Jornal Nova Oeste_33

8
ANO II - Nº 33 - SEXTA-FEIRA, 6 DE SETEMBRO DE 2013 Ao assumir a pre- feitura interinamente, no dia 20 de agosto, após Cezar ter sua candidatura impug- nada pelo colegia- do de ministros do Tribunal Superior de Eleitoral (TSE), El- vis Cezar prometeu dar continuidade ao trabalho que já vem sendo executado pela atual aadministração. E, diante desta pro- messa, o prefeito em exercício vai realizar nos próximos dias, a entrega do tão espe- rado kit de uniforme escolar – o melhor que a cidade já teve até os dias de hoje. Página 3 A obra de maior importância no combate às en- chentes na cidade é a canalização do rio Barueri-Mirim. A ação é um pedido antigo da população e em alguns anos se tornará realidade, fazendo com que os moradores dos bair- ros ribeirinhos não sofram mais com enchentes em épo- cas de grande con- centração de chu- vas. Página 3 IDH//pág. 4 Transposição do rio Barueri-Mirim é iniciada Política//pág. 5 Política//pág. 6 PSC quer Rogério Silva candidato a Estadual SESI Jandira será entregue em 2014 Prefeito em exercício Elvis Cezar assina termo de parceria com SABESP Prefeitura de dá mais um passo para a instalação da ETEC pág. 3 Itapevi//pág. 4 DIVULGAÇÃO PMI E vai entregar o melhor uniforme escolar que a cidade já teve Elvis Cezar assume prefeitura de Parnaíba interinamente

description

Leia a edição desta sexta-feira (6) do jornal Nova Oeste, que conta com diagramação da Agência Impacto. Dentre as principais chamadas: * Prefeitura de dá mais um passo para a instalação da ETEC * Elvis Cezar assume prefeitura de Parnaíba interinamente * Transposição do rio Barueri-Mirim em Itapevi é iniciada * PSC quer rogério Silva candidato a Deputado Estadual * Zetti Bombeirinho apresentahomenagem aos alunos e diretores * Crepaldi pede e prefeiturarealiza atendimento e muito mais! boa leitura!

Transcript of Jornal Nova Oeste_33

Ano II - nº 33 - sextA-feIrA, 6 de setembro de 2013

Ao assumir a pre-feitura interinamente, no dia 20 de agosto, após Cezar ter sua candidatura impug-nada pelo colegia-do de ministros do Tribunal Superior de

Eleitoral (TSE), El-vis Cezar prometeu dar continuidade ao trabalho que já vem sendo executado pela atual aadministração. E, diante desta pro-messa, o prefeito em

exercício vai realizar nos próximos dias, a entrega do tão espe-rado kit de uniforme escolar – o melhor que a cidade já teve até os dias de hoje. Página 3

A obra de maior importância no combate às en-chentes na cidade é a canalização do rio Barueri-Mirim. A

ação é um pedido antigo da população e em alguns anos se tornará realidade, fazendo com que os moradores dos bair-

ros ribeirinhos não sofram mais com enchentes em épo-cas de grande con-centração de chu-vas. Página 3

IDH//pág. 4

Transposição do rio Barueri-Mirim é iniciada

Política//pág. 5Política//pág. 6

PSC quer Rogério Silva candidatoa Estadual

SESI Jandira será entregue em 2014

Prefeito em exercício Elvis Cezar assina termo de parceria

com SABESP

Prefeitura de dá mais um passo paraa instalaçãoda ETEC pág. 3

Itapevi//pág. 4Div

ulg

ão

PM

i

E vai entregar o melhor uniforme escolar que a cidade já teve

Elvis Cezar assume prefeitura de Parnaíba interinamente

a r T I g o

C o M o C r E I o . . .

pastor Marcelo Pacheco

Como verdadeiramente buscamos servir a Este Deus tão poderoso, misericordioso e misterioso? Qual o nível de envolvimento que estamos dispostos a ter com Ele?

Ao conhecermos um pouco mais de Seus mandamentos e propósitos para nós seres humanos, nos deparamos com a formação de nossas vidas mundanas que nos levam, na maioria das vezes, a princípios e práticas contrárias às de Deus. Se não nos convertermos de nossos maus caminhos e simplesmente nos entregarmos a uma determinada religião ou filosofia achando que isso já basta, continuando a aplicar estes princípios do mundo em nossas vidas e buscando justificativas na Palavra de Deus, usando de jargões e textos fora de contexto para que justifiquem essas nossas práti-cas e atitudes , simplesmente pelo fato de termos nossa consciência limpa e se nisso muitas vezes nos confortamos e nos acomodamos, não basta, haja visto que Deus ama o pecador e abomina o pecado. Agora se preferimos andar com o pecado como então nos chegaremos a Deus? Ou se preferimos andar com Deus como então permaneceremos no pecado? (Rm 6:23) São duas forças opostas que tem sido operantes na vida do homem desde Adão e Eva (Mt 6:24). Essa é a luta de quem verdadeiramente pretende ter uma vida com Deus, essa é a luta entre a carne (as coisas que her-damos e aprendemos que não são da vontade de Deus para nossas vidas) e o espírito (temos um espírito que clama por nós, comunica-se com o Espírito de Deus que busca nos fa-zer viver a vontade do criador) (Gl 5: 16 a 25). Quando Jesus Cristo veio a este mundo como homem, quis também nos mostrar que é possível viver uma vida com Deus em meio a provações e tribulações, perseguições e dificuldades. Porque estas são as barreiras carnais que nos afastam na grande maioria das vezes das coisas espirituais preparadas para nós. Contudo, com falta ou fartura, com doença ou saúde, qual é a nossa relação com Deus? Andamos como homens e mu-lheres com Deus ou estamos sem Deus, afastados Dele pelo pecado? Ainda é tempo de viver uma vida com Deus, leia na íntegra a Bíblia e siga-a, ouça as pregações e ministrações e haja conforme o Espírito de Deus traz a revelação para as coisas que precisam ser feitas, submeta-se e obedeça, assim certamente você estará andando com Deus. Você já parou pra pensar qual o preço e a recompensa de ter esta vida com Deus? (Lc 9:24) Pense nisso !

2

o homem sem Deus

ExpedienteO Jornal Nova Oeste é uma publicação quinzenal - CNPJ 05.420.885/0001-00 sob a matrícula Nº 00531, com sede na Av. José Chaluppe, 970 - Jd. Itacolomi - Itapevi / SP || Contatos: (11) 4142-1760 (redação) , e-mails: [email protected] , [email protected] - BLOG: www.ojornalnovaoeste.blogspot.com || Direção : Diretor e Jornalista responsável (11) 97180.9909 - Pr Marcelo Pacheco, Depto Comercial – Adriana Rosa , Diretor Comercial: Anderson Caires (11) 9.9509.0924 - Os anúncios, bem como as matérias, cadernos e encartes inseridos, não expressam de forma alguma a opinião do Jornal Nova Oeste, ficando sobre total responsabilidade de seus respectivos anunciantes a veracidade bem como a responsabilidade do conteúdo destes. Os mesmos devem responder e no caso de caderno ou encarte, possuir um jornalista responsável das matérias e anúncios, respondendo inclusive judicialmente se necessário for. O Jornal Nova Oeste segue imparcial , sem preconceitos, discriminação de qualquer espécie, raças ou crença, respeitando a liberdade de expressão.Contudo,retendo o direito de manter a ética e o direito de vetar anúncios e matérias que ferir nossa ética e princípios, mantendo este compromisso com nossos clientes e leitores , bem como com a verdade.

artigoNas tardes a minha

patota se reunia, pra jo-gar futebol de bola de pano, no campo do seu Estefano.

Era a própria felicida-de... Todos com o cora-ção puro e sem maldade.

Chegando lá, conta-vam uns aos outros os seus sonhos... Queriam ser jogadores famosos, um dizia -”Olha, eu te-nho muita fé, quando eu crescer quero ser igual ao Pelé!” outro - “Se o azar não me atrapalhar eu quero ser igual ao Baltazar!”. Um garotinho no seu cantinho gritava -”Quero ser igual Luizi-nho!”. O goleiro por sua vez, sem qualquer timi-dez, bradava - “Se a sor-te me ajudar quero ser igual o Gilmar!”.

Um menino chamado Abidias, resolveu certo dia ir a cidade comprar uma bola de capotão. Era pra todos um verdadeiro sonho de verão... A feli-cidade era tanta que os meninos contavam nos dedos as horas. Olhavam pra a estrada, para ver se a Jardineira da tarde che-gava, trazendo o Abidias com a bola de capotão.

De repente chegou o momento, parecia uma

ilusão, o Abidias desceu com uma caixa na mão, dentro estava a bola de capotão! Todos correram para o campo e a bola rolava no meio da mul-tidão, um chutava pra lá outros pra cá... Era como chutar o próprio coração, que pulsava forte no pei-to, quase saia pela boca.

As tardes não eram mais as mesmas... eram alegres. Orgulhosos, cada um dizia: - “Agora sim,agora sim, com essa bola de capotão, vou rea-lizar meu sonho de cam-peão!”.

Mas um dia, como na vida nem tudo é per-feito, um jogadorzinho inadvertido, acertou a

canela de Abidias... Ele irado sem piedade, gri-tou: - “O jogo acabou, o jogo acabou!”, pegou a bola de capotão e cor-reu para dentro de casa, fechou a porta para nin-guém entrar. A menina-da gritava - “Abra porta, Abra porta Abidias!!!” e ele nada dizia... Desilu-didos voltavam todos pra suas casas de cabeças baixas, no coração, lá no fundo eles diziam... - “Também... ele é o dono do time, pois é o dono da bola.”

No dia seguinte como todo adolescente, Abi-dias esqueceu a mágoa, trouxe a bola novamente para o campo e a alegria

voltou ao coração da me-ninada!!

Mas era muito bom pra ser verdade... Abidias avisou a todos - “Olha gente, logo, logo, muito em breve, eu vou mudar pra cidade...” A tristeza foi geral... quanta infelici-dade. Não demorou mui-to, chegou o momento, o Abidias subiu no ca-minhão de mudanças, seguiu estrada a fora, levando a bola contra o peito... A meninada gri-tava, gritava desesperada - “Deixa a bola Abidias, deixa a bola de capotão” Ele mais uma vez insen-sível esqueceu-se do so-nho de ser campeão... Levou a bola de capotão!

“a Bola de Capotão”com: Dr. aurélio de oliveira

sextA-feIrA, 6 de setembro de 2013Jornal Nova Oeste

aNUNCIE

aQUI

(11) 9.9509.0924

3

cidadesElvis Cezar assume prefeitura de Parnaíba interinamente e vai entregar o melhor uniforme que a cidade já teve

Ao assumir a prefei-tura interinamente, no dia 20 de agosto, após Cezar ter sua candida-tura impugnada pelo colegiado de ministros do Tribunal Superior de Eleitoral (TSE), El-vis Cezar prometeu dar continuidade ao traba-lho que já vem sendo executado pela atual administração. E, dian-te desta promessa, o prefeito em exercício vai realizar nos pró-ximos dias, a entrega do tão esperado kit de uniforme escolar – o melhor que a cidade já teve até os dias de hoje.

Serão distribuídos na Rede Municipal de Ensino, mais de 26.600 kits, para os alunos do Ensino Infantil, Fun-damental e Médio. Os uniformes são compos-tos por calça, blusão, bermuda, tênis, meias e camisetas.

Ciente de que inves-tir em saneamento é garantia de mais saú-de para a população, o prefeito em exercício Elvis Cezar, assinou na noite da última terça--feira, (03/09), um ter-mo de parceria entre a Prefeitura e a Compa-nhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) e a empresa Cipasa Ur-banismo para a viabili-zação do esgotamento sanitário no bairro do Colinas da Anhanguera.

A celebração do convênio, realizado nas dependências do Salão Paroquial da igreja local, contou com a presença do superintendente da região oeste da SABESP, Milton de Oliveira, do di-retor de engenharia da Cipasa Urbanismo, An-tonio Pregeli, dos verea-dores Gino Mariano, Val-mir Damas (Alemão da Banca), Amâncio Neto, Chiquinho Miguel, Vi-cente Augusto da Costa (Vicentão), Marcos Ba-tista (Marcos O Tonho),

secretários municipais e moradores da região.

Com a parceria en-tre o poder público e privado, os investimen-tos no esgotamento sanitário ultrapassam R$ 7 milhões de reais. A obra – que deve ficar até o início de 2015 – compreende a instala-ção de mais de 11 mil metros de redes cole-toras e a construção de uma Estação de Trata-mento de Esgoto (ETE) beneficiando, cerca de duas mil famílias.

O ex-prefeito Silvinho Peccioli (DEM), conse-guiu paralisar o trabalho do Prefeito Cezar (PSDB) de Santana de Parnaíba. Desde que perdeu a elei-ção, o ex-prefeito tenta denegrir a imagem e im-pedir o trabalho de Cezar. O ex- prefeito além de não fazer a transição de governo – processo de transição que tem início tão logo a Justiça Eleitoral proclame o resultado ofi-cial das eleições munici-pais – deixou uma divida de mais de R$65 milhões.

Além disso, o ex-pre-feito conseguiu com que o colegiado de ministros do Tribunal Superior Elei-toral (TSE) voltasse atrás, após diversos pareceres favoráveis e, cassasse a candidatura de Cezar e Borelli da coligação “É hora de mudar”.

Diante do fato, o pre-feito escolhido pela po-pulação, nas eleições de-mocráticas por meio do voto, deixou a cadeira de governante da cidade. A cidade, que em oito me-ses, viu sua rotina mudar, passará por um novo pro-cesso eleitoral.

Em pouco mais de seis meses, Cezar, aumentou o piso salarial para mil reais; concedeu anistia do IPTU; abriu a Via Parque para me-lhorar a fluidez do transito no bairro de Alphaville; eli-minou o déficit de medica-mentos; reduziu custos ao cortar os contratos milio-nários com fornecedores; pensando qualidade de vida dos moradores, entre-gou uma quadra de grama

Silvinho utiliza a justiça eleitoral para impedir trabalho de Cezar Marmo

saneamento//

Política//

sintética e tem outras 16 ainda para serem constru-ídas; deu inicio a frente de trabalho de pavimentação em bairros como Jardim Itapuã, Clementino, Jaguari e não parou por ai.

Na educação, Cezar passou a fornecer cesta básica para todo o qua-dro docente; deu aumen-to no salário de professor e, posteriormente mais R$ 200 reais de bônus; adesão a diversos Pro-gramas Federais outrora dispensados como, Mais Educação, Atleta na Es-cola; criação de três sa-las de Atendimento Edu-cacional Especializado, voltada aos alunos com necessidades especiais, projeto que na gestão passada, não utilizou e que poderia ter criado 19, sem contar, com as oito novas escolas que já es-tão na fase de projeto.

Na área da saúde, co-ração da administração, Cezar realizou a contra-tação de novos médicos, abriu edital para concur-so público, por meio de convênio com Banco de Olhos de Sorocaba ope-

rou mais de 300 pacien-tes de catarata além da aquisição de aparelho de Raio-X digital e Autocla-ve, máquina utilizada na esterilização dos equipa-mentos hospitalares utili-zados no PAM Santa Ana.

Contra fatos não há argumentos. Cezar não parou um só minuto. Fo-ram oito meses de muito trabalho, e visitas aos bair-ros mais afastados e até aos mais próximos com a realização do Prefeito na Comunidade, ação so-cial que visa disponibilizar uma série de serviços gra-tuitos por meio das secre-tarias municipais, como emissão de RG, CPF, car-tão do SUS e muito mais.

Agora a população de Santana de Parnaíba terá que retornar as ur-nas para manifestar mais uma vez sua vontade. Silvinho Peccioli, já men-cionou em entrevistas em outros veículos de comunicação que não sabe se sairá candidato novamente, e que tudo indica que o objetivo tão somente foi parar os tra-balhos da cidade.

sextA-feIrA, 6 de setembro de 2013 Jornal Nova Oeste

Elvis Cezar assina termo de parceriacom SaBESP para implantação de rede de tratamento de esgoto no Colinas

A diferença dos uni-formes, que serão en-tregues agora, está na altíssima qualidade do material utilizado. Para os adolescentes, foram confeccionados em micro fibra tactel rips-top impermeável. Já para as crianças meno-res, o agasalho produ-zido é algodão 100%. Os pares de meias, também, são diferen-ciados: as do Ensino Infantil possuem sola-do antiderrapante, ga-rantindo, assim, uma segurança a mais para os bebês, pois impede que eles escorreguem.

“Nenhuma cidade da região tem um uni-forme tão bonito e com uma qualidade superior como o nosso. Adquiri-mos esses kits pensan-do no melhor para as nossas crianças e ado-lescentes. Demoramos para entregá-los, devi-dos problemas buro-cráticos. Mas já adianto de antemão que, os do próximo ano, já estão licitados e, não haverá mais atrasos”, explicou o prefeito em exercício Elvis Cezar.

A morosidade para a entrega se deu ao fato de que ao perder

a eleição, o prefeito da antiga gestão, não re-alizou a licitação para a aquisição da com-pra dos uniformes. Por esta razão, foi ne-cessário efetuar uma licitação, com urgên-cia, para que os alu-nos da Rede Municipal de Ensino pudessem, enfim, receber seus uniformes. Mas, antes de bater o martelo na compra, Cezar, ain-da como prefeito, fez questão de exigir que as empresas licitadas oferecessem o melhor material para a confec-ção do uniforme.

Prefeitura de Itapevi dá mais um passo para a instalação da ETEC na cidade autoridades debatem detalhes técnicos para futura construção de centro profissionalizante, que deverá atender a 1,4 mil estudantes

4

cidades

Prefeitura mantém dois postos fixos para cadastramentoBarueri//

Itapevi//

Itapevi está cada vez mais próxima de rece-ber sua tão sonhada Escola Técnica Estadu-al. Em reunião na sede do Centro Paula Souza (órgão responsável pela gerência das escolas), na segunda-feira (02), o prefeito Jaci Tadeu e a superintendente do instituto, Laura Laganá, debateram minúcias da parceria entre Pre-feitura e Estado, que viabilizará a construção do prédio que ofertará cursos técnicos profis-sionalizantes na cidade.

Durante o encontro, Jaci Tadeu apresentou aos técnicos do Cen-tro Paula Souza a lei municipal que cede a área adaptada aos re-quisitos exigidos pelo instituto, que poderá então formalizar o con-vênio com a Prefeitura para a construção do prédio. Pela nova confi-guração, o Governo do

Paralelamente aos mutirões nos bairros, o cadastramento de mu-nícipes no Cartão Ba-rueri pode ser feito em dois pontos fixos na ci-dade: na Secretaria de Promoção Social e no Ganha Tempo Munici-pal – o posto avançado na Farmácia Munici-pal foi desativado pela Prefeitura.

É importante a po-pulação estar atenta às datas em que os mutirões estarão nos

bairros. Toda a estru-tura para o cadastro, incluindo fotos e im-pressão digital, está à disposição dos muníci-pes nos ginásios de es-portes doa bairros, em datas diferentes (veja mais abaixo).

Para o cadastro e confecção do cartão, cada munícipe deve-rá levar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de re-sidência no nome da pessoa, conta de luz

da residência, cartão SUS, certidão de nas-cimento ou de casa-mento, título de elei-tor e registro escolar (somente para quem é estudante).

Calendário de ca-dastramentos - Mais mutirões de cadastra-mento do Cartão Ba-rueri serão realizados até o final de novem-bro, nos ginásios de esportes e na Fieb, nos seguintes bairros e da-tas:

A obra de maior im-portância no combate às enchentes na cidade é a canalização do rio Barueri-Mirim. A ação é um pedido antigo da população e em alguns anos se tornará realida-de, fazendo com que os moradores dos bairros ribeirinhos não sofram mais com enchentes em épocas de grande concentração de chu-vas.

A primeira etapa do grande projeto de ma-crodrenagem está a todo vapor e um mar-co dos trabalhos é a

transposição das águas fluviais na divisa entre Itapevi e Jandira, no Jar-dim Vitápolis. O trecho passou por intervenções nos últimos meses – pe-ríodo em que foi neces-sário desviar o curso do rio e baixar o volume de águas para implantação das placas de concreto – e soma 100 metros de trecho já canalizado.

Antes da colocação das placas, a Prefeitura executou no local a lim-peza e a dragagem (es-cavação para aumento de profundidade) do lei-to do rio.

Estado terá à sua dis-posição uma área de aproximadamente 13 mil m² para instalação da Escola Técnica, po-dendo atender a 1,4 mil estudantes com cursos técnicos.

A área é localizada às margens da rodo-via Engenheiro Renê Benedito Silva, na Vila Santa Rita, próximo à antiga estação de trens

Cimenrita, que deverá ser reconstruída pela CPTM e servir de mais uma opção de acesso aos estudantes.

As tratativas entre Prefeitura e Estado en-volveram também de-talhes da condução do andamento do projeto. Segundo Laganá, uma forma de acelerar essa fase é passar a elabo-ração do projeto exe-

cutivo para a Prefeitura, com orientação dos téc-nicos do Estado, idéia aprovada pelo prefeito.

A reunião foi inter-mediada pelo deputa-do estadual João Ca-ramez, que propôs a assinatura da minuta de concessão em uma audiência pública na cidade, com a presen-ça do governador Ge-raldo Alckmin.

Engenho Novo (13 a 25 de agosto)Jardim Mutinga (27 de agosto a 6 de setembro)Parque Imperial (10 a 21 de setembro)Jardim Silveira (24 de setembro a 5 de outubro)Parque dos Camargos (8 a 19 de outubro)Jardim Maria Helena (22 a 26 de outubro)Parque Viana (29 a 31 de outubro)Jardim Belval (5 a 16 de novembro)Vila Boa Vista (19 a 23 de novembro)Alphaville (26 a 30 de novembro)

Endereços fixos - Ganha Tempo: Avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, Centro - Secretaria de Promoção Social: Avenida 26 de Março, 1.159, Jardim São Pedro

sextA-feIrA, 6 de setembro de 2013Jornal Nova Oeste

Canalização do rio Barueri Mirim atinge 100 metros

PSC quer rogério Silva candidato a Deputado Estadual

5

Zetti Bombeirinho apresenta homenagem aos alunos e diretores

Crepaldi pede e prefeitura realiza atendimento

Barueri// Carapicuíba//

O vereador Rogério Silva, do PSC de Osas-co, reuniu a imprensa em seu gabinete na quarta-feira, 28, para anunciar que o dire-tório estadual do seu partido, após análise do atual quadro políti-co e as possibilidades

de sucesso eleitoral do partido em Osasco e região, foi convidado a disputar as eleições do próximo ano para uma vaga de deputa-do estadual.

‘‘Fiquei surpreso ao receber este honroso convite, embora nesses

oito meses de mandato procuramos realizar um trabalho arrojado direcionado aos bairros da periferia, dando ên-fase ao social e aos me-nos favorecidos, não imaginávamos que a nossa atuação estives-se sendo acompanha-

da de perto pela cúpula estadual do nosso parti-do’’ disse Rogério Silva. Segundo o parlamentar o momento é oportuno para se lançar em vôos mais altos, sempre se preocupando em fazer mais pela cidade e pela sua população.

A Câmara Municipal de Barueri aprovou na sessão de terça-feira, 20, moção de congratu-lações aos estudantes e diretores de escolas par-ticipantes da 11ª legisla-tura da Câmara Mirim.

A propositura, apre-sentada pelo verea-dor Zetti Bombeirinho (PSC), foi aprovada por unanimidade com reco-nhecimento do trabalho dedicado dos vereado-res mirins.

Por indicação do ve-reador e vice-presidente da Câmara de Carapi-cuíba, Crepaldi (PMDB), a prefeitura firmou con-vênio com o Banco de Olhos de Sorocaba para realizar mil atendimen-tos na cidade. A primeira ação integrou o progra-ma “Saúde vai até você”, realizada no sábado (31) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ariston. Na oportunidade, foram re-alizados 200 atendimen-

cidadesPassados dois meses das grandes manifestações que sacudiram o país, com inédita

participação massiva da juventude, inclusive nas ruas de nossa cidade, é hora de uma refle-xão serena sobre o clamor popular e de relacionar as lições que, em Osasco, modestamente, começamos a extrair das memoráveis jornadas juninas.

Antes de qualquer coisa, é preciso assinalar que as passeatas, sobretudo graças à pru-dência e sabedoria dos manifestantes pacíficos, mudaram o sentimento do Brasil, consti-tuindo um marco divisório entre o passado e o futuro na história de nosso país. Os brasileiros sentem-se hoje mais confiantes em si próprios, com legítimo orgulho de sua capacidade de protesto e ciosos da sua cidadania. Quem permaneceu indiferente às multifacetadas men-sagens das ruas perdeu contato com o presente, ficando algemado a um passado que já não indica soluções para as angústias atuais. Ao contrário, aqueles que procuram decodificar os recados das ruas – que vão da exigência de mobilidade e acessibilidade urbana aos reclamos de inclusão social e redução das disparidades econômicas, passando pelo reconhecimento dos direitos das mais diversas minorias – e neles buscam inspiração para suas ações coti-dianas, têm a oportunidade de dialogar com o presente, principalmente se interpretarem de forma adequada as aspirações generalizadas por transparência e participação direta na gestão, de influir sobre a construção do futuro.

Com uma formação mais técnica, na condição de engenheiro que sou, e sendo alguém que procura compreender os próprios fatos sem preconceitos ideológicos ou políticos, acre-ditamos ser necessário decifrar as razões e buscar respostas mesmo para as ações da minoria de manifestantes que a imprensa caracterizou como vândalos. De fato a depredação do pa-trimônio público, os saques e a destruição de indefesos estabelecimentos comerciais, fatos que ocorreram inclusive na nossa Osasco, são moralmente inaceitáveis. Até hoje, sessenta e tantos dias depois, dói a visão da Banca do Jair, situada na Avenida dos Autonomistas, do outro lado do Teatro Municipal, para nós um símbolo da injustificável destruição daquele que provavelmente era o meio de vida de um pai de família. Apesar disso, pensamos que os excessos praticados por uma minoria de jovens talvez decorram de um sentimento profundo de exclusão. É possível que as ações violentas representem um pedido quase desesperado de ser notada de uma parte da juventude que se sente alijada não apenas da oportunidade de trabalho numa sociedade cada vez mais globalizada e tecnicamente exigente, do acesso ao ensino e à saúde de qualidade, mas até mesmo dos canais de diálogo com a geração anterior, com o poder estabelecido e até com a própria sociedade. Imaginamos que este é o principal recado das ruas: a exigência de respeito e de participação na definição dos rumos da sociedade.

Embora a Prefeitura seja o ente republicano com menor capacidade de dar conta dos reclamos generalizados, entendemos que ela não deve fugir a sua responsabilidade e que é nosso dever levar a sério a insatisfação popular, ampliando os espaços de participação nas decisões que dizem respeito ao destino comum. Por isso, temos tomado iniciativas para ouvir os jovens não apenas nos seus assuntos específicos, como os temos convocado a parti-cipar das decisões gerais da Prefeitura, como cidadãos que são.

A respeito dos interesses específicos dos estudantes e jovens trabalhadores, criamos a Coordenadoria da Juventude, que será implantada com base nas conversações com todos os interessados, com quem já nos reunimos duas vezes, em 31 de julho e 12 de agosto, para ter um “papo reto”, como definimos na ocasião, e voltaremos a nos reunir quantas outras vezes forem necessárias.

No que tange aos rumos gerais do desenvolvimento da cidade, conclamo todos os cidadãos de Osasco, principalmente os jovens, inclusive aqueles que ainda não atingiram a maioridade eleitoral, a participar das discussões do Orçamento Participativo, que decidem a alocação de curto prazo dos recursos públicos, e do Osasco 50+10, novo nome com o qual estamos retomando e aprofundando o Projeto Osasco 50 Anos, para decidir as metas de longo e médio prazos do nosso município e para integrar o conjunto dos setores da Adminis-tração sob a vontade soberana da maioria dos osasquenses.

lições das jornadas de junho

tos. A próxima aconte-cerá no Jardim Angélica, no dia 21 de setembro.

Jorge Lapas (engenheiro e prefeito de osasco (SP). )

sextA-feIrA, 6 de setembro de 2013 Jornal Nova Oeste

ABIDJAN - A população mundial está poluindo os rios e oceanos com o des-pejo de milhões de toneladas de resíduos sólidos por dia, envenenando a vida marinha e espalhando doenças que matam milhões de crianças todo ano, disse a ONU nesta segunda-feira, Dia Mundial da Água. Vários protestos foram feitos em diversos países chamando a atenção para o problema, como em Berna, na Suíça, onde quatro mil mamadeiras com água poluídas foram expostas numa praça pública.

- A quantidade de água suja significa que mais pessoas morrem hoje por causa da água poluída e contaminada do que por todas as formas de violência, inclusive as guerras - disse o Programa do Meio Ambiente das Nações Unidas (Unep, na sigla em inglês).

Em um relatório intitulado “Água Doente”, lançado para o Dia Mundial da Água nesta segunda-feira, o Unep afirmou que dois milhões de toneladas de re-síduos, que contaminam cerca de dois bilhões de toneladas de água diariamente, causaram gigantescas “zonas mortas”, sufocando recifes de corais e peixes.

O resíduo é composto principalmente de esgoto, poluição industrial, pestici-das, agrícolas e resíduos animais.

Segundo o relatório, a falta de água limpa mata 1,8 milhões de crianças com menos de cinco anos de idade anualmente. Grande parte do despejo de resíduos acontece nos países em desenvolvimento, que lançam 90 por cento da água de esgoto sem tratamento.

A diarréia, principalmente causada pela água suja, mata cerca de 2,2 mi-lhões de pessoas ao ano, segundo o relatório, e “mais de metade dos leitos de hospital no mundo é ocupada por pessoas com doenças ligadas à água conta-minada.”

O relatório recomenda sistemas de reciclagem de água e projetos multimi-lionários para o tratamento de esgoto.

Também sugere a proteção de áreas de terras úmidas, que agem como processadores naturais do esgoto, e o uso de dejetos animais como fertilizantes.

Dentre os inúmeros benefícios da Água, podemos citar:Previne celulites; Controla a Temperatura; Diminui o inchaço; Diminui o

cansaço e sonolência; Aumenta o poder de concentração; Aumenta o fluxo de oxigênio; Fortalece a defesa do organismo.

- 1% apenas de toda a água do planeta é potável. Água é vida, valorize a sua!

Paulo Skaf anuncia que SESI Jandira será entregue

Ledo’s filia-se ao PrTB

6

políticasextA-feIrA, 6 de setembro de 2013Jornal Nova Oeste

O prefeito Geraldo Teotônio da Silva (Gê) recebeu em Jandira, na sexta-feira, 16 de agosto, Paulo Skaf, presidente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do SE-NAI/SP. Durante a visita, Skaf trouxe duas boas notícias: o investimento de R$ 16 milhões da en-tidade na Escola SENAI Professor Vicente Amato (rua Elton da Silva, 905, Centro) e a data para a inauguração do SESI (Serviço Social da Indús-tria) no município.

Antes da cerimônia onde foram feitos os anúncios, Skaf e Gê fo-ram até o canteiro de obras do futuro SESI, no Jardim Masé. Skaf, por sua vez, explicou que o SESI Jandira terá salas de aula, laboratórios e instalações para ativida-des culturais e esporti-vas. As fundações que abrigarão o complexo

Carapicuíba//

Água poluída mata mais que violência no mundo, diz oNU

Moises arruda (Consultor de negócios)

que preencherá 13.000 mil metros quadrados do terreno doado pela Prefeitura já estão pron-tas. “A previsão é inau-gurá-la até o final do ano que vem”, afirmou o presidente da Fiesp.

O pontapé inicial para conquistar o SESI foi dado durante visita do então vereador Geraldo Teotônio da Silva à FIESP, há alguns anos, acompa-

nhado por Fábio Starra-ce Fonseca, empresário e coordenador do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Jandira. “O senhor percebeu o quanto o en-torno daquela região vai melhorar com a chega-da do SESI. É fundamen-tal formar cidadãos mais preparados para condu-zir nosso país”, comen-tou o prefeito.

O jovem Jackson Le-dos, do Instituto Ledo’s de Formação Profissio-nal em Carapicuíba fi-liou-se ao PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) e declarou-se pré-candidato a Deputa-do Estadual.

A coordenação es-tadual do PRTB lança a pré-candidatura de Ledo’s por enxergar nele um potencial polí-tico emergente. Ledo’s milita na política há mais de uma década, tendo atuado como assessor direto do ex-prefeito Fuad Chucre por 8 anos (dois mandatos conse-cutivos) e do ex-Depu-tado Federal Fernando Chucre por 2 anos. João Francisco Garcia, co-ordenador Estadual do PRTB e Assessor da Pre-sidência, disse: ‘‘O PRTB está apostando alto na juventude para a reno-vação dos quadros polí-ticos em todo o território nacional como reflexo das recentes manifesta-ções em todo o país’’! Com alegria pela evo-lução de sua trajetória, Ledo’s afirma: ‘‘Filio-me ao PRTB por acreditar na renovação política em nosso país e por ser exa-tamente essa a principal diretriz do partido’’.

aNUNCIE aQUI(11) 9.9509.0924 Jornal Nova Oeste

7

Bolo dechocolate molhadinho

entretenimentosextA-feIrA, 6 de setembro de 2013 Jornal Nova Oeste

Melhor amigo”Eu

ro

Pa F

ilM

ES

A família Walling e a família Ostroff sempre foram muito próximas. Durante as férias, a jovem Nina Ostroff volta para a casa, depois de passar cinco anos distante dos pais. Para a surpresa de todos, ela se apaixona por David Walling, homem muito mais velho do que ela. Esta nova relação afeta a amizade entre as famílias. Direção: Julian Farino.

IngredIentes

2 xícaras de açúcar, 1 xícara de leite, 6 co-lheres de sopa cheias de chocolate em pó, 1 colher de sopa de fer-mento em pó, 6 ovos

MOdO de PrePArOBata as claras em neve, acrescente as gemas e bate nova-mente, coloque o açúcar e bata outra vez. Coloque a farinha,

o chocolate em pó, o fermento, o leite e bata novamente. Untar um tabuleiro e colocar para assar por aproxi-madamente 40 minu-tos em forno médio. Enquanto o bolo assa faça a cobertura com 2 colheres de chocola-te em pó, 1 colher de margarina, meio copo de leite e leve ao fogo até começar a ferver. Jogue quente sobre o bolo já assado. “a Filha do Meu

esporte8

rapidinhas do Águia de ouro futsal sUB-09 : A categoria Sub-09 do Águia de Ouro Futsal con-tinua invicta neste ano de 2013 no Campeonato Municipal de Futsal de Itapevi 2013, são 04 vitórias em 04 jogos. Neste Domingo dia 08/09/2013 tenta sua 5º vitória contra a equipe

do A.A.Barcelona as 16:10hs no ginásio do CIEF.

sUB-13 : A categoria Sub-13 do Águia de Ouro Futsal joga neste Domingo dia 08/09/2013 contra a equipe do Olimpik F.S. as 12:50hs em busca da sua 3º vitória no Campeonato

Municipal de Futsal de Itapevi 2013 no ginásio do CIEF.

sUB-15 : Após 06 vitórias seguidas pelo Campeonato Municipal de Futsal de Itapevi a categoria SUB-15 do Águia de Ouro Futsal conhece sua 1º derrota na competição ao

perdeu para a equipe do CEI Unidos pelo placar de 01 x 00.

sUB-17 : A categoria Sub-17 do Águia de Ouro Futsal joga neste Sabado dia 07/09/2013 contra a equipe do Acesso 05 as 16:00hs no ginásio do CIEF pelo Campeonato Municipal

de Futsal de Itapevi 2013.

PrInCIPAL : A categoria Principal do Águia de Ouro Futsal joga neste Domingo as 17:00hs no ginásio do CIEF contra a equipe do A.E.Rainha pelo Campeonato Municipal de

Futsal de Itapevi 2013.

VeterAnO : A categoria Veterano do Águia de Ouro Futsal joga neste Domingo as 11:00hs no ginásio do CIEF contra a equipe do Eletrica Forte ultima partida do 1º turno do

campeonato Municipal de Futsal de Itapevi 2013.

sABAdO, 7/9 CIeF16h SUB-17

ÁGUIA DE OURO FUTSAL X ACESSO 05

dOMIngO 8/9 CIeF11h VETERANO

ÁGUIA DE OURO FUTSAL X ELETRICA FORTE

12h50 SUB-13ÁGUIA DE OURO FUTSAL X OLIMPIK F.S.

16h10 SUB-09ÁGUIA DE OURO FUTSAL X A.A.BARCELONA

17h PRINCIPALÁGUIA DE OURO FUTSAL X A.E.RAINHA

tOrneIO CrUZeIrInHO 2013DOMINGO 8/9 SOROCABA

09h30 SUB-09ÁGUIA DE OURO FUTSAL X ASS-PM/MARINHO FUTSAL

CaMPEoNaTo MUNICIPaL DE FUTSaL DE ITaPEVI 2013

grêmio osasco vence Paulista e se aproxima dos líderes do grupo 03

O prefeito de Osas-co, Jorge Lapas, as-sistiu no domingo (1), a partida válida pela Copa Paulista entre Grêmio Espor-tivo Osasco e Paulis-ta de Jundiaí. O jogo aconteceu no Estádio Prefeito José Liberat-ti, no Jardim Rochda-le. O GEO saiu com a vitória de 1 a 0, após gol de falta, marcado na segunda etapa, de cabeça, pelo lateral esquerdo Adilson, que sacramentou a vitória e deu a terceira colo-

cação ao Osasco na competição.

Com a vitória, Osas-co permanece entre os quatro melhores do Grupo 3, com 15 pontos ganhos, ape-nas um ponto atrás do vice-líder São Bento e do terceiro colocado, Rio Branco, ambos com 16 pontos.

O próximo com-promisso do Grêmio Osasco pela Copa Pau-lista será no domingo (08), às 10 horas, con-tra o Red Bull, no Está-dio do Rochdale.

Ultracenter: emprego paratodas as idades e formações

oportunidade//

A categoria SUB-09 do Águia de Ouro Futsal começa neste Domingo sua busca por mais um titulo importante para a equipe, jogando em

Sorocaba no Ginasio Municipal Gualberto Moreira vai enfrentar a equipe do ASS-PM/MARINHO FUTSAL AS 09:30HS.

Torneio Cruzeirinho 2013Futsal//

sextA-feIrA, 6 de setembro de 2013Jornal Nova Oeste

Call center instalado em Alphaville Empresa-rial, a Ultracenter abre 500 novas vagas de co-brança para pessoas acima de 18 anos, e tam-bém para profissionais da melhor idade, já que a empresa aposta na ex-periência da maturidade. Os candidatos só preci-sam ter conhecimentos básicos de informática e ensino médio completo ou cursando, sem neces-sidade de experiência. A

jornada é de meio-perío-do e o registro, pela CLT, com direito a salário fixo, premiações, plano de carreira e muitos outros benefícios: assistência médica e odontológica de primeira linha, ônibus fretados que passa pra-ticamente na porta da sua casa, convênio com universidades, vale-re-feição, refeitórios, auxí-lio creche e campanhas motivacionais de grande porte. Caso da inédita

iniciativa ‘‘Quem Nego-cia bem, Casa e Carro tem!’’ Em que os opera-dores de maior destaque disputam um carro até o final do ano e uma casa até março de 2014, uma promoção inédita no mercado de call center. Os interessados devem enviar currículos para: [email protected] a seleção é de segun-da a sexta, às 8h30 e às 13h30, na Rua Ceará, 78, Barueri.