Jornal Informe - Edição 157

12
GRANDE FLORIANÓPOLIS 21 17º T empo H oje REDE DE JORNAIS INFORME QUINTA-FEIRA 11 DE OUTUBRO DE 2012 . ANO 1 . N O 157 | E-mail: [email protected] Fale com o Endereço: Rua General Eurico Gaspar Dutra, nº 952, Bairro: Estreito, Florianópolis (Segundo piso do prédio da Casa das Tintas – entrada pelos fundos) 3371-9643 3209-9643 Anuncios | Classificados | Assinaturas Inscrições abertas para o 1º Simpósio Alimentar Cavalaria e Canil emocionam alunos do Caic em São José Dia das Crianças no Parque de Coqueiros SEGURANÇA INTERAÇÃO CULTURA PÁG A12 PÁG A06 PÁG A07 PÁG A07 Deputado estadual, Dirceu Drech (PT) Morro da Caixa terá novo Centro de Saúde ATENDIMENTO Número de médicos deverá triplicar naquela unidade de atendimento básico DIVULGAÇÃO/INFORME DIVULGAÇÃO/INFORME Secretário recebeu a visita dos adolescentes do Morro da Caixa DIVULGAÇÃO/INFORME Parque de Coqueiros

description

Jornal Diário da Grande Florianópolis

Transcript of Jornal Informe - Edição 157

Page 1: Jornal Informe - Edição 157

grande florianópolis

21 17ºTempo Hoje

rede de jornais

InformeQUinTa-feira 11 de OUTUBRO de 2012 . ANO 1 . NO 157 | e-mail: [email protected]

Fale com o Endereço: Rua General Eurico Gaspar Dutra, nº 952, Bairro: Estreito, Florianópolis (Segundo piso do prédio da Casa das Tintas – entrada pelos fundos)

3371-9643 3209-9643Anuncios | Classificados | Assinaturas

inscrições abertas para o 1º simpósio alimentar

Cavalaria e Canil emocionam alunos do Caic em são josé

dia das Crianças no parque de Coqueiros

segUrança

inTeração

CUlTUra

pág a12

pág a06

pág a07 pág a07

deputado estadual, dirceu drech (pT)

portas abertas será realizado hoje, no TCe

Morro da Caixa terá novo Centro de saúde

aTendiMenTo

Número de médicos deverá triplicar naquela unidade de atendimento básico

divUlgação/inforMedivUlgação/inforMe

secretário recebeu a visita dos adolescentes do Morro da CaixadivUlgação/inforMe

parque de Coqueiros

Page 2: Jornal Informe - Edição 157

jor nal-infor me | e-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br

EXPEDIENTE PÚBLICAÇÃO: Informe Editora Jornalística LTDA LTDA CNPJ 15.020.627/0001-81

DIREÇÃO GERAL: Adriano Ribeiro48 3240-9643

JORNALISTA RESPONSÁVEL:Adriano Ribeiro

0002902SC

EDIÇÃOTATA

48 3240-9643

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design

www.dodadiagramador.com.br

A 02 nilton góesQUinTa-feira 11 de OUTUBRO de 2012

frase do dia

e-mail: [email protected]

sTf e ficha limpa Brasil a limpo

A 02

A penicilina cura os homens, mas é o vinho que os torna felizes. (Alexander Fleming)

Mais Recursos para a Saúde

Municipios em crise

equivocada Política da União

Senadores apoiam municípios em crise

Missão cooperativista

Ampliar mercados

emenda 29

GRÁFICA: Rio Sul

TIRAGEM 4 mil

CONTATORua General Eurico Gaspar Dutra,

nº952 Bairro Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc

O Brasil está sendo passado a limpo. O STF positivamen-

te passou a mensagem de que todos são mesmo iguais. Julgou e condenou poderosos, colari-nhos brancos, homens do alto escalão do governo. Mesmo os deslizes de alguns ministros, foram ofuscados pelo brilhan-tismo, simplicidade e sabedoria da Ministra Carmen Lucia: “não estou julgando a história, nem o passado dos homens, estou jul-gando os fatos, os erros que eles

cometeram”. Um alerta para os homens de poder, e os políticos.

Um outro aspecto é o da ficha limpa. Sujou, fica inelegível, e pronto. A lei de iniciativa popular, nem governos nem parlamentos a queriam, ou se interessaram em a fazer, mesmo ainda incipiente pegou gente que precisava ser pega mesmo. E nos próximos pleitos vai pegar mais, e com mais propriedade, que bom.

Por certo vamos escolher me-lhor, entre aqueles que se apresen-

tarem com lisura, sem máculas, sem antecedentes. Os que chegarem vão ter que cumprir os princípios éticos e morais, pois sabem que podem ser pegos, e por isso pagar.

Por certo vai acabar a fan-farronice daqueles que quando condenados nas primeiras ins-tancias, dizerem que nas instãn-cias superiores ganham, muitos cientes das suas culpas e erros, mas contando com a morosida-de, e com a impunidade. Acabou a farra, e o povo esta de olho.

O Presidente da Comissão de Saúde, deputado Volnei Morastoni, promoveu na tarde de ontem, na Sala de Imprensa da Assembléia Coletiva com o Presidente da Associação Catarinense de Me-dicina (ACM), Dr. Aguinel José Bastian Junior, e representantes do Cosemesc, Simesc, Cremesc e demais entidades. Na oportunidade foi feito um relato sobre o Movi-mento Nacional Por Mais Recursos para a Saúde – Saúde Mais Dez, que busca coletar assinaturas para enviar ao Congresso Nacional um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, determinado que a União invista 10% da receita bruta na saúde.

depUTado volnei MorasToni

depUTado josÉ MilTon sCHefer

depUTado reno CaraMorilançaMenTo do MoviMenTo

Com o objetivo de reabrir o debate sobre a regulamentação da Emenda 29, foi lançada em fevereiro de 2012 a Frente Nacional por Mais Recursos para a Saúde, que pretende coletar assinaturas e encaminhar ao Con-

gresso Nacional um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, determinado que a União invista 10% da receita bruta na saúde. Para chegar ao Congresso Nacional, o projeto precisa de pelo menos 1,4 milhão de assinaturas (1%

do eleitorado brasileiro). As assina-turas devem estar acompanhadas do nome completo e legível do eleitor, endereço e número do título eleitoral. Em Santa Catarina o Movimen-to foi lançado em 19 de junho.

Presidente da Comissão de Economia da Assembléia e ex-presi-dente da Federação Catarinense das Associações Municipais (Fecam), o deputado José Milton Scheffer fez hoje um alerta sobre a grave situa-ção financeira dos municípios brasi-leiros – e os de Santa Catarina não são exceção - quadro esse que piorou neste segundo semestre, exatamente quando os atuais prefeitos estão encerrando seus respectivos man-datos, e ficando à mercê, ainda, de eventuais penalidades por descum-primento da Lei de Responsabilidade Fiscal . O alerta de José Milton surgiu no momento que ocorria uma nova marcha de prefeitos a Brasí-lia, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) .

O foco do descontentamento (e desespero) dos prefeitos é basica-mente o mesmo: a equivocada po-lítica da União em relação aos mu-nicípios, que só onera as prefeituras e descumpre compromissos. Como exemplo, revelou que os municípios catarinenses estão à espera de pelo

menos R$ 1 bilhão que o Governo Federal ficou de repassar em função de convênios assinados – e muitas obras, por conta disso, já foram iniciadas. A União também não re-passa os 10% orçamentários para a Saúde, criando uma situação ainda mais difícil para os municípios.

Uma forte crise econômica é a realidade que os novos prefeitos, eleitos ou reeleitos, vão ter de enfrentar no próximo mandato. E a situação ainda é pior para os prefeitos atuais, que não estão conseguindo fechar as contas das prefeituras. Em reunião da Confederação Nacional de Municípios (CNM), no Senado Federal, os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR), Cidinho Santos (PR-MT) e Ana Amélia (PP-RS) manifestaram apoio aos municípios.

A convite da Ocesc – Organização das Cooperativas do Estado de SC, do Sescoop/SC – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo e da Cooperativa Central Aurora Alimen-tos, o vice-presidente da Frencoop – Frente Parlamentar do Cooperati-vismo – SC, deputado Reno Caramori (PP), participa de missão organizada pelas entidades cooperativistas à Europa, a partir desta sexta-feira.

Cooperativistas e parlamentares integram missão com foco comer-cial, para prospecção de negócios, conhecimentos técnicos e de experiên-cias cooperativistas. A missão ao exterior pretende ampliar o mercado de carnes de aves, suínos e lácteos produzidos em Santa Catarina.

Page 3: Jornal Informe - Edição 157

A 03

santa Catarina QUinTa-feira 11 de OUTUBRO de 2012

RÁPIdAS

Fornecimento de produtos para alimentação escolar fortalece estrutura econômica de assentamentos catarinenses

aliMenTação

verduras orgânicas de assentamentos catarinenses alimentam alunos da rede municipal

subnutrição

No Brasil, a quantidade de pessoas em situação de subnutrição caiu, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) divul-gado nesta terça-feira (9). De acordo com o relatório O estado da insegurança alimentar no mundo 2012, no período de 1990-1992 a 2010-2012, o total de subnutridos do país reduziu de 14,9% para 6,9% da população. No mundo, o índice era de 18,6% e baixou a 12,5%, enquanto na Amé-rica Latina a redução foi de 13,6% para 7,7%. O docu-mento destaca o Programa Bolsa Família como um dos responsáveis por essa queda.

subnutrição (ii)

Atualmente, quase 870 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de subnu-trição – no Brasil são 13 milhões de pessoas. A secre-tária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvi-mento Social e Combate à Fome (MDS), Maya Takagi, lembra que os números da FAO vão ao encontro dos dados do ministério relativos à extrema pobreza – quando o Plano Brasil Sem Miséria foi lançado, no ano passado, eram 16,2 milhões de pessoas nessa situação. “A desnutrição está associada à extrema pobreza, presente nas áreas rurais, no norte do país, em comunidades indígenas e quilombolas”, afirma a secretária. “A redução é o resultado de um conjunto de políticas que o Estado brasileiro vem desenvolvendo”, diz Maya. Ela destaca as ações de transferência de renda, como o Bolsa Família, de acesso à alimentação, ampliação do salário mínimo e estímulo à agricultura familiar.

pis

Começou terça-feira (9) em todo o país o pagamento do Abono Salarial do PIS para os trabalhadores nascidos no mês de janeiro. A partir de 17 de outubro, poderão sacar o PIS, nas agências da Caixa Econômica Federal, trabalhadores nascidos em

fevereiro. Já os nascidos em março terão direito ao abono a partir do dia 24. Desde o dia 15 de agosto deste ano, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil estão pa-gando beneficio no valor de um salário mínimo referente ao Abono Salarial PIS/Pa-sep calendário 2012/2013. Para o exercício atual, foram identificados cerca de 21,4 milhões de beneficiados. O prazo para recebimento do abono vai até 28 de junho de 2013.

pis (ii)

O Abono Salarial do PIS/Pa-sep equivale ao valor de um salário mínimo. Têm direito ao benefício todas as pessoas que trabalharam com vínculo empregatício por pelo menos 30 dias no ano anterior ao exercício e tenham recebido, em média, até dois salários mínimos. Também é preciso estar inscrito no Progra-ma de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico (Pasep) há cinco anos. Os trabalhadores inscritos no PIS recebem o abono nas agências da Cai-xa. Os que tiverem Cartão Cidadão com senha cadas-trada também podem fazer o saque em casas lotéricas, caixa de auto-atendimento e postos do Caixa Aqui. Os ins-critos no Pasep recebem no Banco do Brasil. Para retirar o dinheiro, devem apresentar um documento de identifica-ção e o número de inscrição no PIS ou no Pasep.

Medicamentos

Parceria entre 11 universida-des federais e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) vai traçar uma radio-grafia sobre o consumo e o acesso a medicamentos entre a população brasileira. Pes-quisa será promovida pelo Ministério da Saúde (MS). O principal objetivo é coletar dados e indicadores para priorizar os rumos estraté-gicos da Polícia Nacional de Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS). O Brasil está entre os 10 países que mais co-mercializam medicamentos. Por ano, o Ministério investe R$ 9 bilhões na compra de remédios que são distribuí-dos pelo SUS.

fernando lÚCio de soUZa

produção de assentamentos nas escolas

Uma alimentação saudá-vel e variada, com verdu-

ras e frutas orgânicas, carne de frango e peixe frescos, ovos, pão, leite e derivados, todos com origem nos assen-tamentos da reforma agrária. Este é o cardápio de milhares de crianças matriculadas nas escolas públicas municipais catarinenses e instituições fi-lantrópicas, que aderiram ao Programa Nacional de Ali-mentação Escolar (PNAE). Administrada por seis coope-rativas de assentados, a dis-tribuição dos alimentos ren-deu às famílias fornecedoras uma quantia superior a R$ 3,3 milhões, apenas no ano de 2011.

O PNAE é um programa do Ministério da Educação que garante, por meio de re-passe de recursos financeiros aos municípios, para o aten-dimento das necessidades nu-tricionais dos alunos durante a permanência na escola, com oferta de alimentação nutritiva e criação de hábitos alimentares saudáveis. Para tanto, 30% dos alimentos

devem ser adquiridos direta-mente da agricultura familiar e assentamentos da reforma agrária, medida que estimula o desenvolvimento das comu-nidades.

De acordo com o superin-tendente regional do Incra em Santa Catarina, João Paulo Strapazzon, o fornecimento de produtos ao PNAE forta-

lece a estrutura econômica dos assentamentos. Para ele, a viabilidade dos assentamen-tos não decorre apenas da inserção em um único progra-ma de incentivo à produção. É necessário que as famílias assentadas organizem-se em cadeias produtivas, a exem-plo do que ocorre em San-ta Catarina, e explorem as

oportunidades, com trabalho árduo e profícuo. “Somados aos recursos obtidos com o fornecimento ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), os assentamentos ca-tarinenses obtiveram uma renda adicional superior a R$10,8 milhões, em 2011”, disse Strapazzon.

Os contratos de forneci-mento para o PNAE foram formalizados por seis coope-rativas de assentados, cada qual com suas especialidades de produção. São verduras e legumes variados, frutas, mel, conservas, leite e acho-colatados, frangos e peixes, entre outros alimentos bá-sicos. Os contratos são re-alizados diretamente pelas prefeituras, e as cooperativas participam das concorrên-cias públicas, assim como qualquer outra organização de produtores, sem qualquer vantagem para as partes, sendo considerados como pa-râmetros de compra, apenas a qualidade dos alimentos e os preços praticados.

A Caixa Econômica Fe-deral anunciou nesta quar-ta-feira (3) uma parceria com o Banco PanAmerica-no para financiamento de motos zero km. Já o Ban-co do Brasil reduziu juros e ampliou o escopo de seus empréstimos para incluir modelos a partir de 150 ci-lindradas. As medidas visam impulsionar a venda de veí-culos de duas rodas no país, segmento da indústria que tem amargado retração nos licenciamentos há meses.

De janeiro a agosto deste

ano, houve queda de 19% nas vendas financiadas em relação ao mesmo período do ano pas-sado. Nos primeiros oito me-ses de 2012, 46% das motos vendidas foram por meio de fi-nanciamento, índice alto, mas inferior ao de outros anos. Se mantiver esse percentual até o final do ano, 2012 terá o pior nível dos últimos 6 anos nesta modalidade de venda.

“A restrição de crédito atinge o segmento de mo-tos com mais força do que a indústria de automóveis e comerciais leves, já que o

público consumidor de ve-ículos de duas rodas é for-mado, principalmente, por integrantes das classes C, D e E”, afirma Orlando Cesar Leone, presidente da Anfamo-to (Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças). “Quase 80% das vendas de motocicletas ocor-rem por meio de pagamentos parcelados, se somarmos fi-nanciamentos e consórcios”, completa.

Segundo Leone, em geral, o consumidor de motocicletas não tem emprego com cartei-

ra assinada e casa própria, o que dificulta a obtenção de financiamento para a opera-ção. Por isso a importância de facilitar a liberação de crédi-to a esse público.

“Do total de financiamen-tos solicitados atualmente, apenas 18% são aprovados pelas instituições financei-ras. O resultado disso é queda brusca nas vendas e desem-prego. Só no setor de moto-peças, cerca de 3.500 funcio-nários foram demitidos neste ano”, completa o presidente da Anfamoto.

Medidas de estímulo ao crédito beneficiam motocicletas

CraCK: polícia apreende adolescente em sC com mais de 800 pedras de crack. garoto de 15 anos também estava com cocaína e

pedaços de maconha. ele foi apreendido em bairro de são josé e já tinha passagens pela polícia.

Page 4: Jornal Informe - Edição 157

estadoA 04 QUinTa-feira 11 de OUTUBRO de 2012

Médicos x Planos de SaúdePeloEstado

Entre os dias 15 e 19 de outubro, os médicos catarinenses suspenderão o atendimento aos planos de saúde que ainda não firmaram acordo com o Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina. O

protesto ocorre na Semana do Médico para chamar a atenção para o desres-peito das operadoras com o trabalho médico. A informação veio do Conse-lho Federal de Medicina (CFM), que ontem deflagrou um protesto nacional. Entre os motivos que levaram ao movimento está a preocupação dos médi-cos com o estrangulamento da assistência oferecida pelos planos. Há a per-cepção de descompasso entre o número de clientes dessas empresas (cerca de 50 milhões de pessoas) e o tamanho da rede de cobertura oferecida. “Essa situação tem prejudicado de forma severa a qualidade do atendimento e pode colocar a população beneficiária em situação de risco de vida”, diz matéria divulgada pelo Conselho. Outro ponto crítico é o desequilíbrio da relação financeira das operadoras dentro do setor, com comprovada defa-sagem dos honorários pagos aos médicos. De acordo com o Índice Nacio-nal de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 2000 a 2011 houve inflação acumulada de 119,8%. No entanto, no mesmo período as mensalidades dos planos (cobradas dos seus clientes) sofreram aumento de 150,89% e os valo-res de consultas e procedimentos teve reajuste inferior a 60%.

Enquanto isso, em Brasília... A minis-trade Relações Institucionais, Ideli Sal-vatti, garantiu os votos necessários dos partidos da base aliada e conseguiu a aprovação da MP que libera R$ 6,84 bi-lhões do Orçamento de 2012 em favor de nove ministérios, para serem aplicados no PAC Equipamentos. A aprovação da MP era prioridade do governo na pauta de votações dessa semana na Câmara dos Deputados. O objetivo é melhorar a infraestrutura e a mobilidade pública do país. Agora o texto segue para o Senado.

Segurança Secretarias estaduais da Edu-cação e da Segurança Pública tiveram

reunião ontem. Procuram formas para conter o avanço da violência nas escolas e firmaram parceria para a instalação de câmeras de videomonitoramento no entorno das unidades e contratação de vigilantes, entre outras medidas. Esforço louvável e necessário.

Jubileu de Diamante A Associação Ca-tarinense de Professores (ACP) come-morou ontem, em Florianópolis, seus 60 anos de criação. O evento reuniu mais de 1.700 pessoas. A ACP foi criada em 1952, exatamente no Dia do Profes-sor, data que se celebra na próxima se-gunda-feira, 15 de outubro.

Andréa Leonora �lorian��olis ���lorian��olis �� 11Out12CENTRAL DE DIÁRIOS

TRINTA INTEGRADOS

DIÁRIOSINTEGRADOS

PRESENÇA EM62% DE SC

PeloEstado Um produto [email protected]

www.centraldediarios.com.br

. . . .. . . .. . . .

MunicípiosemxequeO deputado José Milton Scheffer (PP), presiden-te da Comissão de Economia da Assembleia Le-gislativa, chamou a atenção para o que classifica como “grave situação” das cidades brasileiras. Segundo ele, os municípios catarinenses estão à espera de pelo menos R$ 1 bilhão que o governo federal ficou de repassar em função de convê-nios assinados, o que não se confirmou. Scheffer disse que a União também não repassa os 10% orçamentários para a Saúde, criando uma situ-ação ainda mais difícil para os municípios. Por isso, avisou, o quadro que já era grave agora caminha para a deterioração. Péssima notícia para os prefeitos vitoriosos no pleito de 2012.

Fábio Queiroz/A

LES

C

SemdescansoO deputado Jorge Teixeira (PSD) e a deputada Ana Paula Lima (PT), que estão fora da dispu-ta pelas prefeituras de Rio do Sul e Blumenau, respectivamente, apesar do evidente cansaço retomaram o trabalho na Assembleia Legisla-tiva. O registro fotográfico foi feito durante a coletiva sobre a mobilização que busca coletar assinaturas para enviar ao Congresso Nacio-nal um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, determinando que a União invista 10% da receita bruta na Saúde. Outra deputada que também está fora do segundo turno, só que

de Florianópolis, Angela Albino (PCdoB), deu uma passada rápida pelo Plená-rio da Casa. Aproveitou para cumprimentar alguns colegas.

Luca

s D

iniz

/ALE

SC

Projeto Bem-te-vi e Programa escola segura serão integrados

Em reunião na manhã desta quarta-feira, 10,

os secretários de Estado da Educação (SED), Eduardo Deschamps, e o da Segurança Pública, César Augusto Grub-ba, firmaram parceria para unir esforços e aumentar a segurança nas escolas da rede estadual. O Programa Escola Segura é assunto das pastas há algumas semanas e começa a ganhar forma.

Um grupo com profissio-nais das duas secretarias será formado para dar encaminha-mento às ações. “O objetivo do programa é reduzir os cus-tos do serviço de seguranças nas escolas e aumentar a efi-ciência. Com essa parceria da-remos um importante passo”, explica o diretor Financeiro da SED, Djalma Coutinho.

O programa prevê a insta-lação de câmeras de videomo-nitoramento no entorno das escolas, o monitoramento das imagens por profissionais ca-pacitados, a conexão dos alar-mes e das câmeras instaladas

nas escolas com a central de monitoramento da Segurança Pública e a contratação de vi-gilantes para atuarem dentro das escolas.

O Projeto Bem-te-vi, da Secretaria de Estado da Segu-rança Pública, será integrado ao Programa Escola Segura e os 44 municípios contemplados com o projeto poderão ser aten-didos nos próximos meses. “As escolas localizadas nas áreas centrais das cidades já estão sendo monitoradas e o objeti-vo é ampliar. Vamos monitorar também o pátio das escolas”, afirma o coordenador do Sis-tema de Videomonitoramento Urbano da Secretaria de Esta-do da Segurança Pública, coro-nel Vânio Luiz Dalmarco.

O próximo passo será a integração das equipes das secretarias, o levantamento de dados das escolas loca-lizadas em área de risco, a identificação de equipamentos das escolas que já podem ser conectados às centrais de mo-nitoramento e o detalhamento

do que pode ser feito. “Para ambas as secretarias, o mais importante é conseguir com-bater o tráfico de drogas no entorno das escolas e manter os alunos e professores segu-ros”, finaliza o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.

Além dos secretários de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, da Segurança Pú-blica, César Augusto Grubba, estiveram presentes na reu-nião as diretoras de Educa-ção Básica da SED, Scheilla Marins; de Infraestrutura da SED, Karen Lipp; e de Plane-jamento e Avaliação da SSP, Reginete Panceri. Também participaram do encontro o diretor Financeiro da SED, Djalma Coutinho; o gerente de Tecnologia e Inovação da SED, Francisco Hertwig; o coordenador do Sistema de Videomonitoramento Urbano da SSP, coronel Vânio Luiz Dalmarco; e o secretário ad-junto da SSP, coronel Fernan-do Rodrigues de Menezes.

secretário da educação: eduardo deschamps

parCeria

União para aumentar segurança nas escolas

arQUivo inforMe

Page 5: Jornal Informe - Edição 157

A 05

eleição 2012 QUinTa-feira 11 de OUTUBRO de 2012

os reCUrsos para a proposta de um tablet por aluno estão assegurados

pelo Bid (Banco interamericano de desenvolvimento), uma conquista alcançada pelo professor rodolfo pinto da luz (pMdB)

Fale com o Endereço: Rua General Eurico Gaspar Dutra, nº 952, Bairro: Estreito, Florianópolis (Segundo piso do prédio da Casa das Tintas – entrada pelos fundos)

3371-9643 3209-9643Anuncios | Classificados | Assinaturas

voluntários garantem sucesso do pleito

TraBalHo

Mais de 63 mil mesários contribuíram para sucesso do 1° turno em SC

Dar todo o suporte ao eleitor, des-de a sua chegada ao local de vo-

tação até a sua saída, e conferir se ele está na seção eleitoral correta e se levou um documento oficial com foto, necessário para a votação.

Assim foi parte do trabalho rea-lizado pelos 63.473 mesários convo-cados para trabalhar no 1° turno das Eleições 2012 em Santa Catarina. Desse total, 14.438 participaram de forma voluntária e 8.311 inscreve-ram-se pela internet.

Rosemari Rodrigues fez parte dessa estatística. Aposentada pela Justiça Eleitoral catarinense há um ano, ela desejava prestar serviço voluntário em uma eleição. "Os me-sários têm papel fundamental numa eleição e precisam ser valorizados. Sempre esperei por esta oportunida-

de", afirmou a ex-servidora.O trabalho dos mesários no dia

das eleições começa cedo. Eles são os responsáveis por receber as urnas dos delegados de prédio e levá-las para as seções eleitorais. Após a chegada das urnas nas seções, ocorre a ligação delas e a impressão da zerésima às 7h30. Com o término da votação, às 17h, o mesário deve devolver a urna ao delegado de prédio, que a encami-nha para o local de totalização.

Para que o mesário esteja pre-parado para exercer a sua função no dia da votação, é realizado um trei-namento conforme determinação do cartório de cada zona eleitoral. Ge-ralmente são treinados o presidente da mesa, que é o responsável pela se-ção, e o primeiro mesário, que é o seu substituto. Em todo o estado, aproxi-

madamente 26 mil pessoas receberam o treinamento para as eleições deste ano. Em Florianópolis, a capacitação foi entre 3 e 24 de setembro, com car-ga horária de duas horas cada turma.

Além da oportunidade de pode-rem participar diretamente do pro-cesso eleitoral, os mesários têm di-reito a dois dias de folga, tanto no serviço público quanto no privado, para cada dia que forem convocados pela Justiça Eleitoral, seja para tra-balhar nas eleições ou para o treina-mento, conforme estabelece a Lei n° 9.504/1997 (Lei das Eleições).

Eles também tiveram direito a um vale-alimentação no valor de R$ 22,00 na data do pleito e podem ser beneficiados em concursos públicos que utilizem a participação no dia das eleições como critério de desempate.

além da oportunidade de poderem participar diretamente do processo eleitoral, os mesários têm direito a dois dias de folga

divUlgação/inforMe

TReSC decide conflito entre zonas eleitorais

Gean fala sobre o projeto de tablets para alunos no Ticen

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina decidiu nesta segunda-feira (8), por unanimida-de, não conhecer do conflito ne-gativo de competência entre duas zonas eleitorais de Florianópolis, a 100ª ZE e a 13ª ZE, e determi-nou a remessa dos autos à 100ª ZE para apuração de possível prática de crime eleitoral previsto no arti-go 41-A da Lei n° 9.504/1997 (Lei das Eleições). A decisão está dispo-nível no Acórdão n° 27.715.

O caso iniciou a partir de de-núncia encaminhada pelo Minis-tério Público Eleitoral (MPE) à 13ª ZE, referente ao lançamen-to da candidatura de Célio João (PMDB) ao cargo de vereador de Florianópolis, que teria ocorrido no clube Cruzeiro do Sul, no Ribei-rão da Ilha, e distribuído comida e bebidas aos participantes.

O juízo da 100ª ZE apresentou então o conflito negativo de compe-

tência ao TRESC após receber o pro-cesso da 13ª ZE.

O relator do caso, desembargador Eládio Torret Rocha, não conheceu do conflito negativo de competência porque o fato em si "configura a prá-tica de ilícitos eleitorais de natureza distintas a serem apurados por juízos eleitorais diversos, sem que a compe-tência de um exclua a do outro".

Como a questão que caberia à 13ª ZE, a apuração de realização de propaganda irregular, está pre-judicada com o encerramento das eleições, o relator determinou o pros-seguimento da apuração, pela 100ª ZE, da possível compra de votos.

"Resta, assim, dar prossegui-mento ao feito tão somente para o exame de eventual prática de captação indevida de votos, nota-damente porque a representação contra essa conduta vedada poderá ser ajuizada até a data da diplo-mação", concluiu.

“É verdade que nós teremos um tablet quando você for prefeito?” Foi com essa pergunta na ponta da língua que muitas crianças chega-ram para cumprimentar o candi-dato Gean Loureiro (PMDB) hoje de manhã no Centro da cidade. A ideia está sendo muito bem aceita pela garotada, que não vê a hora de começar o próximo ano letivo. Gean esteve no Ticen agradecendo o apoio da população neste primei-ro turno e reforçando o pedido para a etapa decisiva da eleição.

Os recursos para a proposta de um tablet por aluno estão assegu-rados pelo BID (Banco Interame-ricano de Desenvolvimento), uma conquista alcançada pelo profes-sor Rodolfo Pinto da Luz (PMDB), quando esteve à frente da Secreta-ria Municipal de Educação. A esti-mativa é que sejam necessários R$

5 milhões, destinando aproximada-mente 16 mil tablets aos estudantes – um valor estipulado pelo BID para investimento em tecnologia da edu-cação. “Isso dará aos nossos alunos um contato com a tecnologia desde cedo, aprimorando o acesso ao co-nhecimento e estimulando o pensa-mento crítico”, enfatiza Gean.

O BID decidiu premiar Floria-nópolis com um investimento de cerca de R$ 120 milhões na Edu-cação, pois a cidade é referência nacional em gestão pública na área e se transformará em um exemplo para que os outros municípios pos-sam também avançar. “Atingimos índices na educação infantil e fun-damental que o Brasil só chegará em 2020, comprovando a qualida-de do trabalho realizado”, pontuou o candidato a vice, Rodolfo Pinto da Luz.

Page 6: Jornal Informe - Edição 157

segurançaA 06 QUinTa-feira 11 de OUTUBRO de 2012

a polÍCia Civil identificou e prendeu o suspeito que levou duas crianças de oito

anos para um motel localizado na grande florianópolis

Cavalaria e Canil emocionam alunos do Caic em são josé

inTeração

são josÉ

norTe da ilHa

O comandante da GuespPMMon, tenente-coronel erly Padilha droppa, manifesta a importância da interação entre Polícia e comunidade

Alunos e docentes do Centro de Atenção à Criança e ao Ado-

lescente (CAIC) realizaram recente-mente uma visita à Guarnição Es-pecial de Polícia Militar Montada (GuEspPMMon), conhecida como Cavalaria, em São José.

Na oportunidade, as crianças as-sistiram a apresentações feitas pela Companhia de Policiamento com Cães, e ficaram encantadas com a beleza e com o treinamento dos ani-mais. “Como eles são bonitos e bem tratados”, falavam as crianças.

O grupo também conheceu o espaço dedicado aos cavalos, onde obtiveram informações a respeito do cotidiano e características desses animais. As crianças participaram de um passeio à cavalo, que foi gen-

tilmente oferecido, com segurança, pelos policiais militares.

A coordenação do grupo que reali-zou a visita manifestou, através de uma carta, o agradecimento pelo empenho, dedicação e profissionalismo demons-trado pelos policiais militares durante a estada do grupo na Cavalaria.

“... Em todos os momentos, sen-timos por parte de todos os policiais presentes, conhecimento, dedicação, respeito e carinho com todo o grupo. As crianças questionaram, opinaram e interagiram de forma natural e ao mesmo tempo curiosa e de admira-ção para com os policiais e animais... Nós educadoras, tendo o conheci-mento do quão é importante o servi-ço militar para com nossa sociedade, nos achamos na obrigação de relatar

esses fatos ao comandante desta ins-tituição, para que oportunize mais momentos como este vivenciado pelo nosso grupo, pois assim, aproxima de forma positiva nossas crianças com esses profissionais. Agrade-cemos também a todos os policiais presentes, pois os mesmos receberam nossas crianças de uma forma peda-gogicamente correta, respeitando-os enquanto crianças e cidadãos”, des-taca a carta de agradecimento.

O comandante da GuEspPM-Mon, tenente-coronel Erly Padilha Droppa, manifesta a importância da interação entre Polícia e comu-nidade. “Estamos com as portas abertas para realizar este trabalho pedagógico preventivo com a socie-dade”, finalizou.

Crianças passaram um dia de novidades no convívio com a polícia

armamento pesado estava com os assaltantes

divUlgação/inforMe

divUlgação/inforMe

A Polícia Civil, por meio da DP-CAMI de São José, após dois meses de investigação, identificou e prendeu o suspeito que levou duas crianças de oito anos para um motel localizado na Grande Florianópolis. O autor do cri-me foi indiciado pelo crime de estupro de vulnerável.

Os Policiais chegaram até ele após investigações, reconhecimento

e depoimentos das vítimas. Além disso, também foi localizado por circuito interno de segurança o tempo em que o suspeito ficou com as duas crianças no motel e o horá-rio de entrada e saída.

Durante interrogatório, o autor confessou o crime.

“Colabore com a Polícia Civil. Denuncie. Disque 181.”

Polícia Civil prende pedófilo

PM apreende maconha e LSd em Canasvieiras

pM apreende fuzis de assaltantes de carro-forte

Na última sexta-feira (5), por volta das 16h34min, uma guarnição da área do 21º Batalhão de Policia Militar (BPM) estava em rondas na servidão D`agua, bairro Canasviei-ras, em Florianópolis, quando sus-peitaram do condutor e do carona de uma motocicleta. Durante a aborda-gem, foi encontrado com os envol-vidos três invólucros de maconha, aproximadamente R$ 380,00 em es-pécie, um celular de marca Samsung

e também 25 pontos de LSD.O comandante do 21º BPM, te-

nente-coronel Silvio Gomes Ribeiro, destaca que as ações preventivas e enérgicas contra o tráfico de drogas têm garantido mais tranquilidade e qualidade de vida aos turistas e mo-radores dos bairros do Norte da Ilha.

Os dois envolvidos, juntamente com o material a apreendido, foram conduzidos à delegacia de polícia para os procedimentos cabíveis.

Dezenas de policiais militares de toda e a região, inclusive policia-mento especializado da Capital do Estado, passaram a madrugada e a manhã de terça-feira (9) à procura da quadrilha fortemente armada que explodiu um carro-forte, na serra da Dona Francisca, rodovia SC-301, en-tre os municípios de Campo Alegre e Joinville, na noite desta segunda--feira (8).

Depois do violento roubo, os as-saltantes fugiram em direção aos municípios de Jaraguá do Sul e Schroeder, por uma estrada de terra, conhecida como Estrada Rio do Ju-lho, e acabaram sendo interceptados por duas guarnições de radiopatru-lha da Polícia Militar, momento em que houve intensa troca de tiros. Nin-guém saiu ferido.

Os acusados, fortemente arma-dos com armas longas (fuzil), aban-donaram dois veículos pelo caminho e se embrenharam na mata, na loca-lidade de Bracinho, em Schroeder. Em um dos veículos, foram localiza-dos malotes com grande quantia em dinheiro e uma arma longa calibre .50, usada para perfurar blindagens. Veículos, dinheiro e a arma foram entregues, ainda durante a noite, para a Polícia Civil de Joinville.

Ao amanhecer desta terça, poli-

ciais do Batalhão de Operações Es-peciais (Bope), de Florianópolis, do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), guiados por cães do Canil Central (Capital), e do Canil Setorial do 14º BPM, entraram na mata na busca pelos suspeitos.

Durante a incursão na mata fe-chada foram localizadas cinco ar-mas longas de grosso calibre, mu-nições, radiocomunicador, colete

balístico e 2,5 mil reais em dinheiro. Ninguém foi preso.

Cerca de 70 policiais da radiopa-trulha, Agência de Inteligência, so-corristas, aeronaves, canis, entre os demais grupos especializados, de Ja-raguá do Sul, Joinville e Florianópolis, tiveram participação importante na ocorrência e trabalharam incessante-mente por mais de 15 horas, demons-trando a união, a coragem e força da Polícia Militar de Santa Catarina.

Page 7: Jornal Informe - Edição 157

A 07

especial QUinTa-feira 11 de OUTUBRO de 2012

a seCreTaria MUniCipal do ConTinenTe em pareceria com o grupo infinith e as lojas

Koerich irão fazer a festa do dia das crianças, em Coqueiros

divUlgação/inforMe

divUlgação/inforMe

divUlgação/inforMe

Morro da Caixa terá novo Centro de saúde

aTendiMenTo eCologia

CUlTUra

Número de médicos deverá triplicar naquela unidade de atendimento básico

secretário recebeu a visita dos adolescentes do Morro da Caixa

árvore na Trilha do garapuvú

parque de Coqueiros

saúde e rotary Club querem atuar juntos

atos de vandalismo no parque do Córrego grande

pré-vestibular da UfsC/sed

dia das Crianças no parque de Coqueiros

Nos próximos dias será lança-do o edital de licitação para

a contratação da empresa encarre-gada da construção do novo Centro de Saúde do Morro da Caixa, na região continental. A informação foi dada nesta terça-feira pelo se-cretário da Saúde da capital, Clé-cio Espezim, durante visita feita por um grupo de adolescentes aten-didos por um projeto da Fundação Casan naquela região.”Desde 2006 nossa intenção era construir uma nova unidade naquele bairro, mais só agora é que nós conseguimos o terreno”, explicou ele.

A expectativa e se tudo cor-rer conforme o planejado ainda no primeiro semestre de 2013 a obra esteja concluída. O novo Centro de Saúde terá uma área total de 490 metros quadrados, três vezes maior que a atual. A unidade contará com sete três consultórios médicos . três de odontologia, além de consultórios de enfermagem, farmácia e salas de nebulização,curativos, vacina e de reuniões. A obra está orçada em R$

830 mil, com recursos garantidos nos orçamentos da Prefeitura Muni-cipal e do Ministério da Saúde.

Em virtude das especificidades do terreno (próximo à creche) o projeto arquitetônico teve de ser totalmente

adequado. Um dos pontos observados foi a manutenção de duas arvores de porte grande localizadas naquele es-paço. Segundo o secretário o número de Equipes de Saúde da Família pas-sará de apenas um para três.

O dia das crianças é comemorado no dia 12 de outubro. Ele foi cria-do na década de 20 pelo deputado federal Galdino do Valle Filho, pois ele dizia que neste dia as crianças te-riam que ser homenageadas.

No ano de 1960, uma fábrica de brinquedos se uniu com uma empre-sa de cosméticos para bebê para fa-zer uma promoção conjunta para as crianças, para aumentar as vendas, e foi a partir daí que começou a se comemorar o dia das crianças no dia 12 de outubro.

Por este motivo no dia 12 sexta feira o Grupo Infinith junto as Lojas Koerich em parceria com a Secre-taria Municipal do Continente, irão realizar uma grande festa no parque de Coqueiros.

Serão disponibilizados: Pula Pula, piscina de boliniha, brinque-dos infláveis, cama elástica, algodão doce, pipoca, teatro de fantoche, ofi-

cina de balões, pintura facial e muito mais, tudo gratuito.

Para os adultos, haverá afe-

rição de pressão, dicas de saúde, esporte, corrida, caminhada entre outras atividades.

O secretário da Saúde da capital, Clécio Espezim, recebeu nesta terça--feira a visita do governador do Rotary Club do Brasil para aregião sul, Nilson Algarve. Durante o encontro foi acer-tado que as duas instituições buscarão atuar de forma conjunta na efetivação de uma séries de ações voltadas à saú-de da população. “É sempre positivo contar com a parceria de uma entidade como o Rotary Club, reconhecida inter-

nacionalmente”, saudou o secretário. As duas instituições já atuaram

em parceria em momentos como a campanha de vacinação da Pólio. O Rotary é uma organização de líde-res de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários. Atu-almente, existem mais de 1.2 milhão de rotarianos associados a mais de 32.400 Rotary Clubs espalhados por 168 países do mundo.

Na segunda-feira pela manhã (08), as Educadoras Ambientais do Departamento de Educação Ambiental (DEPEA) ao realizarem uma vistoria nos ambientes do Parque Ecológico do Córrego Grande, se depararam com pi-chação e escritas nas árvores

Segundo a Bióloga e Educadora Ambiental Silvane Dalpiaz, os fatos ocorridos só podem ser atribuídos a pessoas que ignoram o fato de que o Parque é um espaço público e com objetivo de preservação e recupera-ção de uma área florestal.

"Por mais que todos os dias ex-pliquemos para os visitantes do par-que, durante as trilhas monitoradas, que tais atitudes não devem sem feitas, é muito triste chegar numa segunda-feira pela manhã para tra-balhar e encontrar situações como estas", lamenta a Educadora.

Uma das medidas para evitar esse tipo de atitude é o isolamento das áre-as que estão sendo recuperadas e/ou que estão em fase de regeneração para evitar interferências. No entanto, a bió-loga acredita que através da sensibiliza-ção e conhecimento, as pessoas deixem de ignorar que árvores são seres vivos e precisam ter sua saúde preservada.

"É lastimável que ainda existam pessoas que não compreendem o valor biológico e estético de um tronco de ár-vore sem pichação" comenta Silvane.

Hoje é dia de comemoração do Cidadão Municipal da Paz. Pedimos trégua nessa guerra.

Segundo o Diretor de Gestão Ambiental Marco Abreu, o Parque é para as pessoas visitarem com espí-rito desarmado, corroborando para não depredação do patrimônio públi-co - que por último é deles próprios.

Já está disponível no site do Pré--vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Secretaria de Estado da Educação (SED) www.vestibular.ufsc.br uma nova chamada do processo seletivo para o curso Pré--vestibular. São 170 vagas para 20 unidades do curso em todo o Estado

As cidades contempladas com no-vos alunos nesta chamada são: Araran-guá (5ª chamada), Balneário Camboriú (6ª chamada), Biguaçu (5ª chamada), Blumenau (5ª chamada), Chapecó (5ª chamada), Criciúma (5ª chamada),

Florianópolis - campus UFSC (4ª cha-mada), Florianópolis - IEE (6ª chama-da), Imbituba (4ªchamada), Joaçaba (3ª chamada), Lages (4ª chamada), Mafra (5ª chamada), Palhoça (5ª cha-mada), Rio do Sul (6ª chamada), San-to Amaro da Imperatriz (3ª chama-da), São Bento do Sul (6ª chamada), São José (5ª chamada), São Miguel do Oeste (6ª chamada), Tubarão (4ª chamada) e Xanxerê (6ª chamada). As aulas iniciam imediatamente após a matrícula que deverá ser realizada nesta teça-feira (9) de outubro.

Page 8: Jornal Informe - Edição 157

A 08QUinTa-feira 11 de OUTUBRO de 2012 geral

prefeitura devolve campo do palmeirinhas à comunidade

laZer

greve inÉdiTo

depois de algumas negativas, o Juiz se sensibiliza com o ofício enviado pela AMPOLA informando a situação, as necessidades e a reivindicação da comunidade

Campo é devolvido à comunidade

germán pineda Montoya

divUlgação/inforMe

divUlgação/inforMe

A Prefeitura Municipal de Flo-rianópolis, por meio de sua

Procuradoria Geral informa que a justiça, em decisão liminar, imitiu o município a posse do campo do Palmeirinhas, localizado na Lagoa da Conceição.

A imissão foi deferida pelo Juiz Hélio do Valle Pereira, na ultima quarta-feira, 03/10. A decisão atende

a reivindicação da Associação de Mo-radores do Porto da Lagoa (AMPO-LA), quanto ao uso daquele importan-te espaço de lazer para a comunidade.

Conforme explica o procurador geral, Jaime de Souza, não cabe recurso, pois se trata da vontade de ambas as partes. A Procuradoria res-salta que ainda não foi oficialmente intimada sobre a decisão.

Estudantes de outras universida-des podem solicitar transferência para estudar na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), de 15 a 19 de outubro, nas secretarias de ensino dos

centros da Udesc em oito cidades. As inscrições também podem ser feitas via postal, por meio de correspondência registrada. O edital para transferên-cias externas para o primeiro semestre

de 2013 abre 1.580 vagas em 29 cur-sos de graduação.

“Esta fase também envolve trans-ferências internas para alunos da universidade de diversas áreas de co-

nhecimento, reingresso, retorno de portadores de diploma de curso de gra-duação e nova opção de habilitação no mesmo curso”, explica o pró-reitor de Ensino da Udesc, Luciano Hack.

Udesc recebe inscrições para transferências Novo Código Comercial terá Consulta Pública

Saúde trabalha para garantir atendimento

Hipnose para o Tratamento de doenças psicossomáticas

O Projeto de Lei que cria um novo Có-digo Comercial para o Brasil estará nova-mente em discussão em Florianópolis. No próximo dia 19, às 9h, a Fecomércio de Santa Catarina e a Câmara Federal re-alizam no auditório da Fecomércio, uma consulta pública sobre o tema.

A programação terá início com a apresentação do Projeto de Lei 1.572/11, com a participação do de-putado federal Laércio Oliveira, vice--presidente da Comissão Especial do PL 1572/11 na Câmara Federal; do profes-sor Fábio Ulhôa Coelho, coordenador da Comissão Jurista do PL 1572/11; e do especialista em Direito Tributário, Felipe Luckmann Fabro, representante da Fecomércio SC na Comissão Espe-cial de Juristas do PL 1572/11.

Para a Fecomércio SC, o mo-mento é estratégico, uma vez que o Projeto de Lei se encontra em análise em Comissão Especial e possibilita o aprimoramento da proposta com a participação pública.

Sobre o PLInstalada em março deste ano, na

Câmara dos Deputados Federais, sob presidência do deputado Arthur Oli-veira Maia (PMDB-BA) e relatoria do deputado Paes Landim (PTB-PI), uma comissão especial vem analisando o Projeto de Lei que deverá instituir um novo Código Comercial no país.

A proposta em apreciação é de au-toria do deputado Vicente Candido (PT--SP) e tem o objetivo de sistematizar e atualizar a legislação sobre as relações empresariais entre pessoas jurídicas.

Diante da decisão do Sindi-cato dos Trabalhadores na Saúde de Santa Catarina (Sindsaúde) de deflagrar paralisação nos serviços desde terça-feira, dia 9, a Secreta-ria de Estado da Saúde esclarece que todos os esforços serão feitos para garantir o atendimento às pessoas que necessitarem de assis-tência médica.

Desta forma, todos os profis-sionais da Saúde que continuarem trabalhando receberão normal-mente seus salários e as horas plantão trabalhadas. Para isso, o Estado se compromete a garantir o acesso dos servidores aos seus locais de trabalho.

Ao reconhecer a saúde como um serviço essencial, a Secretaria de Estado da Saúde avalia que to-dos os esforços foram feitos para manter a negociação entre gover-no e a categoria, evitando, assim, a paralisação.

O que desencadeou a greve foi a decisão do governo de contratar mais servidores. Foi feito um le-vantamento nos hospitais do Esta-do e, com base na constatação de

defasagem, iniciou-se o processo de contratação.

A primeira medida de contrata-ção foi direcionada ao Hospital Re-gional de São José, com a nomeação de 611 profissionais. Destes, 126 começaram a trabalhar até a última sexta-feira e outros 286 iniciam as atividades esta semana. Estas con-tratações permitirão a abertura de 41 leitos, dos quais 18 são de UTI.

Com a contratação de novos pro-fissionais para suprir a demanda dos hospitais, alguns servidores tiveram a preocupação de ter seus salários reduzidos em função da perda das horas plantão (hoje, os servidores mantêm uma carga horária de 30 horas mais 15 horas plantão sema-nais). Diante da reação dos servido-res, o governo assegurou aos servido-res que as horas plantão trabalhadas continuariam sendo pagas, a fim de que os trabalhadores da saúde não tivessem perda salarial.

O governo lembra que a con-tratação de novos profissionais era um pleito do Sindsaúde e visa, sobretudo, atender melhor e com mais rapidez ao cidadão.

Entre os dias 26, 27 e 28 de ou-tubro, das 8h às 18h, acontecerá em Florianópolis o “I Curso de Hipnose Clínica para o Tratamento de Doen-ças Psicossomáticas”, no auditório do CESUSC (Rodovia SC 401, Km 10 – Santo Antônio de Lisboa). O curso será ministrado pelo renomado hipnoterapeuta colombiano German Pineda, especialista em hipnose clí-nica e Ericksoniana. O público alvo do evento são os profissionais da

saúde como: enfermeiras, médicos, kinesiólogos, osteopatas, terapeutas bioenergéticos, homeopatas, acu-punturistas, naturólogos, psicólogos, psicoterapeutas, coaches e demais interessados na saúde e no bem estar. Mais informações sobre o curso, va-lor e inscrição, através do (48) 9963 6739 e 4141-1239 ou http://www.germanpineda.com/cursodehipnose-florianopolis e [email protected] com Cristina Grisotti.

Page 9: Jornal Informe - Edição 157

A 09

variedades QUinTa-feira 11 de OUTUBRO de 2012

STONE: 'vim aqui para ensinar como cruzar as pernas', diz sharon stone, em sC. em segunda visita a sC, atriz fala sobre carreira, fama e vida pessoal. americana diz que se sente à vontade no Brasil e em Balneário Camboriú.

HOROSCÓPOD0DIA

CRUZADINHARESUMODENOVELA - Quinta-feira

Áries - 21/03 a 20/04 Sol e Lua, em sêxtil, harmo-

nizam sua área de relacionamentos e seu setor social, sugerindo um mo-mento favorável a realizar atividades prazerosas com as pessoas queridas. Sua imagem tende a se beneficiar com sua atual postura descontraí-da, portanto permita-se uma atitude mais espontânea.

Touro - de 21/04 a 20/05 O momento é favorável a in-

vestir nos assuntos do lar, já que o sêxtil Sol-Lua harmoniza sua sexta e quarta casas. Ainda que você não disponha de recursos financeiros para promover as mudanças que deseja, empenhe-se em organizar suas rotinas e o ambiente que lhe cerca. Busque qualidade de vida!

Gêmeos - de 21/05 a 20/06 Sua capacidade de comuni-

cação se beneficia com o sêxtil Sol--Lua, que lhe traz um brilho especial e favorece seu entrosamento com as pessoas. É um período de maior popularidade e de grande evidência no âmbito social, por isso aproveite para fazer bons contatos e se arti-cular com quem é do seu interesse.

Câncer - de 21/06 a 22/07 O sêxtil Sol-Lua incide sobre

sua área financeira e familiar, ilu-minando os caminhos que lhe aju-darão a estabelecer investimentos seguros para sua vida. O momento pede equilíbrio e nada como um bom planejamento para garantir a estabilidade. Organize-se e mãos à obra!

Leão - de 23/07 a 22/08 Transitando por seu signo, a

Lua se harmoniza com o Sol, po-tencializando as parcerias pautadas nos laços de amizade, sobretudo me-diadas por aspirações em comum. É uma fase positiva para fazer planos com as pessoas próximas, para rea-lizar atividades intelectuais e culti-var o companheirismo.

Virgem - de 23/08 a 22/09 A passagem da Lua por sua

área de crise, em sêxtil com o Sol, lhe traz autoconfiança para supe-rar os desafios, sobretudo financei-ros. Aproveite o dia para regulari-zar pendências e se planejar para os próximos dias. Reserve momen-tos para o descanso, a fim de ali-viar a mente das recentes tensões.

Libra - de 23/09 a 22/10 Sol e Lua se harmonizam em

sêxtil entre seu signo e sua área de amizades, evidenciando uma fase positiva para compartilhar momen-tos de descontração com pessoas queridas, onde as conversas fluem e promovem maior entendimento e intimidade. Brinde às verdadeiras amizades!

Escorpião de 23/10 a 21/11 O sêxtil Sol-Lua lhe traz

equilíbrio e perseverança para superar os desafios profissionais. Nesse momento, convém perceber que é possível reunir seus melhores atributos e lutar por seus objetivos, motivando seus parceiros e mos-trando-se aberto a novas experiên-cias. Otimismo é a palavra-chave!

Sagitário -de 22/11 a 21/12 Harmonizando sua área de

amizades e espiritual, o sêxtil Sol--Lua lhe estimula a se associar a pessoas com quem você compartilha ideais. De fato, esse convívio tende a lhe trazer conforto e segurança, além de bons conselhos que lhe aju-darão a tomar decisões importan-tes. Esteja aberto a ouvir críticas.

Capricórnio - de 22/12 a 20/01 Sol e Lua formam sêxtil en-

tre sua décima e oitava casas, am-pliando sua sensibilidade e senso de oportunidade no mundo material e profissional. Ainda que o dia não lhe ofereça grandes desafios, o prazer de realizar simples tarefas e pla-nejar seu orçamento tende a fazer grande diferença. Aproveite!

Aquário - de 21/01 a 19/02 Suas relações pessoais se

beneficiam do sêxtil Sol-Lua, que promove integração e cumplicidade. Os mais íntimos tendem a se sentir confortados em sua companhia, pois verão em você o complemento de que necessitam. Seja altruísta e dedique um pouco do seu tempo a apoiar os outros.

Peixes - de 20/02 a 20/03 Harmonizando sua oitava

e sexta casas, o sêxtil Sol-Lua amplia sua sensibilidade e criati-vidade para lidar com estímulos diversos, o que favorece desde a realização de atividades simples do cotidiano até maiores empreen-dimentos. Use seus talentos para alcançar o que deseja.

23H00, NA GLOBO 18H00, NA GLOBOZé Maria pede para Jurema não contar para Isabel que foi ele quem indicou o trabalho no teatro. Matilde presenteia Isabel. Eulália descobre que Sandra foi a uma entrevista de emprego e briga com Tere-sa. Constância descobre que Isabel está grávida. Afonso fica comovido ao saber que sua filha está trabalhando no teatro. Jurema convida Zé Maria para ir ao teatro. Diva ajuda Isabel a enfren-tar Afonso. Bonifácio paga Caniço para fazer um traba-lho para ele. Jurema chama Afonso para ir ao teatro.

Lia espalha para todos que Fatinha está noiva. Orelha aconselha Dinho a parar de pensar na Lia e ficar com Ju. Lia sugere que Bruno apa-reça no sarau para ver Rita novamente. Lorenzo pede o divórcio para Raquel. Gil confessa para Marcela que gosta de Lia. Bárbara escon-de roupas íntimas embaixo do travesseiro de Mario e Tico vê. Fatinha chega vestida de forma discreta no colégio e todos ficam surpresos com o seu comportamento. Orelha convida o noivo de Fatinha para assisti-la no sarau.

Não perca as emoções dos últimos capítulos de Avenida Brasil!

Pedro se diverte ao provocar Miguel na frente de Alice. Tatiana fica decepcionada ao ver Tadeu com Ofélia. Pedro beija Alice calorosamente. Binho diz a Pilar que Miguel pode fazer alguma maldade contra Pedro. Márcia fica ir-ritada com o sumiço de Téo. As crianças bolam um plano para juntar Dani e Pingo. Nina tenta descobrir o verda-deiro nome de Pingo. Tomás provoca César pela internet. O rebelde não concorda com a postura do empresário da banda. Roberta ouve Diego falando bem dela.

21H00, NA GLOBO 20H30, NA RECORD

19H00, NA GLOBO

Otávio e Charlô brigam e Olí-via se irrita. Veruska fica afli-ta quando Roberta pede para conversar com Agenor sozi-nha. Dino avisa à cunhada que a fábrica não terá como pagar os funcionários. Nando pede para Lucilene levar um recado para Otávio. Juliana e Analú encontram Fábio e Ciça na lanchonete. Vânia se compromete afalar com Nando, antes que Felipe faça algo contra ele. Frô tenta fazer uma sopa para vender no trabalho. Roberta vai à Charlo’s para investigar as vendas da loja. Lucilene entrega o bilhete de Nando para Otávio. Roberta desmaia em cima de Felipe. Carolina ouve Nenê pedir para Nieta guardar alguns pacotes para ele.

VEM AI A PRÓXIMA NOVELA DAS 21H00, NA GLOBO

Page 10: Jornal Informe - Edição 157

QUinTa-feira 11 de OUTUBRO de 2012 A 10

esporte nacionalEduardo Ribeiro esporte nacionalEduardo

A lesão no músculo adutor da coxa direita não preocupa tanto Falcão, mas para o supervisor de seleções da Confede-ração Brasileira de Futsal (CBFS), Reinaldo Simões, o jo-gador não está dando a devida importância ao tratamento. Segundo o dirigente, o ala faltou a duas sessões no Santos, ex-clube do camisa 12, na segunda-feira e na terça-feira, e, se não estiver totalmente recuperado, pode ficar de fora do Mundial em novembro, na Tailândia.

falcão

Com inauguração marcada para o dia 21 de dezembro deste ano, o Mineirão segue dentro do cronograma e está quase perto de ficar pronto: segundo os dados informados pelo governo de Minas Gerais na quarta-feira, o estádio che-gou a 84% de conclusão.

As fotos divulgadas exibem o estágio avançado da obra, que já está com a estrutura da nova cobertura montada. O local onde ficará o campo também foi demarcado, à espera dos tratamentos finais para a plantação do gramado. Nas arquibancadas, boa parte das cadeiras está instalada.

O treino aberto do UFC Rio III contou com a pre-sença de cerca de 1000 pessoas nos Arcos da Lapa, mas para uma delas ganhou contornos especiais. Com um cartaz de Anderson Sil-va na mão, Nasha Fraga da Silva, de 14 anos, ganhou permissão do lutador para acompnhar de perto a ativi-

dade feita pelo Spider e se emocionou ao ganhar um abraço do ídolo.

Logo após a movimenta-ção feita por Anderson Silva no tatame, a equipe do cam-peão dos pesos médios do UFC brincou com a menina, jogando Nasha para o alto. Visivelmente emocionada, a fã não segurou o choro.

interDe momento em turbu-

lência, vivido pelo Inter no Brasileirão, também sur-giram coisas boas. Uma delas foi o nome do ata-cante Cassiano – contrata-ção egressa da Segundona do Gauchão. Em meio a

um elenco de nomes ta-rimbados, o jogador de 23 anos ganhou o sorriso de Fernandão ao mostrar arrancadas em velocidade e capacidade de definição, que originaram dois gols no Brasileirão.

O São Paulo vai esperar até a primeira quinzena de janeiro para receber o dinhei-ro da negociação do meia Lucas com o Paris Saint-Ger-main, da França. Para rece-ber a parte que tem direito na negociação que totalizou 43

milhões de euros, o clube do Morumbi teria de fazer um seguro para que o time fran-cês fosse ressarcido em caso de algum problema com o atleta. Após examinar o pro-cesso durante dois meses, o Tricolor desistiu do processo.

O Vasco já tem um novo vice-presidente de finanças. Ex-vice jurídico e assessor desta área desde o início do ano, Nelson Almeida volta-rá a ser dirigente do clube. Em reunião na noite da úl-tima terça-feira, ele acei-tou a "convocação" do pre-

sidente Roberto Dinamite, com quem mantém laços políticos e pessoais antigos. Nelson vai a São Januário nas próximas horas para se apresentar à nova equipe de trabalho e diz que já tem um objetivo: acalmar os funcio-nários.

vasco

sportA chegada de Sérgio Guedes ao comando do Sport agra-

dou ao zagueiro Bruno Aguiar. Durante a passagem de Wal-demar Lemos, o defensor foi sacado do time. Com o novo comandante, ele terá uma oportunidade de voltar a ser titular contra o Grêmio, às 21h desta quinta-feira, na Ilha do Retiro. Além de ser beneficiado com a saída de Diego Ivo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o atleta desfruta da confiança do novo comandante.

Os são-paulinos ainda lem-bram com saudade dos vo-lantes Josué e Mineiro, titu-lares e campeões mundiais pelo São Paulo em 2005. Por dois anos, os jogadores se tornaram referência no clube e até hoje são citados como pilares do time que

conquistou o tricampeonato mundial para o Tricolor - inclusive pelos atuais donos das respectivas posições, Wellington e Denilson. O sonho dos novatos? Repetir o sucesso dos “veteranos”, que chegaram a atuar juntos até pela seleção brasileira.

são paulo

A classificação mundial de artilheiros da Federação Interna-cional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) da tem-porada 2012 voltou a trazer o brasileiro Neymar na segunda colocação, atrás apenas do argentino Lionel Messi, do Bar-celona. A instituição, que leva em conta gols marcados por seleções ou em partidas internacionais pelos clubes, atribui 17 tentos ao atacante do Santos - o último marcado no título da Recopa Sul-Americana, contra a Universidad do Chile, no Pacaembu. Destes, nove foram pela seleção brasileira e oito pelo Peixe.

Top 2

federerO taiwanês Yen-Hsun Lu é apenas o número 62 do mundo,

ainda assim, deu trabalho para o melhor do mundo na quarta--feira. Com uma quebra em cada set, o suíço Roger Federer , que entrou em quadra escoltado por seguranças, garantiu a vitória em sua estreia no Masters 1.000 de Xangai, por 2 a 0, parciais de 6/3 e 7/5 , em 1h20m de partida. O compatriota Stanislas Wawrinka será seu adversário nas oitavas de final.

Lu fez jogo duro no início do primeiro set. Apenas no sex-to game, ao cometer dupla falta, acabou permitindo a primei-ra quebra do líder do ranking da ATP, que anda sendo protegi-do por seguranças na competição após sofrer ameaças de morte. Com a van-tagem, Federer só precisou administrar para fechar em 6/3.

Ele beira os 2 metros de altura, tem um vigor capaz de pas-sar horas e horas chutando bolas e até já foi confundido com segurança. Porém, está na força mental o segredo de Rogério Godoy. É com planejamento de treinos, tecnologia para ana-lisar dados técnicos e táticos e inspiração de formular frases de auto-ajuda que o preparador de goleiros saiu da base para assumir o profissional do Grêmio. Detalhe: a promoção signi-ficava substituir o titular da Seleção e fazer um reserva defen-der o gol até então comandado por um ídolo da torcida.

grêmio

flu

Page 11: Jornal Informe - Edição 157

A 11

esporte QUinTa-feira 11 de OUTUBRO de 2012

TIRAGEM 4 milCONTATORua General Eurico Gaspar Dutra, nº952 Bairro Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc

ConvoCada: a jogadora djeni, do Kindermann de Caçador,será convocada para a seleção brasileira

feminina, categoria adulta, que disputará a Copa internacional de são paulo.

leão faz treino técnicoavaÍ

equipe duelará com o CRB neste sábado

O próximo adversário do Avaí no Campeonato Brasileiro é o CRB-

-AL. Visando este confronto, na manhã desta quarta-feira, dia 10, o grupo de jogadores realizou mais um trabalho técnico no gramado do estádio da Res-sacada, local onde a partir das 21 ho-ras de sábado, dia 13, o Leão da Ilha enfrentará a equipe alagoana.

Argel Fucks comandou as ativi-dades e cobrou dos jogadores um po-sicionamento correto dentro das qua-tro linhas. Jogadas de finalização em gol também foram realizadas.

Para o período da tarde, a progra-mação prevê folga para recuperação. Na quinta, os jogadores voltam aos treinos a partir das 15h30min. Antes, a partir das 15 horas, será realizado o atendimento à imprensa, na sala de imprensa Dr. Tullo Cavallazzi.

O meia atacante Erick Flores este-

ve na sala de imprensa e conversou por alguns minutos com os profissionais da crônica esportiva da Capital que reali-zam a cobertura diária do Leão da Ilha nas competições em que participa.

Erick Flores falou sobre a opor-tunidade que está recebendo. “Venho treinando para chegar à titularidade. Cheguei ao Avaí e treinei forte. O trei-nador não confirmou, mas tudo indica que eu tenha a oportunidade de ser ti-tular diante do CRB. Se acontecer, vou me esforçar ao máximo para conquistar a vitória junto com os meus companhei-ros e ajudar o Avaí”, declarou o meia.

O próximo compromisso do Avai no Campeonato Brasileiro da Série B será diante do CRB-AL. O confronto é válido pela 29ª rodada da competi-ção e acontece no estádio da Ressa-cada, em Florianópolis, a partir das 21 horas do dia 13 (sábado). Meio-campista erick flores

equipe feminina do avaí

“estou bem, confiante com as duas lutas que fiz e venci no jungle fight, o maior evento de MMa da américa latina e quero muito entrar no TUf para poder crescer ainda mais e um dia atingir o UfC que é meu sonho

divUlgação/inforMe

divUlgação/inforMe

divUlgação/inforMe

Juvenil vence o Metropolitano

Futsal feminino do Avaí no Regional do JASC

pupilo de Thiago Tavares nas eliminatórias do TUf Brasil 2

O juvenil do Avaí venceu o Metropo-litano por 3 a 0, em partida realizada no CT do Metropolitano, em Blumenau.

A partida foi realizada na tarde da última terça-feira, dia 09, sendo válida pela 1ª rodada do returno da 2ª fase, hexagonal da competição.

O time jogou com Duda, Deivid

(Marcão), Patrick, William e Lico; Casarotto, Walace (Chapecó) e Car-pinha; Italo (Raphael), Vinicius (Lui-zinho) e Diego (Ramires)

Os gols do Leão da Ilha foram ano-tados por Diego, Carpinha e Marcão.

O próximo compromisso será no dia 12 de outubro, diante da Chapecoense.

Após o encerramento do Cam-peonato Catarinense de Futebol Fe-minino, promovido pela Federação Catarinense de Futebol, a base da equipe do Avaí Futebol Clube seguiu suas atividades com o foco no Futsal. Desde o mês de julho, esta prática foi intensificada com treinamentos no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, – CEFID/UDESC -, em Coqueiros. As atividades são realiza-das também na FUCAS, – Fundação CASAN -, no bairro Capoeiras, e na UNIVALI, em Biguaçu.

Atualmente as atletas e a comis-são técnica integram a equipe de Fut-sal que representará o município de Florianópolis-SC nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), na modalida-de futsal. A fase regional desta compe-tição, será realizada nos municípios de São Ludgero e Braço do Norte, ambos em Santa Catarina, no período de 09 a 15 de outubro. A equipe de Futsal Feminino de Florianópolis defende o título de Campeã da fase Regional do JASC, conquistado no ano de 2011, na cidade de Sombrio.

O lutador Kevin Souza, do Team Thiago Tavares embarcou o Rio de Janeiro para as eliminatórias do The Ultimate Fighter Brasil 2. Disposto a entrar na competição de qualquer jeito, visto que na primeira edição ficou na suplência (caso alguém de-sistisse antes do início das gravações, seria chamado), o baiano pretende aproveitar as vitórias desta tempora-da para mostrar principalmente seu boxe na capital fluminense.

“Estou bem, confiante com as duas lutas que fiz e venci no Jungle Fight, o maior evento de MMA da América Latina e quero muito entrar no TUF para poder crescer ainda mais e um dia atingir o UFC que é meu sonho. Vou inclusive para esta edição subir de categoria por conta própria”, revelou.

Atualmente lutando no Peso Pena, para poder participar da se-letiva terá de que subir para o Peso Leve (até 70,3kg). Pupilo de Thiago Tavares, que lutaria nesta sexta-feira no UFC on FX 5, porém teve a luta cancelada, Kevin Souza entende que em breve sua hora chegará e também será conhecida no Mundo do MMA. Ainda sem patrocinadores fortes, o ‘naturalizado manezinho’, como au-todefine-se, por morar em Florianó-polis há quatro anos, destaca que re-ceberá ajuda para bancar sua estada no Sudeste do país, visto que todas as despesas do TUF Brasil 2 são por

conta do candidato.“As passagens recebi da Acade-

mia Conceito Fitness, que abrirá este mês no Bairro Campinas, em Floripa. A alimentação lá no Rio de Janeiro me será doada pelo empresário Mar-celo Keller, de Macaé, da Yato do Brasil e Ruke do Brasil, já a hospeda-gem será na casa de uma tia da minha namorada, ou seja, tudo com ajuda, porque senão não conseguiria viajar”.

Além disto, o profissional recebe

suplementos alimentares da Nutri-ção Global, de Florianópolis e conta com o auxílio do Despachante Sil-veira e do instrutor de Pilates David Fontana, na capital catarinense. O evento seletivo ocorre no dia 14 de outubro, no Hotel Windsor, a partir das 7h. Os participantes farão testes de luta agarrada de chão e mano-pla. Os aprovados, na sequência da semana passarão por exames médi-cos e toxicológicos.

Page 12: Jornal Informe - Edição 157

A 12QUinTa-feira 11 de OUTUBRO de 2012 Contra-capa

inscrições abertas para o 1º simpósio alimentar

segUrança

O evento é realizado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por meio da Comissão de Saúde e da escola do Legislativo

Mais de 400 pessoas já se inscreve-ram para participar do 1º Sim-

pósio de Segurança Alimentar e Nutri-cional, que acontece em Florianópolis no próximo dia 16 para marcar a data de comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. O evento é realizado pela Assembleia Legislativa de Santa Cata-rina, por meio da Comissão de Saúde e da Escola do Legislativo. As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, po-dem ser feitas no site http://www.alesc.sc.gov.br/simposio.

“O grande número de inscritos, inclusive de pessoas de fora do es-tado, mostra o interesse pelo tema e a preocupação da sociedade com relação à questão da alimentação. É urgente a necessidade de se rediscutir a questão dos hábitos alimentares, a forma de produção, consumo e co-mercialização dos alimentos. O uso de agrotóxicos e o consumo de produ-tos de baixo valor nutricional e ricos em gordura e açúcar têm se tornado problemas de saúde pública”, argu-menta o deputado Dirceu Dresch, que junto com o deputado Volnei Moras-toni propôs a realização do evento.

A programação do simpósio oferece palestras e debates envolvendo pesqui-sadores, professores e representantes de instituições e órgãos públicos. Também está previsto um espaço para debate, reflexão e troca de experiências so-bre consumo e produção de alimentos saudáveis e os impactos dos alimentos na saúde humana. Está confirmada a participação da presidente Nacional do Conselho Nacional de Segurança Ali-mentar, Maria Emília Pacheco.

O 1º Simpósio de Segurança Alimen-tar e Nutricional conta com o apoio e a participação de entidades e instituições ligadas ao tema, dentre elas o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar Sul (Cecane); Centro de Estu-dos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro); Companhia Nacional de Abas-tecimento (Conab); Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Con-sea); Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIT/USFC); Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha – CUT; Rede de Agroecologia Ecovida; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).deputado estadual, dirceu drech (pT)

portas abertas será realizado hoje, no TCe

divUlgação/inforMe

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que estejam em bus-ca de oportunidade de trabalho devem visitar o site do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Co-ren/SC): www.corensc.gov.br. O ende-reço eletrônico agrega diversas vagas cadastradas por instituições de todas as regiões do Estado.

O levantamento feito nesta quarta--feira (10) apontou que há mais de 250 vagas cadastradas, sendo 22 para en-fermeiros, 226 para técnicos de enfer-magem e 3 para auxiliares de enferma-gem. Os números de vagas, salários e benefícios variam conforme oferta das instituições que se inscrevem direta-mente no site.

Desde que o serviço começou a ser disponibilizado no site em março do ano passado, já foram mais de mil anún-cios cadastrados e 3.800 vagas ofere-cidas, aproximadamente. “No site, as instituições têm que informar: número de vagas, salário, benefícios e contato para contratação. Tudo para facilitar a vida do profissional que busca melhor oportunidade de trabalho”, conta a Pre-sidente do Conselho Regional de Enfer-magem de Santa Catarina, Enfermeira Drª Felipa Amadigi. Além disso, são ofertadas vagas apenas das instituições

que possuem Enfermeiros Responsáveis Técnicos registrados no Coren/SC, salvo se a vaga for para esta função.

Se o profissional tiver interesse nas vagas, basta entrar em contato diretamente com a instituição que está oferecendo a oportunidade. As vagas ficam disponíveis no site do Coren/SC por 20 dias.

O Centro Hospitalar Unimed, de Joinville, mensalmente divulga vagas dis-poníveis na instituição por meio do site do Coren/SC. No momento, existem 10 oportunidades abertas para técnicos de enfermagem e 3 para enfermeiro. “Hoje metade dos profissionais contratados são pelo site do Coren/SC. É uma ferramenta maravilhosa, porque muitos profissionais acessam e é gratuita”, conta a enfermei-ra responsável pelo Processo de Seleção e Recrutamento e Educação Continuada da Enfermagem do Centro Hospitalar Unimed, Renata Fujiwara.

A Enfermeira Marilaine Guima-rães Pires, de Presidente Prudente, es-tava desempregada há 9 meses e viu no site do Coren/SC a oportunidade para trabalhar no Centro Hospitalar Uni-med, de Joinville. “Essa oferta disponi-bilizada no site do Coren/SC me ajudou muito. Estou muito feliz com o novo emprego”, comemorou.

Coren oferece 250

oportunidades de trabalho

“portas abertas” do TCe inova e vai à escola

O Tribunal de Contas de Santa Catarina realiza, nesta quinta-feira (11), uma experiência piloto no pro-grama “Portas Abertas”. Para apro-ximar-se ainda mais do público estu-dantil, servidores do TCE/SC sairão da sede da Instituição e se desloca-rão até a Escola de Educação Básica Professor Benovívio João Martins, localizada no bairro Brejaru, em Palhoça, na região metropolitana da Grande Florianópolis.

Serão desenvolvidas atividades com alunos na faixa etária entre 11 e 13 anos, matriculados nas 6ª e 7ª séries, de quatro turmas do período matutino e cinco do vespertino, tota-lizando um público de 245 pessoas. O programa inclui noções básicas sobre o papel de fiscalização do TCE/SC e ainda a importância da preservação do patrimônio público.

Na oportunidade, os estudantes receberão o gibi “A nossa parte”, uma publicação do TCE/SC destinada a crianças e adolescentes, que trata do combate ao desperdício do erário e estimula o cuidado e a conscienti-zação pela preservação dos bens pú-blicos. A história em quadrinhos, que tem o mesmo formato e caracterís-tica do primeiro gibi intitulado “No

fim das contas...” — lançado em 2010 com o concurso de redação —, será distribuída não apenas aos alu-nos atendidos pelo ‘Portas Abertas” como também a todos os matricula-dos na escola, em torno de 1.200.

Coordenado pelo Instituto de Contas, o “Portas Abertas” foi cria-do em 2006 para aproximar o TCE/

SC do cidadão. Ao longo de suas vá-rias edições — em 2012 foram cinco —, o programa já recebeu, nas de-pendências da Instituição, estudantes de escolas e universidades públicas e privadas, vereadores e outros seg-mentos da sociedade, que assistem a palestras sobre as atribuições do Tri-bunal e a sessões do Pleno.