Jornal ipanema 826

64
Ano XIV - nº 826 - 18 de julho de 2015 30 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGI ÃO www.jornalipanema.com.br Mulheres e homens na terceira idade À medida que a expectativa de vida aumenta, crescem também os desafios para que os anos a mais sejam vividos com qualidade e independência. A resposta pode estar na inclusão das atividades físicas. O esporte na terceira idade promove inclusão social e bem-estar físico. Portanto, envelheça com saúde. Págs. 14 e 15

description

 

Transcript of Jornal ipanema 826

Page 1: Jornal ipanema 826

Ano XIV - nº 826 - 18 de julho de 2015

30 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃOwww.jornalipanema.com.br

Mulheres e homens na terceira idadeÀ medida que a expectativa de vida aumenta, crescem também os desafi os para que os anos a mais sejam vividos com

qualidade e independência. A resposta pode estar na inclusão das atividades físicas. O esporte na terceira idade promove inclusão social e bem-estar físico. Portanto, envelheça com saúde.

Págs. 14 e 15

Page 2: Jornal ipanema 826

2 JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015

Que o mundo está cada vez mais reduzido à palma da mão, com a multiplicação exponencial de serviços, entretenimento e co-

municação via smartphones, isso já não é novidade. Mas as consequências desagra-dáveis desta expansão extraordinária já são sentidas por milhares de usuários distraídos ou menos cautelosos. Somente nos três pri-meiros meses deste ano, mais de 440 mil novos programas malware (maliciosos) para Android foram descobertos, segundo aponta o último relatório trimestral sobre Segurança na Internet da G Data Software AG, que inclui as tendências para o resto do ano, divulgados neste mês de julho.

A previsão é de que o crescimento das novas ameaças será signi0 cativo e isso dis-para um sinal de alerta sobre o uso do celu-lar. São cerca de cinco mil novas amostras de software detectadas diariamente, uma média, segundo os especialistas, de um novo código malicioso a cada 18 segun-dos. Esse crescimento já é 21% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Pela pesquisa, mais da metade dos programas estão projetados para rou-bar dinheiro. Os chamados cibercriminosos estão adaptando as suas ameaças a uma nova era de compras e operações 0 nancei-ras, feitas a partir de dispositivos móveis.

Os vírus que atacam celulares podem ser capazes de acessar dados pessoais, apa-gar dados ou prejudicar o funcionamento do telefone, enviar mensagens sem a cons-ciência do usuário, roubar senhas e até in-vadir outros aparelhos. Com o fenômeno crescente de conexão, qualquer dispositivo inteligente estará suscetível de ser atacado, seja carro, aparelho de ar condicionado, refrigerador, relógio ou outros. Em muitos casos, os dispositivos são controlados com smartphones e tablets e, além de serem vítimas de ataques, são suscetíveis de ser utilizados como vetor de infecção desses outros dispositivos.

Em tempos de hiperconexões é preci-so ter cuidado com os “larápios virtuais” e regras simples de proteção podem evitar dores de cabeça. Se antes a ameaça se res-tringia apenas ao bom funcionamento do aparelho, hoje a sua conta bancária pode estar sendo saqueada muito mais fácil do que se imagina. Aplicativos confiáveis, atuali-zação do sistema, limpeza de histórico de na-vegação e um bom antivírus são regras que valiam apenas para os computadores, mas hoje em dia também precisam ser seguidas para a segurança das “maquininhas” que carregamos nas mãos.

EDITORIAL

Armadilhasvirtuais

Assinatura de contrato (I) A Prefeitura de Sorocaba anunciou, nesta semana, que foi autorizada a dar conti-nuidade à assinatura do contrato com a empresa Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA), vencedora da licitação de prestação de serviço de coleta de lixo. A decisão veio do juiz José Eduardo Marcondes Machado, da Vara da Fazenda Pública de Sorocaba, que negou o pedido de mandado de se-gurança impetrado por uma das outras empresas que concorreu à licitação. No despacho, o juiz classi0 cou a ação como uma “atitude de má fé” e uma tentativa de “conferir ao edital uma interpretação de-formada e divorciada da realidade”.

Assinatura de contrato (II)A licitação do lixo vinha se arrastando des-de o ano passado e foi afetada por diversas suspensões e contestações, o que fez com que o contrato emergencial para a presta-ção do serviço fosse constantemente re-novado. Depois de idas e vindas, quando 0 nalmente foi anunciada a homologação do contrato com a CSA, houve o pedido de mandado de segurança contra a assinatu-ra de0 nitiva. Será que falta acontecer mais alguma coisa com a licitação ou o prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) pode, en0 m, assinar o contrato?

Balanço do semestre

Com o 0 m dos trabalhos da primeira meta-de do ano no Legislativo, o presidente da Câmara, Cláudio do Sorocaba I (PR), con-siderou o período como produtivo para os vereadores, com “diversos projetos im-portantes aprovados na Casa, entre eles, o Plano Municipal de Educação (PME)”. O presidente citou, ainda, os avanços para a implantação do canal de TV aberto, que vai transmitir programas e audiências so-bre o Legislativo. “Conseguimos fechar a licitação da TV aberta, que logo será im-plantada e representará um ganho para a população”, disse.

Vetos do PaçoO presidente da Câmara também comen-tou a constante chegada de vetos da pre-feitura a projetos dos vereadores. Cláudio disse entender o posicionamento do Paço

quando os projetos apresentados são in-constitucionais, mas a0 rmou que não con-corda com os vetos de propostas legais. “Muitos projetos nosso têm pareceres favo-ráveis e vão atender à população. Mas, se acharem que há o mínimo de di0 culdade de implantar, eles [Executivo] vetam por-que não querem achar brechas nessas di-0 culdades”, declarou.

Os meninos do JurídicoAinda sobre os vetos, Cláudio aproveitou para criticar os funcionários da secreta-ria de Negócios Jurídicos da prefeitura, que são responsáveis pelos pareceres dos projetos. “Eu acho que é má vontade. Eles têm, no jurídico, uns meninos novos lá, que devem ser 0 lhos de ricos e formados em faculdades por aí, que não sabem das di-ficuldades e do que é faltar leite na casa do trabalhador. Muitos projetos nossos são para pessoas carentes e a Câmara tem esse papel. Aquela meninada do ju-rídico precisa olhar mais para o lado do povo”, disparou o presidente.

Sem pressão do prefeitoPor 0 m, o presidente da Mesa Diretora da Câmara também comentou a postura do prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) e a relação entre os poderes. “O Pannunzio não é aquele que faz pressão em cima dos vereadores para aprovarem os projetos. Isso mostra a independência do Legislativo e, por isso mesmo, o pre-feito acaba vetando”, concluiu.

De saída?

O vereador Hélio Godoy pode estar de saí-da do PSD para se 0 liar a um novo partido. O parlamentar pode engrossar a bancada do PRB na Câmara, legenda que já tem Iri-neu Toledo como representante na cidade. A ida de Godoy para o PSD teria um motivo: ele seria lançado como pré-candidato do partido à prefeitura. O vereador foi procurado para comentar sua possível saída do PSD, mas, até o fechamento desta edição, não foi localizado.

Convite feito

Ao Jornal Ipanema, Irineu Toledo, que preside o PRB em Sorocaba, con0 rmou que o convite foi mesmo feito a Godoy, com a intenção de lançá-lo para con-correr à cadeira do Executivo. Segun-do Toledo, a proposta foi feita pelo presidente nacional da legenda, Mar-cos Pereira, em reunião nesta semana. “A proposta foi feita e a possibilidade foi aberta. Ele ficou de analisar”, expli-cou o presidente municipal do PRB.

Viabilidade eleitoralEm visita a Sorocaba, em maio, o pre-sidente nacional do PRB afirmou que uma candidatura própria do partido só seria lançada se houvesse um nome competitivo. “Se tivermos um bom nome, com viabilidade eleitoral, nós poderemos ter um candidato”, disse Pereira na época. Pelo visto, a legenda está depositando confiança na candi-datura de Godoy.

DescontenteVale lembrar que Godoy vinha descon-tente com o PSD desde as eleições do ano passado, quando tentou concorrer a deputado estadual. Na época, a legenda chegou a pedir a impugnação da candida-tura do vereador, por alegar que a mesma não tinha sido homologada na convenção do partido. Em resposta, Godoy chegou a dizer que sofria uma “perseguição política” da própria sigla.

Substituição tardiaSaulo do Afro Art´s (PRP) perdeu o mandato de vereador em agosto do ano passado, mas seu nome, até esta semana, ainda constava entre os mem-bros da Comissão de Dependência Química da Câmara, que é presidida pelo vereador Rodrigo Manga (PP). Por meio de requerimento, só nos últimos dias é que foi solicitada a substituição do ex-membro do grupo, que foi criado para discutir e analisar a problemática das drogas em Sorocaba. Anselmo Neto (PP) foi o escolhido para ocupar a vaga do ex-vereador.

Erick Rodrigues

Erick Rodrigues

ARQUIVO ABERTO

Page 3: Jornal ipanema 826

JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 3

ARTIGO

Francisco Pagliato

Neto é empresário e educador

Para cada ser humano viver bem está relacionado a muitos diferentes. Alguns estariam felizes ao ter um bom prato de comida à mesa; outros, um serviço médi-co de qualidade. Muitos estariam felizes por dar uma educação de qualidade a seus 0 lhos, uma casa própria, uma boa viagem. Outros ainda, uma Ferrari na garagem; outros, paz no coração, saúde, harmonia familiar, um trabalho digno e assim por diante.

Meus caros, não é raro encon-trarmos pessoas que nada, nada mesmo, as faz felizes. Elas têm de tudo e mais um pouco, mas ainda assim parecem ter um vazio enorme dentro de si. Mas como essas pesso-as poderiam achar, ou melhor, con-quistar, esse estado de viver bem?

Muitas pessoas encontram na sua fé uma forma de entender que tudo está posto para aprender-mos, com paciência, fé, perseve-rança contínua e resistência; que a vida é feita de horas fáceis.

Porém, as horas difíceis tam-bém ocorrerão em nossa cami-nhada. A alegria de viver não é seguramente ganha, mas con-quistada no aprendizado diá-rio, na boa batalha, na escola, trabalho, família, na vida como um todo. Nós estamos sempre dispostos a aprender, tolerar, su-portar e crescer?

Desejo a você uma renovada alegria de viver, nas manhãs de sol ou chuva, que trazem, sim, belezas dis-tintas, o passeio no parque, na mesa, na casa mais humilde e também na mais nobre, na generosidade de um bom dia ou boa noite.

Você está disposta (o) a viver bem?Talvez ouça a resposta padrão:

Eu sei! Eu sei!. Bem, se sabe, viva então muito bem, sem aceitar uma vida com migalhas que certamen-te você se colocou merecedor; to-dos podemos e devemos querer a fatura, herança maior do criador, o banquete está à sua espera. Pense, viva bem e uma ótima semana!

Viver bem

Vereador reclamaO vereador Waldecir Morelly (PRP) usou a tribuna da Câmara, nesta semana, para pro-testar contra a falta de segurança na Unida-de Básica de Saúde (UBS) do bairro Parque Vitória Régia, que sofreu a quinta invasão em menos de duas semanas. Na última oportu-nidade, os bandidos chegaram a dani0 car as janelas da unidade, mas não conseguiram entrar no prédio. No plenário do Legislati-vo, o parlamentar, direcionando-se ao líder do governo José Francisco Martinez (PSDB), disse que já “cansou de pedir” a presença de um guarda para fazer a segurança das UBS´s.

“Fala na cara do prefeito”

A cobrança de Morelly irritou o líder do go-verno. “Você deveria fazer como eu faço quando vou em reunião com o prefeito. Eu falo na cara dele. Faça isso, fale tudo isso na cara dele”, disse Martinez. O tucano mostrou-se insatisfeito por ter sido apontado pelo verea-dor do PRP durante a discussão do tema. “Eu trabalho aqui, não lá. O senhor está me dan-do como exemplo de uma coisa que eu sou frontalmente contra, pois, quando tiraram os vigias das escolas e postos de saúde, eu fui o primeiro a fazer requerimentos sobre isso”, defendeu-se.

Crítica do líderDurante do debate, o líder do governo che-gou a dizer que a ausência de vigias nas UBS´s é uma “economia porca”. Martinez aproveitou para criticar, também, o fato de não haver motoristas na prefeitura. “Cada funcionário dirige o carro para sair e ver obra. É um absurdo o que acontece em So-rocaba”, 0 nalizou o tucano.

Vereador paga o pato

O vereador Rodrigo Manga (PP) também aproveitou seu tempo como líder de ban-

cada na Câmara, nesta semana, para criticar a demora em ter um pedido atendido pela prefeitura. Segundo ele, moradores da Vila Carvalho o procuraram para solicitar melho-rias para o bairro. Todas as reivindicações, segundo ele, foram levadas ao secretário de Serviços Públicos, Oduvaldo Denadai, que chegou a visitar o bairro. “Ele sempre foi muito atencioso, mas isso foi em fevereiro e o pessoal continua cobrando. Só que, quan-do a população estoura, nem lembra do se-cretário. O pessoal fala que o Manga prome-teu e não aconteceu nada”, reclamou.

Respeito aos cabelos brancosNo mesmo discurso, Manga disse ter sido avisado, pelo vereador Marinho Marte (PPS), sobre o resultado do pedido e que até foi aconselhado a não levar o secretário ao bair-ro. Bem humorado, Marte comentou a fala do vereador do PP. “Você acha que eu pinto o cabelo de branco?”, questionou, fazendo alusão à sua experiência no Legislativo.

Protesto de condutores

Condutores de vans utilizadas no transporte escolar em Sorocaba realizaram um protes-to, nesta semana, contra a possibilidade de padronização da frota de veículos, determi-nada por uma resolução do Conselho Na-cional de Trânsito (Contran). Em carreata, os pro0 ssionais foram até à Câmara para pedir o apoio dos vereadores para a causa. Entre as regras propostas pelo Contran, estão: uti-lização de veículos de 45 lugares e a utiliza-ção do uso de cadeirinhas para crianças de até sete anos.

Representante explicaNa tribuna do Legislativo, o representante da categoria, William Martins, disse que a padronização da frota de vans “apenas one-ra os pro0 ssionais, o que fará a mensalidade do serviço subir”. Ele explicou, também, que os pro0 ssionais não são contra o uso das ca-deirinhas, mas que, no Brasil, não há um mo-delo do equipamento que pode ser utilizado nas vans. Os vereadores decidiram apoiar a causa e devem fazer uma moção de repúdio ao Contran e à aplicação da resolução.

Convênio � rmado

A prefeitura de Sorocaba formalizou o con-vênio com o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) para implantação, gestão e operação dos serviços de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden. Três entidades apresentaram propostas, em chamamento público, para gerir a unidade. O custo men-sal das operações será de pouco mais de R$ 2 milhões e o prazo do convênio é de 18 meses. Ainda não há data especí0 ca para a abertura da unidade.

Filiação e possível candidatura

O jornalista e servidor público municipal Cesar Silva 0 liou-se, esta semana, ao PMDB em Voto-rantim. Ex-secretário de comunicação da ad-ministração do prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT), Silva já chega à legenda sendo considera-do um possível pré-candidato à prefeitura vo-torantinense. A cerimônia de 0 liação do novo integrante do partido ocorreu na subsede do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis da cidade.

Duplicação de rodoviaA Câmara Municipal passa a ter, agora, uma comissão especial de acompanhamento das obras de duplicação da rodovia Emerencia-no Prestes de Barros (SP-97), que liga Soro-caba a Porto Feliz. A iniciativa partiu do ve-reador Luís Santos (Pros) e o grupo também terá, entre os membros, Anselmo Neto (PP) e Francisco França (PT). Para Santos, o aumento no movimento na rodovia e, por consequência, no risco de acidentes justi0 cam a criação da comissão e a concretização da obra.

Eric

k Ro

drig

ues

Secom Sorocaba

ARQUIVO ABERTO

Page 4: Jornal ipanema 826

4 JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015ARTIGOS

ESPAÇO DO RUI

Rui Batista de Albuquerque Martins é jornalista e publicitário

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda

DiretorFrancisco Pagliato Neto

EditorBenedito Urbano Martins MTB 36504

Gerente Geral - Jornal IpanemaWilson Rossi

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SPFone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

PARA ANUNCIAR:[email protected] / 2102-0306

___________________________________________diretoria@jornalipanema.com.br ________ [email protected] ________ [email protected] _______ 2102-0330fi [email protected] ______ [email protected] _______ [email protected] ______ [email protected] - 2102-0340/ 2102-0342___________________________________________

CNPJ - 01.142.640/0001-07

PORTAL DO JORNAL IPANEMA: www.jornalipanema.com.br

Gerente de ProduçãoRoberval Fernandes de Almeida

DiagramaçãoJefferson Cascali de Lima

Tiragem - 30.000 exemplaresDistribuição - Sorocaba e Região

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário

leia este e outros artigos diários de Vanderlei Testa no Portal www.jornalipanema.com.br

VANDERLEI TESTAOlh vivoFatos policiais que marcaram a semana

Em um tempo distante e numa manhã ensolarada nasceu a menina Maria Cássia. Era a irmã caçula que chegava à família de cinco irmãos. Ela era a nova caçula, uma boneca linda de olhos verdes, contava sua irmã e amiga Maria Aparecida Almeida Dias de Souza que tinha 13 anos de idade quan-do a Cássia deu seu primeiro chorinho de vida. A Maria Cássia Almeida veio ao mundo com a alegria e o aconchego dos familiares. Sua infância irradiava a luz divina que a ge-rou no amor cristão de seus pais. O nome Maria Cássia expressava em Nossa Senhora e em Santa Rita de Cássia a lembrança de duas pessoas amadas pela humanidade por sua misericórdia em prol de todos que pro-fessam a fé cristã. E foi assim que a menina Cássia ganhava estatura, brincava, estuda-va, visitava com a mãe a o0 cina de velocí-metro do pai Dimas, ia à igreja e se formava em conhecimento da vida. Sua juventude estruturada em uma família unida e justa, criteriosa e de uma honestidade ímpar a le-vou aos bancos universitários da faculdade de Direito. Queria ser advogada e prestar concurso para a carreira de delegada na Po-lícia Civil. Sua visão de mundo tinha como foco a justiça. E foi assim que Maria Cássia chegou entre os primeiros classi0 cados para uma elogiada missão de defensora do bem. Sua atuação como delegada e como 0 lha, mulher arrojada, irmã e mãe, sempre foram conduzidas por uma disciplina irrepreensí-vel. Chegava a incomodar aqueles que eram contra a sua forma de agir. Ela sabia onde queria chegar. Jamais iria se entregar às in-justiças. Conquistou seu espaço na comu-nidade e entidades policiais. Uma líder nata desbravando obstáculos. Venceu sempre e trouxe para si o respeito de quem a conhe-cia na alma de guerreira. Conheci a Maria Cássia há três décadas com sua irmã Cida e seus pais Terezinha e Dimas. Sempre admi-rei ver a sua “eletricidade” em atuar. Estava ligada diuturnamente nos fatos da cidade e do Brasil. Ninguém colocava medo na sua trajetória. Cumpriu sua meta de vida neste mundo com humildade e conquistou a ami-zade de centenas de colegas. Sua despedida inesperada entre nós deixou um vácuo a ser preenchido lá no céu com o Criador. Maria Cássia Almeida Almagro em meio às orações na missa celebrada esta semana na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora foi lembrada no coração de tantos amigos que comparece-ram para dizer, obrigado Senhor pela vida desta sua 0 lha que semeou o amor como Maria e Cássia. E como dizia a lembrança que recebi na saída da igreja: “Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos dei-xam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”.Saint--Exupéry.

Delegada Cássia

Madre Tereza de Calcutá disse que se desejar-mos a paz, devemos voltar para casa e cuidar da nos-sa família. Essa mulher, que ficou conhecida como “santa das sarjetas”, quando menina morava numa mansão e seus pais não a deixavam ver as ruas. Mas, curiosa como todo ser humano, um dia conseguiu espiar as imediações e viu mendigos doentes na rua. Decidiu dedicar sua vida a eles, alfabetizan-do e curando feridas. Com uma toalha de mesa branca e bordas pintadas de faixas azuis, ela fez sua roupa e fundou a congregação religiosa “Mis-sionárias da Caridade”. Não tinha experiência em cuidar de doentes e a igreja católica enviou uma freira formada para ensinar-lhe.

Seu nome era Anjezë Gonxhe Bojaxhiu, de etnia albanesa em 26 de agosto de 1910 nasceu em Sko-pje, então Império Otomano e hoje capital da Mace-dônia. Viveu a maior parte da sua vida na Índia, onde se naturalizou e veio a falecer em Calcutá, no dia 5 de setembro de 1997. Curiosamente, recebeu o título de doutora honoris causa em Medicina e Cirurgia, foi homenageada pelos Estados Unidos e outros países; e recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1999.

Tenho publicado textos de líderes de religiões e seitas que servem de exemplo à humanidade. Essas pessoas me fascinam. Madre Tereza, por exemplo, re-cebia a visita de um embaixador dos Estados Unidos em hospital improvisado, onde ela cuidava com pa-ciência e amor dos pobres mutilados ou portadores de feridas, quando ele comentou: “Eu não faria isso que a senhora faz nem por um milhão de dólares”. Ela apenas sorriu e respondeu: “Se fosse só por um milhão de dólares eu também não faria”. Esses seres humanos iluminados exercitam o amor incondicio-nal no mais puro e profundo sentido. Hoje o mundo todo exalta a Madre Tereza. E com razão, pois sua filo-sofia de vida era: “Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a com-paixão. A paz começa com um sorriso”.

Vivemos num mundo conturbado, onde os valores nobres em sua maioria foram invertidos. Há absoluta falta de respeito. Muitos líderes políticos, que deveriam dar exemplos bons, são corruptos e corruptores. Pais perdem a mão no processo de edu-cação dos filhos que, sem nenhum pudor ingres-sam no mundo escuro do crime, das drogas, da promiscuidade. E os desorientados jovens nem re\ etem que essa vida é semelhante ao mergu-lho em um poço profundo. Sempre termina em cadeia ou morte. Não há chance de sucesso. Um dia a realidade se apresenta. Impiedosa, deixando um rastro de dor e sofrimento.

Devemos abrir diálogo com os nossos filhos. Precisamos mostrar-lhes que num mundo confuso, competitivo e muitas vezes injusto, o único refúgio confiável é a família. Nela há possibilidade de viver-mos o amor sem máscaras, onde ninguém represen-ta papéis. Mas, para que tudo funcione bem, deve-mos fazer a nossa parte. Cuidando melhor de nós mesmos já estaremos promovendo a paz, porque as-sim seremos o exemplo de pai ou mãe que os nossos filhos esperam. E merecem. Porque nós os trouxemos ao mundo para ensinar o amor.

Há muito para se fazer...

Cristiane Carvalho

Uma falsa médica que exercia a pro0 s-são, de forma irregular, há mais de um mês em Prontos- Socorros e hospitais nas cida-des de Alumínio, São Roque e Mairinque está sendo investigada pela Polícia Civil. Contratada por uma empresa terceirizada, ela utilizava o nome e registro de uma mé-dica para atuar na área de saúde. Durante 45 dias, ela deu pelo menos dez plantões, mas não houve nenhuma queixa por parte dos pacientes.

O fato foi descoberto pela Prefeitura de Alumínio, que percebeu que a mulher usa-va o registro do Conselho Regional de Me-dicina (CRM) de Cibele Lemos. A falsa mé-dica também criou um per0 l com o nome falso em uma rede social. O crime veio à tona depois que ela deixou um plantão an-tes do horário, sem dar explicações.

A administração pegou a falsa pro0 ssio-nal, para cobrar informações, e, ao compa-rar a foto do crachá com a do registro, des-cobriu a farsa. De acordo com a delegada Simona Scarpa Anzuíno, essa pessoa foi chamada para prestar explicações e, como já havia a suspeita, a Polícia Militar foi acio-nada para realizar um possível \ agrante.

Ainda segundo a delegada, a situação foi exposta para a falsa médica, que disse que poderia comprovar a identidade e a graduação dela com documentos. “Acom-panhada de um gestor da área da saúde, ela foi até a casa dela, mas, enquanto o funcio-nário manobrava o carro, ela saiu correndo e fugiu, permanecendo foragida até o mo-mento”, disse.

Simona informou, também, que a em-presa que administra a saúde de São Ro-que e Mairinque está colaborando com as investigações. “Já comprovamos que ela atuou, pelo menos, nessas três cidades.

Polícia investiga mulher que atuava como falsa médica na região

Reprodução/Facebook

Agora, estamos tentando identi0 car a médi-ca. Já ouvimos as prefeituras e a empresa e esperamos que essa identi0 cação aconteça rapidamente”, informou.

Em nota, a prefeitura de Alumínio infor-mou que “registrou um boletim de ocorrên-cia denunciando o caso e apresentou infor-mações necessárias para a investigação por parte da polícia”. A prefeitura informou, ain-da, que a empresa responsável pela gestão da saúde na cidade também registrou um boletim de ocorrência contra a falsa médica e que ela apresentou falsos documentos na hora da contratação, entre eles, carteira do CRM, diploma de graduação e carteira de habilitação.

Já a administração de Mairinque infor-mou que “a responsabilidade pela contra-tação de funcionários, bem como pela pres-tação de serviços médicos para o pronto Atendimento Municipal, é da empresa”, mas que está prestando todos os esclarecimen-tos necessários para ajudar a resolver o caso.

Page 5: Jornal ipanema 826

JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 5

Page 6: Jornal ipanema 826

6JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015

Lançado o0 cialmente na segunda-feira (14) durante um coquetel, o site da Associação Sorocabana de Imprensa (ASI) projeto que proporciona aos pro0 ssionais da comunicação – e também à população – informação e interatividade. Conforme a presidente da ASI Angela Fiorenzo, trata-se da realização de um sonho que vem sendo acalentado há tempos: “Estamos concretizando este projeto que deverá aproximar ainda mais a ASI da comunidade, oferecendo – com a credibilidade que tem a Associação – informação, interação e seviços. Além disso, fomentamos como o site a abertura aos estudantes para que apresentem seus artigos, reportagens e fotos, bem como incentivamos a participação constante de todos os cidadãos”. O site já está no ar, basta digitar www.asisorocaba.org.br.

ASIestá na rede

[email protected] / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

RENATA MOECKEL6 R

Davi DeamatisRenato Monteiro

Paulo Fernando Moreira e Angela Fiorenzo, presidente da ASI José Desiderio e Rosana Pires

Duda Calegari

Page 7: Jornal ipanema 826

JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 7

Page 8: Jornal ipanema 826

8JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015

ROTEIRO GOURMET

Ingredientes Para o frango:7 coxas de frango sem pele5 sobrecoxas de frango sem pelesal a gosto6 dentes de alho amassados3 cebolas cortadas em meia-lua 0 na4 folhas de louro2 ramos de alecrim2 ramos tomilho2 latas de cerveja clara4 colheres (sopa) de óleo Para o molho:300 g de polpa de tomate1 lata de milho em conserva, escorrida Para a massa:1 embalagem de macarrão tipo gravata (500 g)1 colher (sopa) de sal4 ramos de salsa picados Preparo Prepare o frango: coloque o frango em uma tigela. Tempere com sal, junte o alho, a cebola, o louro, o alecrim e o tomilho. Regue com a cerveja, cubra com 0 lme-plástico e leve à geladeira por no mínimo 6 horas.

Gravata Caipira

Prepare o molho: retire o frango da marinada e reserve o líquido. Aqueça uma panela, coloque o óleo e, aos poucos, doure bem os pedaços de frango. Junte o líquido da marinada e cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, por cerca de 40 minutos ou até que o frango esteja totalmente cozido e macio. Retire o frango da panela, deixe esfriar e des0 e grosseiramente. Reserve. Volte o frango des0 ado à panela, misture a polpa de tomate e deixe cozinhar para o caldo secar um pouco. Junte o milho, desligue o fogo e reserve. Prepare a massa: em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente, acrescente o molho e misture. Polvilhe a salsa e sirva em seguida. Rendimento: 10 porções

Tempo de preparo: 50 minutosDica: prepare essa receita aproveitando sobras de frango assado.

Fonte: Basilar

Page 9: Jornal ipanema 826

JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 9

Page 10: Jornal ipanema 826

10JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015

CORPO EM FORMA & SAÚDE

Com a chegada do Inverno é co-mum as pessoas procurarem co-mer alimentos mais gordurosos e consequentemente, acabam

ganhando peso por conta do excesso de calorias ingerido nesta época do ano. Se-gundo as responsáveis pela Escola Lyn, “o que muitos não sabem é que em um estu-do realizado em Campinas (SP) entre 2008 e 2010, com uma amostra de 227 mil pes-soas, apontou que no inverno nosso corpo gasta mais energia para manter a tempera-tura estável, portanto este é um momento favorável para emagrecer e não de ganho de peso”.

Inverno e gasto energéticoNovidade

“Com uma proposta inovadora a Es-cola Lyn Emagrecimento, traz uma novi-dade em emagrecimento para Sorocaba”, de0 nem as administradoras. Segundo elas, trata-se de um “curso personalizado de redução de peso e medidas formatado em três módulos: psicológico, nutricional e de preparo físico” - uma alternativa in-teressante para quem já buscou diversos métodos para emagrecer e não conse-guiu resultados signi0 cativos.

De acordo com a psicóloga Antonina Dias responsável e orientadora do pro-jeto da Lyn Emagrecimento, as aulas do módulo de psicologia são fundamentais para a aprendizagem dos alunos. “É pos-sível identi0 car que cerca de 90% das pessoas tem di0 culdades para emagre-cer devido às suas questões emocionais. Quando se aprende a reconhecer e traba-lhar suas emoções em relação à comida é possível alcançar sua meta de peso, tornando-se algo prático e prazeroso”.

Per� lEla complementa que “o curso é ini-

ciado com base em uma avaliação deta-lhada, realizado por uma equipe multi-disciplinar de pro0 ssionais capacitados. O objetivo desta avaliação é identi0 car o per0 l de cada aluno para obter assim, os melhores resultados”. Segundo a nutricio-nista Tamara Marcelino “é essencial que o aluno tenha um programa alimentar per-sonalizado uma vez que cada um possui necessidades nutricionais diferentes. É necessário equilíbrio entre os alimen-tos industrializados e os saudáveis, pois

dietas restritivas levam a pessoa a desistir do processo de emagre-cimento, por isso ter uma alimen-tação prazerosa torna-se a grande motivação para a redução de peso”, opina. A grade de aulas do curso Lyn Emagrecimento inclui tam-bém, atividades para o condicio-namento físico. “São aulas práticas e teóricas onde o aluno aprende a se exercitar corretamente de for-ma dinâmica e divertida”, conclui a biomédica e educadora física Joice Silvestrini da escola.

“É possível identificar que cerca de 90% das pessoas tem dificuldades para emagrecer devido às suas questões emocionais. Quando se aprende a reconhecer e trabalhar suas emoções em relação à comida é possível alcançar sua meta de peso, tornando-se algo prático e prazeroso”

Imag

em m

eram

ente

ilus

trat

iva

Page 11: Jornal ipanema 826

JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 11

Calma, meu caro leitor, não vou pro-por aqui que a partir de agora se entregue à tristeza, mas somente, que façamos as pazes com ela. De forma simpli0 cada, nós seres humanos, somos regidos por algumas instâncias psíquicas, uma chamada ID; é inata, uma energia psíquica que deriva de tendências instintivas de natureza biológi-ca, que visa de forma egocênctrica a satis-fação imediata e exclusiva do prazer, o que leva geralmente às constantes frustrações e con\ itos, isso porquê, no mundo real, nem sempre há condições propícias e imediatas para atender os nossos desejos. Precisam ser 0 ltrados e gerenciados e, em função disso, é muito importante que todos nós pudéssemos, ao longo da vida, desenvolver o que chamamos de limiar de tolerância à frustração.

Bem, uma outra instância importante de conhecer é o Ego, vamos “chamá-lo do gerenciador” que citei acima. Essa instân-cia visa orientar as “pulsões” (instintos) de acordo com a realidade, possibilitando uma adaptação da pessoa ao mundo externo e real. Na luta entre os desejos instintivos e a realidade, o meio no qual a pessoa está inserida, esse “gerente”, conta com meca-nismos de defesas que vão se formando ao

Fazendo as pazes com a tristeza

Osmeire Tobias Mendes é psicóloga clínica e terapeuta sexual

longo do nosso desenvolvimento psicológico e eles exercem um controle inconsciente so-bre os instintos que possam ameaçar o equi-líbrio psicológico da pessoa.

E a instância que se chama Superego, que se forma mais ou menos em nós por vol-ta dos sete anos (segundo os estudos da psi-quê humana), que nos traz o desenvolvimento do sentido da moralidade, um controle que nos é imposto a partir do externo, e que aos poucos vai sendo interiorizado, o Superego representa um conjunto de valores por nós, adultos, agora bem conhecidos como: honestidade, sentido de dever, responsabilidade e muitos outros.

Sendo assim, é muito importante que possamos entender que todo sentimento, emoção que temos, tem uma função funda-mental para nossa adaptação entre as ins-tâncias psíquicas que aqui apresentei. O que precisamos é aprender a trabalhar nossas emoções, em outras palavras nos falta “edu-cação emocional”, sendo uma delas a tristeza, que nada mais é para nós do que um meca-nismo da “alma” que nos dá alertas preciosos. Claro que existem outras emoções que preci-samos aprender a lidar, como o medo, a raiva, e outras, mas hoje vamos nos ater à tristeza.

A tristeza surge, principalmente diante de perdas, contrariedades, da falta da satis-

fação dos nossos desejos (ID), da di0 culdade de lidarmos com o que desejamos - prazer, fe-licidade imediata - então quando essa emoção aparece nada mais é do que uma forma de nos alertar : a realidade precisa ser melhor enten-dida, cuidado, a adaptação se faz necessária, e a adaptação é uma forma de recomeço, de re-tomada, de re\ exão, de reconstrução e revisão de conceitos, estruturas. Uma oportunidade de crescermos, amadurecermos. E o mais impor-tante é que quando a adaptação se estabelece a tristeza se vai.

Se ela não acontecer, pode estar ocorrendo uma di0 culdade de ajustamento à realidade, do que ela está querendo ensinar, di0 culdade de aceitar o que a realidade está mostrando, di0 culdade de enxergar, necessidade de negar a realidade.

O primeiro passo é olhar de frente para o problema, com coragem de enxergar o que precisa e não o que gostaria! Nesse momento precisamos do otimismo realista e não do oti-mismo mágico, onde buscamos uma solução mágica, esperamos que a solução venha como mágica, milagre, que “alguém bata a nossa por-ta com a solução na bandeja”, numa fé cega e sem mobilização prática.

No “otimismo realista”, criamos coragem para “comer melhor, fazer exercícios” para eli-

minar o peso extra, e não 0 camos esperando a lua certa, o chá milagroso, entendem? Usamos de ações práticas, concretas, logo soluções concretas. Em palestra no dia 30 de julho, às 19h30, no Hospital Oftalmológico, esclarece-mos com dinâmicas e de forma muito prática e concreta o que aqui explicamos.

CORPO EM FORMA & SAÚDE

Page 12: Jornal ipanema 826

12JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015

Não adianta. A Festa Julina do Educandário Santo Agostinho é super esperada. E esse ano não foi diferente. O dia estava bem frio, mas a solidariedade e o famoso “calor humano” falaram mais alto. Delícias juninas, roleta, música animada e foi “bão d+ sô”. Agora só em 2016. Que pena, poderia ter a festa “agostina, setembrina” e todas as “inas”do ano que o público comparece.

Quem arrasou na barraquinha do doce foi a querida Roberta Pepper (Pimenta), com novo look, deu uma repaginada no visual e apresenta ao lado de Ale Scapol e Estela Festa o Papo de Boteco na ITV. Con0 ra.

#ruivinhalinda

do Santo

Ana Claudia e Ana Bianca Depetris

PAULINHO GODOI

[email protected] / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

2 P

Aline Peres Pereira Camila Souza

Jojo Barros e Paula FernalAline Lolo

Angela Oliveira Rosana Olin

Page 13: Jornal ipanema 826

JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 13

Dois grandes nomes do mercado de beleza nacional se uniram para encontrar new faces que farão parte da nova geração de supermodelos brasileiras! A Way Model Management, que tem no casting as tops Alessandra Ambrósio, Carol Trentini e Ana Claudia Michels, e a Amend, especializada na elaboração de produtos para tratamento dos cabelos, anunciam o Amend Fashion Team, concurso de beleza que vai eleger a nova modelo que fará parte da Way.As inscrições vão até 15 de agosto pelo site www.amendfashionteam.com.br. Realizado em 3 etapas – seletivas regionais, semi0 nal e 0 nal – o Amend Fashion Team vai passar por importantes capitais de todo o país. A semi0 nal acontece em São Paulo no dia 30 de agosto e a 0 nal, também na capital paulista, será no dia 6 de setembro. Poderão participar do concurso mulheres com idade entre 15 e 28 anos incompletos até o dia 6 de setembro de 2015, residentes em território brasileiro que aceitarem o regulamento. Em Sorocaba, a V-Model Agency sob direção do fotógrafo de moda Vand Rodriguez realiza, com exclusividade, a primeira seleção do concurso na região de Sorocaba que acontece no dia 3 de agosto das 14 às 16 horas e apresentação das selecionadas às 19 horas para convidados na Academia Premium, que 0 ca na rua Escolástica Rosa de Almeida, 990, mais informações pelo telefone : (15) 3211-4030.

Em busca de new faces

A Ucens Sorocaba promove neste sábado (18), a partir das 9 horas, a tradicional Limpeza do Parque Kasato Maru. De acordo com Fernanda Otani, representante da Ucens, todos os anos, são realizadas as limpezas física e espiritual do parque para que tudo ocorra bem nos dias da Festa Kasato Maru, que neste ano será no próximo 0 m de semana (dias 25 e 26). Após a limpeza, haverá um lanche.

Limpeza do

PAULINHO [email protected] / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Div

ulga

ção

Divulgação / Ucens

Page 14: Jornal ipanema 826

14JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015

CAPA

Page 15: Jornal ipanema 826

JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 15CAPA

Page 16: Jornal ipanema 826

16 JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015

Page 17: Jornal ipanema 826

NEGÓCIOS E18 de julho de 2015 - edição 826www.jornalipanema.com.brOPORTUNIDADES

Votorantim passa a receber novos serviços de banda larga e TV por assinatura

A cidade de Votorantim passou a rece-ber, neste mês, os serviços de TV por assinatura, banda larga e telefonia � xa e móvel da NET. Os trabalhos de

infraestrutura começaram há um ano na cida-de e, com a conclusão dos trabalhos, a ope-radora passou a comercializar seus produtos. A expectativa da empresa é atender 30 mil domicílios até o � m do ano.

Em visita ao Jornal Ipanema, o gerente de operações da NET para a região, Matheus Buzon e a consultora de Marketing e Comunicação, Raquel Pedroso, falaram sobre a satisfação em trazer os serviços da operadora para Votorantim. “Dentre as cidades que analisamos, o mercado que mais nos chamou a atenção na região foi Votorantim”, afirmou Buzon.

De acordo com eles, a NET chega à cidade disponibilizando os mesmos produtos e qua-lidade que oferece para outras localidades. Dentre os serviços ofertados, estão: os diversos pacotes de canais de TV em alta de� nição; ban-da larga de velocidade entre 15 e 120 MB, além de um plano de Internet popular e, também, telefonia � xa e móvel. “A NET é líder em TV por as-sinatura e banda larga no Brasil e é a empresa que mais recebe números portados de outras ope-radoras. Inovação e pioneirismo estão em nosso DNA e é essa qualidade que estamos trazendo para a cidade”, declarou o gerente de operações.

NET NOWO NET NOW, serviço on demand da ope-

radora, que permite aos assinantes assistir a conteúdos exclusivos e àqueles oferecidos pela TV por assinatura, também será oferecido aos

moradores de Votorantim. Segundo os re-presentantes da NET, no primeiro momen-to, a facilidade está disponível apenas pela Internet e, também, pelo celular, através de aplicativos para os sistemas iOS e Android.

“É uma vantagem por assistir televisão pelo aplicativo ou online. Os � lmes, por

exemplo, saem do cinema e demoram, em média, apenas de 3 a 6 meses para chegar ao NET NOW, alguns, inclusive, em menor prazo”, destacou Buzon. A operadora espe-ra que, além da internet e do celular, o NET NOW esteja disponível, em breve, também para os usuários de TV por assinatura.

Raquel Pedroso, consultora de Marketing e Comunicação e Matheus Buzon, gerente de operações da NET

Eric

k Ro

drig

ues

Érick Rodrigues

Page 18: Jornal ipanema 826

2 JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015

IPANEMAAMBIENTE

Dentro de um ambiente fechado existem substâncias tóxicas eu inC uenciam no ar. Algumas plantas são ideais para � ltrar

essas substâncias e deixar o ar bem mais limpo e livre de poluentes como o bezeno, xileno, aldeíno. Alguns produtos de limpeza liberam poluentes químicos na hora da higiene do lar. Produtos para a limpeza de vidros, as tintas utilizadas nas paredes, a poeira, produtos que fazem a higienização de banheiros e pisos produ-zem substancias nocivas.

Algumas espécies de plantas são capazes de mudar (ao menos um pouco) a toxidade do ar. Ambientes ventilados são os mais requisitados para quem tem problemas respiratórios, mas com a qualidade do ar problemática das grandes cidades esse subterfúgio não é mais tão vantajoso. O Ipanema Ambiente separou algumas plantas que são puri� cadoras de ar, que podem ser cultivadas em espaços fechados, com pouca exposição solar. Mas lembramos que elas se adaptam bem com pouca exposição do sol, e rega, mas a lumi-nosidade é extremamente importante.

que limpam o ar

O Cloro� to precisa de muita luz e de pouca exposição ao sol (no Inverno). Regue diariamente no verão, mas modere nos dias frios.

■ CLOROFITO

A Dracena não pede sol. Mas não gosta de lugares muito frios. Deixe-a em local iluminado e regue diariamente (sem encharcar o solo).

■ DRACENA

O Lírio da Paz não pode � car em vaso seco. Pede regas diárias em períodos mais áridos e regas a cada dois dias em períodos mais úmidos. A cada seis meses adube a terra e removas as folhas mortas e secas.

■ LÍRIO DA PAZ

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL

Page 19: Jornal ipanema 826

JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 3

Page 20: Jornal ipanema 826

4 JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015

Page 21: Jornal ipanema 826

JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 5IPANEMA

AMBIENTE5

Caprichar na decoração do lavabo é um sinal de hospitalidade. O banheiro, que é pre-parado para as visitas, deve ser acolhedor, mes-mo com pouca metragem. O tempo em que lavabos eram simples ambientes esquecidos já passou, agora a ideia de lavabos decorados tem se tornado uma realidade, e contribuído com o impacto da casa, a� nal de que adianta ter ambientes lindos e um lavabo sem graça?

Para dar ao lavabo a atenção que ele me-rece, uma aposta é usar papel de parede, que está em alta e é capaz de transformar qualquer ambiente. O lavabo é um ambiente muito fun-

Agora é a vez do

cional na casa, no entanto, são poucas as pesso-as que pensam em decorá-lo de forma correta e adequada. De acordo com seu estilo e gostos pessoais, o lavabo pode ser decorado de dife-rentes modos: há temas como o rústico, o con-temporâneo, o simples, os que usam as cores, sejam elas sóbrias ou mais alegres, e também aqueles que � cam lindos com um belo papel de parede. Não importa. A regra fundamental que vale para qualquer ambiente é não sobrecarre-gar o espaço com muitos elementos, principal-mente no lavabo, um espaço consideravelmen-te pequeno da casa.

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL

IPANEMAAMBIENTE

Page 22: Jornal ipanema 826

6 JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015

IPANEMAAMBIENTE

Os jardins da Casa Cor SP deste ano são mais que inspiradores. Eles en-cantaram os visitantes

da exposição. Marcelo Faisal assi-na o Jardim do Semiárido, além de fazer uma critica à crise hí-drica e projetar um jardim 100% sustentável, o paisagista usa a plasticidade das espécies como as agaves e cactos para criar um espaço de reC exão. Gilberto Elkis faz um além de um lago um jardim vertical com toda a exu-berância das espécies tropicais. Benedito Abbud faz uma calça-da viva que surge com base na integração do espaço com seu usuário. A paisagista Chirs Pier-ro cria um lugar acolhedor que desperta os sentidos. E, Daniel Nunes faz o Jardim de Outono com uma enorme gama de tex-turas que dão o tom do outono.Foi unanime os comentários da mostra que instigou os a� cio-nados por design, arquitetura e paisagismo.

São Paulo

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL

Page 23: Jornal ipanema 826

JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 7

Page 24: Jornal ipanema 826

8 JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015

IPANEMAAMBIENTE

Ao trazerem luz natural para o in-terior dos edifícios, as coberturas transparentes embelezam os es-paços e reduzem os gastos com o

consumo de energia elétrica. No entanto, ao adotar o vidro e o policarbonato nas áreas cobertas, o projeto precisa para se obter o bom comportamento destes materiais e suas propriedades.

Diferente de uma fachada, que é exposta aos raios solares apenas durante um deter-minado período do dia, uma cobertura rece-

Coberturas transparentesexigem cuidados

O efeito estufa, causado pelo acúmulo de energia térmica no interior das edifi cações, pode ser evitado

be radiações intensas enquanto houver sol. O efeito estufa, causado pelo acúmulo de energia térmica no interior das edi� cações, pode ser evitado pela especi� cação correta dos produ-tos e a utilização de recursos como películas de controle solar, que também eliminam o ofus-camento. O ideal é que a vedação zenital seja

constituída por um material que deixe passar os espectros visíveis da luz - desde que sem provocar o ofuscamento - e, ao mesmo tempo, barre os raios ultravioleta (UV) e infravermelho. Alguns vidros, conhecidos como low-e, ou vi-dros de baixa emissividade, reC etem bastante o calor sem prejudicar a entrada de luz. Atual-

mente, também existem películas low-e.Para evitar o excesso de luminosidade

deve-se usar a reC etividade. A solução tem como � m resolver o problema de radiação, reC etir calor para fora e proporcionar um ní-vel confortável de iluminação. As películas reC etivas também é uma boa solução para o problema da absorção de luz.

O policarbonato possui um coe� ciente de dilatação térmica linear maior do que o vidro. Uma forma de minimizar a dilata-ção é utilizar o policarbonato incolor, que esquenta menos do que o colorido. Se as � xações não forem bem estudadas, a dilata-ção deforma o material, rompe as � xações e podem até acontecer trincas. Como é um material de uso fácil, muitos construtores não tomam as devidas precauções na hora da execução. A utilização de uma mão de obra especializada é a dica para se ter uma boa cobertura com uma dilatação perfeita.

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL

Page 25: Jornal ipanema 826

JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 9CLASSIFICADOS

Empregos

Advocacia

Artigos para Festas

Aulas e Cursos

Disk Tudo

Diversos

Medicina e Saúde

Page 26: Jornal ipanema 826

10 JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015

Serviços Profissionais ESPAÇOEMPRESARIAL

O Anglo Sorocaba acaba de ser esco-lhido para sediar o programa “Polos Olím-picos de Treinamento Intensivo (POTI). O colégio foi selecionado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), pela Olimpíada Brasileira de Mate-mática das Escolas Públicas (OBMEF) e pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

O “POTI” oferece cursos gratuitos de Matemática para os alunos matriculados nos 8ºs e 9ºs anos, do Ensino Fundamental II, e nas séries do Ensino Médio, da rede pú-blica ou particular, que têm interesse em se preparar para a OBMEP ou a OBM.

Para o professor e orientador do Nú-cleo de Olimpíadas do Anglo Sorocaba Sa-muel Abdala, que também será responsá-vel pelas seletivas dos estudantes, durante o processo do POTI, a conquista de ser sede do programa renderá visibilidade à cidade. “Seremos referência nacional em termos

Escola sorocabana tem polo de treinamento intensivo para olimpíadas de Matemática

de preparação olímpica, com possibilida-des de prepararmos os nossos jovens para competições internacionais”, relata.

O programa do “POTI” tem como pro-posta incentivar e preparar os estudantes para as olimpíadas, além de promover o acesso dos alunos às olimpíadas. As aulas, na sede do Anglo Sorocaba, serão minis-tradas semanalmente com duração de quatro horas, com conteúdos de Álgebra, Combinatória, Geometria Plana e Teoria dos Números. A previsão é que as aulas do “POTI” comece no mês de agosto.

Para participar, o estudante deve rea-lizar a sua inscrição até o dia 20 de julho, pelo site: http://poti.impa.br/index.php/inscricao . As vagas são limitadas. A inscri-ção e o curso são gratuitos. Após a inscri-ção pelo site, os estudantes participarão de um processo seletivo, por meio da aná-lise do histórico escolar.

CLASSIFICADOS

Page 27: Jornal ipanema 826

JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 11I PROGRAME-SE

■ ENTRE AMIGOS

A partir das 10 horas, na Biblioteca Infantil de Sorocaba, acontece uma apresentação de chorinho do grupo “Entre Amigos”. No repertório, os clássicos da MPB. A biblioteca � ca na rua da Penha, 673 - Centro. Informações (15) 3231-5723.

■ MEDIAÇÃO ANIMADA O convite à brincadeira acontece a partir das 13 horas, no Sesc Sorocaba, com a mediação de artistas/educadores nos � nais de semana. São vivências e novas experiências que propiciam vínculos entre as crianças e pais ou responsáveis, que frequentam o Espaço de Brincar.

■ JORGE AMADOO espetáculo de dança “Amado”, será atração no teatro do Sesc Sorocaba, às 20 horas. Inspirado em vários romances do escritor baiano, “Amado” leva ao palco nove artistas polivalentes que usam o teatro, a dança, a música e o circo para contextualizar personagens e conC itos causados por diferentes tipos de amor.

■ FABINHO 7 CORDASO almoço aos sábados no Mandala Choperia é embalado pelo melhor do chorinho, trazido pelo cantor. O Mandala � ca na avenida Visconde Taunay, 60 – Vila Jardini. Informações: (15) 3339-9393.

■ CONTOS TRADICIONAIS BRASILEIROS

O que o Brasil tem de grande, tem de rico em histórias que são contadas através de rimas, causos e canções de cada região. Às 16 horas, no Sesc Sorocaba.

SÁBADO (18)■ DISCOVERY KIDSA partir das 10h30 a criançada pode participar da Exploração Discovery Kids, atração interativa que conta com seis áreas inspiradas em personagens da emissora de TV. A atividade acontece no shopping Iguatemi Esplanada. Informações: (15) 3219-9900.

■ RUAS EM LAMBE-LAMBENo Sesc Sorocaba, a partir das 10 horas, o público confere colagens de lambe-lambe produzidos pelo artista plástico e arquiteto Luciano Ogura. O tema é a rua e o movimento que nela acontece.

ideias sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade (1902 - 1987), poeta, contista e cronista mineiro. Às 16 horas, no Sesc Sorocaba.

■ CIRCO STANKOWICH

O circo, que tem suas atrações espelhadas em grandes espetáculos apresentados em Las Vegas, abre mais uma temporada em Sorocaba. Horários de apresentação às 15h30, 18 e 20h30. O picadeiro está montado na avenida Dom Aguirre (próximo à praça Lions). Informações: (15) 99887-1388.

■ AMADO Inspirado em vários romances do escritor baiano,”Amado” leva ao palco do Sesc Sorocaba, às 20 horas, nove artistas polivalentes que usam o teatro, a dança, música e o circo para contextualizar personagens e conC itos causados por diferentes tipos de amor.

■ ESPECIAL RADIOHEAD

A banda Radio Cover Brasil interpreta as canções do grupo que fez histório no gênero rock durante os anos 1990’s. No repertório, clássicos como “Creep” e “No Surprises”. O show acontece no Asteroid Bar (rua Aparecida, 737), que abre suas portas às 22 horas. Informações: (15) 3329-2767.

■ DESAFIO DE MC’SO grupo Batalha Real de São Roque/SP manda “um salve” e desa� a todos a conhecerem um pouco mais sobre rimas e poesias com muito improviso e criatividade. Mc’s como Coruja BC1 e Guilherme Treeze estarão presentes junto a MC’s da região. A partir das 16 horas, no Sesc Sorocaba.

■ IMPRESSÃO 3DConheça, no Sesc Sorocaba, o funcionamento de uma impressora 3D por meio da impressão de peças de jogos de tabuleiro e quebra-cabeças. A atividade acontece a partir das 10 horas.

■ ARY TOLEDO

O humorista se apresenta no Teatro Municipal Antônio Vilela (TMTV), em Sorocaba, a partir das 21 horas. O TMTV � ca na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes (ao lado da prefeitura). Informações: (15) 3017-6171.

■ THE BEATLES ALIVE

As clássicas canções do quarteto britânico receberão versão especial no Teatro Municipal Francisco Beranger (avenida vereador Newton Vieira Soares), em Votorantim. O espetáculo começa às 20 horas e a entrada será 1 litro de leite, que será doado para a Comas (Comissão Municipal de Assistência Social).

■ INCUBADORA DE ANIMAÇÕESO projeto convoca, a partir das 14 horas, pro� ssionais renomados da animação para coordenar a produção de um curta-metragem com os participantes. Neste primeiro bloco, o Sesc Sorocaba convida Lancast Mota, que atua no mercado editorial há 30 anos. É roteirista da turma da Mônica, criou a personagem Anabela das revistinhas Recreio, além de participar e dirigir diversos curtas-metragens.

■ PALAVRAS DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADEO evento faz parte do ‘Clube de Leitura’e tem como proposta gerar uma troca de

Page 28: Jornal ipanema 826

12 JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015I PROGRAME-SE

■ BRINCADEIRA EM FAMÍLIA Momentos que visam oferecer uma oportunidade de brincadeira em família, para cantar e dançar ao som de ritmos bem brasileiros. A intervenção reúne brincantes, música ao vivo e propõe aos participantes brincadeiras tradicionais da nossa cultura. A partir das 17 horas, no Sesc Sorocaba.

DOMINGO (19)

Um menino que mora em uma cidade grande com os pais recebe a visita de um tio. A partir daí, ele passa a viver uma história intrigante. Este é o ‘� o da meada’ do enredo que a Cia. O Grito apresentará na peça “1001 Fantasmas”, adaptação do livro homônimo de Heloísa Prieto. A peça é uma das atrações do Sesc Sorocaba às 16 horas. A entrada é gratuita para crianças de até 12 anos.

■ MARIAMADAME

O grupo, conhecido por misturar samba com rock além de outros gêneros musicais, traz em seu repertório sucessos de John Mayer, Ed Motta, Funk Como Le Gusta, Jorge Ben Jor entre outros. O show acontece às 20 horas, no Barracão Londres (avenida Londres, 313 - Jardim Europa). Informações: (15) 9.9725-6693.

■ CLUBE DO PEDALNessa aula, lecionada no Sesc Sorocaba às 16h30, os ciclistas recebem dicas de como utilizar a bicicleta como meio de transporte e lazer. Para participar é necessário trazer bicicleta e equipamentos de segurança (capacete e cadeado) e água para reidratação durante a atividade.

■ ATELIÊ DE RABISCOS E PINCELADASA cada edição, o projeto Ateliê de Rabiscos e Pinceladas traz ao público de todas as idades a oportunidade de conhecer e experimentar diferentes técnicas relacionadas às artes visuais. Neste mês, o tema é a aquarela. No Sesc Sorocaba, a partir das 17 horas.

■ MUSICADA VI

O musicada é um festival que divulga músicos de Sorocaba e região. Nesta edição, que acontece na praça Zeca Padeiro (avenida 31 de Março), em Votorantim, se apresentam Paula Cavalciuk, The Outs, Parati, Nautica, Hierofante Púrpura e Lupe de Lupe. O festival começa às 14 horas, com entrada gratuita.

■ HOLI FESTIVAL

O evento se resume em um festival de cores e muita música das 14 às 24 horas. Recomendável vestir-se de branco para aproveitar o evento “colorido”. O Holi

Festival acontece no Monteiro Lobato (rua Antônio Aparecido Ferraz, 1111 - Jd. Itanguá). Informações: (15) 3221-4970.

■ TRIBUTO A RITA LEE Nascido em 2007, o Bolerinho conta com Luísa Toller (piano e voz), Marina Beraldo Bastos (C auta e voz) e Maria Beraldo Bastos (clarinete, voz e pandeiro). No repertório em homenagem à cantora Rita Lee, apresentam canções como Ovelha Negra, Mania de Você, Lança Perfume, Doce Vampiro, entre outras. A apresentação acontece às 13 horas, no Sesc Sorocaba.

■ APRESENTAÇÃO LSB O Sesc Sorocaba apresenta uma série de eventos esportivos, entre eles está a Liga Sorocabana de Basquete, que anuncia sua equipe para o biênio 2015/2016. A atividade acontece a partir das 14 horas.

TERÇA-FEIRA (21)

■ HAPPY HOUR NA VILLAO Espetinhos da Villa realiza o tradicional happy hour das 18 às 22 horas. São quatro marcas de cerveja à vontade por R$ 35. O bar � ca na avenida Américo Figueiredo, 1051. Informações: (15) 3227-5454.

■ VISITA NOTURNAA partir das 20 horas o público pode adentrar o mundo do Zoológico Municipal Quinzinho de Barros e desvendar curiosidades sobre a vida noturna dos animais que são abrigados pelo espaço. Pessoas de todas as idades podem participar da atividade. Informações: (15) 3227-5454.

■ TERÇA DA VIOLAMúsica Sertaneja ao vivo com Bob Sales e convidados. O show acontece no Aquário Cultura de Votorantim (ao lado da praça de eventos Lecy de Campos), a partir das 19 horas.

QUARTA-FEIRA (22)

■ PIQUENIQUE COM ARTEO Macs (Museu de Arte Contemporânea

SEXTAFEIRA (24)

de Sorocaba) promove o evento direcionado à garotada que está em férias escolares. A o� cina conta com visitas monitoradas à exposições e diversas atividades envolvendo a arte. A partir das 14 horas, no Chalé Francês (avenida Afonso Vergueiro - em frente à Estação Ferroviária).

■ BANDA DR JOE A banda faz a noite ainda mais especial no Ipanema Fish Bar. No repertório, clássicos pop rock internacional e nacional. A partir das 20 horas. O bar � ca na rua Aparecida, 664.

■ GABRIEL, O PENSADOR

O cantor volta mais uma vez a Sorocaba e traz consigo seu repertório de canções com rimas fortes e temas polêmicos. O show acontece na Toca do Leão (avenida São Paulo, 2981 - Além Ponte). Informações: (15) 3227-4279.

■ SEU BONANZAO espetáculo teatral será encenado na rua Willian Snapp, que � ca no tradicional bairro da Chave, em Votorantim. A entrada é gratuita e acontece a partir das 17 horas.

■ LYS ARAÚJOA cantora traz muito samba e MPB ao vivo em um estilo especial. A partir das 10 horas no Pátio Cianê Shopping (avenida Afonso Vergueiro, ao lado do Terminal Santo Antônio). Informações: 3333-3333.

■ NOSSA CIDADE

O espetáculo Nossa Cidade é um clássico do norte-americano Thornton Wilder, que retrata o dia a dia de uma pequena cidade americana , Grover’s Corners, no início do século XX, com destaque para o cotidiano de duas famílias locais, os Gibbs e os Webb. O espetáculo acontece em três dias, no Teatro Pedro Salomão José (avenida Eugênio Salerno, 298 – Centro). Nos dias 24 e 31 de julho às 20h30, e 2 de agosto às 16 e 20 horas.

Page 29: Jornal ipanema 826

18 de julho de 2015 - edição 826www.jornalipanema.com.br

IMÓVEIS&VEÍCULOS

Page 30: Jornal ipanema 826

2 JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015IMÓVEIS

Page 31: Jornal ipanema 826

3JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 IMÓVEIS

Page 32: Jornal ipanema 826

4 JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015IMÓVEIS

Page 33: Jornal ipanema 826

5JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 IMÓVEIS

Page 34: Jornal ipanema 826

6 JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015IMÓVEIS

Page 35: Jornal ipanema 826

7JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 IMÓVEIS

Page 36: Jornal ipanema 826

8 JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015IMÓVEIS

Page 37: Jornal ipanema 826

9JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 IMÓVEIS

Page 38: Jornal ipanema 826

10 JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015IMÓVEIS

Page 39: Jornal ipanema 826

11JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 IMÓVEIS

Page 40: Jornal ipanema 826

12 JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015IMÓVEIS

Page 41: Jornal ipanema 826

13JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 IMÓVEIS

Page 42: Jornal ipanema 826

14 JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015IMÓVEIS

Page 43: Jornal ipanema 826

15JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 IMÓVEIS

Page 44: Jornal ipanema 826

16 JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015IMÓVEIS

Page 45: Jornal ipanema 826

17JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 IMÓVEIS

Page 46: Jornal ipanema 826

18 JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015IMÓVEIS

Page 47: Jornal ipanema 826

19JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 IMÓVEIS

Page 48: Jornal ipanema 826

20 JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015IMÓVEIS

Page 49: Jornal ipanema 826

21 JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015IMÓVEIS

Page 50: Jornal ipanema 826

22JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 IMÓVEIS

Page 51: Jornal ipanema 826

23 JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015IMÓVEIS

Page 52: Jornal ipanema 826

24JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 IMÓVEIS

Page 53: Jornal ipanema 826

25 JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015IMÓVEIS

Page 54: Jornal ipanema 826

26JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 IMÓVEIS

Page 55: Jornal ipanema 826

27JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 IMÓVEIS

Page 56: Jornal ipanema 826

28 JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015IMÓVEIS

Page 57: Jornal ipanema 826

29JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 IMÓVEIS

Page 58: Jornal ipanema 826

30 JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015IMÓVEIS

Page 59: Jornal ipanema 826

31JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 IMÓVEIS

Page 60: Jornal ipanema 826

32 JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015IMÓVEIS

Page 61: Jornal ipanema 826

33JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 IMÓVEIS

Casas Alugam-se Terrenos

Comerciais Vendem-se

Apartamentos Alugam-se

Apartamentos Vendem-se

Casas Vendem-se

Chácaras / Sítios / Fazendas

Page 62: Jornal ipanema 826

34 JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015IMÓVEIS

Neste domingo (19) o Iguatemi Esplanada apresenta a peça Rapun-zel, um clássico dos Irmãos Grimm. A encenação dá continuidade ao Projeto Domingo é Dia de Teatro que traz ao empreendimento peças de teatro com grande interação com o público, músicas e cenários envol-ventes. A encenação é gratuita e será apresentada às 16 horas, na Ala Norte, próximo a Portaria C.

Shopping apresenta peça Rapunzel neste domingo

A Construtora Alavanca está con-cluindo mais dois grandes empreen-dimentos em Sorocaba, o prédio co-mercial Boulevard Alavanca Business & Care e o Estilo Alavanca Residencial, voltado à moradia.

Situado no Jardim Vergueiro, o Bou-levard Alavanca oferece - além da loca-lização privilegiada (melhor valor por m² da cidade) -, duas torres, uma volta-da para a área de saúde (Care) e outra para negócios (Business). A torre Care terá 12 andares, 120 salas, uma sala de reunião para uso comum e seis eleva-dores, sendo quatro sociais e dois para macas. Já a torre Business terá 12 anda-res, 119 salas, duas salas de reunião e quatro elevadores sociais.

O complexo possuirá um total de 500 vagas de estacionamento. “O em-preendimento foi idealizado para aten-der o empresário e pro� ssional liberal que busca algo a mais em um edifício de negócios. Além da infraestrutu-

Cidade deverá ganhar mais dois novos empreendimentos ainda neste ano

ra completa, seu entorno possui desde transportes até hospitais e serviços”, expli-ca o engenheiro civil, Maicon Tambelli.

Também no Jardim Vergueiro, a pou-cos minutos do Centro e do bairro Cam-polim, o Estilo Alavanca é um condomínio com apartamentos classe A. Perfeito para quem valoriza tranquilidade e segurança e não abre mão da beleza e da praticida-de de viver em um centro comercial. É um novo conceito de viver com qualidade de vida, que agrega conveniência e convi-vência em um só lugar, para o conforto e a comodidade da família.

São apartamentos de 90 m² com suíte, três dormitórios e duas vagas de garagem, além de uma varanda gourmet que favo-rece as reuniões entre amigos e familiares. O empreendimento � ca próximo a comér-cios e serviços diversos. “A região do Ver-gueiro é um ponto estratégico em meio às facilidades da área central e que oferece acesso aos principais corredores da cida-de”, acrescenta Tambelli.

A peça conta a história de Ra-punzel, uma jovem de cabelos loiros e muito longos que certo dia é apri-sionada em uma torre muito alta por uma bruxa má. Com cenários intera-tivos, muitas luzes e sons, a peça tem como ponto alto os efeitos especiais e a grande interação com a plateia. Cada espetáculo tem duração média de 50 minutos. Outras informações pelo telefone (15) 3219-9900.

ESPAÇOEMPRESARIAL

Page 63: Jornal ipanema 826

35JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2015 IMÓVEIS

Page 64: Jornal ipanema 826

JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 201536VEÍCULOS