Jornal Guia Carapicuíba 2ª Quinzena de Agosto de 2010

8
Primeira-dama do Brasil visita Carapicuíba Eleitor tem até o dia 23 de setembro para tirar a segunda via do título Fundação Florestal de São Paulo abre concurso para preencher 117 vagas DETALHES NA PÁGINA 4 www.GuiaCarapicuiba.com [email protected] Ano II - Edição 028 - 2ª Quinzena de Agosto de 2010 Estádio do Corinthians irá receber abertura da Copa Dilma tem 51%, e Serra , 27%, aponta Ibope Mercadante cresce mas Alckmin segue na frente Plano Diretor Participativo propõe novas diretrizes Bancos foram condenados a pagar correção das poupanças Conselhos gestores das Unidades de Saúde tomam posse Brasileiro vai ter RG com chip a partir de Dezembro Inscrições abertas para a 2ª Corrida da Primavera LIFUCA distribui material esportivo doado pela ADIDAS 08 06 06 07 05 08 08 05 04 04 05

description

Jornal Guia Carapicuíba - O Jornal com maior circulação na cidade de Carapicuíba/SP - http://www.guiacarapicuiba.com

Transcript of Jornal Guia Carapicuíba 2ª Quinzena de Agosto de 2010

Page 1: Jornal Guia Carapicuíba 2ª Quinzena de Agosto de 2010

Primeira-dama do Brasil visita Carapicuíba

Eleitor tem até o dia 23de setembro para

tirar a segunda via do título

Fundação Florestal deSão Paulo abre concursopara preencher 117 vagas

DETALHES NA PÁGINA 4

[email protected]

Ano II - Edição 028 - 2ª Quinzena de Agosto de 2010

Estádio do Corinthiansirá receber abertura da Copa

Dilma tem 51%,e Serra , 27%,aponta Ibope

Mercadante crescemas Alckminsegue na frente

Plano DiretorParticipativopropõe novasdiretrizes

Bancos foramcondenados apagar correçãodas poupanças

Conselhos gestoresdas Unidadesde Saúdetomam posse

Brasileiro vai terRG com chip apartir de Dezembro

Inscrições abertaspara a 2ª Corridada Primavera

LIFUCA distribuimaterial esportivodoado pela ADIDAS

08 06 06

07 05 08

08

05

04 04 05

Page 2: Jornal Guia Carapicuíba 2ª Quinzena de Agosto de 2010

P. 2 2ª Quinzena de Agosto2010

APONTAMENTOS

www.GuiaCarapicuiba.com - ligue: 4254-0321

EDITAL DE CONVOCAÇÃO/ASSEMBLEIA

A coordenação do fórum regional de conselheiros e ex conselheirosconvida a todos os atores que difundem e defendem os direitos da criançae adolescente para participarem do 1º congresso que realizar-se a no dia28 de agosto (sábado) no horário das 8h00 as 17h00 para deliberaremsobre: problemas da grande oeste, estrutura dos conselhos tutelares,implantação da política do ECA surgimento do fórum em 2009, ações ebandeiras realizadas no exercício 2009/2010, fundação da ARCET -Associação Regional de Conselheiros e Ex conselheiros Tutelares dagrande região oeste.

Local: FATEC - Av. Francisco Pignatari, 650V. Gustavo Correia – Centro – Carapicuíba – SP.

EDITAL DE CONVOCAÇÃOPelo presente edital, FAMILIA NEGRO RICO, por intermédio de

sua Comissão de Organização, nos temos da legislação vigente, convocatodos os interessados para reunirem-se em Assembléia Geral Extraordinária,que se realizará na Rua Motta Valentim, n°157- Vila Cretti – Carapicuíba- SP, no dia 19(dezenove)de Setembro de 2010, às 9h30 min em primeiraconvocação , e as 10h00 min em segunda convocação, a fim de deliberareme aprovarem a seguinte ordem do dia: a) indicação da mesa diretora; b)fundação da Fundação Família Negro Rico; c)leitura do estatuto; d) inscriçãodos sócios; e) apresentação dos nomes que compõem a diretoria; f) fixaçãoda mensalidade; g) assuntos gerais de interesse de todos os presentes.

Carapicuíba, 19 de agosto de 2010 Ricardo Reis de Oliveira (Negro Rico)

Comissão de Organização

A empresa BAYEUXPRODUÇÃO GRÁFICALTDA, inscrita no CNPJsob nº 07.798.387/0001-12, estabelecida a Rua daLaranjeiras nº 150 –Chácara dos Lagos –Carapicuíba – SP, decidiuem 11 de maio de 2010encerrar as suas atividadesformalizando este atoatravés da assinatura detodos os seus sócios no seudistrato social.

GREVE...

Militantes disseram esta semana,que um dos candidatos a deputadoestadual da nossa cidade, teve queenfrentar uma greve em suas fileiras,dias atrás. A greve segundo o quedisseram, foi motivada pela falta depagamento do pessoal contratadopara sua campanha. O candidato,dono de uma das duas maiores cam-panhas da nossa cidade, conseguiuse safar da greve, pagando seu pes-soal após um pequeno atraso. Nosquase dois meses de campanha estaé a segunda vez que escutamos falardas agruras financeiras de sua cam-panha. O que está acontecendo coma máquina do candidato, com todoesse apoio, escasseiam doadores?

REQUERIMENTOS...

O vereador Walter Ferreira doNascimento (PSDB), têm colocadoalguns requerimentos na pauta dassessões, que criam polêmica na Câ-mara Municipal de Carapicuíba, porexemplo: Requerimento perguntan-do ao prefeito Sergio Ribeiro sobrequem teria arcado com as despesasdo Show de Aline barros em come-moração ao aniversário do prefeito,requerimento ao prefeito para saberse o Poder Executivo teria intençõesde retornar o Cemitério do Ariston amunicipalidade, um deles requeren-

do ao prefeito que respondesse seestaria funcionando ou não um Bingona cidade, outro requer a constitui-ção da Comissão Especial de Verea-dores para apurar possíveis irregu-laridades no desenvolvimento dostrabalhos e atividades da SecretariaMunicipal de Trânsito e Transportesde Carapicuíba e, indaga o PoderExecutivo sobre o tema.

O INTERESSANTE...

Os requerimentos dos vereado-res, as vezes são discutidos ampla-mente, chegando ao ponto de causardiversos mal-estar entre eles. Che-gando ao ponto de acusações de que-bra de decoro paramentar. Apesardas amplas discussões, após os re-querimentos serem aprovados e en-viados aos respectivos setores, serespondidos, na enorme maioria dasvezes, não se sabe o que e qual foi, aresposta dos mesmos.

MULTAS...

Segundo o vereador o pedido parainstaurar uma Comissão especial deVereadores, é para investigar a su-posta existência de um esquema defraude, no sistema de multas de trân-sito e possíveis irregularidades naaplicação dos recursos arrecadados,por isso a instauração da comissãofoi solicitada após denúncias de que

vereadores e outros políticos da ci-dade podem ter cancelado multas,num esquema que pode até envolverpagamento de propinas. O vereadorafirmou que Comissão deve investi-gar desde o governo passado de FuadChucre (PSDB), até a atual gestão.

DISQUE DENÚNCIA...

Começou a funcionar, o DisqueDenúncia Eleitoral 2010. Central te-lefônica gratuita para a populaçãode todo o Estado para denunciarações ilícitas e abusivas dos candi-datos que estão disputando as elei-ções deste ano. É mais um canal paraa sociedade noticiar estes abusos aosórgãos públicos responsáveis pelafiscalização da legislação eleitoral.Os números para fazer a denúnciasão: 4003-3448 (Capital) e0800.880.3448 (Interior).

ONLINE...

Além do Disque Denúncia aci-ma o cidadão pode utilizar tam-bém a Internet através dos sites:http://www.presp.mpf.gov.br/denuncia e http://www.tre-s p . g o v . b r / d e n u n c i a /formulario.jsp. Ou ainda pode pro-curar o promotor eleitoral de suacidade (ou zona eleitoral) ou envi-ar representação por escrito à Pro-curadoria Regional Eleitoral - SP,

na Avenida Brigadeiro Luís Antô-nio, 2020, CEP 01318-911.

REELEIÇÃO...

O deputado Federal FernandoChucre (PSDB), candidato a reelei-ção em entrevista ao jornal Diário daRegião disse que, se reeleito desejamudar seu foco de atuação parla-mentar, destinando mais atuação naregião. “Acho que uma falha quecometi foi ficar pouco presente nomunicípio, deveria ter ficado maisem Carapicuíba. Espero que numpróximo mandato eu consiga rever-ter isso”, disse Fernando.

MOTIVO...

Segundo ele, um dos motivos foi ode “não conseguir construir uma boabase política”. “O problema de ter ummandato de deputado federal é a dis-tância que você fica do eleitorado.Fico 4 dias por semana trabalhandoem Brasília”, afirmou.

ELEITOR NÃO SABE...

Além disso, ele afirmou que osmoradores de Carapicuíba não sa-bem que ele está concorrendo à ree-leição, devido à escassez de recursosde sua campanha. Fernando Chucreressaltou que tem esperança de que,até a eleição, possa mostrar ao elei-

tor o trabalho que tem desenvolvidona Câmara Federal.

MENOR CONDIÇÃO...

“Minha campanha começou pra-ticamente agora. Apesar dos outroscandidatos terem começado há 40dias, nós começamos praticamentehá 10 dias. Nós começamos atrasa-dos, temos menos condições, mas euacho que agora embala e espero quetraga um bom resultado no final”,falou Fernando.

APESAR...

Apesar das campanhas eleito-rais terem começado há quase doismeses, aparentemente ela aindanão pegou. O povo que elege ocandidato, não quer nem saber. Ascampanhas tentam esquentar e ani-mar os eleitores, mas não estão con-seguindo. Pelo menos até agora!Carapicuíba tem candidatos a depu-tados federais e estaduais com cam-panhas grandes e pequenas. Nãoimporta o tamanho da campanha. Oque importa para a cidade é elegerrepresentantes carapicuibanos naassembleia e na Câmara Federal.Isso é que realmente importa paraa cidade. Com representantes nes-sas esferas, com certezaCarapicuíba, alcançará o nível dodesenvolvimento mais rápido.

Opinião

Maurílio Candido JuniorAo contrário do que muita gente

acha, “Eleição é coisa séria”, afinal ofuturo do país está em jogo. Na formademocrática de poder é assim: todostem a chance de mostrar a sua opi-nião. Seja ela contra ou a favor. Vencea maioria. Se a escolha da maioriaserá boa ou não, só o tempo é que vaidizer.

Muitos generalizam e dizem quevão votar no “menos pior”. Mas aanálise deve ser feita de outro modo.Você escolheria para ser sua esposa(o) o “menos pior” em um processo deescolha? Eu, não. É preciso ter maisconsciência e compromisso com oprocesso de escolha eleitoral.

Votar é um ato de muita responsa-bilidade. Quando colocamos um “can-didato menos pior” estamos dandonosso aval a falta de caráter, ausênciade ética, de profissionalismo, falta decompromisso com a sociedade, etc...

É preciso ter personalidade, digni-dade e responsabilidade com o pro-cesso eleitoral. Meus votos para as

Eleição é coisa sériaeleições deste ano ainda não estãodecididos. Confesso que ainda nãodecidi o meu voto em alguns cargosque votaremos esse ano. E se alguémesqueceu, esse ano vamos ter quevotar para presidente, governador,senador, senador novamente, depu-tado federal e deputado estadual.

Mais do que saber o voto parapresidente e governador, é importan-te decidir o seu voto para os cargos dolegislativo. Na minha opinião, os can-didatos a deputado federal e estadu-al.

Para nossa cidade estes são oscargos com a maior relação custo/beneficio do voto. São eles que diretaou indiretamente vão melhorar o or-çamento municipal, seja através deemendas parlamentares, ou lobby go-vernamental. São eles que vão inter-vir junto aos outros poderes executi-vos para que determinados proble-mas do município sejam sanados.Nesse ponto eles devem funcionarcomo interlocutores do município. De-vem funcionar em conjunto com as

autoridades locais, prefeito, verea-dores. Devem também serinterlocutores da sociedade civil or-ganizada, a qual eles representam.

O que se deve observar no entanto,é que os candidatos, todos eles semexceção, tem compromisso firmadocom seus municípios de origem. Por-tanto o melhor a fazer é escolher can-didatos do nosso município para de-putado federal e estadual.

Devemos também acompanhar otrabalho dos deputados e senadores ever se eles realmente estão trabalhan-do ou estão ali “só passeando”. Essaatitude é importante para que possa-mos mudar a realidade não só donosso município, mas também donosso Congresso, Senado e Assem-bléia Legislativa.

Se existe corrupção por lá, a culpaé sua, minha, de todo mundo. Afinal,de contas quem os colocou lá fomosnós, talvez por preguiça, comodismo,deixamos de pesquisar o histórico dedeterminados partidos e candidatos.

Independente de acompanhar o

DIRETOR: Maurilio Candido Jr.JORNALISTA RESPONSÁVEL:Maurilio Candido Jr.MTB 51.058 - DRT-SPCIRCULAÇÃO: CARAPICUÍBAENDEREÇO:Rua Rui Barbosa, 312 -CJ. 16 - Ed. São Paulo - Calçadão -Centro - CarapicuíbaFones: 4254-0321 - 9535-6079www.GuiaCarapicuiba.com

[email protected]

EXPEDIENTE

As matérias assinadas nãorepresentam, necessariamente,a opinião do jornal ou de seus

editores, bem como aquelesdefinidos como colaboradoresnão possuem qualquer vínculoempregatício com a empresa.

Guia Carapicuiba Comunicação Publicidade e Editora Ltda.CNPJ: 11.815.021/0001-81

noticiário políti-co, debates e ho-rário eleitoral, émuito importan-te pesquisar so-bre a história eideologia dospartidos e do can-didato em ques-tão antes de vo-tar e, acima detudo, não se dei-xar levar pelaonda das pesqui-sas de intençãode voto.

Em 12 anos de monitoramentodos índices de sobrevivência emortalidade das empresaspaulistas, a sexta atualização doestudo produzido pelo Sebrae-SPaponta que a taxa de mortalidadedas empresas paulistas no primei-ro ano de existência caiu de 35%para 27%, embora a taxa de mor-talidade de empresas com um anono mercado permaneça estávelcom relação ao levantamento an-terior, realizado em 2005.

Para os três primeiros anos deexistência, o estudo pioneiro de1998 indicava que 56% das empre-sas não sobreviviam ao terceiroano. Em 2010, esse índice baixoupara 46%. No indicador para oscinco primeiros anos de atividadedas empresas, – que começou a sermonitorado a partir de 2000 - ataxa de mortalidade indicava que71% das empresas fechavam suasportas antes de completar os cincoanos. Em 2010, o índice caiu: 58%fecharam suas portas.

Apesar da redução, as taxas demortalidade de empresas aindasão altas. Na comparação dos es-tudos realizados ao longo dosanos, uma mudança na caracte-rística dos empresários com regis-tro na Junta Comercial do Estado

EconômiaDiminui quantidadede empresas que

fecham entre1 e 5 anos de existência

estava entre os 25 e 39 anos, segui-dos por 24% entre os 40 e 49 anos.Com 13% estavam os dois gruposda ponta da tabela: até 24 anos e50 anos ou mais.

Clientes - Outro dado que cha-ma a atenção, entre as empresasconstituídas anualmente, é que asempresas que são clientes doSebrae-SP têm um desempenhomelhor: apenas 18% das empresasque se utilizaram dos serviços eprodutos do Sebrae-SP fecharamno primeiro ano de existência, anteo número geral do mercado que é27%. Levando-se em conta o perí-odo de cinco anos de existência, osempreendimentos que contaramcom o auxílio do Sebrae-SP apre-sentaram um nível maior decompetitividade, com a sobrevi-vência de 63% dos empreendimen-tos contra 42% do mercado.

Para o diretor-superintenden-te do Sebrae-SP, RicardoTortorella, à melhora dacompetitividade empresarialsoma-se uma série de dispositivosfavoráveis à abertura e à consoli-dação dos pequenos negócios, quecomeça a desburocratizar as rela-ções entre o empreendedor e o Es-tado. É o caso da regulamentaçãomunicipal da Lei Geral das Micro ePequenas Empresas.

“Precisamos continuar mobili-zados, ampliando os esforços decapacitação em gestão empresa-rial. O que conseguimos até agorafoi um avanço, mas ainda estáaquém das necessidades do País edos empreendedores. Os pequenosnegócios desempenham um papelfundamental na geração de em-prego e renda. Nosso maior desa-fio será atender bem esses novosclientes e, ao mesmo tempo, des-pertar a consciência da sociedadede que temos de mudar a cultura, aformação, a educação, as políti-cas públicas, a carga tributária, oacesso à tecnologia, ao crédito e àjustiça. A Lei

Geral das MPEs é um grandepasso nessa caminhada”, ressaltao diretor-superintendente doSebrae-SP, Ricardo Tortorella.

de São Paulo (Jucesp)merece ser destacada:a melhora no perfil dogestor. Segundo o le-vantamento, 83% dosque abriram empresaem 2007 possuem oensino médio comple-to ou mais, ante 70%em 2000. Outro dadoimportante é que 78%abriram a empresavislumbrando umaoportunidade de ne-gócio, sobre 60% em2000.

A pesquisa tambémidentificou que a mé-dia de idade dos em-preendedores ao ini-ciarem um negócioera de 37 anos. O mai-or percentual – 49% -

Anuncie: 4254-0321

Publique Aqui

Balanços, Editais, Avisos,

Leis Decretos e Publicações

Oficiais

Registrado sob o n.° 140 noCartório de Registro das

Pessoas Juridicas deCarapicuíba/SP

Page 3: Jornal Guia Carapicuíba 2ª Quinzena de Agosto de 2010

2010

2ª Quinzena de Agosto P. 3www.GuiaCarapicuiba.com - ligue: 4254-0321

Page 4: Jornal Guia Carapicuíba 2ª Quinzena de Agosto de 2010

P. 4 2ª Quinzena de Agosto2010

www.GuiaCarapicuiba.com - ligue: 4254-0321

A inscrição para o con-curso vestibular Fuvest2011 começou na sexta-fei-ra, 27, e termina no dia 10 desetembro. Ela deve ser feitaexclusivamente pelainternet, no site da Fuvest. Oprograma é interativo e soli-cita os dados de acordo como progresso de preenchimen-to da ficha. A taxa, no valorde R$ 100,00, deve ser pagaem bancos usando o boletogerado na inscrição até o dia10 de setembro ou pelainternet até o dia 13 de se-tembro. A ficha de inscriçãodos isentos será automatica-mente impressa com essa

informação. Os boletos dosbeneficiados com a reduçãoda taxa serão impressos como valor a ser recolhido.

O candidato deve ter seupróprio número do Cadastrode Pessoas Físicas (CPF) e onúmero do seu Documentode Identidade. O fornecimen-to do CPF na inscrição garan-tirá o acesso do candidato,com segurança, ao seu de-sempenho no vestibular.

INSCRIÇÃO DE PORTADORDE NECESSIDADESESPECIAISCandidatos portadores de

necessidades especiais terão

acréscimo de 20% no tempodestinado à realização dasprovas e, em alguns casos, aacompanhantes, a critério daFuvest. Esses candidatos de-vem declarar que são porta-dores de deficiências ao rea-lizarem a inscrição. Além depreencherem a ficha decadastramento, que seráapresentada pelo programade inscrição, deverão enca-minhar à Fuvest, até o dia 14de setembro, por correio, emcarta registrada, a própriaficha de cadastro assinada e ad o c u m e n t a ç ã ocomprobatória de sua con-dição (CEP 05509-004).

Fundação Florestal(www.fflorestal.sp.gov.br),entidade vinculada à Secre-taria do Meio Ambiente, vaiabrir inscrições do ConcursoPúblico para preencher 117vagas para os cargos de nívelFundamental, Médio e Supe-rior, com carga horária de 30a 40h semanais e remunera-ção variada entre R$ 510,00a R$ 1.733,85.

As vagas são para os car-gos de Analista Recursos

Ambientais, Técnico Recur-sos Ambientais, Guarda Par-que, Agente de RecursosAmbientais, Agente de Recur-sos Ambientais - Motorista eAgente de RecursosAmbientais - Telefonista, dis-tribuídas em diversas cida-des do estado de São Paulo.

O Concurso Público, seráorganizado e aplicado pelaFundação para o Vestibularda Universidade EstadualPaulista "Júlio de Mesquita

Filho" - Fundação VUNESP.A inscrição será realizada

exclusivamente pela internetdas 10h00 do dia 30 de agos-to de 2010 às 16h00 do dia 24de setembro de 2010, atra-vés do endereço eletrônicowww.vunesp.com.br. O valorda taxa de inscrição variaentre R$ 30,00 para os car-gos de nível Fundamental, R$40,00 para os cargos de nívelMédio e R$ 70,00 para oscargos de nível Superior.

Inscrição para Fuvest jácomeçou e deve serfeita pela internet

Fundação Florestal deSão Paulo abre concursopara preencher 117 vagas

A Fundação para a Conservação e aProdução Florestal do Estado de São Paulo

Esportes

Carapicuíba se preparapara a segunda edição daCorrida da Primavera -10Km, que será realizadano dia 26 de setembro, commodalidades Masculino eFeminino. Neste ano, a con-centração será no Parquedos Paturis a partir das 7h.O início da corrida está pre-visto para as 8h, com a mo-dalidade feminina, e após 10minutos, a masculina.

As inscrições já estãoabertas e a ficha pode serencontrada nos GinásiosTancredão, Ayrton Senna,Parque do Planalto, CentroAdministrativo e no site daP r e f e i t u r a(www.carapicuiba.sp.gov.br).

O valor da taxa inscri-ção é de 20,00 a ser depo-

sitado no Banco do Brasil,Agência 1008-1, conta-corrente n° 100911-7 em

nome do FAE (Fundo deAssistência ao Esporte). Aficha de inscrição e o com-

Inscrições abertas para a 2ª Corrida da PrimaveraA corrida com 10 Km, é um incentivo da Secretaria de Esportes e

Lazer de Carapicuíba à prática de atividades físicas,proporcionando entretenimento e confraternização entre

esportistas, escolas, clubes e academias de ginástica

provante de depósito de-verão ser apresentados naSecretaria de Esportes e

Lazer até o dia 22 de setem-bro. O Regulamento tam-bém está disponível no siteda Prefeitura.

Além do novo trajeto, aSecretaria de Esportes eLazer preparou outras ino-vações, como a utilizaçãode chips pelos corredores.A infraestrutura do evento– água, sinalização, equipemédica, segurança, dentreoutros itens, está sendo or-ganizada em conjunto comoutras secretarias.

A premiação será de R$400,0 para o para o primei-ro colocado, R$ 200,00para o segundo e 100 reaispara o terceiro, nas modali-dades feminino e masculi-no. Também serão entre-gues camisetas e medalhas.

No domingo (22) a equipede Judô da Secretaria de Es-portes e Lazer de Carapicuíbaparticipou do CampeonatoAberto de Judô, que foi pro-movido pela Liga Paulista deJudô na cidade de Elias Faustoa 127 Km de São Paulo.

Em menos de um ano detrabalho, os judocas deCarapicuíba já conseguiramresultados expressivos namodalidade, ressaltado a qua-lidade dos atletas e o apoio daSecretaria de Esportes e Lazer.

O torneio teve a participa-ção de mais de 300 atletas demais de 30 cidades do Estadode São Paulo e o resultadogarantiu vaga para o Campe-onato Brasileiro de Judô queacontecerá em Brasília no mêsde novembro.

Judô deCarapicuíba

brilha emElias Fausto

A Secretaria de Esportese Lazer de Carapicuíba res-salta que ainda há vagas paraos interessados em praticarjudô, devendo comparecerna Avenida Tancredo Neves,2005, tel.: 4187-7000.

Alex Santana(campeão categoria junior);

Renato Menezes(campeão da categoria senior);

Diego Correa Senior(vice-campeão da categoria senior);

Rafael Renê(quarto lugar da categoria senior);

Danusa Alves e Juliana Alves(campeãs por equipe feminina).

CONFIRA A RELAÇÃODOS ATLETAS PREMIADOS:

A equipe de Futebol Femi-nino da Secretaria de Esportese Lazer de Carapicuíba bateu otime da Radio Studio Mix deOsasco por 2 a 1, em festivalbeneficente promovido pelaCâmara Municipal de Osasco eimprensa da região, visando aarrecadação de alimentos e aga-salhos para famílias carentes dacidade.

O jogo aconteceu no Estádio

Municipal Enzo Piteri da VilaYolanda (Osasco) no domingo(22) e a partida faz parte dapreparação da equipe femini-na em busca de um time com-petitivo, buscando a valoriza-ção das atletas da cidade deCarapicuíba.

Os gols de Carapicuíba fo-ram marcados no segundo tem-po pela experiente Flash aos 14min e Pamela aos 22 min.

Futebol feminino de Carapicuíbavence Osasco por 2 x 1LIFUCA distribui material

esportivo doado pela ADIDAS

No sábado, 14, a LIFUCA– Liga de Futebol de

Carapicuíba, representadopelo seu presidente

Waldemar Gallo e sua direto-ria fizeram a doação de váriospares de chuteiras, tênis e bo-las doado pela empresa adidasno Centro Social Urbano(CSU)da Cidade Ariston.

Centenas de crianças eadolescentes de Carapicuíbaforam beneficiados pela do-ação da empresa de materialesportivo.

Ao iniciar a distribuiçãoo Presidente da Liga fez ques-tão de agradecer a adidaspor mais esta iniciativa,mostrando que faz um tra-balho social muito impor-tante através do esporte.

Material doado fez alegria da garotadaEquipe venceu equipe de Osasco por 2 x 1

Anuncie: 4254-0321

Publique AquiBalanços, Editais,

Avisos,Leis Decretos e

Publicações Oficiais

Page 5: Jornal Guia Carapicuíba 2ª Quinzena de Agosto de 2010

P. 5www.GuiaCarapicuiba.com - ligue: 4254-03212ª Quinzena de Agosto2010

O ministro da PrevidênciaSocial, Carlos Eduardo Gabas,confirmou nesta sexta-feira(27) que as contratações tem-porárias de peritos médicoscomeçam já na próxima se-mana, para minimizar oacúmulo de trabalho provo-cado pela greve da categoria.As contratações temporáriasforam autorizadas pela Justi-ça. Os temporários devematender, principalmente, SãoPaulo, Paraná, Santa Catarina,Rio Grande do Sul e Bahia. “Nãotemos ainda um número defi-nido de médicos que serãocontratados, isso está sendo

decidido hoje”, disse ele.Segundo o ministro, todas

as reivindicações feitas pelosgrevistas foram atendidas,exceto a mudança na cargahorária. Os peritos, em grevehá dois meses, queriam traba-lhar meio período e recebersalário integral. Gabas, quevisitou Pinhais, região metro-politana de Curitiba, lembrouque os salários da categoriamelhoraram nos últimos anos.Mesmo assim, admitiu “nego-ciar melhorias salariais den-tro da carreira no próximoano, pois este ano o orçamen-to já estava fechado”.

O Supremo Tribunal deJustiça, em julgamento noúltimo dia 25, decidiu que osbancos terão que pagar ascorreções das poupanças emrelação aos planos econômi-cos Bresser, (1987), Verão(1989), Collor 1 (1990) eCollor 2 (1991).

Foram definidos os índi-ces de 26,06% em relação aoPlano Bresser; 42,72% quan-to ao Plano Verão; 44,80%relativo ao Collor I e 21,87%para o Plano Collor II. O STJdecidiu também que o prazode prescrição das ações co-letivas será de cinco anos edas ações individuais de 20anos.

Luiz Cláudio Marcolino,presidente licenciado do sin-dicato e candidato a deputa-do estadual, que esteve àfrente das negociações pormais de dois anos, critica adecisão dos magistrados dedeterminar apenas cinco

anos para a prescrição deações coletivas. “Isso preju-dica não apenas o poupadornesse caso específico, mastodo trabalhador e cidadão.”

Segundo Marcolino, a de-cisão abre um precedentepara todas as ações coleti-vas, que hoje só prescrevemem 20 anos – ou seja, o cida-dão pode entrar na Justiça20 anos depois do fato ocor-rido. “A decisão do STJ reduza perspectiva do direito dotrabalhador, é um ataque jáque pode influenciar outrosjulgamentos de ações coleti-vas.”

Desde o início, o Sindica-to dos Bancários de São Pau-lo, Osasco e Região junto como Instituto de Defesa do Con-sumidor (Idec) defendem osdireitos dos correntistas eque os prejuízos causadospor correções indevidas dapoupança fossem ressarci-dos pelos bancos.

O Idec, em nota, aprovoua decisão do STJ de imputaraos bancos o pagamento da

dívida e não ao governo, pormeio do Banco Central, mastambém lamentou a aprova-ção da prescrição em cincoanos para as ações coletivas.“Esse entendimento signifi-ca um retrocesso para a tute-la coletiva, considerandoque não afetará somente ospoupadores, mas diversosoutros direitos coletivos.” OInstituto explica que, com aprescrição em cinco anos,acabam por ser atingidastambém quase todas as açõescivis públicas “que facilitamo acesso à Justiça para a de-fesa do consumidor, dos di-reitos da criança e do adoles-cente, do meio ambiente, àmoradia, à terra e muitosoutros.”

Muitas ações do Idec nãoforam atingidas pela decisãodo STJ, já que algumas forammovidas antes do prazo deprescrição, outras porquehouve decisão final favorá-vel ao consumidor e o pro-cesso está na fase de execu-ção. Segundo o instituto, amaioria das ações que estãovalendo são do Plano Verão.O Idec afirma, no entanto,que o Ministério Público Fe-deral, autor da ação, aindapode recorrer e é isso queespera que aconteça.

A decisão do STJ sobre acorreção monetária dos de-pósitos de poupança, nosquatro planos econômicoseditados entre 1987 e 1991, éválida para todas as açõessemelhantes que correm emqualquer instância jurídica.

Entenda melhor – Planos

econômicos que vigoraramnos governos Sarney e Collorforam lançados para conteros preços e derrubar a infla-ção, por isso determinaramnovos índices de correção dapoupança, com rendimentosabaixo dos índices anterio-res. Mas os bancos não apli-caram esses índices comodeveriam, causando prejuí-zos aos poupadores.

Um decreto do PlanoBresser determinava que acorreção da poupança deve-ria ser feita pela valorizaçãoda Letra do Banco Central(LBC) ou pela inflação de ju-nho de 1987, a que fosse mai-or. A inflação foi de 26,06% ea LBC, de 18%. Os bancos nãoconsideraram o decreto eaplicaram a menor correção,a da LBC.

No Plano Verão, o gover-no editou uma lei que modi-ficava mais uma vez o índicede correção da poupança,com prejuízo de 20% para opoupador. Perda semelhan-te, de 21%, também por alte-ração parecida, ocorreu noPlano Collor 2.

Já no Plano Collor 1, emmarço de 1990, a situação foidiferente. Fernando Collorassumiu a Presidência da Re-pública e determinou o blo-queio por 18 meses dos sal-dos em conta-corrente, pou-panças e demais investimen-tos com mais de 50 mil cru-zados novos, moeda da épo-ca, o que acarretou perdasestimadas em 45%, já que osbancos não creditaram a cor-reção devida.

A identidade do cidadãobrasileiro vai ganhar uma novacara. O Registro de Identifica-ção do Cidadão (RIC), um car-tão com chip mais moderno eseguro, começará a substituiras cédulas de RG a partir dedezembro deste ano.

O Comitê Gestor do RIC,coordenado pelo Ministério daJustiça, definiu como será omodelo do cartão e quais infor-mações sobre o cidadão esta-rão na nova identidade.

Nome, sexo, nacionalida-de, data de nascimento, foto,filiação, naturalidade, assina-tura, impressão digital do indi-cador direito, órgão emissor,

local de expedição, data deexpedição e data de validadedo cartão são dados que vãoobrigatoriamente constar noRIC.

O número do antigo RG, tí-tulo de eleitor, e CPF sãooptativos, ou seja, não serãodados essenciais para a emis-são do RIC. Haverá ainda umcampo de observações, tam-bém optativo, que poderá tra-zer outras informações, comotipo sanguíneo e se a pessoa édoadora de órgãos ou não.

O Comitê Gestor do RICaprovou ainda que o cartãoseja emitido com um códigochamado MRZ, uma sequência

A 2ª Micareta Católica deCarapicuíba acontece no fe-riado de 7 de setembro, noCentro de Eventos Expo-Oes-te, a partir das 12h.

O evento é beneficente,começando com a Santa Mis-sa e segue até às 20h comapresentação de grupos mu-sicais de destaque do Movi-mento de RenovaçãoCarismática, como Pe Nilso,

Arkanjos, Nova Face,Dalvimar Gallo, Banda I.E.S.e Celina Borges.

A equipe de organizaçãoestima um público aproxi-mado de 15 mil pessoas e osparticipantes vão concorrerao sorteio de instrumentosmusicais e um mini-bugue.

O ingresso custa R$ 5,00e pode ser adquirido no diado evento. Ingressos anteci-

pados podem ser encontra-dos na Livraria Sagrada Fa-mília (em frente à EstaçãoCarapicuíba da CPTM).

Local: Expo-OesteCarapicuíba, Av. Rui Barbo-sa, 345 (ao lado do Extra)com estacionamento grátis epraça de alimentação. Maisinformações: 9958-2140(Maicon) e 9704-5302 (Ro-gério).

A assembleia estadual des-ta quarta-feira, 25, reuniu ser-vidores do Judiciário paulistaem torno da luta que a catego-ria mantém há 120 dias. A gre-ve deflagrada pelo funciona-lismo, que reivindica o cum-primento das datas-base dosdois últimos anos, sem contar2010, teve a sua manutençãodeliberada pelos servidores,na praça João Mendes, sobgritos de “Viana a culpa é sua,a greve continua”.

Ainda que nenhuma reu-nião com a comissão negocia-dora do Tribunal de Justiça doEstado de São Paulo (TJ/SP)

tenha sido marcada com osdirigentes das entidades repre-sentativas da categoria, e aprevista para a terça-feira, 24,tenha sido desmarcada, ambascom a argumentação de quenão havia informações sobreproposta de índice a ser apre-sentada aos grevistas, novi-dades marcaram o encontrode cerca de dois mil servido-res na Capital paulista. Após odescaso do TJ na penúltimaassembleia, quando fez osmanifestantes aguardarem atéàs 19h20 por umposicionamento da Casa me-diante o término da reuniãoentre o presidente do Palácioda Justiça, Antonio CarlosViana Santos e o governadorAlberto Goldman (PSDB) - naqual Viana pediu ao Estadosuplementação de verba paraquitar suas dívidas -, dirigen-tes das entidades realizaram,junto aos servidores, manifes-tações por todo o Estado, aolongo da semana, e obtiveramêxito em diferentes regiões.

Durante a assembleia esta-dual da categoria, o novorelator chamou os advogadosdas associações e entidadespara uma audiência de con-

ciliação, na qual seria suge-rido a devolução dos diasparados, mutirão e a inser-ção das datas-bases de2008, 2009 e 2010 no orça-mento do próximo ano. Foidecidido pela categoria oaguardo da apresentação deuma proposta com um realcomprometimento do Órgãoa ser discutida na próximareunião do comando da gre-ve, na próxima quarta-fei-ra, 1º de setembro, às 9h, noLega Italica.

Miguel Costa um He-rói Brasileiro, escrito porYuri Abiaza Costa, retra-ta a vida do major da Po-licia Militar paulista quepor mais de dois anos co-mandou a coluna MiguelCosta-Prestes e apresen-ta uma nova versão paraa história.

Adquira o seu exemplar no site:www.livraria.imprensaoficial.com.br

contatos com o autor podem serfeitos através do e-mail:[email protected]

Os eleitores tem até odia 23 de setembro – 10dias antes do primeiro tur-no – para pedir a segundavia do título. A partir desteano, será obrigatório levá-lo, além de outro docu-mento com foto, para o lo-cal de votação. A nova re-gra foi estabelecida com areforma do Código Eleito-ral em 2009.

Para emissão de uma se-gunda via do título, é pre-ciso que o próprio eleitorvá a qualquer cartório elei-toral (em Carapicuíba na

Av. Fernanda, 141) comum documento de identi-dade com foto – pode sercarteira emitida por enti-dade de classe ou de habi-litação. Para homens, énecessário ainda levar cer-tificado de quitação mili-tar.

Quem deixou de votarapenas uma vez tambémpode tirar a segunda via dotítulo. Só estão impedidosquem não votou em trêseleições consecutivas eque não regularizou sua si-tuação até 5 de maio.

Ministro confirmacontratação de

temporários parasubstituir médicosperitos em greve

Bancos foram condenados apagar correção das poupanças

Servidores do Judiciáriodecidem manter greve após

120 dias de paralisação

Antonio Grandi, presi-dente da Apatej fala

aos grevistas

MiguelCosta

tem suahistória

resgatadaem livro

Eleitor tem até odia 23 de setembropara tirar a segunda

via do título2ª Micareta Católica será no

dia 7 de setembro na Expo-Oeste

Brasileiro vai ter RG comchip a partir de Dezembro

de caracteres de três linhas queagiliza o processo de identifi-cação da pessoa e das informa-ções contidas no chip. Trata-sede um padrão seguro já utiliza-do em outros países.

A substituição do RG peloRIC será feita de forma gradualao longo de 9 anos. A expecta-tiva é de emitir 100 mil cartõesRIC ainda em 2010. Outrosdetalhes como as etapas deimplementação, o procedi-mento, custeio e os locais queirão receber os primeiros car-tões estão na pauta da próximareunião do Comitê, que acon-tecerá nos dias 14 e 15 de se-tembro, em Brasília.

Luiz ClaudioMarcolino e a

atual presidenteJuvandia Moreira

Page 6: Jornal Guia Carapicuíba 2ª Quinzena de Agosto de 2010

2010

P. 6 2ª Quinzena de Agostowww.GuiaCarapicuiba.com - ligue: 4254-0321

CARTA ABERTA AO PREFEITO

Sou morador deCarapicuíba desde o ano de1977, ano do meu nasci-mento. Nasci no bairro daLapa em São Paulo, porém,sou cidadão carapicuibanodesde o referido ano.

Estudei em escola públi-ca no Ensino Infantil e Fun-damental. Já no Ensino Mé-dio consegui, com subsídiodo trabalho e da família, es-tudar em colégio particularda cidade de Osasco.Adentrei a academia e cur-sei Educação Artística comHabilitação em Artes Cêni-cas na Faculdade Paulistade Artes, ou seja, sou profes-sor licenciado em Arte e Te-atro, ator profissional e pro-dutor cultural.

Venho por meio desta,revelar minha insatisfaçãoem relação as políticas pú-blicas no que tange a áreacultural da cidade deCarapicuíba. Ao avaliar osinvestimentos na área cul-tural, números concretosdisponibilizados no Portal daTransparência (acessadoem 23/08/2010), pudeconstatar que no ano de2010 não houve, até o mo-mento, nenhum investi-mento na área de fomento aProjetos em Arte e Culturae, analisando os dados do anoanterior (2009), houve uminvestimento de R$40.460,00 (quarenta mil,quatrocentos e sessenta re-ais) para a Organização nãoGovernamental (CIDAP);quem conhece as ações des-ta ONG, sabe que sua atua-ção focaliza na formação dejovens aprendizes para omercado de trabalho, nãotendo relação direta com ofomento à Arte e Cultura,como foi designado no refe-rido documento. Além dis-so, esta mesma organizaçãorecebeu a partir de dezem-bro de 2009 o valor de R$1.330.000,00 (Hum mi-lhão, trezentos e trinta milreais) para implantação deum Centro de Inclusão Digi-tal e Aprendizagem Profis-sional (acessado em 23/08/2010).

Revela-se como grandemotivador desta CARTAABERTA AO PREFEITO, aapresentação que a Prefei-tura de Carapicuíba ofere-ceu à população no dia 21 deagosto de2010, no calçadão,o espetáculo “Friziléia –Uma esposa à beira de umataque de nervos”, estrela-do pela atriz “global”Elizabeth Savalla.

Para quem acompanhoueste espetáculo e possui ummínimo de senso crítico, per-cebeu que a realização domesmo não veio contribuirpara a cultura local, pois oespetáculo, apelativo e du-vidosamente engraçado,possuía inúmeros termoschulos, bem como gestosobscenos, (a saber: cú,masturbação, puta, vaga-bunda etc.), e aqui cabe res-saltar que não há nesta crí-tica nenhum puritanismo,mas sim uma análisecontextual, pois foi lamen-tável presenciar crianças detodas as idades naquele es-paço aberto, ouvindo estasbarbaridades, vindo de umespetáculo estrelado poruma figura pública comprojeção nacional. Além domais a produção do espetá-culo não divulgou à popula-ção a classificação etária domesmo. Alguns amigos queassistiram ao espetáculo co-mentaram: “A Prefeiturade Carapicuíba foi infeliz emcolocar um espetáculo de ta-manho mal gosto. Vimosnaquele palco a reproduçãodiária da televisão brasilei-ra: muito palavrão e ne-nhuma informação”. Mas,não foi apenas o espetáculoque gerou em mim esta in-dignação, mas também afala da atriz ao término daapresentação, pois em por-

Ao Excelentíssimo SenhorPrefeito de Carapicuíba,

Sérgio Ribeirotuguês claro disse que a po-pulação da cidade deCarapicuíba não sabe o que éteatro, e que agradece ao Pre-feito por ter comprado o espe-táculo “Friziléia”. Digo a estaatriz que quem não sabe oque é teatro, e teatro de boaqualidade, é a produção queela encabeça e que está per-correndo toda a grande SãoPaulo, “esvaziando” os cofrespúblicos.

Minha intenção não é cri-ticar a posição do Prefeito quese interessou em trazer cul-tura à cidade, mas sim res-saltar a importância em in-vestir verba pública em algorealmente que

contribua de forma posi-tiva e significativa para apopulação da cidade. Comocitei, anteriormente, sou pro-fessor, ator e produtor cultu-ral, e fico muito decepciona-do quando percebo a falta deincentivo e investimentopara a produção local, quemuitas vezes precisa e devebuscar outras praças paramostrar seu trabalho de in-vestigação e

experimentação artísti-ca. Já se faz necessário queseja criada uma comissão quediscuta os rumos e ações daspolíticas públicas da área cul-tural do Município, pois a ci-dade possuiu inúmeros gru-pos de teatro, cito alguns dememória (Cia Karas e Bokas,En Cena, Garrafita, CiaPuppets, Cia de Artes Balú,Educaarte, Camaleão dentretantos outros, com lingua-gens diferenciadas, oferecen-do um grande painel rico emdiversidade, alguns aindaem processo de formação, sen-do ainda considerados ama-dores, e outros que já possu-em capacitação profissionale atuação neste mercado cul-tural.

Outra questão que se faznecessária discutir são osequipamentos culturais dis-poníveis na cidade. Temos nocentro da cidade, ao lado daCâmara Municipal, o TeatroMunicipal Jorge Amado, es-paço destinado à apresenta-ções artísticas e cursos de di-versas áreas da cultura. Po-rém, efetivamente, o uso doespaço apresenta-se deficitá-rio, pois os equipamentos sãoquase impossíveis de seremusados de forma adequada.Um exemplo disso é a ilumi-nação, que dificilmente podeser afinada, gerando riscosde acidentes a quem se aven-tura a usar os equipamentos,já que foi instalada de formainadequada, fora de padrãousual para uma casa de espe-táculos. Para eventos que nãotenham um cunho artístico,o teatro cumpre uma fun-ção: reunir pessoas, porém,este equipamento públicocomo o próprio nome diz: Te-atro, objetiva abrigar espe-táculos de teatro, que exigemalém da qualidade dos artis-tas envolvidos, uma quali-dade estética que a ilumina-ção se faz necessária, pois elarepresenta elemento impor-tantíssimo na

concepção de uma peçateatral. Existem várias ou-tras questões para serem abor-dadas, porém neste momen-to, preciso ser o mais sucintopossível, aguardando umadevolutiva do prefeito, quecertamente tem interessepelo exercício da democraciae do aprimoramento das açõese da qualidade das produçõesculturais do Município deCarapicuíba.

Carapicuíba, 24 de agostode 2010.

Atenciosamente,

Alexandre PasqüelliProfessor, Ator e Produtor

CulturalDRT nº 28449/SP

11 4184-679511 8590-7175

È latente a falta de res-peito que a população é tra-tada, até mesmo em espetá-culos pagos com dinheiropúblico, o povo é desrespei-tado. No sábado, 21, a atrizElizabeth Savalla iria apre-sentar um espetáculo a po-pulação de Carapicuíba, nocalçadão da cidade as 19h00,e não aconteceu. O espetácu-lo com horário divulgado noscartazes, faixas e jornais quedivulgaram o espetáculo, in-clusive aqui no Jornal GuiaCarapicuíba (19h00) só co-meçou após as 20h30. O es-petáculo foi regiamentepago com dinheiro público,

Horário do Espetáculo

se o espetáculo acontecesseno teatro e fossem vendidosingressos, nunca se atingiriao valor pago pela prefeitura eainda teriam que começarno horário, sob pena de devo-lução do valor dos ingressos.Pergunto, “Não existe multacontratual no contrato entrea prefeitura e a empresa pro-dutora da peça, na questãodo horário de apresentação?”O desrespeito dos produtoresda peça com os cidadãos, comofica?

André Luis

E-Mail:

[email protected]

Envie suas sugestões e reclamações para oE-Mail: [email protected]

O Tribunal Regional Fe-deral da 3ª Região decidiuque o governo federal ou aUnião não possuem legiti-midade para cobrar a taxaanual conhecida como foroe a taxa laudêmio, em casode venda, dos proprietáriosde imóveis existentes emAlphaville e Tamboré.

Em abril, o deputado fe-deral Fernando Chucre(PSDB) esteve em audiênciacom o ministro Marco Auré-lio Mello, do Supremo Tri-bunal Federal, para tratardessa legislação. O deputa-do expôs ao ministro os pro-blemas enfrentados pelosmoradores e proprietáriosde casas e terrenos da regiãoOeste de São Paulo em virtu-de das cobranças dessas ta-xas.

Fernando Chucre é autordo projeto de Lei que trami-ta na Câmara Federal e alte-ra os artigos do decreto-leique dispõe sobre a remissãode aforamento de imóveisda União e reduz a alíquotada taxa de ocupação. Com aalteração proposta, a taxade ocupação para terrenosda União cuja ocupação es-teja inscrita há pelo menos20 anos, passa a se sujeitar àalíquota uniforme de 1%.Para o caso dos foreiros pro-põe o reconhecimento dodireito à remissão do foro,mediante requerimento,após 20 anos, com exceçãode terrenos de Marinha eoutros imóveis sujeitos aosimpedimentos legais.

O deputado destacou ainsegurança jurídica e aimensa burocracia da Secre-taria de Patrimônio da União(SPU), bem como os inúme-ros questionamentos judi-ciais referentes à cobrançade foro e laudêmio. Para oparlamentar, a população deBarueri e Santana deParnaíba sofre com os altosvalores cobrados e com asarbitrariedades da SPU naavaliação dos imóveis.

Em medida liminar, o mi-nistro Marco Aurélio sus-pendeu a cobrança das ta-xas para examinar suaconstitucionalidade. O as-sunto é polêmico e interessadiretamente aos habitantesde diversas cidades da re-gião oeste de São Paulo etambém de outros estados.Fernando Chucre elogiou adecisão do TRF em favor docidadão de Alphaville e dis-se que não faltará empenhoda sua parte para aprovarseu projeto.

Chucre elogiadecisão doTRF quesuspende

cobrança deforo e

laudêmio emAlphaville

O candidato do PT ao gover-no de São Paulo AloizioMercadante subiu nove pontose o candidato do PSDB GeraldoAlckmin caiu três pontos, des-de a última sondagem do Ibope.Alckmin, oscilou negativamen-te, mas continua liderando comfolga a disputa estadual com47% das intenções de voto,aponta a última pesquisa Ibope/Estado/TV Globo. AloizioMercadante (PT), subiu novepontos desde 30 de julho, epulou de 14% para 23%.

Mesmo com a ascensão deAloizio, que coincide com aentrada do horário eleitoralgratuito em rádio e TV, Alckminainda venceria no primeiro tur-no, se a eleição fosse hoje. Seusadversários somaram 42% dasintenções de votos válidos - 15pontos porcentuais a menos doque o alcançado pelo candida-to tucano.

Celso Russomanno (PP)atingiu 8%, enquanto Paulo Skaf,do PSB, marcou 2% e FábioFeldmann (PV), 1%. Luiz Carlos

Mercadante crescemas Alckmin segue na

liderança com 47% dos votosPrates, o Mancha (PSTU), PauloBúfalo (PSOL), Igor Grabois(PCB) e Anaí Caproni (PCO) nãopontuaram.

Os votos brancos e nulospara a disputa ao governopaulista somam 7%. Os indeci-sos são 11%.

SEGUNDO TURNO

Em um possível cenário desegundo turno entre Alckmin eMercadante, o candidato tuca-no também venceria, com 54%das intenções de voto. Nessas

condições, o petista atingiria30%. Brancos e nulos seriam8%, mesmo porcentual de in-decisos.

Já na pesquisa espontânea,em que não são apresentadosos nomes dos candidatos,Alckmin lidera com 29% dasintenções de voto. Mercadantevem logo atrás com 18% e CelsoRussomanno, 4%. Skaf e AnaíCaproni marcaram 1%. Os de-mais candidatos não pontua-ram. Nessa modalidade, bran-cos e nulos somaram 8%. Osindecisos são 38%.

Na noite de sábado, 21, ocandidato a deputado fede-ral Salim Reis recebeu em seucomitê a presença de algunsamigos, entre eles o prefeitode Carapicuíba Sergio Ribei-ro.

Na oportunidade, SergioRibeiro declarou seu apoio aSalim Reis. “Para deixar bemclaro e acabar com os rumo-res, eu apoio Salim Reis como

Prefeito Sergio Ribeirodeclara apoio a Salim Reis

deputado federal. Não im-porta se sou do PT e ele doD e m o c r a t a s(DEM), o queimporta é quesomos prefeitoe vice-prefeitode Carapicuíbae que, se nãocaminharmosjuntos, a cida-de não vai pro-g r e d i r ” ,enfatizou.

E para nãodeixar dúvi-das, usou uma metáfora parailustrar a necessidade do tra-balho em conjunto. “Costu-mo dizer que o prefeito e ovice-prefeito estão no mes-mo barco. Se o prefeito re-mar para um lado e o viceremar para outro o que vaiacontecer? O barco não vaisair do lugar. Carapicuíba énosso barco e é isso que não

podemos deixar acontecercom nossa cidade”.

Salim Reis sediz privilegia-do em recebero apoio decla-rado do prefei-to. “Receber oapoio de al-guém é sempremuito bom,mas quandoacontece esseapoio declara-do é melhorainda porque

você percebe que a pessoarealmente é parceira e nãoprecisa deixar isso escondi-do ou nas entrelinhas. Alémdisso, o Sergio Ribeiro é umótimo prefeito paraCarapicuíba e um grandeamigo. Ter o apoio dele é umprestígio muito grande”, dis-se o candidato a deputadofederal Salim Reis.

Sergio Ribeiro:“Para deixar bem

claro e acabar comos rumores, eu

apoio Salim Reiscomo deputado

federal. Não impor-ta se sou do PT e ele

do Democratas(DEM)”.

Sergio Ribeiro declaraapoio a Salim Reis

Chucre

Alckmin

Mercadante

A candidata Dilma Rousseff(PT) aparece na frente na cor-rida pela Presidência da Repú-blica, segundo a última pesqui-sa Ibope de intenção de voto. Apetista tem 51% das intençõesde voto contra 27% do adver-sário José Serra (PSDB).

De acordo com o Ibope, emterceiro lugar está Marina Sil-

Dilma tem 51%, eSerra, 27%, aponta Ibope

va (PV), com 7%. No levanta-mento anterior do Ibope, rea-lizado dos dias 12 a 15 de agos-to, Dilma tinha 43%, Serra,32%, e Marina, 8%.

A margem de erro da pes-quisa é de 2 pontos para maisou menos. Isso indica queDilma pode ter entre 49% e 53%e Serra, entre 25% e 29%. Apesquisa foi encomendada pelaTV Globo e pelo jornal "O Esta-do de S. Paulo".

Os eleitores que responde-ram que votarão em branco ounulo somaram 5% e os que sedisseram indecisos, 9%.

Dos demais candidatos,Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro(PCB), Levy Fidelix (PRTB),Plínio de Arruda Sampaio(PSOL) e Zé Maria (PSTU), ne-nhum alcançou 1% das inten-ções de voto. O candidato Rui

SerraDilma

Costa Pimenta (PCO) não foicitado por nenhum dos entre-vistados.

O Ibope ouviu 2.506 elei-tores com mais de 16 anos em171 municípios de terça-feira(24) a quinta-feira (26). A pes-quisa está registrada no Tribu-nal Superior Eleitoral (TSE) sobo número 26139/2010.

Page 7: Jornal Guia Carapicuíba 2ª Quinzena de Agosto de 2010

P. 7www.GuiaCarapicuiba.com - ligue: 4254-03212ª Quinzena de Agosto2010

Plano Diretor Participativo propõediretrizes para uma nova cidade

Depois de dezesseis discussões com a sociedade civil do município, aPrefeitura enviará à Câmara Municipal o projeto do novo Plano Diretor

A 1ª Conferência da Cida-de, acontecida no domingo(15), marcou a aprovação donovo Plano Diretor, atravésde processo participativocom a comunidade, que es-tabelecerá novas diretrizespara o desenvolvimento eque norteará o município até2021.

As discussões do PlanoDiretor Participativo inicia-ram em agosto de 2009. Naocasião foram realizadas ex-planações sobre a sua impor-tância, e o modo como se da-ria as discussões. Em segui-da, dezesseis audiências emtodas as regiões da cidadeelegeram o Grupo de Acom-panhamento, que, em váriosencontros, sugeriram e dis-cutiram as diretrizes e asaprovaram no último domin-go, na Conferência da Cida-de.

“O Plano Diretor é umadas leis mais importantes domunicípio. Nele sãoindicadas as diretrizes para odesenvolvimento nos próxi-mos vinte anos, estão pre-vistas as ações prioritárias,metas a serem alcançadas, ecritérios para a organizaçãode seu crescimento e trans-formação”, comenta o Secre-tário de DesenvolvimentoUrbano e Habitação Alexan-dre Pimentel.

“Fizemos um processodemocrático, discutindo di-ferentes diretrizes, para quea sociedade participasse,opinando e decidindo sobreo desenvolvimento deCarapicuíba”, completou oprefeito Sergio Ribeiro.

O novo Plano Diretor, queserá ainda votado pela Câ-mara Municipal, abrangerávários aspectos do desenvol-vimento, desde a economialocal, uso do solo, habitaçãoe saneamento, a preservaçãodo meio ambiente e

patrimônio histórico.Segundo a previsão do

Plano, o município será divi-

dido em cinco áreas homo-gêneas, segundo as caracte-rísticas, necessidades e a sua

respectiva vocação de desen-volvimento. Ao longo da viaférrea, Centro e Rodoanel – a

área deve ser renovada paradar mais espaço a atividadesde serviços (entre eles servi-ços educacionais) e comér-cio que gerem renda e em-prego ao Município; a áreada COHAB deve passar pormelhorias de seus espaçospúblicos e por um processode regularização, além de am-pliar os serviços que a ca-racterizam como uma dasprincipais centralidadesdo município; a áreacentral do Municípiodeve ser o foco de investi-mentos em urbanização e re-gularização fundiária pela gran-de quantidade de loteamentose favelas e deverá ter aberturade vias de interligação com orestante da cidade e a criaçãode áreas verdes, atualmen-te inexistentes.

Na área da Aldeia deCarapicuíba, patrimô-nio tombado nacional-mente, é preciso controlar aocupação de seu entorno pormeio de criação de parque pú-blico que englobe uma am-pla área com vegetação (Chá-cara do Quiriri) e do contro-le da verticalização daárea. Na área daFazendinha deve-semanter a baixa ocupa-ção dos condomíniosresidenciais e resolvera situação das áreas públicasfechadas irregularmentedentro de condomínios pri-vados. Os principais eixosviários – a Av. InocêncioSeráfico e a Av. Cadavalparcialmente aberta –também são considera-dos como áreas impor-tantes para recebe-rem melhorias viári-as, e incentivos à lo-calização de serviços e co-mércio.

AlgunsNúmeros

Áreas reservadas para

regularização de habita-

ção de interesse social(Zona Especial de

Interesse Social – ZEIS 1):1.893.439 m²

Áreas reservadas para

preservação ambiental e

lazer (Zona Especial deInteresse Ambiental -ZEIA): 2.144,656 m²

Áreas reservadas para

construção de habitação

de interesse social (ZonaEspecial de InteresseSocial – ZEIS 2):1.781,326 m²

otal de áreas definidas como

patrimônio cultural (Zona

Especial de Interesse Cultural –

ZEIC): 13 Áreas. Exemplos:Sanatório Anhembi,

Educandário Santa Terezinha,

prédio Fiação Sulamericana,entre outros.

Meio Ambiente

Dentro das no-vas diretrizes colo-cadas pelo Plano Di-retor, está previstoa requalificaçãodas margens decórregos e rios domunicípio, com amanutenção ouplantio de vegeta-ção, a construçãode parques linea-

res, e o incentivoaos munícipes paraque mantenham apermeabilidade dosolo. A chácaraQuiriri será trans-formada em umaunidade de conser-vação, e ainda se-rão criadas ZonasEspeciais de Inte-resse Ambiental em

Sistema Viário

A preocupaçãocom a mobilidade efluidez do trânsitotambém permeoutodo projeto. Paradesafogar o termi-nal rodoviário doCentro, e a AvenidaI n o c ê n c i oSeráfico, o planoindica diretrizespara a construçãode um novo termi-nal na Estação deTrem SantaTerezinha, e o uso

da Marginal doCadaval, que termi-nará, como prevê oplano, na Estradada Fazendinha, li-gando as regiõesnorte e sul da cida-de.

Outra via queexercerá essa mes-ma função é a Ave-nida VictórioFornazaro, com afutura interligaçãocom a Estrada doJacarandá. Com

Habitação

O Plano DiretorParticipativo tam-bém prevê instru-mentos para regula-rização e estímulo aconstrução de mo-radias populares,uma das questõesmais prementes nomunicípio. Foramcriadas em várias re-giões da cidade Zo-nas Especiais de In-teresse Social, nasquais município de-verá regularizar osloteamentos e fave-

las, e construir con-juntos habitacionaisde interesse social.

Instrumentoscomo a EdificaçãoCompulsória – queobriga o proprietá-rio a utilizar o lote –e o IPTU com au-mento progressivono tempo são novosinstrumentos que opoder público pas-sará a dispor paraevitar áreas ociosas,como as existentesno Jardim Angélica,

vários pontos doterritório do mu-nicípio.

O Plano Diretorprevê ainda umalei especifica quedeve regulamen-tar a situação dasáreas públicas lo-calizadas no inte-rior dos condomí-nios fechados deacordo com umalei municipal deb o l s õ e sresidenciais. Pre-vê a possibilidadede dar em conces-são aoscondôminos, cer-tas áreas públicasque, pelas suas ca-racterísticas, nãopodem ser utiliza-das pela maiorparte da popula-ção da cidade. Osrecursos proveni-entes da conces-são, por sua vez,iriam para um fun-do público e seriaaplicado na cria-ção de novas áreasverdes nos bairrosmais carentes.

essa ligação, mo-radores da regiãooeste do municí-pio poderão tra-fegar do bairro aocentro, sem utili-zar a InocêncioSeráfico, distri-buindo o trânsitoe aumentando afluidez.

Hoje há regi-ões, em que, parachegar até umponto de ônibus,o munícipe é obri-gado a percorrerlongos trechosdesde a sua casa,e o novo Plano Di-r e t o rP a r t i c i p a t i v oprevê a revisão domodelo. De acor-do com as novasdiretrizes, otransporte públi-co deverá percor-rer um maior nú-mero de vias, fa-cilitando seu usopelo cidadãocarapicuibano.Nos terminais de-verão serc o n s t r u í d obicicletários, e osparques da cida-de serão todos in-terligados atravésde ciclovias.

e ao longo da Estra-da Egílio Vitorello.

A Prefeituratambém pretendecoibir a prolifera-ção de loteamentosirregulares e novasinvasões, intensifi-cando a fiscalizaçãoe notificando sem-pre que necessárioo Ministério Públi-co para que possatomar as providên-cias necessárias.

A regulariza-ção dos lotes e oincentivo a novasconstruções se-rão acompanha-dos, no entanto,pela expansão deinfra-estrutura,como saneamen-to básico, creches,UBS, delegacias,pr incipalmentenas regiões, queestá marcadacomo Área de Ur-banização e Regu-larização, a maiorparte do territóriomunicipal. Nessaárea, também estáprevisto o incen-tivo às redes ban-cárias para insta-larem unidadespróximas aos usu-ários.

Aldeia e CulturaO reforço da

identidade deCarapicuíba, o res-gate, a preservaçãoe divulgação da his-tória da cidade sãoas marcas do PlanoDiretor na área dacultura. Nesse que-

sito, está previsto acriação de ZonasEspeciais de Inte-resse Cultural, aexpansão de bibli-otecas para os bair-ros, centros de con-vivência e centrosde lazer para a ter-

ceira idade. Paraa preservação dapaisagem no en-torno da Aldeia,as edificações emum raio de 500metros deverá terno máximo dozemetros de altura.

Gestão ParticipativaO plano diretor

cria também umConselho de Desen-volvimento Urbanoe Habitação, possi-bilitando uma gestãocompartilhada entremunícipes e prefei-tura das questões de

política urbana e ha-bitação e um Fundode Desenvolvimen-to Urbano, para oqual migrariam os re-cursos da outorgaonerosa, transferên-cias governamentaisrelativas aos proje-

tos habitacionais emultas. Com essainiciativa o Muni-cípio responde aosquesitos para rece-ber recursos daUnião para planose construçõeshabitacionais.

Page 8: Jornal Guia Carapicuíba 2ª Quinzena de Agosto de 2010

2010

P. 8 2ª Quinzena de Agostowww.GuiaCarapicuiba.com - ligue: 4254-0321

Marisa Letícia Lula daSilva conferiu o trabalhocontra a desnutrição infan-til junto às crianças de zeroa seis anos e as ações de in-clusão social, promovidaspela Prefeitura deCarapicuíba.

Na COHAB deCarapicuíba, a primeira-dama do Brasil, foirecepcionada pela popula-ção da cidade. Chegando aoInstituto Casa da Gente, cri-anças e adolescentes assis-tidos pela instituição arecepcionaram com belasapresentações de dança epercussão.

As secretárias da Saúde– Simone Marques, e da Edu-cação – Aparecida da GraçaCarlos, apresentaram umaação conjunta de combate àdesnutrição infantil ondeum médico da Secretaria daSaúde visita as creches quin-zenalmente e examina ascrianças, controlando opeso e a altura, emonitorando aquelas queencontram-se abaixo dopeso. Além disso, a alimen-tação oferecida é de ótimaqualidade, as refeições sãoelaboradas pelanutricionista e diferencia-das de acordo com a faixaetária.

A presidente do Fundo

Primeira-dama do Brasil visita CarapicuíbaMarisa Letícia Lula da Silva a primeira-dama do País foi recebida

pelo prefeito Sergio Ribeiro e pela presidente do Fundo Socialde Solidariedade Àurea Rodrigues, visitou a Cohab e conheceu

algumas ações desenvolvidas pela prefeitura

Social de Solida-riedade deC a r a p i c u í b a ,Á u r e aRodrigues Silva,apresentou àprimeira-damaartigos confec-cionados pormulheres assis-tidas pelo FSS.Marisa Letíciaescolheu algu-mas peças –sapatinho ecasaquinho debebê – para pre-sentear seu neto.

O prefeitoSergio Ribeiroagradeceu a pre-sença da primei-ra-dama. “A po-pulação deCarapicuíba estáhonrada com asua presença dona Marisa”,comentou. Também ressal-tou os avanços conquista-dos em sua gestão munici-pal, principalmente na edu-cação e saúde, parabenizan-do a equipe de secretários

municipais. Sergio Ribeiropediu a dona Marisa quetransmitisse ao presidenteLula, a cobrança de umapromessa feita há dois anos.“Ele me prometeu uma ca-deira grande e confortável

para o meu gabinete, porfavor diga a ele que estouesperando a chegada dessepresente”, brincou o Prefei-to.

Estiveram acompanhan-do a visita o senador Aloísio

Mercadante, oprefeito deOsasco, Emidiode Souza, o ve-reador Netinhode Paula, alémde secretáriosmunicipais e ve-readores deCarapicuíba.

A PEDIDO

DE LULA

A visita daprimeira-damado Brasil aCarapicuíba, fazparte da campa-nha de AloísioMercadante aogoverno do Es-tado de São Pau-lo. Dona Marisaestá atendendo opedido de seu

marido o presidente LuizInácio Lula da Silva e en-trou de cabeça na campa-nha do senador rumo ao pa-lácio dos Bandeirantes.

Acompanhado da pri-meira dama, Mercadante

está visitando diversas lo-cais e cidades. Em sua mai-oria a dupla está sendo se-guida pelos candidatos aoSenado, Marta Suplicy (PT)e Netinho de Paula (PC doB), além do senador Eduar-do Suplicy (PT).

A presença da primeira-dama Marisa Letícia nas ati-vidades de campanha, alémde atender ao pedido deLula, deixa claro a estraté-gia petista de explorar aomáximo a figura do presi-dente na candidatura deMercadante. “Esta é a equi-pe que formamos por SãoPaulo e São Paulo vai ga-nhar por esta equipe”, de-clarou a primeira-dama emtom de otimismo, em visitaa favela do Paraisópolis, nacapital Paulista.

Além de estar caminhan-do lado a lado, Dona Marisa(que não é filiada a nenhumpartido político) foi a pri-meira a contribuir com acampanha de Mercadantevia internet. Através do sitedo candidato, doou R$113,valor sugestivo que seaproxima do número do PTnas urnas. Ela tambéminaugurou as doações narede com a doação de R$1013 para a campanha dapresidenciável DilmaRousseff (PT).

O novoestádio doCorinthians,que seráconstruídoe mItaquera,na zonaleste deSão Paulo,irá rece-ber a aber-tura daCopa doMundo de2014. Oprojeto daarena de-verá serapresen-tado ofici-a l m e n t epor AndréSanches no dia 31, terça-fei-ra, durante as comemora-ções do centenário do clu-be.

A decisão foi tomadanesta sexta-feira, 27, emreunião realizada no Rio deJaneiro, entre o presidenteda Confederação Brasileirade Futebol e do comitêorganizador local da Copado Mundo, RicardoTeixeira, com o governadorde São Paulo, AlbertoGoldman, e com o prefeitode São Paulo, GilbertoKassab.

O estádio terá 48 mil lu-gares, mas já está prepara-do para ser ampliado para

Estádio do Corinthians iráreceber abertura da Copa

acomodar 70 mil torcedo-res e, assim, provavelmen-te ser utilizado como palcoda abertura da Copa doMundo de 2014 - a Fifa exi-ge, para o jogo inaugural,uma arena com capacidademínima para 65 mil.

O estádio será ao lado daestação Corinthians-Itaquera do metrô, as obrascomeçarão em janeiro de2011 e a expectativa é que oestádio esteja pronto até,no máximo, fevereiro de2013 – podendo ser usadona Copa das Confederações.A área de 200 mil metrosquadrados fica em Itaquera,reduto corintiano na zona

leste dac a p i t a lp a u l i s t a ,ao lado dolocal quehoje abrigaum doscentros det r e i n a -mento doAlvinegro.

- Serátudo feitopor blo-cos. Hoje,o estádioestá prepa-rado para48 mil pes-soas, maspode cres-cer parachegar até

70 mil. Não teríamos nenhumproblema em adequar ao pa-drão da Fifa - explicou AndrésSanches.

Será um estádio moderno,mas sem nenhum design futu-rista. A área contará com esta-cionamento e ainda terá aces-so pela linha vermelha do me-trô – a estação Corinthians-Itaquera é vizinha ao terrenoescolhido.

O valor da obra está orçadoentre R$ 300 e R$ 350 milhõese será custeado pela constru-tora Odebrecht. O Corinthianspagará a empresa com onaming rights (direitos donome). Traduzindo: o Timãovenderá o nome da arena parauma empresa e o que arreca-dar com essa cessão repassaráà Odebrecht. O que faltar paraatingir o total, o clube terá dezanos para devolver à empresa.

- Só negociamos o namingrights. O resto será tudo doCorinthians. É 100% nosso:camarotes, cadeiras cativas,placas, restaurantes, estacio-namento...

Anuncie: 4254-0321

Publique Aqui

Balanços, Editais,

Avisos,

Leis Decretos e

Publicações Oficiais

A Prefeitura do Municí-pio de Carapicuíba, atra-vés da Secretaria Munici-pal de Saúde e do ConselhoMunicipal de Saúde,empossou os ConselhosGestores das 12 UnidadesBásicas de Saúde do Muni-cípio, nesta quinta-feira,26, no Teatro Jorge Ama-do. Autoridades, entida-des, cidadãos, além de vá-rios representantes dosConselhos de Saúde das ci-dades vizinhasprestigiaram a Cerimôniade posse que, segundo afala de diversos participan-tes, foi um marco na histó-ria do Conselho de Saúdede Carapicuíba.

A Secretária da Saúde ePresidente do ConselhoMunicipal de Saúde - Dra.Simone AugustaMonteaperto entregou oCertificado de posse paraos 137 Conselheiros titu-lares e suplentes do Con-selho gestor das UnidadesBásicas de Saúde para as-sumirem o mandato dobiênio 2010/2012.

A Secretaria da Saúdeatravés de comissão elei-toral constituída pelo Con-selho Municipal de Saúdeconduziu o processo demo-crático de escolha dos con-selheiros titulares e su-plentes. O pleito foi reali-zado em 21 de junho, noqual a população, por meiodo voto direto e secreto,efetivou a escolha dos no-vos conselheiros.

CONSELHO

GESTOR

O Conselho Gestor é for-mado por representaçõesde 50% de usuários, 25%de trabalhadores da saúdee 25% de gestores da saúdee o seu papel consiste naformulação das priorida-des, metas e estratégias deação para a promoção àsaúde. Além disto, o Con-selho gestor, propõe açõespara solucionar os proble-mas enfrentados pela Uni-dade de Saúde visando àmelhoria da qualidade deserviço prestado à comu-nidade, obedecendo aosprincípios do Sistema Úni-co de Saúde.

Dentre as competênci-

Conselhos gestores dasUnidades de Saúde tomam posse

as atribuídas ao ConselhoGestor, destacam-se o co-nhecimento da realidadedo bairro e do trabalho de-senvolvido pela Unidadede Saúde, para definiçãodas prioridades e ações aserem desenvolvidas, oacompanhamento, avalia-ção e fiscalização dos ser-viços e ações de saúde

prestadas à população.É a comunidade local

que escolhe através deeleições os seus conselhei-ros.

Após a posse dos novosconselheiros dos Gestoresdas Unidades, em assem-bléia ocorreu a eleição dosmembros que vão comporo Conselho Municipal.

Maquete do estadio Corinthians

Conselhos gestores dasUnidades de Saúde tomam posse

Esportes Saúde