Jornal fato 2211 15

12
Desastres MARCELO S. SCHWAN 03 SERGIO DAMIãO Sobre o tempo 03 R$ 1,00 - Ano 12 - Edição 3408 PM inaugura nova base ES tira 10 em transparência e Itapemirim, zero Números são de levantamento da Controladoria Geral da União. Outros 21 municípios capixabas também zeraram OPOSTOS 11 PRINCESA DO SUL ARTE EM CACHOEIRO 11 12 Capoeira comemora 36 anos de grupo Grafite enfeita o Circo da Cultura Ailton Weller ESPÍRITO SANTO DE Contra FATO não há argumentos [email protected] | www.jornalfato.com.br Cachoeiro de Itapemirim - ES | Domingo | 22 de Novembro de 2015 SEGURANÇA Local vai funcionar 24 horas e atenderá o cidadão que desejar registrar ocorrência de trânsito e policial. Objetivo é ficar mais próximo do comércio da região central 05 09 Ailton Weller Os temas que emocionam são os que agradam mais Marilene Depes tem suas crônicas publicadas às quartas-feiras no FATO Edgard Baião Wanderson Amorim

description

 

Transcript of Jornal fato 2211 15

Desastres

Marcelo S. Schwan

03

Sergio DaMião

Sobre o tempo03

r$ 1,00 - ano 12 - edição 3408

PM inaugura nova base

eS tira 10 em transparência e itapemirim, zeroNúmeros são de levantamento da Controladoria Geral da União. Outros 21 municípios capixabas também zeraram

oPoStoS

11

PrinceSa Do SUl arte eM cachoeiro

11 12Capoeira comemora 36 anos de grupo Grafite enfeita o Circo da Cultura

Ailton Weller

E s p í r i t o s a n t o d E

contra Fato não há [email protected] | www.jornalfato.com.br

cachoeiro de itapemirim - eS | Domingo | 22 de novembro de 2015

SegUranÇa Local vai funcionar 24 horas e atenderá o cidadão que desejar registrar ocorrência de trânsito e policial. Objetivo é ficar mais próximo do comércio da região central

05

09

Ailton Weller

Os temas que emocionam são os que agradam mais

Marilene Depes tem suas crônicas publicadas às quartas-feiras no FATO

Edgard Baião

Wanderson Amorim

ES dE Fato, domingo, 22 dE novEmbro dE 20152 econoMia (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

PaineiraS São 38 vagas para cursos técnicos no Senai e no Senar

Usina abre inscrições para aprendizesEstudantes de ensino

médio residentes em Ita-pemirim (ES) podem se inscrever, até o próximo dia 27, na seleção do Pro-grama Jovem Aprendiz da Usina Paineiras. Os 38 selecionados terão carteira assinada e farão um curso técnico no Se-nai ou no Senar.

São 21 vagas para quem quer estudar Mecânica Automotiva, Mecânica em Usinagem ou Eletri-cista Industrial no Senai; e outras 17 vagas para o curso de Aprendizagem Rural em Cana-de-Açú-car oferecido pelo Senar.

As inscrições são gratui-tas e realizadas no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) da Vila de Itapemirim (em frente ao Ginásio Muni-cipal Waldir Alves), de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 16h30. O telefone do Cras é (28) 3529-6135.

“Pode se inscrever quem tem 16 e 17 anos, desde que não complete 18 anos até fevereiro. Também deve estar no primeiro ano do ensino médio ou estar matriculado para

realizar essa série no ano que vem”, explica Cor-nélio Agum dos Santos, responsável pela área de Recursos Humanos da Usina Paineiras.

BenefíciosQuem participa do Pro-

grama Jovem Aprendiz tem a carteira de trabalho assinada pela empresa, que paga meio salário mí-nimo e os demais direitos trabalhistas. O transporte para o curso é oferecido pela Prefeitura Municipal de Itapemirim.

“Temos interesse em contratar os que se des-tacarem, de acordo com a oportunidade de novas vagas que forem surgin-do na empresa”, afirma o diretor de Negócios da Usina Paineiras, Antonio Carlos de Freitas.

O Programa Jovem Aprendiz dá preferência a estudantes de escolas públicas que mantenham boas frequências e notas em sala de aula, e a Usina Paineiras oferece essas oportunidades aos estu-dantes da região, todos os anos, desde 2009.

Indústria de produtos em Mármore e Granito, com alta tecnologia (CNC)

Contrata – se COORDENADOR ADMINISTRATIVO com experiência em indústria, atuando no controle de produção, estoque e despacho de mercadorias.

Interessados enviar currículo com pre-tensão salarial para o e-mail [email protected] - (47) 3001-9556

OpOrtunidade de empregO

Edsea Bonan

Desde 14 de março de 2003

Jornal espírito santo de fato - cnPJ.: 06056026000208 - (28) 3515-1067 [email protected] - Bernardo Horta, 81, sala 101, Guandu, ceP 29.300-782

Diretor: Wagner Santos [email protected]

Repórteres: Ailton Weller e Wanderson Amorim

Departamento comercial - Lília Argeu

editorador - Wagner Gomes Lopes colaboradores - Elyan Peçanha, Regina Mon-

teiro, Roney Moraes, Evandro Moreira, Edgard Baião, Simone Lacerda, Marilene Depes, Sergio Damião; Higner Mansur e Maurílio Carvalho e Célia Ferreira

www.jornalfato.com.br associado à

ES dE Fato, domingo, 22 dE novEmbro dE 2015

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 3oPinião(28) 3511-7481

Por mais Sol na Janela

SiMone lacerDa [email protected]

“Acreditava que o respeito, de mãos com a tolerân-cia, podiam realmente povoar o mundo e serem bem recebidos em todas as casas.”

O respeito é uma palavra oriunda do latim respec-tus, significando ação ou efeito de respeitar, considerar, cativando-me, mais ainda, o seu sentindo – em latim - “olhar outra vez.” Nesta linha, tolerância, vinda do la-tim tolerare, tem por semântica suportar, aceitar. Duas palavras fundamentais para se viver em sociedade, não? Mas, não é bem isso que tem acontecido.

Logo, pensamos em intolerância referindo-nos aos atos terroristas, às últimas armadilhas maléficas do Es-tado Islâmico e demais radicais. Todavia, gostaria que pensássemos contextos ao nosso lado. Nos últimos dias, por exemplo, vi isso bem de perto. Nas redes sociais, um campo bem aberto, quase uma “terra de ninguém”, vejo que os ataques por expressar opiniões tornam-se um campo minado, com bombas ideológicas sendo lan-çadas para todos os lados.

Caso queira expressar sua opinião, será duramente “espancado” virtualmente, sendo humilhado e, o que é pior, suas ideias ganhando contornos de deturpação. Pa-rece que as palavras desenham-se como cactos, facas e pontas capazes de incomodar, sangrar e doer. Claro que ofender o outro avança para o campo da intolerância, porém, expressar seus alicerces e afetos para o que for pode, abruptamente, tornar-se faca amolada e falácia tendenciosa. Isso muito me deixa perplexa! Indignada!

Como aparar arestas de democracia sob esses cená-rios? Como amenizar sentenças do mal, se não somos ca-pazes de permitir que o outro diga? Mesmo que para nós seja um lamaçal, desde que não soe discriminação, é direi-to dizer, evocar, revelar. Já indicava George Orwell que “se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir.”

Deixemos que o outro reitere seus dizeres e sopre seus ares. Nada mais insosso que não poder expressar suas emoções. Nada mais feio que não poder declarar seus afetos e pensamentos. Nunca se teve tanta produção de informação (sem questionar, aqui, qualidade), mas nunca se transformou tantas flores em espinhos e se expiou por falar e escrever . Sei que isso revela nossos fracassos, me-dos, aridez e nossas fraquezas. Revela nossa pequeneza diante do diferente, do que, graças a Deus, é destoante a minha forma de pensar. Nada de monocromáticos!

Somos tão densos, coloridos, complexos e plurais. Logo, pensamos e somos verborrágicos como tais. Já dizia Pessoa que toda aproximação é um conflito. E so-mos esta força, este embate porque somos vida. É sau-dável o discordar, indagar e questionar, o que é maléfico são esses debates mesquinhos, insanos e de uma falsa-prepotência-inteligência. Tenta-se provar que a capa-cidade sobe degraus; que se alcança o ápice do sabe porque supõe ter atingido a outra margem e o topo da montanha. Mas, aviso: é o maior engano de todos.

Somos perecíveis e temos acesso, parcialmente, às verdades. Ah, e o que é verdade? Sem intenções filosófi-cas e existencialistas. Fica como questionamento a cada leitor como forma de vencermos sempre a nossa igno-rância e refutarmos todas as canalhices de preconceito e perversidades morais, étnicas e religiosas.

Sou dessas que plantam esperanças no quintal, re-gando e tratando a terra todos os dias. Ainda, acredito que flores de amor e respeito nascem nos terrenos bal-dios, nas estradas de chão e de asfalto, nas almas que estão adormecidas e doentes. Sei que os intolerantes são ervas daninhas, todavia, as boas raízes sobrevivem a elas, aos agrotóxicos, bem como aos insetos.

Sei que somos humanos demais, por isso erramos. Também sei que somos capazes de perdoar sem medida porque sonhamos e queremos mundos melhores para nós e nossa descendência. Queremos muito ter Sol in-vadindo janela e trazendo beleza para a nossa casa mais preciosa: o coração. Sejamos o que desejamos no outro. Salve o respeito! Viva a tolerância!

simone Lacerda é professora. cheirosensaiosepoesia.blogspot.com.br

O tempo moldou a humanidade. Com sua con-tagem e medida marcamos épocas, feitos, con-quistas, guardamos lembranças. Aprimoramos a memória. Com ela, apenas ela, pensamos, única forma de existir. Sem o pensamento e as lembran-ças não existimos. Mesmo com um corpo perfeito, ficamos isolados no mundo. Muitas vezes, parece proposital, fica um vazio, serve para a chegada da esperança, um tempo melhor. Em outras, vem o esquecimento, serve para o apagamento das coisas desagradáveis. Ainda assim, cicatrizes permane-cem em nossas almas. Com o tempo se faz justiças, esclarecemos fatos, aprofundamos conhecimentos. O tempo refaz histórias. Com o tempo...

O tempo é precioso. Algo dos humanos. Pertence a vida. Ainda que o tempo da vida humana seja curto. Sofremos quando percebemos o nosso tempo se esgotando. Ficamos marcados com sua passagem. No nosso mundo poucos convivem harmonicamente com o sentimento de sua perda. Nossa maior angústia é não poder bloquear sua evolução, somos inexora-velmente reféns da sua passagem. E, também, não podermos retornar as exatidões dos fatos, com o tempo nossas lembranças são alteradas.

Nos tempos medievais, os nobres viviam ociosos. Utilizavam o tempo livre para o lazer. Apreciavam artes e a caça. Viviam ociosos, e aparentemente felizes, com a exploração do restante do povo. Para sua ociosidade dependiam da escravidão de povos. A escravidão tornou-se imoral. Demorou em nosso país. Fomos os últimos a libertar os escravos. Os últimos a perceber o absurdo em que vivíamos. No século da abolição, a produção de bens de consu-mo elevou-se. A força de trabalho, em especial na Inglaterra e América do Norte, e depois em todo o mundo, desvia-se do campo para as fábricas, uma nova forma de escravidão aparece. Lentamente, a sociedade, com as exigências dos explorados, corrige os erros e os direitos se apresentam. O trabalho, mais ainda o ganho financeiro, passa a ser um status social. Todo o tempo é disponibilizado para a produção e obtenção de bens. O trabalho e a utilização do tempo passam a ser obsessivos. Algo doentio. Os que não têm força para o trabalho, e produção, ficam sem utilidade social e são desprezados. O que vale é o que se produz em determinado tempo.

A obsessão da ocupação do tempo leva a rapidez e a urgência das coisas. O minuto é sentido em menos dos 60 segundos. Vivemos das sensações urgentes e fugazes. Vivemos na superficialidade das coisas. O tempo passa a ser escasso. Vivemos sem tempo. Somos escravos do nosso pouco tempo. Não há tempo para observar passarinhos, terra molhada, rios, areia da praia, ondas no mar, fases da lua, con-versa do vizinho, pedidos de casa... A utilização do tempo se restringe a produção e obtenção de coisas. Lembramos-nos das coisas que deixamos de ver em nosso tempo, quando ele se esgota. Quando estamos em nosso fim. No fim do nosso tempo no mundo. Perguntamos tardiamente: ainda há tempo? Tempo para a boa ociosidade, lazer, tempo para o outro e para nós mesmos. Sim, há tempo para mudar. Sempre existirá. Ainda que seja para uma palavra. Contudo, melhor seria, desde sempre, uma doação de parte do nosso tempo para quem precisa de nós.

Sobre o tempo

Sergio DaMião [email protected]

No dia 13 de novembro de 2015 eu assistia, ao mesmo tempo impotente e mesmerizado, às notícias sobre o ataque terrorista em Paris; reação igual tive quando o World Trade Center veio ao chão, em 11 de setembro de 2001. Naquele dia, como agora, eu estupidamente me recusava a crer no que meus olhos viam. E agora, como antes, surgem notícias de que já se saberia que ataques dessa magnitude estavam sendo planejados, e que sua execução não tardaria. Antes disso, no dia 5 deste mesmo mês, vi a notícia de que uma barragem de rejeitos de mineração se rompera em Mariana, MG, liberando milhões de litros de lama que logo se derramariam no rio Doce, causando estragos cuja extensão e gravidade ainda não foram devidamente determina-dos. E, também aqui, há notícias de que a empresa responsável teria conhecimento prévio da existência de rachaduras no talude da represa.

E hoje, ao navegar em uma rede social, leio mani-festações ao mesmo tempo de apoio às vítimas do atentado terrorista na Europa e de repúdio a ato tão extremo. Vejo também, em proporções bem menores, mensagens cobrando do governo brasileiro a adoção de medidas punitivas severas aos responsáveis pelo desastre em Mariana e outras se solidarizando com os atingidos pela tragédia comum a mineiros e ca-pixabas. Contudo, há uma quantidade muito grande de pessoas se manifestando contra as homenagens e o apoio às vítimas do atentado terrorista, exigindo mesmo que nos importemos apenas e tão somente com as nossas próprias desgraças, como se a empatia e a solidariedade fossem devidas somente àquelas pessoas que estão mais próximas de nós – eles que cuidem das dores deles, das nossas cuidamos nós, parecem querer dizer. Da mesma forma, começam a surgir mensagens virulentas, estendendo indiscri-minadamente a todos os seguidores do Islã a respon-sabilidade pela covarde agressão em solo francês.

Observo a tudo atentamente e consigo perceber em todas essas informações sinais de que a intolerância, a insensibilidade e o descaso continuam presentes entre nós de maneira assustadora. A pouca – ou nenhuma – importância dada à vida humana nas duas situações é gritante; numa, vidas são ceifadas apenas pelo simples motivo da diferença de credo e de costumes; noutra, pela negligência e inação motivadas pela necessidade do lucro crescente, pela ganância pura e simples. A mim, as duas tragédias me atingem da mesma maneira, possuem ambas a mesma intensidade: são pessoas que morreram, ou que foram mortas, não importa; são pessoas cuja convivência foi privada a outrem.

E, assim, preciso finalizar com as palavras do poeta inglês John Donne, quando ele diz que ne-nhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti.

Desastres

Marcelo S. Schwan [email protected]

ES dE Fato, domingo, 22 dE novEmbro dE 20154 geral (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

cachoeiro Cento e trinta e um agentes ambientais vão atuar nos em cursos d’água que cortam 11 bairros

revitalizar córregos é a missão

Comunidades do Córrego Santo Antonio e parceiros do projeto

Cento e trinta e um agen-tes ambientais vão atuar para desenvolver pro-jetos que estimulem a revitalização dos córregos Gilson Carone e Santo Antônio, em Cachoeiro de Itapemirim. Seu trabalho, voluntário, vai abranger 11 bairros, cortados pelos cursos d’água. A forma-tura dessa “tropa ecológi-ca” aconteceu na última quinta-feira, após meses de capacitação.

O curso, que começou em maio, abordou temas como água, esgoto e re-síduos sólidos; realidade dos córregos; e elaboração de projetos socioambien-tais. Entre as alunas, está Maria Lúcia Louzada, moradora do bairro São Francisco de Assis.

A partir das informações

e experiências adquiridas nas aulas, ela diz que ficará mais atenta, princi-palmente com o descarte correto do lixo e a preser-vação da água. Vai orien-tar os moradores sobre como preservar nascen-tes, evitar desperdício da água e não poluí-la.

Johnny Marques, vice--presidente da Associação de Moradores do Bairro Santo Antônio (Amorba-sa), também participou do curso. “Alertou a todos nós que a preservação e a revitalização dos nossos córregos é algo urgente. A ideia é sensibilizar a comunidade para fazer o descarte correto do lixo e manter o córrego lim-po. Hoje, sabemos que, inclusive, com a falta de chuva constante, a situ-

ação pode piorar ainda mais”, afirmou.

Outro formando é Alan Fardim, também morador do bairro Santo Antônio. Entusiasmado com a sua nova missão, ele falou que o curso trouxe a oportuni-dade de acesso a conhe-cimentos que não tinha antes. Além disto, também elogiou a interação entre os alunos com o comparti-lhamento de experiências, ideias e sugestões.

O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Cachoeiro, Paulo Stelzer, destacou a importância da formação: “são pessoas da comunidade que, agora, vão atuar como um braço da sociedade, orientando os moradores do entorno dos córregos em prol do meio ambiente. Isso é

essencial para o futuro da água em Cachoeiro”.

Segundo o vice-presi-dente da Fammopoci, Ro-gério Casaes, os agentes contribuirão para sensibi-lizar os moradores para os cuidados essenciais para um meio ambiente pre-servado e equilibrado. “O curso forma cidadãos com conhecimentos que serão multiplicados em suas comunidades”, observou

Ele destaca que a ini-ciativa tem atingido seus objetivos com eficácia. “Cada vez mais vemos pessoas envolvidas e comprometidas em aju-dar e a incentivar ações ambientalmente corretas, como não jogar lixo nos córregos, e refletindo so-bre a necessidade de pre-servação das nascentes”.

programa de revitalização dos CórregosO curso de formação

de agentes ambientais faz parte do Programa de Revitalização dos Córregos, criado em 2014 com o objetivo de encontrar, junto às co-munidades, ferramentas eficientes para a limpeza completa dos córregos, que já estão saneados, porém sujos por lança-mento de lixo, entulho e esgoto irregular. A primeira turma do cur-so, formada em 2014, qualificou 121 morado-res para atuarem como agentes ambientais no entorno dos córregos Amarelo e Cobiça.

A ação é desenvolvida pela Prefeitura, Federa-ção das Associações de Moradores e Movimen-tos Populares de Ca-choeiro de Itapemirim

(Fammopoci), Odebre-cht Ambiental, Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa) e Polícia Ambiental.

BaiRRos Os novos agentes são

voluntários de 11 bair-ros do entorno dos cór-regos Gilson Carone e Santo Antonio: Parque Laranjeiras, São Fran-cisco de Assis, Maria Ortiz, Zumbi, Nova Brasília, Santo Antô-nio, Guandu, Gilson Carone, Estellita Ma-rins, Otton Marins e Agostinho Simonato, e foram capacitados para desenvolver projetos de educação ambiental inovadores que estimu-lem a revitalização dos dois córregos.

As escolas municipais de Cachoeiro realizam, nesta semana, a efeti-vação das matrículas de alunos novos. Os pais e responsáveis que fizeram a pré-inscrição na sema-na passada devem ficar atentos aos prazos, para

garantir as vagas em 2016. As unidades farão o

atendimento de ama-nhã (23) a sexta (27), das 7h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, com plantão na quarta (25), das 17h00 às 19h00.

É necessário levar certi-

dão de nascimento; histó-rico escolar ou declaração da unidade de ensino de origem (exceto para os interessados à vaga na edu-cação infantil); cartão de vacina; laudo médico (para alunos com deficiência) e comprovante de residência

atualizado (talão de água, de luz ou de telefone; se o imóvel for alugado, decla-ração do proprietário).

Essa é a última etapa do processo de matrícula na rede municipal, que come-çou dia 27 de outubro, com a rematrícula dos alunos.

eDUcaÇão

Semana para confirmar matrículas nas escolas

Comunidades Córrego Gilson Carone e parceiros do projeto

Fotos: Divulgação

ES dE Fato, domingo, 22 dE novEmbro dE 2015

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 5eSPecial(28) 3511-7481

entreViSta Marilene Depes tem suas crônicas publicadas às quartas-feiras no Espírito Santo de FATO

“temas que emocionam são os que mais agradam”

FATO - A senhora afir-ma que, em meio às agruras em que vive-mos, o principal pa-pel de quem escreve é sensibilizar as pessoas. como é isso?

Marilene Depes - Perce-bo claramente, pelo retor-no que recebo das crônicas que escrevo, que os leito-res preferem aquelas em que falo de sentimentos, emoções, nas que abro meu coração, alma e vida. Os temas que emocionam são os que mais agradam. Até a mim mesma.

Quais as principais te-máticas desenvolvidas nas suas obras ‘falando francamente 1’, ‘falan-do francamente 2’ e o mais recente ‘Mulheres possuem asas’? Quais suas fontes de inspira-ção?

F a l o d o dia a dia, da s s i t u -ações em que vivo. S o u f e -minista e defensora das mulhe-res. Como t a m b é m

sou defensora de todas as minorias. Não admito ne-nhum tipo de preconceito. Defino-me como guerreira na luta pela vida e pela felicidade. E nos meus escritos, sempre tenho o cuidado de não ofender particularmente alguém. Procuro generalizar quan-do faço críticas.

a mulher é tema recor-rente de suas crônicas. como a senhora analisa a violência doméstica, que pode chegar ao fe-minicídio, e o mercado de trabalho, onde os sa-lários, muitas vezes, não se equiparam aos dos homens. ainda há muito a lutar e conquistar?

Alguém tentou que me convencer que o feminis-mo é uma página virada no tempo. Discordo. En-quanto mulheres forem

assassinadas por serem con-sideradas pos-se do homem, receberem sa-lários menores por atividades idênticas às mascu l inas , a s f a m í l i a s criarem filhos

com padrões duplos de comportamento e na so-ciedade o padrão duplo existir, serei feminista e lutarei pelas mulheres. E sinto-me constrangida em morar no Estado em que há o segundo maior número de assassinatos de mulheres.

como pessoa engajada em projetos sociais, qual a sua avaliação dessa forma de atendimento em cachoeiro que, além da beneficência, tam-bém possui seu lado de humanização.

É feito um bom tra-balho, tanto pelo poder público quanto pelas en-tidades sociais. Observo uma luta constante das assistentes s o c i a i s e dos clubes de serviços e das igre-jas tentando minimizar as questões sociais.

Há quan-tos anos a senhora participa de clubes de serviços na cidade ou pratica, de forma altru-

a escritora Ma-rilene de Batista Depes , que por mais de quatro anos apresentou o programa de tV “entre elas”, na tV local, é a entre-vistada desta se-mana do espírito santo de fato. Membro efetiva da academia cacho-eirense de Letras, Marilene hoje atua na área de geronto-logia, com título de Mestrado, mas já foi educadora de

várias gerações no Liceu Muniz frei-re, onde também exerceu a função de coordenadora.

secretária mu-nicipal de serviço social por 12 anos, a articulista é gra-duada em História, ciências Jurídicas e sociais (Direito) e terapia corporal. começou a escrever em 1979 e tem suas crônicas e ensaios publicados sema-nalmente, no espí-rito santo de fato,

às quartas-feiras.com quatro livros

publicados – “fa-lando francamente 1”, “falando fran-camente 2”, “ins-tituições de Longa Permanência para idosos”, obra téc-nica sobre pesqui-sa de Mestrado, e o mais recente, “Mulheres possuem asas”- a escritora conta que escreve sobre aquilo que vivencia no dia a dia. “os temas que emocionam são os

que mais agradam. até a mim mesma”.

M a r i l e n e f a l a com carinho sobre a ‘Vila aconche-go’ que atende os idosos para pro-porcionar melhor qualidade de vida à chamada ‘melhor idade’ e af irma que, atualmente, a sua vida se resume no trabalho que lá realiza.

nesta entrevista, um pouco mais so-bre a cronista. con-fira em detalhes.

ísta, ações que vão ao encontro da chamada ‘melhor idade’?

Comecei a caminhada na Igreja e é onde me

situo até hoje, c o m m e n o r participação. Tenho gosto po r p r e s t a r serviço nos Conselhos e o meu encontro com a ‘me-lhor idade’ se deu durante o

meu período no poder público. Vi-me engajada naturalmente em duas políticas: a de defesa das

mulheres e dos idosos. o que representa a

‘Vila aconchego’ na sua vida? Qual a rotina com os assistidos pelo projeto?

Hoje minha vida se re-sume no trabalho que lá realizo. O que busco é dar qualidade de vida aos idosos e mantê-los ativos, socializados e com o má-ximo de contato familiar.

cachoeiro e Marataízes

se complementam em seus momentos de tra-balho e lazer?

Amo essas duas cidades.

Nesta época, já começo a sentir o formigamento do verão e da mudança para a praia, onde o contato com a natureza, que amo, é mais direto. Para mim, ela representa vida em abundância, como tam-bém aqui em Cachoeiro procuro ter uma boa qua-lidade de vida. Isto é, faço tudo o que me é prazeroso nas duas cidades: convivo com a família e amigos. Leio, estudo, danço. Par-ticipo das redes sociais e procuro ser sempre útil à sociedade. A palavra omissão não faz parte do meu dicionário!

Nos meus escritos, sem-

pre tenho o cuida-do de não ofender particularmente alguém. Procuro generalizar quando faço críticas

P a r t i c i p o das redes so-

ciais e procuro ser sempre útil à so-ciedade. A palavra omissão não faz parte do meu dicio-nário

Foto: Edgard Baião

ES dE Fato, domingo, 22 dE novEmbro dE 20156 Social (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

tOp Line i

tOp Line ii

Em elegante noite nos salões da capital do estado, o casal Flávia – Dr. Camilo Cola Filho

Karina Manzoli Viviana Leite

Bruna Hemerly Marilene Depes

Em dia de celebrar sua data natalícia, cercada do carinho de familiares e amigas, nossa dileta Ana Maria Pepe

Esbanjando alegria e descontração em encontro festivo Marília Athayde e Dr. Fernando Ferreira Neto

AgendA01) REGISTROS > Hoje é o Dia

de Ação de Graças; Dia do Músico (Alô Ruy Guedes!); Dia da Música (Ordem dos Músicos): “Quem ouve música, sente sua solidão, de repente, povoada” (Robert Browning). / Dia da Independência e Dia Nacional do Lí-bano. / John Kennedy era assassinado em 1963. / Nesta data, em 1941, saia a primeira Lei de Imprensa no Brasil. / Católicos reverenciam os Santos Cecília (Padroeira dos Músicos), Áfia, Pragmácio e Filémon de Colossos. /Dia dos Cristãos Leigos e Leigas. / Na Santa Missa de hoje celebra-se Cristo Rei do Universo.

02) PARABÉNS > Abrimos nossa agenda-vip para abraçar fraternal-mente, pela passagem de sua data natalícia, nosso dileto companheiro de movimento leonístico no LC Frade e a Freira, o CL Alcides Zerbone Soares que, ao lado da CaL Ivana Sossai ocupa a pasta social daquele clube de serviços cachoeirense./ Aniversariante de hoje Sra. Jussara, esposa do atuan-te advogado, ex- deputado estadual, rubro negro roxo, Dr. Luciano Cortez; Ayda Latuffe (afilhada da nossa mãe Ely Peçanha) / Em João Pessoa-PB, Adriana, Sra. Tenente Renato Martins Nascimento. / Maryana, filhota da Cal Rosa – CL Valter Sechim do Lions Rubem Braga.

03) REGISTROS II > Amanhã será o Dia Internacional do Livro / Dia Nacio-nal da Mobilização Contra a Dengue / Dia do Engenheiro Eletricista, data em que, no ano de 1913, foi fundado o Instituto Eletrotécnico de Itajubá (Alô Dr. Eliseu Turini!) / Dia dos Santos Clemente I, Columbano e Lucrécia. / Aniversariantes de 23.11 – compa-nheiro de Lions “Frade e a Freira”, advogado, CL Ary Rabello Paulúcio. / Mauro Meirelles Prates / Veterano comerciante aposentado Felipe Assad Saliba / Roberta Valadão / Cristina Valadão / CL Augusto Moreira (LC Rubem Braga).

04) TOME NOTA > Terça feira haverá Assembléia Festiva do Lions “Frade e a Freira”, no Buffet La Fest (A. C. Ita) / Sexta (27), 10 da manhã no Perim Center, haverá palestra do Senador da República Ricardo Fer-raço: “Diálogo com o Senador: Você + Perto”. / Hoje é dia de se colocar o papo em dia na Banca São João do Jorge Fraga, ao lado do veterano cronista Joacyr Pinto, Vaval, Jurinha, Alcimar Caetano, Celmo Freitas, Toni-nho Miranda, entre tantos / Programa “Musicultura”, agora começando mais cedo às 08 da manhã pela Rádio SIM - Cachoeiro 1590-AM, com apresenta-ção de Arnoldo Silva e participações de Dailton Dessaune e Zezé Tanure.

O Bioteste é o único laboratório do estadoa conquistar o PALC.

QUALIDADE certificadaPOR QUEM ENTENDE do assunto

www.bioteste.com.br

Clóves Geraldo

Fotos de Wallace Hull

Álbum de Família

Facebook

ES dE Fato, domingo, 22 dE novEmbro dE 2015

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 7Social(28) 3511-7481

TemperATurA máximAO cachoeirense Paulo Herkenhoff,

diretor do Museu de Arte do Rio, está rodando o Brasil com palestras sobre a atual função dos museus. Para ele, museus precisam ter acessibilidade conceitual. “Acredito no museu que não lida com a ideia de sobre-vivência, mas de existência. Fazer mais um museu que seja fechado às elites, num processo de lutar por uma mesma audiência, não serve mais ao Brasil”.// esta coluna também pode ser lida na rede social através do portal do jornalista da capital, o veterano oswaldo oleare, no endereço:www.donoleare.com.br. // Entrevista com o ex-craque do Estrela Luciano Silva (hoje técnico do Olaria, no Rio), será des-taque na próxima edição da revista SPORT NEWS do William Lima. // o Programa de Revitalização dos córregos da oDeBRecHt aMBientaL formou 131 novos agentes ambientais que estarão atuando nos córregos Gilson ca-rone e santo antonio. // Nosso amigo e parceiro José Carlos Er-vatti comandando as reservas para o jantar - festivo da ADHONEP, quarta-feira no Salão Cristal do Belas Artes., com show-palestra do cantor Luiz Carlos Clay. // o empresário de bailes e shows Dejahir Lima sempre curtindo as delícias do seu clube favorito, o Jaraguá, ao lado da adelina turini. // Solenidade de entrega dos Troféus “Deusdedit Baptista” aos destaques esportivos de 2015 será dia 10 vindouro, na Arena Dalpasso, numa realização da Equipe TRADIÇÃO de Hermogênio Volpato & Antonio Geraldo. // nos-sos queridos amigos ana cláudia e Baldomero scaramussa com as filhotas Tatiana e Ana Luíza com novo cruzeiro marítimo. reservado para março, saindo da colômbia. // Sábado vindouro (28) no Jaraguá haverá a festa de encerramento do Certame de Futebol Soçaite com confraternização regada à música do grupo “Na Atividade do Sam-ba”. // Uma boa pedida para este domingo é conhecer o cardápio do “chef” tony Batista, no novo Restaurante XiZU, anexo ao pátio do Hospital do aquidaban. // Nisso falando, a municipalidade concretizou, sexta, importante etapa para efetivar a criação do Hospital Materno-Infantil que será referência regional desse tipo de atendimento a pacientes do SUS. Em solenidade no Teatro Rubem Braga, o prefeito Casteglione oficializou a doação do terreno e estrutura do Hospital do Aquidaban ao Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA). // Um bom domingo e Bom Dia especial para o cL alcides Zerbone, ani-versariante. // ELYAN PEÇANHA.

gente nOSSa em deStaQue

Homenageamos o CL Alcides Zerbone, aniversariante de hoje, ao lado de sua CaL Ivana Sossai Zerbone Soares

CL Célio Pereira e CaL Sheila Petri, companheiros do Lions Frade e a Freira, com os filhotes Camilly e Lucas

Em recente confraternização de funcionários do BANESTES as presenças de Liana Franco

e Nelson de Souza Pereira (ENIPÊ Show)

Em recente solenidade na capital, o Presidente da SELITA Rubens Moreira homenageou o ex-Ministro da Agricultura

Dr. Roberto Rodrigues, com produtos da cooperativa

Joaquim Antonio Carlette (E), com Camilo Cola em flagrante no almoço beneficente do Rotary, será homenageado

quarta no Jaraguá, no Encontro dos Empresários

Leverson Freitas

CCC/Elyan Peçanha

Wallace Hull

Álbum de Família

Facebook

ES dE Fato, domingo, 22 dE novEmbro dE 20158 Social (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

Reflexão

A jornalista e escritora Célia Ferreira comemorou a formatura de sua linda filha Lígia, no último fim de semana

A Moullin Homan está com um novo visual, para a grande felicida-de dos empresários Adalto Moullin e sua esposa Lorena. A responsável

pela transformação do local é a supertalentosa Camila Barata

A empresária Joseane Bettio, proprietária de três grandes lojas de móveis e decoração na cidade, participou da Casa Cor ES 2015. Ela é superantenada

e sempre está ligada em todas as novas tendências do mercado

A querida e bela Raquel Grillo está curtindo as lindas paisagens do Peru

DePenDe De MiM Hoje levantei cedo pensando no que

tenho a fazer antes que o relógiomarque meia-noite.É minha função escolher que tipo de

dia vou ter hoje.Posso reclamar porque está choven-

do... ou agradecer às águas porlavarem a poluição.Posso ficar triste por não ter dinhei-

ro... ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.

Posso reclamar sobre minha saúde... ou dar graças por estar vivo.

Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria.... ou posso ser grato por ter nascido.

Posso reclamar por ter que ir traba-lhar.... ou agradecer por ter trabalho.

Posso sentir tédio com as tarefas da casa... ou agradecer a Deus por ter um teto para morar.

Posso lamentar decepções com amigos... ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.

Se as coisas não saíram como plane-jei, posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar. O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser.

E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma.

Tudo depende só de mim.” (Charles Chaplin)

“Se me contar eu falo pro mundo!!!

Parabéns, família SantosNa semana passada, os profissionais

da imprensa souberam que o Jornalista Wagner Santos, nosso diretor do Jornal Espírito Santo de FATO, será papai novamente. Sua esposa, Lília Argeu, está gravidíssima e sua filha Luísa, de 6 anos, espera ansiosa a chegada do irmãozinho. A notícia foi festejada por todos os ‘Imprensados’. Parabéns, amigo querido Wagner Santos!

Wilson Márcio DepesE por falar em amigo querido e jorna-

lista competente, os leitores da Revista Leia e fãs do grande advogado Wilson Márcio Depes estão na torcida por seu pronto restabelecimento e retorno às páginas da Revista. Com suas análises precisas sobre política e conhecimento do direito, o Dr. Wlson faz muita falta. No momento, ele se recupera de um acidente automobilístico que sofreu. Vamos aguardar. Volta, volta, volta logo!

Oficina SolidáriaA elegante e querida Mara Resende

recebe em sua residência semanalmente dezenas de amigas que tem um só ob-jetivo: confeccionar e bordar com todo carinho e dedicação toalhas, colchas e outros para serem vendidos em um bazar que acontece anualmente. A renda é revertida para abrigos e lares de idosos e outras instituições sociais. Um grande exemplo de solidariedade! Este ano o bazar da Oficina Solidária será realiza-do no próximo dia 03, às 16h, na Rua Mário Resende nº 02, bairro Gilberto Machado. A participação de todos é muito importante.

Luciano MaurícioO bacanérrimo empresário Luciano

Maurício, festeiro de carteirinha, adora uma boa confraternização entre amigos. Assim sendo, no próximo sábado, vai reunir um seleto grupo para festejar o seu aniversário, como sempre, em altíssimo estilo. Agradecemos o convite e confirmamos presença.

Chiquééérrima Maria Thereza ViannaA Chiquééééérrima Maria Thereza

Vianna reformou a Ótica Cachoeiro para oferecer aos seus clientes/amigos mais conforto e comodidade. Está tudo muito lindo. Vale conferir e elogiar. Ela mais que merece.

Conservatório de Música de Cacho-eiro de Itapemirim

O Conservatório de Música de Cacho-eiro de Itapemirim foi o berço cultural e artístico de muitas personalidades, inclusive, do cantor e compositor Ro-berto Carlos. Por sua importância para a Cidade, é uma Instituição que deve ser preservada, apoiada e prestigiada. Então, vale saber que os alunos estarão se apresentando nos dias 24, 25 e 26 de novembro e 15 e 16 de dezembro, no Teatro Municipal Rubem Braga, a partir das 19 horas. Vale aplaudir e pedir bis!

Associação das Damas Voluntárias de Caridade

A Associação das Damas Voluntárias de Caridade inaugura a esperada sede, no dia 24, com um coquetel, às 20 horas. Parabéns à querida presidente da Enti-dade, Marli Rubim, pelo seu belíssimo trabalho à frente da Entidade.

Moda Praia PlusEstá um sucesso de público e crítica a

Moda Praia do Espaço Regina Monteiro – Moda Plus Size. Venha conhecer os mais lindos maiôs e biquínis acima da numeração 42. Todas as cores, modernas estamparias, variados modelos, com ex-celente qualidade e precinhos tentadores. Está demais! O Espaço Regina Monteiro fica aberto das 9 às 19h e está localizado à Rua Dom Fernando, 61, Bairro Inde-pendência (em frente à entrada lateral da Matriz Velha). Telefone (28) 3518-1866.

É muito, muito, muito fácil...Você já sabe que é fácil, muito fácil,

extremamente fácil falar com Regina Monteiro (28) 9988-2211 – Acesse tam-bém: [email protected] ou www.twitter.com/ colunistaregina ou seja mais um amigo no facebook. Desejo a todos uma excelente semana.

ES dE Fato, domingo, 22 dE novEmbro dE 2015

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 9Polícia(28) 3511-7481

cachoeiro Cidadão poderá registrar ocorrência de trânsito e policial na nova base da Polícia Militar

Base da PM será inaugurada amanhãWanderson Amorim

Uma base da Polícia Militar será inaugurada amanhã, as 10h00, na Ave-nida Beira Rio, no bairro Guandu, em Cachoeiro de Itapemirim. No espaço, an-tes funcionava o Batalhão do Corpo de Bombeiros.

O prédio foi reformado em parceria com empresá-rios, Prefeitura, sociedade civil organizada, com apoio de um condomínio vizinho ao prédio, que

cedeu a mão de obra.De acordo com o co-

mandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, tenen-te coronel Alessandro Marin, a base vai abrigar a 1ª Cia da PM, respon-sável pelo policiamento na área urbana e rural de Cachoeiro.

“Vai funcionar 24 horas e atenderá o cidadão que desejar registrar ocorrên-cia de trânsito e policial. Vamos ficar ainda mais próximos da população

e do comércio da região central, por onde pas-sam milhares de pessoas diariamente”, disse o comandante.

O pedreiro José Carlos Gonçalves aprovou a nova base da polícia na região central. “Estávamos preci-sando, há muito tempo, de uma base nessa região. A gente já sente uma melhor sensação de segurança com esse posto aqui ins-talado. Parabéns a polícia pela iniciativa”, afirmou.

A 1ª Cia da Polícia Militar que antes funcionava no 9º Batalhão passa a funcionar no prédio que abrigava o Batalhão do Corpo de Bombeiro, na Avenida Beira Rio

Wanderson Amorim

////// COmpra ////// venda ////// aLugue ////// divuLgue //////

////// COmpra ////// venda ////// aLugue ////// divuLgue //////

imÓvEiSaLUgUEL

Alugo no Alto Novo Parque, próximo ao supermercado Polonini, casa com 3 quar-tos, 2 banheiros, sala, copa, cozinha e garagem, R$ 780,00. Tratar com Ramalho (28) 99943-0124.

Aluga apartamento no edifício Itamaraty, com 117 metros, 3 quartos, sala, copa, cozinha ampla e área de serviço, sendo 1 quarto com suíte e armários, 2 vagas de garagem, salão de festa. Localização atrás do INSS. R$ 1350,00 nº 601. Tel: 99977-9700, Carlos Alberto.

ALUGA-SE UMA CASA COM 3 QUARTOS, SALA, COZINHA, COPA, ÁREA DE SER-VIÇO E GARAGEM PARA 1 CARRO. Rua: Augusto Nogueira, nº 44, Nova Brasília, por cima do viaduto em frente ao Popo Baterias. Valor de R$ 850,00. Tel: 28 99883-8291 (Maria) 99992-5545 (Ademir).

Aluga-se área com 160 m², próximo ao Centro para restaurantes, pizzaria deli-very, panificadora, deposito, confecção ou fábrica de sorvete etc. (28) 3036-4655 / 3511-9101 / 99962-4673 / 99953-0104.

Aluga-se apartamento no edifício AMA AGUIAR, na rua Bernardo Horta, com 2 quartos, 1 com suíte, copa, cozinha, banheiro, sala. Contato: (28) 3522-8147 / 99948-4694 (Orildo).

Aluga-se casa no bairro Otto Marins com três quartos, sala, copa/cozinha, banheiro, despensa e varanda. Imóvel gradeado e localizado próximo à escola Rotary. Tratar com Regina. Cel.: 99969-9726.

Aluga-se uma casa no bairro Coronel Borges, sendo 3 quartos, sala, copa, cozinha, banhei-ro e área de serviço. Rua João Valdino, nº 42. Tratar com Alba. (28) 99959-4353. Serve também como salão de Beleza ou barbearia. Preço à combinar.

Aluga-se uma quitinete no bairro Recanto, com um quarto, sala, cozinha, banheiro, terraço. Contato: (28) 99926-6001, Tereza.

Passa-se uma loja no centro de Cachoeiro de Itapemirim, na rua Capitão Deslandes (Rua dos Bancos), ao lado da brilhante jóias, loja completa. Ótima localização! Contato: Aline (28) 99901-0097.

ALUGO LOCAL PARA ESCRITÓRIOS:

CONTÉM 5 SALAS COM ENTRADA AM-PLA PARA RECEPÇÃO/ 2 BANHEIROS/COZINHA/ ÓTIMO LOCAL NA AV: JONES DOS SANTOS NEVES 66 ENTRADA PARA VILA RICA (EM CIMA DA CASA ELÉTRICA) ENTRE OS BANCOS ITAÚ, BRASIL E BRA-DESCO. TEL P/ CONTATO: (28) 99254-4848 (VIVO). VALOR: R$ 2.000,00.

Aluga-se com 2 quartos e demais dependên-cias com terraço e garagem. Bairro Santa Cecília. R$ 850,00. (28) 99920-1480 (28) 3522-9808, Dora.

Aluga-se apartamento no Coronel Borges. Tel. 99956-4322, falar com Antonio Carlos.

Aluga-se apartamento 3 quartos e demais dependências. Bairro Gilberto Machado. Contato: (28) 3511-1208 / 99903-7141 (Neulizete).

Aluga-se sala comercial com 24 m² na rua Novaes de Melo, 9, bairro Independência. Telefone: (28) 99955-2533. Valor de R$ 1000,00.

Aluga-se casa duplex (fins comerciais ou residencial), com 150 m², 3 quartos (1 suíte), sala de estar ampla, sala de jantar, cozinha americana, área gourmet, 2 wc e garagem. R$ 1.350,00. Bairro Santo Antônio (Rua atrás do Perim / Academia Fisio / Fisioterapia Fle-xus). Contato: (28) 99973-4710 / 99923-8244.

ALUGO APARTAMENTO 2 QUARTOS, 1 VAGA DE GARAGEM, AR CONDICIONA-DO, VENTILADOR DE TETO, PERCIANA DECORADO, 3 ANDAR, BAIRRO INDE-PENDÊNCIA. VALOR DE R$ 750,00 REAIS + 300,00 DE CONDOMÍNIO. (28) 99881-0502 / (28) 3521-7971.

Aluga-se apartamento próximo ao centro de Cachoeiro, com 3 quartos, copa, cozinha e demais dependências. Contato: 99941-2239 ou 3511-1759, Luciano.

ALUGA-SE APARTAMENTO MOBILIADO, NO BAIRRO FERROVIÁRIOS, A 5 MINUTOS DO CENTRO, COM 01 QUARTO E DEMAIS DEPENDÊNCIAS. TEL. (28) 99885-1480 - 3517-2636.

Alugam-se pontos comerciais com diversos tamanhos. Área central de Cachoeiro. Con-tato: 3522-5069 Sr. Mauro.

Alugam-se salas, vários m² no Ed. Broadway. Contato: 3522-5069 Sr. Ary.

Aluga-se salão com 270 m², na Rua Capi-tão Deslandes, nº 28, 1º andar. Contato: 3521-0837.

Aluga-se apartamento 401 - João Monteiro nº 27 - Ferroviários - 02 quartos, sala, copa + cozinha, banheiro com armário + área ser-viço, 01 vaga garagem (4º andar). Contato: (28) 9886-3586 / (28) 8113-0984.

Aluga-se apartamento e quitinete em frente ao colégio Inah Werneck, no Aquidaban. “NÃO COBRAMOS CONDOMÍNIO”. Tratar com Geraldo ou Néia pelo tel: 9959-6393 / 9956-2073.

Imóvel comercial - Cachoeiro. Locação. 3 salas amplas, cozinha modulada, 2 ba-nheiros, área para depósito. Localização estratégica: próximo ao centro (Morro Fa-rias). Semi-mobiliado. Recém-pintado. Ideal para escritórios. Detalhes: (28) 9222-8734.

ALUGA-SE APARTAMENTO EM MARATAÍ-ZES, PRÓXIMO A GARAGEM DA SUDESTE COM 2 QUARTOS, SENDO UM COM SUITE, COPA, COZINHA CONJUGADA, BANHEIRO SOCIAL, NÃO TEM GARAGEM. R$ 500,00 (LÍCIA). (28) 99984-8415. OBS: NÃO PODE TER ANIMAIS DOMÉSTICOS.

OPÇÃO ALUGA – Ref. – 3-673 – APAR-TAMENTO, no bairro Gilberto Machado, Ed Fragata, prox. a TV Gazeta, com 3 quartos (sendo 1 suíte), sala p/ 2 am-bientes com varanda, cozinha com ar-mários, banheiro social, área de serviço, apartamentos com 2 vagas de garagem.

OPÇÃO ALUGA – Ref. 3-576 -- LOJA, no Shopp ing Cachoe i ro , na Praça de Alimentação com Aprox. 35m², co-z i n h a e m e z a n i n o n a l o j a t o d a .

OPÇÃO ALUGA – Ref. – 3-549 – APARTAMEN-TO, no Ed. Dutra, prox. a Selita, com quarto, sala, cozinha com armário, banheiro social com armário, área de serviço e vaga de garagem.

OPÇÃO ALUGA - Ref. - 3-621 – APAR-TAMENTO, Residencial Paraíso com 2 quartos, sala ampla, cozinha com armário, banheiro social, área de serviço e vaga de garagem(Apat° com 55 m²).

OPÇÃO ALUGA – Ref. – 3-619 – APAR-TAMENTO, no Ed. Santorini, apt° 104 com 55 m², 2 quartos, sala p/ 2 ambientes com varanda, cozinha com armários, banheiro social, área de serviço e vaga de garagem.

OPÇÃO ALUGA – Ref. –3-698 – LOJA SHOPPING SUL com 23m², na praça de alimentação, ótima localização.

OPÇÃO ALUGA - Ref. 3-403 – SALACO-MERCIAL, no Ed. Arpoador em frente a Cli-nica dos Acidentados, com 33,87m², banheiro, 1 vaga de garagem, piso em porcelanato.

imÓvEiSvEnda

EXCELENTE OPORTUNIDADE! Vende-se no bairro Aquidaban, imóvel duplex com piscina, terraço coberto, 1 garagem. Possui 2 quartos sendo suítes. Linda para morar, (28 99973-2752) Ana Cláudia.

Vendem-se terrenos no km 90. 2 terrenos jun-tos medindo o primeiro 449 metros quadrados , com 12 m de frente e fundos com 38 m nas laterais. Perfazendo um total de 950 metros quadrados. Aceita proposta: carro, terreno e imóvel de menor valor. R$ 130.000,00 (28) 99938-7588.

IMPERDIVEL!!!Chegou a sua oportunidade de ter sua casa própria! Se você tem um carro, terreno, uma casa ou uma obra até uns R$ 80 mil, o que faltar nós financiamos para você. Casa no parque laranjeiras com garagem, sala, copa/cozinha, WC social, 3 quartos, sendo 2 suítes. 145 m quadrados construídos, terraço com uma suíte, espaço já reservado para churrasco R$ 150.000,00 (28) 99938-7588.

Vende-se apartamento com dois quartos, sala, banheiro (armário embutido), cozinha, área de serviço e garagem para moto. Bairro Ibitiquara, a cinco minutos do Centro. Comercial ou residencial. Tel. 99974-0646.

Vende-se apartamento no Ilha da Luz, com dois quartos, sendo uma suíte, sala, copa, cozinha, varanda, área de serviço, R$ 150.000,00. (28) 3522-9017 / (27) 99998-1252 (falar com Antônio).

Vendo um imóvel que fica o supermercado Vila Rica, são 360 mts de obra, capacidade para 5 andares e divisão com duas ruas com 520 mts de terreno ou também aceito sócio com a metade do imóvel e a metade do supermer-cado. Vendo parcelado, falar com Vavá. Tel: 28 98803-2178 ou pelo WhatsApp.

Vende-se casa no Gilson Carone, com 2 anda-res, 1º andar - dois quartos, sala, cozinha, ba-nheiro, com uma área grande. 2º andar - dois quartos sendo, um com suíte, sala, cozinha, banheiro, garagem para 3 carros. Escriturado. Contato: Antônio (28) 99884-4800.

GRANDE OPORTUNIDADEVENDE-SE UM LOTE 360MT² (12 X 30) ÓTIMA LOCALIZAÇÃO (PRÓXI-MO POLIVALENTE AQUIDABAN). Valor de R$ 215.000,00. Telefone: (28) 3522-3117 / 3522-9935.

Casa a venda - Bairro São Luiz Gonzaga -450m2 - 3 níveis, subsolo - Salão aberto com 150m2, cozinha, banheiro feminino e masculino, térreo - 150m² – garagem (1 carro), estar, jantar, copa/cozinha, 3 quartos, 1 suíte, banho social, escritório, área de serviço, 1º piso, 150m2 - Terraço + Kitnete com 2 quartos, sala, copa/cozinha e banheiro. Valor R$ 350.000,00, aceito proposta. Documento em dia para financia-mento. Paulo - 28 99885-8428.

Vende-se no bairro Novo Parque 1 casa de esquina ou para ponto comercial. Excelente localidade e vista para Beira Rio. Valor de R$ 250.000,00 com proprietário. Tel: (28) 99939-0031 / (28) 3036-4106.

Vende-se uma casa no bairro BNH valor de R$ 130.000,00. Contato: (28) 99982-7272 (Júlio).

Vendo lote excelente localização, Bairro Amaral. 270m². Escriturado, última unidade, R$ 68 mil. 28 99923-5466.

Vendo uma casa em Cachoeiro de Itapemirim/

ES, no Bairro Novo Parque, com toda mobília. Contato (28) 99939-0031 / 3036-4106.

Vende-se lote no bairro Vila Rica. Tamanho: 12m de largura x 23m de comprimento. Próximo ao Clube do Tiro. Bem localizado, à 5 minuto do colégio CIEE e 10 minuto su-permercado Perim. Rua: Professora Luzineta Paris. Fone (28) 99989-1110 (Ronaldo).

Vendo um terreno em Cachoeiro de Itapemirim com ótima localização na Rua Bernardo Horta com fundos para a Rua Bricio Mesquita, com 646,20 m2, 100% legalizado e com os impos-tos em dia. Fica em frente ao posto São Judas Tadeu e ao lado da SUET. Falar direto com o proprietário: Rodrigo Marcondes 99923-8060.

Vendo apartamento no Residencial Ville Ônix, Condomínio fechado, Bairro São Francisco de Assis (Km 90) com sala, varanda, dois quartos, banheiro social, copa, cozinha, gás encanado, vaga de estacionamento, tubulação de ar split, exceclente acabamento. Motivo: mudança para Vitória. 150.000,00, falar com Roberto: 99906-5684.

Vendo um apartamento de nº 101, no 3º pavimento do Ed. Venturim (em frente a Casa do Estudante), constituído de sala, varanda, circulação, banheiro social, 02 quartos e 01 suíte, cozinha, área de serviço e dependên-cia de empregada com banheiro, medindo 101,82m², com mais duas garagens. Valor R$ 350.000,00 - Financiavel. Telefone (28) 99982-0090.

EXCELENTE Oportunidade, Gilberto Machado, vende-se um apartamento com 4 quartos, sendo 2 suítes, salão, cozinha, área e dependência completa, 1 banheiro social, 4 vagas de garagem. Tel: (28) 99956-5151.

Vende-se um prédio com 3 andares, 3 aparta-mentos, com 2 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro, areia e varanda e espaço para garagem, perto do centro, esquina em frente para 2 rua Basílio Pimenta e Pedro Estelita Herkenhof, nº 8, Basílio Pimenta. Com renda mínima em aluguel de R$ 1.500,00 mensal (bom investimento). Valor de R$ 300.00.00. CONTATO (28) 99962-0933, Sr Arthur.

VENDE-SE UM PRÉDIO DE 2 ANDARES NA AVENIDA CÂNDIDO CÂMARA, EM CONDURU-CENTRO. PREÇO A COMBINAR. TELEFONE (28) 9251-9211 / 3539-5208.

Bairro Gilberto Machado, aptº 100 m². Todo em granito. Fr, s manhã, 3 quartos (1 suíte). Quartos e cozinha mont. var, elev, gar, dir. prop. Tel. (28) 9885-8042.

Vende-se lote próximo prefeitura, cada lote tem 200 m². Valor 190.000,00. Contato: (28) 9962-0022 / 9271-8345.

Vende-se um apartamento com 3 quartos de 124m², no Bairro Independência, ótima loca-lização, financiável. Tratar (28) 9279-8700.

Vendo um imóvel com área construída, 2 pa-vimentos e quintal. 320m², bairro São Lucas, próximo ao ponto final. Tel: (28) 9976-9481.

Vende-se uma área Industrial, grande parte plana na Rod. Cachº x Frade, próximo a Empresa Decolores, com água, energia, telefone. Medindo 22 mil m², no valor R$ 230.000,00. Telefone para contato: 28 2101-7053 / 28 9971-5950.

Vende-se uma área de 600 metros, com 50 metros de fundo e 12 de frente. Nela a uma casa de 7 cômodos, garagem para 2 carros, terraço com 3 cômodos. Fica localizada no Distrito de São Joaquim. Contato 9903-8370.

VARGEM ALTAVende-se um terreno em GUIOMAR interior de Vargem Alta. 1 alqueire. R$ 80.000,00. (28) 99981-7302, Sr. Domingos.

ITAPEMIRIMVendo LOTE Loteamento Maragua, Itapemi-rim, próximo à Itaoca, entre Pontal e Marinha Boa valorização, R$ 29.000. Aceito proposta 027-99941-9573.

Vendo uma casa sem garagem. Segundo piso, fundos, com 2 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro, varanda e área serviço. Em Itaipava. Fala com Chico ou Terezinha. (28) 99999-2241. R$ 40.000,00.

VENDE-SE TERRENO DE 10 X 20 M, A 500

METROS DA PREFEITURA E DO FÓRUM DE MARATAÍZES, VALOR R$ 50.000,00. TRATAR PELO TEL. (28) 99955-3810.

Vendo lotes em Marataízes 360 m² a partir de R$ 15.000,00. Entrada + financiamento de 2 anos. (28) 99977-9530 / (28) 98115-8152.

Vende-se uma casa, 1 ano de construída, 3 quartos, uma suíte, banheiro social, 2 cozi-nhas, sala conjugada (9 m x 4m), garagem para 2 carros, varanda e área de serviço, terraço coberto, toda com grade e janelas de alumínio. Escritura e Registro em dia. IPTU, 100 metros da praia, um banheiro externo. Lagoa Funda. Rua Principal. (28) 3532-2610 (28) 99907-4052.

Barra Marataízes, vende-se um duplex, 1º andar, 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, sala de jantar, área de serviço, varanda. 2º andar, 1 quarto, sala, cozinha, banheiro, sala de jantar, jardim, garagem para 2 carros. (28) 3532-26-10 / 99907-4052.

MARATAÍZESLotes 360 mts, com escritura, próximo ao depósito de carro do Detran, 20 mil, parcelo 8 mil sinal e 12 cheques 1.000,00 mil. Tel. 028-99971-8727.

MARATAÍZES / BARRAVENDE-SE CASA DUPLEX. Em cima: 3 quartos, suíte, sala de TV, varanda para o mar. Em baixo: sala para 3 ambientes, lavabo, cozinha, despensa, casa de caseiro, área para churrasqueira fechada, piscina, sauna e lavanderia. R$ 850.000,00 (financio e Estudo Proposta) tel: (28) 99912-9219.

VENDE-SE OU TROCA-SE CASA EM MA-RATAÍZES POR CASA, APARTAMENTO, PONTO COMERCIAL OU ALGUM IMÓVEL DE MEU INTERESSE EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES. CASA FINANCIÁ-VEL. R$ 370.000,00. (28) 99983-6781 OU 99987-4558.

MARATAÍZESVendo casa nova com 2 pavimentos, 2 quar-tos, suíte, sala, copa, cozinha, 2 banheiros, garagem, quintal, com escritura, próxima a prefeitura, a 500 metros da praia, R$ 230.000,00. Tel. 28-99971-8727.

OPÇÃO VENDE – Ref. – 3-745 – APAR-TAMENTO no Condomínio do Resi-dencial Santorini, localizado noBairro Amarelo,com 02 quartos,sala p/ 02 am-bientes comvaranda,cozinha,área de serviço,banheiro social egaragem.

OPÇÃO VENDE – Ref. – 3-874 – Aparta-mento no Ed. Adélia PaziniFiório, Cachoeiro de Itapemirim – ES. 03 quartos, sendo 01 suíte, com closet e varanda, Sala de jantar/sala de TV, Cozinha, Hall, Área de Serviço, dependência de empregada, BWC Social, BWC simples, 02 vagas de garagem. Apar-tamento 201, Área construída 149,93 m².

m.OPÇÃO VENDE – Ref. – 3-807 – APARTA-MENTO no Residencial Fragata,Localizado na Rua Amphiophio Braga,Bairro Gilberto Machado. Composto de 03 quartos sendo 01 suíte, Sala, Cozinha, Varanda, Banheiro social e 02 vagas de garagem. Apartamento com 80,00m². Ótima localização em cima da Jobel.

OPÇÃO VENDE – Ref. – 3-837 – CASA, no bairro Jardim Itapemirim. 03 quartos, sendo 01 suíte com closet, Varanda, sala de TV, Sala de jantar, lavabo,Cozinha, Hall,Lavanderia, escada de acesso ao segundo pavimento, Área de serviço,

despensa, Área de lazer e vaga de gara-gem coberta.

OPÇÃO VENDE – Ref. – 3-763 – CASADUPLEX,no Bairro Amaral, sendo o Primeiro Pavimento: Cozinha, Área de Serviço, Lavabo, Sala ampla. Segundo Pavimento: 02 quartos, sendo 01 com suíte e varanda, Hall de circulação, Banheiro social e Sala para TV.

OPÇÃO VENDE – Ref. – 3-783 – CASA 2° PAVIMENTO, no Bairro Recanto: Casa com: 02 quartos, Sala com 02 ambientes, Cozinha, Varanda, Banheiro Social, Área de Serviço, Terraço amplo e 01 vaga de garagem.

OPÇÃO VENDE – Ref. – 3-873 – APAR-TAMENTO EDIFÍCIO MARIA LUIZA, localizado no Bairro Gilberto Machado – Cachoeiro de Itapemirim-ES. Apartamento com 03 Quartos sendo 01 suíte e 01 com closet, Sala de TV, Cozinhas com armários embutidos, Sala, Banheiro social, Área de serviço, DCE, Varanda, Área externa com piscina, Sauna, 02 Vagas de garagem.

OPÇÃO VENDE – Ref. 3-871 – APAR-TAMENTO DUPLEX NO EDIFÍCIO GI-SELDA ,localizado no BairroIbitiquara, com Suíte Master; Suíte Simples, Quarto e Closet , Sala de Jantar, Sala de TV, Cozinha, Despensa,Escritório,BWC Suíte Master, BWC Suíte Hidro, BWC Social, BWC Lavabo, BWC de Serviço,Área de serviço,Elevadores, Área de lazer comsalão de festa, Piscina, Playground, Sauna seca, Portaria 24 horas, 03 Vagas de garagem.

OPÇÃO VENDE – Ref. 3-868– CASA no BairroGilberto Machado, ótima loca-lização, com 03 quartos sendo 01 Suíte, Sala ampla com varanda, Sala de TV, Copa, Cozinha com armários, Banheiro social, Despensa, DCE, Área externa com churrasqueira e Garagem para 03 carros.

OPÇÃO VENDE – Ref. 3-826 – TERRENO no Residencial Montanha, Medindo aproxi-madamente 1.213,25m².

.V.OPÇÃO VENDE – Ref. – 3-869 – Apar-tamento no Edifício Monte Castelo no bairro Independência, com02 quartos sendo 01Suíte, Sala com dois ambientes, Cozinha com armários,Varanda, Banheiro social com armários, Área de serviço, Por-taria 24 horas, Salão de Festa Climatizado, Playground, 02 Elevadores, Sol da manhã e 01 Vaga de Garagem.

m².V.OPÇÃO VENDE – Ref. – 3-831 – APAR-TAMENTOno Edifício Varandas De Belle Vue, localizado no BairroGilberto Machado, Composto de 03 quartos, sendo uma suíte com closet, banheiro social, circulação, sala de estar/jantar, varanda, cozinha, des-

ES dE Fato, domingo, 22 dE novEmbro dE 201510claSSiFicaDoS (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

ES dE Fato, domingo, 22 dE novEmbro dE 2015

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 11geral(28) 3511-7481

pensa, área de serviço, depósito, WC e 02 vagas de garagem, Área de Lazer:Quadra, piscina, área de churrasco e W.C.

Clube.V.OPÇÃO VENDE – Ref. – 3-781 – APAR-TAMENTO no Edifício OTTAWA, no Bairro Gilberto Machado com 03 quartos sendo 01 suíte, Sala para 02 ambientes com varanda, Cozinha, Área de serviço, Banheiro social, DCE e Vaga de garagem.

afra.V.OPÇÃO VENDE – Ref. – 3-804– SÍTIO, TIJU-CA, localizado a 9 km do centro de Cachoeiro de Itapemirim, com a área aproximadamente de 62.000 m², com as seguintes benfeitorias: 01 casa com 260 m² e piscina, 01 área co-berta com 360 m², 01 área de 8.124,34 m² de terraplanagem, 02 lagoas, 10 mil pés de café, localizado a 2,5 km do asfalto.

OPÇÃO VENDE – Ref. – 3-838 – CASAno-Bairro Coronel Borges, com dois pavimentos, área de lazer comPiscina e Churrasqueira, 04 quartos sendo um suíte e dois com Varanda, Garagem coberta, Terraço com Churrasqueira.

divErSoSAVALIAÇÃO DE IMÓVEIS

AVALIAÇÃO E PERÍCIA DE IMÓVEIS URBANO E RURAL PARA INVENTÁRIO, DIVÓRCIO, USUCAPIÃO, DESAPRO-PRIAÇÕES, GARANTIA, PENHORA, PREFEITURAS, AÇÕES JUDICIAIS E OUTROS. LAUDOS COM NORMAS E METODOS DA ABNT. (028) 99971-8727. PERITO JUDICIAL IMOBILIÁRIO.

Vende-se Adasht 714 ou gráfica completa trabalhando. Tel: (28) 3036-4655 / 99962-4673 e 99953-0104.

Instalador hidráulico, serviços em geral, banheiras, piscinas e aquecedores. Servi-ços prediais e residenciais. Contato: (28) 99884-5623, Robson.

INFINI - SALÃO DE BELEZA CONTRATA CABELEREIRO COM EXPERIÊNCIA, CONTATO: PAULO - (28) 998858428.

Selecionam-se pacientes para tratamento em curso de implantes dentários (tratamento a preço de custo). Início imediato. (28) 3518-6760 / (28) 99945-5151.

vEÍCULoSVendo Palio EX 1.0, 4 portas, branco, ano 2000 com ar, vidros elétricos, trava nas portas, som, doc. OK, carro de garagem. Valor R$ 11.500,00. Contato (28) 99926-1622/3511-1428 - Luiz.

Vendo gol G3, ano 2000, 1.0, 16v, completo, com alarme, trava, roda e vidro elétrico nas 4 portas. Telefone 99972-7171, falar com Flávio.

Vendo caminhão VW 6.90, ano 84, carroceria mad. nova, motor MWM, pneus todos novos, mecânica e doc. OK. Valor R$ 35.000,00. Contato (28) 99926-1622/3511-1428 - Luiz.

Vendo JIPE TOYOTA BANDEIRANTE CAPO-TA DE AÇO, CURTA 1997, estado de nova. Waldomiro (27) 3031-2349 / 99982-0063.

Vende CG Titan, 150 EX, completa, flex, preta, 2012, 20 mil km rodados, valor R$ 6.500. Contato 99993-3700 / 999993519.

OPORTUNIDADEVende-se Dayun Phanton, 150cc ano 2008, partida elétrica, kick, freio a disco. Doc em dia, transferência inclusa, moto de mulher. 99974-3752, valor R$ 4 mil.

Capoeiristas de Cachoei-ro de Itapemirim, Vitória, Rio de Janeiro e Minas Gerais participando das homenagens aos 36 anos da Associação Cultural e Educacional de Capoeira ‘Filhos da Princesa do Sul’, um dos mais antigos grupos praticantes da arte da dança e luta, na cidade. A programação, que co-memora ainda a Semana da Consciência Negra, acontece desde ontem e prossegue durante todo o dia de hoje, no ginásio de esportes do Liceu Muniz Freire, no bairro Coronel Borges, com entrada fran-ca para o público.

O mestre Wolmar, um dos líderes da associação e capoeirista desde 1971, contou que a missão do Grupo de Capoeira Fi-lhos da Princesa do Sul é atuar na preservação, no cultivo e na divul-gação da capoeira e das heranças culturais de origem africanas, além de lutar contra discrimi-nação racial e de gênero. “Contamos com mais de 400 integrantes em várias faixas etárias – dos sete aos setenta anos -, sem-pre no intuito de formar cidadãos e mantê-los de acordo com os princí-pios da civilidade e da

hoMenageM Grupos do Rio de Janeiro, Minas Gerais e de Vitória estão em Cachoeiro para homenagear o grupo

rodas de capoeira pelos 36 anos do Princesa do Sul

As atividades acontecem durante todo o dia de hoje, no ginásio de esportes do Liceu Muniz Freire, no Coronel Borges

integração entre a pessoa humana”, destacou.

“Além de ensinar a arte para as novas gerações procuramos direcionar ações sociais de inclusão como no caso de vários alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excep-cionais (Apae) que fazem parte dos nossos quadros. Essa é a missão principal da capoeira: a igualdade entre as pessoas”, explica o mestre.

Outra liderança do gru-po, o mestre Airton de Souza Paulo, praticante desde 1975 aponta a im-portância da arte no de-senvolvimento do corpo e da mente do ‘jogador de capoeira’. “É um modelo de esporte e arte marcial originalmente brasileiro e que encanta os povos de outros países, mas que, infelizmente, é pouco incentivado no Brasil. É o verdadeiro ditado

popular de que ‘santa de casa não faz milagres’. Mesmo tombada como patrimônio imaterial da humanidade pela Organi-zação das Nações Unidas para a Educação, a Ciên-cia e a Cultura (Unesco), a capoeira ainda precisa de maior reconhecimento dentro do próprio país onde foi criada”, reclama.

Hoje, durante as apresen-tações dos grupos, acon-tecerão batizados, a for-

matura do Mestre Galã e troca de cordas dos alunos do Princesa do Sul com a liderança do mestre Pauli-nho, um dos três líderes da entidade cultural. “Nosso grupo se vale da sabedoria dos mestres da cultura popular, da convivência, com apoio mútuo e união entre as pessoas, do cuida-do e da dedicação aos mais jovens, cultivando ética, educação e autoestima”, explicou.

Os municípios que tiveram zero em trans-parência no sul do Es-tado são: Apiacá, Bom

Jesus do Norte, Guaçuí, Ibatiba, Itapemirim, Marechal Floriano e São José do Calçado.

aValiaÇão

eS tira dez e itapemirim zero em transparênciaWanderson Amorim

O Espírito Santo está en-tre os três Estados recebeu nota dez em transparência pela Controladoria Ge-ral da União (CGU). Na contramão do Estado, 22 municípios tiraram nota zero. Entre eles, está Ita-pemirim. Os dados foram divulgados na sexta-feira no portal da CGU e fazem parte da segunda-feira do programa “Escala Brasil Transparente”.

O critério da avaliação dos estados e municí-pios é baseado em dez questões elaboradas pela CGU a respeito da locali-

zação da regulamentação da lei pelo Poder Execu-tivo. As perguntas tratam sobre a previsão para autoridades classificarem informações quanto ao grau de sigilo; existên-cia de um atendimento pessoal ou eletrônico de Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão; possibilida-de de acompanhamento dos pedidos realizados e se os pedidos enviados foram respondidos no prazo e conforme foram solicitados pelo cidadão.

O Espírito Santo que, na primeira edição deste índice ficou em 9º lugar

com pontuação de 8,75, agora está na liderança ao lado de São Paulo e Minas com nota 10.

Para o subsecretário de Transparência do Gover-no do Estado, Luís Fer-nando Mendonça Alves, a liderança no ranking foi alcançada graças a in-vestimos na capacitação dos servidores públicos, que recebem e processam as demandas por infor-mações nas Secretarias, reforçando a importância da transparência e a ne-cessidade de se garantir os direitos do cidadão quanto ao acesso à infor-mação pública.

Nota zero No sul do es

Indústria de produtos em Mármore e Granito, com alta tecnologia (CNC)

Contrata – se profissional com experi-ência em MEDIÇÃO DE AMBIENTES PARA A PRODUÇÃO de produtos de mármore e granito na Cidade de Porto Bello / SC.

Interessados enviar currículo com pre-tensão salarial para o e-mail [email protected] - (47) 3001-9556

OpOrtunidade de empregO

Ailton Weller

ES dE Fato, domingo, 22 dE novEmbro dE 201512 cUltUra (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

O trabalho foi realizado por alunos do curso de grafite promovido pelo Centro de Referência da JuventudeViSUal

arte do grafismo embeleza palco popular na Beira rio

Os frequentadores da Praça de Fátima, na Ave-nida Beira Rio, em Ca-choeiro, podem curtir um novo visual do Circo da Cultura. O trabalho, que homenageia ícones como Roberto Carlos e

Rubem Braga, além de monumentos como a Ponte de Ferro, foi rea-lizado a partir da oficina de grafite, oferecida pelo Centro de Referência da Juventude, para destacar a arte urbana produzida

pelos alunos do curso ministrado pelo pintor Rudson Costa.

Autor de outros dois painéis, um ao lado da agência central dos Cor-reios e o segundo no muro em frente à Câmara de

Vereadores, Rudson, que também é ilustrador, con-ta que começou a pesqui-sar a arte urbana a partir do início do ano passado e resolveu inserir essa expressão, muito popular nas grandes metrópoles,

em seu trabalho. “O grafite me permite

expressar ideias evolu-ídas ao longo dos meus anos de profissão. De maneira autoral ou pro-fissional, os trabalhos vêm se unificando na

paleta de cores e compo-sição plástica, cada vez mais influenciado tam-bém pelas temáticas e re-velando, do inconsciente coletivo, um caminho para o próprio discurso visual”, explica.

O Circo da Cultura ganhou painel com ícones cachoeirenses, entre eles

Roberto Carlos e Rubem Braga

Ailton Weller