Jornal IFPR TB (Jun 16)

6
Jornal do IFPR - Campus Telêmaco Borba - PR | Junho - 2016 Nº 13 As apresentações do IV Festival de Dança animaram a tarde de festa do dia 23 de junho. Os alunos ensaiaram as apresentações com muita dedicação durante alguns meses, e o tema do evento deste ano: Danças da Cultura e do Folclore Brasileiro encaixou perfeitamente com o clima de Festa Junina. Alunos e servidores apresentaram a tradicional quadrilha. Os “comes e bebes” estavam deliciosos: cachorro-quente, refrigerante, bolo, doces, crepe, cone trufado e maçã-do-amor. O campus agradece a colaboração de todos, em especial ao Restaurante Sabor e Saúde, pela doação da pipoca e do quentão. O V Arraiá do IFPR, no Campus Telêmaco Borba, se estendeu até às 20h30. MANCHETES: FORMANDOS PARTICI- PAM DE FORMATURA FICA A DICA!: DICA DE LEITURA: A REVOLU- ÇÃO DOS BICHOS. Pág. 4 PRÓXIMOS EVENTOS. Pág. 6 LEIA AQUI QUERIDI- NHO: QUESTÃO DE ES- COLHA. Pág.4 CAFÉ COM A DIREÇÃO. Pág.2 IFPR EM AÇÃO: PROJE- TOS, PESQUISAS E EX- TENSÃO. Pág. 5 IV FESTIVAL DE DANÇA ANIMA A FESTA JUNINA DO CAMPUS Alunos do ano do Curso Técnico Integrado em Automação Industrial estiveram em Ponta Grossa e Carambeí no dia 16 de junho de 2016, participando de uma aula de campo da disciplina de Geografia, acompanhados pelos professores Gustavo Bahr e Igor Dias. Em Ponta Grossa os alunos visitaram o Parque Estadual de Vila Velha, onde puderam conhecer um pouco mais sobre geologia, relevo e vegetação, tendo como cenário dessa aula os arenitos, as furnas e a lagoa dourada. No período da tarde a visita ocorreu no Parque Histórico de Carambeí, onde os alunos conheceram detalhes da imigração holandesa na região, como a sua história, memória e identidade, assim como a formação étnica e social da cidade de Carambeí. ALUNOS PARTICIPAM DE AULA DE CAMPO EM PONTA GROSSA E CARAMBEÍ PROFESSORES DO IFPR PARTICIPAM DE CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ROBÓTICA. Pág.2 PROFESSORES DE LÍN- GUAS DO IFPR PARTICI- PARAM DO IV CIELLI. Pág.2 ALUNOS DO CAMPUS VISITAM O PARQUE ES- TADUAL DO GUARTELÁ. Pág.2 ALUNOS DO CAMPUS TELÊMACO BORBA PAR- TICIPAM DA COPA RIO INFO DE ALGORITMOS. Pág.3 ALUNOS DO IFPR PARTI- CIPAM DA OBMEP 2016. Pág.3 FORMANDOS DA EAD RECEBEM OUTORGA DE TÍTULO COLETIVA. Pág.3 CAMPUS TB NA XVIII OLIMPÍADA BRASILEI- RA DE INFORMÁTICA. Pág.3 VAMOS APRENDER LI- BRAS? Pág.6 ESTÃO ABERTAS AS INS- CRIÇÕES PARA O CON- CURSO PÚBLICO DO INS- TITUTO FEDERAL DO PARANÁ! Pág.6

description

 

Transcript of Jornal IFPR TB (Jun 16)

Page 1: Jornal IFPR TB (Jun 16)

Jornal do IFPR - Campus Telêmaco Borba - PR | Junho - 2016 Nº 13

As apresentações do IV Festival de Dança animaram a tarde de festa do dia 23 de junho. Os alunos ensaiaram as apresentações com muita dedicação durante alguns meses, e o tema do evento deste ano: Danças da Cultura e do Folclore Brasileiro encaixou perfeitamente com o clima de Festa Junina. Alunos e servidores apresentaram a tradicional

quadrilha. Os “comes e bebes” estavam deliciosos: cachorro-quente, refrigerante, bolo, doces, crepe, cone trufado e maçã-do-amor.

O campus agradece a colaboração de todos, em especial ao Restaurante Sabor e Saúde, pela doação da pipoca e do quentão.

O V Arraiá do IFPR, no Campus Telêmaco Borba, se estendeu até às 20h30.

MANCHETES:

FORMANDOS PARTICI-PAM DE FORMATURA

FICA A DICA!: DICA DE LEITURA: A REVOLU-ÇÃO DOS BICHOS. Pág. 4

PRÓXIMOS EVENTOS. Pág. 6

LEIA AQUI QUERIDI-NHO: QUESTÃO DE ES-COLHA. Pág.4

CAFÉ COM A DIREÇÃO. Pág.2

IFPR EM AÇÃO: PROJE-TOS, PESQUISAS E EX-TENSÃO. Pág. 5

IV FESTIVAL DE DANÇA ANIMA A FESTA JUNINA DO CAMPUS

Alunos do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Automação Industrial estiveram em Ponta Grossa e Carambeí no dia 16 de junho de 2016, participando de uma aula de campo da disciplina de Geografia, acompanhados pelos professores Gustavo Bahr e Igor Dias.

Em Ponta Grossa os alunos visitaram o Parque Estadual de Vila Velha, onde puderam

conhecer um pouco mais sobre geologia, relevo e vegetação, tendo como cenário dessa aula os arenitos, as furnas e a lagoa dourada.

No período da tarde a visita ocorreu no Parque Histórico de Carambeí, onde os alunos conheceram detalhes da imigração holandesa na região, como a sua história, memória e identidade, assim como a formação étnica e social da cidade de Carambeí.

ALUNOS PARTICIPAM DE AULA DE CAMPO EM PONTA GROSSA E CARAMBEÍ

PROFESSORES DO IFPR PARTICIPAM DE CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ROBÓTICA. Pág.2

PROFESSORES DE LÍN-GUAS DO IFPR PARTICI-PARAM DO IV CIELLI. Pág.2

ALUNOS DO CAMPUS VISITAM O PARQUE ES-TADUAL DO GUARTELÁ. Pág.2

ALUNOS DO CAMPUS TELÊMACO BORBA PAR-TICIPAM DA COPA RIO INFO DE ALGORITMOS. Pág.3

ALUNOS DO IFPR PARTI-CIPAM DA OBMEP 2016. Pág.3

FORMANDOS DA EAD RECEBEM OUTORGA DE TÍTULO COLETIVA. Pág.3

CAMPUS TB NA XVIII OLIMPÍADA BRASILEI-RA DE INFORMÁTICA. Pág.3

VAMOS APRENDER LI-BRAS? Pág.6

ESTÃO ABERTAS AS INS-CRIÇÕES PARA O CON-CURSO PÚBLICO DO INS-TITUTO FEDERAL DO PARANÁ! Pág.6

Page 2: Jornal IFPR TB (Jun 16)

2 IFPR TB NOTÍCIAS

FORMANDOS PARTICI-PAM DE FORMATURA DE

GABINETE

Na noite do dia 28 de junho, cinco alu-nos dos Cursos Técnicos em Mecânica e Eletromecânica receberam a Outorga de Título em Sessão Coletiva.

A Diretora de Ensino, Pesquisa e Ex-tensão do Campus, Danieli de Cássia Barreto Goessler, presidiu a cerimônia, e a Secretária Acadêmica, Amanda Abgail da Silva, fez a leitura da Ata de Formatu-ra da Sessão Coletiva de Certificação.

O Campus parabeniza os novos técni-cos!

CAFÉ COM A DIREÇÃO

Na noite do dia 13 de junho, a Diretora-Geral do Campus Telêmaco Borba, Kari-na Mello Bonilaure, concluiu a primeira rodada de conversas com as turmas do ano de 2016.

A iniciativa tem sido uma maneira de aproximar as ações da Direção Geral com as necessidades dos estudantes. O projeto chamado “Café com a Direção” acontece desde 2015. Quando possível, todos os estudantes da turma participam ou então seus representantes. Nas con-versas, é possível receber dos estudantes as suas principais demandas e ouvir mui-tas sugestões interessantes, definitivas para as tomadas de decisão. “O impor-tante é garantir o espaço de escuta e par-ticipação de todos, e deixar sempre claro que é uma oportunidade permanente, que deve fazer parte da cultura institucio-nal.”, explica Karina.

As recepções foram realizadas na sala da Direção Geral e nos bate-papos os alunos trataram de diversos assuntos e conheceram algumas das novas salas que compõem o Bloco Administrativo.

PROFESSORES DO IFPR PARTICIPAM DE CURSO DE CAPACITAÇÃO EM

ROBÓTICA

Professores do IFPR participaram de curso preparatório na área de Robótica nos dias 9 e 10 de junho. A capacitação visa à montagem de protótipos com a utilização de kits arduíno para arquitetura aberta. O encontro é realizado no Cam-pus Campo Largo. Segundo a Coordena-dora de Políticas de Inovação e Emprega-bilidade da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi), Ana Lucia Falco, o curso visa preparar esses profis-sionais para a realização das fases I e II do edital nº 07/2016 (Chamada para a III Olimpíada IFPR de Robótica).

“Por isso, o público-alvo são os profes-sores dos campi que aderiram a esse edi-tal”, explica.

No total, houve a adesão de 34 profes-sores, de diversas áreas do conhecimen-to, vinculados a 17 campi do Instituto. Eles atuam como coordenadores de pro-jetos de Robótica em suas respectivas unidades e, com a capacitação, devem aprimorar conhecimentos com vistas ao desenvolvimento e programação de ro-bôs.

O curso é ministrado pelos professores Dailhane Grabowski Bassinello, do Cam-pus Campo Largo, e Marcos Dinís La-varda, do Campus Telêmaco Borba.

“O momento é de aprendizagem e troca de experiências entre os docentes que irão desenvolver, juntamente com seus alunos, protótipos robóticos para a parti-cipação na Olimpíada de Robótica, que busca disseminar a cultura da Extensão Tecnológica e estimular a criatividade empreendedora e inovadora no âmbito da Instituição”, afirma Dailhane.

De acordo com o edital 07/2016 – Pro-epi, a previsão é a de que as duas fases da III Olimpíada IFPR de Robótica sejam realizadas até o mês de agosto.

Competições Um dos objetivos da chamada para a III Olimpíada IFPR de Robótica é preparar os estudantes para competições regio-nais, nacionais e internacionais, além de estimular o interesse de estudantes e ser-vidores pelo desenvolvimento da Ciên-cia, Tecnologia e Inovação. Visando atingir essa meta, o edital prevê a realiza-ção da Olimpíada de Robótica no âmbito do IFPR, além de auxílios financeiros para a aquisição de equipamentos.

PROFESSORES DE LÍN-GUAS DO IFPR PARTICI-

PARAM DO IV CIELLI

Nas palavras de Pedro Demo (1998), “não há ensino sem pesquisa, nem pes-quisa sem extensão”. A educação trans-formadora se faz com produção e divul-gação de saberes. Comprometidos com essa proposta, nos dias 08, 09 e 10 de junho de 2016, os professores de línguas do IFPR – campus Telêmaco Borba par-ticiparam do IV CIELLI – Colóquio In-ternacional de Estudos Linguísticos e Literários, em Maringá. Os professores Katrym Bordinhão, Kelly Frigo, Míriam Bosco e Jefferson Souza apresentaram resultados de pesquisas nas áreas de lite-ratura, línguas espanhola e inglesa reali-zadas no IFPR.

ALUNOS DO CAMPUS VI-SITAM O PARQUE ESTA-

DUAL DO GUARTELÁ

No dia 09 de Junho de 2016, os alunos do 2º Ano do curso Técnico em Informá-tica, do Campus Telêmaco Borba, parti-ciparam de uma viagem à Tibagi, acom-panhados pelos professores Gustavo Conceição Bahr, José Aparício da Silva, Fernando de Sá Moreira e Igor de Barros Ferreira Dias. No período da manhã, eles visitaram o Parque Estadual do Guartelá, uma unidade de conservação que tem a finalidade de proteger a incrível beleza daquele local.

No parque, os estudantes percorreram a trilha que leva ao mirante, à cachoeira da Ponte de Pedra e, concluindo o trajeto, conheceram os panelões do sumidouro.

As visitas na parte da tarde ocorreram no centro histórico de Tibagi, contem-plando o museu local e demais constru-ções históricas da cidade. A atividade foi encerrada com um futebol na quadra central da cidade, envolvendo alunos e professores.

Page 3: Jornal IFPR TB (Jun 16)

IFPR TB NOTÍCIAS 3

ALUNOS DO CAMPUS TELÊMACO BORBA

PARTICIPAM DA COPA RIO INFO DE ALGORITMOS

No dia 10 de junho, cerca de 80 estudantes dos Cursos Técnicos em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio (2º e 3º anos) e Automação Industrial integrado ao Ensino Médio (2º ano) do Campus Telêmaco Borba participaram da 4ª. edição da CRIA (Copa Rio Info de Algoritmos).

A CRIA visa atrair e estimular jovens talentos do ensino médio/técnico a buscar uma carreira na área das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs. Tendo como objetivo estimular o aprendizado e a qualificação dos futuros profissionais de programação e reconhecer as escolas e professores que abraçam este desafio. São responsáveis pela organização da CRIA o TI Rio e Fenainfo, contando também com o apoio da Riosoft, Univale (Portugol Studio) e Run.Codes.

A Copa Rio Info de Algoritmos é mais um evento que faz parte do calendário de atividades voltadas para programação de computadores que acontece no Campus Telêmaco Borba. Neste ano de 2016, os alunos já participaram da Hora do Código e também da Olimpíada Brasileira de Informática.

ALUNOS DO IFPR PARTICIPAM DA OBMEP

2016 No dia 07 de junho de 2016, os

professores de Matemática Adil Ferreira Magalhães, Alessandra Assad Angieski e Diviane Maria Dias Rodrigues coordenaram no IFPR – Campus de Telêmaco Borba a aplicação das provas

da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na qual foram inscritos 390 alunos, do ensino médio. Para a segunda fase, que ocorrerá 10 de setembro de 2016, serão classificados 31 alunos.

Em 2015 dois alunos do campus foram premiados com a menção honrosa, sendo eles: Emanuel Oliveira do Nascimento e Gabriel Guimarães. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem como objetivos estimular o estudo da matemática, revelar talentos na área, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Além da realização de suas provas anuais, a OBMEP conta com o desenvolvimento de programas que ocorrem ao longo do ano. Estes programas objetivam estimular estudantes, professores e escolas, buscando maior qualidade na educação na área de Matemática. Alguns desses programas são: Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), Portal da Matemática, Portal Clubes de Matemática, POTI – Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo, PICME – Programa de Iniciação Científica e Mestrado. Maiores informações estão disponíveis na página: http://www.obmep.org.br/apresentacao.html

A OBMEP 2016 premiará alunos, professores, escolas e secretarias municipais de educação. Serão concedidos aos alunos: 500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata, 4.500 medalhas de bronze, totalizando 6.500 (seis mil e quinhentas) medalhas; e até 46.200 (quarenta e seis mil e duzentos) certificados de Menção Honrosa.

FORMANDOS DA EAD RECEBEM OUTORGA DE

TÍTULO COLETIVA

Na noite de segunda-feira (06) a Diretora-Geral do Campus Telêmaco Borba, Karina Mello Bonilaure, presidiu a cerimônia de Outorga de Título Coletiva, do Curso de Tecnologia em Gestão Pública da Educação a Distância.

O Professor José Aparício da Silva, Coordenador da EaD no campus, e o servidor Luiz Antonio Ferreira da Silva compuseram a Mesa Diretiva do evento, juntamente com a Diretora Karina.

Na ocasião, nove formandos receberam a outorga de título.

CAMPUS TB NA XVIII OLIMPÍADA BRASILEIRA

DE INFORMÁTICA

Na tarde do dia 03 de junho, os alunos dos Cursos Técnicos em Informática (2º e 3º anos) e Automação Industrial (2º ano) do Campus Telêmaco Borba participaram da OBI (Olimpíada Brasileira de Informática).

O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição*.

Os professores João Henrique Berssanette, Gregory Vinicius Conor Figueiredo, Erich Lacerda Malinowski, Rafael Poltronieri e Antonio Eduardo Kloc aplicaram as provas da OBI nas turmas do Ensino Médio Integrado.

Page 4: Jornal IFPR TB (Jun 16)

4 IFPR TB NOTÍCIAS

LEIA AQUI QUERIDINHO!

QUESTÃO DE ESCOLHA “Ou se tem chuva e não se tem sol ou se

tem sol e não se tem chuva! Ou se calça a luva e não se põe o anel, ou se põe o anel e não se calça a luva! Quem sobe nos ares, não fica no chão, quem fica no chão, não sobe nos ares.(…) Não sei se brinco, não sei se estudo, se saio correndo ou fico tranquilo. Mas não consegui entender ainda qual é melhor: se é isto ou aquilo”. Cecília Meireles trata, poeticamente, de um tema que, na prática, pode afligir e angustiar você. No poema Ou Isto Ou Aquilo, a poetisa trata das escolhas a que todos os dias estamos submetidos, e sobretudo, das angústias frente a elas. Desde as mais simples decisões às mais grandiosas, às que podem afetar nossas vidas a longo prazo.

Decidir entre isto e aquilo, seja lá o que for, sempre exigirá de você uma renúncia, um “largar de lado” algo que também o agrade, mas que, possivelmente, não o agrade tanto quanto a escolha feita: É o brinquedo mais bonito e maior da prateleira da loja, quando você era criança, é a escolha entre um convite para ir ao cinema com aquela menina que nunca deu bola para você, mas está dando uma chance agora, e a escolha de ir com a família à casa da avó que você não vê há mais de um ano, é escolher ir por aquele caminho escuro que sua mãe sempre aconselhou a não ir, mas que o levará mais rápido ao seu destino. E o que dizer das escolhas que você, jovem estudante, adolescente com a cabeça cheia de dúvidas, tem que tomar neste momento? É querer tornar-se médico como teu pai deseja, é querer tornar-se advogado como tua mãe deseja ou é, ainda, escolher por você mesmo, e não agradar a nenhum dos dois, mas agradar a si mesmo e, assim, tornar-se músico ou cineasta como sempre quis, e assim, com estas escolhas, escolher, talvez, ouvir deles que morrerá de fome, que não encontrará trabalho, que não será nenhum Spielberg ou Mick Jagger, que não é fácil ganhar dinheiro com música ou filmes neste país, e etc, etc. Ah! Os

pais neste momento crucial! Escolher dói porque exige firmeza,

abnegação, responsabilidade. E em que fase de tua vida você se encontra e que está a exigir tantas escolhas! Ser adolescente é complicado! Parece que tudo entra em ebulição junto com os hormônios! “Faça o mesmo curso que fiz”, diz seu pai, “Entre na universidade que cursei”, diz sua mãe, ou ainda, “Faça o que quiser, mas faça!”, diz seu pai, que, possivelmente, nunca cursou nada porque sempre diz que tinha que trabalhar e que na época dele as coisas eram mais difíceis, e que não teve tantas escolhas à mão como você. E agora, este pai sentiria o maior orgulho em vê-lo se formar. Talvez ele dependure seu diploma na parede da sala, e irá olhá-lo, olhá-lo até que se sinta enjoado e saia para dar uma volta, depois torne a olhá-lo até o final dos tempos. Exagero? Ah como os pais podem ser exagerados quando querem bem a um filho!

O que se pretende dizer aqui é que você sempre ficará entre isto ou aquilo e ainda que se decida por isto, no meio do caminho, você pode se arrepender, desistir, e optar por aquilo. Escolher poderá, também, pôr você em embate com pessoas queridas, mas elas, possivelmente, entenderão quando virem que você escolheu o que te fará bem. Desistir e optar por outro caminho não significa que você fracassou, mas que você percebeu que algo (no caso, um curso superior) não era o caminho certo para você e que outro poderá te satisfazer mais. Parece desesperador afirmar que você ficará sempre na dúvida. Não é isso! O que estamos dizendo é que escolher é difícil, mas que você não precisa sofrer tanto para isso. Escolher qual curso a seguir exigirá de você muita responsabilidade, a percepção de seus gostos e afinidades, a análise dos prós e dos contras de sua decisão, e, possivelmente, muitas noites de insônia e olheiras. Ah, mas não perca o sono a pensar que magoará seus pais, nem o perca pensando que suas escolhas podem não ser as mais corretas e melhores! Arrisque-se, mas arrisque-se com responsabilidade, com reflexão quanto às suas decisões. Arriscar-se implica em

surpresa, mas não necessita colocar-se em perigo. Uma escolha bem fundamentada, dificilmente trará arrependimentos. Testes ou orientações vocacionais podem ser uma boa para você que anda a perder noites de sono, mas, sobretudo, é necessário conhecer a si mesmo, seus gostos e suas afinidades com determinadas áreas. Seja curioso, estudante! Busque informar-se quanto ao curso que deseja, ou vá mais longe! Busque informar-se com um profissional que cursou o que você, hoje, almeja cursar. Ouça-o! É claro que será a visão dele sobre a profissão que escolheu, mas será um ponto de vista de quem trilhou o caminho a que você aspira trilhar. “A vida é a soma de todas as suas escolhas”, já afirmara o escritor Albert Camus. Assustador, né? Mas pense pelo lado positivo: Você pode escolher!

E se for inevitável para você ficar angustiado com a carga de decisões que tem a tomar neste momento de sua vida, dentre elas qual curso a seguir, fazer-se ouvir e fazer com que ouçam você, pode ser uma boa escolha também. Dialogar com seus pais, amigos ou mesmo com as boas moças da Seção Pedagógica de seu Instituto pode ser uma boa pedida. Você sabe! Falando sério e deixando à parte as brincadeiras, a Seção Pedagógica existe não só para orientá-lo quando você vai mal nas disciplinas, porque acreditamos no seu potencial, mas existe também para simplesmente ouvi-lo, se você quiser. Aliás, a Seção Pedagógica conta com mais uma TAE para “pegar firme no seu pé” (Brincadeirinha! Inevitável!). Mas a parte da TAE é sério mesmo, inclusive é esta que se dirige a você por meio deste texto. Apesar dela falar de si mesma em terceira pessoa como se fosse um jogador de futebol, ela, digo eu, espero poder ajudar você em suas dúvidas, suas angústias, ou simplesmente ouvir o que você tem a dizer. Muito prazer em conhecê-los e por fazerem parte do meu caminho. Afinal, estar aqui não é só minha função: É minha escolha!

Sandra Augusto Silva

Técnica em Assuntos Educacionais - Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis.

FICA A DICA! A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

Autor: Orwell, George Verdadeiro clássico moderno, concebi-

do por um dos mais influentes escritores

do século 20, 'A Revolução dos Bichos' é uma fábula sobre o poder. Narra a insur-reição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Escrita em plena Segunda Guerra Mundi-al e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa peque-na narrativa causou desconforto ao satiri-zar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. De fato, são claras as referências: o des-pótico Napoleão seria Stálin, o banido

Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revo-lução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes co-mo arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipula-ção política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto.

Att. Poly

Page 5: Jornal IFPR TB (Jun 16)

IFPR TB NOTÍCIAS 5

A QUÍMICA POR MEIO DO LÚDICO: BRINCAR E

APRENDER DE FORMA DIFERENCIADA

Modalidade do Projeto: PIBIC-JR e PBIS.

Professor Responsável: Profª Me. Elaine da Silva Ramos.

Alunos Bolsistas do projeto: Fernanda Alves Campolin dos Santos - 3º ano integrado Informática (PIBIC-JR); Igor Eduardo de Moura Lopes – 2º ano integrado Informática (PBIS); Mayara da Silva Oliveira - 3º ano integrado Automação (PBIS).

Descrição do Projeto: Hoje em dia faz-se necessário um

ensino mais contextualizado, onde os conteúdos de química sejam abordados de maneira crítica fazendo a relação com o cotidiano dos alunos, oportunizando respeito às diversidades de cada um, para a formação do cidadão e o exercício de seu senso crítico. Porém, como fazer isso? Uma proposta que pode contribuir para modificar o cenário atual é a utilização de jogos e atividades lúdicas visando instigar os alunos, motivar e promover a aprendizagem deles. Pensando nisso, este projeto tem como objetivo desenvolver alguns jogos e atividades lúdicas para auxiliar o ensino de Química nas turmas dos técnicos integrados.

O projeto está na fase inicial, onde os

alunos bolsistas realizaram pesquisas teóricas sobre a temática a ser trabalhada no projeto. Feito isso, os alunos elaboraram um questionário inicial para saber se as turmas tinham interesse em ter aulas por meio de jogos e atividades lúdicas; quais os tipos de jogos e atividades lúdicas seriam de interesse de cada turma a ser trabalhada; as dificuldades em relação aos conteúdos e a metodologia da disciplina de Química; quais as ideias que as turmas possuem sobre jogos e atividades lúdicas; saber a importância que as turmas acreditam ter sobre esse tipo de metodologia.

Depois da aplicação desses questionários nas turmas do técnico integrado em informática (1°, 2º e 3° anos), os bolsistas passaram para a fase de análise e categorização dos dados obtidos com as respostas das turmas. Após essa etapa, os bolsistas estão procurando jogos e atividades lúdicas que foram apontados como mais interessantes para cada turma, e para isso estão realizando pesquisas sobre as propostas apontadas. Como um dos resultados dessa etapa inicial do projeto, um trabalho foi aceito para ser apresentado no Encontro Nacional do Ensino de Química (ENEQ) que será realizado na cidade de Florianópolis entre os dias 25 a 28 de julho.

Com esse projeto pretende-se auxiliar os alunos com a aprendizagem na disciplina de Química por meio de jogos e atividades lúdicas. Com a aplicação dos

jogos e atividades lúdicas pretende-se estimular o gosto pela disciplina de química e verificar as possíveis contribuições dessa metodologia de ensino aplicada em sala de aula. E posteriormente pretende-se divulgar os resultados obtidos por meio de apresentação e publicação em eventos científicos, para ampliação e discussão sobre a temática apresentada.

Coordenadora do projeto

Alunos bolsistas (À esquerda Fernanda Campolim; Igor Lopes ao centro e Mayara Oliveira à direita).

Prof.ª Elaine da Silva Ramos

IFPR EM AÇÃO: PROJETOS, PESQUISAS E EXTENSÃO

Modalidade do Projeto: Projeto de ex-tensão

Professor Responsável: coordenador José Aparicio da Silva e colaboradora Letícia kawano

Alunos Bolsistas do projeto: - Diego Campo Machado - 1º inf.; Rariston Sou-za de Mello - 1º mec.; Gabriel da Luz Ribeiro - 1º MEC.; Matheus Oliveira Ribeiro - 1º aut. B e Matheus Antonio Bueno dos Santos - 1º aut. B. Além des-ses, o projeto conta com 3 voluntários, os alunos João Márcio e Luis Oliveira do 3º Inf. e o aluno José Vitor Prachum do Tecnólogo em Automação Industrial

Descrição do Projeto: A proposta inicial do projeto é

possibilitar aos alunos do IFPR, apren-der, praticar e ensinar o esporte. Para isso utilizamos de uma metodologia de ensino de leitura e escrita do xadrez com a ano-tação algébrica, pois uma vez aprendido tal método, o enxadrista passa a ter a possibilidade de jogar sozinho até supe-rar a si próprio e assim poder desafiar o seu adversário. Os resultados esperados visam que os alunos, uma vez que te-nham desenvolvido tal prática, possam ensinar outros e outros, do IFPR e de outras escolas a treinarem por esse méto-do.

O uso do Xadrez no aspecto pedagógico pode despertar o interesse dos alunos, explorando o potencial do desenvolvi-mento de atitudes positivas no processo de ensino e aprendizagem, tornando-o uma atividade que serve de objeto de estudo para os alunos.

O projeto representa um suporte para as atividades curriculares da escola, pelo fato que sua estrutura básica encontra-se diretamente ligada à lógica matemática, e, além disso, por ser uma atividade de reflexão intensiva e exigir uma tomada de decisão a cada lance da partida, pro-move uma educação crítica e ativa, capaz de colaborar na construção e conscienti-zação individual e coletiva para a trans-formação da ordem estabelecida, aspecto visado no modelo de educação emprega-do no IFPR. Isso torna possível um de-senvolvimento afetivo-social, perceptivo-motor, cognitivo, bem como espírito de equipe, responsabilidade, respeito e aprendizagem diferenciada.

Este projeto objetiva atender aos alunos do IFPR e das escolas públicas do muni-cípio, para tanto, o Xadrez irá desempe-nhar a função de disponibilizar a oportu-nidade de integração e melhora no ensino aprendizagem.

Prof. José Aparicio da Silva

XEQUE-MATE: O XADREZ COMO FORMA DE

DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO E

DA REFLEXÃO HISTÓRICO-CULTURAL

Page 6: Jornal IFPR TB (Jun 16)

6 IFPR TB NOTÍCIAS

CARO LEITOR O Jornal possui uma coluna chamada:

“As crônicas do IFPR TB”, esta coluna é um espaço para os alunos que gostariam de publicar suas próprias produções de contos, poesias, músicas, textos e demais produções. Àqueles que têm interesse em publicar nos procure na Biblioteca.

Colunista do mês: Elaine da Silva Ramos, Isaque Bispo Adriano, João Henrique Berssanette, José Aparicio da Silva , Sandra Augusto Silva.

Diagramador: Miquéias Ribeiro de Carvalho.

Editora responsável: Fabiane Ferreira.

Fotógrafa: Deise Mainardes Bayer Monteiro.

Repórteres: Loidy Aparecida Chudrik, Polyanna Prachthauser.

EQUIPE DO JORNAL

VAMOS APRENDER LIBRAS?

ADVÉRBIO DE TEMPO Visto que não ocorre flexão verbal na

Libras, entende-se que o verbo permanece no infinitivo. O tempo é marcado pelos advérbios de tempo, que indicam quando a ação aconteceu, complementando verbo. Abaixo estão alguns exemplos, vamos treinar?

Isaque Bispo Adriano

Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O

CONCURSO PÚBLICO DO INSTITUTO FEDERAL DO

PARANÁ!

Somente será admitida inscrição via Internet, no endereço eletrônico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br), no período de 15 de junho a 14 de julho de 2016. Os candidatos poderão obter informações e orientações para realizar sua inscrição, por meio do Serviço de Atendimento ao Candidato - SAC da CETRO CONCURSOS pelo telefone:

(11) 3146-2777 das 7h às 19h (horário oficial de Brasília/DF), exceto aos sábados, domingos e feriados.

São 17 vagas para o Campus Telêmaco Borba. Confira:

Técnicos: 2 vagas para: Assistente em Administração;

1 vaga para os demais Técnicos: Auxiliar em Administração; Técnico de Laboratório/Área: Informática; Técnico de Laboratório/Área: Mecânica; Técnico de Laboratório/Área: Química; Técnico de Tecnologia da Informação.

Docentes: 3 vagas para: Engenharia Elétrica; 1 vaga para os demais Docentes: Biologia; Engenharia Mecânica; Física; Letras – Português/Espanhol; Letras – Português/Inglês; Matemática e Pedagogia.

CURSO DE EXTENSÃO

O Instituto Federal do Paraná - Campus Telêmaco Borba, está oferecendo o curso de Extensão: Capacitação para Docentes no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle -- Curso Gratuito -- Totalmente a Distância -- Disponibilizado pela plataforma FacEduc -- Com carga horária de 45 horas; e -- Certificação pelo IFPR -- Aproveitem...

Acesse ==> https://apps.facebook.com/faceduc/ Depois ==> IFPR -- Extensões e faça sua matrícula

Profe. Berssa

RECADO DA SECRETARIA ACADÊMICA

A Secretaria Acadêmica do Campus informa que os alunos dos CURSOS SUPERIORES devem fazer sua rematrícula dos dias 25 a 29/07. Ressaltamos que os alunos que não a fizerem, terão seu registro acadêmico cancelado.

Desejamos boas férias!!

Atenciosamente, Secretaria de Registros Acadêmicos

PRÓXIMOS EVENTOS