

Sucesso!!! (Plagiamos do Alexandre, O Grande) UUUH,

puxa saco :P

TM PRODUÇÕES.• Thaís Lopes • Marlon Estiano@thaislopestm @marlonestiano

TMOi oi leitores. Hoje vamos falar dá inserção do

jovem no mercado de trabalho. Para muitos, um assunto beeem chato. Mas todos querem ficar ricos, mas ninguém tá querendo trabalhar, né?!

O Exame completou doze anos de vida em 2010, firmado como a maior avaliação do gênero da América Latina e uma das maiores do mundo. A prova do Enem é contextualizada e interdisciplinar, exigindo do candidato menos memorização excessiva dos conteúdos e mais demonstrações de sua capacida-de de “como fazer”, colocar em prática os conhecimen-tos adquiridos nos anos de ensino médio, ao contrário do “decoreba” comum. Excelente maneira para que

você tenha uma auto-avaliação de seu desempenho, e possivelmente reservar sua vaga nas Universida-des Federais. Para quem se inscreveu vamos estudar e muito, já quem não se adiantou prepare-se para o ENEM 2011.

Veja mais: www.enem.inep.gov.br

Estudiosos do Reino Unido afirmam terem resolvido um dos grandes mistérios da humanida-de: a galinha veio antes do ovo. E as provas são científicas.Se-gundo o caderno de tecnologia do jornal CBSNews, o professor doutor Colin Freeman, da She-ffield University levou a sério a pesquisa para descobrir a res-posta da pergunta “Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?

De acordo com Freeman, existe uma prova científica de que a galinha surgiu antes.

O estudo foi feito em conjunto com pesquisadores da Inglaterra e da Escócia. Os especialistas utilizaram um supercomputador chamado HECToR para analisar detalhes da casca do ovo de ga-linha. Eles descobriram que uma proteína chamada Ovocleidina-17 tem papel vital na constituição do ovo. E essa proteína só pode ser encontrada - eureca! - dentro de uma galinha.

Freeman, que teve acesso ao HECToR na Universidade Warwick, na cidade escocesa

Edimburgo, afirmou que a pro-teína já tinha sido identificada anteriormente por outros cientis-tas, por ter alguma ligação com a formação da cápsula de clara e gema.

Mas essa nova análise pro-vou que na verdade o composto é responsável por catalisar todo o processo de criação da casca do ovo. O professor John Har-ding, que também participou da pesquisa, disse ao site Metro, da Inglaterra, que essa descoberta pode ter outras aplicações.

A galinha veio antes do ovo!

Font

e: G

reek

Cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, gozando de suas liberdades Constitucionais, agradeci-dos, pensamos, por verem agora a “Eleições” se aproximando, a medida que o futebol vai escorregando-se pelas mãos suadas dos labores diá-rios.

Estes mesmos cidadãos, honra-dos eleitores, que outrora vidrados estavam na tela no Televisor, fan-tasiados com a Copa do Mundo do Futebol, agora ouvem e assistem o “horário Político”-Oxalá.

Cidadãos estes, conhecidos como “contribuintes”, que honram o pagamento de seus Tributos, agora farão historia, pois debaterão nas es-quinas, praças, casas, igrejas, etc., quem são os personagens que os di-rigirão nestes próximos quatro anos.

Cidadão, protegidos pelo Instituto da Cidadania: mas o que é mesmo Cidadania? Alguém arrisca em des-crever? Cidadania, em prosa, em verso, em musica e melodia; cida-dania, em ópera, paródia, comédia, drama, poesia, e tantas coisas é, quem sabe, o desejo mais profundo, que vem da alma, é a vontade que nasce lá de dentro do coração e bra-da alto no peito cansado, dolorido e esperançoso, de que é possível respeitar o espaço, tempo, valor, do outro, vivendo de forma harmônica e feliz perante esta sociedade que nós mesmo a construímos a nossa ima-gem e semelhança.

Assim, uns “gatos pingados”, como diria a Cultura Popular, lite-ralmente agradecem pela queda do Brasil, digo, Futebol Brasileiro

na Copa, pelo termino da Copa, ao passo que levantam suas cabeças, seguem adiante, guerreiros, sonha-dores, pois sabem que seus “impos-tos” serão revertidos e aplicados pelo sistema de governo que os dirigem, de forma Cidadã, em prestação de serviços públicos de ótima qualidade, eficiência e celeridade, respeitada a devida probidade, podendo então go-zarem da desejada segurança, edu-cação e saúde publica, entres outros direitos garantidos pela CRFB/88.

Mauricio Nascimento de

Almeida - Bacharel em Direito pela

Pontifícia Universidade Católica de Minas

Gerais - PUC Minas; Advogado-OAB/MG.

Futebol Democrático

Page 5: Jornal Estudante News

5Objetivo: Escalar a se-

leção de Políticos, que vai fazer do país, o que nós mesmos vamos decidir pelas nossas escolhas.

É importante para cada um participar, pois queremos um país me-lhor para as pessoas que amamos e acreditamos que nós, jovens, não sere-mos massa de manobra, principalmente para músi-cos impositores de falsas idéias e emissoras que nunca tiveram compro-

misso social com o povo brasileiro.

Todas as organizações que lidam com jovens, em especial as escolas, mas também os grupos religiosos, esportivos, ar-tísticos, ongs etc. têm a grande responsabilidade de trazer à discussão as questões políticas, sociais e culturais da atualidade.

A participação política vai nos possibilitar que te-nhamos uma leitura crítica da sociedade no geral.

Todo período eleitoral é a mesma história: acordos, con-tatos, conchavos políticos, alianças e pessoas bem ou má intencionadas à disposição para concorrer a uma das várias e disputadas vagas de cargos po-líticos. É público e notório que existem aqueles candidatos com chances reais de ganhar e ou-tros que têm alguma chance.

Além desses, aparecem aqueles oportunistas que têm um único objetivo de se promo-ver através da mídia, pensando numa possível eleição munici-pal. São os conhecidos políticos carreiristas, que de dois em dois anos se candidatam e quando eleitos abandonam o mandato deixando a vaga que lhe foi con-fiada por seus eleitores para seu suplente, que geralmente é de outra região e que, com certe-za, não dará nenhuma atenção à cidade do deputado eleito que deixou o cargo.

E é aí que devemos ficar atentos, já que a região do Vale do Rio Doce sempre esteve às margens dos benefícios e in-

vestimentos disponibilizados pelos governos estadual e fe-deral, justamente por falta de representação e força política. Grandes empresas bateram às portas de Governador Valadares e não receberam o devido apoio dos líderes políticos locais e, por isso, decidiram aportar em ou-tros municípios onde encontra-ram respaldo, respeito e foram recebidas de braços abertos.

Basta! Mas depende de nós fazermos essa mudança. Es-tamos em época de conscienti-zação, a começar no meio am-biente, porque dependemos dele para uma melhor qualidade de vida; na economia, porque preci-samos dela para a nossa sobre-vivência; na seleção brasileira, que tantas vezes nos alegrou.

Agora temos a oportunida-de de fazermos a limpeza na política. E essa deve ser feita analisando cada candidato, prin-cipalmente aqueles que estão na relacionados na Ficha Suja e que se envolveram em quais-quer tipo de escândalo político.

Muitos desses “políticos” es-tão em sua primeira candidatura e outros são “velhas raposas” atuantes e que só souberam en-ganar os eleitores, sem projetos concretos. Vamos conhecer as propostas desses candidatos e saber se são consistentes ou ilusionistas; se eles têm compro-misso com nossa cidade e região ou se encaixam em algumas das descrições acima.

O candidato com compro-misso com nossa cidade deve ter projetos de desenvolvimento, geração de empregos e opor-tunidades para os jovens, em-presários, pequenos e grandes produtores rurais. Mas esses projetos não devem ficar ape-nas no discurso, porque a nossa população já não o aceita mais; tem que ser projeto real.

Então, o momento é de votar-mos com inteligência. É hora de transformarmos estas eleições num marco de mudança, consci-ência e renovação política. Que assim seja, para o bem de todos nós!!!

Brigas, ofensas, disse-minação de comentários maldosos, agressões físicas e psicológicas, repressão. A escola pode ser palco de to-dos esses comportamentos, transformando a vida esco-lar de muitos alunos em um verdadeiro inferno.

A palavra bullying é de-rivada do verbo inglês bully que significa usar a superio-ridade física para intimidar alguém. Também adota as-pecto de adjetivo, referindo-se a “valentão”, “tirano”. Como verbo ou como adje-tivo, a terminologia bullying tem sido adotada em vários países como designação para explicar todo tipo de comportamento agressivo, cruel, intencional e repetiti-vo inerente às relações in-terpessoais.

Estudos indicam que as simples “brincadeirinhas de mau-gosto” de antigamente, hoje denominadas bullying, podem revelar-se em uma ação muito séria. Causam desde simples problemas de aprendizagem até sérios transtornos de comporta-mento responsáveis por índices de suicídios e homi-cídios entre estudantes.

A educação do jovem no século XXI tem se tornado algo muito difícil, devido à ausência de modelos e de referenciais educacionais. Os pais mostram-se perdi-dos na educação de seus filhos e estão cada vez mais ocupados com o trabalho e

pouco tempo dispõem para dedicarem-se à educação dos filhos. Esta, por sua vez, é delegada a outros, ou em caso de famílias de menor poder aquisitivo, os filhos são entregues à pró-pria sorte. Não se pode cru-zar os braços e deixar que as coisas aconteçam, sem que os educadores (pri-meiros responsáveis pela educação e orientação dos filhos e alunos) façam algo a respeito.

A escola, em primeiro lugar, deve conscientizar-se de que esse conflito relacio-nal já é considerado um pro-blema de saúde pública. Por isso, é preciso desenvolver um olhar mais observador tanto dos professores quan-to dos demais profissionais ligados ao espaço escolar. Em um contexto atual com-plexo, violento, egoísta e pouco empático, é preciso atenção mais específica, sistemática e preventiva para a família e a escola, pois os efeitos psicológicos do bullying, tanto para os agressores quanto vítimas, são nefastos e duradouros. Quando nos conscientiza-mos, podemos e vamos amortecer muitos males.

Recomendamos aos pais, responsáveis e edu-cadores a leitura do livro “Bullying: o que você preci-sa saber” (Editora Impetus) do autor Lélio Braga Calhau, Promotor em Governador Valadares.

BULLYING

POLITICA

Voto Inteligente

Page 6: Jornal Estudante News

6

Page 7: Jornal Estudante News

“ A escola que você quer, é a escola que você faz”Extraido do mural na escola Ivo de Tassis

estudantenews.com

7

:: Muitas vezes esbarramos com personalidades for-tes, pessoas que muitas vezes nos intimidam, uns são mais brandos, outros mais agressivos, no mun-do corporativo não existem limites, por isso, aprenda a ponderar antes de falar e agir por impulsos.

::Maurício Almeida Nascimento, o Advogado revelação na cidade, excelência e trans-parência,

::Geraldo e Rômulo, são pro-prietários da Ótica Verão, onde você é atendido com a excelência destes grandes amigos e profissionais.

::Marianna Costa, coordenado-ra do Curso de Pós-Gradu-ação de fisioterapeuta, em Valadares, sempre anima-da, ama o que faz.

::Segundo a IAB Brasil, o núme-ro de internautas brasileiros que realizaram compras via internet, em 2009, au-mentou 85% em relação a 2007.

::E eu não fui no aniversário da Polliane Lemos, me perdoa presidente. Desejo felicida-des não só no dia do niver, mas todos os seus dias. Parabéns pela conquista. Medicina na Federal do Rio. Você é um SUCESSO.

::P12 band é show. Alto nível musical e interpretação.

::BALADA GOSPEL, já entrou pra lista e eventos da cida-de

::Pastora Janethi Menezes é a melhor da City em fotogra-fia, produções e cobertura de eventos. Lentes que

revelam a beleza e pureza em tudo.

::PSL jovem com atuações junto aos estudantes e lideranças religiosas, o grupo é de alto nível, leia-se Lucas Gomes.

::Juventude Socialista em GV a todo vapor, tomou posse a nova diretoria Fabin Tupete, e seu vice o grande Thiago de Castro.

::E por falar em Thiago de Cas-tro, ele tomou pau no exa-me de rua, para tirar sua CNH, e como ele mesmo ouviu do examinador: “você tá novo... pode voltar mais uma vez”

:: Lidiane Coelho, na ativa pós cirurgia, já vai retomando o comando em sua loja “Beira Mar” no Santa Rita.

::PLANET – Festa linda da mo-cidade do “Núcleo da Fé”. Na Liderança meu brother Sam Clever.

::Votar com responsabilidade e visualizar as oportunida-des.

::Agora os candidatos aos cur-sos universitários querem os cursos de medicina na UNIVALE, direito na UNI-PAC e na PITAGORAS, e a sonhada Universidade Federal.

::Julio Avelar confirmou com nossa equipe, MAIS BELA ESTUDANTE em novem-bro.

::Grupo MEGA, gerencia uma rede de empressas de tec-nologia e comunicação. Ricardo Alves o grande em-preendedor, trazendo para Valadares o futuro, gerando

emprego, renda e oportui-dade.

::Mary Loo Bolsas e Acessórios com os artigos que encan-tam qualquer mulher.

::Quem tem azar é azarado... quem tem sorte é SORTEI-ROO. @ac_livre

::Quem é líder de mercado, hoje cito Micheline Xible, agora com os melhores e mais lin-dos calçados femininos na La Sorella. É TOP.

::Comunidade Evangélica Livre, é um lugar de muita festa, sempre que vou lá, estão muito felizes, transbordan-do de muita alegria. Gran-des Líderes os amados Ap. Ediel Mendes e sua esposa Prª Kelen Cristina.

::Ricardo Ventura, grande em-preendedor, na direção da Lavanderia Ventura, hoje também se profissiona-lizando em arquitetura e desenho técnico de edifica-ções.

::Sezary Alvarenga e Reinaldo Ferreria, advogados e ami-gos, formam parceria com nosso grupo de lideranças.

:: O trabalho em equipe é um malabarismo constante constante entre o interes-se próprio e o interesse do grupo.

** Amigos guardados debaixo de 07 chaves: Lidiane Coe-lho, Wesley Alves, Dj Nan-do, Sam Clever, Ana Cristi-na, Fábio Viegas, Geraldo Villa Real, Ricardo Alves, Rebeca Mariana, Michely Paula,

Rua Israel Pinheiro, 4316 - Bairro de Lourdes

Page 8: Jornal Estudante News

8