Jornal - Fevereiro de 2011

8
Ano IV - Edição nº 33 - Fevereiro de 2011 - Distribuição Gratuita - Mensal Editorial Editorial Orar diariamente é uma necessidade Dicas de filmes Catequese em constante renovação Curiosidades católicas Eis que deixamos tudo e te seguimos! Aniversariantes Datas comemorativas A saudação de Paz e Bem Aconteceu Missas Confissões Atividades 1| 2| 3| 4| 5| 5| 6| 6| 7| 7| 8| 8| 8| Paróquia Nossa Senhora Aparecida Jardim São Paulo Começou 2011: APESAR DE TUDO, MOTIVEMO-NOS Depois das férias, inclusive do nosso informativo, esta- mos voltando já no mês de fevereiro. Vamos caminhar juntos mais um ano e com a gra- ça de Deus quere- mos realizar nossos sonhos e alcançar nossas vitórias. Mas a primeira pergun- ta é: você já encontrou motivação para 2011? Se a resposta for sim, isso é bom, pois signi- fica que você está di- gerindo bem seu dia a dia, embora marcado por adversidades. Mas se a sua resposta for não, não se desespe- re. Pode ser que você esteja refletindo muito sobre a vida e o anda- mento do nosso país. Veja: estamos com uma nova presidente da República, as pas- sagens de ônibus au- mentaram, os congres- sistas antes da virada do ano aumentaram deliberadamente os seus salários, o salário mínimo recebeu o mí- nimo de aumento, por- tanto, se você está aí cabisbaixo, pensativo, é normal. A minha úni- ca palavra para você é: coragem! Afinal, motivar-se diante des- se turbilhão de coisas negativas e revoltantes não é tão simples assim. E pelo visto, vai ficar as- sim mesmo. Alguns es- tudantes de Brasília es- boçaram uma reação com um protesto, mas logo foram abafados. Parece que só nos res- ta engolirmos um pra- to indigesto, quente e ainda contaminado de incoerências e corrup- ções políticas. Na verdade, existem coisas que só aconte- cem para nos mostrar o quanto erramos ao lon- go de uma caminha- da. E digo isso porque muitos que estão no poder receberam ex- pressiva votação. Não por benefícios que fize- ram, mas porque foram brincalhões e muitos riram e acharam inte- ressante. Há momentos em que não dá para brincar. Quando qui- sermos nos divertir com sorrisos e gargalhadas façamos uma roda de amigos e contemos piadas porque aí será o momento adequado. Ou procuremos uma comédia teatral. Mas, saindo disso, bus- quemos pessoas que não fazem do trabalho sério, justo e honesto uma palhaçada, por- que o Brasil não é um circo e nós não somos bonecos para que nos explorem e usem desa- foradamente nosso su- ado dinheiro. Apesar de tudo, moti- vemo-nos, acalmemo- nos e encontremos es- perança no Senhor. Só Ele é nossa força e vai nos fortalecer nesta es- perança de um tempo novo. Desejo a todos um bom ano e que nós caminhemos juntos na Paróquia Nossa Senho- ra Aparecida, à luz do dia, isto é, guiados por Aquele que ilumina as trevas da maldade do mundo. FELIZ 2011! Pe. Toninho Conheça o milagre eucarístico ocorrido em Sena - Itália Ordenação do Diácono Alessandro

description

Apesar de tudo, moti- vemo-nos, acalmemo- nos e encontremos es- perança no Senhor. Só Ele é nossa força e vai nos fortalecer nesta es- perança de um tempo novo. Mas, saindo disso, bus- quemos pessoas que não fazem do trabalho sério, justo e honesto uma palhaçada, por- que o Brasil não é um circo e nós não somos bonecos para que nos explorem e usem desa- foradamente nosso su- ado dinheiro. Pe. Toninho Editorial Orar diariamente é uma necessidade Eis que deixamos tudo e te seguimos!

Transcript of Jornal - Fevereiro de 2011

Page 1: Jornal - Fevereiro de 2011

Ano IV - Edição nº 33 - Fevereiro de 2011 - Distribuição Gratuita - Mensal

EditorialEditorialOrar diariamente é uma necessidade

Dicas de filmesCatequese em constante renovaçãoCuriosidades católicas

Eis que deixamos tudo e te seguimos!

AniversariantesDatas comemorativasA saudação de Paz e BemAconteceuMissasConfissõesAtividades

1|2|

3|4|

5|

5|

6|6|7|7|8|8|8|

Paróquia Nossa Senhora AparecidaJardim São Paulo

Começou 2011: APESAR DE TUDO, MOTIVEMO-NOS

Depois das férias, inclusive do nosso informativo, esta-mos voltando já no mês de fevereiro. Vamos caminhar juntos mais um ano e com a gra-ça de Deus quere-mos realizar nossos sonhos e alcançar nossas vitórias.

Mas a primeira pergun-ta é: você já encontrou motivação para 2011? Se a resposta for sim, isso é bom, pois signi-fica que você está di-gerindo bem seu dia a dia, embora marcado por adversidades. Mas se a sua resposta for não, não se desespe-re. Pode ser que você esteja refletindo muito sobre a vida e o anda-mento do nosso país. Veja: estamos com uma nova presidente da República, as pas-sagens de ônibus au-mentaram, os congres-sistas antes da virada do ano aumentaram

deliberadamente os seus salários, o salário mínimo recebeu o mí-nimo de aumento, por-tanto, se você está aí cabisbaixo, pensativo, é normal. A minha úni-ca palavra para você é: coragem! Afinal, motivar-se diante des-se turbilhão de coisas negativas e revoltantes não é tão simples assim. E pelo visto, vai ficar as-sim mesmo. Alguns es-tudantes de Brasília es-boçaram uma reação com um protesto, mas logo foram abafados. Parece que só nos res-ta engolirmos um pra-to indigesto, quente e ainda contaminado de incoerências e corrup-ções políticas.

Na verdade, existem coisas que só aconte-cem para nos mostrar o quanto erramos ao lon-go de uma caminha-da. E digo isso porque muitos que estão no poder receberam ex-pressiva votação. Não por benefícios que fize-ram, mas porque foram brincalhões e muitos riram e acharam inte-ressante. Há momentos em que não dá para brincar. Quando qui-sermos nos divertir com

sorrisos e gargalhadas façamos uma roda de amigos e contemos piadas porque aí será o momento adequado. Ou procuremos uma comédia teatral.

Mas, saindo disso, bus-quemos pessoas que não fazem do trabalho sério, justo e honesto uma palhaçada, por-que o Brasil não é um circo e nós não somos bonecos para que nos explorem e usem desa-foradamente nosso su-ado dinheiro.

Apesar de tudo, moti-vemo-nos, acalmemo-nos e encontremos es-perança no Senhor. Só Ele é nossa força e vai nos fortalecer nesta es-perança de um tempo novo.

Desejo a todos um bom ano e que nós caminhemos juntos na Paróquia Nossa Senho-ra Aparecida, à luz do dia, isto é, guiados por Aquele que ilumina as trevas da maldade do mundo.

FELIZ 2011! Pe. Toninho

Conheça o milagre eucarístico ocorrido em

Sena - Itália

Ordenação do Diácono Alessandro

Page 2: Jornal - Fevereiro de 2011

Expe

die

nte Diretor espiritual: Pe. Toninho

Secretaria: Cleonice Pastoral da Comunicação: Daniel de Paiva Cazzoli, Márcia Chequer Greppi Pellegrini, Andrezza Tronco, Luiz Carlos Spera, Valquíria BeltraminiDesigner: Valquíria BeltraminiContribuição: Daniel de Paiva Cazzoli, Andrezza Tronco, Clemente Raphael Mahl, Marcelo Rizzetto, Márcia Moreira Martins PereiraRevisão das matérias: Daniel de Paiva CazzoliImpressão: Gráfica NeivaRua Parque Domingos Luiz, 273 - Jd. São Paulo - tel: 2979-9270Site: www.nsaparecidajsp.com.br E-mail: [email protected] / [email protected]

Orar diariamente é uma necessidadeAntes de ser um fenôme-no cristão, a oração é um fenômeno antropológi-co. Todos os homens, de uma forma ou de outra, rezam, sentem a neces-sidade de se relacionar com Deus, de buscar o transcendente.

O diálogo com Deus ocupa, sem dúvida, o primeiro lugar para quem decide dar-se uma vida interior mais intensa. Qualquer pessoa que queira desenvolver sua vida espiri-tual deve todos os dias encontrar tempo suficiente para dedicar-se a determinados atos de oração.

Perceber, vivenciar e sentir a pre-sença de Deus em nós é oração. Rezar não é formular palavras, pen-samentos. É estar e viver diante do Deus que escolhemos e que nos escolheu como sua morada prefe-rida.

Nunca Deus se manifesta a nós inu-tilmente. O rezar, o encontrar-se com o amado, sempre é positivo. A meditação e a contemplação não devem ser consideradas na linha da produtividade, mas na dinâmi-ca do amor, na busca de forças para ser testemunhas vivas do Res-suscitado.

Os efeitos de quem vive em cons-tante oração e na presença de Deus, manifestam-se no dia a dia e são percebidos no trabalho e nos compromissos diários.

Viver em atenção amorosa ao Deus vivo produz em nós mudanças radi-cais e atitudes diferentes no nosso agir.

1. A maior concentração

Na presença amorosa de Deus, o nosso espírito se concentra com maior facilidade, deixando de lado as preocupações. Deus torna-se o centro de nossas ações. Todas as coisas nos levam para Ele e partem d’Ele.

2. Rezar sem cessar

Transformar a oração em atitude e não simplesmente em atos esporá-dicos do nosso dia a dia é o ideal de todo orante. Quem vive na pre-sença de Deus sente que se move, age dentro do mistério do amor e da presença do infinito. É o cami-nho a seguir para que as palavras de Jesus sejam realidade: “Orem sem cessar... nunca desanimem”. Tudo o que acontece ao nosso redor transforma-se em motivo de contemplação.

3. Na oração supera-se a solidão

O medo de estar sozinho, abando-nado pelos outros, é superado pela oração. Na certeza da fé não so-mente sabemos que Deus vive em nós, mas que vivemos Nele. O Sal-mo 23 muito nos pode ajudar a des-cobrir esta presença amiga e forta-lecedora. Na oração o drama da solidão é superado na experiência de um Deus presente e amigo. “É estar sempre em boa companhia, como a de Deus, que nos dá felici-dade”.

4. Deus é alegria infinita

Sentimos renascer dentro de nós a esperança, o otimismo, a vontade de viver. Deus é alegria infinita que descobrimos lenta, mas definitiva-mente. Sem medo ou receios, ca-minhamos na busca do essencial. Um novo desejo de servir, de evan-gelizar, de fazer o bem nos envol-ve e nos obriga a sair do pequeno mundo dos nossos egoísmos.

5. “Sê perfeito e anda na minha presença”

Sentimo-nos melhor com o desejo de caminhar na presença de Deus. Lutamos contra a mediocridade da vida. A radicalidade do seguimento do Evangelho transforma-se em um ideal concreto, em compromisso assumido na nossa oração diária. Assim superamos com maior facili-dade os sofrimentos, os desânimos e as contrariedades da vida.

6. A presença dos irmãos nos revela a presença de Deus

Vivemos com maior alegria o con-vívio com nossos irmãos, temos mais capacidade de perdoar e amar. A presença dos outros nos revela a própria presença de Deus. A pre-sença de Deus feito vida transforma nossa existência, faz-nos criaturas novas.

Vejamos aqui alguns exemplos do estar à presença de Deus em uma atitude orante:

Trechos extraídos do livro “Catecismo de Oração”, de Frei Patrício Sciadini, ocd.

Page 3: Jornal - Fevereiro de 2011

Dicas de filmesNeste mês iremos dar algumas dicas para você que gosta de filmes... e não poderíamos deixar de destacar dez ótimos títulos religiosos, entre bíblicos e biográficos. Confira:

1. Dez Mandamentos, Os (1956, EUA – Dir: Cecil B. DeMille, com Charlton Heston)

2. Irmão Sol, Irmã Lua (1972, Inglaterra – Dir: Franco Zeffirelli – conta a trajetória de São Francisco de Assis, com Graham Faulkner)

3. Jesus de Nazaré (1977, Itália/Inglaterra – Dir: Franco Zeffirelli, com Robert Powell)

4. Karol – O homem que se tornou Papa (2005, Itália – Dir: Giacomo Battiato, com Piotr Adamczyk)

5. Madre Tereza (2003, Espanha/Inglaterra/Itália – Dir: Fabrizio Costa, com Olivia Hussey)

6. Manto Sagrado, O (1953, EUA – Dir: Henry Koster, com Richard Burton)

7. Jesus - A História do Nascimento (2006, EUA – Dir: Catherine Hardwicke, com Keisha Castle-Hughes)

8. Padre Pio (2006, Itália - Dir: Carlo Carlei, com Sergio Castellitto)

9. Paixão de Cristo (2004, EUA/Itália – Dir: Mel Gibson, com James Caviezel)

10. Rei dos Reis, O (1961, EUA – Dir: Nicholas Ray, com Jeffrey Hunter)

E se você quiser sugerir mais filmes, basta enviar um e-mail para [email protected] e comentar a sua dica. A lista de filmes será postada no site de nossa paróquia com o seu comentário.

Page 4: Jornal - Fevereiro de 2011

Nossa comunidade sabe que temos poucos cate-quizandos adultos, desde 2010.

Os passos que se espera que os catequizandos deem são:

- adesão pessoal a Jesus Cristo. Querê-lo e aceitá-lo como Deus Salvador, companheiro da ca-minhada existencial (Mt 28,20) e “pão da vida” (Jo 6,35).- Crer que de fato Ele é tudo isso é mais ainda. “O que vem do alto está acima de todos” (Jo 3,31).- Ter consciência e tornar-se mis-sionário com e como Jesus mis-sionário.

Quando isso chegar a ser assi-milado e se tornar programa de vida pela fé e pelo testemunho, pode-se, consequentemente, falar e preparar para os sacra-mentos, sobretudo os da Inicia-ção cristã: Batismo, Eucaristia, Crisma. Se esses passos não fo-rem seguidos, nós, catequistas, não estaremos verdadeiramen-te catequizando, e sim, sacra-mentalizando, o que não é a forma correta de vivenciar e testemunhar o Cristo hoje.

Foi dentro desse espírito cate-quético que, num domingo do mês de dezembro de 2010, per-guntamos aos nossos poucos catequizandos se eles estavam conscientes da importância do

Catequese em constante renovaçãoCredo como resumo das prin-cipais verdades de fé da Igreja católica e se eles se dispunham a proclamar o Credo perante a comunidade como demons-tração de que eles estavam se unindo à comunidade numa só manifestação de fé. Diante do “sim” deles, assim se procedeu e, nos próximos meses, eles se-rão preparados para os sacra-mentos da Eucaristia e da Con-firmação.

Ao mesmo tempo em que dize-mos isso, temos muita esperan-

Áreas: Contábil, Fiscal, Trabalhista e Previdenciária,

Encerramentos de empresas e Transferências, Certidões

(11) [email protected]

Rua Outeiro da Cruz, 572 - Jd. São PauloCEP 02041-040 São Paulo – SP

ça de que em 2011 tenhamos mais pessoas participando da Catequese com Adultos. Re-pare: com adultos e não para adultos. Como o nome diz: adul-tos. Gente que raciocina, que sabe o que quer, que sabe seus limites em conhecimento reli-gioso, gente com capacidade de dialogar, de ler com provei-to a Palavra de Deus, capaz de engajar-se cedo nas atividades da Igreja, quer paroquialmente, quer supraparoquialmente. Nes-se sentido, em nome do Padre Toninho e em nome meu e das colegas catequistas Antônia e Marilene, convido pessoas adul-tas que já receberam os sacra-mentos de iniciação cristã, para que se unam a nós participando da nossa Catequese com Adul-tos. Ainda outro dia, Dom Odilo chamou a atenção para o se-guinte: cada cristão, cada cristã precisa ser evangelizado/a vá-rias vezes na vida. Jamais basta uma só.

A oportunidade estamos ofere-cendo, para iniciados ou não, até em dupla possibilidade: sá-bados à tarde ou quintas-feiras à noite (20h30 às 22h00).

PARTICIPE E CONVIDE OUTRAS PESSOAS A CONVIDAR. IDADE A PARTIR DOS 20 ANOS.

Precisa de informações?Clemente Raphael Mahl

[email protected]

Page 5: Jornal - Fevereiro de 2011

5

Tratamento dos PésTRATAMENTOS DE CALOS, CALOSIDADES,

UNHAS ENCRAVADAS, ORTONIQUIA (CORREÇÃO DE UNHAS), TRATAMENTO AUXILIAR P/ MICOSE DE UNHA, ESPECIALIZADO EM PÉ DIABÉTICO.

Marcos S. GarciaP O D Ó L O G O

Instrumental Esterilizado a 180ºCRua Paulo Maldi, 183 - Sala 3 - Parada InglesaCEP 02303-050 - São Paulo / SP

Tes.: (11) 2283-1576Cel.: (11) 9688-1969

[email protected] Fone: (11Av

moda masculina e femininaadulto e infantil

) 2283-1328. Leôncio de Magalhães, 1236 | Jd. São Paulo

Fone: (11) 2283-1328Av. Leôncio de Magalhães, 1236 | Jd. São Paulo

Desejamos aos nossos clientes e amigos um excelente Natal e um 2011 repleto de realizações!

Eis que deixamos tudo e Te seguimos!

Ao som da canção que leva esse título ocorreu no último dia 04 de de-zembro, em Taubaté-SP, a ordenação diaconal do nosso irmão e amigo Alessandro de Assis e de seus dois colegas Adilson e Renato. Alessandro, en-quanto seminarista, fez parte da vida de nossa comunidade du-rante alguns anos, servindo em diversas pastorais e participando ativamente na orientação do grupo de jovens (Comunidade Cristo Jovem). Toda a liturgia de sua ordenação, uma cerimônia belíssima e emocionante, refle-tiu a missão que terão os novos

diáconos: estarem a serviço da Igreja e do povo de Deus. Ales-sandro recebeu das mãos do Pe. Paulo Gil, nosso antigo pá-roco, as vestes diaconais. Nossa comunidade esteve represen-tada através de diversos paro-quianos que, em nome de todos os demais, estiveram presentes e fizeram questão de abraçá-lo, desejando que o Espírito Santo o fortaleça e ilumine nessa etapa de seu ministério! Alessandro foi designado a exercer seu diaco-nato na cidade de Pontalina – GO, onde já está atuando des-de o início deste ano.

Marcelo Rizzetto / Marcia Moreira Martins Pereira

Na Basílica de São Francisco, em Sena, pátria de Santa Ca-tarina de Sena, durante a noite de 14 para 15 de março

de 1730 foram jogadas no chão 223 hóstias consagra-das, por ladrões que roubaram o cibório de prata

onde elas estavam.

Dois dias depois, as hóstias foram achadas em caixa de esmolas misturadas com dinheiro. Elas foram limpas e guardadas na

Curiosidades católicas: Sena - Itália – 1730

Basílica de São Francisco; ninguém as consumiu; e logo o milagre aconte-ceu, visto que com o passar do tem-po as hóstias não se estragaram.

A partir de 1914 foram feitos exames químicos que comprovaram pão em perfeito estado de conservação.

Fonte: http://blog.cancaonova.com/felipeaquino

Page 6: Jornal - Fevereiro de 2011

AniversariantesJaneiro

01/01 - Noberta Silvani Sgubin

02/01 - Edith Camarinho de Macedo

02/01 - Francisco Manuel do Vale

02/01 - Janete Fortunato

03/01 - Lara Fernandes Santos Pinto

05/01 - Francisca Julia Arcanjo Isaac

06/01 - Gecilda Modinês

08/01 - Eudoro Cyniro de Toledo

09/01 - José Carlos Ligêro

09/01 - Nadir Monteiro Leal

11/01 - Joana Làrc Pimentel

11/01 - Victor Antonio Isaac Tronco

11/01 - Maria Aparecida de Lurdes

12/01 - Veronica Miyeko Aoki

14/01 - Janete Totino Daoud

14/01 - Maria Aparecida da Souza

16/01 - Maura Gibrail de Oliveira

18/01 - Terezinha Lopes

20/01 - Selma Seleny Salles

22/01 - Maria Thereza B. de Oliveira

22/01 - Aline Cappobianco

23/01 - Terezinha Yuriko

25/01 - Paulo Roberto N. Marangoni

27/01 - José Eduardo de Moraes

29/01 - Ana Carolina Azevedo

29/01 - Remo Paradisi

31/01 - Jurandir de Castilho

31/01 - Maria Socorro F. Vilarez

Datas comemorativas

Fevereiro02 - Apresentação do Senhor03 - São Brás de Sebaste04 - Santa Joana de Valois05 - Santa Águeda07 - São Ricardo de Toscana08 - Santa Josefina Bakhita09 - São Donato10 - Santa Escolástica11 - Nossa Senhora de Lourdes12 - Santa Eulália13 - Santo Estevão de Rieti15 - São José de Antioquia16 - São Jeremias 22 - São Maximiano25 - São Cesário de Nazianzo26 - São Deodoro

Despachante

Paulo - Gisele

JARDIM SÃO PAULO*Assessoria de Despachos

*Licenciamento*Renovação de C.N.H.

*Serviços Junto ao Detran(11) 2971-0550(11) 2283-4694Cel: (11) 7891-6716 ID: 121*60415

Rua Carlos de Laet, 103 - Cep 02041-000 - Jd. São Paulo - SP(próx. ao Metrô - Esquina c/ Leôncio de Magalhães Alt. 1074)

Virgem e mártir, Santa Eulália viveu no século III em Barcelona. Educada e muito bem formada pela sua família cristã, desde pequena ela buscou o relacionamento com Deus e a fuga do pecado.

Com pouca idade, com muito amor e uma fé adulta, não renunciou a Je-sus em meio ao sofrimento. Ela morreu queimada, mas antes, cheia do fogo de Deus. Por isso, encontra-se na gló-ria a interceder por todos nós para que a nossa vida cristã busque, constan-temente, a santidade na alegria e na paz, mas também no sofrimento e na perseguição.

Fevereiro

01/02 - Izabel de Jesus G. Garcia

01/02 - Pedro Vieira Lima

02/02 - Andrezza Isaac Tronco

02/02 - Emanuela Fiola

02/02 - Hermínia da Purificação

05/02 - Jaqueline Espíndola Faria

06/02 - Ana Maria R. M. Vicentini

06/02 - José Francisco de Oliveira

09/02 - Cláudia Maria L. da S. L. Oliveira

10/02 - Ana Maria Calesso Luiz

10/02 - Maria da Penha Alves

10/02 - Ricardo A. de N. Taberneiro

11/02 - Antonia Francisco Fernandes

12/02 - Helia Benito Scapolan

12/02 - Maria Luciene Leite da Silva

13/02 - Magdalena P. Firmino

15/02 - Neusa B. Albuquerque

16/02 - Maria de Lourdes A. Ciongoli

17/02 - Elizabeth Dutra

17/02 - Elza Pinheiro

18/02 - Carmem Silvia Crescencio

18/02 - Gênesis Brambila

18/02 - Paulo de Oliveira C. Filho

18/02 - Wagner de Sales Mesquita

20/02 - Rodrigo Oliveira de Paula

23/02 - Antônio Carlos Quadrado

25/02 - José Carlos R. Gimenes

25/02 - Léo Leopoldo de P. Júnior

28/02 - Luzia Forner dos Santos

28/02 - Maria Nilze Lopes

Page 7: Jornal - Fevereiro de 2011

Aconteceu

A saudação de Paz e Bem

Noite da Seresta com Bingo Beneficente

03/12/2010

A saudação franciscana de “Paz e Bem” tem sua origem na descoberta e na vocação do envio dos discípulos, que São Francisco descobriu no Evangelho e que ele co-locou na Regra dos Fra-des Menores - “o modo de ir pelo mundo”. Lucas (10,5) fala na saudação “A paz es-teja nesta casa” e Francisco acres-centa que a saudação deve ser dada a todas as pessoas que os frades encontrarem pelo caminho: “O Senhor vos dê a paz”. No seu testamento, Francisco re-vela que recebeu do Senhor esta saudação. Portanto, ela faz parte de sua inspiração original de vida: anunciar a paz. Muito antes de São Francisco, o Mestre Rufino (bispo de Assis, na época em que Francisco nasceu) já escrevera um tratado, “De Bono Pacis” - “O Bem da paz” e que certamente deve ter influen-ciado a mística da paz na região de Assis. Havia, então, diferentes formas de saudação da paz, entre elas a de “Paz e Bem”. A paz interior como fundamento da paz exterior Na Legenda dos três companhei-ros, São Francisco dá para seus fra-des o significado único para a paz: “A paz que anunciais com a boca, mas deveis tê-la em vossos cora-ções. Ninguém seja por vós provo-cado à ira ou ao escândalo, mas todos por vossa mansidão sejam levados à paz, à benignidade e à concórdia. Pois é para isso que fo-mos chamados: para curar os feri-dos, reanimar os abatidos e trazer de volta os que estão no erro”. Trata-se da paz do coração que conquistaram. Francisco exorta seus frades a anunciar a paz e a testemunhá-la com doçura, por-que este é o único caminho de comunicação para atrair todos os homens para a verdadeira paz, a bondade e a concórdia.

A saudação da paz, como primeira palavra que os frades dirigem aos outros, tem o objetivo de abrir os corações à paz, isto é, à força espi-ritual interior: a paz interior da bem-aventurança e a paz proclamada e dirigida a todos constituem uma única e mesma realidade. O Bem da paz - o “Sumo Bem” Deus Sumo Bem é a experiência fundamental de Francisco, o ponto de partida de sua espiritualidade. Nela se fundamenta a vida fran-ciscana como resposta de amor, configurando o amado ao Amor. Portanto, “Bem” é Deus-Amor, é a caridade. Deus, o Sumo Bem, chamou a to-dos a participarem do seu Ser, não no sentido de “soma de todos os bens divinos”, mas Deus, enquanto “bem único”. Por isso, a atitude tí-pica de São Francisco é o êxtase adorante e a decisão de estar sem-pre a serviço deste Deus; um servi-ço que nasce da alegria da gra-tidão. É a atitude que projeta em Deus a completude de si mesmo, que leva a renúncia a tudo, até à posse de Deus. Francisco descobre neste “vazio” a presença de Deus, unicamente como “dom”. E é justamente este o sentido da resposta humana, a da conversão ao Bem, ao “Sumo Bem”: aceitar Deus como centro absoluto da própria existência, e inserir-se no seu projeto tornando-se seu cola-borador. Desta experiência nasce a “doçura”, que enche a vida de Francisco, a sua necessidade de entregar tudo a Deus (pobreza), de render-lhe graças e louvá-lo sem cessar. Desta experiência nas-ce também a confiança de tudo arriscar, sabendo que Deus não o deixará desamparado. “Paz e Bem” - A paz se constrói pela caridade Portanto, a saudação franciscana de “Paz e Bem” é um programa de vida, é uma forma evangélica de viver o espírito das bem-aventuran-ças. Nestas duas “pequenas” pa-lavras se esconde um dinamismo e uma provocação: saudar alguém

com “Paz e Bem” é o mesmo que dizer: o amor de Deus que trago em meu ser é a mesma pessoa que reconheço nos outros e no mundo e, por causa d’Ele, devemos viver a caridade - o Bem - entre nós. Daí que a paz só se constrói por meio da caridade (o Bem), porque a caridade é “forte como a morte” (ct 8,6); à qual ninguém resiste e, quando vem, mata o mal que fo-mos para que sejamos outro bem. A caridade gera a paz. A caridade está na paz assim como o espírito da vida está no corpo. A caridade sozinha mantém firmemente unidos na paz os filhos da Igreja; faltando a caridade, esta paz se dissolve. A caridade vivifica os membros de Cristo, une-os e os faz estar em har-monia num só corpo. Ela é como um cabo, em cuja parte superior foi aplicado um gancho que liga a di-vindade à humanidade, o cordão que o senhor colocou na terra e com o qual ergueu o homem para o céu”.

(Mestre Rufino)

Fonte: http://www.franciscanos.org.br

Page 8: Jornal - Fevereiro de 2011

Blog de evangelização infantil:http://thalitakumsp.blogspot.com

Vende-se um cortador de frios e uma balança de precisão, ambos profissionais.

Rita - 2978-3884 | 9614-4585

O Centro Comunitário pede doação de:arroz, feijão, óleo, farinha, leite e, especialmente,

café em pó.

Pinturas sob encomenda: Gloria MoredoTela, tecido, seda - 2979-3914

Acompanhamento escolar.Aulas particulares de Exatas e Humanas.

William - 9638-3430 | 2977-3063

Afere-se pressão e glicemia, aplica-se injeção em domicílio.

Dr. Soroka - 2950-2681

Espanhol - Francês - PortuguêsAcompanhamento escolar ou particular

Ruth - 2950-2681

Aulas Particulares - Ensino Fundamental/MédioProfª Rosa - 2950-3313

Rua Parque Domingos Luiz, 486

MissasSegunda-Feira - 15h Terça-Feira - 20h Quinta-Feira - 20hSexta-Feira - 7hSábado - 17hDomingo - 8h/10h/19h

Confissões Terça e sexta-feira, das 10h às 11h30.Caso haja necessidade de outro horário, agendar na secretaria.

Atividades regulares da paróquiaCatequese 2ª feira

3ª feira

sábados

8h30-10h14h30-16h8h30-10h14h30-16h08h30-10h14h - 16h45

Pré-Catequese sábados 15h30Perseverança(crianças que já tenham feito a 1ª eucaristia)

domingos 9h - 10h

Crisma sábados 14h30 Reunião da legião de Maria

5ª feira 15h-16h30

Recitação de mil ave-marias

segunda 5ª feira do mês

8h

Grupo de oração 3ª feira 20h-22hMissa do grupo de oração

última 3ª feira do mês

20h

Reunião da idade de ouro

5ª feira 14h-17h

Missa do Sagrado Coração de Jesus e adoração

primeira 6ª feira do mês

15h

Reunião do grupo de jovens

domingo 11h - 13h

Missa em louvor à N. Sra. Aparecida

dia 12 de cada mês

20h

Recitação do terço (Grupo de reflexão N. Sra. de Fátima)

dia 13 de cada mês

15h

Atendimento social da paróquiaCentro comunitário

2ª, 5ª e 6ª3ª feiras

9h-11h9h-11h e 14h às 17h

Atividades da comunidade

Dia Atividade Hor Local

01 ter Reinício da catequese das turmas de 2010 a defirnir

03 qui Missa de São Bras, com bênção da garganta 20h Paróquia

11 sex Missa pelos enfermos 15h Paróquia

12 sáb Missa em louvor à Nossa Senhora Aparecida 20h Paróquia

21 seg Início das novas turmas de catequese a definir

21

22

24

seg

ter

qui

Semana de Animação Teológica, Bíblica e Pastoral 20h Salão

Paroquial

27 dom Celebração do Batismo 11h30 Paróquia