JORNAL NOVO TEMPO | Planaltina-Go

8
STF poderá abrir “janela” para a entrada de suplentes O Detran e o descaso Parabéns às bravas mulheres do Goiás Mensagem da presidenta no Dia Internacional da Mulher DILMA ROUSSEF ASSUNTO POPULAR DEP . FEDERAL LERÉIA Esse entendimento do STF, tomado em dezembro em resposta a um mandado de segurança impetrado pelo PMDB, está causando tensões na política em Planaltina e em todo o Estado. site em construção ano 1 - edição 2 semanal | Março 1 a semana Nordeste Goiano Orgão Governamentais (GO-DF) 5 mil exemplares Distribuição gratuita DESBRAVADORES: O Clube Guerreiros do Planalto mostra para a população iniciativa limpando a quadra de esporte da Brazilinha 17. PRAZER NA LEI DO SENHOR A EDUCAÇÃO ESTÁ SENDO DESTRUÍDA UNIDADE TEM. PRONTO ESTÁ. MAS ATENDIMENTO... NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR Devocional >> 04 Corrêgo Rico >> 05 UPA - FORMOSA >> 06 Recomeço >> 07 >> 02 >> 04 >> 12 >> 05 >> 07 Foto: Wosley Casado

description

Edição 02 - Jornal Novo Tempo

Transcript of JORNAL NOVO TEMPO | Planaltina-Go

Page 1: JORNAL NOVO TEMPO | Planaltina-Go

STF poderá abrir “janela” para a entrada de suplentes

O Detran e o descaso

Parabéns às bravas mulheres do Goiás

Mensagem da presidenta no Dia Internacional da Mulher

DILMA ROUSSEFASSUNTO POPULAR DEP. FEDERAL LERÉIA

Esse entendimento do STF, tomado em dezembro em resposta a um mandado de segurança impetrado pelo PMDB, está causando tensões na política em Planaltina e em todo o Estado.

site em construçãoano 1 - edição 2semanal | Março 1a semanaNordeste GoianoOrgão Governamentais (GO-DF)5 mil exemplares Distribuição gratuita

DESBRAVADORES: O Clube Guerreiros do Planalto mostra para a população iniciativa limpando a quadra de esporte da Brazilinha 17.

PRAZER NA LEI DO SENHOR

A EDUCAÇÃO ESTÁ SENDO DESTRUÍDA

UNIDADE TEM.PRONTO ESTÁ. MAS ATENDIMENTO...

NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR

Devocional >>04 Corrêgo Rico >>05 UPA - FORMOSA >>06 Recomeço >>07

>>02 >>04 >>12

>>05

>>07

Foto: Wosley Casado

Page 2: JORNAL NOVO TEMPO | Planaltina-Go

Editorial & Artigos| www.jnt.net.br | Ano 1 | Edição 02 | Março - 1ª semana |

O Detran e o descaso

> Assunto Popular <

Há meses que o DETRAN da cidade de Planaltina do Goiás está fechado e o povo está sendo prejudicado tendo que se deslocar para Formosa e até mesmo a Goiânia.

Estive no gabinete do deputado Leréia juntamente com o ex prefeito Dinha e o vereador Carlinhos solicitando a urgência a conclusão das negociações junto ao governador Marconi para solucionar o problema. O deputado deu a sua palavra dizendo que iria falar com o governador urgentemente.

Seja quem for, A ou B, que assuma, o importante é que resolva esse problema, que já causou muito transtornos à cidade.

No dia 02 de março de 2011, estive em formosa na Câmara Municipal dos Vereadores para fazer uma visita e conversar sobre as ações do PPS nos dois municípios vizinhos e passar informações da executiva do partido para o nobre vereador doutor Joelson (PPS), já que sou vice presidente desse partido em Goiás. Levei adesivos, fichas filiação partidárias e resoluções das determinações estadual e nacional. Fiquei muito decepcionado com a atitude do vereador doutor Joelson, que não me cumprimentou quando entrei na câmara e muito menos, citou a minha presença na casa. Não estou aqui pedindo holofotes, mas é regra da educação política e principalmente partidária mensionar a presença, não da pessoa, mas do representante do partido. Nas eleições de 2010 ele não apoiou nenhum candidato do partido que é obrigação da fidelidade partidária. Existe uma resolução no estatuto do PPS que entrou em vigor em 2010, que quem não tiver desempenho partidário pode ser dissolvido o partido, perdendo o mandato quem não cumprir com a cláusula de barreira.

Levarei esse problema que aconteceu do doutor Joelson a direção do estado e executiva nacional, para que faça o levantamento do desempenho de todos os municípios.

O partido tem que crescer não só em nível municipal mas também em nível nacional, cumprindo a cláusula de barreira.

Desde já agradeço o vereador Caetano quando falou o meu nome fazendo elogios ao nosso trabalho em PLANALTINA e também ao vereador Edmundo, que não me conhecia pessoalmente, mas estava ciente do trabalho desenvolvido na cidade, sabendo de pessoas ligadas a ele sobre o desempenho político do vice presidente do PPS.

>>02

Artigo [email protected]

Por Vilmar Popular

Joaquim Casado é militar da reserva do Exército

Wosley Casado Editor - DRT/MdT 9039-DF

Josie Pontes - 9975-8205 Diretora Comercial

Telefone: [email protected]çã[email protected]

Charge [email protected]

Wosley Casado

EX

PE

DIE

NTE

COMO COMBATER A VIOLÊNCIA

DIRSEUS AUTORITÁRIOS DA SILVA SERRA

““Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados.”

Millôr Fernandes

“O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons”.

Martin Luther King

“A imprensa deve perseguir a verdade, o direito e a justiça.”

Luciano Martins Costa

O jornal NOVO TEMPO é um veiculo de comunicação desenvolvido pela agência de notícias JNT COMUNICAÇÃO LTDA com CNPJ 13229330/OOO1-03 distribuído no Nordeste Goiano com tiragem de 5 mil exemplares semanais. Os textos e fotos publicados não podem ser ultilizados ou reproduzidos sem autorização, a não ser, os de caracter público.

“Meu nome é esse ai em cima. Se não sabe ler, feche o jornal e vai aprender a votar e ler. Melhor ainda...vote em mim que não precisa saber ler, pra não entender quem sou realmente. Não gosto da imprensa livre. Pra que ser livre já que eu pago pelo “monopólio” das mídias? O excesso de liberdade e do direito de expressão da impren-sa só me traz problemas. Finjo que moro nos lugares onde peço voto e de vez enquanto, vôo de avião só pra não ver pessoas que não faz parte da minha elite. Sou honesto até que os tribunais provem que estou errado, enquanto isso não acontece, finjo que sou candidato

barganhando votos dos engana-dos por mim. Sou uma pessoa que gosto de dividir. Divido ci-dades, partidos, campanhas, mas sempre pensando na multiplica-ção dos meus bens e poder.

Essa história de mandato só vale na época da eleição, até porque, sou cassado e ainda tenho estratégias de iludir os que acreditam que fiz alguma coisa. Só atendo quem eu quero e se um popular vinher... volte amanhã. Só atendo os “amigos” elitizados que bancam as minhas mentiras”, pessoa imaginária.

Sofremos com a falta de compromisso desses DirSeus. A

verdade está na nossa frente e não se impõe. Os culpados estão catalogados, processados, ficha-dos, e nada acontece. Sei que este texto é óbvio, repetitivo, inútil, mas tem que ser escrito.... Está havendo uma desmora-lização do pensamento. Fico inerte: “Denunciar para quê, se indignar com quê? Fazer o quê?”. A existência dessa elite de políticos, jornalistas, empresários mentirosa está dissolvendo a nossa Planal-tina, Goiás e o nosso Brasil. Vamos mudar isso tudo. Tal-vez tenhamos chances no ano que vem.

“DETRANstorno”

DESCASO

>> A finalidade, não é fazer críticas a quem quer que seja, muito pelo contrário, o meu objetivo é tentar levar ao

conhecimento das autoridades as ne-cessidades da população brasileira sobre um tema muito falado na imprensa... “A VIOLÊNCIA”. Antes de relatar no jornal, eu procurei abordar esse assunto e analisei as indignações das pessoas, Esse texto nada mais é a voz do povo clamando se tivesse a oportunidade de falar com as autoridades.

A lei que criou o estatuto do adolescente deve ser modificada. Ela foi criada para proteger os menores de 18 anos, mais na verdade ao invés de proteger, ela produz efeitos contrários jogando os jovens a disposição do crime organizado, assumem os crimes que não cometem com a finalidade de livrar o verdadeiro criminoso do flagrante, po-dendo assim em troca disso ganhar di-nheiro ilícito, o responsável que deveria responder por esse delito, fica livre para recrutar outros adolescentes e cometer outros crimes. É preciso modificar

essa lei, criando mecanismo para que o menor não adote essa marginalidade de assumir o que não fez, protegendo-os dos crimes, dando oportunidades e responsabilidades para que seja útil em nossa sociedade e se o maior de idade usar o menor para cometer crimes seja punido por esse ato, acabando com o flagrante e o beneficie de réu primário, só assim vamos encerrar as longas fichas de entradas nas delegacias e mandarmos esses bandidos para a cadeia.

Foi recentemente homologada pelo o presidente Lula, a lei que proíbe o Pai educar seu filho da maneira que ele achar correto. Se fala tanto que a violência só se combate com a educação e, no entanto os pais responsáveis ficam totalmente impotentes quando se trata em educar seus filhos, dificilmente um filho bem educado pelo os pais vão se envolver em más condutas e dificilmen-te se tornará um mau elemento. Tenho 65 anos e se meu pai fosse vivo ainda hoje eu o respeitaria e obedeceria, na minha época de adolescente os filhos respeitavam e obedeciam seus pais, por-que havia regras a serem seguidas, hoje, não existe mais respeito com os mais velhos e nem tão pouco com as autori-dades, A lei não deve tirar a autoridade

de um pai quando se trata em educar seu filho, mesmo que severamente, não devemos generalizar uma situação que aconteceu com o presidente Lula, na qual ele sofreu maus tratos porque o pai era um alcoólatra, nesse caso tem que haver punição sim para os pais que maltratam o seus filhos, mas uma re-preensão severa e com amor não destrói jamais a dignidade de um pai e o caráter de um filho.

Recentemente foram amplamente divulgados uns movimentos no con-gresso para mudar a maioridade para 16 anos, se isso acontecer será mais um absurdo empurrado de goela abaixo da sociedade, O poder publico não criou uma solução concreta que acabe com a violência e para mudar isso teria que revogar todas as leis e fazer novas leis, Ta na hora de parar com os discursos vazios e encarar a violência como um problema sério e tomar medidas que leve realmente ao combate da mesma em todos os lugares que ela se encontre, nos próximos artigos vou dar algumas sugestões de medidas a serem tomadas para que realmente esse combate come-ce acontecer.

Page 3: JORNAL NOVO TEMPO | Planaltina-Go

Entrevista| www.jnt.net.br | Ano 1 | Edição 02 | Março - 1ª semana | >>03

QUEM É

Vilmar Popular

Nascido em 07 de de-zembro em 1962, na cidade de Uruana (GO), VILMAR CAITANO RIBEIRO (PPS) ca-sado com Veltima de Lima, é pai de 4 filhos, Paulo Cesar, Felipe, Fernanda e Paula. Na política foi vereador 2 vezes foi também candi-dato a prefeito, deputa-do federal e estatual.

Polêmico e autêntico foi oposição ferrenha e visitante assíduo dos orgãos de fiscalização do Estado. Vice presidente do PPS em Goiás tem

bons relacionamentos com o PT e PSDB nacional. “Quero ser o menos separatista possível, para que Planaltina não sofra com brigas partidárias, como estamos observando, atualmente, o caso do Detran da cidade”.

JNT - Quem é Vilmar Popular?

JNT - O sr se considera uma pessoa polêmica de opiniões fortes. Acha que isso não

JNT - De todos os trabalhos e projetos que o sr defendeu na Câmara, quais se destacam?

JNT - O sr é muito bem ava-liado na cidade, ainda almeja chegar à prefeitura?

Marconi pegou o Es-

tado em franga-lhos, mas não é a primeira vez que isso acontece e ele vai novamen-te se sobressair bem. “

Por Wosley Casado

Vilmar Popular- Eu sou um homem de origem humilde criado na doutrina cristã sempre ajudando a minha família na conquista do pão de cada dia. Trabalhei dos 8 anos até aos 16 anos nas lavouras de melância. Meu pai (pausa emocionado) morreu quando eu tinha 11 anos e ajudei a minha mãe na criação da família. Agradeço a Deus por essas lutas, pois foi através delas formou o homem que sou hoje. Acredito primeiramente no poder de Deus em nossas vidas, na família e na força do trabalho, mas nada disso vale a pena se não tivermos dignidade, honestidade e caridade com as pessoas que estão mais necessitadas.

Vilmar Popular- Não. Esse é o meu papel de político sério. Não me vendo por acomodações finaceiras. Bom seria que todos pudessem pensam assim. As pessoas tem o direito de pronunciar e reivindicar os seus direitos. Procuro ser o mais verdadeiro possível. A falta de compreensão ela existe e vivemos muito isso na época das campanhas do Lula. Muitas pessoas não acreditavam em um homem que veio da pobreza e falava sempre das mazelas da elite que dominava o Brasil. Hoje as mesmas pessoas que criticavam o Lula votam nele várias vezes se possível. Ele mostrou que é possível governar para os pobres porque só quem viveu a pobreza sabe o que estamos falando. Os ricos não entendem só pensam no bolso deles. Lutei quando vereador para tirar as taxa abusivas e contra a corrupção dos que tentam ou que já tiveram a oportunidade e nada fez. Eu sei que o meu tempo vai chegar,

Vilmar Popular- A minha luta é diária e, claro que o mandato ajuda, mas tem como realizar muitas coisas com boa vontade de trabalho. Forma mais de 100 projetos e requerimentos que muitas das vezes, por questões não técnicas, mas políticas não consegui realizar. Todas foram para melhoria da nossa cidade. A taxa de iluminação pública que era, mas a câmara atual reativou. O transporte era e é um monopólio e na época em 2006, conseguimos mais de 3 mil assinaturas para trazer outra empresa. Juntamente com a Dra. Leila começamos a luta contra o interurbano nas ligações para Brasília, já que outro município possuíam esse benefício. A GO 430 que liga Planaltina a Água fria solicitamos o asfaltamento e ainda estou no pé dos políticos para a concretização dessa obra de grande importância. Semana passada foi a reitoria do UEG para saber a verdade sobre o esqueleto da Universidade, mas isso só vou falar para vocês no meu artigo, muito em breve (risos). A muito tempo venho também falando da “bomba relógio” que é o presídio do lado do CAIC que é um

Vilmar Popular- Eu tenho muito vontade de participar da construção de uma nova Planal-tina. Eu fico muito impaciente observando o que acontece na cidade. Coisas que poderiam ser maiores do que as que estão ai. Planaltina tem que ter uma edu-cação integral de qualidade, com esportes e todo o suporte social e pedagógico, só assim, mudare-mos essa cidade. Uma saúde que tenhamos orgulho, um sistema contra as drogas com acompa-nhamento e local adequado. Um centro cultural para descobrimos talentos que são muitos por aqui. Quero sim ser prefeito, mas não por vaidade. Amo Planaltina e gostaria ser participante ativo nas mudanças que devem ser feitas. Não é díficio. Só temos que ter vontade de fazer o melhor para todos.

prejudica a sua vida pública e política?

e ai, vou mostrar como se faz uma administração voltada para a educação, social, saúde e trabalho.

absurdo, sem contar a falta de estrutura carcerária que vive os preços. Agora o que estou mais preocupado com a quantidade de acidentes na saída para Brasília. Já estou articulando com os deputados do meu partido (Claudio Abrandes e Augusto Carvalho) para a duplicação desta estrada, é difícil mais estamos tentando.

“Planaltina está atrasada admi-nistrativamente e politicamente. Na minha opi-nião não tem como aceitar dar mais de 10 mil votos para uma pessoa que nem mora aqui e com vários problemas jurí-dicos. Temos um prefeito que foi eleito com mais de 20% dos votos e estamos pagando caro por isso “

“Amo Planaltina e gostaria ser participante ativo nas mudanças que devem ser feitas. Não é difícil. Só temos que ter vontade de fazer o melhor para todos”.

“Estou mais maduro politicamente. Quero construir alianças que tenham a capacidade de melhorar a nossa cidade. A política é isso“

Page 4: JORNAL NOVO TEMPO | Planaltina-Go

Política & Opinião| www.jnt.net.br | Ano 1 | Edição 02 | Março - 1ª semana | >>04

Parabéns às bravas mulheres do Goiás

Da Redação:

Combate a Corrupção

Demóstenes Torres

Mais escolas

Deputado Carlos Leréia

Deputada mobiliza prefeitos

PP em guerra

“A liberdade da imprensa é talvez o melhor remédio e corretivo do abuso das outras liberdades.” (Marquês de Maricá)

Devocional

O secretário-chefe da Controladoria Geral do Es-tado (CGE), José Carlos Siqueira, informou que o Estado do Goiás criou uma unidade administrativa voltada especificamente para atuação nas áreas de Controle Interno, Corregedoria Geral, Ouvidoria Geral, Correição e Prevenção da Corrupção. O Fórum Permanente de Combate à Corrupção no Estado de Goiás aprovou a adesão da Controla-doria Geral do Estado como membro efetivo da entidade.

O governo federal está apreensivo com a possibi-lidade da liderança do DEM do senador. Rigoroso em seus discursos no plenário cobra do governo a independência do congresso. Atitude firme na fis-calização das contas públicas, a sociedade goiana está mostrando que, se depender dela, o senador tem voto até para governador do estado.

Projeto enviado pela governadoria do Estado de Nº 761, cria o Colégio Estadual João Alves de Castro no distrito de Trajanópolis, município de Padre Bernardo em Goiás. Segundo justificativa, a cria-ção desse colégio vai atender à crescente demanda por novas vagas em estabelecimento de ensino médio da parte de alunos de poucos recursos finan-ceiros e que residem na localidade ou em regiões próximas como povoados ou fazendas, evitando que se desloquem até a sede da municipalidade, a apro-ximadamente 15 quilômetros.

O deputado federal Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) foi eleito o novo presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. O parla-mentar foi eleito pelo seu partido para assumir pela terceira vez a presidência de uma importante comissão na Câmara dos Deputados. Em seu terceiro mandato consecutivo, Leréia já comandou outras duas comissões: Minas e Energia,Viação e Transporte.

A deputada Sônia Chaves (PSDB) esta mobili-zando prefeitos, vereadores e gestores públicos em geral para que o benefício se estenda aos 246 municípios. Com foco nas compras públicas, a nova lei (Lei Complementar Federal nº. 123/2006) define que os órgãos e entidades deverão realizar processo licitatório destinado exclusivamente à participação de microempresas e empresas de pequeno porte nas contratações cujo valor seja de até R$ 80 mil.

“Não vamos corroborar para a farsa que estão montando. Vão transformar o partido numa espécie de sucursal do PSDB”, afirma um ex-secretário de Alcides. O grupo sondol o PDT e o PSB. O PSB tem força nacional, mas é inexpressivo em Goiás. Por isso o caminho de Alcides e de “seu” grupo pode ser o PDT da deputada federal Flávia Morais.

FALE CONOSCO:[email protected]

Quero parabenizar pelo dia de hoje a todas às mulheres,

principalmente aquelas do meu Estado de Goiás, pela celebração do Dia Interna-cional da Mulher. Uma data de suma importância que deve ser exaltada não apenas como um festejo, mas como uma ponderação da luta, e da conquista social, política e econômica das mulheres no mundo. A data de hoje retrata as manifestações femininas que ocorreram no início do século XX na Europa e nos Estados Uni-dos por melhores condições de trabalho e direito de voto. Atualmente a discri-minação e a violência são

“Uma data de suma importância que deve ser exaltada não apenas como um festejo, mas como uma ponderação da luta“

Carlos Alberto Leréia

Osmany Miranda

PRAZER NA LEI DO SENHOR

as principais ações negativas que ainda permanecem no cotidiano feminino. Recordo aqui a frase de Margareth Thatcher,

conhecida como a dama de ferro da Grã Bretanha por se tornar a primeira ministra do seu país, onde enalteceu que

“quando precisar que algo seja dito, chame um homem.

Quando quiser que algo seja feito, chame uma mulher”. É assim na sociedade, e é assim na família. Vejamos que a ação de igualdade dos sexos nos órgãos públicos é uma visão política avançada, no qual é reconhecido o valor real da mulher perante a sociedade. Aquela mesma mulher que antes era vista como uma serviçal dentro de casa é hoje uma referência para dirigir e coordenar uma equipe, uma instituição e até uma nação. Observamos exemplos da força feminina ao redor do mundo. Hoje ocupam cargos de relevância como presidenta, ministra, deputa-da, prefeita, vereadora entre

outras funções. A diferença entre homem e mulher são visíveis e notórias, mas no setor de administração, de planejamento e de execução de política pública, essas di-ferenças não existem, porque está se falando do aspecto intelectual e não do porte físico. Devemos usar a sen-satez que qualquer pasta pode vir a ser ocupada por uma mulher. Quem admi-nistra uma casa com todas suas complexidades, pode muito bem administrar ór-gãos públicos com sucesso. Para finalizar, enfatizo que a mulher é aquela que traz beleza e luz aos dias mais difíceis.

Não tente ser a única estrela para DEUS. O Evangelho está além das quatro paredes. Assim, você aumentará as chances de multiplicar o que foi confiado a ti... A palavra do Senhor.

>> Nos últimos anos a de-sordem e a instabilidade da cultura do carnaval – Festa da Carne – tem demonstrado enfraquecida com a quantidade reduzida de foliões nas ruas, ou seja, menos prostituição, lascívia, discórdias, ira, ciúmes e idolatria (Gl 5:20) ,opondo-se ao crescimento do cristianismo que não pára (Don’t Stop) no Distrito Federal e no Entorno.

Em toda parte, e em todos os tempos, pode-se observar a pre-sença de traços humanos imutáveis , pessoas que se isolam e querem decidir o seu próprio destino, por-tanto simuladores e covardes ante a palavra do Senhor. A leitura da Bíblia não é um exercício de mera erudição, mas história com um suceder de eventos em conformi-dade com os desígnios divinos até que chegue o juízo final. Ninguém deve ser guiado por circunstâncias, necessidade e força, mas somente

pela palavra do Senhor que é viva e eficaz.

Muitos são chamados à liber-dade e, ouvindo a voz de DEUS, deparam-se com a ordenança em andar no Espírito e jamais satisfazer à concupiscência da carne, porque a carne milita contra o Espírito e vice versa, pois são opostos entre si (Gl 5:16-17).

No dia 07 de março de 2011, o Distrito Federal acordou em fes-ta. O Governador Agnelo Queiroz mudou sua agenda para testemu-nhar a mudança na história de mui-tas pessoas que não só ouviram a voz do Senhor, mas creram e foram batizadas pela trindade (em nome do Pai, do Filho e do Espírito San-to). O sol brilhava e mais de 8 mil pessoas da Capital Federal e do En-torno reuniram-se numa grande carreata do estacionamento do Es-tádio Mané Garrincha até a Ermi-da Dom Bosco , no Lago Sul onde

ocorreu o batismo nas águas do Lago Paranoá, de centenas de pes-soas na Festa da Águas, organizada pelo Ministério da Fé. (Pastor Fadi Faraj e Pra. Lígia Faraj).

A mudança de atitude faz com que o homem abra mão de sua vida para receber do Senhor o amor, a paz, a alegria, a fidelidade, bondade, longanimidade, benignidade, man-sidão e o domínio próprio (Gl 5:22). Dessa forma é possível entender e personificar o motivo do Sr José Gabriel Teixeira, 70 anos, com dois AVC e com a Doença de Parkinson, além de inúmeras pessoas invoca-rem o nome do Todo Poderoso e ter a marca da Vitória, embora estives-sem em pleno carnaval , ao invés de estarem na festa da Carne optaram pela Festa das Águas. Glória a DEUS!

Mande suas críticas e sugestões, quero orar por você [email protected].

Page 5: JORNAL NOVO TEMPO | Planaltina-Go

Na WEB!Tecnologia, Meio Ambiente & Educação| www.jnt.net.br | Ano 1 | Edição 02 | Março - 1ª semana | >>05

Na WEB! Mais Barato

Compra Coletiva

Monociclo

Celular do Futuro

A Sony divulgou nesta quinta-feira (3) uma redução no preço do portátil PSP no Brasil. O videogame passa a custar R$ 970 nas lojas do país – o preço anterior era de R$ 1.300. O portátil começou a ser vendido no Brasil no final de janeiro.

A Claro lançará em breve seu portal de compras coletivas em parceria com o Groupon, líder mundial neste segmento. O Claro Compras Coletivas é a primeira iniciativa no setor de telecomunicações na oferta deste serviço inédito aos seus mais de 52 milhões de clientes e também a outros usuários. O portal da operadora trará ofertas diárias e únicas com descontos especiais e agressivos (que variam de 50% a 90%) em produtos e serviços

Depois do Segway, o veículo urbano eléctrico de duas rodas que funciona a partir do equilíbrio do indivíduo que o utiliza, chega agora o Solowheel. Ainda mais minimalista do que o primeiro, este, como o próprio nome indica, tem apenas uma roda. Utiliza-se como um tradicional monociclo, mas não é preciso dar aos pedais. O motor é de 1000 watts e a bateria de íon de lítio recarregável. Para acelerar é só inclinar o corpo para a frente e para andar mais devagar e parar, para trás.

A Computex, uma das principais feiras mundiais de tecnologia, acontecendo em Taiwan, na China, até o próximo sábado (5). Entre algumas das novidades, o evento mostrou um piano virtual, óculos 3D para computadores, livros eletrônicos e um celular que projeta imagens 3D.

Campanha das sacolas plásticas não tem intermediários

“Todas as crianças deve-riam ter direito à escola, mas para aprender de-vem estar bem nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desen-volvimento. A violência é fruto da falta de educa-ção.” Brizola

Apesar do visível constrangimento ao falar sobre educação,

já que a secretaria ingressou em uma CPI, a administra-ção de Planaltina-GO gosta de se gabar das conquistas nesta área. É pura dema-gogia. Os professores do ensino público, vítimas constantes da falta de estru-tura sabem bem que a rede municipal está completa-mente sucateada, abando-nadas e o pior, retirando séries das escolas obrigando famílias sem condições fazer malabarismo para

>> O Ministério do Meio Ambiente (MMA) tomou conhecimento de que a campanha Saco é um Saco tem sido utilizada indevidamente por pessoas de má fé, que se apresentam como “parceiros” da campanha ou “representantes” do Ministério e, com isso, convencem prefeituras e instituições a investirem em ações para o consumo consciente de sacolas plásticas que não acon-tecem.

O alerta foi feito pelo ambientalista e jorna-lista Ezekiel Gringo, de Barra Velha, Santa Catarina, informando que pequenas empresas, organizações não gover-namentais e prefeituras foram procuradas por um suposto representante oferecendo a realização

proporcionar uma educação melhor para os seus filhos.

No seu total descaso com a juventude, a admi-nistração e a secretaria retira em Corrêgo Rico 3 séries.

foi retirado neste ano tendo agora só até 5a série.

Para o empresário Jânio Matias (42) é lamentável essa situação. “De vez melhorar a educação, eu só vejo que esta piorando. Tive que me mudar para São Gabriel por causa dessa falta de respeito. Já não bastasse a falta de transporte escolar que a gen-te fica sem saber se vem ou não, a mal conservação dos ônibus, agora eles tiraram as séries da nossa escola que se junta tudo em uma mesma sala. Não só a minha família que se mudou, tem várias que foram para São Gabriel”, protestou Jânio. Procuramos

a secretária de educação, Stela Mares Galvão Lombar-de, que não retornou nossas ligações e não nos atendeu na secretaria. Lembramos que a atual secretária foi ouvida na CPI da Educação (Comissão Parlamentar de Inquérito) onde foi apurados irregula-ridades na transferência de recursos da Previplan para o Fundeb e desvio de recursos no convênio entre o municí-pio e ADESPLA.

As ações públicas de-vem contribuir na melho-ria educacional para que cada um possa exercer em qualquer idade seu direito à educação.

No ano passado no distrito citado tinha até a 8a série, mas sem uma explicação,

Poluição

PRAZER NA LEI DO SENHOR

“A educação está sendo destruída”

Educação

O dispositivo estará disponível em breve e custará, aproximadamente, 1000 euros.

O empresário Jânio Matias dos Santos mudou para São Gabriel para os filhos estudarem.

Da Redação

da campanha.O “serviço” incluiria a impressão das logomar-cas dos interessados em sacolas retornáveis doadas pelo MMA e o custo ficaria por conta da impressão, orçada entre R$ 200 e R$ 300. Dois supermercados, uma escola particular, uma casa de fotocópias, um mercado, duas padarias, uma loja de R$ 1,99, uma loja de pesca e até uma igreja caíram no golpe do estelionatário, que desa-pareceu com o dinheiro levantado, causando um prejuízo de aproxima-damente R$ 3.500 no comércio local, além da frustração de pessoas bem intencionadas.

O Ministério alerta que a campanha Saco é um Saco não tem inter-mediários e que o contato

entre os interessados e o MMA se dá diretamente por meio do seu corpo técnico de servidores pú-blicos. Ninguém e nenhu-ma organização não go-vernamental ou empresa estão autorizados a falar em nome da campanha ou do Ministério e qualquer tentativa nesse sentido se trata de ato criminoso de estelionato.

A coordenação da campanha ainda esclarece que não há “levantamento de recursos” para a rea-lização da iniciativa em municípios, nem há con-tratação de cooperativas para confecção de sacolas retornáveis em nome da campanha. A vinculação da campanha a propostas comerciais é crime de falsidade ideológica.

A campanha Saco é um Saco é uma iniciativa

do Ministério do Meio Ambiente, uma ação de interesse público, pensada para ser trabalhada por entida-des governamentais, da sociedade civil, empresas e consumi-dores que queiram mobilizar a sociedade brasileira a diminuir o consumo excessivo de sacolas plásticas. Tudo isso sem ônus, sem repasse de recursos, sem investimentos ou contratos.

O MMA solicita que qualquer insti-tuição abordada por pessoas que se dizem representantes da campanha, entre em contato com a coor-denação responsável enviando e-mail para [email protected].

Page 6: JORNAL NOVO TEMPO | Planaltina-Go

Planaltina / Formosa > Goiás| www.jnt.net.br | Ano 1 | Edição 02 | Março - 1ª semana | >>06Foto: Wosley Casado

Carlos Moura (PRB) acreditando no entendimento do STF que a vaga é do partido. “Se isso acontecer será uma grande oportunidade para mostrar o meu trabalho”

Wosley Casado

A dúvida está no ar: a vaga de um candi-dato eleito pertence

ao partido. Portanto, se ele renunciar ao mandato ou for cassado, por abandono da legenda a que pertence, sua vaga deverá ser preenchida pelo primeiro suplente de seu partido. Se este primeiro suplente for apenas o quinto suplente de uma coligação integrada por exemplo, cinco siglas, continuará ele a ter direito à vaga. Esse enten-dimento do STF, tomado em dezembro em resposta a um mandado de segurança impetrado pelo PMDB, está causando tensões na política em Planaltina e no Estado

todo. Em Formosa Itamar Barreto (DEM) foi empos-sado no lugar do deputado do PSDB que foi para uma secretária e já saiu para dar lugar ao Deputado Nédio Leite (PSDB) que assumiu após determinação de limi-nar concedida pelo desem-bargador João Almeida Bran-co que decidiu pela posse do suplente do partido e não da coligação. A decisão segue as últimas liminares concedi-das pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com relação à ocupação de cargos vagos no Congresso Nacional.

Professor Paulo Fernan-do, ex candidato a deputado federal no DF, experimen-

STF poderá abrir “janela” para a entrada de suplentes

Direito? E o dever!

LEI No 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991

UPA - Formosa

Sem Comunicação

Troca de lado

Saindo de cena

Detran - Planaltina

PT e 2012

PLANALTINA LIMPA E AMEAÇADO

A vaga é do partido ou da coligação? Nas liminares concedidas pelo STF os partidos estão ganhando.

A liberdade da imprensa é talvez o melhor remédio e corretivo do abuso das outras liberdades.”

(Marquês de Maricá)

O presidente da Câmara de Vereadores Ivonil Xavier de Planaltina-GO, solicitará direito de resposta ao semanário. Vamos combinar. Nos forneça os documentos públicos que colocaremos a sua “resposta”.

>Adalberto foi eleito pelo PTB, mas foi cassado perdendo o mandadato.

>Euripedes Junior que é do PSL assumiu a secretária de Planejamento e saiu da Câmara.

>Pastor André foi eleito pelo PRB mas foi para Secretaria de Esportes.

>Ivonil do PRTB foi 10 suplente da coligação e atualmente é presidente da Câmara.

>Anderson Luiz do PDT foi 10 suplente da coligação assumiu recentemente a Câmara.

>Victor PSDB foi 10 suplente da coligação e atualmente é líder do governo na Câmara.

>Pela tendência atual a cadeira seria de Moacir Pontes que é o 10 suplente do (PTB) .

>Pela tendência atual a cadeira seria de Risonete Dias que é a 10 suplente do (PSL) .

>Pela tendência atual a cadeira seria de Carlos Moura que é o 10 suplente do (PRB) .

COLIGAÇÃO AVANÇA PLANALTINA II - PTB | PP | PRTB | PTN

A MUDANÇA QUE O POVO QUER II - PSL | PDT

COLIGAÇÃO AVANÇA PLANALTINA I - PSDB | PRB | PV

Art. 4º Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, contidas em docu-mentos de arquivos, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade... Bom, a lei é clara, mas querem fazer da Câmara dos Verea-dores uma repartição particular. Indignação total. Senhores vereadores, forneçam a Ata das sessões.

Aproveitando a visita do governador Marconi Pirillo em Formosa, o prefeito Pedro Ivo inaugurou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Unidade tem. Pronto esta. Mais atendimento...

Ainda não foi aprovado a secretaria de comunicação de Formosa. A preocupação dos vereadores é com a quantidade de assessores sugeridos. Ficou para o dia 15 a votação final.

O vereador Divino Ramos (PTB) é o novo líder do prefeito Pedro Ivo. Ano passado foi da base de oposição do prefeito. Quem entende?

O vereador Mudinho (PP) é o novo secretário de esportes e lazer de Formosa. Quem assume o cargo é o vereador Nelson do Bezerra (PP) que não corre risco de perder a oportunidade com a briga entre coligações e partidos.

A verdade que todos os vereadores estão escondendo sobre o Detran é a seguinte. O doutor quer os cargos do governo do Estado só pra ele... mas ele não fez sozinho a campanha para o governador. Esse é o problema.

O PT de Planaltina é oposição, foi até pra rua pra dizer fora Zé Neto. Mas ajudou eleger o presidente da casa que é aliado do prefeito. Agora é hora de cobra do presidente chavista o voto para dar continuidade as CPI’s que andam esquecidas pelos companheiros.

A sra. Marcia que criou o movimento PLANAL-TINA LIMPA esta sendo ameaçada de morte por causa da repercussão. Mas abriu B.O das ameaças, comunicou aos Direitos Humanos e até ao gabinete do governador Marconi. Agora é proibido falar a verdade e lutar pelos direitos com a possibilidades de morte. Se não querem ser criticados e fiscalizados não entrem na políti-ca ou estudem para o concurso da prefeitura.

tado advogado eleitoral com visão discordante do STF, argumenta que a Corte deveria ter permitido a posse do primeiro suplente da coligação. Afinal, esse foi o veredicto das urnas. Se este tiver cometido infidelidade, o candidato que se sentir esquecido deve procurar seu direito na Justiça Eleitoral.

Esse é o caso do ex vere-ador Carlos Moura. Obteve 504 votos nas eleições de 2008 e já enviou liminar requerendo a sua vaga no lugar do vereador Victor. “ Estou pronto para assumir a cadeira. Já que abriu essa possibilidade vou trabalhar para que concretize. Não

quero secretaria, quero ser vereador para desempe-nhar o melhor possível as promessas feitas por mim na campanha. Quero muito ajudar a construir uma sociedade com mais justiça, e também, mais esportes para os jovens. Atualmente apre-sento aos domingo na rádio Positiva dois programas. Das 7:00 às 9:00 hrs Violeiros e Violas e das 6:00 às 7:00 hrs Família de Deus. Quero essa oportunidade e vou te-la”, finaliza Carlos Moura.

Cabe ao Poder Judiciário apreciar, mais uma coisa será bem vinda. A mudança é uma oportunidade de me-lhorar a Casa do Povo.

QUEM SAIU

QUEM SAIU

QUEM SAIU

QUEM SAI

QUEM SAI

QUEM SAI

QUEM ENTRA

QUEM ENTRA

QUEM ENTRA

Políticos in FOCO

Page 7: JORNAL NOVO TEMPO | Planaltina-Go

Tudo começou com a dona Rosa. Uma dona de casa dedi-

cada que percebeu o descaso com a quadra de esportes onde o seu filho faz educação física e brinca nos finais de semana.

“Eu fiquei preocupada com o tamanho da sujeira e medo de cobra. Falei com algumas pessoas e não tive apoio. Então peguei uma enchada e resolvi capinar o local. Convidei comerciantes, populares e os Desbravadores que pronta-mente aceitaram”, disse dona Rosa do Zé da Julia.

No dia 06 de março acon-teceu o mutirão na quadra de esporte da Brasilinha 17. Mais de 20 desbravadores capinaram ao redor da quadra, soldaram o alambrado da qua-dra que caiu por causa de uma placa da prefeitura, isso tudo, com apoio de pessoas que forneceram alimentação para os desbravadores, máquina de soldagem para o conserto do alambrado, máquina para aparar a grama e o mais impor-tante, vontade de solucionar aquele transtorno. Os parti-cipantes reclamaram, e com razão, da falta de sensibilidade da administração na limpeza das ruas e com a conservação das áreas de lazer da cida-de. Não podemos esquecer que os jovens que usam a quadra devem conservar o património de todos. A maior indignação é com o vereador Nivaldo, que em campanha foi considerado o vereador da

Sociedade| www.jnt.net.br | Ano 1 | Edição 02 | Março - 1ª semana | >>07

Populares e desbravadores fazem multirão na quadra de esporte

Dona Rosa (na esquerda da foto com a inchada) com desbravadoras retirando o excesso de mato ao redor da quadra de esporte da Brasilinha 17 . “Não vou esperar pela boa vontade da prefeitura”.

Desbravadoras do Clube dos Desbravadores Guerreiros do Planalto da Igreja Adventista. As atividades são voltadas para o SOCIAL, ESPIRITUAL, FÍSICA E MENTAL.

Grupo de moradores da Brasilinha 17 que não poupou esforços auxiliando na alimentação, limpeza, material e transporte dos entulhos. “Unidos somos mais fortes”, disse Inacio do PT.

Da RedaçãoFotos: Wosley Casado

Movimento SEJA VIVO Nunca é tarde para começarwww.movimentosejavivo.com

ONG EDUCAÇÃO

>>

>>

Brasilinha 17. “Ligamos para o vereador e pedimos a ajuda dele e não houve resposta. Ao menos ele poderia vim para o multirão capinar conosco, já que não consegue nada para o bairro alegando que é culpa do prefeito, mas as eleições estão chegando e vamos dar a resposta nas urnas”, reclamou Miguel Araújo. Em resposta o vereador Nivaldo não confirmou as ligações e que não foge da luta em favor do bairro. “Não é bem assim. Eu sempre estou a disposição para qualquer situação que favoreça o bairro. No próximo mutirão podem me chamar que irei com muito prazer”, esclarece o vereador. A indignação com a administração vai virar protesto muito em breve.

“Queremos que o IPTU seja reinvestido no bairro que é obrigação da prefeitura”, disse Rosa. Fora as divergências um grupo da igreja adventista veio demonstrar que é possível, com parceria de todos, me-lhorar a cidade. O Clube dos Desbravadores Guerreiros do Planalto é formado por me-ninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos,”Nós vibra-mos com atividades ao ar livre. Gostamos de acampamentos, caminhadas, escaladas, explo-rações nas matas e cavernas. Sabemos cozinhar ao ar livre, fazendo fogo sem fósforo. De-monstramos habilidade com a disciplina através de ordem unida, e temos a criatividade despertada pelas artes manuais.

O Movimento Seja Vivo foi criado em 18 de novembro de 2010 como uma sociedade civil de direito priva-do e interesse público, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, com sede na quadra 07 Norte, constituída com o fim de promover o desenvolvimento das re-lações sociais, culturais, educacionais, política, financeira, administra-tiva, segurança pública (ativa e passiva), ações

“Meu objetivo é concluir o ensino médio e fazer vestibular. Agora a minha dúvida maior é en-tre Direito ou Geografia”, diz Vicente Pinheiro, um nordestino de 55 anos que nasceu na cidade de Ipaumirim no estado do Ceará.

Depois de 28 anos fora das salas de aula Vicente é um exemplo para os que pensam que não tem mais condições

assistenciais, combate as desigualdades sociais, fiscalizar os exercícios dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, esporte e lazer.

O Movimento Seja Vivo é uma institui-ção independente de qualquer vinculação político-partidária e filosófica, fundamen-tada nos princípios da democracia, cidadania e da convivência pacífica entre povos e credos religiosos. O seu funda-

dor, Genival Fagundes, cidadão planaltinense, 36 anos de idade, Bacha-rel em Direito, pós-Graduando em Direito Constitucional, mora na cidade desde os seus 2 anos de idade, natural de Brasília/DF.

No desenvolvimento de suas atividades, a associação observará os princípios da lega-lidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência.

de voltar a estudar. Vicente foi

recompensado pelo seu empenho destacando-se no concurso de redação realizado pelo gover-no estadual chamado “Goiás na ponta do lápis”, onde concorre-ram 235 municípios e mais de 1523 alunos e o sr Vicente foi o terceiro no estado e primeiro no município, ganhando

como prêmio, além da satisfação pessoal, um celular e uma bicicleta. “Não quero parar mais de estudar. É uma terapia pra mim. Quando não vou para a escola sinto falta” diz Vicente.

A educação significava mudança de vida e nunca é tarde para começar.

Foto: Wosley Casado

Combatemos, também, o uso do fumo, álcool e drogas. Trabalhamos em equipe procurando sempre ser úteis à comunidade. Prestamos, tam-bém, socorro em calamidades e participamos ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes. Em tudo que fazemos procuramos desenvolver amor a Deus e à Pátria e, além disso, formamos muitos amigos!”, diz o coorde-nador Durães, que a mais de 7 anos participa do clube.

Page 8: JORNAL NOVO TEMPO | Planaltina-Go

Nutrição,Saúde & Cultura| www.jnt.net.br | Ano 1 | Edição 02 | Março - 1ª semana | >>08

LER É VIAJAR

Sempre excêntrica e irreverente, escreve comédias românticas repletas do mais fino humor, com persona-gens de características peculiares, fazendo do óbvio, engraçado autora de grandes Best Sellers que critica uma socie-dade e emociona seus leitores. Com histórias de mulheres incrivel-mente fortes e indepen-dentes, que saíram de casa em busca de um trabalho e claro como sonho de toda mulher um GRANDE amor.Confesso que alguns de seus livros acreditei que houvesse um certo

“incentivo” a muitas bebedeiras como se isso resolvesse os problemas, entretanto quanto mais

Mirian Keyes escritora irlandesa advogada e ex-alcóolatra

Cassia Melo

se lê mais se hipnotiza com a forma com que elas relata os fatos e como é impossível não chorar ao final de seus livros. E tira a moral que a bebida não resol-ve nada.

São nove proble-mas livros publicados na minha opinião mais emocionante foi Melancia, o primeiro, história de uma mulher abandonada na mater-nidade pelo marido e acredita que seu mundo acabou, mas descobre novas coisas em sua vida. Porém o mais hip-notizante é o Agora ou Nunca, o quinto, todas as pessoas deveriam ler para aprender a dar va-lor aos detalhes da vida e vencer as barreiras do

preconceito. Imposto esse por uma sociedade machista e que julga as pessoas pela aparência antes mesmo de conhe-cer.

Marian com suas histórias fazem seus leitores viajarem por diversos lugares prin-cipalmente Irlanda e Londres. Além de fazer você sonhar. E ter boas Férias, mas diferentes da de seu segundo livro, mas talvez com o mes-mo aprendizado e ama-durecimento.Portanto se busca uma leitura sutil, extravagante, fina, vulgar tudo isso baseado em muito humor, vale a pena ler pelo menos de um de seus livros, duvi-do que não terá vontade de ler os outros.

Meu objetivo fundamental, como Presidenta da República, é a erradicação da pobreza extrema. No Brasil, a pobreza tem cara: ela é muito feminina, está ligada às mulheres. Quanto mais pobre a família, maior a chance de que ela seja chefiada por uma mulher. Estou convencida de que uma política bem-sucedida

de eliminação da miséria deve ser focada na mulher e na criança. Programas como o Minha Casa Minha Vida, o PRONAF Mulher ou o Bolsa Família – que acaba de ser reajustado em até 45,5% e que terá impacto proporcional à quantidade de filhos da família beneficiada – são eficientes porque privilegiam as mulheres.

No Dia Internacional da Mulher, quero ressaltar que a eliminação da discriminação de gênero e a valorização das mulheres e das meninas são estratégias indispensáveis para alcançarmos êxito em nossa luta contra a pobreza. Com base em iniciativas como a Lei Maria da Penha, temos alcançado progresso no combate à violência contra as mulheres, mas ainda há muito por fazer. Temos o compromisso sagrado de enfrentar essa questão, intensificando e ampliando as medidas adotadas no governo passado. O Brasil que queremos, e que vamos ter, é um país sem violência. É um país com água, com luz, com saneamento, com educação de qualidade e emprego digno para todos. É um país rico, em que as mulheres e os homens têm as mesmas oportunidades e privilégios, contribuindo juntos para o desenvolvimento e o criando seus filhos com dignidade e com orgulho.

Dilma Rousseff - Presidenta da República Federativa do Brasil

Mensagem da presidenta Dilma Roussef por ocasião do Dia Internacional das MulheresFo

to: R

ober

to S

tuck

ert F

ilho

/ PR