Jornal ipanema 861 0204 2016

40
Ano XIV - nº 861 - 2 de abril de 2016 25 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO www.jornalipanema.com.br Golpe é o uso indevido e irregular do instrumento constitucional chamado impeachment” “Impeachment não é golpe. Com o início do processo do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara dos Deputados, dois argumentos, dos grupos favoráveis e contrários, passam a ecoar pela nação. Afinal, o pedido para que a chefe do Executivo Nacional deixe o cargo é amparado por bases constitucionais ou trata-se de uma tentativa de opositores para forçar a saída da presidente eleita? Especialistas opinam sobre este processo e comentam os efeitos da ação para o cenário político brasileiro, entre eles, o advogado, ex-prefeito e ex-deputado federal, Theodoro Mendes, cuja principal afirmação figura na manchete desta edição do Jornal Ipanema. Páginas 7 e 8 Caderno Negócios & Oportunidades I PROGRAME-SE Pianista Fábio Luz participa do aniversário de 24 anos da Fundec IPANEMA AMBIENTE Móveis planejados: praticidade e economia de tempo Caderno Negócios & Oportunidades O São Bento joga neste sábado (2), às 10 horas, em Osasco, contra o Audax. Basta um empate para o Azulão garantir a sua classificação para a próxima fase. Já o Atlético Sorocaba joga seu último jogo neste domingo (3), pela série A-2, às 10 horas, no Canindé onde enfrentará a Portuguesa. E neste domingo (3) o clássico da rodada fica por conta de Palmeiras e Corinthians, que se enfrentam às 16 horas, no Pacaembu. IPA & BOLA Página 5 Erick Rodrigues

description

 

Transcript of Jornal ipanema 861 0204 2016

  • Ano XIV - n 861 - 2 de abril de 2016

    25 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIOwww.jornalipanema.com.br

    Golpe o uso indevido e irregular do instrumento constitucional chamado impeachment

    Impeachment no golpe.

    Com o incio do processo do impeachment da presidente Dilma Rousse (PT) na Cmara dos Deputados, dois argumentos, dos grupos favorveis e contrrios, passam a ecoar pela nao. A nal, o pedido para que a chefe do Executivo Nacional deixe o cargo amparado por bases constitucionais ou trata-se de uma tentativa de opositores para forar a sada da presidente eleita? Especialistas opinam sobre este

    processo e comentam os efeitos da ao para o cenrio poltico brasileiro, entre eles, o advogado, ex-prefeito e ex-deputado federal, Theodoro Mendes, cuja principal a rmao gura na manchete desta edio do Jornal Ipanema. Pginas 7 e 8

    Caderno Negcios & Oportunidades

    I PROGRAME-SE

    Pianista Fbio Luz participa do aniversrio de 24 anos da Fundec

    IPANEMA AMBIENTE

    Mveis planejados: praticidade e economia de tempo

    Caderno Negcios & Oportunidades

    O So Bento joga neste sbado (2), s 10 horas, em Osasco, contra o Audax. Basta um empate para o Azulo garantir a sua classi cao para a prxima fase.

    J o Atltico Sorocaba joga seu ltimo jogo neste domingo (3), pela srie A-2, s 10 horas, no Canind onde enfrentar a Portuguesa.

    E neste domingo (3) o clssico da rodada ca por conta de Palmeiras e Corinthians, que se enfrentam s 16 horas, no Pacaembu.

    IPA & BOLA

    Pgina 5

    Eric

    k Ro

    drig

    ues

  • 2 JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016

    EDITORIAL

    Uma rpida busca em um dicionrio de sinnimos online encontramos pelo menos 66 sinnimos, divididos em dez sentidos, atribudos palavra golpe. No sentido de pancada, termos como bati-da, murro, sopapo, soco ilustram o voc-bulo to pronunciado ultimamente em meio a mais severa crise poltica e eco-nmica pela qual o Brasil atravessa, esta verdadeira ciranda de imundices com altssimo preo pago pela nao e pelo povo brasileiro.

    Enquanto se instala o processo de impeachment da presidente da Rep-blica, Dilma Rousse (PT), previsto pela Constituio Federal, o pas tomado por opinies e sentimentos polarizados que vo muito alm dos pros e dos con-tras o governo federal em si. Vivemos um clima tenso, de amor e dio dedicados muito mais a uma causa, a um projeto de poder, ou renovao das esperan-as de dias melhores. Petistas e simpati-zantes de um governo, ou de um proje-to de poder, que se desmorona a cada instante, esbravejam aos quatro cantos, entoam hinos de que no vai ter golpe, associando o processo de impeachment, que apura suposto crime de responsabilidade cometido por Dilma, uma manobra de deposio do poder.

    Voltando ao golpe, no sentido de desgraa, ele sinnimo de abalo, de in-fortnio. Sob o prisma de estratagema,

    Golpe: no vai ter o est tendo?

    uma trama. Ou, ainda, no sentido de des-falque, significa rombo. J no conceito de tomada de poder, insurreio, re-belio, motim. Outro termo que chama ateno o golpe no sentido de gole, que tambm pode ser sinnimo de sor-vo, tragada, golada.

    Mas, em todas essas ocasies voca-bulares, de onde vem o golpe? A grande maioria dos brasileiros acaba de levar um murro, um sopapo, um soco na boca do estmago ao assistir a uma das mais gros-seiras manobras costuradas pelo governo para dar foro privilegiado ao ex-presidente Luis Incio Lula da Silva, investigado pela Operao Lava Jato, tentando nome-lo ministro da Repblica.

    Efetivamente, golpe, no sentido de desgraa, o que sente na pele um povo vtima do abalo, do infortnio ao qual se lanou toda a economia nacional. Ah, mas golpe tambm estratagema, uma tra-ma. Uma trama muito bem traada com mentiras eleitorais e tudo mais para per-petuar no poder o projeto de um grupo que s fez aumentar ainda mais a corrup-o. Se golpe for ento tomada de poder, como querem os Lulticos, onde esto a insurreio, a rebelio ou o motim, termos que expressam manobras fora, ao ar-repio da lei? Com que moral um governo pode se valer de um sentimento de golpe quando ele prprio no respeita e ignora a Constituio Federal?

    A essa altura s nos resta atribuir cachaa a mais oportuna de nio para o golpe. no gole, na tragada, na golada que muito provavelmente se preparam novas ofensivas contra o bolso, a sade, a educao, a cidadania, a esperana dos brasileiros. Afinal, no vai ter, j est tendo golpe. At que esta crise insta-lada seja superada, infelizmente, ainda sentiremos os efeitos de mais um es-tilo de golpe aplicado nao: aquele golpe de ar, aquela rajada que chega e arrebata os nossos sonhos.

    Nova possibilidade

    A discusso em torno do nome que deve ser lanado pelo PSDB para concorrer prefeitura passa a contar, agora, com um novo cenrio possvel. Recm-integrado ao ninho tucano, o vereador Anselmo Neto, lder do governo na Cmara, passa a ser considerado, nos bastidores, entre aqueles que podem ser indicados pelo partido para disputar as eleies de outubro. Neto apa-rece junto com outros nomes de fora da legenda. Conforme j anunciado pela sigla, a prerrogativa reeleio do prefeito An-tonio Carlos Pannunzio. Em seguida, caso o chefe do Executivo decida no concorrer, a linha a ser seguida seria: Vitor Lippi, Ma-ria Lcia Amary, Jos Francisco Martinez e Neto. A indicao do lder dependeria da negativa dos demais e, claro, da anuncia do prprio. Apesar de parecer uma possibi-lidade distante, na poltica, nenhum cenrio deve ser descartado.

    Maria Lcia candidata?

    Questionada durante O Deda Questo, no Jornal da Ipanema, da Rdio Ipanema (91,1 FM), se seria candidata a prefeita de

    Sorocaba nas eleies deste ano, a depu-tada estadual Maria Lcia Amary (PSDB) esquivou-se da pergunta e apenas res-pondeu que hoje no.

    Reunio de tucanosEntretanto, fontes no o ciais con den-ciaram que a deputada esteve em reunio com o colega de partido, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, na quinta-feira (31), para discutir o assunto.

    Alckmin candidato em 2018?Ainda aos microfones da Rdio Ipanema, a deputada a rmou que o governador de So Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), candi-datssimo presidncia em 2018. Todas as articulaes que percebemos que o pro-jeto poltico do governador ser candidato presidncia, a rmou. Serra tambm, po-tencialmente, pr-candidato a presiden-te, completou, con rmando que Jos Serra tambm tem interesse.

    Dona Maria, no!Ao responder um questionamento de um ouvinte que a chamou de Dona Maria, a deputada estadual Maria Lcia irritou-se ao vivo e respondeu: Queria esclarecer que meu nome Maria Lcia. Achei um comen-trio machista, como se estivesse me me-nosprezando.

    Respondendo o ouvinteAinda em alto e bom tom, Maria Lcia res-pondeu ao ouvinte que a indagava sobre o cartel de trens e o desvio de merendas na capital paulista, em que estariam envolvidos integrantes de seu partido, o PSDB. Segundo ela, no h secretrios do governo e deputa-dos do partido tucano envolvidos. No tem nenhuma condenao, nenhum envolvido diretamente. Ningum do PSDB foi preso. Ainda est sendo investigado, no h o que falar, informou sobre o caso do cartel. Em relao merenda, todos que foram presos nenhum do partido. No h secretrio en-volvido ou condenado. No tem deputado indiciado nem condenado. Enquanto no houver ordem de priso no existiu nenhum condenado do PSDB, nalizou.

    Assessoria de Imprensa/CMS

    Ala

    na D

    amas

    ceno

    ARQUIVO ABERTO

  • JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016 3ARQUIVO ABERTO

    ARTIGO

    Francisco Pagliato

    Neto empresrio e educador

    O tempo vai passando e com ele vamos tomando conscincia de que algumas coisas devem ser superadas; algo que queramos conquistar, obje-tivos que nos propusemos mas que, por algum ou vrios motivos, tivemos de rever em funo de uma nova pers-pectiva, re exo e at porque no di-zer, bom senso.

    Certamente que, com o passar do tempo, a maturidade nos traz uma percepo diferente das coisas, pen-samos um pouco mais antes de falar ou agir, nos colocamos no lugar dos outros e com isso evitamos inme-ros sofrimentos. Claro que nem todas as pessoas amadurecem no mesmo tempo, diante de todas as diferenas individuais, histria de vida, exposi-o a di culdades de forma singular e tambm sabemos que h os que no querem sair da terra do nunca, numa eterna infncia.

    A vida, certamente, tem sempre as relaes de causa e efeito, como bem dizia um amigo a contar uma peque-na fbula do prncipe que habitava o reino de Water Park. O mesmo duran-te muitos anos sumia com seu corcel (cavalo) branco a ertar com plebeias, mas um dia a princesa, ao passear pelo reino, encontra o prncipe, no meio da traio. Bem, a princesa sumiu do rei-no e nunca mais apareceu de tristeza. Diante do fato consumado, o prncipe escolhe uma de suas aventuras e dela se desposa e como era de se esperar a mocinha faz do prncipe o homem mais enganado do reino, a maldio do Water Park. Pois bem, meus caros, no mundo das certezas e incertezas s tem um coisa certa, talvez a nica lei que realmente funciona: a do retorno. Portanto, ao caminhar nesta jornada da vida, ande com retido de carter e tica e, certamente, empatia que signi- ca se colocar no lugar do outro, pois a partir de ento voc, certamente, no far para o outro o que no quer para si. Voc diria sem pestanejar: Eu sei! Eu sei!. Ser?

    Pense nisso, boa semana.Paz e bem.

    Certezas e incertezas

    Yabiku volta...Depois de atuar como secretrio de Esportes da administrao de Pannunzio, Francisco Moko Yabiku (PSDB), que estava licenciado do cargo de vereador, para o qual foi eleito, retoma agora suas funes no Legislativo. princpio, a volta de Yabiku seria justificada pela inteno do tucano a se candidatar a vereador em outubro. Nos bastidores, no entanto, comenta-se a possibilidade de Ya-biku no sair candidato e declarar apoio a outro nome. O vereador deve participar, na tera-feira (5), de sua primeira sesso aps o perodo como secretrio.

    ... e Neusa sai

    Com a volta de Yabiku, Neusa Maldonado (PSDB), suplente que estava exercendo o cargo, participou de sua ltima sesso nesta semana. Na despedida, a ento vereadores recebeu ores e homenagens dos colegas. Sobre o futuro poltico, Neusa enfatizou sua vontade de no ser mais candidata a verea-dora. Eu espero que haja a compreenso e que o partido me libere para no ser candi-data, a rmou. Ela disse acreditar que ainda possa contribuir nos bastidores polticos e explicou que o desejo de no se candidatar atenderia a pedidos da famlia e da igreja da qual pastora.

    Conversas reveladasA disputa interna do PSDB em torno do nome que deve ser lanado candidato prefeitura de So Paulo, que culminou na sada de An-drea Matarazzo para o PSD, depois de a le-genda realizar prvias e escolher o empres-rio Joo Dria como pr-candidato, ganhou um captulo, nesta semana, revelado pelo jor-nal Folha de S. Paulo e que envolveu o prefei-to Antonio Carlos Pannunzio. Em mensagens, que teriam sido escritas, segundo a publica-o, em um grupo de Whatsapp, o prefeito de Sorocaba comenta provocaes de Dria sobre a sada de Matarazzo. A conversa envol-ve, ainda, o ex-governador Alberto Goldman.

    Confi ra na ntegra:Joo Doria: E agora Andrea Matarazzo? Qual ser o seu choro? O choro das mentiras. O choro das maldades. O choro dos vinhos. O choro dos charutos. O choro do desprezo pe-los pobres. O choro da arrogncia. O choro da incapacidade. O choro do Conde. O choro do derrotadoAntonio Carlos Pannunzio, prefeito de Soro-caba: No posso acreditar que a ladainha aci-ma seja coisa de tucano. Deplorvel!

    Alberto Goldman, ex-governador de So Paulo: Pannunzio, meu amigo prefeito e de-putado, os tempos so outros. Hoje, o PSDB comporta grandes empresrios e gestores que abominam os polticos. In ados por am-bio, dinheiro e suporte do poder pblico mostram seu verdadeiro carter, sem pudor.Joo Doria: Deplorvel a covardia. Deplor-vel ofender. Deplorvel a covardia. De-plorvel fugir. Deplorvel abandonar o PSDB. Deplorvel ir pro colo do Kassab. Deplorvel ir pra base da Dilma. Deplor-vel no ter carter.Antonio Carlos Pannunzio: Primeiro, apre-sente-se. E, quando tiver biogra a dentro do partido, talvez possa ensinar aos demais.Joo Doria: Eu tenho o que muitos de vocs no tm: coragem e carter.

    Bate-boca (I) Durante a discusso de um veto enviado pela prefeitura, o lder do governo, Anselmo Neto (PSDB), e Antonio Carlos Silvano (SDD) acabaram protagonizando um bate-boca no plenrio. Quando falava sobre a situao econmica do pas e da cidade, que tambm sofre problemas de arrecadao, Neto defen-deu que a populao se conscientize sobre o momento de di culdade, mas foi criticado pelo colega. O senhor est pregando contra si mesmo. O senhor, quando sobe em um plpito, junto com o padre, o senhor prega uma coisa, mas hoje est pregando outra, disse Silvano, fazendo referncia ao envolvi-mento de Neto com a Igreja Catlica. Com os nimos exaltados, a discusso se estendeu por alguns minutos, com direito a acusaes de possveis favorecimentos pessoais, envol-vendo a administrao atual e passadas, de ambos os lados.

    Bate-boca (II)Neto ainda aproveitou o tempo de tribuna para criticar vereadores que, segundo ele, no explicam o funcionamento da aplicao de verbas, dos governos federal e estadual, para a cidade. Vocs reclamaram do Nilton Torres, dizendo que no foi asfaltado. tudo verdade o que foi falado, mas vocs explicam para a populao que cada verba que vem tem a rubrica correta? Se o governo do Estado manda uma verba para cons-truir um estdio, ela no pode asfaltar rua. Os senhores no explicam isso. Va-mos esclarecer tudo, o Poder Pblico atrelado a normas, disparou o lder.

    Apoio ao PMDBO secretrio de Agricultura do governo do Estado de So Paulo, Arnaldo Jardim (PPS), participou, nesta semana, do espao O Deda Questo, no Jornal da Ipanema, da Rdio Ipanema, para comentar os efeitos do acor-do entre o partido e o PSDB na administrao do governador Geraldo Alckmin e se isso po-deria afetar o cenrio municipal. Segundo ele, apesar da relao entre as legendas, o PPS, do vereador Marinho Marte, deve apoiar Renato Amary, pr-candidato do PMDB prefeitura de Sorocaba. A fala do secretrio afasta a pos-

    sibilidade de Marte, opositor ao governo tu-cano na Cmara, apoiar o candidato indicado pelo PSDB nas eleies de outubro.

    Um plenrio, dois lderesDesde que as primeiras votaes deste ano, na Cmara, comearam, os vereadores passa-ram a contar com a orientao de dois lderes. Alm do o cial lder do governo na Casa, An-selmo Neto (PSDB), o vereador Rodrigo Man-ga (DEM) tem se colocado como o lder do lado B do plenrio, fazendo aluso ao setor em que cam instalados os parlamentares do PT, do PRP, Hlio Godoy (PRB) e, at ento, Neusa Maldonado (PSDB). Tudo, no entanto, no passa de uma brincadeira entre os verea-dores, incorporada, inclusive, pelo presidente Jos Francisco Martinez (PSDB), que tem soli-citado o posicionamento de Manga como li-derana daquele grupo. Para efeitos prticos, bem verdade, a conduo do lder B no tem validade nas votaes.

    Aprovao comemorada

    A Cmara Federal aprovou, nesta semana, a Proposta de Emenda Constitucional 01/2015, conhecida como PEC da Sade, que destina mais recursos para o Sistema nico de Sa-de. O subsdio se inicia com o percentual de 14,8% das receitas correntes lquidas, at chegar a 19,4% em sete anos. Se estivesse em vigor, o SUS teria em torno de R$ 12 bilhes a mais que o previsto para 2016. Para o deputa-do federal Vitor Lippi (PSDB), a aprovao da PEC da Sade foi uma vitria para todos os brasileiros e considerada uma medida que pode salvar vidas.

    Visita

    O Jornal Ipanema recebeu, na quinta-feira (31) a visita do CEO da Wellmax, Leonardo Silva. A empresa est em Sorocaba desde outubro de 2015 e destaca-se pela fabricao de lmpadas tipo Led, que proporcionam sustentabilidade e economia nas contas de energia.

    Assessoria de Imprensa/CMS

    Ass

    esso

    ria d

    e Im

    pren

    saA

    lana

    Dam

    asce

    no

  • 4 JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016ARQUIVO ABERTO / ARTIGOS

    Bom dia! Levante e v realizar seus [email protected]

    Simples Assim

    Vanderlei Testa jornalista e publicitrio

    leia este e outros artigos dirios de Vanderlei Testa no portal www.jornalipanema.com.br

    VANDERLEI TESTA

    Ipanema Sistema Grfico e Editora Ltda

    DiretorFrancisco Pagliato Neto

    EditorBenedito Urbano Martins MTB 36504

    Gerente Geral - Jornal IpanemaWilson RossiAv. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199

    Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SPFone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

    PARA ANUNCIAR:[email protected] / 2102-0306

    [email protected] ________ [email protected] ________ [email protected] _______ 2102-0330 [email protected] ______ [email protected] _______ [email protected] ______ [email protected] - 2102-0340/ 2102-0342

    CNPJ - 01.142.640/0001-07

    PORTAL DO JORNAL IPANEMA: www.jornalipanema.com.br

    Gerente de ProduoRoberval Fernandes de Almeida

    DiagramaoJe erson Cascali de Lima

    Tiragem - 25.000 exemplaresDistribuio - Sorocaba e Regio

    Aniversrio do Rui Albuquerque

    No dia 1 de abril meu saudoso amigo Rui Batista Albuquerque Martins estaria celebrando seu aniversrio natalcio. Cer-tamente Rui comemoraria como fez sem-pre com seus lhos, netos e os amigos que convivia no meio jornalstico e publicitrio. A lembrana de suas dcadas de vida con-tinua estampada na memria de quem o conheceu. Ele que veio de Apia, no Vale da Ribeira, conquistou na simplicidade e sa-bedoria a amizade dos sorocabanos. Sabia escrever com maestria e entrava na alma das pessoas com seus toques nas teclas do computador. Nossa histria longa, da dcada de 70. Aprendi muito com o Rui e, aqui na redao do Jornal Ipanema, ns realizamos os ideais de fazer da escrita o elo da corrente com o leitor. Gostava de ver uma de suas frases preferidas do Leo-nardo da Vinci: A simplicidade o ltimo grau de so sticao estampada em suas mensagens na rede social. Outra sacada do Rui era do escritor e pensador francs Andr Mairaux: Para fazer um homem so necessrios 60 anos, e no 9 meses. Ponto para o Rui Albuquerque que soube em sua histria ser o lho, pai, av, amigo e compa-nheiro de pessoas como a Eliana Daud em uma jornada de cumplicidade de vida. No haver tristeza por aqui nessa data sem o Rui, pois sua vida sempre foi alegria e par-tilha do dom de ser feliz. Ele se expressava com ensinamentos primorosos e levava seus leitores de vrios livros e artigos a re- etirem em si mesmo. Uma dessas frases, prolas em generosidade humana dizia: s vezes a pessoacertaque voc precisa en-contrar em sua vida voc mesmo. Posso dizer que o Rui Albuquerque mesmo ten-do passado por perdas dolorosas em sua famlia sempre soube olhar para o alto e agradecer o dia de hoje e o amanh que chegou de surpresa para lev-lo prematu-ramente ao paraso.

    Deixo nesta homenagem recordando o dia do seu nascimento, onde o primei-ro chorinho de vida ecoou no casaro da pequena Apia, tornando-a grande em oferecer cidados emritos e sbios para o Brasil. Rui contribuiu com sua esposa An-gela na Escola de Pais do Brasil por muitos anos. Presidente da Associao Sorocabana de Imprensa e membro da Academia So-rocabana de Letras entre tantas entidades soube retribuir com seu carisma de comu-nicador o que a vida lhe proporcionou de maior: amar o prximo!

    Gosto de assistir TEDx. So pequenas palestras de pensadores que nos ensinam muito. Assisti apresentao de um estudo sobre felicidade e quei encantado. Resolvi resumir para voc, leitor. Robert Waldinger inicia com a seguinte pergunta: O que nos mantm saudveis e fe-lizes enquanto passamos pela vida?Em seguida apresenta os resultados do Estudo de Desenvolvimento Adulto, de Harvard, que j dura 75 anos e acompanhou 724 homens, que hoje esto na casa dos 90 anos.Eis a primeira frase: A mensagem mais clara que tiramos desse estudo de 75 anos esta: bons relacionamentos nos mantm mais feli-zes e saudveis. Ponto Final.Depois ele mostra as 3 grandes lies sobre relacionamentos:

    1) Conexes sociais so muito boas. Solido mata. Pessoas que esto mais conectadas com a famlia, amigos e comunidade, so mais felizes, mais saudveis e vivem mais do que as pessoas que tm poucas conexes. A experi-ncia de solido txica. Pessoas isoladas so menos felizes, sua sade decai precocemente, seu crebro se deteriora mais cedo e vivem vidas mais curtas do que aqueles que no so solitrios.

    2) Voc pode sentir-se s numa multido ou num casamento. Ento a segunda lio que no apenas o nmero de amigos que voc tem, e no se voc est ou no em um re-lacionamento srio, mas sim a qualidade dos seus relacionamentos mais prximos que im-porta. Casamentos con ituosos, sem muito afeto, so ruins para a nossa sade, talvez at pior do que se divorciar. Viver em meio a relaes boas e reconfortantes nos protege.

    3) Relaes saudveis protegem no apenas nossos corpos, mas tambm nossos crebros. Estar em um relacionamento ntimo e estvel com outra pessoa aos 80 anos algo pro-tetor, pois se pode contar com outra pessoa em caso de necessidade. Isso preserva a memria por mais tempo. Pessoas em relacionamentos nos quais sentem que no podem contar com o outro, so as que acabam tendo decl-nio de memria mais cedo. Encerro esse texto com a frase de Mark Twain: No h tempo, to curta a vida, para discus-ses banais, desculpas, amarguras, tirar satisfa-es. S h tempo para amar, e mesmo para isso, s um instante.

    Ruim de matemticaSalatiel Hergezel, presidente do Sindicato dos Servidores Pblicos Municipais de Sorocaba, publicou na pgina de rede social da entidade Carta de Repdio Rdio Ipanema e teceu uma srie de adjetivos caluniosos, injuriosos e difamatrios contra Francisco Pagliato Neto (proprietrio da emissora e comentarista do Jornal da Ipanema, da Rdio Ipanema) e contra mim, que apresento o quadro O Deda Questo. Tanto Francisco quanto eu reagimos no Jornal da Ipanema. Mas que-ro chamar a ateno a um fato, manifesta-do por Salatiel, em sua Carta de Repdio: Qualquer criana em incio de alfabetiza-o sabe que 3+3+2=8. Quanta burrice! No me resta usar a expresso de sabedoria popular para entender a braveza de Salatiel: O pior burro aquele que no quer enten-der. Est exaurida em postagens anteriores que a soma de 3% (para 12 meses) + 3% (por 2 meses) + 2% (por 3 meses) no d 8%. Apenas um teimoso, como um burro, para insistir que d 8%. Os servidores pbli-cos, obviamente, entenderam minha conta e j sabem que ao longo deste ano, sobre seu salrio de dezembro de 2015, haver somente um aumento de 4.8%. E desde ento esto se expressando nas redes sociais sobre o que pensam deste presi-dente do sindicato.

    Prejuzo aos servidoresNo bastasse ter acreditado que havia con-seguido 8% de reajuste ao servidor, quando obteve 4,8%, Salatiel Hergezel, presidente do Sindicato dos Servidores Pblicos Municipais de Sorocaba, prejudicou pesadamente os 2675 funcionrios que tem o piso salarial mais baixo dos 11 mil funcionrios pblicos. Isto porque, inicialmente, a prefeitura havia ofere-cido para estes pro ssionais um reajuste de 11.5%, ou seja, acima da in ao de 10.48% de 2015. O piso salarial pularia dos R$ 1.246 para R$ 1.390. O sindicato disse no a este tpico da proposta que aumentaria em mais de R$ 100,00 o salrio desse mais humilde servidor que, agora, ter R$ 60,00 a mais no salrio. Claro que ele fez isso por no saber fazer uma conta de soma. Que outra razo haveria para ele querer prejudicar o trabalhador?

    Ruim de matemtica (2)Assembleia do Sindicato dos Servidores Muni-cipais realizada no dia 30 de maro no apro-vou as contas da gesto de Salatiel e nomeou uma Comisso de Associados para apontar as inconsistncias dos dados apresentados para nova assembleia daqui 60 dias, ou seja, de-monstrou que os conselheiros scal e delibera-tivo tambm deixaram a desejar na scalizao dos atos da diretoria e na elaborao dos rela-trios das receitas e despesas, apesar da obri-gao estatutria destes representantes eleitos. Cabe lembrar que no Sindicato dos Servidores j ocorreu destituio de presidente e anteci-pao de eleio por determinao judicial por questes envolvendo prestao de contas nos anos de 1993 a 1995. Tambm se encontra na justia ao judicial movida por duas asso-ciaes contra a atual gesto, que culminou inclusive com a queda do ex-diretor nanceiro, Manoel Francisco.

    Secretrio explica negociaoO secretrio de Governo da Prefeitura de Soro-caba, Joo Leandro da Costa Filho, entrou ao vivo no Jornal da Ipanema da Rdio Ipanema, durante entrevista da qual participei, para falar sobre o processo de negociao do reajuste sa-larial dos servidores. Informei ao secretrio que nas redes sociais muitos servidores estavam in-dignados ao saber que o ndice de reajuste ser de 4,8% e no de 8% e alguns disseram que a prefeitura enganou o sindicato. Quis saber se este termo enganar era pesado. O secretrio a rmou que sim porque os integrantes da di-retoria do Sindicato dos Servidores Pblicos puderam falar o que desejavam, que a con-versa foi dura e com total liberdade. Ele a r-mou que houve muita clareza e franqueza na apresentao dos ndices e dos prazos a serem aplicados no salrio e que no se pode a rmar que algum foi enganado. Ou seja, o presidente do sindicato, Salatiel Hergezel, sabia o que estava acordando. Jos Roberto Ercolin insistiu com o secretrio e quis saber: a nal o reajuste foi de 8% ou de 4,8%. O secretrio, um tanto constrangido, no respondia e Francisco Pagliato Neto a rmou que ele estava sendo mais liso que quiabo. O comportamento do secretrio no deixou dvida sobre a verdade: o reajuste de 4.8%.

  • JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016 5

    William Cardoso/ Folhapress

    A gripe veio com tudo neste ano e j preocupa especialistas. A melhor forma de amenizar a doena tomar a medicao assim que comearem os sintomas. E a vacinao o nico jeito de reduzir os riscos de contrair a doena. As drogas so mais efetivas nas primeiras 24 horas e at 48 horas aps o incio dos sintomas. Essas mesmas drogas so efetivas em profilaxia [preveno], afirma Jacyr Pasternak, infectologista do Hospital Albert Einstein. Os sintomas mais graves da gripe ocorrem em obesos, grvidas, idosos, pessoas com doenas pulmonares, en sema, asma brnquica e crianas com desnutrio. O porqu no est totalmente claro, nem est

    Um sorocabano na presidncia do Secovi-SPO empresrio Flavio Amary est na presidncia do Secovi-SP no binio 2016-2018. Seu nome foi referendado por 97,2% dos votos vlidos, conferindo ao presidente do Sindicato da Habitao ampla legitimidade para conduzir a entidade. Flavio Amary acumula 23 anos de atividades no mercado imobilirio e no Secovi-SP. A solenidade de posse contou com a presena de muitos convidados e autoridades em mbito nacional.

    Gripe em idoso coisa sria e vacina nica forma de evit-la

    claro tambm por que pessoas aparentemente normais tm in uenza [gripe] grave, diz Pasternak. Segundo o geriatra Paulo Camiz, a gripe tende a ser mais perigosa em idosos e em pessoas debilitadas porque, alm de descompensar a doena de base, tende a durar mais e a causar um dano maior. Possibilita muitas vezes a infeco por outros agentes infecciosos [bactrias, por exemplo], que j atuariam num organismo previamente debilitado pela gripe, a rma. Entre as complicaes decorrentes da doena, a mais temida a pneumonia bacteriana. Infectologista do Hospital do Corao, Guilherme Furtado a rma que tem notado um aumento no nmero de casos de gripe no pronto-socorro neste ano, mas ainda no sabe o motivo. Comeou de dez dias para c, nas ltimas duas semanas. Percebemos nas consultas. um dado preliminar, ainda no d para saber se haver um crescimento rpido.Segundo Furtado, o aumento no nmero de casos de gripe est normalmente relacionado chegada do tempo frio, no incio do outono. Neste ano, apareceu mais cedo, diz.

    Flvio Amary com familiares

    O ministro das Cidades, Gilberto Kassab; o governador de SP, Geraldo Alckmin Filho; Flvio Amary e sua esposa Isabel Amary

    O vice-presidente, Michel Temer, Marta Suplicy e o presidente do Secovi-SP

    Renato Amary, com o fi lho, e Margarete Christofani

    Esporte / Nutrio / Fitness / Terapia / Bem-Estar / Sade / [email protected]

    GABY CAMARGO PUSTIGLIONE

    O 5

  • 6JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 20166

    Felicidade a palavra que de ne minha amiga Ilka Santos Latuf que comemorou mais uma data. Aproveitou e comemorou com a sel e woman, Vivi Cleto Barbo, que tambm aniversariou. A festa foi animada, Ilka estava linda e elegante como sempre, muitos amigos queridos passaram para beij-la. Quer coisa melhor?

    Vivi Cleto e Ilka Latuf

    Marina Molfi Ramalho

    Rosani Guariglia

    Diego Rodrigues

    Adriana Gonalves

    Medalha fica com votorantinense O votorantinense Piero Garcia conquistou a medalha do 4 Campeonato Paulista Estreantes de Musculao 2016 da liga LPM-NABBA-SP, em Osasco. Ele compete na categoria Class 3 at 1,72 metro de altura. Piero comentou: num dos campeonatos mais importantes do cenrio paulista, esta medalha vem consolidar a minha trajetria como siculturista. Pretendo continuar competindo e, com o mximo de apoio possvel, batalhar pela vitria em outros campeonatos. Ele treina desde a adolescncia e competiu pela primeira vez aos 17 anos, vindo a se formar em educao fsica e se especializar como personal trainner.

    Sorocabana vai participar das Olimpadas Handebol e polo aqutico so, para Maria Claudia Crepaldi Vieira, de 28 anos, as paixes de sua vida. Hoje, ela atleta pro ssional da categoria adulto da Seleo Sorocabana de Handebol. Em abril e agosto, no entanto, desfalcar o time o que normalmente no comemorado por um atleta. No seu caso, ser. Isso porque ela vai representar a cidade nas Olimpadas 2016, no Rio de Janeiro, como membro da comisso de arbitragem do polo aqutico. Sobre os desfalques Seleo Sorocabana enquanto estiver envolvida com as Olimpadas, a atleta, que joga como piv, acredita que haver compreenso da tcnica Aline Maria da Silva e da auxiliar Aline Rosas, a Par.

    CAMPEONATO PAULISTA: O So Bento joga neste sbado (2), s 10 horas, em Osasco, contra o Audax. Basta um empate para o Azulo garantir a sua classi cao para a prxima fase. J o Atltico Sorocaba joga seu ltimo jogo neste domingo (3) da A-2, s 10 horas, no Canind onde enfrentar o a Portuguesa. O Atltico Sorocaba j est rebaixado e joga pela Srie A-3 em 2017. E neste domingo (3) o clssico da rodada ca por conta de Palmeiras e Corinthians que se enfrentam s 16 horas, no Pacaembu. J nas quadras, a Liga Sorocabana de Basquete (LSB) est fora dos playo s do Novo Basquete Brasil 2015/2016 (NBB 8). A LSB foi derrotada pelo Paulistano por 81 a 65 no Ginsio Municipal de Esportes Gualberto Moreira.

    Mar

    cos

    Ferr

    eira

    [email protected] / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

    PAULINHO GODOI

    Esporte / Nutrio / Fitness / Terapia / Bem-Estar / Sade / Beleza

  • JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016 7

    Impeachmentconstitucional ou golpe?

    Com o incio do processo do impeachment da presidente Dilma Rousse (PT) na Cmara dos Deputados, dois argumentos, dos grupos favorveis e contrrios, passam a ecoar pela nao. A nal, o pedido para que a chefe do Executivo Nacional deixe o cargo amparado por bases constitucionais ou trata-se de uma tentativa de opositores para forar a sada da presidente eleita?

    Especialistas opinam sobre este processo e comentam os efeitos da ao para o cenrio poltico brasileiro.

    Reportagens:Erick Rodrigues / Alana DamascenoCida Haddad / Cristiane Carvalho

    Nas ruas, um grupo de manifestantes sai em marcha car-regando faixas, cartazes e entoando cantos que pedem a sada da presidente do Brasil. Impeachment j, fora Dilma, so algu-mas das palavras mais ouvidas nesses movimentos. Do lado oposto, h quem conteste o posicionamento e se coloque em defesa do governo federal. No vai ter golpe!, dizem, com os mesmos recursos sonoros ou visuais, aqueles que acreditam na conduta dos que ocupam o poder central da nao.

    O Brasil vive o incio de um processo de impeachment da presidente Dilma Rousse (PT), que corre atravs de uma co-misso criada na Cmara dos Deputados, em Braslia. No pedido, feito pelos juristas Hlio Bicudo, Miguel Reale Jr. e Janana Pascoal, h argumentos de que a presidente cometeu atos contra a probida-de da administrao e leis oramentrias. Agora, os 65 deputa-dos que formam a comisso ouvem as partes envolvidas e de-vem emitir um parecer sobre o impeachment, que ser levado votao no plenrio. Mas, antes de pensar na deliberao dos parlamentares, j so comuns opinies favorveis e contrrias instaurao do procedimento.

    O impeachment um instrumento jurdico que deve ser aplicado quando o presidente da Repblica responsabili-zado por crimes de responsabilidade ou por um processo na esfera criminal, que obrigam seu afastamento. A de nio foi dada pelo advogado, ex-prefeito de Sorocaba e ex-deputado federal Theodoro Mendes, que no acredita no uso constitu-cional do procedimento como um golpe. Impeachment no golpe. Golpe o uso indevido e irregular do instrumento constitucional chamado impeachment. o que aconteceria se,

    de repente, para derrubar o governo, usam-se meios que no con guram crime de responsabilidade, a rma.

    Por crimes de responsabilidade, conforme estabelece a Constituio Federal, podem ser entendidos aqueles que atentem contra a existncia da Unio; o livre exerccio do Po-der Legislativo, Judicirio, Ministrio Pblico e demais poderes constitucionais da federao; os direitos polticos individuais e sociais; a segurana interna do Brasil; a probidade na adminis-trao; a lei oramentria; e o cumprimento de lei e decises judiciais. Segundo Mendes, os argumentos do pedido de im-peachment que est sendo analisado pela Cmara dos Depu-tados enumera uma srie de fatores que so associados pelos autores a crimes contra a lei oramentria e ao cometimento de improbidade administrativa da presidente.

    Apesar das alegaes dos juristas, o advogado declara no ver, ainda, uma situao de grave crime de responsabilidade atribudo Presidente da Repblica. Acho que, no m, pode haver a queda da presidente, se for aprovado o impeachment, mas ser em decorrncia dos atores que a cercam, do prprio PT e de grande parte do PMDB, que hoje derruba a Dilma cri-ticando o governo do qual foram partcipes o tempo todo, como se no tivessem aprovado todas as determinaes do governo federal ou participado de ministrios. Para ser concre-tizado, explica Mendes, o parecer, dado pela comisso especial de deputados, precisa ser aprovado por dois teros da Cmara, o que corresponde a 342 parlamentares. Com esse aval, a pre-sidente afastada do cargo por at seis meses, prazo que de-

    pende do julgamento do Senado, que analisa o impeachment aps essa etapa, podendo concretiz-lo ou no. Todo esse rito para o impeachment foi de nido pelo Supremo Tribunal Fede-ral (STF), antes da criao da comisso. Para Mendes, a anlise do Judicirio sobre a questo surpreendeu. Eu concordo que quem tem que xar o procedimento o Poder Legislativo, e no o Judicirio, que tem um limite para exercer a funo legislativa. Em assuntos do Poder Legislativo, eu acho meio inconveniente que o STF venha a se imiscuir em uma atribuio do Congresso Nacional, opinou. No rito do impeachment proposto pelo STF, uma questo deixa o advogado preocupado. Eu vejo com cer-ta preocupao a deciso do STF de que o Senado pode prati-camente revogar o que a Cmara aprovar, confessa.

    Se todo o processo correr favorvel ao impeachment de Dilma, quem assumiria a presidncia o vice, Michel Temer (PMDB). Para Theodoro Mendes, o cenrio no sofreria modi caes. Eu no acho que as coisas se modi quem. O Congresso continua sendo o mesmo e o novo presidente ter que agir com os mesmos ato-res que hoje agem no governo Dilma, apenas com algumas excees. O protagonista muda, mas os atores coadjuvantes so os mesmos, pois so eles que do a sustentao que um governo precisa, opina. A presena do PMDB no mais alto escalo do Palcio do Planalto tambm motivo de preocu-pao para o advogado. O PMDB atual no o de Ulysses Guimares, Tancredo Neves e Franco Mon-toro, justi ca. Para ele, nem mesmo o julgamento da ao no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que prope a cassao da chapa Dilma/Temer sob a alegao da utilizao de dinheiro de corrupo na campanha elei-toral de 2014, alteraria o cenrio poltico atual. Vamos supor que a chapa completa seja alijada do poder, vai haver eleies apenas para isso, mas o Congresso con-tinua o mesmo. A, teramos que ver como esse novo presidente iria conseguir manter uma maioria, com a qual ele no se elegeu concomitantemente. Continu-aria do mesmo jeito. A nica soluo seria se houvesse eleies gerais, acabando com o mandato de parla-mentares, presidente e vice. Isso talvez fosse uma res-posta melhor para as ruas, que no querem nenhum dos lados, destaca.

    Quem assumiria? Theodoro Mendes, advogado, ex-prefeito de Sorocaba

    e ex-deputado federal

    Eric

    k Ro

    drig

    ues

    Processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) est sendo conduzido na Cmara dos Deputados

    CAPA

  • 8JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016

    A tese de que h um golpe contra a presidente Dilma Rousse em curso, atravs do processo de impeachment, defendida pelo jornalista e professor uni-versitrio Jlio Csar Gonalves. At o mo-mento, nada se provou, diz.

    Segundo ele, essa viso no susten-tada apenas por aqueles que defendem o governo federal. falaciosa a a rmao de que s quem pr-governo acredita que uma eleio legtima est correndo risco. Seria o mesmo que supor que to-dos os que esto contra a Dilma so a favor de Eduardo Cunha, sabidamente um corrupto e ladro, condutor do proces-so de impeachment. Quem a rma estar em risco um mandato legtimo so respeitveis juristas, cientistas sociais, historiadores, en- m, cidados preocupados com a defesa da Constituio atropelada nesse processo.

    J o professor universitrio Luiz Leite posiciona-se a favor do impeachment. Como cidado e levando em conta o sentimento que a maioria da populao brasileira carrega em relao aos fatos geradores do pedido de impeachment e considerando aquilo que a Constitui-o Brasileira estabelece para o nosso sistema presidencialista, no tem como no concordar com o impedimento da presidente, afirma.

    Leite no concorda, ainda, com a utilizao do termo golpe para de nir o processo. Golpe seria o descumprimento constitucional estabelecido para impe-dimento da presidente. Como h pou-cos dias, a pedido da Cmara Federal, o Supremo Tribunal Federal estabeleceu o rito do processo do impeachment, se isso for golpe o STF acabou de regulamentar o processo do golpe conforme de ne a Constituio.

    Independente do resultado do pro-cesso ou de quem vai assumir a presidn-cia, Leite ainda opina sobre os efeitos da crise poltica brasileira. Quanto aos mui-tos problemas criados nos ltimos anos levaremos tempo para solucionar e tudo depender de forte coalizo poltica e muitos remdios amargos para ns brasi-leiros, declara.

    Gonalves tambm naliza re etindo sobre o futuro do pas. A soluo dos pro-blemas do Brasil, pelo que se assiste hoje, ainda est longe. Todo avano destes l-timos anos est sendo barrado por uma elite que no aceita mudanas e o pas est voltando pra trs. Parodiando Grams-ci, enquanto o velho est agonizando e o novo no surgiu, estamos na penumbra. E isso facilita o aparecimento de monstros, como Berlusconi na Itlia. S espero que tenhamos mais sorte!.

    Opinies sobre o impeachment

    Para testar o conhecimento das pessoas a respeito do impeachment, a equipe de reportagem do Jornal Ipanema entrevistoualguns moradores de Sorocaba, de diversas pro sses.

    Fala Povo

    1 - O que o impeachment?

    2 - Quem pode fazer um pedido de impeachment?

    3 - Caso um pedido de impeachment seja aceito, o que acontece em seguida?

    4 - O ex-presidente Fernando Collor sofreu impeachment?

    1. O povo se une e pede a sada do presidente.

    2. O povo (eu acho). Mas precisa de embasamento para solicitar a sada, acho.

    3. O vice assume.

    4. Sim.

    Jos Iran da Silva, encarregado de logstica, 56 anos

    1. O impeachment um processo feito com denncias de crimes contra o presidente. Votada pela Cmara e Senado, ele ca impedido de presidir.

    2. Qualquer pessoa pode entrar com pedido de impeachment, que depois avaliado se a denncia faz sentido ou no.

    3. Se for autorizado, o pedido de impeachment vai para a Cmara dos deputados e criada uma comisso para investigar o caso.

    4. Collor foi o primeiro presidente eleito por voto a sofrer impeachment e o rito que segue hoje pelo STF baseado no impeachment de Collor. O que valeu para ele, vale para a Dilma.

    1. Essa palavrinha difcil signi ca impedir uma autoridade de governar ou impugnar um mandato de continuar.

    2. Como leigo no assunto, mas como jornalista sempre busco entender como esse assunto funciona, at porque algo que monopoliza os noticirios, creio que qualquer pessoa pode protocolar um pedido de impeachment, depois disso ele analisado para saber se ele tem sequncia ou no.

    3. Depois de todo rito processual e se o impeachment for consumado, o vice-presidente assume o governo.

    4. Collor foi eleito como o grande salvador da ptria, mas pouco tempo depois de assumir, se viu no meio de uma grande crise econmica, con scou as poupanas para tentar frear a in ao. O governo foi bombardeado com denncias de corrupo. Com o impeachment de Collor, Itamar Franco assumiu o governo federal. Mesmo absolvido pelo STF em 1994, Collor perdeu os direitos polticos por oito anos e se elegeu senador por Alagoas em 2006, cargo que ocupa at hoje.

    1. um processo contra as altas autoridades governamentais acusadas de cometer crimes, como abuso de autoridade, por exemplo.

    2. O pedido pode ser feito por algum membro da Cmara, parlamentares ou qualquer eleitor, mas essa s a ponta do iceberg.

    3. O vice assume e para tir-lo de l precisaria de outro processo de impeachment. 4. Sim.

    1. Impeachment um processo previsto na Constituio Federal que visa destituir do cargo autoridade em caso de faltas graves no mandato.

    2. Qualquer cidado brasileiro pode fazer o pedido.

    3. No caso de ser aceito, o processo de impedimento votado na Cmara e a presidente afastada. Em caso de condenao, a presidente destituda do cargo e no retorna.

    4. Sim, o ento presidente Collor passou por esse processo. Lembro me bem, pois fui um cara pintada.

    Elisa Alves,corretora de veculos, 36 anos

    Arquivo Pessoal

    jornalista, 29 anos

    Marcel Marques, fotgrafo, 26 anos

    Vitor Saulo de Oliveira, consultor de vendas, 44 anos

    Arquivo Pessoal

    Arquivo Pessoal

    Arquivo Pessoal

    Arquivo Pessoal

    Leia a reportagem completa e a resposta de cada pergunta no Portalwww.jornalipanema.com.br

    CAPA

    O que foi perguntado:

    Gerson Jnior,

  • NEGCIOS &2 de abril de 2016 - edio 861

    www.jornalipanema.com.brOPORTUNIDADES

    H cerca de quatro anos, a Econopac Brasil, em-presa do grupo PPI Worldwide, dedicado promo-o do consumo de massa e ao desenvolvimento de brindes exclusivos, transferiu suas atividades da capital paulista para uma cidade do interior.

    A indstria partiu de mala e cuia, levando, in-clusive, os colaboradores mais antigos. Helio Baral-di, diretor, conta que os pro ssionais apostaram na qualidade de vida que ganhariam com a mudana. Tnhamos um plano de incentivo e todos estavam muito favorveis ideia, em busca de segurana e de mais tempo em famlia, assim como fugir do trn-sito, lembra.

    Segundo o empresrio, a partir desse desejo, uma consultoria especializada realizou pesquisa para identi car o melhor local para a instalao da fbrica. Depois de selecionar as dez melhores op-es, dentro de um raio de 100 km da cidade de So Paulo, identi cou um condomnio empresarial, em Votorantim, como a alternativa ideal.

    Com custos xos de operao reduzidos e isen-

    Cresce procura por condomnios industriais,empresariais e logsticos no interior paulista

    o de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o Bandeiras Centro Empresarial, de Votorantim, tam-bm foi o escolhido para a ampliao da unidade brasileira da fabricante de ltros para ar condiciona-do AAF Internacional.

    Comparativo entre as despesas xas operacio-nais de uma empresa com uma ocupao de 1.000 m de rea construda, localizada na rua ou beira de uma rodovia versus outra, dentro de um condo-mnio empresarial, indica economia mdia de cerca de 35%, a favor do complexo empresarial. Por isto mesmo, pesquisas com empresas de administrao e comercializao de condomnios empresariais, industriais e logsticos apontam crescimento de 15,5% na entrega desse tipo de imvel em 2015 (1,1 milho de m de novas reas), na compara-o com o ano anterior. Destes, mais de 85% fo-ram inaugurados no interior paulista, apenas no primeiro trimestre do ano.

    Joo e tila Abreu, respectivamente diretor- geral e diretor de marketing do Bandeiras, desta-

    cam, ainda, o sistema de monitoramento de alta tecnologia, que soma um investimento de implantao superior a R$ 1 milho, com portaria e vigilantes 24 horas, alm do restau-rante comum e da limpeza externa, todos eles com custos de manuteno compartilhados. Por isso tudo somos muito procurados pe-las empresas e continuamos, mais ainda, em tempo de crise. Na ponta do lpis, a economia mdia mensal da instalao de uma empresa instalada no Bandeiras Centro Empresarial gira em torno de R$ 10 mil, por ms, sem men-cionar a qualidade superior dos servios de portaria, segurana e limpeza, frisam. Outras empresas, como: Toyota, Pilkington, Eaton, Tavrida, TK Logstica e Thomas Greg & Sons igualmente mantm instalaes no Bandeiras.

    Essas vantagens tambm zeram com que, neste ano, o diretor da Econopac apos-tasse na instalao de mais uma empresa no condomnio industrial.

    Alana Damasceno

    tila Abreu, diretor de marketing do Bandeiras

  • 2 JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016IPANEMAAMBIENTE

    A nova linha da luminrias da Trans-Eltrica Iluminao, Copper Pipe, so peas de mesa com design industrial. Os Tubos de cobre ganham forma com a Linha Copper Pipe. O design industrial est super em alta e as luminrias Wrecking Ball, Tripod, Naja, Stove e Macaw. Indicados para salas,

    Luminrias de mesa ganham design industrialA linha de luminrias Copper Pipe novidade

    ARQUITETURA, CONSTRUO E DECORAO

    livings, quartos, escritrios e outros ambientes que priorizam originalidade e muito estilo na hora de iluminar. A Trans-Eltrica Iluminao uma loja da capital (rua da Consolao, 2214) que atende encomendas de todo o Brasil. Mais informaes: (11) 3255-9925 ou www.transeletrica.com.br.

  • JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016 3

  • 4 JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016

  • JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016 5

  • 6 JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016

    Numa construo ou reforma, optar por mveis planejados pode representar uma signi cativa economia de tempo e dinheiro, alm de oferecer personalizao ao projeto e praticidade em sua execuo. Essa a opi-nio da designer de interiores, Guta Temple,

    Mveis

    ajudam na personalizao, praticidade e economia de tempo e dinheiro

    planejados

    de Sorocaba. Recentemente, a profissional foi procurada por um casal de jovens e sem filhos para decorar um apartamento de 105m2. Eles queriam conciliar os estilos contemporneo e rstico, aproveitando elementos adquiridos anteriormente com

    a inteno de decorar outro ambiente, bem maior que este, conta Guta.

    designer, o casal apresentou uma solicitao especial: o projeto deveria proporcionar conforto e praticidade. Por isso que, no desenvolvimento do projeto,

    IPANEMAAMBIENTE

    ARQUITETURA, CONSTRUO E DECORAO

  • JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016 7

    Guta lanou mo dos mveis planejados. Este tipo de recurso evoluiu muito nos ltimos anos e deixou de ter a cara de mveis sem personalidade, frios, pasteurizados e fabricados aos milhares, explica. Se-gundo a designer, o mobilirio fixo da casa um grande investimento, precisa durar muito tempo, ser resis-tente, leve, bonito e prtico. Assim, ainda de acordo com Guta, vale a pena pesquisar bem quais so as boas empresas da rea e como tirar o melhor proveito dos mveis pla-nejados. Atualmente, as grifes de

    planejados dispem de solues para to-dos os ambientes internos da casa, como cozinha, lavanderia, banheiro, closet, home theater e home office, e a parceria com designers e arquitetos otimiza o processo, alm de trazer personalidade aos ambien-tes. Neste projeto especfico, Guta optou pela Casallegro, que tambm fabrica, por meio de uma empresa do grupo, os m-veis planejados que comercializa. Utilizei o recurso na varanda gourmet, cozinha, la-vabo, banheiro, dormitrios, home theater e lavanderia, revela. Conseguimos unir be-nefcios importantes, como personalizao, praticidade e economia, tanto de tempo de

    obra quanto de dinheiro, enumera. A designer ressalta que a escolha desse fornecedor deve ser criteriosa. preciso ateno aos materiais que so utilizados na fabricao, as garantias dos prazos de entrega, a exatido do projeto e, principalmente, ao ps-venda, destaca.

    IPANEMAAMBIENTE

    ARQUITETURA, CONSTRUO E DECORAO

    SZS Assessoria de Imprensa

  • 8 JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016CLASSIFICADOS

    Advocacia

    Artigos para Festas

    Aulas e Cursos

    Diversos

    Esttica e Beleza

    Medicina e Sade

    Servios Profissionais

  • JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016 9

  • 10 JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016I PROGRAME-SE

    EXPOSIO NO MACS

    O Macs (Museu da Arte Contempornea de Sorocaba) recebe uma Mostra com obras do artista Aurelino dos Santos. O artista retrata, na maioria de suas obras, a vida urbana de Salvador, Bahia. A exposio Frente ao Mar do In nito permanece aberta para visitao, de tera a sexta, das 10 s 17 horas, no Chal Francs (avenida Afonso Vergueiro, em frente antiga Estao Ferroviria de Sorocaba).

    ESPECIAL BEATLESA banda cover dos Beatles, Get Back, se apresenta no Espetinhos da Villa (avenida Amrico Figueiredo, 1051 - Jardim Simus), a partir das 20 horas.

    NOITE DE ROCKA Banda Velotrol apresenta seu repertrio tocando os principais sucessos do rock no Jack Pub (avenida Domingos Julio, 715 Campolim). Aberto a partir das 19 horas.

    NOITE DO SUSHI

    O Parque Maeda realiza mais uma Noite do Sushi, com um cardpio variado de comida japonesa, alm de diversos pratos quentes como risoto de camaro, canelone e pernil pururuca. A partir das 20h30. Outras informaes: (11) 2118-6200.

    CAF COLONIALA Brumas Doceria oferece aos clientes, das 9h30 s 12 horas, seu tradicional caf colonial. A Brumas ca na avenida Sorocaba, 292 - Jardim das Magnlias.

    MOSTRA NO SESCA questo imigratria atual tomada como ponto de partida para a re exo sobre o preconceito tnico e racial tratada na exposio

    SBADO (2)Ns os outros. As obras artsticas que compem esse projeto expositivo transitam sobre as temticas da diversidade e da alteridade. Aberto para visitao das 10 s 18 horas.

    FEIRA DE TAPETESTapetes belgas, egpcios, chineses e turcos de vrios tamanhos e modelos esto na Feira de Tapetes Importados que acontece at 17 de abril no Iguatemi Esplanada (avenida Gisele Constantino, 1850). O evento acontece no Ala Sul, piso Votorantim.

    HOVERBOARD

    O Shopping Cidade Sorocaba (avenida Itavuvu, 3.373) recebe uma pista para que o pblico curta o hoverboard, uma espcie de skate eltrico. Os valores do passeio variam de acordo com o tempo de utilizao do hoverboard. A atrao ca no complexo at maio.

    LYS ARAJOA cantora traz muito samba e MPB ao vivo em um estilo especial. A partir das 20 horas na Chopperia Cancian (avenida Santos Dumont, 400 Jardim Ana Maria). Informaes 3232-2847.

    EXPOSIO NO SESCPalavras e frases em diversos lugares do Sesc Sorocaba, dentro da exposio Eu sou o outro propem a re exo sobre a di culdade humana de lidar com a diferena e como isso pode levar intolerncia. Aberto para visitao das 10 s 18 horas.

    SHOW NO SESC

    Num show costurado por divertidas canes caipiras, o violeiro Paulo Freire vai provar, s 13 horas, no Sesc Sorocaba, que no mente contando histrias de caadas fabulosas e pescarias impossveis, a verdade sobre

    o casamento, a ona virada do avesso e como virou cunhado de lobisomem, tudo fundamentado por msicas e conversa com o pblico.

    EXPOSIO NO JARDIM BOTNICOCompletando dois anos de existncia, o Jardim Botnico Irmos Villas-Bas promove diversas atividades. Uma das atraes a exposio Est crescendo o nosso Jardim. A mostra conta com painis que apresentam um pouco do dia a dia do Jardim Botnico e as suas principais conquistas nestes dois anos de existncia. O Jardim Botnico ca nas ruas Pedro Wurschig e Miguel M. Lozano - Jardim Dois Coraes.

    SHOW DO TIAGO IORC

    O cantor Tiago Iorc faz show s 21 horas no Teatro Municipal Teotnio Vilela. Na apresentao, ele apresenta seu novo lbum Troco Likes. Mais informaes: 0800-735 0550.

    ESPETCULO NA BIBLIOTECA INFANTILOs Causos de No Godinho, pea infantil interpretada pelo Grupo Barraco da V, ser encenada s 19h30, na Biblioteca Infantil Renato Sneca de S Fleury. O espetculo abordar a cultura caipira, seus causos, costumes, linguagens e mitos. A Biblioteca Infantil ca rua da Penha, 673 Centro.

    ROCK ALTERNATIVOO Asteroid Entretenimento apresenta a festa Luminous para todos que curtem Indie, Pop e Rock. Luminous recheada tambm com destaques do indie nacional ou internacional. A festa comea s 22 horas. O Asteroid fica na rua Aparecida, 737 Santa Roslia.

    PUB SOROCABAO melhor do indie, pop, rock, 1980s e lanamentos na casa mais badalada de Sorocaba. Os DJs Lauro Damini e Estevo

    PEA NO SESIO Sesi Sorocaba (rua Duque de Caxias) apresenta, s 19 horas, a pea Bagagem, que retrata o real signi cado do fantstico, de como ele pode ser magn co, ou at mesmo assustador, no passado, no presente, no futuro, na vida, na morte, na felicidade ou na tempestade, no trmino e no recomeo. Dessa forma, o espetculo ajuda a enxergar a essncia e transformao de cada um.

    SAMBAA Berlin Costelaria do Ptio Cian Shopping (avenida Afonso Vergueiro, 823) recebe o grupo Samba Rasgado, a partir das 16 horas.

    ESPETCULO ROMEU E JULIETAA pea, baseada na obra de William Shakespeare, e dirigida por Mrio Prsico, ser encenada s 18 horas, em comemorao aos 24 anos da Fundec (Fundao de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba). A Fundec ca na rua Brigadeiro Tobias, 73. Mais informaes: (15) 3233-2220.

    DOMINGO (3)

    Vieira comandam o som. O Pub ca na rua Saliba Mota, 104 Alm Ponte. Informaes: (15) 99772-3205.

    ESPETCULO DOMSTICASA pea ser encenada s 19 horas em comemorao aos 24 anos da Fundec (Fundao de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba). A Fundec ca na rua Brigadeiro Tobias, 73. Mais informaes: (15) 3233-2220.

    TEATRO O Teatro Nsmesmos apresenta neste sbado (2) Por que os Homens Mentem?, comdia, baseada na obra de Lus Fernando Verssimo. A pea traz no elenco os atores Alessandre Pi, Chic Ferreira, Christian Hilrio e Juliano Mazurchi, que interpretam mais de 30 personagens ao longo das diversas cenas. O espetculo, que tem direo de Heyttor Barsalini, retrata o principal tema, a mentira. O Teatro Nsmesmos ca na avenida Prudente de Moraes, 210 Sala 304 Vila Nova, em Itu. Informaes: (11) 4024-0852.

    EXHIBITION, COM CLUDIA MLLERCom uma coreogra a de gestos estratgicos e polticos e trazendo para primeiro plano questionamentos sobre os movimentos de construo, distribuio e agenciamento de uma obra, o Sesc Sorocaba apresenta neste sbado (2) o espetculo de dana Exhibition, criado por Claudia Mller. O espetculo ser apresentado gratuitamente, s 20 horas. O Sesc Sorocaba ca na rua Baro de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. Mais informaes: (15) 3332-9933.

    Isabela Senatore

  • 11 JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016

    avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista.

    ZOOLGICO QUINZINHO DE BARROS

    O espao rene cerca de 1,2 mil animais de 300 espcies, com 70% deles pertencentes fauna brasileira. um dos maiores acervos da Amrica Latina. Endereo: rua Teodoro Kaisel, na Vila

    EXPOSIO RIO SOROCABA Quem for ao Pao Municipal pode conferir a exposio fotogr ca Rio Sorocaba, instalada no andar trreo do prdio. A Mostra traz 18 fotos do rio Sorocaba em seus mais diversos ngulos, mostrando o Parque das guas, o Parque Linear, a ciclovia e at a j tradicional Expedio de barco pelo rio Sorocaba. O Pao Municipal ca na

    QUARTA-FEIRA (6) KUSTOM DAYA loja Revolver Kustom promove um evento que reunir DJ, chopps e hambrguer artesanal. O Kustom Day acontece a partir das 11 horas, na rua Santa Cruz, 377.

    EXPOSIO FACE DOS SENTIMENTOS O Ptio Cian (avenida Afonso Vergueiro, 823) comemora o Dia Internacional da Mulher com a exposio As Faces dos Sentimentos, que traz uma srie de pinturas em aquarela que explora a delicadeza do universo feminino. As obras so da artista plstica sorocabana Daiane Oliveira. A Mostra fica no shopping somente at neste domingo.

    CURSO DE TURISMO DA UFSCAR: 10 ANOS A partir das 10 horas, no auditrio ATLab, que ca no cmpus Sorocaba, acontece o incio das comemoraes dos 10 anos do curso de turismo da UFSCar. A abertura contar com a presena de autoridades e da professora Cntia Rejane Mller de Araujo que ministrar a conferncia: O papel dos Conselhos nas Polticas Pblicas de Turismo. O objetivo promover a re exo e o debate sobre o turismo e a participao dos muncipes e do trade turstico nos conselhos das cidades. O evento aberto para o pblico em geral.

    SEGUNDA-FEIRA (4)

    INSCRIES PARA ETECA ETEC Rubens de Faria e Souza est com inscries abertas nas reas: Eltrica/Eletrotcnica/Alimentos/Qumica/Ensino Mdio/Mecnica/Mecatrnica/Nutrio e Diettica/Logsticae e Servios Jurdicos. As inscries acontecem 4 a 8 de abril, das 13h30 s 16h30. Mais nformaes podero ser obtidas na Seo Pessoal da ETEC Rubens de Faria e Souza, na Avenida Comendador Pereira Incio, 190 ou por meio do telefone (15) 3233-1316. ESTGIOAt o dia 20 de abril, a UFSCar est com inscries abertas em seleo de estagirio na rea de Comunicao para o cmpus Sorocaba. Podem se inscrever estudantes que estejam cursando Comunicao Social, com habilitao em Jornalismo, a partir do segundo ano. Para se inscrever, o candidato dever preencher a ficha de inscrio disponvel no site www.concursos.ufscar.br e entreg-la no Departamento de Gesto de Pessoas do cmpus Sorocaba da UFSCar, junto com comprovante de matrcula do 1 semestre de 2016, emitido pela Instituio de Ensino Superior.

    TERA-FEIRA (5)

    Hortncia. Funciona de tera a domingo, das 9 s 17 horas.

    PARQUE DA BIODIVERSIDADEO Parque de Biodiversidade uma unidade de proteo integral. Sua funo principal proteger integralmente a fauna e a ora tpicas da regio, ampliando a proteo das reas de Proteo Permanente (APPs) dos a uentes do Rio Sorocaba, onde no permitida qualquer atividade ou interveno. Endereo: avenida Itavuvu, 11.500. Funciona de tera a domingo, das 8 s 17 horas.

    QUINTA-FEIRA (7)

    CONCERTO NA FUNDEC A Orquestra Sinfnica da Fundec, em comemorao aos 24 anos da Fundao, se apresenta s 20 horas. A apresentao acontece na sala da Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73 Centro). Informaes: (15) 3233-2220.

    FABIO LUZ NOS 24 ANOS DA FUNDEC Com participao especial de Fabio Luz, pianista com 50 anos de carreira, conhecido mundialmente, a Orquestra Sinfnica de Sorocaba sobe ao palco duas vezes para prestar homenagem ao aniversrio de 24 anos da Fundec

    (Fundao de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba). As apresentaes sero nesta quinta-feira (7) e domingo (10), s 20 e 19 horas, respectivamente. Na primeira parte do concerto, os msicos, regidos pelo maestro Eduardo Ostergren, vo tocar a Srie Brasileira, de Alberto Nepomuceno, em quatro movimentos: Alvorada na Serra, Intermdio, A Sesta na Rede e Batuque. Depois ser a vez de Fabio Luz mostrar o seu talento. Ele apresentar em parceria com os msicos da Sinfnica, o Concerto n2 em d menor, op.18, para piano e orquestra, de Sergei Rachmanino . EXPOSIO De 7 a 28 de abril ser realizada uma mostra fotogr ca em comemorao ao aniversrio da Fundec. O evento ser no salo de exposies. A Mostra reunir fotos do acervo da Fundec e contar com obras produzidas por Te lo Negro, retratando eventos como concertos da Orquestra Sinfnica de Sorocaba, apresentaes teatrais, instrumentais e de cantos. Alm dele, Mauro Tanaka e Juliana Piazza Fermi tambm tero fotos exibidas.

    DILOGO INTERRELIGIOSOComo parte da programao educativa da exposio Ns os Outros, dos artistas plsticos Letcia Barreto e Joaquim Marques, a lsofa Regina Proena, do Coletivo Fora da Caixa, promove no Sesc Sorocaba , s 19 horas um Encontro de Dilogo Interreligioso. Os convidados para esse encontro so: Pai Paulinho de Ogum (sacerdote da tradio africana do Ax Ogum Od), Carlos Eduardo Xavier (professor da tradio Crist Franciscana) e Priscila Veltri (representante do Budismo Tibetano do templo Odsal Ling de Cotia). O debate ser mediado por Regina Proena. professora, tradutora, graduada em Filoso a, Mestra em Comunicao e Cultura.

    SEXTA-FEIRA (8)

    GUNS N ROSES COVERA banda Guns Cover O cial Brazil, considerada a melhor banda Cover da Amrica Latina, se apresenta no Pirilampus Bar e Boliche (avenida Comendador Pereira Incio, 1081 - Vila Assis). O grupo sobe ao palco s 21 horas. Mais informaes: (15) 3211-8353.

    ESPETCULO NO SESIO espetculo Cinderela L L L ser apresentado s 15 horas, no Sesi Sorocaba. Na pea, Cinderela uma estilista com talento para o desenho, mas tem que lidar com duas irms invejosas e uma madrasta malvada. O Sesi Sorocaba ca na rua Duque de Caxias, 494 Mangal.

    I PROGRAME-SE

  • 12 JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016

  • 2 de abril de 2016 - edio 861www.jornalipanema.com.br

    IMVEIS&VECULOS

  • 2 JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016IMVEIS

  • 3JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016 IMVEIS

  • 4 JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016IMVEIS

  • 5JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016 IMVEIS

  • 6 JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016IMVEIS

  • 7JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016 IMVEIS

  • 8 JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016IMVEIS

  • 9JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016 IMVEIS

  • 10 JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016IMVEIS

  • 11JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016 IMVEIS

  • 12 JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016IMVEIS

  • 13JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016 IMVEIS

  • 14 JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016IMVEIS

  • 15JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016 IMVEIS

  • 16 JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016IMVEIS

  • 17JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016 IMVEIS

  • 18 JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016IMVEIS

    Apartamentos Vendem-se

    Terrenos

    Chcaras / Stios / Fazendas

    Avisos e Editais

  • 19JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016 IMVEIS

  • 20 JORNAL IPANEMA / 2 de abril de 2016IMVEIS