Jornal Imprensa do ABC - Edição 52

6
ano II - nº 52 - ABC, 02-04-2011 José Auricchio entrega pacote de obras em abril Durante todo o mês de abril, a Prefeitura de São Caetano do Sul entregará para a população novos equipamentos públicos e outros reformados, nas mais diversas áreas de atuação. O primeiro evento será nesta segunda-feira (4), em que a Administração Municipal realizará assinatura do Comodato à Associação de Proteção e Assistência a Maternidade e Infância (APAMI). Página 3 O Parque Municipal Estoril reabre neste domingo (3), às 9h, com a entrega da primeira etapa de revita- lização do espaço e inauguração do novo teleférico, após 15 anos desativado. Página 2 Marinho não explica porque nega desconto do IPTU O veto do prefeito Luiz Marinho ao projeto de Admir Ferro, com apoio de 12 vereadores, que procura recuperar desconto de 15% do IIPTU, já aprovado pela Câmara, deverá ser votado até o próximo dia 12, quando vence o prazo para o Legislativo apreciar a matéria. Página 3 Programa Amigo do Idoso inicia capacitações 2011 Página 2 Santo André nomeia nova secretária executiva do GGIM Página 2 38º edição do Festival de Flores de Santo André dias 2 e 3 Página 2 Inscrições para estágio remunerado em São Caetano Página 2 Calendário de Abril do Ônibus São Caetano Mais Saúde Página 6 Página 6 Teatro Hermanoteu na Terra de Godah no Paulo Machado Rede D’Or lança pedra fundamental da unidade São Caetano do Hospital São Luiz Com a maquete exposta, explicações detalhadas sobre o projeto a Rede D’Or lançou a pedra fundamen- tal da unidade São Caetano do Sul do Hospital São Luiz, que será instalada na cidade ao lado do Complexo Viário Nelson Braido, como parte anexa do Espaço Cerâmica. Página 6 Definidos os locais de instalação das cinco UPAs em Santo André Página 4 Curso de Terapia Ocupacional da FUABC mostra soluções para reabilitação motora Página 4

description

52 - José Auricchio entrega pacote de obras em abril

Transcript of Jornal Imprensa do ABC - Edição 52

Page 1: Jornal Imprensa do ABC - Edição 52

ano II - nº 52 - ABC, 02-04-2011

José Auricchio entregapacote de obras em abril

Durante todo o mês de abril, a Prefeitura de São Caetano do Sul entregará para a população novos equipamentos públicos e outros reformados,nas mais diversas áreas de atuação. O primeiro evento será nesta segunda-feira (4), em que a Administração Municipal realizará assinatura do

Comodato à Associação de Proteção e Assistência a Maternidade e Infância (APAMI). Página 3

O Parque Municipal Estoril reabre neste domingo (3), às 9h, com a entrega da primeira etapa de revita-lização do espaço e inauguração do novo teleférico, após 15 anos desativado. Página 2

Marinho não explica porquenega desconto do IPTU

O veto do prefeito Luiz Marinho ao projeto de Admir Ferro, com apoio de 12 vereadores, queprocura recuperar desconto de 15% do IIPTU, já aprovado pela Câmara, deverá ser votado até opróximo dia 12, quando vence o prazo para o Legislativo apreciar a matéria. Página 3

ProgramaAmigo doIdoso iniciacapacitações2011

Página 2

Santo Andrénomeia novasecretáriaexecutiva doGGIM

Página 2

38º ediçãodo Festivalde Flores deSanto Andrédias 2 e 3

Página 2

Inscriçõespara estágioremuneradoem SãoCaetano

Página 2

Calendáriode Abril doÔnibus SãoCaetanoMais Saúde

Página 6

Página 6

Teatro

Hermanoteuna Terra deGodah no

Paulo Machado

Rede D’Or lança pedrafundamental da unidade SãoCaetano do Hospital São Luiz

Com a maqueteexposta, explicações

detalhadas sobre oprojeto a Rede D’Or

lançou a pedra fundamen-tal da unidade SãoCaetano do Sul do

Hospital São Luiz, queserá instalada na cidade

ao lado do ComplexoViário Nelson Braido,

como parte anexa doEspaço Cerâmica.

Página 6

Definidos oslocais de

instalaçãodas cincoUPAs em

Santo AndréPágina 4

Curso de TerapiaOcupacional daFUABC mostrasoluções parareabilitação

motoraPágina 4

Page 2: Jornal Imprensa do ABC - Edição 52

02-04-2011 - página 2

OPINIÃO

“Ele foi um exemplo de que sempre vale a pena lutar pela vida.Após quase 14 anos de luta contra o câncer, O ex-vice presidente darepublica, José Alencar, “Sr. Persistência” Morreu por insuficiênciamúltipla dos órgãos em decorrência da doença que a cometia. Todosque conheceram Alencar foram unânimes: “Ao exemplificar comohomem extraordinário, que teve uma força singular de amor á vida,Lutando por ela até o ultimo suspiro.”

Coragem dignidade e garra também exprimem o que foram osúltimos anos de vida do vice – presidente que no exercício dapresidência por 398 dias na ausência de Lula da Silva, mostrouequilíbrio e perseverança de um homem de bem e ético. As 17operações pelas quais passou não lhes tiraram o sorriso do rosto enem a esperança de lutar para vencer a doença.

Alencar destacou diversas vezes que não tinha medo da morte eque não perdia a fé no criador. Como poucos, não parou de trabalharmesmo nos piores períodos do tratamento. Aliás, trabalhar foi suavida desde os 14 anos, quando iniciou profissionalmente comobalconista. Como sabemos, Alencar nunca utilizou a origem humildepara angariar simpatia.

Muito pelo contrário, foram suas declarações cheias de metáforas.Mas compreendidas pelo povo, que lhe renderam destaque em umaépoca em que o ex-presidente Lula atingiu o auge de aceitação. Elelutou como ninguém para continuar vivo. Porém os Brasileiros vão selembrar sempre do vice presidente por seu exemplo de amor e garrapela vida. O céu está mais alegre por ganhar uma figura como JoséAlencar. Seu legado vai ficar em nossas memórias!.”

TURÍBIO LIBERATTO

“Morre o Sr.Persistência”

Profissionais do Hospital Munici-pal de Emergências Albert Sabin, noBairro Santa Paula, em São Caetanodo Sul, foram os primeiros a participarda capacitação do Programa Amigodo Idoso (PAI) da Prefeitura em2011. A iniciativa, que ocorreu emdiversos períodos para diversasturmas nesta quarta e quinta-feira (30e 31/3), tem como objetivo prepararmelhor os servidores públicos e deempresas privadas prestadoras deserviço para o atendimento ao públicoda Terceira Idade.

Na ocasião a secretária de As-sistência e Inclusão Social da Pre-feitura de São Caetano, Marisa Ca-talão, explanou sobre o ProgramaAmigo do Idoso (PAI). “Esta capa-citação a diversos segmentos da soci-edade tem contribuído significati-vamente quando o assunto é inclusãodo idoso.

Este ano estamos iniciando ostrabalhos com profissionais da

Programa Amigo do Idosoinicia capacitações 2011

Marisa Catalão explanou sobre o pragrama para 2011saúde e, paralelamente, trabalh-aremos também na capacitação ataxistas e zeladores de condomínios,

com intuito de expandir ainda maiseste programa em prol da melhoridade.”

A Secretaria Municipal daEducação de São Caetano do Sul abrenesta segunda-feira (4) inscriçõespara 95 vagas de estágio remuneradodestinadas prioritariamente a mora-dores da cidade que fazem curso su-perior em diversas áreas. Os inte-ressados devem se inscrever até o dia13 de abril no Atende Fácil (RuaMajor Carlo Del Prete, 651, Centro),das 8 às 18 horas de segunda a sexta-feira e das 8 às 12 horas no sábado.A Bolsa Auxílio é de R$ 600 mensais,para 6 horas diárias de estágio (30horas semanais).

“Este tipo de bolsa de estudos éótimo para os estudantes, que rece-bem ajuda de custo e adquirem expe-

Inscrições para estágioremunerado em SCS

riência profissional, e também para apopulação, já que estes universitáriosvão prestar serviços nos órgãospúblicos”, destaca o prefeito JoséAuricchio Júnior. O interessado emparticipar do projeto deve ser moradorde São Caetano e precisa estarcursando a partir do 2º ano (3º se-mestre) do Ensino Superior em ins-tituição de ensino conveniada aoCIEE e não ser beneficiário do pro-grama de bolsas da Prefeitura.

Estão abertas inscrições paraestudantes dos seguintes cursos:Administração; Ciências Contábeis;Ciência da Computação; Direito; E-ducação Física; Enfermagem; Far-mácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia;

Nutrição; Pedagogia - Licenciatura comhabilitação para os anos iniciais doEnsino Fundamental; Psicologia; Ser-viço Social; e Sistemas de Informação.

Para o estágio em Pedagogia, ha-verá um processo seletivo com provaobjetiva no dia 16 de abril, às 8 horas,na Segunda Escola Municipal deEnsino Fundamental - Semef (RuaJosé Benedetti, 550, Bairro Cerâ-mica). Para os demais cursos, o pro-cesso seletivo será exclusivamenteatravés de entrevista, sendo obede-cida ordem de inscrição. Outrasinformações podem ser obtidas naSecretaria Municipal da Educação(Rua Alegre, 497, Bairro Barcelona)ou pelo telefone 4232-7199.

Santo André nomeia novasecretária executiva do GGIM

Elisabete Aparecida Leite deCarvalho é empossada como

membro do Gabinete de GestãoIntegrada Municipal

O prefeito Dr. Aidan Ravin, no-meou na última quarta-feira (30)Elisabete Aparecida Leite de Car-valho como secretária executiva doGabinete de Gestão Integrada Munici-pal (GGIM). Estiveram presentes noato oficial representantes de diversosórgãos de segurança de Santo André,como Bombeiros, Polícia Militar,Polícia Civil, Instituto de Crimina-lística e Guarda Civil Municipal, alémdos secretários Antônio FranciscoSilva (Inclusão Social), Niljanil BuenoBrasil (Assuntos Jurídicos) e Adilsonde Lima (Segurança Pública Urbanae Trânsito). A secretária adjunta deEducação, Sidnei de Oliveira, tambémmarcou presença no evento.

Elisabete é diretora do Departa-mento de Articulação de Políticas deSegurança da Secretaria de Segu-rança Pública Urbana e Trânsito(SSPUT). A partir de agora ela coor-denará as reuniões mensais doGGIM. “Peço que todos os segmen-tos de segurança continuem apoiandoe colaborando com o Gabinete paraque, juntos, possamos buscar recur-sos para projetos que surgirão durantenossos encontros”, disse Elisabete.

Dr. Aidan Ravin fez questão defrisar a importância da participaçãode todos os segmentos de segurançano GGIM. “Para que os projetosdêem certo é importante nos unirmos.Prova disso é a queda na crimina-lidade em Santo André”, destacou ochefe do Executivo.

Adilson de Lima, Elisabete Aparecida Leite de Carvalho e o prefeitoDr. Aidan Ravin durante a posse da nova secretária executiva doGabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM)

38º edição doFestival de Flores

Evento, comentrada franca,

teve início ontem,sexta-feira, no

Sesi Santo André

O tradicional Fes-tival de Flores de San-to André que nesteano chega à 38ª edi-ção está sendo reali-zado neste final desemana no Sesi SantoAndré, localizado naPraça Dr. Armando Arruda Pereira,100, bairro Santa Terezinha.

A iniciativa é do Departamentode Lazer da Secretaria de Cultura,Esportes e Lazer da Prefeitura deSanto André, juntamente com aSociedade Orquidófila de SantoAndré e a Sociedade Cultural ABC,com o apoio do Sesi Santo André.

O evento contará com ex-positores de diversas cidadesbrasileiras, que trarão orquídeas,bromélias e ikebanas para seremapreciadas pelos visitantes. Avisitação pública, com entradafranca, hoje serádas 09 às 21 horas

e das 9h às 17h no domingo.Os expositores concorrerão a

prêmios em um total de novecategorias: melhor espécie nacional,melhor botânica, melhor híbrido,melhor arranjo ikebana, melhorbromélia, melhor micro, melhorespécie estrangeira, melhor arranjoikebana especial e melhor plantaexótica. O público poderá participarde oficinas, apresentações artís-ticas, sorteios de plantas e outrasatrações.

Orquídeas, bromélias eikebanas serão expostas

O Parque Municipal Estoril reabreneste domingo (3), às 9h, com a en-trega da primeira etapa de revita-lização do espaço e inauguração donovo teleférico, após 15 anos desati-vado. As melhorias fazem parte daprimeira etapa das intervenções, quetrazem como novidades três acade-mias de ginástica ao ar livre (ade-quadas especialmente para crianças,terceira idade e deficientes), circuitode arborismo, tirolesa e escalada.

Além disso, foram concluidas asobras de esgotamento sanitário, pin-tura dos prédios, poda de árvores edemolição dos 18 quiosques de co-mércio por novas estruturas com con-sentimento dos comerciantes. Provi-soriamente, eles venderão seus pro-dutos em tendas instaladas no localaté que os novos pontos sejam con-cluídos.

Para a reabertura estão progra-madas atrações como passeiosgratuitos de escuna e Water Ball.Outras atividades disponíveis aopúblico são canoagem, tenda deadoção de animais da Divisão deZoonoses, bem como aferição da pre-ssão arterial, palhaços, brincadeiras,fanfarra e apresentações musicais.No dia, alunos dos cursos de turismodas faculdades Anchieta, Uniban eMetodista também participarão por

Teleférico doParque Estoril seráinaugurado amanhã

meio do Bureau Municipal deTurismo, que funciona na Cidade daCriança.

A revitalização do Estoril deman-dará investimentos em torno de R$8,4 milhões por meio de convênio como Ministério do Turismoe o prazo deconclusão das obras é 2012. Aterceira etapa do projeto, atrelada àcaptação de recursos externos, prevê,entre outros equipamentos, um Cen-tro de Excelência de Canoagem, emparceria com a Confederação Brasi-leira de Canoagem, visando a forma-ção de atletas para as Olimpíadas.

Entre as melhorias já realizadas ouem andamento figuram ainda reformade vestiários e sanitários; regulariza-ção dos pedalinhos; implantação desistema de sonorização em todo oparque e parceria com a Secretariade Educação para implantação doProjeto Teatro Aventura.

“A requalificação do ParqueEstoril contemplará ainda ciclovia,trilhas, nova iluminação, estaciona-mentos, playground, restaurante eprojeto de comunicação visual. Hoje,recebemos em média 5 mil visitantespor final de semana de tempo bom, ea expectativa é atrair cerca de 10 milapós a reforma”, explica o secretáriode Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Turismo.

Page 3: Jornal Imprensa do ABC - Edição 52

02-04-2011 - página 3

Prefeito Auricchio entregapacote de obras em abril

Em abril, a Prefeitura de SãoCaetano do Sul entregará para apopulação novos equipamentospúblicos e outros reformados, nasmais diversas áreas de atuação. Oprimeiro evento será nesta segunda-feira (4), em que a AdministraçãoMunicipal realizará assinatura doComodato à Associação deProteção e Assistência aMaternidade e Infância (APAMI). Oevento tem início às 15 horas na RuaMarechal Deodoro, 400, no BairroSanta Paula.

No dia 6 de abril, quarta-feira,será a inauguração do Espaço NellyPellegrino, local que comportará umCentro Administrativo da Prefeiturae a sede dos Conselhos Municipaisda cidade. Esse ambiente inovadorficará situado dentro do prédio daCâmara Municipal, na AvenidaGoiás, 600, Centro.

Localizada no Campus II daUniversidade Municipal de SãoCaetano do Sul (USCS) - Rua SantoAntonio, 50, Centro, a FarmáciaPopular chega a São Caetano graçasa uma parceria da Prefeitura com oMinistério da Saúde. O local seráinaugurado no dia 8 de abril eoferecerá medicamentos com até90% de desconto - o intuito éampliar o acesso da população aosmedicamentos básicos e essenciais,diminuindo o impacto no orçamentofamiliar. A Farmácia Populardisponibiliza 108 medicamentos,além de preservativos masculinos. Aúnica condição para a aquisição dosprodutos disponíveis nas unidades éque o usuário apresente CPF,documento com foto e receita, laudoou atestado médico.

Dia 9 de abril, a Prefeiturainaugura a Praça Adauto Moreira, naAvenida Papa João XXIII, 601.Ponto central do Jardim SãoCaetano, a praça foi totalmenteremodelada, ganhando novopaisagismo, equipamentos deginástica para moradores da terceiraidade e passeio público refeito com

piso antiderrapante.No dia 13, será entregue pela

Prefeitura de São Caetano a Cen-tral de Monitoramente 199. Oespaço está situado à Avenida Goiáscom a Rua Aurélia, no Bairro SantaPaula. No local também funcionaráa central de monitoramentocontando com mais de 60 câmerasde segurança espalhadas por toda acidade, atualmente a central funcionacom apenas 19 câmeras.

No Centro de Triagem Neonatale Estimulação Neurossensorial (RuaPeri, 316, Bairro Oswaldo Cruz), osprofissionais do Governo Municipalsancaetanense desenvolverãoinúmeros atendimentos. O espaçoreceberá, por exemplo, os resultadosdo tradicional Teste do Pezinho dosrecém-nascidos. Se diagnosticadosresultados positivos de doençascomo Hipotireoidismo Congênito,Hemoglopatias, Fenilcetonúria e Fi-brose Cística, os pequenos pacientesserão chamados para que osprofissionais do local façam oacompanhamento durante toda afase de crescimento da criança. Aunidade será entregue em cerimôniamarcada para o dia 15.

A cidade irá ganhar novoequipamento da área da Saúde.Trata-se do Núcleo de Apoio daSaúde da Família (NASF), que estásendo construído na Rua Bahia,esquina com a Rua GiuseppeCarnevalli, e será entregue no dia 27.Lá será a sede administrativa doPrograma Saúde da Família (PSF),e neste espaço os profissionais daequipe multidisciplinar do programaterão sua base, com toda ainfraestrutura necessária, como salade reuniões e auditório. Uma cozinhaexperimental completa, para oensino da elaboração de pratosespeciais para pessoas que têm dia-betes, hipertensão arterial, além dedietas, soro caseiro e manipulaçãode alimentos, também estarápresente nas dependências doNASF.

Praça Adauto Moreira será inaugurada dia 9

Inauguração do Espaço Nelly Pelegrino na Câmara Municipal dia 6

Prefeito Marinho não explicaporque nega desconto do IPTU

O veto do prefeito Luiz Marinho(PT) ao projeto de Admir Ferro, comapoio de 12 vereadores, que procurarecuperar desconto de 15% doImposto Predial e Territorial Urbano,IPTU, já aprovado pela Câmara,deverá ser votado até o próximo dia12, quando vence o prazo para oLegislativo apreciar a matéria. “Atélá, diz Admir, vamos procurarentendimento com o Executivo e es-peramos receber um projeto seme-lhante, de autoria do Executivo”.

Admir conversou pessoalmentecom o secretário de Governo, ex pre-feito Mauricio Soares (PT) no inícioda semana e solicitou uma definiçãooficial do prefeito sobre o projeto queele vetou. “Até agora - diz Admir - oprefeito não explicou qual é o inter-esse público que justifica seu veto. Oprojeto é bom para o contribuinte emelhor para a administração, porquereduz a inadimplência”.

Marinho alegou que não é com-petência dos vereadores legislarem

Líder do PSDB Admir Ferro diz que veto do prefeito será votadoaté o próximo dia 12

sobre matéria tributária. “O assuntoé polêmico e acadêmico. O vereadorpode sim legislar sobre o tema eaprovamos o projeto com fundamen-tos substanciais da assessoria jurídicada Câmara. Mas a questão não éesta, diz. Em nenhum momento oprefeito explicou porque se recusa aconceder o desconto. Se o problemaé de iniciativa, estamos abertos aodiálogo para que o prefeito encami-nhe seu próprio projeto”.

DescontosAté 2009, os contribuintes de São

Bernardo contavam com a possibili-dade de abater em 10% o valor totaldo IPTU no pagamento à vista. Alémdisso, podiam também receber mais5% de desconto quando quitavam emdia as prestações do carnê do anoanterior. De surpresa, o prefeitoembutiu a supressão dos descontospara 2010 porque embutiu o assuntoem outro projeto que tratava doImposto sobre Serviços. A matériaacabou sendo aprovada e passou avigorar a partir do ano passado.Agora, os vereadores querem recu-perar o benefício que vigorou nopassado.

Qual é o interesse?Admir explica que a concessão do

desconto é benéfica para os cofrespúblicos porque o contribuinte,estimulado pela redução do preço fi-nal, faz o pagamento à vista. Sem obenefício, o recebimento das presta-ções fica vulnerável às intempériesque podem ser enfrentadas pelosmunícipes durante o ano como, porexemplo, perder o emprego, o que fazaumentar a inadimplência. Alémdisso, ressalta o vereador, a anteci-pação de receita é interessante paraos cofres públicos, de vez que o mêsde janeiro é fraco em arrecadação e

a Prefeitura sofre o ônus do paga-mento do 13º salário em dezembro ea concessão de um grande volume depagamento de férias no mês dejaneiro.

“Até aqui - diz Admir - o prefeitonão entrou no mérito do projeto e nãoexplicou qual é o interesse público queestá por traz de sua insistência emnegar os descontos”, concluiu.

Controle sobre construçõespara evitar enchentes

Alertado por moradores dasimediações da Rua Vergueiro, ondeestão sendo construídos novosedifícios, de que as obras particularesteriam obstruído a galeria de águaspluviais e ocasionado enchentes, overeador Admir Ferro conseguiu a-provação de requerimento de in-formações ao prefeito cobrando ma-ior controle da Prefeitura sobre essesempreendimentos.

No requerimento, Admir informaque as obras executadas por empre-sas particulares ao longo da AvenidaSenador Vergueiro obstruíram agaleria de águas pluviais que passamsob a Praça Antonio Cecato e que aobstrução causou, recentemente, i-nundação de toda a praça e das casasna esquina das ruas Mediterrâneo eEduardo Paulo Farina, no Jardim doMar. Lembrou ainda que famíliasperderam documentos, objetospessoais, móveis e eletrodomésticos.

Admir quer saber quais provi-dências foram ou serão adotadaspara desobstruir a galeria e que me-didas a Prefeitura tomou para res-sarcir os prejuízos. Quer saber tam-bém quais providências serão adota-das para evitar que problemas seme-lhantes voltem a ocorrer.

Vereador Admir Ferro

Paulo Pinheiro sugerePrograma Auxílio Pós-

GraduaçãoCom o intuito de garantir acesso

a moradores de São Caetano do Sulque pretendem seguir os estudos emnível superior, o vereador Paulo Pi-nheiro (PTB) indicou ao prefeitoJosé Auricchio a implantação doPrograma Auxílio Pós-Graduação,por meio de subsídio financeiro deR$ 300, aos estudantes que queiramaperfeiçoar a formação acadêmica.

“A intenção é ampliar as políticaspúblicas de Educação na cidade,uma vez que já possuímos ensinosinfantil, fundamental e médio de boaqualidade e um programa importantede acesso ao ensino superior, o Gra-duar. Entretanto, é possível fazermais e o projeto reflete a minha pre-ocupação e, inclusive, a reivindica-ção de vários estudantes que meprocuraram, sugerindo a ação”,explica o parlamentar.

A ideia é que os critérios para oingresso no programa obedeçam aositens que constam no Graduar, de

concessão de bolsas parciais ou in-tegrais em cursos de graduação emuniversidades do município e fora doslimites territoriais de São Caetano,que ocorre por meio do AuxílioEducacional Complementar (AEC).

Pinheiro enfatiza que a Educaçãoé um dos segmentos da adminis-tração pública que necessitam demais atenção do gestor e enumeraoutros programas da Prefeitura,aprovados pelos vereadores, querevelam esta preocupação.

São eles, por exemplo, o TecMais(auxílio de R$ 300 para alunos es-tudarem no ensino técnico); o Auxí-lio Língua Estrangeira (alunos doensino fundamental recebem R$ 180para os cursos de inglês ou espa-nhol); e Auxílio Transporte Escolar(projeto de Pinheiro, implantado pelaAdministração, que garante otransporte de alunos do ensino fun-damental, por meio de assistência deR$ 100).

Vereador Paulo Pinheiro e Marisa Catalão

Page 4: Jornal Imprensa do ABC - Edição 52

02-04-2011 - página 4

Definidos os locais de instalaçãodas cinco UPAs em Santo AndréUPAs irão abrir 72 novos leitos e juntasterão capacidade para atender até 1.650

pacientes por diaO prefeito de Santo André, Dr.

Aidan Ravin, juntamente com osecretário de Saúde Nilson Bonome,o adjunto Dr. Antonio de GiovanniNeto, e a equipe técnica da pastadefiniram as regiões onde serãocons-truídas cinco Unidades dePronto Atendimento (UPAs). JardimSanto André, Vila Luzita, Bangu,Centro e Sacadura Cabral foram osbairros escolhidos.

Juntas, as UPAs terão no mínimo72 novos leitos e capacidade paraatender aproximadamente 1.650pacientes por dia. O programa é umaparceria do Governo Federal com omunicípio. A União repassa verbapara construção e compra de equi-pamentos e Santo André dispo-nibiliza a área, funcionários e éresponsável pelo funcionamento doequipamento. Cada unidade custaem média R$ 1,5 milhão.

“Apresentamos nossa demanda,os projetos. Tivemos cinco UPAsaprovadas e agora vamos começara construí-las. É um ganho enormepara Santo André a sua implantação,pois a nossa população terá maisoportu-nidade de passar por ummédico”, disse o prefeito Dr. AidanRavin. As obras começam no se-gundo semestre deste ano e as uni-dades serão entregues à populaçãono primeiro trimes-tre de 2012.

A UPA Jardim Santo André seráconstruída na Rua Três, sem número,atrás da Unidade Básica de Saúdedo bairro. O equipamento da VilaLuzita será erguido na Avenida SãoBernardo, esquina com a RuaCoquais. Já a unidade Centro temcomo endereço a Rua CoronelAgenor de Camargo com a AvenidaCoronel Alfredo Flaquer. A UPABangu será construída na Rua Avaré,na área onde hoje funciona oestacionamento do PA Bangu. Porfim, a unidade Sacadura Cabralficará na Rua Camilo CasteloBranco, esquina com a Rua LauroMuller.

O Ministério da Saúde classificouas UPAs de acordo com o númerode moradores da região onde oequipamento será instalado. A regiãocom 50 mil a 100 mil habitantes éclassi-ficada como de porte I; com100 mil a 200 mil habitantes comoporte II e com 200 mil a 300 milmoradores como porte III.

Assim, as UPAs Jardim SantoAndré e Vila Luzita são do porte III,com capacidade de atender até 450pacientes/dia e máximo de 20 leitos.As unidades terão no mínimo seismédicos distribuídos entre pediatrase clínicos gerais. As unidades queserão construídas no Bangu e noCentro são do porte II, com nomáximo 12 leitos e capacidade de300 atendimentos/dia. Serão nomínimo quatro médicos, pediatras eclínicos. Já a unidade SacaduraCabral será do porte I, com nomínimo dois médicos, 150 atendi-mentos/dia e máximo de oito leitos.

Como funciona

Criado em 2002, o projeto dasUPAs 24 horas integra a PolíticaNacional de Atenção às Urgênciase baseou-se em experiências de su-cesso em cidades como Campinas(SP), Curitiba (PR) e Belo Horizonte(MG). Essas unidades prestamassistência emergencial de baixa emédia complexidade 24 horas pordia. Elas atendem demandas dapopula-ção e estão integradas aoSamu, à rede básica e ao ProgramaSaúde da Família. Quando chegamàs unidades, os pacientes sãoavaliados. Eles podem ser liberados,permanecer em observação por até24 horas ou ser removidos para umhospital.

No local onde hoje funciona o estacionamento do PA Bangu será erguida a UPA na região do 2º Subsdistrito

Estacionamento rotativodará lugar a uma UPA porte

II, no centro de Santo André

Parceria entre Prefeiturae Senac proporciona

capacitação de moradoresem diversas áreas

A Prefeitura de São Caetano doSul firmou parceria com o Senac ejá iniciou cursos para capacitar mo-radores em Atendimento ao Clientee Cuidador de Idosos. As aulas,gratuitas, são oferecidas na sede doCentro de Referência de AssistênciaSocial (CRAS), no Bairro Fundação,com o objetivo de treinar e qualificara população para que aumente suaschances de conseguir uma ocupa-ção no mercado de trabalho.

A secretária Municipal de Assis-tência e Inclusão Social, Marisa Ca-talão, comemora o sucesso da ini-ciativa. “Os cursos oferecidos estãosendo muito procurados. A partici-pação dos moradores é fundamen-tal, pois trará inúmeros benefícios.”

As aulas tem objetivo de treinar e qualificar a população para queaumente suas chances no mercado de trabalho

Em breve mais cursos serãooferecidos aos moradores, como:Higiene e manipulação de alimentos(15 vagas); Limpeza e conservaçãode ambientes (35 vagas); Organi-zação de eventos sociais (25 vagas);Técnicas de congelamento (12 va-gas); Zeladoria e portaria (25 va-gas); Técnicas de manicure e pedi-cure (20 vagas); e Design de so-brancelhas (10 vagas).

Os interessados em obter maisinformações sobre as capacitações,fruto da parceria entre a Prefeiturae o Senac, devem ligar para o nú-mero 4229-2333, ou se dirigirpessoalmente à Rua Heloisa Pam-plona, 316, no B. Fundação. O ho-rário de atendimento é das 8 às 17h.

Curso de Terapia Ocupacionalda FUABC mostra soluçõespara reabilitação motora

A Faculdade de Medicina do ABClevará seu serviço pioneiro em SãoPaulo, a Adapto-Mobiliários Adapta-dos em PVC, à Feira Internacionalde Tecnologias em Reabilitação,Inclusão e Acessibilidade - Reatech2011. Trata-se da primeira oficina, noEstado, de móveis feitos em PVC pa-ra facilitar a acessibilidade e a reabili-tação de pessoas com disfunçõesneuromotoras. Cadeiras, mesas,andadores e carteiras escolares sãomontados a partir de tubos, conexões,forros, chapas e outros produtos emPVC, cujo baixo custo permite oacesso às famílias de baixa renda.

A Adapto foi inaugurada emnovembro de 2010 no campus daFMABC em Santo André e tem su-porte de alunos do curso de TerapiaOcupacional. Sua finalidade é darassistência a usuários do Ambulatóriode Especialidades da Faculdade deMedicina e demais pacientes encami-nhados pelas sete cidades que inte-gram o Consórcio Intermunicipal doGrande ABC, um dos apoiadores doprojeto por meio de sua Agência deDesenvolvimento Econômico. Outrosparceiros são o Instituto do PVC e aSolvay-Indupa, que se comprome-teram a fornecer matéria-prima, oque torna o projeto 100% gratuito àpopulação.

Os mobiliários são fabricados deacordo com necessidades específicasde cada paciente e ajustados ao seucrescimento. A intenção é que, quan-do não mais necessário, o móvel sejaadaptado para outra pessoa comnecessidade diferente, o que torna oprojeto sustentável. Além de maiorhigiene pela facilidade da limpeza, omóvel em PVC é de fácil manuseio e

também traz entre as vantagensresistência à água, durabilidade,adaptação conforme o crescimentodo paciente e excelentes resultadosterapêuticos. Dependendo da confi-guração, o custo equivale a apenas10% de um móvel tradicional emmadeira. Familiares de pacientespodem ser treinados para confeccio-nar o mobiliário.

Reatech 2011

Essa experiência será levada pelaprimeira vez à Reatech, consideradaum dos maiores eventos do mundoem produtos e soluções para pessoascom necessidades especiais. Nesteano a Reatech chega à 10ª ediçãocom cerca de 250 expositores e ex-

pectativa de receber 40 mil visitantesno Centro de Exposições Imigrantes,no km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes,na Capital.

A exposição ocorre entre 14 e 17de abril próximo, com entradagratuita. Entre os expositores haveráassociações de serviços como Apae,Avape, de ortopedia técnica, escle-rose lateral e de equoterapia, além derevendedores de produtos auditivos,próteses, oftamológicos e de veículosadaptados.

A mostra também programaeventos simultâneos com palestras,vivências e fóruns de atualidadessobre terapias, legislação e novastecnologias para pessoas com defi-ciências. Mais informações no www.reatech.tmp.br

Page 5: Jornal Imprensa do ABC - Edição 52

02-04-2011 - página 5

Mais um gol histórico no UniãoInter Amigos no justo empate

Em partida de muito equilíbrio, asequipes azul escuro e bordô verme-lho, atuaram no distrital do BairroFundação no sábado passado, levandoa torcida ao delírio pelos gols de belafeitura. O ponteiro Nena atuando pelaequipe bordô foi o autor do gol denº5.200 que mostra no União InterAmigos a saga de grandes artilheirosdesde 1986.

A equipe azul escuro formou -Tamayose, Joaquim (Della), Ocimar,Fernando, Tchotcha, Luis Carlos(Nicolau), Augusto, Carlão, Zelão ePulga, gols de autoria de Carlão, Pul-ga, Zelão e Adriano. Já a equipe bordôvermelho no empate de 4x4 atuoucom: Rui Crespim, Nardinho, Pedrão,Babá, Dinho, Joãozinho, Helio (Mar-cão), Jorginho, Zé Edú, Pulguinha,Nena (o autor do gol 5.200) figurandoentre os dez maiores artilheiros dahistória esportiva do simpático clube.

Parabéns União Inter Amigos(não é por acaso que vocês são o pri-meiro clube no ranking de gols emSão Caetano do Sul. Registrado porJosé Pires Maia.

Na partida de nº12 de AdemirFonseca “Azulão” tenta sua

reabilitação

O técnico Ademir Fonseca tem 5vitórias, três empates e três derrotasna direção do Azulão, onze gols pró,dez sofridos e apenas um gol de saldo.

Agora o teste é frente ao caçulado Paulistão São Bernardo FutebolClube. Os torcedores da AD São Ca-etano deverão comparecer para in-centivar o clube já que os fiéis com-ponentes da torcida do Tigre pro-metem estar em grande número noEstádio Municipal Anacleto Campa-nella. Fonte - José Pires Maia.

Vinte Clubes de São Caetano doSul já foram homenageados nos

62 anos da LigaO mês de Março/2011 tem essa

relação dos clubes que desfilam noCantinho do Zezé 0 São José Futebol

Clube, União Vila São José, Interna-cional Sport Clube, SERC SantaMaria, União Jabaquara FC, AtléticoVila Alpina, Unidos F.C. do BairroSão José, SE dos Metalúrgicos, Á-guias de Nova Gerty, Sete de Setem-bro Esporte Clube, Em Cima da Hora,S.E.R. Alvi Celeste, ABREV VilaBarcelona, Sçao Caetano EC, ACRELuiz Gama, CER Gisela, CREF doBairro Fundação, CRE Tamoyo, Osmalavéia (obrigado Sr. Luiz) Liga San-caetanense de Futebol e outros pinta-ram também. Nossa gratidão aosclubes pelas habituais cortesias.

Fazendo o que gosto aos clubesque tenho muita consideração.

Cantinho do Zezé Memórias -Homenagem ao filho do Sr. Felix

Esportistas amigos e simpatizantesda A.D. São Caetano “Azulão” re-lembrando as grandes atuações dorepresentante de São Caetano do Sul,hoje numa deferência toda especialdo Jornal Imprensa do ABC estam-pamos para vocês matarem saudades,uma das formações da equipe.Exatamente no longíncuo onze demarço de 2001 no Brinco de Ouro deCampinas o “Azulão” vencia o Bugrepor dois tentos a zero.

Se liguem na formação do ADSão Caetano: Em pé aparecem Dani-el, Simão, Fabinho (nosso homenage-ado), Silvio Luis, Dininho, Cesar,abaixados estão Nelsinho, Adãozinho,Vagner, Sinval e Esquerdinha.

Quem vibrou muito com essalembrança foi nosso consideradoamigo Carlos Bastos que vestia a ca-misa do grande astro a 10 do Cruzei-ro. Sentimo-nos felizes também pelareportagem do Diário do GrandeABC. O futebol e a vida. Essa foi amaneira que achamos para agradecero amigo Fabinho (que nos presentoucom a camisa do Timão e fotosquando sua estada no alvi-negro).

Que seus caminhos Fabinho sejamsempre abençoados junto com seusfamiliares.

José Pires Maia “Zezé”Uma voz enaltecendo os grandes

astros do futebol.

Numa partida cheia de gols emuito movimentada, o Amigos de

Vila Palmares superou comtranquilidade o Atlético de VilaPalmares por 6 a 1 e sagrou-se

campeão da 9ª edição datradicional Copa Barcelona de São

Caetano do Sul. Com casa cheia,o embate final ocorreu no domingo

(27), no campo do CER MiguelMarcucci - antigo Barcelona.

O jogo teve presenças de LuizAntonio Cicaroni, chefe de

Gabinete da Prefeitura e patronoda competição, de Leonel

Bertolucci, coordenador Municipalda Terceira Idade sancaetanense,

de Lázaro de Assis NegreirosFilho, presidente da Liga

Sancaetanense de Futebol, eoutros muitos desportistas.

ÁguiasA equipe da AEED é a campeã

da Copa Águias de futebolamador. Na final, no fim de

semana, no campo do CIEE AlcinaDantas Feijão - antigo Águias - a

equipe de São Caetano derrotou ovalente time do FlamengoIndependente por 3 a 2.

Cicaroni (acima)foio patrono da competição

Amigos de Vila Palmarescomemora o título da

Copa Barcelona

Amigos de Vila Palmares éo campeão da Copa

Barcelona de São Caetano

Abertura dos Jogos da TerceiraIdade de Santo André

Número de inscritos desta 12ª edição supera em 53% o do ano passado

A cerimônia de abertura da 12ºedição dos Jogos da 3ª Idade de SantoAndré (Jotisa) está programada para4 de abril, às 15h, no ginásio do Par-que Celso Daniel. A competição con-tará com 14 modalidades: atletismo,bocha, coreografia, damas, dança desalão, dominó, malha, natação, tênisde mesa, tranca, truco, voleibol adap-tado, xadrez e gateball - novidade des-ta edição. Os jogos se estendem até26 de abril e, já na abertura, ocorreráa competição da modalidade coreo-grafia.

No ano passado foram 647 parti-cipantes. Neste ano, a organizaçãoatingiu o objetivo esperado com ele-vação de 53% no número de competi-dores, totalizando 989 inscrições. Osmelhores classificados nos Jotisa re-presentarão a cidade nos Jogos Regi-onais do Idoso (JORI), cuja cidadesede será Santana de Parnaíba. Ou-tra expectativa para este evento éaumentar de 44 para 100 o númerode participantes por delegação,atingindo a cota máxima.

GateballPouco conhecido da grande mídia,

o gateball é jogado em uma quadraretangular, com medidas aproximadasde 20 metros de largura por 20 decomprimento. Dura 30 minutos.Trazido ao Brasil no final da décadade 70, o esporte é praticado ao ar livre,em terreno de saibro ou areia, porduas equipes de cinco integrantes. Oobjetivo é fazer passar dez bolas por

Piscina no Complexo Esportivo Dell’Antonia acolhe competidores da terceira idadedentro de três pequenos arcos (gates,em inglês).

A modalidade de origem japonesaé baseada no críquete e misturaestratégias de sinuca, se analisadopela busca do melhor ângulo para atacada. O gatebal exigeconcentração e estratégia. Por isso,conquista grande aceitação do públicoidoso. Estima-se que haja no Brasilcerca de 10 mil praticantes. No Japão,são mais de 2 milhões. Especula-seque existam quase 10 milhões deadeptos do esporte ao redor domundo.

Pela origem, a modalidade é muitopraticada por descendentes orientaise japoneses. Os termos do esportesão todos na língua japonesa, como obatedor intitulado de dasha. Hansokusignifica infração e jikyû designa aprópria bola. Ao final do jogo, ouve-se o grito em inglês “game set!”.

A importância da prática deatividades físicas para a saúde de pes-soas com idade mais avançada fazcom que o Departamento de Espor-tes da Prefeitura de Santo André nãopoupe esforços a fim de aperfeiçoara competição a cada nova edição.

Campeonatos nacionais e estadu-ais serão jogados pela nova equipede futsal feminino de São Caetanodo Sul. Apresentado na segundaquinzena deste mês, no ComplexoPoliesportivo Joaquim CambaúvaRabello, o time sancaetanense, quealmeja brigar forte por todos os títulosque disputar, conta com as parceriasde Sabesp, Faculdades Drummond,Projeto Pedra Azul e Construban pa-ra obter o êxito desejado neste ano.

O secretário de Esportes profes-sor Mauro Chekin, revela que temótimas expectativas com a novaagremiação. “Esses parceiros nosderam a força que precisávamos

São Caetano tem novaequipe de futsal feminino

para remontar a equipe e tentarbuscar fatores primordiais que sãoas vitórias e boas performances emqualquer campeonato em queestivermos.”

ComissãoO time feminino de São Caetano

terá o comando de Alex Nunes Bar-reto, o popular Boy, ex-goleiro defutsal. O coordenador das meninasserá Artur Tacioli. A nova parceriairá disputar as principais compe-tições nacionais e estaduais comoo Campeonato Paulista, Metropoli-tano, Liga Nacional, Jogos AbertosBrasileiros, Jogos Regionais e JogosAbertos do Interior.

Page 6: Jornal Imprensa do ABC - Edição 52

02-04-2011 - página 6

Rede D’Or lança pedra fundamental daunidade São Caetano do Hospital São Luiz

Com a maquete exposta, expli-cações detalhadas sobre o projeto aRede D’Or lançou a pedra fundamen-tal da unidade São Caetano do Sul doHospital São Luiz, que será instaladana cidade ao lado do ComplexoViário Nelson Braido, como parte a-nexa do Espaço Cerâmica. O cerimo-nial que marcou a colocação da pedrafundamental do hospital particular nacidade contou também com um mo-mento em que uma espécie de cáp-sula do tempo, que continha um jornaldo dia com assinaturas de autori-dades, planta do futuro prédio e outrosobjetos, foi enterrada no local quecomportará a unidade hospitalar.

Na ocasião, o prefeito de São Ca-etano, José Auricchio Júnior, classi-ficou o evento de lançamento da sim-bólica pedra fundamental do São Luizcomo “um momento para a históriada cidade e de todo o ABC.” “A vin-da da Rede D’Or ao município temum duplo sentido no que tange a his-tória da cidade. O primeiro é a con-tinuidade do processo de requali-ficação de uma área que anterior-mente estava degradada (área doEspaço Cerâmica), por onde agorapassa o futuro de São Caetano e daregião. O segundo é ter um hospitaldesse porte dentro das paredes doABC, mais especificamente de SãoCaetano.”

De acordo com Auricchio, o Hos-pital São Luiz, primeira planta dogrupo que será edificada num con-ceito 100% sustentável (como infor-mado no evento desta segunda), re-flete o novo perfil urbano de São Cae-tano, de progresso, mas sempre res-peitando a questão da sustentabi-lidade. “Estamos num ciclo evolutivo,crescendo em Educação e Saúde,sem exclusão social”, observou ochefe do Executivo sancaetanense –o Governo Municipal atraiu o grupoD’Or para o município graças a umprojeto de lei que estimulou oinvestimento em Saúde, consideradoum importante pólo de inovação,responsável por um grande desenvol-vimento econômico.

O diretor-presidente da RedeD’Or, Jorge Moll Filho, ressaltou quea unidade São Caetano do HospitalSão Luiz terá capacidade para atenderaté 20 mil pacientes na emergência,realizar até mil cirurgias por mês, com200 leitos e entre 40 e 60 consultórios.“A vinda do nosso grupo para SãoCaetano só foi possível porque a Pre-feitura entendeu a importância que ohospital teria para a região” disse.

Ele ainda informou que a unidadeSão Caetano terá total integraçãocom outras instituições do mesmogrupo, numa intensa troca de conhe-cimentos, entre elas a Anália Franco(São Paulo) e os hospitais Assunção(São Bernardo do Campo) e Brasil(Santo André) - o investimento esti-mado para sua construção é de atéR$ 90 milhões, na obra que começarános próximos meses. Jorge Moll Filho e prefeito José Auricchio

Maquete foi apresentada durante o lançamento da pedra fundamental na última segunda-feira

Calendário de Abril do ÔnibusSão Caetano Mais Saúde

Com consultório e espaço para medição da pressão arterial, entre outros equipamentos, o ÔnibusSão Caetano Mais Saúde da Prefeitura visitará vários pontos da cidade em abril, sempre às segundas-feiras, das 8 às 13 horas, de terça a sexta-feira, das 8 às 16 horas, e aos sábados e domingos, das 8 às14 horas. Confira o calendário:Dia 2 - Espaço Verde Chico Mendes (AvenidaFernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica);Dia 3 - Praça dos Imigrantes (Avenida PresidenteKennedy, Bairro Olímpico);Dia 4 - EMEI Castorina Faria Lima (Rua Teffé, 460,Bairro Santa Maria);Dia 5 - EMEI Castorina Faria Lima (Rua Teffé, 460,Bairro Santa Maria);Dia 6 - EMEI Castorina Faria Lima (Rua Teffé, 460,Bairro Santa Maria);Dia 7 - EMEI Castorina Faria Lima (Rua Teffé, 460,Bairro Santa Maria);Dia 8 - Parque Guaiamu (Rua General Humberto deAlencar Castelo Branco, 501, Bairro Santa Maria);Dia 9 - Bosque do Povo (Estrada das Lágrimas, 320,Bairro São José);Dia 10 - Praça dos Imigrantes (Avenida PresidenteKennedy, Bairro Olímpico);Dia 11 - EMI Thereza Coan Fiorotti (Rua UlissesTornincasa, 160, Bairro São José);Dia 12 - EMI Thereza Coan Fiorotti (Rua UlissesTornincasa, 160, Bairro São José);Dia 13 - EMI Thereza Coan Fiorotti (Rua UlissesTornincasa, 160, Bairro São José);Dia 14 - EMI Thereza Coan Fiorotti (Rua UlissesTornincasa, 160, Bairro São José);Dia 15 - Praça das Figueiras (Rua Visconde deInhaúma com a Rua Manoel Augusto Ferreirinha);Dia 16 - Espaço Verde Chico Mendes (AvenidaFernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica);Dia 17 - Praça dos Imigrantes (Avenida PresidenteKennedy, Bairro Olímpico);Dia 18 - Creche Oswaldo Cruz (Rua Porto Calvo, 77,

Bairro Oswaldo Cruz);Dia 19 - Creche Oswaldo Cruz (Rua Porto Calvo, 77,Bairro Oswaldo Cruz);Dia 20 - Creche Oswaldo Cruz (Rua Porto Calvo, 77,Bairro Oswaldo Cruz);Dia 21 e 22 - Feriado;Dia 23 - Cidade das Crianças (Bairro Santa Maria);Dia 24 - Praça dos Imigrantes (Avenida PresidenteKennedy, Bairro Olímpico);Dia 25 - EMEF Elvira Paolilo Braido (Rua Lisboa, 399,Bairro Oswaldo Cruz);Dia 26 - EMEF Elvira Paolilo Braido (Rua Lisboa, 399,Bairro Oswaldo Cruz);Dia 27 - EMEF Elvira Paolilo Braido (Rua Lisboa, 399,Bairro Oswaldo Cruz);Dia 28 - EMEF Elvira Paolilo Braido (Rua Lisboa, 399,Bairro Oswaldo Cruz);Dia 29 - Praça da Riqueza (Bairro Prosperidade);Dia 30 - Espaço Verde Chico Mendes (AvenidaFernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica).

Um espetáculo inovador, comclima bíblico, é atração neste finalde semana, em São Caetano do Sul.A Secretaria Municipal de Cultura(Secult) da Prefeitura da cidadepromove a comédia Hermanoteu naTerra de Godah, da Cia. OsMelhores do Mundo, no Teatro PauloMachado de Carvalho (AlamedaConde de Porto Alegre, 840, BairroSanta Maria). As apresentaçõesacontecem no sábado (2/4), às 22he no domingo (3/4), às 19h.

A peça conta a história deHermanoteu, um típico hebreu doano zero, que recebe a missão divinade guiar seu povo à terra de Godah,

TeatroHermanoteu na Terra deGodah no Paulo Machado

uma sátira à história bíblica deMoisés. No cenário um imensodeserto, onde os seis atores serevezam em diversos personagensépicos, transformando a jornada dehermanoteu em uma viagem repletade humor e aventuras. Pelo caminhoele encontra figuras que vão deCleópatra ao filho do Todo-Poderoso.

Os ingressos estão à venda nabilheteria do teatro, das 14h às 20h.A classificação etária é de 14 anos.Os ingressos custam R$ 70 (inteira)e R$ 35 (meia-entrada). Maisinformações pelo telefone 4238-3030.