Jornal O Semanário Regional - Edição 1013

20
Depressivo após ficar viúvo, idoso de 88 anos se suicida com tiro na cabeça Samuel Peressin Caso aconteceu na madrugada de terça-feira, 9, em Capivari. O aposentado A.G. morava sozinho e foi encontrado pela família ao lado da arma. Página 13 Incêndio destrói empresa e deixa dois feridos em Rio das Pedras Bombeiros trabalham para apagar o fogo em indústria química meio à explosões. Página 9 Cidades iniciam 2ª etapa de vacinação contra paralisia infantil no sábado Fundamental para prevenção da poliomielite, vacinas serão aplicadas em crianças menores de cinco anos, das 8h às 17h, em unidades de saúde de Capivari, Rafard e Mombuca. Confira os locais. Página 5 Mecânico sai para ir a bar e é encontrado morto dentro de caminhão da Prefeitura G.F. (32) era funcionário público de Rafard e saiu de casa na manhã de domingo, 7, para ir a um bar. Horas depois, já durante a noite, ele foi encontrado na cabine de um caminhão, dentro do almoxari- fado da Prefeitura. Segundo a esposa do mecânico, ele consumia bebidas alcoólicas com frequência. Página 7 Novo conjunto habitacional poderá beneficiar apenas 22 das 62 famílias que vivem em áreas de risco em Rafard Por possuir escritura do imóvel, 40 famílias que vivem em Áreas de Preservação Permanente (APPs) não poderão ver o sonho de viver em um local seguro se concretizar com a construção de novas casas populares. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) não permite que pessoas que já possuem residência própria participem de seus programas habitacionais. Página 5 “Ele tenta apagar a história do Legislativo de Capivari”, diz Nacarato sobre Campaci Página 10 Rumo à A3: Capivariano vence os dois primeiros jogos da 2ª fase do Paulista Página 20

description

Jornal O Semanário Regional - Edição 1013

Transcript of Jornal O Semanário Regional - Edição 1013

Page 1: Jornal O Semanário Regional - Edição 1013

Depressivo após ficar viúvo, idoso de 88 anos se suicida com tiro na cabeça

Samuel Peressin

Caso aconteceu na madrugada de terça-feira, 9, em Capivari. O aposentado A.G. morava sozinho e foi encontrado pela família ao lado da arma. Página 13

Incêndio destrói empresa e deixa dois feridos em Rio das Pedras

Bombeiros trabalham para apagar o fogo em indústria química meio à explosões. Página 9

Cidades iniciam 2ª etapa de vacinação contra

paralisia infantil no sábadoFundamental para prevenção da poliomielite,

vacinas serão aplicadas em crianças menores de cinco anos, das 8h às 17h, em unidades de saúde

de Capivari, Rafard e Mombuca. Confira os locais. Página 5

Mecânico sai para ir a bar e é encontrado morto dentro de caminhão da Prefeitura

G.F. (32) era funcionário público de Rafard e saiu de casa na manhã de domingo, 7, para ir a um bar. Horas depois, já durante a noite, ele foi encontrado

na cabine de um caminhão, dentro do almoxari-fado da Prefeitura. Segundo a esposa do mecânico, ele consumia bebidas alcoólicas com frequência.

Página 7

Novo conjunto habitacional poderá beneficiar apenas 22 das 62 famílias que vivem em áreas de risco em RafardPor possuir escritura do imóvel, 40 famílias que vivem em Áreas de Preservação Permanente (APPs) não poderão ver o sonho de viver em um local seguro se concretizar com a construção de novas casas

populares. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) não permite que pessoas que já possuem residência própria participem de seus programas habitacionais. Página 5

“Ele tenta apagar a história do Legislativo de Capivari”, diz

Nacarato sobre CampaciPágina 10

Rumo à A3: Capivariano vence os dois primeiros jogos

da 2ª fase do Paulista Página 20

Page 2: Jornal O Semanário Regional - Edição 1013

02 RAFARD, 12 de Agosto de 2011

As enchentes são um capítulo à parte na história de Capivari e Rafard. Por diversas vezes, as cidades já sofreram com o excesso de chuvas. Nos últimos dois anos, mais notadamente, o problema atingiu grandes proporções. Centenas de pessoas ficaram desabriga-das e perderam tudo o que tinham. O preocupante é que um novo período de chuvas logo vem aí e, ao que parece, pouco foi feito para evitar que o drama de centenas de famílias se repita.

Em Capivari, a construção de 323 casas no Santa Teresa D’Ávila proporcionou a muitas famílias a tranquilidade de viver em um local seguro. Até aí, tudo vai bem. A questão é que ainda há centenas de pessoas que continuam morando em áreas de risco, como no Moreto e na Vila Balan. Uma boa notícia é que mais 330 casas serão construídas e parte delas será destinada a pessoas que vivem em locais perigo-sos. No entanto, isso não será suficiente para resolver o problema em sua totalidade.

Na Cidade Coração, 62 famílias vivem em áreas de risco, conforme mostra reportagem desta edição. Porém, apenas 20 delas poderão ser beneficiadas com a construção das novas casas populares que a Prefei-tura deve anunciar em breve. Por políticas do governo estadual, pessoas que possuem imóvel regularizado – mesmo que ele seja em área de risco – não podem participar de seus programas habitacionais. Quer dizer, o governo sabe do risco que essas 40 famílias correm, mas não “pode” ajudá-las. Impossível não classificar a situação como absurda.

A alocação dessas famílias para lugares seguros é só uma das medidas que devem ser tomadas. Serviços de limpeza e desassoreamento de córregos e do rio Capivari também são esperados. Enquanto houver famílias vivendo sob a constante ameaça de terem suas casas invadidas pela água, medidas preventivas são mais do que essenciais. Mas isso não parece que vem sendo feito. Podemos estar errados, mas se es-tamos, é porque, por uma falha dos governos, esses trabalhos não são divulgados.

Nas ruas e nas ‘margens dos rios’, as pessoas tam-bém querem saber o que tem sido feito em prol de sua situação. Mas não sabem. Será porque, de fato, nada é feito ou o problema é uma falha de comunicação?

Além da proximidade do período de chuvas, o que também vem logo aí é a corrida eleitoral. Época de promessas! Período em que todos se mostram dispostos a trabalhar pelos interesses do povo. Eis, então, uma oportunidade a essas pessoas para cobra-rem com mais afinco uma solução. Dos governantes, cobra-se mais e mais trabalho. Essa é a função deles. Até porque, ninguém quer que os dramas de 2009 e 2010 se repitam.

Tá difícil - Valdir Vitorino (PDT) sugeriu ao secretário de Saúde, Ermeson Guima-rães, que pague os médicos pelo número de consultas. Ele relatou que um senhor tentou marcar uma consulta com uma cardiologista no posto de saúde. Porém, a profissional tem um limite de 25 atendimentos por dia e não pôde atender o senhor, mesmo com pedido feito di-retamente pelo próprio ve-reador. “Acredito que se ela ganhasse por consulta, ela atendia. A gente fica indigna-do com isso”, esbravejou.

Demora – As reclamações de Vitorino à Secretaria de Saúde se estenderam tam-bém ao tempo de espera das consultas. Segundo ele, há consultas que estão sendo marcadas para dezembro e fevereiro.

Contradição – Segundo Vi-torino, enquanto na avenida Pio XII o limite de velocidade é 50 km/h, na rua Noel Rosa, na Morada do Sol, os moto-ristas podem trafegar até 60 km/h, conforme indicação da sinalização de trânsito. “É um absurdo”, disse Vito-rino. De acordo com ele, a rua Noel Rosa fica próxima a Apae, a uma escola e a casas. Ele disse que quer saber do secretário de Trân-sito e Transportes Públicos, Daniel Fontolan, o porquê da variação de velocidade nos dois trechos, sendo que na avenida a velocidade é infe-rior à permitida em uma rua.

Convite – Todos foram con-vidados por Vitorino a visi-tarem a rua Noel Rosa para ver mais um “absurdo”: há placas de lombada, mas não há lombadas na via. “Tem de fazer a lombada para depois colocar a placa”, indicou. O vereador também relatou que no bairro algumas si-nalizações de “pare” foram colocadas 10 metros antes do cruzamento. “Coloca-ram ‘pare’ em ruas que não é para colocar, porque são ruas principais, e onde é pre-ciso não colocaram”.

Pé na rua – Vitorino disse que o secretário de Trânsi-

to precisa sair do escritório para evitar esse tipo de pro-blemas. “Vai ver o que estão fazendo nas ruas de pintu-ra e colocação de placas. Acompanhe o trabalho”, su-geriu.

Dois pesos e duas me-didas – Gilceane Orosco Malto (DEM) demonstrou a sua insatisfação com a Se-cretaria de Comunicação. Isso porque ela e os demais vereadores não foram con-vidados para a inauguração do posto de saúde do bairro Santa Rita de Cássia, ocorri-da na manhã de domingo, 7. “Quero registrar aqui a minha indignação com a Secretaria de Comunicação. Na hora de aprovar um projeto, nós so-mos convidados para várias reuniões, aí somos lembra-dos. Mas na hora de uma inauguração como essa, um telefonema não chega a nós. É engraçado isso”, disse.

Destaque – Mateus Scar-so (PMDB) exaltou as uni-dades do Capivari Digital. O vereador destacou que o município tem se destacado no Brasil quando o assunto é informática. Scarso citou o fato de Capivari figurar na 14ª colocação de um ranking das 75 cidades mais digitais do país.

Vamos ver – Por outro lado, Arnaldo Nacaratto (PMDB) não se deixou levar pelo em-balo da boa colocação obtida por Capivari na lista das ci-dades mais digitais. O verea-dor foi cauteloso a comentar o resultado e espera que, de fato, todo o investimento fei-to com informática renda fru-tos na educação dos jovens capivarianos. “Vamos ver se isso vai repercutir no Índice de Desenvolvimento da Edu-cação Básica [Ideb]. Espero que os alunos saibam usar esses computadores para estudos e trabalhos”, disse.

Excluídos – Nacarato tam-bém disse que não foi con-vidado para participar da inauguração do posto de saúde no bairro Santa Rita de Cássia. “Parece que o prefeito não quer a presen-ça de alguns vereadores em

inaugurações. Não é do inte-resse do prefeito que certas pessoas apareçam. Medo é uma coisa normal do ser humano. Fica aqui a minha indignação.” Segundo o ve-reador, quando “um doente precisa de uma consulta, daí eles [Prefeitura] lembram de ligar para o doutor Arnaldo”.

Não voto mais – A paciên-cia de Nacarato parece estar acabando com o Executivo. Ele disse que não vai mais votar leis enviadas pelo pre-feito Campaci. “Para que votar leis se ele [Campaci] não cumpre”. A insatisfação do vereador está ligada ao não cumprimento de uma lei aprovada em 2009 que prevê a distribuição à população do Guia de Saúde da Rede Pú-blica Municipal, que contém as especialidades médicas, os nomes dos médicos e os horários de atendimentos, entre outros dados. “O pre-feito gasta R$ 500 mil com fotografia dele no jornal, com autopropaganda, e a popu-lação está aí, vergonhosa-mente sem saber onde ir. Eu acho um absurdo ele não ter cumprido está lei. É um to-tal desrespeito com a popu-lação e com este vereador aqui”, disse Nacarato, que é autor da lei.

O sábio – “Temos de passar às pessoas a verdadeira ver-dade”, disse Scarso em co-mentário ao requerimento de Vitorino sobre a distribuição de casas no Jardim Santa Teresa D’Ávila. Momento de reflexão: segundo a filosofia do vereador, a verdade nem sempre é verdadeira. Logo, para confirmar a autentici-dade de qualquer coisa, não basta saber a verdade, mas a “verdadeira verdade”.

Pingo e mais pingos... - Em tempos de movimentação política todo pingo vira “i”, e olhe lá se não vira palavra também. Muita gente preo-cupada com a imagem pes-soal e poucos dispostos a pôr a cara a tapa pelo povo. Já era de se esperar!

Desenvolvimento - Alguém já parou para refletir o quan-to Rafard se desenvolveu

ou cresceu nos últimos 10 anos? Hum... vamos pensar então... ... ... .... ?!?! ... ... ?!?! ... ?!?! ... pronto! E aí? O que achou? Melhor nem pensar ou falar neh? Que vergo-nha!!!

Jovens - O cenário políti-co está merecendo a par-ticipação de pessoas mais jovens, novas caras, novos pensamentos. A experiência de políticos atuantes mais a força e novos ideiais jovens podem dar outros rumos à sociedade. Será que já não passou da hora de um parti-do formado por uma força jo-vem? Agora é hora de correr atrás, estudar e quiçá buscar seu espaço nas esferas polí-ticas. Pensem nisso!

Stock Car - No último do-mingo, 7, estivemos no autó-dromo de Interlagos, em São Paulo, acompanhando a Cor-rida do Milhão - Etapa Stock Car e também o trabalho do rafardense Chico Rebete, lo-cutor, radialista e um dos ide-alizadores da Rádio R FM. Chicão é locutor oficial da Stock Car, viajando por todo Brasil e é figura marcante por onde passa. É impressionan-te a bagagem e conhecimen-to do “Gordo”, como é cha-mado carinhosamente pela equipe que o acompanha e organiza os eventos. Das 8h da manhã às 15h, horário em que estivemos no autó-dromo, Chicão não parou um minuto, levando as informa-ções e narrando as três pro-vas disputadas. A cada folga, Chicão não deixava de falar de Rafard, cumprimentando os conterrâneos presentes e falando orgulhosamente da sua mais nova conquista, a Rádio R. Agora sabemos o porque reservar no mínimo 1 hora para um bate papo com o homem (risos). Parabéns pelo trabalho e reconheci-mento merecido Chicão!

Emocionado - A passagem do governador distrital do Rotary Club por Rafard re-servou grandes emoções ao empresário e companheiro Sérgio Assalim. O rotariano foi agraciado pelo Governa-dor do Distrito 4310, com o título de Rotariano Destaque “Romualdo Balestrin”. Para-béns à Sérgio e a todos os integrantes do Rotary Club de Rafard pelo trabalho reali-zado em favor da sociedade rafardense.

Por hoje é só, semana que vem, se Deus quiser esta-remos de volta. Bom final de semana e até a próxima.

A secretaria mais espinho-sa da maioria dos governos municipais é a de saúde. Precária em todo país, a saúde incomoda a maioria dos governos. Em Capivari não poderia ser diferente. No Brasil, 30 milhões de pessoas que ascenderam à classe C demonstram a nova posição social também na mudança do cardápio diário. Depois de um período inicial de euforia com uma inédita folga no orçamento familiar e o con-sequente abuso de gorduras e doces, está chegando a fase em que a qualidade vai perdendo para a quantidade.

Pelos dados do IBGE, que registrou ganho de peso excessivo especialmente entre as mulheres, sete em cada dez estão acima do peso ideal.

Nos últimos três anos, multiplicou-se por sete o nú-mero de integrantes da classe C que lutam contra a balança. Com a migração da classe D e E para a classe C, com trabalhos menos braçais, internet em casa e carro na garagem, essas pessoas estão se tornando mais se-dentárias. Segundo dados do

IBGE, no Brasil, pouco mais de 38 milhões de pessoas têm coberturas de planos de saú-de. De acordo com o IBGE, somos uma população de quase duzentos milhões de brasileiros, os gastos públicos com saúde são imensos.

Em média, 20% da po-pulação brasileira é coberta por algum plano de saúde, os demais são tratados pelo SUS. Em Capivari, são gastos 20% do orçamento municipal em saúde pública. Existem muitas críticas em relação à Saúde Pública, como existem reclamações em relação ao agendamento de consultas, só que a população que utiliza o sistema público é de aproxi-madamente 80% das pessoas.

Na Câmara, quase todo dia alguém vem reclamar ou pedir ajuda para agilizar con-sultas agendadas para uma longa data. Mas são milhares de pessoas que necessitam de exames e consultas e nos próprios planos de saúde os agendamentos de consultas são longos, tanto é verdade que saiu uma norma da ANS (Agência Nacional de Saúde) que os planos de saúde têm até setembro para se adequar

à nova determinação da ANS que as consultas têm que ser agendadas num prazo de 7 a 21 dias. Se isso ocorre com os planos de saúde, imaginem na rede pública de saúde, onde um médico ganha bruto R$ 1,5 mil.

Acompanho o trabalho dos profissionais da saúde, das atendentes dos postos de saúde, dos funcionários. Eles trabalham no limite, a deman-da é muito grande. Muitas ve-zes, pessoas desesperadas nos procuram, mas pouco podemos fazer, pois a deman-da é grande. Pedimos, então, socorro a amigos médicos. No passado eram Dr. Reis e Dr. Bereta que atendiam em seus consultórios pessoas que não tinham como pagar uma consulta. Hoje tenho mais os contatos do Dr. Arnaldo Naca-ratto e Dr. André Rocha, que procuram ao máximo diminuir a dor dos menos favorecidos. Mas eles todos são humanos e podem ajudar na maneira do possível. Nunca os médi-cos aqui citados negaram um atendimento a alguém que sem dinheiro os procuraram e muitos levam até para casa os remédios. Quantos exames de ultrassom Dr. Nacaratto realizou no seu consultório sem cobrar, quantas pessoas

Dr. Reis atendeu, Dr. Bereta, Dr. André... Tive contato com todos esses e muitas vezes encontrei Dr. Bereta triste por não poder fazer mais.

Sabemos que os proble-mas de saúde são muitos, temos poucas esperanças que isso mude. Como em to-das as profissões, há os bons e os ruins. Não chega a mim reclamação de mau atendi-mento por parte dos médicos e demais funcionários, as reclamações são em relação à demora nos agendamentos das consultas e nos exames. Mas é sempre bom lembrar que 80% da população usa o sistema público de saúde e o dinheiro da saúde não vem dos profissionais, e sim do governo federal. Em Capivari, 20% dos impostos arrecada-dos são gastos com a saúde pública, mais daquilo que manda a Constituição: 15% .

A saúde pública é um problema, mas seus profis-sionais e os médicos não são os culpados, até porque trabalhar por R$ 1,5 mil por mês é o equivalente a mais ou menos um plantão de 12 horas que um médico ganha em um hospital de médio porte. A Secretaria de Saúde ainda tem sorte de contar com grandes profissionais.

Falácias e verdades

Page 3: Jornal O Semanário Regional - Edição 1013

03RAFARD, 12 de Agosto de 2011

Page 4: Jornal O Semanário Regional - Edição 1013

04 RAFARD, 12 de Agosto de 2011

Page 5: Jornal O Semanário Regional - Edição 1013

05RAFARD, 12 de Agosto de 2011

Das 62 famílias que vi-vem em áreas de risco, ou seja, sob constante amea-ça de enfrentar problemas ambientais (enchentes, por exemplo), o sonho de morar em um local seguro, como no novo conjunto habitacional que deve ser anunciado em breve pela Prefeitura, é rea-lidade para apenas 22 delas.Os números são, de acordo com o diretor de Indústria, Comércio e Habitação, Ivan Rosatto de Carvalho, de le-vantamento realizado pelo Serviço Social.

Como em 40 dessas ca-sas os proprietários possuem escritura do imóvel, Rosatto diz que essas famílias ficam impossibilitadas de partici-par de qualquer programa habitacional financiado pelo governo.

Essas residências, segun-do o diretor, foram cons-truídas há anos em Áreas de Preservação Permanente (APPs). “De acordo com a lei da APP, nada pode ser cons-truído a uma distância de 50 metros do leito do rio, mas, como em muitos municípios antigamente não existia uma fiscalização mais rígida, es-sas famílias conseguiram escrituras desses terrenos”, explica.

Para retirar essas 40 fa-mílias das áreas de risco, a Prefeitura tem duas opções: indenizá-las ou construir ca-sas com recursos próprios. No entanto, Rosatto diz que “o município de Rafard, sozi-nho, não tem estrutura finan-ceira para patrocinar a inde-nização e a construção de um conjunto habitacional”.

O levantamento do Servi-ço Social aponta que há tam-bém algumas famílias que vivem nas áreas de risco em casas alugadas. Essas pes-soas e também aquelas que não possuem a propriedade do imóvel regularizada serão beneficiadas com novo con-junto habitacional que será construído pela Companhia de Desenvolvimento Habita-cional e Urbano (CDHU).

SoluçãoSem “promessas evasi-

vas, mas consciente de que o problema existe”, Rosatto diz que a Prefeitura está empe-nhada em dar uma solução à situação das famílias que vi-vem em áreas de risco. “Te-remos que encontrar algum caminho legal, e dentro da lei, para resolvê-la”, conclui.

ENCHENTES Prefeitura indica que 40 casas em APPs são regularizadas; Para retirar famílias dessas áreas, governo municipal teria de indenizá-las ou cons-truir imóveis com recursos próprios

De 62 famílias que vivem em áreas de risco, apenas 22 podem ser beneficiadas com novo conjunto habitacional

Em 2010, Rafard e Capivari sofreram com as constantes chuvas; Muitas famílias perderam tudo nas enchentes

Arquivo/O Semanário

Capivari, Rafard e Mom-buca realizam no sábado, 13, das 8h às 17h, a segunda etapa da vacinação contra paralisia infantil em crian-ças menores de cinco anos. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo preten-de vacinar 2,83 milhões de crianças em todas as cidades paulistas. O número corres-ponde a 95% do total de 2,98 milhões de habitantes nessa faixa etária. Realizada em junho, a primeira etapa da campanha vacinou 2,85 milhões de crianças.

“É muito importante que os pais e responsáveis es-tejam atentos e levem seus filhos para tomar as duas gotas da vacina Sabin, pro-tegendo as crianças contra a poliomielite e colaboran-do para evitar o retorno da circulação do vírus causador

da doença ao Estado”, diz a chefe da Divisão de Imuni-zação da Secretaria de Esta-do, Maristela Rossi.

Todos os postos de saú-de de Capivari, além das creches da Nova Aparecida e da Vila Balan, terão pro-fissionais da Secretaria de Saúde aplicando as vacinas. Excepcionalmente no pos-to de saúde do bairro Santa Rita, a vacinação será fei-ta apenas entre 8h e 12h. Equipes volantes visitarão propriedades na área rural aplicando as vacinas.

Em Rafard, os pais de-vem levar os filhos no Espa-ço Pediátrico Raul Canavesi Morato para que recebam a vacina. Em Mombuca, a campanha de vacinação ocorre na Unidade Mista de Saúde, no centro, e no Programa Saúde da Família

(PSF), no bairro Vila Nova. Segundo recomendação

da Secretaria de Estado da Saúde, todas as crianças me-nores de cinco anos incluídas na vacinação, independente-mente de terem sido ou não imunizadas na primeira fase da campanha, devem re-tornar aos postos de saúde no próximo dia 13. Para as crianças que estão com va-cinas atrasadas, será possível atualizar a caderneta de vaci-nação, gratuitamente.

O Estado de São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988, de acordo com a Secretaria da Saúde. Contudo, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas todos os anos.

VACINAÇÃO Crianças podem receber a vacina das 8h às 17h; Último caso de poliomielite no Estado de São Paulo foi registrado em 1988

Região: Segunda etapa da vacinação contra paralisia infantil será no sábado

Ilustrativa

Page 6: Jornal O Semanário Regional - Edição 1013

06 RAFARD, 12 de Agosto de 2011

www.cativacomunicacao.com.br

Page 7: Jornal O Semanário Regional - Edição 1013

07RAFARD, 12 de Agosto de 2011

Egon Mariano de Arruda (Rafard) e Lorival da Rocha (Capivari) foram os assi-nantes do jornal O Sema-nário sorteados do mês de julho e receberam em casa uma cesta de café da ma-nhã, na terça-feira, 9. Todos os meses O Semanário dá prêmios aos seus assinantes.

O valor da assinatura anual de R$ 70,00 e pode ser parcelado em até 3 pa-gamentos. No ato da assi-natura o cliente ganha uma camiseta. Para saber mais, ligue: (19) 3496-1747.

Funcionário público de Rafard, o mecânico G.F. (32) foi encontrado morto dentro da cabine de um ca-minhão no almoxarifado da Prefeitura, na Rua dos Ope-rários, por volta das 21h30 de domingo, 7.

O mecânico, que morava na Morada do Sol, em Capi-vari, foi encontrado por sua esposa A.V.B. (27). Ela con-tou aos policiais que o mari-do consumia frequentemente bebidas alcoólicas e que, na manhã de domingo, havia sa-ído de casa para ir a um bar e depois não voltou mais.

Após o local ser peri-ciado, o corpo de G.F. foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Piracicaba para a realização de exames necroscópico e toxicológi-

co, que apontarão a causa da morte.

De acordo com a polícia, não havia sinais de violên-cia no corpo do mecânico e nenhuma substância (alcoó-lica ou entorpecente) foi en-

contrada com ele. O caso foi registrado pela Polícia Civil como morte suspeita.

A Prefeitura foi procurada para comentar o caso, contu-do, até o fechamento desta edição, não se pronunciou.

MORTE G.F. era funcionário público e saiu de casa na manhã de domingo para ir a um bar; Exames do IML apontarão a causa da morte

Mecânico é encontrado morto dentro de caminhão da Prefeitura

Mecânico foi encontrado em caminhão estacionado dentro do almoxarifado

Samuel Peressin

Três homens de Tietê foram presos em flagrante pela Polícia Militar por por-te ilegal de arma, na tarde de sábado, 6, em um sítio no bairro Limoeiro, área rural de Rafard. Eles foram detidos pelos policiais após o dono da propriedade, R.F. (47), perceber uma movi-mentação estranha entre os animais do sítio e encontrar dois veículos estacionados (um carro e uma moto) na área.

Quando chegaram ao sítio, os policiais encontra-ram J.J.S.S. (28), O.A. (44) e F.C.L.A. (40). Dentro do carro, um Del Rey, placas CQW 2447, de Tietê, foram

localizadas três espingar-das (duas calibre 28 e uma calibre 16) e um cartucho deflagrado. Os três homens disseram aos PMs que eram donos das armas. Como não possuíam porte das espin-gardas, foram conduzidos à

Delegacia. Um advogado foi cha-

mado pelo grupo. Após cada um pagar fiança de R$ 700,00, eles foram liberados e responderão pelo processo em liberdade. As armas fo-ram apreendidas.

ARMAS Homens estavam com 3 espingardas em propriedade particular no bairro Limoeiro; Depois de cada um pagar fiança, eles foram liberados

Trio é preso em sítio por porte ilegal de arma

As três espingardas encontradas com o trio foram apreendidas pela polícia

Samuel Peressin

Os conselhos da Casa da Agricultura e da Coor-denadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) se reuniram na manhã de quar-ta-feira, 10, para acertar os preparativos da 1ª Oficina de Técnicas Agropecuárias de Rafard. O tema será: “O preparo da cana-de-açúcar para alimentação de rumi-nantes”.

Segundo Décio Leite, chefe da Casa da Agricultu-ra de Rafard, o objetivo do evento é aprimorar o uso da matéria-prima que é abun-

dante na região. Para o coordenador do

programa na regional de Piracicaba, Gustavo Ferraz, diversas formas de utiliza-ção e conservação melho-ram a qualidade nutricional da forrageira. “Este trabalho já está sendo desenvolvido em Piracicaba, Nova Odes-sa e Jumirim. Trata-se de um programa muito impor-tante na região e se estende-rá aos demais municípios da regional, pois a pastagem e o cultivo da cana-de-açúcar são as principais atividades

agropecuárias da nossa re-gional”, ressaltou.

Conselheiro municipal, Márcio Jacob Hessel, que também é chefe da Divisão de Esportes, afirmou que pretende organizar o even-to em parceria com a Casa da Agricultura no início de setembro.

Os produtores interessa-dos em participar da 1ª Ofi-cina de Técnicas Agropecu-árias devem procurar a Casa da Agricultura de Rafard ou ligar para (19) 3496-2722. As vagas são limitadas.

AGRICULTURA Evento deve ocorrer em setembro; Inscrições já estão aber-tas e as vagas são limitadas

Casa da Agricultura prepara 1ª Oficina de Técnicas Agropecuárias de Rafard

Sortudos: assinantes recebem

cesta de café da manhã de O Semanário

A Diretoria de Cultura, Esporte e Turismo de Rafard está cadastrando os artesãos da cidade. A intenção da Di-retoria é mapear os artistas e divulgar seus trabalhos em uma feira.

Quem trabalha com ar-tesanato, crochê, biscuit, técnica de guardanapo, madeira, tintas, missangas, bijuteria, costura, origa-

mis, bordados, cerâmica, costura, entre outros, pode entrar em contato com a Diretoria de Cultura pelo telefone 3496-1438 ou ir ao Centro Cultural Júlio Hen-rique Raffard, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Para cadas-tro, os interessados devem levar RG e comprovante de endereço.

Programando exposição, Diretoria de Cultura cadastra

artesãos rafardenses

Page 8: Jornal O Semanário Regional - Edição 1013

08 REGIONAL, 12 de Agosto de 2011

O Rotary Club de Ra-fard recebeu a visita do go-vernador do Distrito 4310, Marco Antonio Colenci, acompanhado de sua espo-sa e coordenadora distrital, Ana Luiza Colenci, na noi-te de terça-feira, 9.

Durante a visita, que faz parte do calendário de atividades anuais do Rota-ry, Colenci falou sobre os projetos desenvolvidos e os planos para o Distrito 4310, que abrange 38 ci-dades do Estado, das quais 27 possuem Rotary Clubs.

Segundo ele, o objetivo é terminar o ano rotário 2011/2012 com mais de 1.500 membros em todos os Rotarys do Distrito.

Neste ano, quando o Rotary de Rafard comple-ta 25 anos, alguns mem-bros que contribuíram para que a unidade fosse criada foram homenagea-dos com o título de Honra ao Mérito, entre eles: José Francisco dos Santos Pro-ença, Rodrigo Bocardi, José Antônio Machado e Leda Pagotto, que rece-

beu a honraria em nome do seu falecido marido, Ozir Pagotto.

O ex-presidente Sérgio Assalin também foi home-nageado durante o evento, na oportunidade, o Gover-nador Distrital congratulou o companheiro com o títu-lo de Rotariano Destaque “Romualdo Balestrin”. O evento reuniu autoridades e membros de Rotarys de Rafard e cidades da região, como Capivari, Rio das Pedras, Porto Feliz, Boitu-va e Cerquilho.

VISITA Encontro, na noite de terça-feira, reuniu membros do Rotary de Rafard e de cidades da região

Governador do Distrito 4310, Marco Colenci visita o Rotary Club Rafard

Autoridades e presidentes de clubes que compuseram a reunião na sede do Rotary Club de Rafard

Túlio Darros

Page 9: Jornal O Semanário Regional - Edição 1013

Pág. 09 - 12 de Agosto de 2011 www.cativacomunicacao.com.br

Um incêndio destruiu um depósito de materiais quími-cos e deixou duas pessoas feridas no Distrito Industrial de Rio das Pedras, na tarde de terça-feira, 9. As vítimas, um casal de idosos que era proprietário da empresa e vivia nos fundos do local, foram levadas com queima-duras leves ao Pronto Socor-ro de Capivari e, após rece-berem atendimento médico, liberadas no mesmo dia.

O incêndio começou por volta das 14h e só foi con-trolado cerca de três horas depois. Homens do Corpo de Bombeiros de Capivari e Piracicaba foram chamados para conter o fogo.

Segundo a Polícia Mili-tar, um curto circuito pode ter causado o incêndio. No entanto, o caso ainda será investigado pela Polícia Ci-vil. Ainda no local, o tenen-te do Corpo de Bombeiros

de Piracicaba Rubens Del-sin disse que a empresa não possuía sistema de seguran-ça anti-incêndio, o que pode significar funcionamento irregular.

Delsin explicou que as ferramentas de proteção contra incêndio poderiam ajudar no controle do fogo no início, evitando que as chamas se alastrassem e destruíssem totalmente o depósito.

INCÊNDIO Corpo de Bombeiros de Capivari atendeu a ocorrência, no Distrito Industrial de Rio das Pedras; Vítimas foram medicadas no PS

Incêndio destrói depósito de materiais químicos e duas pessoas ficam feridas

Com a realização do “Do-mingo Feliz”, foi inaugurado o Posto de Saúde do bairro Jardim Santa Rita de Cássia (próximo a Elias Fausto), no domingo, 7. A obra começou a ser construída no ano pas-sado e custou R$ 192 mil.

Os moradores puderam participar de todas as ativida-des e serviços gratuitos ofere-cidos pelo “Domingo Feliz”, como exames de pressão ar-terial, artesanato, orientações do Procon, saúde bucal, HIV/DST/Aids, além de brinca-deiras, esportes, brinquedos pula-pula, pintura, desenhos, algodão doce e pipoca para as crianças.

O evento teve a participa-

ção do prefeito Luís Donisete Campaci (PMDB), do vice Júnior Pacheco (PR), do se-cretário de Saúde, Ermeson Guimarães de Oliveira, do superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgo-to (Saae), José Luiz Cabral, e do ex-deputado estadual Ro-

berto Felício (PT), que des-tinou a emenda parlamentar para a construção do posto de saúde.

No mesmo dia, foi en-tregue oficialmente a rede de água e poço artesiano do bairro vizinho, o Paineiri-nhas.

NOVO PS Durante o dia, moradores puderam participar de atividades de lazer e de orientação sobre saúde

Posto de saúde do Jardim Santa Rita de Cássia é inaugurado

Bombeiros de Capivari e Piracicaba levaram quase três horas para apagar o incêndio no depósito, na terça-feira

Samuel Peressin

Posto de Saúde começou a ser construido no ano passado e custou quase R$ 200 mil

AC/PMC

Ao lado de servidores, Campaci e Júnio Pacheco descerraram placa inaugural

Page 10: Jornal O Semanário Regional - Edição 1013

Vereador Arnaldo Nacarato (esq.) e prefeito Luis Campaci (dir.)

Arquivo montagem/O Semanário

10 CAPIVARI, 12 de Agosto de 2011

As bicicletas, assim como quaisquer veículos não motorizados, são frá-geis e vulneráveis. Para tanto, a legislação de trânsi-to dá aos ciclistas preferên-cia sobre os demais veícu-los automotores. Passarei seis dicas para os motoris-tas e doze para os ciclistas, então vejamos:

1 - Dar a preferência e facilitar a passagem de ci-clistas e usuários de outros veículos não motorizados, em cruzamentos e conver-sões à esquerda e à direita.

2 - Manter distância late-ral de 1,5 metros.

3 - Conferir constante-mente pelos retrovisores, com especial atenção para os “pontos cegos”.

4 - Cuidar ao abrir as portas do veículo, quando estiver estacionado ou pa-rado, em congestionamen-tos ou cruzamentos.

5 - Entender que, à noi-te, é ainda mais difícil notar os ciclistas, pois muitos ain-da não usam os refletivos previstos em lei.

6- Anunciar a presença com leves toques de buzi-na.

Os ciclistas também de-vem tomar alguns cuidados como:

1 - Equipar a sua bicicle-ta com dispositivos refleti-vos de segurança.

2 - Usar o capacete ade-quado, pois mesmo os pe-quenos acidentes podem resultar em traumatismos cranianos.

3 - Não utilizar fones de ouvido. Usar a audição ex-clusivamente para os sons do trânsito.

4 - Trafegar preferencial-mente por pistas exclusivas ou ciclovias.

5 - Nas calçadas, praças e calçadões, desça e em-purre a bicicleta.

6 - Não pegue carona na lateral de ônibus e cami-nhões, mantenha fila única quando estiver em grupo.

7 - Mantenha as mãos no guidão e os pés nos pedais, sinalizando suas manobras com antecedência.

8 - Esteja atento às por-tas dos carros estaciona-dos, com atenção no de-sembarque de passageiros dos ônibus, tendo também muita atenção com saídas

de garagem.9 - Não tome bebidas al-

coólicas antes de andar de bicicleta.

10 - Pedale no lado direi-to da via e no mesmo senti-do dos carros.

11 - Preste sempre aten-ção em crianças e idosos, frisando-se que as crianças pequenas não devem ser transportadas em bicicletas.

12 - Usar roupas claras ou refletivas quando peda-lar à noite.

Devo realçar ainda que as presentes dicas são uni-versais, se aplicam em todo mundo. É triste me deparar no dia a dia de trabalho na Delegacia e acompanhar pela imprensa acidentes com lesões corporais gra-ves e com vítimas fatais en-volvendo os ciclistas.

Certa ocasião, quando trabalhava no Segundo Dis-trito Policial, em Piracicaba, atendi um acidente de trân-sito envolvendo dois ciclis-tas, que colidiram frontal-mente próximo ao Estádio Municipal Barão de Serra Negra. Infelizmente, ambos faleceram. Foi apurado no inquérito policial que os dois foram negligentes e impru-dentes.

Cada vez aumenta mais a frota de bicicletas nas cida-des, muitas delas as consi-deram seu veículo principal, mais econômico e, lógico, mais saudável. Assim, creio que sejam úteis as dicas elencadas, sabendo que muitos políticos e adminis-tradores públicos em nossa região fazem vistas grossas e não ajudam a resolver a questão. Quantas são as ci-dades que sequer possuem ciclovias? Enquanto isso, os acidentes só aumentam.

Dicas relevantes para segurança dos ciclistas

Gillys Esquitini Scrocca - Delegado de Polícia, advogado, professor,

radialista e colunista capivariano

Se por um lado a Prefei-tura trabalha para preser-var e incentivar a cultura do município, inclusive com a criação de um cargo para as-sessor de patrimônio cultu-ral, aprovado na Câmara na segunda-feira, 8, por outro, o prefeito Luís Donisete Cam-paci (PMDB) “tenta apagar a história do Legislativo de Capivari”, segundo avaliação do vereador Arnaldo Annic-chino Nacarato (PMDB), que foi o único a se posicionar contrário à contratação de um novo profissional, embo-ra considere isso “importan-tíssimo”.

“Como posso ficar à von-tade para votar nisso [cria-ção de novo cargo]? Ele [Campaci] está matando o patrimônio Legislativo que Capivari construiu”, disse. A argumentação de Nacarato é que o prefeito, ao invés de apenas fazer emendas alte-rando leis, as revoga e apre-senta novos projetos com al-terações mínimas.

O vereador exemplificou o caso da seguinte forma: um vereador cria uma lei chama-da “Adote esta área”. Tem-pos depois, o prefeito vem e muda seu nome para “Adote uma área”. No entanto, as bases da lei permanecem as mesmas. Desse modo, segun-do Nacarato, nomes de vere-adores de gestões passadas são apagados da história do Legislativo. “Eu acho injus-to com os políticos antigos”, afirmou.

Outro ladoPara Campaci, as palavras

de Nacarato foram infelizes e não possuem “nenhuma con-sistência”. “Os projetos de leis encaminhados para a Câ-

mara são escritos por profis-sionais capacitados para essa função e não pelo prefeito, pois esta não é a função do prefeito. Os critérios utiliza-dos nestes dois anos e meio de mandato são os mesmos utilizados nas administrações anteriores e nos demais mu-nicípios”, ressaltou.

O “dinamismo” e a “velo-cidade” com que mudanças têm acontecido, justificou Campaci, obrigam que anti-gas leis sejam adequadas a atual realidade. “Caso con-trário, estaremos vivendo oportunidades e ameaças no-vas com leis e regulamentos velhos”, afirmou.

Assim como Nacarato, Campaci também recorreu a um exemplo para explicar seu ponto de vista. “No decor-rer dos tempos, o município, por iniciativa dos prefeitos anteriores e com aprovação das Câmaras anteriores, foi criando leis de incentivos para atrair novas empresas. Fica-mos com tantas leis sobre o mesmo assunto que isso gera-va confusão para os possíveis novos empresários, confu-são até para os servidores da Prefeitura. Foi feito um pro-jeto de lei englobando tudo o que ainda estava valendo e acrescentando algumas novas regras. Esse projeto foi apro-vado pela atual Câmara, o que veio a facilitar em muito o entendimento e a aplicação das normas sobre incentivos. Óbvio que todas as outras leis anteriores foram revogadas. E essa prática gera benefícios para todos e não gera prejuí-zos para ninguém.”

Essas alterações, defen-deu Campaci, não apagam “o histórico do Legislativo”. “Uma lei revogada não é

apagada da história, pois fica registrado eternamente o seu conteúdo e o período em que ela prevaleceu. Nenhuma lei foi revogada apenas para mu-dar o nome. Se o vereador ler com mais atenção, ele notará que as alterações foram de conteúdo”, disse.

Não votoCansado de esperar que

uma lei de sua autoria que prevê a distribuição à po-pulação do Guia de Saúde da Rede Pública Municipal, contendo as especialidades médicas, os nomes dos mé-dicos e os horários de aten-dimentos, seja posta em prá-tica, Nacarato disse que não irá mais votar favoravelmen-te leis enviadas pelo Execu-tivo. “Para que votar leis se ele [Campaci] não cumpre?”, indagou.

Por sua vez, o prefeito afirmou que verificará o fato junto ao secretário de Saúde, Ermeson Guimarães de Oli-veira, para saber o que acon-teceu e, se for o caso, tomar providências. “É claro que uma lei aprovada legalmente e promulgada pelo prefeito deve ser cumprida”, destacou.

E de fato, ao menos du-rante a sessão de segunda-

-feira, Nacarato manteve sua postura contrária aos PLs do Executivo. Ele foi o único dos vereadores que votou contra a aprovação do proje-to que autoriza a Prefeitura a pagar diferenças de valor no contrato de pavimentação do Residencial Santa Rita.

O terceiro e último pro-jeto de lei que constava na Ordem do Dia nem chegou a ser votado. Nacarato pediu vista da proposta de criação do Fundo Municipal de Ha-bitação de Interesse Social (FMHIS). Antes de votá-lo, o vereador disse que precisa de informações mais detalhadas envolvendo o projeto.

Campaci, porém, não acredita que Nacarato dei-xará de votar os projetos do Executivo, já que essa “não seria uma atitude adequada de sua parte”. Independente disso, o prefeito disse que não cabe a ele julgar a pos-tura adotada pelo vereador. “Na campanha eleitoral, o candidato a vereador Arnal-do Nacarato pediu votos e prometeu trabalhar para me-lhorar a cidade de Capivari. Se ele acha que desta forma estará colaborando com o bem-estar dos munícipes, não cabe a mim julgar”.

O prazo para cadastro e recadastro de estudantes para o fornecimento de re-embolso do transporte es-colar termina na segunda--feira, 15. Os interessados devem procurar a Secre-taria de Educação, na rua Madre Valéria, 287, centro. O reembolso é pago para estudantes que residem em Capivari e estudam em es-colas de nível médio, técni-co e superior nas cidades da região.

Para fazer o recadastra-mento, os alunos devem comparecer à Secretaria de Educação portando com-provante de rematrícula demonstrando os dias e o horário das aulas (grade cur-

ricular ou declaração), com-provante de renda familiar para alunos requerentes de reembolso de 100% e com-provante de residência atua-lizado em nome de um dos membros da família.

Para o cadastramento, os documentos necessários são: cópia do RG e CPF, comprovante de endereço atualizado, comprovante de matrícula (grade curricular ou declaração), comprovan-te de renda familiar e cópia do número da conta univer-sitária que deverá ser aberta no Banco do Brasil.

Segundo a Prefeitura, os estudantes matriculados no regime de dependência não terão direito ao benefício.

CRÍTICAS Prefeito, por sua vez, discorda do vereador e classifica sua declaração como infeliz e inconsistente

Nacarato sobre Campaci: “Ele tenta apagar a história do Legislativo de Capivari”

Reembolso: estudantes têm até segunda-feira para fazer recadastro

Capivari recebe neste fim de semana a 4ª etapa da Copa São Paulo de Mo-tocross. A competição terá entrada gratuita e irá reunir mais de 200 pilotos. A pis-ta será montada ao lado do portal de entrada da cidade.

Além de praça de alimenta-ção e arquibancadas, have-rá distribuição de brindes ao público. No sábado, 13, das 13h às 17h, o dia será apenas de treino. As provas serão disputadas no domin-go, 14, a partir das 12h.

Capivari é sede da 4ª etapa da Copa São Paulo de Motocross

neste fim de semana

Por muitos anos sem se-gurança e infraestrutura ade-quada, o Ginásio de Esportes Antônio Mattar, no Caste-lani, enfim poderá voltar a ser uma opção de lazer aos moradores do bairro. O pre-feito Luís Donisete Campaci (PMDB) assinou no início do

mês um convênio de R$ 100 mil para a completa reforma da área. Os recursos foram obtidos por meio de emen-da parlamentar do deputado estadual Chico Sardeli (PV) e deverão complementar a verba total que será utilizada para a reforma do local, esti-

mada em R$ 180 mil.Segundo Campaci, estes

recursos serão utilizados para a reforma, a constru-ção de casa para caseiro e a aplicação de alambrados. “Enfim, conseguiremos dar dignidade ao Ginásio Antô-nio Mattar. Faremos com-

pleta reforma e vigilância 24 horas por dia para que a comunidade possa participar de suas atividades com total segurança”, diz.

As datas de início dos tra-balhos e conclusão da obra, porém, não foram divulgadas pela Prefeitura.

REFORMAS Investimento total será de R$ 180 mil; Há anos, local não apresenta segurança e infraes-trutura adequada para utilização dos moradores

Prefeitura firma convênio para reforma do Ginásio do Castelani

Page 11: Jornal O Semanário Regional - Edição 1013

11CAPIVARI, 12 de Agosto de 2011

A Diretoria de Meio Am-biente promove na terça-fei-ra, 16, na Casa da Cultura, às 18h30, o primeiro dos três encontros abertos a comer-ciantes e à população para aprofundar o debate e escla-recer dúvidas sobre a subs-tituição das sacolas plásticas convencionais por embala-gens retornáveis, de papel ou oxibiodegradáveis (OBPs) nos estabelecimentos comer-ciais do município.

Os próximos encontros estão programados para os dias 23 de agosto e 20 de se-tembro no mesmo horário e local. Segundo a Prefeitura, os participantes conhecerão a importância da substituição das sacolas plásticas comuns e os danos causados pelas mesmas ao meio ambiente.

Os estabelecimentos co-

merciais têm até o dia 30 de setembro para se adequarem à lei que regulamenta a dis-tribuição de embalagens. A partir do dia 1º de outubro, quem ainda insistir em dis-tribuir sacolas plásticas con-vencionais (derivadas de pe-tróleo, elas podem demorar até 400 anos para se decom-por no meio ambiente) pode-

rá ser multado. A legislação municipal

prevê multa de 10 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps) para quem não substituir as embalagens, em caso de primeira infração. Isso equivale a R$ 174,50. Em caso de reincidência, o valor sobre para R$ 261,75 (15 Ufesps).

LEI Evento, na Casa da Cultura, é aberto à população e aos comerciantes

Diretoria de Meio Ambiente promove 1º debate sobre lei das sacolas plásticas na terça-feira

Comerciantes e população participarão de debate para esclarecer dúvidas

Ilustrativa

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) está dando continuidade à negociação das dívidas da autarquia, desta vez junto a Receita Federal. Esses ven-cimentos são relativos aos anos de 2005, 2006 e 2007 e as negociações foram inicia-das em 2009 quando o Saae protocolou junto à Receita Federal uma solicitação de parcelamento dos valores não recolhidos referentes ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de acordo com a Prefeitura.

Em outubro de 2010, a autarquia já havia regula-rizado uma dívida com o INSS referente ao ano de 1999 no valor de R$ 68 mil. Em relação ao Pasep, o Saae regularizou R$ 15 mil em

dívidas e, quanto ao INSS, houve parcelamento de R$ 163 mil, que serão pagos em 13 parcelas de R$ 12 mil, ou seja, em julho de 2012 o Saae estará totalmente regu-larizado junto à Receita Fe-deral, conforme informações do governo municipal. Pelo número de parcelas e por ter protocolado o pedido no tempo adequado, a autarquia foi beneficiada com uma sig-nificativa redução nos valo-res devidos.

“Gradativamente o Saae vem conseguindo se recu-

perar e pagar todas as suas dívidas, que são decorren-tes de muitos anos. Desde 2009, estamos trabalhan-do com este objetivo e, por isso, agradecemos ao pre-feito Campaci [Luís Doni-sete – PMDB] pelo apoio e à Câmara por aprovar o parcelamento de alguns dos valores devidos”, diz o su-perintendente do Saae, José Luiz Cabral.

Segundo o superinten-dente, o Saae também está pagando R$ 500 mil em pre-catórios neste ano.

Saae pode se ver livre de dívidas em 1 ano

Page 12: Jornal O Semanário Regional - Edição 1013

12 CAPIVARI, 12 de Agosto de 2011

MICROSALPRODUTOS QUÍMICOS

CONTribuiNDO COm OESPOrTE Em rafarD E rEgiãO

Rod. Campinas - Tietê, Km 44,5 - CAPIVARI

PABX (19) 3492-8000

A partir de agora, os ser-viços de sinalização de solo serão feitos com mais agili-dade. É o que garante o se-cretário de Trânsito e Trans-portes Públicos, Daniel Fontolan, com a aquisição de uma máquina de sinali-zação que aumentará “cinco vezes a produtividade” dos trabalhos.

Adquirida na semana pas-sada por R$ 37,8 mil, a má-quina substituirá o trabalho que antes era realizado ma-nualmente pelos servidores da Secretaria.

“Nossos servidores pas-saram por um completo treinamento na última se-mana e já estão capacitados para utilizar a máquina. Com este novo equipamen-to, além da economia no

material utilizado, ainda garantiremos maior durabi-lidade aos nossos serviços de sinalização”, diz o se-cretário.

De acordo com a Prefeitu-ra, o primeiro local a receber

os serviços de sinalização com o novo equipamento será a interligação entre os bairros Castelani e Bosque dos Pinheiros, que passou re-centemente por obras de pa-vimentação.

M.M. CoMérCio de Água Mineral rafard

Aberto de segunda à sexta das 8h às 18h. Sábado das 8h às 12 h.

Entregas em domicílio

Av. São Bernardo, nº 53 - Centro - RAFARD

Galão 20 Litros e Galão 10 LitrosDiSk Água: Depósito: (19) 3496-2750Residência: (19) 3491-7099 / 3492-5315

INVESTIMENTO Equipamento custou R$ 37 mil e substituirá o trabalho que antes era realizado manualmente

Trânsito: máquina deve acelerar em 5 vezes a sinalização de solo

Máquina facilita e agiliza o trabalho dos funcionários da prefeitura

AC/PMC A Prefeitura trabalha para anunciar a instalação de duas novas empresas que, juntas, devem gerar mais de 500 empregos na cidade. Na última sema-na, o prefeito Luís Doni-sete Campaci (PMDB) e o secretário de Desenvol-vimento Econômico An-tônio Pagotto se reuniram com empresários de duas indústrias (segmentos de alimentação e metal mecâ-nico) interessadas em trazer novos empreendimentos a Capivari.

A vinda de novas em-presas ao município faz parte do chamado “tripé para o desenvolvimento” de Campaci. “Em nossa ad-ministração, trabalhamos

com um tripé que prevê a construção de moradias, a capacitação profissional e a geração de novos empre-gos. Desta forma, estamos preparando um futuro de desenvolvimento para Ca-pivari. Por isso, estamos empenhados e trabalhando diariamente para a conquis-ta destas empresas”, diz o prefeito.

Segundo ele, uma nova empresa já está em pro-cesso de fechamento de

contrato. “Já está fechan-do contrato para instala-ção no Distrito Industrial II a empresa Plastro, que tem o início das operações previsto para meados de 2012 e gerará cerca de 60 empregos diretos. Fica-mos muito contentes em poder anunciar a chegada de novos empreendimen-tos e em breve teremos outras boas notícias na área da industrialização”, finaliza.

CRESCIMENTO Segundo o governo municipal, elas devem gerar mais de 500 empregos na cidade

Prefeitura está perto de anunciar instalação de duas novas empresas

Page 13: Jornal O Semanário Regional - Edição 1013

13CAPIVARI, 12 de Agosto de 2011

O Partido Democratas de Capivari possui novo dire-tório. Como presidente, foi escolhida pela Executiva Es-tadual no início de agosto a vereadora Gilceane Orosco Malto, que está em seu pri-meiro mandato. Com isso, o ex-vereador Valentin Lobo deixou o cargo.

Como líder, Gil terá o de-safio de comandar o DEM e organizar filiações e coli-gações, que são baseadas de acordo com a ideologia do Partido, além de promover outros trabalhos de interação com a sociedade, que visam contribuir com o desenvolvi-mento do município.

Atualmente, o DEM atua na base aliada do Governo do Estado de São Paulo e está à frente da Secretaria de De-senvolvimento Social, com o deputado Rodrigo Garcia. O presidente nacional é o sena-dor José Agripino Maia. “O Partido está crescendo cada vez mais e estou muito feliz por esta nomeação. Farei o melhor para dar novo fôlego ao DEM de Capivari e espero a participação de mais pesso-as, para que juntos possamos fazer um magnífico traba-lho”, afirma a vereadora Gil.

“Gostaria de agradecer ao Rodrigo Garcia, deputa-do federal e atual secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, pois esta conquista veio única e exclusivamente por ele”, fi-naliza a vereadora.

Novos integrantes da di-retoria do Partido Democra-tas: Gilceane Orosco Malto – Presidente; Renê Pellegri-ni – Vice-presidente; Teresa Cristina Almeida Vieira Fer-reira – Tesoureira; Adriano Alves Ferreira – Secretário Geral; Selma Cristina Ba-chieta – 1º Membro; Lucia-na de Oliveira – 2º Membro; Patrícia de Cássia Corrêa Orosco – 3º Membro; Ma-rieta Silveira Pellegrini – 4º Membro; James Laranjeira Malto – 5º Membro.

Participação especialConvidados pelo pre-

sidente da Câmara, Vitor Hugo Riccomini (PTB), o presidente e vice-presidente da Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC), de Capivari, Sidenei Antonio Brigatto e Agnello Rinaldi, participaram da última ses-são ordinária, realizada na segunda-feira, 8, para apre-sentar aos vereadores e de-mais presentes o trabalho prestado pela instituição.

Fundada há 14 anos por Rinaldi, quando ele des-cobriu que era portador do câncer, a AVCC atende hoje cerca de 100 pessoas com a

distribuição do suplemento alimentar Tivallec, que ga-rante qualidade de vida aos usuários.

Brigatto e Rinaldi agra-deceram o apoio dos verea-dores, principalmente pela votação favorável que conce-deu a AVCC a declaração de utilidade pública municipal, que garante o recebimento do subsídio da Prefeitura, pro-jeto de autoria do presidente Vitor Riccomini. Segundo eles, agora a luta é conquistar a mesma declaração na esfera estadual, com a colaboração do deputado Campos Ma-chado (PTB), e federal, com o deputado Nelson Marque-zelli (PTB).

Após a explanação, os vereadores agradeceram a presença dos dois e todo o trabalho realizado. O agrade-cimento se estendeu também aos inúmeros voluntários que atuam na AVCC e que es-tavam presentes na sessão. Para o presidente Riccomini, a apresentação foi muito váli-da. “É uma entidade que tem lutado demais pelos cidadãos de Capivari e, por meio dos diretores Agnello e Sidenei, tem conquistado importantes emendas parlamentares para a cidade junto ao deputado Nelson Marquezelli.” São elas: R$ 198 mil para aquisi-ção de ônibus e R$ 500 mil para a construção de uma quadra coberta numa escola municipal.

Atualmente, a instituição recebe da Prefeitura R$ 60 mil por ano, como subsídio, e realiza bazares e feiras para complementar a recei-ta. Inclusive, neste final de semana, de sexta-feira, 12, a domingo, 14, acontece mais uma edição na Casa da Cul-tura. Outra conquista recen-te foi uma sede nova para abrigar os serviços. Mais informações podem ser obti-das pelo telefone (19) 3492-3640.

Valor abusivoO pagamento do alu-

guel dos radares instalados pela Prefeitura de Capivari em três pontos da cidade é discutido pelo vereador Ar-naldo Annicchino Nacarato (PMDB), pois ele acha o va-lor abusivo: R$ 51,9 mil (cin-qüenta e um mil e novecentos reais) por mês.

O contrato da Prefeitura é com a empresa DCT Tecno-logia e Serviços. “Será que é preciso ter radares em Capi-vari? Não seria mais viável a construção de lombadas, a colocação de tartarugas ou que guardas ficassem nos locais para amenizar a alta velocidade?”, questiona Na-carato.

Para o vereador, com cer-ca de R$ 52 mil por mês, o que corresponde a aproxi-madamente R$ 624 mil por ano, outras melhorias, até mesmo no trânsito, poderiam ser feitas. “Ou então, poderia avaliar a compra dos radares para não onerar tanto os co-fres públicos.” Os medidores de velocidade estão na aveni-da Pio XII (em dois pontos) e na rua Sinharinha Frota.

“Uma lombada custa me-nos de R$ 5 mil e um agente de trânsito custaria aos cofres públicos cerca de R$ 1,5 mil [um mil e quinhentos reais] mensais. Mais uma vez a Prefeitura de Capivari vem dando exemplos de como desperdiçar o dinheiro públi-co”, comenta Nacarato.

Visita ao Viveiro de MudasO vereador Valdir Anto-

nio Vitorino (Valdir da Far-mácia), do PDT, esteve na manhã de segunda-feira, 08, no Viveiro Municipal de Mu-das e foi recepcionado pelos funcionários José Valdir Ro-drigues e Aparecido Penon, que explicaram como é o funcionamento do local.

O parlamentar ficou feliz ao ver que inúmeras mudas, inclusive de plantas frutí-feras, são cultivadas, o que pode atrair mais espécies de pássaros a Capivari. “É um trabalho muito bonito e que percebi que é feito com amor. Isso é uma ajuda essencial ao Meio Ambiente, a Prefeitura está de parabéns”, opina.

Valdir Vitorino cobrou inúmeras vezes em tribuna investimentos em ações be-néficas ao Meio Ambiente. Para ele, com a criação da Diretoria específica, a situ-ação já melhorou. “Vejo as boas condições do Viveiro e atribuo isso também aos fun-cionários José e Aparecido. Mas, é claro que sempre há o que fazer, e peço ao Exe-cutivo mais investimentos lá, porque quem ganha, sem dú-vidas, é a população.”

AjudaPor iniciativa do vice-

-prefeito de Capivari, Júnior Pacheco (PR), o deputado federal Milton Monti (PR) recebeu na tarde de segunda--feira, 8, em seu escritório em São Paulo o vice-prefeito, o vice-presidente da Câma-ra, Nelson de Sousa Soares (PR), o presidente da Coo-perativa dos Plantadores de Cana da Região de Capivari, Antonio Carlos Cerezer, e o gerente geral da Cooperativa, Fernando Quibáo Júnior.

O motivo da visita foi uma reivindicação feita pe-los capivarianos para que o

deputado interceda no caso das solicitações feitas pela concessionária Rodovias do Tietê para que as empresas, produtores rurais e Prefeitu-ra regularizem os acessos às rodovias SP 101, SP 113, SP 308 e vicinal Kanela Forti.

De acordo com Cerezer e Quibáo, cada projeto, apenas para ser desenhado, custará aos produtores cerca de R$ 16 mil. Eles disseram que foram informados por mem-bros da concessionária de que o contrato com a Agên-cia Reguladora de Transpor-tes do Estado de São Paulo (Artesp) prevê que os aces-sos devem ser regularizados pelos proprietários dos mes-mos e que, se não cumprido, pode gerar multas.

Recentemente, a Rodo-vias do Tietê cercou inú-meros pontos das rodovias e isso foi outra reclamação dos capivarianos, pois ale-gam que inúmeros imóveis ficaram sem saída. Ao depu-tado, relataram o caso de um produtor que teve seu sítio cercado por completo e, após longa burocracia, conseguiu a liberação de um pequeno espaço por apenas 30 dias, se responsabilizando civil e criminalmente por qualquer incidente que aconteça.

Para Milton Monti, o ca-minho é tentar rever o con-trato diretamente na Artesp e é isso o que comprometeu-se a fazer nos próximos dias. Nelson Soares acredita que o caso será resolvido. “Ca-pivari tem um grande parcei-ro que é o deputado Milton Monti e em breve ele estará marcando uma reunião com o diretor senhor Marcos Marti-nez, da Artesp, e contará com a presença de todos os prefei-

tos da região para discutir o assunto e revogar artigos do contrato que tira a liberdade de empresários e produtores rurais a ter acessos em suas propriedades, visto que foi dado um prazo provisório do dia 04 a 31 de agosto de 2011 e após a essa data terá o fechamento desses acessos. Tenho convicção de que ele fará o possível para nos aju-dar a reverter essa situação”, acredita.

O vice-prefeito Júnior Pa-checo afirma que a reunião foi muito importante para so-lucionar o impasse existente entre os usuários de proprie-dades que dão acesso a estas rodovias e a concessionária que administra a malha vi-ária. “Estamos procurando resolver isso mais breve pos-sível. Agradeço ao deputado Milton Monti que nos rece-beu prontamente após meu contato e escutou as justifica-tivas de todos os envolvidos nesta questão. Esperamos que o problema seja solucio-nado rapidamente”, declara Pacheco.

Problemas de trânsitoNa semana passada, Vito-

rino esteve no bairro Morada do Sol e levantou alguns pro-blemas no trânsito do local. Em tribuna, na segunda-fei-ra, 8, questionou o diretor de Trânsito e Transportes Públi-cos, Daniel Fontolan, sobre o porque na avenida Pio XII é permitida a velocidade de até 50km/h e na rua Noel Rosa o máximo é de 60km/h.

“Próximo da rua Noel Rosa temos escola e também a Apae [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais], sem contar as inúmeras re-sidências. Não sei se há um

estudo específico para essas delimitações, mas para mim isso é um absurdo”, opinou o vereador.

Valdir da Farmácia tam-bém reclamou das pinturas das paradas obrigatórias (Pare) que foram feitas longe das esquinas, dificultando o tráfego, e cobrou a lombada que há tempos pede para que seja instalada na via, mas que até agora a Prefeitura colo-cou apenas a placa. “Trânsito é coisa importante, pois qual-quer erro pode tirar a vida de pessoas, por isso a minha co-brança é constante. É preciso que o diretor saia um pouco da sala e veja de perto os ser-viços que estão sendo feitos”, declarou.

SoluçãoRodrigo Abdala Proen-

ça (PPS) esteve em reunião com o prefeito Luís Donisete Campaci (PMDB), na tarde de quinta-feira, 4, para tratar do caso das famílias que in-vadiram a antiga estação de trens e estavam morando por lá.

Após receber denúncias e constatar o que realmente estava acontecendo, Proença entrou em contato com o lí-der do Executivo. “Repassei para ele as informações que eu tinha. Na hora, o prefeito ligou para o secretário de De-fesa Social, João Santos, para que as medidas fossem toma-das”, conta o vereador.

Santos, acompanhado de uma assistente social, visitou as famílias. Ficou constatado que ambas tinham casas, uma havia saído do bairro por pro-blemas de relacionamento, mas foi encaminhada de vol-ta, e outra era natural de Elias Fausto, e também retornou.

Partido dos Democratas tem nova presidente em CapivariPOLÍTICA A vereadora Gilceane Orosco Malto assume o cargo; Acompanhe também outras movimentações envolvendo os trabalhos dos vereadores

Com um tiro na cabe-ça, o aposentado A.G., 88 anos, tirou a própria vida dentro de sua casa, na rua Bento Dias, no centro, na madrugada de terça-feira, 9, de acordo com o boletim de ocorrência. Ele morava sozinho e foi encontrado pela família em sua cama. A arma, um revólver calibre 32, estava caído no chão.

Neto do aposentado, F.G., 40 anos, disse aos po-liciais que o avô entrou em

depressão depois que ficou viúvo, há cerca de seis me-ses. A arma era do idoso. Dentro do quarto, na gaveta de um criado mudo, os po-liciais encontrar munições.

O corpo do aposentado foi levado ao Instituto Mé-dico Legal (IML) de Piraci-caba para realização de exa-me necroscópico. Na manhã de quarta-feira, 10, A.G. foi enterrado no cemitério mu-nicipal. A arma e as muni-ções foram apreendidas.

SUICÍDIO Aos policiais, neto do aposentado disse que o avô ficou depressivo após ficar viúvo

Idoso de 88 anos tira a própria vida com tiro na cabeça

Uma denúncia anônima levou a Polícia Civil a pren-der A.J.C. (24) por tráfico de drogas na tarde de terça--feira, 9, na rua Xavantes, Vila Balan. Com o jovem, os policiais encontraram 15 pedras de crack ( 4,4 g), dois papelotes de cocaína (0,77 g) e R$ 79,00. A.J.C. foi levado à Delegacia e poste-riormente encaminhado ao Centro de Detenção Provi-sória (CDP) de Piracicaba.

Denúncia anônima ajuda Polícia Civil

a prender traficante na Vila Balan

TRÁFICO Policiais encontraram 15 pedras de crack, 2 papelotes de cocaína e R$ 79,00 com A.J.C.

Page 14: Jornal O Semanário Regional - Edição 1013

14 CAPIVARI, 12 de Agosto de 2011

Que tal tirar o domingo para almoçar com seu pai? Ou, então, o que acha de um passeio? Vale também um abraço, um beijo. Afi-nal, no próximo dia 14, é o Dia dos Pais, data anu-almente comemorada em todo segundo domingo de agosto.

Não se sabe, ao certo, qual a origem da come-moração. Há registros de que, na Babilônia, há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu fez em

argila um cartão ao seu pai. No entanto, a data passou a ser comemorada todos os anos somente em 1910, nos Estados Unidos. Na época, uma jovem nor-te-americana quis home-nagear seu pai, que ficou viúvo e criou os seis filhos sozinho. A garota, então, escreveu a autoridades, que aprovaram a ideia e decidiram: rosas simboli-zariam a data (vermelhas para pais vivos e brancas para os falecidos). Com

os anos, a homenagem se espalhou pelos Estados Unidos. Em 1972, o pre-sidente Richard Nixon transformou a comemo-ração ao Dia dos Pais em lei.

No Brasil, os registros indicam que o Dia dos Pais é comemorado desde os anos 1950. E sempre no segundo domingo de agos-to. O Dia dos Pais também é festejado em outros pa-íses, mas cada um adota uma data diferente.

COMEMORAÇÃO No Brasil, desde os anos 1950 a data é comemorada no segundo domingo de agosto

Dia dos Pais: a data muda, mas nunca é esquecidaIlustrativa

Page 15: Jornal O Semanário Regional - Edição 1013

15CAPIVARI, 12 de Agosto de 2011

Page 16: Jornal O Semanário Regional - Edição 1013

16 CAPIVARI, 12 de Agosto de 2011

Page 17: Jornal O Semanário Regional - Edição 1013

Pág. 17 - 12 de Agosto de 2011

Drogaria Nova União

Convênio com Aferc, Cosan, Branyl, Rigitec,

Rafitos, Parcan, Trancian, Microsal

Rua Maurício Allain, 147Rafard - F.: 3496-2786

Ótica XVUm carinho especial

a seus olhos

rua XV de novembro, 784

Fone/Fax: (19) 3491-4451

“O mundo maravilhoso das malhas”

R. Regente Feijó, 902 - Capivari 3491.1246

Confecções Soreli Ltda-mE

R. Maurício Allain, 119Fone: (19) 3496-1187

Panificadora Pantojo

O melhor pão da cidade.Aceitamos encomendas de

pão, bolos, doces e salgados.

Casa de Carnes

RAIAR. João Vaz, 653 - RaiaCentro - Capivari-SP

Tel.: (19) 3492-1322

ZeZinHoZeZinHoT i J O L O S

Av. José Annicchino, 37Centro - CAPIVARI/SP

3491-2965 / 3491-6271Telefones: (19)

r. fernando de barrosraia - Capivari-SP

f.: 3491-7085

locação dVd, VHS e gaMeS

Rua Saldanha Marinho, nº 136 - CAPIVARI - SP

Pizzas • Carnes • PorçõesFone: (19) 3491-1734

Escritório Contábil real

VADINHO ASSESSORIA

Abertura de firmasFiscal - Contábil

R. Bento Dias, 694 - CentroFone: (19) 3491-2440

ELETriCiSTaResidencial e Industrial

Valdir Quagliato

Rua Paul Madon, 488RAFARD

TEL. 3496-1242Cel.: 9143-0072

3496-1247TOLDOS - CORTINAS - COBERTURAS

POLICARBONATO E POLI-LIGHT

Roberto Andreotti

R. Mal. Deodoro, 56 - RAFARD

R. Cons. Gavião Peixoto, 617 - RAFARDFone: (19) 3496-1691

Pães - Doces - BolosSorvetes - Café Espresso

Teo Modas

R. Maurício Allain, 142Centro - Rafard-SP

fone: 3496-2423

Calçados e Roupas masculina, feminina

e infantil

Agro Comercial e Papelaria

GLOBAL

R. Maurício Allain, 130 - Rafardfone: (19) 3496-1235

Toda linha de materiais p/ escritório e escolar. Pintos, rações, materiais p/ pesca, ferramentas

e produtos veterinários

ENTREGA À DOMICÍLIO

Funerária ConselvanPlano de Assistência

Familiar

CAPIVARI - R. Padre Fabiano, 611Fones: (19) 3491-1033 / 3491-3511

RAFARD - IV Centenário, 199Centro - Fone: (19) 3496-2697

MATERIAIS P/ CONSTRUÇÃO

Fone: (19) 3491-1919Fax: (19) 3491-3853

Al. Faustina Franchi Annicchino, 755 - Capivari-SP

NARCÓTICOSANÔNIMOSNós podemos ajudar

reuniões: Terças e Sextas

às 20hR. Soares Hungria, 164 - Rafard

O Serviço Municipal de Saúde promove na quarta--feira, 17, às 14h, um encon-tro de mulheres para debater o tema: “Câncer de Mama – Informar e Prevenir”. Com participação da ginecologis-ta Ieda Bianchin Borsato, o evento será realizado na sede da Terceira Idade.

De acordo com o Serviço Municipal de Saúde, as par-ticipantes receberão informa-ções sobre a doença e pode-rão trocar experiências. “O conhecimento é uma podero-sa ferramenta de prevenção. Será um encontro com infor-mações de como prevenir e saber mais sobre o câncer de mama”, explica a diretora de Saúde, Vânia Avanci.

No encontro estarão reu-nidas as mulheres que parti-

cipam do grupo da Terceira Idade Unidos Para Sempre e do Programa Municipal do Idoso, que realiza caminha-das semanais no bairro Vila

Nova. A Diretoria estende o convite a todas as mulheres que queiram participar do encontro e saber mais sobre a prevenção.

A Oficina de Artes da Coordenadoria de Cultura iniciou um novo grupo de trabalho com as técnicas de decupagem com figuras de revista. As aulas ocorrem to-das as terças-feiras com os in-tegrantes do Programa Ação Jovem, que estão aprendendo como recuperar peças dani-ficadas com o toque criativo das colagens.

A técnica está sendo apli-cada em cadeiras escolares que foram retiradas das esco-las municipais e substituídas por novas. As cadeiras serão utilizadas para os encontros na sede da Terceira Idade e ficarão com um novo visual depois de passar pela oficina.

Jovens aprendem técnica de decupagem com revistas

Divulgação/André Stucchi

Participantes do Ação Jovem estão na oficina de decupagem

Recuperadas, cadeiras serão utilizadas na Sede da Terceira Idade

Encontro de mulheres debate prevenção ao câncer de mama

ENCONTRO Sede da Terceira Idade recebe o evento na quarta-feira, 17, às 14h

Ilustrativa

Participantes vão receber orientações de combate ao câncer de mama

A Diretoria de Educação realiza no dia 17 de setem-bro (sábado), um bingo na Escola Municipal Professora Argentina Francês em prol dos alunos formandos de 2011. O bingo será no Sa-lão Paroquial da Igreja São Pedro, a partir das 20h. As cartelas serão vendidas a R$ 5,00 com direito a cinco ro-

dadas de bingo.Os prêmios serão: uma

leitoa (1ª rodada), R$ 100,00 (2ª rodada), um DVD (3ª ro-dada), R$ 200,00 (4ª rodada) e uma bicicleta (5ª rodada). Também haverá rodadas ex-tras. Os interessados poderão comprar suas cartelas com os alunos formandos da Argen-tina Francês.

Diretoria de Educação promove bingo beneficente em setembro

Ilustrativa

Page 18: Jornal O Semanário Regional - Edição 1013

18 REGIONAL, 12 de Agosto de 2011

IMÓVEISSalÃo CoMerCialalugo, na rua XV de Novembro,

338. Excelente p/ loja. Tratar pelo fone: 3492-2727.

IB - indeterminado

alugo CHÁCarapara festas, eventos ou finais de semana, salão de festas, sala de jogos, piscina, churrasqueira etc, excelente localização. Tratar pelo

fone: 9692-4447.INDETERMINADO

EMPREGOS

Menor aPrendiZa auTO ViaÇãO m. m. SOuZa

TuriSmO LTDa., comunica que está contratando menores aprendizes (de 16 à 24 anos),

desde que preenchidos os seguintes requisitos: a) Ser por

nós matriculado e cursar, na área administrativa, junto ao SEST

SENAT (Serviço de Aprendizagem de Transporte Piracicaba),

localizado à Rua Rossini Pinto, nº 200, Bairro Jardim Panorama, no Município de Piracicaba, Estado

de São Paulo, CEP 13.420-784; b) a carga horária diária será de 06

(seis) horas de trabalho e, o salário mensal será salário mínimo. Aqueles

que preencherem os requisitos acima deverão se apresentar no

Departamento Pessoal da empresa, localizada na Avenida Dr. Rodrigues

Alves, nº 879, no Município de Capivari, Estado de São Paulo, CEP 13.360-000, em horário comercial.

INDETERMINADO

MerCedeS 1113vendo, caminhão ano 81, cor azul,

com baú de 6,50 metros, duas portas laterais, documentação em dia. Tratar pelo fone: 3496-1989.

INDETERMINADO

Jd. do BoSQuevendo casa, 2 quartos+1suite,

murada, 2 vagas, terreno 654m², construido 200m². R$ 230 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

CaSa/CoMérCio/CenTrovendo casa, 3 quartos, 1 suite,

sobrado/edícula, terreno 195m², construido 186m². R$ 370 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

noVa CaPivendo casa, 2 quartos, 1 suite, 4 vagas, lazer piscina, terreno

645m², construido 337m². R$ 520 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

TraTorvendo um trator 50X, Massei Ferguson em ótimo estado de

conservação; 1 carreta Facchine 2 mil Kg; 1 grade com 8 discos p/ 2 ruas. Tratar com José Darros

pelos fones: 3496-1738 ou 9213-9210.

INDETERMINADO

PreCiSa-SeCOZINHEIRA

GARÇOMcom experiência. Enviar

currículo na Rua João Soares da Silva, 555, Pesqueiro

Panserini.INDETERMINADO

Cargo 1314vendo, caminhão 86 toco, cor

branco, com baú de 7 metros c/ porta lateral. Documentação em dia. Tratar pelo fone: 3496-1989.

INDETERMINADO

DIVERSOS

aulaS de inglÊSParticular / Individual para iniciantes a noite. Aulas de conversação e gramática (opcional). 3492-3651 / 9766-7866 c/ Eliana.

INDETERMINADO

aParTaMenToVendo apartamento nº 142, no 14º

andar no Edifício San Conrado, na rua XV de Novembro, 415,

em Capivari, 2 quartos, 1 suite, 2 banheiros, sala de estar, sala de jantar, cozinha e área de serviço

+ WC. Área útil de 157m². R$ 370 mil. Tratar com Sônia pelo fone: 11 3812-2710 ou 11 9939-5040.

INDETERMINADO

PreCiSa-SeCOZINHEIRAMOTOBOY

ASSISTENTE SOCIALcom experiência. Enviar currículo

à Avenida do Carmo, 120, Vila Cardoso, Capivari/SP.

OPERADORA DE TELEMARKETING

Empresa oferece: salário fixo e registro em carteira para apenas

6 horas diárias de trabalho. É necessário ter conhecimento

de informática, bom português, boa dicção. Interessados enviar

currículo para Avenida do Carmo, 120 Vila Cardoso ou para e-mail: administracao@

larvelhinhoscapivari.org.brA/C.: Flávia.

COORDENADORA DE TELEMARKETING

Empresa oferece: salário fixo, registro em carteira e gratificações por resultados. Horário comercial. É necessário ter conhecimento de informática, bom português, boa dicção e liderança. Interessados

enviar currículo para Avenida do Carmo, 120 Vila Cardoso ou

para e-mail: [email protected]

A/C.: FláviaINDETERMINADO

PeugeoT 206-08vendo, Moonlight, ar, direção,

vidro, teto solar. Tratar pelo fone: 3496-2601 / 8201-8121.

INDETERMINADOBoloS e SalgadoSEncomendas de salgados fritos

e assados para festa, bar, confraternização etc. Trabalhamos

com bolo para casamento, aniversário, entre outros.

Bandejas de empadinhas nos finais de semana. Tratar com Miriam pelo fone: 3496-1602

ou Nani: 9132-9032.INDETERMINADO

SanTa TereZinHavendo terreno, plano, 10x25,

terreno 250m². R$ 75 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

noVa aPareCidavendo casa, 2 quartos, 1 suíte,

edícula, 3 vagas, terreno 330m², construido 220m². R$ 320 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

laVa louÇavendo, semi nova. Tratar c/ Flávia

pelo fone: 3491-1647.indeterminado

Vila CardoSovendo casa com terreno inteiro.

R$ 155 mil. Tratar pelo fone: 3492-2727.IB - indeterminado

SanTo anToniovendo terreno 2.000m². R$ 160 mil. Tratar pelo fone: 3492-2727.

IB - indeterminado

01/08 - Pilares da Penha Mota - 93 anos01/08 - Raul Maciel dos Santos - 86 anos01/08 - Paulo Raymundo - 53 anos02/08 - Oswaldo Correa Pinto - 80 anos04/08 - Lucimara Ap.Parazzi R.Moreira - 42 anos04/08 - Benedita de Moraes - 93 anos04/08 - Ignes Zani Ventura - 85 anos04/08 - Lucília Fernandes Gomes Bueno - 69 anos05/08 - Mario Belanga - 80 anos05/08 - Glaciosa Guio Belanga - 83 anos07/08 - Nelson de Campos Bueno - 60 anos07/08 - Iria Leite - 79 anos07/08 - Gislei Fiorani - 32 anos09/08 - Antonio Girardi - 88 anos09/08 - Guilherme Henrique Leite - 2 meses10/08 - Hiago Henrique Candido Pereira - 1 mês e 10 dias de vida

S10 2010vendo, cabine dupla, flex, prata.

Tratar pelo fone: 3492-5543.XV - indeterminado

gol Cl 95vendo, 1.6, branco, R$ 9 mil. Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

gol Cl 96vendo, vermelho, R$ 10 mil. Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

Polo 91vendo, prata, R$ 4.500,00.Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

SaVeiro 01vendo, prata, 1.8, R$ 16 mil. Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

golf gl 96vendo, branco. R$ 9 mil. Tratar

pelo fone: 3491-3114.MV - indeterminado

Honda CiViC 02vendo, automático, verde. R$ 23 mil. Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

Palio CeleBraTion 10vendo, prata. Tratar pelo fone:

3492-2417BV - indeterminado

VeCTra HaTCH 09vendo, preto. Tratar pelo fone:

3492-2417BV - indeterminado

PerfuMeSvendo perfumes da marca

Perfam (essência de importados). 212 Sexy e Man, Ferrari Black, Eternit, Polo Blue e muito mais. Confira. Preços: 30ml R$ 29,80; 50ml R$ 39,60; 100ml coleção especial R$ 59,00. Tratar pelos fones: 9377-3697 / 9319-3054 /

9608-6177.INDETERMINADO

ediTal de ProClaMarosane mila Peixoto, Oficial do Cartório do Registro Civil e Anexo do Distrito e Município de Rafard, Comarca de Capivari, Estado de São Paulo. Faz saber que pretendem se casar

CLauDiNEi Da SiLVa OLiVO e fErNaNDa aNaCLETO, sendo, o pretendente: nascido em Indaiatuba/SP, aos 20 de maio de 1984, profis-são operador de prensa, estado civil solteiro, residente e domiciliado em Indaiatuba/SP, na Rua Presidente Alves, 98, Jardim Santa Rita, filho de Cláudio da Silva Olivo e Cícera Soares da Silva Olivo; e a pretendente: nascida em Rafard/SP, aos 11 de dezembro de 1986, assistente de ven-das, estado civil solteira, domiciliada e residente em Rafard/SP, na Rua Paul Madon, 352, Centro, filha de Francisco Augusto Anacleto e Sandra Iraci Manzatto Anacleto.

Rafard, 06 de agosto de 2011.

OTiNiEL CarLOS DO PraDO e ELiaNE aParECiDa fErrEira, sendo, o pretendente: nascido em Indaiatuba/SP, aos 10 de abril de 1989, profissão auxiliar de eletricista, estado civil solteiro, residente e domici-liado em Rafard/SP, na Fazenda Itapeva, 986, filho de Roberto Carlos do Prado e Lucimara de Jesus Ribeiro da Silva Prado; e a pretendente: nascida em Santo Antonio da Platina/PR, aos 15 de agosto de 1994, pro-fissão do lar, estado civil solteira, domiciliada e residente em Rafard/SP, na Fazenda Itapeva, 986, filha de Mário Ferreira e Sebastiana Francisca da Silva Ferreira.

Rafard, 06 de agosto de 2011.

rosane mila Peixoto - Oficial

ANUNCIE3496-1747

ASSINE O SEMANÁRIO REGIONAL | Informação com credibilidade! | 19 3496-1747

alugo CHÁCarapara festas, eventos ou finais

de semana, com piscina, campo, churrasqueira.

Localizada no Cancian. Tratar pelo fone: 9402-9336.

INDETERMINADO

VEíCULOS

CorSa HaTCH 04vendo, vermelho, 1.8. R$ 23 mil.

Tratar pelo fone: 3491-3114.MV - indeterminado

idea 06vendo, cinza, 1.4. R$ 28 mil. Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

STrada 07vendo, branca, 1.4. R$ 26 mil.

Tratar pelo fone: 3491-3114.MV - indeterminado

aSTra gl 01vendo, prata, completo.

Tratar pelo fone: 3492-5543.XV - indeterminado

STrada 02vendo, cabine estendida, prata.

Tratar pelo fone: 3492-5543.XV - indeterminado

aSTra HaTCH 09vendo, prata. Tratar pelo fone:

3492-5543.XV - indeterminado

CorSa 11vendo, modelo novo, preto. Tratar pelo fone: 3492-2417

BV - indeterminado

CelTa 08vendo, 2 portas, preto. Tratar pelo

fone: 3492-2417BV - indeterminado

TeMPra 95vendo, série ouro, preto, motor

0Km. R$ 13 mil. Fone: 3491-0504.INDETERMINADO

roSSivendo terreno, topografia plana s/ asfalto, 285m². R$ 60 mil. Tratar

pelo fone: 3492-2332.RI - indeterminado

Jd. eliSavendo, casa, 2 quartos + 1 suite,

semi nova, 2 vagas, terreno 150m², construido 120m² Tratar pelo fone:

3492-2332.RI - indeterminado

Vila iZildinHavendo casa, 2 quartos, 2 vagas,

casa fundos, terreno 300m², construido 260m². R$ 160 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

CHÁCaravendo, no Bosque dos Pinheiros,

com 1100m². R$ 45 mil. Tratar pelo fone: 3492-2727.

IB - indeterminado

gol Cl 96Vendo, único dono, com

manual, motor 1.6, 2 portas, gasolina, motor retificado com

123.000 Km (anéis e cabeçote), atualmente com 150.000 Km - Original, cor marron metálico, excelente mecânica, nunca

bateu, escapamento, paletas e amortecedor tampa traseira novos, valor: R$ 10.000,00.

Tratar pelos fones: 9263-1099 ou 3496-1590.

ed. 1010/1011/1012/1013

MoTo STrada 99vendo, R$ 3.330,00, verde.

Tratar pelo fone: 3492-3243 ou 3496-1652.

ed. 1010/1011/1012/1013

Vendo1 máquina de sorvete tipo

americano Capac 6 sabores 220W. 1 suporte de ferro de moto para entrega de galões de água mineral. 1 moto YBR ano 2000

vermelha em ótimo estado. Tratar pelo fone: 9167-8949.

indeterminado

SÍTio eM MoMBuCavendo com 2 casas, 1 alqueire,

R$ 200 mil. Tratar pelo fone: 3496-1642.

ed. 1011/1012/1013/1014/1015

CelTa 07vendo, prata, R$ 19 mil.

Tratar pelo fone: 3491-3114.MV - indeterminado

eCoSPorT 07vendo, preta, R$ 34.500,00.Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

neW CiViC 08vendo, prata, R$ 46 mil.

Tratar pelo fone: 3491-3114.MV - indeterminado

S10 2009vendo, cabine dupla, prata, motor

MWM, diesel. R$ 60 mil. Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

PriSMa 2009vendo, prata, 1.4. Tratar pelo

fone: 3492-2417BV - indeterminado

STrada fire 06vendo, 1.4, branca, d.h. Tratar

pelo fone: 3492-2417BV - indeterminado

PreCiSa-SeTécnico em química (sexo masculino),

formado ou cursando o último ano.

Favor enviar curriculum para contato@

naturalpro.com.br.ed. 1012/1013

PraÇa 13vendo 2 casas na Praça 13 de Maio, 4,20m de frente, terreno

184m², construido 140m². R$ 295 mil. Tratar pelo fone: 3492-2332.

RI - indeterminado

STo. anToniovendo, casa, 2 quartos, 1 suite,

3 vagas, terreno 250m², construido 210m². R$ 300 mil. Tratar pelo

fone: 3492-2332.RI - indeterminado

gol Cl 88vendo, 1.6, verde escuro, R$ 7 mil, bancos de corvin. Tratar p/ fones:

9185-5632 ou ID 14*576591.indeterminado

MoToBoY eXPreSSEntregas rápidas para empresas,

interior e Capital. Tratar com Nei pelos fones: 3491-0278 ou

9276-4791.MV - indeterminado

CurSoCurso de arte em sandálias,

bordado em chinelos. Tratar pelo fone: 3491-7065.ed. 1012/1013/1014/1015

CurSoCurso de massoterapia com

especialização em bambuterapia, pindas e pedras quentes. Tratar

pelo fone: 3491-7065.ed. 1012/1013/1014/1015

CurSoCurso de informática para todas as idades. Preços promocionais.

Tratar pelo fone: 3491-7065.ed. 1012/1013/1014/1015

CurSoCurso manicure/pedicure, depilação, maquiagem,

massagem modeladora. Tratar pelo fone: 3491-7065.

ed. 1012/1013/1014/1015

CurSoCurso assistente administrativo ótimas oportunidades mercado de trabalho. Tratar pelo fone:

3491-7065.ed. 1012/1013/1014/1015

CreSPo ConSTruÇÕeSDo básico ao acabamento.

Vendo uma betoneira semi-nova.Tratar pelos fones: 3491-2543

ou 9317-7857.ed. 1013

agraDECimENTOA família Bueno agradece a equipe do hospital Unimed, e em es-pecial ao médico Dr. Dirceu Baptistella pelo carinho e dedicação que tiveram com a nossa querida Lucília Fernandes Gomes Bue-no, todos esses anos, e, principalmente no momento dificil para todos nós. Agradecemos também a todos aqueles que de alguma forma nos confortaram e ajudaram. MISSA - A família convida para a missa de 7º dia, que será re-alizada no sábado 13 de agosto às 19: 30 hrs, na matriz Nossa Senhora de Lourdes.De seus filhos, genros, noras, netos e bisnetos. Saudades...

miSSa DE SÉTimO DiaNelson de Campos

BuenoData: 12/08/2011

Sexta-FeiraLocal: Igreja de São João

Batista. Horário: 19h.

Jd. SÃo MarCoSvendo casa, R$ 80.000,00.

Tratar pelo fone: 9732-3381.ed. 1013/1014/1015/1016

BarraCÃo CoMerCialvendo, na Rua Padre Aroldo,

em Capivari, R$ 100 mil. Tratar pelo fone: 9732-3381

ed. 1013/1014/1015/1016

CelTa 2010vendo, 2 portas, prata. Tratar pelo

fone: 3492-5543.XV - indeterminado

uno 2010vendo, azul, R$ 20.500,00.Tratar pelo fone: 3491-3114.

MV - indeterminado

ClaSSiC 10vendo, Chevrolet, prata, flex,

13 mil km, ótimo estado. Tratar c/ Pedro ou Alexandre

pelo fone: 3496-1325.ed. 1013/1014/1015

SuPleTiVo a diSTÂnCia

1° e 2° grau autorizado pela Secretaria da

Educação.R: Benjamin Constant,

1650 (dentro da Enfermap)Tel: (19) 3433-1753.

ed. 1013/1014

dona Zenaide BenZedeiraVocê está passando por problemas que estão lhe fazendo perder

noites de sono e causando sofrimento? Saiba que através de seus guias de luz e força Dona Vera lhe indicará o caminho certo

e seguro.SigiLO abSOLuTO

*Oração para enfermo *Benzimento *Afasta inveja *Paz para Família *Uma vida mais próspera

CORRENTE ESPIRITUAL DA FÉ PARA SALVAR: CASAMENTO PERDIDO, PERTURBAÇÕES, DEPRESSÃO, FILHOS

PROBLEMÁTICOS, NEGÓCIO MAL SUCEDIDOS E VÍCIOS.Venha receber a verdadeira ajuda do espiritualismo

TARÔ - BÚZIOS - CARTASapoio: Confederação Espiritual brasileira

Ligue e agende sua consulta: (19) 3492-1674 / 9310-7025rua Piracicaba, 1000 - bosque dos Pinheiros - Capivari

ed. 1013/1014/1015/1016

MONTEIRO e SILVA

adVogadoS

R. IV Centenário, nº 199 - Centro - RAFARD/SP

Fone: (19) 3496-2316 ou 3496-1109

Escritório Independência

R. Maurício Allain, 270Centro - RAFARD/SP

Contabilidade em geral, imposto de renda pessoa física, contratos e outros.

Fone: (19) 3496-1345 3496-2090

Page 19: Jornal O Semanário Regional - Edição 1013

Dia 12/08/2011Aurélio V. Bortolança Jr. (Tuca)Vitor Bersani BalanVera Lucia Padovani de MeloNilcéia CremoneseAntônio CarlosMaria Inês Quagliato AlmeidaLeandro GuidetBruna Scomparim

Dia 13/08/2011Vinicius RossiAriovaldo TalassiNair Zamuner SanguinoAparecido TadeuNair Zamuner SanguinoAmanda CallegaroSônia Marçola MonegattoVera Lucia Matias da SilvaAparecido de AndradeVitor Rogério Basso MilerBruna de AlmeidaGraziela AngelinVinicius RossiLeonilde Menardo Canavesi

Dia 14/08/2011Violayne Fatima da SilvaMarilda L. C. Godinho DanteArnaldo de Sousa SoaresLuís Antônio Salles JuniorFelipe Emanuel Martins

Dia 15/08/2011Lilian Anquiele PiresAparecida G. FornazinLeandro Henrique Vieira

Dia16/08/2011Daniele FabricioSuzi Micheli Ramos

Dia 17/08/2011Naiane Silva Alves FerreiraSylvia Renata A. AssalinLeonildes Masque PolastriTiago Augusto Dante

Dia 18/08/2011Júlia Santos de CamposAlex Sandro ZuinDagnol Arruda PereiraDiogo Rodrigues TezottoAriovaldo Talassi JuniorPedro Alexandre FelicianoOsvani CallegariRosa ZuinMaria da Gloria S. Proença

Creio que a escolha dos padrinhos de casamento religioso merece uma refle-xão. Há pessoas, e geralmente aquelas que pouco frequentam a igreja, que levam para seu casamento mais de meia dúzia de casais como pa-drinhos. Não entendo a razão disso tudo. Será interesse por presentes?

Talvez você também conheça pessoas que mobiliaram e proveram a casa somente às custas dos padrinhos. Até listas de presentes foram feitas a fim que não houvessem presentes repetidos!

Ou será que para fazer uma cerimônia diferente, bada-lada, querem utilizar pessoas como enfeites? Pensam que seja bonito ter um amontoado de padrinhos perto do altar, onde se realiza a cerimônia. A pior degradação para o ser humano é considerá-lo como objeto, como coisa.

Para o casamento religioso são necessários apenas dois padrinhos, um para o noivo e outro para a noiva. Que alguém leve dois ou até três casais de padrinhos para cada lado é to-lerável, porém, mais do que isso, parece-me exagero.

Se os noivos entendem o valor do matrimônio cristão, pouco se importariam com os aspectos puramente sociais: muitas flores, roupas caríssimas, vários padrinhos, coral especial... É necessária a atenção daqueles que vão casar ou dos que trabalham neste setor para o que tem valor: o encontro sacramental deles na presença do representante de Cristo e da Igreja e com a participação da comunidade.

Há pessoas que tiveram a mais bonita cerimônia de ca-samento, onde se esbanjaram padrinhos e enfeites, mas hoje se encontram separadas. Tinha sido o casamento do ano! De outro lado, há pessoas que nem festa puderam ter e, ape-sar disso, continuam exemplos constantes de vida de amor.

Não são as pompas que determinam a felicidade ou in-felicidade da vida conjugal. Não se pode generalizar. Cada estado, cada região, tem suas características. Os bispos e padres estabelecem as linhas de ação em seus respectivos territórios. Você que vai casar, é bom saber com antece-dência essas diretrizes. Qual o seu parecer sobre isso tudo?

Para ser padrinho de casamento, ao contrário dos padri-nhos de batismo, não é necessário que os escolhidos sejam católicos e nem mesmo cristãos. É preciso, isso sim, que sejam pessoas de palavra, pessoas que possam ser testemu-nhas. Seria bom, porém, uma reflexão sobre isso também. Não seria melhor se os padrinhos de casamento religioso fossem pessoas comprometidas com a Igreja, pessoas que, com sua vida familiar e cristã, possam servir de apoio e de exemplo?

Padrinhos de casamentoPe. Antônio Carlos D’Elboux - Pároco de Rafard

Aniversariou no dia 11/08, completando 5 anos, o

garotinho Saulo Henrique Tunin Ricomini.

Desejamos muita saúde, paz e felicidades e que

Deus ilumine seus passos. São os votos dos pais

Paulo e Gisele, dos avós, tios e primos.

19CAPIVARI, 12 de Agosto de 2011

Dupla comemoração - 18/08 - Aparecida de Moraes Pires Duarte e Mauro Ap. Pires Duarte“Que vocês sejam feli-

zes. Felizes por fazerem anos de vida e esperan-ça. Contem seus anos não pelo tempo, mas

pelo espaço que fazem em seu coração. Não pelo número de troféus de suas conquis-

tas, mas pelo gosto de aventura de suas buscas. Não pelas vezes que chegaram, mas pelas vezes que tiveram coragem

de partir. Não pelos frutos que colheram, mas pelo terreno que prepararam, e as sementes que lançaram. Não pela quanti-

dade dos que os amam, mas pela medida dos seus corações, capazes de amar a todos. Não pelas desilusões que tiveram, mas pela esperança que infundiram. Não pelos anos que fa-

zem, mas pelo que fazem dos seus anos. Não pelas vezes que celebraram aniversário, mas pelas vezes que seus aniversários se tornaram uma Celebração de Vida. Que o Senhor Deus seja o companheiro inseparável de suas vidas! Feliz Aniversário!!!”

São os votos de todos os seus familiares e amigos.

Parabéns para a jovem Tatiane Baldini, da Unidade de Saúde de Mombuca, que no dia 10 de agosto (quarta--feira) comemorou mais um

aniversário. Felicidades, muita luz e sucesso! Todos

os seus familiares, amigos e colegas de trabalho desejam

muitas felicidades!

Parabéns para o jovem Juninho Sales que come-

mora 15 anos de vida no dia 14/08. Receba os parabéns de todos os familiares, pais Luis e Agata, irmã Priscila,

tios Gisele e Levi, seu tio neto, primos Geisa, Giulia, cunha-do Nando Gomes e os avós

Benedito e Apolonia.

Parabéns para Angélica Manrique, que no dia 9 de agosto apagou mais uma

velinha! Seus pais Silvana e Luis, seus irmãos Graziele e Ricardo, seu namorado

Alan e todos os seus amigos desejam muitas felicidades e

muitos aniversários de alegria e muita festa!!!!

Page 20: Jornal O Semanário Regional - Edição 1013

Paulo Henrique Ganso é um jogador espetacular. Acima da média. Um meia clássico, canhoto, que há muito tempo não tí-nhamos no Brasil. Mas de uns tempos para cá o futebol dele caiu. Assim como sua alegria. Ganso sempre foi tímido. Frio. Mas não desanimado. Não desmotivado. Não alheio a tudo como agora.

Suas recentes contusões atrapalharam muito. Porém, chega a ser constrangedor o péssimo futebol demonstrado por tele atualmente no Santos. Sem falar que na Copa América, quando todos esperavam um jogador capaz de desnortear as mais car-rancudas defesas sul-americanas com apenas um toque, viu-se um jogador que sumiu nos momentos importantes. Tanto que os grandes clubes europeus que queriam contratá-lo preferiram esperar mais seis meses.

A diretoria do Peixe já declarou inúmeras vezes que ele não quer o plano de carreira que foi desenhado. Isso geraria um subs-tancial aumento de salário. O problema parece não ser dinheiro. E sim vontade mesmo.

Que o quadro mude o quanto antes. O alvinegro praiano pre-cisará muito de seu camisa dez em dezembro para ser tricampeão mundial.

Ronaldinho Gáucho enfim acordou. Enfim resolveu jogar bola.

Ele está maneirando nas noitadas e seu futebol cresceu muito. Com o físico em melhores condições é evidente que o camisa dez do Flamengo sobra na habilidade. Vanderlei Luxembrugo é outro que parece estar mais focado. Deixou as polêmicas de lado e tem sido fundamental para a boa fase rubro-negra. Com Luxa e Ronaldo demonstrando fome de conquistas, vai ficar difícil para os concorrentes...

O torcedor palmeirense jamais imaginou isso, mas Luan, hoje,

é fundamental no esquema do técnico Luiz Felipe Scolari. Quando ele não joga o Palmeiras sente muito sua falta. Luan marca, dá com-bate e chega com perigo ao gol adversário. Ele é um exemplo de que a força de vontade supera a falta de habilidade. Felipão adora jogador assim! Só falta a torcida adorar também. Motivos já têm!

A amargura de Ganso

20 REGIONAL, 12 de Agosto de 2011

O Capivariano fez sua

estreia no último sábado, 6, pela Segunda Fase do Cam-peonato Paulista da Segunda Divisão e venceu o Bandei-rante de Birigui por 1 a 0.

A equipe dirigida por Ge-nildo Cavalcanti dominou toda partida e o time de Birigui teve poucas chances de gol.

O gol saiu logo aos 14 minutos do 1º tempo, através do atacante artilheiro Romão, após o lançamento do meia Feijão. Belo gol do artilheiro do campeonato com 13 gols. O Estádio Carlos Colnaghi recebeu um grande público e viu uma grande exibição do Leão da Sorocabana, se não fosse as belas defesas do go-leiro Gabas, com certeza, o placar seria maior.

O Leão da Sorocabana ven-ceu o Bandeirante de Birigui por 1 a 0 com: Douglas, Naldinho (João Paulo), Kellysson, Gui-lherme e Pedro Henrique; Régis, Feijão(Oliveira), Adoniram e Ivan; Romão e Alamir (Willian).

No outro jogo da chave do

Leão da Sorocabana, o Guaçu-ano venceu o Guariba por 2 a 0.

Na última quarta-feira, 10, o Capivariano foi até a cidade de Guariba e venceu o Gua-riba por 2 a 1, com um gol de Ivan e outro de Alamir.

Em uma partida conturbada e de muitas confusões, a equi-pe comandada por Givanildo Cavalcanti jogou muito bem, principalmente no 1º tempo.

No segundo tempo, o Ca-pivariano marcou seu segun-do gol aos 12 minutos, lance este que causou toda a con-fusão e agressão de jogado-res, torcedores e diretores em cima dos jogadores do Capi-variano e também na impren-sa capivariana.

Realmente, um fato la-mentável que aconteceu na cidade de Guariba, principal-

mete a agressão que o técni-co Genildo Cavalcanti sofreu no final da partida. No outro jogo do Grupo 4, Bandeiran-te 1 x 2 Guaçuano.

O próximo jogo do Leão da Sorocabana será no do-mingo, 14, às 10h, diante do Guaçuano, na cidade de Mogi Guaçu. As rádios Ca-cique AM e Alternativa FM transmitem a partida.

Leão da Sorocabana começa com duas vitórias na Segunda Fase

André Stucchi

Seguros para automóveis, residências, máquinas agrícolas, vida, empresarial

SEGURADORAS: ITAÚ, PORTO SEGURO, MARÍTIMA E VERA CRUZ

Rafard Corretora de Seguros

Fone: (19) 3496-1226R. Maurício Allain, 328 - Centro - Rafard/SP

Em um jogo equilibrado, o Real Mala venceu o MF Pa-rafusos por 6 a 5 e ficou com o título do Torneio Amador 2011 de Futsal de Rafard, na noite de sexta-feira, 5, no Gi-násio de Esportes Olavo de Campos Borghesi.

A competição começou em julho e reuniu 12 times. Tupã, do Elite/Progresso, terminou a competição como artilheiro, com 22 gols. Com apenas 20 gols sofridos, Pau-lo Costa, do MF Parafusos, foi o goleiro menos vazado.

Mais futsalOs garotos das categorias

sub-13 e sub-15 da Escolinha de Futsal de Rafard partici-param da primeira rodada da 2ª Copa Secom de Indaiatu-ba, no domingo, 7.

Pela sub-13, Rafard em-patou em 1 a 1 com o Tejusa, de Indaiatuba. Também con-tra o Tejusa, o time sub-15 de Rafard venceu por 6 a 4.

No campoRafard disputa o título do

Campeonato Regional de Fu-tebol -“Taça Cidade de Porto Feliz” em duas categorias no sábado, 13.

Na categoria Dentinho, Rafard enfrenta a Asso-ciação Portofelicense. Na primeira partida da final, disputada no sábado, 6, os garotos rafardenses vence-ram por 2 a 0. Pela Dentão, Rafard enfrenta o Grêmio Esportivo Popular e tem a seu favor a vitória de 2 a 0 conquistada no primeiro duelo da final.

Divulgação/André Stucchi

Com duas vitórias em dois jogos, Capivariano se credencia para avançar à próxima fase do Paulista

Real Mala vence o Torneio Amador de FutsalDivulgação/André Stucchi

Ao lado de Minamioka, jogadores do Real Mala exibem troféu

Chefe da Divisão de Esportes, Jacobi entrega troféu de artilheiro para Tupã

Paulo (MF Parafusos) recebe o troféu de goleiro menos vazado de Zé Alves

Perto do título, sub-13 joga final no sábado Sub-15 também está na final e busca mais um título

A Associação Washi-Ki-O terminou em segundo lugar na classificação geral da 6ª etapa do circuito ACAK e 2ª Copa de Karatê, disputada no sábado, 6, em Sorocaba. A competição reuniu 340 atletas de 26 acade-mias de 20 cidades. Com 27 ca-ratecas, a Washi-Ki-O ganhou 25 medalhas (4 de ouro, 9 de prata e 12 de bronze).

Quem subiu ao pódioMasculino - Matheus Feris

Turcheti (Capivari Clube) - 3º no Shiai; Rodrigo Cancian (Capivari Clube) - 2º no Kata; Lucas Pincelli (Capivari Clube e CNEC) – 2º no Kata e 3º no Shiai; Edison Zuin - 1º no Kata e 1º no Shiai; Samuel Carvalho

- 1º no Kata e 3º no Shiai; San-dro Gomes (Capivari Clube e WIZARD) - 3º no Kata e 2º no Shiai; Rafael Menilo – 1º Kata.

Feminino - Isadora Feris Turche (Capivari Clube) -3º no Kata e 3º no Shiai; Laura Beline Souza (Capivari Clube) -3º Kata; Denise Ortolani (Ca-pivari Clube) - 3º no Kata e 3º

no Shiai; Ana Carolina Gomes (Capivari Clube)- 3º no Kata e 2º no Shiai; Gabriela Perei-ra – 2º Kata; Kelly Zuin (Açaí Mil e Ross e Corretora Nova Fonte) – 2º Kata e 2º no Shiai; Rafaela Stefani (Capivari Clu-be e Ótica Capivari) 3º Kata; Adriana de Oliveira – 2º lugar no Kata e 2º no Shiai.

Washi-Ki-O ganha 25 medalhas e termina em segundo lugar em Soracaba

Divulgação

Washi-Ki-O levou 27 de seus caratecas para competir em Sorocaba

Amistoso disputado no Clube Social Esportivo Rafard (Cser) no sábado, 31, em co-memoração ao Dia do Amigo, terminou com a vitória de 6 a 4 do “Branco” sobre o “Negro”. O prefeito Márcio Minamioka (PPS), o vereador Armando Garcia Júnior (PTB) e o chefe da Divisão de Esportes, Már-

cio Jacob Hessel, acompanha-ram a partida.

“Gostaria de parabenizar a diretoria do Cser pela reali-zação do evento, pois o mes-mo visa relembrar as raízes de nosso município, que são formadas basicamente por descendentes de africanos e europeus. Gostaria também de

salientar que independente da raça, religião ou classe social, somos todos irmãos, sendo o esporte um dos principais caminhos para organização e relacionamentos das pessoas”, disse Minamioka.

Ao som de pagode, os joga-dores e convidados participaram de um churrasco depois do jogo.

“Branco” vence amistoso no CserDivulgação/CSER

Festivo, jogo disputado no Cser terminou com vitória de 6 a 4 do “Branco” sobre o “Negro”