Jornal IFPR TB (Out 14)

6
Jornal do IFPR - Câmpus Telêmaco Borba - PR | Outubro - 2014 Nº 01 IFPR TB NOTÍCIAS A Biblioteca do Câmpus Telêmaco Borba celebrou a III Semana Nacional do Livro e da Biblioteca nos dias 29 a 31 de Outubro, com diversas atividades, por meio do Projeto Biblioteca Viva. Durante o evento foram realizadas diversas atividades como: Apresentação Musical de Poemas, Microfone Aberto, Apresentação da Banda “Cabeças Voadoras”, Exibição do filme: “A Culpa é das Estrelas”, “Quiz” Literário, Oficina de Normalização de Trabalhos Acadêmicos, Encenação de Contos. Nas semanas que antecederam o evento, os alunos realizaram algumas atividades culturais como: Concurso Fotográfico: “Flagrantes de Leitura”, Concurso Cultural “Dê um nome para nosso Jornal” e a Atividade “Minha Frase Favorita”. Na apresentação da “Mensagem Surpresa”, os alunos foram surpreendidos com mensagens através de vídeos de autores nacionais como: Maurício de Sousa, Raphael Draccon, Regina Drummond, Lucia Hiratsuka, Samir Mesquita e Noemi Jaffe. Foi elaborado um vídeo com as mensagens enviadas pelos autores destacando a importância da leitura. No último dia do evento foram realizadas as premiações de todas essas atividades, os alunos foram premiados com diversos livros de literatura, os quais foram doados pelos professores e técnicos administrativos do câmpus. III SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA 1ª TURMA FINALIZA O CURSO BÁSICO DE LIBRAS NO CÂMPUS TELÊMACO BORBA. No dia 01 de outubro foi realizada, no Campus Telêmaco Borba, a última aula da turma do período noturno do Curso Básico de Libras. Esta foi a 1ª turma a finalizar o Curso, que ocorreu as segundas e quartas-feiras. As turmas matutina e vespertina, que ocorrem as terças e quintas-feiras, respectivamente, têm término previsto para o início de dezembro. Os 15 alunos comemoraram, juntamente com o Intérprete Isaque Bispo Adriano, com um coquetel de encerramento. O curso teve carga horária de 40 horas e foi uma ação do NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), direcionada a servidores, alunos e pessoas da comunidade, visando promover a inclusão dos surdos no ambiente acadêmico. MANCHETES: Realizada a V Mostra de Cursos no câmpus. Pág.2 I Festa hispânica do câmpus. Pág.2 Alunos realizam visita técnica ao Câmpus da UEPG. Pág.2 Alunos realizam visita técnica ao Câmpus da UEPG. Pág.2 Alunos participam da XI Conferência Latino Americana de Software Livre – LATINOWARE. Pág.3 Participação dos alunos do câmpus no III SEPIN. Pág.3 I Encontro de Ensino de Física. Pág.3 Outubro Rosa no Câmpus. Pág.3 As Crônicas do IFPR TB: Um dia no calendário. Pág.4 Leia aqui queridinho: 7 Atitudes que podem fazer com que as pessoas se afastem de você. Pág.4 O Guia do IFPR TB: Como achar seu professor no câmpus. Pág.5 Fica a Dica!: Dica de leitura: Livro: A sombra do vento. Pág. 5 Palavra da Direção: Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão: Ronaldo M. Evaristo. Pág.6 Atividade para o mês de Novembro. Pág.6 Tirinha. Pág.6

description

 

Transcript of Jornal IFPR TB (Out 14)

Page 1: Jornal IFPR TB (Out 14)

Jornal do IFPR - Câmpus Telêmaco Borba - PR | Outubro - 2014 Nº 01

IFPR TB NOTÍCIAS

A Biblioteca do Câmpus Telêmaco Borba celebrou a III Semana Nacional do Livro e da Biblioteca nos dias 29 a 31 de Outubro, com diversas atividades, por meio do Projeto Biblioteca Viva.

Durante o evento foram realizadas diversas atividades como: Apresentação Musical de Poemas, Microfone Aberto, Apresentação da Banda “Cabeças Voadoras”, Exibição do filme: “A Culpa é das Estrelas”, “Quiz” Literário, Oficina de Normalização de Trabalhos Acadêmicos, Encenação de Contos. Nas semanas que antecederam o evento, os alunos realizaram algumas atividades culturais como: Concurso Fotográfico: “Flagrantes de Leitura”, Concurso Cultural “Dê um nome para

nosso Jornal” e a Atividade “Minha Frase Favorita”.

Na apresentação da “Mensagem Surpresa”, os alunos foram surpreendidos com mensagens através de vídeos de autores nacionais como: Maurício de Sousa, Raphael Draccon, Regina Drummond, Lucia Hiratsuka, Samir Mesquita e Noemi Jaffe. Foi elaborado um vídeo com as mensagens enviadas pelos autores destacando a importância da leitura.

No último dia do evento foram realizadas as premiações de todas essas atividades, os alunos foram premiados com diversos livros de literatura, os quais foram doados pelos professores e técnicos administrativos do câmpus.

III SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

1ª TURMA FINALIZA O CURSO BÁSICO DE LIBRAS NO

CÂMPUS TELÊMACO BORBA.

No dia 01 de outubro foi realizada, no Campus Telêmaco Borba, a última aula da

turma do período noturno do Curso Básico de Libras. Esta foi a 1ª turma a finalizar o Curso, que ocorreu as segundas e quartas-feiras.

As turmas matutina e vespertina, que ocorrem as terças e quintas-feiras, respectivamente, têm término previsto para o início de dezembro. Os 15 alunos comemoraram, juntamente com o Intérprete Isaque Bispo Adriano, com um coquetel de encerramento.

O curso teve carga horária de 40 horas e foi uma ação do NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), direcionada a servidores, alunos e pessoas da comunidade, visando promover a inclusão dos surdos no ambiente acadêmico.

MANCHETES: Realizada a V Mostra de Cursos no câmpus. Pág.2

I Festa hispânica do câmpus. Pág.2

Alunos realizam visita técnica ao Câmpus da UEPG. Pág.2

Alunos realizam visita técnica ao Câmpus da UEPG. Pág.2

Alunos participam da XI Conferência Latino –Americana de Software Livre – LATINOWARE. Pág.3

Participação dos alunos do câmpus no III SEPIN. Pág.3

I Encontro de Ensino de Física. Pág.3

O ut ubr o R osa n o Câmpus. Pág.3

As Crônicas do IFPR TB: Um dia no calendário. Pág.4

Leia aqui queridinho: 7 Atitudes que podem fazer com que as pessoas se afastem de você. Pág.4

O Guia do IFPR TB: Como achar seu professor no câmpus. Pág.5

Fica a Dica!: Dica de leitura: Livro: A sombra do vento. Pág. 5

Palavra da Direção: Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão: Ronaldo M. Evaristo. Pág.6

Atividade para o mês de Novembro. Pág.6

Tirinha. Pág.6

Page 2: Jornal IFPR TB (Out 14)

2 IFPR TB NOTÍCIAS

CÂMPUS TELÊMACO BORBA REALIZA V MOSTRA DE CURSOS Foi realizada nos dias 07 e 08/10 a V

Mostra de Cursos do Câmpus Telêmaco Borba.

O evento foi aberto pela Diretora Karina Mello Bonilaure na presença do prefeito Luiz Carlos Gibson, e mobilizou alunos, professores e servidores para receberem os visitantes.

A mostra contou com a participação de mais de 1.000 alunos matriculados nos 9º anos de ensino fundamental e 3º anos de ensino médio da cidade, e do município vizinho (Imbaú), que vieram em grupos

com transporte disponibilizado pelo câmpus, pelas próprias escolas e também pelas Prefeituras de Telêmaco Borba e Imbaú.

Durante os dois dias de evento também compareceram pessoas da comunidade e membros do Projeto PESCAR, que prest igiaram as atividades já desenvolvidas e conheceram as opções de cursos que o campus ofertará para o ano letivo 2015, nas modalidades integrado e superior, as inscrições se encerraram no dia 23/10.

I FIESTA HISPÂNICA DO CÂMPUS TELÊMACO

BORBA

No dia 09 de outubro foi realizada a abertura da I Fiesta Hispânica, do Campus Telêmaco Borba. O Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do câmpus, Professor Ronaldo Mendes Evaristo, parabenizou os alunos pela organização do evento.

O evento continuou no dia 10 (sexta-feira) de manhã, com a apresentação do filme “Como água para chocolate”, de Laura Esquivel.

No período da tarde, os alunos apresentaram músicas, poemas e danças, e também participaram de uma palestra com o mexicano Alonso Benjamin Munhoz Ruiz.

Durante todo o evento houve exposição de objetos utilizados nos países de língua hispânica. Além disso, alunos e

servidores puderam tirar foto com o sombreiro mexicano, que ficou em exposição nos dois dias do evento, e no final do evento todos puderam degustar

os pratos típicos de diferentes países. O Câmpus Telêmaco Borba parabeniza

a Professora Kelly Cristina Frigo pela iniciativa, e os alunos pelo empenho.

ALUNOS DO 2º ANO DOS CURSOS TÉCNICOS

INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFPR-T.B. EM VISITA A PONTA GROSSA Os professores Mariana Ciminelli

Maranho e Rafael Augusto Michelato, o diretor de planejamento e administração, Rubens Felipe Ribeiro e a assistente de alunos Amanda Abgail da Silva, acompanharam as turmas do 2º ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFPR – Campus Telêmaco Borba em visita a Ponta Grossa no dia 10/10. Pela manhã, uma visita com direito a programação cultural no Conservatório Musical Maestro Paulino. À tarde, uma visita técnica ao Câmpus da UEPG para uma aula prática sobre noções de Anatomia Humana.

Page 3: Jornal IFPR TB (Out 14)

IFPR TB NOTÍCIAS 3

XI CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE

SOFTWARE LIVRE – LATINOWARE 2014

Entre os dias 15 e 17 de outubro, os alunos dos primeiros e segundos anos do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, do Câmpus Telêmaco Borba, participaram da XI Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2014, realizada no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu.

Neste evento, os alunos tiveram a oportunidade de assistir diversas palestras sobre o tema Software Livre.

O IFPR CÂMPUS TELÊMACO BORBA TAMBÉM APOIA O

OUTUBRO ROSA!

Outubro é o mês de apoio à prevenção do câncer de mama.

CÂMPUS TELÊMACO BORBA PARTICIPA DO III

SEPIN

A programação do III Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa, e Inovação (SE²PIN), que aconteceu no Câmpus Foz do Iguaçu entre os dias 20 e 23 de outubro, contou com oficinas, simpósios, conferências, apresentações culturais e exposição de trabalhos dos alunos do Instituto. Com trabalhos cada vez mais elaborados, o evento alcançou um nível de importância visível à comunidade, em especial à comunidade acadêmica.

Os projetos, desenvolvidos por alunos, procuram soluções na ciência para problemas locais, de acordo com a especificidade de cada região. A extensão, ensino, pesquisa e inovação do

IFPR estão sendo cada vez mais fortalecidos com eventos como esse.

O aluno Victor Hugo Machado do Câmpus Telêmaco Borba foi um dos premiados na categoria de Ciências Humanas. Seu banner faz parte do projeto Artes Cênicas, como alternativa para o desenvolvimento humano, social e cultural. O projeto teve como tema Comédia e Circo: Riso e Reflexão sobre os problemas cotidianos de Telêmaco Borba.

O projeto Artes Cênicas idealizado pelos alunos Gisely de Paula e Heryck Ramos da Silva, é coordenado pela professora Lígia Cristina Battezzati e tem como colaborador o professor José Aparício da Silva.

I ENCONTRO DE ENSINO DE FÍSICA NO CÂMPUS DE

TELÊMACO BORBA O Câmpus Telêmaco Borba promoveu

o I Encontro de Ensino de Física nos dias 29, 30 e 31 de outubro.

O evento foi direcionado para professores e graduandos de licenciatura, com inscrição gratuita.

A programação aconteceu nas dependências do câmpus e contou com três palestras de professores convidados:

Prof. Dr. Silvio Luiz Rutz da Silva (UEPG), com a palestra “Ensino de Física: Formação Inicial e Continuada”; Prof. Dr. Thiago Gilberto do Prado (UTFPR), com a palestra “Introdução aos conceitos de cosmologia aplicados ao ensino”; Prof. Rodrigo Diego de Souza, com a palestra “Ensino e epistemologia da Física”.

O evento oportunizou, ainda, espaço aos alunos do Ensino Médio Técnico Integrado do IFPR, Matheus Bakaus Bruno e Joany Silva dos Santos, que ministraram palestra sobre Astronomia.

O objetivo do evento foi contribuir para a formação dos alunos do curso de Licenciatura em Física, que visa propiciar uma formação científica e humana abrangente, necessária para a atuação nas diversas vertentes na educação contemporânea.

Page 4: Jornal IFPR TB (Out 14)

4 IFPR TB NOTÍCIAS

AS CRÔNICAS DO IFPR TB

UM DIA NO CALENDÁRIO ra um dia qualquer, assim como hoje. Nunca pensei que seria tão

especial sair de casa hoje. Tenho meu trabalho, mas hoje não queria trabalhar. Okay! Fazer o que se o dever me chama. Saí de casa em busca de um dia que me animasse, porém com sono ninguém consegue se animar. Cheguei no trabalho. Sentei na minha mesa. Liguei o computador. Verifiquei a caixa de e-mails. E-mail do chefe. Li. Pedido de verificação de tabelas. Verifiquei. Outro e-mail do chefe. Reunião às 15:00 hrs. Planejamento da coleção de verão.

Esperei até 12:00 hrs, meu horário de almoço. Fui a um restaurante. Almocei. Voltei ao escritório às 13:30 hrs. Sentei e liguei o computador. Novo lembrete da reunião das 15:00 hrs. Esperei até o horário da reunião. Entediante como sempre. Terminou às 16:30 hrs. Chegando o fim do expediente, resolvi ir até o mercado. Saí da empresa às 17:30 hrs. Fui até o mercado como eu tinha dito. Comprei uma pizza, suco e algumas guloseimas a mais. Cheguei no caixa e fiquei atrás de um moço. A hora que ele virou, seus olhos encontraram os meus e algo como uma explosão de sentimentos aconteceu dentro de mim. Nunca tinha sentido aquilo. Ainda perplexa continuei na fila. Ele me disse “oi” e eu respondi com um gesto com a mão. Ele passou as compras e ficou me olhando como se já me conhecesse. Eu ainda petrificada pelos lindos olhos verdes, não consegui nem dizer “tchau”. Passei as minhas compras. Entrei no meu carro, não conseguindo tirar do pensamento aqueles olhos. Cheguei no prédio. Entrei no elevador. Eu moro no 3º andar, nº 20. Qual foi minha surpresa quando o mesmo moço entrou no elevador as

pressas. Eu não tinha esquecido os olhos, não tinha como esquecer. Saí do elevador no meu andar, e ele saiu atrás. Pensei que ele estava me seguindo. Mas qual foi a minha surpresa quando vi que ele era meu vizinho de porta. Pensei: “O meu amor está próximo de mim.” Frase que tinha lido no biscoito da sorte do almoço de hoje. Entrei em casa com um leve sorriso no rosto. Já era tarde quando fui dormir. Sonhei com aquele rosto e lembrei-me de um amigo que tive na minha infância. Não podia ser ele. Acordei bem cedo. Saí na porta e ele também. Ele disse: “Lembra-se de mim?” Eu disse: “Como te esqueceria?”. Ele me olhando disse: “Voltei só por ti.” Eu o olhei e com lágrimas disse que o amava muito. Quando éramos crianças ele partiu muito cedo, e sem ele perdi minha alegria de viver, esquecendo das coisas boas da vida. Quando ele voltou, a luz acendeu e a minha vida voltou a brilhar. Pensei que seria apenas mais um dia chato, me enganei, pois a vida é um teatro e cada dia um ato.

Autora: Verônica Sousa da Silva (Veery)

2º Ano Ensino Médio - Informática

LEIA AQUI QUERIDINHO!

7 ATITUDES QUE PODEM FAZER COM QUE AS

PESSOAS SE AFASTEM DE VOCÊ

Você já se perguntou o que as pessoas pensam sobre você? Será que suas relações interpessoais estão boas? O About.com listou alguns fatores que podem explicar por que uma pessoa é deixada de lado, para de receber convites para sair com os amigos ou simplesmente é ignorada pelos colegas de trabalho. Será que isso não está acontecendo com você? Confira a seguir quais comportamentos devem ser evitados para quem quer ter amigos sempre por perto:

1 – Pare de falar mal de todo mundo Sabe aquela pessoa que vive apontando

os defeitos alheios? Pois é. A verdade é que ninguém gosta de ficar ao lado dela por muito tempo – até mesmo porque o ouvinte fica sempre com aquela dúvida: “Será que fulano fala mal de mim também?”. Não há como negar: as pessoas acabam se afastando desses fofoqueiros natos. Se você é assim, que tal maneirar nos comentários?

2 – Aprenda a se comportar melhor Por mais questionáveis que sejam

algumas normas de etiqueta, vale lembrar que ter bons modos não mata ninguém. Você pode ser uma pessoa mais livre

quando estiver com os seus amigos, claro, mas quando estamos falando do convívio com colegas de trabalho, não custa nada, por exemplo, comer de boca fechada.

3 – Não seja o piadista inconveniente Lógico que rir é ótimo, e todo mundo

adora uma piada vez ou outra. A questão é que algumas pessoas parecem não ter noção do limite. Se você não sabe distinguir piadas boas de grosserias, apenas evite comentários que pareçam engraçados, mas que no fundo não passam de preconceitos, machismos, sexismos, racismos e afins. Na dúvida, pense se aquilo que você quer falar realmente é engraçado ou se é só mais um senso comum chato e tosco.

4 – Aprenda a trabalhar em equipe Essa é bem lógica: você gostaria de

estar perto de uma pessoa que valoriza as outras pessoas ou que se fecha em uma bolha? A verdade é que você precisa trabalhar bem em equipe, ser comunicativo, reconhecer o trabalho alheio, aprender a elogiar e a fazer críticas construtivas.

5 – Comece a dividir a conta Não é porque seu amigo se ofereceu

para pagar a conta uma vez que você nunca mais vai dividir as despesas. Pessoas “folgadas”, que dizem o famoso “paga para mim que depois eu devolvo o dinheiro”, deixam, obviamente, de ser convidadas para algumas ocasiões. Se a grana está curta, simplesmente não saia ou escolha uma opção mais barata.

6 – Pare de bater boca Se por acaso você é uma dessas pessoas

que adora uma boa briga só pelo prazer de mostrar que está certo e se quando você sabe que não está certo continua argumentando como se estivesse, só para não perder a discussão, a má notícia é: você está na categoria das pessoas mais chatas do mundo e é óbvio que seus amigos deixarão de fazer convites.

7 – Comece a ouvir Esse tópico tem muita relação com o

anterior, pois quem fala pelos cotovelos não é um bom ouvinte – repare. O problema de pessoas que falam demais é que elas atravessam a fala do pobre coitado que resolve interromper o monólogo.

Ninguém gosta de ser cortado pela pessoa verborrágica e egocêntrica da mesa. Se você fala sem parar, já é chato; agora, se fala sem parar e não deixa mais ninguém falar, você é praticamente insuportável.

Se não há um psicólogo à sua frente, que está ali só para ouvir as suas falas mesmo, por favor, entenda que equilibrar diálogos é fundamental – e relativamente simples: conversas são feitas de falas e silêncios. Se nenhum dos dois está prevalecendo sobre o outro, está tudo bem.

E aí, o que você achou dessas dicas? Você já deixou de falar com uma pessoa por causa de algum dos motivos acima?

FONTE(S): About.com/Debby Mayne / Megacurioso

Page 5: Jornal IFPR TB (Out 14)

IFPR TB NOTÍCIAS 5

O GUIA DO IFPR TB E ai pessoal tudo beleza? Bom quando a Editora Chefe do IFPR TB Notícias me s o l i c i t o u q u e escrevesse aqui na coluna O GUIA IFPR, eu disse: - Claro que escrevo querida, você não pede você manda (os

fortes entenderão). Me sinto lisonjeado de fazer a matéria

de abertura dessa coluna e espero não desapontar vocês. Por isso pensei que O GUIA IFPR, deveria ser um guia de sobrevivência dentro da nossa instituição, como aproveitar ao máximo tudo o que temos aqui no câmpus Telêmaco Borba, verificar quais as boas práticas de todos que participam desta comunidade escolar e divulgar.

Sem mais, vamos ao que interessa... Hoje, O GUIA IFPR, vai dar dicas de como achar seu professor no câmpus. Como assim? Por que? “Já tenho aula com ele, por que procurá-lo”?

Uma das coisas mais legais dos institutos é a proximidade de alunos e professores, por causa dos projetos e tudo mais, os professores se tornam muito requisitados aos alunos, mas não somente por causa dos projetos, creio que todas as nossas disciplinas extrapolam o espaço temporal e físico da sala de aula, desta forma ter o professor acessível é essencial.

Além disso, todos os professores devem disponibilizar pelo menos 4 horas aula para atendimento aos alunos, você sabia disso?

E AI COMO ACHAR SEU

PROFESSOR? SORTE, FICAR NO CORREDOR,

SALA DOS PROFESSORES, BIBLIOTECA?

Na verdade pessoal existe sim todo um procedimento que facilita encontrar seu mestre, vamos a ele:

1 – Verifique se o seu professor esta trabalhando naquele dia / período. Como assim?

Acesse o site do câmpus, www.telemaco.ifpr.edu.br, clique no botão Quem é quem, no menu que aparece a seguir escolha Docentes,

procure o nome do seu professor e clique em plano de trabalho, verifique no arquivo que irá abrir se o seu professor

está no campus, não esqueça de verificar também quais são os horários disponibilizados para o atendimento. Outra dica é copie o e-mail do professor do site, e pré-agendar ou inicie uma conversa por e-mail, esse também é um caminho.

2 – Se você verificou o plano de trabalho do professor, e constatou que ele deve estar no câmpus, e não está em sala de aula, como encontra-lo?

Primeiramente procure na sala dos professores, uma sala antes de biblioteca, caso professor não esteja na sala dos professores, de uma olhadinha na biblioteca você já esta ai pertinho mesmo. Também não estava... Muitos professores, inclusive eu, gostam de ficar nos laboratórios, isso porque nossos laboratórios são espaços agradáveis, e no meu caso, quando um aluno precisa de ajuda, eu normalmente preciso de um computador para ajudá-lo...

3 – No plano de trabalho era para o professor estar, procurei nos locais indicados e o professor não estava, calma ainda há uma esperança de localizá-lo, vá até a secretaria e solicite a telefonista que ligue para o professor, pois deve ter acontecido algo... Não se acanhe... Procure Seu Professor, ele se sentirá importante e com certeza terá o maior prazer em ajudá-lo.

Espero que tenham gostado, e que

possa voltar aqui mais vezes dando outras dicas.

Atte. Profe. Berssa

FICA A DICA! Meus queridos leitores no nosso jornal

IFPR TB Notícias não poderia faltar uma dica de Leitura! Então espero que gostem desta.

Livro: A Sombra do Vento Autor: Carlos Ruiz Zafón Um livro com suspense do início ao

fim, o livro conta a história de Daniel,

que na época fazia 11 anos e morava em Bacelona, seu pai triste por saber que seu filho não se lembrava do rosto da falecida mãe, resolve dar a ele um presente inesquecível, em uma madrugada ele pega seu filho e o leva a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos, que funciona como depósito de obras abandonadas. Daniel encontra o livro “A Sombra do Vento” de Julián Carax, e fica tão fascinado que começa a buscar por mais livros do mesmo autor, e então descobre que a l g u é m v e m q u e i m a n d o sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu, e é aí que começa o mistério.

A Sombra do Vento é um livro complexo, não por dificuldade de interpretação, mas por sobreposição de camadas. São histórias antigas e novas, passado e presente, boatos e fatos se misturando para formar a verdade que se tenta descobrir. Ao mesmo tempo em que acompanhamos a formação de

Daniel, passando pela infância e adolescência, acompanhamos o crescente mistério que envolve Julián Carax, seu passado, fantasmas e segredos. Ainda que as dúvidas não sejam resolvidas todas de uma vez no final, sendo distribuídas ao longo da narrativa, sempre há algo mais para saber, porque as facetas e perguntas estão por todas as partes.

Carlos Ruiz Zafón é um dos autores que fazem muito sucesso em números e, no entanto, parece que pouca gente de fato o conhece. Portanto, fica uma sugestão de leitura que eu espero que alguns de vocês, leitores, aceitem. Às vezes eu acredito que, se uma pessoa aceita uma dica e não gosta do livro, a culpa foi minha. No caso dos livros do Zafón, não se enganem, eu não vou pedir desculpas. Em resumo, este é um livro que merece ser lido, lembrado e amado. Se depender de mim, nunca mais volta para o cemitério.

Att. Fabi

Page 6: Jornal IFPR TB (Out 14)

6 IFPR TB NOTÍCIAS

CARO LEITOR Esta é a primeira edição do nosso

jornal e esperamos que tenha gostado. Caso tenha sugestões para tornar nosso jornal mais atrativo nos procure na Biblioteca e dê a sua sugestão!

Nosso Jornal será publ i cado

mensalmente em formato digital, iremos enviá-lo por e-mail e também publicá-lo no site do Câmpus e nas páginas do Facebook: Biblioteca IFPR TB e IFPR - Câmpus Telêmaco Borba

EQUIPE DO JORNAL

Colunistas do mês: Fabiane Ferreira, João Henrique Berssanette, Ronaldo Mendes Evaristo, Verônica Sousa da Silva. Diagramador: Miquéias Ribeiro de Carvalho. Editora responsável: Fabiane Ferreira. Fotógrafas: Deise Mainardes Bayer Monteiro, Fernanda Carolina de Mello. Repórteres: Loidy Aparecida Chudrik, Polyanna Prachthauser.

PALAVRA DA DIREÇÃO

Gostaria de iniciar agradecendo e parabenizando toda a equipe que trabalhou na construção deste veículo, em especial os servidores de nossa

Biblioteca. Lembro que no início, em 2010, éramos uma escola pequena, com infraestrutura precária, desconhecida na comunidade, que muitos achavam ser particular, que outros chamavam de IFET e que alguns cidadãos ainda confundiam com o antigo centro de festas do município. Hoje, com quatro cursos Técnicos integrados, dois cursos Técnicos subsequentes, um curso superior de Licenciatura, vários cursos de Formação Inicial e Continuada, projetos acadêmicos, atividades artísticas e culturais, violões, jogos de tabuleiro, estudantes por todos os espaços, laboratórios sofisticados, acervo bibliográfico impecável e ainda com obras e aquisições em andamento, podemos dizer que estamos consolidados e que realmente viemos para mudar a realidade educacional da região. Somos uma escola que nesse próximo Processo Seletivo contará com, aproximadamente, 1.300 candidatos concorrendo a 240

vagas. Somos uma escola que, a partir de 2015, passará a ofertar outros dois cursos superiores de Tecnologia. Somos uma escola que, neste ano, possui o curso superior mais procurado do Estado do Paraná, dentro da carta de ofertas do IFPR. Somos uma escola onde o crescimento e a consolidação fazem parte dos sonhos de todos os profissionais que nela trabalham e dedicam seus esforços. Somos a Escola dos Sonhos!

É nessa perspectiva de construção e de crescimento que deixo minhas mais sinceras felicitações e o desejo sublime de que todos alcancem seus sonhos, na crença de que ninguém veio ao mundo para fazer volume e sim, para fazer a diferença.

Muita paz, saúde, felicidade e sucesso,

sempre!

Prof. Ronaldo Mendes Evaristo

Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão.

ATIVIDADE PARA O MÊS DE

NOVEMBRO:

No mês de Novembro realizaremos uma atividade de elaboração de “tirinhas” baseada no Livro: Como eu Realmente da Autora Fernanda Nia. O livro está disponível na Biblioteca do Câmpus.

Esta atividade consiste na confecção de tirinhas sobre as atividades que geralmente realizamos e como gostaríamos ou deveríamos realizá-las.

A atividade acontecerá na nossa Roda de Leitura IFPR no Facebook, a autora

irá participar da atividade interagindo com vocês e avaliando suas tirinhas.

A tirinha selecionada pela autora poderá ser publicada no site dela ou ela poderá fazer o desenho do autor da tirinha, podemos escolher!

TIRINHA

Glaidistom Cézar de Souza Costa 3º Ano Ensino Médio - Mecânica