Jornal Parques e Região

8
Publicação mensal de distribuição gratuita nas residências, condomínios e comércios dos bairros Nova Europa, Parque Prado, Jardim dos Oliveiras, São Martinho, Parque Jambeiro, Vila Ipê, Parque da Figueira, Jardim do Trevo, Vila Campos Sales, Jardim Leonor, Vila Marieta, Ponte Preta e Vila João Jorge. ANO 3 - Nº 25 CAMPINAS, ABRIL 2012 Pedro Serafim promete deixar a “casa em ordem” em oito meses Dom Airton é o novo arcebispo de Campinas Luciane Nohama Autoridades, religiosos e fiéis de toda Campinas e região estiveram na posse de Dom Airton, novo arcebispo Metropolitano de Campinas. A cerimô- nia ocorreu na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora e contou com público de mais de três mil pessoas. Página 5. Novo arcebispo foi empossado em cerimônia com mais de três mil pessoas Entre o presidente da Câmara, Thiago Ferrari, e o vice, Francisco Soares de Souza, prefeito Pedro Serafim acena para o público durante a cerimônia de posse Como foi a Semana Santa em Campinas. Página 7. Entrega do IR vai até 30 de abril O prazo para a entrega das declarações do Imposto de Renda termina no final do mês. Estudantes da Faculda- des Anhanguera fazem plantão aos sábados e oferecem ajuda, mais uma vez, aos assalariados em dificuldade para preencher o formulário. Página 4. Ao assumir o cargo para o mandato-tampão, até dezembro, o prefeito Pedro Serafim (PDT), eleito com votos de 22 dos 33 vereadores, anuncia administração transparente e “cho- que de gestão” para colocar a “casa em ordem” e garantir a governabilidade para o próximo prefeito. Página 3. Luciane Nohama

description

Abril 2012. Pedro Serafim promete deixar a “casa em ordem” em oito meses

Transcript of Jornal Parques e Região

Page 1: Jornal Parques e Região

Publicação mensal de distribuição gratuita nas residências, condomínios e comércios dos bairros Nova Europa, Parque Prado, Jardim dos Oliveiras, São Martinho, Parque Jambeiro, Vila Ipê, Parque da Figueira, Jardim do Trevo, Vila Campos Sales, Jardim Leonor, Vila Marieta, Ponte Preta e Vila João Jorge.

ANO 3 - Nº 25 CAMPINAS, ABRIL 2012

Pedro Serafim promete deixar a“casa em ordem” em oito meses

Dom Airton é o novo arcebispo de Campinas

Luciane Nohama

Autoridades, religiosos e fiéis de toda Campinas e região estiveram na posse de Dom Airton, novo arcebispo Metropolitano de Campinas. A cerimô-nia ocorreu na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora e contou com público de mais de três mil pessoas. Página 5.

Novo arcebispo foi empossado em cerimônia com mais de três mil pessoas

Entre o presidente da Câmara, Thiago Ferrari, e o vice, Francisco Soares de Souza, prefeito Pedro Serafim acena para o público durante a cerimônia de posse

Como foi a Semana Santa em Campinas. Página 7.

Entrega do IR vai até 30 de abrilO prazo para a entrega

das declarações do Imposto de Renda termina no final do mês. Estudantes da Faculda-des Anhanguera fazem plantão aos sábados e oferecem ajuda, mais uma vez, aos assalariados em dificuldade para preencher o formulário. Página 4.

Ao assumir o cargo para o mandato-tampão, até dezembro, o prefeito Pedro Serafim (PDT), eleito com votos de 22 dos 33 vereadores, anuncia administração transparente e “cho-que de gestão” para colocar a “casa em ordem” e garantir a governabilidade para o próximo prefeito. Página 3.

Luciane Nohama

Page 2: Jornal Parques e Região

02 - Parques e Região Abril 2012

EDITORIAL

O jornal Parques e Região é uma publicação mensal de distribuição gratuita nas residências, condomínios e comér-cios dos bairros Parque Prado, São Martinho, Jambeiro, Vila Ipê, Parque da Figueira, Jardim do Trevo, Nova Europa, Vila Campos Sales, Jardim Leonor, Vila Marieta, Ponte Preta, Jardim dos Oliveiras e Vila João Jorge.

CONDOMÍNIOS: Parque Prado (Club House, Parnaso, Monet, Rugendas, Renoir, Debret-Village, Saint Louis, Con-domínio Chácara Prado, Caapuã), Ponte Preta (Praia do Pontal, Tormalina, Condomínio Saudade, Residencial Cin-thia, Spazio Calabria, Edifício Olga), Jardim do Trevo (Ma-rinalva, Praia do Pontal, Edifício Itapoã, Edifício Arthur Paio-li), Jardim Nova Europa (Canadá, Edifício Estados Unidos, Brasil, Conjunto Europa, Edifício Artur Paioli), Parque da Fi-gueira (Residencial Parque da Figueira), Vila Marieta (Con-domínio Europa, Edifício Dona Rita Corrêa), Vila João Jorge (Condomínio Santa Helena, Edifício Elizabeth Jorge, Edifício Arezzo), Jardim Leonor (Edifício Velasquez), Vila Ipê (The Palms American House), Jardim das Oliveiras (Condomínio Parque dos Pássaros), Parque São Martinho (Condomínio Plaza das Flores).

O Parques e Região pode ser encontrado também nas bancas Diamante, Baden, Banca do Roberto (Jd. Nova Eu-ropa) e Space Box (Shopping Prado). Banca Nossa Senho-ra das Graças. (Ponte Preta), Banca de Prata (Vila João Jorge), RR (Jardim Oliveiras das Oliveiras) e nos seguintes comércios: Supermercado Monte Belo, Mercearia Jambei-rinho, Mercado Passoli, Panificadora Jambeiro de Cam-pinas e Contilub -Troca de óleo (Parque Jambeiro). Panifi-cadora Dan Re (Parque São Martinho).

Redação e publicidade: (19) 3386.4411

[email protected]

Veja o jornal na internethttp://issuu.com/parqueseregiao

ARTIGOS

Editoras: Luciane Nohama - Mtb. 58866/[email protected] N. Tanaka – Mtb. 15474

Fique por dentro!

Cristiane Ferreira*

*Cristiane Ferreira é formada em Pedagogia pela PUC SP com es-pecialização em Psicopedagogia. www.cristianeferreira.com

É horar do exercíciode cidadania

A lição de casa é uma ati-vidade frequente que acom-panha crianças e adolescentes em toda sua vida escolar.

Os objetivos da lição de casa são vários: fazer com que a criança fixe o conteú-do aprendido; desenvolver no aluno uma atitude de pes-quisador, fazendo com o que mesmo vá atrás das respostas em livros, revistas, internet e outras fontes; desenvolver a responsabilidade de cumprir obrigações; desenvolver o ra-ciocínio e a autonomia, pois a criança aprenderá a buscar informações de forma inde-pendente; além dos objetivos específicos de cada atividade.

Os pais têm uma impor-tância muito grande no suces-so escolar dos filhos e a obri-gação de participar ativamente do processo de aprendizagem, acompanhando seu rendi-mento escolar, conversando com professores e oferecen-do oportunidades para que as crianças possam estudar tam-bém em casa.

Porém, com a intenção de ajudar os filhos a fazer a lição de casa, alguns pais aca-bam exagerando e participan-do de uma forma inadequada, interferindo negativamente na atividade e, consequentemen-te, no aprendizado deles.

É muito importante que os pais entendam que a lição de casa é uma atividade peda-gógica, orientada pelo profes-sor e que tem uma finalidade

Como os pais podem ajudar os filhos na lição de casa

específica no processo de aprendizagem. Por isso, mes-mo que a ajuda dos pais seja muito importante, eles preci-sam ter em mente que a lição de casa deve ser feita pelo alu-no, mesmo que ainda não sai-bam fazer com “perfeição”.

Os pais não devem cor-rigir a lição dos filhos antes do professor, pois muitas ve-zes a intenção do professor é justamente avaliar o aluno, saber quais são suas dificulda-des e seus pontos fracos em atividades individuais. Além disso, quando a lição é pre-viamente corrigida por outra pessoa, o aluno não entra em contato com seu próprio erro. Ter consciência de onde está errando é ato fundamental para que o aluno se corrija e aprenda.

Obviamente os pais po-dem responder algumas per-guntas espontâneas dos filhos, mas devem evitar dar as res-postas prontas, pois o aluno precisa aprender a ser autôno-

mo e ir buscar as respostas em diversas fontes.

É comum que os pais, ao perceberem que os filhos não estão conseguindo fazer as atividades de casa, fiquem preocupados. Alguns pais cul-pam os filhos e outros jogam a responsabilidade no profes-sor e chegam a pedir “lições mais fáceis”. Essas atitudes não são prudentes, pois é mui-to natural que os estudantes encontrem dificuldades em alguns estudos e é justamente a tentativa de resolver a ativi-dade que vai proporcionar a aprendizagem.

As crianças não devem ser culpadas quando não conseguirem resolver sozi-nhas determinadas atividades. Quando uma lição é muito difícil, o ideal é que a própria criança anote as dúvidas em seu caderno e dialogue com o professor na próxima aula, pois quando o aluno tem a oportunidade de perceber suas próprias dificuldades fica

mais fácil superá-las. Os pais têm o direito de

participar ativamente da edu-cação de seus filhos, porém, devem entender que o profes-sor é um profissional e sabe a diferença entre uma atividade desafiadora e uma atividade impossível de ser realizada.

Por outro lado, os pro-fessores devem alertar os es-tudantes sobre as possíveis dificuldades em determinadas lições e orientá-los a superá-las. Também devem estar pre-parados para atender os pais, que podem procurá-lo com dúvidas e fazer questionamen-tos sobre sua metodologia de trabalho.

Os pais podem, ainda, colaborar com os estudos dos filhos ajudando-os a es-colher um local tranquilo e iluminado para estudar; deixar fontes de pesquisa à disposi-ção: livros, revistas, internet. Também precisam ajudar a criança a escolher um horário para se dedicar aos estudos e reservar aquele tempo somen-te para isso, de preferência em um momento do dia em que a criança esteja descansada.

Ao perceber que tem o apoio da família para realizar suas atividades, certamente a criança se sentirá mais segura e confiante para realizar suas lições e terá mais sucesso em seu aprendizado.

A Sanasa tem trabalha-do para sanar irregularidades no fornecimento de água e um dos objetivos é combater o furto de água, o chamado “gato”, método pelo qual o consumidor obtem água trata-da sem o devido pagamento.

Para reverter o quadro a Sanasa desenvolveu um sof-tware que garante uma asserti-vidade de 50% nos casos apu-rados pela empresa. Usar água tratada, sem pagar por ela, é

SANASA COMBATE FURTO DE ÁGUA

Saúde e educação no BrasilAntonio Carlos Lopes*

*Antonio Carlos Lopes, pre-sidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Saúde e educação são, sem sombra de dúvida, o ali-cerce de uma grande nação. Um povo com acesso ao co-nhecimento e à reciclagem, com assistência adequada e bem-estar, é a premissa para a construção de um presente de oportunidades e de um futuro cada vez mais alvissareiro.

A saúde e a educação representam as bases para o crescimento de empresas, expansão de serviços e do segmento industrial, da agri-cultura e de todo o chamado livre mercado. Tem-se, assim, cidadãos/trabalhadores ainda mais qualificados e mais com-prometidos, gestores mais esclarecidos e políticos mais fiscalizados. Dessa forma, também é semeado o terre-no para um círculo virtuoso de transferência de renda, de crescimento econômico sus-tentável e de qualidade de vida para todos.

Parece simples. Entretan-to, no Brasil, a falta de visão e de seriedade nos empurra para a mão inversa. Milhões de es-tudantes saem do ensino fun-damental sem saber escrever. Por consequência, formam-se sem capacitação adequada, entram e saem de faculdades sem o mínimo de conheci-mento necessário para exercer

sua atividade profissional. Isso ocorre com parte expressiva dos advogados, jornalistas, economistas, enfim, em todas as áreas do conhecimento. Fa-culdades viraram máquinas de vender diplomas. A medicina brasileira é outra área que pa-dece deste mal. Com a aber-tura indiscriminada de cursos médicos, colocamos na linha de frente do atendimento gra-duados que estão a um passo de não saber distinguir uma gripe de um resfriado.

Em 2011, avaliação do Conselho Regional de Medi-cina do Estado de São Paulo com estudantes do sexto ano atestou que quase 50% deles não sabem interpretar radio-grafia ou fazer diagnóstico após receber informações dos pacientes. Também cerca de metade administraria trata-mento impreciso para infec-ção na garganta, meningite e sífilis.

O baixo percentual de acertos em campos essenciais da Medicina, como Saúde Pú-blica (49% de acertos), Obste-trícia (54,1%), Clínica Médica (56,5%) e Pediatria (59,3%) é alarmante. Aliás, os índices de reprovação desde que a avaliação foi criada, em 2007, confirmam que muitos novos médicos não estão preparados para exercer a profissão, re-presentando risco à saúde e à

vida dos cidadãos.Pior do que o panora-

ma atual é o que se desenha para o futuro próximo. Em vez de investir em qualidade, fiscalizando e fechando más escolas, estancando a sangria da abertura de novos cursos e premiando a boa formação, a opção foi pelo completo caos. Notícia estampada no portal do Ministério da Educação acaba com qualquer dúvida sobre o assunto: “O MEC pretende aumentar o número de vagas nas instituições fede-rais que já possuem cursos de medicina e criar novas facul-dades de medicina em univer-sidades que ainda não ofere-cem o curso”.

É bom destacar que o Brasil possui hoje 185 escolas médicas. No mundo, apenas a

Índia, com 272 cursos e uma população de 1,2 bilhão de pessoas (seis vezes maior que a brasileira) possui mais. Os nú-meros evidenciam claramente que nosso problema não é de falta de médicos. Carecemos, sim, de boa distribuição geo-gráfica e de base para o pro-fissional se fixar em periferias das grandes cidades, em áreas de difícil acesso por todo o país. Não adianta sinalizar ape-nas com salários altos. O que precisamos é de uma carreira bem estruturada, de um plano de cargos que estimule a pro-gressão e de ferramentas para a reciclagem permanente. So-mente assim será possível se-guir em frente com qualidade.

crime previsto pelo Código Penal, artigos 155 e 156, com pena de reclusão de um a qua-tro anos. Além disso, a Sanasa tem como identificar o perío-do inicial do furto e cobrar o valor retroativo, corrigido pela tarifa atual, e aplicar multa que pode chegar a R$ 3.525,53.

MACC apresenta “Corporalidade” O Museu de Arte Contem-

porânea de Campinas (MACC) promove mostra da artista plástica Cássia Gonçalves, que apresenta obras da série “Cor-poralidade, Natureza-Forma e Matéria (Raízes da Minha Vida). O vernissage será no dia 19, às 20 horas, com visitação pública até o dia 20 de maio - de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas; sábados, das 9 às 16 horas; domingos e feriados, das 9 às 13 horas. O MACC fica na

Rua Benjamin Constant, 1633. Mais informações pelo telefo-ne 3236-4716.

A eleição que escolheu o prefeito Pedro Sera-fim (PDT), em evento histórico - foi a primeira vez que Campinas elegeu seu prefeito de forma indireta - para o mandato-tampão até o final do ano, foi fundamental para darmos início ao res-tabelecimento da cidade, depois da gravíssima crise política iniciada há um ano. Denúncias de corrupção, envolvendo as principais autoridades municipais, acabaram na cassação do prefeito Hé-lio de Oliveira Santos (PDT) e do vice Demétrio Vilagra (PT) e levaram o município ao caos, com prejuízos incontáveis em diversos setores econô-micos, levando a baixa autoestima da população.

Na eleição indireta, somente os 33 vereadores da Câmara Municipal poderiam votar, represen-tando os eleitores que os elegeram. No entanto, nem todos os vereadores se sentiram nesse dever. Cinco deles se omitiram com a maior naturalida-de. Ou seja, fugiram do compromisso.

Vale lembrar que estamos em ano eleitoral e muitos interesses estão em jogo. Mas é chegada a hora de todo campineiro fazer a sua parte, pela recuperação da cidade. Primeiro, dando o voto de confiança à nova administração. Depois, exer-cendo a cidadania. Não se omitindo no proces-so político em curso, seja como candidato, seja como eleitor.

Como dizem, a democracia caminha, embora a passos lentos, e não podemos deixar de acredi-tar nunca.

Pelo menos 15 animais, entre cães e gatos, filhotes e adultos, estarão disponíveis para adoção, na 1ª Feira de Adoção de Animais de Rua Anjos de 4 Patas, dia 28 de abril, das 9 às 17 horas. A iniciativa é da comerciante Claudia Alves, que coorde-na a creche e banho e tosa Anjos de 4 Patas.

O evento contará com a presença de um adestra-dor, que passará dicas e truques para educar cães.

Contará também com uma veterinária, que fará con-sulta e vacinação a preços acessíveis. A consulta custa-rá apenas R$ 20,00. Haverá ainda distribuição de pipo-ca e algodão doce, além de pintura facial para a crian-çada. A feira será realizada no estacionamento da An-jos de 4 Patas, em frente à Academia Lagua - Rua das Verbenas, 111, Vila Mimo-sa. Outras informações no telefone 3397-1210.

Feira de adoção de cães e gatos

Page 3: Jornal Parques e Região

Abril 2012 Parques e Região - 03

Querida Mãe Aparecida, Vós que nos amais e nos guiais todos os dias. Vós que sois a mais bela das Mães, a quem eu amo com todo o coração, eu vos peço que mais uma vez me ajudeis a alcançar esta graça por mais dura que seja. Sei que Vós me ajudareis a alcançar e me acompanharei até a hora de minha morte. “Fazer esta oração por 3 dias seguidos e sempre rezar em seguida um Pai Nosso e uma Ave Maria. Após conseguir a graça, mandar publicar. (M.N.B.)

N. Senhora Aparecida

Luciane Nohama

POLÍTICA

Serafim vence eleição indireta e fica no cargo até dezembro

Dia 19 de abril, é Dia de Santo Expedito, protetor dos militares e estudantes, conhe-cido como o santo das causas urgentes. Na região do Ouro Verde, a Paróquia Santo Expe-dito, promove festa ao santo, atraindo um público cada vez maior - fiéis de toda Campinas e também de outras cidades.

Este ano, a Festa de San-to Expedito será realizada em dois locais. Na Comunidade Santo Expedito, a programa-ção religiosa contará, no dia 19, com missas às 7h30, 10, 15 e 20 horas. Haverá barracas de alimentação - pastel, refri-

Homenagem a Santo Expedito

Márcio Pochmann vai disputar Prefeitura de

Campinas pelo PT

Ele promete transparência administrativa para garantir governabilidade ao próximo prefeito

Ricardo Weg

O economista Márcio Pochmann (foto), professor da Unicamp e presidente Ins-tituto de Pesquisa Econômi-ca Aplicada (Ipea) venceu as prévias do Partido dos Traba-lhadores (PT) em Campinas e será o candidato a prefeito pelo partido nas eleições de outubro. Ele venceu nas pré-vias o ex-deputado e diretor da Ponte Preta Sebastião Ar-canjo, o Tiaõzinho. Indicado pelo ex-presidente Luiz Iná-cio Lula da Silva, Pochmann teve 1.088 votos contra 428 de Tiãozinho.

O presidente do PT de Campinas, Ari Fernandes, disse que o partido já decidiu internamente que Pochmann vai disputar a Prefeitura de Campinas. “Estamos buscan-do alianças, mas não abrimos mão de ter o Pochmann como candidato a prefeito”, disse

Fernandes, descartando a pos-sibilidade do partido indicar o vice em uma eventual chapa com o PSB, que tem como pré-candidato a prefeito e de-putado federal Jonas Donizet-te (PSB).

Em Campinas, o PSB re-cebeu o apoio do PSDB para outubro. Outros pré-candida-tos na cidade são o vereador Dário Saadi (PMDB) e o de-putado estadual Feliciano Fi-lho (PV). O recém-eleito pre-feito Pedro Serafim, também deve se candidatar.

QUEM ÉNascido no Rio Grande

do Sul, Pochmann foi secre-tário de Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da cidade de São Paulo, entre 2001 e 2004, durante a gestão da ex-prefeita e hoje senadora, Marta Suplicy (PT).Após o re-sultado das prévias, o econo-mista pregou a união do parti-do e declarou que o resultado não aponta “vencedores ou derrotados”.

Lembrou que “os desafios pela frente são enormes: con-cluir elaboraçao do programa que vamos apresentar para o povo de Campinas, construir as alianças partidárias e sociais que serão necessárias para vencer as eleições e governar nossa cidade”. Como candi-dato a prefeito, prometeu in-vestir em saúde, educação e transportes da cidade.

As Administrações Re-gionais (ARs) já contam com mais 30 máquinas e equi-pamentos novos, que serão utilizados principalmente na manutenção de ruas de terra. Entre os equipamentos, que foram entregues esta semana pelo prefeito Pedro Serafim, estão: 16 caminhões bascu-lantes, quatro pás-carrega-deiras, três motoniveladoras, cinco retroescavadeiras, um trator esteira e uma escava-deira.

“Hoje é um dia de felici-dade, pois estamos entregan-do equipamentos novos para a manutenção da cidade. Mas não devemos esquecer dos dias em que ficamos sem má-quinas para efetuar os servi-ços, época muito difícil para nós, que escutávamos recla-mações diariamente”, disse o prefeito.

Segundo o coordenador da Administrações Regionais, João Guedes, as máquinas vão atender primeiro os bair-ros administrados pelas ARs

Com votos de 22 dos 33 vereadores, o prefeito Pedro Serafim (PDT), venceu a elei-ção indireta na Câmara Muni-cipal de Campinas, no último 10, e vai continuar no cargo até o final do ano. Serafim administrou interinamente a cidade, desde dezembro do ano passado, após o afasta-mento do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) e do vice, Demétrio Vilagra (PT), por irregularidades adminis-trativas.

Durante seu discurso, antes da votação, Serafim destacou a crise política que a cidade vive após as denúncias de corrupção feitas pelo Mi-nistério Público e que atingi-ram o alto escalão do gover-no Hélio.

Em entrevista coletiva, logo após a votação, Serafim prometeu, até o final do man-dato-tampão, “colocar a casa em ordem”, através de uma administração transparente e “choque de gestão”. “Vamos seguir o plano de gestão que fizemos em três meses para equilibrar as finanças e, as-sim, resgatar a dignidade do povo campineiro”, ressaltou aos jornalistas.

Serafim disse que será “grato” aos que votaram a seu favor, e que respeitará os que votaram em outros. Disse também que sua meta é terminar o mandato de for-ma digna, garantindo a go-vernabilidade para o próximo prefeito.

OUTROSO plenário da Câmara es-

tava lotado durante a votação, que durou cerca de uma hora

e meia. Esta foi a primeira vez que ocorreu uma eleição indireta (quando somente os vereadores votam) em Cam-pinas. O principal opositor de Serafim, vereador Arly de Lara Romeu (PSB) obte-ve cinco votos, enquanto o vereador Antonio Francisco dos Santos “o Politizador”, obteve apenas seu próprio voto. Já o procurador da Pre-feitura José Ferreira Campos Filho (PRTB), não obteve ne-nhum voto. Cinco vereadores se abstiveram, seguindo reco-mendação dos partidos - PT e PV.

Natural de Campinas, Pedro Serafim, 49 anos, é mé-dico ginecologista e obstetra. Foi vereador por quatro man-datos na Câmara de Campinas. Eleito presidente da Câma-ra para o biênio 2011/2012, assumiu o cargo de prefeito, em dezembro passado, após a

Prefeito Pedro Serafim durante a posse, ao lado de Thiago Ferrari, presidente da Câmara

Primeiras mudanças no secretariado municipal. O prefeito Pedro Serafim transferiu o secretário de Assuntos Jurídicos, Antonio Caria Neto, para o comando da recém-criada Secretaria de Receitas, que integrará os Departamentos de Receita Imobiliária; Receita Mobili-ária e Cobrança e Controle de Arrecadação. Essa é uma das formas encontradas pelo governo para tornar mais eficiente a arrecadação mu-nicipal e atingir o equilíbrio fiscal das contas. Caria é fun-

cionário de carreira da Pre-feitura desde 1978, procura-dor municipal desde 1984 e estava na Pasta de Assuntos Jurídicos havia um ano e quatro meses.

Já o advogado Manuel Carlos Cardoso assume a pasta de Assuntos Jurídicos. Ele é professor de Direito da PUC-Campinas e procu-rador da Câmara Municipal de Campinas, e fará parte do executivo pela segunda vez. Foi ainda secretário de Coo-peração Internacional entre os anos de 1995 e 2000.

cassação do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) e do vice, Demétrio Vilagra (PT). O vice-prefeito eleito para o

mandato-tampão é Francisco Soares de Souza (PDT), atual secretário municipal de Tra-balho e Renda.

6, 12, 13, e 14. “Vamos priorizar a re-

cuperação dos itinerários de ônibus e demais ruas de terra que sofreram com as chuvas dos últimos meses. Mas essas máquinas também serão utili-zadas, em sistema de rodízio, para atender às necessidades das outras regionais”, expli-cou.

As máquinas locadas, passaram pelo processo de licitação finalizado em março

deste ano e estão à disposi-ção da Prefeitura. “São má-quinas novas e que vão tra-balhar para manter a cidade em ordem e os serviços em dia”, salientou o prefeito. Ele disse ainda que é desta for-ma que irá governar a cidade. “Vamos trabalhar para salvar, primeiramente, as finanças e a gestão. Será um plano de transparência, gestão e go-vernança, sendo sempre ho-nestos com a população.

Novos equipamentos chegam às ARsRogério Capela

Equipamentos novos já foram entregues

Mudanças no secretariado

gerantes, bolo abençoado - e barraca de artigos religiosos.

A programação festi-va será na Comunidade São Francisco de Assis, dia 21, sá-bado, com missa às 18 horas, seguida de festa. E no dia 22, domingo, missa às 9h30, se-guida de festa e bingo. Entre os prêmios, uma moto Fan 2012, além de prêmios em di-nheiro de até R$ 1,5 mil. Nos dois dias haverá barracas de alimentação, brinquedos para crianças e música.

A comissão organizadora já está vendendo as cartelas do bingo a R$ 10,00 e espera

ainda arrecadar prendas jun-to aos comerciantes e mora-dores da região. As cartelas dos binguinhos poderão ser compradas no dia e toda a renda será revertida em prol da paróquia. Quem quiser colaborar com doações basta entrar em contato pelo tele-fone 3226-0048 ou através do e-mail:pstoexpedito@gmail. com.

A Paróquia Santo Expe-dito fica na Avenida Jacaúna, 2517, Jardim Ouro Verde. A Paróquia São Francisco de Assis fica na Rua José Caivani, 328, no DIC V.

Page 4: Jornal Parques e Região

04 - Parques e Região Abril 2012

POLÍTICA

3386-4411 / 9778-7207

HIGIENE

Jonas Donizette: maior liberdade para imprensa denunciar corrupção

Intervalo para descanso e refeição

Querida Mãe Aparecida, Vós que nos amais e nos guiais todos os dias. Vós que sois a mais bela das Mães, a quem eu amo com todo o coração, eu vos peço que mais uma vez me ajudeis a alcançar esta graça por mais dura que seja. Sei que Vós me ajudareis a alcançar e me acompanharei até a hora de minha morte. “Fazer esta oração por 3 dias seguidos e sempre rezar em seguida um Pai Nosso e uma Ave Maria. Após conseguir a graça, mandar publicar. (J.C.)

N. Senhora Aparecida

Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo, socorra-me nesta hora de aflição e desespero, meu Santo Expedito Vós que sois um Santo guerreiro, Vós que sois o Santo dos aflitos, Vós que sois o Santo dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas urgentes, proteja-me. Ajuda-me, Dai-me força, coragem e serenidade. Atenda meu pedido (Fazer o pedido). Meu Santo Ex-pedito! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja de todos que possam me prejudicar, proteja minha família, atenda ao meu pe-dido com urgência. Devolva-me a paz e a tranqüilidade. Meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé. Muito obrigado.(Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o sinal da cruz).

Oração de Santo Expedito

A justiça do trabalho tem pacificado o entendimento de que o intervalo para des-canso e refeição, por ser medida de higiene, saúde e segurança do trabalho, tem que ser observado a sua concessão.

A alimentação e o descanso são de ex-trema importância para a saúde e para que o trabalhador possa desempenhar melhor suas atividades laborativas. No direito do traba-lhador, existem normas específicas que re-gulamentam a obrigatoriedade do intervalo, também chamado de intra-jornada, e veda a sua supressão, sem o pagamento de horas extras como acréscimo legal de 50% sobre a hora normal.

A consolidação das leis trabalhistas as-sim estabelece:

art 71: em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda seis horas, é obrigatória a concessão de um intervalo, para repouso ou alimentação, que deverá ser no mínimo de uma hora, e, salvo acordo escrito ou conven-ção coletiva em contrário, não poderá exce-der a duas horas.

1º Não excedendo de seis horas o traba-lho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 minutos quando a duração ultrapassar quatro horas.

2º Os intervalos de descanso não serão

computados na duração do trabalho.3º O limite mínimo de uma hora para

repouso ou refeição poderá ser reduzido por ato do ministro do Trabalho, quando ouvi-do o Departamento Nacional de Higiene e Seurança do Trabalho (DNHST), atualmen-te Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho (SSMT), se verificar que o estabe-lecimento atende integralmente as exigências concernentes à organização dos refeitórios, e quando os respectivos empregados não es-tiverem sob regime do trabalho prorrogado a horas suplementares.

4º Quando o intervalo para repouso e alimentação, previsto neste artigo, não for concedido pelo empregador, este ficará obri-gado a remunerar o período correspondente com um acréscimo de, no mínimo, 50% so-bre o valor da remuneração da hora normal de trabalho.

Fica patente, portanto, que o interva-lo para descanso e refeição, é amplamente protegido pela legislação, sendo considerado norma, de ordem pública (Artigo 71 da CLT e art. XXII, da CF/88), e de grande impor-tância para que seja mantido a qualidade do trabalho e a segurança do empregado, ca-bendo as partes a sua observância diante da exigência legal.

A Comissão de Consti-tuição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Depu-tados está avaliando um proje-to de lei que propõe estender os limites da liberdade de im-prensa no Brasil. Trata-se do PL 998, apresentado em 2011 pelo deputado federal Jonas Donizette (PSB/SP).

A proposta veda a decre-tação de segredo de justiça em qualquer ação judicial instau-rada em decorrência de ação ou omissão de agente público, ou seja: a proposta garante à imprensa investigar e divulgar todos os casos de corrupção. Atualmente, o recurso jurídi-co da decretação do segredo proíbe a consulta dos autos de um determinado processo pelo público em geral, inclusi-ve profissionais de jornais, de rádios, de revistas, de televisão e de internet.

Esse recurso surgiu para assegurar o sigilo em proces-sos envolvendo questões de família e situações que expu-sessem as pessoas a situações de risco. Progressivamente, a garantia de segredo de justiça terminou por beneficiar tam-bém alguns casos de corrup-ção.

“O que é segredo de justi-ça? É não poder saber do que trata o processo. Fica-se prote-gido pela lei. Ainda podemos entender essa proteção que a lei dá em casos que envolvem Vara de família, problemas da vida pessoal, porque mui-tas vezes envolvem questões familiares, questões de filhos. Nessas coisas, a lei está certa.

Projeto de lei propõe ampliar fiscalização da imprensa

contra a corrupção

Mas quando a pessoa se apro-pria do dinheiro público, que é algo mais do que evidente, e depois recorre a essa figu-ra do segredo de justiça para que aquele fato não seja noti-ciado, ela está usando um ar-tifício da lei para se esconder. E essa mesma pessoa depois se beneficia disso a partir do momento em que o povo não tem acesso à informação. Se fosse mais bem informado, o nosso povo poderia votar também com mais clareza, es-colher os seus representantes com mais clareza” afirmou o parlamentar.

A proposta de Jonas Donizette, se aprovada no Legislativo e sancionada pela Presidência da República, in-viabilizaria a determinação de

Segredo de Justiça em casos como a Operação Faktor/Boi Barrica, na qual o jornal O Es-tado de S. Paulo foi proibido, desde 31 de julho de 2009, de divulgar informações a esse respeito.

Em muitos julgamentos de casos em que há suspeita de desvio de recursos públi-cos foi decretado o segredo de justiça, o que impossibilitou a imprensa de cobrir de modo apropriado as denúncias. “A decretação de segredo de justiça por exigência do inte-resse público protege de fato os investigados, tanto da área pública quanto privada. Te-mos de rever esse conceito. O povo precisa saber sobre essas denúncias”, concluiu o depu-tado federal Jonas Donizette.

A água produzida pela Sanasa atende aos padrões de potabilidade para consu-mo humano e é reconheci-damente uma das melhores do país. Quando a água tra-tada sai dos reservatórios da empresa, ela está pronta para ser ingerida. No entanto, técnicos da Sanasa alertam que, para manter a qualida-de, é preciso que a popula-ção faça limpezas periódicas em suas caixas d’água para evitar contaminação por bactérias e outros parasitas que se reproduzem facil-mente quando encontram o ambiente apropriado.

De acordo com Ivânio Rodrigues Alves, coordena-dor de Análise e Controle de Água da Sanasa, a limpeza da caixa d’água deve ser feita a cada seis meses. “A água é vetor para a transmissão de várias doenças, desde uma simples diarreia até uma he-patite”, alerta.

A situação se agrava quando a água contaminada é ingerida por crianças e ido-sos que são menos resisten-tes e tendem a sofrer mais com as consequências.

Como limpar a caixa d’água?A limpeza é um proces-

Caixa d’água deve ser limpa a cada seis meses

so simples, mas um pouco demorado – cerca de duas horas – tempo necessário para as ações desinfetante e bactericida.

1. Para promover a lim-peza, o morador deve fechar o registro de entrada da água para sua caixa, abrir todas as torneiras e dar repetidas descargas no banheiro até que seu reservatório fique com aproximadamente um palmo de água no fundo. Essa água é que será usada para a limpeza.

2. Com esse nível de água, a saída da caixa deve ser tampada para que sujeira não desça pelo encanamento da casa. Utilize uma esponja macia, sem uso, para lavar as paredes e o fundo da caixa d’água, mas sem usar sabão, detergente ou qualquer ou-tro tipo de produto químico. Use apenas água. Com um

pano, remova toda a água e a sujeira para um balde.

3. Agora é a vez de pro-mover a desinfecção. Abra a saída da caixa d’água e deixe todas as torneiras fechadas e não use a descarga. Abra o registro e deixe a caixa encher, acrescentando um litro de água sanitária para cada mil litros de água. Não consuma essa água por duas horas. Depois desse perío-do, abra novamente todas as torneiras de dê várias descar-gas no banheiro. A água que escoar servirá para desinfe-tar o encanamento da casa. Com esse procedimento, sua caixa d’água já está pronta para o uso. Pode enchê-la novamente e cuide para que ela fique bem fechada para evitar a entrada de insetos ou pequenos animais. “Repi-ta essa operação a cada seis meses”, orienta Ivânio.

www.saaebm.rj.gov.brdicas.php

Alunos da Faculdade Anhanguera de Campinas re-alizam declaração de Imposto de Renda gratuitamente para a população até 28 de abril, na unidade 4, que fica na Avenida Emília Stefanelli Ceregatti, s/nº, Jardim Morumbi.

O contribuinte assala-riado, que teve rendimentos tributáveis entre R$ 23.499,15 e R$ 25 mil no ano de 2011, e procura por orientação na hora de realizar o imposto de renda deste ano pode com-parecer na Faculdade Anhan-guera e contar com o apoio dos alunos e professores de

Declaração de graça para assalariadosCiências Contábeis.

Os interessados no servi-ço de declaração de Imposto de Renda devem comparecer munidos das cópias dos se-guintes documentos: decla-ração do IR do ano anterior; informe de rendimentos (as-salariado, autônomo, aluguéis) no calendário 2011 do titular e dos dependentes; extratos bancários consolidados do titular e dos dependentes; do-cumentos pessoais do titular e dependentes (RG, CPF, Título de Eleitor e comprovante de endereço); e comprovantes de despesas do titular e dos de-

pendentes (médicas e de ins-trução).

Quem não entregar ou atrasar a declaração poderá so em multa mínima de R$ 165,74 e a máxima equivalente a 20% do imposto devido. Desde o ano passado não existe mais a entrega em formulário, ape-nas pelo programa da Receita

Federal na internet ou via dis-quete entregue nas Agências da Caixa Econômica ou Ban-co do Brasil.

Informações pelo tele-fone 3512.3300 ou no site da Receita Federal (www.recei-ta.fazenda.gov.br), além dos programas de envio e preen-chimento dos dados para que o próprio contribuinte faça a sua declaração, se preferir.

A entrega da declaração poderá ser feita pela Internet (pelo site citado acima), atra-vés de disquete nas agências do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.

DIREITO DO TRABALHO

IMPOSTO DE RENDA

Page 5: Jornal Parques e Região

Abril 2012 Parques e Região - 05

IGREJA

Orquestra e Coral: repertório especial para ocasião

A entrega do báculo, que está na Arquidiocese desde a sua fundação como diocese, em 1908, foi um dos momentos mais aguardados da cerimônia. Ele indica a responsabilidade de governar a igreja que é confiada ao bispo. Dom Gilberto Pereira Lopes, arcebispo Emérito de Campinas, e Dom Cláudio Hummes, de São Paulo, passaram o bastão para Dom Airton. Assim, ele se tornou, oficialmente, arcebispo Metropolitano de Campinas.

O evento reuniu fiéis, religiosos, políticos e a imprensa

Dom Airton, novo arcebispo de CampinasGrande público prestigia a posse na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora

No dia 15 de abril, na Igreja Nossa Senhora Auxi-liadora foi celebrada a pos-se canônica novo arcebispo de Campinas, Dom Airton José dos Santos. Segundo a Arquidiocese, cerca de 3.500 pessoas estiveram presen-tes à cerimônia, que contou com aproximadamente 300 padres, 45 bispos, prefeitos, autoridades e fieis dos nove municípios que compõem a Arquidiocese de Campinas.

Dom Airton torna-se sé-timo bispo e quinto arcebis-po da Arquidiocese, suceden-do Dom João Batista Corrêa Nery (1908-1920); Dom Francisco de Campos Barreto (1920-1941); Dom Paulo de Tarso Campos (1941-1968); Dom Antônio Maria Al-ves de Siqueira (1968-1982); Dom Gilberto Pereira Lopes (1982- 2004); e Dom Bruno Gamberini (2004-2011).

Dom Airton nasceu na

Dom Airton no momento da consagração

EXPECTATIVAS “Que eu possa estar no

meio do povo de Deus; acho que não existe alegria maior do que essa. Como lembra-vam os Salmistas, como é bom encontrarmos o povo que confia em Deus, estar na casa de Deus, como é bom estarmos juntos para celebrar Sua grandeza e Sua glória”, disse Dom Airton durante a cerimônia.

cidade de Bom Repouso, no Sul de Minas Gerais, em 25 de junho de 1956, primeiro dos sete filhos do casal José Julião dos Santos e Benedita Vieira da Fonseca. Foi nome-ado para bispo de Mogi das Cruzes em quatro de agosto de 2004. Em 15 de fevereiro deste ano foi nomeado pelo Papa Bento XVI, o novo ar-cebispo Metropolitano de Campinas.

Para o arcebispo o maior desafio da igreja hoje, é a evangelização. “A pessoa humana deve ser respeitada como imagem e semelhança de Deus”. Sobre o papel da igreja na política, lembrou que é missão da igreja fazer com que as pessoas assumam um papel na sociedade, “para que organizem a cidade de um modo justo e fraterno”.

“Temos que evangelizar, com a ressalva de que a ma-neira como cada um expres-sará sua fé depende de cada consciência”, disse.

Luciane Nohama

Page 6: Jornal Parques e Região

06 - Parques e Região Abril 2012

TEATRO

Moiza - Moisés Gonçalves

http://vidamonga.blogspot.com

Moiza - Moisés Gonçalves

http://universomutum.blogspot.com

O objetivo é encaixar no quadro números de 1 a 9 de tal maneira que eles não se repitam em cada linha horizontal ou verti-cal. Dentro de cada área de 3x3 quadrados também não pode haver repetições.

Sudoku ROBERTO S. FERREIRARosfer Editorial

Palavras Cruzadas ROBERTO S. FERREIRARosfer Editorial

SOLUÇÃO

PASSATEMPOS

QUADRINHOS

TOURO (21/4 a 20/5) - Período positivo para a realização de negócios além de suas condições monetárias,

mas muito propício ao seu pro-gresso profissional, moral e social. A pessoa amada estará disposta a colaborar com você.

GÊMEOS (21/5 a 20/6) - Ne-gativo fluxo astral para mudanças de emprego, atividades ou residência. Tendência a depressão

psíquica o que viria a lhe prejudicar mais ainda. Controle-se em todos os sentidos. Em relação aos superiores, você vai conseguir um diálogo mais aberto e mais objetivo.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) - Este é um bom período para começar ou levar avante ne-gócios e empreendimentos monetários. Os presságios

para esta fase são mais promissores para empréstimos, realização de ne-gócios lucrativos, compra e venda, de objetos e imóveis.

PEIXES (20/2 a 20/3) - Momen-to que terá êxito em lugares de educação e ensino de jo-vens e crianças. Conseguirá

também ótimos resultados em novos empreendimentos; terá felicidade matrimonial e familiar. Mente fértil e ótimas ideias.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/1) - Todas as portas se abrirão, basta encarar a vida com otimismo e decisão para aproveitar as boas oportuni-

dades. Fase feliz para a vida amorosa. Pessoas amigas estão propensas a co-laborar com seus projetos. Receberá informações úteis e promissoras.

CÂNCER (21/6 a 21/7) - Ne-cessidade de buscar novos padrões éticos e de renovar suas crenças para dar novo alento e esperança a si

próprio. Os planos com relação ao futuro deverão ser incrementados, de modo a dar uma direção mais estável.

VIRGEM (23/8 a 22/9) - Seu desenvolvimento mental e profissional será notá-vel, juntamente com as relações importantes

que pretende fazer. Todavia, evite iniciar novas amizades e confiar demasiadamente em pessoas estranhas.

ÁRIES (21/3 a 20/4) - Momento muito favorável para o desenvolvimento de sua carreira profissional. Atra-vés do apoio de outras

pessoas - sócios ou de clientes -, você poderá melhorar sua situação material e obter o reconhecimento que a sua capacidade no trabalho fez por merecer.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) - Aproveite a influência astral deste momento para conhe-cer mais pessoas. Prepare-se para enfrentar uma crise

de ciúmes da pessoa amada. Período para repensar suas atitudes e decidir o que realmente deseja em relação aos envolvimentos.

LEÃO (22/7 a 22/8) - Dificul-dades na vida doméstica e mau humor é o que pressagia o fluxo astral deste período. Evite as

discussões precipitadas e seja mais inteligente que tudo sairá a contento.

AQUÁRIO (21/1 a 19/2) - Procu-re agir de forma dinâmica e com mais tato, sem impor sua autoridade. Você tem gênio forte e nem sempre os outros

aceitam. A pessoa amada está mere-cendo mais atenção da sua parte. No trabalho, aja com mais vontade. Aguarde notícias inesperadas e benefícios.

LIBRA (23/9 a 22/10) - Questões e disputas com emprega-dos ou patrões deverão ser deixados de lado. Evite,

também, que abusem de sua boa fé e procure neste momento ser ativo, enérgico e trabalhador.

ABRIL 2012

Divulgação

3386-4411 / 9778-7207

Horóscopo Horóscopo

HORIZONTAIS - 1. Uni-dade c.g.s. de medida de indução magnética/rudimento de um novo ser; 2. Relativos a tabelião; 3. Embelezar, adornar/o Novo Testamento; 4. Tenuta (abrevia-tura, Música)/peixe muito criado em lagos e tanques; 5. Um meio de transporte coletivo/de as (com-binação); 6. Quantias/busto de pessoa ou de estátua; 7. Controle automático de cor (Eletrônica)/expor à ação de gases tóxicos; 8. Dirigente, administrador/1002 (romanos); 9. Pretensa força que presumia-se criar os fenômenos do magnetismo, hipnotismo e outros/os jogos de azar do go-verno; 10. País centro-americano; 11. A respeito de/limpa (o nariz) de mucosidade. VERTICAIS - 1. Agradecidos/qualidades natu-rais, dotes; 2. Crime perpetrado contra os judeus pelos nazistas; 3. Tornar unânime/caixa-baixa (Editoração); 4. A nossa estrela/soterrar provisoriamente (mudas de plantas); 5. Posição do indiví-duo num grupo social/trombeta indígena feita de taquaruçu; 6. Pimpinela/pingo; 7. Almofariz, pilão/indivíduo que negocia ca-carecos, ferro-velho; 8. Terraços

de edifício/pequena árvore chi-nesa que fornece o charão, um verniz; 9. Deus sol do antigo

Egito/provérbios; 10. Saia muito curta; 11. Encontra-se (em certo estado)/um estado da Índia.

HORIZONTAIS: 1.gauss/germe, 2.notariais, 3.agalanar/NT, 4.ten/tilápia, 5.ônibus/das, 6.somas/torso, 7.CAC/gasear, 8.diretor/MII, 9.od/loterias, 10.Nicarágua, 11.sobre/assoa. VERTICAIS: 1.gratos/dons, 2.genocídio, 3.unanimar/cb, 4.Sol/bacelar, 5.status/toré, 6.anis/gota, 7.gral/tarega, 8.eirados/rus, 9.Rá/parêmias, 10.minissaia, 11.está/Orissa.

A programação da Vi-rada Cultural Paulista em Campinas já está definida e acontecerá nos dias 19 e 20 de maio.

No sábado, as atrações definidas são: Léo Jaime (anos 80), Mariana Aidar (MPB), Reggae Spirit (reggae), DJ Shetara (música eletrônica) e Autoramas (rock). No dia seguinte, a programação será aberta pela Orquestra Sin-fônica Municipal de Campi-nas, e seguirá com o grupo Cara Crachá (cultura popu-lar), Dexter e Max B.O. (rap), Legião Urbana Cover (anos 90), e termina com a cantora Pitty (rock). Os shows serão na Praça Arautos da Paz, no Taquaral, com entrada franca, em horários a serem defini-

Vem aí a Virada Cultural 2012

dos. “Recolocar a cidade na

Virada Cultural foi uma ba-talha vencida pelos nossos servidores da Secretaria de Cultura. Foi assumida como compromisso pela atual ad-ministração. Uma cidade de porte como a nossa não pode ficar fora de eventos com essa importância”, diz o secretário de Cultura, Flávio Sanna.

Pitty será uma das atrações do evento

Comédia retrata vida e obra de MolièreAs apresentações são gratuitas, no Teatro do Sesi Amoreiras

“L’Illustre Molière”, co-média que retrata momentos marcantes da vida e obra do dramaturgo francês, será apresentada no Teatro do Sesi Amoreiras, na sexta-feira, 20, e no sábado, 21. A montagem é da Companhia d’Alma e as sessões (gratui-tas) têm início às 20 horas. Os ingressos serão distribuí-dos a partir das 19 horas.

Grande crítico de sua época, Molière (1622-1673), utilizava-se da comicidade de seus textos para criticar a sociedade francesa e abordar temas como a hipocrisia, o desejo de ascensão social a qualquer preço e a avareza. O grupo selecionou cenas das principais obras do ar-tista para mostrar que, mes-mo após quatro séculos, seus textos continuam atuais.

A PEÇAAmbientado no século-

XVII, o espetáculo retrata a vida e obra de Molière. Cada cena tenta recriar a eferves-cência da criatividade do au-

tor, a trajetória artística de sua companhia teatral e as particularidades de sua épo-ca. Para potencializar a am-bientação da época, o públi-co é conduzido a um cenário que recria o Teatro Ilustre, onde o artista e sua compa-nhia trabalharam.

A Companhia d’Alma é composta por atores que buscam aprofundar a sua pes-

quisa teatral, principalmente na investigação das origens do teatro cômico, começan-do com as comédias gregas, a commedia dell’arte, comé-die française e a comédia de costumes. Este interesse veio se somar à proposta da produtora Corveloni De Si-mone Produções, de desen-volver um projeto calcado na linguagem cômica.

Desde 2009, o grupo e a diretora teatral Sandra Corveloni pesquisam sobre Molière, que é considerado o dramaturgo que elevou a comédia ao status de critica social.

O Teatro do Sesi fica na Avenida das Amoreiras, 450, Parque Itália. Mais informa-ções pelos telefones 3772-4184 3772-4183 3772- 4160.

Quermesses no Cristo Redentor, em maio e junho

A Comunidade Cristo Redentor, do Parque da Figueira II, se prepara para a realização das tradicionais quermesses que, este ano, terão início no dia 12 de maio. Os eventos seguirão até o dia 3 de junho, sempre aos sábados e domingos.

De acordo com um dos coordenadores da comunidade, Valdecir José Vicente, as quermesses contarão com brincadei-ras, barracas de alimentação e bebidas. Toda a renda será rever-tida em benefício da construção da igreja, cuja primeira missa está programada para novembro deste ano.

Evento vai arrecadar fundos para a conclusão da obra

Page 7: Jornal Parques e Região

Abril 2012 Parques e Região - 07

NATUREZA

Variedades que chegam com a nova

estação

Rogério Capela

AMOR PERFEITOO amor perfeito é uma

planta herbácea de até 25 cm, originário da Europa e Ásia e possui flores achatadas de perfeita simetria em diversas cores. Floresce do meio do outono até quase o início do verão.

BOCA-DE-LEÃOA boca-de-leão tem for-

ma peculiar que lembram um focinho de felino, daí seu nome popular. Floresce do inverno em diante com flores de uma cor ou bicolores.

LOBÉLIAA lobélia é originária da

África do Sul, Malawi e Na-míbia. Com características ideais para forração de jar-dins, por ser de baixo porte, ela floresce durante o ano todo e suas flores são azuis. Deve ser manuseada com cuidado e ser mantida longe do alcance de crianças por ser tóxica.

CALÊNDULAA calêndula é originária

da Europa e, no Brasil, adap-tou-se facilmente, especial-mente nas regiões Sul e Su-deste. Hoje é cultivada tanto para fins ornamentais quanto para fabricação de medica-mentos e cosméticos. A flor, de coloração amarelo-alaran-jada, caracteriza-se pelo per-fume e as folhas são macias e aveludadas. Planta anual, a calêndula pode atingir até 50 cm de altura e, curiosamente, essa flor abre suas pétalas as-sim que o sol nasce e as fecha na hora em que ele se vai.

Outono também é das flores e plantasEspécies típicas de inverno devem ser plantadas nesta época do ano

Com a chegada do ou-tono, as plantas começam a perder a viçosidade e a beleza típica dos dias mais quentes. Mas nem por isso as pessoas precisam ficar longe da be-leza e aroma das plantas. Os dias curtos e de temperaturas mais amenas são ideais para quem vai fazer ou reformar o jardim, seja ele de inverno ou não.

E é neste período que começam a chegar no Merca-do de Flores da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) variedades de plantas de belas flores e cores, típicas das estações mais frias, como o amor perfeito, boca-de-leão, lobélia e calêndula (ver carac-terísticas ao lado). Segundo o produtor e permissionário da Ceasa, Célio Tadashi Akai, “essas espécies são específi-cas para inverno, e devem ser plantadas nesta época”.

As variedades disponí-veis no mercado brasileiro são oriundas de regiões de clima temperado no hemis-fério Norte, como Estados Unidos e Europa. Algumas espécies vêm de locais de alta altitude no continente africa-no, conforme explica o pro-dutor de Atibaia. “As plantas que melhor se adaptam ao inverno são oriundas de re-giões frias, portanto, quanto mais frio fizer durante o seu cultivo, mais bonitas elas fi-cam e maior é a longevidade da planta”, afirma Akai.

Para quem pretende for-mar um jardim para o ano todo, o ideal é optar por plan-tas perenes, cujo ciclo de vida é longo e, além disso, elas não perdem as folhas. O plantio de plantas tropicais também pode ser feito nesta época do ano, pois são muitas as vanta-gens de construir um jardim no outono, avalia o permis-

sionário da Ceasa, Carlos Al-berto Pitolli.

“Plantas esculturais de médio e grande porte são ex-traídas e comercializadas em touceiras, deixando as raízes expostas durante o transpor-te e exposição para a comer-cialização. As temperaturas amenas do inverno e os dias mais curtos contribuem para não estressar a planta durante

esse processo, até que ela seja plantada”, explica o permis-sionário.

ALGUNS CUIDADOSPlantar no outono e in-

verno exige atenção especial com a irrigação e adubação. Segundo a paisagista Márcia Joly, os jardins construídos nesta época devem ser rega-dos diariamente pela manhã, para diminuir o risco de inci-

dência de fungos, e a aduba-ção deve ser apenas orgânica.

“Plantar um jardim nesta época garante que, quando a primavera chegar, ele esteja pronto para florescer e alcan-çar o auge da sua beleza, pois já estará adaptado ao solo. No entanto, os cuidados com a adubação e irrigação são es-senciais”, diz a paisagista, que ainda explica a preferência

dos clientes por executar os projetos no verão.

“Embora seja mais van-tajoso o plantio no outono e inverno, a maioria dos clien-tes prefere executar os proje-tos no verão, pois a incidên-cia de chuva é maior, sendo mais cômodo para manter as plantas que não precisam ser regadas diariamente”, avalia Márcia Joly.

Idosos vivem a quarta edição do “Dia Feliz”A quarta edição do “Dia

Feliz”, projeto da Coordena-doria do Idoso por intermé-dio do Viva Mais, aconteceu no Clube Andorinhas e con-tou com a participação de 150 usuários dos centros de saúde do Jardim Santa Môni-ca, São Marcos, Campineiro e San Martin.

Durante o dia foram vá-rias atividades. Entre elas, hi-droginástica e bingo seguido de baile.

“Nossas ações são dire-cionadas para a pessoa idosa, mas o trabalho é intergera-cional, tendo em vista a inte-gração o idoso com diferen-tes faixas etárias”, lembra o responsável pela Coordena-doria, Cid Ferreira.

OUTRAS EDIÇÕESAs duas primeiras edi-

ções do Dia Feliz ocorre-ram no mês de março, com a participação dos grupos dos centros de saúde dos bairros Parque da Floresta, Carvalho

de Moura, Jardim Rossin, Ca-pivari e Jardim São Marcos, além da Praça de Esportes Brasil de Oliveira. No dia 10 de abril, foi no Centro Espor-tivo dos Trabalhadores, que reuniu cerca de 60 pessoas.

Segundo a Coordenado-ria, no próximo dia 25 será realizada a quinta edição do projeto que reunirá os usu-ários dos centros de saúde do Florence, Costa e Silva e Ipaussurama.

Os grupos organizados interessados em participar do projeto podem entrar em contato com a Coordenado-ria do Idoso pelo telefone 2116-0218, para agendamen-to prévio.

Clarinda de Oliveira Silva, 69 anos, participa pela segun-da vez das atividades. “Fui ao Carnaval do Grêmio e gostei muito, por isso estou aqui e voltarei outras vezes”.

Tereza Florão Lopes é viúva e tem 74 anos. Ela con-ta que fica em casa sozinha e que há três anos participa do projeto. “É preciso sair de casa, passear, não podemos nos isolar”. As atividades me fazem sentir melhor e mais fe-liz”, diz Tereza.

VIVA MAISDesenvolvido interse-

torialmente pelas secretarias municipais de Cidadania; As-sistência e Inclusão Social; Saúde; Esporte e Lazer; Cul-tura; Educação; Comércio, Indústria, Serviços e Turis-mo; Transportes e Meio Am-biente.

O programa promove a integração da população idosa do município, a fim de atender diversas faixas etárias num mesmo espaço físico, nas cinco macrorregiões da cidade oferecendo várias ati-vidades como academias para a terceira idade, palestras so-bre violência, dança circular da saúde, inclusão digital via Programa Jovem.Com, além de cursos profissionalizantes, alfabetização para adultos, roteiros turísticos, danças de salão e demais ações. Cada polo conta com uma grade específica programada para os usuários.

Atividades físicas, como a hidroginástica, são oferecidos no programa

O permissionário da Ceasa Carlos Alberto Pitolli: as vantagens de formar um jardim no outono

Célio Akai lembra que existem plantas originárias de regiões frias, por isso, quanto mais frio, mais bonitas ficam

Programa de lazer aconteceu no Clube Andorinhas, administrado pela Associação dos Aposentados

Page 8: Jornal Parques e Região

08 - Parques e Região Abril 2012

EVENTOS

A tradicional festa fol-clórica do Boi Falô, realizada todos os anos na Sexta-Feira Santa, em Barão Geraldo, chegou a sua décima-sétima edição. Houve apresenta-ção da Orquestra Cabocla de Campinas, que animou o público de todas as idades, e de danças afro-brasileiras re-alizadas pelos integrantes do Grupo Savuru. Estiveram presentes autoridades mu-nicipais, inclusive o prefeito Pedro Serafim, secretários e vereadores.

Atração principal da fes-ta, a macarronada foi prepa-rada por voluntários que se dedicam à festa desde 1995.

O evento é uma realiza-ção conjunta da subprefeitura local, vinculada à Secretaria Municipal de Serviços Públi-cos, moradores e empresários do distrito.

Jongo do Rio de Janeiro (dança tradicional afro-brasileira), apresentado pelo Grupo Savuru

Mari de Paulo é voluntária há 17 anos

Mário Martins não perde a tradicional macarronada

Marlene Vicentim e Wilson Mendes Correia prestigiam a festa todos anos. Esse ano levaram até o neto

Jhonatam Correia

Luis Marian, 75 anos,vende amendoim durante a festa.

A festa do “Boi Falô” data desde os tempos da es-cravatura. Segundo a lenda, em uma Sexta-feira Santa, o administrador da Fazenda Santa Genebra (proprieda-de do Barão Geraldo de Re-zende), ordenou ao escravo Toninho, um rapaz franzino e muito obediente, que tra-balhava nas plantações de cana de açúcar e café, para ir ao pasto e atrelar um boi para arar a terra. Ao chegar ao local, o escravo se depa-rou com o boi deitado debai-xo de uma árvore. Por mais que o escravo insistisse, o boi não saía do lugar. Foi aí que o animal olhou para o escravo, deu um mugido alto e disse:

Luciane NohamaSincretismo religioso na Cadedral

“hoje não é dia de trabalho, é dia do Senhor!”. Assustado, o escravo saiu correndo para sede da fazenda, gritando: o boi falô, o boi falô!

Segundo a lenda, o capa-taz ainda teria tentado casti-gar Toninho pela insubordi-nação, mas ele correu para

a Casa Grande à procura do Barão Rezende que, ao ouvir seu relato, teria lhe dado ra-zão e ordenado que ninguém trabalhasse naquele dia.

O escravo passou a tra-balhar dentro da casa por muitos anos, até sua morte, e, em consideração aos seus

bons serviços, acabou sendo enterrado junto ao túmulo do barão, no Cemitério da Sau-dade, em Campinas.

A lenda faz parte do fol-clore do Distrito de Barão

Geraldo. O túmulo do escra-vo Toninho é um dos mais visitados no Dia de Finados, principalmente por aquelas pessoas que desejam alcançar uma graça.

Orquestra Cabocla de Campinas

A LENDA

O tradicional evento que ocorre todos os anos no Sá-bado de Aleluia, a Lavagem da Escadaria da Catedral Metropolitana, chegou a sua vigésima-sétima edição. O evento é uma celebração que reúne fé, religião e cultura.

RITUALDepois de percorrer a

Rua 13 de Maio, os partici-

pantes chegam à Catedral, onde iniciam a cerimônia em que são utilizados aproxima-damente 150 litros de essên-cia de alfazema, chamada de água de cheiro, e 250 maços de crisântemos brancos, que são distribuídos ao público.

Segundo os organiza-dores, o ritual reafirma a re-sistência dos povos negros

vindos de todas as partes do território africano com seu rico legado cultural e religio-so. O ato representa a puri-ficação e a captação de boas energias. Com a lavagem, dei-xa-se a tristeza de lado para marcar um recomeço.

O evento é prova que o Brasil é um dos países de maior sincretismo religioso.

Barão Geraldo preserva a lenda do “Boi Falô”Tradição de Sexta-feira Santa completa 17 anos

Sol forte do meio dia não inibiu a participação dos membros do Camdonblé

Cerimônia teve início com ritual de canto e dança ...

Lavagem das escadaria foi feita com água de cheiro, como manda a tradição

... e encheu de branco a praça em frente a Catedral