Jornal Mural

20
Bem na Foto Destak !!! Click Colaboradores comemoraram a Páscoa em café da manhã

description

Veículo elaborado pela UMC Sebrae TO

Transcript of Jornal Mural

Page 1: Jornal Mural

Bem

na

Foto

Destak !!!Click

Colaboradores comemoraram a Páscoa em café da manhã

Page 2: Jornal Mural

Bem

na

Foto

Destak !!!Click

Troca de chocolate também foi um momento de lembrar a Páscoa

Page 3: Jornal Mural

Bem

na

Foto

Destak !!!Click

Teve festa...Para a Adriana

Para a Ilma e Wolney

Page 4: Jornal Mural

Bem

na

Foto

Destak !!!Click

Muitos anos de dedicação

No mês de março os colaboradores Levino Dias da Silva e Francisco de Assis Dias Ramos completaram 18 anos de dedicação ao Sebrae Tocantins.

Page 5: Jornal Mural

Bem

na

Foto

Destak !!!Click

Muitos anos de dedicação

Já o mês de abril marca 18 anos de casa para Emerson Montenegro Lima, assim como a colega Lilian Sabino, que também completou 18 anos no Sebrae Tocantins em fevereiro.

Page 6: Jornal Mural

Bem

na

Foto

Destak !!!Click

O colaborador Amaggeldo Barbosa recebeu uma homenagem pelos resultados alcançados no Prêmio MPE Brasil 2012, na categoria número de inscrições em relação ao potencial.

Page 7: Jornal Mural

Inst

ituc

iona

l

O comitê gestor do Programa Sebrae de Excelência da Gestão (PSEG) realizou uma reunião para dar continui-dade às etapas do projeto no dia 25 de março. A reunião efetiva o segundo ciclo do Programa Sebrae de Excelência em Gestão, tendo como base o MEG da FNQ.

O gestor do PSEG, Emerson Montenegro, explica que o primeiro objetivo é colocar em prática os planos de ação traçados por cada unidade do Sebrae, com base nos sete critérios de excelência: Liderança, Estratégia de Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.

Os planos de ação irão explorar as oportunidades de melhorias identificadas no primeiro ciclo (2012).

“Isso será trabalhado ao longo de 2013, com o hori-zonte de outubro, quando seremos avaliados novamente pela FNQ. Para nos ajudar, contratamos a consultora, Silvana Hoffmann, da empresa Hoffmann e associados consultoria, que irá apoiar na implementação dos planos de ação”, enfatiza Montenegro.

O gestor do projeto explica ainda que o trabalho da consultora terá uma visita mensal ao Sebrae e durante uma semana ela estará com os coordenadores de cada plano de ação para repassar as ações e seus cronogra-mas.

Kellen Duarte, membro do comitê gestor, explica: “Nós não somos os únicos responsáveis por alcançar a excelên-cia. É preciso que todos se envolvam nesse processo”, pontua.

Sebrae/TO investe na melhoria de sua gestão

Page 8: Jornal Mural

SAÚD

E

Principais benefícios da ginástica laboral:

ŸFisiológicosPossibilita melhor utilização das estruturas osteo-mio-articulares, como maior eficiência e menor gasto energético por movimento especifico;ŸPromove o combate e prevenção das doenças profissionais;ŸCombate e previne o sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade;ŸMelhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura;ŸPromove a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho;ŸRedução da sensação de fadiga no final da jornada;ŸPsicológicosŸMotivação por novas rotinas;ŸMelhora do equilíbrio biopsicológico;ŸMelhora da auto-estima e da auto-imagem;ŸDesenvolvimento da consciência corporal;ŸCombate as tensões emocionais;ŸMelhora da atenção e concentração nas atividades desempenhadas;ŸSociaisŸFavorece o relacionamento social e trabalho em equipe;ŸMelhoria das relações interpessoais;

Qualidade de vidaA Ginástica Laboral - Programa de Qualidade de Vida foi retomada nesta quarta-feira, 3, e seguirá permanente no calendário dos colaboradores do Sebrae durante 2013 todas as quarta-feiras. A atividade dura aproximadamente dez minutos, sempre a partir das 8h10 e são orientadas pela profissional Maira Matoso. passará em cada piso fazendo exer-cícios rápidos de alongamento.

Page 9: Jornal Mural

Inst

ituc

iona

l

Foi sancionada a lei que cria a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, que terá status de ministério, o 39º do governo.

A nova pasta, segundo prevê a lei, formulará políticas de apoio a microempresas e empresas de pequeno porte e de artesanato. Cuidará, por exemplo, de promover a qualificação, aumentar a competitividade e incentivar as exportações de bens e serviços.

O projeto de lei que previa a criação da secretaria foi enviado pelo governo ao Congresso Nacional no início da gestão de Dilma, em 2011.

A nova secretaria terá 68 cargos, incluindo o ministro de Estado e o secretário-executivo, número dois na hierarquia dos ministérios. A estrutura será composta pelo gabinete, pela secretaria-executiva e por até mais duas secretarias, conforme determina a lei.

A pasta será vinculada diretamente à Presidência da República, a exemplo da Secretaria de Direitos Humanos e da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Atualmente, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior é quem cuida da área de micro e pequenas empresas no governo. A lei prevê que o acervo patrimonial e o quadro dos servidores dos órgãos que tiveram suas competências absorvidas pela nova pasta serão transferidos para a secretaria.

Lei cria Secretaria da Micro e Pequena Empresa

Page 10: Jornal Mural

Inst

ituc

iona

l

A remuneração variável é um instrumento de reconhecimento que incentiva o empregado a extrapolar seus níveis normais de desempenho. Refere-se à quantia paga anualmente, de forma variável, em função do alcance das metas organizacionais, de equipe e individuais.

Um dos indicadores previsto para aferição é o de metas de equipe, ou seja, indicadores que asseguram a implementação do Plano de Trabalho de cada unidade conforme apresentado pela sua diretoria e a aprovado pelo CDE.

Todos eles são associados aos projetos e atividades da unidade. Sob a coordenação da Unidade de Gestão Para a Excelência foi estabelecido um cronograma de implantação do modelo, como parte da primeira parte do projeto.

A coordenadora da ação, Lilian Sabin, explica que a remuneração variável é bastante utilizada por empresas como forma de incentivar a superação dos funcionários quanto ao desempenho de suas funções. “A remuneração variável é um reconhecimento do esforço extraordinário que a equipe faz para alcançar metas desafiadoras, para ir além dos níveis normais de produção e entrega de resultados”, assegura.

Para a superintende do Sebrae Tocantins, Márcia Rodrigues, o incentivo é um dos caminhos para alcançar a excelência. “A equipe Sebrae Tocantins já é uma grande equipe. Nossa expectativa é que a vontade de obter a remuneração variável revele um grupo ainda mais cheio de garra e compromisso com os resultados de cada projeto, de cada ação, de cada atendimento”, enfatiza.

Unidades do Sebrae elaboram Planos de Metas de Equipe

Page 11: Jornal Mural

Even

toInauguraçãoNovo prédio em Guaraí

O Sebrae inaugurou no último dia 20, a nova unidade de Guaraí. O novo prédio está localizado na Avenida Bernardo Sayão, 1579. A estrutura conta com auditório, sala de atendimento, copa, cozinha, almoxarifado e sanitários, totalizando uma área de 225m².

Page 12: Jornal Mural

Even

toInauguraçãoNovo prédio em Guaraí

O Sebrae inaugurou no último dia 20, a nova unidade de Guaraí. O novo prédio está localizado na Avenida Bernardo Sayão, 1579. A estrutura conta com auditório, sala de atendimento, copa, cozinha, almoxarifado e sanitários, totalizando uma área de 225m².

Page 13: Jornal Mural

Laze

rCINE &PIPOCA

“1º Assalto ao Trem Pagador” A fábula do assaltante que se torna homem da lei ganha vida no longa “1º Assalto ao Trem Pagador”. A história do destemido Zeca Vaccariano é o tema do filme, produzido por Ernoy Matiello, que será lançado no Tocantins nas salas do CineSesc. Em Gurupi, a obra estará em cartaz nos dias 09 e 10 de abril, às 19h30. Já em Palmas, a produção será exibida no dia 11, no mesmo horário. Mais de 14 meses entre o trabalho de pesquisa, a elaboração do roteiro, as locações e a montagem e finalmente o Brasil vai conhecer a nova produção de Ernoy Mattiello, graduado em Comunicação Social pela Unirg de Gurupi.

Na obra o radialista Tchê Mendes vive José Antônio de Oliveira, o tal Zeca Vaccariano, mentor e executor do que seria o maior atentado financeiro da história universal.

Além da dramatização, cenas originais da época e entrevistas dão contornos de realismo jornalístico à história que também explora as construções do túnel de Pinheiro Preto, e da ponte metálica de Marcelino Ramos, RS. A colonização do oeste e Vale do rio do Peixe, entre outros aspectos da histografia regional também estão presentes na obra com duração de cerca de 56 minutos. A produção deve ser lançada ainda neste semestre no circuito nacional, além de ter a estreia em televisão prevista para 2013. Serviço1º Assalto ao Trem PagadorCineSesc GurupiData: 09 e 10 de abrilHorário: 19h30Entrada gratuitaCineSesc PalmasData: 11 de abrilHorário: 19h30Entrada gratuita

Page 14: Jornal Mural

DICA

Page 15: Jornal Mural

DICA

O Project Management Institute (PMI) recebe até 20 de abril trabalhos técnicos a serem apresentados no VIII Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos (CBGP). Com o tema “Gerenciamento de Projetos como base para Inovação“, o evento vai acontecer em Goiânia, no período de 5 a 7 de junho.

O edital com as normas para submissão de trabalhos está disponível no site .http://cbgp.com.br

Oportunidade para publicar trabalhos técnicos

Page 16: Jornal Mural

Conv

ênio

AESTO firma convênio com escola de idiomas e ITEC

A Associação dos Empregados do Sebrae Tocantins – AESTO, firmou convênio que garante 40% de desconto na Minds Escola de Idiomas para seus associados.

Outro convênio firmado pela AESTO é com o Instituto Técnico de Educação e Cidadania, o qual vai possibilitar descontos nos serviços da Rede Einstein - Colégio Anglo, Colégio Einstein e cursos do ITEC. O benefício pode ser estendido aos filiados e dependentes do Sebrae.

Mais informações:Minds Escola de Idiomas: 3224-7850ITEC: 3026-5411

Page 17: Jornal Mural

Etiq

ueta

Regras de etiqueta no trabalho

Regras de etiqueta são essenciais para reduzir conflitos no trabalho e promover a boa convivência no escritório, aspectos fundamentais para quem está em busca de ascensão profissional. Isso acontece porque, apesar de a competência técnica ser importante, as habilidades comportamentais vêm ganhando destaque nas empresas que estão cada vez mais heterogêneas.

1 Atrasos“Esta é uma das regras que os profissionais brasileiros mais quebram”, diz Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training e Consulting. O especialista se refere não apenas aos atrasos ligados ao horário de trabalho mas também aqueles ligados a prazos de entrega de projetos e relatórios, por exemplo. “Para os estrangeiros este tipo de atraso é a morte”, diz Barbosa.Dica: Organize-se para cumprir prazos e chegar no horário. Ao atrasar avise o quando antes. “E, se chegar tarde em uma reunião, peça desculpas diga que teve um problema sério, mas não comece a contar todo o drama que resultou no atraso para não desvirtuar o foco da reunião”, recomenda Eliane.

2 Roupas chamativas, ousadas ou desalinhadas“A roupa transmite uma imagem”, diz Eliane. Querer ser o centro das atenções por conta de um visual “matador” é um erro que pode colocar em xeque a sua reputação. Cores chamativas, acessórios enormes, saias justas, decotes generosos, camisas e calças desalinhadas são alguns dos itens que podem pegar mal, mesmo em ambientes mais informais. Dica: “É preciso ter bom senso”, diz Barbosa. Prefira sempre roupas mais discretas.

3 Postura inadequadaParticipar de uma reunião em um ambiente corporativo formal “jogado” na cadeira, com cabeça apoiada sobre as mãos, vai sem dúvida denunciar aos demais participantes a sua falta de vontade de estar ali. Dica: Em reuniões procure usar a técnica do espelhamento. “Se a pessoa se aproxima da mesa, você também se aproxima, se ela se afasta você também se afasta”, recomenda Barbosa.

Page 18: Jornal Mural

Etiq

ueta

4 Comunicação falhaNão olhar para uma pessoa enquanto ela fala com você pode ser encarado como desrespeito. “Tem gente que em uma reunião fica com o smartphone em baixo da mesa respondendo e-mails”, conta Eliane. Chegar de mau humor no escritório e não dar bom dia nem para os colegas mais próximos da mesa e passar a manhã de cara fechada também só vai afastar as pessoas de você. Dica: Não é preciso falar com todo mundo ao colocar os pés no escritório. Mas procure dar um bom dia geral, cumprimentar os mais próximos. Sempre olhe nos olhos das pessoas quando elas falarem com você e seja cordial no trato com os outros. Procure não interromper as pessoas e ao precisar falar com alguém pergunte se a pessoa tem um tempo para ouvi-lo.

5 DesorganizaçãoAlerta vermelho, se as pessoas precisam “procurar” você entre as pilhas de papéis, restos de comida e embalagens de lanchinhos na sua mesa. “Dica: “Papéis que não estão sendo utilizados devem ser arrumados arquivados até para que os outros consigam localizar algum documento caso seja necessário”, recomenda Barbosa.

6 Toque de celular “engraçadinho” ou muito alto“Há toques de celular que incomodam muito”, Escolher músicas divertidas para o toque de celular pode até arrancar risadas dos amigos, mas no ambiente empresarial causam dor de cabeça.Dica: Adote o hábito de deixar o celular no silencioso ou no modo vibrar, principalmente se você é adepto de toques inusitados ou “engraçadinhos”. Evite também passar muito tempo recebendo ou fazendo ligações pessoais. Em uma reunião, caso esteja esperando uma ligação importante, avise que precisará sair para atender.

7 Fofocas Ser o expoente da “rádio peão” só depõe contra você. Dar trela a fofocas, fazer comentários maldosos sobre colegas de trabalho vai estigmatizá-lo como o fofoqueiro do escritório. “Tem gente que tem esse hábito e faz muito mal”, diz Eliane. Dica: Quando o assunto pintar na conversa não dê continuidade. “Tome muito cuidado em relação ao que você diz sobre os outros”, recomenda Barbosa.

8 Usar o email do trabalho para fins pessoais“Já vi casos que pessoas que perderam o emprego por conta disso”, diz Eliane. Compartilhar com colegas - via seu email corporativo - críticas sociais, posições políticas, vídeos engraçados, piadinhas, correntes religiosas é um erro. Dica: trate apenas de assuntos relacionados ao trabalho quando estiver usando a sua conta de e-mail corporativa. Para todos os outros casos, prefira seu e-mail pessoal.

Regras de etiqueta no trabalho

Page 19: Jornal Mural

Culin

ária

INGREDIENTES2 berinjelas2 abobrinhas italianas1 pimentão verde1 pimentão vermelho1 pimentão amarelo2 cebolas2 tomates6 dentes de alho1 vidro (pequeno) de azeitonas fatiadas100g de uvas passas pretas1 xícara (chá) de vinagre de vinho branco1 xícara (chá) de azeite de oliva1 colher (sopa) de orégano1 colher (sopa) de sal1 colher (sopa) de açúcar1 colher (chá) de pimenta calabresaTempero pronto a gosto (sazón)

TEMPO DE PREPARO: 60 minRENDIMENTO: 12 porções

Fonte: tudogostosoAntepasto de berinjela

MODO DE PREPAROCortar com capricho todos os ingredientes crus, em quadradinhos bem pequenos. Misturar em um refratário com tampa, acrescentando todos os outros ingredientes do tempero.Levar ao forno de micro-ondas na potência máxima por 20 minutos, parando na metade do tempo para mexer. Deixar esfriar e levar a geladeira por, no mínimo, 24 horas antes de servir. Montar uma cesta bonita e variada com pães frescos, torradas e biscoitos e servir o antepasto gelado, regado com mais azeite

Page 20: Jornal Mural

Expe

dien

te

Gerente: Analistas:

Assistentes:

Estagiária:

Nemias GomesLayala Lino, Welder Shane,

Hamistelie SoaresClaudete Carmo, Geovane

AlmeidaThayse Siqueira

Unidade de Marketinge Comunicação do Sebrae

Jornal Mural - Papo Legal153ªedição | Fundado em 04/2009

Coordenação:

Pauta e Redação:

Projeto gráfico:

Hamistelie Soares 302 DRT-TO

Layala Lino, Welder Shane e Hamistelie Soares

Geovane Almeida

Participe do Jornal Mural!Esse é o SEU espaço!

Envie sugestões de pauta para:[email protected]