Jornal Guia Carapicuíba - Ed. 34 - 2ª Quinzena de Novembro de 2010

8
Carapicuíba terá Festival de Natal Secretaria de Administração Penitenciária - SP oferece 456 vagas DETALHES NA PÁGINA 4 www.GuiaCarapicuiba.com [email protected] Ano II - Edição 034 - 2ª Quinzena de Novembro de 2010 Mudanças no secretariado: PMDB ganha mais 2 secretarias Jungle Run reúne atletas de todo o Brasil no Parque Chico Mendes Secretaria da Saúde intensifica prevenção à Dengue 07 05 Cobrança de Zona Azul inicia em 1º de Dezembro Bota fora na Cohab vira matéria do CQC 08 03 06 Equipe de atletismo desponta em Carapicuíba 07 Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos será elaborado com empresas locais Plano de carreira do Magistério é discutido com comissão de vereadores Prefeitura vai entregar projeto de lei do Plano Diretor Participativo a Câmara Municipal 03 03 08 03

description

Jornal Guia Carapicuíba - O Jornal de maior circulação da cidade de Carapicuíba/SP - http://www.guiacarapicuiba.com

Transcript of Jornal Guia Carapicuíba - Ed. 34 - 2ª Quinzena de Novembro de 2010

Page 1: Jornal Guia Carapicuíba - Ed. 34 - 2ª Quinzena de Novembro de 2010

Carapicuíba terá Festival de Natal

Secretaria de AdministraçãoPenitenciária - SP

oferece 456 vagasDETALHES NA PÁGINA 4

[email protected]

Ano II - Edição 034 - 2ª Quinzena de Novembro de 2010

Mudanças no secretariado:PMDB ganha mais 2 secretarias

Jungle Run reúneatletas de todo oBrasil no Parque

Chico Mendes

Secretaria daSaúde intensifica

prevenção àDengue

07 05

Cobrança de ZonaAzul inicia em

1º de Dezembro

Bota fora naCohab vira

matéria do CQC

08 03 06

Equipe de atletismodesponta em Carapicuíba

07

Plano de Gestão Integrado de Resíduos SólidosUrbanos será elaborado com empresas locais

Plano de carreirado Magistério édiscutido comcomissão devereadores

Prefeitura vaientregar projeto

de lei do Plano DiretorParticipativo a

Câmara Municipal

03

03

08

03

Page 2: Jornal Guia Carapicuíba - Ed. 34 - 2ª Quinzena de Novembro de 2010

P. 2 2ª Quinzena de Novembro2010

APONTAMENTOS

www.GuiaCarapicuiba.com - ligue: 4254-0321

CORTE DE SALÁRIOS...

O prefeito Sergio Ribeiro vemsurpreendendo alguns, a maisnova medida dele é o corte de partedo salário de alguns diretores.Ocorrendo inclusive o rebaixamen-to dos cargos, com a conseqüenteexoneração do cargo de Diretor e anomeação em cargos de assessor ecoordenador. R$ 1.000,00 dizemé o valor que o prefeito autorizoucortar do salário. Quase um terçodo salário da maioria deles. Se ocorte dos salários for por ineficiên-cia ou capacidade de trabalho re-duzida, bem que a medida poderiaser estendida também a alguns se-cretários e agentes de 1º escalão.A população agradeceria.

TCE...

Outros têm outro entendi-mento, dizem que a medida, di-ferentemente do que acham al-guns, supostamente possa terocorrido por indicação do TCE -Tribunal de Contas do Estado,apontando que a prefeitura ti-nha muito mais funcionáriosnesses cargos, do que o númerode vagas oferecidas permitia.

MESA DA CÂMARA...

Parece que a divulgada impar-cialidade do alcaide no episódio deeleição da mesa diretora da Câma-ra municipal para o próximobiênio, não corresponde a verda-de absoluta dos fatos. Segundo oque apregoam peemedebistas,houve sim, negociação com o pre-feito, (muito boa para o PMDB) e apresidência da Câmara Municipaldeve ficar para o partido do alcaide.

CADÊ O QUEIJO...

E o queijo do banquete munici-pal, desapareceu? Ele foi quase quetotalmente repartido entre o PMDB.Pouco ou quase nada, ficou, paraser dividido entre os outros parti-dos. Segundo o PMDB, Selmo Bodão,assume a secretária de desenvolvi-mento urbano e habitação e Ale-xandre Pimentel (PT) volta a Câma-ra (com os votos do PMDB para setornar presidente) conforme o acor-do firmado e negado anteriormen-te pelo prefeito em coletiva. NenêCrepaldi, que é o 2º suplente doPMDB, assume a Ouvidoria Muni-cipal e o 3º suplente do PMDB,José Carlos de Oliveira, o Zeca do

Bicho assume a vaga no legislativono lugar de Selmo Bodão.

VINTENÁRIA...

Em comentários, peemedebistastambém afirmaram ter fechado acor-do que engloba a manutenção dopoder por, no mínimo 20 (Vinte) anosna cidade de Carapicuíba. Duranteesse período o PMDB apóia o PT (porPT, leia-se Sergio Ribeiro), apoian-do-o e a quem o mesmo indicar, paraa manutenção do poder na cidade.

MAS...

O acordo de vinte anos acima sefor verdadeiro, pode custar caro,pode dificultar e muito a manuten-ção do apoio da base governista.Com o suposto acordo fechado, oaparente incentivo (negado peloprefeito) e o fortalecimento de lí-deres de partidos diversos, que seposicionam para tentar a disputada vice-prefeitura, como alardei-am alguns aos quatro ventos, comose a cadeira do vice-prefeito esti-vesse vaga, nos vem a parecer real,legitima e talvez verdadeira. O quedeve manter muito acirrada acompetição entre estes l ide-

res, durante o próximo ano.

DESCONTENTAMENTO...

Alguns representantes de par-tidos da base aliada, ao saber dasconquistas que os peemedebistasestão auferindo, já começam ademonstrar claramente o seu des-contentamento com o rumo que ogoverno está apontando na con-dução política.

ATRAPALHAR...

“Se nós que ajudamos a elegero prefeito e compomos a base go-vernista, continuarmos a ser des-valorizados é muito provável quevenhamos a lançar candidaturaprópria para disputar a prefeituraem 2012. Nem que seja para atra-palhar.” Afirmou um dos presiden-tes de partidos da base governista.

DEBAIXO DO TAPETE...

Segundo dizem, algumas coi-sas sempre vão parar embaixo dotapete. Parece que aconteceu no-vamente outro fato deplorável.Perguntamos, mas ainda não te-mos as respostas. Dizem que mais

uma vez, faz-se de tudo para man-ter certos atos escondidos embai-xo do tapete. Parece que, mais umadas jovens apostas do alcaide, parao legislativo em 2012, caiu em fra-queza. Da mesma forma como jáhavia acontecido com outra jovemaposta, logo no inicio do governo.E parece que querem abafar, es-conder e mudar as peças para ou-tro lugar, mais próximo, para fica-rem de olho na cria. Teria sidomelhor prevenir do que remediar.

O QUE ACONTECEU...

O que será que deve ter aconte-cido? Segundo nos disseram oscorneteiros de plantão no gabine-te do prefeito, fato estranho acon-teceu por lá na semana passada.Segundo comentaram, uma daseminências do governo, que gos-tam de ser chamadas de ‘claras’,que despacham em todos os seto-res da prefeitura, sem ao menosserem funcionárias ou agentes pú-blicos, foi supostamente expulsado gabinete pelo próprio alcaide.Dizem as línguas que ela se retirouapressadamente do gabinete aslágrimas. Será verdade ou meraespeculação da torcida contrária.

DIRETOR: Maurilio Candido Jr.JORNALISTA RESPONSÁVEL:

Maurilio Candido Jr.MTB 51.058 - DRT-SP

CIRCULAÇÃO: CARAPICUÍBAENDEREÇO:Rua Rui Barbosa, 312 - CJ. 16 - Ed. São Paulo -

Calçadão -Centro - Carapicuíba - Fones: 4254-0321 - 9535-6079www.GuiaCarapicuiba.com / [email protected]

EXPEDIENTE

As matérias assinadas não representam, necessariamente, aopinião do jornal ou de seus editores, bem como aquelesdefinidos como colaboradores não possuem qualquer vínculoempregatício com a empresa.

Guia Carapicuiba Comunicação Publicidade e Editora Ltda. - CNPJ: 11.815.021/0001-81

Registrado sob o n.° 140 no Cartório de Registro das PessoasJuridicas de Carapicuíba/SP

A Defensoria Pública é o ór-gão a que incumbe a orientaçãojurídica e a defesa dos necessita-dos.

A Constituição Federal definea Defensoria Pública como insti-tuição essencial à funçãojurisdicional do Estado, ou seja,diz a Constituição que aDefensoria Pública é essencialpara que o Estado distribua Jus-tiça.

Se aos pobres não fosse pro-porcionada a assistência daDefensoria Pública estaria nega-do o princípio democrático dodireito universal à Justiça.

Prestando orientação jurídi-ca aos cidadãos e cidadãs social-mente desprotegidos e promo-vendo a defesa deles, em todos osgraus, a Defensoria Pública as-segura a seus patrocinados jus-tamente este direito, o acesso àJustiça, condição indispensávelao exercício e defesa da Cidada-nia.

Os pobres têm direito de teruma Defensoria Pública atuan-te, vigilante e competente. O Es-tado tem o dever de manter umaDefensoria Pública de excelentepadrão, inclusive remunerandocondignamente os DefensoresPúblicos.

Antes de ser instituída aDefensoria Pública, a OAB ou oJuiz de Direito designava um “ad-vogado dativo” para defender aspessoas que não podiam pagarum causídico.

Muitos advogados notabiliza-ram-se pela dedicação que de-votavam à defesa dos pobres, damesma forma que muitos médi-cos mereceram a gratidão da co-munidade quando, praticamen-te inexistindo a Medicina públi-ca, proporcionavam aos humil-des a assistência devida.

Sem prejuízo do dever de exal-tar esses profissionais, deve serobservado que o Poder Públiconão poderia esquivar-se da obri-gação de proporcionar amparo,quer jurídico, quer médico, aospobres atribuindo esse papel a

Defensoria Pública,exigência democrática

profissionais liberais.O que a instituição da

Defensoria Pública traduz é umprincípio democrático: ter o po-bre um advogado não é favor,mas direito.

A questão da Defensoria Pú-blica toca-me profundamenteporque de muito tempo vi a ab-soluta necessidade da criaçãodesse órgão. Já em 9 de junho de1960 eu defendia esta tese no se-manário Folha da Cidade, deCachoeiro de Itapemirim (ES).Publiquei a respeito do assuntoum artigo com o título “Defesatambém para os pobres”. Volteià carga no jornal 6 Dias, tambémde Cachoeiro, em 26 de setembrode 1960 e em 4 outubro de 1961.

Pode parecer curioso que empequenos jornais de uma cidadedo interior estivéssemos nos ocu-pando deste tema. Mas Cachoeirode Itapemirim sempre foi umacélula de cidadania e não causa-va estranheza pugnar por prin-cípios éticos, por causas huma-nas, por teses universais, naque-la comunidade.

Congratulo-me com os Defen-sores Públicos deste imenso Bra-sil. Eu os encorajo a que prossi-gam com entusiasmo seu traba-lho, cônscios de que contribuemsignificativamente para a cons-trução do arcabouço democrá-tico e cidadão, em nosso país. OsDefensores Públicos merecem oreconhecimento dosgovernantes e do povo.

João BaptistaHerkenhoff, 74 anos, ma-

gistrado aposentado, éProfessor pesquisador da

Faculdade Estácio de Sá deVila Velha e escritor. Autor

do livro Dilemas de umjuiz: a aventura obrigató-

ria (Rio, GZ Editora).E-mail:

[email protected]:

www.jbherkenhoff.com.br

Opinião

O Sindicato dos Trabalhadoresem Serviços Públicos de Osasco eRegião (Sintrasp) representado porseu vice-presidente AntônioRodrigues (Toninho do Caps) parti-cipou da Conferência Nacional dedebate contra práticasantissindicais no Brasil realizadosnos dias 17 e 18 de novembro emSão Paulo. O evento reuniu as prin-cipais centrais sindicais que discu-tiram caminhos que coíbam estaspráticas no país. A intenção é levarao poder público – Legislativo eExecutivo – a proposta de um pro-jeto de lei que garanta o pleno exer-cício da atividade sindical.

De acordo com o vice-presiden-te do Sintrasp, Antônio Rodrigues,o evento é fundamental paradirecionar soluções pertinentes aotema. “No evento representantes

Sintrasp participa daConferência Nacional de debate

contra práticas antissindicaisda Força Sindical explanaram so-bre o assunto, abordando desdeações contra práticas antissindicaiscomo também denunciaram medi-das que cerceiam o direito a organi-zação, sofridas por muitos sindica-tos. Só com o debate, com a promo-ção da discussão, é que conseguire-mos chegar a um patamar comumque beneficie a todos”, destacou.

Para Antônio Rodrigues este é omomento de reforçar a unidade sin-dical com objetivo de somar avan-ços para a classe trabalhadora. “To-dos os caminhos no sentido daunião aumenta o poder sindical efortalece a luta do trabalhador”,afirmou.

De acordo com o vice-presiden-te do Sintrasp, as práticasantissindicais são comuns e muitasvezes acontecem de maneira ca-

muflada. “Quando se proíbe umcarro de som na porta de uma em-presa dificultando a realização deuuma assembleia, isto é uma atitudetípica de prática antissindical. Ou-tro exemplo é a infiltração de funci-onários ligados aos patrões nasassembleias, como objetivo de tu-multuar votações e prejudicar otrabalhador”, ressaltou Toninho.

O Sintrasp e as centrais sindicaisdefendem a organização sindical nolocal de trabalho; a defesa do legíti-mo custeio das entidades sindicaise são contra a intervenção do po-der público na organização sindi-cal, contra o interdito proibitório;contra a perseguição e assassina-tos de ativistas e dirigentes sindi-cais e contra a qualquer açãoantissindicial, seja nas empresas ouem outras esferas.

Os padres Cláudio Gabriel,José Maria e MonsenhorClaudemir José dos Santos co-memoram 25 anos de ordena-ção sacerdotal neste mês de de-zembro e, para comemorar, osfiéis católicos estão realizandomutirões de atividades com ora-ções, corais de música sacra, co-mida, bolo e muita festa.

As festividades tem inícioneste sábado, 4 de dezembro,na sede da Paróquia Santo An-tônio de Vila Caldas, a partir das19h e já está confirmada a parti-cipação de vários padres da re-gião, além da presença de DomFrancisco Manuel (bispodiocesano emérito) e DomErcilio Turco (bispo diocesanotitular).

O prefeito de Carapicuíba Sér-gio Ribeiro e o deputado eleitoIsac Reis, ambos do PT, confir-maram a participação na SantaMissa.

As comemorações seguem nodomingo, 5 de dezembro, comcelebração eucarística na Cate-dral Santo Antonio de Osasco e

Padres celebram 25 anos de sacerdócio

terminam no próximo domingo(12) na Paróquia Nossa SenhoraAparecida de Carapicuíba (igreja amarela).

Mais informações na secretariada Paróquia Santo Antonio, tel.:4184-4828, de terça a sábado.

Padres celebram 25 anos de sacerdócio

Page 3: Jornal Guia Carapicuíba - Ed. 34 - 2ª Quinzena de Novembro de 2010

2010

2ª Quinzena de Novembro P. 3www.GuiaCarapicuiba.com - ligue: 4254-0321

Anuncie: [email protected]

Publique AquiBalanços, Editais,

Avisos, LeisDecretos e

Publicações Oficiais

Tendo por objetivo aestruturação e organizaçãodas vias públicas utilizadaspara estacionamento de veí-culos, a Prefeitura deCarapicuíba, através da Secre-taria de Transportes e Trânsi-to, implantou na região cen-tral da cidade o sistema de es-tacionamento rotativo, popu-larmente conhecido comoZona Azul.

Foram instalados vinte equatro parquímetros que en-trarão em funcionamento nopróximo dia 1º de dezembro.

O sistema de Zona Azulimplantado compreende onzeavenidas, sete ruas, e quatrotravessas próximas no centro.

A permissão de estaciona-

Cobrança de Zona Azul no Centro inicia em 1º de DezembroA prefeitura inicia o funcionamento da Zona Azul no Centro da cidade no dia 1º de Dezembro como forma de

proporcionar estacionamento a quem consome nos comércios da região central e medida preocupa comerciantes

mento mínima éválida por 30 mi-nutos e custa R$0,75 que deve serdepositado noparquímetro maispróximo. Tambémserão vendidoscartões com crédi-tos para serem uti-lizado para quemquiser estacionarpor períodos mai-ores do 30 minu-tos. Os cartões comcrédito serãocomercializadosem diversos pon-tos da Zona Azul epor instrutores a serviço daempresa concessionária que

vai operar o serviço e devemficar próximo aosparquímetros bem como temcomo função informar e ori-

entar os cida-dãos a respei-to do funcio-namento dosistema.

Segundo aprefeitura aimplantaçãoda Zona Azulvisa organizaro trânsito etornar o usodos estacio-namentos emvia públicamais justo edemocrático.“Acontece àsvezes domunícipe sel o c o m o v e rde carro até ocentro e dei-xar seu veícu-lo na rua o diainteiro, en-quanto traba-lha. E isso aca-ba por preju-dicar os co-merciantes,já que os con-s u m i d o r e snão têm ondeestac ionar .Com o siste-ma de ZonaAzul, as ruasserão ocupa-

das por curto período, atrain-do consumidores ao comér-

cio local, e dinamizando a eco-nomia da cidade”, afirmou oprefeito Sergio Ribeiro.

MULTA DE R$ 10,00

O motorista que estacio-nar no perímetro compreen-dido pela Zona Azul e não efe-tuar o pagamento da taxa po-derá sofrer sanções por parteda concessionária e da Secre-taria Municipal de Transpor-tes e Trânsito (SMTT). Apósestacionar seu veículo, o mo-torista que não efetuar o paga-mento será notificado, e terácinco minutos para efetua-lo.Depois desse tempo, o usuárioserá multado em R$ 10,00 quepoderá ser pago no próprioparquímetro. Ignorada a mul-ta, o motorista será autuadopor agentes da SMTT.

HORÁRIO DEFUNCIONAMENTO

O sistema de estaciona-mento rotativo funcionará das8 às 18 horas, de segunda asexta-feira, e das 8 às 13 horasaos sábados. Nos domingos oestacionamento será libera-do. O serviço de carga e des-carga será permitido somentedas 18h00 às 10h00 horas,nos locais designados.

COMERCIANTESPREOCUPAM-SE

Os comerciantes do cen-tro da cidade estão preocu-pados com o inicio da co-

A prefeitura inicia o funcionamento da ZonaAzul no Centro da cidade no dia 1º de Dezembro

Bolsões de estacionamentos ficam na RuaAlziro Di Pietro Pólito e na Av Rui Barbosa

A Prefeitura deCarapicuíba, através da Secre-taria de Desenvolvimento Ur-bano e Habitação, realizará aentrega do Projeto de Lei do

Plano Diretor Participativo(PDP) na Câmara Municipal napróxima quarta feira, 1° de de-zembro, às 17 horas.

Além da apresentação do

documento, serão entreguesos certificados ao grupo deacompanhamento do PDP,composto por moradores dasdezesseis regiões da cidade,representantes da sociedadecivil (organizações sociais,entidades empresariais,ONGs, etc.), entidades publi-cas, técnicos da prefeitura eoutros órgãos públicos.

As discussões do PlanoDiretor com a comunidadecomeçaram em setembro doano passado, e envolveramcerca de 1500 pessoas no pro-

cesso de escolha dos 213 dele-gados, sendo 151 representan-tes regionais, 17 da sociedadecivil, 34 do governo munici-pal e 11 representantes gover-namentais de âmbito federal eestadual.

Neste período foram reali-zadas formação dos delegadose 12 oficinas de discussão acer-ca dos objetivos gerais e espe-cíficos do PDP, da gestão de-mocrática da cidade, do planourbanístico e ambiental den-tre outros temas. O processoparticipativo culminou com arealização da ConferênciaMunicipal da Cidade efinalização do projeto de lei.

No projeto a ser entregue àCâmara Municipal estãoindicadas as principais trans-formações que se quer apon-tar para a cidade, as possíveisintervenções no espaço urba-no, como áreas destinadas àhabitação popular, áreas depreservação ambiental, o me-lhoramento da circulação depessoas e veículos pela cida-de, dentre outras propostas.

A Prefeitura deCarapicuíba, através daSecretaria do Meio Ambi-ente e Sustentabilidade,convocou empresas quelocam caçambas para co-leta de entulho na cidade,para uma reunião marcadapara o sábado, 27 no cen-tro administrativo da pre-feitura e devido ao fato decomparecerem apenas 6empresários do setor, areunião foi remarcadapara a próxima terça-fei-ra, 07, às 18h, por enquan-to marcada para aconte-cer no próprio centro ad-ministrat ivo (AvenidaPresidente Vargas, 280,Centro).

A pauta do encontroserá a construção de umPlano de Gestão Integradode Resíduos Sólidos Urba-nos da Construção Civil.

O objetivo é envolver,no Plano, diferentes ór-gãos da Administração

pública e da sociedade ci-vil com o propósito de re-alizar a limpeza urbana, a

coleta, o tratamento e adisposição final do lixo,elevando assim a qualida-

de de vida da população epromovendo o asseio dacidade.

Segundo dados da Se-cretaria Municipal doMeio Ambiente, a geraçãodos resíduos sólidos daconstrução civil é alta, po-dendo representar mais dametade dos resíduos sóli-dos urbanos. A Secretariaestima que a geração deresíduos da construçãocivil situa-se em torno de450kg/ habitante /ano.

“Carapicuíba não dis-põe de nenhum aterro li-cenciado para a deposiçãode inertes, mas já está emestudo a implantação deuma usina de triagem cominstalação em local ade-quado”, informa a Secre-tária Olímpia Navasques.

Na reunião tambémserá abordada a nova Le-gislação que dispõe sobrea questão dos entulhos noMunicípio.

Plano de Gestão Integrado de Resíduos SólidosUrbanos será elaborado com empresas locais

Prefeitura vai entregar projeto de lei do PlanoDiretor Participativo a Câmara Municipal

Primeira reunião marcada para o sábado, 27, devido ao pouco comparecimento, foi remarcadapara a próxima terça-feira, 07, pela secretaria municipal de meio ambiente e sustentabilidade

e vai reunir empresários que locam caçambas para coleta de entulho na cidade

Reunião foi remarcada para terça-feira, 07

Na quarta-feira (24), aSecretária de Educação,Aparecida Graça Carlos,e técnicos da secretariareuniram-se com a Comis-são de Educação da Câ-mara Municipal. O encon-tro aconteceu na sede daSecretaria de educação eteve como propósito dis-cutir o Plano de Carreirado Magistério. Participa-ram, além da secretária etécnicos, os vereadoresWanderley, Gilmara, eProfessora Sônia, titula-res da comissão.

A Secretária de Edu-cação apresentou a co-missão o retrospecto dasdiscussões do Plano. “De-pois de elaborado, o do-cumento foi discutidopelos professores em ati-vidade que aconteceu emagosto, e nas escolas. Oresultado dessas discus-sões foi sistematizado pelacomissão responsável, e,na medida do possível,acrescentado à minuta doPlano de Carreira. Tam-bém fizemos discussõescom as entidades de clas-se, como a APEOESP eSINDFUSM, e agoraestamos na etapa final”,ressaltou.

Katsue Hamada eZenun, Diretora TécnicaPedagógica, fez um diag-nóstico da situação en-contrada, e falou sobre asdificuldades de elabora-ção do Plano. “Encontra-

Plano de carreirado Magistério édiscutido com

comissão de vereadores

mos a rede em situaçãocaótica. Profissionais como mesmo tempo de magis-tério, que entraram pelomesmo concurso, comvencimentos diferentes;disparidade entre os cri-térios de avaliação de alu-nos, ou mesmo para con-tar a pontuação dos pro-fessores. Faltavanormatização de tudo.Este plano de carreira é oprimeiro passo”, frisou.

O vereador Wanderleyapontou o Plano de Car-reira como “um documen-to norteador para as pró-ximas discussões”. “Se nopassado não havia nadaem que se basear - alémdas ‘leis maiores’ como aConstituição Federal e aLDB, entre outras - agoratemos um ponto de parti-da”.

Os trabalhos de elabo-ração do Plano de Carrei-ra tiveram início em janei-ro deste ano e contaramcom a assessoria do Insti-tuto Brasileiro de Sociolo-gia Aplicada, presididopelo sociólogo CesarCallegari. Estão presentesno documento tópicoscomo a evolução funcio-nal dos professores, valo-rização do esforço pesso-al e coletivo, avaliação dodesempenho profissional,regras claras para escolhade diretores esupervisores de ensino,dentre outros.

Vereadores discutemPlano de carreira do Magistério

brança do estacionamentono entorno de seus comér-cios. Segundo afirmam al-guns deles, a cobrança dataxa pode funcionar ao re-verso, ou seja, os consumi-dores cientes de que têm depagar estacionamento, jun-

tando com a dificuldade deencontrar as vagas, para po-derem consumir no centroda cidade, podem passar a sedirigir a outros centros decompras, como os shoppingsdas cidades próximas, porexemplo.

Av. Rui BarbosaAv. Antonio RobertoAv. Sandra MariaAv. TâmaraAv. CelesteAv. MirianAv. José Gomes de SouzaAv. Inocêncio SeráficoAv. FernandaAv. Corifeu de AzevedoMarquesAv. Mário CovasTravessa Guilherme TozziTravessa Maria SiqueiraTravessa Virgílio PassiniTravessa Davi SalomãoRua Maria HelenaRua Antônio ZamelaRua Raposo TavaresRua Antonio Waldemar T.OmettoRua Albino de MoraesRua Santa Terezinha

BOLSÕES DEESTACIONAMENTO:

Rua Alziro Di Pietro PólitoAvenida Rui Barbosa

ESTACIONAMENTO:

Page 4: Jornal Guia Carapicuíba - Ed. 34 - 2ª Quinzena de Novembro de 2010

Calçados

Av. Rui Barbosa, 286 - Centro - Carapicuíba - SP(em frente aos bancos Caixa Enconomica e Itaú)

Fone: 4184-3688

AS MELHORES MARCAS |OS MELHORES PREÇOS

Venham conferir!

P. 4 2ª Quinzena de Novembro2010

www.GuiaCarapicuiba.com - ligue: 4254-0321

A Secretaria da AdministraçãoPenitenciária, do Estado de São Paulo(www.sap.sp.gov.br), abriu inscriçõesem Concurso Público, para preencheros cargos vagos, destinados àsunidades das Coordenadorias deUnidades Prisionais, àsCoordenadorias de Unidades

Secretaria de AdministraçãoPenitenciária - SPoferece 456 vagas

Prisionais da Administração Superiorda Secretaria e à Sede, e às unidadespertencente à Coordenadoria de Saúdedo Sistema Penitenciário.

O Concurso será executado pelaFundação para o Vestibular daUniversidade Estadual Paulista “Juliode Mesquita Filho” - VUNESP.

SOBRE AS INSCRIÇÕES:A inscrição poderá ser efetuada através da Internet, no endereçoeletrônico www.vunesp.com.br, a partir das 10h00 do dia 8 denovembro de 2010 até às 16h00 do dia 07 de dezembro de 2010. O valorda taxa de inscrição será de R$ 65,00 para cargos de Nível Superior,e de R$ 40,00 para cargos de Nível Médio, devendo ser pago até adata do vencimento.

OS CARGOS OFERECIDOS SÃO OS SEGUINTES:Nível Médio: Oficial Administrativo (200);Nível Superior: Analista Administrativo (124), Analista Sociocultural (2),Analista Sociocultural (2), Analista Sociocultural (8), Médico - Clínico Geral(49), Médico - Ginecologista (7), Médico - Psiquiatra (44), Psicólogo (20).

SOBRE A REALIZAÇÃO DAS PROVAS:A Prova Objetiva será aplicada nos Municípios de Bauru, Campinas,Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Paulo, Sorocaba ou Taubaté.

O Serviço de Nutrição eDietética do HospitalUniversitário da USP (HU-USP)abre inscrições para o Programade Aprimoramento Profissional(PAP) em Nutrição Hospitalar.O programa está na sétima ediçãoe podem se inscrever candidatosgraduados em Nutrição nomáximo há dois anos. Asinscrições podem ser feitas até odia 12 de novembro pelo sitewww.hu.usp.br. A taxa é de 62reais.

O programa terá duração de12 meses, com início em 1º defevereiro de 2011 e términoprevisto para 31 de janeiro de2012. A carga horária será de 40horas semanais e os aprovadosreceberão bolsas de estudofinanciadas pela Secretaria deEstado da Saúde e administradaspela Fundação doD e s e n v o l v i m e n t oAdministrativo (Fundap).

Segundo Lúcia Caruso,nutricionista responsável peloPAP do Serviço de NutriçãoDietética do HU-USP, o objetivo

Inscrições abertas para Programade Aprimoramento Profissional

em Nutrição HospitalarSeleção contará com prova escrita, entrevista e análise de currículo

principal do programa é permitirque os participantes adquiramconhecimentos para realizaratendimento nutricionalsistematizado. “O maior enfoquedo programa está na práticaclínica a partir da realização deavaliação nutricional eestabelecimento da intervençãodas diferentes condiçõesclínicas, como diabetes;doenças cardiovasculares;insuficiências renal, hepática epulmonar; pré e pós-cirúrgico eneoplasias”, explica anutricionista.

Entre os principais temasabordados nas aulas práticas eteóricas, destacamos terapianutricional enteral e parenteral,nutrição em pediatria, aplicaçãode indicadores de qualidade daassistência nutricional epolíticas públicas de saúde.

Segundo a nutricionistaSoraia Goulart, a maior parte doaprimoramento é desenvolvidanas diferentes unidades deinternação do HU. “Porém, oaprimorando terá a

oportunidade de conhecer aprática do nutricionista emoutras áreas da instituição, comona cozinha dietética, lactário,banco de leite e ambulatório.Também vale ressaltar quedurante o aprimoramento serádesenvolvido um trabalhocientífico, com engajamento nosdiferentes projetos de pesquisasdo Serviço de Nutrição eDietética”, conclui Soraia.

A prova de seleção serárealizada em três etapas. A provaescrita com questões objetivase dissertativas acontece no dia18 de novembro e a entrevistaserá feita nos dias 30 denovembro, 1o e 2 de dezembro.Haverá também análise decurrículo. A relação final dosaprovados será publicada noDiário Oficial e no site do HU nodia 14 de dezembro de 2010.

Inscrições: até 12 de novembro

Prova: 18 de novembro, das 9 às 10h30

Local: Hospital Universitário da USP

Av. Prof. Lineu Prestes, 2.565 -

1º andar - Cidade Universitária - São Paulo (SP)

Serviço:

Programa de AprimoramentoProfissional em Nutrição Hospitalar

Page 5: Jornal Guia Carapicuíba - Ed. 34 - 2ª Quinzena de Novembro de 2010

P. 5www.GuiaCarapicuiba.com - ligue: 4254-03212ª Quinzena de Novembro2010

Saúde

No domingo, 28 de novem-bro, o Teatro Jorge Amadorecebeu diversos grupos quese apresentaram durante a10ª Mostra de Dança. O even-to foi realizado pela Secretariade Esportes e Lazer deCarapicuíba e objetivou mos-trar e integrar os trabalhosrealizados por diferentes es-colas, grupos, companhias eacademias.

Coreografias:Os grupos inscritos pude-

ram apresentar até quatrocoreografias em diversas mo-dalidades, como ballet moder-no e contemporâneo, jazz,street dance, dança do ventre,dança de salão, dentre outros.

A partir de parceriaestabelecida com a Sabesp(Companhia de SaneamentoBásico do Estado de São Pau-lo), a Prefeitura deCarapicuíba conseguiuarregimentar mais benefíci-os para a população.

Em reunião realizada se-mana passada, o prefeito Ser-gio Ribeiro, acompanhadopelo Secretário Municipal deObras, Joel Brito e técnicosdas secretarias de Desenvol-vimento Urbano e Habitaçãoe Meio Ambiente, recebeurepresentantes da empresaem seu gabinete. Ficou acer-tada a continuidade da cons-trução de um coletor tronco,que captará a rede de esgotodos jardins Angélica, Maria

Beatriz e Ariston 3.Foi também firmado com-

promisso para a realizaçãoda ligação da rede de esgotona rua Zacarias de Medeiros,no jardim Santa Tereza, ondeestá sendo construída a Uni-dade de Pronto Atendimen-to (UPA), com recursos dogoverno federal.

Além disso, foi firmadoacordo para a regularizaçãodo fornecimento de água aoInstituto Casa da Gente, enti-dade que atua no Municípioem convênio com a Prefeitu-ra e onde funciona uma uni-dade de ensino público mu-nicipal, o programa Pró-Jo-vem Urbano, do governoFederal, entre outras ativi-dades.

O Centro de AtençãoPsicossocial para Álcool e Dro-gas (CAPS AD), localizado à RuaJosé Fernandes Teixeira, 500 –Vila Cretti, passou por refor-mas e será reinaugurado na pró-xima quinta-feira, 2 de dezem-bro, às 10 horas.

O CAPS AD teve suas instala-ções elétrica e hidráulica refor-madas, além de ganhar pinturae paisagismo novos. O espaçofísico foi adequado para aten-der melhor as pessoas que ne-cessitam de tratamento de con-tra a dependência ao alcoolis-mo e outras drogas. O ambientefoi preparado para que os paci-entes possam receber, adequa-damente, o atendimento daequipe multidisciplinar forma-da por psiquiatras, terapeutasocupacionais, psicólogos, assis-tentes sociais, fisioterapeutas eequipe de enfermagem.

O tratamento oferecido noCAPS AD, além de incluir médi-co psiquiatra, psicólogo, gru-pos e oficinas terapêuticas, tam-bém conta com atividadescomo horticultura e jardina-gem. As famílias dos pacientessão envolvidas e recebem umaatenção especial em grupos deapoio, colaborando na recupe-ração do paciente.

Estudos desenvolvidos peloMinistério da Saúde apontam

que os transtornos decorren-tes do uso prejudicial de álcoole outras drogas atingem cercade 6% a 8% da população dopaís. Assim, os enfrentamentosdos problemas associados aoálcool e outras drogas reque-rem um esforço coletivo res-salta a Secretária da Saúde.

Para atingir esta população,a Secretaria da Saúde busca oentrosamento com outros ór-gãos e Secretarias como Conse-lho Tutelar, Secretaria da Pro-moção Social e Secretaria daEducação, para adaptar o aten-dimento as crianças e jovensque apresentam problemascom drogas ou de alcoolismo.

No sábado, 27 aconteceramatividades culturais no Calça-dão, para alertar a população arespeito do perigo da Dengue.Também serão intensificadas asações de conscientização nasUnidades Básicas de Saúde, fei-ras livres e supermercados (Son-da, Tenda e Extra).

O Ministério da Saúde divul-gou recentemente que em 2010a dengue levou à morte 592 pes-soas, enquanto em 2009, oscasos fatais foram 312. A Prefei-tura de Carapicuíba, através daSecretaria da Saúde e MedicinaPreventiva, trabalha no comba-te e controle da dengue, visitan-do residências diariamente eexplicando à população comoevitar a dengue. Entretanto, ocombate à dengue é de respon-sabilidade de toda a sociedade.A dengue mata!

Para alertar a população eevitar o risco de proliferação dadoença, a Secretaria da Saúdeintensificará o trabalho de roti-na, com a distribuição de folhe-tos explicativos nas UnidadesBásicas de Saúde, feiras livres e

supermercados (Sonda, Tendae Extra).Além disto, no sábado,27, aconteceu no Calçadão -Centro, das 09 às 16 horas, even-to e atividades culturais paraalertar a população. Estandesapresentaram o mosquito

Aedes aegypti e esclareceram apopulação sobre a reproduçãoe como eliminar os criadouros.Aconteceram durante todo odia, atividades como dança doventre e capoeira e a apresenta-ção da peça teatral “O Mosquito

da Dengue”, encenada por agen-tes da Vigilância Sanitária.

A Secretária de Saúde, Dra.Simone Marques Monteaperto,ressalta que a prevenção é omelhor tratamento contra qual-quer doença. A dengue pode serevitada com pequenos cuida-dos caseiros, como não deixarágua parada em vasos de flores,calhas, laje, pneus, latas etc., emanter a caixa d´água limpa ecoberta. O Aedes aegypti pode-se reproduzir até em pequenasquantidades de água parada.“Somente com a prevenção po-demos evitar uma epidemia dedengue no Município”, explica.

Os primeiros sintomas dadoença podem ser dor de cabe-ça, febre alta, desânimo, dor nosolhos e dor no corpo. Os profis-sionais da Saúde das UnidadesBásicas de Saúde estão sendoorientados para diagnosticarcom eficiência e rapidez os pos-síveis casos. Por isso, é importeprocurar o atendimento médi-co assim que houver suspeita dadoença para um tratamento cor-reto.

Em Carapicuíba, os Auxili-ares de Enfermagem da redeSUS, estão sendo contempla-dos com o curso de qualifica-ção profissional em Técnicosde Enfermagem, com a cargahorária de 690 horas, que cor-rerá de 01/12/2010 a 16/092011. Portanto, é uma opor-tunidade de crescimento pro-fissional pois, ao terminar ocurso os auxiliares de enfer-magem estarão aptos a exer-cer a função de técnico de en-fermagem. Este curso é admi-nistrado pela Fundação deDesenvolvimento Adminis-trativo - FUNDAP e pela Esco-la de Formação de Osasco -CEFOR/SP.

A aula inaugural aconte-

ceu na FNC - Faculdade NossaCidade, das 19 às 22 horas dodia 23 de novembro e foi mi-nistrada pela Dra. Maria deFátima Silva, coordenadoralocal da classe descentraliza-da e diretora do núcleo deeducação permanente emsaúde de Carapicuíba. Esta-vam presentes: a secretária dasaúde; o representante da se-cretaria da educação do mu-nicípio de Carapicuíba; o re-presentante do Hospital Geralde Carapicuíba e o vice diretorda Escola Municipal ArgeuSilveira Vieira; entre outrasautoridades.

O curso que está sendo ofe-recido é o resultado de umaparceria estabelecida entre o

ministério da saúde, governodo Estado de São Paulo, secre-taria municipal da saúde e asecretaria municipal da edu-cação de Carapicuíba e temcomo objetivo principal à va-lorização pessoal e profissio-nal dos trabalhadores da saú-de e paralelamente a constru-ção de um modelo de excelên-cia na promoção e atençãointegral à saúde aos munícipes,conforme afirmação da secre-tária da saúde Dra. SimoneAugusta Monteaperto. Alémdisso, enfatizou também que aatual gestão busca estabele-cer parceria com o intuito deaumentar o nível de formaçãotécnica dos trabalhadores dasaúde para poder melhorar a

Prefeitura reinaugurainstalações do CAPS AD

OUTRAS UNIDADESDO CAPS EM CARAPICUÍBA:

CENTRO DE ATENÇÃOPSICOSSOCIAL II

(CAPS II - TRANSTORNO)Endereço: Rua Maria Catu, 78

Vila CrettiTelefone: 4184-9013

CENTRO DE ATENÇÃOPSICOSSOCIAL (CAPS INFANTIL)

Endereço: R. José Fernandes Teixeira, 510 - Vila Cretti

Telefone: 4183-6549

foto legenda: Ambiente reformadoficou mais bonito, aconchegante e

organizado.

Auxiliares de Enfermagem da Rede SUS recebemqualificação profissional para Técnico de Enfermagem

qualidade dos serviços de saú-de prestados a população.

ELETROCARDIOGRAMA

No sábado, 27, a secreta-ria da saúde realizou acapacitação da equipe de en-fermagem, com a finalidadede realizar com eficiência oexame eletrocardiograma. Oexame bem feito resultará emum laudo e diagnóstico preci-so.

A Secretária da Saúde, Dra.Simone Augusta Monteapertoacompanhou o trabalho decapacitação oferecido pelo Dr.Carlos Renato de Oliveira,médico cardiologista destaSecretaria.

Secretaria da Saúde intensifica prevenção à Dengue

Tendo à frente a SecretariaMunicipal de Educação e aCoordenadoria Especial de Polí-ticas de Igualdade Racial(CEPIR), as atividades do Dia daConsciência Negra, realizadasno Calçadão de Carapicuíba, fo-ram um sucesso em qualidade eparticipação do público.

Durante todo o dia, pessoasque circulavam pelas lojas pu-deram acompanhar as tendascom exposições de artigos epesquisas escolares feitos pelosalunos das Emefs e Emeis, alémde danças e coreografias prepa-radas nas escolas.

Já a CEPIR preparou a mar-cha da Consciência Negra, quesaiu às 10 horas do Parque dosPaturis e chegou por volta de 11horas no Calçadão, que ganhoumais movimento, música, corese alegria, com rodas de capoei-ra, declamações de poemas,orações e apresentações.

À tarde, o grupo Ginga Brasil& Cia fez com que centenas depessoas parassem suas ativida-des para acompanhar as coreo-grafias e performances, comoÉrick que dançou os passos deMichael Jackson e a dupla Emilly

Benfica e Guilherme, que dubla-ram Beyonce e Jay-z. O grupo de15 crianças dançaram e dubla-ram músicas dos anos 70, sam-ba e outros ritmos. O grupo é deCarapicuíba e tem três anos deexistência.

Outro momento marcantefoi o encontro de dois integran-

tes do movimento Hip Hop: ohapper Lord C e o DJ Negro Rico,que atuou no filme Antônia. Jun-tos pela primeira vez, improvi-saram e demonstraram o quan-to entendem de Hip Hop.

Em diversos momentos, osparticipantes homenagearam olíder do movimento negro de

Carapicuíba , Edivaldo Esteves,presidente da ONG Igualeunão,falecido em setembro último.

DIA DA CONSCIÊNCIANEGRA NA ALDEIAA Secretaria da Cultura fez

uma programação que contoucom feijoada, roda de capoeira,apresentação depercussionistas, Hip Hop,Reggae, Maracatu, e teatro. Oseventos tiveram início ao meiodia e seguiram até a noite.

OUTRAS ATIVIDADES

Na manhã do domingo, 21,foi realizada na Câmara Munici-pal, a palestra sobre liberdadereligiosa, com a presença do dr.Hedio Silva Junior – ex-secretá-rio de justiça do Estado de SãoPaulo

No dia 25, quinta-feira noteatro Jorge Amado (AvenidaMiriam, 87 – Centro), foi exibi-do o filme “Antônia” e em segui-da, realizada a palestra sobre oEstatuto da Igualdade Racialcom os advogados Dr. SidneyPaula Oliveira e Dra CleusaLinconl Martins.

Na terça-feira (16) O mu-nicípio de Carapicuíba sedioua reunião do Comitê Metro-politano do Projeto MaisEducação, que aconteceu noAuditório da FATEC-ETEC.A atividade, que reuniu au-toridades e profissionais daeducação de Osasco, Cotia,Barueri, Embu e outras ci-dades da região, teve comoobjetivo a troca de experi-ências com o programa.

O Mais Educação é um pro-jeto coordenado pela Secre-taria de Educação Continua-da, Alfabetização e Diversida-de (SECAD), do Ministério daEducação, e seu objetivo éaumentar o tempo de perma-nência dos alunos na escola.No turno em que o aluno dei-xaria a escola, são oferecidas,por exemplo, atividades delazer, esporte e cultura, e tam-bém atividades pedagógicas.

O município deCarapicuíba aderiu ao projetoem junho de 2010. Desde en-tão, duas escolas municipais –a EMEF Vereador EdgarSimões e a EMEF Miguel CostaJúnior – oferecem a 200 alu-nos, no contraturno, oficinasde Teatro, Canto Coral, Músi-ca, reforço escolar, entre ou-tras atividades. O objetivo daSecretaria de Educação é am-pliar o projeto para as demais

Carapicuíba sedia reunião do projeto Mais Educação

Calçadão e Aldeia comemoramFeriado municipal da Consciência Negra

escolas.A Secretária de Educação

Aparecida Graça Carlos res-saltou a importância do pro-jeto em Carapicuíba. “O obje-tivo de nossa Administração étransformar Carapicuíba emuma cidade educadora. Esseprojeto, o Escola Aberta nosfinais de semana, e outrasações que estamosimplementando na cidadecumprem esse papel”, frisou.

No sábado, 20 de novembro, o Calçadão de Carapicuíba foi palco de

comemorações pelo Dia da Consciência Negra, feriado municipal

Parceria entre Prefeiturae Sabesp firma parceriapara garantir obras de

saneamento nos Bairros

Teatro Jorge Amadorecebe a 10ª Mostra deDança de Carapicuíba

A capoeira foi um dos pontos altos do evento,com diversos mestres se apresentando

Os agentes de sáude vasculham toda a área embusca de foco do Mosquito da Dengue

O CAPS AD passou por grande reformas,além de ganhar pintura e paisagismo novos

Diversos grupos que seapresentaram durantea 10ª Mostra de Dança

Page 6: Jornal Guia Carapicuíba - Ed. 34 - 2ª Quinzena de Novembro de 2010

FernandoChucre

informa sobreemendas

pagas

2010

P. 6 2ª Quinzena de Novembrowww.GuiaCarapicuiba.com - ligue: 4254-0321

Os defensores dobanimento do amianto,pelo risco que representa àsaúde, conseguiram maisuma vitória nesta terça-fei-ra, 23 de novembro. Graçasa um acordo entre os líde-res dos partidos, em reu-nião com a presidência daAssembleia Legislativa, foiretirado da pauta doLegislativo estadual o polê-mico Projeto de Lei 917/98, de autoria do deputadoestadual Waldir Agnelo

(PTB), que visa permitir queas empresas utilizem pormais 10 anos o amianto,produto consideradocancerígeno pela OMC (Or-ganização Mundial de Saú-de) e condenado pela OIT(Organização Internacionaldo Trabalho).

O deputado MarcosMartins, autor da Lei Esta-dual 12.684 – que desde ju-lho de 2007 proíbe o uso doamianto em todo o Estadode São Paulo – comemorou a

decisão. “Vencemos umabatalha importante. Esseprojeto representa um re-trocesso. A Lei 12.684 pas-sou pela prova de todos ostipos de ações judiciais e foitema de diversas audiênciaspúblicas para esclarecimen-to. Em todos os processosfoi aprovada como uma fer-ramenta na defesa da saúdepública e do meio ambien-te”, ressaltou o deputado.

O parlamentar destacaainda que a maioria das em-

presas que utilizavam o pro-duto já se adaptaram à novalegislação e substituíram omineral por outras matéri-as-primas. “E, ao contráriodo que diziam os defensoresdo amianto, nenhum em-prego foi perdido com aproibição. As empresasmantiveram seus trabalha-dores e em vários casos atécontrataram mais”, disse.

O amianto ou asbesto éusado como matéria-primaem dezenas de produtos

comercializados no país,como telhas, caixas d’águae pastilhas de freio. A Lei12.684 proibiu o uso doamianto na fabricação dequalquer tipo de produto eo transporte desse materialem todo território paulista.No início de sua vigência,160 empresas utilizavam omineral em sua linha de pro-dução. Atualmente apenasduas não se adaptaram e ain-da trabalham sob liminarjudicial.

O deputado federalFernando Chucre (PSDB-SP) informou esta sema-na que três de suas emen-das individuais de 2008foram pagas pelo gover-no federal. Duas para omunicípio deCarapicuíba, na regiãometropolitana de SãoPaulo, e uma para o mu-nicípio de Colina.

Para Carapicuíba,serão R$ 550 mil para aestruturação da rede deserviços de atenção bá-sica de saúde e R$ 170mil para reforma de pos-to de saúde. Para Colina,o Ministério do Desen-volvimento Social (MDS)pagou R$ 150 mil à pre-feitura para construçãodo Centro de Referênciada Assistência Social.

Chucre comemorouo pagamento das emen-das. “Tenho certeza queo dinheiro será de gran-de valia para os municí-pios e espero que os pre-feitos tenham bons pro-jetos para beneficiar a po-pulação”, declarou.

Fernando Chucre

Acordo tira da pauta projeto que tenta liberar amianto

Virginia Toledo,Rede Brasil Atual

São Paulo – A mobilizaçãodos movimentos sociais éresponsável pelo atual deba-te sobre regulação da comu-nicação no Brasil, avaliaRosane Bertotti, diretora decomunicação da Central Úni-ca dos Trabalhadores (CUT).Ela acredita que a militânciapela democratização do se-tor vai crescer ainda mais nopaís.

A defesa da sindicalistacorrobora a declaração doministro da Secretaria deComunicação Social da Pre-sidência, Franklin Martins,em seminário sobre liberda-de de imprensa, no qual afir-mou que o debate é mérito dasociedade, “que conquistoua duras penas uma compre-ensão profunda de que a li-berdade de imprensa é algoabsolutamente indispensá-vel para o exercício da de-mocracia.”

Bertotti acrescenta que aparticipação social no deba-te foi fortalecida com a reali-zação da Conferência de Co-municação (Confecom), emdezembro passado. No en-tanto, adverte sobre a neces-sidade de fazer com que asquestões levantadas na con-ferência não sejam esqueci-das. “Não há como democra-tizar sem mudar a estruturade concessão, que foi muitodebatida na conferência”.

Durante a Confecom, foiconsenso que é preciso esta-belecer a proibição de sublo-cação de espaços na progra-mação e estudar o estabele-cimento de critérios mais rí-gidos para outorgas e reno-vação de concessões, esteúltimo visando a impedir aformação de monopóliosmidiáticos.

Bertotti também faz des-taque ao orçamento estron-doso que as empresas de te-lecomunicações alcançarameste ano, e afirma ser

consequência da não regula-mentação pública. Paraela,da maneira como o setoré conduzido no Brasil, o pró-prio mercado ou o capitalacabam fazendo a regula-mentação, que passa a seruma espécie “do que quem émaior, pode mais”.

Os motivos, segundoBertotti, são relacionados àlegislação que rege o setor,que não leva em considera-ção a situação tecnológica eo debate sobre liberdade deimprensa. “Ou nós entramosnesse processo para definiraquilo que a gente quer dacomunicação brasileira ouentão o Brasil ficará paratrás”. Para ela, isso levaria àperda de qualidade na pro-dução do conteúdo informa-tivo, além de haver uma de-preciação ao processo demo-crático. “Precisamos conti-nuar essa discussão na linhadas propostas e doenfrentamento”, defende asindicalista.

ESPAÇO AO TRABALHADORRosane acredita que a luta

pela democratização da mídiajá começou antes mesmo daconsolidação de um marcoregulatório. Ela cita um pro-jeto articulado dentro da CUTe que já encontra-se emtramitação no Congresso Na-cional, em que as emissorasde rádio e televisão serãoobrigadas a conceder às cen-trais sindicais horário gratui-

Novo marco regulatório deve rever concessões de TV, diz CUT

to na programação. Se apro-vada, a transmissão deveráser, obrigatoriamente, dematérias de interesse do tra-balhador e da sociedade. Otexto, que tramita em caráterconclusivo, já passou pelaComissão de Trabalho na Câ-mara e será analisado pelascomissões de Ciência eTecnologia, Comunicação eInformática; e de Constitui-ção e Justiça e de Cidadania.

RosaneBertottiacreditaque oBrasil podesofreratrasos senão deba-ter aregulaçãoda comu-nicação

Ro

be

rto

Pa

rizo

tti/

CU

T)

Na tarde desta segun-da-feira, 29, o prefeito Ser-gio Ribeiro anunciou asprimeiras substituiçõesem seu secretariado comohavia adiantando em en-trevista coletiva no iniciodo mês. As substituiçõesanunciadas são as primei-ras e ele indicou que ou-tras substituições virãoantes do final do ano.

Entre as mudanças, estáo comando da Secretariade Desenvolvimento Urba-no e Habitação (SDUH), eda Ouvidoria Municipal.Nos próximos dias, o vere-ador Selmo Bodão (PMDB)assumirá o comando daSDUH, enquanto o verea-dor Alexandre Pimentel(PT), depois de dois anos àfrente da Secretaria,retornará a seu mandatona Câmara Municipal. Paraa Ouvidoria Municipal,será empossado o advoga-do Nenê Crepaldi, tambémdo PMDB, no lugar deEveraldo Silva (PT).

“Naturalmente, paraessa recomposição do se-cretariado, questões comoa correlação de forças, erepresentatividade são es-tudadas. Mas o mais impor-tante para minha decisãofoi algo que posso chamarde intuição. Eu tenho cer-teza que ambos SelmoBodão e Nenê Crepaldi, queora tomam posse, serãograndes secretários” res-saltou Sergio Ribeiro.

O prefeito também apro-veitou a oportunidadepara parabenizar o traba-lho e agradecer aos doisantigos secretários.“Quando assumimos nãohavia um órgão como aOuvidoria, e podemos di-zer que o Everaldo foi ogrande criador dela, queacabou por se tornar uminstrumento que transcen-de aquilo que nós tínha-mos projetado. Hoje ela setornou um importante in-dicador para analisar as de-

Mudanças no secretariado e PMDB ganha mais 2 secretariasEm reunião em seu gabinete, Sergio Ribeiro anuncia o vereador Selmo Bodão para a SDUH, e o

advogado Nenê Crepaldi, para a Ouvidoria e vaga na Câmara para Zeca do Bicho

ficiências do governo, paraque possamos corrigi-las.”

Sergio Ribeirorelembrou que, à época doconvite, o vereador Ale-xandre Pimentel já haviase manifestado no sentidode cumprir algumas de-mandas da Secretaria evoltar a assumir o manda-to como vereador. “O ve-reador AlexandrePimentel sai, com a certe-za de ter deixado um lega-do importante para a cida-de. Sem citar outras ações,o Plano Diretor, que foi fru-to de meses de discussãocom a sociedade, será umnorteador importantepara o desenvolvimento dacidade nos próximosanos”.

A mudança no secreta-riado municipal tambémrefletirá na composição daCâmara Municipal. Com asaída do vereador Selmo

Bodão e do segundo su-plente Nenê Crepaldi, am-bos do PMDB, quem vaiassumir uma cadeira é oterceiro suplente do parti-do, José Carlos de Olivei-ra, o Zeca do Bicho.

Segundo o prefeito exis-tia um compromisso já hámuito tempo assumido como PMDB, “de desde o inicioda composição do gover-no, que tão logo assumimosiniciamos um dialogoinstitucional com o PMDB,um dialogo partidário, umdialogo com a bancada doPMDB e o eles decidirampor ampla maioria aceitaro convite de fazer parte donosso governo. E deste en-tão tem participado do nos-so governo, tem dado apoioe, eu tinha um compromis-so de aumentar a participa-ção nas responsabilidadesdo governo com uma se-gunda secretaria. Passados

estes dois anos, foi uma ali-ança muito positiva, que acidade tem ganhado comela, o PMDB nunca nos fal-tou na Câmara municipal,nunca nos faltou no debatedo cenário político da nos-sa cidade, o que criou ascondições, tendo em vistaa grande aliança nacional,que PT e PMDB construíramem torno da candidaturaDilma Rousseff, com a indi-cação do vice Michael Te-mer.” Disse Sergio Ribeiro.

Estamos passando parao PMDB e para SelmoBodão, a secretaria de De-senvolvimento urbanonum momento importantepara o nosso município, queé momento de elaboraresse plano diretor para acidade que vai ser o gran-de patrimônio, a grandeferramenta de gestão quenós vamos deixar para asfuturas gerações.

“Temos a honra de re-ceber estas secretarias e oZeca também como o nos-so terceiro suplente assu-mir a vereança, a gente temuma grande responsabili-dade. Pode ter certeza doque depender da executi-va do partido, nós vamosestar lado a lado e quemganha com isso é a cidadede Carapicuíba” disse opresidente do diretóriomunicipal do PMDB, JairTeixeira.

“Eu fico envaidecido,não por sentar na cadeirade vereador como suplen-te, mas vou atuar com per-severança, lá estando. Meupensamento sempre foiajudar a minha comunida-de que se chama Cohab.”afirmou Zeca do Bicho.

“Quero agradecer aoportunidade e salientarque participar dagovernabilidade faz parte

também da responsabili-dade, vou me dedicar aomáximo para honrar comessa incumbência que meestá sendo dada, querocontinuar o trabalho que oEveraldo tem feito até ago-ra” discursou NenêCrepaldi.

“Quero só dividir comtodos aqui a nossa felici-dade, mostrar a união doPMDB e dizer que a articu-lação só não adianta, te-mos que deixar nossas vai-dades de lado, temos quedeixar nossos própriosprojetos em prol de umgrupo político, que é oPMDB. E isso nos deixa es-pecialmente feliz, envaide-cido, ver o Zeca assumin-do a câmara. Foi um sonhoque antes das eleições,sentados na padaria, eu e oZeca comentávamos quefomos convidados a parti-cipar do governo e faría-mos um projeto e esse pro-jeto passava pelo Zeca daCohab na Câmara, o queestá acontecendo agora. Oque nos deixa muito feliz,sempre acreditei no pre-feito, sempre tive a certe-za do trabalho dele, é umhomem temente a Deus, amaior diferença entre to-dos os candidatos que poraqui passaram é essa.”Agradeceu Elias Cassundé

“Estou pagando todas asdividas e estou sendo pro-movido, é porque algumaqualidade eu tenho. Por-que eu posso ter todos osdefeitos, mas sou trabalha-dor, ninguém pode dizerque sou vagabundo, eu soutrabalhador. Tenho orgu-lho destes dois anos emque estive naquela casa deLeis. Vou fazer o máximopara terminar o que o Ale-xandre Pimentel começou,e honrar os compromissos,para que amanhã ou depoiseu receba os mesmos elo-gios que o nosso secretá-rio Elias Cassundé” disseSelmo Bodão.

O PMDB recebeu um grande aumento na participação das responsabilidades do governo

Page 7: Jornal Guia Carapicuíba - Ed. 34 - 2ª Quinzena de Novembro de 2010

Obras doEstádio

Municipal deCarapicuíbaseguem em

ritmo acelerado

Futsal é o segundo esporte em Carapicuíba

P. 7www.GuiaCarapicuiba.com - ligue: 4254-03212ª Quinzena de Novembro2010

Gostaria de saber aquem reclamar do Baru-lho, som muito alto doseventos que tem na ExpoOeste, dia de eventos, comsom altíssimo, ninguémdorme, muitas vezes fi-cam até seis horas da ma-nhã, gostaria que tivesseuma fiscalização mais rí-gida, mantendo ordem

de verdade, será quevai ter algum responsá-vel fiscalizando as normasou farão vista grossa, gos-

A quem reclamartaria que tivesse algumaautoridade competentefiscalizando esses baru-lhos, obrigado e esperoque tenha um responsá-vel, como vereadores quepedem votos, mas nessashora não fazem nada, to-mem uma providência emnome dos moradores dolocal aguardamos...

Carlão – Fone: 4183-3467

E-Mail:

[email protected]

Envie suas sugestões e reclamações para oE-Mail: [email protected]

Sr. Secretário de obras.Eu Joel Lima de Souza,morador neste municípiona Rua Sertanópolis, 303no jardim Jussara, venhopedir a sua pessoa um ca-minhão para retirar entu-lho ou restos de constru-ção que são largados nas

Caminhãocalcadas desta rua, pois jáestá virando um caso decalamidade pois tem maisratos do que morador. Ficoa disposição para qualqueresclarecimento Grato.

Joel Lima de Souza

E-Mail: [email protected]

Sr. Sergio Ribeiro peçourgência providênciapara acabar com a praticade jogar lixo próximo aRua Americana seus ca-minhões começaram ajogar terra e agora virouum lixão. Não foi pra issoque o elegemos. Era me-

Lixo só começoudepois que a

prefeitura jogou terralhor o mato do que lixo.Local fica na Cohab 5, senão tomar providência,vamos chamar o SPTV daglobo eles adoram essasmatérias?

Julio Aparecido Neves

E-Mail: [email protected]

Sr. Secretário detransporte e Trânsito,gostaria de saber porqueo trânsito na Rua Plutão éum total desrespeito porparte dos motorista deônibus parece terra semlei, cada motorista deônibus só falta colocar oônibus atravessado narua. Uma rua estreita nãoplanejada para o fluxo de

Novo Horizonte uma terrasem Lei de trânsito

carros e transporte emgeral. Além do bairro seresquecido pela adminis-tração pública. Por favor,Sr. Secretário, se possíveldá uma organizada notrânsito daquela rua...Obrigado nada mais

Antonio Carlos

E-Mail:

[email protected]

Por favor, precisamosurgente que a Rua LucianoMorozetti Teixeira - Re-canto Campy – CEP:06384-075, seja pavi-mentada, pois moro lá há05 anos e quando chovenão conseguimos sair decasa. É triste ter que mo-rar em uma cidade onde o

Pavimentaçãobásico não temos. Sr. Joelnão queremos nada de gra-ça, os moradores estão dis-postos a pagar, só precisa-mos de uma ajuda. Por fa-vor, nos ajudem. Aguardoum retorno. Obrigada,

Valéria C. Leite

E-Mail: [email protected]

Sr. prefeito Sergio nãodá para não reclamar, poiso lote de numero 35 naRua Ângelo Pavanelli noParque Santa Tereza estáenchendo de mato e delixo, eu moro aqui a 16anos e nunca vi o proprie-tário do lote, pois são osvizinhos que tem que ficarfazendo a limpeza para nãoter problemas com ratosnem com ASSALTOScomo já aconteceu em

Limpeza de Terreno

Venho através destaindagar a minha insatis-fação quantos aos hospi-tais do município deCarapicuíba, a UBS da V,Dirce é uma vergonha,nunca tem médico, é tudosujo e os funcionários nãosabem trabalhar compessoas e o hospital in-

Vergonha

fantil sem comentários,fede a coisa podre, bemque poderiam terceirizarpara uma instituição sé-ria, porque a prefeitura deCarapicuíba... Sem mais

Hugo Galdino

E-Mail:

[email protected]

minha residência e na dovizinho que mora ao lado.Agora isso é uma vergonha(cadê a fiscalização) ou seráque mesmo pagando os im-postos ainda falta dinheirona prefeitura para contra-tar fiscal? Espero uma res-posta e de preferência PO-SITIVA. Obrigada

Maricelma Maria do Rego Lima

E-Mail:

[email protected]

OpiniãoEsportes

Grupo de alunos da Esco-la Estadual VictorioFornasaro na Vila Sul Ameri-cana em Carapicuíba temprovocado furor nos tornei-os que tem disputado, baten-do equipes de Barueri,Osasco, Guarulhos e PraiaGrande, as quais possuemexcelente estrutura de trei-namento.

Para se ter idéia, YgorVinicius Barbosa, 12 anos,venceu a prova de 600 mts.do Festival do Centro Olím-pico de Atletismo da ViradaEsportiva 2010, que é pro-movido pela Secretaria deEsportes, Lazer e Turismo dacidade de São Paulo e acon-teceu no último sábado, 20de novembro. O jovem ta-

lento obteve a marca de 1min. e 35seg., subindo para oprimeiro lugar do ranking daFederação Paulista de Atle-

tismo.Mereceram também o

destaque, Julia Lavinia Pe-reira, que está em segundo

lugar no ranking Paulista deArremesso de Peso e Eric San-tos que ficou em 2º lugar noarremesso de pelota.

Já a equipe pré-mirim for-mada por Eric Santos,Augusto Geraldo, GuilhermeAmaral e Gustavo Gomes fi-cou em segundo lugar na pro-va de revezamento 4 x 50 mts.e ocupa a segunda posição noranking paulista.

O grupo treina às terças equintas-feiras no período damanhã, sendo orientadospelo prof. Aparecido dos San-tos que presta trabalho vo-luntário, apoiado pelo Prof.Marcus Abruzzese e CarlosMendes Peixoto o popularCarlos Japonês (presidentedo PR- Partido da República).

A Secretaria de Es-portes e Lazer deCarapicuíba informa queas Escolinhas de futsaltêm crescido a cada dia,a fim de atender a de-manda do município,ocupando o posto de se-gunda modalidade maispraticada na cidade, per-dendo apenas para o fu-tebol decampo.Atualmente cer-ca de 500 alunos partici-

A equipe de handebol ju-venil masculino deCarapicuíba ficou com a me-dalha de ouro da 2ª Olimpíadade Jandira ao vencer o time do

Alphaville Tênis Clube por 18 X10 e Ribeirão Pires de 17 X 11neste sábado, 20 de novembro,no Ginásio Central de Jandira.

Já a equipe mirim de

handebol feminino deCarapicuíba ficou com aprata, ao ganhar do Institu-to São PIO X pelo placar de10 X 4, mas perdeu a final

Handebol de Carapicuíba é campeão em Jandira

Equipe de atletismo desponta em Carapicuíba

Equipe de atletas que se destacaram junto comCarlos japonês, Prof. Cido e Prof. Marcus

Handebol masculino sub-21 Handebol feminino sub-18

para Jandira por 13 X 10.O destaque da cidade de

Carapicuíba foi a armadoraTamara Willock que fez 10 golsno torneio.

pam das Escolinhas deFutsal, que são coordenadaspelos professores Tonhão,Rafael, Leide, Camila,Cleiton e Chicão, os quaisatuam nos ginásios AyrtonSenna e Tancredo Neves.

O horário de treinamen-to do futsal é de terça e sextadas 10h às 12h e das 13h às16h; quarta das 13h às 15h equinta-feira das 8h às 12h.

Os interessados em pra-ticar a modalidade devem

procurar a Secretariade Esportes e Lazerque fica na Av.Inocêncio Seráfico,2005, munidos de có-pias e originais do RG,declaração escolar,comprovante de ende-reço, duas fotos 3 x 4 eexame médico quepode ser feito gratui-tamente no local. Asaulas são gratuitas.Telefone 4187-7000.

As obras de cons-trução e reformas doEstádio Municipal deCarapicuíba (antigoNiterói) na Cohab 2, se-guem em ritmo acele-rado.

De acordo com oprojeto, estão previs-tas as reformas dos ves-tiários, construção denovos banheiros e no-vos alambrados,muramento em todo oentorno do estádio econstrução de cabinesde imprensa.

O Secretário de Es-portes e Lazer deCarapicuíba, EduardoAraújo, tem acompa-nhado passo a passo oavanço das obras nolocal e se coloca à dis-posição para esclarecerquaisquer dúvidas arespeito das obras.

Secretário acom-panha obras no

Niterói

A primeira edição da JungleRun, no Parque Chico Mendesem Osasco, movimentou atle-tas de todo o Brasil em umacompetição diferenciada quealiou esporte e natureza naensolarada manhã de domin-go, 28 de novembro de 2010.

A largada aconteceu pon-tualmente às 09h para umpúblico total de aproximada-mente mil participantes entreas modalidades de corridacross e caminhada ecológica.O percurso mesclou áreas ex-ternas e internas do parque,onde os atletas enfrentaramvários obstáculos naturais emmeio a trilhas, pontes e ruas decascalho no principal parqueda cidade.

A disputa pela primeiracolocação foi intensa durantetoda a prova, e terminou coma vitória de Manuel da Silva,seguido por Sandro Ferreirados Santos. No feminino, a vi-tória foi mais tranqüila com achegada de Fátima Bispo dosSantos na primeira colocação.Várias autoridades estiverampresentes ao evento, inclusi-ve o Secretário de Meio Ambi-ente da Cidade de Osasco, SrCarlos Marxs, e o Diretor deEsportes, Sr. Sérgio Dinizio,que entregaram aspremiações aos vencedoresda corrida, que além de umlindo troféu e kits ofereci-dos pela Feinkost eSindeepres, receberam umamochila e um par de tênis daHi-Tec.

Após a premiação, os par-ticipantes da Jungle Run 2010

Jungle Run reúne atletas de todo oBrasil no Parque Chico Mendes

concorreram ao sorteios dekits, bolsas de estudo e umalinda mochila. Os atletas já

podem verificar sua classifi-cação no site oficial do even-to www.junglerun.com.br

MASCULINO

01º - MANUEL DA SILVA - 18m08s02º - SANDRO FERREIRAS DOS SANTOS - 18m53s03º - FERNANDO BESERRA DA SILVA - 19m02s04º - DAMIÃO NUNES DE SOUZA - 19m05s05º - SAMUEL RIBEIRO - 19m29s

FEMININO

01ª - FATIMA BISPO DOS SANTOS - 26m55S02ª - MELISSA BERTTI DE OLIVEIRA - 27m40S03ª - VALDIVINA EVANGELISTA RIBEIRO - 28m56s04ª - FERNANDA STEFANIA OLIVEIRA - 28m58s05ª - MARCIA MARIA NASCIMENTO - 29m08s

RESULTADO

Page 8: Jornal Guia Carapicuíba - Ed. 34 - 2ª Quinzena de Novembro de 2010

2010

P. 8 2ª Quinzena de Novembrowww.GuiaCarapicuiba.com - ligue: 4254-0321

O terreno situado próximoa Rua Americana na Cohab queestava sendo utilizado como‘Bota Fora’ para depositaremrestos de móveis e outros resí-duos sólidos, foi objeto de pau-ta para a matéria do quadro“Proteste Já” do programa CQC– Custe o Que Custar da RedeBandeirantes de Televisão, nasegunda-feira, 22.

Durante a reportagem, osmoradores entrevistados in-formaram e apresentaramvídeo onde caminhões da pre-feitura de Carapicuíba foramflagrados depositando entulhono local.

Após entrevistar morado-res e um advogadoambientalista o apresentadordo quadro Danilo Gentili, foiaté o gabinete do prefeito ondeperguntou a Sergio Ribeiro

Bota fora na Cohab vira matéria do CQC

sobre a deposição do entulhopor parte da prefeitura no ter-reno da Cohab.

“A prefeitura despeja o en-tulho em vários lugares. Exis-tem áreas nesta cidade que aprefeitura deposita entulho,como ela deposita entulho, éevidente que existemaproveitadores que acabam seutilizando da situação paratambém jogar lixo. Se vocêperguntar, - vocês vão pararde jogar entulho em algum lu-gar? Nós não vamos parar,porque em algum lugar nóstemos que ir! Não é o modocorreto! Qualquer lugar que omunicípio jogue é crimeambiental” afirmou o prefeitoSergio Ribeiro.

“A população tem o direitode cobrar. Nós temos a obriga-ção de resolver. Mas a popula-

ção sabe também que nós nãotemos como resolver isso deforma imediata. Como com-

promisso, Fase 1: ter alguémfiscalizando lá 24 horas, paranão entrar, mais nada; Fase 2:Vou até lá para ver o que nóspodemos fazer no curto prazo;Fase 3: a terceira fase é olicenciamento que é a soluçãodefinitiva” finalizou o prefeito.

PROBLEMA É ANTIGO

O problema dos ‘Bota Fora’na cidade é antigo e durante agestão do prefeito Sergio Ri-beiro, ele é um dos mais recor-rentes. Diversas áreas da cida-de foram e estão sendo utiliza-das para a constante deposi-ção de resíduos sólidos porparte da prefeitura, empresasprivadas e terceiros. O MP –Ministério Público, Policia Mi-litar, Policia Ambiental, DEPRN(Departamento Estadual deProteção de Recursos Natu-rais), CETESB (CompanhiaAmbiental do Estado de SãoPaulo) e a Ouvidoria munici-pal, são constantemente acio-nados pela população paradenunciar a deposição ilegalno município. Foram apreen-didos diversos caminhões, tra-tores e outros equipamentos edetidas pessoas e representan-

tes de empresas em diver-sas ações de fiscalizaçãopela Policia Ambiental nacidade. Existem em anda-mento diversos InquéritosCivis instaurados pelo MP,bem como já foram assina-dos vários TAC’s – Termos

de Ajustamento de Condu-ta, com a prefeitura e o MP,para a diminuição do pro-blema.

Acompanhe a reporta-gem, exibida dia, 22, no sitedo Jornal Guia Carapicuíba:www.guiacarapicuiba.com

No Novo Horizonte as crianças brincam ao meio do lixo

O repórte do CQC, foi até o gabinetedo prefeito Sergio Ribeiro em busca desoluções para o “Bota-Fora” da Cohab

Segundo moradores o lixão já dura a 8 anos Jardim Angélica também foi alvo dos “Bota-Fora”

Árvore natalina de 21 metros,Papai Noel descendo de helicóp-tero, brinquedos e doces para ascrianças, show de corais. Essassão algumas das atrações doevento, promovido pela Prefeitu-ra do Município, que terá abertu-ra no próximo dia 04 de dezem-bro, com grande festa no Parquedos Paturis. Cantata de Natalacontece de 13 a 19 de dezembro,no Calçadão.

Este ano a festividade natali-na, em Carapicuíba, será comemo-rada em grande estilo. A Prefeitu-ra do Município, através de par-ceria com várias empresas, reali-za o I Festival de Natal da cidade,de 4 até o 20 de dezembro, comatividades no Parque dos Paturise no Calçadão, por intermédio daSecretaria Municipal de Cultura,que realizará a “Cantata de Na-tal”.

DECORAÇÃO ESPECIAL

Uma árvore de Natal, commais de 12 metros e iluminaçãoespecial, está sendo instalada noParque dos Paturis. Além da ár-vore, um grande presépio já foimontado no local. Estrelas ca-dentes completam a decoração,que à partir das 19h horas, den-tro do horário de verão, ganhabeleza e chama a atenção por cau-sa das luzes.

ABERTURA NOPARQUE DOS PATURIS

No dia 04 de dezembro, a par-tir das 16h, acontece a aberturado Festival de Natal.

A partir desse horário as cri-anças poderão se divertir embrinquedos infláveis, que serãoinstalados no Parque e recebe-

Carapicuíba terá Festival de Natal

rão, gratuitamente, algodão docee pipoca.

Às 18h, o Papai Noel chega-rá no local, trazido de helicópte-ro. Ele será recepcionado peloprefeito Sergio Ribeiro, a primei-ra-dama Marizilda Soares, a pre-sidente do Fundo Social de Soli-dariedade, dona ÁureaRodrigues, secretários e secre-tárias da Administração.

O Papai Noel receberá do Pre-feito a Chave da Cidade, e apre-

ciará, junto aos presentes, ainauguração da árvore de Natal,que será inaugurada, simbolizan-do a abertura do Festival de Na-tal.

Apresentações de corais deigrejas locais, executando can-tos religiosos, também estãoprevistas para o dia da abertura,no Parque dos Paturis e em to-dos os sábados e domingos domês de dezembro, a partir das18h, em palco instalado no Parque.

CANTATA DE NATAL

A já tradicional Cantata de Natal,realizada pela Prefeitura deCarapicuíba, através da SecretariaMunicipal de Cultura será uma dasatrações do Festival de Natal, e acon-tece de 13 a 19 de dezembro, às 19h,no Calçadão.

Corais executarão cantos e hinos,representando as várias igrejas esegmentos religiosos, da cidade.Veja, anexo, programação da Cantata.

PAPAI NOEL PELA CIDADE

O I Festival de Natal deCarapicuíba terá, ainda, o “Carro doPapai Noel”, com o qual lendário ve-lhinho de cabelo e barba brancos per-correrá ruas de bairros da cidade, dis-tribuindo balas e doces para as cri-anças e tirando fotos com elas, queserão entregues na mesma hora. Oprefeito Sergio Ribeiro deverá acom-panhar algumas visitas.

Papai Noel também estará per-correndo, num trenó medindo maisde 17 metros, as principais avenidase corredores, convidando a popula-ção para a festa.

Concluído no último sába-do, o projeto AES Eletropaulonas Escolas foi realizado entreos meses de agosto e setembronas seis Emefs. O resultado foiconsiderado “maravilhoso”por coordenadora da Conces-sionária. O trabalho foi uma par-ceria da Concessionária com aSecretaria Municipal de Educa-ção.

Durante dois meses, cercade 1650 crianças e adolescen-tes das seis Emefs deCarapicuíba participaram deatividades educativas commonitores da AES Eletropaulo.72 professores das Emefs ArgeuSilveira Bueno (Cohab V), NaiMolina do Amaral (Jardim Pla-nalto), Edegar Simões (CidadeAriston), João Hornos Filho(Vila Cristina) e Miguel CostaJunior (Jardim Angélica) tam-bém participaram do trabalho.

O projeto AES Eletropaulonas Escolas visa educar os alu-nos de modo a transformaremsuas realidades a partir de umanova relação com o meio ambi-ente, dando importância à eco-nomia de energia, segurança epreservação do meio ambien-te, na perspectiva de construirum planeta melhor.

Secretaria da Educação eEletropaulo concluem

projeto de educação ambiental

Para concluir os trabalhos,a Emef Argeu Silveira Bueno,abriu as portas para as demaisEmefs e mais de 400 trabalhosforam apresentados em formade exposições, teatros, decla-mações e canções. A coordena-dora da do projeto, PatríciaVasconcelos, salientou que oobjetivo do trabalho trabalharo uso consciente de energia elé-trica. “Trabalhamos a adoçãode hábitos corriqueiros, comousar o chuveiro na posição ‘ve-rão’, tirar da tomada os apare-lhos que não estão sendo utili-zados, e acreditamos que o efei-to transformador da educaçãofará com que as crianças levemessas idéias para dentro de suascasas, promovendo mudançasde comportamento”, enfatizou.

A secretária da Educação,Aparecida da Graça Carlos sali-entou a importância da parce-ria. “Os mais de 400 trabalhosapresentados hoje demonstramo bom aproveitamento de nos-sas crianças em relação aoaprendizado desses dois me-ses. A iniciativa vem de encon-tro com a proposta de nossagestão: melhorar a qualidadede ensino e a qualidade de vidado município”, frisou.

Imagem computadorizada da árvore que será montada no Paturis

O resultado foi considerado “maravilhoso”