Jornal Porto News - Edição 34

12
ANO IV Nº 34 PORTO NACIONAL - TO 30 DE MAIO A 15 DE JUNHO DE 2012 >> WWW.JORNALPORTONEWS.COM << ELEIÇÕES 2012 Qual deles irá à batalha final, disputando voto a voto? A pobreza e a baixa escolaridade das famílias estão entre as principais causas do trabalho infantil no país, segundo a secretária executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPeti), Isa Oliveira. Atualmente há no Brasil mais de 4 milhões de crianças e adolescentes trabalhando. PÁGINA 05 MAIS Artigos PÁGINA 02 Pobreza e baixa escolaridade estão entre principais causas Curtas e boas PÁGINA 02 Concursos PÁGINA 10 PO R TO Vip PÁGINA 12 PMDB estadual inaugura diretório em Porto e faz pré- lançamento de Cleyton Maia PÁGINA 06 TRABALHO INFANTIL PÁGINA 07 “Cometi erros... faltou audácia, faltou coragem, faltou arriscar um pouco, mesmo que não ganhasse a eleição, teria que ter perdido para que nosso projeto futuro” Entrevista com um dos mais polêmicos vereadores de Porto, Edgar Mascarenhas PÁGINA 11 ENTREVISTA #_Concurso Mais de 186 mil inscritos no Quadro Geral PÁGINA 05 #_PortoNacional Prefeita Teresa Martins entrega duas escolas na Zona Rural PÁGINA 03 #_Educação Governo do Estado entrega mais 144 ônibus PÁGINA 05 Um giro a 60 m de altura e a 500 km/h PÁGINA 03 Esquadrilha da Fumaça faz show em Porto Nacional PANAMERICANO Portuense conquista ouro na canoagem PÁGINA 11

description

O jornal que mais cresce em Porto Nacional - TO

Transcript of Jornal Porto News - Edição 34

Page 1: Jornal Porto News - Edição 34

ANO IV Nº 34 • PORTO NACIONAL - TO • 30 de mAIO A 15 de juNhO de 2012

>> www.jORNALPORTONews.COm <<

ELEIÇÕES 2012

Qual deles irá à batalha final, disputando voto a voto?

A pobreza e a baixa escolaridadedas famílias estão entre as principais causas do trabalho infantil no país, segundo a secretária executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPeti), Isa Oliveira. Atualmente há no Brasil mais de 4 milhões decrianças e adolescentes trabalhando.

PÁGINA 05

mAIS

ArtigosPÁGINA 02

Pobreza e baixa escolaridade estão entreprincipais causas

Curtas e boasPÁGINA 02

ConcursosPÁGINA 10

PORTOVip

PÁGINA 12

PMDB estadual inaugura diretório em Porto e faz pré-lançamento de Cleyton Maia

PÁGINA 06

TRABALHO INFANTIL

PÁGINA 07

“Cometi erros... faltou audácia, faltou coragem, faltou arriscar um pouco, mesmo que não ganhasse a eleição, teria que ter perdido para que nosso projeto futuro”

Entrevista com um dos mais polêmicos vereadores de Porto, Edgar Mascarenhas

PÁGINA 11

ENTREVISTA

#_ConcursoMais de 186mil inscritos noQuadro Geral

PÁGINA 05

#_PortoNacionalPrefeita Teresa Martins entregaduas escolas na Zona Rural

PÁGINA 03

#_EducaçãoGoverno do Estadoentrega mais 144 ônibus

PÁGINA 05

Um giro a 60 m de altura e a 500 km/hPÁGINA 03

Esquadrilha da Fumaça faz show em Porto Nacional

PANAmERICANO

Portuense conquista ouro na canoagem

PÁGINA 11

Page 2: Jornal Porto News - Edição 34

JornalPorto NEWS

02 30 de MAIO A 15 de JUNHO de 2012 OPINIÃOEditorial

Uma Força de 73 mil profis-sionais . A rotina da Esquad-rilha da Fumaça, ao percorrer o Brasil e o mundo, mostra apenas uma pequena parcela da capacidade da nossa Força Aérea.

A Aeronáutica, que atua em todo o País longe dos holo-fotes da mídia ou das câmeras fotográficas, age, na verdade, sob a luz dos mais puros ideais... Conhecendo a história da Força Aérea, percebe-se o quanto ela evoluiu em tec-nologia para permitir que seus esquadrões de combate, em sinergia com o olhar atento de um moderno sistema in-tegrado de defesa e controle

do espaço aéreo, garantam a vigilância e a defesa das fron-teiras do nosso imenso Brasil. Espalhados por todo o terri-tório nacional, bases aéreas e esquadrões de diversos tipos de aviações cumprem missões nos mais diferentes cenários.

Populações isoladas en-contraram nas asas da FAB o sentido de nacionalidade e o sinônimo da presença do Es-tado. As obras e ações sociais realizadas tanto pelo Cor-reio Aéreo Nacional como pela Comissão de Aeroportos da Região Amazônica fazem com que muitos brasileiros se reconheçam como, de fato, inseridos no desenvolvimento

FORÇA AÉREA BRASILEIRA

Curtas e BoasELEIÇÕES 2012Porto Nacional

como em todo o País já se respira o clima político decorrente das eleições majoritárias que se aproxima, há que se considerar a necessidade de despertar o eleitorado para a importância do voto.

ANAFALBETOPOLÍTICO Não adianta dizer

que se está decepciona-do com a classe política, e que por isso mesmo se não irá votar em nin-guém. Isso é um grande erro. Essa bobagem é própria de analfabeto político.

ANAFALBETOPOLÍTICO IIVejamos o que diz

a respeito do assunto o dramaturgo e poeta alemão Bertolt Brecht: “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos aconteci-mentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do pei-xe, da farinha, do aluguel, do sapato, da roupa e do remédio dependem das decisões políticas.

ANAFALBETO POLÍTICO IIIO analfabeto político

é tão burro, que se orgul-ha e estufa o peito dizen-do que odeia a política. Não sabe esse imbecil que, de sua ignorância política nasce à prostitu-

ta, o menor abandonado, e o pior de todos os ban-didos, que é o político vi-garista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacio-nais e multinacionais.”

PREFEITURÁVEIS As conversações em

torno de nomes postulan-tes à prefeitura a cada dia tomam corpo e siglas par-tidárias, alguns já contam como certo seu nome na majoritária, enquanto out-ros aguardam um deslize da concorrência para ficar com a vaga e ter o apoio de grandes lideres do es-tado

PREFEITURÁVEIS IIFala-se muito em pes-

quisa, será que esta me-todologia de escolha será respeitada? Na ultima eleição municipal, foi à disputa, dentro dos dois maiores grupos os consid-erados melhores e com boa popularidade.

PREFEITURÁVEIS IIIE aqueles outros gru-

pos considerados “novos”, pelo que se sabe estão conversando com inten-ções de entrarem na dis-puta, agora desta vez com mais tempo para trabalhar e mostrar à população a necessidade de mudança. Conversas nas esquinas e nos escritórios continuam a todo vapor, o jogo está aberto, faltando menos de mês para o termino do primeiro round.

PARTIDOS Os considerados

CONTATO / Artigos devem ser enviados com fotos dos autores com o máximo de 30 linhas ao email [email protected] - * Os artigos poderão ser publicados no todo ou apenas em parte conforme disponibilidade de espaço.

“partidos pequenos” es-tão articulando entre si tentando formar um grupo forte e coeso à dis-puta do pleito. Desta vez tudo encaminha para ter um consenso em torno de um só nome, ao con-trário da ultima eleição municipal.

PARTIDOS IIOs números inco-

modam os velhos políti-cos e o crescimento deste grupo considerado “novo” foi significativo nas eleições estadual quando representantes destes “partidos peque-nos” conseguiu eleger Deputados Federais e Es-taduais.

LIDERANÇASPORTUENSES, ONDE !?A cidade de Porto

Nacional não conseguiu uma grande representa-tividade de candidatos nas eleições 2010. Os políticos de grande in-fluência desta terra, ap-enas os “siqueiristas” tiveram sucesso nas suas jornadas publicas.

LIDERANÇASPORTUENSES, ONDE ? PERDA ! A cidade perdeu

muito por não conseguir “fabricar” lideranças, e algumas lideranças das antigas estão cansa-das, sujeitos saírem do contexto de decisão da política estadual, por um bom período ou definiti-vamente.

nacional. Operações contra calamidades e hospitais de campanha também entram na guerra em prol do cidadão brasileiro.

Para mostrar, com ex-atidão, o quanto a Força Aérea é importante para o nosso País seriam necessárias mais ima-gens, mais olhares, mais holo-fotes e muitas páginas.

Do coração e do suor de 73 mil brasileiros que integram a nossa Força Aérea, civis e militares, surgem feitos in-críveis. Para eles, todos os dias são de demonstração de amor patriótico. E o maior aplauso que buscam é o sentimento de missão cumprida.

O Lado Obscuro da Lei Ficha LimpaA recente decisão do Supre-

mo Tribunal Federal, no sentido de se reconhecer a constitucion-alidade da Lei Complementar 135/2010 – popularmente cham-ada de “Lei da Ficha Limpa”, nos termos em que a mesma foi aprovada no Congresso, a princí-pio se revela como uma vitória de nossas instituições, mas especial-mente do povo, eis que referida lei originou-se de uma iniciativa popular que reuniu mais de dois milhões de assinaturas.

Por certo tal entendimento re-trata uma nova realidade política de nosso país, onde se caminha a passos largos para um novo con-ceito de democracia sepultando gradativamente os coronelismos, os nepotismos, os jetons, enfim, o tão pré-histórico e venal “jeito brasileiro de governar”, seja na esfera federal, estadual ou mu-nicipal.

Não obstante tais consider-ações que celebram o espírito político-social da norma, em nos-so entendimento, uma simples análise jurídica da mesma nos descortina um futuro sombrio, em especial no que tange aos mecanismos de aplicação que serão dados a ela, que poderão em última análise, desvirtuar o louvável espírito da Lei, fazendo dela uma verdadeira “vara de condão” de inelegibilidade à

contrário, sabendo-se da índole destes cidadãos, muito provavel-mente eles se utilizarão da Lei da Ficha Limpa para se beneficiar e não para se prejudicar.

Explica-se tal alegação na medida em que muitos dos fi-chas sujas são políticos de grande influência junto ao Executivo e Judiciário de suas regiões, sendo que com a mais absoluta certeza se utilizarão de suas “forças” para fazer valer a Lei para os outros e não para eles, promovendo o andamento mais célere dos pro-cessos dos seus inimigos políti-cos, prorrogando os processos de seus apadrinhados ou correli-gionários, etc., criando em última análise um poder prévio, anterior e ao largo da Justiça Eleitoral ca-paz de atestar se a pessoa é ou não elegível ao seu talante e sua conveniência, subvertendo por completo a ordem jurídica eleito-ral de nosso país.

Certo é que tanto o Judiciário quanto a população devem es-tar de olhos abertos quanto à validação e aplicação de todos os ditames insculpidos na Lei para que os mesmos desde logo ten-ham seu máximo alcance já no próximo pleito. “Alea jacta est”, os dados estão lançados.

Por: João Paulo Bettega de Albuquerque Maranhão

disposição dos “amicus curiae” ou em português bem claro, dos amigos da Corte, do Poder.

Agora, àqueles que forem condenados em primeiro grau pelo cometimento dos crimes elencados na alínea “e”. 1 a 10. inciso I, art. 1º, LC 64/90, com a redação dada pela lei ficha limpa e tiverem suas sentenças confir-madas em segunda instância, em especial nos Tribunais de Justiça, a partir do momento da pub-licação de seus acórdãos auto-maticamente estarão inelegíveis, caso não interponham os recur-sos suspensivos competentes.

Ou seja, da simples leitura do que foi dito nota-se claramente que a linha de corte da impuni-dade foi suprimida em uma in-stância, eis que os políticos fichas sujas não mais poderão se valer das instâncias judiciais finais do Plano Piloto para interpor um sem número de recursos, tão so-mente para protelar o fatídico e deletério trânsito em julgado que impunha a sanha da inelegibili-dade.

Mas infelizmente, a nosso ver, essa evolução legislativa por si só não acabará com os fichas sujas, muito menos impedirá os mes-mos de continuar a se candidatar, pelo menos, por mais um ou dois pleitos, ou de continuar a ocupar cargos nos governos. Muito pelo

www.jornalportonews.com

diretor GeralLidevino Ferreira Filho63 8404 0190/8405 0515/9249 0537

diretora de marketingDanyelle C. M. F. Santos

diretor executivoOtoniel Andrade C. Filho

Assessoria jurídicaDr. Danilo M. F. dos Santos 8481 5855

Dr. Thiago D’Ávila dos S. Silva 8481 5855

Correspondente em PalmasMailton Pereira

RevisãoReni Gomes Costa

Projeto Gráfico e DiagramaçãoCreare - Agência de Criação63 9277 3475

equipe de ApoioYago Alves Ribeiro 8405 0515

Ailton Oliveira Dias 8443 6887

Nara BarrosEliene B. Brito

jornal Porto News Ltda. CNPj 33.640.228/0001-03

10 mil

Chega de Manipulação

LUCINéIA M. DE SOUzA

é incrível como a política bra-sileira tenha como um dos seus pilares, e em evidencia, a manip-ulação. Observa-se que quem está no poder, e isso independe se é direita ou esquerda, tenta maquiar a realidade a qual o país está inserido.

Prova disso está à greve das Universidades Federais. Os prin-cipais meios de comunicação parecem estar alheios aos ac-ontecimentos. Ora, não é só o Estado de São Paulo ou Rio de Janeiro que aderiu a greve. Assim, poder-se-ia afirmar tratar apenas

moveis, localização, planta baixa e etc... Faz me rir esse tipo de re-portagem.

Vale lembrar que, quando se faz greve, ajuda-se a escrever uma história mais digna a todos. Pois, uma luta assim, faz com que o futuro aconteça de forma responsável. O governo opta pela quantidade, os grevistas pela qualidade dos serviços prestados ao publico.

Cabe a nós brasileiros mu-dar essa realidade. Não se omitir perante tais escárnios. Mostrar que somos capazes de mudar a realidade a qual estamos inseri-dos. Ser reconhecidos, não só na hora de eleger nossos represent-antes, mas também na hora de cobrar nossos direitos e exigir que os mesmos sejam respeitados.

*Lucinéia Medrado de Souza é funcionário Publica federal.

de uma greve isolada, onde a adesão de poucos, não sirva de manchete para muitos.

Porém, não se trata de uma greve de isolamento. E ainda as-sim está sendo tratada como tal. é uma pena que meios de comunicação que têm como lema levar a informação real a cada brasileiro, se omitam dos acontecimentos que merecem destaque na mídia brasileira.

é lamentável que a população se deixe manipular dessa forma. Ridículo o papel que a televisão brasileira vem interpretando. O Brasil com cerca de 60% das Universidades Federais em greve e a televisão brasileira se ocupa em mostrar o apartamento do Michel Teló. Realmente, nós bra-sileiros, estamos muito interessa-dos, em saber como é o aparta-mento de dele, matéria destaque no Fantástico. A posição dos

Palmas para o profissão Repórter, vaias para o pseudo social

Ao ver minha então ci-dade transmitida por um dos programas jornalísti-cos da globo, o Profissão Repórter, já me veio à ca-beça, e acredito que na grande parte dos cidadãos que aqui residem ou que conhecem um pouco da cultura da nossa capital, a seguinte a afirmação: Lá vem! (...) E veio.

O programa veicu-lado no dia 22 de maio de 2012, tinha como tema “A busca pela fama: Con-heça histórias de pessoas que fazem de tudo para vi-rar notícia e sair do anoni-mato”, e ainda “O trabalho dos assessores para tentar transformar desconhecidos em celebridades”. Assunto que passaria quase desper-cebido pelo morador de Palmas, não fosse o caso da capital ser uma das cidades escolhidas para representar o tema abordado.

Lugares conhecidos foram mostrados. Festa no flutuante colocada como “da alta sociedade” tam-bém. E uma colunista como “guia” desses dos mais acentuados pontos de en-contro da “alta sociedade” palmense, contribuíram para a divulgação da capi-tal do Tocantins. E o as-sunto mais comentado no facebook e twitter, que eu pude perceber, foi a casa do empresário conhecido como “Fabiano Parafusos”, (sobrenome que faz alusão ao tipo de mercado em que

“coluna de 1ª (primeira) classe social”, completou.

Para finalizar a troca ideias um professor, tam-bém jornalista, completou a discussão com a seguinte afirmação, “Elas (colunas sociais) com esse nome equivocado, mas que é a própria cara de maquiagem plus do colunismo social, existem mesmo em toda parte. São fúteis, mas não comprometem. estão lá no canto delas, são coadju-vantes de terceira categoria, têm seus leitores e passam sem causar tumulto. O que me choca em palmas é a proporção que elas têm, é a quantidade de colunistas. Jornalismo de revista aqui, então, é paraíso desse tipo de comunicador”.

Elas não prejudicam, mas poderiam complemen-tar, haja vista o espaço gran-dioso que elas ocupam nos veículos de comunicação. Mas a verdade é o que o “social” não é interessante ao capitalismo. Ele só passa a ser visto a partir do mo-mento em que há algo que fere os preceitos morais e éticos da sociedade. E isso, obviamente não é mostra-do nas colunas sociais. Ve-jamos então risos, festas e gente “famosa” todos os dias, e no mais, uma frase de algum filósofo famoso.

Por: Eduardo Azevedo, acadêmico de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins.

ele trabalha) mostrada em uma parte do programa da globo.

Do closet da pequena filha até a “produção” de chuva na parte externa da casa, a mansão deixou al-gumas pessoas com inveja e outras, ambientalistas, indignadas com o pos-sível desperdício de água. Segundo declarações do empresário, ele passou de vendedor de cachorro quente a milionário. Para-béns. E matéria conseguiu seguir o tema inicial propos-to pelo programa da globo.

Mas a crítica colocada no momento, é a questão da relação entre palavras “coluna” e “social”, e o seu uso, digamos, inadequado. Ao estudar comunicação, também social, aprendem-os que devemos comunicar a todos sem distinção de cor, sexo, orientação sexu-al, classe social de maneira clara e objetiva com ob-servação e cuidado na apu-ração dos fatos, para que a notícia tenha qualidade in-formativa à sociedade.

Em discussão online com colegas sobre a motivo das “colunas sociais” de Pal-mas não tratarem de forma igualitária a sociedade, che-gamos a uma conclusão: esse nome não é adequado para tratar os assuntos infor-mados em suas publicações. Isso, como afirmado na dis-cussão por uma amigo, é “coluna pseudo social”, ou poderia ser chamado de

Page 3: Jornal Porto News - Edição 34

JornalPorto NEWS

0330 de MAIO A 15 de JUNHO 2012

município, buscando reduzir o alto índice de mortes causadas por acidentes no trânsito em nossa cidade nos anos anteriores, conforme dados da Polícia Mili-tar”, explica.

A fiscalização de trânsito em Porto Nacional é municipalizada desde o ano de 2008, integrada ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Em breve, a Guarda Mu-nicipal estará fiscalizando ainda, motoristas sem habilitação e documentação de veículos, com apreensão de veículos em situ-ação irregular.

A Prefeitura de Porto Nacion-al, através da Guarda Municipal, está realizando autuações de trânsito desde o último dia 10. Conforme informações do De-partamento Municipal de Trân-sito, a fiscalização estará reali-zando autuações para infrações graves com penalidade de multa.

De acordo com Marlúcia Gomes, do departamento mu-nicipal de trânsito, “o objetivo das autuações é, principalmente, educar e conscientizar os ci-dadãos portuenses para promov-er mais segurança no trânsito no

Um giro sobre Porto Nacional a 60 metros de altura e a 500 km/hEsquadrilha da Fumaça fez show em Porto Nacional

A Esquadrilha da Fumaça completou 60 anos e está fa-zendo uma viagem pelo Brasil, comemorando seu aniversário. Um dos estados pelo qual o grupo da Força Aérea Brasileira passou foi o Tocantins, em es-pecial na capital da aviação no norte do país, Porto Nacional. Foi no ultimo sábado (09/06), a partir das 16h, na Avenida Beira Rio (próximo à Igreja), que a Es-quadrilha da Fumaça apresen-tou nos céus de Porto Nacion-al. As demonstrações aéreas já são realizadas há 60 anos, com acrobacias que rasgam os céus e empolgam multidões. Sendo o principal agente de comuni-cação social da Força Aérea Brasileira (FAB), O Esquadrão de Demonstração Aérea - EDA distingue-se das demais esquadrilhas por realizar vôo invertido em formação nas di-versas fases de demonstração, fato consolidado com o Record Mundial estabelecido no ano de 2006, quando voaram doze

aeronaves nessa configuração.Fazendo um verdadeiro

espetáculo nos céus, o time de pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea já passou por várias cidades Brasileiras. Mas a grande expectativa ac-onteceu no ultimo 09, quando os fumaceiros riscaram os céus

de Porto Nacional, levando os expectadores da capital da aviação à loucura. As apresen-tações nos ares portuense teve o apoio do Aeroclube de Porto Nacional, na presidência do vereador Neto Aires, em parce-ria com o Senador Vicentinho Alves e o governo do estado.

Nas apresentações, as manobras impressionaram e algumas chegam a ser reali-zadas bem próximo à platéia, causando muita adrenalina em todos. Com muita perícia, estes profissionais realizam verdadei-ras piruetas no ar.

A Esquadrilha da Fumaça

nasceu pela iniciativa de pilotos da antiga Escola de Aeronáu-tica, sediada no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, que nos intervalos do almoço trein-avam acrobacias em formação com a aeronave T-6.

Inicialmente, com duas aeronaves, os mais experi-

entes executavam Loopings e Tonneaux sob os olhares estu-pefatos dos alunos em solo. À época, o intuito era demons-trar aos cadetes que o homem devia confiar em sua máquina e, sobretudo, não duvidar das suas próprias habilidades, ad-quiridas nos vôos de instrução.

Mas o vôo oficial aconteceu no dia 14 de maio de 1952, quando os pioneiros decolar-am para a história na demon-stração durante a visita de uma delegação de oficiais estrangei-ros. O acréscimo da fumaça veio na sequência para facilitar a visualização das manobras.

Os primeiros fumaceiros foram apelidados inicialmente de “cambalhoteiros”, numa alusão às manobras que re-alizavam. Hoje, o time da Esquadrilha da Fumaça é for-mado por treze pilotos que se revezam em sete posições de vôo. Sediado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassu-nunga/SP.

A Prefeita de Porto Nacional, Teresa Martins (PDT), entregou à comunidade da região da matan-ça, nesta quinta-feira, dia 24, às 8h, a reforma e ampliação da Es-cola Municipal Faustino Dias dos Santos, onde foram entregues à comunidade, a construção de 4 novas salas de aula, uma sala biblioteca e uma sala administra-tiva, visando a melhoria das ins-talações e qualidade de espaço físico para os alunos da região.

Na ocasião, a Prefeita Teresa Martins, assinou uma ordem de serviço para execução da cons-trução de novos banheiros e re-forma do antigo prédio da escola. Foi entregue ainda, um computa-dor completo para implantação de diário eletrônico, e também materiais para algumas escolas municipais, por meio da emenda parlamentar do Deputado Fede-ral Angêlo Agnolin, sendo: 6 kits de Hip Hop e Rádio Escolar, 6 Cine Clube, 6 Fanfarras, 100 car-teiras, 30 mesas para professores com cadeiras, 43 mesas para la-boratório de informática. A Pre-feita entregou ainda, duas vans para a Secretaria Municipal de Educação, com a finalidade de melhorar ainda mais o transporte da educação municipal.

A Prefeita Teresa Martins co-mentou ser uma alegria imen-sa, estar inaugurando esta obra

que trará grande benefício para os alunos. A gestora relembrou que no início de seu mandato, aquela escola não tinha nem energia e hoje possui um prédio de qualidade, dando melhores condições de conforto e conse-quentemente de aprendizado, aos alunos.

Inauguração da Escola de Pau d’Arco

Saindo da região da Matan-ça, a comitiva da Prefeita via-jou rumo ao assentamento Pau D’arco, para inauguração do novo prédio da escola municipal que possui 2 salas amplas, 2 ba-nheiros, cantina e sala adminis-trativa, além de estar com mobi-liário novo, carteiras, mesas, para que os alunos tenham um am-biente propício ao aprendizado.

Lá foram proferidos vários discursos emocionados de mem-bros da comunidade, em agrade-cimento à Prefeita, pela realiza-ção deste empreendimento, que era um sonho para a população local há muitos anos esperado.

A presidente do conselho municipal de educação, Lucélia Aires, parabenizou a Prefeita Te-resa Martins, pela boa aplicação dos recursos da educação e co-mentou que o conselho está fe-liz em saber que o dinheiro está bem aplicado com realizações

de qualidade para a educação municipal.

A Prefeita Teresa Martins, co-mentou estar feliz em cumprir com um compromisso feito em sua campanha, com recursos próprios do município.

Uma gestora que investe na educação

Além dessas escolas, está sen-do construída uma em Luziman-gues, no assentamento Capivara e outras quatro escolas da zona rural estão passando por reforma, sendo elas a Benedito Borges, no assentamento São Francisco, Er-cina Monteiro, no assentamento Prata, Carmencita Matos Maia, no assentamento Flor da Serra e Antônio Poincaré, na região da Jacontinga.

Na cidade, a escola Deasil Ai-

Prefeita Teresa Martins entrega duas escolas na Zona Rural

res, já encontra-se em reforma e ampliação. Em julho começará a reforma da escola Marieta Perei-ra de Macedo. Alem disso, 5 cen-tros digitais comunitários, com 10 computadores com internet, foram entregues à população, 10 laboratórios de informática com 10 computadores cada.

A Prefeita adquiriu ainda 2 ônibus escolares, duas vans e uma Kombi para a educação; Troca do mobiliário de toda a rede municipal de ensino; aqui-sição de um computador com-pleto para cada escola do muni-cípio, bem como, ventiladores, prateleiras, utensílios domésticos como panelas, pratos, colheres, bebedouros, fogões e liquidifica-dores, a fim de melhor atender à comunidade escolar. (Ascom Prefeitura/Meire Almeida).

Foto: dormil sobrinho

Guarda Municipal de Porto está autuando infrações de trânsito

uma força preventiva contra a violência.

A participação portuense no evento contou com uma cara-vana de 14 guardas. na ocasião aconteceu também o IV Semi-nário Nacional de Guardas Mu-nicipais e Segurança Pública, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, com a presença de ministros e demais autoridades federais.

A Guarda Municipal de Porto Nacional participou da IV Marcha Azul Marinho que aconteceu no dia 23, em Bra-sília – DF. O objetivo da Mar-cha é, dentre outras coisas, demonstrar à sociedade que existe uma força de segurança pública pronta para renovar a esperança do povo brasileiro e buscar o devido reconhecimen-to da guarda municipal como

Guarda de Porto participa da IV Marcha Azul Marinho

Prefeitura de Porto realiza Concurso acontece na segunda-feira, dia 04. A publicação do gabarito definitivo da prova objetiva será dia 12 de junho. No dia 18 acontecerá a divul-gação da relação dos apro-vados e classificados. A ho-mologação do resultado do concurso está prevista para o dia 22 de junho.

Foram realizadas no ul-timo dia 03, as provas para o concurso do Quadro Geral da Prefeitura de Porto Na-cional. Inscreveram-se nesse certame um total de 7.282 candidatos.

De acordo com o crono-grama do concurso, a divul-gação do gabarito preliminar

dia 12. A 32ª Semana da Cultura

ainda contará com vários ar-tistas e bandas regionais, Fes-tival da Canção, que está em sua 40ª edição, além de En-trega de Comendas, mostras culturais de poesia, danças, quadrilhas municipais e re-gionais.

A programação da 32ª Semana da Cultura de Porto Nacional está recheada de atrações. O evento acon-tecerá de 11 a 17 de junho, já tem presença confirmada do cantor gospel Kleber Lu-cas no dia 11, e a atração nacional Chico Rey e Paraná, na abertura oficial, que será

32ª Semana da Cultura de Porto Nacional

exame na categoria de Arrais amador e em inscrever em-barcações, devem imprimir e pagar a Guia de recolhimento da União - GRU, na página da Diretoria de Portos e Costas (DPC), no link www.dpc.mar.mil.br e ainda, apresentar doc-umentos, comprobatórios da embarcação, pessoais e com-provante de residência.

Para a realização da in-scrição e do exame, os candida-tos deverão observar os novos procedimentos para a habili-tação, tais como Carteira Na-cional de Habilitação – CNH, dentro do prazo de validade, substituto do atestado médico.

A Capitania fluvial do Araguaia-Tocantins esteve com uma equipe em Porto Nacional,

no período entre 24 a 29 de maio realizando uma inspeção naval. Vários serviços foram prestados à comunidade, como inscrição de embarcações, reva-lidação de títulos de inscrição de embarcações, transferência de propriedade de embarcações, aplicação de exames de habilitação de Arrais amador e revalidação de carteiras de habilitação de amadores.

A capitania informou que os interessados em realizar o

Capitania fluvial do Araguaia-Tocantins realiza Inspeção Naval em Porto

Rua josé Pereira de macêdo, nº 1091, Centro, Porto Nacional-TO Cel.(63) 9222 8269 - 8436 5623

Page 4: Jornal Porto News - Edição 34

JornalPorto NEWS

04 30 de MAIO A 15 de JUNHO de 2012

RICARDO é uma vergonha, o desca-

so que nossos gestores estão tratando as nossas rodovias.No ano passado foram feitos sem licitação,o anuncio da recupe-ração de mais de 1000KM de rodovias e elas continuam em péssimo estado.E as que recu-peraram já estão com buracos.ate quando conviveremos com tanto descaso e má uso do di-nheiro público,nós cidadãs so-mos obrigados a cumprir nossas obrigações,pagamentos dos nos-sos impostos,e porque os nossos gestores não cumprem o míni-mo, a aplicação destes.valorize seu voto.

PAULO HERNANYE,nós eleitores somos obri-

gados a bater palmas para estes políticos profissionais e o maior dos agravantes é que somos obri-gados a votar desde a época de Getulio Vargas, e olha que faz tempo,esta na hora de mudar-mos esta situação,chega.

VILSONTa difícil meus amigos, nossos

representantes estão caindo num abismo de imoralidade, falta de compromisso com o eleitor, e ou-tros quesitos inúmeros que nem vale a pena falar...não esqueçam minha gente...nosso voto é nossa força...não se iludam nem se su-jeitem a corrupção...dêem uma olhada na lista dos tocantinenses que votaram a favor desta imo-ralidade...

JOSé DELVES Toda vez que vejo Paulo

Mourão em destaque com uma camisa vermelha, símbolo do PT, sinto que não dá liga. é como se fosse um torcedor do Vasco com a camisa do Mengo. Dá a

impressão que a qualquer mo-mento aparecerá um uniforme das Forças Armadas, modelito 64/86, intimando a camisa ver-melha nos termos. ‘Sai desse corpo! Ele não te pertence! Esse corpo não é seu! Tenho direitos sobre o mesmo desde os anos de chumbo!’ Tem razão o uniforme. O insigne fica mais vistoso e ele-gante, com roupa de Coronel.

“Silêncio de Demóstenes provoca discussão na CPI do Ca-choeira”

RENATO CUNHA Gente esses caras vão nessas

audiências amparados leis que os protegem só falam si quiser,e como eles não querem falar fica o presidente da comissão fazen-do perguntas em vão

HENRIQUE escreveu: “Eu não sei por que os membros da CPI se irritam, eles criam as leis que permite esse silêncio. Agora eu e meu amigo Lidevino va-mos trabalhar mais um pouco para bancar a farra dos caras de novo!!! rsss”

JOãO MARTINS escreveu: “Esse caras tem que criar vergo-nha na cara, não estão brigando pelos nossos direitos e sim por-que não foram convidados pra fazer parte dessa cachoeira de pouca vergonha, este ano tem eleições, cuidado em quem vc vai escolher.”

Emprestimos e RefinanciamentosEm Porto Nacional, Praça do Centenário nº 644, ao

lado do Bradesco. Fone: 8404-0190 / 9249-0537

ENTREVSTA //A poucos dias do início

das convenções eleitorais, o pré-candidato Eduardo Manzano Filho (PT), Petista histórico, pretende disputar sua primeira eleição majori-tária. Ele está elaborando as propostas de governo, diz está confirmada sua pré-candidatura para disputar as eleições a prefeito. Confira a entrevista exclusiva:

JPN: O senhor e o ex-prefeito Paulo Mourão foram escolhidos como pré-candi-datos. Há algum sinal do de uma divisão no partido após as convenções?

E.m.F.: Não há divisão no PT de Porto Nacional. Pelo contrário, o partido está uni-do para a disputa eleitoral de 2012. A administração petis-ta de Paulo Mourão foi bem avaliada Por outro lado, a minha candidatura represen-ta uma opção nova, com ex-periência administrativa nas prefeituras petistas de Colinas e de Palmas, onde por 6 anos estive à frente da Secretaria de Desenvolvimento Urba-no, Meio Ambiente e Hab-itação. São dois bons nomes, sendo que até o momento o pré-candidato colocado é o meu nome.

JPN: Em uma de suas falas, o Senhor disse que o PT não trabalha com com-posição de chapa, essa idéia ainda prevalece?

E.m.F.: O objetivo princi-pal do PT não é a candidatu-ra em si, mas sim o de trans-formar a sociedade brasileira, que historicamente não criou oportunidades para a classe trabalhadora. Queremos criar uma nova sociedade em que o filho da trabalhadora possa ter uma educação pública e de qualidade, ten-ha a sua alimentação básica garantida, criando oportuni-dades de inclusão no mer-cado de trabalho. Essa foi a base de ação do governo Lula e que a Dilma tem dado sequencia com muita com-petência. E é este o programa que o PT está elaborando para apresentar à sociedade portuense. As alianças devem ser feitas com quem tem con-cordância com as propostas políticas e o resgate da hon-estidade na administração pública. Estamos abertos a conversas neste sentido.

JPN: Correm os boatos de que a sua candidatura não é para valer e de que, no final, o senhor apareceria de vice. Isso pode ocorrer?

E.m.F.: Não colocaria meu nome para fazer cena. Tenho credibilidade e no momento certo a população vai entender que é para valer. Uma das características da minha forma de trabalhar é a democracia participativa. A elaboração do Plano Dire-tor de Palmas, em 2007, foi referência para o Brasil no que diz respeito à oportu-nidade de debate, de par-ticipação e de democracia. Penso que os cidadãos de-vem participar ativamente da gestão de seus recursos, com informação e transparência. Assim, respeitarei a decisão do meu partido, dentro do que for o melhor para Porto Nacional.

JPN: Os aliados do PT,

quando acompanhei meus pais nas reuniões de criação do PT, em Porto Nacional, em 1981, praticamente ao mesmo tempo em que Lula e seus com-panheiros precisavam viabi-lizar o partido, em pelo menos 9 estados da federação, a fim de que o PT conseguisse o seu registro. Desde então vimos o PT crescer e nos últimos anos demonstrar no governo federal que veio para mudar significa-tivamente a forma de governar. Em todas as áreas do governo o PT tem números que super-am vários governos anteriores, tanto em resultados, quanto em inovação em seus projetos. Isso é o que me motiva a dis-putar minha primeira eleição, justamente a prefeito de min-ha cidade, onde cheguei com menos de dois anos de idade, fui criado e tenho minhas raízes afetivas. Meus pais de-senvolveram projetos sociais à frente da COMSAUDE que se tornaram referências internac-ionalmente. Acredito que na Prefeitura pode-se realizar o mesmo, de forma ainda mais abrangente, se buscarmos a participação do funcionalismo, com capacitação, com val-orização profissional, visando o melhor atendimento nos serviços públicos, buscando a formação de um governo onde o mérito e a capacidade sejam considerados em sua formação. Ter o senador Paulo Mourão em nossas fileiras, longe de ser uma ameaça, representa uma grande força eleitoral e uma garantia de que nosso governo será motivo de orgulho para a população. Queremos estar juntos viabilizando uma gestão de destaque, como o PT tem feito em outros municípios tocantinenses, como Colinas, Guaraí, Aliança, Dianópolis, Couto Magalhães e muitos outros, onde devemos reeleger nossas administrações.

JPN: Na sua opinião, quais devem ser os principais temas da campanha?

E.m.F.: Queremos enfo-car cinco eixos fundamentais: 1- O desenvolvimento sus-tentável local, que congrega a inclusão social, o meio am-biente, uma economia forte e uma cultura que propicie lazer, motivação e incremento do turismo, com oportunidades de crescimento. 2- A partici-pação popular e cidadã, com implantação do Orçamento Participativo e fortalecimento dos conselhos populares seto-riais. 3- Políticas Sociais e Afir-mação de Direitos – combate à fome, implantação do Pro-grama Brasil Sem Miséria, in-clusão produtiva e respeito aos Direitos Humanos. 4- Gestão ética, Democrática e Eficiente, fatores que permitirão discutir-mos o modelo de gestão, algo que entendemos como fun-damental para o sucesso dos programas e ações a serem im-plementadas. 5- Desenvolvi-mento Urbano e Rural, e aqui está minha experiência maior, que é o planejamento da ci-dade, das políticas de desen-volvimento rural e dos distritos, dentre eles, uma política es-pecífica, voltada para o desen-volvimento de Luzimangues.

Todas as políticas setoriais: educação, saúde, assistência social, esporte, juventude, in-fraestrutura e outras, deverão estar funcionando de forma

PMDB e PDT, deverão lançar candidatos, inclusive o PMDB já anunciou que não será co-adjuvante. Tem alguma chance do PT ceder sua candidatura própria, e ser o vice em uma dessas chapas?

E.m.F.: O PT tem debatido bastante a atual conjuntura política de Porto Nacional. En-tendemos que política séria se faz com Programa de Governo, que além de um instrumento democrático de planejamento, representa o compromisso do candidato com a população, incorporando suas demandas, seus problemas e soluções. Es-tamos elaborando este progra-ma e entendemos que a ver-dadeira aliança que o partido deve ter é com a população, com os cidadãos de bem que estão percebendo o vazio de lideranças legítimas em nossa cidade e em nosso Estado. Não temos visto na movimentação dos demais partidos essa preo-cupação em estudar os prob-lemas da cidade e levantar propostas. O PT desenvolveu, em esfera nacional, um curso para seus pré-candidatos e está capacitando tanto os pré-candidatos a prefeito como a vereadores em todo o território nacional. Queremos reforçar nossa identidade de aliança com o povo, com os trabal-hadores, com a juventude, le-vando aos municípios as políti-cas públicas que em esfera federal estão sendo construí-das na economia solidária, no fortalecimento da agricultura familiar, na educação infantil, básica, tecnológica e univer-sitária, na saúde da família. Queremos destacar a vocação de Porto Nacional, resgatando a sua cultura, a autoestima de sua população.

JPN: O senhor aceitaria apoio da atual prefeita Teresa Martins?

E.m.F.: A prefeita Teresa Martins, em seu último ano do primeiro mandato, é legítima candidata à reeleição e nós respeitamos esta posição. O PT participa da atual gestão municipal e tem o seu vice, o companheiro Erazine que aju-dou a elegê-la. Já manifesta-mos a ela o nosso interesse em, caso não venha a concorrer novamente, que venha debat-er nossas propostas de governo e se junte a nós. Apesar de al-gumas críticas à sua gestão, não vemos incompatibilidade em nossos projetos que inviabi-lizem este apoio. Temos respei-to pela conduta da prefeita em sua gestão, que demonstrou seriedade e interesse público.

JPN: O senhor acha que tem chances? Paulo Mourão é a maior ameaça à sua candida-tura? O senhor acha que inter-namente o PT pode se dividir?

E.m.F.: Eu tinha 15 anos

“Não colocaria meu nome para fazer cena. Tenho credi-bilidade e no momento certo a população vai entender que é para valer”

integrada nestes eixos, e, as-sim, reduzir duplicidades de ações, economizar recursos e esforços e prestar um at-endimento integralizado e humano à população.

JPN: Como vai sua pré-campanha?

E.m.F.: A pré-campanha é, a nosso ver, o momento em que o Partido se prepara para se apresentar bem à so-ciedade, e estamos, desde o final do ano passado, nos re-unindo aos finais de semana com os pré-candidatos a ver-eadores, nossa militância e apoiadores, visando um bom planejamento de campanha. Este é um momento em que ainda não temos a permis-são para a campanha eleito-ral, e não estamos liberados para isso, pois trabalhamos e damos expediente, mas esperamos com ansiedade o momento de termos a ho-mologação de nosso nome como candidato e o início do período eleitoral, para colocarmos nossa militância, nossa juventude na rua, sem grandes recursos financei-ros; mas com muita vontade de convencer a população de que temos uma propos-ta nova de fazer política, e vencer as eleições para colo-car em prática o modo petista de governar.

JPN: Como parte final da entrevista gostaria que o ex-secretário de Desenvolvi-mento Urbano, Meio Ambi-ente e Habitação de Palmas, o arquiteto Eduardo Manza-no Filho, deixasse uma men-sagem aos leitores do Jornal Porto News.

E.M.F.:Em 1984, quando houve as grandes manifes-tações pelas Diretas Já, eu es-tava entrando no movimento estudantil, em Campinas, São Paulo, e ouvia os discursos do Lula, e pensava comigo, que quando ele tivesse a oportu-nidade de falar com todo o povo brasileiro, se tornaria um dos maiores líderes políti-cos da história deste país. Na época, ele só aparecia nas campanhas eleitorais, com poucos minutos na televisão. Hoje todos sabem quem é Lula e o PT, e o partido hoje é o mais querido do povo brasileiro. No Tocantins, te-mos pesquisas que avaliam o PT como o partido de maior credibilidade. Desde jovem, fui trabalhar nas gestões petis-tas de Colinas, com José San-tana, onde desenvolvemos um grande projeto habita-cional, quando ainda não se falava nisso aqui no estado, nem no país, e com poucos recursos. Depois, tive a opor-tunidade de ser gestor de uma Secretaria importante na cap-ital, já com Lula na presidên-cia, e assim foi possível tra-balhar com mais recursos e novamente revolucionamos a política habitacional, con-struindo mais de 6 mil novas habitações com qualidade. Agora, quero contribuir com a política em minha cidade e estarei colocando meu nome à disposição do partido, a fim de disputar as eleições a prefeito. Quero promover um grande debate com a so-ciedade, visando promover nossa cidade ao lugar que ela merece e onde já esteve, no cenário nacional.

Desperta Católica com Nossa Senhora do Carmo 2012 em Monte do Carmo

A Paróquia Nossa Senho-ra do Carmo da Cidade de Monte do Carmo, estará co-memorando neste mês de ju-lho, duzentos e onze anos de Evangelização. Entretanto, o festejo da padroeira da cidade neste mês de Julho promete e muito. Começando por um evento chamado: Desperta Católica com Nossa Senhora do Carmo 2012. Este evento será no dia 01 de Julho de 2012. Às 16 horas com carre-atas e trio elétricos e logo após Santa Missa e show católicos. Convidamos todos os católicos

da Região para este momento marcante de expressão de fé e unidade. Contamos com a Presença de todos, não deixe de participar do nosso feste-jo, dias importantes que você não deve perder, agende: Dia 01 de Julho - A Primeira Desperta Católica com Nossa Senhora do Carmo. Horário: 16 Horas saindo da Frente da Igreja. Logo após Santa Missa e Show Católico. Dia 16, 17 e 18 Momentos fortes do festejo de Nossa Senhora do Carmo. (Pe. Marcos Aurélio Costa da Silva)

O verdadeiro sabor ITALIANOPraça do Centenário, ao lado do BRADESCO

Page 5: Jornal Porto News - Edição 34

JornalPorto NEWS

0530 de MAIO A 15 de JUNHO de 2012

neçam trabalhando está o fato de as famílias não consi-derarem a escola como uma alternativa. “Principalmente na área rural, há uma grande precariedade educacional, acrescida da precariedade no transporte para que essas crianças cheguem à escola”,

lembrou ela.Segundo o coordenador

da organização não gover-namental (ONG) Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, além da situação de pobre-za e de baixa escolaridade, a questão cultural contribui para os índices de trabalho

infantil no país. “Esse proces-so já foi quase que institucio-nalizado em algumas famílias por causa de uma suposta tradição de formação e ca-ráter que está associada ao trabalho infantil.”

De acordo com Saka-moto, alguns pais acreditam

Pobreza e baixa escolaridade estão entre principais causas do trabalho infantil no país

CIDADANIA

que, pelo fato de eles terem trabalhando e isso ter ajuda-do na formação do caráter, os filhos têm que passar pela mesma situação. “Muitas fa-mílias acabam colocando a criança no trabalho porque acreditam que é importante, pois tiveram uma formação

AGÊNCIA BRASIL

A pobreza e a baixa es-colaridade das famílias estão entre as principais causas do trabalho infantil no país, segundo a secretária execu-tiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPeti), Isa Oliveira. Atualmente há no Brasil mais de 4 milhões de crianças e adolescentes tra-balhando. Na faixa dos 5 a 14 anos, em que a legislação brasileira proíbe qualquer forma de trabalho, o número chega a 1,4 milhão.

“O trabalho infantil repro-duz a situação de pobreza e baixa escolaridade na qual os pais dessas criança estão in-seridos”, destaca a secretária executiva, no Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, lembrado no dia 12 de ju-nho.

Para ela, entre os fatores para que as crianças perma-

pessoal de trabalho infantil e não veem que isso não pre-cisa passar de pai para filho.”

Para o coordenador, as fa-mílias não devem ser culpa-das pelo fato de as crianças estarem trabalhando. Segun-do ele, o Estado é o respon-sável por fiscalizar e dar con-dições para que os pais não permitam o trabalho infantil.

“Por mais que a família esteja reproduzindo esse dis-curso, a culpa não é dela. A culpa é do Estado que não fiscaliza e não dá meios para que essas crianças e essas famílias possam não contar com o trabalho de seus fi-lhos. A culpa não é de quem está tentado sobreviver e que não entende que isso é erra-do.”

De acordo com o coor-denador da ONG, o Estado deve garantir às famílias al-ternativas de oportunidades como estudo, lazer, esporte e cultura. (Roberta Lopes /Br)

Governo do Estadoentrega mais 144 ônibus escolares

Mais de 186 mil inscritos no Quadro Geral

NO dia 12 de junho, o Go-verno do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Educa-ção, entregará mais 144 ôni-bus escolares. A solenidade acontece no hall do Palácio Araguaia.

Dentre os 144 ônibus que serão entregues, 16 contam com tração 4x4, para facilitar o acesso às escolas da zona rural. Ao todo, o investimento com a compra dos veículos é de R$ 19.872.000,00, adqui-ridos com recursos próprios do Estado.

Os ônibus contribuirão para a redução das rotas de transporte escolar realizadas com veículos terceirizados, gerando economia para o Estado e para os municípios, além de segurança para os estudantes, que muitas vezes eram transportados de forma inadequada. Cada prefeitura beneficiada abrirá mão do re-passe destinado ao Programa de Manutenção do Transporte Escolar, que era utilizado para o pagamento do transporte terceirizado, ficando a cargo do município a responsabili-dade de manter em bom fun-

cionamento os novos ônibus recebidos.

Nesta gestão, o Estado quase dobrou a quantidade de ônibus destinados aos mu-nicípios. Foram 31 em 2011, 48 entregues até agora, nesse ano, e mais 144 nesta soleni-dade. Ainda em 2012, serão entregues mais ônibus escola-res em benefício dos Colégios Agrícolas, do Colégio Militar de Palmas e das Diretorias Re-gionais de Ensino.

DISTRIBUIÇãOReceberão os ônibus esco-

lares os seguintes municípios: Abreulândia, Aliança, Almas, Alvorada, Ananás, Aparecida do Rio Negro, Araguacema, Araguaçu, Araguaína, Ara-guanã, Araguatins, Arapoe-ma, Arraias, Augustinópolis, Aurora do Tocantins, Axixá, Babaçulândia, Bandeirantes do Tocantins, Barra do Ouro, Barrolândia, Bernardo Sayão, Bom Jesus do Tocantins, Brasi-lândia do Tocantins, Brejinho de Nazaré, Buriti, Cachoeiri-nha, Campos Lindos, Cariri, Carmolândia, Carrasco Boni-to, Caseara, Centenário, Cha-

pada da Natividade, Chapada de Areia, Colinas do Tocantins, Colméia, Combinado, Con-ceição do Tocantins, Couto Magalhães, Cristalândia, Cri-xás, Dianópolis, Divinópolis, Dois Irmãos, Dueré, Esperan-tina, Fátima, Figueirópolis, Fi-ladélfia, Formoso do Araguaia, Fortaleza do Tabocão, Goia-norte, Goiatins, Guaraí, Guru-pi, Ipueiras, Itacajá, Itapiratins, Itaporã, Jaú, Juarina Lagoa da Confusão, Lagoa do Tocantins, Lajeado, Lizarda, Marianópo-lis, Mateiros, Miracema, Mira-norte, Monte do Carmo, Mu-

ricilândia, Natividade, Nova Olinda, Nova Rosalândia, Novo Acordo, Palmas, Palmei-rante, Palmeiras, Palmeirópo-lis, Paraná, Pau D’Arco, Peixe, Pequizeiro, Pindorama, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Porto Alegre do Tocantins, Porto Na-cional, Presidente Kennedy, Pugmil, Recursolândia, Riachi-nho, Rio dos Bois, Rio Sono, Sampaio, Sandolândia, Santa Fé do Araguaia, Santa Maria, Santa Rita, Santa Rosa, Santa Tereza, São Miguel, São Salva-dor, São Valério, Silvanópolis, Sucupira, Taguatinga, Talismã, Tocantinía, Tocantinópolis, Tupirama, Tupiratins, Wander-lândia e Xambioá.

Lembrando que os mu-nicípios que não constam na relação já foram contempla-dos com a entrega dos ônibus escolares, no dia 12 de maio, em cerimônia realizada da ci-dade de Nazaré. Os demais recusaram o recebimento dos veículos por entenderem que o transporte que dispõe já é suficiente ou por preferirem a manutenção dos repasses do Programa de Manutenção do Transporte Escolar.

EDUCAÇÃOESTADO

Uma comitiva composta de 126 pessoas representará o Tocantins durante a Rio +20 – Conferência das Nações Uni-das sobre Desenvolvimento Sustentável. O evento começa nesta quarta-feira, 13, e o To-cantins terá um estande dentro da área reservada à Amazônia Legal localizado no Parque dos Atletas. O evento prossegue até o próximo dia 22.

A Rio + 20 marca o 20° aniversário da Conferência Rio 92. De acordo com Divaldo Rezende, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, esse é o principal evento sobre desenvolvimen-to sustentável do século XXI. “Os principais objetivos dessa conferência é assegurar com-promissos políticos e avaliar os resultados das propostas da Rio 92”, explicou o secretário.

O Tocantins irá levar ao Rio de Janeiro diversas propostas divididas em quatro temas es-

tratégicos: Polos de Produção Sustentável e Certificados; Sis-temas de Gestão de Unidades de Conservação; Plano Esta-dual de Recursos Hídricos; e Sistema Logístico do Tocantins.

O secretário ressaltou que, no estande do Tocantins, se espera a visitação de 2,5 mil pessoas por dia. “Essa será a oportunidade de entrarmos em contato com empresários, articuladores e cientistas capa-zes de trazer novas experiên-cias para o Estado”, disse.

O Tocantins também será signatário de cinco documen-tos que serão levados ao even-to, a principal delas é a Carta do Tocantins, que contém 52 propostas provenientes de nove princípios norteadores. “Essa carta mostra o compro-misso do Tocantins com o desenvolvimento sustentável, mas não é apenas o desenvol-vimento sob a ótica apenas do Governo ele também é visto

sob a ótica da sociedade civil e das entidades privadas”, expli-cou Rezende.

A comitiva oficial do Go-verno do Tocantins conta com apenas 11 membros, entre eles Mila Jaber, diretora técni-ca do Sebrae Tocantins, que esteve presente no evento desta segunda. A comitiva é liderada pelo secretário de Re-lações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos. O Governo também disponibilizou dois ônibus para transportar 50 membros da sociedade civil organizada, a maior parte do grupo é composta por indíge-nas. “Nós vamos mostrar a voz indígena. Vamos dizer que é

Um número de inscrições dentro da normalidade para a quantidade de vagas ofer-tadas pelo concurso. é assim que o secretário da Adminis-tração, Lúcio Mascarenhas, analisa os dados do concurso para o Quadro Geral do Es-tado. Segundo a pasta, foram 186.990 inscritos, sendo que 67 mil são remanescentes do concurso anterior.

As provas do certame vão acontecer conforme divul-gado no edital, no dia 15 de julho, para os candidatos a assistentes administrativos no turno da manhã e para os de-mais cargos de nível médio e médio técnico no turno da tarde. E na semana seguinte, no dia 22, para os cargos de nível superior, pela manhã e à tarde para nível fundamen-tal.

A novidade é a abertura de novos locais de provas, nos municípios de Aragua-tins, Augustinópolis, Colinas do Tocantins e Taguatinga. A Secretaria publicará no Diário Oficial deste dia 12 os nomes dos inscritos, para que nos dias 13 e 14 recor-ram a algum detalhe que não concorde.

Tocantins terá participação marcante na Rio + 20ESTADO

possível desenvolver em har-monia com a natureza, afinal, nós não somos contra o desen-volvimento, nós só queremos um desenvolvimento iguali-tário. Na verdade, vamos dar continuidade a luta dos guer-reiros Karajá que participaram da Rio 92”, frisou a represen-tante da sociedade civil, Naru-bia Karajá.

O Tocantins também terá participação ativa na progra-mação da Rio + 20. Durante o evento serão realizadas con-ferencias e mesas redondas. Além disso, cerca de 1,5 tone-ladas de material de divulga-ção estão sendo transportados para o Rio de janeiro

O pré-candidato do PSL a prefeitura municipal de São Felix do Tocantins, Josimar Oliveira, recebeu carta bran-ca do presidente regional do PSL, Christian zini Amorim para costurar alianças com lideranças políticas da região.

Em reunião, entre o pré--candidato e Christian, Josi-mar afirmou que está con-fiante na chapa que será montada em torno do seu nome.

“O presidente me deixou

a vontade para fazer nego-ciações e alianças com todos os partidos que tem interesse em participar desta caminha-da conosco. Estamos conver-sando com cinco partidos, al-guns da base do governador Siqueira Campos e espera-mos contar com o apoio de outras lideranças e partidos”, contou o pré-candidato.

A convenção do PSL em São Felix, acontece no dia 29 de junho, na Câmara Munici-pal da cidade.

Josimar confirmapré candidatura em São Felix

POLÍTICA

Page 6: Jornal Porto News - Edição 34

JornalPorto NEWS

06 30 de MAIO A 15 de JUNHO de 2012

PMDB estadual inaugura diretório em Porto e faz pré-lançamento de Cleyton Maia

ceu durante o Regime Militar, mais precisamente em 1972, tendo Dr. Ernesto Cardoso Leite, como seu primeiro Pre-sidente. Disse que o PMDB de Porto está se preparando para mais esta luta e, que o Partido acredita em Cleyton Maia para vencer as eleições.

Na ocasião, o ex-gover-nador, Marcelo Miranda, fez questão de enfatizar sobre a força e história do PMDB no país e no estado também. “O PMDB é um partido grande e de história no Brasil, vem passando por mudanças e se fortalecendo no estado. Acre-dito muito em Cleyton Maia, porque ele tem uma dedi-cação extrema, e acima de tudo, conhece Porto Nacio-nal. Com o trabalho de cada um de vocês, vamos juntos transformar a realidade de hoje, construindo um estado e uma cidade melhor”, afir-mou o ex-governador, que cobrou a participação da ju-ventude no processo eleito-ral. Falou das duas eleições que lhe tiraram, mas que seus companheiros nunca lhe fal-taram. Ressaltou que acredita que Deus está cuidando de seus adversários políticos e que continuará caminhando pelo Tocantins, agradecendo o apoio do povo. Já o ex-go-vernador Guaguim falou dos apoios dados pelo PMDB aos últimos gestores da cidade, e que agora é a vez da sigla ter o apoio, “nós apoiamos por duas vezes. Primeiro, Paulo Mourão, por ultimo, Tere-sa Martins, agora chegou a vez deles apoiarem o can-didato do PMDB”, pontuo Guaguim. Sua fala foi breve, mas disse está afiado para os palanques onde falará muito. O deputado estadual e pré- candidato a prefeito de Pal-mas, Eli Borges, lembrou dos Programas do Governo Mar-celo Miranda,“Governo Mais Perto de Você” e do Governo Gaguim, “Acelera Tocantins”. Disse ainda que está disponí-vel para uma parceria política de campanha entre Porto e Palmas e vice-versa. Criticou

a terceirização da saúde e a incorporação do Distrito de Luzimangues à Palmas. A Deputada Josi Nunes adian-tou que não será candidata à prefeita de Gurupi e que estará aqui para contribuir nestas eleições, e finalizou conclamando todos os se-guimentos do Partido para o envolvimento na campanha deste ano. Lembrou a frase de Ulisses Guimarães quando ele disse: “Com a militância somos tudo. Sem a militância não somos nada”. O Depu-tado Federal Júnior Coimbra falou das Emendas de R$ 150 mil para a Semana da Cultura e R$ 150 mil para infraestru-tura nas praias de Porto Na-cional. Conforme disse, “este é apenas um pequeno ice-berg dos recursos que serão carreados para esta cidade”. Disse não ter dúvidas de que Cleyton Maia será o melhor gestor para Porto Nacional.

Para finalizar, o pré-can-didato Cleyton Maia falou do seu passado político como vereador por dois mandatos em Porto Nacional, quando se tornou presidente da câ-mara e em seguida, Presiden-te da UVT – União dos Ve-readores do Tocantins, e logo após, prefeito de Ponte Alta. Disse que em Porto Nacional tentou crescer politicamente, mas foi barrado por um gru-po político do estado. Devi-do seus serviços na região do Jalapão e com a política na veia, resolveu candidatar-se em Ponte Alta, tornando-se prefeito, conseguindo alto ín-dice de aprovação dos muní-cipes. Volta agora a sua terra natal, acolhido pelo PMDB, por intermédio de Batista Pereira, para ser candidato em sua cidade. Lembrou que Marcelo e Brito Miranda lhe deram as mãos quando mais precisou, e por isso fez uma excelente administração em Ponte Alta, mostrando como se administra com poucos re-cursos.

Vale destacar obras reali-zadas por Cleyton Maia em Ponte Alta: Moderno prédio

da nova prefeitura, pontes na zona rural, casas populares, veículos para saúde e educa-ção, creche, asfaltos – Setor Bela Vista 100% asfaltado--embelezamento total da ci-dade com praças modernas e uma bela paisagem urba-nística, incluindo um lindo estádio onde já aconteceram importantes campeonatos em esfera regional, com o apoio da prefeitura. As últi-mas obras inauguradas por Cleyton Maia no município

foram: A reforma do Hospital Público de Ponte Alta (HPP), o novo prédio da Secretaria Municipal de Saúde, duas praças e a pavimentação as-fáltica em várias avenidas da cidade. Lembrou ainda que deixou Ponte Alta com cinco ônibus escolares, duas ambu-lâncias e dez veículos chapas brancas, e que quando lá chegara nada disso existia. Disse que Ponte Alta e a ci-dade de Arraias -TO ficaram entre as cem melhores do

Na noite de quarta-feira (23 de maio), líderes políticos e apoiadores da base oposi-cionista, tendo em vista as eleições de 2012, reuniram--se, num evento que mar-cou a inauguração do Dire-tório Municipal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), em Porto Nacional. Centenas de pes-soas compareceram a festa e elogiaram as novas instala-ções da sede do PMDB, cujo presidente municipal é o em-presário Batista Pereira. O escritório político está locali-zado no centro da cidade, na Av. Castelo Branco. O local deverá ser um dos espaços da campanha política do par-tido, que tem Cleyton Maia como pré-candidato.

O evento contou com a presença do presidente re-gional do PMDB, deputado federal Júnior Coimbra, da presidente do PMDB-Mulher e da Fundação Ulisses Gui-marães-TO, deputada esta-dual Josi Nunes, do deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Palmas, Eli Borges, suplente de deputado esta-dual Ricardo Ayres, ex-depu-tado federal Eudoro Pedrosa e os ex-governadores: Carlos Gaguim e Marcelo Miranda. Personalidades da cidade de Porto Nacional que se fize-ram presentes foram: vere-ador Pedrinho, presidente da Câmara, e vereador André Costa. Estiveram presentes ainda, o ex-prefeito de Porto Nacional, Jurimar Macedo, os ex-vereadores Edgar Mas-carenhas e Osmar Medrado. De outras agremiações políti-cas estiveram, Ivan da Con-ceição, presidente do PTN e Rolmey Arantes, presidente do PSB. Outras lideranças portuenses como o vereador Geylson (PMDB) de Monte do Carmo-TO que é pré-can-didato em Porto Nacional e ainda vários lideres das cida-des circunvizinhas também se fizeram presentes.

Batista Pereira abriu a reu-nião agradecendo a oportu-nidade de presidir mais uma vez o partido local, agora ao lado do ex-prefeito de Pon-te Alta, Cleyton Maia. Con-tou que nas suas andanças pela cidade impressiona-se com o que está vendo: “o povo aprendeu a confiar em Cleyton, pela transformação que ele realizou em Ponte Alta e da mesma forma irá transformar Porto Nacional, pois política foi feita para ho-mens de ação e isso Cleyton maia tem muito.” Disse Pe-reira. Em seguida a palavra foi passada ao Ex-Prefeito Jurimar Macedo, que em seu discurso falou da origem do PMDB em Porto Nacional. Salientou que o partido nas-

país no que tange às questões de saúde.

Como prefeito de Pon-te Alta, o lazer também não ficou de lado. A promoção de shows e eventos, além da tradicional praia do tam-buri na qual implementou com excelentes estruturas, e, juntamente com as belezas naturais do Jalapão, pois a cidade é divulgada na gran-de mídia como o portal do Jalapão, atraiu turistas, for-talecendo o comercio local. Ponte Alta é muito bem fre-quentada por turistas, Inclusi-ve, por muita gente de Porto Nacional. Shows com canto-res nacionalmente reconhe-cidos colocaram Ponte Alta como referência regional de atrativos a várias pessoas das cidades circunvizinhas. Artis-tas renomados como Amado Batista, Leo Magalhães e na sua despedida foi a vez de zezo. Os artistas cantaram e encantaram muito gente. Na política lembrou ainda que a experiência adquirida em Ponte Alta do Tocantins como Administrador, o credenciara a Governar Porto Nacional a partir do próximo ano.

Rua Frederico Lemos, III-B, Centro - Porto Nacional Fone: (63) 3363-5201 Ambroflux

de R$ 17,00por R$ 7,90

Tylalgin gtsde R$ 8,00por R$ 1,90

Doralgina 20 cprde R$ 13,00por de R$ 6,00

Lavitande R$ 76,00por R$ 18,90

Page 7: Jornal Porto News - Edição 34

JornalPorto NEWS

0730 de MAIO A 15 de JUNHO 2012

Qual deles irá à batalha final, disputando voto a voto?

meros das pesquisas de in-tenção de votos não vêm sendo favoráveis ao Depu-tado, amargando as ultimas posições. Levando em con-siderações as eleições de 2014, 2012 é previa, quando a Senadora Kátia Abreu(PSD) necessita de vários prefeitos nos municípios tocantinenses. Tudo pode acontecer, basta lembrarmos da ultima elei-ção, que a Senadora elegeu seu filho, Irajá Abreu(PSD) a deputado federal na ultima hora, passando por cima de aliados importantes.

Apesar de uma grande amizade entre o Senador Vi-centinho Alves(PR) e o ex-pre-feito Otoniel Andrade(PSDB) o ex-vereador Pedro

O ex-prefeito Otoniel Andrade(PSDB) com o apoio do governo do estado é quem melhor pontua entre os alia-dos palacianos, que conta ainda na disputa, com seu irmão, o Dep. Estadual Toi-nho Andrade(PSD) e o ex--vereador, irmão do Senador Vicentinho Alves(PR), Pedro Henrique(PR), embora as pesquisas mostram os dois úl-timos com pequena intenção de votos. Com isso já é dada quase certa a candidatura de Otoniel Andrade(PSDB) pelo lado do governo estadual.

O Deputado Estadual, Toinho Andrade(PSD), que se dizia pré-candidato, de-verá apoiar o irmão Otoniel Andrade(PSDB), pois os nú-

ELEIÇÕES 2012

Martins(PDT), muito tem fei-to para reverter o quadro a seu favor. Vem inaugurando obras e mais obras em todo o município. Ha quatro anos a situação era parecida com a de Pulo Mourão(PT) no po-der, só que nos dias de hoje as estatísticas em realizações são favoráveis à atual administra-ção, tanto em obras quanto no social, sendo bem superior que na gestão do petista. Os números de aceitação e rejei-ção em 2004, neste mesmo período, eram bem parecidos com os de hoje e o mesmo teve duvida na sua reelei-ção, provavelmente por isso não arriscou. Seria o mesmo medo dos Martins?

Já o PT vem com Paulo

Henrique(PR) insiste em uma candidatura própria do PR, podendo ainda entrar na bri-ga, o filho do senador, verea-dor Neto Aires(PR).

O ex-prefeito de Pon-te Alta do Tocantins e ex--vereador de Porto Nacional, Cleyton Maia(PMDB), depois de tomar uma corajosa de-cisão em deixar a prefeitu-ra, tendo uma aprovação de mais de 90% dos munícipes Pontealtenses, veio e conse-guiu uma legenda forte que tem fortes lideranças em es-fera municipal, estadual e fe-deral o apoiando. Seu nome está bem falado no meio do eleitorado e dará muito traba-lho aos concorrentes.

A atual gestora, Teresa

anos, tem consigo essa força reconhecida internacional-mente, contando ainda com o sangue na veia do partido e a simpatia dos militantes. Manzano Filho traz ainda na bagagem, exemplos eficazes de gestão feita por ele nas cidades de Colinas e, princi-palmente, na Capital Palmas, como secretário municipal.

O pré-processo eleitoral está chegando ao fim, com as convenções que se realiza-rão até o dia 30 de junho. Na política tudo pode acontecer, nomes novos tentam entrar nesse disputadíssimo jogo, e quem sabe apareça algo novo nesses últimos minutos que vá mudar a história de Porto Nacional? é esperar para ver.

Mourão e Eduardo Manzano Filho, que, internamente, no diretório municipal, definiu este como pré-candidato. Le-vamos em consideração que Mourão tem mais popularida-de que Manzano, e vem de mandatos importantes como prefeito e deputado federal, embora no parlamento fe-deral foi do lado totalmente contrario aos ideais petista, principalmente nos momen-tos de consolidação da sigla sob o comando do presidente Lula, e isso boa parte da mili-tância fiel ao PT não esquece. No entanto, Manzano é filho de uma referencia da sigla no país, Dr. Eduardo Manzano, que com o projeto social da COMSAÚDE a mais de 40

Prefeitura de Monte do Carmo mostra serviço através de obras significativas

A prefeitura de monte do Carmo tem mostrado serviços com importantes obras à comunidade. Ruas asfaltadas, casas populares, ônibus escolares, postos de saúde, reformas nos prédios antigos e preservação da identidade cultural, com os festejos tradicionais do município. A população beneficiada pela prefeitura demonstra cada vez mais o apoio e a satisfação de ter como administrador da cidade, um homem nascido e criado no município e comprometido com o seu povo. Veja algumas obras.

Pavimentação asfaltica Reforma da antiga escola estadual mestra Bela. hoje creche Vó maequinha

Adquisição de uma ReTROesCAVAdeIRA para melhor agilidade em seus serviços

Info

rme

Publ

icitá

rio

Parabéns para nós!O amor é o sentimento mais perfeito, que envolve o ser humano na sua totalidade: espírito, alma e corpo.O amor vem de deus, “porque deus é Amor”.deus quer abençoá-los com amor.Feliz Dia dos Namorados!GeylsonPara minha eterna namorada No dia dos Namorados vamos comemorar o nosso bem sucedido namoro, que está protegido por deus.

Page 8: Jornal Porto News - Edição 34

JornalPorto NEWS

08 30 de MAIO A 15 de JUNHO de 2012 CLASSIFICADOS

HUMOR

seu prestígio social estará em alta. A Lua Nova no iní-cio do mês apontará novos caminhos para o seu desen-volvimento. Viagem e for-mação acadêmica estarão em pauta, aproveite para definir rumos para o futuro.

Escorpião23/10 a 21/11 época de maior satisfa-ção e prazer na vida ín-tima. Oportunidades para começar uma nova relação não faltarão. Poderá se apaixonar para valer no dia 8. Vários planetas in-centivarão mudanças no estilo de vida, ainda na primeira quinzena. A se-gunda quinzena promete realizar sonhos românticos. Aumentar a confiança na relação será fundamental para manter a estabilidade.

Sagitário22/11 a 21/12 O amor será o assunto prin-cipal neste mês, que pro-mete novo envolvimento

ou o começo de uma fase mais gostosa numa relação já assumida. No dia 1o, Lua Nova na sua área afetiva ampliará o diálogo e ilumi-nará os rumos da vida ínti-ma. No dia 27, nova chance para o amor se o coração ainda estiver livre. Poderá traçar estratégias para di-minuir pressões financeiras.

Capricórnio22/12 a 20/01 A fase trará posicionamen-tos claros no trabalho e maior poder de liderança. Aproveite a Lua Nova, no dia 1o, para iniciar um pro-jeto. Ideias criativas gan-harão forma também no dia 8. O mês terminará com um novo começo na vida íntima. Renovação dos seus espaços e abertura para no-vas atividades no cotidiano.

Aquário21/01 a 19/02 Poder pessoal, brilho, au-toconfiança e entusiasmo marcarão a Lua Nova no

início do mês. Aposte em ideias criativas e impul-sione projetos pessoais. No amor, uma paixão es-porádica poderá se tornar um relacionamento estável. Retomar uma antiga ativi-dade e tirar um projeto da gaveta poderão ser ótimas opções para aumentar sua renda. Saúde frágil, no fim do mês. Reveja hábitos e mude rotinas.

Peixes20/02 a 20/03Um sonho antigo poderá se realizar a partir da Lua Nova no dia 1o. Compra de imóvel ou acordos com a família inaugurarão uma época de mais conforto e segurança. Liberte-se de velhos padrões de com-portamento. Terminará o mês mais independente e poderosa, com a certeza do que quer para sua vida. Renove seus senti-mentos!

Áries21/03 a 20/04 No começo do mês, um

HORÓSCOPO tom mais sério nas co-municações fortalecerá seus relacionamentos. Aproveite a Lua Nova, no dia 1o, para resolver dúvidas e fazer acordos comerciais. No amor, pla-nos de longo prazo e es-tabilidade numa relação já estabelecida. Um rela-cionamento que começar neste mês poderá ter vin-do para ficar. Bom mo-mento para se desapegar do passado. Prepare-se para realizar sonhos e começar um novo ciclo em sua vida.

Touro21/04 a 20/05 época de expansão e oportunidades. Desde o primeiro dia do mês, a Lua Nova trará ótimas perspectivas de cresci-mento financeiro. Bom período para planejar o orçamento e para ad-quirir bens. No amor, fase de estabilidade e projetos em comum. Se estiver só, um novo envolvimento poderá começar com in-teresses de trabalho.

Monte do Carmo- Fazenda 72 alqs, 2 casas, represa, en-ergia, 20 alqs de pasto.1 km do asfalto, 5 km de Monte do Carmo, 35 km de Porto Nacional e 70 km de PalmasBoa de Água com nascentes.Situada em monte do Carmo/ Porto Nacional.---------------------------------------

Lote - Na Rua Mario Angelicó, N.Capital, em frente ao Feijão Queimado, R$ 23 mil. Tratar 9237-1430

Lote - Vendo Ágio no lotea-mento Jardim America em Porto Nacional, Tratar: 8441-7784 / 8438 - 7077

Lote - End: Luiz Leite Ribeiro ao lado da antiga Radio Ara-guaia.700 m². Valor 200 mil – Tratar 8402-4430 ou 9263- 3799

Lote - rua Feliciano Aires da Silva N. Capital12 por 30, R$ 50 mil – Tratar 9257-1792 ou 9975-0578

Lote - rua Feliciano Macha-do- Jardim Brasília, 450 m² , R$ 80 mil – Tratar 8427-3379

Lote - Rua 15 L 13, Tropical Palmas, m², R$ 18 mil – Tratar 8452-0385

Casa - Dois quartos, um ban-heiro, hall de circulação, coz-inha americana, uma sala, uma ária de serviço, garagem e toda murada. R$ 100 mil – Tratar 8441-6022

Casa - Rua Belarmino Prado Aires Qd 51 L 24, dois quar-tos, uma sala, uma cozinha, um banheiro, ária no fundo, quintal todo gramado, R$ 65 mil Tratar 8469-2693

Casa - Três quartos sendo uma suíte , um banheiro , uma sala

de jantar ,Uma grande cozinha , ga-ragem , cerca elétrica , portal eletrônico e alarme 250 Mil Tratar 8433-3170

Casa - End: Av. Pedro Ludovi-co n° 1135, Três quartos , uma suíte, duas salas, ma cozinha, ária e lavradeira, forro madei-ra Paulistano. 160 mil – Tratar 8426-3652

Fazenda Caraibas 16km de Porto em direção do jaco saindo do novo Planalto são 2035 equitares. Valor de 10 mil um alquero, pelo fone: 3363-4764 ou 8411-3770

CASA – Vende - com: 3 quar-tos sendo 1 suite, 1 banhei-ro social, sala de jantar, sala grande, cosinha,garagem pra dois carros, aria pra serviso, todo no blindex, serca elet-rica, portal eletrico e alarme. Valor 230 mil, pelo fone: 8433-3170

Casa – Vende - na Av. Padre luso - 8426-3652

Casa – Vende - End: Jardim Brasilha Rua Feliciano Macha-

Imóveis

do 450 metros sendo 30 por 15. Valor: 80 mil, pelo fone: 8427-3379

Lote – Vende - Pedro Mendes- 8402-4430 ou 9263-3799

VEÍCULOS

Carro Astra - Preto, quatro portas ,completo , Flex , ano 06/07.28 mil – Tratar 9249-8049 ou 8413-4656

Carro Siena - Completo, preto,ao 07/ 08, quatro por-tas, farol de milha , som Vidro fume. 22 mil – Tratar 8434-9570

Carro Mille ano 97, trava, a gasolina, vidro, da cor azul, R$ 6 mil – Tratar 9224-1738 ou 8439-9713

Carro Mille ano 04, básico, vermelho, quatro porta, alarme e trava, R$ 14 mil – Tratar 8414-2232 ou 9252-1398

Carro corsa ano 04/04, ar-condicionado, quatro portas, R$16 mil, Tratar 8449-3090

- Um advogado e um en-genheiro estão pescando no Caribe. O advogado comen-ta: - Estou aqui porque min-ha casa foi destruída num incêndio com tudo que es-tava dentro. O seguro pagou tudo. - Que coincidência! - diz o engenheiro. - Minha casa também foi destruída num terremoto e perdi tudo. E o seguro pagou tudo. O advogado olha intrigado para o engenheiro e pergunta: - Como você faz para provo-car um terremoto?

- Se alguém nasceu na Rússia, cresceu na África, mudou-se para a América e morreu no Japão, o que é? Um defunto.

O policial do 190 atendeu o telefone e foi anotando o pedido de socorro: - Por favor, mandem alguém ur-

Gêmeos21/05 a 20/06 A partir do 9, sua beleza e sensualidade estarão ressaltadas. Aproveite para marcar presença em eventos sociais. Na seg-unda quinzena, haverá es-tabilidade na vida íntima, mas o foco principal será a área financeira. Poderão ocorrer gastos imprevis-tos.

Câncer21/06 a 21/07 Começará o mês com força para realizar son-hos e tornar sua vida mais gostosa. A partir do dia 4, encontros estimulantes e novas amizades. A segun-da quinzena terá vida so-cial intensa. No amor, de-sentendimentos poderão diminuir o interesse pela relação.

Leão22/07 a 22/08 Coincidências e afini-dades marcarão os encon-tros do mês, que promete novos relacionamentos,

programação divertida com amigos e clima mágico no amor. A fase também ofer-ecerá oportunidades de crescimento profissional. Viagem curta com amigos será uma ótima opção para ampliar horizontes e reno-var os sentimentos. Quebra de rotinas favorecerá sua saúde.

Virgem23/08 a 22/09 Um sonho de viagem poderá se realizar neste mês, que promete mais magia e sedução no amor e maior prestígio profission-al. Na primeira quinzena, porém, tudo poderá parec-er um tanto difícil. Tensões nos relacionamentos de tra-balho provocarão dúvidas e desconfianças. Se estiver pleiteando um aumento ou verba para algum projeto, respostas serão positivas.

Libra23/09 a 22/10 Sua competência e bril-hantismo atrairão novas oportunidades de trabalho:

gente, entrou um gato em casa !! - Mas como assim? Um gato em casa? - Um gato!!! Ele invadiu minha casa e está caminhando em minha direção!!! - Mas como assim? Você quer dizer um ladrão? - NãO ! Estou falando de um gato mesmo, desse que faz ‘miau, miau’, e ele está vindo em minha direção!!! - Vocês têm que vir agora !!!! - Mas o que tem de mais um gato ir na sua direção ? - Ele vai me matar, ora bolas !!! E vocês serão os culpados !!! - Quem está falando? - O papagaio, po*ra !!!

- Noticia no principal tel-ejornal argentino: - ‘Uruguai e Argentina empataram hoy el jogo por la Copa América: zero gols para el Uruguai e zERO GOLAÇOS para la Ar-gentina!’

PIADAS Foto Destaque

Astra - Preto, completo, qua-tro portas, vidro fume,flex,a ano 06/07. Valor:28 mil, pelo fone: 9249-8049 ou 8413-4656

SIENA FIRE - 1.0 , compe-to, preto, flex, vidro fume, 4 porta,faro de milha, som,ano 07/08. Valor: 22 MIL, pelo fone: 8434-9570Celta - 2008 - 2 portas 18.000.00 3363-7892

Corsa classic - 0 km - AR-direção 32.500.00 3363-7892

Gol G4 trend - completo -

2009 - 4 portas 24.000.00 3363-7892

Saveiro - 2006 - direção - trava - alarme 21.000.00 3363-7892

Gol - 2003 - trend - Ar - alarme - som 16.000.00 3363-7892

Gol 99 - 4 portas 11.000.00 3363-7892

NISSAN FRONTIER SE 2010/2011 PRATA 3363-3884 / 3363-5838

Distribuidor de vidros e alumínio para TO, PA e MA. Com novas e modernas instalações na

Vila Nova em frente ao cemitério velho Promoção linha Masc. 35% Fem. 25%

Page 9: Jornal Porto News - Edição 34

JornalPorto NEWS

0930 de MAIO A 15 de JUNHO de 2012

Quadrinhos //

DESTAQUE EMPRESARIAL

DESTAQUE EMPRESARIAL

Imobiliária Bela Vista Glass Temper Auto escola Amaral Automotiva Autoclima

Biotins Casa da Cerca elétrica Casa dos Filtros jornal Porto News

Limas Pizzaria mármore Porto master Print mirian Brindes Peixaria Araguaia

Pet Shop Bicho Feliz Ótica Araguaia Ligue mais Vincon Contabilidade Torneadora

souto Gás sempre Bella eletro Vídeo Rennepar RL Lan house

Forrotins Porto Aço evolui Tech Fic Frio Baiscon motopeças

Concursos//DISTRITO FEDERALPolícia Militar - 41 vagas até R$ 7947,50 - Aspirante-a-Oficial, Superior, insc. até 22/06/2012

GOIÁSPrefeitura de Portelândia - 27 vagas até R$ 4000,00 - Vários Cargos, Fund. / Médio / Supe-rior, inscrições até 15/06/2012

- Assistente e Analista Desen. Logístico, Médio / Superior, inscrições até 24/06/2012

PARAÍBAPBGÁS - Cia. Paraibana de Gás - 11 vagas até R$ 4724,24 - Vá-rios Cargos, Médio / Superior, inscrições até 15/06/2012

Prefeitura de Lucas do Rio Verde - 35 vagas até R$ 7183,70 - Vários Cargos, Fund. / Médio / Superior, insc. até 14/06

BAHIA Prefeitura de Aporá - 88 vagas até R$ 1860,00 - Vários Cargos, Fundamental / Médio / Superior, inscrições até 15/06/2012

Prefeitura de Itaberaba - 201 vagas até R$ 9100,00 - Vários Cargos, Fundamental / Médio / Superior, insc. até 14/06/2012

CEARÁCEARÁPORTOS - Companhia de Integração Portuário do Ceará - 29 vagas até R$ 4121,43

Page 10: Jornal Porto News - Edição 34

JornalPorto NEWS

10 30 de MAIO A 15 de JUNHO de 2012

CEPEMA realiza ações na CPP de Porto

Vereadores de Porto deverão buscar a reeleição, inclusive o presidente da câmara, Pedrim

Atuando como presidente da Câmara municipal de Porto Nacio-nal desde 1º de janeiro de 2012, Pedro de Oliveira Neto, o Pedrim (PmdB), recebeu a reportagem do jornal Porto News para uma entrevista, na qual demonstrou serenidade e muito equilíbrio.

Presidente do Legislativo pela quarta vez, Pedrim estudou em escolas estaduais e travou conhecimento com a política na sua pri-meira disputa em 1988, quando ficou na suplência, depois assumin-do o mandato.

Indagado sobre as dificuldades de administrar a Casa de Leis, Pedrim conta que, ser vereador e ter a possibilidade de chegar à presidência da Câmara não era seu plano para esta legislatura, mas devido um chamado do partido aceitou. Outro detalhe observado por Pedrim é que, quando se faz as coisas com prazer, mesmo que tenha dificuldades, elas são vencidas pela determinação.

Falando sobre as atribulações do ano eleitoral, quando, além dos compromissos administrativos na Câmara terá que desenvolver sua campanha em busca da reeleição como vereador, Pedrim ponderou que já vinha se preparando para isso: “Como eu tinha este objetivo, já me antecipei em diversas coisas, entre elas fiz várias consultas a especialistas, ouvi também colegas que já estão ocupando o cargo para saber de suas expectativas. espero que até o mês de julho eu esteja em condições de conciliar o trabalho como presidente e a campanha, por meio da qual espero ser recolocado nesta Casa novamente como vereador reeleito”.

Indagado se possui algum projeto para colocar em prática na Câmara, já que as construções (anexos) para os novos legisladores ainda não ficaram prontas, Pedrim descreveu que em sua gestão vai adequar os espaços para receber a ampliação do número de vereadores no ano de 2013. Atualmente a Câmara conta com 09 vereadores e a eleição de 2012 vai eleger 13 vereadores para assu-mir o mandato em 1º de janeiro de 2013.

Além disso, ele ponderou que precisa preparar a Casa finan-ceiramente para as despesas que irão representar a ampliação da casa de leis e de seus assessores.

“Vamos fazer todo trabalho de adequação da Casa, projetando a mudança dos gabinetes e temos também que adequar a parte da administração que precisa estar bem harmonizada para que os funcionários possam desenvolver seus trabalhos. Além disso, preci-samos também preparar a questão financeira. Independentemente de eu estar, ou não estar aqui em 2013, a Casa precisa estar prepa-rada financeiramente para receber mais quatro vereadores e seus assessores. Temos que pensar em tudo isso agora para que em dezembro esteja tudo pronto para as posses que irão ocorrer em 1º de janeiro”, observou.

Segundo Pedrim, os nove vereadores de Porto Nacional afirma-ram a intenção de se candidatarem novamente ao cargo nas elei-ções de outubro deste ano. em seu quinto mandato consecutivo como vereador, o presidente da Câmara de Porto Nacional, Pedrim (PmdB), enxerga o atual momento eleitoral do município abaixo do que poderia estar. “As articulações políticas dependem das conven-ções partidárias que acontecerão no final do mês de junho. Até lá muita coisa pode acontecer”, explicou o parlamentar.

mesmo que muitos mandatários já tenham se declarado can-didatos, o número para o pleito, no entanto, ainda está indefinido. muitos podem recuar diante de uma derrota na convenção ou de uma aliança política de última hora. Cada pré-candidato tem até o fim de junho para registrar a sua candidatura no Tribunal Superior eleitoral (Tse).

Surge um novo nome no PTC em Aurora para a disputa da prefeitura

ELEIÇÕES 2012

As discussões políticas inter-nas no PTC devem tomar um novo rumo em Aurora. Com a aproximação das convenções que irão definir os nomes do par-tido para a disputa eleitoral em todo o Tocantins, em Aurora, a Assistente Social Lívia Higino sur-ge como uma alternativa e com muito comprometimento para o município.

Para Lívia “o meu nome vem sendo colocado por diversos companheiros de vários partidos e acho que por ser o PTC um par-tido extremamente democrático, plural, é que me dá esta oportu-nidade de ir ao debate de idéias. Iremos debater com a militância qual a melhor tática e estratégia para o fortalecimento do municí-pio”, afirma.

A pré-candidata, Lívia pre-

tende fazer um palanque forte nestas eleições, com o intuito de construir um governo democráti-co para a cidade. Ela acredita que é preciso inverter as prioridades e buscar parcerias com o governo estadual e federal para melhorar Aurora.

O nome de Lívia é bom, é uma pessoa que tem uma histó-ria. Ela quer também contribuir com o debate e lutar ainda mais em prol da melhoria da cidade. Sua garra é comprovada por meio dos serviços sociais realizados por ela nas cidades circunvizinhas.

Edgar Mascarenhasfala sobre nova força

ELEIÇÕES 2012

Sabemos de um novo gru-po em Porto Nacional , con-siderados “novos”, compos-tos pelo PTN, PSB, PSL, PPS, PTC, que já perderam a elei-ção passada, mas continuam trabalhando em cima dessa filosofia, “o novo”, o que o se-nhor acha disso?

E.M.: Pelo que sei, eles não têm pretensão de uma candi-datura a prefeito, são partidos linha de frente e surge como um grupo forte, com nomes já testados nas urnas, que não obtiveram sucesso, mas com votações expressivas e estão falando a mesma linguagem, isso é importante. Têm uma preocupação em discutir um projeto novo para Porto Nacional e eu vejo isso com

muita simpatia. Democracia é isso, precisa abrir o leque, coloco esse grupo como um grupo de oposição, pela ten-dência dos nomes, são hoje os partidos mais paparicados,

procurados. Todos os seg-mentos estão de olho nesses partidos para composição, sa-bendo da força que eles têm, com chances de fazerem 2 a 3 vereadores.

Page 11: Jornal Porto News - Edição 34

JornalPorto NEWS

1130 de MAIO A 15 de JUNHO de 2012

é de Porto Nacional a pri-meira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um campeonato panamericano de canoagem velocidade na cate-goria caiaque.

Aos 16 anos, Ediléia Ma-tos dos Reis, da Associação de Canoagem de Porto Nacional desponta como a melhor atleta da canoagem brasileira na ca-tegoria K1 júnior, com poten-cial para defender as cores do Brasil nas Olimpíadas de 2016.

A atleta começou a remar no início de 2010, através da Iniciativa Social – Remando para a Cidadania, onde apren-deu suas primeiras remadas e, também treinou com o técnico argentino Román Vilchenko, que na época era integrante da equipe do Projeto Remando no Lago, em Palmas, em uma parceira técnica entre a Fede-ração Tocantinense de Canoa-gem e a Associação de Canoa-gem de Porto Nacional.

Sempre corajosa e focada em seus objetivos, Ediléia, na sua estréia em Campeonato Brasileiro de Canoagem Veloci-dade, na cidade de São Paulo conquistou sua primeira meda-lha, a de bronze. Saiu da água

chateada, pois queria o ouro, confessou. O que ela não ima-ginava era aonde aquela me-dalha a levaria.

No ano seguinte, o Comitê de Canoagem Velocidade Bra-sileira a convocou para integrar a Seleção Brasileira. O que a fez mudar-se para a cidade do ABC paulista, São Bernardo do Campo aonde treinou com a equipe técnica da Confede-ração Brasileira de Canoagem reencontrando-se com aquele que lapidou o seu talento, o competente técnico Román

Vilchenko, agora na condição de técnico da Seleção Femi-nina Brasileira de Canoagem Velocidade.

Campeã Paulista de Ca-noagem Velocidade 2011, na categoria K1 500 metros, ela também integrou a equipe bra-sileira no último campeonato sul americano da modalidade, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na cidade do Rio de Janeiro.

De origem humilde como muitos outros atletas do espor-te nacional, a atleta não se in-timidou diante das dificuldades

Portuense conquista ouro no campeonato panamericano de canoagem

que muitas das vezes ronda o dia a dia de nossas crianças e adolescentes. Ela agarrou com afinco, o momento em que percebeu que poderia chegar mais longe, que era capaz de quebrar paradigmas.

Conquistou um título iné-dito para o Brasil, o sonho de todo atleta: campeã pan-ame-ricana de canoagem velocida-de na categoria K1 Junior 200 metros.

Bolsista do programa Bolsa Atleta do governo federal, Edi-léia está investindo em equipa-mentos e em uma dieta balan-ceada visando o campeonato brasileiro de canoagem velo-cidade previsto para acontecer em agosto na cidade matogro-sense de Primavera do Leste e de eventuais competições in-ternacionais.

A dedicação, a persistência e principalmente a determi-nação da atleta aliada à com-petência da equipe técnica da Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa, ao supor-te da Associação de Canoagem de Porto Nacional e de seus co-laboradores foram primordiais na conquista de resultado tão expressivo.

CONQUISTA

A Fifa divulgou nesta quarta--feira no Rio de Janeiro a tabe-la da Copa das Confederações 2013 que será no Brasil, even-to considerado um teste para a sede da Copa do Mundo.

O torneio será disputado entre os dias 15 e 30 de junho do ano que vem. Confira abaixo os jogos do Brasil na 1ª fase da competição:

15-06 Jogo de abertura em Brasília-DF, às 16h.

19-06 Segunda partida em Fortaleza-CE, às 16h

22-06 Terceira partida em Salvador-BA, às 16h.

Se classificar em primeiro lugar, a Seleção joga a semifinal em Belo Horizonte-MG no dia 26, às 16h. Caso passe em se-gundo, a partida será no Caste-lão, em Fortaleza-CE, no dia 27,

às 16h.A decisão está marcada para

o dia 30, às 19h, no Rio de Ja-neiro (Maracanã). A decisão do terceiro lugar será na Fonte Nova, no mesmo dia da final, só que às 13h. Todos os jogos no horário de Brasília.

As cidades de Recife e Sal-

vador estão com partidas mar-cadas, porém ainda esperam a confirmação se vão ou não se-diar os jogos.

Brasil (País-sede), Espanha (Campeã Mundial), Uruguai (Campeão da Copa América), Japão (Campeão Asiático) e México (campeão da Conca-

Brasil abre Copa das Confederações dia 15 de junho em Brasília

caf) estão confirmados para a competição. Os demais serão os campeões da Copa Africana de Nações de 2013, Eurocopa 2012 e da Copa da Oceania de 2012.

O sorteio das chaves será re-alizado no dia 01 de dezembro, em São Paulo.

FUTEBOL

O Jornal Porto News entrevistou um dos mais polêmicos vereadores que já passou pela câmara de Por-to Nacional, Edgar Mascarenhas, confira.

JPN: Em conversas anteriores o senhor havia dito que tinha saído da política. Mas ficamos sabendo que é pré-candidato a vereador este ano, é verdade? E.m.: é verdade, sou candidato a vereador. Não havia comentado que sairia da política, tinha comen-tado que talvez não disputaria mais eleição, uma vez político, sempre político, principalmente a gente que teve uma atuação muito con-sistente na vida publica aqui em Porto Nacional, até mesmo no estado, jamais deixaria a política. Sabemos da nossa importância, da nossa participação na vida publica aqui no município, com mandato e também sem mandato. Deci-dimos sair candidato justamente pelo fato de que Porto Nacional vive um momento importante, um momento de ascensão, momento de crescimento na economia, na política, e recebi muitos convites de segmentos organizados, pelo trabalho que realizei. Acham que não é momento de eu deixar de disputar, pois eu poderei contribuir muito com a política de Porto Na-cional, contribuir com mandato. Após consultar a família e os ami-gos achei por bem retomar a vida publica, colocando meu nome à disposição e tentar buscar um mandato para contribuir com Porto Nacional.JPN: Como foi passar por todo esse processo depois que seus eleitores

Obras do novo estádio de Brasília que receberá o mundial de 2014 e a Copa das Confederações

ficaram na expectativa da sua can-didatura a prefeito em 2004, e na ultima hora surpreendeu a todos, sendo candidato a vice. Por que to-mou essa decisão. E.m.: Sempre tive um sonho de ser prefeito de Porto Nacional, e todo meu trabalho como vereador era voltado para isso. Cheguei a ter uma votação expressiva aqui, em 2002, para deputado federal, aumentando minha responsabilidade, saindo de um partido grande que é o PMDB que, naquele momento, não via se-gurança numa candidatura. Então, fundei um partido, o PSB, montei uma chapa de vereadores, e colo-quei o nome a disposição, mas em política a gente sabe que nem sem-pre prevalece a vontade da gente, e eu, que sempre fui idealista na vida publica, senti que naquele momento minha candidatura poderia ser vitori-osa, mas também poderia servir para dividir a oposição e dar a eleição ao adversário. Foi quando propus ao Paulo Mourão ser seu vice para que tivéssemos segurança da oposição ganhar a eleição, garantindo assim uma candidatura futura. Naquele momento minha situação financeira não permitia, eu sabia que tinha chance, mas poderia não ter. JPN:Qual sua relação com o ex- pre-feito Paulo Mourão hoje?

E.m.: é difícil nos encontrarmos, sei que as pessoas comentam muitas coisas, por falta de conhecimento, ser vice-prefeito talvez seja um dos cargos piores da política porque a própria lei orgânica diz qual é a fun-ção do vice que é substituir o prefeito na hora do seu impedimento e não tive oportunidade de assumir nen-hum dia, eu não guardo magoa do Paulo, só achei que tínhamos que ter somado mais, com minha experiên-cia de três mandatos como vereador, como político, como vice-prefeito poderia ter contribuído mais, se tivesse tido mais espaço na admin-istração, mas cada um tem seu jeito de administrar, toquei o mandato de vice, da forma que manda a lei, tranquilo, não fiz nenhuma critica pública ao seu mandato, tanto é que temos um bom relacionamento e politicamente não temos nenhum entrave. JPN:Algumas pessoas ligadas anteri-ormente ao senhor dizem que pen-sou só em si, o que o senhor tem a dizer sobre isto?E.m.: Na política existem coisas que a gente não consegue explicar, eu pensei na coletividade, eu tinha 19 candidatos a vereadores, todos com muitas dificuldades financeiras, em-bora eles fossem os maiores incen-tivadores da minha candidatura a prefeito, mas como eu não tinha um carro para tocar a campanha, meu partido era pequeno, eu não pensei neste momento só em mim, pensei nestes candidatos a vereadores, pen-sei na sociedade de Porto, pensei principalmente num grupo político de oposição naquele momento. Tín-hamos uma candidatura forte, que era a do Vicentinho, com apoio do governo, com uma estrutura fenom-enal e que eu não tinha nenhuma

condição estrutural para enfrentar naquele momento. Politicamente teria sim, mas financeiramente era difícil. Hoje entendo o que as pes-soas diziam, o que as pessoas co-mentaram. Sei que talvez ganhasse a eleição de bicicleta, como gan-hou Paulinho Tavares em Paraíso. Naquele momento não percebi a força que tínhamos, só depois de tudo que a gente vai perceber que era viável a candidatura, que era possível, pois o povo estava do nosso lado e queria mudança naquele mo-mento. Mas fiz a coisa pensando no grupo político, na coletividade e no futuro de Porto também. JPN:Qual foi seu maior erro até hoje na política?E.m.:Cometi erros, muitos erros, como nenhum ser humano é per-feito, eu também não sou. Cometi erros, mas eu acho que meu maior erro na vida publica foi não ter acei-tado ser candidato naquela época, em 2004. Hoje vejo que faltou audá-cia, faltou coragem, faltou arriscar um pouco, mesmo que não gan-hasse a eleição, teria que ter perdido para que nosso projeto futuro pu-desse dar certo, então acho que errei naquele momento em abrir mão de uma candidatura a prefeito para ser candidato a vice.JPN: Qual a diferença da câmara de vereadores hoje, em comparação ao tempo em que o senhor era legis-lador?E.m.:Passei por três mandatos, em tempos diferentes, cada legislatura tem uma característica diferente, em relação a essa câmara de hoje acho ela tranquila, com os pés no chão. Tem um bom relacionamento com o executivo e isso contribui para o desenvolvimento do município, mas eu penso que tem que haver mais

discussões, não só em relação às questões administrativas do execu-tivo, mas levar para dentro do parla-mento os problemas que tem o mu-nicípio inerentes a todas as questões, para que ali possa gerar um debate e gerar uma discussão. Nos meus man-datos, por sempre ter sido oposição, a população tinha o vereador Edgar Mascarenhas como um vereador referencia, todos os problemas que surgiam sabiam que ele levava ao plenário, ali gerava um debate, uma discussão. Não quero criticar a atual câmara. Como eu disse, o objetivo do parlamentar é defender a socie-dade, fiscalizar o poder executivo, o objetivo é esse, mas cada um tem uma forma de legislar.

JPN: O ex-vereador Edgar Mascaren-has era dono de um temperamento muito forte, de oposição, que o levou às vezes a se exceder em momentos, na sua legislatura. Esse seu compor-tamento, explosivo, contribuiu para a perda do mandato conquistado an-teriormente nas urnas com votações expressivas? E.M.:Era o estilo de atuar, meu pai dizia “meu filho o homem nunca pode perder a capacidade de se indignar.” Eu me indignava muito fácil e isso fazia com que eu ficasse explosivo, pois eu não aceito a cor-rupção e ao sentir alguma coisa nesse sentido, batia de frente, e no meu próximo mandato continuarei batendo de frente, talvez com uma maneira mais cautelosa, com mais experiência, com os pés no chão, com palavras menos duras, mas com posicionamento firme. Não vejo que isso contribuiu para minha derrota na ultima eleição, passei por sérios problemas: Os de saúde, (acidente que me tirou de circulação por muito

tempo, na campanha passada, não estava com condições físicas para andar, visitar o povo). De família, (que afeta a estrutura de um ser humano e isso me afetou profun-damente). Psicológico, também a falta de compreensão do povo por eu ter deixado de ser candidato a prefeito para apoiar outra candida-tura. Muita gente votou na referida candidatura pelo fato de eu tê-la composto, assim acreditavam que eu teria o poder de agregar, ajudar resolver os problemas e isso não aconteceu. Então houve uma de-cepção da sociedade em relação a isso. Foi um conjunto de prob-lemas. JPN: Como o senhor vê o futuro político de Porto Nacional?E.M.:Nós estamos num processo de crescimento econômico funda-mental, com o luzimanguês, com a faculdade, Porto virou uma cidade universitária, onde percebemos a mudança constantemente do elei-torado. Hoje nós temos o grupo de posição e de oposição ao governo estadual, com sua estrutura gover-namental, a gente tem que ter mui-ta cautela, porque esta estrutura é grande, nós temos bons nomes na oposição, temos a prefeita Teresa Martins, Paulo Mourão, Ceyton Maia, Eduardo Manzano e outros nomes que poderão surgir tam-bém. Acho que essas pessoas que estão na cabeça destes partidos de oposição precisam ter maturidade suficiente para conversarem e di-vidir o mínimo possível, a fim de chegar à vitória. São pessoas ca-pacitadas que saberão conduzir este processo e fazer com que a oposição continue comandando o município, seja A,B ou C é pre-ciso ter está maturidade.

ENTREVISTA

O senador Vicentinho Alves levou à ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, de-mandas do Tocantins relativas a emendas parlamentares indivi-duais e de bancada.

Vicentinho solicitou à minis-tra a disponibilização de limite orçamentário junto ao Ministério do Turismo para empenho de R$ 44.447.125,00 (quarenta e qua-tro milhões, quatrocentos e qua-renta e sete mil, cento e vinte e cinco reais) - recurso proveniente da Emenda da Bancada do To-cantins ao Orçamento Geral da União de 2012.

A emenda solicitada pelo se-nador viabilizará a execução de serviços de implantação, pavi-mentação e melhorias da Rodo-

via TO-030, referente ao trecho Novo Acordo/São Félix do To-cantins.

“A rodovia facilitará o aces-so à Região do Jalapão tanto a turistas, quantos aos moradores locais, ofertando tráfego seguro”, afirma o senador.

O senador Vicentinho Alves ainda solicitou à ministra em-penho de recursos provenien-tes de Emenda Individual de sua autoria ao Orçamento da União de 2012, no valor de R$ 5.000.000,00. Os recursos serão destinados como apoio à rees-truturação, reaparelhamento, modernização organizacional e tecnológica das instituições de Segurança Pública da Polícia Mi-litar do Tocantins.

Senador Vicentinho pleiteia liberação de recursos para o Tocantins

ESTADO

Foi com grande alegria que a cúpula das duas siglas receberam o apoio de ambos os partidos, que tem uma grande militância em Porto Nacional, tendo à frente pessoas respeitadas e compromis-sadas com os interesses do povo

Para o presidente municipal do PTC, Rubens Tavares, o parti-do vinha discutindo a coligação com outras siglas, mas depois de alguns contratempos e em reu-nião com o grupo, preferiram, por enquanto, firmar acordo ape-nas com o PPS. Quanto à majo-ritária, devido à instabilidade no quadro sucessório, Tavares acha que ainda é cedo para tomar qualquer decisão. “Tivemos uma reunião memorável, porque esta-mos sinalizando os compromissos dos nossos partidos para oferecer a Porto um legislativo de pessoas preparadas que irão manter as conquistas já alcançadas, e acele-rar o processo de desenvolvimen-to da cidade”, apontou.

Conforme o presidente do PPS, Jean, o partido tem um com-

promisso somente na majoritária, caso a atual prefeita Teresa Mar-tins resolva ir a reeleição. Caso contrário, o partido estará livre para seguir seus passos, no entan-to na proporcional o acordo com o PTC é só questão de detalhes simples. Os filiados dos dois par-tidos serão convidados para o ato formal da declaração de aliança a qualquer momento.

Nas convenções partidárias, os diretórios municipais do PTC e PPS elaborarão a estimativa de cálculos e porão em mesa a ex-pectativa da coligação em torno de um nome na majoritária. “Va-mos colocar nomes e ver estraté-gia de organização. é nessa hora que será feita a relação do núme-ro de candidatos e as perspecti-vas”, reforçou o dirigente do PTC.

PTC e PPS de Porto negociam aliança para proporcional e majoritária

FECHANDO ACORDOS

Page 12: Jornal Porto News - Edição 34

JornalPorto NEWS

12 30 de MAIO A 15 de JUNHO de 2012

PORTOVip

Clicamos em evento portuense, Otoniel Filho e Dr. Rubens Ramos(e), que realiza importante trabalho profissional e social na região de Fátima.

Mais uma vez fomos eleitos o Jornal destaque do ano. Agradecemos a você, leitor, o nosso sucesso.

Valdemar Jr. e Flavilene, felizes da vida pela chegada da cegonha que os presenteou com um casal de filhos.

publicitária

http://[email protected]

Nosso conceito Nosso conceito éé transformar ideias em energia pura, renov transformar ideias em energia pura, renováável, dinvel, dinââmicamicae com todos os fatores essenciais para impulsionare com todos os fatores essenciais para impulsionar marcas e ideais marcas e ideais

FIC FRIO Refrigeração e Climatização, destacado pela tradição e profissionalismo na sua área.

Onde anda Curió ? ...Com vasto trabalho no meio da comunicação do estado, esse

profissional está em Pindorama.

Pet Shop & Veterinária Bicho Feliz, no seu primeiro ano de trabalho, mostrou para que veio, já é destaque empresarial.

Profº Palmeron(e) e Orlindo, relevantes serviços prestados em Porto Nacional.

Cleiton Georgetti, de silvanópolis, presente em evento do PMDB-Porto, quando foi referenciado pelas autoridades da sigla.

agência de criaçãopublicitária

Tel.: 63 9277 3475

Av. Presidente Kennedy nº 1048email - [email protected]

Distribuidor de vidros e alumínio para TO, PA e MA. Com novas e modernas instalações na

Vila Nova em frente ao cemitério velho