Jornal Jan - Outubro - Novembro - Dezembro - 2015 · O Grupo “Amigos de Sangue” foi criado em...

8
#0017 Ano V Outubro - Novembro - Dezembro 2015 Notícias Pgs. 6 e 7 Controle Financeiro Guia práco para ajudar no planejamento dos seus gastos Pg. 3 Jubilados Empresa apresenta os colaboradores de 2015 Jan 2015 Com treinamentos e informações, a empresa busca meios e soluções para superar a crise econômica, visando se fortalecer para momentos melhores. Pgs. 4 e 5

Transcript of Jornal Jan - Outubro - Novembro - Dezembro - 2015 · O Grupo “Amigos de Sangue” foi criado em...

#0017 Ano V Outubro - Novembro - Dezembro 2015

Notícias

Pgs. 6 e 7

Controle FinanceiroGuia prático para ajudar no planejamento dos seus gastos

Pg. 3

JubiladosEmpresa apresenta os colaboradores de 2015

Jan 2015 Com treinamentos e informações, a empresa

busca meios e soluções para superar a crise econômica, visando se fortalecer para

momentos melhores. Pgs. 4 e 5

2 Jan Notícias

ExpedienteCoordenação - Karina Crestani e Luciano Baumgardt (jornalista responsável Reg. Prof. 18.014 DRT/RS)

Projeto Editorial e Arte - Baumgardt Comunicação e Eventos - Fotos - Arquivo Jan e Baumgardt Comunicação e Eventos

Este informativo é uma publicação gratuita, dirigida aos funcionários da Implementos Agrícolas Jan S/A. Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião da empresa.

Confira edição online no site www.jan.com.br

O Grupo “Amigos de Sangue” foi criado em janeiro deste ano pela operadora de lo-gística da Jan, Simone Langaro, com o intui-to de reunir algumas pessoas para doarem sangue. A doação é realizada no Hemocen-tro de Passo Fundo, que faz coleta, seleção e distribuição do sangue para os hospitais de toda a nossa região. Hoje o grupo conta com 132 integrantes, tanto da Jan quanto de outras empresas da cidade.

O ato solidário, fraterno do grupo em salvar vidas, recebeu reconhecimento esta-dual. Em parceria com a Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde - FEPPS e a Secretaria Estadual da Saúde, o Gover-no do Estado do Rio Grande do Sul home-nageou 32 doadores regulares de sangue,

“Amigos de Sangue” recebe homenagem do Governadorpelo Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro. A so-lenidade foi realizada no Palácio Piratini e entre os homenageados estava o grupo “Amigos de Sangue”, representado pela sua idealizadora Simone Langaro, em 23 de no-vembro.

O grupo, que é um ótimo exemplo a ser seguido em toda a região, conta com o apoio da administração pública, que incen-tiva a atitude de todos os doadores. A Pre-feitura de Não-Me-Toque, fornece o trans-porte até o Hemocentro de Passo Fundo.

A Jan parabeniza a colaboradora Simo-ne Langaro, pela iniciativa e se sente hon-rada de fazer parte de tão importante ato de solidariedade e valorização da vida. Simone Langaro com o Governador

Promover a saúde e o bem-estar do co-laborador está entre as prioridades da em-presa, que durante o ano todo disponibiliza convênios médicos, consultórios odontoló-gicos e outros benefícios que visam a saúde do colaborador e seus familiares. O ponto alto destas ações há seis anos é a Feira da Saúde, que em 2015 aconteceu no dia 5 de dezembro e reuniu grande público. O even-to é promovido pela Jan e organizado pelo SESMT – Setor de Segurança e Medicina do Trabalho.

Durante todo o dia foram oferecidos: exame de visão, aurículo, avaliação nutricio-nal, escovódromo e saúde bucal, exame de glicose, exame de PSA (próstata), exame de TSH (tireóide), exame preventivo de colo de útero, ICQ (Circunferência Abdominal), IMC (Massa Corporal, orientações sobre dengue, orientações sobre DST e AIDS, quiropraxia (fisioterapia), verificação de pressão arte-rial, entre outros serviços que buscam o bem-estar do colaborador.

3Jan Notícias

Jubilados Jan do ano de 2015Neste ano mais um grupo de colabora-

dores da Implementos Agrícolas Jan, com-pletaram 10, 15, 20, 30, 35 e 40 anos na empresa. Pelos anos de dedicação, compro-metimento e empenho, o reconhecimento da empresa que sabe o valor do esforço de cada colaborador.

ANOS15

ANOS35ANOS40

ANOS20

ANOS30

Valdemar Wulff, Ademir José Schmitt, Valdoci dos Santos, Almiro Schmitt, Perceval da Silva, Mauricio da Silva Gomes, Roque Aires, Ademir Jose Doering e Paulo Rezende de Goes* Hilário dos Santos e Joaldo da Cruz Ferreira (não estão na foto)

Vanderlei Alberto Auler, Paulo Rogerio Schuster, Cristiano Walday Schreiner, Ademir Cristiano dos Santos, Rudinei Dias de Oliveira, Volni Althaus e Avelino Eliel Koehler

Lauri Pellenz, Osmar R. da Silva, João F. da Roza e Ari Xavier

Aldoir Pimentel

Luiz Sebastiany

Sergio Reis da Silva dos Santos

ANOS10

4 Jan Notícias

Inovação e conhecimento como estratégia para o crescimento

Uma das formas de superar as dificul-dades, como a crise econômica pela qual o Brasil vem passando, é se reinventar, criar, planejar, ampliar conhecimentos e acima de tudo se preparar para enfrentar a con-corrência, que nestes tempos torna-se mais acirrada. Também é preciso inovar, apre-sentar novos produtos, encantar o cliente e manter o ritmo de trabalho. Com este pen-samento positivo, a Jan não ficou parada, investiu em treinamentos, visitas técnicas e viagens de conhecimento, a fim de ampliar as alternativas para superar a crise.

Treinamento em HidrostáticaDurante os dias 17 e 18 de novembro, 31

funcionários da Implementos Agrícolas Jan,

dos setores Comercial, Engenharia, Quali-dade, Produção e Pós Venda, participaram de um treinamento de 14 horas com profis-sionais da empresa Bosch Rexroth. Entre os conteúdos do Treinamento de Transmissão Hidrostática estavam: Sistema Hidráulico de Trabalho, Filtros e controle de contamina-ção para equipamentos agrícolas, Sistema de Transmissão para circuito fechado e Sis-tema de transmissão – projeto Bosch Rexro-th. Com este treinamento, a empresa abre uma série de possibilidades para novas al-ternativas, produtos e processos fabris.

Visitas TécnicasUma das formas que a Jan encontrou

para estar sempre próxima ao seu cliente,

durante o ano de 2015, foi trazer repre-sentantes das revendas para realizar visitas técnicas às fábricas da empresa e ao show room, localizado junto a Fábrica Nova, que apresenta a completa e variada linha de produtos. Foram 13 grupos vindos dos três Estados do sul, que participaram das ativi-dades que fazem parte das visitas técnicas. Segundo o especialista de produto, Cesar Augusto Frantz, a principal vantagem é o interesse da revenda em aprimorar seus conhecimentos no portfólio de produtos da empresa e consequentemente terão tam-bém o conhecimento do parque fabril, que por si só expressa a tradição e confiança da empresa em implementar tecnologia na fa-bricação de seus implementos.

Treinamento em Hidrostática

Coopermil – Santa Rosa/RS Maquiagro – Lagoa Vermelha/RS

5Jan Notícias

Maior exposição do mundoA cada dois anos, acontece em Hanno-

ver na Alemanha, a Feira Agritechnica, que neste ano de 2015, reuniu aproximadamen-te 1600 empresas, tornando-a a maior ex-posição do mundo no setor de máquinas agrícolas. Os principais e mais importantes fabricantes marcaram presença, oferecendo soluções inovadoras, mostrando novas tec-nologias e tendências que definiram os ru-mos do agronegócio mundial. A Implemen-tos Agrícolas Jan, além de contar com um estande, que apresentava o Tanker 20.000 modelo europeu, esteve representada por uma comitiva composta por parte da Dire-ção e membros dos setores Comercial, En-

genharia e Industrial.O resultado, segundo participantes da

comitiva foi dos mais positivos. Além de fi-xar o nome da Implementos Agrícolas Jan, junto aos maiores fabricantes do mundo e mostrar a potencialidade da empresa, ser-viu de laboratório para pesquisa de novas tendências em produtos, soluções, processo fabril e comercialização.

Centro de TreinamentoPara o ano de 2016, será finalizada a es-

truturação física do Centro de Treinamento da Jan, onde serão ministrados treinamen-tos, aos mecânicos e intensivos para as re-vendas.

Encontro ComercialTodos os anos, em dezembro, a Jan reú-

ne todos os seus representantes e promo-tores comerciais para uma série de reuni-ões na sede da empresa. Estes encontros servem para fazer uma análise do ano que finda, prospectar novas metas e ações para o próximo ano, além de transferir conhe-cimentos referentes a novas tecnologias e produtos. Assim é possível se ter uma res-posta de quem está junto aos clientes de como os produtos da empresa estão sendo recebidos e como é o seu desempenho jun-to ao homem do campo. É um momento de análise e discussão que busca o desenvolvi-mento da empresa.

Feira Agritechnica

Encontro comercial

6 Jan Notícias

Este guia tem o objetivo de mostrar a importância do planejamento e do controle que se deve ter com os gastos.

O Controle Financeiro é uma questão muito pessoal que depende da renda de cada um.

Porém, independente da realidade em que cada pessoa vive, educação financeira é essencial para que se possa tirar o melhor proveito possível dos rendimentos, evitan-do apertos no final do mês.

A melhor forma de controlar seus ga-nhos é elaborar um orçamento pessoal e familiar.

O que é isso?Orçamento é onde você descreve tudo

que você recebe mensalmente e tudo que você gasta no mesmo período, assim você poderá visualizar para onde vai seu dinhei-ro e acabar com aquela sensação de que o dinheiro some de sua carteira sem que você veja.

Como fazer?Na planilha (disponível na intranet da

Jan), você escreverá no topo de cada mês quanto irá receber incluindo salário e outros ganhos. Nas linhas abaixo você vai listando os custos com cada item. No final do mês você poderá enxergar quanto foi gasto em moradia, supermercado, farmácia e assim estipular metas para os próximos meses, além de poder visualizar para onde foi seu salário.

Lembre-seÁlcool, cigarro e outras drogas trazem

prejuízos tanto para a sua saúde quanto para seu orçamento.

Invista hoje em bons hábitos e garan-ta um futuro saudável para seu corpo, sua mente e seu bolso!

Guia Pessoal de Controle FinanceiroUma ação para promover a saúde e o bem-estar do seu orçamento

7Jan Notícias

Mas o que é educação financeira?Educação financeira é saber como ga-

nhar, como gastar e como poupar para que se possa ter melhor qualidade de vida. É lembrar que decisões tomadas hoje afetam o futuro.

Para que haja educação financeira, al-guns fatores devem ser questionados:

• Você avalia a necessidade e a utilidade do que você compra?

• Os familiares sabem o limite do seu di-nheiro?

• Você sabe onde gastar seu dinheiro?• Você evita desperdícios na sua casa?

A tarefa de economizar pode ser muito simples, depende apenas de conscientiza-ção. Veja alguns exemplos:

Supermercado: elabore uma lista de tudo o que você precisa antes de ir. Não faça compras com fome. Analise o que é neces-sário priorizando alimentos saudáveis e da estação.

Nas compras: priorize o pagamento à vista. Não se engane com os baixos valores das prestações, no final você pagará muito mais por isso. Lembre-se que é você quem determina o que é necessário e não as pro-pagandas de TV ou anúncios.

Na sua casa: economize no que for pos-sível. Pequenas atitudes podem resultar em grandes economias no final do mês. Água, luz, telefone e gás são geralmente desper-diçados no dia a dia, o que significa dinheiro posto fora.

Datas comemorativas: seja prudente nas datas especiais, substitua presentes por lembranças.

Prestações: carro novo, eletrodomés-ticos, construção ou uma reforma na casa devem ser muito bem analisados pois as prestações podem comprometer uma fatia muito grande do seu salário podendo rapi-damente transformar-se em dívida.

Converse com sua família: sua família deve estar sempre ciente do quanto você recebe e quanto gasta. Explique de forma clara quando não for possível comprar, por exemplo, aquela tão sonhada televisão nova.

Aproveite as promoções (mas nem tanto!): utilize liquidações e promoções para comprar somente o necessário. Não se empolgue com os baixos preços para comprar itens que não são importantes no momento.

Gastos inesperados: a qualquer mo-mento você pode ser surpreendido com uma despesa na saúde ou qualquer outro gasto não previsto. Para não ser pego des-prevenido, faça sempre uma reserva pro-curando não gastar tudo que recebe. Qual-quer valor economizado é útil e pode fazer muita diferença.

Empréstimos: “Não existe emprésti-mo bom. Bom mesmo é não precisar de empréstimo.” A facilidade de adquirir um pode ocasionar um grave descontrole fi-nanceiro. Tome muito cuidado com as ta-xas de juros e o valor das parcelas, analise se elas cabem no seu orçamento para não virar uma bola de neve. Avalie a necessida-de de se fazer um empréstimo. Geralmen-te eles podem ser úteis para quitar outras dívidas com juros menores. Fique de olhos abertos também para não cair em golpes que geralmente oferecem taxas de juros abaixo da média de mercado. Se você está com dificuldade para quitar uma dívida, considere a possibilidade de vender um bem como carro ou moto pois garantindo a estabilidade hoje pode-se adquirir novos bens no futuro.

8 Jan Notícias

Que este

Natal lhe traga muita felicidade e saúde

para todos os dias de

2016!